caso 4a

3

Click here to load reader

Upload: api-3700467

Post on 07-Jun-2015

768 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CASO 4A

CASO 4A – LUXAÇÃO DO OMBRO1)Estruturas ósseas que compõem o ombro:*úmero (cabeça, lábio glenoidal)*escápula (cavidade glenóide, processo coracóide e acrômio)

2)Ligamentos que compõem a articulação do ombro:*ligamento coracoumeral *ligamento glenoumeral superior*ligamento coracoacromial (impede *ligamento glenoumeral médiodeslocamento superior da cavidade glenóide.) *ligamento transverso do úmero *ligamento glenoumeral inferior Percebe-se que na região antero-superior tem mais ligamentos. Na parte postero-inferior não tem tantos, o que leva há maior chance de luxação.

3)Classificação da articulação do ombro:É sinovial, esferóide, multiaxial, o que permite uma grande amplitude de movimentos, mas a mobilidade torna a articulação relativamente instável.A articulação que ocorre é da cabeça do úmero com a cavidade glenoidal da escápula. Essa cavidade é aprofundada pelo lábio glenoidal fibrocartilagíneo para comportar melhor a cabeça do úmero. Essa cabeça só é mantida nessa cavidade pelo tônus muscular do manguito rotador formado pelo SIRS:*supraespinal *redondo menor*infra-espinal *subescapular

4)Movimentos:*flexão / extensão *abdução / adução*rotação do úmero (medial e lateral)*circunduçao 5)Função do lábio glenoidal:Ele aumenta a largura e o contato entre a cabeça do úmero e a cavidade glenoidal. Isso aumenta a superfície de contato, evita a luxação. Sem ele, só 1/3 da cabeça do úmero iria ter contato com a cavidade glenoidal. Na coxo-femoral, o acetábulo é suficientemente profundo e cobre a cabeça do fêmur.

6)Função do maguito rotador:É formado por SIRS:redondo menor, supra espinal, infra espinal e subescapularEle atua como um estabilizador dinâmico pois mantém a cabeça do úmero na cavidade glenoidal (ou glenóide).7)Estabilizadores estáticos e dinâmicos:Os estáticos referem-se a ligamentos e os dinâmicos referem-se aos músculos.

=>Na translação anterior do ombro:*não tem est. dinâmico.*estáticos:-ligamento glenoumeral inferior (primário) -cápsula posterior (primário) -ligamento glenoumeral médio (secundário)

Page 2: CASO 4A

=>Em graus médios e superiores de abdução (cabeça para baixo) e rotação externa (cabeça para frente) do ombro:MÉDIOS*estático:-ligamento glenoumeral médio *dinâmico:-músculo subescapular

SUPERIORES:onde ocorre mais luxação pq não tem est. dinâmico.*estático:-ligamento glenoumeral inferior*sem est. dinâmico.

=>na adução (posterioriza e anterioriza a cabeça) e rotação interna do ombro:*estático:-ligamento glenoumeral superior -cápsula posterior -ligamento coracoumeral *dinâmico:-redondo menor

=>Na translação posterior do ombro (cabeça para trás)*estático:-cápsula posterior (primário) -ligamento glenoumeral superior (secundário)

=>Na translação superior do ombro (cabeça para cima)*estático:-ligamento coracoacromial*dinâmico:-tendão da cabeça longa do bíceps braquial que força a cabeça a ir para baixo.