casaisnews | c 11 1 casaisnews 11 · a casais bélgica está a construir no centro da cidade belga...

12
Publicação Trimestral | Janeiro - Fevereiro - Março 2008 Distribuição Gratuita C N 11 CASAISNEWS Foto: Interior do Institutocuf 02 Editorial 03 Novidades 07 CasaisCoach 08 Entrevista Grupo José de Mello Saúde Institutocuf 10 Responsabilidade Social 11 Clipping WWW.CASAIS.PT Entrevista' Grupo José de Mello Saúde Institutocuf pág. 08

Upload: hoanglien

Post on 04-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

CASAISNEWS | CN11 1

Publicação Trimestral | Janeiro - Fevereiro - Março 2008 Distribuição Gratuita

CN11CASAISNEWS

Foto: Interior do Institutocuf

02 Editorial03 Novidades07 CasaisCoach08 Entrevista Grupo José de Mello Saúde Institutocuf10 Responsabilidade Social11 Clipping

WWW.CASAIS.PT

Entrevista' Grupo José de Mello Saúde

Institutocufpág. 08

2 CASAISNEWS | CN11

2008 é um ano de ouro para Casais. É o ano que celebra o 50º aniversário.

“Um futurista é alguém que tenta criar imagens ou cenários de como o futuro vai ser, com base na análise de tendências e de como estas se vão desenvolver, tentando focar-se na força que têm e quando vão ocorrer.”

Frank Feather

EDITORIALSabemos que não é possível antever o futuro e desenhar-lhe os contornos com um traço implacável. Gostamos, contudo, de acreditar que somos, de alguma forma, futuristas com força suficiente para desbravar caminhos que nos levarão em direcção aos nossos objectivos e metas.Sempre com os olhos postos mais além, é o nosso passado que nos orienta e que reforça o nosso presente, permitindo simultaneamente sonhar de olhos abertos e pés no chão com mais cinco décadas de salutar sucesso e crescimento da Casais.

No último ano, concretizámos algumas mudanças internas no sentido de fortalecer a estrutura organizacional da Casais e que serão determinantes para a manutenção da nossa presença nos mercados nacionais e internacionais e nos vários sectores de actividade que já abraçamos.

Paralelamente, os diversos investimentos em curso em todas as áreas transversais, como por exemplo, com o lançamento da intranet, permitem adequar e potenciar o nosso capital humano e tornar a Casais uma organização cada vez mais funcional.

As novas tecnologias acolhem e alimentam um leque variado do conhecimento humano. Preocupa-nos cada vez mais a organização do conhecimento e a procura do mesmo em torno de áreas de aplicação específicas, promovendo, assim, o crescimento do trabalho interdisciplinar. Afinal, se olharmos para o conhecimento enquanto energia da nossa empresa, ele só existe verdadeiramente como um todo quando é aplicado e posto em prática.

A particularidade da estrutura da Casais reside também na unicidade das equipas, dos colaboradores. Para enfrentar o presente, para moldar o futuro, cada um de nós deverá ser capaz de utilizar e aplicar o seu conhecimento na prossecução dos objectivos comuns.

Queremos continuar a construir o futuro com engenho e arte!

A Administração

CASAISNEWS | CN11 3NOVIDADES

Residência Lloydinaugura ano lectivo com melhor eficiência energética

A Residência Lloyd, da Universidade do Minho, em Braga, arrancou este ano lectivo com “rosto” e “identidade” renovados. As obras de melhoramento de que beneficiou, e que estiveram a cargo da CASAIS, permitirão um melhoramento do comportamento energético do edifício, através da colocação de 48 painéis

O Porto do Funchal tem um novo espaço de lazer. Após cerca um ano de obra, o Molhe – Restaurant & Terrace Lounge, dos grupos SIRAM Tourism, Health & Wellness e Lágrimas Hotels & Emotions, abre as portas afirmando-se como um espaço polivalente, onde poderão realizar-se eventos e que funciona, simultaneamente, como restaurante.A intervenção, adjudicada à CASAIS por 2,4 milhões de euros, consistiu na remodelação total do Forte da Nossa Senhora da Conceição, que é património histórico da Região Autónoma da Madeira, e na construção de um novo adjacente. Pretendeu-se “não criar impacto no edifício existente. Assim, a nova estrutura metálica pode, se for essa a intenção mais tarde, ser retirada, obedecendo ao Princípio da Reversibilidade”, explica o engenheiro Paulo Lobo, um dos responsáveis pela obra.

UNIVERSIDADE DO MINHO

solares para aquecimento de águas sanitárias; revestimento exterior com sistema “capoto” para eliminação de perdas térmicas; instalação de vidros duplos nas caixilharias e supressão da grelha de ventilação e substituição dos irradiadores a óleo existentes nos quartos por acumuladores eléctricos estáticos.

A empreitada, orçada em cerca de 520 mil euros, permitiu ainda criação de duas salas de estudo mobiladas e uma cozinha comum por piso, quatro quartos para estudantes portadores de deficiência física e alteração da entrada da residência em rampa para possibilitar o acesso a estes alunos.

Porto do Funchal“renasce” com espaço cultural e de lazer polivalente

PORTO DO FUNCHAL

Molhe - Restaurant & Terrace Lounge

Guimarães Rodrigues, Reitor da UM, com António da Silva Fernandes, Administrador da Casais

CASAISNEWS | CN114 NOVIDADES

Casais.ptGrupo tem nova morada na Internet

A CASAIS mudou de morada na Internet, que passa a ser www.casais.pt. O sítio fornece um variado leque de informação sobre as diferentes áreas em que o Grupo opera: Engenharia, Imobiliária, Turismo, Comércio e Serviços, Indústria, Ambiente, Investimentos e Participações e Área Internacional. Em cada separador, é possível aceder a portfólio de obras e negócios, informação financeira, projectos em curso, Política de Ambiente, Qualidade e Segurança e outras informações sobre a empresa, nomeadamente o seu historial e notícias.Da mesma forma, os endereços de e-mail dos colaboradores da empresa foram também alterados passando a vigorar com a configuração nome e sobrenome separado por ponto (por exemplo: manuel.silva) seguidos de @casais.pt.No sentido de melhorar a comunicação entre os colaboradores, foi criada também uma Intranet que possibilitará a partilha de informação entre os vários departamentos, bem como a consulta de vários suportes e documentos internos em tempo real… e à distância de um clique.

António Araújo, administrador da CASAIS e responsável pela Área Internacional, e Carlos Rocha, director financeiro do Grupo, foram oradores no ciclo de workshops promovido pelos AIESEC Porto FEP, que decorreu em Novembro e Dezembro na Universidade do Minho e na Faculdade de Economia do Porto, subordinado ao tema “Portugal e os Novos Mercados Emergentes”.Com esta iniciativa, a AIESEC Porto FEP, que integra uma plataforma internacional para jovens que desejam aprender e desenvolver o seu potencial, pretendeu levar a debate os mercados importantes para o crescimento da economia portuguesa. Reconhecendo a necessidade de internacionalização das empresas nacionais, discutiu-se em que medida os mercados emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China) e Angola poderão contribuir para um maior

NOVAS TECNOLOGIAS

Aposta internacional da Casais dá mote a debate sobre mercados emergentes

ÁREA INTERNACIONAL

desenvolvimento económico e que outros estão em condições de concorrerem para o mesmo objectivo.Neste o segundo ciclo organizado pela plataforma, participaram estudantes, empresas e representantes de órgãos directivos de várias faculdades.

Seminário AIESEC, na FEP

CASAISNEWS | CN11 5NOVIDADES

Casais constrói resort de luxoFour Seasons em Marrocos

Trabalhadores marroquinosSensibilizados para a Segurança

Um hotel de cinco estrelas e 43 moradias de luxo – eis o resort que a CASAIS está a construir em Marraquexe, para uma das mais famosas cadeias hoteleiras do mundo, a Four Seasons. Com uma adjudicação de cerca de 50 milhões de euros, o complexo ocupará 15,7 hectares e desenvolve-se na envolvente dos míticos Jardins da Menara, criados no século XII no reino de Almohad. A obra deverá estar concluída em 2010.O Hotel e Resort Four Seasons é um complexo com um edifício palaciano com 140 suites, de onde se desfrutará de uma impressionante vista para as famosas cordilheiras Atlas. Além disso, terá 20 casas de cidade cinco estrelas e 20 vivendas de luxo – sumptuosas e concebidas como um oásis urbano. Algumas destas moradias serão vendidas a privados, sendo totalmente servidas pelo Four Seasons.O hotel integrará ainda um Spa, um centro de fitness com 3.000 metros quadrados e três restaurantes com cozinhas nacional e internacional, proporcionando, igualmente, excelentes condições para conferências de trabalho, com um centro com capacidade para 600 pessoas, uma sala de reuniões e um centro de negócios com todas as facilidades para o uso de tecnologia.

Cerca de 400 colaboradores da CASAIS em Marrocos, na obra do Resort Four Seasons, participaram, durante uma semana, numa acção de sensibilização promovida pelo Departamento de Prevenção e Segurança do Grupo. A iniciativa realizou-se após o levantamento das dificuldades inerentes à dimensão da empreitada e às necessidades de equipamento e de formação, tendo-se identificado as medidas preventivas e soluções a implantar.Além da visita à obra, a acção contemplou formação em sala dos chefes de equipa e dos encarregados da CASAIS, bem como dos representantes da Kingdom Hotel Investments, que, em parceria com European Hotel Corporation e Alliances Development Immobilier, desenvolveram o projecto do resort. O objectivo foi sensibilizar os participantes para a aplicação dos sistemas de Segurança do Grupo, já implementados e certificados em Portugal. Face ao balanço positivo da iniciativa, estão a ser preparadas formações semelhantes em outras obras a decorrer naquele país do Norte de África.

MARROCOS

Daniel Pintor, Técnico de Segurança, e Jorge Lourenço, Country Manager, com a equipa de formandos.

CASAISNEWS | CN116 NOVIDADES

Grupo conquistaCampus Universitário na Bélgica

Casais assina acordo para desenvolvimento de negócio de pequenas centrais hídricas em Portugal

Grupo Casais aposta na Gestão de Resíduos

BÉLGICA

NOVAS APOSTAS

A Casais Bélgica está a construir no centro da cidade belga de Gent, o campus universitário Kantienberg, que terá uma capacidade para três mil estudantes e 500 funcionários.Adjudicado por 31,6 milhões de euros, o edifício é composto por uma torre de trinta metros de altura, laboratório, mediateca, biblioteca, cafetaria, cantina e dois pisos inferiores para 300 automóveis.

A RETRIA – Gestão de Resíduos, Lda. é a nova aposta do Grupo dedicada à gestão integral na fileira dos resíduos de construção e demolição (RCD) e respectiva valorização. Esta recente empresa da Casais Ambiente é o resultado de uma parceria e associação de equipas de trabalho dinâmicas e com grande know how que se propõem a apresentar soluções inovadoras e adequadas capazes de satisfazer as necessidades actuais do mercado.

O desenvolvimento do sector da construção civil e obras públicas tem potenciado cada vez mais os problemas dos RCD. Actualmente, um pouco por todo o território, encontram-se depósitos clandestinos de entulhos de obra, cuja responsabilidade acaba por ser, quase sempre, impossível de atribuir. Assim, impõe-se a existência de soluções adequadas, onde os entulhos possam ser recebidos em condições económica e ambientalmente aceitáveis, cumprindo a legislação

A Casais, a Conduril, a Sofomil e a Coba, através da SDMH - Sociedade de Desenvolvimento de Mini-hídricas, assinaram recentemente um acordo com a Galp Energia para o desenvolvimento de negócio de Pequenas Centrais Hídricas para a produção de energia eléctrica em Portugal, que compreende numa primeira fase a análise da viabilidade do licenciamento, construção e exploração.

em vigor, para que a problemática da deposição clandestina deste tipo de resíduos e outras associadas, como a proliferação de vectores nocivos à saúde pública e a degradação da qualidade da paisagem, possam deixar de ser uma realidade.

Considerando esta preocupação premente, o primeiro projecto da RETRIA constitui uma alternativa válida e uma oportunidade para garantir a qualidade do meio ambiente, através da criação de um centro integrado de triagem, valorização e gestão de RCD. Trata-se da construção de uma unidade de qualidade, devidamente equipada e adequada para a recepção, processamento e deposição de toneladas de resíduos. Este projecto de investimento privado permitirá uma interacção mútua entre os projectos entre si e o tecido empresarial desta zona geográfica, com o objectivo de resolver a problemática dos resíduos industriais não perigosos.

A SDMH - Sociedade de Desenvolvimento de Mini-hídricas é constituída pela Casais, com uma participação de 29%, pela Conduril e a Sofomil, com 28% cada, e pela Coba, com 15%. Com esta parceria, a Casais reforça o investimento na procura de novas oportunidades do mercado, nomeadamente das energias renováveis, lado a lado com parceiros sólidos no sector da electricidade.

CASAISNEWS | CN11 7CASAISCOACH

Antes da comunicação ter a relevância actual, a única aptidão exigida à direcção de uma organização era estabelecer procedimentos administrativos, instruções de produção e todas as informações necessárias ao funcionamento da empresa. Para além da importância que a informação operacional tem para a organização e para o indivíduo, a informação que não é directamente essencial ao funcionamento da empresa tem uma importância cada vez maior. Cada vez mais os colaboradores querem estar informados sobre os factores externos e internos que influenciam a segurança e a natureza do seu trabalho como, por exemplo, as novas tecnologias, a expansão da empresa ou os despedimentos, as regalias e as políticas salariais. Querem estar informados sobre a empresa relativamente aos seus lucros, aos novos produtos e aos seus objectivos. Querem também estar informados sobre as pessoas

O minuto mais bem gasto é aquele que invisto em pessoasin Blanchard, Kenneth, Johnson, Spencer,O Gestor Um Minuto

Fonte | www.prof2000.pt

PRINCÍPIOS PARA UMA

noutros departamentos, sobre a empresa e as pessoas na sua globalidade.A boa comunicação requer diariamente diferentes acções internas, diferentes solicitações e métodos. Emmanuel Dupuy apresenta doze princípios da comunicação, que devem guiar uma organização interessada em desenvolver as suas mudanças internas. Estes princípios surgiram de dificuldades encontradas na realidade empresarial e devem guiar os actos de comunicação das empresas que pretendem alcançar o sucesso.Os princípios são: lucidez (necessidade de adaptação aos trabalhadores); vontade (estabelecer um serviço de comunicação e respectivo orçamento); transparência (opõe-se ao hábito do secretismo para as informações em geral, excepto no caso de informações que podem ser usadas pela concorrência); simplicidade (a comunicação deve permitir que todos os colaboradores compreendam as mensagens de forma clara); rapidez (garante o interesse do destinatário, evita a formação de rumores de forma descontrolada e evita que os colaboradores sejam informados em primeiro lugar, pelos meios exteriores à organização, em vez de serem informados por ela); duração (a comunicação numa organização deve apresentar uma certa permanência independentemente dos resultados momentâneos); tenacidade (uma mensagem, para ser compreendida, deve ser veiculada em todos os instrumentos de comunicação, o que deve implicar uma certa repetição da comunicação); realismo (a comunicação permite compreender melhor a organização, faz evoluir lentamente as atitudes, cabendo aos colaboradores mudar o seu modo de relacionamento); adaptação (as publicações devem ser adaptadas às necessidades das várias equipas, tendo por base a cultura existente e não as estruturas estabelecidas); envolvimento; sedução e antecipação (a organização tem de estar preparada em termos de comunicação).

INTERNA EFICAZ

COMUNICAÇÃO INTERNA

“”

CASAISNEWS | CN118

Entrevista

A José de Mello Saúde tem uma vasta experiência na prestação de cuidados de saúde, mas como tem as suas unidades concentradas na área da Grande Lisboa, tornava-se incontornável alargar a oferta dos nossos cuidados de saúde também à região do Grande Porto.

A esta vontade de crescimento de implantação nacional acresceu o facto de surgir uma oportunidade de parceria com médicos de grande prestígio do Porto. Foi assim que se conseguiu concretizar a abertura da primeira Unidade no Porto, o Institutocuf Diagnóstico e Tratamento, que iniciou o seu processo de abertura gradual a 17 de Setembro de 2007.

O Institutocuf oferece cuidados de saúde muito diferenciados e especializados, contando para isso com equipas médicas multidisciplinares e com coordenação clínica, funcionando em estreita ligação com toda a comunidade médica.

Queremos colocar à disposição dos médicos e dos seus doentes um dos pólos tecnológicos mais avançados da Península Ibérica em termos de diagnóstico e tratamento. Tudo num único lugar, com o maior conforto e a mais moderna tecnologia ao serviço das pessoas.

O Institutocuf diagnóstico e tratamento integra a rede Saúdecuf, que agrega todas as unidades privadas da José de Mello Saúde que operam sob esta marca.

O perfil tecnológico tem a ver com a elevada concentração de tecnologia de última geração disponível no Institutocuf para apoiar as necessidades de diagnóstico e tratamento.

Esse perfil que inclui equipamentos sofisticados como Aceleradores Lineares, Gama Câmara, PET-CT, TC de 64 cortes e a única Ressonância Magnética Aberta no Norte, especialmente vocacionada para crianças e pessoas claustrofóbicas, fazem do Institutocuf uma das unidades melhor equipadas a nível Ibérico.

Porquê só agora uma unidade do Grupo Mellono Norte do País?

O Institutocuf de Diagnóstico e Tratamento vem suprir lacunas nos cuidados de saúde prestados nesta zona do país? Se sim, quais?

“Esta é a unidade de saúde com mais equipamento tecnológico médico por metro quadrado” – pode-nos explicar melhor o que é especial nesta unidade?

01. 02. 03.

INSTITUTOCUFGRUPO JOSÉ DE MELLO SAÚDE

CASAISNEWS | CN11 9

Institutocuf

1 2

3

1| Institutocuf - Fachada.

2| Institutocuf - Interior.

3| Institutocuf - Vista

geral do edifício.

A tecnologia de ponta que dispomos nas nossas unidades e em especial no Institutocuf, requere um cuidadoso planeamento na sua instalação, teste e posterior entrada em funcionamento. Em algumas situações, a fase de instalação, afinação e teste pode superar os 6 meses, só entrando em funcionamento depois.

Quais os cuidados e dificuldades sentidas com a implantação destes equipamentos tecnológicos?

04.

Os valores que orientam a nossa actividade são o Respeito pela dignidade e bem estar da pessoa, Competência, Inovação e o Desenvolvimento Humano.Há mais de 60 anos, desde que iniciámos a actividade do Hospital da CUF em 1945, que desenvolvemos a nossa actividade com base numa forte aposta na qualidade do corpo médico, a forte componente técnica e humana dos nossos colaboradores, a disponibilização da mais avançada tecnologia ao serviço da medicina e a concepção de uma organização pensada para melhor servir quem procura os nossos serviços.

Nas Unidades da José de Mello Saúde apostamos em colaboradores vocacionados e orientados para melhor servir o doente.

Faz parte da estratégia do Grupo a aposta na formação contínua dos especialistas e o upgrade técnico das unidades?

06.

O Hospital CUF Porto será a maior unidade hospitalar privada da José de Mello Saúde com uma ampla oferta médica, cirúrgica e tecnológica.

O novo hospital que prevêem para a região do Porto virá complementar esta unidade em que medida?

07.

A equipa clínica é o verdadeiro factor diferenciador do Institutocuf uma vez que conta com médicos de grande prestígio do Porto.

Além dos equipamentos, é necessário um corpo médico bastante competente. Consideram ter os melhores especialistas reunidos na unidade?

05.

CASAISNEWS | CN1110 RESPONSABILIDADE SOCIAL

Casais sensibiliza sub-empreiteiros para boas práticas de Ambiente e Segurança

A CASAIS promoveu nas suas instalações uma acção de sensibilização para fornecedores, nomeadamente subempreiteiros, nos domínios do Ambiente e da Segurança, com o objectivo de lhes incutir boas práticas em ambas as áreas. A iniciativa, com abertura dos Administradores António da Silva Fernandes e António Carlos Fernandes Rodrigues, moderada pelo director-executivo do Departamento de Qualidade e Ambiente e Director de Logística da empresa, Afonso Brandão, abordou temas “verdes” como “Eco-eficiência, Gestão Ambiental e Competitividade da Empresa” e “Sistema de Gestão Ambiental da Casais”. António Ragageles Valente, coordenador geral do Instituto IDITE

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO

Minho e coordenador do domínio da Eco-eficiência e Ambiente do projecto “Valor Humano” da Associação Industrial do Minho, e Ana Lobo, responsável pelo Sistema de Gestão Integrado do Ambiente da CASAIS, foram respectivamente os oradores.“A Cultura de Segurança Casais: Orgânica de Funcionamento, Sistema de Segurança e Saúde no Trabalho e Requisitos de Segurança” por Nelson Prata, Director de Prevenção e Segurança da empresa, foi também debatida na acção que contou com cerca de 50 participantes.

CASAISNEWS | CN11 11

Mosteiro de Tibães Reabilitado

Netos do’Mestre Zé Casais’lideram destinos da construtora

Projecto em Marraquexe com marca portuguesa

Engenharia e Vida, Novembro de 2007

Público, 28 de Novembro de 2007 Oje, 12 Dezembro 2007

Público, 28 de Novembro de 2007

Jornal de Notícias, 22 de Novembro de 2007

“O Mosteiro de São Martinho de Tibães está a ser alvo de uma intervenção com vista à sua recuperação e reabilitação. Situado junto à cidade de Braga, o mosteiro foi a Casa Mãe da Congregação Beniditina Portuguesa e foi fundado em finais do século XI, estando classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944 e integrado, desde 1994, numa Zona Especial de Protecção.”

“Os sultões de Marraquexe tinham ali os seus encontros amorosos. Há várias gerações que os Jardins da Menara fazem sonhar os marroquinos e foi junto a eles que a Kingdom Hotel Investments (KID) resolveu projectar o seu novo resort no Norte de África. O empreendimento integra um hotel, várias habitações, campo de golfe e centro de congressos e a sua construção está a cargo dos portugueses da Casais.”

Portugueses abrem ‘shoppingcenters’ na China

Casais constrói primeiro ciclotrão em Portugal

“He Mai Plaza. Eis o nome do primeiro centro comercial promovido por empresas portuguesas na China. (…) O projecto é promovido pelas construtoras Casais e Eusébios, em parceria com o grupo de Roger Schiltz, empresário francês que possui em Portugal os “shoppings” Glicínias, em Aveiro, e o Foz Plaza, na Figueira da Foz.”

“A construtora Casais construiu, em Matosinhos, para o Institutocuf Diagnóstico e Tratamento, o primeiro ciclotrão em Portugal, que acolhe uma sofisticada unidade de radioterapia. (…) O Intitutocuf é a unidade de saúde com maior concentração de equipamento tecnológico médico por metro quadrado da Península Ibérica, revela a Casais.”

“A Casais é um dos grupos portugueses que assumiram a vontade de assegurar a sucessão familiar da melhor forma, assinando, em 2004, um protocolo familiar.”

CLIPPING

SEDE //RUA DO ANJO, 27 · MIRE DE TIBÃESAPARTADO 27024700-565 BRAGA · PORTUGALT +351 253 305 400F +351 253 305 499

DELEGAÇÃO DE LISBOA //ALAMEDA DOS OCEANOS · PARQUE DAS NAÇÕESLOTE 3.13.02.D · PISO 1 · S21990-207 LISBOA · PORTUGALT +351 218 959 014 / 5F +351 218 959 016

DELEGAÇÃO DE OLHÃO //AVENIDA DA REPÚBLICA, 105PISO 1 · ESC. 268700-308 OLHÃO · PORTUGALT +351 289 705 151

[email protected]

Propriedade | Empreiteiros Casais, S.A. Impressão | Tipografia Priscos Tiragem | 1200 exemplares

CON

CEPÇ

ÃO

| C

ASA

IS