capitulo i

21

Click here to load reader

Upload: neusa-de-carvalho-antonio

Post on 25-Jul-2015

13 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Capitulo I

1. Capitulo I1.1 Apresentação do trabalho

Page 2: Capitulo I

1.1 Apresentação do trabalho Mais uma memória? Para que? Tratará ela de algo novo ou de repetição do que já foi dito muitas vezes.O presente resulta do passado e o futuro assenta no presente no presente, cada um tem o seu, passado contituindo assim á sua historia.Neste contexto esta memoria traz a luz do dia aquilo que foi a minha trajectória enquanto estágiaria, durante o qual me tornei uma perigrina a bus da verdade que não encotreei na totalidade.Para que comertermos os mesmo erros quando existem outros para serem cometidos? Portanto espero as vossas criticas e sugestões que me possam encorajar e proseguir em frente ao longo da minha caminhada.

Page 3: Capitulo I

2. Capitulo II2.1 Introdução

2.2 Preparação para o estágio 2.3 As espectativas

2.4 O primeiro contacto com a escola 2.5 O primeiro dia de aula

Page 4: Capitulo I

2.1 Introdução 2.2 Preparação para o estágio

A prrparação para o estágio, como tal começou desde o primeiro dia do ano de 2012, em que começamos a estudar a 12ª Classe onde as cadeiras dos curso são dadas activamente para dar bases as praticas pedagogicas.Houve preparação por parte dos professores que me levou a concluir que dos 100% dos alunos da minha turma tiinha mais o menos bases preparadas para enfrentar um estágio, embora faltasse um pouco de aulas simuladas.Eu pelo menos com o fruto da preparação pré estágio sinto-me capaz de elabo0rar um plano de aula que segundo alguns professores tem sido motivo de reclamação por parte das instituições recptoras de estagiários

Page 5: Capitulo I

2.3 As espectativas As minhas espectativas resumiam-se apenas em ir a busca de conhecimentos, para mostrao que sabia fruto da preparação dunte treis anos e meio, deixar boas marcas, e a humilde educação da boa mãe que caracteriza a familia Marista.Na instituição receptora, como também ea de deixar o carisma Marista que consiste em ser bom cristão e virtuoso cidadão, e bom educador amando aantes e educar as crianças como aconselhava o Sr. Marcelino Champagnat.

Page 6: Capitulo I

2.4 O primeiro contacto com a escolaAntes do envio para o estágio o meu primeiro contacto com a escola foi no dia 17 de Abril isto é numa terça feira, as 08 horas e 30 minutos, sendo recebida de forma especial e calorosa pela pelo Director Geral Gabriel Abílio eo seu colectivo de trabalhador, primeiro inicio as saudações de boas vindas, e em seguida começou a mostrar-me os compartimentos da escola, desde a Direcção, a Secretária, salas de professores, as salas de aula, e as ccasas de banho, as novas construções para as futura salas e laboratório, e apresentou-me os prfessores do turno da manhã de todas as classes. E o Paróco da referida Paróquia que é o Bom Pastor do Kocolo. O Padre Lorenzo Hidormi de nacionalidade italiana

Page 7: Capitulo I

2.6 O primeiro dia de aulaOmeu primeiro dia de aula foi no dia 26 de Junho de 2012 cuja a activadade começou com uma canção com titulo dona formiguinha as 07 horas e 45 minutos periodo das actividasdes activades. Na comunicação lnguitica o tema era a Habitalção e o subtema era: a higiene e conservação da habitação.A aula correu bem mais havia uns subsaltos por parte dos alunos faziam muito barulho e a minha voz era tão pequena pra falar com 135 ciranças era um sacrificio enorme porque não foi facil trabalhar com aquelas crianças. Porque elas levavam ainda tudo em brincadeira.Depois levei as crianças para o pátio na aula de psicomotricidade onde aproveitei para ensinar uma canção reacionada com o tema, elas aprenderam-na.As 08 hras e 30 minutos comecei a actividade de representação matemática onde o subtema era « Noção de grande e pequeno » onde começei primeiro por explorar os corpos das crianças ou peguei no aluno mais grande e no mais pequeno da turma e explorei as partes dos seus corpos, e depois comparei a os mobiliarios da sala como o quadro coma a cadeira, o apagador com o gíz, o caderno com a pasta, com os meus meios de ensino que eu trouxe as crianças perceberam muito bem e elas atingiram os objectivos gerais e especifico.As 10 horas e ponto fiz perguntas a elas sobre o grande e pequeno e elas responderam-me com exactidão.E conclui mandando as crianças a identificarem atravez de circulos os objectos grandes e pequenos e elas acertaram e depois retornei a dar uma canção do principio e depois fiz as ultimas considerações.

Page 8: Capitulo I

3. Capitulo III

3.1 A escola onde fiz o estágio 3.2 Historial da escola 3.3 Descrição Fisica

3.4 Localização da escola 3.5 Organigrama

3.6 Outros dados da escola

Page 9: Capitulo I

3.1 A escola onde fiz o estagio 3.2 Historial da escola

REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA

ESCOLA DO ENSINO GERAL I, II E III NÍVEIS 858 “JOÃO PAULO II”PAROQUIA BOM PASTOR

HISTORIAL DA ESCOLA JOÃO PAULO IINo ano de 2001, os Padres das sociedades das Missões para a África estalados nesta Paroquia do Bom Pastor desde 1999, manifestaram o desejo de criação duma escola no quintal da Igreja; isto surgiu propósito da escola que ai existia, não pertecente a Igreja e funcionava em regime de prazo, pois, a qualquer momento a mesma havia de ser retirar do recinto desde que a Poroquia se pronunciasse. Durante o funcionamento da mesma forma notando-se varias irregularidades que não satisfaziam o bem-estar da Comunidade Paroquial; dai, o Conselho Paroquial foi convidado pela Direcção da mesma escola par esclarecerem os problemas que no momento decorriam no seu seio, pois, surgiram duas direcções para uma só escola.

Foi dai que em Agosto de 2002, na pessoa do Paroco, Padre Luigino Franttin e do Conselho Pastoral decidiram pôr fim a esta escola e a Paroquia se responsabilizar pela criação de uma nova escola.

No entanto, o Conselho Pastoral formou uma Comissão para a criação de escola. A Comissão ora criada, com a orientação do Padre Luigino, que dentre vários nomes propostos, decidiu escolher o nome do Papa João Paulo II, como Padroeiro nova escola. O nome foi bem acolhido por todos os menbros da Comissão.

A Comissão encarregou-se de fazer o recrutamento de professores para a constituição do corpo decente, empregadas de limpeza e protecção física.

O Paroco pediu a Congregação das irmãs do bom Pastor para indicar uma irmã para assumir Direcção da escola. Foi assim que a irmã superiora da mesma congregação indicou a irmã Alice Manuel Cassule. Posteriormente a Comissão indicou para os seguintes cargos Sub Director Pedagogico e Secretário os senhores Gabriel Pedro Abilio e Lourenço Matamba respectivamente.

Reunidas as condições para o arranque das aulas e tendo-se concluído o processo da criação e legalização bem como do corpo docente, em Junho de 2003, remeteu-se na Delegação Municipal de Educação de Cacuaco a documentação orientada para a criação da escola onde prosseguiu o seu percurso normal. Um

Page 10: Capitulo I

mês depois obteve-se a resposta vinda da Delegação para dar-se continuidade no que toca ao corpo docente e ao mesmo tempo o Nº da escola designado por 858.

Começaram as aulas com cinco (5) salas (anexas a Igreja Paroquial), depois o Paroco contruiu mais quatro (4), totalizando nove (9) salas de aulas.

A partir dai o processo parou e nunca mais houve resposta alguma, andávamos de um lado oara o outro a fim de sabermos o que se passava em relação ao processo; tanro a Delegação Provincial como a secção Municipal não diziam algo seguro que garantisse a resposta da documentação.

Depois da retomada de novos contactos em Janeiro de 2004 na Delegação Provincial Propriamente com Dr. Adre Soma Director Provincial da Educação de Luanda, so assim que o processo teve seu verdadeiro final, com o enquadramento de vinte e dois (22) docentes.

Até ao momento, a Direcção continua a trabalhar no processo do enquadramento de mais docentes, trabalhadoras de limpeza e protecção física

APOIOS

A escola recebeu em Janeiro de 2005, duzentas (200) carteiras, quarenta (40) cadeiras, catorze (14) secretária e igual de quadros (14), do patrovinio da Coperação Italiana Recebeu ainda da Embaixada de Portugal, uma caixa de livros diversos.

Feito na Escola 858 “João Paulo II”, aos 30 de Maio de 2005

A DIRECÇÃO

Page 11: Capitulo I

REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA

ESCOLA DO ENSINO GERAL I, II E III NÍVEIS 858 “JOÃO PAULO II”PAROQUIA BOM PASTOR

OUTROS DADOS SOBRE A ESCOLA

A Escola do Ensino Gereal do I, II e III Niveis 858 “João Paulo II”, possu quarenta e um (41) funcionários distribuídos em vários sectores:

Direcção da Escola…………………………..2Secretaria Geral………………………………..2Coordenadores de Turnos………………………….2Coordenadores de Classes……………………………5 (Iº nivel)Coordenadores de Disciplinas………………………….7 (IIº e IIIº niveis)Professores efectivos……………………………………23Professores colaboradores……………………………..5Empregadas de limpeza…………………………….6Protecção física…………………………………6Continuo……………………………………..1

A Escola é obra dos padres da Sociedade de Missões para África, Luigino Frattin e Lourenzo Adorni, ambos de Nacionalidade Italiana.

Escola 858 “João Paulo II”, aos 30 de Maio de 2005.

A Direcção

Page 12: Capitulo I

REPÚBLICA DE ANGOLA GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA

ESCOLA DO ENSINO GERAL I, II E III NÍVEIS 858 “JOÃO PAULO II”PAROQUIA BOM PASTOR

LOCALIZAÇÃO

A Escola 858 “João Paulo II”, esta localizada na Paroquia Bom Pastor, na Comuna do Kicolo, Municipio de Cacuaco – Rua N’Gola Kiluanji.

DESCRIÇÃO FÍSICA

Dose (12) salas de aulasDez (10) salas para o Iº NivelDose (12) salas para o IIº e IIIº Niveis

I NÍVEL

Uma (1) turma de Iniciação Duas (2) turmas da 1ª ClasseDuas (2) turmas da 2ª ClasseDuas (2) turmas da 3ª ClasseTrês (3) turmas da 4ª Classe

II E III NÍVEIS

Três (3) turmas da 5ª ClasseTrês (3) turmas da 6ª ClasseTrês (3) turmas da 7ª Classe

Escola 858 “João Paulo II”, aos 30 de Maio de 2005.

A Direcção

Page 13: Capitulo I

3.3 Descrição Fisica A escola João Paulo II esta constituído por dois grandes blocos com um piso cada pintado dentro e fora de cor amarela, parte superior, verde na parte inferior e fora de cor somente amarela. O primeiro bloco tem 6 salas e por trás na parede esta desenhada a imagem de Cristo com uma ovelha sobre os ombros a direita e o Papa João Paulo II a esquerda.

O segundo bloco é o maior para além das 6 salas também a baixo no rei do chão a sala dos professores, o gabinete do director geral do director pedagógico e a secretaria.As salas tem janelas de vidro com agradeamento e porta de ferro de cor castanha tem dois portões, um pintado de cor verde o principal e o outro de cor castanha que so funcionava no período de noite com a construção do laboratório ao lado do portão castanho passou abrir nos três períodos.E quem entra por este portão encontra uma casa que esta repartida em quatros, um para a protecção civil, uma cantina e quarto de banho paros professores e tem um jango que partilha com a I)greja e que tem sido reservado para a união dos encarregados de Educação, palestras e actividades recreativas.E no período da manha funciona como salas para três turnos da iniciação em direcção ao jango, há um campo pavimentado onde se tem feito a Educação física e uma casa de banho reservada para os alunos.OSS: a escola dispõe de algumas salas anexas mais capelas pertecentes a Paroquia, contudo na Paroquia estão apenas treze.

Page 14: Capitulo I

3.4 Localização da escolaA escola João Paulo II esta localizada no Municipio de Cacuaco, comuna do Kicolo bairro Kauelele, está próxima da avenida que lliga o bairro hoji Ya Henda a ex moagem da Kianda Ngola Kiluanji, esta aproximadamente a 130 m da comuna do Kicolo que vai a Kianda e aproximadamente a 260 m da casa militar BCA quem vai ao Hoji Ya Henda.

A escola esta situada no quintal Paroquial do Bom Pastor.

Page 15: Capitulo I

3.5 OrganigramaORGANIGRAMA DA ESCOLA 858 “JOÃO PAULO II”.

CACUACO – LUANDA

Pároco Administrativo

Direcção Geral da Escola

Comissão Paroquial da Escola

Sub Direcção Pedagógico da Escola

Coordenações

Turnos

Turmas

Classe

Disciplina

Conselho Pedagógico

Professores e Alunos

Secretária Geral da Escola

Conselho Pastoral Paroquial

Conselho Disciplinar

Comissão de Pais e Encarregados

Page 16: Capitulo I

3.6 Outros dados da escola

República de Angola