canteiro da juventude hospitaleira

30
1. HINO JH Mús.: Frei Acílio Mendes Let.: Ir. Laurinda Faria 1989 Sol Ré7 Sol Jovens aber tos à Mise ricór dia, A dar ao Mun do Hos pitalida de. Um no vo hino de amor e concór dia Ré7 Sol Sol7 Um gesto lin do de Fraternidade , Um no vo hino de amor e concór dia Ré7 Sol Ré7 Sol Um gesto lin do de Fraternida - de . Sol 1JuventudeHospitalei ra:um sonho no vo Gente no va de alma em fes ta pr’a cantar . Sol É semen te a germinar dum outro Po vo, Sol Ré7 Sol É cora gem para o Mun do transformar . 2. Juventude Hospitaleira: um compromisso, Com a causa de Jesus de Nazaré. É opção por mais amor por mais serviço, É ser fonte de alegria, esperança e fé. 3. Juventude Hospitaleira: um ir em frente, Lado a lado com o pobre, meu irmão. No Inverno desta vida é chama quente, É corrente feita amor a dar as mãos. 4. Juventude Hospitaleira: um grito jovem, A acender na escuridão brilhante luz. É ser braços, mãos e pés dos que não podem, É levar Ressurreição onde houver cruz. 4. É JOÃO, JOÃO DE DEUS Mús.: Fr. Acílio Mendes Let.: Ir. Augusto Gonçalves, O.H. Hino de 1995 - “Com S. João de Deus” sol 1. Quem é e sse português quinhentis ta Dó7 Que par te à aventu ra? (Quem é?) sol Quem é e sse enfermei ro humanis ta Dó7 Que sal va e que cu ra? (Quem é?) Sib Quem é o ho mem que acor da Grana da Estenden do as mãos : Sib Sib Fá7 Fazei o bem , fazei o bem irmãos ! Sib É João , João Cidade , sol Dó7 1ª Fá7 João dos Ho mens, João de Deus ! (Bis) Dó7 SÃO JOÃO DE DEUS ! 2. Quem é esse pastor de Oropesa E soldado imprudente? (Quem é?) Quem é esse enviado em defesa Do pobre e doente? (Quem é?) Quem é o homem que brada propondo Caminhos mais sãos: Fazei o bem, fazei o bem irmãos! 3. Quem é esse servente de Ceuta E livreiro engenhoso? (Quem é?) Quem é esse refúgio que aceita A criança ou o idoso? (Quem é?) Quem é o homem que grita ainda hoje A fiéis e pagãos: Fazei o bem, fazei o bem irmãos!

Upload: hadien

Post on 07-Jan-2017

224 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Canteiro da Juventude Hospitaleira

1. HINO JH Mús.: Frei Acílio Mendes

Let.: Ir. Laurinda Faria

1989

Sol Dó Ré7 Sol Jovens abertos à Misericórdia, Dó Lá Ré

A dar ao Mundo Hospitalidade. Dó lá

Um novo hino de amor e concórdia Ré7 Sol Sol7

Um gesto lindo de Fraternidade, Dó lá Um novo hino de amor e concórdia Ré7 Sol Ré7 Sol Um gesto lindo de Fraternida - de. Dó Sol 1JuventudeHospitaleira:um sonho novo Dó Lá Ré Gente nova de alma em festa pr’a cantar. Sol Dó lá É semente a germinar dum outro Povo, Sol Ré7 Sol É coragem para o Mundo transformar. 2. Juventude Hospitaleira: um compromisso, Com a causa de Jesus de Nazaré. É opção por mais amor por mais serviço, É ser fonte de alegria, esperança e fé. 3. Juventude Hospitaleira: um ir em frente, Lado a lado com o pobre, meu irmão. No Inverno desta vida é chama quente, É corrente feita amor a dar as mãos. 4. Juventude Hospitaleira: um grito jovem, A acender na escuridão brilhante luz. É ser braços, mãos e pés dos que não podem, É levar Ressurreição onde houver cruz.

4. É JOÃO, JOÃO DE DEUS

Mús.: Fr. Acílio Mendes

Let.: Ir. Augusto Gonçalves, O.H.

Hino de 1995 - “Com S. João de Deus”

Fá ré sol 1. Quem é esse português quinhentista Dó7 Fá Que parte à aventura? (Quem é?) Fá ré sol

Quem é esse enfermeiro humanista Dó7 Fá Que salva e que cura? (Quem é?) Sib Dó Fá Quem é o homem que acorda Granada ré Fá Estendendo as mãos: Sib Dó Fá Sib Fá Fá7 Fazei o bem, fazei o bem irmãos! Sib Dó Fá ré É João, João Cidade, sol Dó7 Fá 1ª Fá7 João dos Homens, João de Deus! (Bis) Fá Dó7 Fá SÃO JOÃO DE DEUS! 2. Quem é esse pastor de Oropesa E soldado imprudente? (Quem é?) Quem é esse enviado em defesa Do pobre e doente? (Quem é?) Quem é o homem que brada propondo Caminhos mais sãos: Fazei o bem, fazei o bem irmãos! 3. Quem é esse servente de Ceuta E livreiro engenhoso? (Quem é?) Quem é esse refúgio que aceita A criança ou o idoso? (Quem é?) Quem é o homem que grita ainda hoje A fiéis e pagãos: Fazei o bem, fazei o bem irmãos!

Page 2: Canteiro da Juventude Hospitaleira

3. ERA UMA VEZ A FAMÍLIA Mús.: Paulo Portela

Let.: Raquel Miranda

Hino de 1994 - “Descobrir a Família”

Ré mi

1. Jesus Cristo disse um dia: Sol Lá

“Amai-vos como Eu fiz” Sol Lá Ré si E o Homem formou família Sol mi Lá Pr’a ser feito o que Deus quis. Sol Lá Ré si E o Homem formou família mi Lá Ré Pr’a ser feito o que Deus quis.

Surgiram filhos e filhas Ré7 Sol Lá Ré si Concebidos pelo amor A família é uma flor Gerações não mais findaram Sol mi Lá Dando graças ao Senhor! (Bis) Donde brota a união Sol Lá Ré

É quem nos ensina a ser Mi Lá Amor, Luz, Caminho e Pão Sol Eu e tu Lá Ré si mi Lá Somos família ... também! Sol Lá Ré si Todos filhos de Deus Pai mi Lá Ré - - - 7 E Maria, nossa Mãe. (Bis) 2. Bons momentos e más horas Tudo lá é partilhado O apoio nunca falta Nunca ninguém passa ao lado. (Bis) Crescer em família faz Com que se cresça seguro De que o mundo é melhor Se lutarmos p’lo futuro. (Bis)

2. PARÁBOLA

Mús. e Let.: Pe. F. Fonseca, SCJ

Hino de 1992 - “Ser Hospitaleiro é...”

Dó mi 1. Na longa estrada de Jericó Fá Sol Dó Sol7 Um homem sofre e eu vou passar Dó mi

Vou apressado, vou em missão Fá Sol Dó

Mas bate triste meu coração. lá

Se eu penso em mim mi

Tu ficas só. Fá

Se eu penso em ti ré - - 7 Sol

Seremos nós. lá mi

E a tua dor vai acabar 1ªVez: Fá ré7 Sol

E eu mais seguro vou caminhar. (Bis) 2ª Vez: Fá Sol Dó 2. Seremos dois a enfrentar A longa estrada de Jericó Não temerei, não temerás Os salteadores que espreitam lá. 3. E na cidade de Jericó Vamos cear amor e pão E quem nos vir há-de pensar Vale sempre a pena estender a mão.

Page 3: Canteiro da Juventude Hospitaleira

5. SEJA O QUE FOR Mús. e Let.: Paula Rabaça

Retiro Hospitaleiro - 1993 Dó Sol7

1. Cada vez que poiso os meus olhos Sol7 Dó

na força viva desse teu olhar, Dó Dó7 Fá

cada vez que ergo a fronte para Ti ré

eu sinto que aqui Sol7 Dó

não é o meu lugar Essa Tua barca aí parada à beira-mar chamando os meus sonhos desinstala minha vida estagnada e convida-me ser ave a voar. (Dó7) Fá

Eu quero ser, Senhor, Sol Dó

O que Tu queres de mim, lá ré O que Tu queres de mim, 1ª Vez: Sol Dó

Seja o que for. (Bis) 2ªVez: Sol Fá - Dó 2. Apressada e perdida como ando, às vezes faltam minha força e minha fé e pergunto se terei essa coragem de seguir levando Jesus de Nazaré. E coloco então nas Tuas mãos as incertezas que a vida traz e Te peço, Galileu, de coração: Faz-me instrumento da Tua Paz.

8. VOA A GRANDE ALTITUDE

Mús. e Let.: Irmã Mª Amélia Costa

Acampamento de 1993 - Barcelos

Lá dó#

1. Não fiques na praia com o barco amarrado, Mi Com medo do mar! Ré Mi Tudo aqui é miragem, mas na outra margem, Lá (Ré - Lá) Alguém está a esperar! Como a onda que morre, sozinha na praia, Não fiques brincando... No mar confiante, ensina o teu canto De ave voando! (Lá7) Ré Voa bem mais alto Mi Lá fá# livre sem alforge, sem prata nem ouro, si Mi Amando este mundo, esta vida que é campo Lá que esconde um tesouro. (Bis) 2. Ninguém te ensinou, mas no fundo tu sentes, asas p’ra voar! Nem que o céu se tolde e as nuvens impeçam Tu não vais parar! Há gente vivendo “tranquila, contente”, Como eu já vivi; És águia diferente, céu azul ...cinzento... Foi feito p’ra ti!

Page 4: Canteiro da Juventude Hospitaleira

7. SEM AMIGOS NÃO SE PODE VIVER

Dó Fá Sem amigos não se pode viver ré Sol Não precisas que te diga meu irmão mi lá Sem amigos é impossível crescer Fá ré7 -- Sol Todo o homem é um ser em comunhão Dó Fá Dó 1. Precisamos do SOL p’ra o nosso dia Dó Sol7 Dó E da FLOR que nos fala no jardim; Dó Fá Sol É urgente uma “PONTE” na nossa estrada, Fá ré7 Sol Tudo isto é um amigo para mim! 2. Precisamos da PALAVRA em hora certa E de ALGUÉM que nos aceite até ao fim; De um TESOURO que esteja em nosso campo, Tudo isto é um amigo para mim! 3. Precisamos de ALGUÉM como JESUS COMPANHEIRO de jornada em nosso SIM De um coração irmão universal, Tudo isto é um amigo para mim! 4. Precisamos de uma LUZ p’ra “aqueles dias” Que parecem não mais chegar ao fim; precisamos de ÁGUA na nossa praia, Tudo isto é um amigo para mim! 5. Precisamos de um braço forte na vida, Não importa se o AMIGO está ou não... A AMIZADE não tem espaço ou lugar, É MILAGRE com outra dimensão!

6. EU QUERIA SER A FONTE

Mús. e Let.: Irmã Mª Amélia Costa

Ré fá# Sol 1. Eu queria ser a fonte cristalina mi Lá Pura e transparente. (Bis) Ré mi Fonte que desse sem trocas Lá Ré Água pura a toda a gente. (Bis) Lá7 Sol Lá Ré si Quando sedento irei beber Sol Lá da fonte do meu Deus que não tem fim: Ré si E brotarão fontes de Água Viva 1ªVez Sol mi Lá sempre a jorrar dentro de mim! (Bis) 2ªVez Sol Lá Ré 2. Ao sedento do caminho Eu queria fazê-lo experimentar (Bis) Esta água dom de Deus Que o mundo não pode dar (Bis) 3. Eu queria confortar A quantos a vida não sorriu (Bis) Ser oásis no deserto Que o homem construiu. (Bis)

Page 5: Canteiro da Juventude Hospitaleira

9. CANTAREI

Hino II Congresso JH - 1993

Dó ré 1. Se crês em Deus mi Fá Se acreditas que Ele há-de voltar Dó ré Segue o caminho mi Fá Que Jesus nos veio ensinar. Dó ré Serás feliz Fá Sol Dó 7 E contigo será todo o que cantar. Fá Sol Cantarei, cantarei Dó Mi lá O que Deus nos veio ensinar ré Sol Que a maneira de chegar ao céu Dó Dó7 É amar, é amar Fá Sol É amar, é amar Dó Mi lá O pobre, o rico, o pecador ré E tudo o que nesta vida Sol Fá - Dó É querido do Senhor. 2. Se Deus quiser Hei-de deixar de pensar em mim E assim roubar Tempo ao tempo para O adorar. Serei feliz E comigo será todo o que cantar

12. BOM DIA SENHOR

Mús. e Let.: Frei Acílio Mendes

Ré 1. Bom dia, Senhor, Lá Ré Sol da Nova Aurora si Ressuscitadora mi Lá Em cada manhã Lá Bom dia, Senhor, Ré Ré7 Em cada manhã Sol Lá Bom dia, Senhor! Ré si Bom dia, Senhor! mi Lá Bom dia, Senhor! Sol Ré Bom di - a! (Bis) 2. Bom dia, ó Mãe, Estrela que nos guia Doce companhia Em cada manhã Bom dia, ó Mãe, Em cada manhã 3. Bom dia, irmão, Cristo está contigo Paz e Bem Amigo Em cada manhã Bom dia, irmão, Em cada manhã

Page 6: Canteiro da Juventude Hospitaleira

11. UM CERTO GALILEU Mús. e Let.: Pe. Zézinho

Ré mi 1. Um certo dia à beira mar Lá Ré Lá7 Apareceu um jovem galileu. Ré mi Ninguém podia imaginar Lá que alguém pudesse amar do jeito Ré que ele amava; Ré mi seu jeito simples de conversar Lá tocava o coração Ré mi Ré E seu nome era Jesus de Nazaré de quem o escutava. Lá Sua fama se espalhou Ré Sol Lá E todos vinham ver Ré mi O fenómeno do jovem pregador Lá -- 7 Ré Que tinha tanto amor! 2. Naquelas praias, naquele mar, naquele rio e em casa de Zaqueu, naquela estrada, naquele sol e o povo a escutar histórias tão bonitas; seu jeito amigo de se expressar enchia o coração de paz tão infinita. 3. Em plena rua, naquele chão, naquele poço e em casa de Simão, naquele relva, no entardecer, o mundo viu nascer a paz de uma esperança; seu jeito puro de perdoar fazia o coração voltar a ser criança.

10. FELIZES OS QUE AMAM O SENHOR

Mús.: Zé Luís

Dó mi Felizes os que amam o Senhor lá Sol Felizes os que andam seus caminhos lá Fá Dó Felizes são os pés daqueles Fá ré7 Sol Que vivem e anunciam a verdade lá mi 1. Felizes aqueles cuja vida é pura Fá ré7 Sol E caminham na vontade do Senhor lá mi Felizes os que observam os seus preceitos Fá ré7 Sol E O procuram de todo o coração 2. Promulgaste, Senhor, os Vossos mandamentos Para serem observados fielmente Oxalá se firmem os meus passos Na observância da Vossa lei 3. Mostrai-me Senhor o Vosso caminho Para que o siga na fidelidade Ajudai-me a obedecer à Vossa lei E a guardá-la de todo o coração

Page 7: Canteiro da Juventude Hospitaleira

13. TOMO ESTE PÃO Mi Si dó# Lá

Tomo este pão e este vinho Mi Si Mi - Si7 em memória do meu Salvador; Mi Si dó# Lá Tomo este pão e este vinho Mi Si7 Mi Si7 são o corpo e sangue do Senhor. Mi Si dó# 1. Bebendo o Teu sangue neste cálice Lá fá#7 Si7 bebo o sangue da Nova Aliança, Mi Si dó# Lá o que derramaste pelos homens Mi Si7 Mi Si7 para remissão e esperança. 2. Tomando o pão que é Teu corpo comungo a Igreja transcendente; faz Teu corpo eterna minha alma pela fé me salva para sempre. 3. Levarei comigo a Tua luz, irei pelo mundo anunciar que por nós morreste numa cruz mas pudeste a morte derrotar. 4. Comendo Teu corpo que foi trigo suado nas mãos do lavrador levo Tua força que alimenta p’ra mudar o mundo com amor.

16. HÁ UM BARCO

Mi Si7 Mi 1. Há um barco esquecido na praia Mi Si7 Mi -- 7 Mi7 Lá Já não leva ninguém a pescar De repente aparece Jesus Lá Mi Si7 Mi É o barco de André e de Pedro Pouco a pouco se acende uma luz: Si7 Mi Lá Si7 Que partiram p’ra não mais voltar. É preciso pescar diferente Si7 Que o povo já sente Quantas vezes partiram seguros Mi Enfrentando os perigos do mar que o tempo chegou Era chuva, era noite, era escuro Mi7 Lá Mas os dois precisavam pescar. E partiram sem mesmo pensar Si7 Mi Nos perigos de profetizar. Lá Si7 Há um barco esquecido na praia Lá Si7 Um barco esquecido na praia Lá Si7 Mi Um barco esquecido na praia (Bis) 2. Há um barco esquecido na praia 3. Quantos barcos deixados na praia Já não leva ninguém a pescar Entre eles o meu deve estar É o barco de João e Tiago Era o barco dos sonhos que eu tinha Que partiram p’ra não mais voltar. Mas eu nunca deixei de sonhar. Quantas vezes em tempo sombrio Quantas vezes enfrentei o perigo Enfrentando os perigos do mar No meu barco de sonho a singrar Barco e rede voltavam vazios Jesus Cristo remava comigo Mas os dois precisavam pescar. Eu no leme e Jesus a remar. De repente aparece Jesus De repente me envolve uma luz Pouco a pouco se acende uma luz: E eu entrego o meu leme a Jesus É preciso pescar diferente É preciso pescar diferente Que o povo já sente Que o povo já sente que o tempo chegou que o tempo chegou E partiram sem mesmo pensar E partimos p’ra onde Ele quis Nos perigos de profetizar Tenho cruzes mas vivo feliz.

Page 8: Canteiro da Juventude Hospitaleira

15. EM TARDE SERENA

Ré 1. Em tarde serena si O Mestre passou mi Falando de amor Lá Todos cativou Ré E Pedro ouviu si Convite sem par mi Deixou logo tudo Lá Ré 7 Para o acompanhar Sol Lá Ré Vem, demanda outro mar si mi Lá Ré - - 7 Vem, amigo , irmão Sol Lá Ré Vem, comigo embarcar si mi Lá Ré - Lá7 Vem, a outra missão. 2. André e Tiago Filipe e João O mesmo convite Logo escutarão Os barcos e as redes Vão abandonar Para a Boa Nova Ir anunciar 3. E nesta manhã De sol a brilhar Revejo o teu rosto Sinto o teu olhar Escuto a Palavra No meu coração Embarco contigo Na mesma missão

14. BOM PASTOR Ré si mi Lá 1. Quando Te encontro descanso mi Lá Ré - - 7 Tu reconfortas minha alma. Sol Lá Ré Cristo Senhor és o guia si mi Lá Ré O Bom Pastor que me conduz Lá7 Ré Minha vida e minha luz Lá7 Ré Minha vida e minha luz 2. Por Teus caminhos me guio para louvor do Teu nome. 3. Não temerei os perigos pois sei que Tu ‘stás comigo. 4. Tua bondade me ajuda no viver de cada dia. 5. Minha morada p’ra sempre, seja Tua casa, Senhor.

Page 9: Canteiro da Juventude Hospitaleira

17. BOA NOITE MARIA!

Mi dó# Boa noite, boa noite Maria, fá# Si7 Mi - 1ªVez: Si7 Boa noite, minha Mãe! (Bis) 2ªVez:Mi7 Lá Si7 Mi 1. O dia foi lindo p’ra mim, dó# fá# Si7 Mi - 7 foi lindo p’ra ti: Harmonia. Lá Si7 Mi Vivemos na mesma cruz, dó# fá# Si7 Mi Si7 juntos com Jesus: na Alegria. 2. As horas de comtemplação foram oração: em Festa. Agora, no fim deste dia, rezo a Teu Jesus, Maria. 3. A benção p’ra todos os meus para os pecadores que são teus. A paz para os que sofrem para os que morrem sem Deus.

20. HINO DO GRUPO MUSIC’HOSPITALIDADE (Barcelos)

Let.: Raquel Miranda

1993

Mi 1. Ouvimos falar Mi Na JH Mi Quisemos pertencer Mi Pois é o melhor que há. Lá O nosso grupo Mi Music’Hospitalidade Si O nosso grupo O nosso grupo Lá O nosso grupo Mi Si7 Music’Hospitalidade 2. O nosso lema É fraternidade E o nosso nome É Music’Hospitalidade. 3. A luz que seguimos É a nossa Fé Com Cristo Jesus Vamos unidos e de pé. 4. Com música e amor Vamos caminhar Só o caminho do Senhor Nos pode salvar. 5. Se estás sozinho Ou andas por aí Vem ter connosco Pois nós vivemos para ti.

Page 10: Canteiro da Juventude Hospitaleira

19. EIS-ME AQUI, SENHOR

R’Hospitalidades de 1993

Mi Lá Mi Eis-me aqui Senhor! Eis-me aqui Senhor! Eis-me aqui Senhor! Eis-me aqui Senhor! Mi Lá Eu preciso de ti Mi Si7 Mi 1. Preciso das tuas mãos Mi Si7 Mi Para continuar a abençoar. 2. Preciso dos teus lábios Para continuar a falar. 3. Preciso do teu corpo Para continuar a sofrer. 4. Preciso do teu coração Para continuar a amar. Mi Si7 Mi Lá Si7 Eu preciso de ti para continuar a salvar Mi Lá Mi Fica comigo!

18. JÁ SE OUVEM NOSSOS PASSOS

Ré Sol Lá Ré 1. Já se ouvem nossos passos a chegar Ré Sol Lá Ré - - - 7 já se ouvem nossas vozes de alegria Sol Ré neste dia que é uma benção mi si para a Igreja reunida Sol mi Lá Jesus Cristo nos congrega e faz irmãos. Ré Sol Como são belos os pés Ré Lá que anunciam a paz Ré Sol mi Lá e as mãos que repartem o pão Ré Sol na refeição do cordeiro Ré Lá da Palavra, vinho e pão Ré Sol Lá Ré somos o povo de Deus em comunhão. Ré7 - Sol Ré 2. Todos vós que tendes sede Lá Ré vinde beber da fonte da verdade Ré7 - Sol Ré saciai a vossa fome mi Lá sem pagar vinho nem pão. 3. Já se mudam nossos corações de pedra pela força do Espírito de Deus já vencemos as barreiras que destroem a harmonia Jesus Cristo nos congrega e faz irmãos. 4. Vinde todos que sois pobres injustiçados, sem tecto ou sem pão vinde ser fraternidade gerar Cristo, fazer libertação. 5. Vão morrer os nossos medos de ser livres já calaram tantas vozes derrotistas já partimos ao encontro dessa terra prometida Jesus Cristo nos congrega e faz irmãos.

Page 11: Canteiro da Juventude Hospitaleira

21. GUIADO PELA MÃO

Lá Ré Mi7 Guiado pela mão com Jesus eu vou Lá fá# Sigo como ovelha que encontrou pastor si Mi7 Guiado pela mão com Jesus eu vou 1ª Lá -- 7 Aonde Ele for. (Bis) 2ª Lá -- Ré -- Lá Ré Mi7 1. Se Jesus me diz: “Amigo, Lá fá# deixa tudo e vem comigo!” si Mi7 Lá -- 7 Como posso resistir ao Seu amor? Se Jesus me diz: “Amigo, deixa tudo e vem comigo!” Ré Lá Minha mão porei na Sua, irei com E -le. 2. Se Jesus me diz: “Amigo, deixa tudo e vem comigo!” Como posso ser feliz sem ir com Ele? Se Jesus me diz: “Amigo, deixa tudo e vem comigo!” Seguirei o Seu caminho, irei com Ele.

24. PAI NOSSO GALEGO

Lá 1. Junto ao mar eu ouvi hoje fá# Senhor Tua voz que me chamou Ré e me pediu que me entregasse Mi a meu irmão. Essa voz me transformou a minha vida ela mudou e só penso agora, Senhor em repetir-Te: Lá Pai nosso em Ti cremos fá# Pai nosso Te oferecemos Ré Pai nosso nossas mãos Mi de irmãos. 2. Quando eu for p’ra outros lugares terei eu de abandonar minha família e meus amigos por seguir-Te. Mas eu sei que algum dia ensinarei Tua verdade a meu irmão e então com ele Te diremos:

Page 12: Canteiro da Juventude Hospitaleira

23. UMA FAMÍLIA Let.: Ana e Tita (Achada)

1º Lugar no Festival da Canção JH - 1994

Dó ré Sol 1. Mais um dia que passa a correr Dó mi Vivo no meu mundo só e sem ninguém Fá Sol Dó lá Choro no caminho sem acreditar Fá ré7 Sol Que alguma vez terei família para amar Dó Sol Que a família seja um sol Dó mi Que a família seja a luz Fá mi mi7 Fá7+ Que ela seja um exemplo Sol Dó Da família de Jesus 2. Nesta escuridão não encontro um amigo A minha vida parece um poço sem fundo Ao longe uma luz vai tentando ser abrigo Das famílias deste mundo Dó7 Fá ré7 Sol 3. Então afinal existe um alguém Dó mi7 lá Que me faz família, me guia e amor dá Fá Sol És Tu, ó meu Deus Fá ré7 Sol Que me ensinas a cantar na família JH

22. DEUS DE AMOR

Lá 1. Amor tão grande dó# Profundo e sublime Ré Este é o amor Mi Lá Mi Do meu Criador Não há nada no mundo Que possa igualar-se Ao terno amor Do meu bom Jesus Lá Deus de amor (Deus de amor) dó# Ó Deus de amor (ó Deus de amor) Ré Tu és o único (Tu és o único) Mi O Deus de amor Lá Não há outro deus (não, não há) dó# Fora de Ti (fora de ti) Ré Mi Fora de Ti (para mim) para mim (para mim) Lá Não há amor! 2. Só Ele nos ama, Compreende e nos guarda De todos os males Que existem aqui Por isso O adoro Com toda a minh’alma Porque nos deu O Senhor doce calma

Page 13: Canteiro da Juventude Hospitaleira

25. QUERO CANTAR A MANHÃ E O SOL Sol mi Senhor, quero cantar a manhã e o Sol Dó lá7 Ré escuta o meu louvor por mais um dia; Sol mi guia o meu caminho, sê o meu farol Dó Ré7 Sol e só a fé sustente esta alegria. Sol si Dó 1. Faz-me cidadão do mundo lá lá7 Ré empenhado em dar o meu melhor. Sol si Dó Quiseste a minha vida para dar lá lá7 Ré a todos um serviço de amor! 2. Que eu abra caminhos sem fronteiras e ao passar estenda a minha mão. Na mesma terra que Jesus pisou e onde acontece hoje a salvação! 3. Ensina-me o segredo da partilha não é para guardar o que me dás. É mais que cem por um, que maravilha Mas o meu maior tesouro é esta Paz!

28. CIVILIZAÇÃO DO AMOR Ré Ré 1. Os jovens já não querem Sol Lá viver assim na dor; 1ª Ré fá# vão construir agora 2ª si fá#

1ª Sol Lá a civilização do amor. (Bis) 2ª Sol mi Lá - - Ré

Sol Lá Ela vai nascer (Ela vai nascer) Ré si Ela vai nascer (Ela vai nascer) mi Ela vai nascer Lá - 7 Ré dentro de nós! (Bis) 2. Os homens já pararam o ódio e o rancor; sinal que está em nós a civilização do amor. (Bis) Ela está a nascer (3x) dentro de nós! (Bis) 3. O povo está em festa já canta com fervor; melodia tão linda a civilização do amor. (Bis) Ela já nasceu (3x) dentro de nós! (Bis)

Page 14: Canteiro da Juventude Hospitaleira

27. QUERO LOUVAR-TE

Glória a Deus! si Sol Glória a Deus! Ré Glória a Deus! mi 7 Lá Glória a Deus! 1ª Ré 1. Quero louvar-Te, 2ª si sempre mais e mais, (Bis) Sol Buscar a Tua vontade, mi Tua graça conhecer, Lá quero louvar-Te. As aves do céu cantam para Ti. Os animais do campo reflectem teu poder. Quero cantar, Quero levantar minhas mãos a Ti. 2. Quero seguir-Te só a Ti, Senhor... 3. E proclamar-Te nosso Salvador... Glória a Deus! Glória a Deus! Glória a Deus! Glória a Deus!

26. O SENHOR É MEU PASTOR

(Ré7) Sol O Senhor é meu pastor Lá Ré - si sei que nada temerei. mi Ele guia o meu andar Lá Ré sem medo avançarei. (Bis) si 1. Confiarei, 2. Confiarei, mi na Tua mão que não me prende nessa voz que não se impõe, mas que aceita cada passo Lá no caminho que eu fizer. mas que ouço bem cá dentro Confiarei, Ré ainda que o dia escureça, no silêncio a segredar não há mal que me aconteça si se conTigo eu estiver. Confiarei, E avançarei no meu caminho, mi agora eu sei que Tu comigo vens também ainda que mil outras vozes onde fores eu irei, conTigo avançarei. Lá corram muito mais velozes Ré para me fazer parar. 3. Confiarei, si mi por verdes prados me levas E avançarei no meu caminho, e em Teu olhar sossegas Lá a pressa do meu olhar. agora eu sei Confiarei, Ré a frescura da tua fonte que Tu comigo vens também; deixa minha vida cheia, si mi minha taça a transbordar. onde fores eu irei, E avançarei no meu caminho, Lá Ré agora eu sei que Tu comigo vens também conTigo avançarei. onde fores eu irei, conTigo avançarei.

Page 15: Canteiro da Juventude Hospitaleira

29. LOUVADO SEJAS ...

Sol Louvado sejas, ó meu Senhor! mi Louvado sejas, ó meu Senhor! Dó Louvado sejas, ó meu Senhor! Ré Louvado sejas, ó meu Senhor! Sol 1. Nós queremos louvar-Te em todo o tempo mi pela Lua, o Sol e as Estrelas; Dó e por todas as Tuas criaturas, Ré que há no mundo e são tão belas! 2. Pela terra que a todos nos sustenta, pelos frutos, as ervas e as flores; pelo dia com sol ou em tormenta, nós cantamos os Teus louvores! 3. Pelos lares que vivem tão unidos, e são fonte fecunda do Teu povo; pelos jovens que lutam com pujança para termos um mundo novo! 4. Por aqueles que sofrem a injustiça, na certeza de que haja liberdade; pelos homens lançados na aventura de semearem a felicidade!

32. GRAÇAS QUERO DAR-TE

Ré si 1. Graças quero dar-Te Sol Lá por me amares; Sol Lá graças quero dar-Te Ré Sol Lá a ti meu Senhor. Ré Ré7 Hoje sou feliz Sol Lá porque Te conheci, Ré Lá7 graças por me amares Sol -- Ré a mim também. Ré Eu quero ser, Lá Senhor, amado; Lá Ré como o barro nas mãos do oleiro. Ré - - 7 Toma a minha vida Sol - - Lá fá-la de novo. Ré - - Lá Eu quero ser: Sol Ré um vaso novo.

Page 16: Canteiro da Juventude Hospitaleira

31. VIA DE AMOR

Dó mi Via de amor Fá Dó És tu Jesus lá ré O pão do céu Fá Sol Dó - - Sol7 Que nos transforma em Ti (Bis) 1. Não, não estamos sós sobre esta terra Dó Fá Sol Dó Fá pois Tu ficaste entre nós para nos saciar; Dó Sol És o pão da vida, Fá Sol Dó inflamas com o Teu amor Fá Sol Dó toda a eternidade. 2. Sim, temos o céu sobre esta terra pois tu ficaste entre nós, mas nos levas contigo para Tua casa onde viveremos junto a Ti toda a eternidade. 3. Não, a sombra da morte não nos traz medo pois Tu ficaste entre nós, e quem vive de Ti vive para sempre, és Deus connosco, és Deus p’ra nós, és Deus no meio de nós.

30. ESTRELA POLAR Movimento GEN

fá# Lá 1. Esta sede de Te encontrar em mim, dó# Ré de correr p’ra Ti, de estar junto de Ti. si fá# Guias pelos vales o decurso do meu rio; Ré Mi dó# fá# única razão és Tu, único sustento Tu. Ré Mi Lá A minha vida existe porque existes Tu. fá# Ré Tudo gira à Tua volta Mi - fá# em função de Ti; dó# não importa quando, Ré Mi onde e o porquê. 2. Gira o firmamento sem nunca ter paz, mas existe um ponto a brilhar para mim, a Estrela Polar que fixa os meus passos; a Estrela Polar és tu, a estrela segura, Tu. A minha vida existe porque existe Tu. 3. Brilha a Tua luz no centro do meu ser, dás sentido à vida que em mim nasceu. Tudo o que farei será somente amor; único sustento és Tu, a Estrela Polar és Tu. A minha vida existe porque existes Tu.

Page 17: Canteiro da Juventude Hospitaleira

33. GRAÇAS PELO BEM

Ré Lá si - - - 7 1.Graças pelo bem que nos entregas, Sol mi - - 7 Lá - - 7 por Teu corpo, sinal de bondade, Ré Fá# si força dos homens que esperam si7 Sol que um dia voltes, Lá Ré que chegues sem tardar. (Bis) 2.Graças por Teu sangue derramado pois nele está Tua liberdade, uma liberdade diferente que faça do Amor o princípio e o fim. (Bis) 3.Sempre que comamos desta mesa nossa vida temos que mudar, temos que seguir o Teu caminho mesmo quando haja dias de escuridão. (Bis) 4.Havemos de encontrar-Te entre os pobres naqueles que se entregam por amor, naqueles que repartem com justiça, pois neles se pode ouvir a Tua voz. (Bis)

36. UM AMIGO

Dó mi 1. Um amigo é um bem, ré Sol Um tesouro que se tem; Dó mi Sois vós a luz das estrelas ré Sol Que me guiam mais além; Fá mi São momentos bons e maus ré Dó Neste estrada percorrida; Dó ré Digo mais, não vos trocava Sol Dó - - 7 Por nada deste vida. Fá Sol Dó lá E talvez um dia chegue a hora do adeus; ré Sol Dó Sol Dó Deixar-vos-ei com pena, amigos meus; Fá Sol Dó lá Mas mesmo longe vós estais perto ao pé de mim ré Sol Fá - - Dó Pois entre amigos é assim! 2. Um amigo é um irmão, Novo pensar, nova mão; Meus amigos estais aqui, P’ra vós canto esta canção; O tempo voa nestes instantes E já estais de partida; Digo mais, não vos trocava Por nada deste vida.

Page 18: Canteiro da Juventude Hospitaleira

35. JOVEM, MAS SEI

Let. e Mús.:Ir. Mª Amélia (FHIC)

Ré Sol Lá Ré - - 7 Sou ainda muito jovem mas eu sei Sol Lá Ré que o homem que amanhã eu quero ser si mi - 7 Lá vai crescer, vais crescer dentro de mim; Sol Lá Ré si é como a flor que eu cuido com amor no meu jardim 1ª mi Sol Lá e que o mundo tem direito a colher. (Bis) 2ª mi Lá Ré Fá Dó ré 1. Tenho vontade de dizer e de cantar, sol Dó dá-me um pouco de atenção só p’ra dizer: Lá ré que a vida é dom, há que cuidar; sol Lá todo o homem tem direito a viver. 2. Tenho vontade de dizer e de cantar, dá-me um pouco de atenção só p’ra dizer: que a paz é flor a desabrochar, mas só no coração pode nascer. 3. Tenho vontade de dizer e de cantar, dá-me um pouco de atenção só p’ra dizer: que a esperança é fogo, é chama e luz que é urgente neste mundo acender. 4. Tenho vontade de dizer e de cantar, dá-me um pouco de atenção só p’ra dizer: que o amor é chave, é solução neste mundo onde o amor está a morrer.

34. VOU-TE OFERECER A VIDA Mi Si7 Mi 1. Vou-Te oferecer a vida Mi Si7 e tudo o que eu já sei viver: Mi - - 7 Lá lá tempo e trabalho, amor que eu espalho Mi Si7 Mi são coisas que me fazem crer. 2. Vou-Te oferecer o pranto aquilo que é meu sofrer: paz que ainda não sei e tudo o que errei são coisas que me fazem crer. Lá Mi 3. Pão e vinho são sinais do Teu amor Lá fá# Si7 nele eu vou saber viver; Mi - - 7 Lá lá alegria e dor eu vou-Te oferecer Mi Si7 Mi são coisas que me fazem crer. (Bis)

Page 19: Canteiro da Juventude Hospitaleira

37. . SE ACREDITAS... Mús. : Mário Silva

Let.: Mário Branco

Sol mi lá Ré7 Se acreditas que Deus é Pai e amigo . lá Ré Sol -- 7 E vês em cada homem um irmão Dó Ré Sol mi Anda cantar comigo . lá Ré Sol A paz e a salvação (Bis) Sol Dó 1. O mandamento do Amor lá Ré atinge a terra e o céu; Si mi irei amar o Senhor lá Lá Ré nos irmãos que Deus me deu. 2. Deus habita como amigo no homem que O não repele; e quando eu falo contigo estou a falar com Ele. 3. No pobre com que me cruzo vive Jesus escondido; mesmo que de olhar confuso não O tenha apercebido. 4. A todos sem excepção marca alei da natureza; de todos me sinto irmão na miséria e na grandeza. 5. O mundo novo da graça tornou dia a noite escura; é Cristo que por mim passa no irmão que me procura. 6. O Senhor da imensidade mora no meu semelhante; é sem medida abondade e nunca se ama bastante. 7. Na ira, na mansidão no desprezo e no respeito, o que fizer ao irmão ao Senhor o terei feito.

40. É IMPOSSÍVEL... Dó Fá Sol7 É impossível eu não crer em Ti Dó lá É impossível eu não Te encontrar ré Sol7 É impossível não fazer de Ti 1ª Dó Dó7 Meu Ideal, meu Ideal (Bis) 2ª Fá Dó Dó lá ré-Sol7 Dó 1. Olho em tudo e sempre encontro a Ti Dó lá rém-Sol7 Dó - - 7 Estás no céu, na terra aonde for Fá Sol Em tudo o que acontece Dó lá Encontro o Teu Amor ré Sol7 Já não se pode mais deixar Dó Dó7 De crer no Teu Amor, no Teu Amor. 2. Olho em tudo e sempre encontro a Ti Estás no céu, na terra aonde for Em todo o meu viver Encontro o Teu sorrir Tu és o meu melhor amigo Tu és o meu Senhor, o meu Senhor.

Page 20: Canteiro da Juventude Hospitaleira

39. PEREGRINO Mús. e Let.: C. Gabarain

mi Sol 1. Peregrino, p’ra onde vais? lá Si7 Peregrino, sem ter farol, mi Ré vais seguindo por um caminho mi que não tem sol. Se é escuro o teu caminho, o caminho do teu viver, vou contigo e te acompanho em teu sofrer. lá mi É só Ele o meu Deus Sol lá Si Que me dá força e luz lá mi É só Ele o meu Deus Ré mi que me conduz. (Bis) 2. Peregrino, que às vezes vais sem um rumo no caminhar; peregrino que estás cansado de tanto andar. Buscas água p’ra saciar tanta sede do coração; ´spera, amigo, eu vou contigo, sou teu irmão. 3. Peregrino, p’ra onde vais? Peregrino, sem uma luz, peregrino que vais levando a tua cruz. Se é pesado o teu viver e é duro o teu caminhar, ‘spera, amigo, eu vou contigo p’ra te ajudar.

38. CRISTO QUER A TUA AJUDA mi 1. Cristo quer a tua ajuda Sol Si Para amar, para amar. mi Dó Cristo quer a tua ajuda Ré7 mi Para amar. (Bis) Sol Não te importes da raça Ré mi Nem da cor da pele Dó Ré7 Ama a todos como irmãos mi E faz o bem (Bis) 2. Ao que sofre e ao triste Dá-lhe amor, dá-lhe amor. Ao humilde e ao pobre Dá-lhe amor.(Bis) 3. Ao que a teu lado Dá-lhe amor, dá-lhe amor. Ao que vem de outra terra Dá-lhe amor.(Bis) 4. Ao que fala outra língua Dá-lhe amor, dá-lhe amor. Ao que pensa diferente Dá-lhe amor.(Bis) 5. Ao amigo de sempre Dá-lhe amor, dá-lhe amor. E ao que não te saúda Dá-lhe amor.(Bis)

Page 21: Canteiro da Juventude Hospitaleira

41. POR ISSO LOUVO O MEU SENHOR

Música.: Pedro Almeida

Letra: Acampamento JH’98 Dó Sol Fá-Dó Na manhã que surge após a noite Dó Sol lá No descanso após a caminhada 1ª Dó Fá A Sua mão (a sua mão) está presente. (Bis) 2ª Dó Sol Fá Dó No brilho do campo que verdeja Na luz que anuncia o fim da estrada A Sua mão está presente. (Bis) Dó Fá Por isso louvo, louvo o meu Senhor Dó Sol Mesmo quando perdida, não encontro o meu cais Dó Fá Louvo o meu Senhor, Ele está presente Dó - lá - Sol Dó É certe - za de uma vida mais. (Bis) Na cruz carregada de cada dia Nas horas de dor e de incertezas A Sua mão está presente. (Bis) Na angústia sentida após a queda No perdão perdido com firmeza A Sua mão está presente. (Bis) Na minha oração sincera e firme Nos trilhos que percorre decidida A Sua mão está presente. (Bis) No rumo que seguem os meus passos No sentido que dou à minha vida A Sua mão está presente. (Bis)

44. HINO DA CARIDADE

re Lá

Ainda que eu fale a língua dos anjos Fá Fá

Se não amo os meus irmãos sol Lá

Sou como um sino a ressoar ré Dó7 ré

Se não tiver em mim a caridade. (Bis...) Se eu conhecer todos os mistérios

Mas não amo os meus irmãos

Sou um metal a ressoar

Se não tiver em mim a caridade. (Bis...)

Se a minha fé transpuser montanhas

Mas esqueço os meus irmãos

Nada me vale, eu nada sou

Se não tiver em mim a caridade. (Bis...)

A caridade tudo sofre e crê

Tudo espera, tudo suporta

Não pensa mal, nunca se irrita

Se não tiver amor eu não sou nada. (Bis...)

Agora vemos como num espelho

Mas depois vemos face a face

Agora a fé, agora a esperança

Mas a maior é sempre a caridade. (Bis...)

Page 22: Canteiro da Juventude Hospitaleira

43. ONDE DEUS TE LEVAR

Lá Mi

__Podes achar que não tens Ré Mi

P’ra onde ir, nem que fazer; Lá Mi

__Não sabes bem quem és aqui, Ré Mi

Neste mundo tão grande e frio; Ré Mi

__Mas há qualquer coisa em ti dó#

Que te faz querer... Lá7 Ré

__Querer ser alguém! Mi Lá

__Querer ser alguém! Lá7 Ré

E a vida não vai parar, Mi

Vai como o vento! dó#

Tens tudo a dar, fá# não percas tempo. Ré Mi

Podes saber que vais chegar Lá

Onde Deus te levar! Mas pode ser tão difícil

De acreditar, em Deus assim.

Será que Deus se vai lembrar

De me ajudar, será que sim?

Mas há qualquer coisa em mim

Que me faz querer

Acreditar!

Acreditar!

42. ORAÇÃO DA PAZ

Let. e Mús.: Ir. Mª Amélia Costa

Sol Se onde houver ódio Eu levar o amor lá7 E na ofensa eu for perdão Ré7 Se na dúvida eu levar a fé Sol E na discórdia a união. Sol Sou feliz lá7 Porque a vida é partilhar Dó Mais do que receber 1º Ré7 ____ A alegria está no dar (Bis) 2º Ré7 Sol Se onde houver tristeza Eu for a alegria E no desespero eu for a esperança Se nas trevas eu for a luz E na vida, confiança. Procurando menos Ser consolado, Compreendido ou ser amado Vou receber sempre o que eu der Ao perdoar vou ser perdoado.

Page 23: Canteiro da Juventude Hospitaleira

45. VEM E SEGUE-ME

Lá si Lá

Deixa que o mundo siga a sua aventura dó# fá# Mi

Deixa que o homem retorne à sua casa Ré Lá

Deixa que a gente se entregue à sua riqueza Mi Ré Lá

Mas tu, tu vem e segue-Me. Mi -- Ré Lá

Tu vem e segue-Me.

Deixa que o barco leve as velas ao vento Deixa que encontre o afecto quem está preso a si Deixa que da árvore caiam os frutos maduros Mas tu, tu vem e segue-Me. Mi – Ré fá#

Tu vem e segue-Me.

Fá# Si

E serás luz para os homens, Fá# dó#

E serás o sal da terra Mi Fá#

__ E no mundo deserto abrirás Si

Uma nova estrada. (Bis) Fá# sol# lá#

E por essa estrada vai, vai, Si Fá#

E não olhes atrás, vai Si Fá#

E não olhes atrás...__

48. O PROFETA

Dó lá

Quando o profeta chegar Fá Sol à terra faminta de pão e de sol, Dó lá

quando a justiça brotar Fá Sol da terra regada de sangue e suor, Dó lá

e quando a aurora romper Fá Sol

de longe trazendo a esperança no olhar, Dó lá

então eu irei, tu irás, Fá Sol

nós iremos soltar as fontes da paz.

Quando o profeta falar Aos grandes da terra, aos fartos de pão, Quando a esperança descer Ao peito dos fracos, da gente sem voz, E quando a promessa surgir Metendo no peito a força de crer, Então eu irei, tu irás, Nós iremos cantar a libertação. Quando o menino nascer No monte sozinho, na noite de paz, Quando o mistério se abrir E a terra trouxer o fruto do céu, E quando o Profeta habitar No mundo ardendo em ânsia de amor, Então saberei, saberás, Saberemos que o sol não mais morrerá.

Vem à festa dos pobres, Fá Sol

Canta connosco a canção da paz. Dó lá

Vem, traz a tua dor, Fá Sol

Traz a tua voz, vencerás!

(Bis)

Quando o profeta rasgar Os muros erguidos p’lo medo de ser, Quando o dia brilhar nos olhos Molhados das almas sem véu, E quando a verdade soltar A vida que o peito não pode conter, Então eu irei, tu irás, Nós iremos mudar as trevas em luz.

Page 24: Canteiro da Juventude Hospitaleira

47. SURGIRÁ UM MUNDO NOVO

Acampamento JH – 1996

Praia de Mira

Ré Surgirá um mundo novo Lá Sol Lá Ré levantado pela força do amor. Ré Feito por homens com o coração Lá Sol Lá Ré - - 7 aberto ao Espírito de Deus. Sol E a sua lei será o perdão fá# e a sua justiça o amor 1º vez: Sol Lá Ré si pela fé que eles têm no Senhor. (Bis) 2º vez: mi Lá Ré

Ré Lá É um só Deus que nos reúne em Sua paz mi derrubando as muralhas Lá com que fomos separados. Ré Lá Um mesmo Baptismo, uma mesma fé. mi Pela cruz Ele conseguiu vencer a morte Sol Lá Ré criou em si próprio um homem novo. Gentes de toda a raça, língua e nação

constituem este povo dedicado ao Senhor.

Sem escravo, nem livre, homem nem mulher.

Com sua força Ele nos tirou das nossas trevas,

cantemos as grandezas do Deus vivo.

46. O AMOR É O NOSSO CANTO

Acampamento JH – 1996

Praia de Mira

Ré Si mi O amor é a palavra limpa que faz viver, Sol Lá Ré Lá7

é o fruto da terra fecunda e do sofrer; Ré Si mi é dizer ao irmão mais pobre: “Tu não estás só!” Sol Lá Ré Não deixes que passe o teu tempo em vão. Lá Sol

O amor é o nosso canto Ré

à vida que se entrega Si mi

__ e que espera o amanhecer Sol Ré Lá --- Ré

na verdade. (Bis) O amor é o presente eterno que Deus nos dá

é viver com o coração aberto e é perdão;

é a fé e a esperança firme no mais além;

Não deixes que passe o teu tempo em vão.

O amor é o caminho longo e sem final,

é a luz que ilumina a sombra na escuridão,

é a vida que nos dá mais uma oportunidade;

Não deixes que passe o teu tempo em vão.

Page 25: Canteiro da Juventude Hospitaleira

49. DAR MAIS

Congresso JH - 2006

Introdução: Sol – ré – Dó – lá

Ré Dó Sol

Se a tua voz trouxer mil vozes para cantar, Ré Dó

Vais descobrir mil harmonias belas lá Ré

Que ao céu hão-de chegar. ré Dó Sol

Fica mais rica a alma de quem dá, ré Dó

Chega mais alto o hino lá Ré

De quem vive a partilhar.

Sol

Tu tens que dar um pouco mais do que tens, Ré Dó

Tens que deixar um pouco mais do que há, Sol Ré

Se vais ficar muito orgulhoso vê bem, Sol --- Ré

Tens que te lembrar. Sol

És um grãozinho de uma praia maior Ré Dó

E deves dar tudo o que tens de melhor; Sol Ré

P’ra avaliar a tua alma há leis, Dó Sol

Tu tens que dar um pouco mais do que tens.

Olhou p’ro céu, sentiu que a sorte estava ali, E com valor foi conseguindo tornar bom O que até era mau. E grão a grão construiu o seu poder, E pouco a pouco subiu a escadaria do amor.

O tempo vai e de um rapaz um homem vem, Sem medo vê, Porque o destino vai em frente p’ra servir o bem. É tão profunda a mensagem que chegou, São tão seguras e largas As pontes que ele deixou.

52. ESSÊNCIA

Ré Ré7+

Na força dos rios, nos ventos mais frios, Ré7 Sol

No calor que a terra tem, mi mi7+

Nas verdes florestas, cheias de giesta, mi7 Lá7 Ré

No aroma da flor que vem.

Nas aves que cantam, Paisagens que encantam Cheias de seiva e vigor, No mundo risonho, esta casa de sonho, Estás sempre Tu lá, Senhor.

si fá#

Este mundo já sente saudades Sol Lá Ré

Do amor que Cristo gerou, si fá#

Ele está na essência da vida Sol mi

Por todos sentida, por nós viveu, Sol Lá Ré

Morreu e ressuscitou. (Bis)

Na água das fontes que cresce nos montes, No brilho que o sol tem, No dia passado, no céu estrelado, Na noite que vai e vem; Profetas que cantam, palavras que encantam Cheias de vida e amor; Não te esqueças de mim ao chegar o meu fim, Leva-me contigo, Senhor.

Page 26: Canteiro da Juventude Hospitaleira

51. HINO (25 anos pastoral juvenil)

Letra: Paula Rabaça

Música: Ana Baptista & Carlos Batalha

Fátima (2-06-2002)

Lá9

Assim germinou este sonho Ré7+ Lá9

Semente d’Hospitalidade: dó# fá#

Cultivar em cada dia, Ré Mi Lá9

Gestos de amor e caridade.

Mostrar ao mundo um ideal, Que é caminho, opção e luz, Abrir as portas a cantar, “No doente mora Jesus”.

fá# Ré

Quando se tem um tesouro, Mi

Quando se é feliz, fá# Ré Mi

O coração não pode calar; si7

Em tudo o que faz, dó#7

Em tudo o que diz, Ré si7 Mi

Descobre missão e quer partilhar. (Bis) E a Boa-Nova que vento foi Pelos caminhos cativou Sorrisos, cor, alegria Gente que acreditou

Todo o tempo foi feito p’ra dar Só dando se enche o coração Muitos anos, um caminho Feitos festa e recordação.

A Hospitalidade marcou É farol que sempre guia Por onde seguem nossos passos É amizade, encontro, alegria.

É tempo, escuta e abraço, É espaço que acolhe quem vem São anos e dias e horas Cheios do melhor que a vida contém.

50. SER FELIZ

Ser feliz Mi

É andar de mãos dadas com Deus, Si7

É trocar sem saber bem porquê Mi --- 7

Teus planos pelos seus. Ser feliz É encontrar o sentido que tem Uma dor que te fere, uma cruz E a saudade também.

Ser feliz É guardar dentro do coração A certeza que alguém te diz sim Quando o mundo diz não. Ser feliz É saber perdoar sem rancor É esquecer se alguém te tratou Sem respeito e amor.

Ser feliz É pedir muito humilde perdão, É dizer ao mais pobre mortal: “Você é meu irmão!” Ser feliz É acolher o que um dia a chorar A gente semeou sem saber Se iria brotar.

Mi

Vamos, levanta teus olhos Si7

E sente que a vida já vai renascer; Mi

Se o sol se escondeu Mi

No céu há estrelas Si7

E o pranto nos olhos te vai impedir Mi --- 7

De as ver.

Ser feliz Não é só ter prazer e sorrir, Não é só ter riquezas a mais, É saber repartir. Ser feliz É esperar contra toda a esperança, É diante do mundo e dos homens Ter olhar de criança.

Page 27: Canteiro da Juventude Hospitaleira

DIVERSOS I

ºººº EU VIM PARA ESCUTAR ré Lá7 ré 1. Eu vim para escutar ré sol sol ré Tua Palavra, Tua Palavra, ré Lá7 ré Tua Palavra de Amor. (Bis) 2. Eu quero entender melhor 3. Eu quero ir proclamar ºººº NADA TE PERTURBE Let.: Sta. Teresa de Jesus Dó ré Nada te perturbe Sol7 Dó Nada te espante lá Mi Quem a Deus tem Mi7 lá Nada lhe falta Dó ré Nada te perturbe Sol7 Dó Nada te espante lá Sol Mi7 lá Só Deus basta.

DIVERSOS IV

ºººº DEUS ESTÁ AQUI

Dó Sol7 Dó Dó7 Deus está aqui Fá Sol Dó Dó7 Tão certo como o ar que respiro Fá Sol Mi lá Tão certo como a manhã que se levanta ré Sol Tão certo como este canto Dó Que podes ouvir Sol 1. Tu O podes sentir Sol7 Dó movendo-se por entre os ramos; Sol Tu O podes levar Tu O podes ouvir quando por esta porta sais; Fá Sol Dó Tu O podes guardar cantando connosco aqui; para sempre no teu coração. ºººº A MELHOR ORAÇÃO Sol Dó 1. A melhor oração é amar Sol mi lá -- Ré7 A melhor oração é amar Sol Dó Se não sabes amar tu não podes orar Sol Ré Dó -- Sol A melhor oração é amar. 2. Meu Senhor eu já posso orar Meu Senhor eu já posso orar Aprendi a amar e já posso orar Meu Senhor eu já posso orar.

Page 28: Canteiro da Juventude Hospitaleira

DIVERSOS III ºººº QUERO SER COMO TU Ré Sol 1. Quero ser como tu 2. Quero aprender a amar Lá Ré 3. Quero dizer meu sim Como tu, Maria 4. Quero saber sorrir si mi 5. Quero levar Jesus Como tu um dia Lá Ré Como tu, Maria ºººº DEUS PRECISA DE MIM Mi Si Deus precisa de mim [ti, nós] Lá Si 1ª Mi -- Si7 Muito mais do que possas imaginar (Bis) 2ª Mi -- 7 Lá Precisa de mim Si7 muito mais que da terra Mi Precisa de mim dó# muito mais que do mar fá# Precisa de mim Si7 muito mais que dos astros 1ª Mi -- 7 Precisa de mim (Bis) 2ª Mi --- Lá --- Mi

DIVERSOS II ºººº ESTA LUZ PEQUENINA Mi 1. Esta luz pequenina, Vou deixá-la brilhar! Lá Esta luz pequenina, 2. Esta luz de Cristo... 3. Onde quer que eu vá... Vou deixá-la brilhar! 4. No homem que encontro... Mi 5. No coração que sofre... Esta luz pequenina, 6. Nos caminhos da vida... Vou deixá-la brilhar! Mi Si7 Mi Vou deixá-la, ou deixá-la brilhar! ºººº NÃO ADORES NINGUÉM MAIS QUE DEUS Dó Sol7 Dó 1. Não adores nunca ninguém mais que Deus Dó Fá Sol Não adores nunca ninguém mais que Deus Fá Sol Não adores nunca ninguém mais Dó lá Não adores nunca ninguém mais Dó Sol7 Dó Sol7 Não adores nunca ninguém mais que Deus 2. Não escutes nunca... 3. Não contemples... 4. Porque apenas Ele nos pode saciar Porque apenas Ele nos pode saciar Não adores nunca ninguém mais Não escutes nunca ninguém mais Não contemples nunca ninguém mais que Deus.

Page 29: Canteiro da Juventude Hospitaleira

DIVERSOS V ºººº SEDUZISTES-ME SENHOR Lá Mi7 Seduzistes-me Senhor Mi7 Lá E eu me deixei seduzir Lá si Numa luta desigual Mi7 Lá Dominastes-me Senhor Lá Mi7 Lá E foi Tua a vitória ºººº ALELUIA (DEUS ESTÁ) Lá (Aleluia!) Ré Lá Deus está dó# (Aleluia!) si7 Mi No meio de nós Ré (Aleluia!) Mib7d Lá Ele ressuscitou fá#7 si7 Não nos deixará jamais Mi Lá (Aleluia!)

O O amor é o nosso canto ........................................................... 46 Onde Deus te levar ................................................................. 43 O Profeta ................................................................................. 48 Oração da Paz ...................................................................... 40 O Senhor é meu Pastor ........................................................ 26 P Pai Nosso galego ................................................................. 24 Parábola ............................................................................... 02 Peregrino ............................................................................. 39 Por isso louvo o meu Senhor ............................................... 37 Q Quero cantar a manhã e o sol ............................................... 25 Quero louvar-Te .................................................................. 27 Quero ser como tu ............................................................... Div III S Se acreditas .......................................................................... 42 Seja o que for ....................................................................... 05 Sem amigos não se pode viver ............................................. 07 Ser feliz ................................................................................... 50 Surgirá um mundo novo ......................................................... 47 T Tomo este pão ...................................................................... 13 U Uma família ......................................................................... 23 Um amigo ............................................................................ 36 Um certo galileu .................................................................. 11 V Vem e segue-Me ..................................................................... 45 Via de Amor ........................................................................ 31 Voa a grande altitude ........................................................... 08 Vou-Te oferecer a vida ........................................................ 34

Page 30: Canteiro da Juventude Hospitaleira

ÍNDICE ALFABÉTICO

(31MAR07)

A A melhor oração .................................................................. Div IV B Boa noite, Maria .................................................................. 17 Bom Dia, Senhor ................................................................. 12 Bom Pastor .......................................................................... 14 C Cantarei ............................................................................... 09 Civilização do Amor ........................................................... 28 Cristo quer a tua ajuda ......................................................... 38 D Dar mais ................................................................................. 49 Deus de Amor ..................................................................... 22 Deus está aqui ..................................................................... Div IV Deus precisa de mim ........................................................... Div III E Eis-me aqui, Senhor ............................................................ 19 É impossível ........................................................................ 41 É João, João de Deus ........................................................... 04 Em tarde serena ................................................................... 15 Era uma vez a família .......................................................... 03 Essência .................................................................................. 52 Esta luz pequenina .............................................................. Div II Estrela Polar ........................................................................ 30 Eu queria ser a fonte ............................................................ 06 Eu vim para escutar ............................................................. Div I F Felizes os que amam o Senhor ............................................ 10 G Graças pelo bem .................................................................. 33 Graças quero dar-Te ............................................................ 32 Guiado pela mão ................................................................. 21 H Há um barco ........................................................................ 16 Hino da Caridade ................................................................... 44 Hino do Grupo Music’Hospitalidade .................................. 20 Hino JH ............................................................................... 01 Hino 25 anos .......................................................................... 51 J Já se ouvem nossos passos .................................................. 18 Jovem , mas sei ................................................................... 35 L Louvado sejas ...................................................................... 29 N Nada te perturbe .................................................................. Div I Não adores ninguém mais que Deus ................................... DivII NOTA: os acordes Maiores começam com letra Maiúscula (Sol) os acordes menores começam com letra minúscula (sol)

DIVERSOS VI

ºººº SENHOR TEM PIEDADE DE NÓS (Africano) Bwana, Bwana utuhurumie! (Bis) E Bwana Ee (Bis) E Bwana utuhurumie. Kristu, Kristu utuhurumie! (Bis) E Kristu Ee (Bis) E Kristu utuhurumie. Bwana, Bwana utuhurumie! (Bis) E Bwana Ee (Bis) E Bwana utuhurumie.

ºººº CORDEIRO DE DEUS (Africano) Ré Lá Ré Codêludeçu cu tchila pecado mundo tê piedagie non. (Bis) Ré Sol Lá Ré Jesu codêludeçu tê piedagie, tê piedagie de non. (Bis) Tê, Lá Tê piedagie de non. Tchila, Ré Tchila pecado non. (Bis) Codêludeçu cu tchila pecado mundo daaa non pagi. (Bis) Jesu codêludeçu daaa, daaa non pagi. (Bis) Daaa, daaa non pagi. Daaa, Daaa non pagi. (Bis)