campanha são josé é 10 nossa famÍlia no coração de belo...

6
Informativo da Paróquia de São José - Centro - Belo Horizonte - MG - Ano XII - Nº 170 - Março de 2017 Arquidiocese de Belo Horizonte - Forania N. Sra. da Boa Viagem - Região Episcopal N. Sra. da Piedade NOSSA FAMÍLIA São José Uma Igreja acolhedora no coração de Belo Horizonte DISTRIBUIÇÃO GRATUITA PALAVRA DO PÁROCO São José, sede nosso bom protetor! Página 2 EM FOCO CF 2017: Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida Página 3 ACONTECEU Fique por dentro das atividades de nossa Paróquia Página 4 campanha são josé é 10 A Igreja São José está ficando cada dia mais bonita e acolhe- dora! Terminamos a restauração da parede lateral, na saída da Ta- moios. Agora vamos restaurar a outra parede, na saída da Tupis! Vamos unir nossas forças para mais esta etapa! Escolha uma das seguintes opções para contribuir: 12 “Em São José vemos como se responde à vocação de Deus: com disponibilidade e prontidão; mas vemos também qual é o centro da vocação cristã: Cristo. Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação!” (Papa Francisco) Adquira seu carnê com mensalida- des de apenas 10,00. Ao quitar as 20 parcelas do seu carnê, ganhe um lindo poster de São José. (A aquisição do carnê e o pagamen- to dos talões podem ser feitos na Secretaria da Paróquia) Faça uma contribuição espontâ- nea na Secretaria Paroquial. Ou faça seu depósito em conta: BANCO DO BRASIL - Agência 1614-4 Conta Corrente 11253-4 Acompanhe o programa DOMINGO DE FÉ, apresentado pelo Pe. Nelson Antonio Linhares, CSsR Pároco da Igreja São José - Centro - Belo Horizonte Todos os domingos, às 8h, na BH News TV, canal 9 da NET ou pela internet. Escreva para o Secretariado de Vocações Redentoristas R. Capitão Leonídio Soares, 751 - Planalto Caixa Postal 1125 BH – MG - CEP: 30161-970 Tel. (31) 3494-4519 - E-mail: [email protected] www.vocacionalredentorista.com.br JOVEM, DESEJA SER MISSIONÁRIO REDENTORISTA, PADRE OU IRMÃO? “Eu participo da Campanha São José é 10 desde o início e continuo até hoje. Ter- mino de pagar um carnê e já pego outro. Incentivo a todos a colaborar pois graças a essa campanha a Igreja está cada vez mais bonita, afinal ela é o coração do Centro de BH. Além disso, contribuo também compran- do os produtos da Igreja como a Camisa da Campanha, os livros e novenas e também consumindo nas barraquinhas.” Ana Maria Teixeira - Professora aposentada #EuContribuo! JUBILEU Ano Mariano 300 2 1 0 7 anos de bênçãos Tema: Com São José, vivemos a a alegria de proclamar a Palavra! Páginas 6 e 7

Upload: haphuc

Post on 18-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo da Paróquia de São José - Centro - Belo Horizonte - MG - Ano XII - Nº 170 - Março de 2017Arquidiocese de Belo Horizonte - Forania N. Sra. da Boa Viagem - Região Episcopal N. Sra. da Piedade

NOSSA FAMÍLIASão JoséUma Igreja acolhedora

no coração de Belo Horizonte

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GRA

TUITA

PAlAVRA do PáRoCo

São José, sede nosso bom protetor!

Página 2

EM FoCoCF 2017: Fraternidade:

Biomas brasileiros e defesa da vida

Página 3

ACoNtECEUFique por dentro

das atividades de nossa Paróquia

Página 4

campanha são josé é 10

A Igreja São José está ficando cada dia mais bonita e acolhe-dora! Terminamos a restauração da parede lateral, na saída da Ta-moios. Agora vamos restaurar a outra parede, na saída da Tupis! Vamos unir nossas forças para mais esta etapa!

Escolha uma das seguintes opções para contribuir:

12 “Em São José vemos como se responde à vocação de Deus: com disponibilidade e prontidão; mas vemos também qual é o centro da vocação cristã: Cristo. Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação!” (Papa Francisco)

Adquira seu carnê com mensalida-des de apenas 10,00. Ao quitar as 20 parcelas do seu carnê, ganhe um lindo poster de São José. (A

aquisição do carnê e o pagamen-to dos talões podem ser feitos na

Secretaria da Paróquia)

Faça uma contribuição espontâ-nea na Secretaria Paroquial.

Ou faça seu depósito em conta:BANCO DO BRASIL - Agência 1614-4

Conta Corrente 11253-4

Acompanhe o programa doMINGo dE FÉ, apresentado pelo

Pe. Nelson Antonio linhares, CSsRPároco da Igreja São José - Centro - Belo Horizonte

todos os domingos, às 8h, na BH News tV, canal 9 da NEt ou pela internet.

Escreva para o Secretariado de Vocações Redentoristas

R. Capitão Leonídio Soares, 751 - PlanaltoCaixa Postal 1125 BH – MG - CEP: 30161-970

Tel. (31) 3494-4519 - E-mail: [email protected]

JoVEM, dESEJA SER MISSIoNáRIo REdENtoRIStA,

PAdRE oU IRMão?

“Eu participo da Campanha São José é 10 desde o início e continuo até hoje. Ter-mino de pagar um carnê e já pego outro.

Incentivo a todos a colaborar pois graças a essa campanha a Igreja está cada vez mais bonita, afinal ela é o coração do Centro de

BH. Além disso, contribuo também compran-do os produtos da Igreja como a Camisa da

Campanha, os livros e novenas e também consumindo nas barraquinhas.”

Ana Maria Teixeira - Professora aposentada

#EuContribuo!

JUBILEUAno Mariano

30021

07anos de

bênçãos

Tema: Com São José, vivemos a a alegria de proclamar a Palavra! Páginas 6 e 7

agenda aniversariantespalavra do pároco

2 11“O exemplo de São José é para todos nós um forte convite a desempenhar com fidelidade, simplicidade e humildade a tarefa que a Providência nos destinou” Papa Emérito Bento XVI “No Deus trino, autor do mundo, proclamemos nossa fé, imitando a vida e a morte do operário São José” (Liturgia das Horas)

expedienteInformativo elaborado pela Equipe de Comunicação da Igreja São JoséPároco e Editor: Pe. Nelson Antônio Linhares, CSsR.Projeto Gráfico: Brener Paivadiagramação e Impressão: Gráfica Lanna tiragem: 5.000 exemplaresFotografias: Amarelinho de Jesus, Andrea Souza, Brener Paiva, Pe. Flávio e Vivian Alves.Secretaria Paroquial: Rua Tupis, 164 - Centro Belo Horizonte - MG - CEP: 30160-041telefone: (31) 3273-2988 - Fax: (31) 3226-4138E-mail: [email protected]

www.igrejasaojose.org.brwww.facebook.com/igrejasaojose

MISSAS• Segundas, Quartas, Quintas e Sextas-feiras:

7h, 8h, 18h e 19h• terças-feiras: 7h• Sábados: 7h, 8h e 18h

(4º sábado: Missa das Famílias)• domingos: 7h, 8h30 (Missa das Crianças), 10h,

11h30, 16h, 17h30 e 19h (Missa dos Jovens)

ENCoNtRoS dE oRAção Ao MEIo dIA• Segunda-feira: Grupo de Oração • terça-feira: Terço Mariano• Quarta-feira: Novena a Nossa

Senhora do Perpétuo Socorro• Quinta-feira: Adoração ao

Santíssimo Sacramento• Sexta-feira: Ofício Divino

15h: Terço da Misericórdia CoNFISSõES• Confissão Individual:

Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 7h às 9h e de 16h às 18h (exceto na primeira sexta-feira do mês) e aos Sábados, de 7h às 9h.

• Confissão Comunitária: Sábados, às 17h; Quintas-feiras, véspera da primeira sexta-feira do mês, às 18h; e nas primeiras sextas-feiras do mês, às 7h30 e às 18h – no Salão Paroquial.

NoVENAS• Nossa Sra. do Perpétuo Socorro:

toda quarta-feira, às 8h, 12h, 15h e 18h.• São Geraldo: toda segunda-feira, às 8h e 18h.

HoRáRIoS dE AtENdIMENto dA SECREtARIA• Segunda a Sábado: 7h30 às 19h.

dízIMo• todo 2º domingo do mês é dedicado ao Dízimo

Parabéns

São JoSÉ, SEdE NoSSo BoM PRotEtoR!

Caro(a)s leitores do Jornal Nossa Família São José,

O mês de março traz para nós, além das águas fechando o verão, a celebração da solenidade de São José. Nossa paróquia, dedicada a

ele, promove um tempo especial de oração e medita-ção acerca do lugar de José na história da Salvação.

O livro da novena neste ano traz o tema: “Com São José, vivemos a alegria de proclamar a Palavra”, em sintonia com a Exortação Apostólica Evangelii Gau-dium (Papa Francisco) e com o Projeto de evangeli-zação “Proclamar a Palavra”, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

De 10 a 20/03, estaremos envolvidos com a novena, Missas, encontros, barraquinhas, Via Sacra, Adoração ao Santíssimo, confissões e muita convivência fraterna e comunitária em nossa Paróquia. Venha fazer esta ex-periência de fé com a gente.

Afinal, qual a importância de celebrarmos São José? Não é sem razão que a Igreja, no meio da Qua-resma, tira o roxo e coloca o branco na liturgia, para celebrar a solenidade de São José, esposo da Virgem Maria e padroeiro da Igreja. Entre todos os homens do seu tempo, Deus escolheu o glorioso São José para ser pai adotivo de seu Filho divino e humanado. E Jesus lhe era submisso, como mostra São Lucas.

A Solenidade de São José, Patrono da família e dos trabalhadores, é um intervalo no clima penitencial da Quaresma, para dar a alegria Pascal de celebrarmos o Mistério de Cristo na vida de São José.

A missão de São José não se encerra com a sua vida terrena, porque a autoridade de pai de Jesus, pela vontade de Deus, estendeu-se, de modo pecu-liar, sobre toda a Igreja. São José também compreen-deu o mistério da encarnação de Cristo e tornou-se um desígnio divino participante da promessa do Pai. Atra-vés deste exemplo, vemos que Deus escolhe os justos e simples para realizar o Seu amor no meio do povo.

Vale registrar que essa solenidade se reveste de um teor mais especial para nós, porque também celebra-remos o 4º aniversário do início do ministério do Santo padre, Papa Francisco, como Pastor Supremo da Igre-ja.

Traga sua família e convide seus amigos para parti-ciparem conosco. A Igreja São José recebe vocês de braços e coração abertos! Venham entoar conosco o louvor a Deus pela vida deste grande santo:

“São José, a vós nosso amor, sede nosso bom prote-tor, aumentai o nosso fervor”!

Acolha meu abraço fraterno e a bênção,

Pe. Nelson Antonio, [email protected]

facebook.com/padrenelsonantonio

01/03Danielle Cristina Mourão PereiraJoaquina Luciana RamosMaria Terezinha Bomfim TavaresVirginia Rodrigues da Silva

02/03Leonidia Emanuela BarbosaMaria das Dores SantosYvone Teixeira Ribeiro Afonso

03/03Camila Silva RibeiroPatricia Rabelo SantosRita CupertinoSimone Amelia Torres dos Santos Vieira

04/03Décio Brasil Melo JúniorMarcia Aparecida dos SantosNeusa de Freitas R. Carvalho

05/03Ercy Mesquita SantosHelena Xavier PereiraJosé Mauricio LopesMaria Celeste SoaresMaria de Lourdes EstevãoMaria Lucia Peixoto RamosMarluce Couto da SilvaRenata Campos RozadoRicardo de AndradeRui de Souza Xavier

06/03Pe. Waldo José Pignaton, C.Ss.RMaria do Rosario de Fatima GonçalvesMaria Telma LopesTereza Bueno de Queiroz

07/03Ellen Cristyane Roquete Ribeiro

08/03Pe. Anderson trevenzoli Assireu, C.Ss.R(ordenação Sacerdotal)Maria de Lourdes BragaSimone Aparecida da Silva

09/03Pe. Mário Antônio de Freitas, C.Ss.R.Ana Maria Von RandowEduardo José RodriguesElizabeth Torres CostaIolanda Chaves SommavillaMaria Aparecida Côre Motta SantosSelma Lima dos Santos CunhaWelle Marcondes Cardoso

10/03João Caetano de Almeida

11/03Josias Ferreira Franco

12/03Fr. Jonas Pacheco Machado C.Ss.RConceição Margarida LacerdaEunice Almeida de OliveiraMaria das Graças de Souza Lacerda

13/03Anna ChimelliAracy de Araujo CoutinhoPatricia Lima Rosa Braga

15/03Rev. Pe. Michael Brehl C.Ss.R. (Superior Geral) Pe.lucio Marcos Bento C.Ss.R.(ordenação Sacerdotal)Maria Aparecida de Souza VianaMaria do Carmo Pereira VieiraWaldete Chitarra

16/03Antônio Guimarães de OliveiraMaria Dulce de Deus MurtaMaria Lúcia de Sousa RochaRicardo Henrique Marcelino de OliveiraVandelci Geralda da Costa

17/03Pe. luís Carlos de Carvalho Silva, C.Ss.R(ordenação Sacerdotal)Andréa Márcia da Silva RosaSirley de Oliveira Arruda

18/03Altair Andrade de PinhoEliana Marça da Silva BorgesIsabel Voluzia de FreitasMaria Dulce de AraujoMaria Loiola das Graças

19/03Cezane PereiraEngracia do Socorro Ferraz PaesEny de Dom Vicoso Rodrigues GonçalvesMaria José da Silva Ricardo José Ramos RibeiroRogério José Antunes da Cruz

20/03Maria Nilda Pereira AraújoRoberta Pena

21/03Pe. José do Carmo zambom, C.Ss.R(ordenação Sacerdotal)Aécio Sabará

Geraldo Augusto dos SantosRosilene Candeia da Luz

22/03Bernardo de Rezende LaraMarcia Helena Ribeiro Biondini

23/03Conceição Faria VasconcelosCycero Eduardo SilvaMaria da Conceição Ferreira Santos

24/03Jorge Neves SantosLauriana Araújo dos ReisMaria Geralda da Conceição AnacletoMaria Neide de SousaRonin Paulo Marcelino

25/03Elaine Clemente RodriguesJosé Wilson RicardoMaria Eliana Rocha AmorimNarcisio José da SilvaNeuza Aparecida Vieira dos Santos

26/03Luzia Gomes Pereira Campos

27/03João Damasceno SiqueiraMíria Lavinas Marcellos

28/03Evany Barbosa SantosJosé Sales de Oliveira

29/03Rafael Arcanjo de SallesBenilda Aparecida dos ReisFelipe José Teixeira Santos SouzaMárcio Antonio PereiraMaria Angelica X. NunesMarilda Aparecida Moreira

30/03Anelita de JesusGeralda Maria de JesusLeci dos Santos DuarteZaíra Pereira Mendes

31/03Laci Pereira de CarvalhoLeida Nunes de AlmeidaMaria das Dores ReisMarlene Batista LisboaRejane Cristina Sarah

Que São José derrame suas bênçãos sobre você e sua família e que esta data se repita ainda por muitas vezes!

nossa família dizimista em foco

10 3“Como realiza José esta guarda (de Jesus e de Maria)? Com discrição, com humildade, no silêncio, mas com uma presença constante e uma fidelidade total, mesmo quando não consegue entender” (Papa Francisco)

“Como vive José a sua vocação de guardião de Maria, de Jesus, da Igreja? Numa constante atenção a Deus, aberto aos seus sinais, disponível mais ao projeto d’Ele que ao seu” (Papa Francisco)

O "SIM" SILENCIOSO DE JOSÉOs "sins" silenciosos de José à vontade de Deus no

Evangelho são vários e o vemos:

• aceitar Maria como esposa (Mt 1,24), • o encontramos no recenseamento e no nascimento

de Jesus (Lc 2,1-20) atento a cumprir sua missão, mantendo o respeito pelas disposições divinas e pelas leis humanas",

• o encontramos fugindo noite adentro para o Egito (Mt 2,14),

• voltar para Israel (Mt 2,21-23), • o vemos cumprir a missão de pai ao circuncidar o

menino (Lc 2,21), • o encontramos na apresentação ao templo ( Lc 2, 25-

38) e viver em Nazaré (Lc 2,39- 40), na busca de Jesus em Jerusalém e sucessiva vida em Nazaré ( Lc 2,41-52).

Uma sequência de sim à vontade de Deus. Inspire-se em São José! Dê, você também, o seu SIM a Deus!

Seja dizimista na São José!

• Adriana de Fátima Santos • Alessandra Saldanha Vieira • Ana luiza Silva Cruz • Cleber de Paula Pereira • daniel da Silva Batista • décio Brasil Melo Júnior • Elizabeth duque Rébula • Érika Cristina Mendes Amaral • Homara Moreira de oliveira • Idalina Maria Braick• Irone Martins de Souza • Ivani de Souza • Joaquim Alves • José Alex Gomes loiola Mota • José donizete Xavier • José Henrique de Araújo Ferreira • Juliana Cordeiro Chiari • luan douglas Barbosa • Maria Aparecida S. de Souza Martins • Mariene da Silva Freitas Meireles • Marilda Aparecida Moreira • Mirele lúcia Ferreira dos Santos • Patrícia S. Monteiro • Rosângela Sabino • Rubén Cardoso da Silva • E VoCÊ, Já FAz PARtE dEStA lIStA?

novos dizimistas

oRAção dA CAMPANHA dA FRAtERNIdAdE 2017Deus, nosso Pai e Senhor,

nós vos louvamos e bendizemos,por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoriae o entregastes em nossas frágeis mãos

para que dele cuidemos com carinho e amor.Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela

Casa Comum.Cresça, em nosso imenso Brasil,

o desejo e o empenho de cuidar mais e maisda vida das pessoas,

e da beleza e riqueza da criação,alimentando o sonho do novo céu e da nova terra

que prometestes.Amém!

Campanha da Fraternidade 2017Cuidar dos Biomas brasileiros é uma ação de fé e cidadania

Todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal, reflexão e proposta de ações con-cretas. Em 2017, a temática da CF ‘Fraternida-de: Biomas brasileiros e defesa da vida’ quer fomentar o cuidado com a criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações à criação que Deus nos deu para cultivá-la e guarda-la. Conheça um pouco de cada bioma brasileiro:

A Amazônia é o maior bioma do Brasil. Com extenso território, formada pelos Esta-dos da região Norte, a Amazônia tem gran-de diversidade de espécies de árvores, plan-tas e animais.

O Pantanal é considerado uma das maiores extensões úmidas do planeta com gran-de beleza e rica em biodiversi-dade. O ecossistema mantém boa parte da sua cobertura vegetal nativa, responsável pela permanência de espé-cies que, em outros biomas, sem mostram em extinção.

Pampa é o nome dado aos campos do Sul do Brasil. Sua característica principal é a vegetação, que apresenta uma composição herbácea, ou seja, formada basicamente por gramíneas e espécies vegetais de pequeno porte.

A Mata Atlântica é uma das áreas maisricas em biodiversida-de e mais ameaçadas do plane-ta. Sua vegetação nativa vem sendo destruída, restando uma pequena área para preserva-ção das espécies.

O Cerrado é uma vege-tação típica de locais com estações bem definidas (Uma época chuvosa e outra seca). Compõe as regiões de solo de composição arenosa, sendo considerado o bioma brasileiro mais antigo.

A Caatinga é o único bioma com distribuição exclusivamente brasilei-ra. Encontra-se envolvida pelo clima semiárido, entre a estreita faixa da Mata Atlântica e o Cerrado.

aconteceu

4 9“São José, assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo” (São João Paulo II)

“Podemos duvidar de que S. José foi um homem muito santo e muito digno de confiança, uma vez que seria o esposo da Mãe do Senhor?” (São Bernardo)

em foco

QUARtA-FEIRA dE CINzAS: a Quarta-feira de cinzas, marca na Igreja o início da Qua-resma e o lançamento da Campanha da Fraternidade 2017. Na Igreja São José, as celebrações aconteceram nas missas das 7h, 8h30, 10h, 18h e 19h30. Em todas elas houve imposição das cinzas.

ASSEMBlEIA PARoQUIAl: a con-teceu no dia 11 de fevereiro a Assembleia Paroquial para tra-çar o Plano de Ação Pastoral da Igreja São José, seguindo o Projeto de Evangelização PRO-CLAMAR A PALAVRA da Arqui-diocese de Belo Horizonte. A paróquia São José escolheu as diretrizes IGREJA DA ACOLHIDA e FORMAÇÃO INTEGRAL E PER-MANENTE.

AColHIdA doS JoVENS: a Pastoral da Juventude Redentorista da Paróquia São José, promoveu o evento “Vem eu te chamo”, no domingo, dia 12 de fevereiro. Foi um momento especial para receber os jovens recém--chegados a Belo Horizonte e que consagraram seus projetos, estudos, trabalhos e anseios. Na programação, have a Missa às 19h, seguida de Encontro da Pastoral da Juventude e uma confraternização.

ANIVERSáRIo PE. lIMA: no dia 18 de fevereiro o nosso querido Pe. Lima completou 94 anos. Pe. Alberto Lima é o padre mais idoso da Comunidade Reden-torista de São José e já contri-buiu muito com a Província do Rio sendo inclusive Superior Pro-vincial. Parabéns Pe. Lima!

NoMEAção doM JUStINo: o Papa Fran-cisco nomeou na quarta-feira, dia 22 de fevereiro, o bispo auxiliar dom João Justi-no de Medeiros Silva para a Arquidiocese de Montes Claros. Dom João será arce-bispo coadjutor. Parabéns Dom Justino! Muito obrigado por todo esse tempo de dedicação à nossa arquidiocese, em es-pecial a nossa Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade e que Deus o ilumi-ne em sua nova missão.

REtIRo dE CARNAVAl: mais de 30 pessoas participaram do tradicional Retiro de Carnaval da Congregação Redentorista, que aconteceu na Casa de Retiros São José , em Belo Horizonte (MG), entre os dias 25 de feve-reiro e 1º de março. Foi uma ótima oportunidade para aqueles que buscam recolhimento e oração. Este ano, o pregador do retiro foi o padre Mauro de Almeida, C.Ss.R., Missionário Redentorista e reitor da Comunidade Redentorista de Santo Afonso, no Rio de Janeiro (RJ). Foi trabalhado o tema “Semeando a esperança em tem-pos de crise”

CREIo EM dEUS – CREIo EM UM SÓ dEUS Continuando nosso comentário teo-

lógico-espiritual ao Credo, passemos à sua primeira afirmação: “Creio em Deus Pai todo-poderoso” (símbolo apostólico). O símbolo niceno contém pequeno acréscimo: “Creio em um só Deus, Pai to-do-poderoso”. Por que a especificação um só Deus? No AT, o povo vivia tentado pelos ídolos pagãos, deuses falsos aos quais alguns prestavam culto a fim de conseguir favores (cf. 1 Rs 21). Os ídolos são deuses manipuláveis segundo ne-cessidades egoístas. Depois, em seu en-contro com a cultura grega, os cristãos se depararam com o politeísmo, crença na existência de vários deuses. Talvez por isto a precisão: creio em um só Deus. O único Deus é aquele revelado em Jesus Cristo: Pai, Filho e Espírito Santo. São três pessoas numa unidade de essência. A palavra é difícil, mas o significado nem tanto: a diferença está nas pessoas que estão unidas entre si por uma mesma substância. O cristianismo se caracteriza como monoteísmo trinitário: cremos em um só Deus que são três pessoas (Ele é comunhão e autodoação absolutas). Ele é amor antes mesmo de se manifes-tar a nós. Se crermos em um só Deus e nossa fé for autêntica, renunciaremos à idolatria do prazer, do ter, do poder; deu-ses falsos aos quais não queremos prestar culto. Infelizmente, muitos contemporâ-neos nossos se entregam a esses deuses com uma confiança total e inabalável. Eis a origem de todos os males.

CREIo EM dEUS PAIComo sabemos que Deus é Pai? A

resposta é simples: Assim Jesus nomeou Deus. O termo Pai no AT aparece atri-buído a Deus algumas poucas vezes, sempre em sentido metafórico. Deus é Pai porque libertou o povo do Egito e fez com ele uma Aliança no deserto, ou seja, Ele agiu como se fosse um Pai para Israel. No NT o termo Pai é a palavra que melhor designa Deus. E tal utilização vai crescendo na medida em que os evan-gelhos vão sendo escritos: 4 vezes em Marcos; 17 em Lucas; 30 em Mateus; o recorde fica com João, 120 vezes. Je-sus jamais se dirige a uma divindade ou a um poder supremo. Seu Deus é uma pessoa que ele chama de Abba (Paizi-nho). No NT Deus é Pai e tem um único Filho: Jesus Cristo.

Jesus tem um modo muito especial

de se relacionar com Deus. Sua vida en-contra sua explicação última no mistério do Pai, fonte de seu ser, de sua vida, de seu agir. Os cristãos das primeiras comu-nidades, ao pronunciarem o nome de Deus, pensam no Pai de Jesus Cristo. Se Jesus é o Filho de Deus, Deus deve ser chamado de Pai (cf. 2Cor 1,19; Gl 2,20). São Paulo atribui sua conversão ao fato de Deus ter nele revelado o seu Filho: “Houve por bem revelar em mim o seu Filho” (Gl 1,16). Deus enviou seu Filho na plenitude dos tempos (cf. Gl 4,40). Há muitos textos que qualificam Deus de Pai: “Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo” (2Cor 1,3). “Existe um só Deus, o Pai, de quem tudo procede e para o qual caminhamos, e um só Se-nhor Jesus Cristo, por quem tudo existe e para quem caminhamos” (1Cor 8,6). O nome Deus, no NT, indica aquele que é o Pai de Jesus Cristo.

O evangelista João tem preferência pela designação Pai. O Deus do Quarto Evangelho é aquele do qual Jesus é o Fi-lho (cf. Jo 5,25; 10,36; 11,4). O Pai envia o Filho ao mundo (cf. Jo 13,16). Jesus veio do Pai (cf. Jo 8,42; 16,28). Deus e Pai são palavras que, para João, querem dizer a mesma coisa. O Verbo (Jesus) desde sempre estava com Deus (cf. Jo 1,1). O Filho unigênito está no seio do Pai (cf. Jo 1,18). Só o Filho viu o Pai (cf. Jo 6,46). Na páscoa, Jesus passa deste mundo ao Pai (cf. Jo 13,1; 20,17). A revelação do Pai se dá no Filho que ele mesmo enviou. E não há outra razão para este envio, a não ser o amor de Deus: “Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo para que vivamos por ele” (1Jo 4,9). Antes de vir ao mun-

do, Jesus, o Verbo, já era o Filho e estava numa relação de amor com o Pai. A en-carnação de Jesus significa que o Filho assumiu a nossa humanidade. Desde então, nossa humanidade está no Filho – e estará para sempre.

A relação de Jesus com seu Pai se mostra tão especial, que ele fala de Deus como meu Pai e vosso Pai. No Evangelho de João, no relato da apari-ção do ressuscitado a Maria Madalena, Jesus ordena: “Vai, porém, a meus ir-mãos e dize-lhes: subo a meu Pai e vosso Pai; a meu Deus e vosso Deus” (Jo 20,17). Também em Mateus Jesus utiliza as ex-pressões meu Pai e vosso Pai: “Se vós, que sois maus, sabeis dar boas dávidas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedem!” (Mt7,11); “nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor en-trará no Reino dos céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus” (Mt 7,21). Estes exemplos mostram que, de fato, a relação de Je-sus com o Pai, que aparece, sobretudo, nas suas orações, tem um caráter único. Apesar de Jesus afirmar que Deus é Pai de todos, ele revela que Deus é antes de tudo seu Pai.

CREIo QUE dEUS É NoSSo PAIJesus é, desde toda a eternidade,

o Filho de Deus. “Ninguém jamais viu a Deus: o Filho Unigênito que está no seio do Pai é que abriu caminho para ele” (Jo 1,18). Mas o Filho único, ao assumir nossa condição humana, nos deu acesso à paternidade de Deus e nos tornamos também filhos de Deus. Jesus, enquan-to primogênito, foi gerado primeiro para se tornar irmão de muitos (cf. Rm 8,29). Quem foi batizado no Cristo se revestiu de Cristo (cf. Gl 3,26). Segundo Paulo, os cristãos são constituídos filhos de Deus por adoção (cf. Rm 8,14-17), porque se tor-nam filhos no Filho. A filiação dos cristãos é uma filiação real, porque em Cristo nos tornamos verdadeiros filhos de Deus. A filiação do cristão é carregada de re-alismo: “Vede que manifestação de amor nos deu o Pai, sermos chamados filhos de Deus. E nós o somos!” (1Jo 3,1). Somos nascidos de Deus (cf. Jo 1,12-13; 3,1-11; 1Jo 2,29–3,10; 4,7; 5,1; 5,18). O Filho nos comunica sua filiação e, nele, somos filhos e podemos chamar Deus de Pai.

Pe. Paulo Sérgio Carrara, CSsR

I. o CREdo: Creio em deus Pai todo-poderoso

8 5“Cada santo nos socorre em uma determinada necessidade, mas São José nos socorre em todas” “Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome São José por mestre e não errará o caminho” Santa Teresa de Ávila (1515-1582)

o que vem por aí

social

ArQUIDIOCESE de bh“Não há meio mais necessário e mais eficaz para vencer as tentações contra a virtude

angélica do que o recurso imediato a Deus pela oração” - Santo Afosno Maria de Ligório

“Trabalhar na paróquia São José é de fato algo edificante. Aqui formamos uma grande fa-mília; crescemos e aprendemos dia após dia os muitos valores es-senciais para o nosso crescimento pessoal. Só tenho que agradecer a oportunidade de juntos traba-lharmos em prol do bem de nosso amado povo.” Franster - Assistente Administrativo Paroquial

Projeto telecentro digital dandara

O Projeto capacita os usuários na informática básica (Windows, Internet, Excel, Word, Power Point, Paint e Digitação). Tem du-ração de 1 ano e no final da etapa é entregue o cer-tificado. Curso para crian-ças (a partir de 8 anos) adolescentes e adultos. Tem como objetivo promo-ver o desenvolvimento so-cial e econômico por meio de informática básica, re-duzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.

ordenações e início de ministérios pastorais dos novos bispos da Arquidiocese de BH

Os novos bispos auxiliares nomeados pelo Papa Francisco para a Arquidiocese de Belo Horizonte, monsenhor Geovane Luís da Silva, monsenhor Otacílio Ferreira Lacerda e mon-senhor Vicente de Paula Ferreira irão rece-ber a ordenação episcopal e o início do mi-nistério pastoral nas seguintes datas:

- Monsenhor otacílio Ferreira lacerda 18 de março às 9h - ordenação epis-copal (Santuário Nacional Nossa Se-nhora da Conceição Aparecida/SP) 8 de abril às 9h - Início do ministério pastoral (Paróquia São Gonçalo - Praça São Gonça-lo, S/Nº - Centro / Contagem)

- Monsenhor Geovane luís da Silva 25 de março às 10h - ordenação episco-pal (Basílica São José, em Barbacena/MG) 5 de abril às 19h - Início do ministério pastoral (Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu - Rua Macaé, 629 - Bairro da Graça / Belo Horizonte)

Em breve programação completa.

O monse-nhor Vicente de Paula Fer-reira, C.Ss.R, Redentor i s ta da Província do Rio, foi no-meado bispo auxiliar da Ar-quidiocese de

Belo Horizonte pelo Papa Fran-cisco nesta quarta-feira, dia 8 de março.

Monsenhor Vicente nasceu em Alegre (ES), em 21 de outubro

de 1970. É graduado em Filoso-fia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Doutor em Ciên-cia da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com es-tágio pós-doutoral em Teologia, na FAJE, é formador dos estudan-tes Redentoristas de Teologia, em Belo Horizonte e autor de várias obras.

Fez sua profissão religiosa na Congregação Redentorista, Pro-víncia do Rio de Janeiro, em 1992.

Foi ordenado presbítero em 1996. Com 25 anos de vida religiosa, monsenhor Vicente tem 46 anos de idade. Na Congregação Re-dentorista, dedicou-se à Provín-cia do Rio, Minas e Espírito Santo. Foi promotor vocacional, forma-dor, vigário paroquial, participou de importantes trabalhos missio-nários e, por quase uma década, foi Provincial da Congregação.

Monsenhor Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R, será ordenado bispo no dia 27 de maio, às 10h, na Igreja São José.

7h: Saída da Igreja São José9h: Terço Meditado

10h: Confissão11h: Missa

Por trás de todo o funcionamento da Paróquia São José temos uma equipe que trabalha na parte administrativa. São eles Franster, Brener e Nilton.

• Franster é o assistente administrativo da paróquia. É quem cui-da doatendimento de fornecedores e funcionários e de toda a parte burocrática.

• Brener é responsável pela Comunicação. É ele quem produz conteúdo para o Jornal, Site, Facebook e demais meios de co-municação da Igreja.

• Nilton trabalha na área de manutenção. É ele que garante o funcionamento da iluminação, quem faz os reparos e pequenas obras e demais demandas de manutenção do patrimônio da paróquia.

Administração

Redentorista nomeado Bispo Auxiliar de BH

Peregrinação à Serra da Piedade - 01/04

Inscrições na secretaria da Igreja!

Participe da Semana Santa 2017 na Igreja São José!

6 7“São José aparece como um homem forte, corajoso, trabalhador, mas, no seu íntimo, sobressai uma grande ternura, que não é a virtude dos fracos, antes pelo contrário denota fortaleza de ânimo e capacidade de solicitude, de compaixão, de verdadeira abertura ao outro, de amor” (Papa Francisco)

Novena e Festa de São José 2017dIA 10 dE MARço, SEXtA-FEIRA

1º dIA dA NoVENAtema: José possui uma históriaoferta solidária: doação de canjica

7h e 8h: Missas12h e 17h: Via Sacra15h: Terço da Misericórdia17h: Abertura das barraquinhas18h: Novena a São José (Apostolado Oração)18h30: Missa festiva da Novena presidida por Pe. Alexandre (Paróquia Nossa Senhora Rainha - Bairro Belvedere)* Bênção para os casais

dIA 11 dE MARço, SáBAdo 2º dIA dA NoVENA

tema: José, homem justooferta solidária: doação de óleo

7h e 8h: Missas16h: Palestra para casais (Salão Paroquial)17h: Confissão comunitária17h: Abertura das barraquinhas18h: Novena a São José (Catequese Infantil, Crisma e P. Familiar)18h30: Missa festiva da Novena presidida por Pe. Marcelo (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem)* Bênção para os objetos religiosos (terços, medalhas, crucifixos, escapulários, etc)

dIA 12 dE MARço, 2º doMINGo dA QUARESMA

3º dIA dA NoVENATema: José confia no amor de Deus oferta solidária: doação de leite condensado

7h, 8h30, 10h, 11h30, 16h, 17h30 e 19h: Missas11h e 18h30: Novena a São José (Jumire e Pascom)* Barraquinhas ao longo de todo o dia

dIA 13 dE MARço, SEGUNdA-FEIRA 4º dIA dA NoVENA

Tema: José, servo obediente e fieloferta solidária: doação de açúcar

7h e 8h: Missas12h: Grupo de Oração em louvor a São José17h: Abertura das barraquinhas18h: Novena a São José (Meces)18h30: Missa festiva da Novena presidida por Pe. Eribaldo (Paróquia N. Sra. da Conceição - Raposos)* Bênção para a família (fotos)

ProgramaçãodIA 14 dE MARço, tERçA-FEIRA

5º dIA dA NoVENAtema: José, um protetor da vida!oferta solidária: doação de batata palha

7h: Missa12h: Reza do Terço a São José17h: Abertura das barraquinhas18h: Novena a São José (Pastoral da Acolhida)18h30: Missa festiva da Novena presidida por Pe. Fernando (Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Praça da Assembléia)* Bênção da água

dIA 15 dE MARço, QUARtA-FEIRA6º dIA dA NoVENA

tema: José acredita no projeto de libertaçãooferta solidária: doação de milho verde

7h e 8h: Missas12h e 15h: Novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro17h: Abertura das barraquinhas18h: Novena a São José (Grupo de Oração, Legião de Maria e Atelier de costura)18h30: Missa festiva da Novena presidida por Pe. Wagner (Paróquia Dulce dos Pobres - Aglomerado da Serra)* Bênção para os doentes

dIA 16 dE MARço, QUINtA-FEIRA7º dIA dA NoVENA

tema: José vence o medo pela féoferta solidária: doação de feijão

7h e 8h: Missas12h: Adoração ao Santíssimo Sacramento17h: Abertura das barraquinhas18h: Novena a São José (MLR, Liga Católica e Sobriedade)18h30: Missa festiva da Novena presidida por Pe. Roberto (Paróquia Jesus de Nazaré - Pedra Branca)* Bênção para os desempregados

dIA 17 dE MARço, SEXtA-FEIRA8º dIA dA NoVENA

tema: José, o simples carpinteiro de Nazaréoferta solidária: doação de canjica

7h e 8h: Missas12h e 17h: Via Sacra15h: Terço da Misericórdia17h: Abertura das barraquinhas18h: Novena a São José (Dízimo, Acólitos, Batismo)18h30: Missa festiva da Novena presidida por Pe. Francisco de Paula (Paróquia São Vicente de Paulo - Bairro Ipiranga)* Bênção dos trabalhadores, empresários, profissionais liberais e funcionários públicos

dIA 18 dE MARço, SáBAdo 9º dIA dA NoVENA

tema: José e Maria dizem sim a deusoferta solidária: doação de óleo

7h e 8h: Missas17h: Confissão comunitária17h: Abertura das barraquinhas18h: Novena a São José (Liturgia)18h30: Missa festiva da Novena presidida por Pe. Januário (Paróquia Sagrada Família)* Bênção das chaves das casas e dos veículos

dIA 19 dE MARço3º doMINGo dA QUARESMA

dIA dE São JoSÉPadroeiro das Famílias e dos

trabalhadores

Missas6h: Pe. Carvalhais8h: dom João Justino (Arcebispo Coadjutor de Montes Claros) e Pe. José Augusto10h: Pe. Carrara12h: Pe. Nelson14h: Pe. Flávio (Missa Sertaneja com Jhony Marcos e Maurinho)16h: Pe. Ricardo18h: Missa presidida pelo Provincial Pe. Américo de oliveira e concelebrada pela Comunidade Redentorista, em louvor a São José19h: Procissão com a imagem de São José

dIA 20 dE MARço, SEGUNdA-FEIRA

Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria,

padroeiro da Igreja

7h, 8h, 18h e 19h: Missas solenes em louvor a São José12h: Grupo de Oração em louvor a São José17h: Abertura das barraquinhas

A IMPoRtâNCIA dE São JoSÉSão José é um personagem célebre do Novo Testamento por ser o pai

legal de Jesus e esposo de Maria, mãe de Jesus. Pela tradição e pelas Escri-turas, nasceu em Belém, na Judéia. Figura-se na esteira da descendência do rei Davi (Mt 1,20). Foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, Mãe de Jesus. De acordo com a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho.

O lugar que São José ocupa no Novo Testamento é discreto: está total-mente em função de Cristo e não por si mesmo. José é um homem silen-cioso e pouco aparece na Bíblia. Não se sabe a data aproximada de sua morte, mas ela é presumida como anterior ao início da vida pública de Jesus – afirma o Evangelho de Lucas (cap. 2).

Os evangelhos não quiseram multiplicar suas palavras, senão mostrar seus atos: homem de silêncio, de fidelidade, obediência e fé a Deus, e amor a Maria e a Jesus.

Seu papel é de suma importância na história da Salvação e no plano de Deus para a humanidade. Suas palavras foram o testemunho de vida: obediên-cia ao projeto de Deus (Mt 2,19-23); acolhe Jesus como seu filho e enviado por Deus (Lc 2,48); exerce a função de carpinteiro (Mt 13,55; Mc 6,3); tem profundo amor e respeito por Maria, sua esposa (Mt 1,18-24). Tudo isso faz de São José uma figura grandiosa e exemplar modelo cristão. Não foi à toa que o Evangelho lhe atribui um nobre título: “Era um homem justo” (Mt 1,19).

Antes de tudo devemos afir-mar que ele participou como nenhuma outra pessoa, com ex-ceção de Maria, no mistério na encarnação de Jesus, função esta que ele exerceu como es-poso de Maria e com a sua pa-ternidade. Sua cooperação foi indireta, enquanto esposo de Maria e, enquanto pai de Jesus. Embora não participando dire-tamente, colaborou enquanto nutriu, protegeu e educou Je-sus, compartilhando com ele vários anos de sua vida. Deus confiou-lhe Jesus e Maria, os te-souros mais preciosos, e por isso a sua missão foi aquela de servir a economia da salvação, ao desígnio da redenção que se iniciou com a encarnação.

São José é um dos santos mais populares da Igreja, tendo sido proclamado “Protetor da Igreja Católica Romana”; por seu ofício, “Padroeiro dos Traba-lhadores” e, pela fidelidade à sua esposa é “Padroeiro das Fa-mílias”; sendo também padroei-ro de muitas igrejas e lugares do mundo, especialmente, da nos-sa querida Paróquia São José, no centro de Belo Horizonte.