campanha são josé é 10 nossa famÍlia são josé no coração...

6
Informativo da Paróquia de São José - Centro - Belo Horizonte - MG - Ano XII - Nº 168 - Janeiro de 2017 NOSSA FAMÍLIA São José Uma Igreja acolhedora no coração de Belo Horizonte DISTRIBUIÇÃO GRATUITA PALAVRA DO PÁROCO O ano será novo se suas atitudes forem novas! Página 2 EM FOCO Arquidiocese de Belo Horizonte lança projeto "Proclamar a Palavra" Página 3 ACONTECEU Fique por dentro das atividades de nossa Paróquia Página 4 e 5 Páginas 6 e 7 campanha são josé é 10 A Igreja São José está ficando cada dia mais bonita e acolhe- dora! Terminamos a restauração da parede lateral, na saída da Ta- moios. Agora vamos restaurar a outra parede, na saída da Tupis! Vamos unir nossas forças para mais esta etapa! Escolha uma das seguintes opções para contribuir: #EuContribuo! 12 “Não falarei nunca sem necessidade e piedosa intenção; o mais possível nunca perderei a paciência.” São João Neumann Adquira seu carnê com mensalida- des de apenas 10,00. Ao quitar as 20 parcelas do seu carnê, ganhe um lindo poster de São José. (A aquisição do carnê e o pagamen- to dos talões podem ser feitos na Secretaria da Paróquia) Faça uma contribuição espontâ- nea na Secretaria Paroquial. Ou faça seu depósito em conta: BANCO DO BRASIL - Agência 1614-4 Conta Corrente 11253-4 Acompanhe o programa DOMINGO DE FÉ, apresentado pelo Pe. Nelson Antonio Linhares, CSsR Pároco da Igreja São José - Centro - Belo Horizonte Todos os domingos, às 8h, na BH News TV, canal 9 da NET ou pela internet. Escreva para o Secretariado de Vocações Redentoristas R. Capitão Leonídio Soares, 751 - Planalto Caixa Postal 1125 BH – MG - CEP: 30161-970 Tel. (31) 3494-4519 - E-mail: [email protected] www.vocacionalredentorista.com.br JOVEM, DESEJA SER MISSIONÁRIO REDENTORISTA, PADRE OU IRMÃO? Comecei a ajudar na Campanha São José é 10 na ultima adoração de quinta-feira de 2016 a convite da minha tia. Tem dois anos que eu frequento a Igreja e vejo que o dinheiro foi mui- to bem investido na reforma. Eu me sinto muito bem colaborando com essa campanha por que vejo que as mudanças realmente acon- tecem. Acho que todos deveriam participar e não só colaborar mas vir participar também das missas e adorações por que é muito bacana. Felipe S. Lopes da Silva Comerciante Ano Novo: tempo de “Viver em Saída”

Upload: doanngoc

Post on 18-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Informativo da Paróquia de São José - Centro - Belo Horizonte - MG - Ano XII - Nº 168 - Janeiro de 2017

NOSSA FAMÍLIASão JoséUma Igreja acolhedora

no coração de Belo Horizonte

DIS

TRIB

UIÇ

ÃO

GRA

TUITA

PAlAvrA do PároCoO ano será novo se suas

atitudes forem novas!

Página 2

EM FoCoArquidiocese de Belo

Horizonte lança projeto "Proclamar a Palavra"

Página 3

ACoNtECEUFique por dentro das atividades de nossa

ParóquiaPágina 4 e 5

Páginas 6 e 7

campanha são josé é 10

A Igreja São José está ficando cada dia mais bonita e acolhe-dora! Terminamos a restauração da parede lateral, na saída da Ta-moios. Agora vamos restaurar a outra parede, na saída da Tupis! Vamos unir nossas forças para mais esta etapa!

Escolha uma das seguintes opções para contribuir:

#EuContribuo!

12 “Não falarei nunca sem necessidade e piedosa intenção; o mais possível nunca perderei a paciência.” São João Neumann

Adquira seu carnê com mensalida-des de apenas 10,00. Ao quitar as 20 parcelas do seu carnê, ganhe um lindo poster de São José. (A

aquisição do carnê e o pagamen-to dos talões podem ser feitos na

Secretaria da Paróquia)

Faça uma contribuição espontâ-nea na Secretaria Paroquial.

Ou faça seu depósito em conta:BANCO DO BRASIL - Agência 1614-4

Conta Corrente 11253-4

Acompanhe o programa doMINGo dE FÉ, apresentado pelo

Pe. Nelson Antonio linhares, CSsRPároco da Igreja São José - Centro - Belo Horizonte

todos os domingos, às 8h, na BH News tv, canal 9 da NEt ou pela internet.

Escreva para o Secretariado de vocações redentoristas

R. Capitão Leonídio Soares, 751 - PlanaltoCaixa Postal 1125 BH – MG - CEP: 30161-970

Tel. (31) 3494-4519 - E-mail: [email protected]

JovEM, dESEJA SEr MISSIoNárIo rEdENtorIStA,

PAdrE oU IrMão?

Comecei a ajudar na Campanha São José é 10 na ultima adoração de quinta-feira de 2016 a convite da minha tia. Tem dois anos que eu frequento a Igreja e vejo que o dinheiro foi mui-to bem investido na reforma. Eu me sinto muito bem colaborando com essa campanha por que vejo que as mudanças realmente acon-tecem. Acho que todos deveriam participar e não só colaborar mas vir participar também das missas e adorações por que é muito bacana.

Felipe S. lopes da SilvaComerciante

Ano Novo: tempo de “Viver em Saída”

agenda aniversariantespalavra do pároco

2 11“Se querem ser felizes, fiquem perto do Senhor numa oração agradecida; prestem atenção ao clamor dos pobres abandonados, cheguem até eles”. Beato Pedro Donders É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”. Carlos Drummond de Andrade

expedienteInformativo elaborado pela Equipe de Comunicação da Igreja São JoséPároco e Editor: Pe. Nelson Antônio Linhares, CSsR.Projeto Gráfico: Brener Paivadiagramação e Impressão: Gráfica Lanna tiragem: 6.000 exemplaresFotografias: Amarelinho de Jesus, Andrea Miranda, Andrea Souza e Brener Paiva.Secretaria Paroquial: Rua Tupis, 164 - Centro Belo Horizonte - MG - CEP: 30160-041telefone: (31) 3273-2988 - Fax: (31) 3226-4138E-mail: [email protected]

www.igrejasaojose.org.brwww.facebook.com/igrejasaojose

MISSAS• Segundas, Quartas, Quintas e Sextas-feiras:

7h, 8h, 18h e 19h• terças-feiras: 7h• Sábados: 7h, 8h e 18h

(4º sábado: Missa das Famílias)• domingos: 7h, 8h30 (Missa das Crianças), 10h,

11h30, 16h, 17h30 e 19h (Missa dos Jovens)

ENCoNtroS dE orAção Ao MEIo dIA• Segunda-feira: Grupo de Oração • terça-feira: Terço Mariano• Quarta-feira: Novena a Nossa

Senhora do Perpétuo Socorro• Quinta-feira: Adoração ao

Santíssimo Sacramento• Sexta-feira: Ofício Divino - 15h:

Terço da Misericórdia

CoNFISSõES• Confissão Individual:

Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 7h às 9h e de 16h às 18h (exceto na primeira sexta-feira do mês) e aos Sábados, de 7h às 9h.

• Confissão Comunitária: Sábados, às 17h; Quintas-feiras, véspera da primeira sexta-feira do mês, às 18h; e nas primeiras sextas-feiras do mês, às 7h30 e às 18h – no Salão Paroquial.

NovENAS• Nossa Sra. do Perpétuo Socorro:

toda quarta-feira, às 8h, 12h, 15h e 18h.• São Geraldo: toda segunda-feira, às 8h e 18h.

HorárIoS dE AtENdIMENto dA SECrEtArIA• Segunda a Sábado: 7h30 às 19h.

dízIMo• todo 2º domingo do mês é dedicado ao Dízimo

Que São José derrame suas bênçãos sobre você e sua família e que esta data se repita ainda por muitas vezes!

Parabéns

ANo Novo CoM AtItUdES NovAS!

Caro(a) leitor(a) do Jornal Nossa Família São José,Janeiro é um período apropriado para se

usar o tempo disponível e fazer uma avalia-ção do que foi para você o ano que passou e de como conduziu sua vida - ou se foi por ela levado. A mudança de ano é apenas uma marcação artificial do tempo, mas essa passagem lhe dá a oportunidade de fazer um levantamento dos últimos 365 dias e um

planejamento para os próximos 365.É muito comum e até virou um chavão fazer as famosas

promessas de fim de ano, anunciando a carta de boas inten-ções para o ano vindouro. Nada contra esses arroubos de empolgação. Mas, como você já deve ter reparado, isso ra-ramente funciona. Afinal, de boas intenções... E não funciona porque carece de engajamento, empenho, energia criativa. Vai na esteira da satisfação aos nossos “cobradores” internos e externos, como se quiséssemos fazer como os governos: “No ano passado eu não consegui. Nada mais resta a fazer. Mas no ano que vem...”. Ao longo do ano, tudo vira pó no moinho do tempo.

Um pouco de compromisso e cuidado ao escolher os pro-pósitos para o futuro pode fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso. Ao projetar seus caminhos para os meses que virão em 2017, algumas referências merecem ser consideradas:

• Em primeiro lugar, só adianta pensar sobre as coisas re-ais, que vão acrescentar valor à sua vida e apontar um caminho de crescimento. (basear projetos em ganhar na megasena é inútil e frustrante).

• Depois, você precisa se conhecer para visualizar o que é o seu verdadeiro alcance. Não considere caminhos fora de suas possibilidades. Valorize a capacidade de empenho, dedicação e disciplina que você possui.

• valorize a força da fé. Quem cultiva em seu coração a experiência com Deus, sentirá a força do Amor, da esperança, da confiança, da proteção que faz acon-tecer a vitória.

Para se olhar o futuro é importante refletir sobre o passado. Entender a razão das derrotas e os motivos das vitórias. Isto aju-da a escolher as providências necessárias para que projetos pessoais e metas para o próximo ano sejam bem-sucedidos.

Um passo fundamental consiste em estabelecer priorida-des: qual a conquista mais importante, o que se deseja em pri-meiro lugar. Criando uma ordem de importância você pode se organizar para escolher os alvos para onde direcionar suas energias. E o que é realmente importante, não se tornará acessório. Ou vice-versa!

Vale recordar as palavras do imortal poeta português Fer-nando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é peque-na”. Ou seja, é preciso pensar com grandeza e agir com fir-meza, sem perder a generosidade de coração! 2017 valerá a pena sim. Basta ter Deus no coração, praticar a Palavra d’Ele, guiando-se pela fé ao longo dos dias que virão. Afinal, não bastam boas intenções. A vida se define pelas escolhas e ati-tudes. Que a sua alma não seja pequena! Siga a estrela da FÉ!

Acolha meu abraço fraterno e a bênção,Pe. Nelson Antonio, CSsr

[email protected]/padrenelsonantonio

01/01Adinéia Cardoso RosaBruna Vieira BrunoJovita Maria FerreiraLuciana Gonçalves de OliveiraLuciano Amorim BorgesMaria Geralda do Nascimento Sebastião Pereira de SouzaWagner Wander de Sousa

02/01Carla Merli da ConceiçãoMiriam Raimunda AndradeValquiria Maria Borges

03/01Márcia Gonçalves RosaMaria Hilda da SilvaMaria José Ribeiro VieiraMoacyr Pimenta Brant FilhoNewton BandeiraVera Lucia Moreira Magalhães

04/01Andreia Ferreira CoelhoAquiles Alves Ferreira

05/01Pe. Américo de oliveira, C.Ss.r.Honoria Mota de AssunçãoMaria das Graças de AlmeidaMarta Valéria de Amorim

06/01Pe. ricardo Alexandre Ferreira C.Ss.r.Pe. Edson Alves da Costa C.Ss.r.(Profissão Religiosa)Carmem Lúcia Ribeiro CamposChrispim Shakespeare do CoutoGlória Dilma de MatosSônia Maria Pires

07/01Pe. Michael Brehl C.Ss.r. (Superior Geral)Cibele Maria Costa SallesCleuza de Fátima Souza Maciel Fernanda Patricia OliveiraMarlete Moreira Duarte

08/01Aurea dos Prazeres MaiaBruna Franciele Fernandes TigrePatrícia Batista de OliveiraRonaldo Antônio BragaRosilene Silva SantosThéo Hudson Medeiros Machado

09/01Maria Elizabeth de OliveiraOsvaldo Pereira

10/01Allan Vanderlei CanavarroMaria de Lourdes RezendeMarina A. Silva Fonseca

11/01Antônia Ferreira dos Santos

12/01Martha Silvéria de CarvalhoRosilda Pereira de Sousa

13/01Pe. André luiz Bastos C.Ss.r.(Profissão Religiosa)Izabela Procópio CostaPatricia Simone Pinto

14/01Adriana Pereira da Silva

15/01Silvana de Oliveira HortaWaltrand Viana Nazaré

16/01Pe. Jésu Ferreira de Assis, C.Ss.r.Ana Eduarda da SilvaJacy Campos Fonseca

17/01Fr. rodrigo Costa Silva C.Ss.r.(Profissão Religiosa)Junio Eustáquio de Sousa FariaMaria Helena FernandesOneide Maria Pimenta Figueiredo

18/01Pe. José Cláudio teixeiraLívia Maria Correa de Paula

19/01Lusemir Xavier de OliveiraMaria da Conceição SiqueiraMaria Helena Pereira Sausmikat

20/01diac. Jonas Pacheco Machado C.Ss.r.(Profissão Religiosa)Brenda Leticia DiasGeiza Mara Vieira

21/01Antônio Gabriel de PaulaCassiana CostaIsabelle Roussin Brasil Vieira

22/01Maria Amélia Lima de Castro Leite

23/01Pe. Bruno Alves Coelho C.Cs.r.Pe. Alfredo viana Avelar C.Ss.r.Pe. Fagner daben Mapa C.Sr.r.Pe. Paulo roberto de Morais Júnior C.Ss.r.(Profissão Religiosa)Elizabete Serafim de FreitasSylvio Paulo Toledo

Tadeu Felipe Ribeiro BarbosaTerezinha Cabral Ribeiro

24/01Ernani do Amaral CoelhoMaria Odíla de MatosMariana Ribeiro dos SantosRení de Oliveira Nunes

25/01Pe. Jesu Ferreira de Assis C.Ss.r.Pe. Braz Delfino Vieira C.Ss.R.Pe. Mário Antônio de Freitas C.Ss.r.Pe. José raimundo vidigal C.Ss.r.Pe. dalton Barros de Almeida C.Ss.r.Pe. Mauro Carvalhais de oliveira C.Ss.r.Pe. Elio Silva Atayde C.Ss.r.Pe. Ergo dias de Araújo C.Ss.r.Pe. Waldo José Pignaton C.Ss.r.Pe. luciano Silveira Ivo C.Ss.r.Pe. José Antero Barreto de Macedo C.Ss.r.Pe. Walber dias Barbosa C.Ss.r.(Profissão Religiosa)Fernando Joaquim Teixeira CoelhoLeonardo da Silva FreitasVera Lucia Martins Lopes

26/01Pe. José Augusto da Silva C.Ss.r.(Profissão Religiosa)Rita do Carmo

27/01Pe. ricardo Alexandre Ferreira C.Ss.r.Pe. Braz Delfino Vieira, C.Ss.R. (ordenação Sacerdotal)Dilma Vicente da SilvaIrone da Silva Batista G. SantosJacqueline Aparecida SantosMaria Salete Salgado Gonçalves

28/01dom Fernando Jose Monteiro, C.Ss.r(Profissão Religiosa)Paulo Cesar Nogueira de ResendeZélia Queiroz Pinheiro

29/01Pe. Mauro Carvalhais de oliveira, C.Ss.r.Pe. Élio da Silva Athayde, C.Ss.r.(ordenação Sacerdotal)Marly Ângela Nunes da SilvaPrudência Thomázia França Ferreira

31/01Pe. luís Carlos de Carvalho SilvaPe. José Carlos Campos C.Ss.r.Pe. Nelson Antônio linhares, C.Ss.r.(Profissão Religiosa)Ana Paula da Silva LaraJanaina Carvalho VianaJosé Vieira de SouzaMaria Emilia Ferreira Coelho de SouzaVanda Aparecida Mansur Salim

nossa família dizimista em foco

10 3“O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.” Chesterton “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em

levantarmo-nos sempre depois de cada queda”. Oliver Goldsmith

ANO NOVO PARTILHANDO O DÍZIMO!

Além de ser uma colaboração, o Dízimo é um gesto de amor, fé, partilha, e, sobretudo, agradecimento a Deus. O Dízimo nos educa para a gratidão e para a generosidade. Ele nos leva a abrir os horizontes da nossa mente, do nosso coração e de nossas mãos.

Sabemos que é com esta partilha que a nossa Igreja se mantém atuante e dinâmica, já que o Dízimo é um gesto que parte de nossa disponibilidade para devolver a Deus, com fidelidade, uma parte de tudo aquilo que Ele próprio nos dá.

Só assim, a comunidade poderá realizar a missão a partir das três dimensões do Dízimo: Religiosa, Social e Missionária. Um ano novo e feliz se faz também com a partilha do dízimo!

Senhor, fazei de mim um(a) dizimista consciente, partilhando com alegria e generosidade!

Seja dizimista na São José!

• Afonso Pedro vasconcelos • Alcione Aparecida Cardoso dos Santos • Bruna vieira Bruno • Carmina Sandra oliveira • Cláudia Madeira Miranda • Fábio Alves de Souza • Gláucia r. Maia de Menezes • Gutemberg dos Santos teixeira • Iran lucas dias • Izabel Maria Avelar • Jacqueline Menezes de oliveira • Jaqueline Aparecida da Silva • José C. ramalho de Souza • Keitiany rodrigues Mendes • Kleber Alexandre G. Medeiros • leci dos Santos duarte • Maria da Gloria de oliveira • Maria das Graças S. Carvalho • Maria de Fátima Gomes veloso • Maria Elizabeth de oliveira • Maria Eurides ribeiro• Maria Geralda de oliveira • Maria José Cirino dos Santos • Maria lúcia teixeira leite • Marinete de Pinho • Marlene leite rocha • Marli de Paula dias • Marília de dirceu Barbosa de Aguilar• Mauro lúcio Ferreira • Mônica Maria da Silva • reginaldo de Paiva oliveira • Silvana regina Francisco • Solange Pinto da rocha • tereza Cristina Santos • vera lucia Moreira Magalhães • Waltrand viana Nazaré • E voCÊ, Já FAz PArtE dEStA lIStA?

novos dizimistas

A 5ª Assembleia do Povo de Deus foi uma oportunidade de rea-dequar nossas dinâmicas pastorais, evangelizadoras e missionárias, no horizonte do serviço a Jesus Cristo, na concretude da vida. Ela nos fez olhar para o conjunto das diretrizes da ação evangelizadora na Arqui-diocese, elegendo a Palavra de Deus como o eixo central da sua ação pastoral, evangelizadora e missionária.

Podemos dizer da Palavra o mesmo que dizemos a respeito da Eucaristia: como essa é “fonte e ápice de toda a vida cristã”, tam-

bém a Palavra é “fonte e ápice” de toda ação pastoral, evangeli-zadora e missionária da Igreja.

Por isso, a 5ª Assembleia do Povo de Deus elegeu o seguinte caminho evangelizador para os próximos quatros anos: o Projeto de Evangelização: Proclamar a Palavra (2017-2018). Nesse projeto, elegemos dez compromissos que deverão garantir que a Palavra de Deus seja vivência (no âmbito da Pessoa), testemunho (no âmbito da Comunidade) e serviço (no âm-bito da Sociedade). Os Planos de Ações Pastorais, que serão elabo-

rados em todasas instâncias da nossa Amada

Arquidiocese, constituirão as novas práticas pastorais de nossa Igreja Particular, integrando as muitas rea-lidades de nossa arquidiocese e le-gitimando as aspirações que irrom-pem na história como “novos sinais dos tempos”. O atual pontificado de Francisco se põe nessa perspec-tiva. A Conferência de Aparecida também nos desafiou a sermos con-sequentes com a renovação do Concílio Vaticano II e da tradição libertadora latino-americana.

Pe. áureo Nogueira de Freitas

Proclamar a Palavra de Deus é o nome de nosso Projeto de Evangelização. Para além de ser o nome, Proclamar a Palavra é o foco modulador de todas as nos-sas ações e de nosso testemunho. Ainda, além de foco, Proclamar a Palavra de Deus é o eixo, em torno do qual giram essas ações e testemunho. É o ponto, a par-tir do qual se pode avançar nos caminhos da evangelização. Na verdade, Proclamar a Palavra precisa ser, quotidianamente, a alma de nosso Projeto de Evan-gelização. Tudo o que se fizer, promover e vivenciar na ação evangelizadora tem que ser fe-cundado pelo compromisso de Proclamar a Palavra. Um compro-misso de cada um de nós, somos discípulos missionários e discípulas missionárias. Portanto:

Você vai proclamar! Eu tam-bém vou proclamar! Proclamar a Palavra de Deus em todo lugar, em família, no trabalho, na vizi-nhança, na escola e no lazer, nos debates, aos doentes e aos mais

pobres. Entre na roda dos ami-gos, ajuntados por Jesus, adultos, nossas crianças, com os jovens, e com você!

Juntos, na 5ª Assembleia, em comunhão de fé, escolhemos os compromissos norteadores do ca-minho que vamos percorrer, para que Jesus Cristo seja conhecido e seguido. Que o encontro com Ele,

a maior alegria e honra de nossas vidas, como discípulos e discípu-las missionários, faça-nos experi-mentar o amor misericordioso de Deus Pai, abertos à condução amorosa do Espírito Santo de amor, fazendo de nós uma Igreja missionária e misericordiosa, com-prometida com a construção de uma sociedade justa e solidária, a caminho do Reino definitivo.

Por isso, enquanto caminha-mos, trabalhamos e realizamos nossas tarefas missionárias, vamos Proclamar a Palavra para fecun-dar nossos corações, fortalecer e fazer crescer nossa rede de comu-nidades, receber o sustento que só nos vem do diálogo com Deus, fonte da sabedoria, como irmãos e irmãs vencer o mal com o bem, amar primeiro porque Deus nos amou e entrelaçar corações na roda dos amigos de Jesus.

Convido a todos para juntos, sempre, em todo lugar, escutar e Proclamar a Palavra.dom Walmor oliveira de Azevedo

Arcebispo metropolitano de BH

DIRETRIZES DA AÇÃO EVANGELIZADORA:Rede de Comunidades / Opção preferencial pelos pobres / Igreja da acolhida / Fé, Política e Cidadania / Família / Protagonismo dos leigos e leigas / Opção preferencial pelas juventudes / Formação integral e per-manente / Catequese / Comunicação e Cultura.

aconteceu Lojinha de artigos

religiosos

social

4 9“Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã”. Santo Isidoro de Sevilha O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.

“Não há meio mais necessário e mais eficaz para vencer as tentações contra a virtude angélica do que o recurso imediato a Deus pela oração” - Santo Afosno Maria de Ligório

O Projeto Energiart é uma ação da Obra Social São José que oferece oficinas de Dan-ça Cigana para pessoas da terceira idade, principalmente de situação mais vulnerável e carentes. Objetiva favorecer a convivência e o fortalecimen-to de vínculos, por meio da ex-pressão e da arte. Realiza tam-bém momentos de partilha, escuta, lazer, entretenimento, socialização e de promoção cultural, visando valorizar o vi-ver saudável. O trabalho é vol-tado para mulheres e homens com idades a partir de 40 anos.

A Lojinha de Artigos Religiosos da Igreja São José fica na lateral direita do estacionamento. Lá você encon-tra vários produtos como imagens, li-vros, novenas, camisas, joias, terços, dentre outros. Além disso, também são vendidas velas que podem ser acesas no velário no interior da loja. Atualmente quatro funcionários tra-balham na Lojinha. São Eles Dilma, Gilson, Saionara e Vânia. O horário de funcionamento da Lojinha é de segunda a sexta, de 7h as 19h. e Sa-bado e Domingo de 7h as 13h.

Trabalhar na Lojinha de Arti-gos Religiosos da Igreja São José é uma benção. É muito bom atender os fiéis e proporcionar, através dos produtos, uma opor-tunidade de aproximação com Deus e de oração. Trabalho aqui na Igreja São José a 30 anos, sou a funcionária mais antiga da Congregação Redentorista. Me orgulho muito de fazer parte des-sa família.

dilma Antonia de SousaGerente

da Lojinha de Artigos

Religiosos da Igreja São José

HoMENAGEM dE NAtAl: a Comuni-dade Redentorista e a Igreja São José homenagearam os fiéis e todos que passaram pelos nossos jardins e es-cadaria com uma faixa desejando um Feliz Natal e Aben-çoado Ano Novo.

CAlENdArIo 2017: os fiéis e dizimistas da Igreja São José também receberam um presente de natal. Este ano foram entregues nas missas do dia 25/12 um lindo ca-lendário. Além das datas do novo ano, o calendário conta com informações so-bre liturgia e datas come-morativas. Para ilustrar fo-ram selecionadas algumas fotos da Igreja São José.

PrESÉPIoSNeste ano foram montados dois lindos presépios na Igre-ja São José. Um no altar de Santo Afonso, na lateral da Igreja e outro no jardim do estacionamento, próximo a passarela de pedestres. Os dois ficaram muito bonitos e encantam a todos que pas-sam por eles.

CorAISDurante todo o mês de de-zembro, as noites da Igreja São José foram abrilhantadas por lindas apresentações na-talinas. Diversos corais apre-sentaram belas canções que emocionaram muitas pesso-as. Grupos de crianças, adul-tos e idosos vindos de vários locais como colégios, asso-ciações e órgãos estaduais.

MISSA dE NAtAlNa Igreja São José a Missa do Galo foi celebrada às 20:00 horas do dia 24/12 com a participação de toda a comunidade Redentorista.

O ponto alto da celebração foi a entrada do Menino Jesus que ocupou seu lugar de destaque no presépio. Outros momentos importantes foram as bênçãos do presépio e das grávidas.

8 5Neste ano novo de 2017 prometa menos e comprometa-se mais, surpreenda mais! Jamais haverá ano novo se você continuar a copiar os erros dos anos velhos.

o que vem por aí

arquidiocese de bh

AtIvIdAdES dA IGrEJA No MÊS dE JANEIroMISSAS: continuarão nos horários habituaisorAçõES Ao MEIo dIA: estão suspensas nes-te mêsCoNFISSõES: não haverá confissão individual. Somente Confissão Comunitária, aos sába-dos, às 17h.

EStão ABErtAS AS INSCrIçõES PArA A CAtEQUESE INFANtIl E CrISMA:

Para a catequese, crianças a partir dos 5 anos de idade.

Para a Crisma, a partir dos 15 anos de idade.Procure a secretaria da Paróquia. Os en-contros terão início em fevereiro!

SANtoS rEdENtorIStAS dE JANEIro No mês de janeiro são celebrados dois santos Redentoristas. São João Neuman dia 05/01 e Beato Pedro Donders dia 14/01. Na Igreja São José, os santos são lembrados durante as missas em seus respectivos dias.

FUNdAção dA PArÓ-QUIA: A Paróquia São José está completando 116 anos de sua funda-ção. No dia 27 de janeiro de 1900, a Paróquia foi criada por Dom Silverio Gomes Pimenta, então bispo da Diocese de Ma-riana, a qual pertencia o território da Igreja em Belo Horizonte. Na ocasião, foi entregue aos cuidados dos Missionários Redento-ristas para o cuidado pas-toral da capital de Minas Gerais que contava com 14 mil habitantes e ape-nas uma paróquia.

Associação Projeto Providên-cia: apadrinhe uma criança Um gesto simples que pode mudar vidas: você pode apadrinhar uma criança atendida pelo Projeto Pro-vidência, instituição da Arquidio-cese de Belo Horizonte que traba-lha para construir uma vida melhor para crianças, adolescentes, jo-vens e também para suas famílias, envolvendo toda a comunidade. Para apadrinhar uma criança, a sugestão de valor mínimo mensal é R$30, mas esse valor é livre, poden-do os interessados contribuir com

quantias diferentes. A contribuição pode ser feita por meio de boleto bancário, desconto em conta da Cemig ou da Copasa ou mesmo débito em conta corrente do Ban-co do Brasil. Existe ainda opção de depósito direto nas contas da Asso-ciação Projeto Providência, no Ban-co do Brasil (Agência 3368-5, con-ta 13.642-5) ou no Banco Bradesco (Agência 0462-6, conta 53680-6). Outras informações: projetoprovi-dencia.org; (31) 3273-8902, 3403-2162 ou pelo e-mail [email protected].

BENção dA GArGANtA E 1ª SEXtA-FEIrA: No dia 3 de fevereiro de 2017 celebramos o dia de São Bras, padroeiro dos veterinários, ani-mais, dos pedreiros, escultores, operários de construção e o protetor contra as dores de garganta. Na Igreja São José teremos a tra-dicional Benção da Garganta em todas as missas. Será também a 1ª Sexta-feira do Mês, dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e que acontece a reunião do Apostolado da Oração, após a missa das 18h.

MISSA dA GrAtIdão: no dia 31/12 foi ce-lebrada a missa da Gratidão. Um momento de agradecer pelo ano que se passou. Pelas conquistas e também pelos desafios. É pre-ciso ser grato a Deus por todas as coisas.

MISSA dA CoNSAGrAção doS Pro-JEtoS: a Missa das 11h30 de domingo, 01 de janeiro de 2017, Dia Mundial da Paz, foi celebrada em comemoração à chegada do Ano Novo, denomina-da também Missa da Consagração dos pedidos, planos, projetos dos fiéis para 2017. Após a homilia, o cele-brante Pe. Nelson consagrou os pedi-dos escritos dos fiéis, colocados numa caixa e derramados sobre o altar, reiterando-os e enfatizando que Deus é nossa força e é com ela que deve-mos contar. Em seguida, procedeu à bênção da água com a qual, percor-rendo toda a igreja, aspergiu os fiéis.

6 7“Se ficar esperando o momento ideal, nunca sairá do lugar, é preciso um pouco de loucura para dar o próximo passo”. São João Neumann

Ano Novo: tempo de “Viver em Saída”“E a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino” (Mt 2,9)

oS MAGoS: UMA rEFErÊNCIA dE vIdA!O relato dos Magos não faz referência a pessoas concretas, mas a personagens. Não eram reis, mas

“magos”, ou seja, sábios que investigavam os céus para entender melhor o que se passava na terra. Porque estavam buscando, descobriram, encontraram. Notemos que são os que estavam longe que descobriram, enquanto que aqueles que estavam próximos do Menino não se inteiraram de nada.

Para descobrir a presença de Deus, o único definitivo é a atitude. Ao descobrir algo surpreen-dente, puseram-se a caminho. Não sabiam para onde iam, mas arriscaram. No caminho que os Magos percorreram para aproximar-se de Jesus estão representadas as atitudes daqueles que buscavam a Jesus e se aproximavam das primeiras comunidades cristãs para conhecê-lo. E está também representada nossa busca.

O importante, no texto de Mateus, não é deter-nos na veracidade histórica dos Magos, mas descobrir a “pérola preciosa” que o evangelista oferece, tanto para as primeiras comunidades cristãs como para os judeus que se aproximavam para conhecer Jesus através de seu testemunho.

Como eles poderiam situar-se diante do nascimento de Jesus? Segundo o Evangelis-ta, diante de Jesus podem ser adotadas atitudes muito diferentes. O relato dos magos nos fala da reação de três grupos de pessoas.

• As autoridades religiosas, que conheciam muito bem a lei judaica e sabiam o que significava Belém para a corrente profética, não souberam ler os sinais dos tempos e não puderam encontrar Jesus. A religião, quando se reduz a simples práticas rituais, atrofia a sensibilidade da pessoa, impedindo-a abrir--se às surpresas de Deus.

• o poderoso rei Herodes, preocupado em preservar seu poder, só vê pe-rigo diante de qualquer situação diferente. Nenhum poder é mediação para deixar-se provocar pelo novo.

• Somente alguns pagãos (Magos), guiados pela pequena luz de uma estrela, buscaram, puseram-se em marcha e encontraram Jesus.

“Banhado pela suave luz da estrela, em meio a vacas, jumentos e palha, se encontrava um nenezinho. Eles, então, foram iluminados. Não pela luz da estre-la, mas pela luz da criança.

Perceberam que sua busca havia chegado ao fim. Aquilo que os adultos esqueceram e que a sabedoria busca – as crianças sabem.

Ser sábio é ser criança. O universo é um berço onde dorme uma criança. E desde aquele dia eles deixaram de olhar para as estrelas e passaram a olhar para as crianças.

Os sábios vêem o avesso. O avesso é esse: os adultos são os alunos; as crian-ças são os mestres. Por isso os magos, sábios, deram por encerrada a sua jorna-da ao encontrarem um menino numa estrebaria...

No Natal, todos os adultos rezam a reza mais sábia de todos, escrita pela Adélia Prado: ‘Meu Deus, me dá cinco anos, me dá a mão, me cura de ser grande’”

(Rubem Alves)

A “travessia” vivida pelos Ma-gos é a mesma que todos expe-rimentamos; somos seres “em sa-ída”, em contínua busca. Quem busca não permanece sentado, olhando o teto ou paralisado com o comando da tv na mão. Hoje so-mos milhões de pessoas buscando permanentemente no Google, no Facebook, no WhatsApp..., senta-dos, parados, anestesiados...

Quem “sai” está deixando sua

acomodada segurança, expon-do-se ao que não conhece ou lhe dá medo conhecer. Há milhões de pessoas saindo sem pôr os pés na rua, de garagem em garagem, de centro comercial em centro co-mercial, viajando de metrô com os olhos fixos no celular, transitando

por circuitos perfeitamente esta-belecidos para não ver o que há mais além do “parque temático” que lhe é apresentado. Há mui-tos milhões que vivem com uma venda nos olhos, quer estejam em casa ou saiam para fazer exercí-cios. O que buscam? O que as ani-mam a sair? O que encontram?

UM rElAto dESCoNCErtANtE. Deus, escondido na fragilidade humana, não é encontrado pelos que vivem instalados no po-der ou fechados na segurança religiosa, mas se revela àqueles que, guiados por pequenas

luzes, buscam incansavelmente uma esperança para o ser humano, na ternura e na pobreza da vida. Os Magos não pertenciam ao povo eleito, não conheciam o Deus vivo de Israel.

Nada sabemos de sua religião nem de seu povo de origem. Só sabemos que eles viviam atentos ao mistério que se encerra no cosmos. Seu coração buscava verdade.

Em algum momento acreditaram ver uma pequena luz que apontava para um Salvador. Precisavam saber quem era e onde estava. Abriram-se à luz

da estrela e rapidamente puseram-se a caminho. Seria uma perda de tempo? Valia a pena fazer a travessia? Não conheciam o

itinerário preciso que deveriam seguir, não sabiam para onde a estrela os conduziria e o caminho implicava riscos. Mas em seu interior ardia a esperança de encontrar uma Luz para o mundo.

Quando os Magos se desviaram da rota de Belém e en-traram em Jerusalém para perguntar onde é que estava o rei dos judeus recém-nascido, a estrela desapareceu de suas vistas, como que indicando que não é na riqueza e no luxo das cortes que a luz de Deus brilha para os corações

A estrela também moveu os magos a que deixas-sem de olhar para ela; que olhassem antes para o lugar, na terra, para onde ela apontava e sua luz ilu-minava. Pois é na simplicidade e pobreza de uma criança que resplandece a luz de Deus.

Os magos não caem de joelhos diante de Hero-des: não encontram nele nada digno de adoração.

Não entram no Templo grandioso de Jerusalém: tem acesso proibido. A pequena luz da estrela os atrai para o

pequeno povoado de Belém, longe de todo centro de po-der. Ao chegar ao lugar indicado, veem somente o “menino

com Maria, sua mãe”. Nada mais. Um menino sem esplendor nem poder algum. Uma vida frágil que necessita dos cuidados

de uma mãe. É suficiente para despertar nos magos o assombro.

Eles prostram-se e adoram o Menino Jesus. Cena poética onde Mateus nos ajuda a romper nossos esquemas mentais. Aqueles que conheciam as escrituras de

memória e sabiam interpretá-las não vão ao encontro de Jesus. Aqueles que sabem ler as estrelas são capazes de ver mais além das aparências. E o que veem nesse Menino

é tão profundo que caem prostrados, tiram seus tesouros, esvaziam-se e enchem-se da nova Luz descoberta.

Pe. Adroaldo Palaoro

FELIZ ANO NOVO, caro(a) leitor(a) do Jornal Nossa Família São José! Que a sua caminhada ao longo de 2017 seja um itinerário de quem tem coragem de estar “em saída”!