caderno introdutório

16
1 Cadernos Novas Alianças Introdução Orientações para incidir em políticas públicas caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 1

Upload: oficina-de-imagens

Post on 01-Apr-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Como se dá a previsão de investimentos nas políticas públicas? Em que momento as ações são negociadas e definidas? Qual o papel da prefeitura, da Câmara de vereadores e de cada cidadão nesse processo? Perguntas como essas norteiam os conteúdos dos “Cadernos novas alianças – orientações para incidir em políticas públicas”, lançados em 2010 pelo programa Novas Alianças. A proposta das publicações é fomentar a efetiva participação da sociedade civil nos processos de monitoramento e incidência nas políticas públicas, em especial aquelas relacionadas à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

TRANSCRIPT

Page 1: Caderno Introdutório

1

Cadernos Novas Alianças

Introdução

Orientações para incidir em políticas públicas

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 1

Page 2: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução2

Como se dá a previsão de investimentos nas políticas públicas? emque momento as ações são negociadas e definidas? Qual o papelda prefeitura, da Câmara de vereadores e de cada cidadão nesseprocesso? perguntas como essas norteiam os conteúdos dos“Cadernos novas alianças – orientações para incidir em políticaspúblicas”, lançados em 2010 pelo programa novas alianças. aproposta das publicações é fomentar a efetiva participação dasociedade civil nos processos de monitoramento e incidência naspolíticas públicas, em especial aquelas relacionadas à promoção edefesa dos direitos de crianças e adolescentes.

os primeiros três cadernos da série estão organizados a partir dostemas preconizados pelo novas alianças: orçamento público,Legislativo e Comunicação social. os conteúdos foram produzi-dos pelos parceiros que integram o programa, sob a coordenaçãoeditorial da oficina de imagens, e resultam da experiência acumu-lada ao longo dos últimos anos em processos formativos que con-taram com a participação de mais de 80 municípios de minasGerais, incluindo a capital Belo Horizonte.

desde 2006, o programa novas alianças promove ações voltadasa desenvolver a capacidade dos conselhos de políticas públicas edas organizações sociais de incidir, monitorar e avaliar os investi-mentos governamentais nas esferas municipal e estadual, além deincentivar a construção de alianças com o poder Legislativo e osveículos de comunicação. o pressuposto do programa é de que aprioridade absoluta a crianças e adolescentes, preconizada pelaConstituição Federal, só será efetiva se estiver refletida nos orça-mentos públicos e for construída a partir da participação dos con-selhos de gestão pública e da sociedade civil na definição e garan-tia desses investimentos.

a experiência vivenciada pelo novas alianças em minas Geraisnos últimos anos e, mais recentemente, no maranhão aponta,porém, para um contexto de grande fragilidade dos conselhos,que se revela em dois aspectos fundamentais. o primeiro diz res-

>APRESENTAÇÃO

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 2

Page 3: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução 3

peito à dificuldade dos conselhos em acompanhar e incidir nosorçamentos públicos. o segundo aponta para um precário conhe-cimento por parte dessas instâncias sobre as próprias políticas quedevem ser objeto desse monitoramento e incidência.

Quando familiarizadas com esses e outros temas, essas institui-ções desenvolvem a capacidade de identificar a origem dos pro-blemas e buscar investimentos públicos e privados coerentes como enfrentamento eficiente dessas situações. Conselhos fortaleci-dos e atuantes contribuem para que o chamado sistema de Garan-tia dos direitos funcione de forma efetiva e, consequentemente, aspolíticas públicas aconteçam de fato.

a expectativa é de que os Cadernos ofereçam uma base teórica emetodológica para as atividades a serem desenvolvidas pelonovas alianças e que também contribuam para as ações que sãodesenvolvidas por outras iniciativas. eles refletem a aposta doprograma de que a melhoria dos processos de deliberação e decontrole de políticas públicas – acompanhada de uma comunica-ção eficaz acerca dos temas presentes nas agendas dos vários con-selhos – representará um impacto positivo tanto na consolidaçãodos mecanismos democráticos de participação como na vida demuitos cidadãos e cidadãs, especialmente de crianças, adolescen-tes e jovens. nesse sentido, os conteúdos apresentados buscamincentivar boas práticas de incidência política e de ação coletivaentre os diferentes atores sociais.

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 3

Page 4: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução44

o programa novas alianças está estruturado a partir de três eixosmetodológicos: Formação, Comunicação e mobilização. essa orga-nização foi concebida pensando-se em pontos-chave do processode incidência nas políticas públicas.

os primeiros passos do programa aconteceram em 2006, 2007 e2008. a estrutura montada para esses anos envolveu a formaçãodo grupo de referência e a realização de 17 cursos em mais de 80cidades do estado. esses momentos de formação foram estrutura-dos em três módulos: orçamento público, poder legislativo ecomunicação. o principal foco da ação era a capacitação dos con-selheiros de direitos, assim como outros atores sociais envolvidoscom as políticas públicas da área da infância e adolescência.

para realização dessa primeira fase, o novas alianças contou coma atuação do Grupo de referência, composto por cerca de 60representantes de fóruns e frentes regionais de defesa dos direitosde crianças e adolescentes e lideranças locais.

a partir da avaliação da primeira fase do programa, constatou-se anecessidade de um acompanhamento mais próximo aos municí-pios e a importância de se criar condições mais efetivas para seinterferir no orçamento público.

em 2009, um importante passo metodológico foi dado. percebeu-seque a discussão sobre o orçamento público deve estar acompanha-da do debate sobre as próprias políticas públicas, ou seja, sobre oque dizem as normativas legais, os planos setoriais e debates atuaisna área. observou-se, ainda, que era fundamental estimular os con-selhos e movimentos sociais a buscarem informações sobre a reali-dade com base no que preveem leis e documentos. somente assimse qualifica a luta pelos investimentos necessários à garantia dos

>Sobre o Novas Alianças

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 4

Page 5: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução 55

direitos de crianças e adolescentes.essa percepção foi possibilitadapelo projeto “a criança e o adoles-cente no foco das políticas públi-cas”, trabalho desenvolvido pelonovas alianças em seis municípiosmineiros, incluindo a capital, BeloHorizonte, que teve como foco aincidência nos planos plurianuais(ppa) 2010-2013 das cidades.

outra ação em 2009 foi o trabalho doprograma novas alianças junto aoConselho municipal dos direitos daCriança e do adolescente (CmdCa)de Belo Horizonte, que teve comoresultado a elaboração do plano deação do Conselho para 2010 e a edi-ção de resolução com as propostasdo CmdCa ao ppa do município.esse trabalho foi construído pormeio do estudo das resoluções eoutros documentos do Conselho eda realização de duas oficinas de for-mação sobre plano de ação e orça-mento público e um encontro comum grupo de conselheiros para fina-lização desse plano.

além dessas frentes de trabalho, oprograma tem dado continuidadeao acompanhamento do orçamentodo governo do estado de minasGerais, ao investimento na dissemi-nação de informações sobre a inci-dência no orçamento público e aprodução de informações sobre oorçamento Criança e adolescentede Belo Horizonte.

O estudo desenvolvido pela Civitas Pla-nejamento e Consultoria mostra a rele-vância dos cursos desenvolvidos peloNovas Alianças. Um dos seus objetivosfoi identificar e analisar os resultadosalcançados com a execução do projetono que se refere à cobertura territorial eao público atendido. Dentre os váriosaspectos abordados na amostragemem que a pesquisa baseou-se, desta-ca-se o perfil dos participantes dos cur-sos realizados em 2007 e 2008.

n 82,1% dos participantes erammulheres.

n 35,8% tem idade entre 31 e 40anos. 27% entre 21 e 30 anos.

n 46,3% têm as prefeituras munici-pais como local de trabalho, o quese justifica tanto por serem execu-toras das políticas para crianças eadolescentes como pela represen-tação governamental nos Conse-lhos de Direitos.

n 17,9% dos participantes eram con-selheiros tutelares. As entidadesque desenvolvem projetos paracrianças e adolescentes represen-tam 8,4%.

n 5,3% dos entrevistados são promo-tores de Justiça e assessores daPromotoria.

n 35,3% eram conselheiros governa-mentais; 47,1% representavam asociedade civil nos conselhos e17,7% não souberam informar.

n 19,6% eram do Conselho Municipaldos Direitos da Criança e do Ado-lescente; 33,3% conselheiros tute-lares; 7,8% do Conselho Municipalde Assistência Social e 7,8% per-tenciam a outros conselhos de polí-ticas públicas.

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 5

Page 6: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução66

o novas alianças é coordenado pela oficina de imagens, em aliança estratégi-ca com a agência de notícias dos direitos da infância (andi), a Frente de defe-sa dos direitos da Criança e do adolescente de minas Gerais, a Fundação avina,a Fundação vale, o instituto ágora em defesa do eleitor e da democracia, o ins-tituto Caliandra e o instituto C&a. Conta ainda com o apoio da Comissão de par-ticipação popular da assembléia Legislativa de minas Gerais, da Frente parla-mentar de defesa dos direitos da Criança e do adolescente do estado de minasGerais e do Centro de apoio operacional às promotorias da infância e Juventu-de do ministério público de minas Gerais. Confira a seguir o perfil dos parcei-ros e uma breve avaliação de cada um deles em relação à atuação do programa.

FuNdAção AviNA

Fundada em 1994, tem como missão contribuir para o desenvolvimentosustentável da américa Latina, incentivando a construção de laços deconfiança e parcerias frutíferas entre líderes sociais e empresariais, earticulando agendas de ação compartilhadas. para isso, a entidade buscapriorizar suas ações nas seguintes áreas: equidade de oportunidades,governabilidade democrática e estado de direito, desenvolvimento eco-nômico sustentável, e conservação e gestão dos recursos naturais.

“O Programa Novas Alianças conserva até hoje - 4 anos após sua idealiza-ção - ineditismo, pertinência e relevância, aspectos reconhecidos por nós,parceiros, e por todos os públicos mobilizados. É inovador em metodologia,pois propõe uma dinâmica que combina teoria, prática e ativismo sócio-político, configurando-se como importante ferramenta de mobilização pelaatenção pública aos direitos de crianças e adolescentes. É também desta-cável seu caráter de inovação em gestão, ao propor e desenvolver aliançasentre os três setores - Estado, empresas e organizações sociais. Os cadernos,por meio dos exemplos apresentados, podem ajudar muito a quem não tevea chance de passar pelos cursos presenciais a visualizar formas diferentes,criativas, desenvolvidas em contextos diversos e, muitas vezes, adversos deoperar a incidência política, por meio do orçamento público e do relacio-namento proativo com o poder legislativo e os meios de comunicação.”Gláucia Barros, Fundação avina

>Aliança estratégica

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 6

Page 7: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução 77

iNstituto ÁgorA em deFesAdo eleitor e dA demoCrACiA

incentiva o alargamento da cidadania por meio do investimento em educa-ção e do incentivo à participação política com a implantação das ouvido-rias do eleitor, mecanismos de interferência na governabilidade. a entida-de atua em duas frentes complementares de trabalho: responsabilidadepública e educação para a cidadania. em ambas, os programas se traduzemem serviço público, investimento social e ativismo político suprapartidá-rio, tendo como protagonista preferencial o público jovem.

“O Programa Novas Alianças, que se aperfeiçoa a cada etapa e a cadaoportunidade de sistematização com novas publicações e encontros deplanejamentos e avaliações, revela-se cada vez mais estratégico. Não édifícil para nós identificarmos crescimento e amadurecimento real no tra-balho realizado, o que nos dá a certeza de ter colaborado com todo o raiode ação comunicativa e atores políticos essenciais na construção dademocracia. O Programa é uma conquista. Como tal, e seguindo suavocação, deve ser entendido como um bem público, isto é, acessível, visí-vel e universal. Os Cadernos, nascidos a partir da experiência em campoe da construção de conhecimento em diversos ambientes, não são apenasanotações de referência. São registros consolidados da ação política e doexercício do direito à participação em políticas públicas. O InstitutoÁgora, assim como cada organização consorte no Programa Novas Alian-ças, re-aplica, dissemina e disponibiliza esse aprendizado para mantê-lovivo e dinâmico em sua proposta original. Por ser assim, baseado na prá-tica, traz sempre a sensação de algo inacabado, pois a prática continua.Mas mesmo o que pode ser incompleto não deixa de ser pleno.” Gilberto de Palma, instituto ágora

iNstituto C&A

promove o processo de educação de crianças e adolescentes no Brasil, pormeio do apoio técnico e financeiro a programas e projetos desenvolvidospor instituições da sociedade civil da área educacional. suas atividades sãoorganizada em torno de três áreas: mobilização social, desenvolvimentoinstitucional e Comunitário e educação, arte e Cultura.

“A compreensão sobre o orçamento destinado à infância e à adoles-

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 7

Page 8: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução88

cência é fundamental para entender as fragilidades e desafios postosno contexto destas políticas no Brasil. Em Minas Gerais, o ProgramaNovas Alianças vem ao longo dos anos encarando este desafio de colo-car na pauta de atores chaves, como os conselhos de direitos, o temado orçamento público. Essa perspectiva aponta para efetivos resulta-dos de fortalecimento desses atores, no que diz respeito ao campo daincidência. As publicações “Cadernos” dão sequência a um caminhoimportante que é o de organizar esse conhecimento ao mesmo tempoem que expande ao maior número de pessoas a possibilidade de exer-cer o controle social sobre as políticas (refletir, interagir, acompanhar,avaliar), sobretudo no que tange a infância e adolescência. Situar essaação no contexto do Programa Redes e Alianças do Instituto C&A, faz-nos olhar para essa experiência em sua dimensão articuladora e depropagação, para usar um termo próprio das redes, percebendo-a comgrande potencial de chegar em outros lugares, irradiar-se.”Paulo Castro, instituto C&a

AgêNCiA de NotíCiAs dos direitos dA iNFâNCiA (ANdi)

Contribui para a qualidade da informação pública em torno de temas rele-vantes da agenda social, em especial àqueles voltados para a promoção edefesa dos direitos da infância e da adolescência. Um dos princípios nor-teadores de suas ações é a crença em que a democratização e a qualidadeda informação são elementos essenciais na construção de consciências e deum estado permanente de mobilização transformadora. nesse sentido,busca estimular o diálogo proativo, profissional e ético entre os atores dasociedade civil organizada e a mídia.

“A ANDI identifica na trajetória do Programa Novas Alianças ummodelo interessante de empoderamento dos atores estratégicospara a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Na medidaem que busca desenvolver a capacidade dos atores de incidir deforma autônoma sobre suas realidades, a iniciativa reforça, na prá-tica, uma cultura política voltada para a democracia participativa.Adicionalmente, o Novas Alianças é um raro exemplo de articula-ção da sociedade civil que identifica a comunicação como elemen-to estratégico para o aprimoramento das políticas públicas. O Pro-grama contribui para consolidar entre os atores sociais envolvidosuma visão sobre o papel central dos meios de comunicação para a

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 8

Page 9: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução 99

democracia, os direitos humanos e o desenvolvimento humano esustentável. A vocação dos Cadernos Novas Alianças no sentido deapontar, de forma objetiva, oportunidades de incidência em políti-cas públicas representa um excelente aporte para os diversospúblicos que entram em contato com as publicações”.Veet Vivarta, agência de notícias dos direitos da infância.

FuNdAção vAle

Colabora para o desenvolvimento integrado, econômico, ambiental e socialdos territórios onde a vale atua, fortalecendo o capital social das comuni-dades e respeitando as identidades culturais locais. para isso, atua em par-ceria com a Companhia e empresas especializadas, desenvolvendo diag-nósticos sócio-territoriais. a entidade norteia a sua atuação pelos seguintesvalores: ética, transparência, comprometimento, corresponsabilidade,accountability e respeito à diversidade.

“A Fundação Vale integra e apoia a união de esforços mútuos visan-do fomentar políticas e ações que melhorem a qualidade de vida dapopulação e ajudem os municípios a alcançarem suas metas dedesenvolvimento humano e crescimento econômico. Os bons resulta-dos do Novas Alianças, observados em Minas Gerais, desde 2006,inspiraram a expansão da iniciativa, a partir de 2009, para municí-pios localizados ao longo da Estrada de Ferro Carajás, no Maranhão.O diálogo junto aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança edo Adolescente, diretriz fundamental do Programa, representa ummarco no relacionamento da empresa com as comunidades. Por meiodo fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos, reafirmamoso compromisso da Vale com o desenvolvimento integral do território,promovendo, assim, a sustentabilidade das ações de atenção àscrianças e aos adolescentes. O Programa Novas Alianças contribuipara a gestão das políticas da infância e juventude, a partir da inci-dência no orçamento público, e da conexão entre redes e organiza-ções, em especial, a Estação Conhecimento, um espaço criado paraoferecer oportunidades para transformação de crianças, jovens ecomunidades de baixa renda, por meio da formação individual e dofomento à geração de renda.” Lílian Neves, Fundação vale.

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 9

Page 10: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução1010

FreNte de deFesA dos diretos dA CriANçA e do AdolesCeNte de miNAs gerAis

movimento social formado por membros de organizações da sociedade civil,conselheiros de direitos e tutelares que atua há mais de 20 anos no estado. tempor missão “mobilizar, articular e fortalecer a sociedade civil organizada contri-buindo com a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes por meio daproposição e monitoramento das políticas públicas.”

“Os conteúdos que orientam as atividades do Programa contribuempara desmistificar a opinião geral de que o Orçamento Público é umtema exclusivo para profissionais da economia, por exemplo, ou umcampo de atuação específico de agentes governamentais. Eles estimu-lam a mobilização e a articulação em torno de tarefas concretas efavorecem uma maior compreensão sobre a importância dos Conse-lhos. Dessa forma, instigam a sociedade civil a fortalecer seu papel nocontrole social, a cobrar mais transparência nas ações públicas, aincorporar outras referências para se relacionar com o Legislativo ecom os meios de comunicação. A Frente de Defesa tem ajudado arepercutir todas as informações do Programa, além de utilizar os mate-riais já como referências bibliográficas em seus processos formativos.Em vários municípios temos informações de um aumento da capaci-dade de incidência política de conselheiros e outros atores, muitoembora os desafios ainda sejam grandes”. Cássia Vieira de Melo, Frente de defesa dos direitos da Criança e doadolescente de minas Gerais.

oFiCiNA de imAgeNs

Fundada em 1998, a oficina de imagens - Comunicação e educação temcomo missão promover o desenvolvimento social e os direitos humanoscom democracia e equidade por meio da incidência em políticas públicasvoltadas para crianças, adolescentes e jovens a partir da experimentação,criação e disseminação de processos e metodologias participativas decomunicação, educação e cultura.

“O Programa Novas Alianças tem sido para a Oficina de Imagens uma pla-taforma para múltiplos aprendizados. Do ponto de vista institucional, o pro-grama tem possibilitado que a organização aprimore e aprofunde sua capa-

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 10

Page 11: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução 1111

cidade de gerir projetos de forma compartilhada, em colaboração e sinergiacom diferentes parceiros. No campo político, o Novas Alianças agrega umaforte contribuição aos movimentos de defesa e promoção dos direitos decrianças e adolescentes de Minas Gerais e, mais recentemente, do Mara-nhão. A partir do fomento à uma incidência sistemática e qualificada noâmbito das políticas públicas, em especial do Orçamento Público, a atuaçãodo programa fortalece estratégias de participação calcadas em ações de diá-logo junto a atores relevantes do campo político, como o poder Legislativo eos meios de comunicação. Da mesma forma, as ações do Novas Aliançastrazem um forte elemento ético, ao mobilizar as instituições públicas e dasociedade civil para que priorizem em suas iniciativas princípios funda-mentais da democracia, como a participação, o acesso às informaçõespúblicas e a transparência”.

FreNte PArlAmeNtAr dos direitos dA CriANçA e do AdolesCeNte de miNAs gerAis

a Frente parlamentar de defesa dos direitos da Criança e do adolescentebusca a proposição de matérias legislativas que visem a promoção dos dire-itos da infância e adolescência, além da incidência e monitoramento doorçamento público para garantir a ampliação dos investimentos no oCa –orçamento Criança e adolescente. É também um espaço de articulaçãopolitico-institucional para intermediar o diálogo entre os movimentos soci-ais e os poderes Legislativo e executivo.

“O desenvolvimento do Programa Novas Alianças contribuiu de formadecisiva para a articulação entre sociedade civil e Estado, a partir deuma proposta inovadora e singular. Suas temáticas agregam dis-cussões fundamentais para que a participação e o controle social ten-ham êxito: a qualificação da sociedade para incidência no orçamen-to público; a importância da mobilização como pressuposto para aparticipação e, por último, o papel da mídia como ator importantepara a disseminação de informações relativas aos direitos de criançase adolescentes. Assim, considero que o Novas Alianças é fundamentalpara a disseminação de práticas democratizantes, que sejam capazesde contribuir com o fortalecimento da sociedade civil e aperfeiçoa-mento das políticas públicas.”Dep. André Quintão, Frente parlamentar dos direitos da Criança e doadolescente de minas Gerais

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 11

Page 12: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução1212

>Linha do Tempo

2002 2003 2004

n Elaboração de propostas paracandidatos ao Legislativo mineiropela Frente de Defesa dos Direi-tos da Criança e do Adolescentede Minas Gerais, que se transfor-mou no manifesto de revitaliza-ção da Frente Parlamentar.

n Elaboração e apuração tri-mestral, pela assessoria téc-nica da Frente Parlamentar,de uma planilha orçamentáriacom a classificação das dota-ções de acordo com o rela-cionamento com as políticasde atenção à criança e aoadolescente.

n Participação dos movimentossociais pelos direitos da criança edo adolescente no processo dediscussão da proposta do PPAGestadual 2004-2007 e da LOA2004, a convite da Comissão deParticipação Popular e da FrenteParlamentar da ALMG,

n Realização de um curso paralideranças do movimento socialsobre orçamento público pelaEscola do Legislativo da ALMG.

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 12

Page 13: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução 1313

n Negociação entre InstitutoTelemig Celular e Inesc para odesenvolvimento de um pro-cesso de formação em inci-dência em orçamento paraconselheiros.

n Formação de um grupode 60 pessoas (articula-dores regionais demovimentos de defesados direitos da criança edo adolescente).

n Proposta da FundaçãoAvina de articulaçãocom outros parceiros(Andi e Instituto Ágora)e de outro apoiador(Fundação Vale) com aproposta de ampliaçãodos objetivos e da esca-la do projeto.

n Formação em Orçamento Públi-co, Incidência no Legislativo ena Mídia para 60 pessoas doGrupo de Referência do NovasAlianças.

n Sete cursos regionais de forma-ção em Orçamento Público, Inci-dência no Legislativo e na Mídia.

n Reuniões de acompanhamentodo grupo de referência.

n Edição de um guia de orienta-ções sobre os temas do projeto.

n Assessoria e tutorial perma-nentes aos atores sociais for-mados nos temas de orçamen-to público, processo legislativoe comunicação.

n Mobilização de Frentes Parla-mentares dos Direitos da Crian-ça e do Adolescente e deComissões de ParticipaçãoPopular nos municípios partici-pantes do projeto.

n Comunicação social sobreorçamento público.

n Encontro de parceiros e aliadosestratégicos do projeto.

n Participação no projeto Siner-gias Colaborativas, parceriaentre a Universidade de NovaYork (EUA) e Fundação AvinaColômbia e Brasil.

2006 20072005

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 13

Page 14: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução1414

n 10 cursos regionais de for-mação em Orçamento Públi-co, Incidência no Legislativoe na Mídia.

n Reuniões de acompanhamen-to do grupo de referência.

n Encontro dos aliados e par-ceiros estratégicos do projeto.

n Assessoria e tutoria perma-nentes aos atores sociaisformados nos temas deorçamento público, processolegislativo e comunicação.

n Mobilização de Frentes Par-lamentares dos Direitos daCriança e do Adolescente ede Comissões de Partici-pação Popular nos municí-pios participantes do projeto.

n Comunicação social sobreorçamento público.

n Sistematização da experiência.

n Projeto “A criança e do adolescente nofoco das políticas públicas” - oficinas deformação para incidência no PPA(municípios do interior).

n Projeto de Fortalecimento do CMDCAde Belo Horizonte.

n Edição cadernos do Novas Alianças –“Orientações para incidir em políticaspúblicas”

n Oficinas “Orçamento Público e Mecanis-mos de Participação”, parceria com aEscola do Legislativo da Câmara Munici-pal de Belo Horizonte.

n Diagnóstico sobre os CMDCAs e CTs nocorredor da Estrada de Ferro Carajás.

n Oficina de formação “Controle Judicialdas Políticas Públicas e do Orçamento -Oficina para magistrados, promotores dejustiça e defensores públicos da infânciae da juventude”, em parceria com aABMP.

n Oficina “Investigação e acompanhamen-to dos gastos públicos”, voltada para jor-nalistas, em parceria com a organizaçãoContas Abertas.

n Produção e disseminação de Infor-mações (boletins, blog, etc)

n Articulação com os movimentos sociaispara incidência nos orçamentos públicos(MG e BH).

n Mobilização para o curso à distância“Descomplicando o Orçamento Público”,em parceria com a ANDI.

2008 2009

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 14

Page 15: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução 1515

n Ação Novas Alianças Estradade Ferro Carajás – Arari e AltoAlegre do Pindaré e São Luís,no Maranhão

n Projeto Novas Alianças emMinas Gerais - oficinas de for-mação em cinco municípios

n Novas Alianças em Rede: Seminário Nacional para trocade experiências sobre incidên-cia em políticas públicas

n Assessoria para incidência naspolíticas públicas

n Acompanhamento da execuçãoorçamentária de Belo Horizontee Minas Gerais.

2010

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 15

Page 16: Caderno Introdutório

Cadernos Novas Alianças > Introdução16

AliANçA estrAtégiCA

agência de notícias dos direitos da infância (andi)instituto ágora em defesa do eleitor e da democraciainstituto CaliandraFundação vale Fundação avinaFrente de defesa dos direitos da Criança e do adolescente de minas Geraisinstituto C&aoficina de imagens - Comunicação e educação

Presidente: márcia maria da Cruz

Comitê Gestor: adriano Guerra (secretário executivo),alcione rezende, Bruno vilela, eliziane Lara, Karla nunese paula Kimo

Programa Novas Alianças: Karla nunes, simone Guabiroba,Giovanna Borges, Carolina silveira, sâmia Bechelane eeliziane Lara

Informações e contatosemail: [email protected]: www.oficinadeimagens.org.brBlog: www.novasaliancas.blogspot.comtelefone: (31) 3465-6800

Oficina de imagens

caderno introdutorio 2010:eixo_legisla_vr60 14/04/2010 11:40 Page 16