estudo introdutório de história

9
PROFESSOR RODOLFO ALVES PEREIRA Estudo Introdutório

Upload: eunamahcado

Post on 25-Jul-2015

834 views

Category:

Art & Photos


2 download

TRANSCRIPT

PROFESSOR RODOLFO ALVES PEREIRA

Estudo Introdutório

Quem conta um conto, aumenta um ponto...

Em diversas civilizações a História dos povos e suas culturas eram transmitidas oralmente, dos mais velhos para os mais jovens.

Ao redor de uma fogueira, acompanhados por instrumentos musicais e poemas, ocorria a transmissão do conhecimento e da História dos povos.

A música e os poemas ajudavam as pessoas a memorizarem o conhecimento que era transmitido. Estes recursos eram importantes, pois a maior parte das populações antigas eram analfabetas.

2

Lendas, deuses, seres místicos, a natureza, todos esses elementos faziam parte da tradição oral dos povos antigos.

3

A História é neutra?

Na Europa do século XIX, os estudiosos pretendiam criar uma ciência que relatasse fielmente os fenômenos que ocorriam no Mundo social.

O relato da História deveria ser neutro, imparcial, sem marcas subjetivas. O pesquisador deveria apenas descrever os fatos a partir das informações contidas nas fontes/documentos oficiais.

Pretendia-se fazer uma História com o rigor das Ciências Exatas, que relatasse a verdade.

Se o Historiador fizesse algum juízo de valor sobre os fatos estudados, ele poderia alterar a verdade histórica.

Esse estudo neutro e objetivo da História é possível?

4

Objetos de estudo no século XIX

Na História do século XIX os dados e os documentos escritos serão considerados as fontes ou documentos oficiais para estudar o passado.

Os Historiadores desse período elegeram como objetos de estudo os grandes fatos, acontecimentos e personagens da História.

Exemplos: A Descoberta da América por Cristóvão Colombo (1492); Biografia de reis, príncipes e generais; A independência do Brasil (1822)...

Em suma, a História do século XIX era a História dos grandes personagens e fatos.

Pouco importava a História e o cotidiano das pessoas consideradas “simples”.

5

Um nova História

A partir das primeiras décadas do século XX, o estudo da História passou por uma grande mudança, começando através de um grupo de historiadores franceses.

A pesquisa histórica não se limitava mais apenas em descrever os grandes fatos e ler o que havia se registrado sobre eles.

O Historiador passou a interpretar as fontes/documentos históricos e começou a se interessar pelo estudo da sociedade, cultura, economia e etc.

Interdisciplinaridade: nas pesquisas históricas diversas disciplinas tornaram-se aliadas na compreensão dos fatos e fenômenos estudados. São elas: a geografia, sociologia, arqueologia, filosofia etc.

Toda a produção humana tornou-se uma fonte de informações sobre seu tempo histórico, assim os documentos ficaram mais ricos e numerosos.

A verdade histórica tornou-se relativa, e variava de acordo com o conteúdo das fontes e com as diferentes abordagens e métodos de pesquisa empregados pelos historiadores.

6

Mais fontes, mais informações...7

Todos somos agentes da História!

A História dos camponeses, dos operários, dos militares de baixa patente, enfim, de gente simples que vive, trabalha, produz, constrói e faz a História ganhou de vez espaço nas pesquisas historiográficas.

Todos nós somos produtores de História, escrevemos, deixamos registros em blogs, nas redes sociais, fotografamos, modificamos o ambiente onde vivemos, conforme nossas necessidades etc.

Portanto, nós somos Agentes da História, através de nossos atos individuais contribuímos com tantos outros, que somados podem modificar a realidade na qual estamos mergulhados.

Pense nisso. Somos como diversas gotas d’água, que unidas formam o Oceano. A grandeza do Oceano depende das pequenas gotas, afinal, o que seria dele se as gotas não existissem?

8

9