caderno de educação orientações n fundamental i...

5
1 2018 - Caderno de Orientações Gerais - Ensino Fundamental I Ensino Fundamental I Caderno de Orientações Gerais 201 8 N ós não nascemos prontos, temos que ser educados. Nós não nascemos como somos e temos de nos formar, e a educação também faz isso. Onde faz? Em todas as instituições da vida, uma delas é a escola. A educação é um tempo muito mais amplo dentro da nossa existência. Educação é tudo aquilo que nos molda, nos orienta, nos organiza em nossa trajetória, o que inclui também a escola. Cortella, Mario Sergio. Pensar bem nos faz bem! Educação

Upload: buituyen

Post on 28-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

2018

- C

ader

no d

e O

rient

açõe

s G

erai

s -

Ensi

no F

unda

men

tal I

Ensino Fundamental I

Caderno de Orientações

Gerais

2018

N ós não nascemos prontos, temos que ser educados. Nós

não nascemos como somos e temos de nos formar, e a educação também faz isso. Onde faz? Em todas as instituições da vida, uma delas é a escola.

A educação é um tempo muito mais amplo dentro da nossa existência. Educação é tudo aquilo que nos molda, nos orienta, nos organiza em nossa trajetória, o que inclui também a escola.

Cortella, Mario Sergio. Pensar bem nos faz bem!

Educação

E sta é uma breve orientação de procedimentos para a organização necessária à educação escolar e ao fortalecimento de princípios e valores que permeiam a filosofia da escola, garantindo o convívio coletivo responsável e solidário.

Solicitamos aos pais que busquem maiores informações no site da VIVERDE: www.escolaviverde.com.br

• Excelência acadêmica• Cultura• Acolhimento• Organização e comunicação• Trabalho em rede

Nossos princípios

Aos alunos e familiares

A responsabilidade e o comprometimen-to com o desenvolvimento de um bom trabalho são as ferramentas para o

sucesso do aluno. Normas de funcionamento tornam-se necessárias para que exista orga-nização no processo de aprendizagem e seja garantido o convívio coletivo saudável.

Observações importantesa) Para evitar que haja prejuízos às ati-

vidades em desenvolvimento, os alunos não podem entrar após o início das aulas, de-vendo aguardar a aula seguinte na qual, só entrarão com a autorização da Orientadora educacional.

b) O aluno que chegar com antecedênciadeverá aguardar, com os responsáveis, a chegada da professora às 12h45.

c) A entrada do aluno na escola só é per-mitida até o final da 1ª aula. São tolerados até 10 minutos de atraso para a entrada na 1ª aula, caso exceda esse tempo, o aluno deverá permanecer na biblioteca até o início da 2ª aula, às 13h50.

d) São permitidos até 4 (quatro) atrasospor semestre. No quinto atraso, não é permi-tida a permanência do aluno na escola. Todos os atrasos devem ser justificados pelos pais ou responsáveis.

e) Por medida de segurança, somenteserá permitida a saída do aluno em compa-nhia dos pais ou responsáveis. A retirada da criança por outras pessoas e/ou fora do ho-

1. Horário das aulasSegunda a Sexta-feira1ª aula 13h00 - 13h502ª aula 13h50 – 14h103ª aula 14h40 – 15h30Intervalo 15h30 – 16h004ª aula 16h00 – 16h455ª aula 16h45 – 17h30

A escola VIVERDE promove o desenvol-vimento de um conceito ecológico em ensino. Sua estrutura física reflete a

presença predominante da natureza, a inte-gração ajustada ao seu próprio crescimento.

A evolução contínua em passos acertados fez a VIVERDE evoluir aos poucos. Hoje, a escola atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, e oferece também atividadesextracurriculares esportivas e artísticas.

O aprendizado do aluno ultrapassa os limites da escola. As atividades oferecidas no espaço multicultural Casa da Cidade ampliam as experiências de convívio e integração à sociedade global.

A VIVERDE investe na formação e na prá-tica da ética no dia-a-dia da Escola.

Ética: o que isso significa?A ética relaciona-se a uma constante re-

flexão sobre a forma de convivência de um determinado grupo social, no caso, o relacio-namento entre alunos, professores, direção e

funcionários. O objetivo da ética é, portanto, construir uma convivência baseada em valo-res que levam à afirmação de algumas ati-tudes e à negação de outras. Comprometida com esses valores, a VIVERDE prioriza:

1. O respeito às pessoas: exige per-sonalidade e, ao mesmo tempo, humildade, bom senso, tolerância e ponderação nos diá-logos, discussões e atitudes para com o cole-ga, o professor e os funcionários em geral.

2. O respeito às diferenças: significanão admitir nenhuma postura que demons-tre preconceito, seja por meio de palavras, brincadeiras, apelidos ou atos de discrimina-ção ou exclusão.

3. O respeito à palavra: requer um di-álogo respeitoso, evitando o uso de termos inadequados, como palavrões, chavões e ró-tulos.

4. O respeito ao ambiente e à vida:inspira cuidados com os ambientes da Esco-la, preservando e recriando os espaços natu-rais e construídos.

5. O respeito aos compromissos: im-plica em responsabilidade para com os direi-tos e deveres de aluno, especialmente em relação ao seu papel de sujeito do conheci-mento.

2

2018

- C

ader

no d

e O

rient

açõe

s G

erai

s -

Ensi

no F

unda

men

tal I

A utilização do uniforme completo é obrigatória, pois garante a identifica-ção do grupo de alunos da escola, evi-

tando modismos e inadequações. Solicitamos que as peças sejam identificadas com o nome do aluno. NÃO É PERMITIDO O USO DE SAN-DÁLIAS DE SALTO OU PLATAFORMAS, EM NE-NHUMA ATIVIDADE DA ESCOLA. NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, O USO DO TÊNIS É OBRIGATÓRIO.

Não serão toleradas camisetas “costumiza-das”, de times da escola ou de futebol. Quan-do o aluno não cumprir essa norma, em um primeiro momento será advertido oralmente e, em caso de reincidência, por escrito.

Solicitamos que, na impossibilidade do aluno comparecer à escola uniformizado, o responsável justifique por escrito.

2. Uniforme

rário normal poderá ser feita apenas com a autorização dos pais ou responsáveis, por es-crito na agenda escolar ou comunicada pelo telefone, mediante a confirmação da secreta-ria. Pedimos que esta orientação seja rigoro-samente observada e respeitada.

f) Enfatizamos também que, por motivosde organização interna, solicitamos aos pais evitarem a permanência de seus filhos na escola fora do horário das atividades previa-mente programadas.

g) Para os alunos que utilizam o transpor-te escolar e, por ventura, não fizerem o uso do mesmo, será necessário comunicado por escrito ou por telefone.

h) Os pais que, eventualmente, se atrasa-rem para pegar seus filhos deverão busca-los, na sala determinada, com as professoras res-ponsáveis. O serviço extra será oferecido até às 18h20 sem custo adicional. A partir deste horário será cobrada uma taxa referente ao período excedido, que será enviada posterior-mente via boleto.

3

2018

- C

ader

no d

e O

rient

açõe

s G

erai

s -

Ensi

no F

unda

men

tal I

P ara não dispersar a concentração dos alunos, não é permitida, durante as aulas, a utilização de celulares, ipod e

outros objetos desnecessários às atividades escolares. A escola não se responsabiliza por equipamentos móveis (tablet, netbook, note-book) e pelo acesso à internet. Qualquer um desses materiais deve ser guardado nas mo-chilas durante o período das aulas. No des-cumprimento dessa orientação, o aluno está sujeito ao recolhimento do equipamento, que será entregue aos pais ou responsáveis.

O dia do brinquedo será sempre comu-nicado pela professora e ocorrerá quando necessário. NãO é pErmItIdO trazEr bOlaS, patINS, SKatE E tÊNIS COm rOdINHaS para a ESCOla.

Salientamos que o aluno é o único respon-sável por quantias em dinheiro e objetos de valor trazidos à escola.

5. Celular e outrosobjetos pessoais

C omemorar o aniversário na escola, jun-to aos colegas, é muito divertido. De-sejando fazê-lo, os pais devem avisar a

professora, com uma semana de antecedência, por meio do caderno de recados e/ou agenda. A comemoração será realizada no horário do lan-che, somente com os colegas de classe. Não será permitida a distribuição de convites e presentes para essa comemoração.

Os convites para aniversários fora da esco-la deverão ser distribuídos somente pela PRO-FESSORA apenas quando TODOS os alunos da classe forem convidados, pois desta forma evitaremos constrangimentos.

6. Aniversários

D urante o ano letivo, a escola propõe saídas a campo para fins de estudo; são atividades necessárias ao apren-

dizado significativo e fazem parte de proje-tos interdisciplinares. Toda saída é preparada com antecedência e as atividades realizadas antes, durante e depois dela são avaliadas individual ou coletivamente.

8. Estudos do meio

A avaliação é um processo contínuo e constante, no qual se leva em conta o cotidiano do aluno e seus progres-

sos no campo cognitivo. Para a organização e

9. Avaliação

A agenda é de uso obrigatório e deve ser trazida diariamente à escola. Os bilhetes devem ser assinados para

que o professor considere a ciência do pai e/ou responsável.

3. Agenda

É de fundamental importância que o aluno cumpra todas as tarefas solici-tadas, pois elas compõem o conjunto

de atividades necessárias ao aprendizado. Em caso de ausência à aula, o aluno, pai e/ou res-ponsável deve entrar em contato com a pro-fessora para colocar as atividades em dia.

4. Tarefas

O planejamento das atividades escolares inicia-se no momento de entrada, por isso, quando alguma conversa mais

demorada junto aos professores for necessá-ria, mesmo que o assunto esteja relacionado

10. Cotidianoescolar

N a VIVERDE, encontram-se instalados pontos de coleta de materiais reciclá-veis: pilhas, plásticos PEAD, óleo de

cozinha, vidro, papéis, lâmpada fluorescente e alumínio.

12. Estação decoleta seletiva

P ara a maior comodidade dos alunos, a escola disponibiliza um lactário com ge-ladeira e micro-ondas, que é utilizado

exclusivamente para o preparo e conservação do lanche dos alunos. Os pais que desejarem utilizar esse espaço, devem enviar o lanche à escola com a identificação do aluno.

11. Lactário

avaliação do processo ensino-aprendizagem apresentamos o que segue:

9.1) O ano letivo é dividido em três trimestres.

Em cada trimestre, o aluno é avaliado por meio da composição de 3 notas, a saber:

a) nota de provas, composta por provasmensais e trimestrais • Peso 2.

b) nota de produções em grupo, taiscomo: trabalhos, apresentações e produções textuais • Peso 1.

C) nota de produções individuais, taiscomo: relatórios, exercícios, produções tex-tuais, tarefas de casa e outros • Peso 1.

9.2) recuperaçãoA média da recuperação é composta pela

nota de trabalho (Peso 1) e a de prova (Peso 3).A média obtida ao final da recuperação

substitui a nota do trimestre, não podendo ultrapassar a nota 8,0 (oito). Se, após essa operação, a média pós-recuperação for infe-rior à média trimestral obtida anteriormente, prevalecerá esta nota.

O aluno que obtiver média anual infe-rior a 6,0 (seis), em até 3 disciplinas, será convocado, ao término do ano letivo, para a recuperação final, constituída de uma prova que avaliará os conteúdos mais significativos do ano letivo. Médias anuais inferiores a 6,0 (seis) em mais de três disciplinas indicarão reprovação.

ao cotidiano, deixe para fazê-la no horário de saída ou procure a Coordenadora pedagógica e/ou a Orientadora educacional do segmento, que comunicará sua necessidade aos profes-sores, em um momento apropriado.

A sala de aula é um espaço dos alunos e dos professores, por isso, os pais devem evi-tar entrar e permanecer na classe.

P ara garantir a segurança dos alunos e de suas famílias pedimos que os responsá-veis por seu transporte tomem algumas

medidas: não parar no meio da rua, encostar o carro próximo à guia, seguir as orientaçõesdos funcionários, ser cordial com as pessoas,prestar atenção nas crianças, andar em baixavelocidade, respeitar a vaga dos cadeirantes e,ao estacionar, não ocupar mais de uma vaga.

13. Trânsito

P ara efetivar a comunicação entre a escola e as famílias adotamos o aplicativo ClassApp.

O aplicativo, para tablets e celulares, pode enviar comunicados de três formas: no celu-lar ou tablet, por SMS ou por email. Assim os responsáveis ficam atentos aos comunicados e a escola pode acompanhar o envio.

7. Comunicação

4

2018

- C

ader

no d

e O

rient

açõe

s G

erai

s -

Ensi

no F

unda

men

tal I

A vaga preferencial é um espaço exclu-sivo para atender as pessoas com ne-cessidades especiais. Contamos com a

colaboração dos senhores pais.

15. Vagapreferencial

E ventos que requeiram maiores informações, detalharemos por meio de circulares.

16. Calendário

O drive é um serviço oferecido, no horá-rio de entrada para todos os alunos. No final do dia, o serviço é oferecido,

somente aos alunos do Pré I ao 5º ano. É ne-cessário que o embarque seja rápido. Os pais devem evitar colocar as mochilas no porta-malas e descer do carro.

14. Drive 201822 e 26

29Planejamento AnualInício das aulas

JaNEIrO

282930

1ª Jornada Flamingo Ensino Médio Provão Ensino MédioPáscoa na ViverdeFeriado: Quinta-feira santaFeriado: Sexta-feira da Paixão

marÇO

19 a 20

202130

PáscoaProvas trimestrais do 6º ano ao Ensino Médio Comemoração Cívica - TiradentesFeriado: TiradentesRecesso Dia do Trabalho

abrIl

8 a 1819 a 26

Feriado: Dia do trabalho Comemoração Cívica - Dia do Trabalho Reunião de pais 1º trimestre Comemoração do Dia das MãesPeríodo de recuperação do 1º trimestre 2ª Jornada Flamingo Ensino Médio Sarau (Ensino Fund. II e Médio) Feriado Corpus Christi

maIO

179

1823

Recesso Corpus Christi Simulado Ensino MédioComemoração do Meio AmbienteProvão Ensino MédioFesta Junina ViverdeQualificação do NIC

JUNHO

091213141717

Carnaval na Viverde RecessoFeriado: Carnaval Cinzas - não haverá aulaViverde de Portas Abertas 1ª Reunião de PaisReunião da Escrita - Pré I e Pré II Simulado Ensino Médio Formação de Gestores Pedagógicos Unoi

FEVErEIrO

111

16 a 2917

Reinício das aulasComemoração do Dia dos PaisPeríodo de Provas Trimestrais do 2º trimestre Abertura do InterViverde 2018 - Bragança e Socorro

aGOStO

15202127

Comemoração Cívica – Independência do Brasil Feriado: Independência do BrasilRecuperação do 2º trimestre Reunião de Pais 2º trimestre - Reunião de Passagem 9º ano Ritual de Passagem e Reunião de Pais 2º trimestre do 5º ano Chá dos Avós - 2º anoSimulado Ensino Médio

SEtEmbrO

61215172527

Acantonamento ViverdeFeriado: Nossa Senhora de Aparecida Feriado: Dia do Professor Provão Ensino MédioSimulado Ensino MédioMostra de Atividades do Projeto Anual

OUtUbrO

12 a 2714151619

Alunos do 5° ano no período da manhã Feriado: FinadosDefesa do Projeto de Pesquisa NICPeríodo de provas trimestrais do E. Fundamental II e E. Médio Comemoração Cívica – Proclamação da República Feriado: Proclamação da RepúblicaRecesso: Proclamação da RepúblicaFeriado: Consciência NegraAniversário da Viverde - 27 anos

NOVEmbrO

2 a 31 FériasJUlHO

66 a 13

1314

Ritual de Passagem do Pré II Recuperação do 3º trimestre Último dia LetivoReunião de Pais do 3º trimestre Recuperação Final Formatura 9º anoFormatura 3º ano do Ensino MédioDivulgação dos Resultados Finais

dEzEmbrO

17 a 2426

2224

12

12

2931

25 a 29

67

12 a 21

12

5 a 9

17 a 2018

17

12

2021

23

5

2018

- C

ader

no d

e O

rient

açõe

s G

erai

s -

Ensi

no F

unda

men

tal I

2018

Eu,..

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

.....,

resp

onsá

vel p

elo(

a) a

luno

(a)

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

......

,

mat

ricul

ado(

a) n

o ...

..º a

no d

o En

sino

Fun

dam

enta

l I, d

ecla

ro q

ue e

stou

cie

nte

das

regr

as c

ontid

as

nest

e Ca

dern

o de

Orie

ntaç

ões.

Brag

ança

Pau

lista

, ....

.... d

e ...

......

......

......

. de

2018

.

Dec

lara

ção

de c

iênc

ia

Unidade Bragança PaulistaEscola de Educação básica

Ensino Fundamental ICorpo docente1º ano a e b

2º ano a e b e C

3º ano a e b

Inglês 1º ao 3º anos

4º e 5º anos

música

período Integral

Maria Lúcia G. Oréfice (A) Patrícia Morais Musetti (B)

Janaina Maria de Ávila (A) Manuela Borim Ferreira (B)Heloá Scanferla Staffa (C)

Isadora Líbera M. de Moraes (A)Luciana de Oliveira Dorta (B)

4º ano a e bCláudia A. Sales Guimarães (A)Sara Meucci Martins Marino (B)

5º ano a e b Português e História/Geografia

Camila Dantas M. BertoliniCiências e matemática

Catharina Luz Cavalcanti Godoyarte

Simone Cristina Conceição Camargo Vaz de LimaEducação Física

1º e 2º anos Edmilton Godoy 3º ao 5º anosAdriano Filócomo

Mariane Araújo Vilches Matias

Doris Pickering T. Cabral Ninni

Edgard Vaz de Lima

Isadora Líbera M. de Moraes

Rosângela Muner

Equipe técnicadiretora geral Maria Regina Zago Leite da Silva Diretor financeiro Sérgio Leite da SilvaVice-diretora Carolina Acedo Leme BianchiSecretária Escolar Celina Goes Costarecursos Humanos Adriana Leite da Silva DelgadoCoordenação pedagógica Ed. Infantil e E. Fundamental I Renata Cristina Capodeferro Torricelli Orientação Educacional Ed. Infantil e E. Fundamental I Regina Mercadante Perrucci de Souza

Infoeducadora