exame para preletor: orientações para um bom desempenho · francisco platão savioli - professor...

33
1 Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho Estudo durante o ano Todos os dias, ao acordar e antes de dormir, pratique a Meditação Shinsokan. Além de ser uma prática fundamental, reafirmar a convicção de ser filho de Deus melhorará consideravelmente a performance durante o estudo e o exame. Procure criar uma programação de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos exames. Dedique um tempo de estudo diário. Estabeleça critérios de disciplinas (matérias) de tal forma que todas sejam estudadas. Porém, você deverá se dedicar mais àquelas em que encontrar maior dificuldade. Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Estas ajudam a deixar a cabeça receptiva para os estudos. Praticar algum tipo de esporte (inclusive caminhada) também serve para relaxar e manter o corpo com boa disposição. Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao exame. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características dos assuntos. Mantenha-se informado lendo revistas e jornais diários. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos exames. Não deixe dúvidas passar em branco. Leve-as para um colega preletor de grau superior ou uma professora, e peça esclarecimentos, pois elas poderão aparecer no exame. Ao participar de algum curso ou reunião de estudos, estude a matéria em casa no mesmo dia em que você teve aula. Especialistas dizem que é a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado. Durma bem, pois é durante o sono que o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia. Faça todos os exercícios e atividades solicitadas pelos professores/orientadores. Pegue questões e respostas dos provões dos últimos anos para conhecer o estilo e nível da prova que você vai fazer. Isso é importante para a familiarização com o tipo de exame. Faça e refaça redações, pois elas têm um peso significativo nos exames. Sempre que encontrar uma palavra desconhecida nos textos de estudo, procure seu significado no dicionário. Um aluno com um bom nível de entendimento de palavras tem mais chances de ir bem nas redações e entender o enunciado das questões. Dias antes do exame Procure dormir bem e fazer uma boa alimentação, sem exageros. Faça apenas revisões e não entre em desespero para tentar aprender muitos conteúdos em poucos dias.

Upload: hoangthuy

Post on 07-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

1

Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho Estudo durante o ano • Todos os dias, ao acordar e antes de dormir, pratique a Meditação Shinsokan. Além

de ser uma prática fundamental, reafirmar a convicção de ser filho de Deus melhorará consideravelmente a performance durante o estudo e o exame.

• Procure criar uma programação de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos exames.

• Dedique um tempo de estudo diário. Estabeleça critérios de disciplinas (matérias) de tal forma que todas sejam estudadas. Porém, você deverá se dedicar mais àquelas em que encontrar maior dificuldade.

• Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Estas ajudam a deixar a cabeça receptiva para os estudos. Praticar algum tipo de esporte (inclusive caminhada) também serve para relaxar e manter o corpo com boa disposição.

• Leia todos os livros obrigatórios durante o ano. Não deixe acumular tudo para os dias próximos ao exame. Além de ler, procure fazer um resumo com as principais características dos assuntos.

• Mantenha-se informado lendo revistas e jornais diários. Os temas da atualidade costumam cair em redações e questões dos exames.

• Não deixe dúvidas passar em branco. Leve-as para um colega preletor de grau superior ou uma professora, e peça esclarecimentos, pois elas poderão aparecer no exame.

• Ao participar de algum curso ou reunião de estudos, estude a matéria em casa no mesmo dia em que você teve aula. Especialistas dizem que é a melhor forma de assimilar e garantir o aprendizado. Durma bem, pois é durante o sono que o cérebro processa e assimila tudo que foi aprendido durante o dia.

• Faça todos os exercícios e atividades solicitadas pelos professores/orientadores. • Pegue questões e respostas dos provões dos últimos anos para conhecer o estilo e

nível da prova que você vai fazer. Isso é importante para a familiarização com o tipo de exame.

• Faça e refaça redações, pois elas têm um peso significativo nos exames. • Sempre que encontrar uma palavra desconhecida nos textos de estudo, procure

seu significado no dicionário. Um aluno com um bom nível de entendimento de palavras tem mais chances de ir bem nas redações e entender o enunciado das questões.

Dias antes do exame • Procure dormir bem e fazer uma boa alimentação, sem exageros. • Faça apenas revisões e não entre em desespero para tentar aprender muitos

conteúdos em poucos dias.

Page 2: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

2

• Fuja de situações de estresse, procurando fazer programas que visam à tranqüilidade. Use truques pessoais para manter a calma (pode ser: rir com os amigos, respirar fundo, ouvir música...). Não descuide da prática da Meditação Shinsokan.

• Deixe todos os documentos necessários em ordem e prontos para serem utilizados no dia do exame.

Na véspera • Não abra mão de praticar a Meditação Shinsokan antes de dormir. Mentalize

diversas vezes que tudo o que foi estudado uma vez não se apaga da sua mente e vem à tona no momento certo.

• Tenha uma boa noite de sono.

No dia e no momento do exame • Ao acordar, pratique a Meditação Shinsokan. • Procure chegar ao local do exame com uma hora de antecedência. Caso ocorra

algum imprevisto no caminho, o tempo de sobra será suficiente para buscar uma solução.

• Isso é bem básico, mas vale lembrar que roupas confortáveis fazem a diferença. Já imaginou um sapato apertado incomodando na hora de fazer uma redação sobre manipulação genética? Cuidado com penteados, jóias e maquiagem que possam atrapalhar o seu desempenho.

• Faça uma alimentação leve e de forma tranqüila. Para evitar problemas digestivos, no momento do exame, não coma coisas que você não tenha por hábito comer.

• Não precisa ser um gênio para saber, mas caneta preta ou azul, lápis e borracha são fundamentais. Não conte com a ajuda dos outros candidatos. Eles têm mais o que fazer do que se preocupar com material para os demais.

• Procure fazer a prova com calma e concentração. • Não gaste muito tempo em questões que você sabe que terá dificuldades. Comece

pelas questões mais fáceis para garantir estes pontos, deixando as mais complexas por último.

• Se tiver que "chutar" numa questão de múltipla escolha ou de resposta imediata, faça com inteligência. Deixe de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso.

• Em questões dissertativas ou redações, procure sempre escrever respostas completas e de acordo com o que se pede. Não enrole na resposta, pois você poderá perder pontos importantes.

• Não tenha pressa de sair da sala de exame. Use todo o tempo disponível e faça uma revisão nas respostas, se tiver tempo. Esta revisão serve para eliminar erros de ortografia ou conteúdos.

• Mantenha a autoconfiança. Não consegue ter sucesso quem perde tempo pensando no fracasso. Mas, nem por isso, negligencie a preparação anterior.

Page 3: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

3

Bom estudo e leitura eficiente A pessoa que se preocupa com a qualidade de sua leitura e com o resultado que poderá obter deve pensar no ato de ler como um comportamento que requer alguns cuidados, para ser realmente eficaz: 1) Atitude Pensamento positivo para aquilo que deseja ler. Manter-se descansado é muito importante também. Não adianta um desgaste físico enorme, pois a retenção da informação será inversamente proporcional. Uma alimentação adequada é muito importante. Cuidado! Devemos virar a página, segurando-a pelo lado superior, antes de lermos a última frase! 2) Ambiente O ambiente de leitura deve ser preparado para ela. Nada de ambientes com muitos estímulos que forcem a dispersão. Deve ser um local tranqüilo, agradável, ventilado, com uma cadeira confortável para o leitor e mesa para apoiar o livro a uma altura que possibilite postura corporal adequada. Quanto à iluminação, deve vir do lado posterior esquerdo, pois o movimento de virar a página acontecerá antes de ter sido lida a última linha da página direita e, de outra forma, haveria a formação de sombra nesta página, o que atrapalharia a leitura. 3) Objetos necessários Para evitar de levantarmos, durante a leitura, para pegar algum objeto que julguemos importante, devemos colocar lápis, marca-texto e dicionários sempre à mão. Quanto a sublinhar os pontos importantes do texto, é preciso aprender a técnica adequada. Não o fazer na primeira leitura, evitando que os aspectos sublinhados pareçam-se mais com um mosaico de informações aleatórias. Vícios de leitura Como é seu comportamento de leitor? Por acaso você tem o hábito de ler movimentando a cabeça? Ou, quem sabe, acompanhando com o dedo? Talvez vocalizando baixinho... Você não percebe, mas esses movimentos são alguns dos tantos que prejudicam a leitura. Esses movimentos são conhecidos como vícios de leitura. Movimentar a cabeça Procure perceber se você não está movimentando a cabeça enquanto lê. Este movimento, ao final de pouco tempo, gera muito cansaço, além de não causar nenhum efeito positivo. Durante a leitura apenas movimentamos os olhos. Regressar no texto, durante a leitura Pessoas que têm dificuldade de memorizar um assunto, que não compreendem algumas expressões ou palavras tendem a voltar na sua leitura. Este movimento apenas incrementa a falta de memória, pois secciona a linha de raciocínio e raramente explica o desconhecido, o que normalmente é elucidado no decorrer da leitura. Procure sempre manter uma seqüência e não fique “indo e vindo” no livro. O assunto pode se tornar um bicho de sete cabeças!

Page 4: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

4

Ler palavra por palavra Para escrever usamos muitas palavras que apenas servem como adereços. Procure ler o conjunto e perceber o seu significado. Subvocalização É o ato de repetir mentalmente a palavra. Isto só será corrigido quando conseguirmos ultrapassar a marca de 250 palavras por minuto. Usar apoios Algumas pessoas têm o hábito de acompanhar a leitura com réguas, apontando ou utilizando um objeto que salta “linha a linha”. O movimento dos olhos é muito mais rápido quando é livre do que quando o fazemos guiado por qualquer objeto. Três questões básicas para a boa leitura Uma boa medida para avaliar se o texto foi bem compreendido é a resposta a três questões básicas: I - Qual é a questão de que o texto está tratando? Ao tentar responder a essa pergunta, o leitor será obrigado a distinguir as questões secundárias da principal, isto é, aquela em torno da qual gira o texto inteiro. Quando o leitor não sabe dizer do que o texto está tratando, ou sabe apenas de maneira genérica e confusa, é sinal de que ele precisa ser lido com mais atenção ou de que o leitor não tem repertório suficiente para compreender o que está diante de seus olhos. II - Qual é a opinião do autor sobre a questão posta em discussão? Disseminados pelo texto, aparecem vários indicadores da opinião de quem escreve. Por isso, uma leitura competente não terá dificuldade em identificá-la. Não saber dar resposta a essa questão é um sintoma de leitura desatenta e dispersiva. III - Quais são os argumentos utilizados pelo autor para fundamentar a opinião dada? Deve-se entender por argumento todo tipo de recurso usado pelo autor para convencer o leitor de que ele está falando a verdade. Saber reconhecer os argumentos do autor é também um sintoma de leitura bem feita, um sinal claro de que o leitor acompanhou o desenvolvimento das idéias. Na verdade, entender um texto significa acompanhar com atenção o seu percurso argumentativo. Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor de Língua Portuguesa, Redação e Expressão Oral do Departamento de Comunicações e Artes da ECA-USP.

Page 5: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

5

Exercícios para candidatos aos Exames para Preletor Regional e Líder da Iluminação e para promoção aos graus Sênior e Máster.

EXERCÍCIO 1

Queremos propor dois exercícios que o auxiliarão em sua preparação para o exame para Preletor Regional Aspirante ou Líder da Iluminação ou promoção de grau. Você deverá executar duas tarefas correlacionadas. Nós apresentamos um tema e você deverá criar um roteiro de aula e também deverá fazer uma dissertação sobre o tema proposto.

Tema: Por Que a religião se envolve com assuntos do meio ambiente e

preservação ambiental, e o que deve ser feito para ajudar a solucionar os problemas ecológicos?

Para iniciar, evite as seguintes “armadilhas”: 1. Principalmente na introdução e na conclusão, não use chavões como: “Cada

um deve fazer sua parte” ou “O planeta pede socorro”. 2. Evite também expressões populares que podem ser significativas em

linguagem coloquial, mas que caem muito mal em uma redação, como: “Lei de Gerson” ou “Mundo cão”.

3. Não desvie do assunto para relatos pessoais, narrando que em sua casa você recicla o lixo ou que ensinou ao filho ou à neta a forma correta de descartar o óleo de cozinha usado.

4. Não pense que não precisa explicar os conceitos porque seu leitor ou ouvinte já deve saber do que você está falando.

5. Como estamos falando sobre um posicionamento da Seicho-No-Ie, evite expressões como “Na minha opinião” ou “Eu acho que” etc.

6. Ao redigir um texto sobre ecologia, não transcreva a letra da canção “A Vida Fala mais Alto”. Afinal, fazer uma dissertação não é um teste de memória.

7. Não faça perguntas como “E meio ambiente, como é que fica?” ou “Como será o mundo em que nossos netos vão viver?”. Na verdade, isto é o que está sendo perguntado a você. A sua tarefa é abordar a questão e oferecer respostas.

Tomando os cuidados acima, vamos iniciar nosso trabalho:

1. Faça uma boa introdução: De forma direta, apresente a idéia central do texto ou aula. Procure dar uma visão geral do assunto a ser tratado. Para fazer sua aula, grife no texto a seguir as partes mais importantes e em uma folha a parte redija com suas próprias palavras um ou dois parágrafos, abordando todos os pontos que constam no texto fornecido a seguir.

Não há dúvida de que é possível considerar como sendo de caráter secular a questão do meio ambiente. Isso porque estamos hoje em contato cotidiano com essa questão, por exemplo, através do lixo que temos de jogar fora toda manhã, e há muitos profissionais e pessoas engajados nessas questões que são alheios aos assuntos sagrados como Deus e Buda. E também existem pessoas que consideram a questão ambiental algo de cunho técnico. São pessoas que pensam ser possível solucionar de modo suficiente a questão ambiental se, fazendo uma nítida distinção entre o homem e o ambiente que o rodeia,

Page 6: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

6

administrar habilmente o meio ambiente através de conhecimentos científicos e aplicação tecnológica. Nesse modo de pensar, há ruptura na relação entre o homem e o meio ambiente, havendo a tendência de considerar que esse problema será solucionado se administrar bem o ambiente, mesmo que não ocorram grandes mudanças na mentalidade e no modo de viver dos seres humanos. Tal modo de pensar pode ser chamado de tecnocentrismo, porque considera o ambiente natural um “instrumento” para o homem viver e que, utilizando habilmente a tecnologia, que é outro instrumento, seja possível solucionar esta questão.

(TANIGUCHI, Masanobu. Caminho da Paz pela Fé. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2004. p.206)

2. Desenvolvimento Argumento 1 Há várias formas de introduzir um assunto. Podemos partir de uma premissa, definindo nossa posição, e já deixando antever a conclusão a que vamos chegar. No texto acima, o professor Masanobu Taniguchi opta por não fazer isto, deixando a questão em aberto. Agora é hora de apresentar argumentos e ir induzindo o leitor ou ouvinte a determinadas conclusões. No texto a seguir, o autor entra decididamente no assunto, deixando claro que somente a ciência e a tecnologia não serão capazes de resolver os problemas abordados no texto. Este deve ser o segundo tópico de sua aula e um argumento de sua redação. Escreva um parágrafo desenvolvendo este argumento.

Lamentavelmente, ao longo dos tempos os homens têm levado em conta somente as vantagens imediatas e vêm agredindo a Natureza, destruindo florestas e bosques, queimando madeiras, desmatando grandes áreas para transformá-las em campos de golfe ou construir ai muitas casas e vendê-las. Em conseqüência, diminui muito a área verde do planeta Terra e já começam a faltar fontes de oxigênio. Outros fatores, como a queima de petróleo, as guerras, que provocam muitos incêndios etc., têm contribuído para diminuir o oxigênio e aumentar o gás carbônico. Além de destruir áreas verdes, a humanidade vem poluindo os mares e os rios, causando a morte de grande quantidade de peixes. Como resultado de tudo isso, nos últimos tempos a Terra se tornou agressiva. As condições meteorológicas se alteraram: há falta de chuva em alguns lugares, enquanto em outras regiões caem chuvas torrenciais, destruindo lavouras e casas. Muitos problemas têm surgido nos últimos tempos. Têm ocorrido catástrofes como erupções vulcânicas, grandes inundações etc., e pode-se dizer que são sinais de alerta que o planeta Terra está emitindo para a humanidade.

(TANIGUCHI, Seicho. Viver com Alegria. Seicho-No-Ie do Brasil, 2007. p.18)

Argumento 2 No segmento a seguir o autor responde objetivamente ao primeiro questionamento proposto no enunciado, deixando claro porque a Religião deve se envolver com questões ambientais. Seguindo com nosso exercício, reescreva o parágrafo abaixo.

“Assuntos fenomênicos que pertencem à vida cotidiana devem ser entregues ao senso comum da sociedade, e os religiosos devem falar sobre assuntos mais elevados como Deus e Buda” – este é um modo de pensar. (...) Pessoas que, apesar de saberem que o hábito de vida que desperdiça energia é uma das grandes causas de destruição da Natureza dos países em desenvolvimento, da extinção de seres vivos e do sacrifício da

Page 7: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

7

população dos países pobres, pensam “Isso é tudo coisa do mundo fenomênico e, portanto, devemos deixar a cargo dos políticos, das autoridades e das ONGs, e nós devemos nos aprofundar nos ensinamentos de Deus e de Buda”, não pensando em mudar os hábitos de vida, em absoluto, só podem ser consideradas pessoas sem nenhum valor religioso, tal qual fogo sem chama.

(TANIGUCHI, Masanobu. Caminho da Paz pela Fé. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2004. p.216)

Argumento 3 (O ponto de vista da deep ecology) Este é um argumento bastante importante, fornecendo inclusive uma perspectiva histórica do assunto abordado. Ao reescrever este parágrafo, cuidado com a precisão das datas e com a forma de grafar palavras estrangeiras.

O conceito de ecologia até 1970 era o de proteger a Natureza em nível confortável para o ser humano. (...) No caso de haver confronto entre o valor da Natureza e o valor do homem, sempre dava prioridade ao do homem, jamais extrapolando o antropocentrismo. (...) A ecologia que surgiu após a década de 1980, porém, passou a reconsiderar com maior profundidade a relação do homem versus Natureza, considerando o homem uma parte da Natureza. Descobrindo as causas dos problemas ambientais nas próprias atitudes dele, nascendo assim, um movimento para recuperar o relacionamento harmonioso com a Natureza mudando o modo de viver do próprio homem. Comparado à ecologia de até então, este conceito aproxima-se mais da essência dessa questão e, portanto, é chamado de deep ecology, no sentido de ser um “pensamento profundo de proteção ambiental”.

(TANIGUCHI, Masanobu. Caminho da Paz pela Fé. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2004. p.218)

Argumento 4 (Princípios da Moralidade Ecológica [ou Ética Ecológica]) Tanto em sua aula, como na redação, é importante abordar os princípios da Moralidade Ecológica. O texto a seguir é nosso, baseado nos conceitos apresentados nos livros de autoria do professor Masanobu Taniguchi, Caminho da Paz pela Fé e Primeiro Passo para a Paz. Escreva também enumerando e explicando cada um dos princípios da Moralidade Ecológica.

A visão ecológica da Seicho-No-Ie leva em conta os três princípios da Moralidade Ecológica que são o 1) Reconhecimento do direito de sobrevivência da Natureza, 2) o Globalismo da Terra e 3) o Respeito à ética intergerações. O Reconhecimento do direito de sobrevivência da Natureza consiste em reconhecer que a Natureza, em seu estado natural tem valor e deve ser preservada, independente de gerar ou não lucro econômico para o homem. Segundo o princípio do Globalismo da Terra, na sociedade globalizada atual, o nosso modo de vida, como habitantes da Terra, influi na vida dos demais e em todo o planeta. A ética intergerações consiste no respeito aos direitos das futuras gerações e a preocupação com o mundo que será oferecido a elas.

3. Conclusão A conclusão é a parte mais importante de seu texto, é para onde converge toda sua argumentação. Ela é a síntese de todas as idéias apresentadas. De qualquer modo, o correto é concluir sem repetir os argumentos já apresentados. Normalmente a conclusão deve ter apenas um parágrafo não muito extenso. Escreva, com base no texto fornecido abaixo a conclusão de sua redação.

Page 8: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

8

A humanidade deve transcender o modo de viver de até agora em que veio prosperando utilizando outros seres vivos como instrumento e material, e levar uma vida que pensa também na felicidade de outros seres vivos. Sendo o amor sentimento de unidade entre o eu e o outro, a humanidade deverá viver, de agora em diante, com sentimento de unidade com os outros seres vivos. Procedendo desse modo, poderá expandir a dimensão espiritual, vencendo a barreira denominada limite de espaço, ou seja, não apenas preenchendo o espaço superficial do globo terrestre, aumentado o número da população. (...) Nesse sentido, estamos desenvolvendo nosso Movimento como o objetivo de “proteger o meio ambiente global e, ao mesmo tempo, promover o progresso da humanidade”. Portanto, ao mesmo tempo em que vamos dedicando amor às pessoas através desses ensinamentos, desejo avançar ainda mais e continuar desenvolvendo também (...) um movimento que não só ama os seres humanos, mas também os demais seres vivos. (TANIGUCHI, Masanobu. Primeiro Passo para a Paz. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2006. p.228)

Finalizando o exercício

Para finalizar o exercício, releia cada trecho que escreveu e compare com o texto fornecido. Se for preciso, faça ajustes, acrescente, reescreva. Quando estiver satisfeito com o que escreveu, transcreva cada trecho, um abaixo do outro, sem pular linha e sem subtítulos. Apenas separando por parágrafos. O resultado será uma redação completa e bem estruturada. Alguém que acha que não tem condições para fazer um bom texto ficará surpreso com o bom desempenho obtido.

É claro que existem infinitas maneiras de desenvolver boas redações e muitas outras coisas que poderiam ter sido abordadas sobre o tema. Se deseja entregar um trabalho mais completo, vão algumas sugestões de tópicos pertinentes:

� O aquecimento do planeta deriva da errônea política energética. � Protocolo de Kyoto. � Dificuldade de encontrar soluções exeqüíveis. � Seicho-No-Ie propõe solução através do espírito religioso. � Segunda Guerra e os Princípios da Moralidade Ecológica � É preciso mudar o sistema de vida que ora prioriza os prazeres materiais. � Agradecer às graças recebidas da natureza. � Movimento baseado na reverência à Vida. � Revelação Divina da Grande Harmonia. � Consciência de que tudo é uno.

Page 9: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

9

Exercícios para candidatos aos Exames para Preletor Regional e Líder da Iluminação e para promoção aos graus Sênior e Máster.

EXERCÍCIO 2

Mais um exercício para sua preparação para o exame de graduação ou de promoção de grau. Você deverá executar duas tarefas correlacionadas. Nós proporemos um tema e você deverá criar um roteiro e, na medida do possível, ministrar uma aula. Também deverá fazer uma dissertação sobre o tema proposto.

Tema: Como você orientaria um casal cujo filho está se desencaminhando, se

tornando violento e apresentando rejeição escolar? Para iniciar, evite as seguintes “armadilhas”: 1. Não redija como se estivesse dialogando diretamente com o casal. Prefira a forma

de narração, dizendo como orientaria o hipotético casal. 2. Não inclua em sua redação detalhes desnecessários como dizer que convidaria o

casal a se sentar, que os receberia com amor, ou que em primeiro lugar oraria com eles. Entre direto no assunto.

3. Não ache que apenas dizer que indicaria livros, relacionados com o problema, ou que encaminharia para um seminário da Academia seja suficiente. Você deve demonstrar nesse tipo de redação que conhece os princípios doutrinários e que sabe detectar a causa do problema e indicar uma solução adequada.

Tomando os cuidados acima, vamos iniciar nosso trabalho:

1. Introdução: Na introdução, entramos direto no assunto, sem rodeios. Aqui o autor sai do senso comum, marcando a posição da Seicho-No-Ie, isto é, enquanto o senso comum nos diz que para educar um filho problemático devemos tentar modificar o filho, ele afirma que quando os pais mudam os filhos também mudam. Repare que, no texto a seguir, como forma retórica, o autor faz uma pergunta (Então, como os pais devem mudar?), mas imediatamente dá a resposta. Ao redigir, não é aconselhável deixarmos perguntas no ar, sem a devida resposta. Escreva você também um ou dois parágrafos, nos moldes do texto abaixo.

Em primeiro lugar, os pais devem mudar a visão de até então e conscientizar que a causa do problema não está no filho, mas que ele surge como projeção da mente dos pais. Portanto, a regra inicial consiste em mudar basicamente a postura mental de tentar modificar o filho a qualquer custo, querendo melhorá-lo. Quando os pais mudam, os filhos também mudam. Então, como os pais devem mudar? Eles devem renascer, conscientizando que o ser espiritual que está por trás do corpo carnal é o homem verdadeiro.

(KANUMA, Keyo. Educação do Renascimento. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2000. p.23)

Page 10: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

10

2. Desenvolvimento Argumento 1. O que foi dito no trecho acima pode parecer óbvio, mas pode não ser para as pessoas que vêm pedir orientação. Conforme já foi dito, esse conceito contradiz o senso comum, por isso é preciso apresentar os argumentos, explicando com clareza o que queremos dizer. Desenvolva uma argumentação semelhante à apresentada no parágrafo a seguir.

Tanto a rejeição escolar quanto os problemas de violência e de sexo têm a mesma origem. (...) Investigando a causa da rejeição escolar e de casos de violência, sempre se chega à desarmonia conjugal e à alta porcentagem de incidência de abortos provocados. Também está presente o “pai bonzinho mas sem firmeza”. Essas três causas entrelaçam-se e forma um viveiro fértil para o surgimento da conduta anormal das crianças e jovens atuais.

(KANUMA, Keyo. Educação do Renascimento. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2000. p.23)

Argumento 2 Este é um ponto fundamental de nossa argumentação, pois fazemos uma clara distinção entre a imagem manifestada e a Imagem Verdadeira. Além disto, propomos uma linha de ação bastante diferente do que a indicada pelo senso comum. Reescreva o trecho a seguir seguindo a mesma linha de raciocínio.

Quando o filho fica agressivo e violento, de nada adianta apontar-lhe os defeitos e tentar melhorá-lo usando de argumentos como: “Você está errado. Deve agir assim, pois assim é o certo”. Quanto mais apontar o mal, mais esse mal se tornará real, e o filho ficará cada vez mais violento. Tentar acalmar com argumentos o filho que está com o ânimo exaltado só faz com que ele se exalte cada vez mais. Quando o filho começa a ficar violento, deve-se ignorar isso por completo. Ignorando o mal, vê-se visualizar mentalmente a quietude da sua Imagem Verdadeira. Se mentalizar de um outro aposento “Meu filho está tendo atitudes violentas, mas na verdade é perfeito. Não está agindo como violência de modo algum”, ele se aquietará naturalmente.

(TANIGUCHI, Masaharu. Namoro, Casamento e Maternidade. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2003. p.386)

Argumento 3 Nesta parte da argumentação já começamos a propor soluções, visto que, além de analisarmos o problema, podemos falar como deve ser a correta atitude mental da mulher. Reescreva com suas palavras os trechos a seguir.

Gostaria de destacar a posição peculiar que a mãe ocupa em relação a seus filhos. A mãe que se queixa da desobediência de seus filhos, se analisar a si mesma, descobrirá que, no íntimo, possui sentimento de rebeldia em relação ao marido ou aos sogros. Seus filhos tornam-se rebeldes, refletindo essa atitude mental da mãe. A mãe deve dar a seus filhos o exemplo de como ser obediente aos mais velhos. E a posição que ela ocupa no lar é ideal para isso. Se estivesse em posição inferior, não teria a quem dar seu exemplo de obediência. E se estivesse na mais alta posição, também não poderia dar aos filhos o exemplo de obediência, porque não disporia de ninguém a quem obedecer. Mas ela, estando na posição intermediária, pode mostrar aos filhos como se deve proceder em relação aos mais velhos.

(TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, 13v. 3ed (Revisada). São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2001. p.58)

Page 11: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

11

O Verdadeiro ser transcende o corpo carnal, não é homem nem mulher, mas filho de Deus, dotado do masculino e do feminino. Esse filho de Deus se manifesta como homem ou mulher, e uma nova criação se inicia com a união do positivo e do negativo que estavam separados. Com o estabelecimento dessa visão a respeito do ser humano, que o homem é digno por ser homem e a mulher é digna por ser mulher, e se respeitam mutuamente –, surge um lar de grande e completa harmonia.

(KANUMA, Keiyo. Educação do Renascimento. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2000. p.22)

Argumento 4 O parágrafo a seguir é muito importante, mas repare que nele há a afirmação de que “Nem sempre a causa do mau comportamento está no irmão abortado. Ao apresentar este argumento, é conveniente dizer que perguntaria ao casal se há ocorrência de abortos na família, para não cairmos em generalizações. Tomando este cuidado, reescreva o trecho a seguir.

Nem sempre a causa do mau comportamento de uma criança está no seu irmão abortado. Mas são incrivelmente freqüentes os casos que se solucionam rapidamente quando, após tentar todos os meios de solução, os pais resolvem cultuar a alma dos filhos abortados, com arrependimento sincero.

(KUSUMOTO, Kamino. Pela Paz dos Anjinhos. São Paulo: Seicho-No-Ie, 1988. p.20)

Argumento 5 Na parte a seguir, o texto é dirigido às mães, e são feitas recomendações a elas. Ao reescrevê-lo, faça as mesmas recomendações, mas dirija-se ao casal.

Se pretendem que seus filhos obtenham melhores resultados nos estudos, as mães devem, em primeiro lugar, crer que eles são filhos de Deus e possuem, originariamente, capacidade infinita. Baseadas nessa fé, basta trazer para o mundo fenomênico o que já existe no mundo da Imagem Verdadeira, por meio de palavras de elogio e estímulo. “Você conseguirá, pois é filho de Deus”, etc., são palavras que possuem o poder de fazer com que se manifeste a Imagem Verdadeira. Frases como: “Você vai muito mal nos estudos, tem que estudar muito”, têm efeito negativo, pois fazem com que as pessoas fiquem presas ao fenômeno, sem poder manifestar sua capacidade existente no mundo da Imagem Verdadeira. É o uso negativo do poder da palavra. As palavras de uma mãe que vive ralhando com os filhos acabam perdendo o efeito. Eles se acostumam a pensar que “a mãe é uma máquina de dar broncas” e não lhe dão mais a mínima atenção, da mesma forma que não prestam atenção quando o rádio está transmitindo um programa que não lhes interessa. As repreensões dos pais que a toda hora dizem aos filhos o quanto “eles são desobedientes” transforma-se numa espécie de sugestão hipnótica e ficam impressas no subconsciente deles, tornando-os cada vez mais desobedientes.

(TANIGUCHI, Masaharu. A Felicidade da Mulher, Vol. 2; 11ª Ed.; Cap. 10; p. 125)

4. Conclusão Depois de uma argumentação consistente, podemos fazer uma conclusão bastante sucinta, como esta a seguir.

O que os pais devem fazer é criar um teatro da vida alegre para relaxar a tensão. Devem se emprenhar na prática do hai, niko, pon, (docilidade, sorriso e presteza). Preencha a

Page 12: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

12

sua vida com o um “sim” alegre, sorriso radiante e levante-se imediatamente. Através da repetição de palavras alegres, sorriso alegre e conduta alegre – esforce-se para transformar o ambiente da família num jardim florido. Esta é a chave para solucionar rapidamente a situação.

(KANUMA, Keiyo. Educação do Renascimento. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2003. p.39)

Finalizando o exercício

Para finalizar o exercício, releia cada trecho que escreveu e compare com o texto fornecido. Se for preciso, faça ajustes, acrescente, reescreva. Quando estiver satisfeito com o que escreveu, transcreva cada trecho, um abaixo do outro, sem pular linha e sem subtítulos. Apenas separando por parágrafos. O resultado será uma redação completa e bem estruturada. Alguém que acha que não tem condições para fazer um bom texto ficará surpreso com o bom desempenho obtido.

Há muito outros livros que poderiam ter sido usados como referência, e também mais argumentos que poderiam compor nossa dissertação. Se desejar fazer exercícios complementares, utilizando outros livros e mais argumentos, fique a vontade. Certamente será muito proveitoso.

Page 13: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

13

Exercícios para candidatos aos Exames para Preletor Regional e Líder da Iluminação e para promoção aos graus Sênior e Máster.

EXERCÍCIO 3

Este exercício segue a mesma proposição dos anteriores. Tema: Qual o significado da Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade da

Seicho-No-Ie e como é o processo de sucessão à Suprema Presidência? Para iniciar, evite as seguintes “armadilhas”: 1. Não confunda Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade, com “passagem do

bastão” da Missão Sagrada. 2. Embora seja considerada a forma ideal, não afirme que a sucessão só pode ocorrer

dentro da família do fundador. 3. Não ache que a Transmissão da Sagrada Tocha ocorre somente quando do

falecimento do fundador.

Tomando os cuidados acima, vamos iniciar nosso trabalho:

1. Introdução: Entre diretamente no assunto, falando sobre os dois sentidos encerrados na expressão “Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade. Não se perca em explicações. Faça apenas um parágrafo curto. As explicações serão apresentadas no desenvolvimento. Depois de ler o parágrafo abaixo, escreva você também um pequeno parágrafo introdutório, nos mesmos moldes.

Na Seicho-No-Ie a expressão Sagrada Tocha da Verdade é usada em dois sentidos. O primeiro sentido refere-se à Verdade propriamente dita, a “Vida que Flui Eternamente”. No outro sentido, refere-se à posição do Supremo Presidente e à sucessão do posto, garantindo a continuação da Sagrada Tocha da Verdade.

2. Desenvolvimento Argumento 1. No primeiro parágrafo é dito que a expressão Sagrada Tocha da Verdade encerra dois significados distintos, isto é, duas idéias. Por isso cada uma deve ser explicada separadamente. No parágrafo a seguir abordaremos a expressão no sentido de Verdade. Após ler o parágrafo a seguir, aborde também a questão explicando este aspecto.

“Durante muito tempo, pensava-se que era impossível explicar a Imagem Verdadeira da Vida por meios indiretos como palavras escritas. Porém, eis que surgiu a Seicho-No-Ie, a qual conduz as pessoas à apreensão da Imagem Verdadeira da Vida por meio de palavras escritas. Nisto consiste a peculiaridade da Seicho-No-Ie. (...) a Seicho-No-Ie eliminou tal barreira, com palavras escritas de fácil compreensão da Verdade que, desde tempos remotos, os religiosos pensavam não poder transmitir a não ser através de pregação direta ou de comunicação imediata ao nível mental. Em outros termos, conseguiu colocar a vibração da Vida na palavra escrita, tornando-a uma coisa só.”

(TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida, 25v. 4ª.ed. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2007. p.118).

Page 14: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

14

Argumento 2 Em um breve parágrafo, inicie a explicação sobre a transmissão da Sagrada Tocha da Verdade, que deve conter o seguinte teor:

O processo de Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade da Seicho-No-Ie encerra o aspecto particular ou privado e o aspecto público. Este aspecto particular é chamado “menju”, que é realizado entre mestre e discípulo, em um encontro face-a-face.

Argumento 3 Veja que o texto fornecido a seguir deixa claro que a Sucessão não é algo que depende do discernimento ou da vontade do discípulo. Reescreva o trecho, seguindo a mesma linha de raciocínio.

Existem muitas pessoas que, tendo lido a obra A Verdade da Vida e outros livros do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, foram profundamente tocadas pela essência do seu ensinamento da Verdade e tornaram-se seus discípulos, ou então se filiaram às associações da Seicho-No-Ie e trabalham ativamente como dirigentes. Creio que entre essas pessoas existem algumas que julgam estar em condições de ser o sucessor do Sagrado Mestre. Entretanto, o fato de alguém se julgar capacitado não basta para ser o sucessor do Mestre divulgador da Grande Verdade. (...) Não é uma questão a ser tratada pelos discípulos, de modo arbitrário. Naturalmente, não se trata também de questão a ser decidida por pessoas de fora. (TANIGUCHI, Seicho. In: 16º. Curso Para Preletores e Líderes da Iluminação. São Paulo, 2002. p.32)

Argumento 4 No texto a seguir é enfocado um aspecto bastante importante quanto ao sucessor, isto é, que a missão do sucessor não é repetir mas dar continuidade ao ensinamento. Você deverá reescrever, com suas próprias palavras, o conceito apresentado a seguir.

Transmissão da essência não pode ser feita por meio de palavras. Talvez haja quem interprete mal o conceito de sucessão e pense que o sucessor (...) irá repetir ao pé da letra os ensinamentos transmitidos pelo mestre. Mas, na verdade, a sucessão consiste em receber do mestre, numa comunicação mente a mente, a essência do ensinamento que não pode ser transmitida por meio de palavras.

(TANIGUCHI, Seicho. In: 16º. Curso Para Preletores e Líderes da Iluminação. São Paulo, 2002. p.34)

Argumento 5 Neste parágrafo é concluída a explicação sobre o menju, deixando claro que após a escolha em caráter privado, essa escolha deve ser tornada pública. Também é citado o artigo da Constituição Religiosa que define quem pode ser escolhido como sucessor. Siga com seu exercício, explique com suas palavras os aspectos tratados no parágrafo a seguir.

O encontro face-a-face (menju), é realizado em caráter privado, mas deverá ser anunciado publicamente para que passe ao conhecimento das pessoas, deixando claro aos membros da organização que será o próximo sucessor. A definição do aspecto público da Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade está definido no Artigo 10 da Constituição Religiosa da Seicho-No-Ie que define que “dentre os pertencentes à linhagem familiar do iniciador da doutrina ou algum devoto da Seicho-No-Ie”, aquele que recebeu o menju será o próximo Supremo Presidente. Quando da posse no cargo de

Page 15: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

15

Vice-Presidente, este estará sendo reconhecido publicamente como aquele que recebeu a sagrada Tocha da Verdade.

(TANIGUCHI, Masanobu. Rekishi Kara Naniwo Manabuka, pg. 148-1 79; Curso Nacional para Dirigentes Jovens).

Argumento 6 Aqui, mais uma vez é esclarecido que o sistema de sucessão da Suprema Presidência da Seicho-No-Ie não é hereditário.

O sistema atual não é hereditário. Segundo o texto da Constituição Religiosa, existem duas opções de escolha do sucessor: uma delas “da linhagem do fundador”, e a outra “dentre os devotos adeptos da ‘Seicho-No-Ie’”. E essas duas opções estão em igualdade de condição.

(TANIGUCHI, Masanobu. Rekishi Kara Naniwo Manabuka, pg. 148-1 79; Curso Nacional para Dirigentes Jovens).

3. Conclusão Depois de uma argumentação consistente, podemos fazer uma conclusão bastante sucinta, como esta a seguir.

Este pensamento de administração de risco está manifestado também na expressão “algum devoto da Seicho-No-le”, inserida no Artigo 10, definindo aqueles que poderão ser escolhidos como o próximo Supremo Presidente. Isto porque, se por ventura “dentre os pertencentes à linhagem familiar do iniciador da doutrina” não existir uma pessoa adequada, mesmo assim, será uma forma de se permitir a Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade através do “menju”. Este texto foi inserido em 1996, por ocasião da reforma do Seicho-No-le Kyoki. Um dos motivos que levou a essa reforma está o fato de que, dando frente à expansão do Movimento Internacional de Paz Pela Fé, nos países cristãos, como EUA e Canadá, surgiram pessoas que desconfiavam deste Artigo, entendendo que os Regulamentos contemplavam somente a continuidade familiar. Desta maneira, na Seicho-No-le, apesar de considerar que o ideal seja a Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade acontecendo através da continuidade familiar, manteve-se a provisão para que a realidade do risco seja enfrentada, de tal sorte que a base necessária para a Transmissão da Sagrada Tocha da Verdade seja estruturada de maneira eterna.

(KUROKOJI, Jun. Rekishi kara wo Manabu ka. P. 148-179)

Finalizando o exercício

Para finalizar o exercício, releia cada trecho que escreveu e compare com o texto fornecido. Se for preciso, faça ajustes, acrescente, reescreva. Quando estiver satisfeito com o que escreveu, transcreva cada trecho, um abaixo do outro, sem pular linha e sem subtítulos, apenas separando por parágrafos.

Page 16: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

16

Exercícios para candidatos aos Exames para Preletor Regional e Líder da Iluminação e para promoção aos graus Sênior e Máster.

EXERCÍCIO 4

Este exercício segue a mesma proposição dos anteriores. Tema: Explane, pelo ponto de vista científico, a Verdade da inexistência da

matéria Para iniciar, evite as seguintes “armadilhas”: 1. Não desvie do assunto falando sobre Imagem Verdadeira. 2. Não faça uma abordagem somente religiosa; afinal, o que é pedido é uma visão

científica. 3. Não fundamente seu texto no livro de Gênesis que é uma explicação simbólica da

criação do mundo e não uma abordagem científica.

Tomando os cuidados acima, vamos iniciar nosso trabalho:

1. Introdução: Esta é uma forma de introdução interessante, pois já encerra a conclusão. No decorrer do texto vamos apresentar os argumentos, fundamentando o que afirmamos. Depois de ler o parágrafo abaixo, escreva você também um pequeno parágrafo introdutório, nos mesmos moldes.

A física começava, então, a dar o primeiro passo em direção ao conhecimento da Verdade de que a matéria não é existência real, Verdade essa ensinada na filosofia da Imagem Verdadeira, da Seicho-No-Ie. Podemos notar que esta obra, orientada pela Sabedoria superior, já previa que a Física chegaria a essa Verdade. Nos anos posteriores, a Física alcançou um notável progresso, desenvolvendo finalmente as teorias sobre partículas elementares. O grande avanço da Física moderna vem comprovar, em maior amplitude, a Verdade da não-existência da matéria.

(TANIGUCHI, Masaharu. A Verdade da Vida. vol. 14. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 1987. cap. 1. p. 60.)

2. Desenvolvimento Argumento 1. Aqui começamos a dar uma abordagem cientifica, falando rapidamente sobre a natureza eletrônica da matéria e da substância única que constitui o Universo. Reescreva o parágrafo a seguir.

A Física moderna reconhece que o Universo em que vivemos é constituído de partículas minúsculas denominadas elétrons. Os elétrons que constituem as estrelas, a madeira de uma mesa, o cérebro humano, enfim, todas as coisas do universo físico, são todas iguais. As matérias diferem entre si apenas por causa da diferença de quantidade de partículas nos respectivos volumes e da diferença de velocidade de seus movimentos.

(TANIGUCHI, Masaharu. Comande sua Vida com o Poder da Mente; 1ª ed.; Cap. 8; p. 69)

Page 17: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

17

Argumento 2 No parágrafo a seguir há um aprofundamento maior. Já havíamos falado sobre os átomos, agora falamos sobre a estrutura da matéria e da energia primordial da qual ela é constituída. Explique este aspecto com suas próprias palavras.

Essas partículas carregadas de energia agregam-se e formam substâncias dos mais variados elementos materiais – minerais, animais e vegetais. Contudo, elas nunca se agregam de tal forma que não possam ser separadas. De acordo com nossos estudos, essas partículas de energia, que constituem as moléculas da matéria, mantêm entre si distâncias que, proporcionalmente ao tamanho, correspondem às distâncias entre os planetas. (Outra semelhança entre a estrutura molecular da matéria e o sistema planetário é o fato de que as partículas de energia, ou seja, os elétrons, giram em torno de um eixo, assim como os planetas.) O nosso universo físico é, portanto, um mundo constituído de energia, ou seja, a substância do Universo são ondas de energia.

(TANIGUCHI, Masaharu. Comande sua Vida com o Poder da Mente; 1ª Ed.; Cap.8; p. 72)

Argumento 3 No texto apresentado a seguir já preparamos a conclusão, afirmando que a matéria surge do nada. Reescreva o trecho, seguindo a mesma linha de raciocínio.

Em suma, o mundo em que vivemos é um mundo constituído da energia originada do “nada”. Obviamente, a força ativa que faz surgir algo do “nada”, dando-lhe forma ou modificando-a, só pode ser energia. Partindo desse princípio, tanto a ciência como a filosofia tentam explicar como surgiu a energia primordial que desencadeou a ação do éter. Que força teria agido no meio etéreo, para que se formasse, pela primeira vez, um “redemoinho” (ou “turbilhão”)? Alguns físicos declaram que tal questão está fora do âmbito da ciência concreta, enquanto estudiosos da Ciência Mental explicam essa força como “ação da Grande Vida” ou “ação da mente da vontade do Universo”.

(TANIGUCHI, Masaharu. Comande sua Vida com o Poder da Mente; 1ª Ed.; Cap.8; p. 72)

Argumento 4 Poderíamos até concluir nossa argumentação, afinal, o que enunciado pede já está atendido, isto é, a questão da inexistência da matéria e o fato de que a matéria se origina do nada. Reescreva o trecho, seguindo a mesma linha de raciocínio.

Nada existia num passado muito remoto. Não havia o planeta Terra, o Sol, e as estrelas, nenhum corpo celeste, nada. Não foi a matéria que começou a entrar em ação onde nada existia. Se a matéria ainda não existia, tudo era imaterial. Foi algo que começou a se movimentar. Um elemento imaterial manifestou-se em forma de matéria e começou a se movimentar. A força motriz inicial que deu impulso a esse movimento não é uma energia material, pois não existia a matéria. Era uma energia imaterial, invisível aos sentidos, portanto, o “vazio”. Esse “vazio” começou a se movimentar e deu origem a tudo. Tudo veio do vazio.

(TANIGUCHI, Masaharu. Comande sua Vida com o Poder da Mente; 1ª Ed.; Cap.8; p. 72)

3. Conclusão Conforme já foi dito, poderíamos ter concluído com o texto acima, mas aqui é interessante dar um enfoque mais espiritualista, falando da Sabedoria misteriosa que, de maneira ordenada, deu origem a todas as coisas. Conclua de maneira similar.

Page 18: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

18

Não se movimentou de modo desordenado. Movimentou-se de forma absolutamente ordenada, respeitando uma ordem matemática e criou o átomo, a molécula, os corpos celestiais. Criou de forma extremamente elaborada um sistema articulado, tão exato a ponto de a Terra circular ao redor do Sol durante um milhão de anos sem atrasar um só segundo. É impossível criar algo tão elaborado ao acaso e sem obedecer às leis. Lei é manifestação da sabedoria. A energia imaterial que deu origem ao Universo possui uma Sabedoria misteriosa.

(TANIGUCHI, Masaharu. Descoberta e Conscientização da Verdadeira Natureza Humana; 1ª Ed.; p. 26)

Finalizando o exercício

Para finalizar o exercício, releia cada trecho que escreveu e compare com o texto fornecido. Se for preciso, faça ajustes, acrescente, reescreva. Quando estiver satisfeito com o que escreveu, transcreva cada trecho, um abaixo do outro, sem pular linha e sem subtítulos, apenas separando por parágrafos.

Page 19: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

19

Exercícios para candidatos aos Exames para Preletor Regional e Líder da Iluminação e para promoção aos graus Sênior e Máster.

EXERCÍCIO 5

Este exercício segue a mesma proposição dos anteriores. Tema: Explane sobre relação entre alimentação a base de carne, os problemas do

meio ambiente e a Paz Mundial Para iniciar, evite as seguintes “armadilhas”:

1. Não fique indefinidamente falando sobre os efeitos das toxinas da carne ingerida sobre as pessoas que se alimentam de carne. Afinal, este não é ponto central do que se espera em nossa abordagem.

2. Não use expressões pesadas como “comer cadáver” e não compare estômago a cemitério e coisa similares.

3. Não redija como se estivesse fazendo um discurso inflamado e contundente contra alimentação a base da carne.

Tomando os cuidados acima, vamos iniciar nosso trabalho:

1. Introdução: Introduzimos o assunto através de um texto do professor Masaharu Taniguchi, dando um enfoque mais tradicional da Seicho-No-Ie. Depois de ler o parágrafo abaixo, escreva você também um pequeno parágrafo introdutório, nos mesmos moldes.

O Budismo prega a relação de causa e efeito, e imputa a matança como a mais grave entre as dez maldades. A causa traz a conseqüência, isto é, aquele que aniquila será aniquilado. Se a humanidade continuar mantendo a dieta carnívora, mesmo que pregue a teoria pacifista, estará apenas enganando a própria sede de violência. Aquele que prega a teoria pacifista, se realmente aspira à paz, deve, antes de tudo, abandonar a dieta carnívora.

(TANIGUCHI, Masaharu. In: In: Acendedor, 138. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 1981. p. 19)

2. Desenvolvimento Argumento 1 A partir deste ponto adotamos uma abordagem mais contemporânea, falando diretamente dos problemas ambientais. Após ler o parágrafo a seguir, aborde também a questão explicando este aspecto.

A questão ambiental (...) é um problema realmente grave. Portanto, para sua solução devemos enfrentá-lo de diversas direções.

(TANIGUCHI, Masanobu. Primeiro Passo para a Paz. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2006. p.174).

O relatório oficial de 2006 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) considera o setor pecuarista e todos os processos que geram

Page 20: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

20

produtos de origem animal, grandes vilões do efeito estufa, com impacto ecológico maior do que o das emissões geradas pelos meios de transporte. (http://www.mundoverde.com.br/eumeamo/ecologia/noticiaselecionar - 21 de junho de 2008)

Argumento 2 No texto anterior apontamos os problemas existentes, agora passamos à fundamentação do que afirmamos. Apresente também, com suas próprias palavras, os mesmos argumentos relacionados abaixo.

Estudos têm comprovado que a produção da carne, o chamado gado dos hambúrgueres, porcos, frangos, peixes, ovos, leite, destinados à alimentação humana, é responsável por crescente degradação ambiental, já que implica em: Formação de pastos, causando desmatamento e devastação das florestas originais com a conseqüente destruição dos ecossistemas e perda da biodiversidade (extinção de espécies pela supressão da fauna nativa e pela introdução de forrageiras invasoras); Escassez de água, pelo desperdício e poluição, decorrente da lavagem de carcaças de bovinos e aves; Exaustão e esgotamento das fontes naturais de água potável e contaminação de rios, lagos, lençóis d'água, aqüíferos e mares com toneladas diárias de excrementos e de matéria orgânica oriunda do abate; (...); Poluição do ar; (...) Alto consumo de cereais, principalmente grãos, como o milho e a soja, utilizados para alimentar o gado; Aumento da concentração de renda com o conseqüente aumento da pobreza. (http://www.mundoverde.com.br/eumeamo/ecologia/noticiaselecionar - 21 de junho de 2008)

Argumento 3 No texto a seguir é abordada a questão da fome e do favorecimento das populações dos países ricos em detrimento dos mais pobres. Reescreva o trecho, seguindo a mesma linha de raciocínio.

Para que as pessoas dos países desenvolvidos, em que nós, japoneses, nos incluímos, possam se alimentar das carnes de gado, aves e peixes criados em viveiros, 35,5% dos cereais produzidos no mundo vão para a boca dos animais. Se esse volume de cereais fosse destinado à alimentação humana, certamente o problema da fome da superfície terrestre se resolveria quase que totalmente. Naturalmente, não estamos fazendo isso de modo consciente. Ou seja, não estamos nos alimentando de carne para que a população dos países pobres morra de fome, mas, como conseqüência, as pessoas dos países desenvolvidos, como nós, estão usurpando os cereais da população dos países pobres.

(TANIGUCHI, Masanobu. Primeiro Passo para a Paz. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2006. p. 176).

Argumento 4 Embora, à primeira vista, possamos ter a impressão de que se a humanidade deixasse ou

diminuísse a alimentação a base de carne haveria o agravamento da escassez de alimentos

no mundo e conseqüentemente do problema da fome, a realidade é justamente o inverso. Reescreva o parágrafo e tenha a atenção de apresentar os dados de maneira exata, conforme o texto fornecido. Estes dados são muito importantes e devem constar em

uma redação que seja proposta em um exame real.

Se os cereais que servem de ração para os animais criados para abate fossem destinados ao consumo humano, a tendência é que houvesse excedente de cereais. Isto é o que

Page 21: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

21

demonstram os números. Para que um boi engorde um quilo, consome em média sete quilos de cereais. O porco, para engodar um quilo, consome cerca de quatro quilos de cereais. O frango consome, em média, dois quilos de cereais, para engordar um quilo. E o peixe consome pouco menos de dois quilos para engordar apenas um quilo.

(TANIGUCHI, Masanobu. Primeiro Passo para a Paz. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2006. p. 178).

Argumento 5 Este argumento já é um encaminhamento para conclusão. Reescreva o parágrafo de maneira similar.

Atualmente, entre as pessoas que estão pensando em mudar sua alimentação para o vegetarianismo, muitas estão vendo esse problema em escala mundial. Por isso, o vegetarianismo está sendo considerado ético. Ao adotar o vegetarianismo, os cereais que alimentariam os bois e os porcos passam a surgir na mesa dos seres humanos.

(TANIGUCHI, Masanobu. Primeiro Passo para a Paz. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2006. p.177).

3. Conclusão Nesta conclusão, tomamos a liberdade de modificar ligeiramente o texto do Original, para adaptá-lo melhor ao nosso contexto. Conclua de maneira similar.

Desse modo, torna-se evidente qual o alimento que não desperdiça os cereais produzidos

na superfície terrestre. (...)

Além disso, entre os animais vertebrados, os mamíferos que possuem cérebro desenvolvido são dotados de mente. Quando eles se defrontam com a morte, são tomados

pelo temor e sofrimento de modo semelhante a nós. Portanto, não comer esses animais é

um modo correto de viver, tanto no âmbito moral quanto religioso. Isso é um modo correto de viver também em relação à ecologia e preservação do meio ambiente,

devendo ser estimulado. A Seicho-No-Ie ensina a “comer de tudo que é posto na mesa,

com gratidão”, mas, se for possível escolher, (...) evitem as carnes dos animais de grande porte, como o boi e o porco.

(...)

Começando algo de modo constante, mesmo que aparentemente pequeno, poderemos influenciar o futuro da humanidade e do ambiente do globo terrestre. Naturalmente,

nada mudará se apenas uma pessoa fizer isso. Mas, se uma pessoa não começar, nada

mudará. (TANIGUCHI, Masanobu. Primeiro Passo para a Paz. São Paulo: Seicho-No-Ie do Brasil, 2006. p.177).

Finalizando o exercício

Para finalizar o exercício, releia cada trecho que escreveu e compare com o texto fornecido. Se for preciso, faça ajustes, acrescente, reescreva. Quando estiver satisfeito com o que escreveu, transcreva cada trecho, um abaixo do outro, sem pular linha e sem subtítulos, apenas separando por parágrafos. Se desejar, pesquise o livro Primeiro Passo para a Paz e acrescente mais argumentos e também pode fazer uma conclusão mais aprofundada.

Page 22: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

22

Exercícios para candidatos aos Exames para Preletor Regional e Líder da Iluminação e para promoção aos graus Sênior e Máster.

EXERCÍCIO 6

Este exercício segue a mesma proposição dos anteriores. Tema: No Templo Matriz em Nagazaki os rituais são realizados seguindo as

formalidades xintoístas. Desta forma, devemos considerar que o ritual xintoísta é a forma de ritual da Seicho-No-Ie?

Para iniciar, evite as seguintes “armadilhas”:

1. Não se perca em descrever como eram ou como são os rituais da Seicho-No-Ie. 2. Não emita opiniões contra ou a favor às atualizações que atualmente estão sendo

feitas nas cerimônias realizadas no Brasil.

Tomando os cuidados acima, vamos iniciar nosso trabalho:

1. Introdução: Introduzimos o assunto falando do princípio que fundamentará toda a redação, isto é o respeito que a Seicho-No-Ie tem pelas cerimônias e rituais de todas as religiões. Escreva também sua introdução de modo similar ao texto fornecido.

A Seicho-No-Ie respeita as cerimônias tradicionais de todas as religiões, partindo do princípio de que, na essência, elas pregam a mesma Verdade. Não criticamos os rituais de

outras religiões nem sugerimos mudanças. Não somos muito rigorosos quanto ao

aspecto formal das cerimônias, pois acreditamos que o essencial é compreender o significado espiritual.

(TANIGUCHI, Masaharu. Melhore Seu Destino Orando pelos Antepassados. 19a. ed., Cap. 2, p.88.)

2. Desenvolvimento Argumento 1. Aqui deixamos claro porque NO JAPÃO é adotada a forma de ritual xintoísta. Apresente o mesmo conteúdo com o cuidado de deixar claro que os rituais xintoístas se restringem ao Japão.

Não há uma forma especialmente determinada como cerimonial exclusivo da Seicho-No-Ie. Como a Seicho-No-Ie não adota procedimento sectário, ou seja, aceita a unicidade de todas as religiões, aqui se reúnem pessoas xintoístas, budistas, cristãs etc. Todavia, se for realizada uma cerimônia fúnebre, ou festiva, no estilo budista, possivelmente as pessoas cristãs ficariam ressentidas. Ou, em caso contrário haveria repulsa por parte das pessoas budistas. Por isso, já que os japoneses, sejam budistas ou cristãos, freqüentam santuários xintoístas, foi adotado como ritual das cerimônias religiosas o estilo xintoísta.

(TANIGUCHI, Masaharu. Introdução. In: MODELO de Procedimentos nos Rituais da Seicho-No-Ie. 2000. p.3.)

Page 23: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

23

Argumento 2 Aqui é levantada uma questão interessante, isto é, que seria bom se existisse uma forma de ritual universal que pudesse ser adotado pela Seicho-No-Ie.

Como a Seicho-No-Ie expõe a Verdade de que o homem é filho de Deus e que todas as religiões emanam de um Deus universal, quando propagamos os ensinamentos às pessoas de cada nação, será muito vantajoso para a propagação se as cerimônias da Seicho-No-Ie forem universais e amplamente aceitas em qualquer país.

(17º. CURSO para Preletores e Líderes da Iluminação do Brasil, 2003. 6ª. aula: cerimoniais p. 85)

Argumento 3 Aqui fica claro que não há uma forma de ritual universalmente adotado pela Seicho-No-Ie. Leia com muita atenção e reescreva com a mesma clareza o texto apresentado a seguir.

Contudo, qualquer que seja o Deus, as pessoas de todas as nações do mundo estão celebrando Deus, portanto é bem natural que vários métodos de celebração estejam sendo transmitidos de acordo com as pessoas, tempo e lugar. Por essa razão, a “forma externa” da cerimônia das religiões de cada nação do mundo é diferente; portanto, acredita-se que qualquer que seja o tipo de “cerimônia” que a Seicho-No-Ie possa legar, seria difícil de ser universal e aplicável em sua forma original a todas as nações e sociedade.

(17º. CURSO para Preletores e Líderes da Iluminação do Brasil, 2003. 6ª. aula: cerimoniais p. 85) Argumento 4 Este trecho é muito importante pois justifica porque, no Brasil, os rituais eram realizados

seguindo formalidade xintoísta. Aborde esta questão, de acordo com o texto fornecido.

O Brasil tem (...) antiga história do Movimento de Iluminação da Humanidade e continua em franca expansão. São notáveis as atividades realizadas em japonês pelos imigrantes e seus descendentes, desde o início da divulgação dos ensinamentos até a posterior fase de expansão. No Brasil, onde os ensinamentos se propagaram através dos dedicados esforços dessas pessoas, é natural que os cerimoniais viessem sendo realizados de acordo com o estilo do Japão. Entretanto, na atualidade, as atividades em japonês se desenvolveram ainda mais e, agora, o Movimento de Iluminação está sendo realizado principalmente por meio das atividades em português. Conseqüentemente (...) está premente a necessidade de reconsiderar a maneira de realizar os rituais, a fim de ser melhor aceito por maior número de brasileiros.

(17º. CURSO para Preletores e Líderes da Iluminação do Brasil, 2003. 6ª. aula: cerimoniais p. 85)

Argumento 5 No trecho a seguir é explicado porque o cerimonial está sendo atualizado, relacionando

com o Movimento Internacional de Paz pela Fé. Explique também este aspecto.

Assim, como é do conhecimento dos senhores, em 1993, a Seicho-No-Ie fez a revisão do seu movimento do ponto de vista mundial, propondo o “Movimento Internacional da Paz

Page 24: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

24

pela Fé”. Concomitantemente, foi iniciada a “mudança da expressão formal”, para que esteja de acordo como a nova época e novo movimento. (...)

Além disso, para que a Verdade universal da “Identidade de Todas as Religiões na Essência”, pregada pela Seicho-No-Ie, seja demonstrada também “formalmente”, iniciar-se-á um trabalho para que os ofícios religiosos (...), rituais (...), cerimoniais (...) etc., que até então adotavam os rituais que nasceram da cultura japonesa, sejam ainda mais “universais”; e, quanto a outros países, torna-se possível, na medida da necessidade, a utilização da “forma” que esteja em harmonia com o aspecto cultural de cada região.

(TATSUFUMI, Yukishima. Estudando o “ensinamento atual”. In: REGISTRO do Curso Internacional

da Seicho-No-Ie pela Paz Mundial – Brasil 2004. 2ª. ed. (revisada). 2006. p. 78)

3. Conclusão A conclusão é bastante sucinta. Conclua de maneira similar, mas acrescentando que no Brasil, atualmente, a Seicho-No-Ie está procurando adaptar os rituais (elementos formais) à cultura brasileira.

Nos cerimoniais existem os elementos de natureza mental e elementos de natureza formal, sendo universal os elementos de natureza mental, enquanto os elementos de natureza formal não são universais. Dado ao fato, para fins de desenvolvimento do Movimento da Seicho-No-Ie no nível mundial, ficou esclarecido que não haverá necessidade de se preocupar com os elementos de natureza formal. Também ficou esclarecido que os cerimoniais adotados no Japão são de estilo japonês, mas não de “estilo Seicho-No-Ie”.

(TATSUFUMI, Yukishima. Estudando o “ensinamento atual”. In: REGISTRO do Curso Internacional da Seicho-No-Ie

pela Paz Mundial – Brasil 2004. 2ª. ed. (revisada). 2006. p. 78)

Finalizando o exercício

Para finalizar o exercício, releia cada trecho que escreveu e compare com o texto fornecido. Se for preciso, faça ajustes, acrescente, reescreva. Quando estiver satisfeito com o que escreveu, transcreva cada trecho, um abaixo do outro, sem pular linha e sem subtítulos, apenas separando por parágrafos.

Page 25: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

25

Dicas para questões de múltipla escolha e resposta imediata As questões abaixo foram extraídas do Provão realizado no Curso para Preletores e Líderes da Iluminação em 2005 e contempla, em boa parte, a matéria estudada nos cursos anteriores e no Curso Internacional da Seicho-No-Ie pela Paz Mundial – Brasil 2004, realizado em 31/07 e 01/08/2004. PARTE 1 Questões de Múltipla Escolha • Leia com atenção o enunciado e observe o que é solicitado; se preferir, sublinhe o que

merece sua atenção no enunciado. • Leia cada uma das alternativas e assinale ao lado se a afirmação é verdadeira ou falsa. • Depois de marcar as opções, volte a ler o enunciado e escolha a(s) resposta(s) que

atende(m) o solicitado. • Circule a(s) alternativa(s) que deverá(ão) ser transportada(s) para o gabarito. Isto

agilizará o processo e eliminará a probabilidade de transporte incorreto. • As questões assinaladas no plural podem ter mais de uma resposta, mas não

obrigatoriamente. • Vamos utilizar a primeira questão como exemplo do que foi explicado anteriormente. A questão será exibida da seguinte forma: 1ª Questão Entre as razões pelas quais a Seicho-No-Ie se envolve com as questões do meio ambiente estão as seguintes. Essa resposta encontra-se no capítulo sob o mesmo título no livro Caminho da Paz pela Fé, do prof. Masanobu Taniguchi, Assinale a(s) alternativa(s) incorreta(s): a) A questão ambiental do globo é complexa no ponto em que é difícil encontrar um meio para solucioná-la. b) Mesmo que o homem se salve, se o ambiente em que vive for destruído, de nada adiantará a sobrevivência do homem. c) A Seicho-No-Ie se envolve com a Ecologia por que a questão "Como deve viver o homem na Natureza" é uma questão muito séria e intimamente ligada ao pensamento religioso. d) A Seicho-No-le se envolve com a Ecologia porque essas questões do meio ambiente afetam também todos os adeptos da Seicho-No-Ie no mundo. Conforme as primeiras instruções, você poderá marcar da seguinte forma: 1ª Questão • Leia atentamente a questão e sublinhe as informações importantes: Entre as razões pelas quais a Seicho-No-Ie se envolve com as questões do meio ambiente estão as seguintes. Essa resposta encontra-se no capítulo sob o mesmo título no livro Caminho da Paz pela Fé, do prof. Masanobu Taniguchi, Assinale a(s) alternativa(s) incorreta(s): • Marque cada uma das alternativas como verdadeira (V) ou falsa (F): a) A questão ambiental do globo é complexa no ponto em que é difícil encontrar um meio para solucioná-la. b) Mesmo que o homem se salve, se o ambiente em que vive for destruído, de nada adiantará a sobrevivência do homem. c) A Seicho-No-Ie se envolve com a Ecologia porque a questão "Como deve viver o homem na Natureza" é uma questão muito séria e intimamente ligada ao pensamento religioso. d) A Seicho-No-le se envolve com a Ecologia porque essas questões do meio ambiente afetam também todos os adeptos da Seicho-No-Ie no mundo.

V

V

F

V

Page 26: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

26

• De acordo com o enunciado, procuramos as alternativas incorretas. Encontramos apenas uma, por isso nossa resposta é “D”.

• Circule a(s) resposta(s) que atende ao enunciado: d) A Seicho-No-le se envolve com a Ecologia porque essas questões do meio ambiente afetam também todos os adeptos da Seicho-No-Ie no mundo. 2ª Questão Assinale a(s) alternativa(s) correta(s). No livro Caminho da Paz pela fé, o prof. Masanobu Taniguchi fala do porquê de uma fruta ter uma coloração, por exemplo, vermelha viva. A razão disso é: a) porque a coloração vermelha produz uma onda eletromagnética capaz de afastar os insetos, principalmente as formigas. b) porque a grande maioria dos vegetais que tinham flores e frutos cujas cores não chamavam a atenção dos animais extinguiu-se. c) porque o vermelho vivo produz um contraste maravilhoso com o verde das folhagens, produzindo a imagem rica e maravilhosa da Natureza que Deus criou. d) porque a química da planta produz esse tipo de pigmentação nos frutos, não havendo outras razões. 3ª Questão A seguir relacionamos algumas definições no campo da genética, conhecidas como células-tronco. Analise cada uma e identifique a(s) que não corresponde(m) à verdade: a) Dá-se o nome de células-tronco às células-mestras que têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele. b) Dá-se o nome de células-tronco adultas àquelas também capazes de se transformar em vários tipos de células e são provenientes de células de pessoas adultas, de onde surgiu o nome. c) São células-tronco embrionárias aquelas encontradas nos embriões. São chamadas pluripotentes porque são capazes de se transformar em praticamente qualquer célula do corpo. d) São fontes de células-tronco embrionárias os embriões descartados em clínicas de fertilidade, enquanto que as células-tronco adultas podem ser obtidas do próprio paciente, que inclusive evita riscos de rejeição. 4ª Questão Uma das grandes polêmicas recentes no campo da bioética foi a utilização de embriões humanos para a obtenção de células-tronco, que podem se desenvolver e se transformar em qualquer tecido do organismo. Qual a posição da Seicho-No-Ie quanto à utilização de células-tronco para cura de doenças, obtidas através de embriões em laboratório? Assinale a(s) alternativa(s) correta(s): a) O domínio dessa técnica pode possibilitar o tratamento de doenças que hoje não têm cura, tais como o mal de Parkinson, doenças cardíacas, esclerose múltipla ou várias formas de câncer. Diante de tantos benefícios para a humanidade, a Seicho-No-Ie não vê problemas em utilizar embriões, visando essa finalidade. b) Os embriões utilizados serão aqueles excedentes do banco de embriões para tratamento de fertilidade, de forma que não haveria problema em utilizá-Ios, nem questões de ética. c) As células-tronco podem reproduzir-se indefinidamente em laboratório, e dar lugar a células não apenas de seu próprio tecido, mas também de outros tecidos do corpo humano. Portanto, a Seicho-No-Ie acha que não há inconveniência nenhuma em utilizá-las.

Page 27: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

27

d) As células-tronco podem ser encontradas no embrião humano, no cordão umbilical ou em tecidos adultos. Portanto, a Seicho-No-Ie é de opinião que devem ser utilizadas as células-tronco obtidas do cordão umbilical ou de tecidos adultos, deixando de utilizar as obtidas através dos embriões humanos. 5ª Questão No livro Caminho da Paz pela Fé, do prof. Masanobu Taniguchi, consta um capítulo que fala da Ecologia. Entre os conceitos seguintes, assinale o(s) que se identificam com o do Deep Ecology (Ecologia Profunda): a) A Deep Ecology coloca o homem no interior da Natureza, como alguém integrado ao sistema ecológico e que depende dele, fazendo, assim, parte da rede da Vida. b) O conceito da Deep Ecology, coloca o homem na posição de domínio da Natureza, de forma que ele pode optar pela melhor forma de controlá-la e preservá-la, sendo um conceito de alto nível. c) O conceito de Deep Ecology não é novo. Em japonês é traduzido como seitaigaku e preceitua, a proteção da Natureza em nível confortável para o ser humano, construindo um ambiente natural e bom para ele, tendo-o no centro do sistema ecológico. d) A teoria da Deep Ecology traz o homem no centro do sistema ecológico, de forma que a preservação ambiental é privilegiada em todos os aspectos, sendo um conceito moderno e atual. 6ª Questão A expressão furyumonji surgiu da conceituação da transmissão da Verdade e tem o seguinte significado. Assinale a(s) alternativa(s) incorreta(s): a) Furyumonji é uma palavra usada no zen-budismo e significa que a Verdade suprema não pode ser comunicada através de palavras, mas somente através da mente. b) Joseph Campbell, grande pensador e mitólogo americano, destacou que este conceito não é exclusivamente oriental, mas que possui a sua contrapartida ocidental, conforme cita em seu livro The Power of Myth (O Poder do mito). c) Furyumonji: fala-se da técnica de "escrever" nas entrelinhas, isto é, trata-se de uma técnica milenar budista de comunicação por palavras "colocadas" nas entrelinhas. d) Na Seicho-No-Ie dizemos que nós precisamos compreender o que está escrito entre as palavras e nas entrelinhas. No budismo, isso se chama furyumonji. 7ª Questão Constitui "Pensamento básico em relação aos cerimoniais da Seicho-No-le" o conteúdo simplificado das seguintes afirmações. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s): a) Como a Seicho-No-Ie é um ensinamento que desfaz o "precisa ser assim", os cerimoniais também seguem uma orientação liberal, podendo ser conduzido da forma como a pessoa quiser. b) Os cerimoniais não são formas impostas a um povo. Portanto, eles devem ser adaptados aos costumes de cada país, de forma que os participantes não sintam resistência ao assisti-los. c) O modelo xintoísta original, por ter sido escolhido pelo mestre Masaharu Taniguchi, deve ser adotado, qualquer que seja o país. d) Os cerimoniais constituem a parte acessória do Ensinamento da Seicho-No-Ie. Portanto, não há necessidade que todos sigam o estilo xintoísta, mas é possível uma diversidade de formas, tanto quanto a diversidade de países e costumes.

Page 28: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

28

8ª Questão Nenhum outro Ensinamento deixa tão clara a diferença entre Imagem Verdadeira e fenômeno. A Filosofia monoteísta da Imagem Verdadeira da Seicho-No-Ie, a chamada Yuishin Jisso-ron, significa o seguinte. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s): a) O que existe é somente Deus e a sua Criação, que é a própria Imagem Verdadeira. Tudo que existe é expressão de Deus, do Amor, da Sabedoria e, sendo Deus o Bem absoluto, só existe o Bem. b) Existe somente um Deus, que é Deus-Criador do Universo, criador do mundo da Imagem Verdadeira e do mundo fenomênico. c) Refere-se à filosofia espiritualista, segundo a qual o mundo objetivo é produto da mente. d) Esta filosofia é a mesma do budismo que diz "O mundo fenomênico é onde se projeta a mente". 9ª Questão Os organismos geneticamente modificados (OGM), conhecidos como transgênicos, estão revolucionando a agricultura. No Brasil, principalmente apoiados na pesquisa desenvolvida pela Embrapa, vários produtos como frutas e grãos foram climatizadas, viabilizando a produção em áreas antes inimagináveis como o cerrado. Analise as frases a seguir e assinale a opção de acordo com o entendimento da Seicho-No-Ie: a) Existem três problemas principais nos produtos agrícolas com a transformação genética. A primeira é a segurança em relação ao corpo humano, dita com freqüência. O segundo é a influência junto ao meio ambiente, e o terceiro é o monopólio das grandes empresas. Nenhum desses problemas atualmente possui um esquema de segurança perfeito, dentro da atividade humana em nível mundial. b) Na verdade, não existem problemas no consumo de transgênicos. Os transgênicos fazem parte da alimentação de milhões de pessoas em várias partes do mundo desde 1994 e não foram registrados problemas de saúde relacionados a eles. c) Na atualidade se produz um tipo de soja com maior teor de ácidos graxos, benéficos para o coração, e uma outra que produz hormônio de crescimento, ou uma batata light, que absorve menos gordura durante o processo de fritura. O único problema seria o de rotular cada um desses produtos com suas características modificadas, para que o consumidor possa identificá-los perfeitamente. d) Na verdade, liberar a produção de transgênicos é uma temeridade. Todo esse trabalho no sentido de convencer as autoridades e a opinião pública não passa de lobby das grandes empresas multinacionais que estão por trás deles. 10ª Questão Esta questão fala da Cerimônia em memória dos antepassados. Sobre essa cerimônia de grande importância, podemos afirmar o seguinte. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s): a) Em verdade, o importante é o culto a Deus (de 1ª acepção); cerimônias que visam à evocação de antepassados (3ª acepção) não são importantes. b) Esta cerimônia pode ser feita livremente em qualquer estilo, incluindo orações e hinos do catolicismo, do judaísmo, do xintoísmo, do candomblé, já que a orientação é adequar aos costumes do povo local. c) Se os antepassados eram cristãos fervorosos, não há inconveniência nenhuma em entoar o Pai-nosso, quando for fazer a Oração de gratidão aos antepassados em sua própria casa. d) A Cerimônia constitui forma e portanto é passível de mudanças ao longo do tempo. A doutrina da Seicho-No-Ie, embora mudem-se as palavras (forma) usadas para transmiti-la, tem seu conteúdo imutável.

Page 29: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

29

11ª Questão Esta questão fala dos métodos de fertilização e fecundação que estão sendo praticados nos Estados Unidos. Assinale a(s) afirmação(ões) que considere correta(s) sob aspecto ético religioso: a) Várias jovens estão se submetendo como doadoras de óvulos. Aparentemente de cunho altruístico, elas recebem de US$ 4mil a 50mil (caso de jovem de olhos azuis, I,78m, formação universitária) b) Por outro lado, existe o banco de espermatozóides para mulheres, cujos maridos são estéreis, permitindo a escolha das características do doador, desde atletas olímpicos, cientistas, estudantes destacados de universidades de 1ª linha etc. c) Esses métodos, embora tragam o aspecto comercial, em verdade ajudam os casais a terem satisfeito esse nobre desejo de terem filhos e constituem o lado bom do avanço tecnológico que a humanidade está colhendo atualmente. d) Em verdade, com essa prática, na medida que os filhos herdam a metade dos genes dos pais, poder-se-ia dizer que metade é filho de verdade e metade é filho da outra ou do outro, conforme o caso, trazendo problemas de identidade, além do aspecto de dar aos pais a liberdade de escolher as características genéticas do filho, que pode trazer problemas para a base da estrutura familiar. 12ª Questão Essa questão fala do genoma humano e dos resultados do Projeto de mesmo nome. Assinale a(s) alternativa(s) incorreta(s): a) Antes de concluir o projeto, os cientistas acreditavam que o genoma humano era constituído de cerca de 80 mil genes. Ficaram surpresos quando concluíram que não passariam dos 30 mil. E agora, numa pesquisa recente, descobriu-se que o genoma humano é constituído por cerca de 20 a 25 mil genes. b) Em verdade, esse projeto está longe de ser concluído, mas sabe-se que o genoma humano tem cerca de 50 mil genes, isto é, semelhante ao genoma de milho. c) Segundo um estudo, o genoma humano é formado por uma seqüência de 3 bilhões de bases. Mas apenas entre 1 e 2% desta realiza a função principal do genoma, que é codificar proteínas. O restante permanece no momento como DNA lixo. d) Numa experiência realizada com centenas de camundongos, publicada pela revista Nature, em que boa parte do “DNA lixo" fora retirado, isto é, produziram camundongos geneticamente modificados e o resultado é que eles cresceram como se nada estivesse faltando em seu DNA. 13ª Questão Esta questão fala do fundamentalismo religioso. Qual(is) da(s) alternativa(s) abaixo corresponde(m) a características do fundamentalismo religioso? a) Adotar uma leitura extremamente livre das escrituras sagradas, adaptando-a à vida cotidiana e à realidade contemporânea. b) Acolher as demais religiões e formas de pensamento, tendo como fundamento "viver a unidade na diversidade". c) Adotar uma forma literal exclusivista e intransigente de interpretar as escrituras sagradas e os ensinamentos religiosos. d) Descartar ou ignorar partes das escrituras que não confirmem aquilo que se pretende ou se toma como verdade absoluta.

Page 30: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

30

14ª Questão Por que razão nove, do total das 33 Revelações Divinas, permaneceram ocultas aos leitores sem ascendência japonesa? Assinale a(s) alternativa(s) correta(s): a) Porque essas revelações foram concedidas num contexto histórico particular em que a situação do mundo antes, durante e depois da guerra estava bastante conturbada. b) Porque só agora surgiram tradutores com proficiência, tanto no idioma japonês como no idioma português, capazes de fazerem tradução sem distorcer os conteúdos. c) Porque as referidas revelações trazem conteúdos mais profundos, por isso foi preciso esperar o momento em que os brasileiros tivessem melhor conhecimento doutrinário. d) Porque as referidas revelações têm conteúdo profético, por isso foi preciso esperar que o que foi predito se concretizasse para comprovar a veracidade das revelações. 15ª Questão Nas Revelações Divinas da Flor da Ameixeira consta que "o exército de Hinomoto está avançando solenemente". Com relação a esse trecho, responda assinalando a(s) alternativa(s) incorreta(s): a) Hinomoto, em japonês, pode ser entendido como "Japão" ou "Fonte de Luz". b) Hinomoto refere-se ao exército japonês que se dirigia para o confronto com a China. c) Hinomoto significa também a origem do espírito. O exército de Hinomoto representa a marcha da luz como força motriz interna da concretização da Imagem Verdadeira. d) Hinomoto não se refere a um exército material. Significa que, quando a luz avançar, a ilusão, sob a forma de guerra, se autodestruirá e a paz verdadeira surgirá. 16ª Questão No livro Caminho da Paz pela Fé, o prof. Masanobu Taniguchi cita as conclusões de Robert Funk, dando uma interpretação etnológica à frase "Se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra". Identifique essa conclusão entre as seguintes: a) Se, antes de tudo, despertamos profundamente para o fato de que, apesar de sermos tão pecaminosos, Deus nos perdoa e ama a cada um de nós como seres insubstituíveis, mudará a maneira com que nós próprios nos relacionamos com outras pessoas. b) Jesus ensina para que "não resistais aos maus". Ele diz que deve apresentar a face esquerda àquele que bater na face direita, em vez de oferecer resistência. Mesmo que duas maldades se acumulem, não se transformam em bem. Além disso, a justiça de Jesus exige "amai os vossos inimigos". c) Naquela época, a Judéia pertencia a Roma e, portanto o dominador insultava o dominado. Mesmo hoje, bater no outro com as costas da mão constitui insulto. Certamente, essa é uma tradição que remonta àquela época. Então, bater com a mão esquerda impura é uma terrível humilhação. E se, nessas circunstâncias, oferecesse a outra face seria demonstração de resistência. d) Estas palavras são entendidas como se tivessem o sentido de suportar, de ter paciência, e são usadas na maioria das vezes com esse sentido, mas originalmente significa “manter a mente que perdoa o outro". 17ª Questão No estudo da paz, durante o Curso Internacional, foi enfatizado a conceituação do que seja paz negativa e paz positiva. Entre as afirmações seguintes, assinale a(s) que considera incorreta(s): a) A paz negativa é um estado de paz, em que não existe predisposição para a guerra, nem violências estruturais na sociedade. b) A paz positiva é um estado de paz, em que existe ajuda mútua, trabalhos de prevenção contra a guerra e sobretudo para a construção de uma sociedade melhor.

Page 31: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

31

c) Diz-se estado de paz negativa, porque simplesmente é um estado em que não existe guerra. d) Diz-se estado de paz positiva, aquela em que existe respeito ao direito humano, justiça e liberdade política e ordem social. 18ª Questão Esta questão fala da teoria da paz, segundo alguns pensadores. Assinale a que contém um pensamento que não condiz com o pensador. a) Gandhi foi defensor da não-violência. Esta não-violência não é o simples disfarce da covardia. É acompanhada de espírito determinado que enfrentará e não se abaterá perante a violência. b) Já Platão acreditava que para se conseguir a paz era necessária uma nação ideal. Para haver a nação ideal, era necessário um bom governante. E para ser um bom governante deveria ser um filósofo. c) Aristóteles colocava a arte e a literatura em primeiro plano. Povos bárbaros e atrasados culturalmente eram um entrave no plano de paz. Para isso, ele defendia a invasão militar. d) Emanuel Kant concebeu a nação mundial dos povos para a paz eterna, e como primeira etapa, propôs a união de todos os povos, afirmando que para tanto as nações deveriam se estruturar de forma democrática. 19ª Questão Quando falamos na Identidade de todas as religiões na sua essência, isto tem o seguinte significado. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s): a) A Seicho-No-Ie, através dessa Verdade da Identidade de todas as religiões na sua essência, tem o objetivo final e sagrado de unificar todas as religiões. b) A Seicho-No-le, através dessa Verdade da ldentidade de todas as religiões na sua essência, quer propagar a Verdade de que todas as religiões são iguais, apesar da aparente diferença. c) A Seicho-No-le, através dessa Verdade da Identidade de todas as religiões na sua essência, quer propagar que, apesar de as religiões apresentarem formas externas diferentes (seus ritos, hinos etc), quando se chega na sua essência, existe uma Verdade comum, que tem o poder de salvar a humanidade. Em outras palavras, significa que todas as religiões convergem para uma única Verdade. d) A Seicho-No-Ie, através dessa Verdade da Identidade de todas as religiões na sua essência, quer difundir a Verdade de que todas as religiões existentes no mundo são boas, sem exceção. 20ª Questão A questão seguinte refere-se à Transmissão da Tocha da Verdade da Seicho-No-Ie. Assinale aquela(s) que considera correta(s): a) A Seicho-No-Ie foi iniciada pelo Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, que se tornou o primeiro Supremo Presidente, tendo sido sucedido pelo prof. Seicho Taniguchi, que por sua vez será sucedido pelo prof. Masanobu Taniguchi, isto porque está definido que a Seicho-No-le terá como seu Supremo Presidente sempre um membro da família Taniguchi. b) Transmissão da Tocha da Verdade significa dar continuidade ao movimento transmitindo a Verdade usando exatamente as mesmas palavras; sem nada alterar ou acrescentar. c) Para se tornar o Supremo Presidente não há necessidade de ser membro da família Taniguchi, podendo candidatar-se qualquer pessoa que se considere apto a tal. d) O Supremo Presidente próximo será definido pelo atual Supremo Presidente, através de avaliação "face a face" da pessoa considerada apta para tal função.

Page 32: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

32

Questões de Resposta lmediata As questões abaixo foram extraídas do Provão realizado no Curso para Preletores e Líderes da Iluminação em 2005 e contempla, em boa parte, a matéria estudada nos cursos anteriores e no Curso Internacional da Seicho-No-Ie pela Paz Mundial – Brasil 2004, realizado em 31/07 e 01/08/2004.

• Leia com atenção o enunciado e complete com a informação do quadro. • Tente responder a pergunta mentalmente, ao invés de procurar a resposta no quadro.

Procurar uma resposta entre tantas outras, antes de sua própria conclusão, pode confundir o raciocínio.

• Depois de concluir qual é a resposta correta, procure no quadro o número referente a ela. • Anote o número que deverá ser transportado para o gabarito. Isto agilizará o processo e

eliminará a probabilidade de transporte incorreto. • Vamos utilizar a primeira questão como exemplo do que foi explicado anteriormente. Indique o número correspondente à resposta:

1 Sim 2 Não 3 Errado 4 Infra-vermelhas 5 Guerra 6 Ilusão 7 Fundamentalismo 8 Viver a fé no cotidiano 9 Genoma humano 10 Espiritual 11 Mente a mente 12 Face a face 13 Universalidade 14 Anular o ego 15 Periférica 16 Ultra-violetas 17 Formalidade 18 Ciência, educação e política 19 Células-tronco embrionárias 20 Educação, ética e religião 21 Células-tronco adultas 22 Ciência, religião e ecologia

A questão será exibida da seguinte forma: 1ª Questão O conceito de Deep Ecology é o de proteger a Natureza em nível confortável para o ser humano, construindo um ambiente natural bom para ele, tendo-o no centro do sistema ecológico. Sim ou não?

• A resposta é “Não”, já que A Deep Ecology coloca o homem como parte integrante da Natureza, como alguém que depende dele, não como senhor da Natureza.

• Procurando no quadro o número da resposta “Não”, encontramos o número 2. • Anote a resposta ao lado da questão para facilitar o transporte para o gabarito. 2ª Questão É a ilusão se degladiando com a ilusão, se autodestruindo. Isto é a… 3ª Questão Fala-se do projeto que teve como objeto o seqüenciamento de 3 bilhões de bases existentes nos DNA do ser humano.

Page 33: Exame para Preletor: orientações para um bom desempenho · Francisco Platão Savioli - Professor e Autor de Português do Anglo Vestibulares e também Professor Assistente Doutor

33

4ª Questão No estudo dos cerimoniais existem dois elementos: um é de natureza mental; outro é de natureza formal. Existe um fator que está presente no primeiro e está ausente no outro. O que é? 5ª Questão O estudo que fazemos de Preservação Ambiental, da Genética, da Biologia Molecular etc. não são estudos que compreendem o que chamamos de Verdade Central. Ela se chama Verdade… 6ª Questão No livro Caminho da Paz pela Fé, o prof. Masanobu Taniguchi coloca que o religioso deve ser capaz de lavar a tigela em que comeu, citando o caso do mestre zen-budista Jyoshu. Isto nos ensina que, como religiosos, devemos… 7ª Questão Segundo o mesmo livro, o uso da tecnologia pode ser utilizada de forma construtiva ou destrutiva. Portanto, na era da tecnologia científica, o desenvolvimento da mente construtiva e não-destrutiva se tornará o fator preponderante. Isto se faz através da… 8ª Questão O ozônio assume um papel fundamental na sobrevivência da humanidade. Com efeito, absorvendo grande parte das radiações nocivas (mais de 95%), impede que estas atinjam a superfície terrestre em quantidades demasiado elevadas, o que provocaria anomalias nos seres vivos. Que radiações são essas? 9ª Questão Refere-se a um tipo de células-tronco que dá origem a tipos específicos de células e é chamado de multipotente. É encontrado em tecidos maduros, tanto no corpo de crianças como de adultos. 10ª Questão Na transmissão da Tocha da Verdade se torna muito importante aquilo que foi denominado ishindenshin que significa transmissão direta… • Transporte as respostas para a folha respectiva, 15 minutos antes do término do horário. • Preste atenção ao número da questão e às alternativas, pois uma linha incorreta pode

provocar o preenchimento incorreto de todo o gabarito.