cada dia abril

34

Upload: igreja-presbiteriana-de-guriri

Post on 22-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Deus de toda Consolação

TRANSCRIPT

Page 1: Cada dia Abril
Page 2: Cada dia Abril

O Deus de toda consolaçãoHernandes Dias Lopes

As pessoas andam aflitas e carentes de consolo. Buscam alívio para suas dores em muitas fontes. Mas saiba que Deus está intimamente comprometido com as suas angústias. Ele nunca prometeu ausência de dificuldades, no entanto sem-pre assegurou sua presença revigorante ao lado daqueles que o amam. É por isso que o salmista Davi afirma: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo...” (Sl 23.4). E ainda: Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá (Sl 27.10).

O verdadeiro consolo está no Senhor. Jesus veio ao mun-do, nasceu, cresceu e morreu numa cruz por nós. Agora, pois, o Filho de Deus ressurreto, sentado à direita do Pai celeste, sente aquilo que sentimos quando nos aproximamos dele encurralados pelas batalhas da vida. Também temos ao nosso lado o Espírito Santo, que nos consola nas angústias, nos assiste nas fraquezas e igualmente intercede por nós. É baseado nessas preciosas convicções que o reverendo Marcos Azevedo, pastor da Igreja Presbiteriana em Mata da Praia, em Vitória, Espírito Santo, o convida a abrir as cortinas de sua alma e de seu coração. Neste mês, você será desafiado a não se deixar vencer por sofrimentos, mas a enfrentá-los com a força que vem da cruz de Cristo.

Page 3: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br1

Impressiona-me como o apóstolo Paulo consegue enxergar a vida na perspectiva da graça de Deus e experimentar a graça do Senhor, em meio às lutas da vida e do ministério apostólico. Quando o apóstolo escreve a segunda carta aos Coríntios, descobrimos que a palavra chave é consolo. Ele engrandece a Deus porque experimenta o Deus de toda consolação em sua vida.

Em algum momento pode parecer a você que a vida asse-melha-se a um beco sem saída ou a uma corrida sem sinal de chegada? Saiba que o consolo de Deus acalma o coração, tranquiliza a alma e refaz as forças para o enfrentamento do dia a dia. Nós, que vivemos tempos de grande angústia e so-frimentos causados por questões internas e externas, podemos, numa atitude de fé, declarar que o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo nos anima, conforta, nos eleva, pelas suas pode rosas mãos, e também enxuga toda lágrima dos nossos olhos. Nele a gente pode confiar. A ele seja a glória, eternamente amém.

2 Coríntios 1

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, oPai de misericórdias e Deus de toda consolação!”

2 Co 1.3

Deus, quero engrandecer-te pelo alívio de alma que sempre encontro em ti. A tua Palavra não promete vida sem dificuldade, mas consolo na angústia. Restaura-me, pois, ó Pai. Por Jesus.

DEUS, NOSSO CONSOLO!

Sexta-feira

Abril

Page 4: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

É cada vez mais comum encontrarmos pessoas mais amar gas, deprimidas, angustiadas, ansiosas, abatidas, confusas, pessimistas, imobilizadas diante das crises, sem esperança e que se dizem sem Deus. E estão mesmo. Será que a esperança sucumbirá ante a desesperança? Será que o sol não voltará a brilhar mais? Certamente que sim. Apesar das crises, como cristãos que somos, podemos crer no amanhã. Como diz o salmista: “O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo” (Sl 30.5). Temos de nos alimentar também das palavras de Paulo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8.31).

Apesar das crises somos desafiados por Deus e pela sua Pala-vra a alimentarmos nossos corações de esperança, na certeza de que ele mesmo é quem está no controle de todas as coisas, conhece cada uma das nossas necessidades e fraquezas. Ele agirá na hora certa, no lugar certo, trazendo a solução certa. É sábio e misericordioso. A fé nos faz afirmar que é tempo de esperança!

“[...] Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.”

Sl 42.5

Senhor, sinto-me sufocado pelas adversidades. Parece que não vou suportar. Mas creio em ti. Sei que virás em meu socorro. A

minha esperança está no Deus todo-poderoso. Em Cristo. Amém.

DEUS, NOSSA ESPERANÇA

2Salmo 42 Sábado

Page 5: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br3

Todos nós passamos por momentos difíceis na vida. São questões profissionais, afetivas, conjugais, familiares, estudan-tis, espirituais etc. Por vezes os ventos são contrários e não en-contramos forças em nós mesmos para vencer. As tormentas da vida nos trazem medo e pavor, mas Jesus Cristo vem ao nosso encontro, sempre! Na iminência de um naufrágio existencial, ele quer nos ensinar algumas verdades.

Em meio às tempestades da vida precisamos ver Jesus. Todas as angústias terrenas são potencializadas quando não conseguimos vê-lo. Em meio às tempestades da vida precisa-mos ouvir a voz de Jesus dizendo: “não temais”. Em meio às tempestades da vida é preciso crer em Jesus. Nas lutas e através das tormentas amadurecemos, crescemos, exercitamos nossa fé. Precisamos crer que Jesus pode acalmar as tempestades, mas também devemos crer que ele pode nos fazer andar por sobre o mar revolto, ou seja, nos fazer enfrentar as lutas, sa-bendo que ele está conosco.

Mateus 14.22-33

“[...] porque o vento era contrário.”Mt 14.24

Pai amado, ainda que ondas gigantescas chicoteiem meu barco e o pavor da morte assombre este coração, eu nada temerei, pois tu estás no controle absoluto de minha vida. Em nome de Jesus.

PREVISÃO DO TEMPO

DomingoAbril

Page 6: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

O apóstolo Paulo foi um vigoroso missionário, capaz de en-frentar os maiores desafios para levar a mensagem de salvação aos perdidos. Ao escrever a segunda carta aos Coríntios, ele abre o coração para revelar suas aflições, sem abrir mão de sua confiança em Deus. Paulo enfrentava muitas tribulações. O sentido da palavra tribulação é de um peso enorme que, sendo colocado sobre nossas vidas, nos esmaga, retirando nossas forças físicas, emocionais e espirituais. Paulo bem sabia que não existe cristianismo sem cruz. Não há vida cristã indolor.

Entretanto, mesmo que torne claro suas lutas, suas tribulações, ainda assim seu foco estava sempre em Deus. Deus era quem o capacitava, o animava e o encorajava em toda tribulação. Trata-se de um consolo que pode ser ativo em nossas vidas. Paulo tinha consciência de que Deus estava trabalhando sua vida, burilando sua existência, aperfeiçoando sua caminhada cristã para a glória de seu nome. Lembre-se: toda força e consolo emanam do trono de Deus.

“tudo posso naquele que me fortalece.” Fl 4.13

Deus, muitas vezes erro achando que a força para suportar as tri-bulações está em mim mesmo. Porém não há ninguém em quem possa depositar minha confiança, senão apenas em ti. Por Jesus.

DEUS, CONSOLO QUE TRANSFORMA

4Filipenses 4 Segunda-feira,

Page 7: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br5

Deus é aquele que renova diariamente nossas forças. Bom é saber e experimentar que ele é a nossa fortaleza; e por baixo de nós estende os seus braços fortes, protegendo e preservando nossa vida. O hino Castelo Forte, do reformador Martinho Lutero, foi escrito num contexto de perigo e ameaças, em meio às tentativas de morte que sofria. Lutero enfrentou os mais poderosos senhores de seu tempo. Foi indubitavelmente um vencedor, porquanto caminhou de mãos dadas com o Senhor das batalhas. O mesmo que está conosco hoje.

Aprendamos que Deus está ao nosso lado, sobre nós e em nós. Sempre que estivermos em situação de perigo, vivendo tempos de sequidão e estio, antes de sucumbirmos, Deus abre as suas comportas para que o rio da água da vida inunde o nosso ser, banhando as colinas estéreis e vales de nossa alma. Ele transforma os nossos desertos num lago e o chão ressequido em fontes de água viva. Ele converterá nossa tristeza em alegria, nosso pranto num dia de festa.

Salmo 31

“ Inclina-me os ouvidos, livra-me depressa; sê o meu castelo forte,cidadela fortíssima que me salve.”

Sl 31.2

Senhor, és o meu guarda e o meu libertador. Permanecem firma-dos e inabaláveis todos os que em ti se refugiam. Louvo-te, pois tu és a minha rocha eterna. Em nome de Jesus. Amém.

DEUS, NOSSO CASTELO FORTE

Terça-feiraAbril

Page 8: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

A Bíblia nos informa que a vida cristã é construída na teia da vida e não na ausência de problemas tais como lutas, perseguições, tribulações, doenças, perdas, tentações, quedas etc. Ao contrário, é tecida exatamente no enfrentamento de tudo isso e muito mais. Charles Swindoll fala que a caminhada cristã se estabelece na dinâmica do crescer e aprender, ou seja, o amadurecimento espi-ritual não é fruto de um ato instantâneo, mas de um processo.

A vida cristã se faz a caminho, pois caminhar seguindo a Jesus Cristo torna a vida dinâmica e desafiadora. Atentos ao convite de Jesus caminhamos, obedientes, ao seu chamado e o servi-mos. Sabemos que, muitas vezes, o discipulado exige sacrifício. Seguir a Jesus Cristo não é uma Disneylândia. Antes, é negar-se a si mesmo, todo dia, tomar a cruz do verdadeiro discipulado e seguir cumprindo a missão. O caminho da vida cristã é a obe-diência. Aqui encontramos a maturidade espiritual: crescer em obediência ao Senhor.

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas própriastribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança.”

Rm 5.3

Santo Deus, estou disposto a enfrentar os conflitos que decorrem de uma vida comprometida com o Evangelho. Vou sair da minha

zona de conforto e ir para o campo de batalha. Em nome de Jesus.

DEUS, CRESCEMOS NA TRIBULAÇÃO

6Romanos 5.1-11 Quarta-feira,

Page 9: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br7

O Salmo 46 afirma ao nosso coração que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação”. Tri-bulação para o salmista tinha o sentido de passar por momen-tos difíceis, ficar limitado, perder a mobilidade de ação, ficar encurralado, como que num beco sem saída. São muitas as situações da vida que nos pressionam, causam estresse, sugam e minam nossas forças.

O estresse é quando tentamos manter um ritmo alucinado em nosso dia a dia, onde a fadiga é uma das primeiras evidências em nosso corpo. Parece que, muitas vezes, queremos assumir o lugar de Deus, fazendo tudo sozinhos. É quando queremos correr mais do que o tempo. O esgotamento físico-emocional é como uma luz vermelha no painel de um carro chamando a atenção do motorista e lhe dizendo que alguma coisa está errada. Atentemos para o fato de que nossa saúde emocional não depende de enfrentarmos ou não adversidades, mas sim, de como as enfrentamos. E lembre-se de que podemos confiar inteiramente em Deus para vencer as lutas da vida.

Salmo 46

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação.”

Sl 46.1

Pai, confesso que estou cansado. Tenho acompanhado inerte meu ânimo se esvair. Mas a Bíblia diz que tu refazes as forças do que não tem vigor. Cumpre essa promessa em mim. Por Jesus.

DEUS, NOSSA TENDA DE REFÚGIO

Quinta-feira,Abril

Page 10: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

O apóstolo Paulo e os grandes homens e mulheres de Deus tiraram força da fraqueza a fim de anunciarem as boas novas de salvação. Suportaram as agruras da vida para levarem, em vasos de barro, as grandezas de Deus. Entender que o tesouro da Igreja é o evangelho, a mensagem que consiste em todo o plano de Deus para salvar o homem pecador em Cristo Jesus, os motivava a prosseguir com perseverança, proclamando e testemunhando com a vida a história da salvação, de que Deus está em Cristo Jesus reconciliando consigo mesmo o mundo. Isso implica afirmar que o evangelho, mesmo sendo um grande tesouro, não pode ser guardado pela Igreja, mas compartilhado, anunciado, proclamado.

O Deus que nos chama é o mesmo que nos capacita, ainda que com lágrimas, a prosseguir semeando com esperança, pois voltaremos com alegria colhendo os frutos. O Deus que nos consola nos convida a consolar os desesperançados, abatidos e oprimidos. É o Espírito Santo quem nos sustenta, pois for-mosos são os pés dos proclamadores do evangelho.

“Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” Rm 10.15

Senhor, dá-me coragem para compartilhar com todos a mensagem mais importante do mundo, as boas-novas de salvação, que Cristo

veio ao mundo morrer por nós, pecadores. Nele eu peço. Amém.

DEUS, CAPACIDADE PARA PREGAR

8Romanos 10 Sexta-feira,

Page 11: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br9

Na escola da vida nem sempre tiramos boas notas. Muitas vezes não atentamos para seus desafios, seus compromissos, suas responsabilidades etc. Outras vezes somos incompreen-didos, não aceitos, magoados. Tantas são as vezes em que, atropelados por acontecimentos trágicos, perdas irreparáveis, doenças, ficamos para sempre marcados. Às vezes são relacio-namentos partidos, resultado de distanciamento afetivo, físico, emocional. Filhos que se perdem. Amizades que se esfacelam. Enfim, as lutas nos chegam de todos os lados. Muitos de nós, não poucas vezes, enfrentamos ou enfrentaremos sofrimentos e lutas, sobre as quais afirmamos ou afirmaremos, “não dou conta”. De uma ou de outra forma, fato é que a tristeza adentra nosso coração pelas vielas dos dissabores da vida.

Entretanto, se tristezas e tribulações são uma realidade, o consolo de Deus é mais intenso ainda. Deus, através do Espí-rito Santo, torna-se nosso consolador. Ele é aquele que está ao nosso lado, dando-nos suporte, encorajamento e força para vencer. Que privilégio!

Salmo 86

“Mostra-me um sinal do teu favor [...] pois tu, Senhor, me ajudas e me consolas.”

Sl 86.17

Bendito Deus, há feridas em meu coração que continuam a doer. Acredito, contudo, que o remédio está diante do teu altar. Cura-me! Tu és o médico dos médicos. Em nome de Jesus. Amém.

DEUS, AS TRISTEZAS MACHUCAM

Sábado,Abril

Page 12: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

Fé é o meio pelo qual Deus nos salvou em Cristo Jesus: fé é aceitar Jesus como o Messias divinamente designado, autor e consumador de nossa salvação (Jo 3.16). Fé salvadora significa depositar incondicionalmente nossa confiança em Cristo Jesus. A Escritura afirma: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2.8,9). Fé é presente de Deus. É ele quem coloca em nosso coração a capacidade de crer em tudo quanto Cristo realizou na promoção de nossa salvação.

Fé para Calvino é conhecimento de Deus, especialmente de sua misericórdia. “É o firme e certo conhecimento da bondade de Deus para conosco, fundado na verdade da promessa livre-mente feita em Cristo, revelando às nossas mentes e selando os nossos corações através do Espírito Santo”. Fé também é um relacionamento pessoal com Deus e com Jesus Cristo no poder do Espírito Santo.

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”

Hb 11.1

Amado Salvador, aumenta a minha fé em ti. Comprometo-me a alimentá-la com uma vida de oração e leitura constante da Bíblia. E que assim, seja firme e inabalável. Em nome de Jesus. Amém.

DEUS, FIRMA A NOSSA FÉ!

10Hebreus 11 Domingo,

Page 13: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br11

Quando pensamos no perdão, devemos nos perguntar sobre o que devo fazer para aprender a perdoar e como me fazer perdoável nas relações. Bem sabemos que as nossas relações, sejam familiares, conjugais, eclesiásticas, profissionais, fraternas etc., são marcadas, aqui e acolá, por desajustes e fraturas, que necessitam do exercício do perdão como chave para desman-telar os mecanismos de destruição da alma e do coração, sem o que, nossa existência fica absolutamente comprometida.

Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, viveu debaixo de intenso sofrimento, bebeu o cálice da dor, da humilhação, mas não sucumbiu ante todo o sofrimento, porque soube liberar perdão aos seus inimigos, não por obrigação, mas como expressão da graça do Pai, entendendo que disso dependeria sua sobrevi-vência. Lembremo-nos de que o perdão são as pegadas da graça que deixamos na estrada da vida e que nos habilita a prosseguir segundo a misericórdia com que fomos alcançados. Eis um tremendo conforto!

Lucas 23

“Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”

Lc 23.34

Deus de infinita misericórdia, preciso perdoar como me perdoaste em Cristo. Apesar de não merecer nada, fui alvo de teu amor e perdão. Dá-me um coração igual ao teu. Por Jesus. Amém.

DEUS, NOS ENSINA A PERDOAR!

Segunda-feiraAbril

Page 14: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

Nos tempos do Antigo Testamento a criação de ovelhas era uma das atividades econômicas mais comuns em Israel. Davi, ainda jovem, já conhecia bem a profissão. Adquiriu profunda experiência no pastoreio das ovelhas. Ao escrever o salmo 23 Davi fala de seu relacionamento com Deus, declarando sua fé no Deus que cuida de sua vida. Ele experimentava o cuidado de Deus em sua vida. Era resultado de sua confiança em Deus. Ele faz uma bela declaração de fé: “o Senhor é o meu pastor” (Sl

23.1). Ao contrário do que se pensa, Deus não era propriedade de Davi, mas Davi declara pertencer a Deus.

Em outras palavras, Davi sabia que Deus, sendo seu pastor, estaria com ele, oferecendo cuidado, sustento, amparo, proteção e, sobretudo, sua doce e maravilhosa presença. Nossa experi-ência de fé em Jesus Cristo assegura-nos a confiança de que jamais estaremos sozinhos nas jornadas da vida. Sendo ele o nosso pastor entramos numa fascinante relação de intimidade, o que enche o coração de paz e segurança.

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.” Sl 23.1

Senhor, criador dos céus e da terra, é bom tê-lo como meu pas-tor amável. A ti, e somente a ti, pertence minha vida! Eu sou teu, ó Deus. Cuida, pois, desse pobre pecador. Em nome de Jesus.

DEUS, NOSSO BOM PASTOR!

12Salmo 23 Terça-feira,

Page 15: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br13

Davi foi chamado de um homem segundo o coração de Deus. Mesmo com todas as suas limitações, fraquezas e pecados, era um homem quebrantado diante de Deus. Sensível à graça de Deus, reconhecia seus pecados, fruto, com certeza, de uma relação íntima com o Senhor. Davi sabia que nada lhe faltaria, não por sua bondade pessoal e muito menos por pensar que Deus sempre lhe daria o que viesse a desejar. Mas o Bom Pastor supriria sua vida das necessidades que surgissem. Seguir a Deus implica fazer a sua vontade e não a nossa. Seremos suas ovelhas exatamente nesse ponto.

Em outras palavras, nossa intimidade com Deus se evidencia no compromisso e na obediência. Se como ovelha estou com-prometido em obedecer, terei a certeza de que ele cuidará de mim, dando-me o que preciso. Portanto, andar em intimidade com Deus é um dos grandes desafios da vida cristã, visto que tal experiência deve ser pessoal e intransferível. Só assim experi-mentaremos abundantemente de sua graça e seremos tomados da plenitude de Deus.

João 10

“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim. ”

Jo 10.14

Deus, quero exaltar-te e glorificar-te pelo privilégio de ter a ti como meu pai. Por intermédio de Cristo todos podem ser rece-bidos na comunhão de tua família. Em nome de Jesus. Amém.

DEUS, NOSSA INTIMIDADE!

Quarta-feira,Abril

Page 16: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

O homem do nosso tempo vive cada vez mais insatisfeito. Nossa cultura imprime o conceito de que a satisfação é fruto do ter, do adquirir, do possuir, enfim, do consumir. Trata-se de uma sociedade submissa aos padrões estéticos, norma-tizados por uma mídia cativa ao poder econômico, onde o que vale é o aparente, apenas o exterior. O problema é o seu efeito contrário, ou seja, quem não alcança tal padrão, vive da insatisfação constante e destruidora. Onde encontrar a verdadeira satisfação?

A verdadeira e plena satisfação está em Deus, na pessoa de Jesus Cristo. Não está fundamentada no ter, mas em ser nova criatura, em nascer de novo em Cristo e encontrar o sentido da vida. Richard Foster disse “Não há nada como a profundi-dade para nos tornar insatisfeitos com as coisas superficiais”. É a vida do Espírito em nossa vida que garantirá sentido, profundidade e satisfação à nossa existência. Como resultado, Deus é quem suprirá todas as nossas necessidades.

“Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.”

1 Tm 6.8

Senhor de toda boa dádiva, inspira dentro de mim um coração agradecido. Tenho muito mais do que preciso e mereço. Que a

tua graça sempre me baste! Em nome de Jesus. Amém.

DEUS, NOSSA SATISFAÇÃO!

141 Timóteo 6 Quinta-feira,

Page 17: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br15

Quando olhamos para o nosso tempo, percebemos com muita clareza a necessidade evidente e gritante de sermos luz, apontando o caminho aos homens perdidos e anunciando o evangelho salvador de Jesus Cristo. Vivemos dias altamente difíceis, repletos de violência e dor, em que o homem eviden-cia sua completa desestruturação existencial, dentro de total escuridão espiritual.

Assim, diante do chamado de Deus para o encontro com Jesus Cristo, somos desafiados a responder com a palavra da fé, acolhendo o Senhor que nos convida. A resposta a Deus que nos chama só pode ser dada mediante a fé, que se traduz em obediência e serviço. A partir dessa realidade eu e você podemos e devemos amar e servir. Jesus Cristo é o nosso maior modelo de serviço. Na acolhida do Pai, ele se doou para que a humanidade obtivesse verdadeira oportunidade de vida. Ele mesmo disse: “não vim para ser servido, mas para servir”. Atender as necessidades do outro é servir a Deus.

Marcos 10.35-45.

“Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

Mc 10.45

Deus, tu és incomparável, o teu amor pela humanidade foi de-monstrado na entrega de teu único Filho. Assim devo amar, ofere-cendo aos outros o que realmente necessitam. Em Jesus. Amém.

O CAMINHO DO SERVIÇO!

Sexta-feira,Abril

Page 18: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

Havia muita expectativa em torno de Jesus. Alguns esperavam um messias político, muitos nutriam no coração a expectativa de um messias militar. Outros ainda esperavam de Jesus ape-nas alguém que aliviasse a sede e a fome deles. No entanto, a missão de Jesus era satisfazer a vontade do Pai e não os desejos dos que o seguiam.

Jesus ensina a satisfazer as necessidades dos outros. O servo se obriga a satisfazer as necessidades dos outros. Jesus ensina que consolar os necessitados implica humildade. Na verdade, a grandeza do discípulo só se alcança quando ele se torna um servo.

Com a consolação que somos consolados, semelhantes a Jesus e a Paulo podemos, através de pequenos atos, consolar servindo àqueles que estão a nossa volta, muitas vezes carentes de apenas um abraço, uma visita, um acolhimento, um sorriso, uma oração, enfim, uma palavra amiga. Portanto, no reino de Deus, servir consolando, seja em que área for, é sempre um alto privilégio.

“Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós sejacomo o menor; e aquele que dirige seja como o que serve.”

Lc 22.26

Senhor Deus, o verdadeiro amor mais faz do que sente ou fala. Ensina-me a cada dia a amar em ação. Quero me doar mais aos

outros, ser menos egoísta e mesquinho. Por Cristo. Amém.

DEUS NOS ENSINA A CONSOLAR

16Lucas 22.24-27 Sábado,

Page 19: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br17

Terça-feira, 11 de setembro de 2001. Chamada também de Terça-feira Triste. O mundo parou diante dos ataques às Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York e do Pentágono, em Washington. Estava em São Paulo, saí da sala de aula, e não podia acreditar no que via. Parecia uma cena cinematográfica. Mas não era fantasia, era realidade. Os ter-roristas radicais conseguiram atacar a superpotência mundial. Completaremos dez anos desse triste episódio, que atesta a falta de paz entre as nações, religiões e entre os homens.

Nesse tempo somos desafiados a semear esperança. Num mundo como o nosso, ter esperança é possuir o combustível que direciona a vida para o alto e para frente, o que, na verdade, permite-nos sonhar. Semear sonhos. Sonhos de es-perança e de paz. Nosso mundo carece de paz, não uma paz passageira e nem uma paz somente para o futuro, mas, uma paz real, capaz de melhorar a vida humana, nas suas diversas dimensões. Sejamos semeadores da paz!

Colossenses 3

“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração [...]” Cl 3.15

Pai, vou lutar para que todas as minhas decisões sejam pautadas pela paz, pois a tua Palavra diz: “quanto depender de vós, tende paz com todos os homens”. Em Cristo, o príncipe da paz.

DEUS NOS AJUDA A SEMEAR A PAZ!

Domingo,Abril

Page 20: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

Segundo o profeta Habacuque um dos grandes desafios da fé em tempos difíceis é vivermos na fronteira entre o “ainda que” e o “todavia” (3.17,18). Ou seja, mesmo que as colheitas fossem escassas e os rebanhos não se reproduzissem e a socie-dade fosse levada a tempos de fome e penúria, a expectativa confiante do profeta não seria frustrada. A verdadeira fé sabe enfrentar as dificuldades da vida.

A verdadeira fé não significa conformismo, mas o enfren-tamento da história em nome de Deus, numa perspectiva da vitória daquele que está acima das circunstâncias temporais da vida. Nossa fé deve fundamentar-se em Deus e não nas circunstâncias. Por isso a fé não exige resposta de Deus, mas sabe esperar (sem inércia) a solução que vem de seu trono de graça. O profeta nos ensina que, apesar das lutas, podemos declarar: “todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação”. A nossa segurança decorre da fé em Deus e não das circunstâncias.

“ todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.”

Hc 3.18

Senhor, a certeza de tua presença comigo me assegura de que as rédeas da história estão sob teu domínio. Portanto,

me alegrai, ainda que seja na dor. Em nome de Jesus.

DEUS, AINDA QUE...!

18Habacuque 3 Segunda-feira,

Page 21: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br19

Há algum tempo li a seguinte frase: “A corrente não é mais forte do que o seu elo mais fraco”. Fiquei, então, pensando que o ser humano foi criado para as relações com Deus, o Criador de todas as coisas, consigo mesmo, com o próximo e com a criação, da qual faz parte. Entendo que o elo mais tênue (fraco) que tem faltado no mundo dos humanos é o elo das relações.

Se não formos capazes de olhar o elo mais fraco, pouco adianta todo o nosso conhecimento, pois a nossa força se torna em fraqueza na medida em que não percebemos o outro com suas dores, carências, angústias, desesperanças, suas tímidas e frágeis alegrias. Não importa como está o outro, o que importa é vê-lo, percebê-lo. O que mais vale é o exercício da alteridade, que é a capacidade de ver o outro a partir do outro. Eis o nosso maior desafio: só seremos uma corrente forte quando olharmos e cuidarmos dos elos mais fracos, pois, se quebrarem, onde estará nossa força? Consolemo-nos uns aos outros.

1 Tessalonicenses 5

“Exortamos-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.”

1 Ts 5.14

Santo Deus, abençoa-me e fortalece-me de modo que eu consi-ga ajudar os mais fracos a se levantarem. Que meus dons sejam utilizados em benefício dos necessitados. Em Jesus. Amém.

DEUS NOS AJUDA VER OS FRACOS!

Terça-feira,Abril

Page 22: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

Olhamos à nossa volta e contemplamos a violência estam-pada nas guerras urbanas, na corrupção institucional, nas relações familiares, inclusive eclesiásticas, na ausência de ética nas coisas pequenas da vida. Vive-se em busca do que se perdeu, mas nos lugares errados. Constata-se que o projeto de vida do homem moderno está ancorado no ter e não no ser. Vive-se o mundo do consumismo. Muitas vezes consome-se para preencher o vazio da alma. O homem moderno abre mão de quase tudo para amealhar bens materiais, alcançar o poder e a fama.

O mundo, diz Calvino, é o teatro da glória de Deus. Significa o lugar onde Deus está manifestando sua obra redentora. Há esperança para o homem perdido. Deus quer nos instrumen-talizar para revelar sua compaixão pelo mundo. A face de Cristo brilhando em nós será vista pelos homens e mulheres de nosso tempo e a esperança e o consolo do Deus eterno os alcançará com a salvação em Cristo Jesus.

“pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dosvossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.”

At 17.28

Senhor, tentei preencher os espaços vagos em meu coração com muitas coisas, mas cansei dessa busca infrutífera. Peço que ape-

nas tu, ó Deus bendito, faça morada em mim. Em nome de Jesus.

VERDADEIRO SENTIDO DE VIDA!

20Atos 17 Quarta-feira,

Page 23: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br21

Não são poucas as lutas que enfrentamos. Muitas vezes a desesperança bate à nossa porta e insiste em alojar-se nas en-tranhas do nosso ser, percorrendo todas as artérias do coração, provocando uma espécie de entupimento, onde o oxigênio da esperança e da fé desaparece e o coração enfraquece, não suportando as dores da vida. Às vezes pensamos que o sofri-mento não irá passar, mas a Bíblia afirma que o choro pode durar uma noite, porém a alegria chega pela manhã.

Em meio a tudo isso, precisamos levantar nossos olhos para Deus e compreender que a essência da vida cristã é a esperança, pois o apóstolo Paulo afirma que “se a nossa espe-rança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”. A esperança não apenas futura, mas presente. A esperança cristã é esperança confiante nas intervenções e na providência de Deus. Ele está no controle de todas as coisas e há de oxigenar o nosso coração com o sopro do Espírito Santo.

1 Coríntios 15

“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida,somos os mais infelizes de todos os homens.”

1 Co 15.19

Pai celeste, para ti não existe problema insolúvel. Quero entregar agora mesmo minhas causas ao Senhor, pois tu és a minha esperança incomparável. Em nome de Jesus. Amém.

A ESPERANÇA QUE VENCE!

Quinta-feira,Abril

Page 24: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

Quais são as recordações do seu passado que lhe colocam medo do presente e insegurança em relação ao futuro? Quais são as situações de pecado, através das quais o diabo lhe acusa até hoje, jogando este pecado em sua face e lhe humilhando constantemente? Quais são as situações que lhe fazem assistir novamente ao velho filme da sua vida e achar que as coisas sempre serão do mesmo jeito? Quais as situações que tiram sua capacidade de sonhar?

Como sabemos, a vida acontece em meio a uma tensão de emoções. Há dias em que estamos efervescendo de alegria; há outros em que nos desfazemos de tristeza. Há dias em que somos cidadãos da esperança; há outros em que já estamos derrotados antes mesmo da batalha começar; há dias em que amanhecemos com um canto de louvor nos lábios; há outros em que amanhecemos com a boca cheia de lamúria e de murmuração. Então, é preciso pedir ajuda a Deus para poder continuar, curar as amarguras da vida. Não desista. Ele pode!

“[...] nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vosperturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados.”

Hb 12.15

Deus, tenho algumas feridas na alma que custam a cicatrizar. Sinto meu coração infeccionado por farpas que lançaram contra mim. Arranca de mim o que tem matado minhas emoções. Por Cristo.

DEUS, CURA NOSSAS AMARGURAS!

22Hebreus 12.1-15 Sexta-feira,

Page 25: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br23

O profeta Jeremias foi vocacionado ainda muito jovem e tentou fugir do duríssimo ministério que foi colocado à sua frente. Ele foi uma pessoa muito sensível, capaz de condoer-se e sofrer com seu próprio ministério; sofria em pensar no cum-primento de suas profecias, no sofrimento que o povo de Deus iria enfrentar por sua desobediência. Assim como Jeremias, talvez muitos de nós tenhamos do que nos lamentar. E mais ainda: como Jeremias, muitos não conseguem se desvencilhar de suas lembranças amargas.

Entretanto, pela graça de Deus, ele foi capaz de olhar para as misericórdias de Deus e afirmar que são as causa de não sermos consumidos; não têm fim e são constantemente renovadas sobre nós. Em meio à tristeza e à dor, em meio às lembranças amargas, somente as misericórdias do Senhor podem renovar todas as coisas. Pelas suas misericórdias, Deus nos perdoa, nos dá nova chance de recomeçar, aprender com os erros do passado e seguir em frente. Que bênção!

Lamentações 3

“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos,porque as suas misericórdias não têm fim.”

Lm 3.22

Deus todo poderoso, preciso erguer a cabeça e inclinar os ouvi-dos para escutar a tua doce voz, única capaz de restaurar minha vida e renovar minhas esperanças. Em nome de Jesus. Amém.

DEUS, MISERICÓRDIA!

Sábado,Abril

Page 26: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

Aleluia! Hoje é o dia em que comemoramos a vitória abso-luta do Cristianismo. Apesar de toda a dor da sexta-feira da paixão - da morte de Jesus Cristo - celebramos hoje o dia da vitória, o domingo da ressurreição. É o domingo da conquista. A Páscoa Cristã é o dia da ressurreição de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Ao celebramos a Páscoa de Jesus temos que resgatar o ver-dadeiro sentido da alegria, da festividade, da comemoração. Parece-me que o povo de Deus perdeu o espírito da alegria, sobretudo, nas comemorações bíblico-festivas. Por exemplo, o dia de hoje nos faz pensar na primeira páscoa, quando da saída do povo do Egito. Mas, após a travessia do povo pelo mar, houve um momento de celebração diante e para do Senhor (Ex 15).

Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ao ser crucificado, morto e sepultado, ressurgiu ao terceiro dia e nos garantiu a vitória so-bre a morte e o pecado. Entendemos que a ressurreição de Jesus Cristo é a passagem para uma nova vida, um novo modo de ser, de viver, de nos relacionarmos, sob o senhorio de Cristo.

“Ele não está aqui, mas ressuscitou.” Lc 24.6

Louvado seja o teu nome, Senhor. Pois através da morte voluntária de Jesus Cristo meus pecados foram perdoados e

minha dívida foi quitada. Em quem eu agradeço. Amém.

O CONSOLO PARA A PÁSCOA!

24Lucas 24 Domingo,

Page 27: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br25

A Escritura diz que grande é a fidelidade do Senhor. Deus é fiel e não pode negar-se a si mesmo. Por isso, as misericórdias do Senhor são sustentadas pela sua fidelidade e seu caráter. A garantia da misericórdia de Deus é seu caráter. Esta realidade de que Deus não muda, antes, é fiel, deve se tornar uma fonte infindável de esperança para nossa vida.

Preste atenção: por mais que esteja abatido, entristecido, en-fraquecido, deprimido, ansioso, debilitado, exausto, lembre-se de que Deus tem uma aliança feita com você. Você que tem sua vida entregue em suas poderosas mãos, ele há de sustentá-lo, renová-lo, porque grande é a fidelidade do Senhor. Por mais que a situação esteja difícil, seja na família, no trabalho, na vida pessoal, nos relacionamentos, nos estudos, posso ter esperança, porque Deus, com quem me relaciono, fez um pacto, uma aliança comigo e ele é fiel e me ajudará a vencer!

Salmo 117

“Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco, e a fidelidade do Senhor subsiste para sempre. Aleluia!”

Sl 117.2

Tu és fiel, ó Deus. A tua Palavra jamais falhará. Prometeste que estaria comigo até o fim, apesar de quem sou. Tua aliança é eterna. Que teu nome seja engrandecido. Em Cristo.

DEUS, NOSSA FIRMEZA!

Segunda-feira,Abril

Page 28: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

Quem sabe você não esteja passando por alguma situação de desgraça em sua vida. Alguma situação de desesperança. Quem sabe a desesperança não esteja insistindo em instalar-se em sua vida. Talvez na família, na vida conjugal, na relação com os filhos, com a igreja. Outros podem dizer que não há solução para suas vidas. Mas, a despeito da nuvem negra que possa pairar sobre nós, o importante é crer na possibilidade da intervenção de Deus na história de nossas vidas.

Em tempos difíceis necessitamos encher nossa mente da bondade do Senhor. Essa bondade faz-me ver que Deus, embora aos nossos olhos pareça demorado em sua ação, ja-mais falha. Por mais que a situação esteja difícil, vale a pena esperar no Senhor. E por que vale a pena esperar? Porque o Senhor é bom.

Quem espera no Senhor não vai encontrar outra coisa senão bondade. Ele é bom para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do Senhor e isso em silêncio, sem lamúria, nem murmuração, sem resmungar.

“Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom...”Sl 118.1

Pai, estou numa situação difícil, aparentemente irremediável. Mas confio plenamente em ti e no amor que tens por mim. Per-

mita-me experimentar ainda mais da tua bondade. Em Jesus.

DEUS, NOSSA BONDADE!

26Salmo 118 Terça-feira,

Page 29: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br27

Por que Deus demora tanto a nos ouvir? Esta é uma pergunta que fazemos com certa frequência. Por vezes a sensação é que Deus está distante, envolvido com outras questões mais sérias. Por que nossas orações, de modo geral, não são prontamente atendidas? Estas e outras foram questões que mexeram com o coração do profeta Habacuque. Aguardava impaciente a intervenção de Deus sobre o povo que negava a Aliança do Senhor. Assim, de forma nitidamente angustiada, o profeta lamenta o fato de o povo se afastar continuamente de Deus. Para o profeta havia uma aparente imobilidade de Deus. Tudo parecia errado sem sua intervenção.

Entretanto, o profeta aguardou esperançosamente pelo Senhor. Exercitou sua fé. Quem vive pela fé aguarda os propó-sitos de Deus que tudo sabe, inclusive o futuro, e que, por isso, muitas vezes direciona os acontecimentos de forma ininteligível para nós. O caminho da fé é o da perseverança na esperança, aguardando com confiança as promessas infalíveis de Deus.

Habacuque 1

“Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás?”

Hc 1.2

Meu Deus, estou angustiado. Muitas vezes diante das dificulda-des me torno impaciente e até descrente diante do teu socorro. Perdoa-me e renova a minha fé. Em nome de Jesus.

DEUS, ATÉ QUANDO?

Quarta-feira,Abril

Page 30: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

O cego Bartimeu, de Marcos 10.46-52, torna-se símbolo de tantas pessoas que estão sentadas à beira do caminho numa sociedade marcada pelo egoísmo de uma cultura consumis-ta, portanto, excludente. São pessoas sem oportunidades, sem acesso à educação, à saúde, às condições mínimas de dignidade humana. Estando sentado à beira do caminho, Bartimeu está numa posição de inferioridade em relação à multidão que passa.

Seus gritos eram mais que um pedido de ajuda e compaixão. Bartimeu grita para superar o barulho da multidão e pedir a Jesus uma nova vida. Seu grito era uma expressão da sua fé e até mesmo uma oração que chegou aos ouvidos de Jesus (Mc

10.49). Ele traz no coração a força da fé e deposita em Jesus toda a sua esperança de ter uma nova visão. “Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim”. Jesus parou e ouviu o seu grito, acolhendo-lhe e dando-lhe uma nova vida. Ele ouve!

“Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Mc 10.47

Compadece-te de mim, Senhor. Não tenho saída, senão em ti. À semelhança de Bartimeu, preciso receber uma nova vida.

E sei que só tu podes oferecê-la. Em nome de Jesus. Amém.

DEUS, AQUELE QUE OUVE!

28Marcos 10.46-52 Quinta-feira,

Page 31: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br29

Viver é um grande desafio. Viver à margem da sociedade, excluído, torna-se ainda mais penoso e dramático. No entanto, Jesus Cristo coloca-se a caminho da vida humana para expres-sar o amor do Pai e para demonstrar sua própria compaixão pelo homem. Seu ministério foi de testemunho de amor e solidariedade para com os cansados e abatidos. Jesus é aquele capaz de parar, ver, compadecer-se, ouvir a dor do homem, estabelecer diálogo, acolher, oferecer o dom da salvação, pois ele mesmo é o caminho, a verdade e a vida.

O coração de Jesus sente compaixão e é o mesmo que dá a vida por amor do homem perdido, sem paz, sem esperança, sem Deus e sem salvação. Em Cristo Jesus somos encorajados à vida, à esperança, ao caminho, pois a própria vida só se faz a caminho, construída dia a dia, com fé e perseverança naquele que nos amou e se entregou por nós, capacitando-nos a viver com coragem, pois em Cristo somos mais do que vencedores.

Mateus 11.28-30

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”

Mt 11.28

Deus majestoso, quando olho para teu filho, o meu salvador, sinto-me encorajado a trilhar com coragem a estrada da vida. Minha maior vitória já me foi dada. Em nome de Jesus. Amém.

DEUS, PRECISO DE CORAGEM!

Sexta-feiraAbril

Page 32: Cada dia Abril

Assine o Cada Dia: www.lojalpc.org.br Abril

Ao final dessa série de meditações sobre a consolação de Deus, esperança ante as lutas, sonho ante as frustrações, ale-gria ante as lágrimas, força ante a fraqueza, coragem ante ao medo, perseverança ante a desistência, a vida ante a morte, o perdão ante o ódio, o começo ante o fim etc., não nos resta outra coisa senão bendizer e exaltar o nome do nosso Deus. O apóstolo Paulo bendizia ao Pai porque ele era a fonte de toda vida, o sustentador, aquele que sempre esteve ao seu lado, dando-lhe forças para prosseguir.

Paulo louvava a Deus pela bênção da consolação. Conhecia a pessoa do Espírito Santo na prática da vida. Cresceu não apenas aos pés de Gamaliel, mas, sobretudo, prostrado aos pés do Espírito. Foi talhado segundo o caráter de Cristo, a quem dedicava inteiramente sua vida. Capacitado pelo Es-pírito de Cristo foi capaz de consolar os outros, demonstrar amor e compaixão pelos homens e mulheres de seu tempo. Soli Deo Gloria!

“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” Fl 1.21

Senhor Deus, quero fazer desse versículo o lema de minha vida. Quer na vida ou morte, que minha maior esperança e consolo

estejam no nome de Jesus. Por intermédio de quem oro. Amém.

DEUS, NOSSA ADORAÇÃO!

30Filipenses 1 Sábado,

Page 33: Cada dia Abril

Cada dIa, Volume 31, nº 4, Abril de 2011. Copyright © LPC Comunicações - R. Ambrógio Bisogni, 607 - Jd. Santa Cândida - 13087-547 - Campinas, SP - Brasil. E-mail: [email protected]. Permitida a reprodução em qualquer meio ou formato desde que citada a fonte. Textos da Bíblia usados nesta versão: ARA.

Texto: Marcos AzevedoRevisão: Giuliano Letieri Coccaro Milton AlvesEditor: Hernandes Dias LopesCapa: Lysias Gomes Foto (capa): © Dmitry Kalinovsky | Dreamstime.com

Page 34: Cada dia Abril