brechas urbanas - rastros, ruínas e fantasmas

Upload: glayson-arcanjo

Post on 06-Jul-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Brechas Urbanas - Rastros, Ruínas e Fantasmas

    1/2

    (1) Brechas Urbanas - Rastros, Ruínas e Fantasmas

    Sábado, 7 de maio em Marieta163 convidadosSábado, 30 de abril em Estação Metro Republica1.205 convidadosDetalhesSeguimos com nossa programação de olhar para as cidades pelas Brechas Urbanas em abril com o tema Rastros, Ruínas e Fantasmas, em que

    examinaremos lugares inacreditáveis que estão nos Estados de São Paulo, Pernambuco e Paraíba.

    Parte-se da ideia de que o tempo histórico é um fluxo infinito e incompleto. As ruínas e os rastros cravados em um espaço urbano guardam osvestígios do passado. São pedaços de tempos outros, talvez estilhaços, que deslocados do presente estão a espera de um olhar, uma pergunta paraque eles, as ruínas e rastros, olhem também para nós, abandonando o entorpecimento do passado para alcançar o agora e iluminar o futuro. Ruínase rastros são, portanto, como os fantasmas: seres moventes, são representações da história em estado puro, disponíveis na paisagem como seusprincipais testemunhos.

    Para entrelaçar essa conversa, Natalia Garcia terá ao seu lado Mariana Lacerda que exibirá seu ainda inédito projeto audiovisual Baleia Magic Parke Benjamin Seroussi.

    Mariana Lacerda é recifense e atual moradora de São Paulo. Jornalista e mestre em história da ciência pela PUC/SP. Escreveu e dirigiu algunsfilmes, dentre os quais: A Vida Noturna das Igrejas de Olinda (2012), Pausas Silenciosas (2013) e Baleia Magic Park (2015), todos eles situados noslimiares entre o que existe e o que se oculta, entre o que sobrevive apesar da passagem desastrosa do tempo. Autora do livro Olinda (2015).

    Benjamin Seroussi, parisiense, também vive em São Paulo. Trabalha como curador, editor e gestor cultural. Dedica-se aos projetos de gestãocoletiva Casa do Povo, no Bom Retiro eVila Itororó, na Bela Vista. Integrou a equipe de curadores da 31a. Bienal de São Paulo (2014). É mestre emsociologia pela École Normale Supérieure e École de Hautes Études en Sciences Sociales e mestre em Gestão Cultural pela Sciences-Po.

    Ao longo da conversa será exibido o filme inédito Baleia Magic Park, da jornalista Mariana Lacerda.

    Brechas Urbanas – Rastros, Ruínas e Fantasmasquinta 28 de abril de 2016

    às 20h[duração aproximada: 90 minutos]Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares

    Entrada gratuita – ingressos distribuídos com meia hora de antecedênciaPublicações recentes

    https://www.facebook.com/vilaitororo/https://www.facebook.com/casadopovoxxi/https://www.facebook.com/pages/Esta%C3%A7%C3%A3o-Metro-Republica/440841019294686https://www.facebook.com/projetomarieta/

  • 8/18/2019 Brechas Urbanas - Rastros, Ruínas e Fantasmas

    2/2