brasília julho 2005 · junho, 2005 unidade multicampus brasília curso de letras apresenta auto da...

2
Junho, 2005 unidade Multi Multi Multi Campus Brasília Curso de Letras apresenta Auto da Barca do Inferno Os alunos do terceiro semestre do curso de Letras adaptaram, montaram e dirigiram a peça teatral Auto da Barca do Inferno, com base o o no texto original de mesmo nome escrito pelo autor Gil Vicente. Os acontecimentos narrados na peça desenrolam-se à beira-mar, onde se encontram ancoradas duas barcas, sendo que uma é conduzida por um anjo, com destino ao paraíso, e a outra é conduzida pelo diabo, com destino ao inferno. Há uma série de personagens, tais como políticos, juízes, judeu, padre e outros, que, após a morte, tentam entrar na barca que os leve para o paraíso. O que motivou os estudantes, orientados pela professora da disciplina Literatura Portuguesa, Ilar Goretti, a escolher essa peça, escrita no século 16, foi a atualidade do tema. Apesar de Gil Vicente ter escrito sua obra há cinco séculos, o tema da corrupção e do levar proveito em tudo, abordado na peça, ainda é muito atual. lunos visitam centro de ensino especial Os alunos do curso de Pedagogia, acompanhados da professora da disciplina Psicologia da Educação, Júlia Ribeiro, realizaram uma visita técnica a um centro de ensino especial. A partir dessa atividade, os estudantes puderam observar o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais, como forma de aplicação dos conhecimentos produzidos em sala de aula acerca do tema. Além disso, também tiveram a oportunidade de conversar com os professores do centro e, assim, aprofundar seus conhecimentos sobre a inserção profissional do pedagogo nesses espaços escolares. “Considero esta atividade de grande importância para a formação não só profissional, como também pessoal dos alunos, já que é uma possibilidade de confrontação e/ou convergência de significados entre o saber produzido em sala de aula e a realidade escolar brasiliense, tal qual ela se apresenta”, argumentou a professora Júlia Ribeiro. Estudantes durante encenação do Auto da Barca do Inferno brasília julho 2005.indd 1 27/6/2005 19:37:38

Upload: ngothien

Post on 10-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Junho, 2005 unidadeMultiMultiMulti CampusBrasília

Curso de Letras apresenta Auto da Barca do InfernoOs alunos do terceiro semestre

do curso de Letras adaptaram, montaram e dirigiram a peça teatral Auto da Barca do Inferno, com base Auto da Barca do Inferno, com base Auto da Barca do Infernono texto original de mesmo nome escrito pelo autor Gil Vicente.

Os acontecimentos narrados na peça desenrolam-se à beira-mar, onde se encontram ancoradas duas barcas, sendo que uma é conduzida por um anjo, com destino ao paraíso, e a outra é conduzida pelo diabo, com destino ao inferno.

Há uma série de personagens,

tais como políticos, juízes, judeu, padre e outros, que, após a morte, tentam entrar na barca que os leve para o paraíso.

O que motivou os estudantes, orientados pela professora da disciplina Literatura Portuguesa, Ilar Goretti, a escolher essa peça, escrita no século 16, foi a atualidade do tema. Apesar de Gil Vicente ter escrito sua obra há cinco séculos, o tema da corrupção e do levar proveito em tudo, abordado na peça, ainda é muito atual.

Alunos visitam centro de ensino especialOs alunos do curso de

Pedagogia, acompanhados da professora da disciplina Psicologia da Educação, Júlia Ribeiro, realizaram uma visita técnica a um centro de ensino especial.

A partir dessa atividade, os estudantes puderam observar

o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais, como forma de aplicação dos conhecimentos produzidos em sala de aula acerca do tema.

Além disso, também tiveram a oportunidade de conversar com

os professores do centro e, assim, aprofundar seus conhecimentos sobre a inserção profissional do pedagogo nesses espaços escolares.

“Considero esta atividade de grande importância para a formação não só profissional, como também pessoal dos

alunos, já que é uma possibilidade de confrontação e/ou convergência de significados entre o saber produzido em sala de aula e a realidade escolar brasiliense, tal qual ela se apresenta”, argumentou a professora Júlia Ribeiro.

Estudantes durante encenação do Auto da Barca do Inferno

brasília julho 2005.indd 1 27/6/2005 19:37:38

MultiMultiMulti unidadeProfissionais de Marketing

Com a intenção de integrar os estudantes com o mercado de trabalho e com profissionais qualificados, a coordenação do curso de Propaganda e Marketing organizou a Terceira Marketing organizou a Terceira MarketingSemana de Propaganda e Marketing.

Para o coordenador do curso, Antônio Carlos Bentes, essa aproximação é muito importante para os alunos. “O contato com o mercado, mesmo dentro do âmbito acadêmico, é de grande valia para a formação e o crescimento de um bom profissional.”

A Semana teve início com a apresentação do DJ Vinicius, DJ Vinicius, DJque deu um show na divulgação show na divulgação showdo evento, divertindo todos os acadêmicos da unidade durante o intervalo. Na seqüência, houve um ciclo de palestras, que contou com a presença de profissionais renomados da área de marketing.

O primeiro palestrante do evento foi o presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Distrito Federal, Fernando Bretas, que falou sobre O Futuro e a Boa Imagem do Profissional de Propaganda. O vice-presidente Propaganda. O vice-presidente Propagandada empresa Mastercard, Murilo Mastercard, Murilo MastercardBarbosa, explanou sobre Fusão de Marcas, relatando os desafios de Marcas, relatando os desafios de Marcasque sua empresa vem vencendo por ter adquirido a RedeShop. Já o gerente da Divisão de Comunicação da Vivo Centro-

Oeste Norte, Guto Delgado, explicou aos presentes quando um produto se torna serviço e o serviço se torna produto, sob a visão do mercado de telefonia móvel.

Pedro Jorge, professor de Cinema e Vídeo, palestrou sobre Visão de Futuro e mostrou a Visão de Futuro e mostrou a Visão de FuturoExpedição de Luiz Cruls, O Homem que Marcou o Lugar, que retrata a primeira expedição ao Planalto Central que demarcou o Distrito Federal. Logo depois, o gerente de produtos da Visa, Cleber Ferraz, juntamente com o VP adjunto de produtos da América Latina, Marco Bravo, discorreu sobre Como Usar a Tecnologia no Marketing e mostrou como Marketing e mostrou como Marketingexemplo o lançamento no País do Verified by Visa, uma Verified by Visa, uma Verified by Visasolução segura para compras com cartões Visa na internet. Já os representantes da Agência Dzain Republic, Mauro Martins, Dzain Republic, Mauro Martins, Dzain RepublicHerbert Mascarenhas e Victor Guerra, abordaram o tema Criação contém Fibras.

O último dia do evento começou com a conferência do diretor-presidente da CTIS Informática, Avaldir Oliveira, sobre Como Aproveitar as Oportunidades, mostrando sua Oportunidades, mostrando sua Oportunidadesvisão de futuro ao criar e expandir os negócios de sua empresa. Em seguida, a gerente da Xerox do Brasil, Solange Arantes de Vieira, falou sobre Qualidade e Detalhes de Impressão.

brasília julho 2005.indd 2 27/6/2005 19:37:40