brasilbest 133 - março i march 2011

24

Upload: brasilbest

Post on 23-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

BrasilBest is a 12 year old, Award Winning Brazilian culture magazine and web site (www.brasilbest.com). The objective of BRASILBEST is to promote and spread Brazilian culture, as well as provide useful information for Brazilians, and those interested in the Brazilian community. More info: http://www.brasilbest.com

TRANSCRIPT

Page 1: BRASILBEST 133 - Março I March 2011
Page 2: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.comMarço 20112

Page 3: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.com Março 2011 3

CARNAVAL NA GLOBO.

UMA BELEZA DE ESPETÁCULO.

LIGUE HOJE MESMO. 1 866 454 9302

(necessário ter o receiver digital da Comcast para acessar o free preview)

www.comcast .com/internationaltvserviço de tradução disponível

VEJA A GLOBO EM FREE PREVIEW NA XFINITY TV,

DE 27 DE FEVEREIRO A 5 DE MARÇO.

Assine a Globo por

apenas $19.99 por mês.CHANNEL

305

(adicionais a sua assinatura XFINITY® TV)

Limitado à TV Globo e a um domicílio. Não disponível em algumas áreas ou para clientes da XFINITY® que estejam inadimplentes. Mensalidade é adicional aos encargos de serviçosregulares e equipamento da XFINITY®. Nem todos os serviços disponíveis com o pacote XFINITY®. Preços sujeitos a alterações. Taxas de equipamento, instalação, imposto e franquia sãoextra. Serviço de assinatura básica necessário para receber outros níveis de serviço. Nem toda a programação disponível em todas as áreas. Ligue para restrições e detalhes. Comcast © 2011.Todos os direitos reservados.

af_BrasilBest 25,4cmx40,64cm.indd 1 2/4/11 11:18 PM

Page 4: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.comMarço 20114

Comunidade

Além de ser um dos promotores de eventos mais tradicionais da San Francisco Bay Area, ele também é conhecido por ajudar os brasileiros recém-chegados na América. Tuca é uma figura folclórica sempre presente, e muito celebrada pela comunidade.

Kidoideira Brazilian Events 415-425-7242 www.brazilianevents.com

Tucade Oliveira

AbdelnurSamir

Andar de limo é bom, mas andar na limo do Samir é muito melhor! A atenção aos mínimos detalhes proporcionam ao cliente uma experiência inesquecível, que certamente o fará voltar muitas vezes. Essa é a filosofia de atendimento do Samir, que é mais um brasileiro que está fazendo a diferença e representando dignamente as côres do Brasil na América.

NS Limo Services 415-756-5034 www.nslimosf.com

A tradicional loja de serviços Aliança Internacional, em Daly City, tem a frente o simpático casal Joab e Cleuze. Membros tradicionais da comunidade na região da Península, eles fazem de sua simpatia, marca registrada no atendimento da Aliança.

Aliança Internacional 650-997-4500 193-B 87th St. Daly City CA 94015

ALIANÇAFamília

Internacional

Joab & Cleuze

Page 5: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.com Março 2011 5

pesar da inegável simpatia de Obama e dos democratas pela

causa dos imigrantes indocumentados, nunca os Estados Unidos deportaram tanta gente como em seu governo. Esta semana, dona Janet Napolitano, a secretária de interior, aquela que parece tia do Wiliam Bonner, porque tem uma mecha branca no cabelo preto igualzinha à dele, informou que foram deportados nos dois últimos anos fiscais – setembro de 2008 a setembro de 2010 - 779.000 imigrantes ilegais, cifra recorde nas últimas décadas. Pensando bem, é um bocado de gente. Nem nos anos Bush a Imigração foi tão efetiva nessa missão. Napolitano justificou esse número elevado de expulsões pela estratégia do governo Obama de assestar baterias contra os “indocumentados que cometeram algum tipo de crime e que representam riscos para nossa comunidade”.Cá pra nós, com todo respeito ao trabalho da Secretária, a verdade é que ela está apenas vendendo o peixe dela, como fazem todos os políticos para mostrar serviço. As pessoas estão sendo expulsas dos Estados Unidos com ou sem motivo. Como se sabe, indocumentados não podem tirar ou renovar carteira de motorista, mas como precisam trabalhar para sobreviver correm diariamente o risco de serem apanhados pelos patrulheiros quando estão dirigindo no trânsito. Quando pegos, são presos imediatamente e entregues às autoridades imigratórias. Esse deve ser o maior delito cometido pelos imigrantes “que representam riscos para a comunidade”.Comunidade, aliás, que não precisa dos imigrantes para correr riscos. Seus próprios cidadãos estão aí cometendo assassinatos em massa com as armas que compram na loja da esquina. Sobre isso dona Napolitano não falou.A verdade é que o problema dos indocumentados nos EUA é sério e vem sendo empurrado com a barriga pelos parlamentares há muito tempo. Obama prometeu na campanha que essa seria uma de suas prioridades, mas ele tem encontrado uma forte resistência de setores do Parlamento que não admitem uma reforma que

PérOLA TuCANAA

simplesmente conceda uma anistia aos quase 12 milhões de seres humanos que vivem e trabalham na clandestinidade na terra do Tio Sam.E já que citei acima o ex-presidente Bush, na semana que passou ele deve ter tido pesadelos em seu dolce far niente no Texas. Uma de suas filhas, que tem o nome da avó, Barbara, botou a boca no mundo para defender o casamento homossexual, coisa que o pai abominava quando estava na Casa Branca.

A menina, hoje com 29 anos e vivendo sozinha em Manhattan, gravou um vídeo para uma campanha publicitária em que manifesta sua opinião a favor do direito das pessoas escolherem o parceiro com o qual querem se unir. Diz ela na mensagem: “Eu sou Barbara Bush, uma novaiorquina, a favor da igualdade no casamento. Nova Iorque luta pela justiça e igualdade, e cada um deve ter o direito de

casar com a pessoa que ama. Junte-se a nós”.Bush não deve estar nada feliz, porque, além da filha, até a mulher dele, Laura, já disse que tem pensado seriamente em mudar de lado e apoiar a opinião de Barbara. Outra filha de republicano famoso que tem defendido publicamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mesmo contra a pregação do pai, é Meghan McCain, a filha do senador que disputou a presidência com Obama. É, já não se fazem mais herdeiros republicanos como antigamente.

Imigração

“Obama prometeu na campanha que essa seria uma de suas prioridades, mas ele tem encontrado uma forte resistência de setores do Parlamento que não admitem uma reforma que simplesmente conceda uma anistia aos quase 12 milhões de seres humanos que vivem e trabalham na clandestinidade, na terra do Tio Sam“

DePOrTAÇãO ATINge reCOrDe NO gOverNO De bArACk ObAmA

por Eliakim Araújowww.diretodaredacao.com

Janet Napolitano, secretária de interior

348 Hayes St, San Francisco, CA 94102 (415)703-9955 / 888-703 9955

oS melHoreS preçoS pArA A AmériCA lAtinA!

ww

w.b

razc

reat

ive.

com

AmeriCAS trAVelA AGÊnCiA nÚmero 1 pArA o BrASil!

RIO / SAO PAULO / BELO HORIZONTE SALVADOR / RECIFE / FORTALEZA E OUTRAS CIDADES

TARIFAS ESPECIAS AMERICAS TRAVEL

Temos preços especias do Brasil para os EUA *Preços sujeitos a desponibilidade e mudanças sem aviso prévio. Taxas não incluidas no preço acima.

APENAS$600*

A ÚNICA AGÊNCIA NA BAY AREA QUE TEM CONTRATOS COM TODAS AS COMPANHIAS AÉREAS

TAM+AMERICAN+CONTINENTAL +UNITED +DELTA+KOREAN+LAN CHILE+ETC.

ONDE VOCE ENCONTRA OS MELHORES PREÇOS PARA O BRASIL.

AMERICAS TRAVELNúmero Um na America Latina

WWW.AmeriCAStrAVel.netCSt # 2064111-40

RC busInessseRvICes

8484 Wilshire Blvd. #745 Beverly Hills, CA [email protected]

323-651-2185 (P)323-651-2730 (F)

The Income Tax Specialist• Serviços Consulares Consular Services

• Procurações Power of Attorney

• Reconhecimentos de Firma - Notary

• Traduções Translations

• Seguro Saúde Health Insurance

www.brazcreative.com

w w w . r c b u s i n e s s - s e r v i c e s . c o m

Page 6: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.comMarço 20116

A eleição de Barack Obama reascendeu as esperanças de 20 milhões de imigrantes ilegais, residentes hoje nos Estados Unidos. Muito se acreditava que depois de dez anos de derrotas e sofrimento, finalmente algo de bom iria acontecer para essa gente. Afinal, essa foi uma das promessas de campanha que mais renderam votos para Obama. Mas como uma ironia quase contradição, o sonho do imigrantes ilegais se tornou um pesadelo ainda pior.

Uma recente estatística demonstra (para surpresa de muitos) que o governo Obama já bateu recorde em deportações, mandando de volta mais ilegais que seus antecessores.

Mas Obama não teve moleza, temos que admitir. Ao assumir o governo, ele pegou o páis mergulhado em uma das piores crises de sua história. Sofreu críticas implacáveis da ala republicana, ressentida e recalcada com a derrota nas eleições presidências. Mas apesar ter tirado o país do fundo do poço, Obama não foi poupado pela exigente e injusta opinião pública americana. A derrota nas eleições de “mid-term” foi dura, e deixou o poder em Washington dividido, dificultando mais ainda a situação do presidente.

E agora, o que acontecerá com os imigrantes ilegais? Para refletir sobre essa resposta, decidi voltar no tempo e analisar a imigração ilegal nos Estados Unidos, pois a história se repete em ciclos. Chineses, poloneses, italianos, irlandeses, latinos, brasileiros e tantos outros, derramaram suor e lágrimas para a construção desse país. E o que receberam em troca – dinheiro e discriminação. A formulá “hipócrita” é simples de entender – quando o país está bem, os imigrantes são bem-vindos. Mas quando o país está com problemas, os imigrantes passam a ser acusados e discriminados.

- Celso braz

Foto

grafi

a: Ig

or C

apib

arib

e

brasilbest, brasilbest.com © 1999

650-204-9940 - ph I 415-259-5752 - [email protected] I www.brasilbest.com7 Surrey Lane, San rafael, CA 94903

PubLISher/exeCuTIve eDITOr: Celso braz CONTrIbuTINg WrITerS: vina Schneider, Claudio Lemos, bruno Seixas gustavo Lino, Deborah Leite, rosy Cavalcante, roberto Lima, Alysson Antunes TrANSLATION: Jaqueline JacquesCONTrIbuTINg PhOTOgrAPherS: Fred Pompermayer, Igor Capibaribe ALL rIghTS reServeD. No part of this publication may be reproduced, stored in a retrieval system, or transmitted in any form or by any

means, eletronic, mechanical, photocopying, recording or otherwise without the prior written permission of the publisher and the author.

ArT DIreCTOr/DeSIgNer: Celso braz DeSIgNerS: Lucianna Queiroz, Luciana barbosa Wildt, Suzy kieningerSAN DIegO: Christine Portela I LOS ANgeLeS: Fabricio Nobre I mIAmI: Carlos borges hAWAII: Nuremberg Santanna, ricardo Taveira, hilton Alves

editorial

março 2011Índice

DePOrTAÇõeS bATem reCOrDe NO gOverNO ObAmA

5

13 12

16

O Sonho virou Pesadêlo

“Lutas” - Desenho Animado “made in brasil” Arte - Tatiana Suassuna

Alex Calatayud

Page 7: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.com Março 2011 7

lguma coisa mudou. Se de um lado, a revolução egípcia contra Mubarak pode ser comparada com o levante da comuna de Paris de 1871, dela participam

componentes tecnológicos inexistentes naquela época.Parodiando-se o canadense Marshall McLuhan, a revolução vem pelos novos meios de transmissão da mensagem. A ruptura com o Egito arcáico não foi possível com as rezas dos fundamentalistas da Irmandade Muçulmana, nem com a ideologia dos esquerdistas egípicios, mas pela mobilização permitida pelo twitter nos celulares e pelos grupos sociais do Facebook.E, elemento importante, o fato de um terço da população ser constituída de jovens. Não se pode negar – essa revolução foi deflagrada por jovens estimulados pelo conhecimento da existência da democracia, jovens da classe média na maioria universitários, utilizadores dos novos meios de comunicação.Eles próprios estão surpresos, pois materializaram uma mobilização virtual digitalizada no mundo eletrônico nas praças, ruas e cidades egípcias e estão em vias de mudar o quadro político do país.O trailer dessa revolução tecnopolítica ocorreu, mas sem sucesso, no Irã. O partido Verde se apropriou das ruas e os celulares serviam de coesão entre os manifestantes, transmitindo ao vivo os momentos fortes da rebelião, como as cenas de uma jovem abatida a tiros, com seus últimos minutos de vida presentes em milhares de celulares ao vivo e depois em imagens post-mortem.No Irã, essa tecnorevolução não deu certo, pela rapidez da repressão, mas na Tunísia e no Egito, não era possível a utilização do mesmo método. As câmeras de televisão transmitindo ao vivo para todo mundo eram não só as testemunhas como a garantia de que não haveria banho de sangue.Se os estudantes chineses da praça Tianemen já dispusessem dos meios sofisticados da tecnologia de hoje, não teria havido o ataque dos tanques, pois teriam sido avisados a tempo e as imagens por celulares poderiam provocar um impacto mundial.Evidentemente, Tunísia e Egito reunem os fatores necessários à eclosão da revolução – miséria, desemprego, falta total de perspectiva para a juventude, regime autoritário, porém neles não havia o apoio ideológico aglutinador. A união se fez em torno da rejeição da situação atual, porém sem um projeto imediato para o futuro, donde a visível dificuldade para se assegurar este momento de transição e a total impossibilidade de se prever os próximos seis meses e os resultados de esperadas eleições livres.A conjugação das novas tecnologias desde o celular, laptop aos satélites permitiu mostrar na Tunísia, e está

A TeCNOrrevOLuÇãO AO vIvOA

mostrando no Egito, uma revolução ao vivo, como se num amplo espaço fechado se tivesse reunido um povo para viver diante do mundo um imenso espetáculo Big Brother da revolta com seus mortos e feridos de verdade. Haverá relação da revolução ao vivo com a psicologia dos participantes dos reality shows, desejosos de ter na tela seus quinze minutos de exibição ? Não se pode deixar de

pensar no filme The Truman Show.Pouco importam as respostas que se possam apresentar, o certo é que os jovens detonaram a revolução, logo apropriada pelos satélites, midia, televisões, mas com um único objetivo, na falta de um programa tecnopolítico – ter liberdade. Talvez garantia contra a transformação do movimento numa ditadura teocrática, como ocorreu no Irã, quando a queda do Xá foi rapidamente assumida pelos aiatolás e imãs.O mundo globalizado de

amanhã terá provavelmente uma tecnodemocracia, calcada em preceitos tecnocientíficos, lançados por satélites.Mas embora agora sopre o vento da vontade de liberdade que irá, com certeza, revolucionar as dunas das ditaduras árabes de areia, em busca de um mundo novo, regido mais pela tecnologia que pela política, um pesadelo nos espera na esquina.Todos os visionários da ficção científica nos fazem tremer com a profecia de um mundo totalmente controlado. As tecnologias de hoje que derrubam ditadores serão aperfeiçoadas e transformadas nos meios de controle dos indivíduos e das sociedades, sem espaços vazios de liberdade. Os religiosos chamam isso dos perfeitos reinos de deus ou de alá, onde todos serão felizes.

vida Moderna

“A conjugação das novas tecnologias desde o celular, laptop aos satélites permitiu mostrar na Tunísia, e está mostrando no Egito, uma revolução ao vivo, como se num amplo espaço fechado se tivesse reunido um povo para viver diante do mundo um imenso espetáculo Big Brother da revolta com seus mortos e feridos de verdade. ”

por Rui Martinswww.diretodaredacao.com

Page 8: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.comMarço 20118

AjudA Ao imigrAnte - telefones úteisConsulado SF - 415-981-8170Consulado LA - 323-651-4911Brazilian Alliance - 415-306-6174

assim que pode ser definido o golpe aplicado pelo paulista e corinthiano Anderson Silva, no carioca Vitor Belfort. O certeiro pontapé desferido com a perna esquerda na cabeça do adversário, decretou

o fim surpreendente da recente “luta do século”, ainda no primeiro assalto. O combate valeu o título de campeão dos pesos médios do UFC.O mesmo chute que faltou a Ronaldo “Fenômeno” nos jogos do Corinthians na Pré-Libertadores, causando a desclassificação do Timão. O mais curioso da história é que, segundo consta, Anderson Silva estaria sendo patrocinado por uma empresa de “marketing” esportivo do jogador Ronaldo Nazário, agora mais fenômeno nos negócios que no futebol.A princípio, pensei que “UFC” fosse a sigla de “Unlimited Full Contact”, cuja tradução é “Contato Pleno Ilimitado”. Porém, seu real significado é “Ultimate Fighting Championship”, que em português equivale a “Campeonato de Luta de Finalização”. O UFC tem como modalidade esportiva o que se convencionou denominar “Artes Marciais Mistas” (AMM).Na sua origem, a artes marciais eram conhecidas como “artes de guerra”, para treinamento de militares, porém, modernamente, perderam essas características, sendo mais praticadas com objetivos educacionais e disciplinares. No UFC esta nobreza não é levada em conta, prevalecendo, nas lutas, a brutalidade e a crueldade. Ao término dos combates, raramente um, ou mesmo os dois lutadores, saem fisicamente ilesos.As primeiras lutas do UFC a que assisti foram simplesmente abomináveis, diante do sangue que brotava dos lutadores e se esparramava pela arena. As lutas seguintes foram toleráveis e as que vejo atualmente já me fazem simpatizar com um dos lutadores, na expectativa de que ele “liquide” o adversário. Os recintos onde as lutas são realizadas estão sempre lotados, com assistentes certamente alimentando desejo igual ao meu. Talvez esta seja uma situação de volta do ser humano à sua natureza selvagem. Não fosse assim, o esporte supostamente

um ChuTe FeNOmeNALÉ

praticado no UFC seria proibido, considerando-se que lutadores e público dão vazão a instintos primitivos, duramente condenados em outras circunstâncias.Não será demais rezar para que nunca aconteça novamente a situação em que um dos lutadores, após dominar totalmente seu oponente, olhe para a platéia e aguarde desta o clássico sinal dos romanos, com a mão direita fechada e o dedo polegar virado para baixo, para consumar a barbárie. É o que está ocorrendo com fanáticos e alienados torcedores dos clubes de futebol, principalmente dos chamados “grandes” times, quando se encontram no trajeto, nas imediações, ou dentro dos estádios.UFC e futebol parecem caminhar juntos, acompanhados até pelo sisudo astro cinematográfico norte-americano, Steven Seagal, mestre em artes marciais, que ajudou Anderson Silva a aperfeiçoar os golpes aplicados com os pés.Apesar da má fase de Ronaldo, como jogador, eis aí, Silva, Nazário & Seagal, um trio de respeito. A apresentadora da RedeTV!, que exibe os vídeos das lutas do UFC, não hesitaria em perguntar: vai encarar ?

esporte

“ UFC e futebol parecem caminhar juntos, acompanhados até pelo sisudo astro cinematográfico norte-americano, Steven Seagal, mestre em artes marciais, que ajudou Anderson Silva a aperfeiçoar os golpes aplicados com os pés”.

O LuTADOr ANDerSON SILvA eNTrOu PArA A hISTórIA DO mmA muNDIAL

por Romeu Priscowww.diretodaredacao.com

ww

w.br

azcr

eativ

e.co

m

• Acidentes e Morte por Ato Ilícito

• Imperícia Médica• Aconselhamento Legal para Pequenos Negócios

• Immigration Specialist Referrals

(415) 981-9290

Atendimento em Português, Espanhol e Inglês

Law Offices Of

Patrick D. GOGGin

Advogado e Mediador

Primeira consulta de 20 minutos

Grátis!

870 Market St. Suite 1148, San Francisco CA, [email protected]

Page 9: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.com Março 2011 9

Page 10: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.comMarço 201110

Page 11: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.com Março 2011 11

Page 12: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.comMarço 201112

Artista plástica, natural de São Paulo e atualmente reside na Califórnia. Em seu trabalho utiliza elementos gráficos, decorativos e folclóricos da cultura brasileira. Suas figuras afloram uma pureza e inocencia que são constantes em suas obras. A história por trás de seus trabalhos é mais profunda do que uma coleção de cores vibrantes, tem graciosidade com um significado maior; representam os ciclos da vida que nos rodeia. Pode-se saber mais sobre seus trabalhos e entrar em contato com Talita através de seu website. www.talitasuassuna.com I [email protected]

ARTE I Tatiana suassuna

Page 13: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.com Março 2011 13

AjudA Ao imigrAnte - telefones úteisConsulado SF - 415-981-8170Consulado LA - 323-651-4911Brazilian Alliance - 415-306-6174

São momentos importantes da história do país, contados por um personagem que está vivo há quase 600 anos e

viu muita coisa.Uma animação permite ao roteirista criar qualquer história, sem se preocupar com a inviabilidade da produção. Basta colocar no papel. E foi exatamente isso o que, há oito anos, seduziu Luiz Bolognesi a realizar o longa Lutas, o filme. O diretor e roteirista do filme encontrou no projeto a oportunidade ideal de unir história do Brasil com a linguagem dos quadrinhos,

dois de seus principais assuntos de interesse. E, sem querer, a animação consegue vencer uma das lutas diárias da maioria dos professores: ensinar de maneira divertida.O longa ainda não tem data de estreia, mas um preview já caiu na rede para deixar os entusiastas de animação e do cinema nacional ansiosos. A temática adulta do trailer deixa claro que esta não uma obra direcionada ao público infantil.

em só de animações gringas vive o nosso cinema. Luiz Bolognesi conhecido pelos roteiros de Bicho de Sete

Cabeças e Chega de Saudade (ambos dirigidos por Laís Bodanski) está finalizando a produção de Lutas, O Filme, animação 2D brazuca produzida em parceria entre a Buriti Filmes, a Gullane Filmes e a Litghstar Studios. Bolognesi dirige seu segundo longa, numa grande empreitada que deixou muita gente curiosa e com boas expectativas, dessa vez com uma animação para o público adulto.Apesar do título remeter a um filme de pancadaria, a trama mistura fantasia com história nacional, nada de tenebroso como sugere o nome, ao contrário, está mais para ficção cientifica: Em quatro episódios, o filme baseia-se em fatos reais da história do Brasil, contando, de modo inovador os momentos mais marcantes da história, desde as as brigas indígenas, as batalhas entre tupinambás e tupiniquins antes de os europeus chegarem, o descobrimento, a escravidão, a resistência ao movimento militar de 1964, o domínio do narcotráfico nas grandes cidades, até a guerra pela água, em 2096. A história passa, ainda, pela Balaiada.

por Bárbara Oliveira

n

“LuTAS” , DeSeNhO ANImADO “mADe IN brASIL“Cinema

“O filme baseia-se em fatos reais da história do Brasil, contando, de modo inovador os momentos mais marcantes da história”.

Page 14: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.comMarço 201114

utro dia, me vi frente a frente com as mudanças rápidas da

tecnologia em todos os segmentos eletrônicos. Primeiro, ao arrumar gavetas que já não mexia fazia tempo, encontrei verdadeiras relíquias de museu. Veja só!Um toca-fitas portátil e, pasmem, junto com ele várias fitas cassete. Incrível, mas não faz muito tempo, talvez uns dez anos no máximo, que a gente tinha esses equipamentos como os mais modernos do pedaço. Depois eles foram ficando pra trás na linha de fabricação das empresas até desaparecem das lojas. Hoje estão esquecidos no fundo de nossas gavetas.Remexendo um pouco mais, descobri uma máquina fotográfica que usava disquetes para bater as fotos. Adorei reencontrá-la. Uma digital Mavica Sony (foto) com bateria recarregável, grande e robusta. No painel de controle alguns artifícios para se fazer efeitos nas fotos, um visor de bom tamanho e um zoom razoável. Uma precursora das atuais digitais.Tentei ver se funcuionava ainda, mas como recarregar a bateria? Onde estaria o bendito carregador que acompanhou a compra da máquina há mais de dez anos. E aquela bateria, seria ainda possível encontrá-la à venda? Mas mesmo que tivesse conseguido fazê-la funcionar, onde eu compraria os disquetes? E depois, como conectá-la a um computador para ver as fotos se os equipamentos modernos não tem entrada para acessórios tão antigos?Desisti da Mavica, mas continuei a remexer a tal gaveta, que na verdade, é tão grande que mais parece um baú abandonado na garagem de casa. E nessa aventura de procura daqui, procura dali, encontrei empoeiradas fitas VHS com vários momentos familiares inesquecíveis.Nas etiquetas o registro de cada momento, pois tive o cuidado de identificar cada uma delas. Estavam gravadas ali cenas alegres de viagens, férias, festas de aniversário, casamento, descontração em família, etc.

O TemPO Tem PASSADO TãO DePreSSA

Lembranças de um passado que, convenhamos, até bem pouco era presente.Que pena! Tantas memórias guardadas sem que se possa vê-las de novo. Claro que hoje já existem muitas máquinas e equipamentos para se dar um jeito nisso, transcrever as imagens dos “aparelhos ancestrais” para DVDs e os atuais “hard-drives” e “pen-drives” com

capacidade de armazenar cenas de muitas horas de filmagem. Eu mesma salvei em DVD muitas fitas VHS.Mas sempre fica uma saudade daquela simplicidade eletrônica que nos fazia ansiar pela revelação de fotos e filmes, feitos por essas engenhocas antigas mas que representavam um avanço tecnológico mágico e surpreendente.Agora, com tanta rapidez, os equipamentos são substituídos, quase não dá tempo da gente curtir o

que são capazes de fazer. Mal a gente compra um modelo, outro mais sofisticado aparece no mercado e aquele que você comprou há tão pouco tempo deixa de ser novidade.Impressionante como a ampulheta da tecnologia voou, acho até que fizeram um buraquinho extra nela para que a areia do tempo caísse mais depressa e completasse os dias pulando minutos e horas.

Atualidade

“Agora, com tanta rapidez, os equipamentos são substituídos, quase não dá tempo da gente curtir o que são capazes de fazer. Mal a gente compra um modelo, outro mais sofisticado aparece no mercado e aquele que você comprou há tão pouco tempo deixa de ser novidade.”

O

por Leila Cordeiro www.diretodaredacao.com

Page 15: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.com Março 2011 15

Page 16: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.comMarço 201116

uitos brasileiros, residentes na área da baía de São Francisco, conhecem o pandeirista e percussionista Alex Calatayud do conhecido grupo Entre Nós, do qual fez parte, juntamente

com os irmãos Marquinho e Marcio. Pois em junho de 2009, após 14 anos de residência nos Estados Unidos, Alex decidiu voltar para as suas raízes, especificamente Goiânia, sua cidade natal, onde lotou a sua agenda profissional com shows de chorinho e samba. Passados 11 meses, Alex retornou para a baia para uma temporada de 7 meses, na qual participou de vários shows, para citar alguns: Pagode com Marquinho, no Brothers Calatayud & Little Brasil, Boca do Rio, sua banda de longas datas, com Kevin Welch, e vários outros projetos de jazz.A parceiria de Alex com o pandeiro começou por volta dos 8 anos e sua história é deveras marcante. Enquanto as outras crianças, da mesma idade, brincavam na rua ou com seus vídeo games, o pequeno Alex ocupava-se com o seu pandeiro. Abandonando a escola na quinta série, Alex iniciou a sua carreira profissional aos 13 anos, tocando com grupos de bossa nova, em bares de hotéis. Juntamente com os seus irmãos, Alex se apresentava regularmente com o seu pai, Gregorio, um boliviano que tocava basicamente boleros espanhóis. Com apenas 15 anos, Alex embarcou em sua primeira turnê e mais tarde seguiu os passos de seus irmãos rumo aos Estados Unidos.Ao retornar à baía de São Francisco, em maio de 2010, Alex basicamente trabalhou ininterruptamente. Os Brothers Calatayud & Little Brasil tocaram semanalmente no Brazil Café, em Berkeley, no The Ramp, em São Francisco e fizeram um show eletrizante no Elbo Room, em julho, com o grupo Fogo na Roupa. O destaque do ano ocorreu quando Mario Sergio,

O reTOrNO De ALex CALATAyuDM

do grupo Fundo de Quintal, pediu a Marquinho e Alex para montar uma banda para o seu show, em São Francisco, no The Mezzanine, em setembro. O grupo Brothers Calatayud & Little Brasil abriu o show e os integrantes da banda acompanharam Mario em sua apresentação estonteante.Durante a sua permanência pela baía, foi o jazz que ocupou grande parte do tempo de Alex, que foi convidado para tocar com grandes nomes do jazz, incluindo o renomado percussionista cubano, Walfreydo Reyes, Sr. e John Santos, assim como Wayne Wallace, um dos grandes trombonistas de jazz, cujo

show, no Yoshi’s Lounge, foi considerado, por um crítico de jazz, um dos melhores da semana. Em uma festa de aniversário do pianista Marcos Silva, o pandeiro de Alex foi novamente aplaudido pelos grandes nomes do jazz, Chico Pinheiro e Marcio Bahia.De acordo com o músico Dave Ridnell: “Alex precisa somente ser ouvido e visto. Seu carisma e energia conseguem tocar as pessoas em todos os lugares pelos quais passa. Ele tem um coraçãoo enorme e tenho certeza de que se eu conseguir colocá-lo, juntamente com o seu irmão, Marquinho, no palco, em qualquer cidade do mundo, as pessoas ficarão extasiadas”.Durante esta passagem pela baía, Alex continua trabalhando no estudio com o grupo Boca do Rio e Dave Ridnell. Adicionando, os Brothers Calatayud & Little Brasil recentemente concluíram o seu trabalho no estudio, gravando 11 clássicos do pagode, que será lançado ainda este ano. Neste meio tempo, vamos aguardar o retorno de Alex, em junho de 2011.

Música

por Celso Braz

“Abandonando a escola na quinta série, Alex iniciou a sua carreira profissional aos 13 anos, tocando com grupos de bossa nova, em bares de hotéis. Juntamente com os seus irmãos, Alex se apresentava regularmente com o seu pai, Gregorio, um boliviano que tocava basicamente boleros espanhóis. Com apenas 15 anos, Alex embarcou em sua primeira turnê e mais tarde seguiu os passos de seus irmãos rumo aos Estados Unidos. ”

O “PANDeIrO mágICO” DA bAy AreA eSTArá De vOLTA em JuNhO

Page 17: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.com Março 2011 17

Marta DonayreTradutora/IntérpreteInglês/Português/EspanholTradução de documentosEntrevistas [email protected] e confidencialidade

National Association of Judiciary Translators and Interpreters Northern California Translators Association American Translators Association

TRADUTOR JURAMENTADOTraduções -Interpretações

Roberto Lima Phone/Fax 415-587-4990 [email protected] certified since 1981

TRADUÇÕES

Jaqueline JacquesUC Berkeley Certified Translator/Interpreter

English - Portuguese

415-577 [email protected]

AMERICANO PROCURA

AMERICANO, 59 anos, gostaria

de conhecer uma mulher brasileira.

Gosto de esportes, viagens, jantar fora e

shows. Falo inglês somente.

650-757-1946 / 415-517-5977 (c)

carnaval: “Brazilian Carnaval Ball” o maior carnaval brasileiro em San Francisco. sábado, 5 de março local: Cafe Cocomo, 650 Indiana St @ Mariposa St., San Francisco. $35 adv. Maiores informações www.kidoideira.com

calperformances: “Balé Folclórico da Bahia.” um show de dança, música e cultura brasileira. 6 e 7 de março. local: 101 Zellerbach Hall, Berkeley, CA. $22 adv. Maiores informações www.calperformances.org

música: “BWAX presents: Carnaval Fat Tuesday” com a participação da banda Fogo na Roupa, e Djs Carioca &P-Shot. terça-feira, 8 de março local: Elbo Room, 647 Valencia Street, San Francisco. Horário: 9pm. $10 Maiores informações www.forrobrazuca.com

música: “BWAX presents: Forró Brazuca” com a participação dos Djs Carioca &P-Shot. terça-feira, 15 de março local: Elbo Room, 647 Valencia Street, San Francisco. Horário: 9pm. $7 Maiores informações www.forrobrazuca.com

música: “Lau Paiva” cantora de bossa Nova Dias 7, 14, 21 e 28 local: Tunnel Top, 601 Bush St., San Francisco, CA. Horário: 8pm to 1pm. Dias 2, 16 e 30 local: SeaHorse Ristorante, 305 Harbor Dr., Sausalito, CA. Horário: 7:30pm to 10:30pm. Dias 5, 12, 19 e 26 (saturdays lunch time) Horário: 12:30pm to 3:30. Dias 9 e 23 local: Ghiringhelli Pizzaria, 1535 South Novato Blvd, Novato, CA. Horário: 9pm to 11:30pm. Dia 11 local: ROOM, 1320 4th St., San Rafael, CA. Horário: 5pm to 8pm. Maiores informações www.lauciapaiva.com

aula de dança: “Forró WorkShop Dance Class”. Todas as quartas. local: Zambaleta, 2929 19th St., San Francisco, CA. Horário: À partir das 8pm. Maiores informações www.zambaleta.org

cursos: “Ponto de Cultura”. cursos grátis para jovens: Capoeira, dança afro-brasileira, percussão, produção musical e lingua portuguesa. local: 3221 22nd St., San Francisco. Maiores informações www.abada.org

crianças: “Concurso de Desenho Infantil Brasileirinhos no Mundo”. O tema será o

san Francisco

Los Angeles

san Diego

seattle

Portland

Hawaii

UltraStar Mission Valley Cinemas Hazard Center, 163 Freeway & Friars Rd., San Diego, CA. Maiores informações www.sdlatinofilm.com

nigHtclub: Brazilian Nights. Todas as quintas-feiras. local: Tango Del Rey, 3567 Del Rey St, San Diego, CA. Maiores informações 858.794.9044 ou www.tangodelrey.com

música: Batucada brasileira ao vivo. Todas as sextas-feiras. local: Brazil By The Bay Restaurant, 3770 Hancock St., Ste G, San Diego, CA. Maiores informações 619.692.1919 ou www.brazilbythebay.com

música: “Roda de Choro”, Traga o seu instrumento para tocar o choro e venha curtir esse ritmo brasileiro com a gente. Todas as sextas. local: 721 NW 9th Avenue, Portland,

música: Live brazilian music. Todo primeiro domingo do mês. local: Tempero do Brasil Restaurant, 5628 University Way, Seattle, WA. Horário: 12pm. Maiores informações 206.523.6229

art: First Friday Block Party. Every first Friday of the month, There’s about 25 art galleries to visit as well as live music, great food, and nearby bars. local: China Town, Nuuanu Ave., Honolulu, HI. Horário: 5pm to 9pm. Maiores informações www.firstfridayhawaii.com

nigHtclub: “Samba A Holic”, Electro Percussion, DJ Lui Mixagem, styles and beats. Todas as terças-feiras. local: 1775 N. Ivar St., Hollywood, CA. Maiores informações 323.465.3677 ou [email protected]

aula de dança: “Rio Style”, Dance Instructors Patricia Prata and Sydney Maria. Todas as segundas e quartas. local: 6755 Hollywood Blvd. 2nd Fl, Hollywood, CA 90028. Maiores informações 323.646.7731 ou www.superstardancers.com

música: “Brasilidade”, show de música brasileira com muito samba e pagode. Todas as sextas. local: Waterfront Restaurant, 4445 Admiralty Way, Marina Del Rey, CA. Maiores informações www.brasilidade.net

OR. Horário: 7pm as 9pm. $ free. Maiores informações www.futurepower.net/brazil

música: “Brazilian Music at Sckavone’s”, samba e pagode o vivo, (open mic to play or sing). Todas as quintas. local: 4100 SE Division Street, Portland, OR. Horário: 9:30pm to midnight. $ free. Maiores informações 503.235.0630 ou www.sckavones.com

nigHtclub: “Z’Bumba Brazilian Forró Dance Music”, Forró brasileiro (para maiores de 21). Todo segundo sábado do mês. local: Mississipi Pizza Pub, 3552 N Mississipi Ave., Portland, OR. Horário: 9pm to midnight. $7. Maiores informações 503.288.3231

modo como o menor recorda ou imagina ser seu brasileiro favorito (parente, personagem histórico, celebridade, etc...). Entrega das inscrições e desenhos a partir do dia 1 de fevereiro ao dia 1 de maio. Maiores informações www.abe.mre.gov.br

carnaval: “11th Annual Brazilian Carnaval Exotica” featuring an All Star Band & non-stop Brazilian music & dance. 5 de março. local: Club Nokia, 800 West Olympic Blvd. Los Angeles, CA. Horário: 8pm. Maiores informações www.braziliannites.com

dança: “Balé Folclórico da Bahia.” um show de dança, música e cultura brasileira. 12 de março. local: Wilshire Ebell Theater, 4401 West 8th St. Los Angeles, CA. Horário: 8pm. Maiores informações www.braziliannites.com

música: “Brazilian Nites”, música brasileira ao vivo e DJ Spinnig. Todos os sábados. local: 19540 Ventura Blvd., Tarzana, CA. Horário: a partir das 9:30pm até as 2am. Maiores informações 818.566.1111 ou www.braziliannites.com

música: “Brazilian Music & Entertainment”, sambistas, percussionistas, música ao vivo e capoeira. Todas as quintas e domingos. local: 10250 Santa Monica Blvd, Los Angeles, CA. Maiores informações 310.552.2014

carnaval: “19th Annual SAN DIEGO BRAZIL CARNIVAL” apresentação da cantora Dandara, Samba Chopps, capoeira, e mais. Sábado, 5 de março. local: 4th & B, 345 B St, San Diego, CA. Horário: 8pm às 2am. (21+). Maiores informações www.brazilcarnival.com

18tH latino film festival: Presents: “Cinema Brasileiro”, a Celebration of Recent Brazilian Cinema. 10 à 20 de março local:

Page 18: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.comMarço 201118

o início de Fevereiro, um acontecimento na cidade de San Rafael virou manchete em toda a Califórnia - a pixação da

recém inaugurada Pizza Orgásmica, do empresário brasileiro Taylor Maia por funcionários da concorrente “Extreme Pizza” (presos em flagrante). As circunstâncias do episódio e a pixação em si, levantaram suspeitas de existiu algo mais por trás desse episódio, além da concorrência comercial.A Pizza Orgásmica é uma cadeia de restaurantes fundada em San Francisco, que conta hoje com quatro lojas na Bay Area. O nome provocante, juntamente com um menu que inclui ítens sugestivos como “Doggie Style, Latin Lover, etc...”, caracterizam e diferenciam a Orgásmica da concorrência.Em uma sociedade puritana e muitas vezes hipócrita, é claro que essa ousadia tende a incomodar os mais conservadores. Mas o ambiente aconchegante e exótico, a cerveja boa (da casa), o cardápio delicioso e bem criativo, acabam conquistam o público; já cansado dos mesmos restaurantes (boring) de sempre. No fundo, todo consumidor sempre anseia por algo novo e diferente.Mas qual seria a real mensagem contida na pixação - “$, GO HOME” ?Seria um mero vandalismo? Uma tentativa de intimidação? Ou uma manifestação racista, considerando que o dono da Orgásmica é um imigrante? Um outro fato a ser considerado, é que a cidade de San Rafael recebeu

mANIFeSTAÇãO rACISTAn

reclamações dos “moradores” de San Rafael, sobre o tom do amarelo da pintura externa da Pizza Orgásmica. Uma audiência para votação do caso foi marcada na prefeitura da cidade, na qual os “pixadores” (da concorrente Extreme Pizza)

estavam presentes e se manifestaram contra a cor da pintura. E como toda essa confusão afetou o proprietário da Pizza Orgásmica? Taylor Maia reagiu de forma categórica: “nada vai parar o nosso sucesso!” Parace mesmo que tudo isso aumentou ainda mais a motivação do sempre otimista e bem-humorado Taylor; um empresário criativo e atento a detalhes.A controvérsia e repercussão geradas pelo ocorrido despertaram ainda mais a curiosidade do público, considerando o ótimo movimento da Pizza Orgásmica em San Rafael, desde sua inauguração. A demonstração de determição e força de Taylor, é exemplo a ser seguido por todos os imigrantes. Desejamos a Orgásmica, longos anos de sucesso e muito prazer!

Comunidade

“A controvérsia e repercussão geradas pelo ocorrido despertaram ainda mais a curiosidade do público, considerando o ótimo movimento da Pizza Orgásmica em San Rafael, desde sua inauguração.”

vANDALISmO e PIxAÇãOem PIzzArIA brASILeIrA

por Celso Braz

AjudA Ao imigrAnte - telefones úteisConsulado SF - 415-981-8170Consulado LA - 323-651-4911Brazilian Alliance - 415-306-6174

Page 19: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.com Março 2011 19

Receita

librA - 23/09 à 23/10 escorpião - 24/10 à 22/11 sAgitário - 23/11 à 20/12 cApricórnio - 21/12 à 19/01Você começa o mês um pouco deprimido, pois vai sentir-se triste porque tende a

agarrar-se a um passado que já foi. Dê mais espaço e oportunidade ao que é novo na sua vida. Atenção a novidades que possam surgir profissionalmente

Sagitário terá um mês muito agradável, transmita o seu melhor aos seus amigos, o seu estado de

espírito vai animá-los e diverti-los. Vai sentir-se feliz e com vontade de viver a vida.

Capricórnio estará muito atento este mês e graças a isso vai conseguir

aproveitar as melhores oportunidades que tendem a surgir. Até ter tudo definido não divulgue a sua vontade.

Você vai necessitar de muita harmonia para estar bem este mês, mas será solici-

tado para dar o seu parecer em diversas ocasiões, ajude as pessoas que gostam de você. Tente ter tudo organizado para facilitar o seu trabalho.

gêmeos - 21/05 à 20/06 câncer - 21/06 à 22/07 virgem - 23/08 à 22/09leão - 23/07 à 22/08Leão terá um mês muito exigente a vários níveis, vai acumular mais respon-sabilidades e não terá tanto tempo para

si como desejaria. Depois de algumas contrarie-dades tudo voltará ao normal.

Você passará por situações que precisão de reflexão antes de tomar decisão, vai sentir-se nervoso e terá

tendência a ser impulsivo, tenha atenção já que estas atitudes podem colocar tudo a perder.

Câncer estará muito lúcido e determina-do quanto ao que quer para o seu futuro. Pondere e pese todos os prós e contras

antes de agir. Seja mais prudente e evite excessos. Economicamente faça pequenos investimentos.

Você terá um mês muito alegre, novos conhecimentos com quem passará mo-mentos descontraídos. Conviverá com

pessoas que podem trazer novos interesses tanto profissionais como pessoais.

Aquário - 20/01 à 18/02 peixes - 19/02 à 19/03 áries - 20/03 à 19/04 touro - 20/04 à 20/05No inicio do mês áries vai deparar-se com situações que vão apelar à sua paciência e compreensão, seja

sensato nas suas decisões. Não decida nada sem ter os pés bem assentados no chão.

Começa o mês com instabilidade, mas aos poucos os seus objetivos vão ganhando solidez e os bons

resultados aparecerão. Esteja atento a novas oportunidades que podem vir em breve.

Aquário terá um mês positivo em que terá a oportunidade de fazer escolhas que serão boas para si e vão

permitir aliviar a pressão que tem sentido nos últimos tempos.

Peixes este mês terá momentos de grande desgaste e cansaço, situação que já vem a algum tempo e é

necessário descansar, relaxar e recuperar ener-gias para seguir em frente com determinação.

Misture todos os ingredientes em uma tigela grande, e jogue por cima batata palha a gosto. Levar a geladeira e depois servir

Salpicão de Frango

1/2 kg de peito de frango refogado e desfiado1 cenoura média ralada1 lata de milho escorrido1 vidro de azeitona pequenaPalmito picado a gosto2 maçãs descascada e picada200 g de uvas passas100 g de presunto picado100 g de mussarela picadaTempero a gosto1 lata de creme de leite1 colher de sopa de maionese

INgreDIeNTeS:

1/2 kg of chicken breast braised and shredded1 medium carrot, grated1 can of corn drained1 small can of small olivesHearts of palms chopped to taste2 apples, pealed and chopped200 g of raisins100 g chopped ham100 g of chopped mozzarellaSeasoning to taste 1 can of crema de leche or whipping cream1 tbsp mayonnaise

brazilian Chicken SalpicãoMix all ingredients together in a large bowl, and pour over shoestring potatoes to taste. Refrigerate it and then serve.

INgreDIeNTS:

Horóscopo

Page 20: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.comMarço 201120

JogosPiadas passatempoO bêbado diz ao amigo:- Parei de beber!o amigo supreso pergunta:- Parou mesmo?- Sim, depois de amanhã vai fazer dois dias._____________________________________

- Você gosta da mamãe, filhinho?- Não!- E do papai?- Não!- E da vovó?- Não!- Então de quem você gosta?- Do Vasco!- Por que?- Porque ele não bate em ninguém.______________________________________

A velha no consultório do gastro:- Doutor, vim aqui para que o senhor me tire os dentes.- Mas minha senhora, não sou dentista, sou gastro. E vejo que a senhora não tem nenhum dente na boca.- É claro. Engoli todos._____________________________________

- Vou parar de beber.- Parar? Você está maluco?- É que toda vez que eu bebo, vejo tudo dob-rado.- E vai parar só por causa disso? É só fechar um olho!_____________________________________

O menino foi andar de bicicleta e o pai disse:- Tá bom, mas cuidado!O garoto então disse, enquanto andava:- Pai, sem as mãos!Dali a pouco passa de novo pelo pai:- Pai, sem os pés!Mais um pouco:- Pai, sem os dentes...._____________________________________

Dois amigos se encontram depois de muito anos.- Casei, separei e já fizemos a partilha dos bens.- E as crianças?- O juiz decidiu que ficariam com aquele que mais bens recebeu.- Então ficaram com a mãe?- Não, ficaram com nosso advogado.

O cara sofria de amnésia e procurou o médico:- Doutor, estou com uma terrível amnésia.- Desde quando?- Desde quando, o quê, doutor?_____________________________________

Por que a mata é virgem?- Porque o vento é fresco._____________________________________

Por que não é bom guardar o quibe no freezer?- Porque lá dentro ele esfirra._____________________________________

O que o advogado do frango foi fazer na delegacia ?- Foi soltar a franga._____________________________________

Você sabe qual e o contrário de volátil ?- Vem cá sobrinho._____________________________________

NA hORTA:

Quem é o tio da horta?- Tiomate.

Quem é o primo da horta?- Primentão.

Quem é o dono da horta?- Seunora.

Quem é o rei da horta?- Rei polho._____________________________________

Com menos de um mês de casada, a filha única chega à casa da mãe toda roxa: Oh! Mamãe, o Zecão me bateu! O Zecão? Eu pensei que ele estivesse via-jando! Eu também, mamãe! Eu também!_____________________________________

O português chegou todo esbaforido naquela empresa que fazia faixas e cartazes e foi logo dizendo:- Meu cachorrinho se perdeu e eu quero man-dar fazer uma faixa bem grande!- Pois não, meu senhor! Quais os dizeres?E o português:- Lulu, volte logo! Estou muito triste!

Jogo dos 7 erros

Cruzadas

Respostas

Horizontais

verticais

Page 21: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.com Março 2011 21

corpo humano é tão perfeito, que possui a habilidade de adaptar-se e ultrapassar obstáculos. Esta facilidade deve-se ao fato de que o sistema nervoso constantemente transmite sinais vitais do

cérebro para o corpo, através de milhares de nervos, que controlam e coordenam cada função, como por exemplo: respiração, batimentos cardíacos, digestão, sono e muitos outros. Na maioria das vezes não nos damos conta que ele e o responsável por TODAS as funções do corpo e é capaz de se adaptar ao estresse na grande maioria das vezes. Por que somente na maioria das vezes? Uma vez que o corpo atinge sua capacidade máxima de estresse, este não responde da mesma maneira como normalmente deveria. Ocorrem inflamações, enrijecimento dos músculos e juntas, causando dores e diminuição nos movimentos; insônia, falta de exercício físico, alimentação não balanceada e outros hábitos poucos saudáveis, que adicionam à esta equação. Estresse faz parte da vida e precisa ser administrado corretamente se a pessoa quiser gozar a vida em sua plenitude. O estresse pode ser físico, como traumas, levantamento incorreto de peso, lesões decorrentes de prática de esportes, acidentes de carros, escorregões ou quedas, movimentos repetitivos e o ficar sentado por muito tempo. Pode também ter origem emocional, como a perda de um ente querido, divórcio , depressão. Ou químico, como fumar, beber, alimentação não balanceada ou consumo de pouca água. Há também o estresse causado pelo meio ambiente: poluição do ar, pesticidas na comida, e condições inapropriadas de trabalho(ergonomia). Todos estes exemplos vem sendo apontados como causadores de estresse e, consequentemente,

ODOr NAS COSTAS: é meLhOr PreveNIrsaúde

“ É importante saber que 10% dos nervos podem induzir a sentir a dor. O que significa que os outros 90% são nervos que contralam as funções dos órgãos, células e tecidos. Uma vez que não demonstram indícios de dor, você vai ficar ciente que o coração, fígado, pâncreas e outros órgãos não estão recebendo sinais vitais do cérebro talvez quando for muito tarde e houver um ataque do coração, cirrosse ou diabetes.”

resultam em dores nas costas e afetam todo o sistema nervoso. Mais de 85% das pessoas experimentam dores nas costas em algum momento de suas vidas e é um dos fatores que muitas vezes as impedem de trabalhar. Os sintomas de alerta são: dores no pescoço, costas, dores de cabeça e outras regiões do corpo. É importante saber que 10% dos nervos podem induzir a sentir a dor. O que significa que os outros 90% são nervos que contralam as funções dos órgãos, células e tecidos. Uma vez que não demonstram indícios de dor, você vai ficar ciente que o coração, fígado, pâncreas e outros órgãos não estão recebendo sinais vitais do cérebro talvez quando for muito tarde e houver um ataque do coração, cirrosse ou diabetes.O uso da profilaxia é importante do que esperar a dor e outros problemas chegarem. Já que necessitamos trabalhar, precisamos de um plano saudável de vida. Nos dias de hoje é importante encontrarmos tempo para relaxar, fora o tempo

para o trabalho, se exercitar regularmente, dormir e comer bem. Exercícios e alongamento podem ajudar a desestressar. Alimentação baixa em gordura, rica em fibras e regada a frutas e vegetais podem ajudar a regular o orgãos digestivos e prevenir muitos tipos de problemas de coração, diabetes e câncer. O nosso corpo pode melhorar com sono e alimentação apropriados. Muitas pessoas tomam medicações que não são indicadas para serem usadas e que podem ajudar em algumas situações, no entanto, o uso prolongado pode resultar na inabilidade do corpo de curar a si mesmo. Um dos métodos que encontrei para prevenção é a quiropraxia, que ajudou muito dos meus pacientes a encontrar os seus potenciais perdidos. Com o alinhamento

e equilíbrio apropriado da coluna vertebral e do sistema nervoso, o corpo pode funcionar no seu mÁximo, 100%, como É suposto. Ajustes quioprÁxicos, reestruturam o alinhamento

e a função, removendo as interferências dentro do sistema nervoso sem o uso de medicações e cirurgias. Tem ajudado milhões de pessoas a adquirirem o controle de suas vidas e continua sendo a maneira mais eficaz de gerar saúde. Para maiores informações em como ajudá-lo, ligue para Boudreaux Chiropractic, 415-306-1166.

por Derek [email protected]

Page 22: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.comMarço 201122

AJuDAmOS vOCÊ A PrOmOverO Seu buSINeSS

650-204-9940

www.brazcreative.com

Business cardsFlyers

BrochuresPosters

Graphic Design

exCLuÍDOS SOCIAISbrasil “A geNTe NãO Quer Só COmIDA, A geNTe Quer COmIDA, DIverSãO e ArTe.”

filme Tropa de Elite 2 levou aos cinemas nada menos do que 1,25 milhão de pessoas em apenas três dias de exibição, um recorde de bilheteria. Mas, apesar das sessões lotadas, esse tipo de entretenimento ainda não

é uma realidade para metade dos brasileiros. Cerca de 54% deles nunca colocaram os pés em uma sala de projeção. É o caso da família da diarista Marlene Walesco Maseno, 57 anos, de Curitiba. Além dela, o marido e dois dos três filhos ainda não tiveram a oportunidade de ver um filme no cinema. “Sou muito curiosa para saber como é, mas não consegui ir. Meu marido é mais parado, por isso não nos programamos”, afirma.A barreira cultural não se restringe ao cinema. Quase 60% da população brasileira nunca foi a um teatro ou a um show de dança e aproximadamente 70% jamais foi a museus ou centros culturais. Os dados, divulgados ontem, são do Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).Se teatro, cinema e shows são momentos de lazer para um número mais restrito de pessoas, ver televisão e ouvir rádio, por outro lado, são atividades quase que universais: apenas 5,9% dos brasileiros nunca ouviram rádio e 0,9% nunca assistiram à tevê. “Meu lazer é ver televisão e escutar rádio. Quando era pequena, o entretenimento era só o rádio”, lembra Marlene.A Região Sul tem o maior número de espectadores de tevê (85,8%), que assistem aos programas diariamente. Já na Região Nordeste está o maior porcentual (39,2%) de pessoas que vão, com frequência, a bares, boates e danceterias; enquanto na Região Centro-Oeste há o maior porcentual (29,8%) de frequentadores de clubes e academias.

BARREIRAS:

Segundo o Ipea, o desenvolvimento cultural depende do contexto urbano em que a população é inserida e a dificuldade de acesso a equipamentos culturais é apontada como um dos fatores para criar barreiras. Dos 2,7 mil brasileiros ouvidos, 51% disseram que os equipamentos estão mal localizados e um porcentual maior, 62,6%, afirmou

O

“O tempo livre dos brasileiros anda curto: apenas 18,4% da população diz ter horário de lazer de sobra. O restante, 35,4%, afirma que o tempo é insuficiente para fazer tudo o que se deseja e 44,9% dizem que o horário de lazer é suficiente, mas sempre há algo a mais para fazer.”

que o equipamento está longe da casa onde mora.Para especialistas de diversas áreas, a distância não é exclusivamente um empecilho. Há outros fatores mais preponderantes. “Ontem mesmo fui ao cinema com uma jovem (18 anos) que nunca tinha ido e isso é bastante surpreendente. Digo que é um entretenimento de elite porque hoje custa muito caro ir ao cinema. Uma família de quatro pessoas não gasta menos de R$ 50 com bilhetes, sem contar a pipoca”, afirma o cineasta paranaense Marcos Jorge, diretor do filme Estômago.O preço do bilhete é elevado, segundo Jorge, por vários motivos: existem poucas salas de projeção, em um número pequeno de cidades e ainda há uma parcela grande de espectadores que paga a meia-entrada. “Há ainda outro fator: não ir ao cinema não quer dizer necessariamente que os brasileiros não gostam de filme. Diferente mente, as pessoas têm acesso de outras maneiras, como na televisão aberta, mesmo que o filme lançado seja exibido dois anos depois. Também existe hoje a indústria do

download que facilita a vida de quem não quer gastar com ingressos”, diz.

DE GRAçA:

Mas nem sempre o custo é uma desculpa aceitável. Em Curitiba, por exemplo, há sessões de cinema a R$ 2 em datas especiais — apesar de a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) ter fechado dois cinemas: Ritz e Luz. O Teatro Guaíra, com o projeto Teatro para o Povo, e o Museu Oscar Niemeyer abrem pelo menos uma vez por mês gratuitamente. E, há duas semanas, aconteceu a Virada Cultural, que ofereceu uma série de shows musicais de graça para a população, com nomes como

Erasmos Carlos, Pato Fu e Paulinho da Viola.Mas, mesmo assim, isso parece não ser suficiente para despertar o interesse do público. “Parece que as pessoas não

conseguem ver o teatro como parte da vida delas. O teatro precisa ir à escola e contagiar todos desde pequenos”, afirma o diretor de teatro Mauro Zanata, que também acredita que a barreira está na falta de espaços para que as grandes temporadas possam acontecer.

UM TERçO DIz TER POUCO TEMPO PARA O LAzER:

O tempo livre dos brasileiros anda curto:

apenas 18,4% da população diz ter horário de lazer de sobra. O restante, 35,4%, afirma que o tempo é insuficiente para fazer tudo o que se deseja e 44,9% dizem que o horário de lazer é suficiente, mas sempre há algo a mais para fazer.E se pudessem escolher o que fazer num tempo livre “esticado”, os brasileiros preferem primeiro frequentar cursos, depois fazer atividades físicas e em terceiro lugar descansar. Ir a espaços culturais está na sexta posição neste planejamento.“A classe média brasileira diz que cultura é importante, mas se questionada sobre a frequência dela nestes espaços, é possível observar que ela prefere consumir. É o velho modelo importado dos americanos. No tempo livre, a população escolhe comer em um restaurante, por exemplo, do que gastar o dinheiro com livros ou música”, afirma o artista plástico Carlos Dalastella.Para ele, o poder aquisitivo não é explicação para a falta de acesso à cultura. “Tem de haver esforço individual. As dificuldades se explicam, mas não são impeditivas hoje para ler ou ouvir uma boa música”, afirma. Dalastella lamenta ainda que o poder público não incentive mais o consumo da cultura nos momentos de lazer. “Você viu o presidente Lula ou qualquer governador ultimamente andando com um livro debaixo do braço ou saindo de um teatro?”, pergunta. “Mesmo assim sou otimista. As novas gerações estão mudando aos poucos, porque estão tendo mais contato com a arte de modo geral. Eles fazem músicas, escrevem, desenham. Isso é importante.”

por Pollianna Milanwww.diretodaredacao.com

Page 23: BRASILBEST 133 - Março I March 2011

www.brasilbest.com Março 2011 23

ecnicamente e seguindo o acordado com as centrais sindicais como política de valorização do

salário mínimo, a proposta do governo de elevar o piso salarial do país de R$ 510 para R$ 545 faz sentido. Mas é pouco palatável para trabalhadores e aposentados a resistência do governo em ceder aos R$ 580 defendidos pelas centrais.Durante o governo Lula, um acordo com as centrais sindicais estabeleceu que a correção do salário mínimo se daria pela inflação do ano anterior e pela variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Essa política garantiu aos trabalhadores ganhos reais sucessivos em relação à inflação, o que impactou no poder de compra da população e contribuiu para manter a economia aquecida mesmo no período de crise global, de 2008 a 2009.O atual salário mínimo, de R$ 510, garante a compra de 2,5 cestas básicas na média das dez capitais que o Dieese pesquisa, o que impacta nas camadas mais pobres da população, preocupação principal do governo Lula, e que Dilma promete manter.Seguindo a regra estabelecida, o reajuste do mínimo agora não trará ganho real, já que o crescimento do PIB em 2009 foi negativo (-0,2%), mas ano que vem deverá dar um salto, com base no crescimento de 7,5% do PIB em 2010. A regra é clara. Ganha-se quando o país cresce e apenas se repõe a inflação quando ele figa estagnado.Mas regras, acordos e tratados podem ser revistos de acordo com as circunstâncias. O próprio governo Lula foi generoso neste sentido em sua atuação internacional, aceitando rever contratos, como o de Itaipu, no Paraguai, para contribuir com o desenvolvimento do país vizinho.Como o Brasil saiu rapidamente da crise, que ainda perturba a Europa e os EUA, e obteve um crescimento significativo de sua economia em 2010, a inflexibilidade não se justifica. Sem irresponsabilidade fiscal, considerando o impacto que o reajuste do mínimo tem na Previdência e nas contas públicas, poderia perfeitamente chegar a um valor intermediário entre o que propõe e o que é defendido pelas centrais, reafirmando sua política de valorização do mínimo.

O ImPASSe DO SALárIO mÍNImO

O que agride a população é ver desperdício do dinheiro público e aumentos abusivos dos salários dos parlamentares, enquanto o mínimo é contado em centavos. É evidente que o impacto da variação do salário mínimo é muito maior do que o de certas categorias sem referência na realidade brasileira, mas um empenho do governo em manter seu ganho real seria muito bem vindo.O governo teria de mostrar à população de onde está tirando o dinheiro para um reajuste mais alto, o que seria salutar em termos de compreensão da política e ainda desmascararia oportunistas, que defendem aumentos por conveniência, sem se preocupar com as fontes de financiamento.Ao invés de ameaçar os parlamentares de que a

compensação para qualquer elevação maior do mínimo poderá ser um sacrifício das emendas individuais, já deveria apresentar essa possibilidade à população. Emendas individuais geralmente são paroquiais, que servem para cultivar a velha forma de fazer política, com a construção de ginásios e creches para eleitorados particulares.Sacrificar emendas individuais em nome de um aumento do salário mínimo deveria ser exigido como um ato nobre de políticos tão preocupados com o bem estar da população. Poderiam também, a

título de sugestão, abrir mão de R$ 6 mil de seus salários mensalmente, o que os deixaria com um subsídio polpudo de R$ 20 mil, exatamente o que seria obtido se tivessem atido o reajuste à inflação do período anterior. Como está sendo proposto para o salário mínimo.

Política

“O atual salário mínimo, de R$ 510, garante a compra de 2,5 cestas básicas na média das dez capitais que o Dieese pesquisa, o que impacta nas camadas mais pobres da população, preocupação principal do governo Lula, e que Dilma promete manter.”

T

por Mair Pena Netowww.diretodaredacao.com

Page 24: BRASILBEST 133 - Março I March 2011