071 march 2003

12
Itaipava Cabofolia Coca colas do São Paulo Fashion D’avila 2003 Ano IX Nº 71 Mar / 2003 Publicação destinada aos associados do Brasil Chapter Clube dos Colecionadores de Latas de Cerveja e Afins. Estatuto Social registrado no 8º RTD de São Paulo sob nº 1733/99 - filiado ao Beer Can Collectors of America sob nº 147 - CNPJ 03.526.890/0001-68 Marquem na agenda 25 de março Mini Convenção no Bar do Nico pág. 7 As Caracus Rosa. Latas de Ferro Por Carlos Gurgel # 5 pág 4 Novidade ! Convenção 5 Estrelas 22 a 24 de agosto pág 3 Mais uma novidade : GLACIAL pág 4 Ver pág. 10 www.lata.org.br Sul Americanas Por Peixoto # 167 pág 10 e 11 Só Soft.com Por Jamil Kalache # 196 pág 8 e 9

Upload: carlos-gurgel

Post on 13-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Brasil Chapter News 071 March 2003

TRANSCRIPT

Page 1: 071 March 2003

Itai

pava

Cab

ofol

ia

Coca

col

as d

o Sã

o Pa

ulo

Fash

ion

D’av

ila 2

003

Ano IX Nº 71Mar / 2003

Publicação destinada aos associados do Brasil Chapter Clube dos Colecionadores de Latas de Cerveja e Afins. Estatuto Social registrado no 8º RTD de São Paulo sob nº 1733/99 - filiado ao Beer Can Collectors of America sob nº

147 - CNPJ 03.526.890/0001-68

Marquem na agenda 25 de marçoMini Convenção no Bar do Nico pág. 7

As Caracus Rosa. Latas de Ferro Por Carlos Gurgel # 5 pág 4

Novidade !Convenção 5 Estrelas22 a 24 de agosto pág 3

Mais uma novidade : GLACIAL pág 4

Ver pág. 10

www.lata.org.br

Sul Americanas Por Peixoto # 167

pág 10 e 11

Só Soft.comPor Jamil Kalache # 196

pág 8 e 9

Page 2: 071 March 2003

Brasil ChapterDiretoria 2003

PresidenteCarlos Amaral Gurgel (# 005)(oxx11) 5561-1330 / cel.: 9982-3336e-mail: [email protected]

Vice PresidenteClaudio Luiz G. Nogueira (# 002)

(0xx11) 5542-5075 / cel.: 9984-1716e-mail: [email protected]

SecretárioRenato Mauge de Almeida (# 105)cel.: (0xx11) 9957-6327e-mail: [email protected]

TesoureiroClaudio Luiz G. Nogueira (# 002)

(0xx11) 5542-5075 / cel.: 9984-1716e-mail: [email protected]

02 Março de 2003

ExpedienteBrasil Chapter News é uma publi-cação interna do Brasil Chapter, com distribuição gratuita a seus associados. O Brasil Chapter não tem publicidade redacional. As opiniões emitidas em matérias ou artigos assinados não rep-resentam necessariamente a opinião deste informativo. Todos os direitos reservados, sendo porém, permitida a reprodução do todo ou partes do jornl, desde que citada a fonte.

Editores responsáveis: Carlos Gurgel (#005) e Sérgio Lopes (#003)Editoração: Daniela Picarelli GurgelCorrespondências para:Rua Cruzeiro, 395 - Cep 01137-000São Paulo - SP - Brasile-mail: [email protected]: www.lata.org.br

Palavra do PresidenteCaros Amigos,

Este foi um mes bem interessante para rever uma série de processos do Brasil.

Chapter. Conversei com muitos asso-ciados pessoalmente, por telefone, e-mail e pelo ICQ, que voltei a reinstalar na minha maquina de casa.

Com isso inciamos uma série de me-didas para reorganizar os procedimentos do clube para facilitar a vida de todos. O resumo dessas ações esta numa matéria na página 5. Voces conseguem imaginar, duas palavras do Presidente.

Outra ação foi fechar o evento adi-cional no dia 23 de março, que poderiamos chamar de Latafolia, por ser uma mini con-venção fora de época, no Restaurante de um dos maiores colecionadores brasileiros: Milton DiFrancesco.

A Megaconvenção de agosto esta napróxima página. Vai ser 5 estrelas!

Em abril teremos a convenção do clube Gaucho nos dias 11,12 e 13, que sera uma excelente oportunidade de todos nós nos encontrarmos, tenho que estar nos Estados Unidos no dia 13 e estou tentando encaixar o evento no meu plano de viagem.

Em maio estamos comemorando 5 anos de Joan Sehn, e estamos bolando mais uma” Latafolia” para essa época.

Acertando as datas dos eventos pre-ciso de ajuda de associados para coorde-nar não só as reuniões mensais como as reuniões extraordinárias. Vamos dedicar algumas horas mensais para o clube para que ele seja cada vez mais atrativo para os associados.

Conto com vocês,

Abraços

Carlos [email protected]

Page 3: 071 March 2003

Caros Amigos

Em Novembro quando o nosso presidente Carlos Gurgel de-cidiu aceitar concorrer para o cargo, me fez o convite para ser o coordenador da Convenção In-ternacional deste ano, respondi que se fosse para fazer algo grandioso e diferente das ulti-mas convenções, eu aceitaria. Tinha que ser uma Convenção melhor que qualquer outra que já fizemos : 5 Estrelas.

Desde esta data estamos trabalhando para conseguir um local diferenciado para realizar-mos este sonho. Acabamos de fechar um novo hotel para o final de semana de 22 a 24 de agosto de 2003.

Trata-se do Hotel 5 estrelas Blue Tree Convention Plaza lo-calizado na Av. Ibirapuera ao lado do Shopping Ibirapuera. Uma das melhores localizações de São Paulo.

O Hotel possui 656 aptos com ar condicionado central com controle individual de temperatura, 2 linhas telefônicas para cone-xão de computador e Internet e minibar, Sauna seca e a vapor, sala de massagem e completo fitness center alem de piscina coberta e

aquecida. Tudo isto sem contar com o maravilhoso espaço dos Salões onde será realizada a Convenção propriamente dita, com área suficiente para termos todas as atividades de domingo num só local.

Na próxima edição conta-remos mais detalhes da Con-venção

Bernardo Kigiela # 004Coordenador da Conven-

ção

03Março de 2003

Conv

ençã

o 5

Estr

elas

Apartamentos muito mais espaçosos

Page 4: 071 March 2003

Glacial, a cerveja popular da Schincariol: R$ 1 O lançamento da Schincariol promete chegar ao mercado

com preços bem menores que os da concorrência

A Schincariol está lançando esta semana nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro uma nova cerveja com forte apelo popular, a começar pela garota-propaganda Scheila Carvalho, passando pela embalagem retornável de 600 ml e o mais importante: um preço sugerido ao varejo que pode chegar a R$ 1 e deve manter-se inferior ao das marcas líderes.

A intenção da empresa é atingir diretamente o mercado de bares e mer-cearias das duas regiões abastecidas por suas fábricas de Itu/SP e Macacu/RJ.

A novidade completa o portfólio da cervejaria, que já lançou a Primus, sua marca premium, e reforçou a marca Schincariol nas versões garrafa e lata.

Com o lançamento, diz o gerente de Marketing Corporativo da Schincariol, Luiz Cláudio Taya de Araújo, a empresa passa a estar presente em todos os pontos de venda com linha de produtos que atenda “a todas preferências e a consumidores de todas as classes sociais”.

Embora a empresa prefira ver a Schincariol posicionada como concor-rente direta de Skol, Brahma e Antarctica, da AmBev, e Kaiser e Bavaria, da canadense Molson, a cerveja tem conquistado mercado justamente na faixa mais popular de consumo, nas classes C, D e E. O consumidor para quem está lançando, agora, a Glacial.

O slogan da nova cerveja reforça sua opção pelo consumidor de baixa renda e abusa da dubiedade com a expressão “Glacial, essa é sensacional” ao mostrar a cerveja nas mãos de Scheila Carvalho “vestida” com generoso decote.

Enquanto a Schincariol busca reforçar posições no segmento popular, a AmBev, dona de quase 70% do mercado, caminha na direção oposta, reforçando a presença de Bohemia e Skol Beats, onde ganha mais no preço.

NOV

IDAD

ES

Latas de FerroPor Carlos Gurgel #005

Existe uma grande polemica sobre as latas de ferro, que são as latas Caracu com tons bem mais claros, muito perto de um rosa claro. Ao auxiliarmos o Peixoto a desenvolver o catálogo de latas Sul Ameri-canas, que traz uma seção sobre latas de ferro brasileiras, exitamos muito em considerar a variação BR 112 F001A onde a diferença que ela tem com relação a F001 é a coloração. As fotos que apresentamos na primeira pãgina são da mesma lata que ficou exposta por muitos anos ao sol, numa coleção em São Paulo e tem de um lado a cor rosa e do outro a vermelha. Pergunta : isso seria uma outra lata? Consideraria uma variação e não uma lata diferente e com certeza manteria na minha coleção. A lata em questão é uma variação da lata A lata em questão é uma variação da F002

04 Março de 2003

Page 5: 071 March 2003

05Março de 2003

Caros Amigos,

Isto está com cara de Palavra do Presi-dente 2, mas na verdade estou trabalhando junto com os Diretores eleitos para acertar os procedimentos do clube para que ele fique mais fácil de ser administrado e que possa contar com o maior número de as-sociados participando ativamente da sua administração.

Roster - Cadastro de associadosEstamos revisando o Roster e identifi-

camos que muitos mudaram os seus e-mails e estamos tendo dificuldades de mandar notícias. O Renato e eu estamos catando os emails e levantando os dados corretos.

FaxTrocamos o número do fax do clube

para o da minha empresa que tem sistema 24hs para facilitar os associados. Guardem o numero (11) 5543-2524.

CobrançaJá conseguimos acertar a maior parte

das renovações de 2003, mas estamos brigando para tentar entender de quem são os depósitos. Não se esqueçam de mandar uma fax ou um scan pela internet para o e-mail do clube para que possamos ter a sua anuidade renovada.

DICA: para quem fez DOC ou transfer-ência eletrônica pela ineternet é só dar um copiar (copy) da página que voce fez o DOC e um colar (paste) num email e mandar para nós. Vários associados fizeram isso e ficou muito fácil para administrarmos.

Nova estrutura de atendimentos pela internet:

O Marcio Panzani, nosso associado que cuida dos nossos assuntos internéticos criou uma nova estrutura de e-mails que fa-

cilita muito o acesso a informação correta.Essa estrutura será passada para os

próximos Presidente e Diretores e visa dar mais agilidade a divulgação de noticias e administração.

Ela ficou a seguinte:Email institucional:[email protected]

Email do Presidente: [email protected]

Email para novos socios, informações em geral: [email protected] que será de re-sponsabilidade do Diretor Administrativo, nesse ano o Renato Mauge.

Emails para assuntos de pagamen-tos:

[email protected] que será de respon-sabilidade do Diretor Financeiro, que nesse mandato é o Claudio Nogueira que também é o nosso Vice Presidente.

Emails sobre o BCCA: [email protected] que será de re-

sponsabilidade do Diretor de relação com o BCCA que nesse mandato é o Carlos Gurgel.

Para muita gente isso pode parecer complicado, mas na verdade vai fazer com que mais gente esteja envolvida na admin-istração do clube. Se num futuro próximo tivermos um Diretor num desses cargos que não tiver facilidades com Internet, não existe nenhum problema porque ele poderá ter ajuda de um outro diretor da chapa eleita.

É isso ai ! Se acertarmos a estrutura agora podemos ter mais tempo para falar de latas, rótulos, tampinhas, breweriania e etc.

Carlos Gurgel

Novidades do Clube

Page 6: 071 March 2003

06 Março de 2003

Notícias do BCCA

Sports Chapter - Chapter dos EsportesMais uma excelente novidade do BCCA! Depois do European Chapter

vem o Sports Chapter. Faz alguns anos que tenho acompanhado o trabalho de associados do BCCA , fanáticos por latas que tenham como tema Es-portes. Tive a oportunidade 2 anos atrás de participar de uma das melhores convenções dos USA que é o BLUE-GREY show perto de Washington. Nesse show conheci o Bruce Remik e o Marc Austin que já estavam organizando um grupo colecionadores que tinham como objetivo latas comemorativas relacionadas a Esporte. Eles avançaram com a ideia do ultimo Blue Gray no início de fevereiro e apresentaram a aplicação para serem um Chapter do BCCA e acabamos de ter a informação de que eles serão constituidos na próxima reunião de conselho do BCCA.

Esse é mais um dos benefícios de ser associado do BCCA : contato com todo tipo de colecionador no mundo inteiro.

Pela regra do BCCA voce não precisa ser associado ao BCCA para ser membro de um Chapter, ma sendo do BCCA voce tem uma visão maior sobre todo mundo do colecionismo de itens relacionados a cerveja e refrig-erantes.

Maiores informações sobre esse chapter com o Marc Austin : [email protected]

Assim que tivermos maiores detalhes da constituição desse chapter iremos colocar no Brasil Chapter News

Quem quiser ter uma primeira ideia do Chapter visitem o site do Scott

Spencer que vem publicando a coluna do Bruce Remick sobre latas de Esportenos ultimos anos

OCOC - One Can One Country Um País Uma Lata

Esse Chapter do BCCA que acabou virando Um Lugar Uma Lata sempre tem excelentes novidades.

A nova publicação do OCOC acabou de ser recebida pelos associados no Brasil Ela traz 30 paginas no corpo central, 4 paginas com atualizações da lista de endereços ( Roster ) dos associados e 4 paginas com labels para identificar latas, que foram produzidas pelo nosso associado Saul Jampolsky.

Como sempre a publicação traz materias interessantíssimas sobre latas domundo inteiro. Traz as fotos da novas latas do Tibet, uma visita a coleção do Massimo Versaci da Italia. Uma matéria sobre as latas do Ceilão. Outra sobre barris do mundo inteiro, alguem já tinha visto da Guatemala. Tem uma matéria com varias fotos do Ibes Pacheco e do Ely Casalino na Argentina.

E muito mais coisa. Maiores informações, escrevam para o [email protected]

Page 7: 071 March 2003

Rua Moreira e Costa 538, Ipiranga São Paulo Tel. 011-273-48111 www.baressp.com.br/bardonico

Como haviamos falado es-taremos realizando outros tipos de eventos ao longo do ano independ-ente de nossas reuniões mensais e da sensacional MegaConvenção Internacional de agosto.

Estaremos realizando um evento no próximo dia 23 de março, para toda a familia. Teremos reali-zaremos trocas e vendas de latas, nosso sensacional leilão. O local escolhido é o Bar do Nico, restau-rante e choperia de um dos maiores colecionadores do Brasil: Milton DiFrancesco.

O Bar do Nico, tem chopp Brahma de primeira, um dos melhores de São Paulo. O formato do evento é diferente. Começa as 10hs da Manhã e termina as

12:45. Após esse horário quem quiser permanecer o Bar do Nico tem um al-moço delicioso com pratos generosos a preços camaradas.

Agenda :Início : 10hs da manhãLeilão : 11hs da manhã

Término: 12:45hs

Estacionamento farto na porta. Será liberada uma mesa gratuita por associado, reservas de mesa com Renato Mauge pelo [email protected] ou 0XX11-9957-6327. Não deixe para fazer a sua reserva na última hora, o numero de mesas é limitado.

07Março de 2003

Evento no Bar do Nico

Page 8: 071 March 2003

Amigos:

Aproveitando este espaço e esperando sempre poder informar as novida-des aos simpatizantes por latas da América do Sul. Apresento aqui duas novas latas da Venezuela, que mesmo em dificuldades não abre mão de colocar no mercado novas latas, para nossa satisfação, colecionadores. Trata-se da BRAHMA com novo designe igual ao produzido no Brasil. A BRAHMA (lan-çamento) 250 ml e nova graduação alcoólica (5,5) e a COLÔNIA com novo designe e exportada para o Paraguai. Nota-se que no logo não consta mais o javali, mudou para um barril com ramos de cevada. Na próxima página, faço uma apresentação de alguns dos principais barris feitos no Brasil e em alguns dos países vizinhos, evidente que alguns não são mais fabricados. Espero que sirvam para termos uma pequena idéia do que temos para procurar ou ao menos atualizarmo-nos.

LEMBRE-SE SEMPRE: COLECIONAR É MAIS QUE UM HOBBY, É CONQUISTAR NOVAS AMIZADES!!!

Ozenir Peixoto #167

Prezados Companheiros Colecionado-res,

Tcherveja tem satisfação de informar que na ultma sexta feira fechou a negociação para realização do 4º Encontro de Colecioná-veis Cervejeiros do Mercosul + Europa.

O nosso evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de abril, no Shopping Moi-nhos de Vento .em Porto Alegre - RS- Brasil. Tão logo tenhamos maiores informações lhes enviaremos.

Programa Preliminar.Dia 11 de abril 16,00 h - Visita a Cerve-

jaria KaiserDia 12 e 13 - Evento nas dependências

do ShoppingSolicitamos a gentileza de divulgar para

todos os colecionadores de seu conhecimen-to.

Um grande abraço à todos e até breve .

Ronaldo Mabilde Lague

08 Março de 2003

Page 9: 071 March 2003

Sulamericanas

09Março de 2003

Arge

ntin

a

Vene

zuel

aBr

asil

Peru

Urug

uai

Page 10: 071 March 2003

Só Soft.com por Jamil Kalache.

10 Março de 2003

ATUALIZAÇÃO – Fevereiro / 2003

-Del Valle Néctar de Goiaba (novo visual) – AL.-Fanta Morango – AL.-Fispal 2002 – AL.-Pepsi Planeta Atlântida 2003 – AL.-Pitú Aguardente de Cana “Carnaval 2003” – AL.-Sucos Mais Suco Tropical de Goiaba Light – AÇ.-Sucos Mais Néctar de Uva – AÇ.-Sucos Mais Néctar de Uva Light – AÇ.-Sucos Mais Suco de Pêssego de Baixa Caloria Light – AÇ.-Sucos Mais Suco Tropical de Maracujá – AÇ.-Wow! Sufresh Néctar de Manga de Baixa Caloria Light – AL.-Wow! Sufresh Suco Tropical De Maracujá de Baixa Caloria Light – AL-Wow! Sufresh Néctar de Pêssego (variação) – AL.-Wow! Sufresh Néctar de Pêssego de Baixa Caloria Light – AL.

Se você souber de algum novo lançamento ou informação, por gentileza comunique no endereço abaixo para que possamos incluir na próxima matéria e beneficiar a todos :

Rua Deputado Olivio Belich, 16 – Jardim Schaffer – Curitiba – Paraná – Brasil.

Fones (041) 3387792 – 3388256 - ICQ / UIN 22574670 - e-mail – [email protected]

AGRADECIMENTOS- Aos amigos: Ismael Gioia (SP), Carlos Gurgel (SP), Francisco Mattos (RJ), Marcelo Batista (SP), Rafael Dias (ES), Gerson Bridi (SC)Adriano Manzeppe (MS) e Paulo Leal (RS).

Page 11: 071 March 2003

11Março de 2003

Sao Paulo, 27/01/03 Sao Paulo Fashion Week. Coca-Cola Light preparou garrafas especiais para SPFW, com cores do signo solar e caixa de madeira estilo Mondrian. Na foto Solange Frazão com uma das caixas com as gar-rafas comemorativas. Foto Marcos Issa/Ag.Argosfoto

Page 12: 071 March 2003

12 Março de 2003

Aniversariantes 2003

A diretoria do Brasil Chapter

cumprimenta os aniversariantes

Mar

ço

06 Robson Lopes Agra11 Josias S. Lopes Segundo14 Roberto Rossi Jung17 Fernando A. Giacometti23 Humberto Baptistella Filho24 Gilmar Afonso Salesi29 Geraldo de Vilhena Cardoso30 Aparecido Mauri Cevada30 Julien Zickwolff Junior30 Otávio César Burhalde31 Nelson R. Mendes Malveiras

Próxima Reunião:10 de Março de 2003A partir das 19hLocal: Joan Sehn Chopp e FriosAv. Lavandisca 765 - Moema (c/ estacionamento)Fone: (0xx11) 5051-9162

Anuidade 2003A anuidade 2003, deveria ter sido quitada até o final do mês de fevereiro de 2003, através de depósito bancário, conforme os dados

Favorecido: Brasil ChapterBanco Bradesco - 237Agência: 0549-5Conta 082799-1Valor da anuidade: R$ 35,00Não esqueça de mandar o fax para 011-5543-2524

Abri

l08 Carlos Vagner Correa14 Christian Villaroel Andrade14 Gilberto Fortes do Amaral Filho21 Anderson Rodrigo dos Anjos21 Paulo Ricardo Araujo Leal23 Jamil Kalache27 Humberto Gallo Jumior28 Renato Pereira Barreto29 Alexander Chiampi29 Gilberto Dib Prado

Edição anterior : para quem tentou advinhar as garrafas apresentadas na pagina 5 eram feitas de PETPara quem ficou em dúvida se a expressão correta é TAMPO ou TAMPA da lata aqui vai a definição do Dicionario do Aurélio ::TAMPA s.f. 1. Peça movediça para tampar vaso ou caixa, tapador,tapadouro, tapadura 2. v. TAMPO 3.prensa do penteeiro

TAMPO s.m. 1. peça circularonde se entalham as aduelas das cubas, tinas, cascos etc. 2. Peça de madeira, de plástico, etc., que cobre a bacia de aparelho sanitários, tampa e tampão.Podemos concluir que Tampa para as Conetops e Tampo para as latas atuais?