boletim159 fevereiro 2012

36
BOLETIM FEVEREIRO 2012 Nº179 EDIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALMADA | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA | ISNN 1645-9903 www.m-almada.pt APOIO ÀS COMPANHIAS PROFISSIONAIS FAZER CULTURA GARANTIR EMPREGO ALMADA ENCERRA 2011 SEM DÍVIDAS MERCADOS MUNICIPAIS QUALIFICADOS OPÇÕES PARTICIPATIVAS

Upload: elisabete-correia

Post on 13-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

câmara municipal de almada

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim159 Fevereiro 2012

BOLETIMFEVEREiRO 2012

Nº1

79 E

DIÇ

ÃO

DA

MA

RA

MU

NIC

IPA

L D

E A

LMA

DA

| D

IST

RIB

UIÇ

ÃO

GR

AT

UIT

A |

ISN

N 1

645

-990

3 w

ww

.m-a

lmad

a.pt

APOiO às COmPAnhiAs PrOfissiOnAis

FAzer culturA gArAntir eMPregOAlmAdA enCerrA 2011 sem dívidAsmerCAdOs muniCiPAis quAlifiCAdOsOPções PArtiCiPAtivAs

Page 2: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

editoriAl | índice2

António MatosVereador dos Serviços Municipais de Desenvolvimento Social, Informação e Relações Públicas

COntaR COm tOdOs

Direcção Municipal de Administração Geral, Consultadoria Jurídica, Dept. de Estratégia e Gestão Ambiental Sustentável Maria Emilia Guerreiro Neto de Sousa

Direcção Municipal de Mobilidade e Valorização Urbana, Protecção Civil, Serviço Veterinário e ECALMA

Rui Jorge Palma de Sousa Martins

Serviços Municipais de Água e Saneamento, Departamento de Recursos Humanos, Direcção de Projecto de Saúde, Segurança e Bem-Estar no Trabalho CMA/SMAS

José Manuel Raposo Gonçalves

Direcção Municipal de Desenvolvimento Social, Departamento de Comunicação, Centro de Informação Autárquica ao Consumidor

António José de Sousa Matos

Direcção Municipal de Planeamento, Administração do Território e Obras, Centro de Arte Contemporânea e Fiscalização Municipal

Maria Amélia de Jesus Pardal

Vereadores não Executivos

Paulo José Fernandes PedrosoMaria D’Assis Beiramar Lopes AlmeidaJosé Carlos Rebelo SimõesJorge Manuel Bonifácio Pedroso de AlmeidaNuno Filipe Miragaia MatiasHelena Maria Gomes Oliveira

10. Animais Em 2011 praticamente duplicaram as adopções no canil municipal 16. Loja do Munícipe No centro da cidade, um espaço com vários serviços18. Ahua Madan Parque acolhe projeto pioneiro em pranchas de cortiça 22. Carnaval A festa este ano celebra-se ao domingo, com espetáculo no centro da cidade30. Lifeshaker Reportagem sobre associação que acolhe jovens no Monte de Caparica33. SFUAP Equipa masculina de natação regressa à 1º divisão nacional

Em fevereiro, voltamos à “rua” para ouvir os almadenses. Em mais uma edição do ciclo “Opções Participativas” vamos percorrer todo o concelho em fóruns de participação, acolhendo o contributo de todos quantos queiram partilhar ideias e sugestões para a construção do futuro coletivo.

Mais uma vez, a participação pode fazer-se também na Internet, através do site da Câmara Municipal, em formulário próprio. A todos garantimos resposta e análise dos contributos prestados. Assim se constrói um concelho que se quer cada vez mais apropriado e vivido por quem aqui mora, estuda e/ou trabalha.

Fruto da capacidade das nossas instituições de solidariedade social, damos conta nesta edição do Plano Gerontológico do Concelho, o primeiro do género a ser

lançado no país. Tornar Almada um concelho cada vez mais amigo das pessoas idosas, estimulando o envelhecimento ativo e aumentando a qualidade de vida são alguns dos objetivos

deste plano, que promete vir a tornar-se num precioso instrumento para um trabalho solidário mais eficiente e eficaz.

Uma referência especial também à excelente programação cultural que oferecemos este mês. Além do que temos no Teatro Municipal e no Auditório, sucedem-se as exposições ou os espetáculos de dança, entre tantas outras atividades.

Por último, destaque para o Carnaval. Este ano, em virtude das incertezas que existem em relação à terça-feira de Carnaval, optámos por proporcionar um espetáculo no domingo, no centro de Almada, para além do habitual desfile das crianças.

Porque somos daqueles que acreditam que também é com alegria, com festa e boa disposição que se ultrapassam os maus momentos, não quisemos deixar de assinalar esta data tão enraizada nos hábitos dos almadenses e dos portugueses em geral. É que rir também é preciso!

Page 3: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREIRO 2012

em direto3

Janeiro terminou com grandes acontecimentos e motivos de confiança no futuro do nosso Concelho, pese embora as notícias negativas e os subsequentes problemas que permanentemente nos caem em cima, decorrentes das políticas devastadoras que estão a ser seguidas no nosso País.

De facto, o mês de janeiro ficou marcado, no nosso Concelho, por grandes momentos, com extraordinários projetos a serem realizados pelas nossas instituições, em parceria com a sua Câmara Municipal, conforme esta edição do nosso boletim dá conta pública.

A Educação e a Cultura, a Saúde e a Ação Social, o Ambiente, o Associativismo e a Cooperação Autárquica, a intervenção cívica dos cidadãos, são dimensões relevantes do nosso trabalho coletivo e de uma identidade local, que nos fortalece enquanto comunidade, no sentido da construção de uma vida mais digna e solidária e da defesa dos direitos alcançados pela intervenção e exigência de várias gerações.

Honrando a palavra dada e o compromisso assumido com os Almadenses, a nossa Autarquia vai realizando em cada dia, em cada mês e em cada ano, com as populações e as mais diversas entidades e instituições, projetos e obras que vão dando respostas a ideias e sonhos de uma vida melhor, de um Concelho mais desenvolvido e próspero. Ao mesmo tempo intervém com firmeza e determinação na defesa daquilo que já alcançámos, de que é exemplo mais recente o Hospital Garcia de Orta enquanto Hospital Central, tampão a Lisboa, com o seu Serviço de Urgências Polivalente, que todos vamos ter que defender, lutando, tal como fizemos há pouco mais de 20 anos para conseguirmos ter construído e a funcionar este nosso Hospital.

No momento em que a Cultura é fortemente penalizada pelo Governo, com cortes elevadíssimos no apoio às Companhias de Teatro e de Dança, a nossa Autarquia não só manteve o seu apoio ao mesmo nível do ano passado, como assegurou já boa parte do pagamento anual, com vista a acautelar, na medida do possível, a atividade cultural em curso e os respetivos postos de trabalho.

O mesmo se poderá dizer no que se refere ao investimento na educação, em que a Autarquia, também numa situação de “contraciclo” face à realidade nacional, está a construir uma nova escola com 15 salas de aula e Jardim de Infância, continuando assim a promover a criação de melhores condições para a educação das nossas crianças, ao mesmo tempo que continua a assegurar trabalho às empresas e aos trabalhadores.

Mas infelizmente há quem não tenha palavra, mesmo quando ela assume a forma de contrato escrito e subscrito publicamente.

Refiro-me à divida de cerca de um milhão de euros do Ministério da Cultura à nossa Câmara Municipal. Processo em tribunal há vários anos, por falta de cumprimento do contrato-programa celebrado em 17 de junho de 1999, entre o Ministério e a Câmara Municipal, para apoio à construção do nosso Teatro Municipal, através de verbas que o Ministério receberia da Tabaqueira.

A Câmara construiu o teatro, pagou a tempo e horas mais de dez milhões de euros a projetistas, empreiteiros e fornecedores, e continua à espera que o Ministério da Cultura, agora Secretaria de Estado, honre a palavra escrita sob a forma de contrato-programa.

Mas a situação é ainda mais grave.

Recentemente, por ocasião da apresentação do programa do Teatro Municipal de Almada para a temporada 2012, souberam na ocasião todos os presentes, pela voz de um alto responsável da Tabaqueira, que o dinheiro foi entregue ao Ministério da Cultura em devido tempo.

Então dizemos nós, onde foi aplicado esse dinheiro?Haja vergonha, haja justiça.

HOnRaR a palaVRa dada CumpRiR E dEFEndER diREitOs

Maria Emília Neto de SousaPresidente da Câmara Municipal de Almada

quAndO nãO há PAlAvrAhAjA justiçA!

Page 4: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

Ambiente4

A Câmara de Almada vai avançar para a realização de um Plano de Ação Local para a

Biodiversidade.Este Plano irá sintetizar toda a informação existente sobre o património natural do concelho, caracterizar pressões e ameaças presentes e futuras e, a partir daí, definir prioridades de intervenção, objetivos e metas. O mesmo preparará um programa de ação com medidas concretas a adotar, em função do diagnóstico das prioridades estabelecidas. Vai ser desenvolvido em parceria com uma empresa sediada no concelho, a BIO3.

A importância deste planoAlmada, pela sua localização geográfica privilegiada, entre o Estuário do Tejo e o Oceano Atlântico, apresenta um clima que lhe confere uma riqueza e biodiversidade ímpares no contexto metropolitano. Aqui coexistem habitats e espécies muito diversas, incluindo várias espécies de animais e plantas endémicas, ou seja, que só existem no nosso país ou na Península Ibérica.

À escala global, existe uma tendência para o decréscimo da biodiversidade e do património natural do Planeta. São assim cada vez mais necessárias medidas efetivas, tanto globais como locais, que promovam a conservação da biodiversidade existente e invertam a sua perda a curto e médio prazo. Delas dependerá a adaptação à mudança dos ecossistemas e dos serviços ambientais que proporcionam e, como consequência, dos territórios e das comunidades que os habitam.Também em Almada este objetivo faz sentido. A proteção dos refúgios naturais e das espécies animais e vegetais que existem no nosso território devem merecer o cuidado e a atenção de todos. Almada tem vindo a realizar vários estudos de caracterização da biodiversidade do seu território, para se saber o que proteger e como. Têm vindo a ser criadas importantes ferramentas de planeamento e gestão ambiental, entre as quais se destaca a Estrutura Ecológica Municipal. A elaboração deste plano é mais um passo.

As Nações Unidas definiram a década de 2011-2020, como a Década da Biodiversidade, procurando trazer assim maior atenção mundial para um dos problemas mais relevantes para o futuro do Planeta: a perda contínua e irreparável da biodiversidade na Terra. Segundo dados da ONU, há atualmente quase 48.000 espécies ameaçadas em todo o Planeta, estando 17.000 destas em perigo de extinção. Ou seja, 21% dos mamíferos, 30% dos anfíbios, 12% das aves, 28% dos répteis, 37% dos peixes de água doce e 70% das plantas que conhecemos estão em risco de desaparecer. No arranque desta Década, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, referiu que “a taxa mundial de perda dessa diversidade não tem comparação na história e que muitos ecossistemas estão a ponto de ultrapassar limites para além dos quais não poderão recuperar.”

Mais informações sobre a Década da Biodiversidade: www.cbd.int/2011-2020

ViVeMOs A DécADA DA BiODiVersiDADe

pROtEgER O nOssO patRimóniO natuRal

almada pREpaRa planO dE açãO lOCal paRa a BiOdiVERsidadE

Page 5: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

Ambiente5

O que é a biodiversidade?A biodiversidade é a diversidade de vida na Terra. É o conjunto de todos os seres vivos, animais, plantas e seres microscópicos, e as suas interações nos ecossistemas e habitats onde vivem. O conceito biodiversidade inclui também a diversidade dentro de cada espécie.No nosso Planeta existem milhões de espécies que vivem em habitats tão diferentes como o solo de uma floresta, as rochas de uma praia, o fundo dos oceanos ou até o buraco de uma árvore.No concelho há também diferentes habitats e centenas de espécies que neles vivem e que deles dependem. Os ecossistemas só se podem manter com as espécies que aí vivem e, todas as espécies, inclusive o Homem, dependem desses ecossistemas para sobreviver.

O que são serviços ambientais?Serviços ambientais são as atividades, produtos e processos que a Natureza nos oferece gratuitamente. Ar puro, água limpa, solos férteis, florestas ricas em biodiversidade e alimentos, são serviços que nos são prestados pela Natureza. Embora não tenham um valor financeiro estabelecido, os serviços ambientais são essenciais para manter a vida na Terra tal como a conhecemos, pois deles dependem inúmeras atividades humanas como a agricultura (que precisa de solos férteis, da polinização e da água das chuvas) ou a indústria (que necessita de energia, água e matérias primas de qualidade).

Para saber mais:Divisão de Estudos e Gestão AmbientalTel. 21 272 25 [email protected]

a BiO3

nO COnCElHO Vai sER FEitO um planO inOVadOR quE pREtEndE salVaguaRdaR Os ValOREs natuRais dO tERRitóRiO E apREsEntaR mEdidas COnCREtas paRa a sua pREsERVaçãO

A Bio3 é uma empresa de Almada, fundada em 2005, especializada na consultoria, investigação e desenvolvimento de trabalho técnico no domínio da biodiversidade.A sua experiência tornou-a uma referência nacional na sua área de especialização. Foi galardoada com o estatuto de PME Líder em 2009, 2010 e 2011, sendo a única empresa a atuar exclusivamente na área da

biodiversidade a receber tal distinção. Em 2011 foi considerada uma das 174 PMEs mais inovadoras do país.É atualmente composta por uma equipa de 26 técnicos, tendo desenvolvido inúmeros projetos relacionados com processos de Avaliação de Impacte Ambiental, pós-Avaliação, gestão e ordenamento do território/biodiversidade e estudos de investigação aplicada.

Page 6: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

Ambiente6

Todos gostamos que as ruas de Almada estejam bonitas e limpas. E todos detestamos ser

surpreendidos por pisar “presentes” deixados na via pública por donos de cães sem cuidado. No entanto, ainda há munícipes que não ganharam o hábito tão simples de recolher os dejetos que o seu amigo de 4 patas deixou no passeio, na relva do jardim, na caldeira de uma árvore, ou na estrada.Os dejetos caninos sujam as ruas, incomodam as pessoas e podem ser um perigoso foco de transmissão de doenças, sendo as crianças as mais vulneráveis. A culpa não é do melhor amigo do homem, mas sim do seu dono que não respeita o espaço que é de todos.

O que fazerÉ fácil resolver este problema, com gestos simples:

Tendo ou não cão, todos podemos contribuir para acabar com os deje-tos caninos na via pública, informan-do e sensibilizando as pessoas que não têm cuidado.

Campanha municipalO Alberto e a Madalena também estão na rua a dar uma ajuda para espalhar

almada limpa, uma REspOnsaBilidadE dE tOdOs

pOR Ruas E jaRdins sEm dEjEtOs CaninOs

ainda Há pEssOas quE quandO VãO passEaR O sEu amigO dE 4 patas “sE EsquECEm” dE apanHaR Os “pREsEntEs” quE dEixOu nO EspaçO quE é dE tOdOs. a autaRquia VOlta a sEnsiBilizaR Os CidadãOs

esta mensagem. Estão a ser colocadas em vários locais do concelho, placas informativas sobre este tema, apelan-do aos donos dos cães que respeitem o espaço que é de todos.Existe ainda o Regulamento Munici-pal sobre a Circulação de Canídeos na Via Pública, que estabelece coi-mas que vão dos 150 aos 1500 Euros

para os donos, descuidados, de cães.A CMA e as Juntas de Freguesia têm vindo a instalar dispensadores de sacos em diferentes pontos do Concelho, onde os donos dos cães podem obter sacos e acondicioná-los depois de usados. Estes sacos são também disponibilizados nas Juntas de Freguesia.

Page 7: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

Ambiente7

inFRaEstRutuRas REnOVadas

smas inVEstEm mais dE 12 milHõEs dE EuROs

além da BEnEFiCiaçãO da EtaR da quinta da BOmBa E da ExECuçãO da EstaçãO ElEVatóRia dO sistEma dE dREnagEm dE águas REsiduais nO RapOsO, tamBém a REdE dE aBastECimEntO dE água dO FEijó E da Rua da liBERdadE Em almada VãO sER REnOVadas

Este mês arranca a segunda fase de remodelação da rede de abastecimento de água do

Feijó. Perto de 1,5 milhões de euros é quanto será investido pelos Serviços Municipalizados de Água e Sanea-mento (SMAS). Também a rede de abastecimento de água na Rua da Liberdade, em Almada, vai ser reno-vada. As obras desta empreitada vão custar 525 mil euros.Com um investimento de 9,7 milhões de euros, para breve está prevista a remodelação e beneficiação da ETAR da Quinta da Bomba, infraestrutura intermunicipal – Almada e Seixal, construída em 1994. A obra tem como objetivo aumentar a eficácia do tratamento secundário e acrescen-tar as etapas de desinfeção, na fase líquida, e de estabilização biológica de lamas, na fase sólida, com reutili-zação de efluentes e aproveitamento energético de biogás.

Intervenções em cursoOutra das ações em curso é a execu-ção da Estação Elevatória do Siste-ma de Drenagem de Água Residuais

no Raposo, área do Pia, Caparica. A empreitada contempla trabalhos de construção civil, instalações elétri-cas e do respetivo equipamento ele-tromecânico da estação elevatória. A obra levada a cabo pelos SMAS inte-gra também a execução de conduta elevatória de águas residuais, com uma extensão total de 450 metros. O traçado da conduta desenvolve-se ao longo das ruas de São Louren-ço Nascente e dos Três Vales, nas freguesias do Pragal e da Caparica, assegurando a elevação de caudais de águas residuais domésticas pro-venientes da zona alta do Bairro do Raposo. A reabilitação da conduta, em fase de conclusão, e a constru-ção da Estação Elevatória do Siste-ma de Drenagem de Água Residuais correspondem a um investimento de 322 mil euros.A empreitada integra ainda um con-junto de obras a realizar no âmbito do projeto “Emissário da Bacia Norte e Serviço à Costapolis”, que obteve cerca de seis milhões de euros de financiamento comunitário.

As intervenções na ETAR da Quinta da Bomba vão permitir o aproveitamento energético de biogás.

Page 8: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREIRo 2012

AtividAde municipAl8

Page 9: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRo 2012

AtividAde municipAl9

intERVEnçãO na aRBORizaçãO

CaCilHas E COVa da piEdadE ganHam nOVas áRVOREs

Os serviços municipais substituíram, em janeiro último, as árvores existentes

na Rua Comandante António Feio, em Cacilhas. A intervenção envolveu a marcação e remoção de sete árvores e a plantação de novas espécies de pequeno porte. Na Cova da Piedade (Rua Alexandre Herculano) foram removidas 14 árvores e foi também realizada a limpeza e redução da copa em outras 48 espécies. Na mesma rua foram ainda anuladas as respectivas caldeiras e a reparadas as danificadas.

Foto 1 – Na Rua Alexandre Herculano, na Cova da Piedade, os serviços municipais removeram 14 árvores e cortaram a copa a quase cinco dezenas de árvores

Foto 2 – Em Cacilhas, na Rua Comandante António Feio, foram removidas sete árvores e plantadas novas espécies

1 2

Page 10: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREIRo 2012

AtividAde municipAl10

aCOlHER E tRataR Os animais RECOlHidOs na Via púBliCa E COlOCá-lOs paRa adOçãO é O pRin-Cipal OBjEtiVO dO Canil muniCipal. a REalizaçãO dE CampanHas dE VaCi-naçãO E a COlOCaçãO dE idEntiFiCaçãO ElECtRóni-Ca é tamBém da sua REs-pOnsaBilidadE

Em 2011 foram adotados 119 cães no Canil Municipal. Um número que representa um

crescimento superior a 40%, face a 2010, ano em que foram adotados 70 animais. Este é um dado que não pára de crescer desde 2008, no qual apenas 13 pessoas levaram para casa estes “amigos” de quatro patas.Com o crescente número de ado-ções o Canil continua, assim, ano após ano, a cumprir os pressupostos que levaram a autarquia a criar este serviço.

Sala cirúrgica para breveAs condições de alojamento dos animais têm vindo a melhorar e já durante o primeiro trimestre deste ano será criada uma nova valência: a

sala cirúrgica.Esta sala permitirá dar resposta à lista de espera para a esterilização dos animais já adotados, assim como fazer a recuperação dos animais ao cuidado do canil - cuidados básicos, profilaxia e doação de sangue

Intensa atividadeEste é um serviço com uma intensa atividade. Só em 2011 foram recolhi-dos das ruas 172 cães. Além disso, foram entregues voluntariamente ao cuidado do canil, devido a situações de dificuldade económica, doença dos donos ou insalubridade, 12 animais. No ano passado, foram ainda va-cinados quase dois mil animais e colocadas mais de 400 identificações electrónicas (micro-chip).

AdoçõesQuem estiver interessado em adotar um animal de estimação, basta tele-fonar ou aparecer no canil para que seja desencadeado todo o processo. Os animais adotados recebem gra-tuitamente a vacina anti-rábica e o micro-chip de identificação.

Canil Municipal de AlmadaRua Bernardino Machado, Alto do Índio – Sobreda

Horário: de 2ª a 6ªfeira, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00

Vacinas e identificação electrónica: 4ªfeira, às 10h00 e à 2ªfeira (com marcação)

A nova sala cirúrgica vai permitir uma melhor recuperação dos cães que estão no canil e esterilizar os animais já adotados

Se procura um animal de estimação, saiba que no Canil Municipal são vários os cães que estão disponíveis para adoção

Em 2011 FORam adOtadOs 119 animais

númERO dE adOçõEs nO Canil CREsCEu mais dE 40%

Page 11: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRo 2012

AtividAde municipAl11

RECiClagEm E nOVOs HáBitOs dE COnsumO

FEstiVal ElECtRãO Visita almada

No próximo dia 25 de Fevereiro, Sábado, entre as 12h00 e as 20h00, a Praça S. João Baptista

em Almada, acolherá a iniciativa “Fes-tival Electrão”. Este evento itinerante, que já passou por várias cidades do país, pretende sensibilizar de uma forma lúdica e divertida, para a impor-tância da reciclagem dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE).O Festival inclui música, jogos, oferta de prémios e outras surpresas. A participação na iniciativa é comple-tamente livre mas, para poder tirar o melhor partido das ações a decorrer, traga aquela torradeira avariada, aquele brinquedo elétrico que já não funciona, e aquele aspirador sem arranjo, ou outros REEE’s que estão lá por casa, e troque-os no Festival por fichas que darão acesso a uma série de divertidos jogos ambientais.O destaque do Festival é o concerto dos “Ala dos Reciclados”, um grupo que irá apresentar um espetáculo com versões recicladas de grandes êxitos musicais dos anos 70 e 80.O Festival Electrão é uma iniciativa da Amb3E e conta com o apoio da CMA.

A importância de reciclar Terminada a vida útil dos mais diver-sos tipos de equipamentos eléctricos e electrónicos (computadores, televi-

sores, eletrodomésticos, centrais te-lefónicas ou servidores informáticos), estes dão origem aos REEE.A gestão destes REEE é fundamen-tal, uma vez que na sua composição estão incluídos componentes e subs-tâncias perigosas que têm de ser obri-gatoriamente removidas e tratados em separado (por exemplo pilhas/baterias, placas de circuitos impres-sos, ecrãs de cristais líquidos, entre outros) e também para permitir a recuperação de materiais que podem ser reintroduzidos no ciclo produtivo através da reciclagem.Entre os materiais e substâncias que apresentam riscos para o ambiente e para a saúde humana estão, por exemplo os metais pesados (mercúrio presente nas lâmpadas fluorescen-tes), ou os policlorobifenilos (PCB) presentes em condensadores, os

clorofluorocarboneto (CFC), presen-tes nos frigoríficos e aparelhos de ar condicionado, ou os retardadores de chama contendo Bromo (retardado-res de chama bromados adicionados aos componentes de plástico por questões de segurança, para evitar combustão durante a utilização).

Para saber mais:Divisão de Sensibilização e Educação AmbientalTel. 21 272 25 [email protected]

um dia animadO, CHEiO dE jOgOs amBiEntais E “músiCa RECiClada”, Vai tER lugaR Em almada CEntRO. OBjEtiVO? pROmOVER a RECiClagEm E daR uma Vida nOVa àquElEs apaRElHOs ElétRiCOs E ElEtRóniCOs quE tEm lá Em Casa E quE já nãO usa

Page 12: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREIRo 2012

AtividAde municipAl12

A Câmara Municipal e os Servi-ços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) termina-

ram 2011 sem qualquer dívida ven-cida a fornecedores e empreiteiros. Isto é: o Município transitou para 2012 com tudo pago a tempo e horas.Com uma taxa de execução orçamen-tal acima dos 90%, a realização da receita foi de 105,7 milhões de euros e a realização da despesa foi de 98,2 milhões de euros. Crise não poupa Almada Os números, apurados a 30 de dezembro, não escondem, porém, os reflexos da situação económica do país. Situação que se refletiu na re-

dução das receitas municipais de 6,5 milhões de euros em relação a 2010. Assim, segundo a presidente da autarquia, os resultados “revelam práticas de excelência, decorrendo de um orçamento rigoroso e de uma gestão eficiente.”

Contas consolidadasJá em dezembro, a autarquia apro-vou, em reunião pública, a Consolida-ção das Contas do Município (Câmara, SMAS e Ecalma) referente a 2010. Um documento exigido, pela primeira vez, aos Municípios portugueses, no decorrer da Lei das Finanças Locais.Segundo esse relatório, a solvabili-dade (saúde financeira) do Município

é bastante boa já que os fundos próprios do Município (isto é, patri-mónio e verbas que possui) superam em 4,5 vezes o passivo (empréstimos contraídos). Isto faz com que tenha uma autonomia financeira de 82%.Este documento revela ainda que, no final de 2010, o endividamento líquido municipal era nulo, significando uma capacidade de endividamento total.Além disso, o Município apenas utili-zou, em 2010, 39% do limite definido para endividamento de médio e longo prazo.Quanto ao endividamento a curto pra-zo, o Município não utilizou um euro.

muniCípiO EnCERROu anO COm ExECuçãO ORçamEntal supERiOR a 90%

COntas dE 2011 REVElam ausênCia dE díVidas

dEVidO a uma gEstãO RigOROsa dO ORçamEntO muniCipal, almada COntinua a apREsEntaR BOas COntas. apEsaR da CRisE, 2011 FOi mais um anO quE tERminOu sEm díVidas

Almada passou para 2012 sem qualquer dívida a fornecedores e empreiteiros

Page 13: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRo 2012

AtividAde municipAl13

Recolher o contributo dos cida-dãos para a construção das Opções do Município (Câmara

e SMAS) de 2013. Este é o objectivo do ciclo “Opções Participativas”, que vai realizar-se entre fevereiro e junho próximos.Tal como no ano passado, as “Op-ções Participativas” vão percorrer todas as freguesias do concelho, com a realização de vários fóruns de participação. Nessas sessões, abertas à população, os participan-tes poderão dar as ideias e sugestões que têm para o futuro de Almada.

Como participarNos fóruns de participação vão estar disponíveis impressos próprios para os cidadãos colocarem as suas ideias e sugestões por escrito.A participação pode também ser fei-ta on-line. Entre 17 de fevereiro e 30 de Junho, no site da autarquia será possível preencher um formulário específico para este fim, em www.m--almada.pt/op.

Câmara Municipal respondeÀ semelhança do que aconteceu em 2011, a todos quantos derem a

sua contribuição por escrito é-lhes assegurada resposta por parte da autarquiaApós a análise pelos serviços, as propostas serão consideradas aquando da construção das Grandes Opções do Plano de 2013.Em 2011 as opções Participativas realizaram-se por todo o concelho, tendo havido mais de centena e meia de sugestões.

até junHO sERá pOssíVEl daR O sEu COntRiButO paRa as OpçõEs dO planO dO muniCípiO dE 2013. Esta é mais uma EdiçãO das “OpçõEs paRtiCipatiVas”, quE Vai pERCORRER tOdO O COnCElHO COm FóRuns dE paRtiCipaçãO

As Opções Participativas vão regressar ao concelho com vários fóruns de participação

A realização deste ciclo inscreve-se na “Carta de Princípios da Participação dos Cidadãos do Concelho de Almada”. Essa Carta evidencia a aposta munici-pal no envolvimento da população nos processos e ações da vida local e nos valores da democracia.O documento coloca “preto no branco” o incentivo ao aprofundamento permanen-te do “processo de articulação e diálogo entre as populações e a Câmara Munici-pal”, o incentivo a uma participação cada vez maior da população, contribuindo também para a transparência e para a

CaRta dE pRinCípiOs ValORiza paRtiCipaçãO

CumpRindO a CaRta dE pRinCípiOs da paRtiCipaçãO dOs CidadãOs

autaRquia REaliza nOVO CiClO OpçõEs paRtiCipatiVas

responsabilização da atividade municipal.Segundo esta Carta, a participação de-senvolve-se, nomeadamente, através de três mecanismos: participação on-line, participação presencial em reuniões públicas e participação, por iniciativa pró-pria, através de diversos meios (correio, reuniões de câmara e/ou assembleias municipais).O documento pode ser consultado na íntegra em www.m-almada.pt (menu informação e participação.

Page 14: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREIRo 2012

AtividAde municipAl14

A autarquia, através de protocolo assinado com a junta de Freguesia, assegurou as verbas necessárias

na tRaFaRia E CapaRiCa

OBRas REqualiFiCam mERCadOs muniCipaisCOOpERaçãO EntRE a CâmaRa E as juntas dE FREguEsia paRa mElHOR sERViR as pOpulaçõEs

O novo telhado permite uma melhor iluminação, ao mesmo tempo que conserva uma temperatura agradável no interior do mercado

Duas freguesias do concelho – Trafaria e Caparica – estão a beneficiar de melhorias

nos mercados. O objetivo é tornar mais agradáveis as compras nestes espaços, assim como garantir melhores condições a quem neles trabalha. Na Trafaria, a nova cobertura do mercado, já colocada, permite um melhor aproveitamento da luz natural, com claras vantagens no que diz respeito a uma poupança na factura energética, e mantendo,

Page 15: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRo 2012

AtividAde municipAl15

ao mesmo tempo, uma temperatura agradável no interior do edifício.As obras decorrem no âmbito de dois protocolos, assinados entre a Câmara de Almada e a junta de Freguesia da Trafaria.Para além da substituição do telhado, o chão do mercado está também a ser substituído. As obras incluem ainda a colocação de novas bancadas de venda, a remodelação da rede de drenagem de águas e da instalação elétrica.

Estas obras, em execução pela Junta de Freguesia, correspondem, no seu conjunto, a um investimento da Câmara Municipal, no montante de 170 mil euros. Enquanto estiverem a decorrer os trabalhos de requalificação, o edifício onde funciona o mercado municipal da Trafaria está encerrado. O mercado alternativo está de portas abertas num outro edifício, localizado na Rua Guedes Coelho.

A presiedente da Câmara e a presidente da junta de freguesia da Caparica assinaram o protocolo para a realização das obras

Obras beneficiam também merca-do do Monte de Caparica Em 2011, a Junta de Freguesia da Caparica (JFC) avançou com a cons-trução de uma casa de banho para pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida e com a me-lhoria das casas de banho públicas existentes, no mercado. O investi-mento realizado pela JFC ascendeu a 6.600 euros.Durante 2012 verificar-se-á a bene-ficiação e reparação das instalações elétricas e da canalização da água potável do edifício.O custo destas últimas obras as-cende a cerca de 70 mil euros, um investimento suportado pela Câmara de Almada, no âmbito de um proto-colo assinado com esta junta.Recorde-se que, no âmbito dos protocolos de descentralização de competências celebrados entre a autarquia e as 11 Juntas de Fregue-sia do concelho, a gestão de diver-sos mercados municipais está sob responsabilidade destas últimas. Um exemplo claro da importância das Juntas de Freguesia na vida das populações.

As obras de beneficição do Mercado do Monte de Caparica vão abranger as instalações elétricas e de água potável

Page 16: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREIRo 2012

AtividAde municipAl16

A Loja do Munícipe (LM) centra-liza, desde outubro de 2009, num único espaço e num

único balcão de atendimento, vários serviços da Câmara Municipal de Almada e SMAS, o que evita várias deslocações aos diferentes locais de atendimento municipais.Em 2010, a LM registou mais de 16 mil atendimentos, um número que, no ano passado, aumentou consideravel-mente, para mais de 28 mil.

O que pode tratarNa LM é possível, por exemplo, licenciar uma obra, tratar de proces-sos de ocupação de espaço público ou de publicidade, obter certidões, pedir inspeções a elevadores, adqui-rir senhas de refeição nas escolas básicas, bem como comprar bilhetes

e passes Flexibus.Quanto aos SMAS, pode pagar a factura da água, comunicar a leitura do contador, realizar ou rescindir o contrato de fornecimento de água e de recolha de águas residuais e alte-rar a morada.A Loja do Munícipe emite também certificados de registo de cidadãos da União Europeia e a emissão de certifi-cados de registo de cidadãos da União Europeia em caso de extravio, roubo ou deterioração.

Para mais informações aceda ao link da Loja do Munícipe em www.m--almada.pt

Como funcionaA Loja do Munícipe tem cinco balcões de atendimento único, um posto de informações rápidas e postos multi-média, que permitem acesso gratuito à internet, onde pode aceder aos sites municipais e serviços online. Existe igualmente internet wireless disponível em toda a Praça MFA e as instalações estão preparadas para cidadãos com mobilidade reduzida.

Como chegarA Loja do Munícipe está localizada na zona pedonal e central de Almada (Praça MFA nº9), funcionando de 2ª a 6ªfeira, das 9 às 18 horas (não encer-ra à hora de almoço).Utilizando o Metro Sul do Tejo (linhas 1 ou 3), deve sair na paragem “São João Baptista”. Se se deslocar de au-tomóvel, pode utilizar os parques de estacionamento cobertos, existentes na Praça da Liberdade, Largo Gabriel Pedro ou Av. Afonso D. Henriques (antiga oficina da Citroen).

Para mais informaçõesTel.: 212 739 410Fax: 212 739 [email protected]

lOCalizada nO CEntRO dE almada

lOja dO muníCipE quasE dupliCOu atEndimEntOs

Esta “Loja” centraliza, num único espaço, todos os serviços da Câmara Municipal de Almada e SMAS

A Loja do Munícipe está instalada na Praça MFA, nº9

sãO Cada VEz mais Os almadEnsEs quE RECORREm a EstE EspaçO, quE CEntRaliza tOdOs Os sERViçOs da CâmaRa dE almada E smas

Page 17: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRo 2012

AtividAde municipAl17

Os presidentes das Câmaras de Almada, Seixal e Sesimbra

voltaram, no passado dia 18 de janeiro, a exigir uma audiência com ministro da Saúde. Em causa está suspensão da construção do Hospital do Seixal, que afeta a capacidade de resposta do Hospital Garcia de Orta.O pedido foi dado no seguimento de uma concentração junto ao ministério da Saúde, que reuniu autarcas e população dos três concelhos. Na ocasião foram ainda entregues, simbolicamente, uma corda com mil fitas azuis mais de 2500 subscrições da população em consulta pública (sobre a construção do Hospital do Seixal).Recorde-se que a primeira solicitação de reunião foi feita pelos três autarcas em Julho do ano passado.

Garcia de Orta “pelas costuras”Além de ser absolutamente necessário avançar-se com a construção de um novo hospital no concelho do Seixal, as autarquias estão preocupadas com a atual situação do Garcia de Orta.Segundo dados recentes, neste hospital há uma lista de espera

para 7 mil cirurgias e para 26 mil consultas externas. Além disso, existem atualmente 80 médicos a menos e com a chamada reorganização hospitalar em curso, poderá estar em risco a urgência polivalente. Uma complexa situação que agrava ainda mais a vida a quem tem de se deslocar a este hospital.

População a maisNeste momento o hospital de Almada serve três concelhos, com mais de 400 mil pessoas residentes,

O Hospital Garcia de Orta serve uma população de mais de 400 mil pessoas

A 18 de janeiro autarcas e população concentraram-se frente ao Ministério da Saúde

nEstE mOmEntO O HOspital gaRCia dE ORta pOssui 80 médiCOs a mEnOs. tEm listas dE EspERa paRa COnsultas ExtERnas E CiRuRgias muitO ElEVadas. a uRgênCia pOliValEntE pOdE EstaR Em RisCO

COnstRuçãO dO HOspital dO sEixal nãO aVança

autaRquias pREOCupadas COm HOspital gaRCia dE ORta

rondando a sua área de abrangência as 800 mil pessoas, na medida em que, sendo um hospital Central “tampão” a Lisboa, dirigem-se para aqui várias pessoas oriundas do sul do país.Além disso, todos estes números, associados ao encerramento de alguns equipamentos de saúde e de milhares de pessoas sem médico de família, fazem com que o HGO tenha de dar resposta ao triplo da população para que foi estimado e construído.

Page 18: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

NotÍCiAS do CoNCelHo18

Há cerca de um ano, Ana Correia e Nuno Mesquita resolveram arriscar e criar um projeto ino-

vador dedicado ao desenvolvimento, produção e comercialização de hand-planes, pranchas de mão em cortiça para a prática do bodysurf (arte de apanhar ondas com o corpo) e alaias, finas pranchas de surf em madeira de paulownia (caracterizada pela sua resistência e durabilidade). Da paixão pelo mar e pelo surf, partilhada pela dupla de amigos, nasceu o projecto Ahua.O lançamento da marca no mercado está agendado para 21 de Março. Neste momento, a Ahua já dispõe de vários protótipos e prepara-se para arrancar com o processo de comer-cialização na loja on-line do site da empresa (www.ahuasurf.com) e em lojas da especialidade.

Incubação no Madan ParqueA inovação e originalidade do projeto valeu-lhes a atribuição de uma men-ção honrosa, em Outubro de 2010, no

Poliempreende, concurso de ideias que tem como objectivo promover o empreendedorismo. Esta distinção garantiu-lhes a possibilidade de instalação no Madan Parque. Além da proximidade com a Costa da Caparica, zona privilegiada para a prática do surf, para Ana Correia e Nuno Mesquita, a incubação no Madan Parque representa um impor-tante passo. “Vamos estar inseridos num meio empresarial e tecnológico que nos permite angariar contac-tos institucionais, com potenciais fornecedores e clientes, além de nos colocar à disposição ferramentas de apoio ao nível da gestão, finan-ciamento, proteção da propriedade intelectual e registo de marcas e patentes”, explicam.A funcionar há mais de uma década, o Madan Parque tem como principais associados a Câmara Municipal de Almada, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, a Uninova – Insti-

tuto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias e a Câmara Municipal do Seixal (desde Outubro de 2002). Além da incubação de mais de 130 empresas desde o seu início, o Madan Parque tem como missão promover a inovação e transferência de tecnologia através de projetos empresariais.

A aposta na cortiça Além de inovadora, a aplicação da cortiça na produção de pranchas de bodysurf diferencia o produto final da oferta do mercado. Impermeável e resistente, este material natural e amigo do ambiente é ainda leve e flutuante.Tanto as alaias como os handplanes terão um preço semelhante aos da concorrência. “Conseguimos criar um modelo de negócio que nos permite oferecer aos nossos clientes produtos de qualidade superior” con-cluem os mentores da Ahua.

madan paRquE aCOlHE EmpREsa inOVadORa

pROjEtO aHua pROduz pRanCHas Em CORtiça

O projeto empresarial de Ana Correia e Nuno Mesquita vem dar resposta a uma lacuna no mercado nacional, valorizando recursos naturais como a cortiça, explorando o potencial turístico da frente atlântica do concelho

a mEnçãO HOnROsa atRiBuída pElO COnCuRsO naCiOnal pOliEmpREEndE E a instalaçãO nO madan paRquE - a 3ª mElHOR inCuBadORa dE EmpREsas dO mundO - dERam asas aO sOnHO dE dOis jOVEns apaixOnadOs pElO suRF: a pROduçãO dE pRanCHas dE BOdysuRF Em CORtiça. O nEgóCiO ORiginal sERá lançadO nO mERCadO a 21 dE maRçO

Page 19: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

NotÍCiAS do CoNCelHo19

O Grupo Concelhio de Idosos de Almada apresentou, a 12 de janeiro, o Plano Gerontológico

do Concelho de Almada, no Fórum Romeu Correia. Melhorar a qualida-de de vida das pessoas idosas é o principal objectivo deste documento estratégico, que será operacionaliza-do entre 2012 e 2014.O desenvolvimento de uma aplicação informática para a gestão da lista de espera comum a todas as insti-tuições de solidariedade social do concelho, a criação de um programa de formação específico na área das demências e a implementação de um programa de formação para cuida-

dores e para voluntários são apenas algumas das medidas contempladas no Plano Gerontológico do Concelho de Almada (PGCA), o primeiro a ser divulgado em Portugal, no ano em que se assinala o envelhecimento ativo a nível europeu. Prevista está também a sensibiliza-ção para a participação em projetos de voluntariado e para a prática da atividade física, a promoção da esco-larização da comunidade sénior e a elaboração de um Manual de Gestão e Prevenção de Negligência, Abusos e Maus Tratos a Idosos.

Um exemplo a seguirNo fórum de participação, onde foi apresentado o plano, a jurista Paula Guimarães, responsável pelo Ga-binete de Responsabilidade Social do Montepio Geral, alertou para a inexistência de uma estratégia nacional sobre o envelhecimento da população. E porque “os bons projetos têm de ser disseminados”, como defende Paula Guimarães, a responsável ma-nifestou a disponibilidade da Funda-ção Montepio em garantir os meios necessários para a realização de um roadshow por outros municípios de dimensão e características urbanas

semelhantes. A ideia é divulgar o PGCA, desafiando outras cidades a seguirem os mesmos passos.

População envelhecidaO diagnóstico elaborado pelo Grupo Concelhio de Idosos de Almada (GCIA), no âmbito do PGCA revela um acentuado índice de envelheci-mento, sobretudo nas freguesias de Almada, Cova da Piedade e Laran-jeiro. A população sénior é maio-ritariamente feminina. Os utentes das instituições locais, que apoiam munícipes em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica, têm 75 ou mais anos. Criado em 1981, o GCIA integra mais de duas dezenas de instituições lo-cais, cuja missão é garantir a cidada-nia ativa dos idosos do concelho.

Conselho Local de Acção Social de Almada Tel.: 212 766 427 www.clas-almada.com

Grupo Concelhio de Idosos de [email protected]

tORnaR almada um COnCElHO Cada VEz mais amigO das pEssOas idOsas, EstimulandO O EnVElHECimEntO atiVO E aumEntandO a qualida-dE dE Vida à mEdida quE as pEssOas EnVElHECEm. é EstE O OBjEtiVO dO planO gEROntOlógiCO dO COnCElHO dE almada, O pRimEiRO a sER lançadO nO país

nO anO EuROpEu paRa O EnVElHECimEntO atiVO

almada aVança COm planO gEROntOlógiCO piOnEiRO

Na apresentação do plano estiveram presentes Cecília Cavalheiro, em representação do Instituto da Segurança Social, António Matos, Vereador do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Almada, Elisabete Brasil, da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, que moderou o debate, e o padre Fernando Belo, do Centro Social e Paroquial de Almada

Page 20: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

NotÍCiAS do CoNCelHo20

Mais de sete décadas depois da sua abertura oficial, o Semi-nário de São Paulo, situado

em Almada Velha, celebrou, a 25 de Janeiro, o dia do seu patrono. A eucaristia conduzida pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, deu início às comemorações. O momento litúrgico foi acompanhado pelas no-tas musicais da flauta de Rão Kyao, que ecoaram na igreja do Seminário Maior da Diocese de Setúbal. Du-rante a cerimónia religiosa foram instituídos três seminaristas.À noite, a sessão cultural contou com a presença de Teresa Salguei-ro. A Sala Pio XII, antiga adega dos frades do seminário, encheu-se para ouvir a voz da conceituada cantora portuguesa, que presenteou a assis-tência com três temas de “Mistério”, o próximo álbum, o primeiro compos-to por originais de Teresa Salgueiro, com lançamento previsto durante o primeiro semestre de 2012.

Monge do Convento da Arrábida homenageadoAcompanhada de três dos quatro músicos que integram o projeto musical, Teresa Salgueiro interpre-tou os temas “A estrada”, “A partida” e “Elegia”, este último inspirado num poema de Frei Agostinho da Cruz (século XVI), “o maior poeta místico de Portugal”, nas palavras do Padre Rodrigo Mendes, vice-reitor do semi-nário. Uma homenagem ao monge do Convento da Arrábida, local onde foi gravado o álbum “Mistério”.A cantora mostrou-se bastante emo-cionada por apresentar ao público, pela primeira vez, o tema “Elegia” e agradeceu e saudou o seminário pela sua já longa história. Para assinalar este momento único, o vice-reitor do seminário ofereceu a Teresa Sal-gueiro uma reprodução da primeira edição das obras de Frei Agostinho da Cruz.

“Sopro de Vida” alcança 10 mil cópiasTambém Rão Kyao acompanhou com a sua flauta o hino do Seminário de Almada, cantado pelos seminaris-tas. Durante a cerimónia o músico recebeu uma reprodução de uma estatueta encontrada no seminário que representa São Paulo pregando. Esta oferta evoca os dez mil exem-plares alcançados num ano pelo CD “Sopro da Vida”, gravado na igreja do Seminário de São Paulo.Na sessão cultural, Teresa Salgueiro acompanhou ainda o coro dos semi-naristas em três cânticos litúrgicos que evocam a mensagem de São Paulo. Com o tema da tradição po-pular “Malhão de Cinfães”, integrado no último álbum “Matriz”, a cantora encerrou as celebrações de uma forma animada, acompanhada pelo público.

nO dia 25 dE janEiRO O sEmináRiO dE sãO pau-lO assinalOu O dia dO sEu santO padROEiRO dE uma FORma EspE-Cial. além da EuCaRis-tia, aCOmpanHada pEla Flauta dE RãO KyaO, tamBém a CantORa tE-REsa salguEiRO maRCOu pREsEnça na sEssãO CultuRal

COm tEREsa salguEiRO E RãO KyaO

sEmináRiO dE almada CElEBRa santO padROEiRO

Os seminaristas cantaram o hino do seminário acompanhados por Rão Kyao. Também Teresa Salgueiro (em baixo) interpretou alguns temas do seu próximo CD

Page 21: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

educAção21

na CHaRnECa dE CapaRiCa

autaRquia COnstRói maiOR EsCOla BásiCa dO COnCElHO

Na Charneca de Caparica, Quinta de Santa Teresa, está a nascer a maior escola básica do con-

celho. Com capacidade total para 375 alunos, a escola terá 15 salas, sendo três para o pré-escolar e 12 para o 1º ciclo. Vai abrir no início do ano letivo 2012/2013. Este novo estabelecimento de ensino vai ter ainda uma biblioteca escolar, refeitório e cozinha, sala polivalente, espaço para a associação de pais, gabinetes de trabalho, instalações

sanitárias e balneários. No exterior, vai contar ainda com áreas de recreio coberto, campo de jogos, zona de jogos lúdicos, área para horta pedagó-gica e zona de recreio livre.O investimento municipal ultrapassa os dois milhões de euros, compartici-pado a 50% por fundos comunitários.O lançamento da primeira pedra, ato que marca o início da construção (uma prática do município após o Visto do Tribunal de Contas), decorreu no passado dia 10 de janeiro.

As meninas e meninos do Jardim-de-Infância de Vale Rosal brindaram todos os presentes com uma atuação musical.

O projeto Almada Cresce Contigo vai ser alargado a mais dois agrupamentos de escolas,

abrangendo 1522 novos alunos.Este serviço pretende tornar mais fácil e cómoda a gestão diária e mensal das refeições e do prolongamento de horário, a partir da Loja do Munícipe, dos quiosques electrónicos instalados

nos agrupamentos e ainda através do site Almada Cidade Educadora. Para uma melhor utilização do serviço é necessário que os encarregados de educação conheçam as regras. Lem-bramos algumas.

Facilitar a gestão das refeições…As ementas estão disponíveis para con-sulta, mesmo pela Internet. É obrigató-rio agendar as refeições pelo menos até ao dia anterior às mesmas. Adquiri-las no próprio dia implica o pagamento de uma taxa adicional. Para que as crianças nunca fiquem sem acesso aos refeitórios, não é permitido um saldo negativo de três ou mais refeições. Os pais podem recorrer a um sistema de alerta gratuito, via e-mail. É ainda possível cancelar refeições, evitando que a comida seja desperdiça-da. As desmarcações têm de ser feitas até às 10h do próprio dia. O sistema bloqueia automaticamente o acesso ao

refeitório caso não se consumam cinco vezes as refeições ou se tenha excedi-do o limite do saldo negativo.

Garantir o prolongamento de horárioPara o prolongamento de horário também é necessário ter atenção aos prazos. Os pagamentos são feitos mensalmente e na íntegra, até ao dia 10 de cada mês, entre Setembro e Junho, através dos quiosques e da Loja do Munícipe. A falha neste pagamento, 15 dias após a data limite, implica a suspensão imediata destes serviços. Caso o agregado familiar altere a sua realidade – despedimento por exemplo – deve colocar a sua situação ao servi-ço de ação social escolar, a funcionar na escola sede do agrupamento. Com este serviço, pretende-se facilitar a gestão diária das famílias e participar com responsabilidade na frequência escolar das nossas crianças.

mais dOis agRupamEntOs

“almada CREsCE COntigO” tamBém COntinua a CREsCER

Page 22: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

culturA22

instrumentos bem populares, como o acordeão, as caixas de ritmos e outros instrumentos de percussão, e conseguiram criar músicas que nos remetem para os primeiros anos após o 25 de abril. Da indumentária ao vocabulário, passando pela atitude provocatória, os Homens da Luta prometem um espetáculo original e, onde a brincar a brincar, se dizem ver-dades. E como é Carnaval, ninguém leva a mal.

Carnaval dos mais pequenosO Carnaval das Escolas e Instituições de Infância do concelho de Almada, uma tradição anual, volta a sair à rua

dEsFilE das EsCOlas na taRdE dE 16 dE FEVEREiRO

HOmEns da luta nO COnCERtO dE CaRnaVal a19 dE FEVEREiRO

Almada celebra este ano o Car-naval no dia 19 de fevereiro, a partir das 15 horas, com um es-

petáculo musical, na Praça São João Baptista, bem no centro da cidade. Os Homens da Luta são os artistas convi-dados. A entrada é livre.Face à conjuntura económica que o país atravessa, com reflexos muito negativos nas autarquias locais, foi tomada a opção pelo Carnaval das crianças e concerto para a população, não se realizando, este ano, o tradicio-nal desfile carnavalesco.

E o Povo, Pá?Neto e Falâncio, agora acompanhados

por músicos profissionais, apresen-tam-se em Almada com a “Cantiga é uma Arma!”, música de intervenção, de raízes tradicionais e humorísticas.Os Homens da Luta, fervorosos per-sonagens revolucionários do progra-ma “Vai Tudo Abaixo”, da SIC, são dois nomes incontornáveis no panorama do humor em Portugal. Em 2011, venceram a 47ª edição do Festival da Canção com “A Luta é Alegria” e representaram Portugal no Festival Eurovisão da Canção, re-alizado em Düsseldorf, na Alemanha, onde não conseguiram atingir a final.Ao megafone, à guitarra e ao kiriki-ri, Neto e Falâncio juntaram outros

Page 23: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

CUltURA23

com a participação de milhares de crianças, jovens, professores, auxilia-res de ação educativa, pais e encarre-gados de educação.Temas como o ambiente, o património, a cidadania ou o imaginário infantil, são concebidos, trabalhados e desen-volvidos, ao longo do ano letivo, por alunos e docentes. O resultado final é um desfile cheio de cor, criatividade e folia que conta com sempre com a participação entusiasta da população.O Carnaval das crianças está marca-do para 16 de fevereiro, a partir das 14h30, entre a Praça da Liberdade e a Av. Rainha D. Leonor.

nEtO, O COntEstatáRiO dE mEgaFOnE, E FalânCiO, O HOmEm da ViOla E dO KiRiKiRi, VãO EstaR Em almada nO dOmingO dE CaRnaVal

Além da música, na tarde de domingo haverá muita animação com várias atividades para as famílias. Um programa promovido pela Associação “O Mundo do Espetáculo”, especialmente para este dia.

14h30/17h30 Parque Urbano “Vamos transformar-nos em animais” Oficina de construção de máscaras de animaisA partir dos 5 anos

14h30/17h30 Parque Urbano “Sons de Samba”Oficina de construção de instrumentos musicaisA partir dos 6 anos

18h00 Parque Urbano A toque de gaitaOficina de construção de instrumentos musicaisA partir dos 4 anos

14h30/17h30 Parque Urbano Rostos do MundoOficina de construção de máscaras do mundoA partir dos 6 anos

14h30/15h30 Fórum Romeu Correia Danças Europeias

14h30/17h30 Parque Urbano Chapéus há muitos!Oficina de construção de chapéus

14h30/15h00/15h30/16h00 Fórum Romeu Correia Fazer de contoAnimação do Conto

14h00/17h30 Entrada do Fórum Romeu Correia Face Painting

15h00/17h30 Entrada do Fórum Romeu Correia Modelagem de Balões

14h30/17h30 Praça da Liberdade Andas

atEliERs paRa as Famílias

Desfiles das crianças

Page 24: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

culturA24

Almada continua a assumir-se como território de cultura. A Câmara Municipal aprovou

por unanimidade a atribuição de uma verba de 350 mil euros para a Com-panhia de Teatro de Almada, o Teatro Extremo e a Companhia de Dança de Almada, de forma a apoiar estas três importantes estruturas de criação e produção do concelho.Uma das primeiras decisões do início de 2012 foi a atribuição destes apoios, que são disponibilizados por antecipação, para que as estrutu-ras culturais possam assegurar a execução das suas programações culturais. Num tempo de cortes anunciados pelo Governo, também ao nível da cultura, a autarquia assume, com significativo esforço, este investi-mento, numa opção clara de apoio a projetos que contribuam para desenvolver e projetar Almada como território de cultura, saber e co-

nhecimento, e que, inegavelmente, também asseguram a dinamização da economia local.

Companhia de Teatro de Almada:programação de excelência apesar dos cortesO valor artístico, a sua importância cultural e a dimensão da Companhia de Teatro de Almada (CTA), justificam o apoio da Câmara de Almada, este ano no valor de 200 mil euros. Em termos de movimentação de públicos, os números são claros. Em 2011 registaram-se cerca de 30 mil espetadores, para além dos 16755 do Festival de Almada, sem contar com as equipas técnicas que põe de pé este evento, mais de 320. Por isso, apesar de não ser fácil fazer esta contabilização, é importante ava-liar, para além da promoção da cultura e do saber, o que significa, em termos locais, esta imensa afluência de pesso-as ao concelho, consumindo refeições,

procurando alojamento, circulando e conhecendo este nosso território. Com uma equipa de 32 pessoas, a CTA prevê a produção de cinco peças de teatro (três das quais em estreia) e uma ópera, para além de acolher 44 produções, mais oito do que no ano anterior, apesar ter recebido menos 263 mil euros da secretaria de Estado da Cultura. Dos espetáculos acolhidos, 13 são de teatro (sete em estreia), nove de dança (três em estreia) e 22 ao nível da música. Para 2012, a estimativa da Companhia é que acorram aos espetáculos do Tea-tro Municipal cerca de 22 mil pessoas, para além dos 15 a 20 mil espetadores previstos para o Festival.

Teatro Extremo:formar o pequeno públicoO Teatro Extremo foi criado em 1994 com o objetivo de desenvolver projetos para o pequeno público, promovendo a educação dos futuros espetadores.

Em 2011 contabilizaram-se 30 mil espetadores no Teatro Municipal de Almada e mais de 16 mil, só durante o Festival

almada apOia a CRiaçãO

CâmaRa inVEstE 350 mil EuROs nO tEatRO E na dança

Page 25: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

CUltURA25

Com uma equipa de 10 trabalhado-res, o Extremo garante em 2012 a estreia de uma peça, Salamaleque, e a reposição de cinco outras produções – Estória Abensonhada, O Rei Vai Nu, Einstein, Maria Curie e Velho Palhaço Precisa-se, sendo que as seis vão tam-bém estar em itinerância. O Extremo recebe este ano, da Câmara Municipal de Almada, uma verba de 70 mil euros para a sua regular atividade na área da produção teatral, e 35 mil euros para apoio à 17ª edição do Fes-tival Sementes – Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público. Em 2011 verificaram-se entre 25 a 30 mil espetadores, nas peças e ação educativa também promovida pelo Extremo.Para além dos espetadores e das equi-pas técnicas e de atores, que acabam por circular e consumir nas imediações dos espetáculos, existe ainda outra dinâmica gerada pela criação teatral. A adjudicação da construção dos

figurinos de algumas peças é feita às pessoas da terra, o que também prova que “a cultura faz mexer tudo”, lembra a direção. A cultura é um investimento a longo prazo, garantem, lembrando ainda que só o Extremo devolveu ao Estado, em IVA e descontos para a Segurança Social, cerca de 53 mil euros.

Companhia de Dança de Almada:novos públicos e bailarinosA CDA mantém uma atividade pro-fissional regular, dispondo de uma equipa permanente composta por 22 elementos entre direção, professores, bailarinos, técnicos e produção. Estes colaboradores asseguraram a atividade artística e pedagógica, e o trabalho de produção, divulgação, promoção e secretariado da companhia.Em 2011 contabilizaram-se 8.800 es-petadores, 50 espetáculos realizados em Almada e em digressão nacional e internacional, mais de 2900 participan-

tes nas ações pedagógicas realizadas. Destaque ainda para a Quinzena de Dança de Almada que, só o ano pas-sado, trouxe a Almada 30 companhias nacionais e estrangeiras, num total de 200 participantes, entre coreógrafos, bailarinos, professores, programadores e técnicos.Em 2012, a CDA tem programados cinco novos programas e uma estimati-va de 50 apresentações, duas estreias, uma das quais premiada no festival Fira de Teatre Al Carrer, em Tàrrega, Espanha, com o 1º prémio para o me-lhor espetáculo em sala. A Câmara Municipal de Almada atribui uma verba de 45 mil euros, tendo em conta o valor artístico da CDA, já com 22 anos de existência, e a importância da sua atuação ao nível da formação de públicos, a criação coreográfica, e a formação profissional e o intercâmbio de artistas, para além do estímulo a novos talentos entre os jovens do concelho de Almada.

Foto

: ©P

edro

Soa

res

Espetáculos do Teatro Extremo, Companhia de Dança de Almada e Companhia de Teatro de Almada

Page 26: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

culturA26

FadO, pOEsia E tEatRO Em FEVEREiRO

“sEnHORa dO mOntE” na VOz dE jOana CRuz

A Companhia de Dança de Almada estreia, a 3 de março, “Jogos de Letras”, um espetáculo infantil

inspirado no livro de poemas contem-porâneos “Estas São as Letras”, de Mário Castrim. A coreografia é de Nuno Gomes. Neste bailado, para maiores de quatro anos, o alfabeto é retratado a partir da imagem e do som de cada letra. As características visuais e lúdicas do texto vão permitir estimular o desen-volvimento coreográfico a partir não apenas da imagem, como do som de cada letra. O convite à participação, no lugar ou em cena, é lançado ao público em diversos momentos do espetáculo.“Jogo de Letras” pode visto por famí-lias, no Fórum Romeu Correia – Audi-tório Fernando Lopes-Graça nos dias 3 (16h00) e 4 (11h00) de março. A 1 (15h00) e 2 (10h30 e 15h00) de março, as sessões são dedicadas às escolas.

COmpanHia dE dança dE almada

“jOgOs dE lEtRas” paRa CRianças

A Casa do Fado regressa dia 12 de fevereiro, às 16 horas, ao Fórum Municipal Romeu

Correia – Auditório Fernando Lopes--Graça com o espetáculo “Senhora do Monte”.Este mês, Joana Cruz é a fadista convidada, sendo acompanhada por Óscar Torres (contrabaixo), Hugo Edgar (guitarra portuguesa) e André Santos (viola). Ainda em fevereiro, as atrizes Joana Brandão e Maria João Abreu conti-nuam com o ciclo de poesia “Poemas que Marcam”. Esta segunda ses-são incide sobre o Romantismo e o Realismo na Poesia Portuguesa. Para ouvir dia 19, às 16 horas.Sempre à 4ªfeira (21h30), o Auditório Fernando Lopes-Graça, apresenta sessões de cinema de autor. Assim, pode ver os seguintes filmes: “O Miúdo da Bicicleta”, de Jean-Pierre Dardenne (dia 8), “Crazy Horse”, de Frederick Wiseman (dia 15), “Terça, depois do Natal”, de Radu Muntean (dia 22) e “Carancho – Abutres”, de Pablo Trapero (dia 29).

Page 27: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

CUltURA27

A “Missa da Galo” é um espetáculo de teatro para maiores de 12 anos

“A Magia da Polaroid” mostra má-quinas fotográficas de 1948 (ano da produção da primeira máquina instan-tânea) a 2010 (ano da comercialização da primeira máquina instantânea digital). Os exemplares expostos celebram a memória da popularização da fotogra-fia instantânea e do inventor Edwin Herbert Land, fundador da Polaroid Corporation.O comissário científico da exposição é Raul Cunca, professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, exercendo, a partir de 2008, a coordenação da Área de Design de Equipamento. “A Magia da Polaroid” está patente entre 4 de fevereiro e 29 de abril.

Patente na Galeria do Pátio da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, esta é uma

exposição que apresenta uma coleção de 60 modelos de máquinas fotográfi-cas instantâneas Polaroid e que fazem parte da coleção de Raul Cunca.

COlEçãO dE Raul CunCa

“a magia da pOlaROid” na Casa da CERCa

Missa do Galo” é uma peça baseada na estrutura dra-mática e litúrgica da missa

católica romana, e inspirado nas ve-lhas missas festivas transmontanas. Os textos são de Carlos Tê e Manuel Paulo. A encenação é de Luísa Pinto.Este espetáculo vai estar em cena no Teatro Municipal de Almada (TMA), no dia 11 de fevereiro, às 21h30. Ainda este mês, as solistas da Or-questra Gulbenkian, Cecília Branco e Alexandra Mendes (Violino), Barbara Friedhoff (Viola) e Maria José Falcão (Violoncelo) vão interpretar obras do pianista e discípulo de Liszt, José Vianna da Motta (1868-1948) e do compositor checo Bedrich Smetana (1828-1884). O concerto está marca-

do para 12 de fevereiro, às 16 horas.A 17 de fevereiro, às 21h30, António Pinho Vargas apresenta-se, a solo e ao piano, no TMA. Este composi-tor, músico e ensaísta português já gravou oito discos de jazz, compôs óperas, uma oratória, peças para orquestra (incluindo uma obra sinfóni-ca), obras de câmara e ainda música para filmes.O Teatro Municipal de Almada recebe, a 25 de fevereiro, às 21h30, os Dead Combo. Tó Trips (guitarra) e Pedro Gonçalves (contrabaixo, kazoo, meló-dica e guitarras) têm já um percurso surpreendente e aclamado pelo público e pela crítica. O último álbum do grupo, “Lisboa Mulata”, foi lançado em 2011.

tEatRO E músiCa Em FEVEREiRO

“missa dO galO” nO tEatRO muniCipal

Foto

: ©M

igue

l d’A

guia

m

Page 28: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

culturA28

FundadORa da planEta tangERina Em almada

“tínHamOs FOmE dE FazER liVROs”

Isabel Minhós Martins, uma das fun-dadoras da editora Planeta Tangeri-na, esteve na biblioteca central, no

Fórum Municipal Romeu Correia para apresentar a sua obra “Para onde vamos quando desaparecemos”. Mais de 25 crianças esperavam-na na sala infanto-juvenil onde, depois de ouvirem a história se aperceberam que, na verdade, podemos ir para sí-tios incríveis como as meias, subir aos céus como as nuvens, formar praias como as areias, ir dançar ou dançar enquanto dormimos que “é melhor do que nada”, explicou a escritora, garantindo que “o nada é um sítio

demasiado vazio para alguém estar”. Seguiu-se um atelier onde os mais novos construíram o seu livro, com caminhos e histórias por inventar.

Um Planeta premiadoA Planeta Tangerina foi fundada por Isabel Minhós, Bernardo Carvalho, Madalena Matoso e João Abreu, todos amigos e colegas na Faculdade de Belas Artes. “Quando terminámos o curso, deu-se o feliz acaso de traba-lharmos todos juntos” numa revista infantil, que durou alguns anos, expli-ca Isabel. “Foi muito intenso, deu-nos muita experiência mas começamos

a sentir algum cansaço de fazer um trabalho que ia para as bancas e de-pois desaparecia”, continua a autora. Por isso, “começou a crescer em nós a necessidade de fazer uma coisa mais durável no tempo, com maior qualidade”. Assim nasceu a Planeta Tangerina. “Quando começamos a editora tínhamos tanta fome de fazer livros que não deixávamos ninguém entrar”, continua Isabel, lembrando que hoje já colaboram com outros escritores e ilustradores externos. Editaram a primeira obra em 2004, um pouco “à experiência”, confessa. Desde então

a planEta tangERina Faz paRtE da lista dE nOmEadOs aO pRémiO alma 2012 (astRid lindgREn mEmORial awaRd), O maiOR pRémiO intERnaCiOnal paRa litERatuRa inFantil E juVEnil.

Isabel Minhós tem livros publicados em Espanha, França, Inglaterra, Itália, Brasil, Noruega e Coreia

Page 29: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

CUltURA29

O programa de promoção do livro e da leitura para famílias realiza-se todos os sábados, às 16h, nas bibliotecas de Almada e Feijó. Inclui atividades diversi-ficadas como: hora do conto, oficinas e

encontros com escritores. Só em 2011, realizaram-se 884 horas do conto, 772 oficinas e 501 atividades especiais, nas quais participaram 2157 pessoas.

PrOMOçãO DO liVrO e DA leiturA

a Planeta Tangerina conta já com 28 livros, quase todos aconselhados pela Casa da Leitura da Gulbenkian, mais de dez prémios nacionais e internacio-nais e outras quantas nomeações.

Livros especiais A editora aposta na publicação de álbuns ilustrados, um tipo de livro onde há uma sinergia entre a escrita e a ilustração. “Para fazer um bom álbum não posso escrever um grande testamento e às vezes o texto tem de ficar em silêncio para as imagens falarem”, desconstrói a autora.As ideias para escrever um livro

nascem nas reuniões, de forma colec-tiva mas também da observação do mundo. “Há coisas que estão a pedir um livro”, explica-nos Isabel.

Pensar em conjunto“Quando fazemos estes livros não os fazemos só para as crianças”, lembra a autora, para quem os hábitos de lei-tura começam em casa. “Quando os pais estão no sofá ou nas férias a ler um livro e não o largam, as crianças desconfiam que aquilo tem de ser bom”, continua. Mas a estratégia passará também por encontrar sinergias com as escolas,

bibliotecas e editoras. “Porque não pensarmos em conjunto em ideias?”, desafia.

Bibliotecas são alternativaIsabel Minhós não conhecia a biblioteca de Almada e foi com surpresa que se apercebeu da frequência deste espaço. “Quando cheguei vi logo que havia muito movimento. Isto pode fazer parte da vida das pessoas, ao fim de semana, ao fim da tarde”, constata, lembrando que “a biblioteca ideal é esse lugar que pode substituir os centros comerciais”, defende, para onde “as pessoas vão porque se sentem sozinhas”.

No sábado, dia 11 de fevereiro a Biblio-teca Municipal de Almada recebe a Yara Kono, ilustradora reconhecida e pre-miada que aqui vem apresentar o livro “Como é que uma galinha…”.

Page 30: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

AssociAtivismo30

O movimento associativo juvenil conta, desde Novembro de 2009, com mais um projecto.

Chama-se Lifeshaker – Associação, surgiu no Monte da Caparica, e em pouco mais de dois anos, já soma no seu curriculum um vasto conjunto de iniciativas realizadas tanto a nível lo-cal como no plano regional e nacional. Promover atividades inovadoras, com uma forte componente pedagógica e de enriquecimento extracurricular, dirigidas aos jovens e à comunidade onde se insere a sua ação é o ob-jectivo desta associação cultural e recreativa.A “Cidadania Activa”, a “Educação para a Saúde” e a “Cultura” são os

três eixos de intervenção definidos no plano de atividades da Lifeshaker. Estas orientações visam, essencial-mente, a luta contra a pobreza e a exclusão social e promover o volun-tariado.

Autarquia apoia projetosA participação da Lifeshaker em diversas iniciativas municipais, como a Quinzena da Juventude, a Feira do Associativismo Juvenil ou a Festa Amarela, ”deu-nos a oportunidade de sermos progressivamente desafiados e motivados para intervir criativamen-te. A acumulação destas experiências de participação, traduz-se, atualmen-te, numa maturidade organizativa

interna, que nos permite assumir com entusiasmo desafios ambiciosos para o futuro próximo”, realça Tiago Aires, presidente da Lifeshaker.Em 2012, a Lifeshaker continua a apoiar a comunidade jovem e propõe--se dinamizar dois novos projectos: “Almada Jovem Activa” e “Academia XXI”. Enquadrada na estratégia muni-cipal de reforço e revitalização do mo-vimento associativo juvenil do conce-lho, a Câmara Municipal concedeu um subsídio no valor de 2012 euros para apoio à concretização das atividades previstas em ambos os projetos. Dois desafios ambiciosos que começam agora a dar os primeiros passos.

dO VOluntaRiadO à dinamizaçãO da atiVidadE CultuRal, a assOCiaçãO juVEnil liFEsHaKER tEm VindO a CimEntaR a sua atiVidadE aO lOngO dOs últimOs dOis anOs. Em pERspECtiVa EstãO dOis nOVOs pROjECtOs: almada jOVEm atiVa E aCadEmia xxi. um ExEmplO pOsitiVO dO EmpREEndEdORismO juVEnil

EspaçO aCOlHE jOVEns nO mOntE da CapaRiCa

liFEsHaKER apOsta na FORmaçãO Em áREas CRiatiVas

1 2

Page 31: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

AssociAtivismo31

Almada Jovem ActivaO projeto “Almada Jovem Activa” pretende criar uma plataforma virtual de promoção ao voluntariado juvenil, dinamizando a participação ativa dos jovens na sociedade civil. Além de ir ao encontro das necessidades da comunidade local, a iniciativa preten-de encorajar e valorizar o trabalho voluntário.Os principais destinatários do projeto são os jovens dos 12 aos 30 anos. O desenvolvimento de uma página na internet, a realização de formações para voluntários e a criação de um grupo de apoio ao ensino. A promoção de encontros e visitas, debates, con-ferências e consultas subordinadas

ao Ano Internacional da Juventude e ao Ano Europeu do Voluntariado é outra das ações contempladas pelo ”Almada Jovem Activa”.

Academia XXITornar possível uma formação vo-cacional ou profissional no domínio artístico, promovendo a cultura como mecanismo de inclusão social é o objectivo do projecto ”Academia XXI”. Com esta iniciativa a associação pre-tende dotar o actual espaço da pape-laria ”Primavera”, situado no lugar do Raposo, nas proximidades do futuro Parque Urbano do Fróis, no Monte da Caparica, de um núcleo destinado ao desenvolvimento de projectos juvenis

em diferentes áreas criativas: música, teatro, dança, design gráfico, ilustra-ção, fotografia e vídeo. As ações são dirigidas a jovens dos 12 aos 30 anos e incluem a disponibiliza-ção diária de um espaço multimédia, entre as 16 e as 20 horas. A reali-zação destas atividades formativas será assegurada por profissionais qualificados. Prevista está também a disponibilização de apoio à promoção de projetos artísticos individuais ou colectivos.

Mais informaçõesLifeshake – Associação [email protected]

1 – Participação nas comemorações do 36º aniversário do 25 de Abril

2 – Almada Jovem Ativa – Projeto Mão Solidária (Associação Esperança)

3 – Academia XXI - Oficina criativa de design

4 – Academia XXI - Oficina criativa de música

3 4

Formada em 2009, no Monte da Caparica, a Lifeshaker – Associação tem vindo a desenvolver diversos projetos de intervenção comunitária. Ao longo dos dois anos de existência, esta associação juvenil integrou o Programa Municipal do ”Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social”, a rede de responsabilidade social ”RSO.pt”, a rede de voluntários ”Bolsa de Voluntariado” e a rede de promoção da sustentabilidade

ambiental ”Youth Environment Europe”. A nível local, a Lifeshaker já implementou cinco candidaturas nas duas últimas edições da Quinzena da Juventude. Ainda em 2011, a associação juvenil participou no desfile de Carnaval, na Festa Amarela, no 2.º Concurso de Graffiti de Almada e na 1.ª Feira das Associações Jovens de Almada, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Juventude.

DOis AnOs PlenOs De AtiViDADe

Page 32: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

desporto32

O Parque da Paz voltou a receber mais um Corta Mato Escolar Concelhio de Almada. A prova

realizou-se no passado dia 26 de janeiro.A 24ª edição da competição contou com a participação de mais de 1200 alunos, de 21 escolas do concelho, divididos por quatro escalões femini-nos e quatro escalões masculinos. As distâncias percorridas variaram entre os 600 metros e dos dois mil metros.Pode ver o vídeo e as classificações fi-nais em www.youtube.com/cmalmada

Homenagens a Naide Gomes e Benvinda CostaA Câmara de Almada aproveitou a realização do Corta Mato Escolar para homenagear publicamente duas atle-

tas com ligações ao concelho. Naide Gomes (cresceu no Feijó) e Benvinda Costa (natural do Monte de Caparica).Naide Gomes, atleta do Sporting Clube de Portugal (modalidade de salto em comprimento) foi também a madrinha desta edição do Corta Mato. A atleta aceitou de bom grado o con-vite da autarquia porque “treina várias vezes no Parque da Paz” e espera também “ser um exemplo para todos os jovens que, mais tarde, pensem em seguir uma carreira desportiva”. Em entrevista ao Almada, Naide Go-mes confessou que a sua carreira tem sido feita “com muitos sucessos, fruto de muito trabalho e empenho”. A atle-ta do Sporting quis também deixar um conselho aos alunos que parti-ciparam nesta competição: “nunca

deixem de estudar porque é possível conciliar o desporto e a escola”. Para Benvinda Costa, uma jovem mas promissora atleta do lançamento do Dardo e do Peso, já com vários títulos alcançados, iniciativas como “o Corta Mato Escolar são muito importantes porque motivam os miúdos a prati-car uma atividade física”. Quanto ao futuro, Benvinda Costa tem “o sonho de ser campeã olímpica”.E aproveitando a presença das duas atletas no Parque da Paz, foram centenas as solicitações para um autógrafo ou fotografia, ao que Naide Gomes e Benvinda Costa responde-ram sempre com um sorriso e uma grande humildade.

a atlEta naidE gOmEs FOi a madRinHa da COmpEtiçãO

mais dE 1200 alunOs paRtiCipaRam nO CORta matO EsCOlaR

as atlEtas naidE gOmEs E BEnVinda COsta, COm uma ligaçãO muitO FOR-tE aO COnCElHO, FORam HOmEnagEadas Em mais uma EdiçãO dEsta pROVa dE dEspORtO EsCOlaR

Naide Gomes e Benvinda Costa, aqui acompanhadas pelo Vereador António Matos, foram homenageadas pela Câmara de Almada

Mais de um milhar de jovens atletas participam todos os anos no Corta Mato Escolar Concelhio de Almada

Veja

o v

ídeo

em

ww

w.y

outu

be.c

om/c

mal

mad

a

Page 33: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

desporto33

Diogo Gaspar, João Barreiros e Diogo Silva (no topo); José Dias, Gonçalo Gregório, Diamantino Brás, Vasco Gaspar (2ª fila) e André marinho (não está na foto) são os nadadores que conseguiram levar a SFUAP de regresso à divisão principal da natação nacional. José Freitas, Carlos Freitas e Rui Freitas forma a equipa de treinadores.

Uma equipa de primeiraVasco Gaspar (águas abertas/fun-dista), Diogo Gaspar (águas abertas/fundista), Gonçalo Gregório (costas), Diogo Silva (bruços e estilos), André Marinho (águas abertas/fundista), João Barreiros (mariposa), Diamanti-no Brás (livres) e José Dias (bruços) são os nadadores que garantiram a subida da à I Divisão Nacional.Carlos Freitas é o treinador da equi-pa masculina há 16 anos, somando já mais de quatro décadas de ligação à natação da SFUAP. José Freitas e Rui Freitas (adjuntos) e Renata Ama-ral (fisioterapeuta) fazem ainda parte da equipa técnica.

Palavras de orgulhoCarlos Freitas sempre acreditou no regresso ao escalão principal

nataçãO da sFuap dE paRaBéns

Equipa masCulina REgREssa à i diVisãO naCiOnal

A Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) conquistou, em Dezembro úl-

timo, na Mealhada, o título nacional masculino de clubes da II Divisão, ga-rantido a subida ao escalão principal, de onde esteve afastada durante 12 temporadas. Por sua vez, a equipa feminina de natação conseguiu manter-se a na I Divisão Nacional, o que eleva a SFUAP à elite dos poucos clubes que têm ambas as equipas no escalão maior da natação nacional.

Os nadadOREs da sFuap asCEndERam aO EsCa-lãO pRinCipal, dEpOis dE 12 anOs na ii diVisãO. a nataçãO COntinua a tRazER títulOs paRa O COnCElHO dE almada

da natação nacional porque “sabia que tinha “atletas com a qualidade necessária para garantir a subida”. Para o técnico da SFUAP o segredo do sucesso recai no esforço e muito trabalho dos atletas, com “oito a 10 sessões de treino por semana, de 2ªfeira a domingo”.Vasco Gaspar, capitão da equipa, sabe que a manutenção na primei-ra divisão vai ser “difícil mas não impossível, sendo apenas necessário melhorar alguns aspetos, como a consistência”. Este estudante do 3º ano do curso de Medicina treina ago-ra para conseguir o apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres. A prova de apuramento mundial (com-petição de águas abertas) realiza--se em Junho na zona de Setúbal e Vasco Gaspar é um dos favoritos.

Para estes nadadores de topo o treino é diário, de 2ªfeira a domingo.

Page 34: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012

desporto34

dE REgREssO aO daKaR

CaRlOs sOusa tERminOu nO 7º lugaR

O piloto de Almada concluiu a sua 13ª participação no Dakar, a maior e mais exigente prova

de todo-o-terreno do mundo, no 7º lugar da classificação geral e como melhor representante português entre os automóveis.Carlos Sousa, no regresso ao Dakar e na estreia com a sua nova equipa, ao volante do SUV Haval, ofereceu à Great Wall Motors a melhor classi-ficação de sempre de um construtor chinês nesta competição automóvel.No final da prova, o piloto almadense afirmou estar “muito satisfeito com este resultado. Cumpri a promessa de concluir a prova no top-10 e sei que dei todos os dias o meu melhor ao longo destas duas semanas”. O 33º Dakar percorreu, durante 15 dias, quase dez mil km entre Mar del Plata, na Argentina e Lima, capital do Perú.

COmplExO RECEBEu EVEntO dE HidROginástiCa

apREndER mais paRa EnsinaR mElHOR

Diversão, alegria e muita interação, a par da formação, marcaram a primeira edição

do Aquarefresh, um evento que reuniu, a 15 de janeiro, no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, cerca de uma centena de profissionais e entusiastas da Hidroginástica (exercícios realizados dentro de água).Durante cerca de três horas e meia, os participantes puderam realizar novos exercícios, o que permitiu a aquisição de novos métodos e formas de lecionar este desporto. A iniciativa contou com a presença de dez instrutores/formadores.O Aquarefresh foi organizado pela Câmara de Almada, em parceria com a empresa Mundo Hidro.

CampEOnatO mundial dE mOtOCiClismO

miguEl OliVEiRa REgREssa COm nOVa Equipa

Miguel Oliveira foi recrutado pela Monlau Competicion (equipa do ex-campeão do

Mundo, Emílio Alzamora) para voltar ao Mundial de Motociclismo, agora na nova categoria de Moto3, uma vez que a classe 125cc foi extinta.O jovem piloto da Charneca de Capa-rica conta já com um ano de expe-riência no campeonato do mundo (classe de 125cc) e venceu as duas últimas corridas do CEV – Campe-onato Espanhol de Velocidade 2011 com uma Moto3 da estrutura da equipa Monlau.O Mundial de Motociclismo 2012 ar-ranca a 8 de abril no Qatar. A corrida disputada em Portugal (circuito do Estoril), a terceira do campeonato, realiza-se a 6 de maio.

Carlos Sousa festejou, no pódio, com os responsáveis da equipa chinesa, o 7º lugar alcançado na 33ª edição do Dakar

Miguel Oliveira foi o primeiro piloto a vencer uma competição oficial (duas vitórias nas últimas duas corridas da CEV 2011) com a nova Moto3

O Aquarefresh realizou-se nas piscinas do Complexo dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó

Page 35: Boletim159 Fevereiro 2012

AlmAdA boletimFEVEREiRO 2012 35

212 726 000212 726 161212 726 152

INFORMAçõES úTEIS

EqUIPAMENTOS MUNICIPAIS E MONUMENTOSCâMARA MUNICIPAL DE ALMADA

Propriedade Câmara Municipal de Almada Redacção e Administração DCOM da C.M.A. Largo Luís de Camões 2800-158 Almada Tel: 212 724 000 Fax: 212 724 599 e-mail [email protected]

Director Vereador António Matos Redacção Aníbal Martins, Margarida Leal, Miguel Ribeiro, Sandra Gomes e Sandra Guerreiro Paginação Gabinete Gráfico / CMA Fotografia Anabela Luís, António Nabais, José

Figueira e Pedro Soares (capa) Execução Gráfica Peres-Soctip Tiragem 70.000 exemplares Depósito Legal N.º 76448/94 ISSN 1645-9903

SMAS

Serviço de Atendimento SMAS - Piquete

URGêNCIAS

Bombeiros Voluntários de Almada Bombeiros Voluntários de Cacilhas Bombeiros Voluntários da Trafaria Delegação Marítima da Trafaria EDP - Piquete GNR - AlmadaGNR - Charneca GNR - Costa de Caparica Hospital Garcia de OrtaLinha Azul de Emergência Polícia Marítima da Costa da Caparica Protecção Civil PSP - Almada PSP - LaranjeiroSetgás – Emergências

212 722 290212 722 520212 946 569 212 950 823 800 506 506 212 743 408212 964 077212 901 461 212 940 294800 205 146212 722 634212 946 577 212 913 101212 558 530800 273 030

ww

w.m

-alm

ada.

pt

últimas

Geral Almada Informa - Informações e Sugestões [email protected]

Linha Verde “Almada Limpa”

Centro Inf. Autárquica ao Consumidor

Almada Recolha de Monos DomésticosCacilhasRecolha de Monos DomésticosCaparica Recolha de Monos DomésticosCharneca de Caparica Recolha de Monos DomésticosCosta da Caparica Recolha de Monos DomésticosCova da Piedade Recolha de Monos DomésticosFeijó Recolha de Monos DomésticosLaranjeiro Recolha de Monos DomésticosPragal Recolha de Monos DomésticosSobreda Recolha de Monos DomésticosTrafaria Recolha de Monos Domésticos

Biblioteca Municipal José SaramagoCasa Pargana - Arquivo HistóricoCentro de Arte ContemporâneaCentro de Informática e DocumentaçãoCentro Juvenil de Santo AmaroCentro de Lazer (Costa de Caparica)Centro Municipal de TurismoComplexo Municipal dos DesportosComplexo Municipal de Piscinas da SobredaComplexo M. de Piscinas da Charneca de CaparicaConvento dos CapuchosFórum Municipal Romeu Correia/Biblioteca MunicipalGaleria Municipal de ArteMuseu da CidadeMuseu de Arqueologia NavalMuseu de SítioOficina de CulturaParque da PazPav. Municipal da Charneca de CaparicaPav. Municipal da Costa de CaparicaPav. Municipal do LaranjeiroPista Municipal de AtletismoPonto de Encontro - CacilhasPosto de Turismo da Costa de CaparicaSolar dos ZagallosTeatro Municipal de Almada

212 508 210212 724 900212 724 950212 723 077212 548 220212 918 250212 739 340 212 587 100212 549 370 212 964 220212 919 342212 724 920212 724 700212 734 030212 724 980212 724 760212 724 050212 508 710212 972 591212 911 189212 545 161212 530 579212 748 210212 900 071212 947 000212 739 360

212 724 000800 206 770

800 206 017

212 724 600

212 722 540800 204 819212 760 217800 204 825212 954 688800 205 061212 972 827 800 205 093212 911 089 800 204 853212 767 948 800 204 771212 586 230 800 204 801212 509 570 800 205 031212 747 136 800 204 800212 946 634 800 204 802212 946 910 800 204 803

JUNTAS DE FREGUESIA

http://www.flickr.com/cmalmada

gAleriA De FOtOs

Se gosta de ver fotografias de Almada e rever as atividades que decorrem no concelho, existe uma galeria de fotos sempre atualizada que pode «folhear» no seu computador.

A Câmara Municipal de Almada atualiza regularmente a informação que tem na rede social Flickr, em www.flickr.com/cmalmada, onde estão disponíveis perto de 2 mil imagens, com particular destaque para as iniciativas que acontecem no nosso concelho.

Existem álbuns dedicados à Arte Pública, aos Espaços Verdes, ao Desporto, mas também à Hora do Conto nas Bibliotecas Municipais, às Janeiras, à Passagem de Ano, ou ao Natal. Atualmente estão disponíveis perto de 1 centena de álbuns, organizados por temas e em constante atualização.

* textos escritos ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

COnCuRsO Em FEVEREiRO

salas dE EnsaiO paRa Os mais jOVEns

liga dOs amigOs dO HOspital gaRCia dE ORta

unidadE dE CuidadOs intEgRadOs Em COnstRuçãO nO laRanjEiROA Unidade de Cuidados Integrados e Lar da Liga de Amigos do Hospital Garcia de Orta está em construção na freguesia do Laranjeiro, e não na freguesia do Feijó, como por lapso foi escrito na edição de janeiro deste Boletim Municipal.O terreno, localizado na Praceta Bartolomeu Constantino, no Laranjeiro, foi cedido pela Câmara de Almada.

Durante o mês de fevereiro, a autarquia vai abrir concurso para a ocupação da rede municipal de

salas de ensaio do concelho. Ao todo são sete espaços, para usar durante um ano, sem pagamento de taxas, onde os jovens poderão desenvolver projetos inéditos e inovadores, na área da música. As candidaturas deverão ser entregues na Casa da Juventude – Ponto de Encontro,

em Cacilhas, ou na Casa da Juventude de Santo Amaro – Casa Amarela, no Laranjeiro, nas quais se localizam as referidas salas de ensaio.Os candidatos devem, comprovadamente, residir ou trabalhar em Almada e ter idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos. Mais informações no site municipal da Juventude, em www.m-almada.pt/junventude

Page 36: Boletim159 Fevereiro 2012

CARNAVAL

DC

OM

| F

ev 2

012

QUINTA-FEIRA 16 FEV - 14h30 Av. Rainha D. LeonorDesfile das Escolas ESPETÁCULO

DOMINGO 19 FEV - 15h Praça S.João Baptista

Homens da Luta