casa - fevereiro 2012

16
Casa Casa Edição nº 29 - Fevereiro de 2012 Foto: Arquivo Construtora Casa das Casas Um refúgio a beira da lagoa Páginas 08 e 09

Upload: bella-grupo-cg-de-comunicacao

Post on 15-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Caderno Casa publicado em 1º de fevereiro de 2012 pelo Grupo CG de Comunicação

TRANSCRIPT

Page 1: Casa - Fevereiro 2012

CasaCasaEdição nº 29 - Fevereiro de 2012

Foto

: Arq

uivo

Con

stru

tora

Cas

a da

s Cas

as

Um refúgio abeira da lagoa

Páginas 08 e 09

Page 2: Casa - Fevereiro 2012

Fevereiro de 2012Casa / 02

Galeria

Jovem, ousada e moderna

O Caderno Casa busca cons-tantemente estar presente na vida de seus leitores, com isto propor-cionando uma maior visibilidade a seus parceiros. Com este objetivo, recentemente estréio sua participa-ção nas redes sociais através de sua página no facebook.

A página além de trazer o link de acesso às edições passadas do caderno faz indicações de sites de empresas ligadas ao setor. Acesse e curta mais esta novidade no en-dereço: facebook/Caderno Casa – Grupo CG de Comunicação.

AMB Arquitetura e Cons-trução, com sede em Gravataí, continua em larga expanção na Região Metropolitana. Um dos mais recente trabalho da em-presa esta sendo desenvolvido no Condomínio BuenaVista em Viamão. Localizado na Quadra AB do condomínio, a residência de 195m² possui três dormitórios, sendo um deles uma ampla suite com closet. Na parte social destaque para a integração entre a sala de estar, jantar, cozinha e churrasqueira.

Acesse o site www.amb.arq.br e confira outros projetos da construtora.

Condomínio BuenaVista em Viamão

Inaugurou recentemente no centro da cidade uma nova opção em móveis modulados, a New Gravataí. A marca New foi lançada no final de 2008 com o objetivo de atender um público que gosta de ter uma casa confortável e bem decorada, proporcionar bem estar à família e receber amigos. Seus móveis são práticos e modernos, com um ótimo custo-benefício.

A linha conta com soluções para todos os ambientes: cozi-nhas, dormitórios, closets, home theaters, home offices, áreas de serviço e banheiros. Os padrões são inspirados nas principais tendências de design.

Mais informação acesse o site www.newmoveis.com.br.

Ilustração: Divulgação/Grupo CG

Imagem: Divulgação/Grupo CG

Casa no Facebook

Já esta em fase de con-clusão o site da arquiteta Cátia Schmitz de Lima Neves. O espaço vai trazer todos os trabalhos desenvolvidos por ela e mui-tas outras novidades. O endereço para acesso será: www.catialimaneves.com.br. Aguardem!

Novo site

Page 3: Casa - Fevereiro 2012
Page 4: Casa - Fevereiro 2012

Fevereiro de 2012Casa / 04

Foto

: Arq

uivo

Zan

dona

i Met

ais

Corrimão para escadas, para-peitos, numerção para prédios comerciais e residenciais e barras de acessibilidade, são alguns dos serviços prrstados pela Zandonai Metais

Sem dúvida os elementos em metais estão em alta. Vol-taram a ser uma tendência na arquitetura contemporânea. Considerado por alguns profissionais da área, como obje-tos frios, os metais eram utilizados apenas em construções comerciais. Mas, combinar o metal com outros elementos é definitivamente uma ótima opção na decoração de interiores e fachadas residenciais. O resultado dessas combinações gera elegância ao espaço e principalmente cria um olhar contem-porâneo ao projeto.

A Zandonai Metais, com sede em Gravataí, é uma em-presa especializada no segmento, com larga experiência no desenvolvimento de projetos e soluções em metais, a Zan-donai inova em seus trabalhos, utilizando o aço inox e metais como o latão, cobre e aço carbono (ferro), como matéria prima na confecção de peças como: corrimãos de escada e guarda corpo, escada para closet em trilho, suportes giratório para TV, araras, toalheiros, barras de acessibilidade, revesti-mentos em aço inox, grelhas, suportes para espetos, numera-ção, fachadas de empresas entre outros projetos.

As vantagens na utilização desses materiais são evidentes como a durabilidade e o acabamento. O aço inoxidável tem grande versatilidade e característica única e principalmente decorativa e funcional.

Em seu portfólio a Zandonai Metais tem como clientes empresas como as Lojas Pompéia, Lojas Jorge Bischoff, Lojas Luz da Lua, Colégio Mãe de Deus, General Motors, Vonpar Refrescos S/A, Goldsztein e Cirela Incorporações e Maiojama Construções e incorporações.

Maiores informações sobre os trabalhos da Zandonai Metais são obtidas no site www.zandonaimetais.com.br ou pelo fone: 3497.1476.

Mercado

Metais pela casa

Page 5: Casa - Fevereiro 2012

Janeiro de 2012 Casa / 05

Page 6: Casa - Fevereiro 2012

Fevereiro de 2012Casa / 06

Imag

ens:

Arq

uivo

pes

soal

Deb

orah

Lim

a

Recriandoespaços

p r o j e t o

Deborah LimaDecoradoraAtua no setor de decoração de [email protected]: Gravataí

Estudio Fotográfico

Reforma

Nesta reforma projetada pela decoradora Deborah Lima, a criatividade foi fundamental para o reaproveitamento de todos os materiais já existentes no ambiente. Com verba reduzi-da e tendo a necessidade de remodelar o estú-dio fotográfico, localizado na Capital Gaúcha, o cliente necessitava de recepção, escritório, camarim e dois espaços para a realização das fotos.

Fazendo uso das madeiras que revestiam o piso, Deborah idealizou balcões com as ini-ciais do nome do estúdio, Carol Oliveira, que servem de apoio para os books em exposição. No escritório a parede ao fundo também foi revestida com madeira, assim como um dos espaços para a realização de fotos.

Segundo Deborah as próprias fotos feitas pela fotógrafa foram utilizadas como recursos decorativos em formato de plotter para reves-tir as paredes. “Também adesivei outra com parte da história da fotografia.” diz Lima.

Ao total o estúdio tem aproximadamente 100m² e com a reforma todas as necessidades do cliente foram atendidas e o resultado final ficou surpreendente. O novo camarim exibe um dos trabalhos da fotógrafa,

que é especializada em fotos para gestantes e bebês

A recpção conta um pouco da história da fotografia

O papel de parede cumpre a função de decorar e esconder aberturas existentes no prédio

Móveis idealizados a partir da madeira que revestia o piso fazem referência as inicias da fotográfa Carol Oliveira

Page 7: Casa - Fevereiro 2012

Fevereiro de 2012 Casa / 07

Inovação

p r o j e t oEscritório de Arquitetura eInteriores RovedaconteFones: 3441.5091/[email protected]: Cachoeirinha

Residência 14 BisUma construção de linhas con-

temporâneas e atmosfera despojada, assim é o projeto desta residência que esta sendo erguida no Condomínio Alphaville Gravataí. O projeto do Studio Rovedaconte para esta residência de 420m² de área cons-truída, foi total sinergia do espaço interno com o externo., essa intenção é concretizada num espaço com pé direito de 7m com janelas de vidros continuas e que se abrem para a área de lazer ordenada pela implantação em “L”; seu formato faz referência ao avião 14 Bis. São 3 suítes , ampla sala de estar e jantar e cozinha integrados, espaço gourmet e um Studio fotográ-fico. Fazendo uso adequado do ter-reno, Cacoconte projetou a garagem de 4 carros no subsolo da residência, tirando partido do desnível do local.

A frieza do concreto é quebrada pelos enormes painéis de vidro que integram a casa a natureza . O uso em abundancia da madeira maciça (cumaru) com origem sustentável na fachada minimiza o impacto da con-strução com o entorno.

Imag

en: A

rqui

vo p

esso

al C

acoc

onte

Page 8: Casa - Fevereiro 2012

Fevereiro de 2012Casa / 08

Banhada pela

lagoaQuem já não sonhou em ter seu refúgio

à beira-mar? Ou melhor, a beira da lagoa? Foi com este conceito que a arquiteta Lil-iane Flores, da Construtora Casa das Casas idealizou esta residência uni familiar deli-ciosamente compacta e versátil, com área total construída de 118,79m² em terreno de 2 9481m², na praia de Tramandai.

Sua localização é totalmente favorável por estar entre a praia e a lagoa da Custó-dia. O refúgio foi construído integrado com a beleza quase intocada da região, respeitando todas as leis ambientais, como a distância mínima de 30m das margens da lagoa, o que proporcionou a residência um grande recuo no pátio, que futuramente abrigará áreas de jardins e estar ao ar livre.

De estilo contemporâneo, marcado por linhas retas e formas geométricas, a casa tem arquitetura e volume simples e foi projetada em três módulos:

O módulo principal localizado no meio da edificação é composto por piso térreo com pé-direito duplo de 6m, varandas, living com lareira, sala de jantar, cozinha com espaço gourmet e churrasqueira, além de um mezanino onde abriga o home theater e a sacada que contempla uma linda visão da Lagoa da Custodia. Interna-mente o forro tem acabamento avista com Mansarda no telhado o que permite uma ventilação cruzada e iluminação natural.

Os outros dois módulos ficam nas laterais, são simétricos e comportam a ala íntima. Um abriga a suíte e o escritório. Já o outro é para receber amigos, tendo dois dormitórios e banheiro social.

Fotos: Arquivo Construtora Casa das Casas

“ Um dos principais pontos de concepção

deste projeto se deu pela paisagem

do local, que é deslumbrante!”

Liliane Floresarquiteta

p r o j e t o

Liliane FloresDecoradoraArquiteta Construtora Casa das [email protected]: Gravataí

Casa de Praia

Page 9: Casa - Fevereiro 2012

Fevereiro de 2012 Casa / 09

Madeira e Alvenaria

Escada em madeira dá acesso ao mezanino

Levando em consideração a integração com a natureza, a posição solar e a boa localização, Liliane optou por trabalhar o projeto misto. A casa é composta com partes em madeira de Lei e alvenaria. As aber-turas em estilo de tampão com madeira de Angelim, forro com caibros aparentes em cedro, piso cerâmico, pingadeiras e soleiras em granito e telhas de barro Natural completam a obra.

A confiança entre cliente e profissional também devem ser levado em consideração, para o bom andamento de todo o trabalho, que teve supervisão e execução da Construtora Casa das Casas, com sede em Gravataí.

O espaço mezanino tem vista pra lagoa e abrigará o home theater

Planta baixa com os três módulos da construção

A residência tem ótima localização, favorecida pelo amplo terreno

Foto

s: A

rqui

vo C

onst

ruto

ra C

asa

das

Cas

as

Page 10: Casa - Fevereiro 2012

Fevereiro de 2012Casa / 10

Foto

: Arq

uivo

pes

soal

Raf

ael K

roth

A edição da Casa Cor Punta Del Este 2012 teve quatro ambientes assinados por profis-sionais brasileiros e entre eles o espaço Estar Intimo, criação dos jovens arquitetos Rafael Kroth e Gabriele Ávila, que foi premiado como o Melhor Espaço da mostra.

Segundo Rafael esta foi a primeira vez que participou de uma mostra internacional e se sente orgulhoso em sair do evento com esta premiação.

“Estar Íntimo” é premiadona Casa Cor Punta Del Este

Mostra Praia

“Somos dois arquitetos novos e antenados no

mercado”

Rafael Krotharquiteto

Conforme os arquitetos o ambiente foi pen-sando para ter um estilo praiano bem ao gosto uruguaio. Para compor o espaço a dupla manteve as características principais da casa, as paredes irregulares e o piso original em lajota, ficando o luxo por conta da simplicidade dos móveis propostos.

Em entrevista ao Caderno Casa o arquiteto Rafael Kroth falou sobre a mostra, seu trabalho e planos para o futuro. Confira na página ao lado:

Page 11: Casa - Fevereiro 2012

Fevereiro de 2012 Casa / 11

Mostra Praia

Como foi essa experiência em participar da Casa Cor Punta del Este?

Foi uma experiência nova. É o primeiro trabalho internacio-nal do escritório, e fomos muito bem recebidos pelos lojitas de Punta del Este, agora e esperar os retornos de público e im-prensa.

O que muda no seu tra-balho com essa participação?

O trabalho não muda em nada, continuo sendo um jovem arquiteto e suas ideais. Mas, para o escritório muda, pois é sempre bom ter um trabalho internacional no portfólio.

Rafael Kroth

Esta parceria com a arqui-teta Gabriele vem de onde?

Essa parceria é de longas datas, nós estudamos juntos desde o primeiro dia de aula, e resolvemos fazer Casa Cor jun-tos, por sermos arquitetos novos no mercado. Minha primeira participação no evento tinha apenas seis meses de formação profissional.

Quais os planos para 2012?É o crescimento e o reco-

nhecimento do escritório, tanto em Gravataí como em Porto Alegre e neste ano vou assinar meu primeiro ambiente sozinho na Casa Cor POA, o Salão de Jantar.

Foto

: Arq

uivo

pes

soal

Raf

ael K

roth

Page 12: Casa - Fevereiro 2012

Fevereiro de 2012Casa / 12

Um conviteao lazer

Imag

ens:

Arq

uivo

pes

soal

Rita

Cor

rass

a

Espaço Praia

Esse projeto da decoradora Rita Corrassa foi idealizado para a casa de praia de uma família de 5 pessoas. O ambiente está local-izado nos fundos da residência principal e receberá fechamento de vidro em toda lat-eral, dando mais segurança ao local e pro-teção da chuva. Além disso, há necessidade de ser super versátil, pois acomodará sala de estar, jantar, cozinha e churrasqueira.

Como o ambiente é um local de confrat-ernização, a decoradora utilizou cores mar-cantes e alegres para remeter à felicidade e alegria que o lazer em família na praia pode proporcionar. Outro detalhe impor-tante, pensado por Rita, foram os espaços para acomodar todos os eletros e louças necessárias.

p r o j e t o

Rita Corrassa RemiãoDesigner de InterioresBlog: [email protected]: Cachoeirinha

Espaço Praia

Page 13: Casa - Fevereiro 2012

Fevereiro de 2012 Casa / 13

Espaço Praia

Cada coisa no seu devido lugar

Imag

ens:

Arq

uivo

pes

soal

Rita

Cor

rass

a

Para serem servidas as refeições rápidas e auxiliar na utilização da churrasqueira, uma grande bancada foi projetada. Armários com caix-aria amadeirada e frente branca compõem o espaço. O piso da cozinha recebeu cerâmica 20x20 da Eliane, nas cores azul e amarelo, granito preto absoluto. Já no jantar, uma mesa para 6 pessoas de madeira com almofadas amarelas nas cadeiras. Na sala de estar, um grande sofá com

capa branca e almofadas amarelas acomodará entre 7 a 8 pessoas con-fortavelmente para assistir TV no home theater, que foi uma solicitação do cliente. O móvel da TV foi projetado em amadeirado e azul turquesa claro para compor com a cerâmica da cozinha e completando o ambi-ente, ao lado do móvel da TV um espaço reservado para uma mesa de pinball.

Page 14: Casa - Fevereiro 2012

Fevereiro 2012Casa / 14

Paisagismo

Foto

: Elp

ídio

For

tes

Jr/G

rupo

CG

Casca de pinus e cavacos de madeira ajudam na respiração do solo

plantasCuidando das

No verão se devem redobrar os cuidados com as plan-tas, seja no jardim ou nos vasos. As regas são assunto de primeira necessidade, com o aumento da temperatura e da luminosidade as plantas intensificam seu metabolismo, principalmente as de origem tropical e a disponibilidade de água garantem o bom desenvolvimento.

Os horários mais indicados para as regas são no inicio da manhã ou no final da tarde, evite regar nos horários em que o sol está mais intenso, para diminuir a evaporação e desperdício de água, alem do que algumas plantas reagem ao aumento repentino da umidade e por consequência murcham as folhas ou queimam.

Outro cuidado importante é a conservação da umidade do solo, podendo ser mantida com o uso de cavaco de ma-deira ou cascas de pinus que alem de elemento decorativo para o jardim ajudam na retenção de umidade e entrada de ar no solo e com o passar do tempo apodrecem e incor-poram a terra.

As gramas nesta estação, mais do que nas outras, a freqüência do corte é muito importante. Isso porque ela cresce mais depressa, estimulada pelo calor, luz e umi-dade, e os efeitos da falta de corte tornam-se mais profun-dos e evidentes, não existe um intervalo de tempo para os cortes, o ideal é manter a grama no verão um pouco mais alta, para ter uma massa maior para o armazenamento de nutrientes.

Vale lembrar que o sol também pode se tornar vilão, como ainda não existe protetor solar para as plantas, algumas sofrem com o aumento da intensidade dos raios que ocasiona queima das folhas, aos primeiros sintomas mude a planta de lugar quando possível, escolha um lugar abrigado da luz solar a partir das 10 da manha até o meio da tarde, ou proteja-as com uma tela de sombreamento até que a planta esteja mais adaptada, ou em certos casos, mantenha este cuidado por todo o verão.

D i c a s

Francisco SteffensPaisagista da Jardins da [email protected]: Gravataí

Cuidados com as plantas

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/G

rupo

CG

Page 15: Casa - Fevereiro 2012

Três LobosAmerican Pilsen 355ml

Série extreme, uma cerveja do estilo lager, com forte lupulagem de variedades americanas e adição de açúcar mascavo, matéria-prima nacional e rica em diversas vitaminas como potássio, cálcio e ferro.Graduação alcoólica de 5%vol.

HarmonizaçãoCerveja dourada brilhante e espuma consistente. Uma pilsen extremamente aromática que equilibra a citricidade dos aromas dos lúpulos e a maciez e doçura dos maltes. Bebida ideal para acompanhar saladas, peixes e frutos do mar, frituras ou grelhados, como filé grelhado com trufas e cavala grelhada com legumes assados.

Fevereiro de 2012 Casa / 15

extremo 1

CasaGastronomia

O sabor aoCerveja Bamberg Camila Camila

- Aroma: O lúpulo Saaz pre-domina com seu caráter floral e em segundo plano condimentado, porém logo em seguida o malte mostra a cara com caramelo, cereal, pão.

- Aparência: Cerveja cristalina, de coloração amarelo escuro, espuma com excelentes forma-ção e persistên-cia.

- Sabor:O sabor vem primeiro com o malte, uma certa doçura e suavidade inicial, mas logo o lúpulo já toma conta, não apenas com o amargo, mas também com o gosto floral do lúpulo, um pouco de condimentado também pode ser notado. No retro-gosto percebe-se um final seco.

- Sensação na boca: Corpo médio-baixo, carbonatação média.

Cerveja leve, suave, fácil de ser bebida, porém as características das matérias-primas aparecem de forma nítida, conferindo uma personalidade forte e única. Tem-peratura de serviço: de 4°C a 7°C. Embalagens: Garrafa 600 ml.

Mateus Grapeggia

Dica doChef

Exterminador de trigoWheat beer 355mlSérie extreme, cerveja de malte, trigo e lúpulo ameri-canos. Utilizamos nesta receita capim-limão como matéria-prima nacional. Envasada sem filtrar.Graduação alcoólica de 4,8% vol.

HarmonizaçãoCerveja refrescante e levemente picante. Apresenta notas aromáticas delicadas herbáceas e cítricas. Bebida ideal para acompanhar pratos leves, pouco temperados. A cozinha tailandesa e a japonesa pos-suem pratos com textura e aromas perfeitos. Cama-rões gigantes no vapor com temperos tailandeses, rolinho primavera com vegetais, caçarola de coelho com vegetais da estação.

Nesta e na próxima edição vamos falar sobre os sabores da Cervejaria Backer, dando início com a Pilsen e Weat(fevereiro) e a Imperial e Pale Ale(março). Confira cada sabor:

Frutos do Mar

Sushi

Page 16: Casa - Fevereiro 2012

Casa / 16

Casaperguntas para Suzeth Lorensi e Eliane Reis Machado

Qual o segredo para o sucesso de uma parceria duradoura?

Trabalho e paciência.

Na rotina de trabalho de vocês, o que não pode faltar?

Novos desafios e a busca de novos cli-entes.

No atual momento, onde a concorrência no setor é muito grande, qual o diferencial da Akbamentos para conquistar e manter seus clientes?

Atendimento personalizado, visitas a obras, esclarecimento de dúvidas e conheci-mento do produto.

Como vocês definem a cidade de Ca-

choeirinha?Uma cidade com grande potencial e onde

seus habitantes estão procurando os produ-tos e serviços no comércio local.

Quais os planos futuros para a empre-sa?

Crescer mais, mas sempre tendo como meta o cliente e suas necessidades, ofere-cendo novos produtos e novos serviços.

Foto

: Pla

nela

/Gru

po C

G

5Fevereiro de 2012

Uma catarinense e uma gaúcha unidas pelo mesmo ideal: satisfazer as necessidades de seus clientes. Assim é à base da sociedade de Suzeth e Eliane, que teve inicio em 2003, por consequência de um convite feito por uma grande empresa do setor de acabamentos que necessitava de profis-sionais qualificados para colocar no mercado um novo produto. Com o resultado positivo do trabalho Suzeth e Eliane resolveram levar a frente à sociedade e fundaram a Akbamentos, loja especializada em materiais de acabamento para construção, com sede em Cachoeirinha. Há nove anos juntas as amigas e empresarias buscam diariamente surpreender seus clientes, com produtos de qualidade, bom preço e que atendam as exigên-cias dos mesmos.

Fone: 3488.4039www.nadiaflores.com.br

“Os detalhes fazem a diferença”

Suzeth e Eliane]