boletim informativo - modelo católico maio-13

8
Paróquia Nossa Senhora Aparecida Ano 3 - Edição 5 - Maio 2013 Informativo Paroquial Modelo Cat ólico

Upload: paroquia-modelo

Post on 13-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição maio de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim Informativo - Modelo Católico maio-13

http://paroquiamodelo.blogspot.com Modelo Católico

Paróquia Nossa Senhora Aparecida Ano 3 - Edição 5 - Maio 2013Informativo Paroquial

Modelo Católico

Page 2: Boletim Informativo - Modelo Católico maio-13

http://paroquiamodelo.blogspot.comModelo Católico2

Maio com Maria! MÃEZINHA DO CÉU... Essa canção ecoa durante todo o mês de Maio pelos lábios das crianças que com alegria pres-tam suas homenagens à Nos-sa Senhora. Que nos lábios destas mesmas crianças pos-sam estar nossas súplicas e louvores Àquela que nos toma como filhos, que nos protege e que nos ampara. Todos nós somos tocados pela beleza do mês de Maria, pelas coroações, pelos terços e pelas ladainhas. Como é bom poder voltar a ser criança e poder prestar homenagens de amor Àquela que nos ama com um amor todo especial.

Com Ela, neste mês, es-taremos unidos em oração no nosso 4º Cerco de Jericó, que como os discípulos reunidos com Maria perseveravam na oração até a chegada do Es-pírito Santo. Maria Santíssima nos ajudará ainda nas que-das das muralhas de nossa vida. Passando pelo Cerco, chegaremos a Corpus Christi, Maria e Eucaristia, não tem como separar... Convido você, queri-do fiel, a se entregar e aban-donar nas mãos de Maria, para que Ela leve você até Jesus, caminho mais fácil e seguro. Deus os abençõe.

Pe. Rodrigo Alberti

O caminho da fé não é alienação

“O caminho da fé não é alien-ação, mas uma preparação cotidiana para a beleza do céu que é o destino definitivo ao que toda pessoa está convida-da”, explicou o Papa Francisco nesta manhã na homilia da Missa que celebrou na Casa Santa Marta. Papa Francisco comentou a frase que Jesus diz a seus discípulos no Evangelho de hoje: “Não se perturbe o vos-so coração”. “São palavras muito belas. Em um momento de despedida, Jesus fala com o coração na mão. Sabe que seus discípulos estão tristes e começa a falar para eles daquele que será seu destino definitivo, o céu. Diz-lhes ‘Ten-ham fé em Deus e também em

A vida! Como é a vida?

Estava uma tarde sozinho. Não sei como surgiu em minha mente uma pergunta insis-tente: COMO É A VIDA? Pen-sei, pensei. Viajei pelos espa-ços, voltei e escrevi o seguinte. Nasce o dia. A luz da manhã entra de mansinho em meu quarto. Levanto-me de meu leito. Abro devagar a janela. Olho para fora. Aprendi que cada dia apresenta coisas no-vas. Nas horas próprias a vida vai se revelando variada. Assim em seu momento, apa-rece o sol, anunciando novo dia. Tudo manifesta claridade, brilho transparente. Corre o dia onde sentimos o vento,

movimento, mudança, instabili-dade. Se os céus se armam de nuvens, logo desce uma chuva fina, constante, suave vindo devagar um frio crescente. Todos nós com o mistério de nossos segredos, curio-sos indagamos, ouvimos com alegria, porque a estrada das pessoas muito cedo nem sem-pre leva para onde se que-ria. O que vemos guardamos dentro de nós. Nossas idéias, sentimentos, julgamentos dão nossa forma, modo de ser: tem o selo de nossa identidade. Com o tempo o que desco-brimos e o que assimilamos se fundem numa idéia, num sen-timento que sendo antigo fica novo. É a lei do crescimento da vida: nada se repete. Conservando a raiz de nos-sas vidas nos transforma-mos. Cada dia que nasce não começa ali sua existência. Não termina também o que realiza. Dá um passo à frente sem se desligar do detrás.

Por Mons. Paulo Daher

Sua Santidade

O Pastor entre nós

Expediente Informativo Paroquial - Modelo Católico

Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Parada Modelo - Guapimirim - RJ Pároco: Pe. Rodrigo Alberti

Rua Marcionílio Ignácio, 209 - Parada Modelo - Guapimirim - RJ Diocese de Petrópolis

Gráfica: Gráfica Jornal da Cidade / Tiragem: 1.000 exemplaresDiagramação: Juliara Vasconcelos e Glauco GomesColaboradores: Pe. Rodrigo Alberti, Marlúcia Seixas, Glauco, Carlos Alberto, Lenalda, Sem.Rodri-go Celso, Flávio Tambelini, Paulo Roberto, Emanuelle Gomes, Alex, Vera Regina, Dudu da Banca, Adriana, Alan, Aline Q., Aléxia, Adriele, Alyne C., Amanda, Edilma, Larissa, Rafaela, Weslley , Adriele, Alyne N., Thais, Erica e Janielly.

Fotos: Marlucia Seixas

mim’... como se fosse um en-genheiro ou um arquiteto diz o que vai fazer: ‘Vou preparar um lugar, na casa de meu Pai há muitas moradas’. E Jesus vai preparar-nos um lugar”. O Santo Padre explicou de-pois que preparar um lugar é preparar nossa capacidade de desfrutar da possibilidade de ver, sentir, entender a beleza do que está por vir, dessa pá-tria para a qual caminhamos. “Toda a vida cristã é um tra-balho de Jesus e do Espírito Santo para nos preparar um lugar, preparar nossos olhos para ver… Os nossos olhos, os olhos de nossa alma, pre-cisam ser preparados para verem o rosto maravilhoso de Jesus. É necessário preparar o nosso ouvido para ouvir as coisas e as palavras bonitas. Mas, principalmente, é preciso preparar o coração para amar, ainda mais”. No caminho da vida o Sen-hor prepara os corações “com provações, consolações, tribu-lações, com as coisas boas... Toda a viagem da vida é um caminho de preparação”.

Flávio Tambelini

Proclamas Paróquia Nª Sª Aparecida - Parada Modelo

PROCLAMASCom o favor de Deus e da Santa Igreja querem se casar:

Alexandre Borges de Oliveira e Luciana Dias do Amaral

Ele, filho de Paulo Gomes de Oliveira e de Demilça Fidelis Borg-es, residente à Rua Reginaldo de Souza Nogueira,nº59 – Jd Modelo – Guapimirim - RJ, na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.

Ela, filha de Manoel Fagundes do Amaral Filho, e de Zila Correia Dias, residente à Rua Reginaldo de Souza Nogueira, na Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda.

O Casamento será realizado no dia 11 de maio de 2013, na Paróquia de Nossa Senhora Apa-recida de Parada Modelo.

Lucas da Silva Rosa eLuciana Rosa da Silva Ele, filho de Juarez da Silva Rosa e Maria Fabiano Rosa , residente à Rua Itavera nº129 – Centro – Guapimirim - RJ, na Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda. Ela, filha de José Henrique da Silva Filho e Maria Helena Pereira da Rosa, residente à Estrada do Sertão nº 200 - Citrolândia - Gua-pimirim –RJ, na Paróquia de Nos-sa Senhora Aparecida . O Casamento será realizado no dia 25 de maio de 2013, na Paróquia de Nossa Senhora Apa-recida de Parada Modelo.

Quem souber de algum mo-tivo para que estes casamen-tos não sejam realizados, está obrigado, em consciência, a avisar o Pároco.

Editorial

Page 3: Boletim Informativo - Modelo Católico maio-13

http://paroquiamodelo.blogspot.com Modelo Católico

Deus fala! Você sabe ouvir jovem?

Se liga aí juventude, rumo a JMJ 2013, precisamos refletir muitas coisas, entre elas, se temos ouvido a voz de Deus, afinal muitas são as vozes falsas que querem confundir os jovens nos tempos atuais: a do aborto, da eutanásia, do pecado desenfreado ... con-trariando a voz de Deus que nos convida a viver a santi-dade de vida no cotidiano, em meio aos estudos, na famí-lia, na Igreja e na sociedade. Deus sempre nos fala e, constantemente usa de out-ras vozes para nos anunciar a Sua mensagem, além das fontes da Revelação: a Santa Igreja, o Romano Pontífice, os bispos, os padres, os consa-grados, os fiéis que, na fideli-dade ao mandato apostólico, se colocam como discípulos-missionários, lembrando-nos da advertência de São Paulo a respeito da oração: “Sede alegres na esperança, pacien-tes na tribulação e perseveran-tes na oração.” (Rom 12, 12)Sim, ouvir a voz de Deus é imitar Maria Santíssima e

colocar-se em atitude de ora-ção e quando é o coração que reza, Deus fala, afinal Ele é o que mais quer que cum-pramos o Seu plano de amor em nossas vidas ... Ele quer precisar de nós para evange-lizar todas as pessoas, para que elas saibam e vivam o Seu imenso amor por eles. Inspirado por Deus, o Papa Bento XVI ainda em exercício, dirigindo-se aos sacerdotes, alertou: “Quem reza não tem medo” – disse o Papa, recor-dando como a oração deve ser o primeiro compromisso, o verdadeiro caminho de san-tificação dos sacerdotes e de todos os cristãos. “Quem reza não está sozinho, somente quem reza se salva”, concluiu.Rezar é colocar-se reverente-mente nas mãos de Deus, ouvin-do o que Ele tem para nos dizer,

SUGESTÃO: (Propósito do mês) : Reveja a sua vida de oração, se você não tem rezado ou tem rezado pou-co, intensifique suas orações ... Ele espera por você desde toda a eter-nidade ... E lembre-se: mês de maio é o mês dedicado a nossa mãe Maria, você tem rezado o terço? Que tal re-zar na Igreja todo dia às 18h ... Jun-tos somos mais fortes, não é mesmo?

Por Emanuelle Gomes

Diaconato Permanente (segunda parte)O Diaconato é coisa nova na Igreja? Não. O diaconato foi instituí-do pelos apóstolos. Podemos ver em Atos 6, 1-6 a imposição de mãos sobre os primeiros sete diáconos: Filipe, Prócoro, Nicanor, Tímon, Pármenas, Nicolau e Estevão que foi o primeiro mártir (At. 6,8-7,60). Podemos, ainda, ver outras referencias como Fl 1,1 e 1Tm 3,8-ss. Permaneceu florescen-te na Igreja do Ocidente até o século V, depois por várias razões desapareceu. Quando foi restabelecido? No Concílio Vaticano II. Ini-cialmente pelo Papa Paulo VI, em 1967 no Motu Próprio Sacrum Diaconatus Ordinem. A restauração do diaconato permanente numa Nação não implica a obrigação da sua res-tauração em todas as dioces-es. Compete exclusivamente ao Bispo Diocesano restaurá-lo ou não. Como fica a vida matrimonial do Diácono? Os documentos de Santo Do-

3

mingo nos dizem que o diáco-no permanente é o único a viver a dupla sacramentalidade da Ordem e do Matrimônio. Um não elimina o outro. A vida matrimonial é, portanto vivida em sua plenitude. Esta é a razão pela qual a esposa tem que autorizar, por escrito, e de viva voz, no momento da or-denação. O Bispo pede a sua autorização para ordenar seu marido. O DIÁCONO PERMA-NENTE QUE FICAR VIÚVO NÃO PODE SE CASAR NO-VAMENTE. Porque a estola do Diácono é diferente? A estola do sacerdote desce verticalmente ao longo do cor-po, pois age in persona Chris-ti. O ministério do diácono é voltado para o serviço à comu-nidade. A estola atravessada no peito mostra a horizontali-dade de suas funções.

Diác. Paulo Roberto de Oliveira

Formação Litúrgica Coluna Jovem

O Cerco de Jericó Neste mês de maio, querido amigo, todos nós sabemos que é o mês de Maria, mas nesta edição vamos explanar um pouco sobre o Cerco de Jericó, que como veremos tem tudo a ver com o Mês Mariano. Estaremos celebrando a 4ª ed-ição de nosso Cerco, que com a graça de Deus tem dado muito certo. Quantas graças derramadas! Quantas mural-has derrubadas! Coloco nesta

matéria um pouco da história deste evento para entender-mos melhor. O Cerco de Jericó, nar-rado no capítulo 6 do Livro de Josué, mais do que história da tomada de uma cidade, mostra claramente para nós a ação de Deus em favor do Seu povo, que cumpre fielmente as suas ordens. O povo de Deus, comandado por Josué, durante seis dias, deu uma volta em torno das muralhas da cidade de Jericó. No sétimo dia, conforme Deus havia ordenado, deram sete voltas e na sétima volta solta-ram um grande brado… e as muralhas caíram! Nenhum estrategista apos-taria uma ficha sequer num plano desses! Mas, o povo de Deus, acreditando na promes-sa de D’Aquele que já o havia retirado da escravidão do Egi-

to, pôs em prática os planos do Senhor, e o resultado não poderia ser outro: a vitória! Além do fato bíblico, o Cer-co de Jericó também tem seu lugar na história moderna, não mais somente do povou hebreu, mas de toda humani-dade resgatada pela Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Papa João Paulo II, no ano de 1979, se preparava para visitar a Polônia, sua ter-ra natal. Nossa Senhora em aparição deu uma ordem para que se organizasse um Con-gresso do Rosário, sete dias e sete noites de Rosários con-secutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto, dando-se o nome de Cerco de Jericó a esta iniciativa. Muitas muralhas se levanta-vam contra a peregrinação do Papa. As autoridades não que-riam sua visita. Mas, no dia 7

de maio, último dia do Cerco de Jericó, as muralhas caíram e foi autorizada a ida do Papa à Polônia. Desde então, o Cerco de Jericó, tal como o cohecemos hoje, se espalhou pelo mundo inteiro. Um forte tempo de oração para todos e que Maria in-terceda para que todas as muralhas de nossas vidas pos-sam cair por terra.Deus abençoe a todos.

Fonte: Site RCC Brasil

Capa

Page 4: Boletim Informativo - Modelo Católico maio-13

http://paroquiamodelo.blogspot.comModelo Católico4

1ª Eucaristia das crianças Turmas de 2013

Page 5: Boletim Informativo - Modelo Católico maio-13

http://paroquiamodelo.blogspot.com Modelo Católico 5

Carlos Flores, coordenador da caravana venezuelana que se hospedará em nossa paróquia na Semana Missionária, esteve em entre nós no dia 26 de abril para conhecer a comunidade e acertar os últimos detalhes.

Page 6: Boletim Informativo - Modelo Católico maio-13

http://paroquiamodelo.blogspot.comModelo Católico6

Coordenador da Venezu-ela visita paróquia

No dia 26 de abril os paroquia-nos puderam experimentar um pouco do que será a Semana Missionária da JMJ Rio 2013 na cidade. Recebemos a visita de Carlos Flores, coordenador dos jovens peregrinos de Ca-racas, Venezuela, que estarão conosco em julho. Acompanhado do Pe. An-dre Luiz, responsável dioc-esano pelo setor de acolhida, alojamento e alimentação da Semana Missionária, ele veio conhecer a paróquia e acer-tar com a comissão paroquial mais alguns detalhes sobre a acolhida dos 148 jovens ven-ezuelanos. O jovem Carlos Flores foi apresentado aos presentes após a santa missa das 19:30 e nos falou da emoção que estava sentido no momento. Para sauda-lo os paroquianos cantaram o hino paroquial para a Semana Missionária e ofer-eceram um jantar.Estiveram presentes também no encontro representantes das paróquias de N. Sra. da Piedade e N. Sra. D’Ajuda.

Solenidade de Corpus Christi Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa cristã, baseada em tradições católi-cas e é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo iniciou-se no século XIII. A Igreja Católica sentiu ne-cessidade de realçar a pre-sença real do “CRISTO VIVO” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no de 11 de agosto de 1264. É uma “festa de preceito”, isto é, para os católicos, é obrigatório participar da missa neste dia, e esta festa tem por objetivo celebrar solenemente o misté-rio da Eucaristia - o Sacramen-to do Corpo e do Sangue de Jesus. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi insti-tuído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim”. Neste dia são confecciona-dos diversos tapetes nas ruas, uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confec-cionados para a passagem da procissão de Corpus Christi. A tradição da confecção do ta-pete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os coloniza-dores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Euca-ristia. No Brasil essa tradição está sendo ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até escolas. Para confeccio-nar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais,

tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios. Milagre Eucarístico de San-tarém – Portugal (1247) Aconteceu no dia 16 de fe-vereiro de 1247, em Santarém, a 65 km ao norte de Lisboa. O milagre se deu com uma do-na-de-casa chamada Euvira, casada com Pero Moniz, a qual sofrendo com a infidelidade do marido, decidiu consultar uma bruxa judia que mora-va perto da igreja da Graça. Essa feiticeira prometeu-lhe resolver o problema se recebe-sse uma Hóstia Consagrada como pagamento. Para obter a Hóstia, a mulher traída fingiu-se de doente enganando o pa-dre da igreja de São Estevão, que lhe deu a sagrada Comun-hão num dia de semana. As-sim que ela recebeu a Hóstia, sem que o sacerdote notasse, colocou-a nas dobras do seu véu. De imediato a Hóstia começou a sangrar. Assusta-da, a mulher correu para casa na Rua das Esteiras, perto da igreja e escondeu o véu e a Hóstia numa arca de cedro, onde guardava os linhos lava-dos. À noite o casal foi acor-dado com uma visão espe-tacular de Anjos em adoração à sagrada Hóstia sangrando. Várias investigações ecle-

siásticas foram feitas duran-te 750 anos. As realizadas em 1340 e 1612 provaram a sua autenticidade. Em 5 de abril de 1997, por decreto de Dom Antonio Francisco Marques, Bispo de Santarém, a igreja de São Estevão, onde está a relíquia, foi el-evada a Santuário Eucarísti-co do Santíssimo Sangue.

Lenalda Assis

Devoção do mês

Espaço do Dizimista

Semana Missionária - JMJ Cruz e ícone chegam 11/06 Já está pronta a programação para recepção da cruz e do ícone de Maria, símbolos da JMJ que estão percorrendo as dioceses do Brasil em preparação para a jornada mundial da juventude. Eles virão passar um dia na ci-dades, nas duas paróquias, para a veneração dos fiéis e divulga-ção da Semana Missionária na cidade. A festa comecará bem cedo quando os objetos sagrados serão recebidos com queima de fogos em uma carreata que passará por algumas ruas da paróquia. Em seguida será real-izada uma liturgia na matriz com explicação sobre a importância da cruz e o que é a jornada. Logo após os jovens rezarão um terço missionário. No fim da manhã os símbolos seguirão para a paróquia N. Sra. Da Ajuda, onde ficará durante a tarde e noite, fazendo uma para-da antes no Hospital Municipal onde será recitado o terço da misericórdia. No fim do dia será celebrada uma missa, seguida de vigília na matriz de Guapi.

Pascom paroquial

Page 7: Boletim Informativo - Modelo Católico maio-13

http://paroquiamodelo.blogspot.com Modelo Católico 7

Horário de Funcionamento da SecretariaTerça a Sexta-Feira 08:00 às 12:00 / 13:00 às 17:00

Sábado - 08:00 às 12:00Tel.: 2632-8665 / 8828-0030

Missas na Matriz

Terça - 07:00Quarta - 07:00Quinta - 07:00Sexta - 19:00Sábado - 19:30Domingo - 08:00Domingo - 19:00

Batizados

1º Domingo - 08:00 - Missa e preparação para Pais e Padrinhos2º Domingo - 08:00 - Missa e Batizados

Adoração ao Santíssimo

Toda quinta na Matriz, de 08:00 às 18:00

ConfissõesQuinta-Feira - 09:00 às 12:00/15:00 às 18:00

Missa da EsperançaToda Segunda, na capela do Bananal, às 19:00

LouvorToda terça na Matriz, às 19:00

Terço dos HomensToda Sexta, na Matriz, às 19:00

Informações paroquiaisCapelas

Terça - Feira1ª Terça - 19:00 – Km 112ª Terça - 19:00 – Paraíso3ª Terça - 19:00 – Km 114ª Terça - 19:00 – Paraíso

Quarta - Feira1ª Quarta - 19:30 – Jardim Guapimirim 2ª Quarta - 19:00 – Parada Ideal 3ª Quarta - 19:30 – Jardim Guapimirim 4ª Quarta - 19:00 – Parada Ideal

Quinta - Feira1ª Quinta - 19:30 – Sertão2ª Quinta - 19:30 – Citrolândia3ª Quinta - 19:30 – Sertão4ª Quinta - 19:30 – Citrolândia

Sábado1ª Sábado - 17:30 – Paraíso2ª Sábado - 17:30 – Km 113ª Sábado - 17:30 – Paraíso4ª Sábado - 17:30 – Km 11

Domingo1ª Domingo - 10:30 – Citrolân-dia1ª Domingo - 17:00 – Parada Ideal2ª Domingo - 10:30 – Sertão2ª Domingo - 17:00 – Jardim Guapimirim3ª Domingo - 10:30 – Citrolân-dia3ª Domingo - 17:00 – Parada Ideal4ª Domingo - 10:30 – Sertão4ª Domingo - 17:00 – Jardim Guapimirim

Eventos IV CERCO DE JERICÓ Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Parada Modelo. -13 a 19 de maio de 2013-

Vivendo o Ano da Fé e pre-parando para a Jornada Mun-dial da Juventude, temos a alegria de convidar você e sua família para participar do nosso IV Cerco de Jericó. San-tas missas, adorações, louvor e muitas bênçãos para você. Programação de todos os dias: Santa Missa 7:00h e 19:30h e adoração 24hTema: JMJ Rio2013 - Ide e fazei discípulos entre todos os povos e nações- Mt 28,29

13/05 - Vocês receberão o Espírito que os adota como filhos. RM 8,1519:30 - Santa Missa de aber-tura do Cerco de Jericó

14/05 - Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio. Jo 21,20

15/05 - Vós sois o sal da ter-ra... vós sois a luz do mundo. Mt 13,1415:00h - Terço da Misericórdia

da Rádio Catedral

16/05 - Recebereis a força do Espírito Santo... e sereis minhas testemunhas. At 1,8

17/05 - Enraizados e edifica-dos em Cristo... firmes na fé. Col 2,7

18/05 - Ide e fazei discípulos entre todos os povos e na-ções. Mt 28,29. 20:00- Vigília de Pentecostes e Vigília pela JMJ

19/05 Domingo de Pentecostes8:00h Santa Missa19:00 Santa Missa de encer-ramento.

Venha Participar!Organização: Pe. Rodrigo e Paróquia Nossa Senhora Apa-recida

Passatempo

FESTIVIDADE DE NOS-SA SENHORA DE FÁTIMA Sertão - Paróquia Nª Sª Aparecida de Parada Modelo. -9 a 12 de maio de 2013-

Todos os dias reza do Terco. 09/05-18:30h - Procissão lumi-nosa saindo de Parada Ideal para o Sertão. 19:30h-Santa Missa e movi-mento de barracas. 10/05-8:30h - Procissão lu-minosa saindo de Citrolândia para o Sertão 19:30h Santa Missa, Terço dos Homens e movimento de

barracas 11/05- 18:30h Santo Terço 19:30h Celebração da Pala-vra e após festival de caldos. 12/05- 11:00h Santa Missa, pr-ocissão e Coroação de Nossa Senhora de Fátima 12:30h delicioso almoço com sorteio de prêmios. Venha participar você e sua família.

OBS: Dia 13/05 não haverá movimento na capela devido ao início do Cerco de Jericó Paroquial. Toda a renda será em benefí-cio à SEMANA MISSIONÁRIA

Page 8: Boletim Informativo - Modelo Católico maio-13

http://paroquiamodelo.blogspot.comModelo Católico8