informativo maio 2012

5
Informativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio - Joinville/SC - Maio/2012 | Ano 2 | Nº 23 Pág. 4 Chamada secundária: Festa em honra a Senhora de Fátima

Upload: murilo-reinert

Post on 07-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Formação e Informação

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo maio 2012

Informativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio - Joinville/SC - Maio/2012 | Ano 2 | Nº 23

Pág. 4Chamada secundária: Festa em honra a Senhora de Fátima

Page 2: Informativo maio 2012

2 3Presença Salesiana | Maio/2012 Presença Salesiana | Maio/2012

Experiência SalesianaPe. Severino Piccinini, SDB

Aconteceu

8ª Edição

Presença Salesiana é uma publicação da Paróquia

Santo Antônio e do Centro Educacional Dom Bosco,

mantida exclusivamente através do Dízimo dos paroquianos.

direção e revisão:PE. SEVERINO PICCININI, SDB

e-mail: [email protected]

contato: 47 3435 3229 | Rua francisca, 3960,

bairro bom retiro - joinville/sc

rua prof. rosinha campos, 52,sala 02, abraão - FLORIANÓPOLIS/SC

FONE: 48 3365 [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELKETLIN DA ROSA - SC02821 - [email protected]

diagramaçãoANDRÉ KINAL

tiragem: 3 mil

periodicidade: mensal

impressão: grá�ca gra�norte

[email protected]

texto / reportagensfabíola goulart

[email protected]

produção

Pres

ença

da J

uven

tude

Queridos!Somos uma Paróquia Salesiana. Como é bo-

nito e gratificante viver a vida espiritual em torno de Jesus Cristo, ressuscitado, vivo entre nós, mas também em torno de Nossa Senhora Au-xiliadora e Dom Bosco. Dia 24 de maio é a festa litúrgica de Nossa Senhora Auxiliadora. Você sabe como começou esta devoção?

Foi em 1571, que o Papa Pio V, atribuiu à reza do terço a vitória dos Cristãos em Lepanto (próxi-mo à Grécia atual) sobre os exércitos anticristãos que queriam tomar posse da Europa. Depois, em 1814, o Papa Pio VII dedicou o dia 24 do mês de maio à festa de Nossa Senhora Auxiliadora, agradecendo seu retorno a Roma após ter sido prisioneiro de Napoleão Bonaparte em Fontaine-bleau na França. E em 1862, numa pequena ci-dade da Itália chamada Spoleto, Nossa Senhora Auxiliadora apareceu em um pequeno santuário.

Por conta disto, Dom Bosco “se agarrou” à devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, via que com este título Maria estava realmente dando toda a ajuda espiritual de que precisava para a sua obra de educação dos jovens pobres, anal-fabetos, distantes dos pais, longe da família, relegados ao abandono. Queria para eles uma Mãe que os ajudasse.

Movido por um grande ardor apostólico, edificou para Nossa Senhora Auxiliadora uma suntuosa Basílica em Turim, no norte da Itália. Começou em abril de 1864 e foi solenemente dedicada ao culto no dia 09 de junho de 1868. Quis que fosse um monumento a Nossa Senho-ra venerada sob o título de Auxiliadora dos Cris-tãos. Como não tinha dinheiro, atribuiu a Nossa Senhora Auxiliadora os prodígios que possibili-taram a construção da Basílica. “Foi Ela quem tudo fez”, dizia.

Vamos celebrar bem todos os dias 24 de cada mês, mas especialmente o do mês de maio. De-positemos nestes dias nossos pedidos aos pés de sua imagem. Vamos participar com muita de-voção e entusiasmo da nossa Solene Procissão Mariana no dia 27 de maio. Rezemos muito o terço pedindo a proteção desta grande Mãe.

GBR: Missa de setor para celebrar 60 anos de casamento

Espaço para que você dê a sua opinião.

EspontâneoPresença de todos

O mês de maio é popularmente dedicado às mães. Nós, católicos, também recordamos de Nossa Senhora, nossa amabilíssima mãe, dada por Jesus a toda a humanidade. Por isso, nesta edição queremos registrar este amor tão gran-de que temos por Maria.

Ao ver a figura da Mãe em meio aos seus filhos, foto registrada em uma das celebrações mensais dedicadas a Ela sob o título de Senho-ra Auxiliadora, a vimos como mãe espiritual per-feita da Igreja.

Maria é Mãe da Igreja não apenas por ser Mãe de Jesus Cristo e Sua muito íntima cola-boradora mediante os mistérios da Sua carne, mas também porque “refulge em toda a comu-nidade dos eleitos como modelo de virtude” (cf. Lumen Gentium 65 também o n. 63). Maria continua agora no céu a cumprir a missão que teve na terra de cooperadora no nascimento e desenvolvimento da vida divina em cada alma dos homens.

Neste mês, ao caminharmos sob a sua pre-sença, viveremos a solenidade de Pentecostes. Os apóstolos tiveram primeiro essa graça quan-do, acompanhados pela Virgem, receberam o Espírito Santo.

Que não nos esqueçamos desta presença silenciosa de Maria em nossa vida, seja nos momentos de dificuldades, invocada como a Senhora Auxiliadora, seja quando precisarmos de força para a caminhada, como a Senhora de Pentecostes. Nossa Senhora, rogai por nós!

A Comunidade Matriz celebrou, no dia 17 de abril, a Missa no Setor 3, na casa da família de Mario e Elvira Schurtz, na rua Mondaí.

Na ocasião, o casal anfitrião comemorou 60 anos de matrimônio e recebeu a bênção das alianças. O casal tem oito filhos, netos e bisnetos.

Mais de 120 pessoas participaram da celebra-ção que foi presidida pelo vigário paroquial An-dréas Tonon, SDB.

EditorialNossa Senhora em minha vida é pre-

sença real, desde a minha adolescência quando iniciei minha caminhada na igreja com os jovens a levo em meu coração e tento viver a cada dia conforme a sua vi-vência de mãe do filho de Deus e esposa do casticismo São José.

Quando comecei a namorar meu es-poso o amor por ela aumentou, sendo ele devoto de Nossa Senhora começamos a nos preparar para o matrimônio que acon-teceu no dia 12 de outubro de 2002 com as cores do manto e na Igreja Nossa Se-nhora Aparecida.

Depois de alguns meses Deus nos presenteou com a Maria Clara consagra-da desde o ventre materno à mãezinha do céu.

Hoje temos também o Francisco e a cada dia em minhas orações ao santo terço, consagro a Ela minha família, digo a todos que sem a intercessão de Maria no meu lar, não conseguiria suportar as tempestades e provações que enfrento durante a vida.

Para finalizar minha devoção por esta mulher linda e cheia de graça, encerro como sempre encerrei as cartinhas ao meu esposo, durante o namoro: “Sua Ma-ria, Fernanda”.

Fernanda Amâncio

Dom Bosco e a evangelização da juventude“Sede muito devotos

de Nossa Senhora Auxi-liadora e vereis o que são

milagres” (Dom Bosco)

P. Ademir Ricardo Cwendrych, SDB* “Dom Bosco tinha a convicção de que Deus quer

o bem de todas as pessoas. Ele quer a salvação de todos. É o Bom Pastor que cuida carinhosamente de cada uma de suas ovelhas, tendo especial carinho por aquelas mais fracas e em situação de risco”. (Princípios Norteadores da AJS, p. 37).

Dom Bosco, dedicou sua vida pela salvação da juventude através de obras de educação e evangeli-zação, acreditava na missão que Deus lhe confiava.

Inspirado e motivado por Dom Bosco, nasceu um movimento de pessoas que assim como ele, dedi-cam sua vida à missão educativo-pastoral, para as-sim, educar e evangelizar os jovens.

O vasto movimento, chamado de Família Sale-siana, orientada e incentivada pelo P. Pascual Chá-vez, Reitor-Mor e sucessor de Dom Bosco na guia da Congregação, mantém viva, em cada um de nós a convicção de Dom Bosco, a salvação de pessoas, de modo especial jovens. Precisamos lembrar que Dom Bosco foi grande motivador para que os seus próprios jovens evangelizassem outros jovens.

Portanto, saibamos olhar para as fontes da origem e tradição salesiana e assim continuemos investindo sempre mais na educação e evangelização da juven-tude para que se tornem corresponsáveis do proces-so educativo-pastoral de Dom Bosco na Igreja e na sociedade.

*P. Ademir Ricardo é coordenador Inspetorial da AJS – Curitiba/PR

[email protected]

Ela construiu para si

uma casa

Presença da juventude

Mãe e AuxiliadoraComo definir a presença de Nossa Senhora em sua vida?

Jovens marcam a Semana Santa

A Semana Santa é um dos períodos do ano de maior vivência da fé. Toda a Igreja se prepara, espera, entrega e de-dica. São milhares de pessoas envolvi-das em diferentes funções com apenas um objetivo, transmitir ao próximo à cer-teza da Ressurreição de Cristo. Jovens, estão entre essas pessoas, fazem parte da experiência em comunidade.

Neste ano o destaque foi à participa-ção do Grupo JMCS - Jovens Mergulha-dores de Cristo Senhor. Estes se res-ponsabilizaram por fazer a encenação de toda a Via Sacra.

Na Matriz Santo Antônio, jovens do Grupo SDS - São Domingo Sávio, foram responsáveis pela encenação da 9ª es-tação da Via Sacra, na Sexta-feira San-ta. Já no Sábado de Aleluia, os grupos Dom Bosco e MJE se responsabilizaram

pela ressurreição. A Comunidade Nossa Senhora Apa-

recida também contou com o apoio do Grupo de Jovens Nossa Senhora Apa-recida, responsável por personagens como Maria, soldado e apoio nos bas-tidores.

A participação dos jovens motiva a juventude a conhecer e participar da evangelização. Jovem tem força, tem coragem, deseja ir além sempre, por que não usar isso e muito mais para Deus? Você que é jovem, acredite, tem o poder e dever em suas mãos de arrastar mul-tidões. Como? É fácil, abra o coração e se doe como estes que estiveram à fren-te durante a Semana Santa. Que com amor, alegria e entusiasmo deram tudo de si pensando no outro, pensando em você que participou.

Encenação erradia a alegria e a força da juventude paroquial

O Grupo de Jovens Dom Bosco realizou o 1º Pedala Dom Bosco, no dia 24 de março. Os jovens fizeram o trajeto do Centro Educacional Dom Bosco até o Zoobotânico.

Pedala Dom Bosco

Page 3: Informativo maio 2012

4 5Presença Salesiana | Maio/2012 Presença Salesiana | Maio/2012

Presença de comunhão Vida LitúrgicaParóquia Maio, mês das mães e de

Nossa Senhora de Fátima

Presença da Família Salesiana

Uma familia abertaFam

ília Salesiana

A Família Salesiana, que se configu-

ra como um grande Movimento para a salvação dos jovens e se exprime com variedade de formas para o apostola-do nas missões, nos ambientes popu-lares, na comunicação social e no cui-dado das vocações, está aberta para outros Grupos que peçam oficialmente o reconhecimento do Reitor-Mor.

Os critérios essenciais para ser re-conhecido na Família Salesiana são:

1. Participação da “vocação sale-siana”, ou seja, coparticipação, em al-gum aspecto relevante, da experiência humana e carismática de Dom Bosco. Ele, de fato, permanece para todos os Grupos, o inspirador originário de um itinerário peculiar de discipulado e apostolado; enquanto tal, ele é fonte de inspiração e de convergência.

2. Participação da missão juvenil e/ou popular salesiana. Isso quer sig-nificar que os Grupos incluem entre os seus fins específicos algum elemento típico da missão salesiana, embora explicitada com formas e modalidades particulares.

3. Participação do espírito, do método educativo e do estilo mis-sionário, ou seja, do patrimônio espi-ritual e pedagógico de Dom Bosco.

4. Vida evangélica segundo o espírito salesiano, isto é, uma vida inspirada nos conselhos evangélicos como caminho de santidade, que se concretiza tanto na profissão dos vo-tos, própria da consagração religiosa, quanto nas diversas formas de pro-messa ou compromisso que definem a fisionomia de cada Grupo.

5. Fraternidade ativa, que leva cada grupo a relacionar-se e agir em sintonia e sinergia com os outros Gru-pos da Família Salesiana.

A Comunidade Nossa Senho-ra Aparecida, do bairro Bom Re-tiro, realizou no dia 15 de abril, a celebração de entrega do Pai Nosso dentro da nova Metodo-logia de Iniciação à Vida Cristã.

O presidente da celebra-ção foi o pároco Padre Severi-no Piccinini, SDB, e teve como participantes os catequizandos, seus pais e a comunidade. A Missa seguiu as orientações da nova metodologia e foi prepara-da pela Pastoral da Iniciação à Eucaristia. As catequistas, sob a orientação do pároco, prepa-raram a celebração. Na entrada, uma catequista trouxe uma cesta contendo a Oração que depois de abençoada foi entre-gue aos catequizandos.

Marlene Kunz Fistarol, coordenadora da Catequese de Eucaristia na comunidade, ressalta o quanto é gratificante poder cola-

CAtEqUizANDoS RECEBEM oRAção Do PAi NoSSo

A comemoração mensal a Nos-sa Senhora Auxiliadora acon-tece em todas as Presenças

Salesianas. Cada um, do seu modo, todo dia 24, realiza um culto em hon-ra e louvor a Maria Auxiliadora.

A Paróquia Santo Antônio faz esta comemoração mensal com a Mis-sa de Consagração das Famílias a Nossa Senhora. O objetivo é evan-gelizar e santificar as famílias, além do intuito de difundir a devoção a Nossa Senhora com o título de AU-XILIADORA. Assim como, fazer com que a pessoa ao participar da Cele-bração Eucarística busque o exem-plo de Maria e cultive em sua família um ambiente cristão de acolhimento e solidariedade.

No mês das mães, a celebração é ainda mais especial, quando se comemora o dia dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora. Por isso, par-ticipe!

Lideranças se reúnem para preparar 3ª Concentração interdiocesana dos GBR e CEB’S

Grupos Bíblicos

No dia 13 de maio, come-mora-se 95 anos da primeira aparição de Maria, hoje intitula-da, Nossa Senhora de Fátima. A caçula das comunidades da Paróquia não poderia deixar a data passar em branco, por isso realiza mais uma vez a sua festa, somente no domin-go, 13, dia também de home-nagear as mães.

Para honrar a sua padroeira, o dia inicia com a Missa Solene a Nossa Senhora e bênção dos Festeiros, em especial, mães. Logo após, há almoço festivo com completo serviço de bar e cozinha. No decorrer da tarde, atrações infantis e café colonial.

Um pedacinho da históriaEm 1917 Lúcia de Jesus, 10

anos, se entretinha com Fran-cisco e Jacinta Marto, seus pri-mos, de 9 e 7 anos, onde hoje é a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, quando de repente, viram uma luz brilhante como relâmpago. Em seguida ou-tro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pe-quena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma mulher mais brilhante que o sol com um ter-ço branco nas mãos. Ela disse aos três que é necessário rezar muito e os convidou a voltarem à Cova da Iria durante mais

cinco meses consecutivos, sempre no dia 13 e na mes-ma hora. As crianças assim fizeram, como um encontro marcado.

Essa é apenas uma das histórias de Nossa Senhora de Fátima, mas desde 1917, iniciou a devoção e as visitas à Cova da Iria, em Fátima, dos milhares de peregrinos de todo o mundo. Primeiro, as vi-sitas aconteciam nos dias 13 de cada mês, hoje todo dia o local recebe visitantes, devo-tos. De acordo com pesquisa realizada, anualmente o local recebe mais de quatro milhões de visitas.

“A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso” (Dom Bosco)

A Paróquia Santo Antô-nio se movimenta para par-ticipar da 3ª Concentração Interdiocesana dos Grupos Bíblicos de Reflexão e das Comunidades Eclesiais de Base, que acontecerá no dia 20 de maio, na Arena Jaraguá.

Com o tema: Justiça e Profecia no campo e na cidade, e o lema “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura” (Mc 16, 15), o encontro tem início às 8h30min e se en-cerra às 17h.

No evento haverá pales-tras, apresentações teatrais e momentos de animação, espiritualidade e partilha, o encontro tem o objetivo de promover uma maior in-tegração entre Grupos de Reflexão das dioceses de Blumenau e Joinville.

A PASCOM participará do evento, visto que em 20 de maio comemora-se o dia da Comunicação So-cial e a Igreja é convidada a refletir a mensagem que o Papa escreve aos comu-nicadores. Neste ano, a carta do Santo Padre traz como tema: “Silêncio e palavra: caminho de evan-gelização”. Nela, o Papa Bento XVI explica que as relações entre o silêncio e palavra são “dois momen-tos da comunicação que se devem se equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálo-go autêntico e uma união profunda entre as pesso-as”. Esta carta é divulgada anualmente no dia 24 de janeiro, dia de São Fran-cisco de Sales, padroeiro da Comunicação.

Missa em Honra a

AuxiliadoraNossa Senhora

Denise Cardoso Ignácio - Grupo de Oração Santo An-tônio

No dia 27 de maio deste ano, acontece a celebração litúrgica de Pentecostes. Nes-sa data, lembramos a primei-ra grande efusão do Espírito Santo sobre a Igreja, que im-peliu os apóstolos à missão.

Para celebrar a data e pre-parar-se espiritualmente para reviver este momento, o Gru-po de Oração Santo Antônio, da Igreja Matriz, iniciou no dia 4 de abril, a Novena de Pen-tecostes. O Grupo de Oração realizará a novena semanal-mente, toda quarta-feira, às 19h, até a solenidade chegar.

Instituída pelo Papa Leão XIII, a Novena de Pentecos-tes é a única litúrgico-oficial da

Igreja Católica.Estaremos em unânime e

perseverante meditação e cla-mor ao Santificador das Almas para renovar a face da Terra. Com certeza, grandes graças esperam para serem derrama-das sobre aqueles que orarem pela renovação do Pentecos-tes.

Pentecostes é uma graça constitutiva do grande mistério pascal. Faz parte dele. Isto é, sem o dom do Espírito – sua efusão –, dado como cumpri-mento da promessa de Deus para estar “com” os homens e “nos” homens (diferentemente do modo como Ele estivera presente no mundo até o dia de Pentecostes), a graça da salvação realizada por Cristo na Sua missão, não avançaria.

Semana de oração pela Unidade dos Cristãos

Como surgiu a devoção entre os salesianos?

No ano de 1862, as aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto marcam um despertar mariano na piedade popular italiana. Nesse mesmo ano, São João Bosco iniciou a construção, em Turim, de um san-tuário, que foi dedicado a Nossa Senhora, Auxílio dos Cristãos.

A partir dessa data, Dom Bosco, que desde pequeno aprendeu com sua mãe Margarida, a confiar inteiramente em Nossa Senhora, ao falar da Mãe de Deus, lhe uni-rá sempre o título Auxiliadora dos Cristãos. Para perpetuar o seu amor e a sua gratidão para com Nossa Senhora e para que ficasse conhecido por todos e para sempre que foi “Ela (Maria) quem tudo fez”, quis Dom Bosco que as Filhas de Maria Auxiliadora, congre-gação por ele fundada juntamente com San-ta Maria Domingas Mazzarello, fossem um monumento vivo dessa sua gratidão.

Dom Bosco ensinou aos membros da fa-mília Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de AUXILIADORA. Pode-se afirmar que a invocação de Maria como título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco. Ficou tão conheci-do o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto de Ela ser conhecida também como a “Virgem de Dom Bosco”.

Escreveu Dom Bosco: “A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eter-na que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso”.

Grupo de oração da RCC realiza Novena de Pentecostes

Entre os dias 20 e 27 de maio, cristãos de todo o Hemisfério Sul estarão unidos celebrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). Será uma semana muito especial, pois pessoas das mais variadas etnias e culturas estarão dedicadas à reflexão sobre a importância da unidade na diversidade.

A SOUC, que este ano tem como tema

“Todos seremos transformados pela vi-tória de Nosso Senhor Jesus Cristo”, baseado na carta do apóstolo Paulo, pretende contribuir para que irmãos de diferentes congregações se juntem em momentos únicos de partilha, comunhão e integração.

Saiba mais no blog: semanadeoraca-opelaunidade.blogspot.com.br.

borar com este novo método da catequese implantado pela na Diocese. “O processo de Iniciação à vida Cristã é exigente e empolgan-te, é algo que não termina, é uma inserção progressiva no Mistério da nossa Fé: ‘Jesus Cristo morto e ressuscitado’”, afirma Marlene.

Missa Solene e almoço festivo fazem parte das comemorações na comunidade

Page 4: Informativo maio 2012

6 7Presença Salesiana | Maio/2012 Presença Salesiana | Maio/2012

Dia 25 de março de 1855, festa da anunciação.No quartinho pobre de Dom Bosco se desen-

rola uma cerimônia muito simples. Dom Bosco, de pé, ouve. Miguel Rua, ajoelhado diante do crucifixo, murmura: “Faço voto a Deus de ser pobre, casto, obediente, e me ponho em suas mãos, Dom Bosco...”

Não há testemunhas. Todavia, nasce, na-quele momento, a Congregação Salesiana. Dom Bosco é o fundador. Miguel Rua, o pri-meiro salesiano.

Passados alguns meses, também Padre Alasonatti pronuncia os votos e se torna sa-lesiano. Em 1856 é a vez de João Batista Francesia.

Seguiram-nos Cagliero, Provera, Ghiva-rello, Lazzero, Bonetti..., todos

rapazes pobres que Dom Bosco tinha acolhido em sua casa e educara com amor. Ano após ano, pediam-lhe para se tor-

nar como ele, a fim de tra-balhar para Nosso Se-nhor e por outros jovens

rapazes.Esses rapazes vesti-

dos de padre continuam os estudos e prestam to-dos os exames, que na época eram frequentes e

rigorosos. Ao mesmo tme-po, Dom Bosco confia-lhes

as aulas de religião, a as-sistência no refeitório e nas

oficinas, as aulas aos órfãos.

Presença da salesianidade

Celebração de Páscoa e integração no CEDB No dia 13 de maio, a Igreja de todo

o mundo celebra a memória litúrgica de Santa Maria Domingas Mazzarello, sale-siana que ajudou Dom Bosco a fundar o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, as Irmãs Salesianas.

O itinerário histórico-biográfico de Ma-ria Domingas Mazzarello é relativamente breve. Seus 44 anos de vida podem ser organizados em quatro etapas, marcados por uma maturação progressiva na vida cristã e consagrada.

A primeira etapa abrange 13 anos: do nascimento, em Mornese, no Alto Mon-ferrato (1837) até à Primeira Eucaristia (1850). Estes anos transcorreram em um ambiente familiar caracterizado por uma sólida vida cristã e por um trabalho incan-sável no campo.

De 1850 a 1860, percebe-se uma parti-cular interiorização da fé, a partir do encontro eucarístico, que a impele a doar sua juventu-de ao Senhor e a participar intensamente da vida paroquial. Aos 23 anos, foi acometida pela grave doença do tifo. Deixa então a vida do campo. Dedica-se então à educação das meninas da vizinhança, abrindo uma sala de costura, um oratório festivo e um lar para as crianças sem família.

Na terceira etapa de sua vida, compre-endida entre 1860 e 1872, pode-se vê-la mais aberta aos desígnios de Deus. Em 1864, encontra-se com São João Bosco. Este encontro foi a resposta plena de Deus

à sua ânsia apostólica. Juntos fundam, no dia 5 de agosto de 1872, a nova família religiosa na Igreja, em prol da juventu-de. Dom Bosco é o fundador e Maria Domingas, a co-fundadora.

Na última etapa de sua vida (1872-1881), Mazzarello exercita sua mater-nidade espiritual através da formação das Irmãs, das numerosas viagens, visi-tando as novas fundações, incrementan-do a expansão missionária do Instituto pela palavra escrita e pela doação cotidiana de sua vida.

Faleceu em Nizza Monferrato, no dia 14 de maio de 1881. Deixou às

Na Semana Santa, 04, uma ce-lebração especial de Páscoa e ati-vidades de integração marcaram o dia dos Educandos do CEDB.

O evento iniciou com uma breve celebração, onde todos refletiram sobre o verdadeiro sentido da Pás-coa. Em seguida os educandos fo-ram convidados a participar de um

momento de integração, através de uma competição em equipes. Os adolescentes percorriam um circuito esportivo preparado pelos educadores e estagiários de espor-te da obra.

Ainda neste dia quem esteve presente pode saborear um almo-ço e um café festivo.

Presença no mundoIntegração

Educandos do Centro Educacional Dom Bosco refletem a páscoa e participam de um dia de integração

Penitência

Em preparação para a Semana Santa, educandos do CEDB parti-ciparam nos dias 27 e 28 de março, de uma Celebração Penitencial.

O evento, preparado pelos educadores, teve como objetivo fazer a juventude refletir sobre a dimensão do perdão na vida do ser humano, assim como entender

de maneira mais clara e correta o verdadeiro significado da Quares-ma e da Páscoa.

Neste dia, os educandos tive-ram a oportunidade de receber o Sacramento da Reconciliação através do momento de confissão com os Padres da Comunidade Salesiana.

Celebração Penitencial no CEDBMomento de confissão oferece aos educandos o Sacramento da Reconciliação

Santos

Salesianos recordam Santa Maria Domingas MazzarelloSaiba mais sobre a santa que ajudou Dom Bosco a fundar o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

O Santo que a Igreja celebra no dia 6 de maio teve a sua primeira biografia escrita pelo seu educador e pai espiritu-al: São João Bosco. Trata-se do peque-no gigante São Domingo Sávio, exemplo para os que querem ser Santos e a toda a juventude.

Domingos Sávio nasceu perto de Tu-rim, em Itália, no ano de 1842; estudou na aldeia e mais tarde foi um dos primei-ros a ser acolhido por Dom Bosco no seu Oratório.

São Domingo Sávio era um jovem co-

mum, mas interiorizou muito bem a espi-ritualidade salesiana no seu dia a dia que a sua alegria de menino nunca desapare-ceu, apenas foi purificada de todo e qual-quer pecado. O pequeno santoSenhora.)amava demais a Eucaristia e Nossa Se-nhora, sua mãe. Um dos lemas por ele vivido era: “Antes morrer do que pecar!!!”

Domingos Sávio interiormente amadu-receu muito com a vida e sofrimentos que enfrentou em segredo, até contrair uma grave doença e com apenas 15 anos en-trar para o Céu em 1857.

o mais jovem santo não mártir da igreja

Salesianidade

“Ser como ele”

Page 5: Informativo maio 2012

8 Presença Salesiana | Maio/2012

Semana Santa

A Páscoa cristã celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Por sua Páscoa, Jesus fez-nos passar do pecado para a graça da vida plena. Com a celebração do tríduo pas-cal, culminando na vigília do sábado para o domingo, inicia-se o Tempo Pascal.

Na quinta-feira Santa, 5, aconteceu em todas as comunida-des à pertencentes a Paróquia Santo Antônio a Ceia do Senhor. Esta abertura do Tríduo Pascal tem como rito o lava-pés. “Os cristãos, ao entardecer encenam a última ceia e relembram um dos maiores mandamentos deixados: amar uns aos outros. E a simbologia é a mesma, o gesto de servir uns aos outros”.

Na ocasião, pessoas que passam por algum tratamento médi-co, profissionais da área da saúde, representando os 12 discípu-los, tiveram os pés lavados, para lembrar o tema da Campanha da Fraternidade 2012: “Fraternidade e Saúde Pública”. Depois da celebração da santa missa foi realizada a Adoração Eucarística.

Na sexta-feira Santa, 6, a partir das 5h na igreja Matriz e das 6 h nas demais comunidades houve a Adoração ao Santíssimo; a partir das 8h confissão individual e às 14h Celebração Peni-tencial com absolvição geral; às 15h Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus. Já no período da noite, 19h, ocorreu a Via Sacra pelas ruas das comunidades. As quatro foram acompanhadas pelos Padres salesianos e para dar con-ta de suprir todos os horários, o Padre Tarcizio Paulo Odelli, salesiano da Inspetoria São Pio X de Porto Alegre, esteve pre-sente para ajudar a paróquia.

Sábado, 7, foi celebrada nas 4 comunidades a Vigília So-lene com a bênção do fogo, a preparação do Círio Pascal e a bênção da água para aspersão dos fiéis. Concluiu-se assim o tríduo em preparação para a grande festa da Ressurreição, a Páscoa, celebrada no domingo, 8, na Matriz e na comunidade Nossa Senhora Aparecida.

tríduo Pascal e Festa da Páscoa na Paróquia Santo AntônioMomento de celebrar a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo