boletim informativo da junta de freguesia · 07 carnide É abril e abril É cultura “artº 73.º...

24
INFOMAIL BOLETIM INFORMATIVO DA JUNTA DE FREGUESIA Abril 2014 . Número 129 Ano XIII . Distribuição gratuita CARNIDE UMA FREGUESIA DE ABRIL 25 ABRIL COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS NOVAS RESPONSABILIDADES ASSUMIDAS COMPETÊNCIAS

Upload: doankiet

Post on 16-Dec-2018

221 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INFOMAIL

BOLETIM INFORMATIVODA JUNTA DE FREGUESIA

Abril 2014 . Número 129 Ano XIII . Distribuição gratuita

CARNIDEUMA FREGUESIA

DE ABRIL

25 ABRILCOMEMORAÇÃO

DOS 40 ANOS

NOVASRESPONSABILIDADES

ASSUMIDAS COMPETÊNCIAS

Áreas Verdes e Espaço Público - 936 140 725

Visite o nosso site

[email protected]

Visite o nosso perfil no

Transporte Solidário - 934 40 40 60

Paulo QuaresmaTesoureiro

41 anos, Professor 1º Ciclo Ensino BásicoPelouros

Adminstração, modernização administrativa, tesouraria, finanças e património, mobilidade,

espaços verdes e espaço público, higiene urbana, actividades económicas e toponímica.

[email protected]

Fábio SousaPresidente

27 anos, PsicólogoPelouros

Coordenação geral, recursos humanos, informação, participação cidadã, ambiente,

habitação, acção social e saú[email protected]

Paula GranjaVogal

49 anos, Funcionária PúblicaPelouros

Educação e [email protected]

Susana NevesSecretária

42 anos, EscrituráriaPelouros

Desporto e [email protected]

Natália SantosVogal

64 anos, Técnica Superior 2ª classePelouros

Gabinete do idoso, segurança e protecção civil

[email protected]

Maria Vilar DiógenesPresidente da Assembleia de Freguesia

71 anos, [email protected]

ELEITOS EDITORIAL

02

É URGENTE DEFENDERMOS A

DEMOCRACIA, A LIBERDADE, A

CIDADANIA E A PARTICIPAÇÃO

Caro(a) amigo(a),

No ano em que comemoramos o 40.º aniversário do 25 de Abril de 1974 é imperativo continuarmos a defender a democracia, a liberdade, a cidadania e a participação como motores de promoção do desenvolvimento dos nossos Bairros, das nossas Freguesias e do nosso País…

A Democracia pressupõe um Estado ao serviço das Pessoas. Aquilo que vamos assistindo, dia após dia, é já uma completa degradação das conquistas de Abril.

Um Estado que defende e promove com regularidade encerramentos de serviços públicos fundamentais como Esquadras da Polícia de Segurança PÚBLICA, Tribunais, repartições de finanças, Centros de Saúde, estações dos CTT, entre outros, não é um Estado que está ao serviço do Povo.

Assim, torna-se urgente e fundamental defender a Democracia com um enorme sentido de compromisso e responsabilidade!

Na Junta de Freguesia de Carnide é isso que tentamos fazer. Reafirmamos o nosso compromisso de continuarmos a agir, a não nos conformarmos, exercendo a Democracia numa política de proximidade às Pessoas, às suas necessidades, às suas ambições e desejos.

Acreditamos que só juntos conseguiremos encontrar as soluções para os problemas com que nos debatemos, traçando os caminhos mais adequados para resolução de determinados obstáculos e transformando as dificuldades em potencialidades.

Contamos consigo… Continue a contar connosco… Vamos continuar a construir Carnide!

Um abraço amigo do Presidente

Fábio Sousa

25 ABRIL

03

CARNIDEFREGUESIA DE ABRIL

ONDE AS CONQUISTAS SÃO FRUTO DAS LUTAS

Carnide continua a ser uma Freguesia de Abril. Foi aqui, no Quartel do Regimento de Engenharia nº 1, situado na nossa freguesia que teve lugar uma parte importante da história do 25 de Abril.E Carnide continua a ser uma Freguesia de Abril. Uma das suas marcas é a capacidade da Junta de Freguesia em unir as instituições e os moradores em torno de projectos a favor da comunidade. Um exemplo muitas vezes referenciado. Nunca desistir das causas e ir sempre à luta! Não há inevitabilidades! Só a luta pode levar à concretização de obras e projectos.Ao longo dos anos Carnide tem vivido a experiência de um verdadeiro Poder Local democrático, uma das conquistas de Abril. Uma Junta de Freguesia sempre ao lado das pessoas com uma gestão participada e com resultados bem visíveis.

REQUALIFICAÇÃODO JARDIM DA LUZ

REQUALIFICAÇÃODO B.º PADRE CRUZ

FIM DO PARQUEDOS ARTISTAS

DE CIRCO

REQUALIFICAÇÃODA QUINTA DO BOM NOME

RECUPERAÇÃO DAANTIGA ESCOLA B.º PADRE CRUZ

NOVA IMAGEM DOCENTRO HISTÓRICO

DE CARNIDE

CONSTRUÇÃO DOCENTRO DE SAÚDE

DE CARNIDE

ENTREVISTA

04

MARIA VILARDIÓGENES

A MULHER QUE VIVE E RESPIRA CARNIDE. REELEITA, UMA VEZ MAIS, COMO PRESIDENTE DA

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA, PELA CDU NA FREGUESIA QUE TRAZ NO CORAÇÃO.

ENTREVISTA

05

A Maria Vilar foi reeleita, como presidente da Assembleia de Freguesia. Como avalia os resultados obtidos?O grandioso trabalho desenvolvido de uma forma honesta, competente e de proximidade, o conhecimento e a experiência adquiridas ao longo destes anos, o respeito pela identidade em constante espírito de diálogo e cooperação, o apoio dos trabalhadores da autarquia e dos moradores, o trabalho voluntário e de parceria, contribuíram de forma decisiva para estes resultados tão positivos.

Conhece Carnide há mais de 30 anos, onde tem trabalhado muito junto das populações. Quais são, para si, os aspectos mais e menos positivos da freguesia?Carnide, imagem pacificada, está sempre no ponto de partida... é uma terra cheia de inacabadas viagens. Os caminhos nem sempre foram fáceis, nem sempre fomos capazes, mas valeu a pena desbravá-los e percorrê-los. Sabemos que os direitos são sempre conquistados por meio de longas e difíceis lutas, principalmente quando a solução não depende só da autarquia.Ao longo deste percurso estivemos presentes nas pequenas e grandes acções que marcaram a melhoria de condições de vida da população e nunca deixámos de estar ligados aos moradores, aos seus problemas, anseios e lutas.

O trabalho que se tem feito em Carnide, ao longo destes anos, é notório no desenvolvimento da freguesia. No entanto, existe ainda muito para fazer. O que considera mais urgente e porquê?Carnide, freguesia com um potencial humano e enriquecedor, dada a sua tradição associativa e dinâmica, de solidariedade social, educativa e cultural, mais do que um lugar, é um estado de espírito.Envolvida por novas formas de vida

social, o contributo da população na vida comunitária, tem alargado o âmbito da intervenção diversificada, o panorama das ideias, novos caminhos têm sido percorridos, valorizando as potencialidades locais, desenvolvendo-as e articulando-as, de modo a ligá-las à vida dos moradores e comprometendo o esforço, a imaginação e o convívio entre todos os grupos sociais e etários. Estas particularidades conduziram ao surgimento de iniciativas de desenvolvimento local, inovadoras na cidade de Lisboa. É no local que os problemas acontecem e terá que ser lá, que deverão ser encontradas soluções para os resolver, de forma integrada e ajustada ao morador e à família, envolvendo todas as instituições que atuam na comunidade, com vista à união de esforços, saberes, recursos e estimulando as energias pessoais, conservando e renovando as sinergias criadas.É essencial dar ainda mais vida às organizações de base associativa e reforçar a sua importância. Temos em Carnide uma rede insubstituível de colectividades, clubes e outras associações e instituições com forte envolvimento da população.A injustiça social continua a ser uma constante ameaça, permanecendo as razões para nos mantermos acordados, preocupados e com motivos de sobra para agirmos. O desemprego, a pobreza e a degradação têm uma outra face oculta que escapa, porque os olhos inquietos, a amargura e o desequilíbrio emocional não cabem nas estatísticas. Quando somos cúmplices de desabafos e de sonhos, só podemos sentir que estamos perto. Partilhar emoções, confiar e participar sem medos, é a única maneira de crescer, criar laços fortes e seguros, porque crescemos sempre a partir de encontros que cruzarão todas as nossas vidas. Somos autarcas, mulheres e homens de várias

sensibilidades, mas acredito na nossa intervenção colectiva.A todos e a todas que aceitam o desafio de participar e que me proporcionam também esta atitude permanente de estar, obrigada."Não nos iludamos com muito ou pouco que já foi conseguido... Nós somos capazes de mais e melhor!", de Manuela Porto

Sempre considerou Carnide como uma freguesia de Abril. O que representa, para si, esta afirmação no ano em que se comemoram 40 anos da "Revolução dos Cravos"?A situação a que o país chegou hoje, em quase nada corresponde às perspectivas e esperanças que a revolução nos legou. Mas 40 anos passados sobre o 25 de Abril, ainda nos anima a força da Liberdade. O passado é a seiva que irriga o presente e exalta a esperança no futuro.Defendemos direitos, defendemos valores, fomos todos sujeitos activos na concretização da cidadania, caminhos feitos de paixão, de reflexão, de reclamação e de tolerância. Queremos continuar a ser atores na transformação social e na construção de uma sociedade de justiça, igualdade e paz.Deu-nos abril o gesto e a palavra, agora o desafio é fazermos "as armas" da nossa intervenção. E neste tempo, nosso tempo, brindo à alegria dos que amo e festejo A FESTA DA VIDA.

Carnide é?...... uma freguesia de Abril. ... saber ouvir e participar.... retrato de memórias de todos nós.... sentir a solidariedade tecida em alegria mas também na luta.... a força, a generosidade de afectos, património vivo deste local.... festa profundamente inserida no nosso sentir colectivo, desta forma particular de sermos iguais e sermos diferentes.Obrigada. Um beijinho da Maria Vilar.

06

CARNIDE É ABRIL E ABRIL É EDUCAÇÃO

“Artº. 73.º -Educação - O Estado promove a democratização da educação e as demais condições para que a educação, realizada através da escola e de outros meios formativos, contribua para a igualdade de oportunidades, a superação das desigualdades económicas, sociais e culturais, o desenvolvimento da personalidade e do espírito de tolerância, de compreensão mútua, de solidariedade e de responsabilidade, para o progresso social e para a participação democrática na vida colectiva.” Constituição da República Portuguesa Desde 1998 que a Junta de Freguesia de Carnide tem assumido a educação como uma das suas prioridades, contribuindo de forma decisiva para a melhoria da qualidade do ensino na freguesia. Um trabalho onde os recursos financeiros aplicados não são vistos como um custo mas como um investimento.Porque as escolas não são apenas locais onde se faz o ensino curricular, a aposta da Junta de Freguesia reflecte a convicção de que as escolas se assumem como verdadeiros polos de desenvolvimento, contribuindo para manter a nossa identidade cultural. Hoje as respostas educativas e sociais integradas existentes em Carnide são uma referência em Portugal!O trabalho realizado ao longo dos anos permitem à freguesia de Carnide contar hoje com escolas públicas de elevada qualidade e ao serviço de todos.

25 ABRIL

NOVA CRECHE"CRESCER A CORES"

NOVA CRECHE"CRESCER A CORES"

REQUALIFICAÇÃO DAESCOLA VERGILIO FERREIRA

CONSTRUÇÃO DA ESCOLAPROF.ª AIDA VIEIRA

CONSTRUÇÃO DA ESCOLAPROF.ª AIDA VIEIRA

REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA DA LUZ

ESCOLAS PÚBLICASABERTAS OS 12 MESES

DO ANO

ASSOCIAÇÕES DE PAISATIVAS

PROJECTOS EDUCATIVOSDE QUALIDADE

07

CARNIDE É ABRIL E ABRIL É CULTURA

“Artº 73.º - Cultura - O Estado promove a democratização da cultura, incentivando e assegurando o acesso de todos os cidadãos à fruição e criação cultural, em colaboração com os órgãos de comunicação social, as associações e fundações de fins culturais, as colectividades de cultura e recreio, as associações de defesa do património cultural, as organizações de moradores e outros agentes culturais.” Constituição da República Portuguesa

A cultura como um dos factores importantes para o desenvolvimento e afirmação da freguesia de Carnide. Carnide é conhecida como um local onde a cultura é acarinhada e promovida. Carnide é hoje sinónimo de Cultura.Carnide é um lugar com história, com tradições e com património mas a sua maior riqueza continuam a ser as pessoas. Carnide reforçou a sua dinâmica cultural. Em Carnide, as tradições continuam bem vivas.A Junta de Freguesia de Carnide é a entidade que estimula, apoia e incentiva o movimento associativo, os principais agentes culturais locais.Uma aposta na democratização da Cultura e da sua descentralização nos bairros.

25 ABRIL

ABERTURA DO CENTRO CULTURAL

DE CARNIDE

ESPAÇO BENTOMARTINS

MARCHAPOPULAR

EXPOSIÇÕESDE RUA

OLHAR CARNIDE

APOIO ÀSARTES E AO TEATRO

08

CARNIDE É ABRIL E ABRIL É DESPORTO

“Artº. 79.º - Cultura física e desporto - Todos têm direito à cultura física e ao desporto. Incumbe ao Estado, em colaboração com as escolas e as associações e colectividades desportivas, promover, estimular, orientar e apoiar a prática e a difusão da cultura física e do desporto, bem como prevenir a violência no desporto.” Constituição da República Portuguesa

Criar as melhores condições para a prática desportiva de todos os carnidenses. Utilizar o desporto como uma ocupação saudável dos tempos livres e como forma de prevenção de comportamentos de risco. Ao longo dos últimos anos foi possível duplicar o número de carnidenses a praticar desporto nas colectividades locais.A Junta de Freguesia, em colaboração com todos os clubes locais, aposta numa estratégia de transparência e discussão constante dos problemas ligados ao desporto e na preparação das diversas iniciativas locais.

25 ABRIL

APOIO ÀSCOLECTIVIDADES

ESCOLINHASDESPORTIVAS

CONSTRUÇÃO DE INFRAESTRUTURAS

DESPORTIVAS

ESPASSUS GINÁSIOE TÉNIS

MEDICINA DESPORTIVAGRATUITA PARA TODOS

CARNIDE É ABRIL E ABRIL É MOVIMENTO

ASSOCIATIVOA Junta de Freguesia de Carnide tem com o movimento associativo uma relação muito estreita e um contacto quase diário. A colaboração e o apoio assumem várias formas e uma delas é a cedênc ia de ins talações para o desenvolvimento da sua actividade.

A Freguesia de Carnide é a “casa” de um forte e activo movimento associativo popular que envolve centenas de pessoas nas mais diversas áreas, desde a cultura, ao desporto, aos movimentos cívicos, à acção social e à educação.

CARNIDE É ABRIL E ABRIL É INFORMAÇÃO

A aposta na informação tem sido uma aposta ganha. É por isso um direito adquirido em Carnide. O Estado tem o dever de, permanentemente, prestar contas da sua actividade aos cidadãos. Ao longo dos anos este dever foi regularmente cumprido pela Junta de Freguesia, ao ponto da qualidade desse trabalho ter sido reconhecido por diversas formas e entidades.Por exemplo, o Boletim Informativo é um espaço de informação aberto à opinião e à critica e (caso quase único) como espaço para os partidos da oposição. Todos os meses estes têm sido convidados a enviarem textos de opinião.

25 ABRIL

09

ASSINATURADE PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO

CEDÊNCIADE INSTALAÇÕES

APOIO ÀLEGALIZAÇÃO DE

ASSOCIAÇÕESAPOIO A

ACTIVIDADES

PRESENÇANO FACEBOOK

BOLETIMINFORMATIVO

SITA DA JUNTA DE FREGUESIA

10

CARNIDE É ABRIL E ABRIL É

ENVELHECER COM DIGNIDADE

“Artº. 72.º - Terceira idade - As pessoas idosas têm direito à segurança económica e a condições de habitação e convívio familiar e comunitário que respeitem a sua autonomia pessoal e ev i tem e superem o isolamento ou a marginalização social.” Constituição da República Portuguesa

Ao longo dos últimos anos uma das áreas que maior atenção mereceu por parte do Poder Local foi o trabalho com a 3ª idade, no sentido de valorizar o seu papel na sociedade. Permanentemente a Junta de Freguesia incentivou a participação activa dos idosos na comunidade e vários projectos e iniciativas foram dinamizadas com vista a combater o isolamento, a solidão e a criar laços de amizade e vizinhança.

CARNIDE É ABRIL E ABRIL É DIREITO À

SAÚDE“Artº. 64.º - Saúde - Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover e é realizado através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito” Constituição da República Portuguesa

Uma obra a inaugurar em breve e que irá marcar o futuro da freguesia. A construção do novo Centro de Saúde de Carnide junto à Casa do Artista é mais um exemplo da força, da garra, da determinação de quem luta. Recordar as várias intervenções de autarcas locais em reuniões da Câmara e Assembleia Municipal, a organização da manifestação à porta do Hospital da Luz no dia da sua inauguração. Um equipamento que nunca mais aparecer mas que será inaugurado em breve.

25 ABRIL

ACADEMIA SÉNIORDE CARNIDE

RESIDÊNCIAS SÉNIORESEM CONSTRUÇÃO

NO B.º PADRE CRUZ

OBRAS EM CASA DE IDOSOS

NOVO CENTRODE SAÚDE

DE CARNIDE

ATIVIDADES LÚDICASE CULTURAIS

TURISMO SOCIALSÉNIOR

11

25 ABRILPROGRAMAÇÃO

25 ABRIL1974 . 201440 ANOSPROGRAMA

12

25 ABRILPROGRAMAÇÃO

Até 29 abrilEXPOSIÇÃO "DEMOCRACY AND REVOLUTIONS - 40 ANOS DE 25 DE ABRIL"Centro Cultural de Carnide, de 2ª a 6ª feira das 9h30 às 12h30 e das 16h às 19hOrg. SPIN

16 abrilEXPOSIÇÃO "CANÇÕES DE ABRIL"Biblioteca Orlando Ribeiro, 11hOrg. Biblioteca Orlando Ribeiro

COLÓQUIO "LEMBRAR ABRIL - RENOVAR O IDEAL DE ABRIL"Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, 21hOrg. ART - Associação Residentes Telheiras

16 e 17 abrilVISITA AO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DO MFAQuartel do Regimento Eng.ª n.º 1, 11h e 14h30

16 e 21 abrilESPECTÁCULO "DONA ROSA E OS 25 CRAVOS"Centro Cultural de Carnide, 14h30Org. Os Inadaptados

19 abrilA LIBERDADE ESTÁ NA RUAB.º Padre Cruz, das 15h às 20hOrg. Bola P'ra Frente, Azimute Radical e Wakeseed

22 abrilLANÇAMENTO DO LIVRO "QUE ESPAÇO VAZIO TÊM AS MINHAS MÃOS" DE IVAN VERA GOMES E EXPOSIÇÃOEspaço Bento Martins, 18h30A exposição está patente ao público até 23 de abril a partir das 18h30

23 abrilDOIS DEDOS DE CONVERSA "ONDE ESTAVAM NO 25 DE ABRIL?"ATL Horta Nova e GAIM da Horta Nova, 11h

ESPECTÁCULO "O QUE FOI... O 25 DE ABRIL?"Centro Cultural de Carnide, 17h30

24 abrilEXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA, PINTURA E DESENHO "OLHAR O 25 DE ABRIL"

ACTIVIDADE DE RUA "A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS"Ruas do Bairro da Horta Nova, a partir das 15h

CAMINHADA DE GERAÇÕESPartida do Espassus 3G, 15hOrg. Grupo de Solidariedade de Gerações

ACTIVIDADE DE RUA "RECORDAÇÕES DO 25 DE ABRIL"Ruas do Bairro Padre Cruz, 16h

ESPECTÁCULO "A TUA FLOR"18h

OS CRAVOS DA LIBERDADEPela freguesia, 18h

CONCERTO COM SIMONE DE OLIVEIRA E NUNO FEISTTeatro Dom Luiz Filipe, 21h30Org. Junta de Freguesia de Carnide

13

25 ABRILPROGRAMAÇÃO

25 abrilABERTURA DA LOJA TROKAKI "TROCAR É QUE ESTÁ A DAR"Largo do Coreto, das 10h às 18hOrg. Horas de Sonho e Voluntários

XXXVII CORRIDA DA LIBERDADEPartida do Quartel Reg. Eng.ª n.º 1, Pontinha, 10h30Org. ACCL

TORNEIO DA LIBERDADECampo do C. F. Unidos, todo o diaOrg. Conselho Consultivo do Desporto

ESPECTÁCULO "FLORES PELA LIBERDADE"Largo do Coreto, 11h e 15hOrg. Lua Cheia e Estórias de se Tirar do Chapéu

DESFILE 25 DE ABRILAvenida da Liberdade, 15h

ESPETÁCULO "40 ANOS DO 'NOSSO' 25 DE ABRIL"17h

COM ABRIL A ESPERANÇALargo do Coreto, 22hOrg. ARPIC, Escola Nocturna e Estórias do Chapéu

26 abrilACTIVIDADE COMUNITÁRIA "REVOLUÇÃO DAS AZINHAGAS DE CARNIDE"Azinhagas de Carnide, todo o diaOrg. Mãos do Mundo, Ginga Brasil e SVEs SPIN

27 abrilHISTÓRIAS DA LIBERDADECentro Cultural de Carnide, 16hOrg. Lua Cheia

28 abrilDESFILE NO BAIRRO DA HORTA NOVA11h30Org. Grupo de Ação Comunitária

30 abrilATIVIDADE COMUNITÁRIA "7 DIAS... 7 CAUSAS"B.º Padre Cruz, todo o diaOrg. Ginga Brasil

30 abril a 13 maioEXPOSIÇÃO "OLHARES DE LIBERDADE - O 25 DE ABRIL NA MEMÓRIA DOS UTENTES DO GAC"Centro Cultural de CarnideOrg. GAC - Grupo de Ação Comunitária B.º Horta Nova

CONVÍVIO AGENTES EDUCATIVOS "70'S & 80'S PARTY"Espaço Bento Martins, 19h

14

25 ABRILPROGRAMAÇÃO

INFORMAÇÕES GERAISJunta de Freguesia de CarnideLargo das Pimenteiras, 61600-576 LisboaTel. 217 121 [email protected]

15

NOVASCOMPETÊNCIAS

FEIRA DA LUZNOVA IMAGEM E NOVA DINÂMICA

Com a transferência das novas competências a Junta de Freguesia assume a gestão da Feira da Luz, já em 2014. Assim, pela primeira vez na sua história a Feira da Luz será organizada pela Junta de Freguesia.Um grande desafio pois infelizmente a Feira da Luz foi descaracterizada nos últimos anos. De recordar que toda a organização estava a cargo da Câmara Municipal mas toda a sua dinamização e programação cultural era deixada de parte. A Junta de Freguesia, sem qualquer responsabilidade directa é que assumia parte da dinamização.

Este ano cabe à Junta de Freguesia toda a logística da Feira da Luz que terá lugar de 30 de Agosto a 28 de Setembro.A abertura do concurso para atribuição de lugares terá 2 fases. A1ª fase destina-se exclusivamente aos feirantes com lugares ocupados na Feira da Luz em 2013 e decorrerá de 21 de Abril a 2 de Maio. A 2ª fase terá lugar de 26 a 30 de Maio para os feirantes em geral.O programa da Feira está disponível no site da Junta de Freguesia (www.jf-carnide.pt). Para a construção deste programa / regulamento a Junta de Freguesia reuniu com a Associação dos Feirantes do Distrito de Lisboa.É intenção da Junta de Freguesia alargar o espaço para artesanato no interior do Jardim da Luz, uma experiência vista como positiva no ano anterior.

16

MERCADO DO B.º PADRE CRUZ CARNIDEO DESAFIO É REVITALIZAR O MERCADO

Desde o passado dia 1 de Abril que a gestão do Mercado do B.º Padre Cruz / Carnide passou também para a responsabilidade da Junta de Freguesia.Este mercado que funciona desde o início da construção do próprio bairro tem quase duas dezenas de estabelecimentos comerciais mas está a precisar de maior atenção e de uma nova dinâmica.Ainda antes da sua passagem a Junta de Freguesia promoveu uma reunião com todos os comerciantes para ouvir as suas sugestões, propostas e expectativas. Nesta reunião participaram o Presidente e o Tesoureiro da Junta de Freguesia e foi um importante momento que contribuiu para a construção de uma proposta de regulamento. Esta proposta está disponível no site da Junta de Freguesia.Um dos aspectos sinalizados de imediato era a ausência de um responsável do mercado em permanência. Assim, desde o 1º dia em que a Junta de Freguesia assumiu o Mercado que o mesmo dispõe de uma trabalhadora a tempo inteiro. É com os comerciantes e com a população que a Junta de Freguesia pretende dinamizar aquele mercado. Se ainda não o conhece, aproveite para conhecer.

NOVASCOMPETÊNCIAS

17

BIBLIOTECA NATÁLIA CORREIA - CARNIDEDIA 23 DE ABRIL UM “NOVO” ESPAÇO

Também a gestão da Biblioteca Natália Correia / Carnide passou para a responsabilidade da Junta de Freguesia. Esta é uma biblioteca com cerca de 50 anos situada no Bº. Padre Cruz, tendo sido sempre uma Biblioteca Municipal gerida diretamente pela Câmara Municipal. Inicialmente situava-se no edifício do antigo salão de festas e há cerca de 20 anos que se situa no mesmo edifício onde se encontra actualmente o Centro Cultural de Carnide.Após o assumir desta biblioteca, a Junta de Freguesia decidiu proceder a uma restruturação do espaço e da sua dinâmica. Assim, desde o passado dia 7 de Abril que a mesma se encontra encerrada para reparações e mudanças. A reabertura está marcada para o próximo dia 23 de Abril.Esta Biblioteca estará disponível para acolher leitores de toda a freguesia e continuará ligada à rede de bibliotecas municipais.Também este equipamento cultural esteve quase ao abandono ao longo dos últimos anos, sem uma estratégia de divulgação e de animação cultural. É intenção da Junta de Freguesia inverter esta situação. É conhecida a aposta da Junta de Freguesia na área da Cultura e este equipamento não será excepção.

NOVASCOMPETÊNCIAS

PARCEIROS

18

CULTURA

19

INICIATIVASLOCAIS

20

CRIANÇAS DÃO AS BOAS-VINDAS À

PRIMAVERAGUARDIÕES DE JARDIM

Como forma de dar as Boas Vindas à Primavera as Crianças dos Jardins de Infância do Bairro da Horta Nova e do Bairro Padre Cruz plantaram 20 árvores.A Junta de Freguesia e a Gebalis desenvolvem mais um projecto nas áreas da Educação e do Ambiente e que conta com a parceria da Associação de Moradores do B.º Padre Cruz, Wakeseed, Azimute Radical, Lua Cheia, Associação Nacional de Futebol de Rua e Jovens Líderes de Carnide.

VISITA CULTURAL PELO CENTRO

HISTÓRICONo passado dia 4 de Abril cerca de 20 alunos da Escola Secundária Vergílio Ferreira tiveram o privilégio de conhecer o Centro Histórico de Carnide de um modo muito diferente, em resposta a um pedido de colaboração, feito à Junta de Freguesia, no âmbito da Semana Cultural daquela instituição.Vários parceiros e algum comércio local abraçaram este desafio e os alunos puderam ver e (re)conhecer Carnide.Foram muitos os miminhos que tornaram este momento especial, desde flores na Joaninha a pãozinho quente na Panificadora de Carnide, clarinete da varanda do Conservatório a mini workshop pelo Teatro de Carnide…Fica o agradecimento a Fátima Freitas, Armazém Aér(i)o, Florista Joaninha, Panificadora de Carnide, Alfaiataria, Lua Cheia Teatro para Todos, Teatro do Silêncio, Estórias de se tirar do Chapéu, Conservatório de Lisboa, Mania do Mar, Paço de Carnide e Teatro de Carnide.

INSTITUIÇÃO

21

Fundada inicialmente no final do século XIX, com a denominação de Associação de Instrução Primária de S. Lourenço de Carnide, em 1907 ganha a sua atual denominação, tendo sido até aos anos 60 usada como escola e local de encontro .Refundada por um grupo de republicanos, teve um primeiro objetivo de alfabetizar a população, para que assim pudessem exercer o seu direito de voto na monarquia constitucional.Foi escola primária, para as crianças de Carnide, o que se manteve até à morte da professora “Francisca”, que coincidiu com as alterações ocorridas na educação em Portugal, quando passaram a ser exigência a existência de 4 salas de aula, uma por cada ano de ensino, o que impossibilitou a manutenção da Associação como escola.Atualmente, exerce a sua atividade numa sala cedida pela Junta de Freguesia, dado que o seu edifício necessita de obras e está envolvido num problema legal. A Associação colabora e exerce a sua atividade em projetos em que é parceira da Junta de Freguesia e de outras associações locais, nomeadamente nos projetos BIP-ZIP, bem como em comemorações e momentos culturais e de cidadania.No futuro a Associação quer continuar a ser uma referência nas ações e atividades de democracia participativa e intervenção cidadã, voltando a proporcionar aos diferentes escalões etários um local para a troca de impressões, experiências e ideias, que permitam através da educação não formal e da cultura, um desenvolvimento local sustentável.

ASSOCIAÇÃO AUXILIADORA DE INSTRUÇÃO DE CARNIDE“ESCOLA NOCTURNA”

COMÉRCIO

22

Carnide é uma freguesia que continua a atrair pessoas de diversos locais. O novo espaço "Saboreia Chá e Café" é disso um excelente exemplo. A sua proprietária, Laura Maria, vem de Azeitão e encontrou em Carnide o local ideal para o que procurava.Desde sempre, a Laura esteve ligada à culinária e, durante a adolescência, chegou mesmo a fornecer bolos e sobremesas para vários estabelecimentos. Com a faculdade, o sonho da culinária acabou por ficar "em lume brando", mas nunca ficou esquecido.Foi numa visita à FIL nos anos de 2011 e 2012 que a oportunidade de abrir um espaço comercial começou a ganhar forma. A "Saboreia" é um franshising espanhol que, em Portugal, conta já com 10 lojas (uma delas, a de Carnide). Foi "amor à primeira vista", conta-nos a Laura, que imediatamente se identificou com o conceito deste negócio que alia os mistérios do chá à doçaria e à cultura (o espaço está

SABOREIA CHÁ E CAFÉUMA CASA DE AROMAS EM CARNIDE

disponível para acolher exposições de arte, música, animações, etc.).No "Saboreia" podemos encontrar (e desfrutar) 90 tipos de infusões e variados cafés de origem e aromatizados. Associados a estas bebidas existe também uma variada pastelaria de fabrico próprio (e também de outros fornecedores), com especial atenção para a doçaria, toda confecionada pela Laura: tarte de côco, tarte de nata, bolo de chocolate, bolo de laranja, brigadeiros e o salame, que alguns dos clientes já apelidaram como "o melhor salame que já comeram", conta-nos a Laura.O espaço serve ainda, aos almoços, refeições rápidas com menus variados e a preços bastante acessíveis.Um local muito acolhedor que serve as pessoas que trabalham na zona, residentes e visitantes ocasionais. Uma das valências do espaço é, como já se mencionou, estar também disponível para a promoção da cultura, com várias iniciativas já agendadas, por exemplo, nos

próximos dias 26 e 27 de abril irá promover uma mostra de artesanato em colaboração com uma artista local, a Rita da Atelier "Manias do Mar". Aliás, a colaboração com instituições locais também é um dos objectivos da Laura e, na Semana da Poesia, por exemplo, aliou-se à ARPIC na oferta de poemas aos clientes "que tiveram uma reacção excelente".

O "Saboreia" está aberto todos os dias da semana (com excepção das segundas feiras) das 8 às 20 horas, servindo pequenos-almoços, almoços e lanches.Não deixe de passar por lá e deixar-se envolver pelos variados aromas dos chás e cafés disponíveis. Um momento imperdível...

CONTACTOSRua Padre Américo, 281600-865 LisboaTel. 211 972 040Facebook: saboreia chá e café telheiras

Junta de Freguesia de CarnideLargo das Pimenteiras, 6

1600-576 LisboaTel. 217 121 330 | 936 140 729

Fax. 217 121 [email protected]

www.jf-carnide.pt

OS NOSSOS SERVIÇOSAtendimento geral e Licenciamento de Canídeos

de 2ª a 6ª das 9h30 às 19h30Lavadouro Público, Estrada da Correia

de 2ª a 6ª das 8h30 às 17hGabinete Jurídico (apoio jurídico gratuito)

mediante marcação prévia5ª feira a partir das 17h

Posto de Correios do B.º Padre Cruz2ª a 6ª feira

das 9h30 às 12h30 e das 16h às 20h936 140 727

Posto de Correios da Quinta da Luz2ª a 6ª feira

das 10h00 às 13h00 e das 15h30 às 19h30932 467 184

Intervenção no espaço público936 140 725

Caravana da Cidadania932 467 179

Transporte Solidário934 40 40 60

espassus 3G Academia Sénior, TPC Jovem, Ginásio, Ténis, Bem-

Estar, Bar, MúsicaRua dos Táxis Palhinhas

2ª a 5ª feira – das 9h às 13h e das 14h às 21hEncerra à 6ªfeira

936 140 724

Serviços Sócio-Educativosde 2ª a 6ª das 8h às 20h

ATL B.º Padre Cruz936 140 720

ATL Horta Nova936 140 717

ATL Telheiras936 140 719

Centro Cultural de CarnideRua Rio Cavado, 3, B.º Padre Cruz

936 140 727

Telefones úteisCâmara Municipal de LisboaCampo Grande – 217 988 000

Paços do Concelho – 213 227 000

FICHA TÉCNICABoletim Informativo da Junta de Freguesia de CarnideDepósito Legal 236880/05 Periodicidade MensalCoordenação Fábio SousaPaginação e Design Gráfico Gonçalo Ferreira Fotografias Junta de Freguesia de Carnide Tiragem 11 000 exemplares Patrocínios Tel. 217 121 330 Impressão Fernandes & Terceiro, S.A. | Rua Nossa Sra. da Conceição, 7 | 2794-014 Carnaxide | T. 214 259 200 | F. 214 259 [email protected] | www.fterceiro.pt

Todas as informações para o Boletim deverão ser enviadas até ao dia 15 do mês anterior ao da sua publicação.Recolha de informação [email protected]

ROSTOS DAAUTARQUIA

MELHOR BOLETIM DE FREGUESIA 2004 (atribuído pela ATAM)

MENÇÃO ESPECIAL - BOAS PRÁTICAS EM PARTICIPAÇÃO CIDADÃ 2008 (OIDP)

PRÉMIO 2009 - "O ASSOCIATIVISMO NA INFORMAÇÃO AUTÁRQUICA"

CONTACTOS

23

GONÇALO FERREIRACoordenação do

Gabinete de InformaçãoHá 24 anos

na Junta de Freguesia

ANABELA MIRANDAAtendimento ao público

Há 10 anos na Junta de Freguesia

PRAZERES SOUSATécnica da Biblioteca

Natália CorreiaHá 1 mês

na Junta de Freguesia