revista usina da cultura - abril 2013

52
ENERGIA EÓLICA: Conheça seus benefícios APRENDENDO A APRENDER É nosso desafio... RECICLAGEM O futuro está em nossas mãos SÃO CHICO Fonte de belezas Naturais Distribuição gratuita São Chico Revista Usina da cultura - ANO 1 - número 0 - Abril 2013 - Distribuição gratuita

Upload: usina-da-cultura

Post on 13-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Revista Usina da Cultura. Uma proposta para São Chico, que une cultura e lazer, com tematica variada, agenda cultural, guia de negócios e muito mais!

TRANSCRIPT

ENERGIA EÓLICA:Conheça seus benefícios

APRENDENDO A APRENDERÉ nosso desafio...

RECICLAGEMO futuro está em nossas mãos

SÃO CHICO Fonte de belezas Naturais

Distribuição gratuita

São Chico

Revi

sta

Usi

na d

a cu

ltura

- A

NO

1 -

núm

ero

0 - A

bril

2013

- D

istr

ibui

ção

grat

uita

Chegou!!Revista Usina da culturaUma nova proposta para São Chico, que une cultura e lazer, com temática variada, agenda cultural, guia de negócios e muito mais!

Para participar acessewww.usinadacultura.com

www.facebook.com/usinadacultura

Usina da cultura. Somos todos

Distribuição gratuita. Patrocinada por anuncios.

Curta nossa fanpage

Sumário

Energia eólicaA Energia Eólica está se intensificando em nosso país. Saiba como funciona, como se produz e seus benefícios para a economia e o bem-estar.

P.12

São Chico, Terra boaUma pequena mostra desta terra que encanta tanto aos moradores quanto aos visitantes.

P.4

Os benefícios do TomateTomate... mmm que delícia! Você conhece a infinidade de benefícios que ele traz para a saúde?

P.18

Planeta ÁguaA água que bebemos contém substâncias ou micro-organismos que prejudicam a saúde?

P.46

Recicla, São Chico!Reciclagem é uma ação que pode ajudar a reduzir o impacto am-biental provocado pelas toneladas de lixo que a humanidade produz cada dia...

P.26

Aprendendo a aprenderDizem que aprendemos durante toda a vida, mas, como nos relacio-namos diante da possibilidade de aprender?

P.30

1

Seções

Agenda, Telefones úteis, Mapa SFP 48

Mitos & lendas Lendas, relatos e + 36

Eco motor Automóveis 28

Veja bem... Educação, História 32

Sabia que? Curiosidades 16

Pé na estrada Turismo local e mundo 8

Vida ativa Esportes 10

Zona Shopping Seleção comércio 40

Tecnosapiens Tecnologia 14

Viver bem Saúde / Dieta 20

Mundo Criança Passatempos 42

Play Filmes e games 41

Sal à gosto Receitas 38

Equipe:

Cecilia SanchezAlex D’El ReiMercedes Sanchez

Agradecimentos:

Adão Samir EgerThuani FariasSilvio KronbauerJosé Carlos da FonsecaIsaura MüllerRodrigo KochBeatriz LudvigMoisés SánchezCentro de informações turísticas

E a todas as pessoas e comércios que apostaram na ideia e fizeram possível a concretização deste projeto

Para participar na revista ou enviar sugestões e críticas, escreva para

[email protected]

Rincão poético Poesia 17

Click! Fotografia 23

CAPAA sinapses é o processo essencial na comunicação neuronal e constitui a linguagem básica do sistema nervoso. A relação que a revista Usina da Cultura faz com esta imagem é a de que toda a informação que a revista nos oferece, será processada e ampliada através de nossa experiência de vida e do conhecimento adquirido.

Imagem: Cecilia Sanchez

2 Usina da cultura - Abril 2013

3

Editorial

O objetivo da equipe de Usina da Cultura é oferecer à sociedade serrana um meio de comuni-cação cultural, reunindo informações variadas. Queremos incentivar a participação popular e facilitar a comunicação do comércio com seus consumidores, oferecer uma agenda cultural que reúna os acontecimentos locais do mês e proporcionar ao turista que chega à cidade informações úteis para que ele possa desfrutar melhor do lugar.

O design desta revista é o de uma aventura que procura seduzir, deleitar, estimular e transfor-mar-se num desfio para todos os leitores.

O conceito de Cultura no qual nos apoiamos é o de “conhecer a diversas formas em que as pessoas vivem nas diferentes partes do mundo, classificando e representando suas experiên-cias e atuando criativamente”.

Para que a semente crie raízes, temos que plantá-la. Por isso, convidamos ao povo serrano a ser parceiros neste esforço trazendo à equipe da Usina da Cultura, as experiências que deseje compartilhar, pois esta revista será construída por todos.

A revista é de distribuição gratuita e será financiada pelo espaço publicitário.Sua sugestão poderá ser feita através do e-mail: [email protected]

USINA DA CULTURA. SOMOS TODOSEquipe Usina da Cultura.

São Chico, Terra boa!

foto: Silvio Kronbauer4 Usina da cultura - Abril 2013

São Chico, Terra boa!

5

SÃO FRANCISCO É TERRA BOA

Com licença meus amigos,vou falar de minha terra,vou contar de São Franciscodos campos de cima da serra.Eu sou filho daqueles pagos,terra boa e sem luxo,é o coração serrano,do Rio Grande o mais gaúcho.

São Francisco é terra boa,gente forte e hospitaleira,todo serrano é pachola,e a serrana é faceira.Muito gado nas coxilhas,no bolso muito dinheiro,pra cantar de improviso,serrano não tem parceiro.

São Francisco é um município, entre os maiores do estado,a sua maior riqueza, é a criação de gado.Canhadas de campo aberto,coxilhas a campo fora,onde canta o quero-quero,e onde o minuano chora.

Quando chega o fim de setembro,na saída do verão,o serrano então demonstra,de gaúcho a tradição.Montado no seu cavalo,ou nas lidas de galpão,da ilhapa até a presilha,o serrano é campeão.

Quando estou longe dos pagos,a saudade é de matar,eu me sinto acabrunhado,com vontade de voltar.O serrano é um homem triste,vivendo em outras terras,o serrano só morre feliz,morrendo em cima da serra.

Irmãos Bertussi

São Chico, como carinhosamente a chamamos, é um paraíso criado pela natu-reza generosa e radiante.Seu clima frio, porém agradável, o ar puro que penetra nos pulmões como hálito de vida, renovando cada dia a força interior do serrano, suas paisagens variadas entre cam-pos requebrados intercalados com matas nativas, vales, rios e cachoeiras, embelezam a vida do turista e de seu povo. Seu colo-rido que desmembrando as cores do arco íris se manifesta no esplendor das flores que durante todo o ano enriquecem a visão deste maravilhoso lugar.A rica fauna e flora, originais da região, bem como as belas paisagens naturais e a cultu-ra serrana, suas tradições, danças, música e culinária, são considerados fatores impor-tantes de incentivo ao turismo, em especial a um turismo que as aprecie e respeite.Seu povo, simples, porém com um poten-cial de vida e riqueza interior, que o faz hos-pitaleiro e aberto, recebendo ao visitante com carinho e respeito.Texto: Mercedes Sánchez

Fotos acima: vista aérea de SFP, Silvio Kronbauer.Campos de Cima da Serra e cachoeira em Princesa dos Campos, Cecilia Sanchez.

6 Usina da cultura - Abril 2013

(Samir) - “São Francisco de Paula é um dos mu-nicípios da região dos Campos de Cima da Serra que tem o maior potencial turístico da região, formado por rara beleza natural com campos ondulados, rios, arroios, cachoeiras e uma mata nativa exuberante com uma fauna rica , exótica e endêmica.

Junto com a sua bela natureza a cultura do Povo Serrano se destaca através da tradição Gaúcha típica desta região, gastronomia, música, arqui-tetura, artesanato e fazendas no interior onde o serrano demonstra suas raízes.

É inegável nosso potencial turístico, mas é de suma importância que as ações que se reali-zem neste sentido, ou seja, no crescimento e manutenção do turismo na região, sejam fruto de uma consciência de responsabilidade com a esplêndida riqueza natural e acompanhado de ações coerentes neste sentido.

Mas me pergunto: como vamos desenvolver este nosso potencial turístico envolvendo todos para um crescimento na economia e no bem estar da comunidade com respeito à natureza” ?

Penso eu, que para desenvolver o nosso poten-cial turístico devemos trabalhar todos juntos, órgão públicos, privados e principalmente o envolvimento da comunidade para a ampliação da sustentabilidade através do Turismo.”

O que é Turismo sustentável?

O Turismo Sustentável é aquele que cria uma relação de responsabilidade e respeito entre a natureza e quem se beneficia dela, seja o ges-tor de recursos econômicos através do turismo ou o próprio turista. Respeita a cultura local e o ambiente natural do mesmo, contribuindo à geração de recursos e melhorando a econo-mia familiar dos moradores locais.O Turismo sustentável se baseia numa visão ampla sobre o passado, presente e futuro. O que recebemos, o que temos e o que deixare-mos para as gerações futuras.Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), “o turismo sustentável é a atividade turística que utiliza, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambiental atra-vés da interpretação da mesma, promovendo o bem estar das populações, garantindo o crescimento econômico da atividade, mas de forma sustentável, ou seja, capaz de satisfa-zer as necessidades das presentes e futuras gerações.”

Usina da Cultura entrevistou a Adão Samir Eger, turismólogo do município, conhecedor e defensor desta ideia do Turismo Sustentável.

-Samir, qual é sua visão sobre o Turismo Sustentável no município de São Francisco de Paula?

Potencial Turístico X

Desenvolvimento Sustentável.

Péna estrada

Entrevista

8 Usina da cultura - Abril 2013

Entrevista

dá o nome à praia, que desemboca no mar, é rica em peixes de vários tipos, e também para variar o cardápio, há caranguejos escondidos numa fina camada de areia. E para quem é ve-getariano, há árvores frutíferas nos arredores. O mar, com sua coloração esverdeado e ao mesmo tempo cristalino, logo nos convidou para um mergulho e mesmo a temperatura da água sendo mais fria ao afastar-se da praia, não havia quem se resistisse. Para quem gosta de caminhar no seu entorno pode se deparar com conchas que embelezam a beira da praia ou com gaivotas na espreita em busca de alimentos. Uma curiosidade interessante a respeito da Lagoinha são os seus dois moradores. Um é ex-soldado militar e reside na praia há dois

anos. Este com frequência presta auxilio aos viajantes e se mantém com doações. E o outro morador que está há mais de vinte anos em Lagoinha, dono de um modesto “bar”, onde vende diversas bebidas. Quem ainda não conhece essa belíssima praia catarinense, saiba que vale o esforço. É um retiro que se consegue realizar com um custo baixo e voltar com uma satisfação que não tem preço!Autora: Thuani Farias

Lagoinha do Leste é uma praia localizada na ilha de Florianópolis, em Santa Catarina.Um recinto retirado e em plena harmonia com a natureza. Devido ao seu acesso limitado, mesmo em época de verão, como o carnaval, vimos poucos banhistas explorando seus recursos. Há duas formas de se chegar na La-goinha , a pé ou de barco. Para ir a pé, há duas trilhas: uma começa na praia Armação, fica mais longe, porém em seu trajeto há menos obstáculos, com poucos trechos que reque-rem extrema atenção. A outra trilha começa na praia Pântano Grande, é mais curta, mais conhecida, e a mais difícil de fazer devido ao seu terreno íngreme e rochoso, exige atenção constante ao longo do percurso. A opção para os menos aventureiros são os barcos, encon-trados em ambas praias. Em Lagoinha encontramos mochileiros dos mais diversos lugares e nacionalidades. É difícil quem não se encante com sua beleza cênica. A praia é protegida por morros que a cercam por todos os lados com sua vegetação praticamente intacta, com áreas rochosas próximas ao mar... tínhamos a impressão de estar em uma pequena ilha. A temperatura da água é fria e na sua jusante, onde a água é mais rasa, nos refrescamos e tomamos um gratificante banho de sol. Ótimo lugar para acampar, há duas nascentes com água potável para consumir, apesar de ser um pouco salobra. Para quem gosta de pescar, a lagoinha, que

Pelo Mun

do

Conte-nos sobre algum lugar que visitou!Se sua história for escolhida você ganha uma camiseta!

Envie para [email protected] info www.usinadacultura.com

9

público feminino pratica no entorno do local. Também foram apontadas pelas entrevista-das e observadas outras práticas corporais como corrida, ciclismo, futebol e vôlei entre as mulheres. Entre os homens, a caminhada tam-bém é a prática corporal preferida, com 68% daqueles que frequentam o lago se aproprian-do dela. Outras atividades que apareceram para o sexo masculino foram ciclismo, corrida, vôlei, futebol, alongamento e slackline. Nas observações empíricas, foi possível identificar ainda cavalgada, skate, canoagem, futevôlei, patinete e patins. A pesca e o banho, apesar de proibidos no local, também foram registra-dos em algumas visitas ao Lago São Bernardo.No que tange a conservação do local onde ocorrem estas práticas corporais, nas obser-vações que realizamos, além de conversas informais após a aplicação dos questionários, notamos que a maioria das pessoas tem a pre-ocupação e está consciente quanto à neces-sidade de preservação da área. Há a predis-posição dos praticantes de atividades físicas, turistas e cidadãos em manter o local limpo e intacto, e de manter ações que permitam a manutenção do Lago São Bernardo.Portanto, podemos concluir que o Lago São Bernardo essencialmente é um local para a realização de práticas corporais e estas muitas vezes também são consideradas pelos frequentadores como atividades de lazer, pois em grande parte das oportunidades – por exemplo – as caminhadas são seguidas de rodas de chimarrão ou pela simples contem-plação do local.

O Lago São Bernardo é o principal “cartão postal” da cidade de São Francisco de Pau-

la e, por este motivo atrai centenas de turistas todos os meses. Também é um dos locais pre-feridos pelos habitantes do município para o lazer, com o tradicional chimarrão no início da manhã ou no final de tarde, e o principal pon-to de encontro dos amigos. Mas o Lago São Bernardo também apresenta outros aspectos que envolvem atividades físicas e esportivas que merecem destaque.Em recente estudo realizado pela linha de pesquisa Estudos Olímpicos em Práticas Corporais e Meio Ambiente, vinculada à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) ficou comprovado que este espaço – rodeado de belezas naturais – é utilizado para práticas corporais. As práticas corporais são entendidas como manifestações da cultu-ra corporal de cada indivíduo e/ou grupo, ainda que estas possam, inclusive, produzir – simultaneamente e paralelamente – hábitos considerados não saudáveis como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas. Como exemplo, podemos citar a “pelada” de fim de semana, habitualmente, acompanhada de carne gorda e cerveja. As práticas corporais contrapõem a ideia limitadora de simples atividades físicas. Também se exclui a tentativa de definir prática corporal como esporte. O esporte é algo normatizado, com regras, e quase sempre competitivo, portanto, também é uma prática corporal, mas nem toda prática corporal pode ser considerada esporte. As práticas corporais se aproximam muito mais do lazer.Em uma pesquisa realizada durante o ano de 2012 e que podemos observar á direita da imagem, um dado relevante é que todas as mulheres (100%) que realizam alguma prática corporal no lago praticam a caminhada. No entanto não é somente esta atividade que o

Lago São Bernardo: local de lazer, turismo e práticas corporais

Vida ativa

Rodrigo Koch , jornalista, gra-duado em Educação Física, pós-

graduado em Administração e Marketing Esportivo, mestre em Estudos Culturais. Atualmente é

professor da Uergs.

Esportes

10 Usina da cultura - Abril 2013

Perfil frequentadoresLago São Bernardo

Homem ou mulher, na faixa etária entre 21 e 40 anos de idade

Atividades de lazer 70%

Dados obtidos por observações mensais e entrevistas com mais de cem frequentadores do lago durante 2012.

Caminhada 91,2%

Turismo 28%

Renda de até um salário mínimo, e natural ou morador de São Francisco

41% frequenta o lago diariamente, sendo que a maior parte destes são mulheres (59%)A maioria das pessoas frequenta o Lago para a realização de práticas corporais (aproximadamente 84%)

Esportes

11

Energia Eólica é uma energia obtida do vento, gerada pelo efeito das correntes

de ar e utilizada em beneficio das atividades humanas, principalmente para a produção de energia elétrica por médio de aero-geradores.Em 2011 a energia eólica gerou ao redor do 3% do consumo elétrico mundial.É um recurso abundante, renovável e limpo que ajuda a diminuir a emissão de gases do efeito estufa, pois substitui as termoelétricas a base de combustíveis fósseis.A energia do vento relaciona-se com o mo-vimento das massas de ar que se deslocam desde áreas de alta pressão atmosférica a áreas de baixa pressão.Os ventos são gerados a causa do aquecimen-to não uniforme da superfície terrestre pela radiação solar, pois entre 1% e 2% da energia que provêm do sol, converte-se em vento.Os continentes absorvem uma quantida-de menor de luz solar, por isso o ar que se encontra na superfície da terra se expande, se faz menos leve e se eleva. O ar mais frio e mais pesado que vem dos mares e oceanos ou grandes lagos, se movimenta e ocupa o lugar deixado pelo ar quente, produzindo os ventos.Para o aproveitamento da energia eólica se faz necessário um estudo minucioso sobre a variação dos ventos no local.Hoje em dia se utiliza particularmente para movimentar aero-geradores. Nestes, a energia eólica movimenta uma hélice e por médio de um sistema mecânico se faz girar o rotor de

um gerador que produz energia elétrica. A concentração num mesmo local destes gera-dores, chama-se Parques Eólicos.Segundo a agencia Reutes, em 13/02/2013, Brasil liderou a expansão de energia eólica na América Latina em 2012.O Conselho Mundial de Energia Eólica diz que a capacidade instalada no Brasil cresceu de 1.077 MW a 2.508 MW em 2012, enquanto que

em toda a América Latina o total para o perío-do passou de 2.280 MW a 3.505MW.Nesse contexto, a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) diz que em 2012 se investiram aproximadamente uns 7 bilhões de reais no setor, enquanto há uma previsão de que em 2020 chegue a um investimento de 50 bilhões de reais.

O Brasil está atualmente em primeiro lugar entre os países

latino-americanos que investem na

energia eólica.

Energia Eólica

Entenda como funciona, quais são suas vantagens, evolução e perspectiva para o futuro.

12 Usina da cultura - Abril 2013

VANTAGENS DA ENERGIA

EÓLICA:Sua construção é rápida.6

É uma fonte de energia segura e renovável.

5

Sua instalação é compatível com outros usos do solo.

4

Não produz emissões na atmosfera nem gera resíduos, somen-te os da fabricação dos equipamentos e o óleo das engrena-gens.

3

São instalações que podem movimentar-se e sua remoção deixa a zona totalmente recuperada.

2

Produz um benefício econô-mico aos municípios pelo uso do solo e a criação de novos postos de trabalho.

1

13

sobre o assunto consultado. Além do Google, há outras opções gratuitas disponíveis na web. O importante é esco-lher qual delas é a melhor para suprir suas necessidades e da sua empresa. (Skydrive, Box, Dropbox, são algumas, mas nem todas tem as mesmas funcionalidades).

Nesta coluna trataremos de informar e compartilhar informa-ções sobre otimização de tempo, novos programas e tecnologia. Qualquer pergunta ou sugestão de temas e curiosidades podem ser enviados para o e-mail [email protected]

Para que o seu dia a dia seja mais fácil e organizado, empresas de softwares livres

e plataformas online lhe permitem executar tarefas de maneira simples e gratuita. Google por exemplo nos oferece uma porção de ferramentas que servem tanto para o seu dia de trabalho, quanto para sua organização pessoal.Compartilhar documentos ou calendários, fotos e arquivos em geral, comunicar-se através de mensagens, deixou de ser uma tarefa complicada. Os documentos alojados na “nuvem” facilitam o processo e aumentam bastante sua produtividade. Com um simples criar e compartilhar documentos no Google Drive (sistema do Google de criação e edição de documentos online e armazenamento de arquivos na nuvem), você pode trabalhar em grupo, com atualização constante, sem a dor de cabeça de estar enviando arquivos à cada modificação. Uma ou mais pessoas, em computadores diferentes, podem trabalhar simultaneamente em um só documento, já seja de texto, planilha, gráficos, calendários ou até mesmo apresentações de slides. O mais curioso é que para que isso funcione também independe de onde estão os colabo-radores... no Japão, Europa, África, no escri-tório ou até mesmo em casa. Um dos poucos requisitos... acesso à internet, computador ou smartphone e conta no Google. Contando com isso tudo, o acesso à infor-mação e ao trabalho compartilhado se torna mais simples e instantâneo. Antes tínhamos que ir à biblioteca ou esperar chegar em casa para consultar livros e enciclopédias, receber através de e-mail os dados compartilhados. Hoje em dia em qualquer lugar, com um smartphone, e conexão à internet, podemos fazer uma busca no Google e em instantes obtemos resultados quase sempre relevantes

Alex D’ El Rei, informático por natureza e amante das novas tecnologias, filho de

bytes e kbytes, números preferidos 0 e 1

TecnoSapiens

14 Usina da cultura - Abril 2013

Instagram Uma janela para o mundo

Quem tem um celular de última geração deve conhecer este aplicativo gratuito, que permite aos usuários tanto de iPhone como Android tirar uma foto, escolher um filtro predeterminado entre outros ajustes de imagem com um simples clique e depois compartilhá-la em uma varieda-de de redes sociais, incluindo o próprio Instagram. O Formato da fotografia é quadrado em homenagem à famosa polaroid, e permite um enfoque diferente do tradicional ao qual nossos olhos estão acostumados.A grande vantagem do Instagram é o alcance, basta colocar etiquetas referentes à temática da imagem, que ela dá a volta ao mundo em segundos.A comunicação se baseia na linguagem visual, e as imagens favorecem uma visão artística/poética da vida. Perfeito para os amantes da fotografia!

Tecnologia

ATENÇÃO!Imposto de renda até dia 30 de abril

Não esqueça!!

Tel: (54) 3244-2900

[email protected]

Rua Três de Outubro, nº 46. SFP.

Próximamente mais ofertas imobiliáriasnesta revista!

Fone: (54) 3244-1049/ 9977-9063Av. Júlio de Castilhos, 745 - S.Fco. de Paula RS CRECI 15.359

Bar, restaurante e pizzaria

Variado cardápio de peixes e pizzas com serviço de

tele-entrega.Bu�et com grelhados

ao meio-dia e carne assada nos �nais de

semana.

Av. Júlio de Castilhos nº 555São Francisco de Paula - RS

Tele-entrega(54)3244-1840

Tele-entrega(54)3244-1840

15

Sabia que...

São aves muito inteligentes. Sua co-

municação consta de pelo menos 14 termos vocais

(gritos). Formam bandos de 4 a 15 aves hierarquicamente organizados, com divisão de

clãs. Estes bandos se man-têm estáveis por até

duas gerações.

... os não fumantes que passam horas

perto dos fumantes saem mais preju-

dicados do que os próprios viciados

no tabaco?

Os pesquisa-dores da Universida-

de de Califórnia, Estados Unidos, argumentam que,

pelo fato de inalar menos fu-maça do cigarro alheio, o or-ganismo dos não fumantes

não desenvolve defesas contra os venenos do

tabaco.

COFCOF

...a MACELA tem muitos nomes?

marcela, macelinha, carrapichinho de agulha, camomila

nacional, etc.

As flores têm um aroma agradável

e a infusão destas, ou das folhas alivia

dores de cabeça, cólicas e problemas

estomacais

Curiosidades

...a Gralha-azul ajuda a disper-sar as sementes

de araucária?

16 Usina da cultura - Abril 2013

Rincão poéticoSER POETA A poesia éentre todas as artesa mais acessívelao homem.Posso expressar simplesmentequando escrevo, aquilo que sintoou posso contar em versosquando não sei escreveraquilo que expresso.O mais importante é que transmito,lanço ao ventoescrevo em redondilhasfaço versosaquilo que é minha protesta,minha súplica, meu desejo.Coisas que de outra forma não diriapor temor, vergonha oudesconhecimento.Todos somos poetas,ainda que alguns não o saibamos,todos somos amantestodos nos sentimos belosVemos na vida a perfeitae equilibrada obra do Eterno.Naqueles que amamosum reflexo nossoe nos que não nos compreendem,ou não concordama imagem do opostoEm nossos tempos a vida nos sorritudo é felicidade e encantamentoquando fracassamos é porque os outrosnão se deram contado meu valor e esforço.Se pudesse contá-lo em versostal vez compreenderiaque minha angustia não era tanta, nem meu sucessoIsso me faz sentir mais livre para poder pensar

um pouco mais nisto.Se sou capaz de descrever um dia claroou uma noite tenebrosa,o trino de um pássaroou os sonhos de um idoso,cantar-lhe à beleza dos jovensou ao fim do tempo de boêmioElevar alabanças à vida e ao trabalhoapesar da dor e do sofrimento, contar como me sinto partedo palpitar do Deus eterno.Pensar que o final do meu caminhoé o começo de uma vida nova, que minha mente dorme quando queroe que morro realmentecada vez que desisto ou me entrego.Sempre que isto ocorrelivro-me do tremendo peso de minhas limitaçõese me envolvonuma luz brilhante que me transformano mais sutil, no etéreoe me inunda de forças renovadas para começar outra vezo meu novo verso.

Moisés Aldo Sanchez

Atenção poetas!Este é seu espaço!Estamos ansiosos por receber seus poemas e poesias, cada mês um será escolhido para ser publicado nesta seção. Participe!

Envie e-mail [email protected] mais informaçãowww.usinadacultura.com

17

O tomate é considerado tanto uma fruta quanto uma hortaliça e forma parte inte-grante da cozinha de todo o mundo. Seu consumo diário proporciona um grande

beneficio para a saúde, além de dar um sabor especial aos alimentos na sua preparação.

O tomate possui um grande número de antioxidantes, benéfico para a saúde e no tratamento de algumas doenças cancerígenas. Um estudo do Dr. Edward Giovanucci da Faculdade de Medicina de Harward, (Boston), conclui que o consumo elevado e regular do tomate e os alimentos que o contém, reduz substancialmente o risco ante numero-sos cânceres, particularmente o de próstata, pulmão e estômago.

Os benefícios do tomate

Conheça alguns hábitos saudáveis em

relação ao consumo do tomate • Na Espanha se costuma comer nas refeições o pão

com tomate e azeite de oliva. O tomate é partido pela me-tade e esfregado no pão, umedecendo-o. É muito usado como

base no pão para os “bocadillos” (sanduíches).

• O tomate, cru, é usado em todo tipo de saladas. • Seu suco, só ou temperado com sal, pimenta ou plantas aromáticas, é refrescante e nutritivo. É usado também para coquetéis. • Intervém na elaboração de inumeráveis alimentos como guisados, sopas, etc.

• Desidratado, “tomate seco”, apresenta uma sabor muito forte e é muito usado em cozinhas como a italiana e a

grega.

• Cozinhado com açúcar, se obtém uma deliciosa marmelada.

18 Usina da cultura - Abril 2013

EXERCE UM EFEITO PROTE-TOR CONTRA AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES, VISÃO E INFECÇÕES URINÁRIAS, ENTRE OUTRAS,

REDUZ O RISCO CÂNCERES, COMO O DE PRÓSTATA, PULMÃO E ESTÔMAGO,

OCUPA UM LUGAR DE DESTAQUE NA PREPARAÇÃO DE PRODUTOS CONTRA O ENVELHECIMENTO

Veja como é bom:

RICO EM VITAMINA A, SAIS MINERAIS E CÁLCIO,

ALIVIA AS QUEIMADURAS PROVOCADAS PELO SOL,

AUXILIA NA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, PREVENINDO AS VARIZES,

19

Sabe aquela dor nas costas? Aquele mau jeito ao levantar da cama? Aquele torcicolo que incomoda há dias? São pequenos problemas que restringem seus movimentos, limitam suas

ações e dificultam seu trabalho, lazer, etc. A quiropraxia atua nas articulações que fazem esses problemas lhe afetarem. Ela devolve os movimentos, libera as articulações, diminui ou elimina as dores, melhora as condições naturais do organismo. Tudo isso através de ajustes articulares feito com as mãos, sem uso de medicação ou procedimentos invasivos ao organismo.

O que é Quiropraxia?A Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações, ou seja, pequenos desalinhamentos articulares, que somente uma avaliação quiroprática é capaz de detectar.

Podemos ver algumas dicas para cuidar de nossa coluna em atividades de nosso cotidiano:

ERRADO Segurar o cabo da vassoura com as mãos muito próximas sobrecar-rega a lombar. Curvar as costas e manter os joelhos esticados du-rante a varredura também força a região.

ERRADO Inclinar o tronco na hora de usar o ferro causa um grande descon-forto, podendo causar uma fadiga muscular e contraturas no mesmo.

ERRADO Deixar pernas e braços estendidos enquanto pega um objeto no chão força a coluna.

Viverbem

Conselhos posturaispara uma melhor qualidade de vida

CERTOFlexione os joelhos sem se curvar. Se o item for volumoso e pesado, carregue-o junto ao tronco. Se pos-sível, coloque-o em um carrinho e empurre..

CERTOUse uma vassoura com cabo com-patível à sua altura e segure com as duas mãos: uma na extremi-dade superior e outra um pouco acima da linha da cintura. Ao var-rer sob os móveis, prefira ficar de joelhos.

CERTOPosicione um dos pés à frente do outro e deixe-o apoiado em um degrau (use alguns guias velhos se for o caso). Monte a tábua de passar roupas a uma altura que não a faça se curvar.

VARRER LEVANTARPESO

PASSAR

20 Usina da cultura - Abril 2013

ERRADO Descansar de bruços deixa o pesco-ço torcido, exigindo muito da mus-culatura. Colchões macios demais também não sustentam a coluna. Já os duros prejudicam ombros e quadril. Consulte sempre as tabelas que relacionam a densidade da es-puma com peso e altura da pessoa. Cuide também com travesseiro, este deve manter nossa linha me-dial neutral, sem alterações para cima ou para baixo.

ERRADO Costas curvadas e tórax próximo ao volante resultam em uma ten-são muscular, gerando muitas con-traturas e futuramente dores.

CERTODeite-se de lado, com uma perna sobre a outra e com um travesseiro ou almofada entre os joelhos. Esse pequeno gesto vai ajudar no des-canso da musculatura durante a noite. Na hora de acordar, aja com calma. Levante-se de lado, coloque primeiro as pernas para fora da cama e com a ajuda dos braços, faça uma alavanca para erguer-se, evitando assim pressão sobre os discos intervertebrais.

ERRADO Sentar-se em uma cadeira muito baixa ou alta demais pode causar algumas dores que persistem du-rante o dia. Ombros levantados e pés que não tocam o chão são sinais de que a altura da cadeira não é a mais apropriada. Digitar com as pernas cruzadas ao lado da mesa também colabora com a pos-tura errada. Cabeça interiorizada, também traz cansaço muscular, uma vez que essa posição faz com que nossa cabeça pese em torno de 7 quilos, exigindo muito de mús-culos tão pequenos. Não apoiar o antebraço também nos traz dores e até mesmo pode ser a causa de tendinites e síndromes como a do túnel do carpo.

CERTOEscolha uma cadeira comum com encosto alto e firme. Sente-se com a coluna alinhada e o bumbum acerca de quatro dedos do encosto. Mantenha os joelhos dobrados a 90 graus e os pés apoiados no chão ou em um banquinho. Mantenha o monitor na altura dos olhos, para que não seja necessária uma incli-nação na cervical. Apoie sempre o antebraço para digitar ou utilizar o mouse, mantendo a mão em po-sição neutra, evitando um desvio lateral do punho. De hora em hora, faça uma pausa de dez minutos: le-vante-se e alongue os braços.

CERTOAntes de tudo, sente-se de lado, com as pernas para fora do carro. Flexione os joelhos, apoie as mãos nas coxas e gire o corpo até ficar de frente para o volante. Mantenha o encosto do banco ligeiramente in-clinado e repouse as costas, por in-teiro, nele. A cabeça deve ficar reta.

Isaura Martini Müller, graduada em Quiropraxia pela Universidade

Feevale, especialista em Gestão e Orga-nização Pública de Saúde, pela UFSM,

atualmente atende pela Ortoquiro clínica integrada, em SFP.

Saúde

DORMIRESCRITÓRIO DIRIGIR

21

(54) 9618.1456 Muriel(54) 9169.5113 Claudinha

Rua Assis Brasil, 158. SFP- RS

Salão de belezaAv. Júlio de Castilhos, 425 sl. 201

Centro. São Francisco de Paula - RSISAURA MARTINI MÜLLER

Quiropraxista - ABQ nº 0470

(54) 3244-4020

Maria Eduarda Comin

Terapeuta SistêmicaPós Graduada em Terapia Floral e PsicopedagogiaCertificação Internacional em Florais de Bach

Rua Tiradentes,567São Francisco de Paula

(54)9129886632441741

TulipaProdutos e serviços

Podologia Laserterapia Aromaterapia Estética integral

Um espaço para sua saúde e bem-estar

Rua Henrique Lopes da Fonseca, 225 Centro SFP/ RS

www.tulipaprodutoseserviços.com.br

(54) 3244-4099(54) 9675-5122+ informação

Terapêutica-Zero Balancing -Reiki-Yoga

Estética-Depilação-Limpeza de pele-Drenagem linfática-Radiofrequência-Podologia

Terapêutica

Estética&

Spectra G2Tratamento de radiofrequência e�caz contra a �acidez, celulite, �brose, aderências, cicatrizes e linhas.

PELE LISA,MUITOS ELOGIOS

Venha conferir nossa loja de produtos naturais

Rua Pinheiro Machado, 154, Centro. Tel. (54) 3244-2289

www.espacosolar.com.br

Anu

ncie

aqu

i, lig

ue (5

4) 9

621-

2061

Cupom de descontoA partir da próxima edição, os melhores descontos para suas compras.Para mais info acesse www.usinadacultura.com ou fale diretamente com o vendedor.

20%50%35%

10%

Cupom de desconto

22 Usina da cultura - Abril 2013

Você gosta de fotografar?Este espaço é para você!

Envie sua foto preferida para

[email protected] fotos serão postadas no facebook da Usina da cultura, e a mais votada será publi-cada aqui, na página seguinte.Se sua foto for a escolhida, você ganha uma camiseta da Usina!Também sortearemos entre os participantes outra camiseta como esta:

Você pode enviar sua fotografia até o dia 25 de Abril e as votações serão feitas até o dia 5 de maio. Quanto antes você enviar, mais curtidas poderá conseguir!

Requisitos mínimos da imagem: 300dpi com largura 30cm, altura 20 cm. Imagens horizontais! Somente fotos tiradas em São Chico.

Mais informações em www.usinadacultura.com

Participe!!

Fotografia

23

Foto: Cecilia Sanchez

Recicla,São Chico!

O Planeta agradece!

Hoje, ecologia e meio ambiente se conver-teram em palavras habituais na linguagem

de muitos seres no planeta. Poderíamos dizer que em muito pouco tempo os seres humanos desenvolvemos uma consciência global de que é nossa responsabilidade cuidar da Na-tureza, dos recursos que temos como o ar, a água, os bosques, a terra, as espécies animais e consequentemente a saúde e qualidade de vida do próprio ser humano.

Diante deste compromisso de conhecimento e consciência, muitos países estão tomando iniciativas em procura de soluções viáveis, próximas, simples e efetivas, afim de preservar a riqueza dos recursos que possuímos. Assim temos exemplos de reciclagem do lixo, de des-contaminação das águas, das leis de preserva-ção ambiental, entre outros.

O processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente, também gera riquezas. Os ma-teriais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Sua reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar.

Atualmente muitas indústrias reciclam estes materiais como forma de reduzir os custos de produção. Também podemos destacar que o benefício da reciclagem é fonte de geração de emprego nas grandes e pequenas cidades.

Como forma de contribuir com ações con-cretas para a preservação do meio ambiente, podemos iniciar desde nosso lar, a reciclagem do lixo que produzimos. Para isto é necessário separar o lixo seco, o não reciclável e o orgâni-co. O lixo seco deverá estar limpo, sem resídu-os de alimentos. O lixo orgânico também pode ser utilizado para fazer composto para adubar nossas plantas, trazendo assim benefícios para nossa horta e para o meio ambiente.

Os resíduos orgânicos que podem ser levados à sua composteira são os seguintes:

- cascas e restos de hortaliças e frutas, - erva-mate, - borra de café, - restos de pão, - cascas de ovo esmagadas, - saquinhos de chá, - corte de grama, - galhos picados, - flores murchas, - folhagens.

LIXO SECO

Vidro, alumínio, papel e plástico lavados para que não contenham restos de alimentos

LIXO NÃO RECICLÁVEL

Todo resíduo que não encaixa nem como orgânico, nem como reciclávelEx. Pano, restos de var-redura, etc

LIXO ORGÂNICO

Restos de alimentos.Podem ser utilizados para fazer composto para as plantas de casa.Veja abaixo :

NA PRÓXIMA EDIÇÃO APRENDEREMOS A FAZER COMPOSTAGEM.

27

Uma empresa de pesquisa sueca, em parceria com a usineira pernambucana JB, cria biocom-bustível a partir de algas marinhas e desenvolve a primeira “fazenda” para fabricar diesel e etanol em grande escala a partir das algas.

EcoMotor

Se depender dos pesquisadores, não vai de-morar até que os carros possam ser abasteci-dos com etanol proveniente de algas mari-nhas. Pesquisas com algas para a obtenção de combustível começaram no início da década de 70 nos Estados Unidos, no auge da crise do petróleo. Porém, os resultados não foram convincentes e os estudos foram engavetados.

No início dos anos 2000, o assunto foi reto-mado e os resultados, enfim, apareceram. Hoje, universidades americanas já possuem laboratórios capazes de produzir biodiesel com as plantas. Por aqui, empresas foram mais longe e descobriram uma forma inédita de fazer etanol de origem marinha.

“É possível produzir dois produtos a partir das cianobactérias. Para a produção de etanol, as algas são geneticamente modificadas. Com isso, conseguimos extrair uma mistura de água com cerca de 20% de etanol. Depois, é só destilar”, afirma Rafael Bianchini, diretor da filial brasileira da sueca SAT.A empresa de pesquisa sueca, em parceria

com a usineira pernambucana JB, desenvolve a primeira “fazenda” para fabricar diesel e etanol em grande escala a partir das algas. A primeira fase da usina tem inauguração prevista para o fim de 2013, e na área de 1 hectare será possível produzir até 1,2 milhões de litros de biodiesel por ano. Com a segunda etapa finalizada, em 2014, mais 1 hectare e 2,2 milhões de litros de bioetanol serão produzi-dos todos os anos.Segundo Bianchini, a fabricação de etanol com algas é até 300 vezes mais eficiente que a do álcool convencional. Mesmo assim, a intenção não é competir. “São dois processos complementares. Utilizamos o CO2 da queima da cana como fonte para as algas realizarem a fotossíntese”, diz ele.Enquanto o biodiesel apresenta coloração verde, o etanol de algas é destilado e ganha a mesma tonalidade do produto da cana. As duas empresas pretendem homologar o produto na ANP e comercializá-lo por preço equivalente ao do etanol já utilizado.Fonte: www.quatrorodar.abril.com.br

BIOCOMBUSTÍVEL

28 Usina da cultura - Abril 2013

Ferrari LaFerrari, um sensacional esportivo híbrido de 963 CV

A surpresa da Ferrari no Salão do Automóvel em Genebra 2013 foi o novo esportivo híbrido da Ferrari. Para a marca italiana este novo modelo supõe a máxima expressão da enge-nharia e da excelência da marca, com nada menos que 963 CV. Suas prestações assustam, sendo mais rápido que o F12 Berlinetta e que o mítico Enzo.

[email protected]

Tel:(54) 3244-2166 - 99976418

R. General Osório, 66- São Francisco de Paula - RS

Todas as novidades em automóveis ecológicos e mobilidade sustentável: Audi A1 E-tron

O novo Audi se move durante 50 km graças a seu motor elétrico de 72kw (102cv)situado abaixo do capô dianteiro. Além disso, um pequeno motor de um só rotor carrega a bateria, funcionando como gerador de cor-rente, o que permite elevar a autonomia até 200km. Fonte: Superinteressante

Você é autônomo? Presta serviços? Quer anunciar? Preços especiais pra você! ligue (54) 9621-2061

Automóveis

29

(54) 3244-3684 - 3244-2158

Rua Benjamin Constant, 627 - SFP - [email protected]

Cama, mesa, banhoRoupas adulto e

infantilTecidos

Linhas e lãsLingerie

Av. Júlio de Castilhos, 551. São Francisco de Paula /RS

Confira nossas ofertas!

(54) 3244-1630

Marketing digitalSoluções em sites

Hospedagem

www.i9art.com.br

SUA EMPRESA NO MOUSE CERTO

(54) 3244-1392 / 9129-4925

Aprendendoa aprenderJá estamos de novo em ritmo

escolar. Novos colegas, novos professores e novos conteúdos para estudar. Um novo contexto no qual vamos desenvolver mais um ano de aprendizagem e for-mação para nossa vida cidadã.

Aprender a aprender é nosso grande desafio, em todas as etapas da vida estudantil. Implica numa atitude de abertura e responsabilidade de cada um com seu processo de aprendizagem.

Todos os seres humanos temos um potencial para “aprender”, como se fossemos uma semente pronta para brotar ou florescer, de uma forma única e dife-renciada, sendo necessário ter as condições adequadas para desenvolver-nos.

A inteligência, segundo estudos científicos, “é produto de uma operação cerebral e permite ao sujeito resolver problemas e criar produtos que tenham valor específico dentro de uma cultura”.

A fim de desenvolver a inteligência e o conhecimento do que já foi construído pelo homem, é que estudamos e para isso temos escolas, universidades, etc. meios que nos acompanham duran-te todo o processo de nossa vida.

Assim como a semente bem cultivada, cresce e desenvolve seu potencial, em qualquer lugar do planeta, se o ambiente é apto e possibilita seu desenvolvimento, as crianças precisam

30 Usina da cultura - Abril 2013

do meio adequado para desenvolver seu conhecimento.

Os fatores mais importantes para criar esse âmbito são: o amor, o respeito, a obser-

vação, o conhecimento e a dedicação.

Atender às crianças em sua diver-sidade exige da escola uma linha

condutora, objetivos claros e defini-dos, planejamento e ações coerentes

e formação profissional da equipe escolar, a fim de possibilitar que cada

uma se sinta incluída e encontre o ambien-te adequado para desenvolver seu processo de

aprendizagem.

A necessidade de abrir novos caminhos para a aprendizagem é continua no ser humano. Podemos

observá-la na criança desde que nasce, busca ansiosa conhecer o mundo que a rodeia, até o adulto que busca

respostas e um sentido para sua vida.

As crianças conseguem expressá-la através dos “porquês” e de sempre querer ir a frente a busca do novo. Elas se estimulam

nesta aprendizagem quando descobrem um sentido nas ações que praticam.

A crise no processo de aprendizagem surge quando o sentido do que realiza o estudante se afasta da prática, da vida coti-

diana e de sua projeção no futuro. Por isso, é importante que a educação esteja cada vez mais próxima da vida do estudante,

da realização de seus sonhos e objetivos e que lhe permita uma inserção plena e eficiente na sociedade à qual pertence.

Aprendendoa aprender“Aprender a Aprender significa que os estudantes se comprometam a construir seu conhecimento a partir de seus aprendizagens e experiências de vida com a

finalidade de aplicá-los numa variedade de contextos: em casa, no trabalho, na educação... com motivação e confiança.”

Elena Martín Ortega, Universidad Autónoma de Madrid

31

Além de alcançar as metas estabelecidas como o êxito acadêmico e pessoal para todos os alunos e um profissional entusiasta, motiva-do e orientado à inovação, é preciso acrescen-tar a resiliência dos estudantes e docentes.A investigação sobre resiliência, junto com a teoria e as estratégias de ajuda que surgem dela, oferecem uma perspectiva positiva neste sentido, pois brinda esperanças de que é pos-sível que quem experimenta, stress, traumas ou riscos em sua vida, pode sobrepôr-se a eles. Também estimula aos docentes a centrar-se mais nos pontos “fortes” que nos “fracos”, ou seja, analisar as condutas individuais dos estudantes, mais desde o enfoque de sua “fortaleza” que de sua “debilidade”.Além disso, mostrar o que está “bem” na vida das pessoas, possibilitando construir uma caminhada de triunfos por cima de tudo o que esta “ruim”.Tudo isto implica numa troca de atitude já que os investigadores sobre a resiliência criti-cam a “escassa atenção que desenvolvemos sobre as forças que mantêm as pessoas com saúde. Tanto a Psicologia, quanto a Psiquia-tria priorizam detectar, categorizar e rotular enfermidades” (Wolim e Wolim, 1993,p3). Uma crítica que também pode aplicar-se ao âmbito da educação.

Com base nos estudos realizados sobre a Resiliência por Henderson, Milstein,

Brooks, Goldstein, Duncan entre outros, con-ceituamos a Resiliência como “a capacidade que as pessoas desenvolvem para sobrepôr-se às experiências negativas” , fortalecendo-se no processo de superá-las.O reconhecimento desta capacidade e a possibilidade de desenvolvê-la esta surgindo, não só entre os cientistas sociais, mas também entre os docentes que começam a perceber a necessidade de que as escolas ou centros de ensino, sejam instituições que fomentem a resiliência para aqueles que trabalham e estudam nelas.Os estudos de resiliência, de fato, corrobo-ram que a escola, mais que nenhuma outra instituição, exceto a família, pode oferecer o ambiente e as condições que desenvolvam a capacidade de sobrepor-se as experiências negativas, nos jovens de hoje e nos adultos de amanhã.

Veja bem...

Resiliência Nos estudantes e na escola

resiliência é... a capacidade que as pessoas desenvolvem para sobrepôr-se às experiências negativas, fortalecendo-se no processo de superá-las.

32 Usina da cultura - Abril 2013

Educação

Em seus estudos, Bernard (1991) chega à conclusão de que todo indivíduo possui a capacidade de sobrepor-se as experiências negativas na vida, pelo que esta capacidade deve ser reconhecida e estimulada.O processo de adquirir resiliência é, de fato, o processo da vida, já que todas as pessoas devem superar episódios de stress, traumas e rupturas, no processo de viver.Uma atitude construtora de resiliência na escola implica em procurar “todo indício” de resiliência, rastreando momentos em que tanto docentes como estudantes “superaram, sobrelevaram, venceram a adversidade que enfrentaram.As crianças, jovens e adultos resilientes caracterizam-se como indivíduos socialmente competentes, possuidores de habilidades para a vida, tais como, o pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas e tomar ini-ciativas, além de ser firmes em seus propósitos e ter uma visão positiva de seu próprio futuro.A seguir desenvolvemos seis passos para fortalecer a resiliência nas escolas.

1 – Enriquecer os vínculosImplica em fortalecer as relações entre as pessoas e suas atividades. Está comprovado que crianças que sofrem menos impactos emocionais quando crianças ou carências afetivas e tem menos dificuldades no processo de aprendizagem.

2 – Fixar limites claros e firmes Na escola os alunos devem conhecer seus

Enriquecer os vínculos pró-sociais

Fixar limites claros e �rmes

Ensinar habili-dades para a

vida

Estabelecer e transmitir

expectativas elevadas

Oferecer oportunidades de participação

signi�cativa

Brindar afeto e apoio

limites, explicados e transmitidos com clareza. Também devem ser explicitados os objetivos pelos quais se estabeleceram estas condutas.

3 – Ensinar habilidades para a vida As mesmas incluem: cooperação, resolução de conflitos, estratégias de resistência, destrezas de comunicação, habilidade para resolver problemas, saber tomar decisões e controle do stress. Estas estratégias, quando aprendi-das na infância, ajudam aos alunos a não cair nos perigos da adolescência frente as drogas, álcool, tabaco, etc. Também são importantes para fortalecer o processo de aprendizagem dos alunos e para contribuir em desenvolver relações saudáveis dentro da escola.

4 – Brindar apoio e afeto:É quase impossível superar a adversidade sem a presença do afeto. Um ambiente afetivo é fundamental para o desenvolvimento sadio do ser humano. Tanto a escola, quanto a família e a sociedade são os meios que atuam diretamente no seu desenvolvimento.

5 – Estabelecer e transmitir expectati-vas elevadas:É importante que as expectativas do estudan-te, sejam cada vez mais elevadas e realistas consigo mesmo, afim de atuarem como mo-tivadores no seu processo de aprendizagem, fugindo assim dos rótulos que muitas vezes se aplicam sobre as crianças, limitando-as no desenvolvimento de suas possibilidades. O mesmo acontece com os professores e gesto-res da escola.

6 – Oferecer oportunidades de partici-pação significativa:Esta estratégia significa outorgar aos alunos, as suas famílias e ao pessoal da escola, uma alta parcela de responsabilidade pelo que acontece na escola, dando-lhes a oportuni-dade de resolver problemas, tomar decisões, planejar, fixar metas e ajudar aos a outros.

Mercedes Sánchez, educadora de longa trajetória na educação brasileira, com a constante pre-

ocupação de procurar meios que possibilitem o desenvolvimento

do ser humano.

33

razão, ser appelidada a Suissa Riogran-dense”. E por muitas décadas foi conhecida como a “Suíça Riograndense” e mais tarde por “São Chico Terra Boa”.

No último censo do IBGE foi constatado que o Brasil possui mais de 24 mil brasileiros acima de 100 anos, e no quesito centenários o estado da Bahia é o campeão, seguido de São Paulo e Minas Gerais. Vive-se hoje, em média, 25 anos a mais do que viviam os brasileiros nos anos 60, quando os centenários eram 2,7% da população, atingindo, cinquenta anos depois, a marca de 7,4%. As mulheres vivem mais, pois dos 24 mil centenários assinalados, somente 7 mil são homens.

Entre as serranas que possuem mais de 100 anos e encontram-se com boa saúde pode-mos citar duas com mais de 101 anos: a Dona Julieta (Julietinha) Teixeira, nascida em 21 de abril de 1911, e a Dona Zilda Santos Alves, nascida em 11 de agosto de 1911. Em 8 de março deste ano a Dona Hilda Peixoto Alves Bertolucci completou 100 anos. Poucos anos atrás faleceu o Sr. Osvaldo Marques Macha-do com 102 anos, e há pouco tempo o Sr. Deversílio aos 100 anos de idade. Entre 90 e 100 anos de idade temos dezenas de serranos que prometem quebrar muitos recordes de longevidade.

o início do século passado, o município de São Francisco de

Paula de Cima da Serra era famoso no Rio Grande do Sul por ter habitantes

que atingiam mais de 100 anos, numa época onde quem tinha 50 anos já era considerado idoso. São Francisco de Paula era sinônimo de salubridade, considerado o trecho mais salubre do Estado, como é citado, em 1914, no “Dicionário Geographico” de Octavio de Faria, transcrito com a grafia original, texto do Dr. Assis Brasil:

“O clima do municipio gosa de grande renome. A água serrana é afamada e parece que ella, por si só, convalesce os doentes que, de outras paragens, deman-dam para esta saluberrima região, a qual, devido á sua configuração, pode, com

Veja bem...

José Carlos Santos da Fonseca nasceu em SFP em 1962, é

autodidata e pesquisador da história serrana, escreveu em

2011 seu 1ª livro “São Francisco de Paula - História, Encantos e

Mistérios- Vol. 1”Ao centro, Leocádia Moreira do Amaral, com 120 anos em 1922.

34 Usina da cultura - Abril 2013

Após a assinatura do Tratado de Madri, em 1750, o mapa da América do Sul foi redividido entre Espanha e Portugal. Uma grande região onde hoje está o Rio Grande do Sul passava a ser posse dos Lusitanos. Os índios guaranis porém, recusaram-se a sair de suas terras. Era o início da Guerra Guaranítica. No comando estava Sepé Tiaraju, que teria bradado: “Esta terra tem dono!”.Bom estrategista, Sepé liderou uma milícia contra portugueses e espanhóis para proteger o território onde viviam 30 mil indígenas e o maior rebanho das Américas. A guerra durou cinco anos e só terminou depois de Sepé ser morto, em 7 de fevereiro de 1756.Até hoje o líder guarani é cultuado pelos gaú-chos. Há até um município batizado como São Sepé. Desde 2009 é considerado oficialmente herói nacional ao lado de personalidades como Tiradentes e Chico Mendes.

Fonte: Almanaque de cultura popular

Herói Sepé

Painel em homenagem à Sepé em Porto Alegre

SORVETERIA E PASTELERIAPastel TortasDoces SalgadosSorvetes PanquecasA la minuta Café expresso Chocolate quente

TELE-ENTREGA3244-1506

Rua Assis Brasil, 258 - Centro

20% de desconto apresentando esta revista!

Av. Júlio de Castilhos 603 sl.17 [email protected]

(54) 9966-4356

MECÂNICA E AUTOPEÇAS

TUDO PARA SEU CARRO E CAMINHÃOO�cina mecânica - Fábrica de carroceria

e balanceamento carro e caminhãoInjeção eletrônica - Peças - Geometria

Av. Júlio de Castilhos 1014 - Centro. SFP(54) 3244-1212

“Toda atividade deve ter um propósito consciente: não fazer nada sem saber para que, nem começar obra alguma sem estar decidido a concluí-la. Somente chega a porto o

navegante que tão seguro está de sua bússola como de sua vela.” (José Ingenieros)

História

35

A lenda do João de Barro 

Contam os índios que, há muito tempo, numa tribo do sul do Brasil, um jovem se

apaixonou por uma moça de grande beleza. Melhor dizendo: apaixonaram-se. Jaebé, o moço, foi pedi-la em casamento. O pai dela perguntou :

- Que provas podes dar de sua força para preten-der a mão da moça mais formosa da tribo?- As provas do meu amor! - Respondeu o jovem.

O velho gostou da resposta mas achou o jovem atrevido. Então disse:- O último pretendente de minha filha falou que ficaria cinco dias em jejum e morreu no quarto dia.- Eu digo que ficarei nove dias em jejum e não morrerei.Toda a tribo se espantou com a coragem do jovem apaixonado. O velho ordenou que se desse início à prova.

Mitos

Enrolaram o rapaz num pesado couro de anta e ficaram dia e noite vigiando para que ele não saísse nem fosse alimentado. A jovem apai-xonada chorou e implorou à deusa Lua que o mantivesse vivo para seu amor. O tempo foi passando. Certa manhã, a filha pediu ao pai:

- Já se passaram cinco dias. Não o deixe morrer.O velho respondeu:- Ele é arrogante. Falou nas forças do amor. Vamos ver o que acontece.E esperou até a última hora do novo dia. Então ordenou:

- Vamos ver o que resta do arrogante Jaebé.

Quando abriram o couro da anta, Jaebé saltou ligeiro. Seu olhos brilharam, seu sorriso tinha uma luz mágica. Sua pele estava limpa e cheirava a perfume de amêndoa. Todos se espantaram. E ficaram mais espantados ainda quando o jovem, ao ver sua amada, se pôs a cantar como um pássaro enquanto seu corpo,

36 Usina da cultura - Abril 2013

banner_0001.pdf 12.07.08 15:31:34

LIGUE GÁSRua Benjamin Constant, 361 - Centro - SFP

(54) [email protected]

+ de 2500 cores feitas na hora!

aos poucos, se transformava num corpo de pássaro!

E exatamente naquele momento, os raios do luar tocaram a jovem apaixonada, que também se viu transformada em um pássaro. E, então, ela saiu voando atrás de Jaebé, que a chamava para a floresta onde desapareceu para sempre.Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro. A prova do grande amor que uniu esses dois jovens está no cuidado com que constroem sua casa e protegem os filhotes. E os homens amam o joão-de-barro porque lembram da força de Jaebé, uma força que vinha do amor e foi maior que a morte.

Fonte www.galpaovirtual.com.br

Como fazíamos sem geladeira?

Estocar carnes e frutas era uma tarefa árdua até o século 19. Na Europa, para aumentar

a validade desses alimentos, os homens salga-vam a carne , secavam as frutas e os deixavam em um quartinho escuro, longe da luz e calor. Já no Brasil, a abundância de frutas frescas tornava o estoque desnecessário. Quanto às carnes, em vez de guardá-las em locais escu-ros, os brasileiros deixavam-nas expostas ao sol. O costume deu origem à carne de sol, tão comum no Nordeste do país. No Século XVIII, os ricos europeus criaram as primeiras gela-deiras: um buraco em alguma parte da casa, cheio de gelo ou neve e palha. Havia até mes-mo um profissional responsável por buscar as neves nas montanhas, os “geladeiros”. Eles recolhiam neve no inverno e estocavam em poços escavados em partes altas das cidades, para vender no verão. “A comida durava de um inverno a outro” diz Raffaella Sarti, professora de História da Universidade de Urbino, na Itália.

Fonte: http://historia/abril.com.br

37

- 4 ovos- 12 colheres de sopa de açúcar- 100 g de queijo ralado- 1 1/2 xícara de leite de vaca- 2 colheres de sopa de maizena.

Bater todos os ingredientes no liquidificador.Asse em forma caramelizada, em banho maria no forno, por 1 hora.

- 1/2 pacote de trigo para kibe- 1 xícara de água- 1 ovo- 300g de carne moída- 1 cebola grande picada- 10 folhas de hortelã- Óleo, sal, pimenta do reino.

Coloque a farinha de trigo de molho na água até absorvero líquido. Deve ficar úmido. Adicionar o resto dos ingredientes,e misturar bem. Untar uma forma de 20 cm de diâmetro e despejar.Moldear com as mãos e molhar por cima com óleo.Assar em forno médio preaquecido durante 25 min.

!

- 4 ovos- 12 colheres de sopa de açúcar- 100 g de queijo ralado- 1 1/2 xícara de leite de vaca- 2 colheres de sopa de maizena.

Bater todos os ingredientes no liquidificador.Asse em forma caramelizada, em banho maria no forno, por 1 hora.

!

Rua Curupaiti, 193 - Bairro CipóSão Francisco de Paula/RS

Pães- Doces - SalgadosTortas - Lanches - Café

SERVIMOS CAFÉ DA MANHÃ

TELE ENTREGA

PADARIA E CONFEITARIA

Aceitamos encomendas para festas e eventos

Receitas

- 500g de amendoim descascado e torrado- 1 lata de leite condensado- 2 colh. de chocolate em pó- 2 xícaras de açúcar- 1 colher de margarina

Colocar o açúcar e o amendoim em uma panela e deixar derreter totalmente o açúcarMisturar o leite condensado, o chocolate e a margarina mexendo sempre.Mexer mais um pouco até desgrudar do fundo da panela.Em uma superfície lisa untada com marga-rina, distribuir em porções e deixar esfriar.

Bom apetite!

Você gosta de cozinhar? Gosta de compartilhar suas receitas e seus segredinhos na cozinha?Envie sua receita para [email protected] acompanhada de uma foto do prato, se a sua receita for escolhida será publicada no mês seguinte neste espaço e você ganhará uma camiseta da Usina da cultura.Mais info em www.usinadacultura.com.

Receita enviada por Beatriz LudvigTestada e aprovada!Obrigada Beatriz, você ganhou uma camiseta da Usina!!

ZonaSHOPPING

Veja algumas das coisas lindas e super modernas que encontramos pelas lojas de São Chico pra você!

Spray para AmbienteCitric Wood, 350ml.Casa com EstiloAv. Júlio de Castilhos, 934. Tel (54) 3244-3099

Narguilé, cachimbo de água usado para fumar. Origem árabe.

Casa com Estilo

Bolsa versátil 3 em 1 Funcional e moderna.Disponível na Casa com Estilo

Anuncie seus produtos nesta seção! Ligue para (54) 9621-2061

40 Usina da cultura - Abril 2013

God of War: Ascension Gamers de PlayStaion 3 poderão conferir o novo God of War: Ascension, conta com um interessante modo multiplayer, que permite batalhas online contra até 7 jogadores na mesma partida. O jogo foi lançado no mês passado e já está disponível aqui no Brasil.

To the wonder: Necesidade de carinho (Lançamento) Neil (Ben Affleck). Marina (Olga Kurylenko). O padre Quintana (Javier Bardem). Jane (Rachel McAdams). Todos procuram algo. O que todos procuramos. “To the wonder” é uma nova pérola de um cineasta que retorna uma vez mais com um trabalho belíssimo que agradara a quem assista. O diretor exterioriza como ninguém o incessante bombardeio emocional que nos caracteriza, essa inquietude permanente, essa voz que desde dentro de nós, nos impulsa em busca da felicidade, a tragédia ou a indiferença com um secretismo.

Grand Theft Auto VUm jogo extremamente aguardado, Grand Theft Auto V será lançado em 17 de Setembro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360. GTA V terá mais veículos do que em qualquer outro GTA até à data, incluindo uma variedade enor-me de carros, caminhões, motos, helicópteros, aviões, quadriciclos e jet ski’s.

O Guerreiro pacífico (Na sua locadora)O filme “O Guerreiro Pacífico”, ou também “O Caminho do Guerreiro”, relata a vida do atleta e  escritor Dan Millman, descreve a relação entre um particular Mestre e seu discípulo. Transmite a ideia de que a suspensão do diálogo mental incessante, o abandono do ego, a experiência de viver com plenitude no momento presente.Segundo Dan Miller, Só o agora existe, só o agora é real.Acolhe com amor este momento. Não importa por onde divague tua mente, teu corpo sempre permanece aqui e agora. Quando sintas ansiedade, coloca tua men-te a descansar no presente. Respira profundamente e volta aqui e agora.

PLAYJogos

Filmes

41

munDO

J R B O L O N D

U V A H R B M K

Q U R S O K E O

L T J U R P J E

U X F L O R B K

A H N A C F D N

BOLO - FLOR - LUA - URSO - UVA

Ajude o nosso Romeu a entregar seu coração à Julieta. Para isso ele precisa chegar até o castelo!

Encontre as palavras perdidas nesta sopa de letras

= E= A= O

Decifre o que diz a velha araucária usando as seguintes letras:

42 Usina da cultura - Abril 2013

Teste amigão

Você é amigo do planeta?Você é amigo da Terra? Cuida dela? Lembra dela? Pensa em como ajudá-la? Vamos descobrir se você ajuda a preservar o meio ambiente?

RESULTADOSMaioria de Super criança ecológica!!Você esta tão comprometido com a ecologia que só falta o traje de super herói. Neste dia tão especial você é um dos convida-dos de luxo do meio ambiente. Parabéns!

Maioria de Amigo ambientalPara você cuidar do meio am-biente é muito importante e en-tende que todos podemos fazer alguma coisa. Por isso você ajuda com o que está a teu alcance. Bato palmas para você!!

Maioria de Você ainda está a tempo!!Você quer ser amigo do planeta? Pois então mãos à obra, pois está longe disso. É bom ler mais sobre como cuidar do plane-ta e unir-se com tuas atitudes a todos os amigos do planeta. Aguardamos você!!

Você adora ir ao supermercado com teus pais e quando chega no caixa, quer ajudar a guardar as coisas, mas como? Coloca a maior quantidade de produtos em cada sacola, para utilizar a menor quantidade possível. Teu lema é: “Não as sacolas de plástico”. Para isso leva sacolas de tecido desde casa. Você gosta de ver o carrinho cheio de sacolas e quanto mais puder levar do supermercado melhor.

3

Você recebeu de presente uma bala e está pensando em abri-la enquanto caminha pela rua, porém não há uma lixeira por perto. O que você faz?

Guarda o papel na mochila até chegar em casa e poder jogá-lo na lixeira.Quando ninguém olha para você, joga o papel no chão e pensa: “Tô dando trabalho pro gari...”Você prefere não abri-la até encontrar uma lixeira.

1

De manhã, antes de ir ao colégio, você escova os dentes. Qual é teu hábito?

Você abre a torneira, pega a escova de dentes, tiras a tampa do tubo, colocas o creme dental na escova... Ufa! Já passou como meia hora e a água segue correndo...

Você prepara a escova com o creme dental e depois de escovar os dentes abre a torneira. Usa a quantidade de água necessária para enxaguar os dentes sem deixar correr água á toa...

Você se levanta com tanto sono que ,sem querer, em vez de colocar a pasta na escova de dentes, a coloca na escova de cabelo.

2

43

Leitura em famíliaSabemos que a leitura sempre é aconselhada como uma atividade de grande valor para crianças e adultos.Porém, os pais realmente se dão o trabalho de ler com seus filhos em casa?As vezes não o fazem por falta de tempo ou desconhecimento de que o hábito da leitura não se forma somente na escola, mais se inicia no lar, mesmo antes de aprender a falar.Quando os pais leem , os filhos têm a tendên-cia de tomar o exemplo e desenvolver o gosto pela leitura.No lar, a leitura se transforma num instru-mento de aprendizagem e colaboração entre pais e filhos. A leitura não só abre portas a um mundo desconhecido, senão também cria uma cumplicidade entre os mesmos, quando estão sentados lendo uma mesma história, compartilhando as mesmas aventuras e emo-ções, desenvolvendo a imaginação e conec-tando-se com o universo que criam o escritor e desenhista dentro das páginas. Abramos então esta porta a imaginação de nossos filhos através do fantástico instru-mento da leitura em família.

cantinho paisdos Como começar?

1. O primeiro que precisamos são alguns livros de histórias para crianças com dese-nhos e ter por perto um dicionário.

2. Sentado junto ao seu filho, comece a ler o primeiro parágrafo. Logo deixe que ele leia o segundo, se estiver alfabetizado ou em processo de alfabetização.

3. A seguir, cada um escolherá um perso-nagem da história e realizará a leitura como se fosse esse personagem, fazendo vozes e gestos apropriadas ao texto.

4. Quando não estiver seguro do signifi-cado de alguma palavra, podem procurar no dicionário. Isto o ajudará a criar o hábito da pesquisa de palavras desconhecidas.

5. Ajude-o a pronunciar as palavras difí-ceis lendo-as devagar para poder articular a palavra e conseguir pronunciá-la correta-mente.

Quanto mais divertida e agradável seja a leitura com seu filho, mais fácil será para ele assimilar o processo de aprendizagem que proporciona a leitura.

GÁS TOTAL

Compre o gás na Ultragaze concorra a uma

tv LCD 32”

*Bases da promoçãocom seu distribuidor

ligue (54)3244-30809977-8010

SUPER 1,99- Bazar - Brinquedos - Utilidades domésticas

Av. Júlio de Castilhos 899(54)9903-0594

Aqui, aniversariante

não paga!*acompanhado de 6 adultos

Sob NOVA DIREÇÃO

Espeto corridoBuffet livreBuffet Kilo

Vianda

Av. Benjamin Constant, 582São Francisco de Paula/RS

3244-1028/ 9608-3843Tel: (54)

lãslinhasartigos infantistricô

Av. Júlio de Castilhos, 852São Francisco de Paula /RS

Tel: (54)3244-1368

[email protected]

Canil

Compedigree(54) 9632-3020

(54) 3244-2361

Planeta água

A água, disponível na natureza, em condições normais de temperatura e pressão, predomina em estado líquido e aparentemente é incolor, inodora e insípida e indispensável à toda e qualquer forma de vida.

Essa água está disponível para toda a po-pulação, seja rural ou urbana. No ambiente rural não há o tratamento antecipado desse recurso, o que faz que se deva filtrar ou ferver a água que se consome, no entanto, nos cen-tros urbanos quase sempre se faz necessário realizar uma verificação da qualidade e grau de contaminação, uma vez que nas proxi-midades das cidades os córregos e rios são extremamente poluídos.

A água potável, ou mesmo água doce dispo-nível na natureza, é bastante restrita como podemos ver no gráfico.Esses percentuais nos mostram que apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem

Felizmente existe muita água no planeta. Quando fotografada desde o espaço,

verificamos que ¾ da superfície terrestre está coberta por ela. Se tal fato fosse levado em conta, poderíamos chamar nosso planeta de Água, ao invés de Terra.

Existe água suficiente para cobri-lo totalmen-te, mantendo uma profundidade média de 2.5 quilômetros. Não obstante, apesar de existir em tão grande quantidade no globo terrestre, pouco se pode dizer sobre sua potabilidade.

Chama-se água potável aquela que podemos consumir ou beber sem que exista perigo para nossa saúde. A água potável não deve conter substâncias ou micro-organismos que possam provocar doenças e prejudicar à saúde das pessoas.Por isso, antes de que a água chegue à nossas casas, é necessário que seja tratada em depu-radoras. Esta água chega a nossos lares através de redes de distribuição, limpa e potável.

Hoje é preocupação de muitos países a possível falta de água potável no

planeta. Será que a água que consumimos é potável?

46 Usina da cultura - Abril 2013

as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis.De toda a água doce do planeta o 80% for-ma os polos e regiões geladas da Terra, um 19 % é água subterrânea y e um 0,7% está formando parte da atmosfera.Como alerta à população mundial, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou uma nota com uma previsão de que até 2050, aproximadamente 45% da população não terá a quantidade mínima de água.Diante desta realidade cabe a nós a respon-sabilidade de racionalizar o uso da água, cuidando de não desperdiçá-la e contaminá-la, se quisermos que a vida continue neste maravilhoso planeta.

97%Oceanos

2,08%Pólos e geleiras

0,29% Águasubterrânea

Vapor d’ água na atmosfera

0,00009%

Água misturada no solo0,005%Rios0,00009%

Água doce de lagos0,009%

Água salgada de lagos0,008%

Como alerta à população mundial,

a ONU (Organização das Nações Unidas)

divulgou uma nota com uma previsão de que até 2050, aproxi-

madamente 45% da população não terá a quantidade mínima

de água.

Distribuição da água no planeta

R. Cap.Pedro da Silva Chaves, 105 C. do Meio

9644-01599132-6407

Studio Bellos VideosStudio Bellos Videos

Retrospectiva animadaRetrospectiva animada

VídeospersonalizadosVídeos personalizados

3244-24149940-1526

Isabela Lopes (54)Av. Júlio de Castilhos, 855- sl.2 - [email protected]

www.macielimoveisrs.com.br

47

Agenda culturalABRIL

20 - Sociedade Cruzeiro - Chá do Lions

20 - Victor Hugo e Samuel - Churubanga’s

26 - Rola Stones - Churubanga’s

27 - Feira terneiros e novilhos - Pque. Davenir Peixoto Gomes

MAIO

01 - Meio Frango - Salão Paroquial

04 e 05 – Cavalhadas - Cazuza Ferreira

05 - Festa em honra a São Francisco de Paula e São Cristóvão

05 - Trilha do Bugio

09 - Festa das mães - Soc. Cruzeiro

09 - Lançamento do Cd de Paulo Fogaça Churubanga’s

11 - Festa elas comandam

12 – Rincão dos Kroef - Festa em louvor a Santa Tereza

12 - Mariado Relento - Churubanga’s

TELEFONES ÚTEIS

LEGENDA MAPA

BOMBEIROS193(54) 3244-1299

BRIGADA MILITAR190(54) 3244-1193

CORSAN(54) 32441195(54) 3244-1167

POLÍCIA CIVIL(54) 3244-1190

PREFEITURA MUNICIPAL(54) 3244-1175

HOSPITAL CARIDADE(54) 3244-1177(54) 3244-1192

RODOVIÁRIA(54) 3244-2278

SEMA(54) 3244-3961

01 - Centro de informações Turísticas02 - Praça Capitão Pedro Silva Chaves03 - Monumento à cuia04 - Monumento ao gaúcho carreteiro05 - Monumento ao negrinho do Pastoreio06 - Lago São Bernardo07 - Parque das 8 cachoeiras08 - Barragem do Salto - 22km09 - Passo do Inferno - 27km10 - Monumento aos Tropeiros11 - Passo da Ilha - 53km12 - Barragem do Blang - 16km13 - Barragem da Divisa- 23km14 - Museu do Automóvel15 - Parque da Cachoeira 35km

Este espaço é totalmente GRATUITO. Anuncie seu evento aqui! Envie e-mail com os dados para [email protected]

48 Usina da cultura - Abril 2013

ww

w.c

amin

hosd

ecim

adas

erra

.com

.br

cont

ato@

cam

inho

sdec

imad

aser

ra.c

om.b

r(5

4) 3

244-

2126

/ 994

1-40

44

Cansado da imagem da sua empresa? Acha que ela é importante e pode aumentar suas vendas?Na Usina design e web acreditamos que em promoção de marca todos os detalhes contam e somam. Adoramos elaborar projetos que causem sorrisos, suspiros, exclamações. Procuramos para cada marca uma solução diferente, elaborada especialmente para atingir ao seu público alvo, fruto de um trabalho de união de idéias e sensações.

Renovação e criação de marcaProdutos gráficosConsultoriaWebsitesFotografiaMarketing online3De +...

Soluções 360º

Entre em contato pelo telefone (54) 9621-2061 e faremos uma visita sem compromisso.