boletim de jan e fev 2016 cdr.cdr

8
Boletim SPM-RIO | Ano 4 nº32 - JANEIRO E FEVEREIRO de 2016 SPM RIO

Upload: dangnhu

Post on 14-Feb-2017

221 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim de JAN E FEV 2016 cdr.cdr

Boletim SPM-RIO | Ano 4 nº32 - JANEIRO E FEVEREIRO de 2016

SPMRIO

Page 2: Boletim de JAN E FEV 2016 cdr.cdr

Posse do CODIM-Rio

Aconteceu no dia 7 de janeiro, na sede da Prefeitura do Rio, a cerimônia de posse das conselheiras do Conselho dos Direitos da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro (CODIM-RIO).

O CODIM-Rio é vinculado à Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM-Rio) e composto por 22 conselheiras titulares e quatro suplentes. Tem representação paritária do poder público e da sociedade civil. Contempla a diversidade, o corte geracional, étnico-racial e orientação sexual das mulheres. As conselheiras vão desenvolver ação integrada e articulada com a SPM-Rio e demais órgãos públicos para o monitoramento de políticas públicas e reforçar a avenida de avanço das mulheres.

"O conselho representa a consolidação de uma demanda de mais de 30 anos das cariocas. O ano de 2015 foi palco de resistência democrática, onde o próprio Prefeito Eduardo Paes jogou papel importante. Temos a responsabilidade de consolidarmos o processo democrático e os nossos direitos. A Primavera das Mulheres veio para ficar, e abre perspectivas de avanços. Quero destacar a sensibilidade do Prefeito em implementar políticas públicas para as mulheres, deixando importantes legados de sua gestão como a criação da SPM-Rio e do CODIM-Rio, e agora a implementação das Casas da Mulher Carioca de Madureira e Realengo, importantes centros de estímulo à cidadania das cariocas", disse a secretária da SPM-Rio Ana Rocha.

Prefeito Eduardo Paes com as empossadas do Conselho

O prefeito Eduardo Paes destacou que o CODIM-Rio é a realização de uma agenda importante das mulheres da cidade que já vinha sendo projetada desde a sua primeira gestão e que finalmente foi consolidada. "O conselho é fruto do processo democrático. Quando a sociedade civil senta à mesa e tem voz na administração pública. É importante que a máquina pública seja 'cutucada' na efetivação de políticas para as mulheres, ainda mais quando se sabe que existe uma dívida histórica na questão de gênero no Brasil", disse o prefeito. Conselheiras Titulares do Poder público Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Ana RochaSecretaria Municipal de Administração - Juliana Santese SilvaSecretaria Municipal da Casa Civil - Terezinha LameiraSecretaria Municipal de Cultura - Mariana RibasSecretaria Municipal de Desenvolvimento Social - Joyce Andrade BragaSecretaria Municipal de Educação - Denise Mendonça PalhaSecretaria Municipal de Habitação e Cidadania - Leila Maria BoabaidSecretaria Municipal de Trabalho e Emprego - Lícia Castello BrancoSecretaria Municipal de Saúde - Marcia Soares VieiraGabinete do Prefeito - Carlos TufvessonGuarda Municipal - Tatiana Teixeira Mendes Pereira RodriguesCâmara dos Vereadores - Vereadora Tânia Bastos

Page 3: Boletim de JAN E FEV 2016 cdr.cdr

No dia 16 de fevereiro realizou-se a pr imeira reunião do Conselho dos Direitos da Mulher da Cidade do Rio de Janeiro (CODIM-Rio), presidido pela secretária da SPM-Rio Ana Rocha. Durante o encontro, foram eleitas por unanimidade a vice-presidenta Angela Sá e a secretária geral Therezinha Lameira do CODIM-Rio. Além disso, foi eleita a comissão que irá redigir o regimento interno.

Na oportunidade também foi

debatido o papel do conselho e o

desafio das políticas públicas de

gênero na atualidade, e informe

sobre a agenda do 8 de março.

III Cumbre Iberoamericana

A secretária da SPM-Rio Ana Rocha e a diretora da Casa Viva Mulher Cora Coralina, Mara Maciel participaram da “III Cumbre Iberoamericana de Agendas Locais de Gênero – Mulher e Cidade” em Santiago, Chile. O evento, que homenageou a poetisa Gabriela Mistral e a cantora Violeta Parra, aconteceu entre os dias 18 e 21 de janeiro, e tratou as políticas locais, com foco na igualdade de gênero e justiça social.

A III Cumbre reuniu cerca de 600 pessoas, entre elas, 130 autoridades locais e estrangeiras para intercambiar experiências, proporem caminhos e discutir as questões locais de gênero, que resultem em políticas públicas a favor da equidade entre homens e mulheres.

Ana Rocha participou do painel “Violência de Gênero: A Casa Abrigo, um espaço para as mulheres vítimas de violência com risco iminente de morte”. Falou sobre a experiência da Casa Viva Mulher Cora Coralina, equipamento da SPM-Rio que garante às acolhidas atendimento e moradia provisória, alimentação, saúde, educação para os filhos, além de acompanhamento social, psicológico, pedagógico e jurídico através de equipe interdisciplinar em processo constante de atualização por meio de cursos de capacitação. Experiências de países como Argentina, Peru, Chile e Bolívia também foram apresentadas.

Presidenta do CODIM-Rio Ana Rocha, vice-presidenta Angela Sá e secretária geral Therezinha Lameira

Conselheiras Titulares da Sociedade Civil Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) - Daniele Braz da SilvaAssociação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (AMEBRÁS)- Celia Regina DominguesAss. Laço Rosa pela Cura do Câncer - Fundação Laço Rosa -Marcelle de Medeiros Lopes DominguesAssociação Mulheres e Amigos em Cavalcanti e Brasil (AMUCANTI) - Margarida Maria Azambuja FroufFórum Feminista do Rio de Janeiro - Angela Maria Mesquita FontesMulheres da Vila - Nadia Maria Corre CursinoUnião Brasileira de Mulheres Rio (UBM) - Angela SáUnião de Negros pela Igualdade (UNEGRO) - Maria do Socorro Farias DesteffanoCentral dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB - Katia Lucimar Rocha Branco LopesPartido Comunista do Brasil – PCdoB - Maria do Rosario AmaralPartido Democrático Trabalhista – PDT - Fatima Cristina Alves Conselheiras Sulentes da Sociedade Civil Partido do Movimento Democrático do Brasil – PMDB - Aline Oliveira da SilvaServiço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP - Inês Cristina di Mare Salles Conselheiras Suplentes do Poder Público Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário - Katia PerobelliInstituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos - Andrea Pulici

Page 4: Boletim de JAN E FEV 2016 cdr.cdr

Ocorreram vários painéis como: “O espaço público e a agenda política das mulheres”; “O contexto de Beijing+20, agenda pós 2015: avanços e desafios para uma agenda urbana de gênero”; “A consolidação dos direitos das mulheres para o desenvolvimento”; “As mulheres como sujeitos do desenvolvimento”; “O desenvolvimento urbano, empoderamento econômico das mulheres e cuidados”; “A participação política das mulheres e representação paritária: desafios para a governança democrática eficaz” e “O Estado responsável pela construção social de igualdade de gênero: oportunidades e desafios de uma agenda local para a democracia paritária”. Além dos debates da CUMBRE, teve destaque o d i á l o g o p o l í t i c o d e “ M u l h e r e s l í d e r e s Iberoamericanas”, onde autoridades ibero-americanas, em vários níveis de participação política, apresentaram suas reflexões sobre a

relação entre a cidade, poder e gênero para promover a participação das mulheres nos diferentes níveis de espaço de poder, quer institucional, formal e informal. No terceiro dia do encontro, a prefeita de Santiago Carolina Toha foi eleita a nova presidenta da Rede Ibero-Americana de Municípios pela Igualdade de Gênero. A nomeação foi proposta pela Unión Iberoamericana de Municipalistas (UIM) e foi acolhida pelas delegadas presentes na reunião do grupo, realizada no Salão de Honra da Prefeitura do Município de Santiago.

No último dia do evento, a secretária Ana Rocha participou da plenária final, que abordou a evolução da política de cotas para uma política de paridade, cujo exemplo exitoso é a Bolívia. Em sua fala, Ana Rocha discursou sobre a importância de um Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres e de como superar a subrepresentacao feminina, enfrentando a cultura machista, implementando um sistema eleitoral democrático e inclusivo, com partidos que deem espaço para as mulheres em sua direção e suporte efetivo a suas candidaturas.

Secretária Ana Rocha e a prefeita de Santiago Carolina Toha

Diretora da Casa Abrigo Mara Marciel assistindo a palestra da secretária sobre a Casa Abrigo

Secretária Ana Rocha fala sobre asexperiências da Casa Viva Mulher Cora Coralina

Page 5: Boletim de JAN E FEV 2016 cdr.cdr

AconteceuAconteceu

GT Feminização da AIDS

No dia 12 de janeiro, a secretária Ana Rocha e a subsecretária de Ações Temáticas Helena Piragibe promoveram o GT Feminização da AIDS, que reuniu representantes de outras secretarias e sociedade civil, no auditório da SPM-Rio. A convidada Luciane Oscar, da Gerência de DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS) trouxe dados sobre a situação epidemiológica da AIDS entre as mulheres do município. Até outubro 2015, 505 mulheres foram com diagnosticadas com HIV. A reunião ainda resultou em proposições para eventos futuros que envolvam as mulheres portadoras de HIV/AIDS.

Reuniões com parceiros da Casa da Mulher Carioca

Primeiras Câmaras Temáticas de 2016Na primeira reunião da Câmara Temática de 2016, que aconteceu no dia 27 de janeiro, a secretária Ana Rocha tratou das mais recentes conquistas das cariocas: a criação do Conselho dos Direitos das Mulheres - CODIM/RJ e a liberação do crédito para a criação de duas Casas da Mulher Carioca.

Nos meses de janeiro e fevereiro, a secretária Ana Rocha encontrou-se com as secretarias de Educação e Cultura, que serão parceiras nos novos equipamentos da SPM-Rio: as Casas da Mulher Carioca de Madureira e Realengo. No dia 14 de janeiro, a secretária Ana Rocha e a subsecretária de Ações temáticas Helena Piragibe, se reuniram, na sede da Secretaria Municipal de Educação com a secretária, Helena Bomeny e sua equipe. Já no dia 02, a secretária se reuniu, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, com o secretário Marcelo Calheiro. Também houve reunião com a Secretaria Municipal de Trabalho para firmar parceria.

Já em fevereiro, no dia 24, a subsecretária de Ações Temáticas Helena Piragibe falou sobre a programação da SPM-Rio para o mês de março. Estão previstas para as comemorações do mês de março a quarta edição do Prêmio Nise da Silveira, as inaugurações da Casa da Mulher Carioca e o debate “Pelo aumento da representação das Mulheres”, para debater o espaço público e a agenda política de gênero.

Além disso, Daniely Viveiros, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), fez uma apresentação sobre a gestão da SMDS, que visa implementar a Política Nacional de Direitos Humanos no atendimento à população em situação de vulnerabilidade social do Município do Rio de Janeiro.

Secretária Ana Rocha com a Secretária de Educação Helena e sua equipe

Page 6: Boletim de JAN E FEV 2016 cdr.cdr

Parceria da ONU mulheres com a SPM-RioNo dia 02 de fevereiro, a secretária Ana Rocha teve um encontro com representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman. Na reunião foi discutido o projeto "Uma vitória leva à outra", da ONU Mulheres com apoio da SPM-Rio entre outros órgãos e parceiros. O projeto visa empoderar meninas por meio do esporte com oferta de aulas de diversas modalidades esportivas e de temas importantes sobre a questão de gênero, em vilas olímpicas da cidade do Rio.

Parceria da SMS com SPM-RioNo dia 4 de fevereiro, funcionárias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde (SUBPAV), visitaram a sede da SPM-Rio para dialogar sobre a realização do Seminário sobre saúde da Mulher, ainda sem previsão de data.

24 de fevereiro - Dia da conquista do voto feminino no BrasilNo código eleitoral Provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República, foi ainda aprovado parcialmente por permitir somente às mulheres casadas e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria, o exercício de um direito básico para a cidadania. Em 1934, as restrições ao voto feminino foram eliminadas do Código Eleitoral, embora a obrigatoriedade do voto fosse um dever masculino. Em 1946, a obrigatoriedade do voto foi estendida a todas às mulheres.

Foram muitas as mulheres que lutaram pela conquista do direito ao voto feminino.

Exposição Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México

No dia 29 de janeiro, a secretária Ana Rocha e a subsecretária de Ações Temáticas Helena Piragibe estiveram com a embaixadora do México no Brasil Beatriz Paredes no lançamento da exposição Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México, na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

Ícone do feminismo, a mostra presenteia o público com 20 pinturas da artista, que retratam passagens dramáticas e desafiadoras de sua vida. A exposição ainda conta com obras de Maria Izquierdo, Remedios Varo, Lenora Carrington e outras artistas mexicanas.

Neste ano, no dia 24 de fevereiro, a secretária Ana Rocha participou do II Encontro de Mulheres na Baixada Fluminense, em comemoração aos 84 Anos do Primeiro Voto Feminino no Brasil, que aconteceu na Praça João Luiz Nascimento, em Mesquita e teve como tema: "Mais Mulheres Na Política". O encontro debateu a importância da M u l h e r n e s t e c e n á r i o e o s e u empoderamento, com o objetivo de

sensibilizar as mulheres que não tem nenhum envolvimento político, falando sobre os avanços e novos caminhos para o aumento do número de mulheres no cenário político de nosso País.

Fotos da exposição na Caixa CulturalSecretária Ana Rocha com a Embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes

Page 7: Boletim de JAN E FEV 2016 cdr.cdr

JANEIRO E

FEVEREIRO

9 de janeiro de 1908 – Nascimento de Simone de BeauvoirEscritora, filósofa existencialista e feminista francesa.

21 de janeiro – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

29 de janeiro – Dia Nacional da Visibilidade Trans

JANEIRO

4 de fevereiro de 1921 – nascimento de Betty Friedan Ativista feminista estadunidense do século XX. Morreu em 4 de fevereiro de 2006.

11 de fevereiro – Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência O dia é celebrado pela ONU. Segundo as Nações Unidas, ciência e igualdade de gêneros são vitais para alcançar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nos últimos 15 anos, a comunidade global tem se esforçado para inspirar e engajar mulheres e meninas nesta área.

FEVEREIRO

Assistidas do CEAM participam de 2º encontro do Grupo ReflexivoO CEAM Chiquinha Gonzaga realizou no dia 02 de fevereiro o 2º encontro do Grupo Reflexivo com as mulheres atendidas no CEAM com o objetivo de promover o debate e a problematização de aspectos relacionados à violência doméstica e de gênero. Cada participante foi convidada a construir uma máscara com diversos materiais disponíveis e depois falar como acha que as pessoas a veem e como ela mesma se vê.

EQUIPAMENTOS DA SPM-RIO

Page 8: Boletim de JAN E FEV 2016 cdr.cdr

AGENDA DE 8 DE MARÇO

Dia 04/03 - Debate - O espaço público e a agenda política de gênero:

Pelo aumento da representação das mulheres que acontecerá na

Praça Pio X, 119, 9º Andar - Candelária, a partir das 9h30.

Inauguração das Casas da Mulher Carioca Tia Doca (Madureira) e

Dinah Coutinho (Realengo) - data a confirmar em março.

Dia 09/03 - 4ª Edição do , no Teatro Carlos Gomes, às 18h. Prêmio Nise da Silveira

Fotografia: Jeanne Mello