boletim cenha em pauta n6

4
Boletim Informativo do CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha - cenha.org.br Edição n o 6 Novembro 2015 “Tenho 19 anos e passei por várias escolas. Os meninos mais altos zoavam comigo por cau- sa do meu tamanho e o meu jeito de ser. Então eu me acos- tumei com o bullying. Passei a fazer bagunça e a zoar com eles também. Eu tirava uma com os grandões e até per- guntava: ‘Como está o tempo aí em cima?’. Chamava quem era maior de ‘girafa’ e de ‘pescoçudo’. Gosto de luta no ringue, mas não do lado de fora. Não sou de briga! Gosto de brincar com meus amigos no fim do dia, de jogar futebol. Os nerds também me zoavam porque tenho pouca memória. Não me deixavam quieto! Sei que sou diferente de todo mundo. Esqueço a hora do banho e da perua da escola. Também tenho pouca lem- brança das pessoas. Moro com minha mãe Jussara e com meu pai Carlos, que é pedreiro. Ele tá sempre cansa- do! Tenho dois irmãos: o Allan, que luta Muay Thai e o Caio, que gosta de música. E o pri- mo, Tárcio, que gosta de bala- da. Meus pais são legais comi- go. Fiz até tatuagem! Doeu um pouquinho, foi lá em Barretos. Também uso as bijuterias que meu pai deu para mim. Faz parte do meu visual. Quero trabalhar com música, com mixagem! Então tenho de treinar bastante. Um dia, quero ser DJ, conhecer quem canta bem, quem é famoso. Em casa, eu fico treinando Street Dance, com muito cuidado para não travar as costas. É muito difícil, cada um tem seu tipo: rock, hip-hop, funk. Também gosto do MC Gui e dos Rebeldes. No CENHA gosto de teatro. Sou aluno da Letícia. Ela é engraça- da, faz todo mundo rir! Estudo bastante o que ela ensina. Para fazer teatro é preciso ter quími- ca, descansar a voz e treinar!” Quero ser DJ, meu negócio é Street Dance Depoimento de Marcos Vítor Souza, educando do CENHA, com Síndrome de Down.

Upload: clarice-claire

Post on 24-Jul-2016

248 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Boletim informativo do CENHA - Desenvolvendo Dons Especiais Edição 6 - Novembro/2015

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim cenha em pauta n6

Boletim Informativo do CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha - cenha.org.brEdição no 6

Novembro 2015

“Tenho 19 anos e passei por várias escolas. Os meninos mais altos zoavam comigo por cau-sa do meu tamanho e o meu jeito de ser. Então eu me acos-tumei com o bullying. Passei a fazer bagunça e a zoar com eles também. Eu tirava uma com os grandões e até per-guntava: ‘Como está o tempo aí em cima?’. Chamava quem era maior de ‘girafa’ e de ‘pescoçudo’.

Gosto de luta no ringue, mas não do lado de fora. Não sou de briga! Gosto de brincar com meus amigos no fim do dia, de jogar futebol.

Os nerds também me zoavam porque tenho pouca memória. Não me deixavam quieto! Sei que sou diferente de todo mundo. Esqueço a hora do banho e da perua da escola. Também tenho pouca lem-brança das pessoas.

Moro com minha mãe Jussara e com meu pai Carlos, que é pedreiro. Ele tá sempre cansa-do! Tenho dois irmãos: o Allan, que luta Muay Thai e o Caio, que gosta de música. E o pri-mo, Tárcio, que gosta de bala-da. Meus pais são legais comi-go. Fiz até tatuagem! Doeu um pouquinho, foi lá em Barretos.

Também uso as bijuterias que meu pai deu para mim. Faz parte do meu visual. Quero trabalhar com música, com mixagem! Então tenho de treinar

bastante. Um dia, quero ser DJ, conhecer quem canta bem, quem é famoso.

Em casa, eu fico treinando Street Dance, com muito cuidado para não travar as costas. É muito difícil, cada um tem seu tipo: rock, hip-hop,

funk. Também gosto do MC Gui e dos Rebeldes.

No CENHA gosto de teatro. Sou aluno da Letícia. Ela é engraça-da, faz todo mundo rir! Estudo bastante o que ela ensina. Para fazer teatro é preciso ter quími-ca, descansar a voz e treinar!”

Quero ser DJ, meu negócio

é Street Dance

Depoimento de Marcos Vítor Souza, educando

do CENHA, com Síndrome de Down.

Page 2: Boletim cenha em pauta n6

Não desistiremos!

Estamos vivendo um momento complicado da economia brasileira. O CENHA, assim como qualquer empresa ou instituição, passa por situações difíceis como redução ou atraso no recebimento de receitas.

Os nossos recursos vêm dos convênios com as secretarias de Educação, de Assistência e Desenvolvimento Social e Saúde e estão, há muito tempo, muito abaixo das necessidades. Não cobrem nem a metade das nossas despesas com fornecedores e funcionários, entre outras.

Já enfrentamos situações desafiadoras e não desistimos! Mais uma vez estamos lutando para sobreviver!

Permanentemente promovemos festas, torneios beneficentes, ações que, de certa forma, nos geram algumas receitas. Buscamos, tanto no âmbito nacional como in-ternacional, empresas parceiras, que queiram participar de nossos projetos.

Também iniciamos um trabalho de cap-tação de recursos, buscando mais sócios contribuintes. Sabemos que com a união de muitos seremos fortes e estaremos mais próxi-mos da solução desses problemas, agravados pela conjuntura econômica nacional. Enfim, por meio do nosso Departamento de Captação, estamos procurando recursos para complementar as receitas e avançar em algu-mas áreas como, por exemplo, dar melhores condições para o setor de informática, para o atendimento de mais alunos na equoterapia e hidroterapia. Infelizmente, o que não consegui-mos é tocar para a frente novos projetos. Nossos produtos são os serviços oferecidos aos carentes. E deles, não desistimos!

Contaremos agora e sempre com a colaboração de todos, para que tenhamos um CENHA revigo-rado e digno de seus 50 anos de histórias e lutas.

Abraços fraternos,

A parceria do CENHA com o Instituto Olga Kos está transformando a vida de 80 crianças e adolescentes da instituição, com deficiência intelectual e Síndrome de Down. “As habilidades estimuladas pelo Karate-Do adaptado buscam o aprimoramento dos movimentos físicos, aspectos cognitivos, a autossuperação, a dis-ciplina, o respeito pelo outro e a socialização”, analisa Kioko Mishima, coordenadora do Núcleo de Apoio e In-clusão Social para Pessoas com Deficiência do CENHA.

Divididos em quatro turmas, os atendidos praticam, por uma hora, às segundas e quartas, das 8 às 10h e das 15 às 16h45. As atividades são orientadas por três instru-tores, um fisioterapeuta, uma psicóloga e um assistente de coordenação. No último dia 21, os caratecas tro-caram as cores das faixas de branca para amarela e desta para laranja. “Para eles, foi um momento muito especial”, garante Kioko.

Boletim Informativo do CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha - Pág. 2 Boletim Informativo do CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha - Pág. 3

Rosario Del Manto NetoPresidente do CENHA

Karate-Do: Socialização, regras e respeito

Impacta: tecnologia por um mundo melhor

Div

ulga

ção

Parceiro do CENHA, desde 2014, o Instituto Tecnológico Impac-ta (ITI) desenvolve projetos sociais para capacitação digi-tal, voltados para jovens e pessoas com deficiência (PcD).

É o caso de Jaqueline G. Nascimento (20 anos), aten-dida na Oficina de Socialização e Aprendizagem do CENHA, que tem dificuldade de aprender, mas cursa o 3º ano do ensino médio. Uma vez por semana participa do Centro de Capacitação e Aprendizagem Belém do ITI.

A inserção de pessoas com deficiência no mercado de tra-balho, além de gerar condições socioeconômicas favoráveis, contribui para a inclusão de uma parcela significativa da so-ciedade, que almeja sentir-se mais atuante e participativa.

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Page 3: Boletim cenha em pauta n6

Para manter as atividades em prol de 450 crianças, adoles-centes e adultos de baixa renda, com deficiência intelectual, o CENHA conta com a fundamental contribuição mensal de asso-ciados. Atualmente estão cadastrados 340 sócios contribuintes, que se sensibilizaram com a dificuldade financeira da entidade e, rotineiramente, doam valores revertidos em manutenção das atividades ou obras emergenciais da instituição.

“Precisamos de sua ajuda”, ressalta Abdo Antonio Hadade, diretor administrativo do CENHA. “Fique sócio, doe qualquer quantia a partir de R$ 50,00. Será de grande ajuda aos mais necessitados”, avalia.

O interessado em abraçar essa causa deve preencher um cadas-tro de adesão, definir o valor e a data de vencimento da con-tribuição. O boleto para pagamento, avulso ou mensal, é enviado pelo correio e pode ser quitado em toda a rede bancária. Também pode ser debitado em cartão de crédito ou na conta corrente.

Para se tornar um sócio contribuinte, ligue para o CENHA e faça seu cadastro ou envie e-mail: [email protected] para fazer a doação.

Serviço:Seja um sócio contribuinte do CENHASaiba mais: (11) 2942-0900

Patrocinado pelo Grupo Comolatti, foi realizado no dia 7 de outubro o Chá da Tarde Beneficente do CENHA, no Edifício Itália. O evento con-tou com a ilustre participação de Alexandre Caldini, presidente da Edi-tora Abril, que ministrou a palestra “Espiritualização nas Organizações e Networking”. A apresentação, muito envolvente, tratou sobre relações humanas e a importância de manter viva, e sempre com sinceridade, a relação com as pessoas que nos cercam.

Na oportunidade, Caldini declarou estar muito feliz por ter colaborado com o CENHA e elogiou a instituição por sua organização e seriedade no trabalho. “Neste momento de dificuldade pela qual passa o País, é uma maravilha ver as forças do bem se juntando, independentes de cre-do, religião e outras diretrizes, e lutando por causas sociais tão impor-tantes”, salientou.

O encontro reuniu 170 convidados, que foram brindados com atividades lúdicas, prêmios diversos e trufas, essas oferecidas pela Cacau Show. Foi uma tarde elegante com chá completo, agradável bate-papo e com o conforto do estacionamento cortesia com manobrista.

Boletim Informativo do CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha - Pág. 3

Seja um sócio contribuinte do CENHA

Presidente da Abril ministra palestra em evento do CENHA

Mic

hele

Gon

çalv

es

Div

ulga

ção

• Graças a contribuições de voluntários, os educandos do CENHA puderam aproveitar o Dia das Crianças no Sítio São Paulo, próximo à Capital.

• O CENHA completou 50 anos de atividades no dia 10 de outubro. Uma série de festividades alusivas ao aniversário tem acontecido em 2015.

• Em breve, a inauguração do ambulatório, sala de mães e banheiros adaptados, além da entrega da nova recepção e bazar, recente-mente reformados. Tudo fruto de doações!

• Um painel com imagens fotográficas será exposto na recepção para abrigar o “Me-morial 50 anos”. Para fazer parte da história, envie fotos, antigas ou recentes, de atividades promovidas pelo CENHA.

• Gratidão das crianças assistidas pelo CENHA à Cacau Show, Mondial, Marcos Carreira, Porte, Maria Elvira Joias, família Izar, Óptica Tanaka, que doaram valores e prendas para a realização do chá beneficente.

• Agradecimentos especiais ao Clube de Mães Santo Antonio do CENHA e voluntárias pelos produtos confeccionados e oferecidos nos eventos promovidos pela entidade.

• Em parceria com a ONG Cidade sem Fome e com o Rotary, começou a ser plantada, em 5 de outubro, a horta comunitária do CENHA.

• Por iniciativa do vereador Gilson Barreto, o CENHA, representado por Miriam del Fior del Mundo Vieira, recebeu, em 7 de outubro, um Diploma de Gratidão por “relevantes serviços prestados à comunidade e à história do bairro do Tatuapé”, que comemora o seu 347o aniversário.

• Carla Cilento representou o CENHA, no encontro “Câmara no seu Bairro – Mooca”, realizado na UNICID, em 3 de outubro, pela Câmara Municipal de São Paulo. • A ONG Corações Unidos promoveu evento fes-tivo, com sorteios de prendas, na sede do CENHA no dia 20 de setembro. Cerca de R$ 25 mil foram doados à entidade.• Para comemorar suas Bodas de Ouro, em 16 de outubro, dona Neusa e o marido Aldo Affonso recomendaram aos convidados que, ao invés de presentes de casamento, enviem doações para o CENHA. Ela foi funcionária da entidade no final da década de 1980.

• Presente no Almoço de Relacionamento de 16 outubro, o vereador Toninho Paiva doou mais de R$ 200 mil de verba parlamentar ao CENHA para o ano de 2016.

Page 4: Boletim cenha em pauta n6

Participe do evento natalino, em prol das crianças do CENHA. Venha comemorar os 50 anos de atividades de quem trabalha “Desenvolvendo Dons Especiais”. Haverá torneio beneficente, com prêmios e prendas.

Data: Domingo, 6 de dezembro de 2015.Horário: 12h30Local: CENHA Rua Francisco Bueno, 384 - Tatuapé

Boletim Informativo do CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha - Pág. 4

Nesse encontro, o CENHA reúne amigos, profis-sionais, apoiadores e voluntários, para apresen-tar as novidades da entidade e interagir com os convidados interessados em apoiar o proje-to social.

Data: Segunda, 9 de novembro de 2015.Horário: 12h30Local: CENHA

Rua Francisco Bueno, 384 - Tatuapé Informações: (11) 2942-0900

Em novembro, visite o tradicional bazar das voluntárias do “Clube de Mães Santo Antonio” do CENHA. Trabalhos diferenciados em ponto cruz, crochê, tricô, fuxico, bor-dado, peças em artesanato e novidades para casa e presentes de Natal. Todas as peças são confeccionadas pelas mães das crianças atendidas pela entidade.

Datas: Quinta e sexta, 26 e 27 de novembro de 2015.Horário: das 11 às 18 horas.Local: Rua Paderewsky 149, Santana - São Paulo, SPInformações: (11) 2942-0900Entrada gratuita

Almoço de RelacionamentoBazar Beneficente 2015

Produzido voluntariamente, o Boletim Informativo CENHA em pauta é uma publicação dirigida aos associados, voluntários e colaboradores do CENHA - Centro Social Nossa Senhora da Penha. Endereço: Rua Francisco Bueno, 384 – São Paulo – SP CEP 03077-020 – (11) 2942-0900 – Site: www.cenha.org.br – e-mail: [email protected] - Presidente: Rosário Del Manto Neto. Diretoria de Comunicação: Carla Cilento e Roberto Souza - RS Press (11) 3875-6296. Jornalista responsável: Clarice Pereira (MTb: 15.778) LINK Portal da Comunicação (11) 3034-1155. Arte e diagramação: Reinaldo Oliveira. Colaboração: Rosa M. R. Martins e Kioko Mishima. Assessoria de Imprensa: Carla Cilento (11) 99292-3755. Impressão: Gráfica Agns (11) 2966-0322. Tiragem: 1.000 exemplares.

Almoço de Natal do CENHA Bazar de Natal 2015 Antecipe suas compras de Natal! As voluntárias do CENHA aguardam por

você no conhecido Bazar de Natal, com peças elaboradas, durante o ano todo, pela equipe do ar-tesanato. Haverá sorteio de brindes. A renda é toda revertida para manutenção e melhorias da instituição.

Datas: 03 e 04 de dezembro de 2015.Horário: Quinta, das 14 às 18h; sexta, das 10 às 18h.Local: CENHA - rua Francisco Bueno, 384 - Tatuapé Informações: (11) 2942-0900Entrada gratuita