biologia 4. suponha duas plantas pertencentes ao 1. a b · suponha duas plantas pertencentes ao...

22
1 Biologia 1. As cadeias alimentares podem ser representadas graficamente por pirâmides ecológicas nas quais cada degrau representa um nível trófico. As pirâmides podem representar o número de indivíduos, a biomassa ou a energia em cada nível da cadeia, e a extensão de cada degrau depende dos componentes do nível. Uma pirâmide invertida, com a base menor e o topo maior, poderia representar. a) a energia ou a biomassa, mas não o número de indivíduos. b) a energia, mas não a biomassa ou o número de indivíduos. c) o número de indivíduos ou a biomassa, mas não a energia. d) o número de indivíduos ou a energia, mas não a biomassa. e) o número de indivíduos, a biomassa ou a energia. 2. O grupo de seres vivos que possui representantes que podem ocupar, numa teia alimentar, as posições de produtor e de decompositor é o: a) das algas. b) das bactérias. c) dos fungos. d) dos vegetais. e) dos protozoários. 3. O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como: a) biótopo b) ecossistema c) biomassa d) bioma e) comunidade 4. Suponha duas plantas pertencentes ao mesmo gênero e vivendo juntas na mesma área. A espécie A tem raízes que se desenvolvem logo abaixo da superfície e a espécie B tem raízes profundas. Sobre as duas plantas fazemos as seguintes afirmações: I - A e B vivem no mesmo nicho ecológico. II - A e B competem pela água. III - A e B formam uma população. Assinale: a) Apenas I é correta. b) Apenas II é correta. c) Apenas III é correta. d) I, II e III são corretas. e) Nenhuma é correta 5. (UFR-RJ) As plantas e animais utilizam diversos componentes químicos na formação de partes importantes de seus organismos ou na construção de estruturas importantes em sua sobrevivência. A seguir estão citados alguns: I – O esqueleto externo dos insetos é composto de um polissacarídeo. II – As células vegetais possuem uma parede formada por polipeptídeos. III – Os favos das colmeias são constituídos por lipídios. IV As unhas são impregnadas de polissacarídeos que as deixam rígidas e impermeabilizadas. Estão corretas as afirmativas a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV.

Upload: donhan

Post on 09-Nov-2018

244 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Biologia

1. As cadeias alimentares podem ser representadas graficamente por pirâmides ecológicas nas quais cada degrau representa um nível trófico. As pirâmides podem representar o número de indivíduos, a biomassa ou a energia em cada nível da cadeia, e a extensão de cada degrau depende dos componentes do nível. Uma pirâmide invertida, com a base menor e o topo maior, poderia representar.

a) a energia ou a biomassa, mas não o número de indivíduos. b) a energia, mas não a biomassa ou o número de indivíduos. c) o número de indivíduos ou a biomassa, mas não a energia. d) o número de indivíduos ou a energia, mas não a biomassa. e) o número de indivíduos, a biomassa ou a energia. 2. O grupo de seres vivos que possui representantes que podem ocupar, numa teia alimentar, as posições de produtor e de decompositor é o: a) das algas. b) das bactérias. c) dos fungos. d) dos vegetais. e) dos protozoários. 3. O conjunto do ambiente físico e dos organismos que nele vivem é conhecido como:

a) biótopo b) ecossistema c) biomassa d) bioma e) comunidade

4. Suponha duas plantas pertencentes ao mesmo gênero e vivendo juntas na mesma área. A espécie A tem raízes que se desenvolvem logo abaixo da superfície e a espécie B tem raízes profundas. Sobre as duas plantas fazemos as seguintes afirmações: I - A e B vivem no mesmo nicho ecológico.

II - A e B competem pela água. III - A e B formam uma população. Assinale: a) Apenas I é correta. b) Apenas II é correta. c) Apenas III é correta. d) I, II e III são corretas. e) Nenhuma é correta

5. (UFR-RJ) As plantas e animais utilizam diversos componentes químicos na formação de partes importantes de seus organismos ou na construção de estruturas importantes em sua sobrevivência. A seguir estão citados alguns: I – O esqueleto externo dos insetos é composto de um polissacarídeo. II – As células vegetais possuem uma parede formada por polipeptídeos. III – Os favos das colmeias são constituídos por lipídios. IV – As unhas são impregnadas de polissacarídeos que as deixam rígidas e impermeabilizadas. Estão corretas as afirmativas a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV.

2

6. (UEFS/BA)

O gráfico representa a variação da velocidade de reação em relação à variação da temperatura do ambiente de duas classes distintas de enzimas. Considerando-se a análise das informações contidas no gráfico, pode-se inferir que: a) As enzimas representadas participam de reações distintas e em locais distintos, ao longo do trato digestivo humano. b) A enzima B é característica de um individuo humano em estado febril, com temperatura corpórea acima de 40ºC. c) A capacidade de manutenção da estrutura terciaria da enzima A é maior do que se comparada à enzima B. d) Variações de temperatura a partir da faixa ótima interferem mais na velocidade de reação da enzima A do que na velocidade de reação da enzima B. e) A enzima B indica alta resistência ao calor, como as que ocorrem, por exemplo, em bactérias termófilas. 7. (UNESP) No ano de 1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a “Terra dos Papagaios”, incluindo nessa designação os papagaios, araras e periquitos. Estas

aves pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se citar:

O grupo de aves relacionadas compreende a) 3 espécies e 3 gêneros. b) 9 espécies e 3 gêneros. c) 3 espécies de uma única família. d) 9 espécies de um mesmo gênero. e) 3 espécies de uma única ordem. 8. (UNESP) Considerando o sistema de classificação taxonômica, se duas espécies pertencem a duas famílias diferentes, então a) podem pertencer ao mesmo gênero. b) podem pertencer à mesma ordem. c) obrigatoriamente são da mesma classe. d) pertencem a gêneros diferentes, mas não a ordens diferentes. e) podem pertencer à mesma ordem, mas não à mesma classe. 9. Analise as frases a seguir:

I. Indivíduos são formados por órgãos, órgãos são formados por tecidos e, por fim, tecidos por um conjunto de células. Logo, todo indivíduo é formado por células.

II. Todos os organismos vivos possuem órgãos, tecidos e células.

III. Existem células que são organismos completos.

3

IV. Toda célula tem um “setor administrativo” delimitado para controlar seu funcionamento

V. A célula pode ser formada a partir de substâncias do meio, sem necessidade de outra célula pré-existente.

VI. Todas as células, apesar da grande diversidade, apresentam características básicas comuns. Estão incorretas: a) Todas. b) I, III e VI c) II, IV, V d) II, III, IV, V e) IV, V, VI 10. A água é a substância mais abundante na constituição dos indivíduos. É encontrada nos meio intra e extra celular, participando e facilitando as mais variadas atividades metabólicas dos organismos. Sobre a água e sua importância, assinale a questão Verdadeira: a) A quantidade que é encontrada nos organismos é invariável de espécie para espécie. b) Com o passar dos anos, existe uma tendência de aumentar seu porcentual em determinado tecido. c) Tecidos metabolicamente ativos possuem baixas concentrações. d) É caracterizada como solvente universal; facilita a realização das reações químicas intracelulares. e) Somente os mamíferos possuem grande quantidade de água em sua composição. 11. Em um experimento em que foram injetados aminoácidos radioativos em um animal, a observação de uma de suas células

mostrou os seguintes resultados: após 3 minutos, a radioatividade estava localizada na organela X (demonstrando que a síntese de proteínas ocorria naquele local); após 20 minutos, a radioatividade passou a ser observada na organela Y; 90 minutos depois, verificou-se a presença de grânulos de secreção de radioativos, uma evidência de que as proteínas estavam próximas de serem exportadas. As organelas X e Y referidas no texto são, respectivamente, a) o complexo golgiense e o lisossomo. b) o retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso. c) a mitocôndria e o ribossomo. d) o retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense. e) o centríolo e o retículo endoplasmático liso. 12. Células vegetais, como as representadas na figura A, foram colocadas em uma determinada solução e, no fim do experimento, tinham aspecto semelhante ao da figura B.

Comparando as concentrações do interior da célula na situação inicial ( I ), da solução externa ( II ) e do interior da célula na situação final ( III ), podemos dizer que: a) I é maior que II.

4

b) I é maior que III. c) I é menor que II. d) I é igual a III. e) III é maior que II.

Química

13. No gráfico adiante, de mudança de fase de agregação de uma substância, provocada pelo aumento de temperatura, o nome correto das transformações ocorridas nos intervalos X e Y são:

a) solidificação e condensação. b) fusão e ebulição. c) liquefação e vaporização. d) sublimação e sublimação. e) fusão e liquefação 14. (PUC-SP) Considere o gráfico abaixo:

As curvas AA’ e BB’ correspondem, respectivamente, ao comportamento de: a) uma substância pura e uma solução. b) uma solução e uma substância pura. c) uma mistura homogênea e uma mistura heterogênea.

d) duas soluções. e) duas substâncias puras 15. (FEI-SP) Qual das alternativas abaixo contém somente substâncias simples? a) H2O, HCℓ, CaO b) H2O, Au, K c) H2O, Cℓ2, K d) Au, Fe, O2 e) H2, Cℓ2, NaCℓ 16. (Unesp) No ano de 1897, o cientista britânico J.J. Thomson descobriu, através de experiências com os raios catódicos, a primeira evidência experimental da estrutura interna dos átomos. O modelo atômico proposto por Thomson ficou conhecido como “pudim de passas”. Para esse modelo, pode-se afirmar que: a) o núcleo atômico ocupa um volume mínimo no centro do átomo. b) as cargas negativas estão distribuídas homogeneamente por todo o átomo. c) os elétrons estão distribuídos em órbitas fixas ao redor do núcleo. d) os átomos são esferas duras, do tipo de uma bola de bilhar. e) os elétrons estão espalhados aleatoriamente no espaço ao redor do núcleo. 17. (Mackenzie 2010) Cientistas “fotografam” molécula individual Os átomos que formam uma molécula foram visualizados de forma mais nítida pela primeira vez, por meio de um microscópio de força atômica. A observação, feita por cientistas em Zurique (Suíça) e divulgada na revista “Science”, representa um marco no que se refere aos campos de eletrônica molecular e nanotecnologia, além de um avanço no desenvolvimento e melhoria da tecnologia de dispositivos eletrônicos. De

5

acordo com o jornal espanhol “El País”, a molécula de pentaceno pode ser usada em novos semicondutores orgânicos. Folha Online, 28/08/2009 Acima, foto da molécula de pentaceno e, a seguir, representação da sua fórmula estrutural. A respeito do pentaceno, são feitas as afirmações I, II, III e IV.

I. É uma molécula que apresenta cadeia carbônica aromática polinuclear. II. A sua fórmula molecular é C22H14. III. O pentaceno poderá ser utilizado na indústria eletrônica. IV. Os átomos de carbono na estrutura acima possuem hibridização sp3. Estão corretas: a) I, II, III e IV. b) II, III e IV, apenas c) I, II e III, apenas. d) I, III e IV, apenas. e) I, II e IV, apenas. 18. (Unicamp simulado 2011 - adaptada) Pesquisas recentes sugerem uma ingestão diária de cerca de 2,5 miligramas de resveratrol, um dos componentes encontrados em uvas escuras, para que se obtenham os benefícios atribuídos a essas uvas. Considere a fórmula estrutural da molécula dessa substância: De acordo com essa fórmula, o resveratrol tem fórmula molecular:

a) C14H12O3. b) C14H11O3. c) C14H3O3. d) C13H3O3. e) C13H1503. 19. . (Unesp 2012 - adaptada) Observe a estrutura do corticoide betametasona. Com relação à estrutura representada, pode-se afirmar que:

a) o composto apresenta seis carbonos sp. b) o composto apresenta cadeia saturada. c) o composto apresenta cadeia heterogênea. d) o composto apresenta seis átomos de carbono sp2. e) o composto apresenta cadeia aromática. 20. (UEL/2007) Dentre os componentes do cigarro, encontram-se a nicotina que interfere no fluxo de informações entre as células, a amônia que provoca irritação nos olhos e o alcatrão, formado pela mistura de compostos como o benzopireno, o crizeno e o antraceno, todos com potencial cancerígeno. Sobre o benzopireno, cuja estrutura química é apresentada a seguir, é correto afirmar que a molécula é formada por:

6

a. Cadeias aromáticas com núcleo benzênico. b. Arranjo de cadeias carbônicas acíclicas. c. Cadeias alicíclicas de ligações saturadas. d. Cadeias carbônicas heterocíclicas. e. Arranjo de anéis de ciclopentano. 21. (UFPR 2009- editada) A água pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, líquido ou gasoso.Conforme as condições, a água pode passar de um estado puro para outro através de processos que recebem nomes específicos.Isso ocorre quando ela muda do estado gasoso para o líquido(vice-versa) do líquido para o sólido (vice-versa) e do sólido para o gasoso(vice-versa). Assinale a alternativa que apresenta os nomes corretos dessas transformações, respectivamente: a) Condensação(vaporização),solidificação(fusão),sublimação(sublimação) b) solidificação(fusão),condensação(vaporização),sublimação(sublimação c) condensação(vaporização),sublimação(sublimação),solidificação(fusão) d) solidificação(fusão),condensação(sublimação),solidificação(vaporização) e) solidificação(vaporização),solidificação(fusão),condensação(sublimação)

22. (UFRGS) O granito consiste em quatro minerais: feldspato, magnetita, mica e quartzo. Se um desses minerais pode ser separado dos demais, pode-se afirmar que o granito é: a) um elemento b) uma substância simples c) uma substância composta d) um composto iônico e) uma mistura 23. A curva de solubilidade de um sal hipotético está representada abaixo.

A quantidade de água necessária para dissolver 30g de sal a 30°C é: a) 45g. b) 60g. c) 75g. d) 90g. e) 105g. 24. (Fuvest-SP) A concentração de íons fluoreto em uma água de uso doméstico é de 5,0 · 10–5 mol/litro. Se uma pessoa tomar 3,0 litros dessa água por dia, ao fim de um dia, a massa de fluoreto, em miligramas, que essa pessoa ingeriu é igual a: (massa molar do fluoreto: 19,0 g/mol) a) 0,9 mg b) 1,3 mg c) 2,8 mg d) 5,7 mg e) 15 mg

7

Física

25. (FUVEST) Três esferas de isopor, M, N e P, estão suspensas por fios isolantes. Quando se aproxima N de P, nota-se uma repulsão entre essas esferas; quando se aproxima N de M, nota-se uma atração. Das possibilidades apontadas na tabela a seguir, quais são compatíveis com as observações?

Cargas Possibilidades M N P 1ª + + - 2ª - - + 3ª Zero - Zero 4ª - + + 5ª + - -

a) A 1ª e a 3ª. b) A 2ª e a 4ª. c) A 3ª e a 5ª. d) A 4ª e a 5ª. e) A 1ª e a 2ª. 26. (VUNESP) Em 1990, transcorreu o cinquentenário da descoberta dos “chuveiros penetrantes” nos raios cósmicos, uma contribuição da Fisica brasileira alcançou repercussão nacional. (Estado de S.Paulo 21.10.1990) No estudo dos raios cósmicos, são observadas partículas chamadas píons. Considere um píon com carga elétrica +e se desintegrando (isto é, se dividindo) em duas outras partículas: um múon com carga elétrica +e e um neutrino. De acordo com o principio de conservação da carga, o neutrino deverá ter carga elétrica: a) +e. b) –e. c) +2e. d) -2e. e) Nula.

27. (PUC) Os corpos eletrizados por atrito, contato e indução ficam carregados, respectivamente, com cargas de sinais: a) Iguais, iguais e iguais. b) Iguais, iguais e contrários. c) Contrários, contrários e iguais. d) Contrários, iguais e iguais. e) Contrários, iguais e contrários. 28. (FUVEST) Têm-se três esferas condutoras idênticas A, B e C. As esferas A (positiva) e B (negativa) estão eletrizadas com cargas de mesmo modulo Q, e a esfera C está inicialmente neutra. São realizadas as seguintes operações:

i. Toca-se C em B, com A mantida à distância, e em seguida separa-se C de B.

ii. Toca-se C em A, com B mantida à distância, e em seguida separa-se C de A.

iii. Toca-se A em B, com C mantida à distância, e em seguida separa-se A de B. Podemos afirmar que a carga final da esfera A vale: a) Zero. b) +Q/2. c) –Q/4. d) +Q/6. e) –Q/8.

29. (UEL-PR) Um homem caminha com velocidade Vh = 3,6 km/h, uma ave com velocidade Va = 30m/min e um inseto com Vi = 60cm/s. Essas velocidades satisfazem a relação: a) Vi > Vh > Va b) Va > Vi > Vh c) Vh > Va > Vi d) Va > Vh > Vi e) Vh > Vi > Va 30. (UERJ) A velocidade normal com que uma fita de vídeo passa pela cabeça de um gravador é de aproximadamente 33mm/s.

8

Assim, o comprimento de uma fita de 120 min de duração corresponde a cerca de: a) 40m b) 80m c) 100m d) 120m e) 240m 31. (UFES) Um automóvel percorre metade de sua trajetória com velocidade média de 30km/h e a outra metade com velocidade média de 70 km/h. A velocidade média de toda a trajetória foi de: a) 63km/h b) 50km/h c) 42km/h d) 38km/h e) 35km/h 32. (Acafe-SC) Atletas de competição comumente expressam suas marcas em uma unidade que é o inverso da velocidade,

geralmente . Considerando que dois

atletas, M e N, têm seus desempenhos

registrados respectivamente em (M) 3,5 e

(N) 4 para uma prova de 5.000 metros e

admitindo-se velocidades constantes, a alternativa correta é: a)A distância entre os corredores, quando M cruza a linha de chegada, é aproximadamente de 625 m. b)O corredor N é o mais rápido que o M. c)A distância entre os corredores, quando M cruza a linha de chegada, é de 250 m.

d)A velocidade de N é de 4 .

e)Nenhuma das alternativas anteriores

33. Sistema COC Julgue as afirmativas sobre a figura abaixo:

I– O vidro é transparente à luz visível. II – O vidro é opaco apenas para o ultra violeta. III – O vidro é translúcido ao ultravioleta. IV – O vidro é opaco apenas para o infravermelho. V – O vidro é transparente ao infravermelho. VI – O vidro é opaco ao infravermelho e ao ultravioleta. Pode-se afirmar que: a) I, II e III são corretas. b) I, IV e VI são corretas. c) I e IV são corretas. d) I e V são corretas. e) I e VI são corretas. 34. UFMG Marília e Dirceu estão em uma praça iluminada por uma única lâmpada. Assinale a alternativa em que estão corretamente representados os feixes de luz que permitem a Dirceu ver Marília.

9

e. N. D. A. 35. Analise as afirmações abaixo:

I. O ar atmosférico de uma sala é um meio transparente.

II. A água em camadas espessas é um meio transparente.

III. O vidro fosco é um meio translúcido. IV. A atmosfera terrestre, cuja densidade

diminui com o aumento da altitude, é um meio homogêneo.

V. Nos meios transparentes e translúcidos a luz se propaga em linha reta. Pode-se afirmar que: a) I, II e IV estão corretas. b) I, e IV estão corretas. c) I e V são corretas. d) I e VI são corretas. e) I e III estão corretas 36. Sistema ANGLO Considere as situações descritas a seguir.

I. Se Priscila enxerga Rafael por meio de um espelho plano, Rafael, olhando para o

mesmo espelho, também consegue visualizar Priscila.

II. Em uma sala inicialmente escura, quando dispomos nossa mão próxima a uma vela acesa, podemos observar a formação da sombra da mão formada em uma parede.

III. Durante a apresentação de alguns shows, os holofotes produzem feixes de luz que, mesmo após o cruzamento entre eles, não mudam as respectivas colorações.

Os princípios da Óptica Geométrica que podemos associar aos fenômenos relatados são: a) I. princípio da independência dos raios de luz, II. princípio da reversibilidade da trajetória dos raios de luz, III. princípio da conservação de energia. b) I. princípio da reversibilidade da trajetória dos raios de luz, II. princípio da propagação retilínea da luz, III. princípio da independência dos raios de luz. c) I. princípio da reversibilidade da trajetória dos raios de luz, II. princípio da conservação de energia, III. princípio da independência dos raios de luz. d) I. princípio da reversibilidade da trajetória dos raios de luz, II. princípio da conservação de energia, III. princípio da propagação retilínea da luz. e) I. princípio da independência dos raios de luz, II. princípio da reversibilidade da trajetória dos raios de luz, III. princípio da propagação retilínea da luz

Matemática

37. Sendo x = 58 e y = 22, calcule o valor de E para a expressão:

10

a) 80 b) 100 c) 120 d) 140 e) 160 38. (UNIFOR-CE) Um texto ocupa 6 páginas de 45 linhas cada uma, com 80 letras (ou espaços) em cada linha. Para torná-lo mais legível, diminui-se para 30 o número de linhas por página e para 40 o número de letras (ou espaços) por linha. Considerando as novas condições determine o número de páginas ocupadas. a) 14 b) 16 c) 17 d) 18 e) 20 39. A porcentagem de fumantes de uma cidade é de 32%. Se 3 em cada 11 fumantes deixarem de fumar, o número de fumantes ficará reduzido a 12800. O número de fumantes e habitantes da cidade são respectivamente: a) 46933 e 146666 b) 46933 e 15019 c) 17600 e 55000 d) 17600 e 56320 e) 17600 e 15019 40. Descontos sucessivos de 20% e 30% são equivalentes a um único desconto de: a) 55% b) 56% c) 44% d) 45% e) 50%

41. Numa classe de 30 alunos, 16 gostam de matemática e 20 gostam de história. O número de alunos desta dessa classe gostam de matemática e de história é: a) 16 b) 10 c) No máximo 6 d) No mínimo 6 e) 18 42. (Fuvest) Depois de n dias de férias um estudante, observa que: choveu 7 vezes, de manhã ou à tarde; quando chove de manhã não chove à tarde; houve 5 tardes sem chuva; houve 6 manhãs sem chuva. Podemos afirmar que n é igual a: a) 7 b) 8 c) 9 d) 10 e) 11 43. (ENEM - Adaptada) Recentemente, houve uma campanha de doação de sangue em uma dada universidade. Sabemos que o sangue das pessoas pode ser classificado em quatro tipos quanto a antígenos. Uma pesquisa feita com um grupo de 100 alunos desta universidade constatou que 42 deles têm o antígeno A, 36 têm o antígeno B e 12 o antígeno AB. Sendo assim, podemos afirmar que o número de alunos cujo sangue tem o antígeno O é: a) 20 alunos b) 26 alunos c) 34 alunos d) 35 alunos e) 36 aluno

11

44. Sejam os conjuntos:

O número de elementos de é: a) 3 b) 7 c) 4 d) 5 e) N.D.A. 45. (UNIV. FED. abaixo FORTALEZA) – Na figura, tem-se r//s e t//u.

a) 100° b) 80° c) 70° d) 50° e) 30° 46. (FUVEST) – Na figura abaixo, tem-se que AD=AE, CD=CF e BA=BC. Se o ângulo EDF mede 80°, então o ângulo ABC mede:

a) 20° b) 30° c) 50° d) 60° e) 90° 47. (UFSCar) – A figura 1 representa um determinado encaixe no plano de 7 ladrilhos poligonais regulares (1 hexágono, 2 triângulos, 4 quadrados), sem sobreposição e corte.

Em relação aos 6 lafrilhos triangulares colocados perfeitamente nos espaços da figura 1, como indicado na figura 2, é correto dizer que: a) 2 são triângulos equiláteros e 4 são triângulos isósceles de ângulo da base medindo 15°. b) 2 são triângulos equiláteros e 4 são triângulos isósceles de ângulo da base medindo 30°. c) 2 são triângulos isóscles de ângulo da base medindo 50° e 4 são triângulos isósceles de ângulo da base medindo 30°. d) 2 são triângulos equiláteros e 4 são triângulos retângulos isósceles. e) 2 são triângulos equiláteros e 4 são triângulos escalenos.

12

48. (UFES)

Na figura acima, as retas r e s são paralelas. A soma α + γ + β + δ das medidas dos ângulos indicados na figura é: a) 180° b) 270° c) 360° d) 480° e) 540°

História

49. Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica? a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos. b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo. c) Os homens aprenderam a controlar o fogo. d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros. e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos. 50. Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os Egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque: a) Se opunham ao politeísmo dominante na época.

b) Os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio. c) Depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado. d) Construíram túmulos, em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade. e) Os camponeses constituíam categoria social inferior. 51. Dario I da Pérsia, dividiu seu vasto império em províncias administrativas chamadas ______________, sendo cada uma delas governada por um ________________, que era vigiado pelos _____________. Completam a frase acima: a) Tribos - patriarcas - mercenários. b) satrapias - sátrapa - "olhos e ouvidos do rei". c) marcas e condados - marqueses e duques - missi dominici. d) imperiais e senatoriais - pretores - censores. e) cidades - Estado - patesi - monarcas. 52. Sobre o surgimento da agricultura e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que: a) foi posterior, no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita. b) ocorreu no Oriente próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta para a América. c) como tantas outras invenções teve origem na China, da onde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América. d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru). e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o

r

13

comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem. 53. " ... essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo..." O texto refere-se a características que identificam, na Antiguidade Oriental, os a) fenícios. b) hebreus. c) caldeus. d) egípcios. e) persas. 54. Surgido na Antiga Mesopotâmia, é considerado o mais antigo código de leis escritas da humanidade: a) Lei das Doze Tábuas. b) Leis Draconianas. c) Dez Mandamentos. d) Código de Hamurabi. e) Lei Tessalônica. 55. (UFMG-MG) “O tempo concreto da igreja já é (...) o tempo dos clérigos, situados pelos ofícios religiosos, pelos sinos que os anunciam, pelo rigor indicado pelos quadrantes solares, imprecisos e variáveis (...) mercadores e artifícios substituem esse tempo da igreja pelo tempo mais exatamente medido utilizável para as tarefas profanas e laicas, o tempo dos relógios” Esse trecho refere-se a um aspecto das transformações ocorridas no inicio dos tempos modernos. Todas as alternativas apresentam outras características desse processo de mudanças, exceto: a) Ascensão da classe senhorial

b) Desenvolvimento das rotas terrestres e marítimas c) Expansão da utilização da moeda d) Formação das monarquias nacionais e) Renascimento da vida urbana 56. (Unifor-CE) O sistema de Capitanias Hereditárias, estabelecido no Brasil por D. João III, teve por finalidade principal: a) Favorecer a nobreza portuguesa, limitando o crescimento da burguesia, uma vez descoberto o caminho das índias. b) Povoar o litoral em toda a sua extensão utilizando a iniciativa privada, para assegurar a posse do território brasileiro contra estrangeiros. c) Incentivar o desenvolvimento da lavoura algodoeira, em virtude dos altos preços do produto no mercado europeu. d) Utilizar a costa brasileira como entreposto e centro de abastecimento das expedições que se encaminhavam à África em busca de especiarias. e) Povoar a faixa litorânea e o interior do território, podendo assim desenvolver povoados além da linha de Tordesilhas. 57. A expedição de Martim Afonso de Souza foi enviada em 1530, por D. João III, com a principal finalidade de: a) Criar uma feitoria em São Paulo b) Fundar uma colônia na França Antártida c) Expulsar os franceses do Maranhão d) Defender o litoral dos invasores holandeses e) Dar inicio à colonização no Brasil 58. (UFMS-MS) A organização politico administrativa do Brasil Colônia estava calcada na divisão territorial em capitanias, no estabelecimento dos governos gerais e na

14

criação das câmaras municipais. Tal organização atendia às necessidades inerentes à relação metrópole-colônia apontadas abaixo, com exceção de: a) Promover a ocupação territorial através do povoamento. b) Evitar gastos supérfluos com o envio de funcionários da metrópole para a colônia. c) Possibilitar a efetivação dos interesses metropolitanos, que tinham por base a politica mercantilista. d) Restringir a participação política nas câmaras municipais aos chamados “homens bons” e) Defender a colônia dos ataques e invasões das potências rivais. 59. (UEL-PR) No Brasil, a estrutura social do engenho constituiu-se em um exemplo clássico das formas de a) Exploração feudal b) Instituição liberal c) Dominação colonialista d) Cooperação Socialista e) Organização pré-industrial 60. (UFPE) Durante toda a Baixa Idade Média, a península ibérica esteve envolvida: a) Em guerras entre os reinos de Portugal e Navarra b) Na Guerra de Reconquista, em que os reinos cristãos lutaram contra os mulçumanos. c) Na guerra contra a formação dos Estados modernos europeus. d) Com a conquista da África e da Ásia. e) Com a organização das Cruzadas.

Geografia 61. (Ministério Público de GO - adaptada) O intemperismo é o pincipal processo de

degradação das rochas. Assinale a alternativa correta sobre o intemperismo: a) Regiões de climas tropicais estão mais susceptíveis ao intemperismo físico do que regiões polares. b) A precipitação é o principal agente biológico c) A água é o principal reagente em processos químicos d) Exemplo de intemperismo biológico é o tatu que cava o solo e) Por ser o processo de degradação da rocha, o intemperismo é uma força endógena 62. Em relação às regiões econômicas do Brasil: a) O agreste nordestino é o segundo maior produtor de carne bovina do Brasil, depois de Mato Grosso. b) A cultura mais lucrativa do estado de São Paulo é a produção de laranja, seguida pela cana-de-açúcar. c) No centro-oeste, ganha destaque as minas de Alumínio para exportação através do porto de Santos. d) O complexo dos Carajás no Norte proporcionou a construção de portos, estradas de ferro, hidrelétricas e siderúrgicas. e) Por causa da baixa temperatura dos mares, as águas do sul têm maior quantidade de sal, o que torna essa região a maior produtora de sal do Brasil 63. O Brasil hoje é um dos maiores produtores e consumidores de bio-combustíveis do mundo. Maior exemplo é o álcool, extraído da cana-de-açúcar, que sofre altas nos preços devido a dois fatores, o período entre safras e o aumento do preço do açúcar. A região com maior produção de cana de açúcar ao ano do Brasil é: a) Estado de São Paulo b) Zona da Mata no nordeste c) Paraná

15

d) Minas Gerais e) Estado do Rio de Janeiro 64. (UNIFESP-adaptada) A figura abaixo representa um fenômeno geológico

Trata-se de: a) intrusão magmática. b) dobra tectônica. c) orogênese d) Princípio de um vulcão e) falha geológica. 65. (UFES – Adaptada) No mapa a seguir, estão representados compartimentos do relevo brasileiro segundo a classificação de Jurandyr Ross. Simielli, M. E. "Geoatlas". São Paulo: Ática, 2000:80. Adaptado

A legenda CORRETA do mapa é: a) 1 - Depressões em estruturas sedimentares e 2 - Planaltos em bacias sedimentares.

b) 1 - Planaltos em estruturas cristalinas e dobradas antigas e 2 - Depressões em estruturas sedimentares. c) 1 - Planaltos em estruturas cristalinas e dobradas antigas e 2 - Planaltos em bacias sedimentares. d) 1 - Planaltos em estruturas cristalinas e dobradas antigas e 2 - Planícies em estruturas sedimentares recentes. e) 1 - Planícies em estruturas sedimentares recentes e 2 - Depressões em estruturas sedimentares. 66. (UECE-adaptada) Quando o escoamento fluvial adquire maior velocidade em face ao aumento do declive do perfil longitudinal do rio, pode-se afirmar corretamente que: a) o rio vai acumular sedimentos por perda de energia. b) o leito fluvial será alargado em face do aumento de sedimentação. c) haverá maior escavamento do vale por erosão. d) as planícies fluviais serão progressivamente alargadas. e) haverá maior sedimentação a jusante do rio. 67. Um avião decola de Rio de Janeiro (RJ) com destino a Rio Branco (AC). De acordo com o mapa adiante a aeronave segue o rumo em qual direção geral? (Seguindo a lógica da rosa-dos-ventos). a) nordeste b) sudeste c) sudoeste d) noroeste e) norte

16

68. "Linhas imaginárias traçadas de polo a polo, atravessando a linha do Equador, perpendicularmente." O texto define: a) latitudes b) longitudes c) paralelos d) meridianos e) círculos polares 69. Na superfície do planeta Terra, existem cinco paralelos especiais: Equador, os Trópicos de Câncer e Capricórnio e os Círculos Polares Ártico e Antártico. Eles determinam as (os) _________ Complete a frase de modo correto. a) zonas climáticas b) áreas de maior concentração populacional c) fusos horários d) áreas onde ocorrem desertos e) regiões sujeitas a movimentos tectônicos 70. (UFLA/2007) Com base no esquema a seguir, pode-se classificar o movimento de criação da dorsal identificada como:

a) Movimento convergente. b) Movimento tangencial. c) Movimento transformante. d) Movimento divergente. e) Movimento marítimo 71. Observe a figura:

Fonte: Adaptado de BRUNET, Roger. La carte mode d’emploi. Fayard/Reclus, 1987 apud MOREIRA, Igor. Construindo o espaço do homem 1. São Paulo: Ática,

1998

Marque a alternativa INCORRETA a) Quanto mais nos afastamos do Equador para os pólos, maior é a variação horária entre a duração do dia e da noite; b) No Equador o dia e a noite têm a mesma duração o ano todo; c) A inclinação do eixo de rotação determina que, por um período da translação, o Hemisfério Sul fique mais exposto à luz do Sol, e, em outro período, o Hemisfério Norte sofra maior exposição à insolação;

17

d) Equinócio é a posição na qual a Terra, executando seu movimento de translação, recebe mais diretamente a luz solar em um dos trópicos; Solstício é a posição na qual a Terra sofre iluminação direta do Sol na altura da linha do Equador, quando o dia e a noite tem igual duração. e) Solstício é o nome dado ao fenômeno ocorrido durante o Verão e o Inverno no planeta Terra

72. QUESTÃO UFSC: A linguagem cartográfica é essencial à geografia. Neste âmbito, CONSIDERE as afirmações adiante. I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade. II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título. III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada. Considerando as três assertivas, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que: a) apenas I é verdadeira. b) apenas II é verdadeira. c) apenas III é verdadeira. d) apenas I e III são verdadeiras. e) apenas II e III são verdadeiras.

Português

73. (Fuvest-2008) "S.Paulo,13-XI-42 Murilo São 23 horas e estou honestissimamente em casa, imagine! Mas é doença que me prende, irmão pequeno. Tomei com uma gripe na semana passada, depois,

desensarado, com uma chuva, domingo último, e o resultado foi uma sinusitezinha infernal que me inutilizou mais esta semana toda. E eu com tanto trabalho! Faz quinze dias que não faço nada, com o desânimo de apósgripe, uma moleza invencível, e as dores e tratamento atrozes. Nesta noitinha de hoje me senti mais animado e andei trabalhandinho por aí. (...) Quanto a suas reservas a palavras do poema que lhe mandei, gostei da sua habilidade em pegar todos os casos “propositais”. Sim senhor, seu poeta, você até está ficando escritor e estilista. Você tem toda a razão de não gostar do “nariz furão”, de “comichona”, etc. Mas lhe juro que o gosto consciente aí é da gente não gostar sensitivamente. As palavras são postas de propósito pra não gostar, devido à elevação declamatória do coral que precisa ser um bocado bárbara, brutal, insatisfatória e lancinante. Carece botar um pouco de insatisfação no prazer estético, não deixar a coisa muito bem-feitinha.(...) De todas as palavras que você recusou só uma continua me desagradando “lar fechadinho”, em que o carinhoso do diminutivo é um desfalecimento no grandioso do coral." (Mário de Andrade, Cartas a Murilo Miranda.) “... estou honestissimamente em casa, imagine! Mas é doença que me prende, irmão pequeno.” No trecho acima, o termo grifado indica que o autor da carta pretende a) revelar a acentuada sinceridade com que se dirige ao leitor. b) descrever o lugar onde é obrigado a ficar em razão da doença. c) demarcar o tempo em que permanece impossibilitado de sair. d) usar a doença como pretexto para sua voluntária inatividade.

18

e) enfatizar sua forçada resignação com a permanência em casa. 74. (Unemat-2008/1) Bebida é água Comida é pasto Você tem fome de quê? Você tem sede de quê? [...]”. A gente não quer só comida A gente quer comida, diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída para qualquer parte A gente não quer só comida A gente quer bebida, diversão e balé A gente não quer só comida A gente quer a vida como a vida quer. [...] (Comida, Titãs). Os versos da canção “Comida” dizem respeito aos sentidos abaixo, exceto: a) a expressão "A gente" se refere ao povo brasileiro. b) o autor discute a situação social do povo brasileiro. c) o autor afirma que o povo brasileiro tem fome de cultura. d) a palavra "pasto" expressa a necessidade de comida do povo brasileiro. e) o povo brasileiro não quer comida. 75. (FUVEST) Na Lírica de Camões: a) o verso usado para a composição dos sonetos é o redondilho maior; b) encontram-se sonetos, odes, sátiras e autos; c) cantar a pátria é o centro das preocupações; d) encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX; e) a mulher é vista em seus aspectos físicos, despojada de espiritualidade.

76. (FUVEST) Considere as seguintes afirmações sobre a fala do velho do Restelo, em Os Lusíadas: I - No seu teor de crítica às navegações e conquistas, encontra-se refletida e sintetizada a experiência das perdas que causaram, experiência esta já acumulada na época em que o poema foi escrito. II - As críticas aí dirigidas às grandes navegações e às conquistas são relativizadas pelo pouco crédito atribuído a seu emissor, já velho e com um “saber só de experiências feito”. III - A condenação enfática que aí se faz à empresa das navegações e conquistas revela que Camões teve duas atitudes em relação a ela: tanto criticou o feito quanto o exaltou. Está correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) I e III. 77. (FUVEST) Em Os Lusíadas, as falas de Inês de Castro e do Velho do Restelo têm em comum a) a ausência de elementos de mitologia da Antiguidade clássica. b) a presença de recursos expressivos de natureza oratória. c) a manifestação de apego a Portugal, cujo território essas personagens se recusavam a abandonar. d) a condenação enfática do heroísmo guerreiro e conquistador. e) o emprego de uma linguagem simples e direta, que se contrapõe à solenidade do poema épico. 78. (UFSCar-2003) A questão seguinte baseia-se no poema épico Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, do qual se reproduzem, a seguir, três estrofes.

19

Mas um velho, de aspeito venerando, (= aspecto) Que ficava nas praias, entre a gente, Postos em nós os olhos, meneando Três vezes a cabeça, descontente, A voz pesada um pouco alevantando, Que nós no mar ouvimos claramente, C’um saber só de experiências feito, Tais palavras tirou do experto peito: “Ó glória de mandar, ó vã cobiça Desta vaidade a quem chamamos Fama! Ó fraudulento gosto, que se atiça C’uma aura popular, que honra se chama! Que castigo tamanho e que justiça Fazes no peito vão que muito te ama! Que mortes, que perigos, que tormentas, Que crueldades neles experimentas! Dura inquietação d’alma e da vida Fonte de desamparos e adultérios, Sagaz consumidora conhecida De fazendas, de reinos e de impérios! Chamam-te ilustre, chamam-te subida, Sendo digna de infames vitupérios; Chamam-te Fama e Glória soberana, Nomes com quem se o povo néscio engana.” Os versos de Camões foram retirados da passagem conhecida como O Velho do Restelo. Nela, o velho : a) abençoa os marinheiros portugueses que vão atravessar os mares à procura de uma vida melhor. b) critica as navegações portuguesas por considerar que elas se baseiam na cobiça e busca de fama. c) emociona-se com a saída dos portugueses que vão atravessar os mares até chegar às Índias. d) destrata os marinheiros por não o terem convidado a participar de tão importante empresa. e) adverte os marinheiros portugueses dos perigos que eles podem encontrar para

buscar fama em outras terras.

79. (UFG-2006) Leia o texto a seguir:

A força apelativa do anúncio se constrói com o auxílio do até, uso que a) introduz o pressuposto de que as comédias francesas são pouco aceitas em Hollywood. b) evita mal-entendidos quanto ao sucesso da comédia francesa no Brasil. c) ironiza a origem da comédia ?O fabuloso destino de Amélie Poulain?. d) confere autoridade à voz do anunciante do filme junto ao público-alvo. e) indica contradição nas críticas direcionadas ao cinema comercial francês. 80. Leia a tirinha a seguir:

20

Observamos na tirinha “Mafalda”, de Quino, que a palavra cultura adquiriu uma multiplicidade de sentidos. Essa multiplicidade de sentidos que uma mesma palavra pode apresentar, em diferentes contextos de uso, chama-se: a) Hiperonímia. b) Polissemia. c) Hiponímia. d) Ambiguidade. e) Sinonímia. 81. A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações. DUARTE, M.O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. (ENEM 2010) Predomina no texto a função da linguagem: a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia. b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação. c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem. d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.

e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

82. (Cesgranrio – RJ) Assinale a opção em que a inversão da ordem dos termos altera o sentido fundamental do enunciado: a) Era uma poesia simples/ Era uma simples poesia.

b) Possuía um sentimento vago/ Possuía um vago sentimento. c) Olhava uma parasita mimosa/Olhava uma mimosa parasita. d) Havia um contraste eterno/Havia um eterno contraste. e) Vivia um drama terrível/Vivia um terrível drama.

Inglês

UNESP 2012 Amy Winehouse greets Whitney Houston in heaven (by Hideaki Tailor) HEAVEN – Psychics are saying that Amy Winehouse was the first soul singer to greet Whitney Houston, even before Michael Jackson. Top psychics in Los Angeles are saying that Whitney Houston’s spirit is already “lighting up” heaven. “It’s like the universal source has called the greatest voice of all time back to heaven. It’s pure magic up there.” “Amy was right there. She gave Whitney a big angel hug and walked with her as she met some of her ancestors, relatives and… Michael Jackson.” Both singers had trouble on earth with alcohol and drugs, but they are at peace now. “Fame was too much for their gentle souls,” said Madam Marie of Sherman Oaks. “Their voices were a gift to our world, but caused great damage to their spirits on earth. Now, they are in a better place.” One psychic said that Amy Winehouse and Whitney Houston are planning a “concert” together in Whitney’s first few months. “Amy’s been doing very well in heaven and feels free and happy.” While Americans and fans around the world mourn the terrible loss of Whitney, the angels are rejoicing. “Our songbird is home,” is what St. Peter reportedly said when greeting Whitney, according to a psychic on Venice Beach. (http://weeklyworldnews.com. Adaptado.)

21

83. O texto trata, principalmente, a) de fatos memoráveis da vida de duas cantoras famosas e já falecidas, Amy Winehouse e Whitney Houston. b) de um famoso concerto no qual as cantoras Amy Winehouse e Whitney Houston haviam se apresentado. c) da problemática de pessoas famosas que se envolvem com álcool e drogas, que podem causar sua morte. d) de alguns dons sobrenaturais que ambas as cantoras, Amy Winehouse e Whitney Houston, possuíam. e) de um encontro entre Amy Winehouse e Whitney Houston, após a morte de Whitney Houston. 84. Amy Winehouse cumprimentou Whitney Houston a) porque ambas tinham os mesmos ancestrais, que viviam na cidade de Los Angeles. b) em companhia do cantor Michael Jackson, que havia morrido antes das duas cantoras. c) com um abraço e a acompanhou para encontrar alguns de seus parentes já falecidos. d) logo após a cantora ter cumprimentado Michael Jackson com um abraço caloroso. e) porque tinham se tornado grandes amigas quando se conheceram em Los Angeles. 85. De acordo com o texto, ambas as cantoras, Amy Winehouse e Whitney Houston, a) sempre foram muito gentis com admiradores e fãs. b) além de famosas, possuíam alguns dons sobrenaturais. c) merecem a paz celestial, pois sofreram bastante em vida.

d) prejudicaram muito seus espíritos enquanto viveram. e) cantaram juntas em um concerto em Los Angeles. 86. Qual das seguintes expressões equivale, no texto, à ideia de Deus? a) top psychics. b) big angel hug. c) gentle souls. d) universal source. e) St. Peter. 87. A quem se refere o termo “our”, na expressão “our” songbird, no último parágrafo do texto? a) aos anjos e santos. b) aos norte-americanos. c) aos fãs das cantoras. d) a São Pedro. e) a uma famosa vidente 88.m sinônimo para a expressão “lighting up” usada na terceira linha do primeiro parágrafo do seria, a) Putting a light in the place. b) “Shining it up”. c) bringing happiness to. d) bringing sadness to. e) to turn on the light.

Filosofia

89. Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo. A reflexão é o movimento pelo qual o pensamento volta-se para si mesmo, interrogando a si mesmo. A reflexão filosófica: a) é radical porque é um movimento de volta do pensamento. Sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

22

b) é parcial porque é um movimento de volta do pensamento. Sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento. c) é radical porque não contempla movimento de volta do pensamento. Nem sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, nem para indagar como é possível o próprio pensamento. d) é Funcional porque não contempla movimento de volta do pensamento. Nem sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo, nem para indagar como é possível o próprio pensamento. e)é Fundamental porque contempla movimento de volta sobre si mesmo. 90. A reflexão filosófica organiza-se em torno de três grandes conjuntos de perguntas ou questões. Fazem parte deste grupo de reflexão:I) Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que fazemos? Isto é, quais os motivos, as razões e as causas para pensarmos o que pensamos, dizermos o que dizemos, fazermos o que fazemos? II) O que queremos pensar quando pensamos, o que queremos dizer quando falamos, o que queremos fazer quando agimos? Isto é, qual é o conteúdo ou o sentido do que pensamos, dizemos ou fazemos? III) Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos, fazemos o que fazemos? Isto é, qual é a intenção ou a finalidade do que pensamos, dizemos e fazemos? IV) Quando pensamos o que pensamos, quando agimos, quando refletimos sobre as questões estamos filosofando. Assinale a alternativa correta:

a) Apenas as reflexões I e II são reflexões filosóficas b) Apenas a reflexões I e III são reflexões filosóficas c) Apenas a reflxões II e III são reflexões filosóficas d) Apenas a reflxões I, II e III são reflexões filosóficas e) Todas as reflexões são filosóficas