biologia 4 bimestre - cev

18
SANGUE, LINFA E SISTEMA IMUNITÁRIO Tecido hematopoético: Tecido linfático; Sangue: Hemácias, Leucócitos e Plaquetas. Sistema imunitário: Linfócitos B, Linfócitos T e Defesas artificiais (vacinas e soros).

Upload: jefferson-barroso

Post on 18-Jan-2017

231 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Biologia 4 Bimestre - CEV

SANGUE, LINFA E SISTEMA IMUNITÁRIO

Tecido hematopoético: Tecido linfático;Sangue: Hemácias, Leucócitos e Plaquetas.Sistema imunitário: Linfócitos B, Linfócitos T e Defesas artificiais (vacinas e soros).

Page 2: Biologia 4 Bimestre - CEV

Introdução O sangue é de suma importância para a

sobrevivência humana. Graças a ele, são retirados resíduos prejudiciais do nosso organismo, ele bombeia nutrientes para nossos tecidos, transporta tudo o que é preciso para o bom funcionamento do corpo e também age como um agente protetor contra bactérias e vírus.

Page 3: Biologia 4 Bimestre - CEV

Tecido Hematopoético Conhecida também por hemocitopoético,

hematopoético ou hematopoiético, esse tecido tem a função de produzir os glóbulos do sangue. Há dois tipos desse tecido: tecido mieloide ou tecido linfático.

O tecido mieloide é encontrada no interior dos ossos. Ela contém células-tronco hematopoiéticas, que podem originar ouras células do sangue. As medulas ativas, que são de cor vermelha, porem a medida que o individuo cresce, ela acumula gordura e para de produzir medulas, e se torna amarela.

Nos adultos, a medula vermelha é encontrada nas costelas, vértebras nos ossos do crânio e entre outro ossos.

Page 4: Biologia 4 Bimestre - CEV

TECIDO HEMATOPOIÉTICO

Page 5: Biologia 4 Bimestre - CEV

Tecido Linfático Está localizado em certos órgãos de defesas (timo,

baço, linfonodos e tonsilas palatinas). Há tecido linfático também nos nódulos linfáticos, no interior desses tecidos.

Para compreender a função desse tecido é preciso lembrar que as células do corpo são banhadas pelo liquido interstical (água e outros componentes). Parte desse liquido volta para sua origem e a outra parte se acumula-se, formando vasos linfáticos. O excesso desse liquido intertical que entra nos vasos linfáticos é chamado de linfa, que depois de passar por várias partes do corpo, é devolvida ao sangue.

Além disso, a linfa com ajuda de outros componentes podem agir contra os microorganismos causadores de doenças.

Page 6: Biologia 4 Bimestre - CEV

Sistema Linfático

Page 7: Biologia 4 Bimestre - CEV

SANGUE O sangue é formado por água e por sais

minerais retirados de alimentos, oxigênio, hormônios e etc... Sua parte intercelular (plasma) é constituída por cerca de 92% de água.

As partes do sangue são constituídas pelos chamados elementos figurados: hemácias, glóbulos vermelhos e brancos, leucócitos e plaquetas.

É possível ver as partes do sangue usando a centrifugação.

Page 8: Biologia 4 Bimestre - CEV
Page 9: Biologia 4 Bimestre - CEV

Hemácias É a parte mais abundante do sangue; nos animais

invertebrados o oxigênio é transportado por meio de pigmentos dissolvidos no plasma, nos vertebrados o oxigênio é transportado pelas hemácias, e nos mamíferos também (mas, as hemácias dos mamíferos não tem núcleo). A forma da hemácia permite que ela entre em vasos sanguíneos inferiores ao seu tamanho, e que ela capture oxigênio mais facilmente.

Uma vez no sangue as hemácias duram 4 meses, e são quebradas no fígado e no baço.

A ausência de hemácias causa a anemia e o excesso delas causa policitemia.

A hemácia faz um trajeto que busca o oxigênio no pulmão, levando aos lugares necessários e voltando para buscar.

Para transportar o gás carbônico, são utilizados outros meios.

Page 10: Biologia 4 Bimestre - CEV

Hemácias

Page 11: Biologia 4 Bimestre - CEV

Leucócitos Leucócitos são protetores do nosso organismo,

atacando quando algo nos ameaça por dentro. Eles “limpam” o nosso corpo, destruindo as células mortas e os restos de tecidos.

A falta dos leucócitos nos tona vulneráveis à todo tipo de doenças, e a escassez desse elemento é chamado de leucopenia. Quando ficamos doentes a produção de leucócitos é aumentada. O excesso dela é chamada de leucocitose.

Os tipos de leucocitose são:Granulócitos: apresentam grânulos de

citoplasma e caracterizam-se pelo núcleos de forma variada. Eles podem apresentar dois ou mais lóbulos, podendo ser chamado de polimorfonucleares.

Page 12: Biologia 4 Bimestre - CEV

Agranulócitos: não apresentam grânulos no citoplasma e seu núcleo é aproximadamente esférico. Podem ser chamados de mononucleares.

Neutrófilos: São encontradas no sangue, e armazenam enzimas digestivas. Tem forma de grãos e recebe esse nome devido seus corantes.

Eosinófilos ou acidófilos: Leucócitos que combatem vermes e parasitas

Basófilos: Tem o mesmo efeito de uma reação alérgica quando ataca uma proteína estranha.

Monócitos: Saem do sangue e se transformam em macrófagos, fagocitando os microorganismos e células mortas.

Linfóncitos: Surgem na medula e migram para os tecidos linfáticos. Há dois tipos T e B.

Page 13: Biologia 4 Bimestre - CEV

LEUCÓCITOS

Page 14: Biologia 4 Bimestre - CEV

PLAQUETAS As plaquetas são pequenos fragmentos de

citoplasma (...) que tem a função de nos prevenir e evitar hemorragias (hemostasia). Caso contrário, um pequeno corte resultaria em riscos de morte. Elas vivem em média 10 dias no sangue.

Quando um vaso sanguíneo se rompe, as plaquetas se juntam no rompimento e fazem uma “barreira”, impedindo a entrada de muitas hemácias e liberando substância e desencadeando enzimas para ajudar nessa tarefa.

Page 15: Biologia 4 Bimestre - CEV

PLAQUETAS

Page 16: Biologia 4 Bimestre - CEV

SISTEMA IMUNITÁRIO

Com a ajuda de alguns microorganismos, o sistema imunitário realiza um combate individual, contra os

microorganismos estranhos.Linfócitos B: Quando uma bactéria penetra na pele,

é iniciada uma produção em massa de anticorpos para neutralizar o invasor, por meio de proteínas. A cada tipo de proteína estranha, é formada uma específica para combatê-lo. Logo, são criadas milhares de grupos imunológicos diferentes. Após algumas infecções, são criadas sérias de memórias, que protegem e deixam imune o corpo.

Linfócitos T: São organismos que produzem anticorpos para suprir os que foram perdidos lutando contra os invasores e produzem outros linfócitos para outras funções. Dentre outras coisas, o Linfócitos ajudam á combater os invasores.

Page 17: Biologia 4 Bimestre - CEV

DEFESAS ARTIFICIAIS: VACINAS E SOROS

As defesas artificiais são transmitidas por meio da vacina. A vacina é composta de toxinas desativas, bactérias mortas e parte de vírus, para estimular a produção de anticorpos, tanto para imunizar como para atacar a enfermidade. Algumas vezes é preciso receber várias vacinas para produzir anticorpos suficientes, pois isso depende apenas de organismo para organismo. As vezes é preciso tomar imediatamente a vacina e não esperar o processo natural dos anticorpos, como nos casos de picadas de cobras. Há também os soros, que são derivados de sangue de animais, como o cavalo. Este método age de forma eficaz na produção dos anticorpos e na cura do indivíduo.

Page 18: Biologia 4 Bimestre - CEV