betim infmativo - cre.se.df.gov.br · 18 e 19 de setembro, no jardim botânico de brasília, com a...

8
1 Educação Especial em pauta 3º festival de filmes da SEEDF “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu” (Rubem Alves) III Seminário da Educação de Jovens e Adultos reúne especialistas CONFIRA TAMBÉM: V Plenarinha da Educação Infantil - A criança na natureza: por um crescimento sustentável O Festival de Filmes Curta-metragem das Escolas Públicas de Brasília chegou na sua 3ª edição com a exibição e a premiação, no Cine Brasília, das 30 produções fílmicas selecionadas, nos dias 18 e 19 de setembro. O evento contou com a presença aproxi- mada de 1400 estudantes do Ensino Fun- damental, Ensino Médio, EJA e Educação Profissional. A homenageada foi a cine- asta, poetisa e professora Maria Coeli. O Festival trouxe como novidade três workshops gratuitos sobre a linguagem audiovisual: Cinemando, com Kennel Ró- gis; Captação e edição de Imagens com Celular, com Luiz Eduardo Siqueira de Almeida; e Documentário - é quase tudo verdade, com Paulo Duro Moraes. O Festival fomentou o envolvimento dos educadores, da comunidade esco- lar e, sobretudo, destacou-se como uma ação pedagógica. Como premiação, todos os estu- dantes receberam troféus. Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental receberam bolsas de estu- dos no Espaço Cult, e os de Ensino Médio, EJA e Educação Profissional receberam curso de montagem e bolsas de estudos oferecidos pelo Centro Universitário IESB. Veja a lista dos filmes premiados: festfilmes.se.df.gov.br/index.php/pt/ Foto: Vladimir Luz Brasília/DF • Ano I - nº 6 • setembro/outubro de 2017

Upload: vuongdiep

Post on 19-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Educação Especial em pauta

3º festival de filmes da SEEDF

“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu” (Rubem Alves)

III Seminário da Educação de Jovens e Adultos reúne especialistas

CONFIRA TAMBÉM:

V Plenarinha da Educação Infantil - A criança na natureza: por um crescimento sustentável

BOLETIM INFORMATIVOSubsecretaria de Educação Básica

SUBEB/SEEDF

O Festival de Filmes Curta-metragem das Escolas Públicas de Brasília chegou na sua 3ª edição com a exibição e a premiação, no Cine Brasília, das 30 produções fílmicas selecionadas, nos dias 18 e 19 de setembro.

O evento contou com a presença aproxi-mada de 1400 estudantes do Ensino Fun-damental, Ensino Médio, EJA e Educação Profissional. A homenageada foi a cine-asta, poetisa e professora Maria Coeli.

O Festival trouxe como novidade três workshops gratuitos sobre a linguagem audiovisual: Cinemando, com Kennel Ró-gis; Captação e edição de Imagens com Celular, com Luiz Eduardo Siqueira de Almeida; e Documentário - é quase tudo verdade, com Paulo Duro Moraes.

O Festival fomentou o envolvimento dos educadores, da comunidade esco-lar e, sobretudo, destacou-se como uma ação pedagógica.

Como premiação, todos os estu-dantes receberam troféus.

Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental receberam bolsas de estu-dos no Espaço Cult, e os de Ensino Médio, EJA e Educação Profissional receberam curso de montagem e bolsas de estudos oferecidos pelo Centro Universitário IESB.

Veja a lista dos filmes premiados:festfilmes.se.df.gov.br/index.php/pt/

Foto: Vladimir Luz

Brasília/DF • Ano I - nº 6 • setembro/outubro de 2017

2

A Plenarinha de Educação Infantil é um projeto pedagógico da SEEDF, desenvolvi-do desde 2013, por meio da Subsecretaria de Educação Básica/COEIF/DIINF, em todas as unidades escolares públicas e institui-ções educacionais parceiras que ofertam Educação Infantil no DF.

A V Plenarinha teve como tema “A criança na natureza: por um crescimento sustentável” e o objetivo foi aproximar o contato das crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental com a natureza, o interesse do cuidado cons-ciente, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdí-cio dos recursos naturais.

O projeto foi desenvolvido en-tre os meses de abril a setem-bro, nas unidades escolares, e a culminância ocorreu nos dias 18 e 19 de setembro, no Jardim Botânico de Brasília, com a par-ticipação de 2.000 crianças.

O envolvimento e mobilização da co-munidade escolar foi fundamental nesse processo, que objetiva a formação de ci-dadãos conscientes da necessidade da natureza para crescerem saudáveis.

Saiba mais:(61)3901 3274 - DIINF

V Plenarinha de Educação InfantilA criança na natureza: por um crescimento sustentável

Coordenação de Políticas Educacionais para Educação Infantil e Ensino Fundamental - COEIF

Foto: Márcio Nóbrega

3

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Políticas Educacionais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental e da Direto-ria de Educação Infantil da Subsecretaria de Educação Básica, lançou o Edital do 1o Prêmio Professores de Educação Infantil do Distrito Federal.

O Prêmio tem como objetivos identifi-car, valorizar, estimular e dar visibilidade ao trabalho pedagógico realizado pelos pro-fessores das Unidades Escolares Públicas e das Instituições Educacionais Parceiras da Secretaria de Estado de Educação do Dis-trito Federal, de modo a promover o seu caráter científico e publicizar as boas prá-ticas pedagógicas que contribuem para a melhoria da qualidade da Educação Infan-til ofertada no Distrito Federal.

A realização do 1o Prêmio Professores de Educação Infantil do Distrito Federal se alinha à estratégia 7.29, da Meta 7 do Plano Distrital de Educação - PDE que é “Garantir meios e instrumentos de multi-

plicação dos bons projetos desenvolvidos pelos profissionais de educação da rede pública de ensino, valorizando estes pro-fissionais e fortalecendo a qualidade da educação”.

A premiação consiste na publicação na Revista Com Censo: Estudos Educacio-nais do Distrito Federal de seis Relatos de Experiência selecionados dentre as duas categorias do Prêmio: Creche e Pré-escola.

Os resultados finais serão divul-gados em 31 de outubro de 2017 e a premiação ocorrerá no dia 08 de novembro no auditório da Escola de Governo (EGOV).

Saiba mais:

http://inscricoes.se.df.gov.br/premioprofessores

Diretoria de Ed. Infantil (DIINF)39013274

1º Prêmio Professores de Educação Infantil do Distrito Federal

4

Trabalho Pedagógico na SemestralidadeEm cumprimento à Meta 3, Estratégia 3.3, do PDE, em 2018, todas as unidades escolares da rede pública com oferta de ensino médio devem organizar seu tra-balho pedagógico na Semestralidade.

Visando ao cumprimento dessa políti-ca pública e mantendo seu compromisso com o desenvolvimento de uma educa-ção de excelência, emancipadora e vol-tada para as aprendizagens significativas, a Diretoria de Ensino Médio (DIEM) está acompanhando o curso de formação so-bre o tema que está sendo ofertado para cerca de 2700 profissionais da educação.

Além disso, a DIEM tem prestado as-sistência às CREs sobre os procedimentos

pedagógicos necessários para a imple-mentação da Semestralidade nas unida-des escolares. Foto: Encontro sobre Se-mestralidade na CRE Brazlândia.

Saiba mais:(61) 3901 3250 - DIEM

A Subsecretaria de Educação Básica, por meio da Coordenação de Políticas Educa-cionais para Educação Infantil e Ensino Fun-damental e das Diretoria de Ensino Funda-mental e Gerência de Acompanhamento do Ensino Fundamental para os Anos Iniciais, cumprindo a sua função principal de acom-panhar a gestão do trabalho pedagógico nas Escolas Públicas do DF, desenvolve o Projeto “Intervindo para as Aprendizagens”.

O projeto tem, como foco inicial, aten-der 70 escolas de Anos Iniciais que dimi-nuíram seus índices no IDEB entre 2013 e 2015 e 70 Escolas de Anos Finais com altas taxas de reprovação.

Para realizar esta ação propõe in-tervenções por meio de oficinas, seminários, palestras, formações etc, em conformidade com as principais dificuldades pedagógi-cas diagnosticadas pelas Unidades Escolares (UE) em parceria com as Unidades Regionais de Educação Básica (UNIEB).

Saiba Mais(61) 3901-3266

[email protected].

Projeto Intervindo Para as Aprendizagens

Coordenação de Políticas Educacionais para Juventude e Adultos - COEJA

Foto: COEJA

5

III Seminário da EJA reúne especialistas

O III Seminário da EJA contou com a participação de aproximadamente 320 profissionais da área de educação.

O ponto mais alto da noite foi a pa-lestra do professor Dr. Miguel González Arroyo, que apresentou o livro “Passagei-ros da Noite – Do trabalho para a EJA” e fomentou o debate entre os participantes.

Na mesa de abertura, estiveram pre-sentes o Subsecretário de Educação Bá-sica, Daniel Crepaldi, a Coordenadora da COEJA, Fernanda Marsaro, a Diretora da DIEJA, Ana Cristina de Castro, o Diretor Vice-Presidente da FAPDF, Edson Cezar Mello Júnior, e o Diretor do CED 01 de Bra-sília, Wagdo da Silva Martins.

O evento acadêmico faz parte de uma se-quência de formações continuadas que tem sido promovida pela SUBEB/COEJA/DIEJA, com o intuito de ressignificar a modalidade e valorizar os que nela atuam.

Saiba mais:(61) 3901 3282 - DIEJA

Semana de Educação ProfissionalA Educação Profissional e o Conselho de

Desenvolvimento Econômico e Social/DF realizaram, na Semana de Educação Profis-sional, o evento “Diálogos sobre a Educação Profissional no Distrito Federal: construindo soluções compartilhadas”, no dia 21/09, no Auditório da Escola Técnica de Ceilândia.

O destaque do evento foi o lança-mento da parceria com o SEBRAE/DF que ofertará cursos voltados à Educação Empreendedora pa-ra professores e estudantes da Rede Pública.

O evento superou as expectativas e objetivos e ampliou para os estudantes e gestores presentes o diálogo acerca de temas relevantes para o cenário atual da

Educação Profissional no Distrito Federal. Agradecemos a parceria do Diretor do

CEP-ETC Joubert Almada Correa pela dis-ponibilidade e atenção desprendida.

Informações:(61) 3901 2596 (DIEP)

A Educação no Pensamento de Paulo Freire: cenários, buscas e desafios

Foto: DIEJA

Foto: Luis Tavares

6

A Diretoria de Educação Especial (DIEE), em parceria com as Equipes de Apoio da UNIEB e os Atendimentos Educacionais Es-pecializados vinculados às Coordenações Regionais de Ensino (CRE), promoveram, no mês de setembro, várias ações sobre Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro.

Esta data consta no calendário oficial da SEEDF, e foi escolhida pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, repre-sentando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igual-dade de condições. Foi oficializada através da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Nesse contexto, diversas atividades ocorreram nas CREs de ensino: Seminário Distrital de Educação Matemática Bilín-

gue e exposição dos trabalhos e apresen-tações culturais no Restaurante Comuni-tário do Gama, Desfile Fashion e Circuito de Palestra em Santa Maria, o Dia do Sur-do na Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga, Festival Recreativo Especial (FREC) com a participação de vá-rios Centros de Ensino Especial do DF na Ceilândia, entre outros.

A DIEE e as suas gerências acompa-nharam essas ações.

Educação Especial em pauta

Coordenação de Políticas Educacionais Transversais - COETE

Foto: DIEE

Foto: DIEE

7

Encontros sobre inclusão e Educação IntegralUm dos grande desafio da atualida-

de é concretizar a educação integral na perspectiva da escola inclusiva, capaz de acolher todos os sujeitos em suas diferen-ças e individualidades, e alicerçada sobre a ampliação de três eixos estruturantes: tempo, espaço e oportunidade.

Nesse contexto, a SUBEB realizará um diálogo com os profissionais dos serviços de apoio das unidades escolares a fim de discutir sobre a importância da integra-

ção/articulação desses serviços que atu-am na Educação Básica para garantia das aprendizagens dos estudantes.

Os encontros ocorrerão entre 01 a 17 de novembro de 2017. Serão realizados nas CREs, conforme organização prévia dos polos.

Saiba mais: (61) 3901 8008 DIEE

A CRE do Plano Piloto/Cruzeiro, por intermédio da sua UNIEB, entende ser im-perativa a continuidade das discussões e formações para os professores desta Secre-taria a respeito da temática Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Nesse sentido, a referida CRE propõe o encontro pedagógico “Questões Étni-co-Raciais na sala de aula: Por uma escola mais humana” em parceria com a Direto-ria de Educação do Campo, Direitos Hu-manos e Diversidade (DCDHD), vinculada

à Coordenação de Políticas Educacionais Transversais (COETE) da SUBEB.

O objetivo é propiciar a reflexão, ampliar e aprofundar o debate acerca dos Eixos Transversais: Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos.

Saiba Mais: (61) 3901 4424DCDHD

A SEEDF está em fase de constituição do Fórum Distrital de Educação e Diversidade Étnico-Raciais, a fim de implementar polí-ticas de combate ao racismo na educação atuando como protagonistas no processo de avaliação e acompanhamento de ações.

Foram realizadas duas reuniões com a participação de representantes de Coletivos, Entidades e Instituições que juntos/as atuarão como protagonistas nessa política pública.

Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Raciais

Por uma escola mais humana

Foto: COETE

8

A SEEDF, por meio da Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB), da Coordena-ção de Políticas Educacionais Transversais (COETE), da ação articulada e conjunta da Diretoria de Educação do Campo, Direitos Humanos e Diversidade (DCDHD) e da Diretoria de Mídias e Conteúdos Digitais (DIMD/Canal E), realizam a regravação do documentário “Elas falam”(2015).

A obra narra as memórias de cinco professoras negras da SEEDF e ati-vistas do Movimento Social Negro.

As protagonistas recordam experiências que vivenciaram num período anterior à pro-mulgação da Lei Federal 10.639/2003, que, a

partir do ano de 2003, torna obrigatório nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares do Brasil, o en-sino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

A proposta da refilmagem, com previ-são de relançamento para novembro de 2017, traz a possibilidade de contemplar o registro das memórias de professoras negras da Rede Pública de Ensino do DF, que pautam suas ações e projetos peda-gógicos nos Eixos Transversais do Currí-culo em Movimento de Educação Básica - Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Diretos Humanos.

Saiba Mais: (61) 3901 4424DCDHD

Espaço Poesia

Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB)Subsecretário: Prof. Daniel CrepaldiEndereço: SBN, Qd 02 - Bl. “c”, Lote 17 – Ed. Phenícia 5º andar Brasília - DFE-mail: [email protected] Telefone: 3901 3285Edição e Programação Visual: Prof. Frank Alves

Expediente

Ser professor é...

Uma loucuraUma paixão

Uma razãoUm caminhoUm mundoUm início

Ser professor é...O sacerdócio do futuroQue se purifica com as paixões dos resultadosNa profundeza do que realmente é amar o próximo...

(Prof. Ivan Gusmão)

Refilmagem do documentário “Elas falam”

Confira todas as edições do Boletim Informativo SUBEB

no endereço

www.se.df.gov.br/boletim-informativo.html