bc 177 10 pag 177 - para sit… · mt 4,1-11; 14,23; mc 1,35). o santo retiro, o recolhimento e a...

10

Upload: others

Post on 16-Jun-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: BC 177 10 pag 177 - Para SIT… · Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35). O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais neces-sários para potencializar as forças internas e contribuir
Page 2: BC 177 10 pag 177 - Para SIT… · Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35). O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais neces-sários para potencializar as forças internas e contribuir

... 2 Boletim Informativo INSP

Nos dias 23 e 24 de fevereiro,no Centro Inspetorial, aconteceuum importante momento de forma-ção para assessores e conselheirosinspetoriais da AJS. O encontro reu-niu aproximadamente 15 pessoasprovenientes de várias Comunida-des. O grupo se dedicou ao estudo

Dia 20 de janeiro aconteceu amissa de envio da jovem Fabianedo Nascimento Rosa na sua pa-róquia de origem (Paróquia Nos-sa Senhora da Penha – Camposdos Goytacazes), presidida pelopároco Pe. Clécio Santos.

A ocasião reuniu familiares eamigos de Fabiane que juntospediram a Deus bênçãos sobre elano Aspirantado que iniciará nesteano em Recife. Após a fervorosacelebração eucarística um sabo-roso lanche de confraternizaçãoconcluiu a noite.

A Casa de Retiro São José, emBelo Horizonte, acolheu um grupode educadores/as das InspetoriasNossa Senhora da Penha, MadreMazzarello e São João Bosco nosdias 25, 26 e 27 de fevereiro para aformação de animadores de pasto-ral, tendo como tema “Novos con-textos e desafios para o acompanha-mento vocacional e aprofundamen-to dos elementos sobre o discerni-mento vocacional à luz do Sínododa Juventude”, e como assessor Pe.Raniéri de Araújo Gonçalves (sj).

Formação Inspetorial paraAssessores e Conselheirosda AJS

do Documento Sinodal final (Os jo-vens, a fé e o discernimento voca-cional), bem como a uma reflexãosobre a Estreia deste ano. E ainda:a programação da Jornada de Espi-ritualidade (junho) e do encontro deformação a realizar-se em abril.

Missa de Envio deFabiane na

Paróquia NossaSenhora da Penha

Encontro Interinspetorial para Animadoresde Pastoral

Page 3: BC 177 10 pag 177 - Para SIT… · Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35). O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais neces-sários para potencializar as forças internas e contribuir

...3Nº 177 | Jan./Fev. de 2019

Depois de 124 anos de perma-nência das relíquias das Irmãs naBasílica Maria Auxiliadora de Niterói,na data de 21 de fevereiro foramtransladadas para Guaratinguetá/SP onde se alojarão no Memorial dasFMA no Brasil. Foi um momento lin-do de memória e comunhão com ahistória Salesiana no Brasil.

A história assim conta: “Na datade 5 de novembro de 1895 parte deGuaratinguetá/SP um grupo de mis-sionários, 17 ao todo entre Salesianos,Filhas de Maria Auxiliadora e ben-feitores com a missão de fundar trêsnovas presenças: Cachoeira doCampo, Ouro Preto e Ponte Nova.Entre este grupo estava o Bispo DomLuís Lasagna. Todos embarcam emvagão especial. Em Barra do Piraí/RJ, o carro do Bispo vai ser ligadoao rápido mineiro, que está com trêshoras de atraso, e ficou colocado entreum carro de carga ligado à máquinae o carro-correio. Enfim a viagemprossegue. Desencadeia-se terríveltempestade: forte aguaceiro, raios etrovoadas. Chegou o trem a Juiz deFora. Pouco mais de um quilômetroentre a direção a Mariano Procópio,estação muito próxima, soam agu-dos apitos repetidos. Alguns viajantes,inclusive o bispo olham para fora,pela janela do carro. Era a desgraça.

Em direção oposta vinha outro tremcom grande velocidade. A estradafazia uma curva muito fechada.Deram contra-vapor, mas o encon-tro foi inevitável e violento. O carro-correio ergueu-se em parte e caiupesadamente sobre o carro dos Mis-sionários, no qual ainda se enga-vetou, destruindo tudo.

A morte colheu várias vítimas:o bispo Dom Lasagna, o seu secre-tário P. Villaamil, quatro IrmãsSalesianas: Madre Teresa Rinaldi,visitadora das Irmãs do Brasil, tinha34 anos de idade; Ir. Petronila Imas,45 anos; Ir. Júlia Argenton, 28 anose Ir. Edwiges Gomes Braga, paulista,com apenas 22 anos de idade. Eainda a Senhora Joana Lusso, damade companhia e mãe de uma irmã ede um clérigo salesiano.

O P. Luiz Zanchetta, então dire-tor do Colégio de Santa Rosa, Niterói,depois que conseguiu realizar agrandiosa ideia de erguer o belíssimomonumento a Nossa Senhora Auxi-liadora – Monumento Nacional Ma-riano, inaugurado em 08.12.1900 –desejou naturalmente colocar lá noalto, em lugar de honra, os restos deDom Lasagna e demais vítimas dodesastre de Juiz de Fora. Uma mere-cida gratidão a Dom Lasagna, fun-dador da Obra Salesiana no Brasil e

grande propagador da devoção aNossa Senhora Auxiliadora.

A exumação, no cemitério deMariano Procópio, além da préviaautorização das autoridades, foipreciso fazê-la com prudência, nacalada da noite, para evitar aoposição do povo. E assim, aquelesdespojos, para nós tão preciosos esagrados, foram descansar noMonumento.

Mais tarde, em 1931, como pre-paração ao cinquentenário da ObraSalesiana no Brasil, a comemorar-se em 1933, o então diretor do Co-légio Santa Rosa, o P. Emílio Miotti,preparou para as vítimas de Juiz deFora, de acordo com o saudoso Bispode Niterói Dom José Pereira Alves,um lugar condigno e definitivo: aartística Capela das Almas, ex-pressamente construída, no San-tuário de Nossa Senhora Auxiliadora.Hoje Basílica de Nossa SenhoraAuxiliadora.

No dia 06 de novembro de 1931,no 36º aniversário da catástrofe,num importante cortejo fúnebre, foifeita a transladação das urnas doMonumento para o Santuário. Pre-sidiu o ato o bispo de Campos dosGoytacazes, Dom Henrique Mourão,que fora aluno de Dom Lasagna.”

Com a presença das InspetorasIr. Helena Gesser, Inspetora daInspetoria Santa Catarina de Sena/SP e Ir. Ana Teresa Pinto, Inspetorada Inspetoria Nossa Senhora daPenha/RJ e do Pároco da BasílicaN.S. Auxiliadora, Pe. Gustavo Collae ainda de Salesianos da Comu-nidade de Santa Rosa/ Niterói e dealgumas FMA aconteceu a soleneCelebração Eucarística seguida dotranslado das urnas das Irmãs e daSenhora Joana Lusso, da Capela dasAlmas para o Memorial das FMA emGuaratinguetá/SP. Este espaço estásendo construído com o intuito deresgatar a memória das FMA nestes127 anos de presença em terrasbrasileiras.

Momento Especial de Memória e Gratidão

Page 4: BC 177 10 pag 177 - Para SIT… · Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35). O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais neces-sários para potencializar as forças internas e contribuir

... 4 Boletim Informativo INSP

As férias se foram e o verão con-tinua. E, nesse clima de sol e calor,onde todos se sentem mais “disponí-veis”, o Vill’agindo sacudiu o pó,

Quem trabalha numa institui-ção social sabe da importância de seter uma “rede” bem tecida. Ao longodos anos, o Vill’agindo tem conse-guido firmar parcerias através dotrabalho sério e transparente, solidi-ficando essas parcerias (apesar docontexto político do país) e amplian-do suas relações socioassistenciais.

Parceiros, amigos ou voluntá-rios, encantados com a política ado-

Vill’agindo abre as portas para 2019

levantou a poeira e deu as Boas vin-das ao ano de 2019 acolhendo seuseducadores e também as crianças,adolescentes e suas famílias!

Fevereiro começou intenso!Com a equipe definida, aconteceu aprimeira Formação de Educadoresnos dias 18 e 19 que abordou ostemas da Estréia 2019, Sistemapreventivo de Dom Bosco eCampanha da fraternidade .

E, com o espírito Salesianopulsando na veia, os portões foramabertos nos dias 20 e 21 com abraçose muitos sorrisos acolhedores parareceber cada criança e adolescente,tornando esse momento de acolhidaespecial para eles e também para asfamílias.

Sentindo-se amados e queridos,educadores e educandos, seguemem ritmo acelerado!

Vill’agindo renova parcerias

tada pela obra tornam-se agentesativos na conquista por outrosparceiros.

O ano de 2019 começou com opé direito! Duas importantes parce-rias renovaram seus compromissoscom o Vill’agindo: a Prefeitura Mu-nicipal, que por meio da Secretariade Educação concedeu 7 de seusprofissionais para atuarem nas Ofi-cinas e o Banco SICOOB, uma par-

ceria que dura mais de 5 anos.

O presidente do Sicoob, senhorTales Machado e sua diretoria, fize-ram questão da presença das cri-anças junto à Coordenação do Pro-jeto que fora bem representada porIrmã Tânia Maria Cordeiro e pelapedagoga Dayse Camilette no ato daassinatura do contrato.

O momento foi celebrado commuita alegria.

Page 5: BC 177 10 pag 177 - Para SIT… · Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35). O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais neces-sários para potencializar as forças internas e contribuir

...5Nº 177 | Jan./Fev. de 2019

Aconteceu dos dias 11 a 18 deJaneiro de 2019, na Casa de RetirosPadre Anchieta (CARPA), em SãoConrado, bairro do Rio de Janeiro,o Retiro Espiritual das IrmãsSalesianas da Inspetoria N. Senhorada Penha – RJ/ES. O retiro tevecomo tema: “Seguimento de Jesusna dinâmica da itinerância”. Temaorientado por Frei Moacir Casa-grande, OFCap.

Num clima de interioridade, si-lêncio, oração contemplativa, o re-tiro foi uma oportunidade única,para uma retomada da própria vida,e, um reacender a chama da res-posta vocacional como opção de se-guimento de Jesus na dinâmica daitinerância, em sintonia com o apeloda Igreja que na pessoa do PapaFrancisco pede aos/às religiosos/asum constante movimento de saída,de ir ao encontro dos irmãos que es-tão à margem e são os últimos dasociedade.

Sabe-se que, o silêncio e o reco-lhimento na oração foram e sãomarcas constantes na Tradição daIgreja. Diversos exemplos de retiroe tempo para um encontro espiri-tual aparecem na Sagrada Escriturae na história da vida orante ao longodos séculos. Os apóstolos permane-cem no Cenáculo, por nove dias, na

oração e no silêncio e esperaram amanifestação do Espírito Santo. Oseremitas, os monges até hoje se-guem para o deserto onde se en-tregam ao conhecimento de si pró-prios e a união com Deus, para irra-diarem a vida na Igreja e na socie-dade com sua profunda sabedoria emística.

Nos Santos Evangelhos, o exem-plo de Jesus que se afastava dasmultidões que o seguiam e retirava-se para um ermo onde pudesseentregar-se a contemplação. Antesde iniciar a sua vida pública, re-colheu-se a um deserto onde suanatureza humana foi posta a prova,sem que o demônio a pudesse domi-nar. Com seus discípulos, igual-mente, ao voltarem da missão, re-tirava-se com eles para que pudes-sem, na solidão, estar a sós comDeus. (Cf. Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35).

O santo retiro, o recolhimentoe a oração tornam-se mais neces-sários para potencializar as forçasinternas e contribuir na realizaçãodas pessoas criadas à imagem esemelhança de Deus. No retiro apessoa sente-se convidada a entre-gar-se nos braços do bondoso Deus,confiar a ele toda a vida.

A vida é caracterizada por umdinamismo interior, alimentado

pelo Espírito Santo, que faz pro-gredir no caminho. Considera-seimportante colocar-se numa atitudedinâmica para passar de um a outromodo de pensar, com a consciênciadas fraquezas, com a humildade dequem sabe recomeçar sempre,pondo-se na condição de discípulos.Isso leva a considerar o mundo apartir de perspectivas diferentes.Para mudar é necessário penetrar afundo, sem medo, na própria hu-manidade e na dos outros e ler avida com esperança. É preciso olharpara o mundo a partir da ótica dasperiferias, com o olhar de Jesus quenos ajuda a ler os sinais dos tempos.(cf.Atos do XXIIICG – nº 33)

No término do retiro, dia 18,tivemos a celebração eucarística,momento de ação de graças pelos60 anos de Vida Religiosa de Ir.Suraya Benjamin Chaloub e Ir.Djanyra de Souza Lopes e 50 anosde Ir. Dormali Assis Valeriano eainda, o envio da jovem Fabiane doNascimento Rosa para o Aspiran-tado das FMA em Recife. Por tudodemos graças a Deus!

Foi também momento de louvora Deus a realização do Retiro paraas Irmãs da Casa Madre RosettaMarchese - Niterói, que aconteceunos dias 19 - 20 e 21 de dezembrode 2018. Oportunidade para umaexcelente preparação para o Natalde Jesus. O retiro teve como tema:“As Antífonas do Advento: acla-mações e invocações de um povoque espera”. Reflexões feitas pelonosso irmão Salesiano Pe. GustavoCola, Pároco da Basílica N.S.Auxiliadora de Niterói.

O momento foi sem dúvida, delouvor a Deus pela oportunidadedeste tempo de graça e de encontrocom Deus através de suas maravi-lhas. Sabemos que Ele continua seuMagnificat em nós e através de nós!

Retiro da Inspetoria N. Senhora da Penhacom Bodas e Envio

Page 6: BC 177 10 pag 177 - Para SIT… · Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35). O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais neces-sários para potencializar as forças internas e contribuir

... 6 Boletim Informativo INSP

O 6º ano do Ensino Fundamen-tal do CENSA dedicou a aula deHistória, de 18 de fevereiro, à cons-trução de uma narrativa sobre ahistória de Campos dos Goytacazes.Aplicando a metodologia inversa,onde o conteúdo é previamente

Ir. Suraya Chaloub foiduplamente homenageada nodia 21 de fevereiro. Além do seuaniversário, a querida Irmãcomemorava seus 60 anos devida religiosa. Muitoprestigiada, Ir. Suraya recebeuo carinho dos professores,funcionários e comunidadereligiosa do CENSA, ISECENSAe CENSANET que participaramda Missa em Ação de Graçasseguida de um coquetel no caféliterário da instituição.

Mais uma turma do Curso Bá-sico de Informática e do Curso deMatemática Básica do Projeto Social

estudado em casa e a sala de aula étransformada num ambiente ativode aprendizagem, os alunos conta-ram com o uso de tecnologia e me-diação da professora EdeniceRinaldi para um contato direto comas fontes históricas.

História da Cidade através daMetodologia Invertida no CENSA

Festejando avida de Ir. Suraya

Cursos gratuitos para jovens do Oratório D. Bosco

Oratório Dom Bosco, iniciou suasatividades no Instituto NossaSenhora da Glória – INSG/Castelo.

A turma formada por aproxi-madamente 40 alunos (entre crian-ças e adolescentes) moradores deMacaé.

O Oratório Dom Bosco é manti-do pelo Colégio Castelo e disponibi-liza cursos gratuitos com o objetivode possibilitar que os jovens tenhamacesso à qualificação, através de umsistema preventivo de educação, se-guindo os princípios de Dom Boscoe de Madre Mazzarelo.

O Projeto conta com voluntá-rios que atuam como instrutores oumonitores e os interessados em atu-ar no mesmo, podem procurar acoordenação.

Page 7: BC 177 10 pag 177 - Para SIT… · Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35). O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais neces-sários para potencializar as forças internas e contribuir

...7Nº 177 | Jan./Fev. de 2019

O aluno do Instituto NossaSenhora da Glória - INSG/Castelo,Eduardo Cancela, é o mais novocampeão mundial de jiu-jitsuinfantil. O atleta da equipe GracieHumaitá Macaé, disputou o títulono campeonato Pan Kids 2019 daIBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) no domingo, 17.O evento reuniu cerca de 1500atletas de várias partes do mundo efoi disputado em Long Beach, naCalifórnia.

Natural de Macaé, o jovem deapenas 10 anos competiu com ou-tros oito atletas na categoria JúniorMasculino - Nível Médio, disputandoo título com atletas dos Estados Uni-dos e Canadá. Praticante do esporte

desde os cinco anos de idade,Eduardo é treinando pelos mestresCésar Maillet, Marvel Maillet e IssacGuimarães. Durante sua trajetória,coleciona títulos nos mais de 90campeonatos que já participou.Recentemente ele foi campeão daNaga Las Vegas 2019 nas categorias12 e 13 anos e conquistou o cinturãono The Guest em São Paulo, no anopassado.

Eduardo estuda desde os doisanos de idade no INSG/Castelo e foino âmbito escolar que desenvolveuo gosto pelo esporte, influenciadopelo pai Everaldo Cruz, que já foiatleta de handebol da equipe escolarem Campos dos Goytacazes. "Oesporte serviu de ferramenta paraseu desenvolvimento motor e pes-

Atleta macaense vence campeonato mundialde jiu-jitsu infantil

soal. A educação é sem dúvida umadas minhas prioridades como pai.Como fui aluno de uma escola Sa-lesiana, tenho ela como auxíliovalioso na formação do meu filho,na questão do caráter, disciplina erespeito ao próximo", contou.

O instrutor de jiu-jitsu, CésarMaillet destaca o bom desempenhoescolar do Eduardo e explica que oestudo e o esporte sempre cami-nham juntos no desenvolvimento deum atleta. "Lá na academia eu co-bro sempre dos meus alunos umbom rendimento na escola. Quandonão vai bem eu alerto, "puxo a ore-lha", converso e logo em seguidamelhora. Sem educação, nenhumatleta chega a lugar nenhum",finalizou.

Page 8: BC 177 10 pag 177 - Para SIT… · Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35). O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais neces-sários para potencializar as forças internas e contribuir

... 8 Boletim Informativo INSP

Na última semana de fevereiroprofissionais da rede de saúde men-tal, professores, estudantes e usuá-rios da rede reuniram-se no CAPSBetinho, em Macaé-RJ, paradiscutir formas de mobilização con-tra as mudanças na Política Nacio-nal de Saúde Mental, proposta pelaNota Técnica 11/2019, do Ministérioda Saúde.

As professoras do curso de psi-cologia da Faculdade SalesianaMaria Auxiliadora – FSMA - epsicólogas, Vera Miranda e RenataMartins, explicaram que a referidaNota Técnica coloca fim na reformapsiquiátrica, iniciada, na ocasião daimplantação no SUS e propõe a in-terrupção da implantação dos

modelos substitutivos de tratamen-to com retorno do financiamentospara Hospitais Psiquiátricos, rea-bertura de leitos, financiamentopara compra de aparelhos e autori-zação para as práticas de ECT (ele-troconvulsoterapia), internação decrianças e adolescentes em locaismistos (junto com pacientes adul-tos) e o retorno ao modelo da absti-nência para tratamentos de usuáriosde álcool e drogas.

“Essa discussão é de extremaimportância, pois tais mudançasanunciam muitos retrocessos narede de saúde mental. O aluno queestá se formando conhece as polí-ticas atuais de atendimento, comopor exemplo, a redução de danos

Profissionais e estudantes de Psicologiada FSMA se mobilizam sobre Nota Técnica deSaúde Mental

que propõe um atendimento tera-pêutico humanizado e a Nota Téc-nica 11/2019 ameaça muitas con-quistas concernentes ao cuidado dousuário da rede”, esclarece a profes-sora Vera.

Já a professora Renata Martins“acredita ser importante a cons-cientização e articulação enquantocomunidade universitária aos tra-balhadores, usuários e familiares dasaúde mental, bem como a comu-nidade em geral, a fim de cons-cientizar a população, entendendoque as mobilizações pacificas sãofundamentais neste processo, comoexemplo da própria conquista doSUS e da Reforma Psiquiátrica”,finaliza.

Page 9: BC 177 10 pag 177 - Para SIT… · Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35). O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais neces-sários para potencializar as forças internas e contribuir

...9Nº 177 | Jan./Fev. de 2019

Dezenas de professores e orien-tadores pedagógicos do InstitutoNossa Senhora da Glória – INSG/Castelo – reuniram-se para o pri-meiro Profoc – Programa de For-mação Continuada do Castelo, nosdias 01 e 02. O encontro foi com-posto por um momento de acolhidae oração, pela a apresentação da"Estreia 2019 – #A SantidadeTambém é Para Você" escrita pelo

Docentes participam do primeiroPrograma de Formação Continuada

Pe. Ángel Artime e por trabalhos emgrupos, desenvolvidos pelas coor-denações. Além de palestra moti-vacional com o professor da PUC ediretor do Instituto Pais Atentos,Ivan Cunha.

Na ocasião estavam presentestodas as irmãs da ComunidadeEducativa do Colégio CasteloMacaé: Ir. Aurélia Zandonadi, Ir.Carmelita Agrizzi, Ir. Maria das

Graças Bazzoni e Ir. Maria doCarmo Ferreira.

"Vamos construir em comu-nhão o ano de 2019. Desejo que nóspossamos nos inspirar e transpirarpela sabedoria e pelos ensinamentosde Dom Bosco que nos motiva a vidaa missão educativa com alegria",disse a diretora geral do INSG/Castelo, Ir. Carmelita Agrizzi, dandoas boas-vindas a todos.

A gestora pedagógica, CintiaManhães, falou sobre a importânciade ter a Estreia como um documen-to norteador de cada ano. "A Estreiaé como um bilhete de Dom Boscoque norteia nosso ano, trazendouma mensagem que mantém acesaos valores salesianos e este ano trazo tema "A santidade é também paravocê", no qual a santidade é um mo-do de viver a vida cristã no contextoatual com os desafios e as oportuni-dades que Deus nos oferece no ca-minho", explicou.

Os formandos 2018 e 2017 do En-sino Médio do Instituto Nossa Sen-hora da Glória – INSG/Castelo –retornaram ao Colégio no dia 08 defevereiro, para uma visita onde foipossível reencontrar colegas, pro-fessores e funcionários.Segundo o coordenador pedagó-gico do Ensino Médio, Júlio

Castelo/Macaé: alunos do"Terceirão" visitam o colégio

Boldrini, a ideia do encontro foiproporcionar aos ex-alunos ummomento para comemorar asaprovações nas universidades edesejar sucesso nessa nova etapa."Convidamos os alunos para reforçarque a escola está de portas abertaspara recebê-los sempre, bem como,para comemorar com eles os

resultados obtidos no Enem e asaprovações em universidades, alémde aproveitar a presença deles parauma troca com os alunos que estãoiniciando o 3º ano", disse Júlio."Não tenho palavras para descrevercomo é voltar: é muito bom! Tenhoplanos de me dedicar à faculdade eapós o término, cursar uma pós-graduação na área de mecânica queé o que quero me especializar", res-saltou Gustavo Dantas, aprovadoem Engenharia de Produção, naFaculdade Professor Miguel Ângeloda Silva Santos - FEMASS.Já Gabriel Pessanha, aprovado emMedicina na UNIREDENTOR,salientou que a sensação é deretorno para casa. "Senti como seestivesse mesmo voltando paracasa. Estudei aqui desde o maternal,então tenho um carinho muitogrande por esta escola. Agora nestanova etapa, optei por fazer medicinapara ajudar as pessoas, pois é algoque eu gosto e que me sinto bem",disse, concluindo.

Page 10: BC 177 10 pag 177 - Para SIT… · Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35). O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais neces-sários para potencializar as forças internas e contribuir

... 10 Boletim Informativo INSP

No dia 28 de fevereiro aconteceua missa de benção e inauguraçãodas instalações da EducaçãoInfantil do Laura Vicunha.Contando com a presença defuncionários, professores,famílias, crianças, ex-alunos/as eIrmãs, além das pessoas que

Educação Infantil no Laura Vicunha

diariamente celebram a eucaristianesta Capela, Padre Francisco (SDB)presidiu a Eucaristia eposteriormente aspergiu as novasinstalações. Após uma brevevisitação, um gostoso lanchinhoconcluiu este significativo momentode família.

No dia seguinte (01 de março) o

novo espaço pôde receber então

as crianças para as quais ele foi

tão carinhosamente pensado:

Jardim I (3 anos de idade),

Jardim II (4 anos de idade) e

Jardim III (5 anos de idade).