bate-papo com - pág. 5 ricardo baldinlinkavoz.com.br/pdf/avoz-43.pdf · termoelétrica em...

12
do Litoral do Litoral www.avozdolitoralsul.com.br VOZ V Sul Jornal A VOZ do Litoral Sul Ano V Número 43 • Peruíbe, setembro de 2017. Peruíbe • Itariri • Pedro de Toledo Um Jornal com Opinião e Atitude • Distribuição Gratuita •Social •Peruíbe Os 7.184 quilos de alimentos serão doados ao Fundo Social de Solidariedade Doações de alimentos na Arena Peruíbe ajudam Área Social Foto: Sidney Cley Cláudia Dib Bate-papo com Ricardo Baldin •Justiça Ana Maria Preto é condenada por Improbidade Administrativa MP obtém em definitivo a suspensão dos direitos políticos da ex-prefeita de Peruíbe por 03 anos Novos Cursos do Pronatec - Pág. 06 Pág. 6 Pág. 4 Pág. 6 - Pág. 5 Pág. 9 Pág. 12 •Capacitação •Oportunidade Peruíbe terá mais 40 Guarda-vidas no verão As provas eliminatórias ocorrerão no dia 7 de novembro, a partir das 10h. Pág. 04 AEAP realiza palestra sobre Energia Solar Fotovoltaica Eng. Fernando Ribeiro falou sobre os fundamentos da energia solar, as tecnologias em uso e os e principais pontos de regulamentação ANEEL. •Mercado Imobiliário Vendas de imóveis sobem 40% em julho, mostram Fipe e Abrainc Pág. 11 Fui vaiado, xingado, jogaram um monte de papel e até garrafa PET jogaram em mim... não respeitaram o meu direito democrático de poder falar...” •Novidade Versão traz estilo ‘all black’ e é equipada com motor 2.4 Tigershark de 186 cv de potência máxima Fiat Toro Blackjack chega na Fiat Salomão Foto: Divulgação •Segurança Vigilância Solidária diminui criminalidade nas cidades •TV Digital População inscrita em Programas Sociais recebem kits

Upload: duongquynh

Post on 18-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bate-papo com - Pág. 5 Ricardo Baldinlinkavoz.com.br/PDF/AVOZ-43.pdf · Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo? por José Renato Nalini* * José Renato Nalini,

do Litoraldo Litoralwww.avozdolitoralsul.com.br

VOZV

Sul

Jor na l A VOZ do L i tora l Su l • Ano V • Númer o 43 • Per u íbe , se tembr o de 2017.

P e r u í b e • I t a r i r i • P e d r o d e T o l e d oUm Jornal com Opinião e Atitude • Distribuição Gratuita

•Social

•Peruíbe

Os 7.184 quilos de alimentos serãodoados ao Fundo Social de Solidariedade

Doações de alimentosna Arena Peruíbeajudam Área Social

Foto: Sidney Cley

Cláudia DibBate-papo com

Ricardo Baldin

•Justiça

Ana Maria Preto é condenadapor Improbidade AdministrativaMP obtém em definitivo a suspensão dos direitos políticos da ex-prefeita de Peruíbe por 03 anos

Novos Cursos do Pronatec - Pág. 06

Pág. 6

Pág. 4

Pág. 6

- Pág. 5

Pág. 9

Pág. 12

•Capacitação

•Oportunidade

Peruíbeterá

mais 40 Guarda-vidas

no verãoAs provas

eliminatórias ocorrerão no dia 7 de novembro, a

partir das 10h.Pág. 04

AEAP realiza palestra sobre Energia Solar Fotovoltaica

Eng. Fernando Ribeiro falou sobre os fundamentos da energia solar, as tecnologias em uso e os e principais pontos de regulamentação ANEEL.

•Mercado Imobiliário

Vendas de imóveis

sobem 40%em julho, mostram

Fipe e Abrainc

Pág. 11

Fui vaiado, xingado, jogaram um monte de papel e até

garrafa PET jogaram em mim... não respeitaram o meu direito democrático de poder falar...”

•Novidade

Versão traz estilo ‘all black’ e é equipada com motor 2.4 Tigershark de 186 cv de potência máxima

Fiat Toro Blackjack chega na Fiat SalomãoFoto: Divulgação

•Segurança

Vigilância Solidária diminui criminalidade nas cidades

•TV DigitalPopulação inscrita em

Programas Sociais recebem kits

Page 2: Bate-papo com - Pág. 5 Ricardo Baldinlinkavoz.com.br/PDF/AVOZ-43.pdf · Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo? por José Renato Nalini* * José Renato Nalini,

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 43 - setembro de 2017.2 www.avozdolitoralsul.com.br

opiniãoVou disputar o governo de SP. Quando

Alckmin renunciar, vou ficar conhecido”

• Artigo

• Artigo

Jornal A VOZ do Litoral SulÉ uma publicação da viaMaker Comunicações

CNPJ: 17.475.064/0001-41Registro JUCESP Nº 35806817061

Jornalista responsável: Sidney Cley - Mtb: 45.169Contato: 13 99643-3338

Diretora: Cláudia Dib / Contato: 13 [email protected] / www.avozdolitoralsul.com.br

Periodicidade: Mensal / Tiragem: 5.000 exemplaresDistribuição: Gratuita nas cidades de Peruíbe, Itariri e Pedrode Toledo. / Gráfica: Mar Mar

As opiniões expressas e assinadas são deinteira responsabilidade dos seus autores.

“Ensinar por vocação

Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo?

por José Renato Nalini*

* José Renato Nalini,é secretário da Educação do Estado de São Paulo.

Informações à imprensa: (11) 2075-4610www.educacao.sp.gov.br | www.facebook.com/educasp

www.twitter.com/educacaosp | www.flickr.com/photos/educacaosp

Disse o vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), para o EL PAÍS. ...e aqui em São Paulo nunca um governador em exercício não se reelegeu. Portanto é o poder que faz você ficar famoso, conhecido: no dia que o Alckmin renunciar, de noite as televisões vão dizer “ele renunciou”, e a primeira pergunta será quem vai ficar no lugar dele. Aí eu ficarei conhecido. Hoje talvez seja melhor eu não ser muito conhecido.

por Sidnei Henrique*

Ensinar é uma vocação inigualável. Na escala das profissões, o magistério merece estar à frente de todas as demais. O professor é quem desperta a infância para a complexidade, mas também para a beleza e a exuberância da vida. Um bom começo, nos anos iniciais da criança, é certeza de um futuro digno. Por isso a preocupação das pessoas de bem, com a adequada formação do professor.

Nesse campo, uma excelente notícia - e o Brasil precisa de notícias boas! - é a criação da Faculdade SESI de Educação. Ela se propõe a oferecer o que há de melhor e mais atualizado na formação e no aperfeiçoa-mento de profissionais da educação básica, exatamente a maior carência da escola brasileira.

Os cursos de graduação incluem licenciatura em Ciências Humanas - Geografia, História, Filosofia e Sociologia, em Ciências da Natureza - Física, Química e Biologia, em Linguagens - Português, Inglês e Arte e em Matemática. Além disso, manterá cursos de Pós-Graduação na esfera da especialização, de acordo com as exigências do MEC, a par de cursos de extensão e de aperfeiçoamento, oficinas e encontros de trabalho.

A promessa é de um novo paradigma na formação de professores para a educação básica, mediante for-mação por área do conhecimento, de maneira a asse-gurar domínio dos conteúdos e articulação de diferentes componentes curriculares. A residência educacional é o estágio supervisionado desde o primeiro ano. Com ela, o futuro mestre aprende o que ensinar e como ensinar. Articular-se-á, de forma colaborativa, com uma das maiores e melhores redes de escola do Brasil, o sistema SESI, mas também colaborará com escolas públicas e privadas de todo o Estado de São Paulo.

Garantirá a empregabilidade, pois os professores formados pela Faculdade SESI terão a oportunidade de atuar, logo que formados, como profissionais con-tratados pelas 167 escolas SESI do Estado. Não se descuidará das novas tecnologias e inovações curricu-lares e esse compromisso tem o aval do responsável pela implementação da Faculdade SESI de Educação, o prestigiado e experiente educador CESAR CALLEGARI, que já foi Secretário da Educação e que integra o Con-selho Nacional de Educação como um de seus mais notáveis integrantes.

Foto

: Rao

ni M

adal

ena

Encontra-se em início de processo de licenciamento ambiental, um projeto visando à instalação de uma Usina Termoelétrica na cidade de Peruíbe, o que vem gerando grandes discussões junto à população local.

De um lado, têm-se os cidadãos que são totalmente contra ao empreendimento, fundamentando suas posições, em regra, em questões que envolvem o impacto ambiental que será gerado ao bioma da cidade litorânea, afetando, também, o ar de Peruíbe, que é considerado como um dos melhores do planeta.

Em lado oposto aos que são contra a instalação da Usina Termoelétrica, está uma maciça maioria de cidadãos que apostam no empreendimento como um impulso ao crescimento do município, ofertando oportunidades de trabalho ao grande número de munícipes desempregados, maior arrecadação de tributos pelo Poder Público e desta-que da cidade no cenário nacional/internacional. Defendem que Peruíbe necessita ser investida e que já não há mais tempo para continuar sendo uma cidade sem ambições de crescimento.

Com as posições acima, fica evidente que há um debate entre cidadãos ecocentristas (que defendem que o desti-natário do direito ambiental seria a vida em todas as suas formas) e cidadãos antropocentristas (sendo a pessoa humana como o único destinatário do direito ambiental).

Aos ecocentristas, o importante é a defesa e a pre-servação do meio ambiente, a qualquer custo, para as presentes e futuras gerações. Os antropocentristas primam por um desenvolvimento sustentável, pela observância da dignidade da pessoa humana, pela valorização do trabalho humano, pela livre iniciativa, pela erradicação da pobreza e pela busca do pleno emprego, entre outros princípios e fundamentos constitucionais.

Não é cabível aqui debater todas as teses defendidas pelas visões ecocentrista e antropocentrista, porém, parece muito claro que a nossa Constituição Federal de 1988 adotou uma visão antropocêntrica, de tal sorte que o direito ao meio ambiente é voltado para a satisfação das necessidades humanas.

Seguindo então uma visão antropocêntrica, a instalação da Usina Termoelétrica na cidade de Peruíbe, desde que cumpra fielmente as normas legais e regulamentares, vai ao encontro com o desenvolvimento tão esperando por grande parte dos munícipes.

Entende-se que ao atender todos os requisitos exigidos pelos órgãos ambientais, a empresa empreendedora passa a ter o direito subjetivo de concretizar seu projeto, adquirindo em um primeiro momento a licença prévia, em um segundo momento a licença de instalação e, por derradeiro, a licença de operação.

Eventuais dúvidas da população a respeito da viabilida-de ou não do empreendimento, estas devem ser dirimidas através de audiências públicas...

Não se pode admitir que cidadãos que tenham visão contrária um do outro coloquem seu ego, seu xenofobismo, suas ideologias sem fundamentações e seus interesses pessoais, bem como políticos, acima do princípio da dig-nidade da pessoa humana e da erradicação da pobreza.

Precisamos ouvir os empreendedores, a comunidade indígena, os ativistas, engenheiros, biólogos, advogados e toda a população. É um direito de todos manifestarem-se a respeito de seus pensamentos. Quem impede o exercício desse direito, não só está afrontando os direitos constitucionais, mas também está contra a população Peruibense, objetivando única e exclusivamente que ela não tenha acesso a todas as informações.

Talvez seja o momento de refletirmos acerca das lições de um renomado filósofo, que já em meados de 1700 assim discursava:

* Sidnei Henrique é Advogado, Pós Graduado em Direito Ambiental Empresarial e Pós Graduando em Direito

Tributário pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”. (Voltaire – Paris, 1694-1778).

...Condutas insanas que buscam impossibi-litar a realização dessas audiências devem ser entendidas como uma afronta ao direito do pró-ximo, que lá está para ser esclarecido, para ser abastecido de informações e assim deliberar a respeito de como se posicionará com relação a esse novo projeto na cidade em que reside.

Page 3: Bate-papo com - Pág. 5 Ricardo Baldinlinkavoz.com.br/PDF/AVOZ-43.pdf · Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo? por José Renato Nalini* * José Renato Nalini,

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 43 - setembro de 2017. 3www.avozdolitoralsul.com.br

Cotidiano Fé Exposição inédita homenageiaos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Para celebrar os 300 anos desde que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores nas águas do rio Paraíba do Sul, no dia 12 de outubro de 1717, o Museu de Arte Sacra de São Paulo vai promover

a Mostra Cultural Jubileu 300 anos de Aparecida. “300 Anos de Devoção Popular” De terça a domingo, das 9h às 17h. Museu de Arte Sacra (Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo).

• Peruíbe • Saneamento Básico

Torneio do “Duda” aconteceCampo João Bechir

Foto: Divulgação

Foi realizado no Sábado (02/09) no Campo João Be-chir, o torneio do “Duda”, em memória ao jovem Eduardo Silva ou Duda, como era carinhosamente conhecido pelos familiares e amigos.

Duda faleceu em 11/07/2017, vítima de acidente auto-mobilístico no estado de Santa Catarina, aonde trabalhava.

Peruibense e amante dos esportes, principalmente, do futebol, Duda foi lembrado e homenageado em uma partida de futebol entre seus Amigos e Familiares de Peruíbe x Amigos e Familiares da Barra do Sul/SC.

Além de amigos e familiares de Duda, o evento contou com a presença do Prefeito Municipal de Barra do Sul, Sr. Ademar Henrique Borges, o chefe de Gabinete da Pre-feitura Municipal da Barra do Sul, Alessandro Remeniuki e do Vereador Tino, também da Barra da Sul, amigos e familiares de Duda.

O evento contou com o apoio do Prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício e do vereador Rafael Vitor.

Vereador Rafael Vitor e o Prefeito Municipal de Barra do Sul, Sr. Ademar Henrique Borges prestigiando o evento

No Brasil, 45% da população ainda não têm acesso a serviço adequado de esgoto

No Brasil, 45% da população ainda não têm acesso a serviço ade-quado de esgoto. O dado consta no Atlas Esgotos: Despoluição de Bacias Hidrográficas divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ministério das Cidades.

O estudo traz infor-mações sobre os ser-viços de esgotamento sanitário no país, com foco na proteção dos recursos hídricos, no uso sustentável para diluição de efluentes e na melhor estratégia para universa-lização desses serviços.

No país, 45% dos brasileiros não têm acesso a serviço adequado de esgoto

O Plano Nacional de Sa-neamento Básico (Plansab) considera como atendi-mento adequado de esgoto sanitário o uso de fossa séptica ou rede de coleta e tratamento de esgoto. Dentro desse critério, 55% dos brasileiros dispõem do serviço adequado.

A publicação aponta que 43% são atendidos por sis-tema coletivo (rede coletora e estação de tratamento de

esgotos); 12%, por fossa séptica (solução individual); 18% têm o esgoto coletado, mas não é tratado; e 27% não têm qualquer atendimento.

Foram realizadas ava-liações em cada um dos 5.570 municípios do país, sempre considerando as diversidades regionais e a abordagem por bacia hidrográfica. No estudo, são consideradas exclu-sivamente as residências

urbanas e não foi avaliada a prestação do serviço na área rural.

O documento divide o país em 12 regiões hidro-gráficas: Amazônica, To-cantins-Araguaia, Atlântico Nordeste Ocidental, Par-naíba, Atlântico Nordeste Oriental, São Francisco, Atlântico Leste, Atlântico Sudeste, Atlântico Sul, Uru-guai, Paraná e Paraguai.

Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Page 4: Bate-papo com - Pág. 5 Ricardo Baldinlinkavoz.com.br/PDF/AVOZ-43.pdf · Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo? por José Renato Nalini* * José Renato Nalini,

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 43 - setembro de 2017.4 www.avozdolitoralsul.com.br

•Social •TV aberta •Oportunidade

Cultura “Revelando São Paulo”está de volta à capital paulista

O maior e mais importante festival de cultura tradicional paulista volta a acontecer na capital. O Revelando São Paulo vai estacionar no Parque do Trote, na Vila Guilherme, Zona Norte, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. O tema central deste ano é “Festa

do Divino”. O local é ímpar para degustar e ter contato com a gas-tronomia e tradições de várias regiões do Estado. Esta edição trará mostras de artesanato, culinária tradicional, Espaço Cerâmica e o Espaço Brincadeiras de Todos os Tempos, voltado para crianças.

Cotidiano

Peruíbe terá mais 40 Guarda-vidas no verão

População inscrita em Programas Sociais recebem kits para TV Digital

Os 7.184 quilos de alimentos serãodoados ao Fundo Social de Solidariedade

Doações de alimentosna Arena Peruíbeajudam Área Social As provas eliminatórias ocorrerão no

dia 7 de novembro, a partir das 10h.

Segundo a Prefeitura Municipal de Peruíbe os ali-mentos arrecadados durante os shows da Arena Peruíbe Juréia Fest e doados ao Fundo Social de Solidariedade chegaram a 7.184 quilos. A contagem terminou na última quinta-feira (13) nas dependências do Tiro de Guerra, local utilizado para esse fim.

Esses alimentos serão destinados para a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, população indígena, entidades assistenciais conveniadas com a Prefeitura e Fundo Social de Solidariedade.

Os shows promovidos em Peruíbe pela iniciativa privada, durante o final de semana prolongado da Indepen-dência, além de trazerem alegria aos moradores e turistas, movimentaram hotéis, restaurantes e comércio em geral, aquecendo nossa economia. Por outro lado, o evento colaborou bastante com a área social, como demonstrado pela arrecadação dessas toneladas de alimentos.

Foto: Sidney Cley

A Secretaria Municipal de Assistência Social, em convênio com a Seja Digital (EAD - Entidade Adminis-tradora da Digitalização de Canais TV e RTV), criada por determinação da ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, já estão trabalhando para que a po-pulação inscrita em programas sociais, através do CAD ÚNICO, tenha a garantia de acesso à TV Digital, através da distribuição gratuita de Kits com antenas e conver-sores que sintonizem o novo sistema de transmissão das emissoras de TV. O sistema atual de transmissão analógica será desligado em 29 de novembro.

Como parte da estratégia de alcançar com divulgação o maior número possível de pessoas que tem direito e que podem se beneficiar com a entrega do equipamento, ações serão desenvolvidas junto as Secretaria de Educa-ção, Saúde, Desenvolvimento Social e Departamentos de Comunicação e Meio Ambiente, como a visita a escolas municipais, mostrando aos alunos que é importante leva-rem esse fato ao conhecimento dos pais, comunicação residencial nas áreas periféricas por agentes de saúde, além do atendimento com informações e agendamento de retirada dos Kits nas unidades do CRAS – Centro de Re-ferência da Ação Social da Vila Erminda e do Caraguava.

Os Kits serão retirados na agência dos Correios, localizada na Avenida Domingos da Costa Grimaldi, nº 251, mediante agendamento junto à empresa Seja Digital.

• Sobre a Seja Digital - A Seja Digital (EAD - En-tidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias ca-dastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

O Corpo de Bombeiros abrirá 40 vagas para guarda-vidas temporários na temporada de verão 2017-2018. O contrato será válido para o período, com salário é de R$ 1.290,66, com direito a vale-transporte e vale-refeição.

Os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos, serem brasileiros ou terem nacionalidade. O candidato também não pode ter antecedentes criminais, deve estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, sendo necessária a apresentação de atestado médico que comprove sua condição de realizar atividades físicas sem restrições.

As inscrições poderão ser feitas entre 1º e 30 de outu-bro, gratuitamente, pelo site www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br, ou pessoalmente no Posto de Bombeiros Marítimo, das 9h às 18h, na Avenida Mário Covas Júnior, 2612 – Jardim Ribamar.

As provas eliminatórias ocorrerão nos endereços informa-dos na inscrição, no dia 7 de novembro, a partir das 10h.

Foto: Divulgação

Page 5: Bate-papo com - Pág. 5 Ricardo Baldinlinkavoz.com.br/PDF/AVOZ-43.pdf · Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo? por José Renato Nalini* * José Renato Nalini,

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 43 - setembro de 2017. 5www.avozdolitoralsul.com.br

Cláudia DibBate-papo com

Ricardo BaldinRicardo Baldim empresário, Técnico Nuclear,

filho de Ambrósio Baldim, família tradicional na Cidade e no ramo de Materiais de Construção desde 1975. Com uma grande visão de futuro seu pai abriu sua primeira fábrica de lajes, em um galpão com uma grande balança de 60 toneladas e uma ponte rolante, destinado à movimentação de materiais. Em 1988 os herdeiros Ricardo e Adolfo Baldim passaram a administrar os

negócios da família. Em 2000 o fundador e patriarca da família Baldim vem a falecer e para surpresa de toda a família recebeu inúmeras homenagens pela cidade, em respeito a tudo que ele pôde proporcionar como cidadão, em especial a denominação da tradicional Praça de Artesanato (Praça Ambrósio Baldim) no Centro da cidade de Peruíbe, o que motivou a família a continuar servindo a cidade.

...fui vaiado, xingado, jogaram um monte de

papel e até garrafa PETjogaram em mim...

não respeitaram o meu direito democrático

de poder falar!”

‘‘

Av. José Ferreira Franco,124 - Centro - Itariri/SPTel.: 13 3418-1452 13 3419-2486

Rua Joaquim Barbosa,Pedro de Toledo / SP

Na audiência pública de Peruíbe, so-bre o projeto da termolétrica a gás natu-ral, no dia 17 de agosto, o senhor tentou expor sua opinião favorável a Usina e foi hostilizado, como foi isso? Eu levantei a mão e disse que era a favor da Usina, fui vaiado, chingado, jogaram um monte de papel e até garrafa PET jogaram em mim. Eu vi vários adultos amassando papel e dando para as crianças jogarem. Agradeço muito poder registrar a minha opinião aqui no jornal, porque lá na Audiência Pública os contrários não respeitaram o meu direito democrático de poder falar.

Alguém gritou: “Vá embora de Pe-ruíbe!” Isso mesmo, teve um senhor que gritou “vá embora de Peruíbe!” Eu perguntei a ele quanto tempo ele está na Cidade, ele respondeu cinco anos, essas pessoas pensam que são os donos da cidade. Eu sou um empresário estabelecido na cidade, minha família está aqui há mais de 40 anos, nosso depósito de materiais de construção Ambrósio Baldim emprega 30 funcionários, ou seja, contribui com o desenvolvimento da Cidade e com a melhoria de vida direta-mente de 30 famílias. Como essa pessoa manda eu sair de Peruíbe? Como estas pessoas estão contribuindo para o desen-volvimento do Município?

E vou além, eu quero ver os desempre-gados de Peruíbe dizerem que são contra a termoelétrica. Essa é a minha opinião, sei que sou a minoria a dar a cara a tapa, vivemos em uma democracia e vou sempre defender a minha opinião.

Uma Usina na Cidade não vai preju-dicar o movimento turístico? Há muitos que dizem, nós queremos turismo. Turismo com que dinheiro? De onde vem o investi-mento? Saúde com que dinheiro? Tem que existir uma parceria entre a iniciativa privada e a pública, pega-se esses 80 milhões de reais que virão, e a Câmara cria uma lei para “carimbar’ essa verba, que esse dinheiro seja usado para a saúde e para o turismo, e vamos fiscalizar o uso desta verba. Aí sim, você investe no desenvolvimento do turismo na cidade.

E o senhor conseguiu explicar isso? Não! Estamos em uma democracia, todos estão falando e eu também tenho o direito de falar… Pelo desenvolvimento de Peruíbe e empregos para essa juventude eu sou a favor! Posso até ser a minoria mas esta é a minha opinião. Uns dizem Termoelétrica em Peruíbe não!, tá bom... E de onde vem a energia elétrica, não importa de onde? Se é de termoelétrica a carvão, se é de hidroelétricas que inundaram milhares de hectares de mata, devastaram e obrigaram a transferência de índios de suas terras. O sistema nacional de energia é interligado, você usa uma energia que nem sabe de onde ela vem. Então se você é contra a energia elétrica que apague a luz da sua casa! Há, mas vai ter queima de gases… desligue o fogão da sua casa! É muito simples dizer que é contrário da coisa sem saber o fundamento daquilo.

Então o senhor acredita que este em-preendimento será bom para a Cidade? Sim, este empreendimento vai melhorar o nível salarial da cidade, serão gerados

empregos diretos e indiretos e isso melhora a circulação do dinheiro no município, melhora a qualidade de vida das pessoas.

Tudo na vida tem os pros e os contras, nós temos que ter energia elétrica da mes-ma forma que muitos de nós temos carros e os carros também poluem, não adianta fecharmos os olhos a achar que só uma coisa vai trazer danos a natureza, então

vamos todos apagar as luzes e os fogões, vamos ficar todos no escuro e cada um que faça a sua parte.

Veja, eu sou vegetariano, não como peixe, aves ou carne vermelha, ou seja, respeito a vida animal de qualquer espécie. Então eu posso falar em defesa dos animais, sou a favor da preservação da mata e seu ecossistema. Agora o cara fala que é contra a termoelétrica ele que pare de usar carro, não use fogão, desligue a energia elétrica e tenha outro estilo de vida, daí ele pode dar a opinião dele com propriedade, e dizer sou contra isso, por isso ou por aquilo! É muito simples dizer que é contra, só por ser contra.

Ouvimos dizer que este movimento contra é uma armação política. Sim, eu acredito que a maioria destes contrários estão sendo manipulados como massa de manobra, pois eles são articulados e mui-tos até envolvidos com partidos políticos. Tem política no meio disso! Tem vereador e deputado articulando como podemos ver nos panfletos espalhados por eles mesmo.

Acredito que esta Usina venha de qual-quer jeito, por que é de interesse do governo estadual e federal, pois estamos com um sério problema de água no país, isso está fazendo com que o gover-no reveja o papel das térmicas a gás, que tendem a assumir um papel maior na geração de energia.

E tem um detalhe muito importante, a CETESB e Órgãos Ambientais Brasileiros são rigo-rosíssimos, se eles permitirem é porque realmente pode ser feito. Existe uma série de restrições e

normas rigorosas e até onde sei o projeto atende a estas exigências, então quem sou eu para dizer que não pode? Estão compa-rando com Cubatão, a história de Cubatão é outra, as indústrias poluentes se instalaram na Cidade na década de 70, naquele período não se falava em conservação do meio ambiente, não havia Órgãos Ambientais tão rigorosos como hoje.

Eu e meu irmão Adolfo, seguimos uma linha de pensamento muito prática, o que não é bom para Peruíbe, também não é bom para outra cidade. Usar uma energia sem saber de onde ela vem é como seu filho chegar em casa com dinheiro e você não saber se o dinheiro é lícito ou do tráfico.

“Por exemplo: Poderia ser feito um ma-peamento das famílias vivendo em mangues e áreas de risco para um “congelamento” da quantidade e transferência destas famílias evitando um impacto populacional, e que essas áreas sejam recuperadas, seria uma contrapartida fortíssima na área ambiental; ou um instituto de tecnologia ou instituição gerido pelos Conselhos Municipais, destina-dos a projetos ambientais e de eficientização de energia; A empresa deve ter um seguro do valor do investimento para implantação do projeto, seguro este contra danos am-bientais e contra danos de terceiros, porque um seguro deste porte, somente empresas altamente gabaritadas vão assegurar o pro-jeto e fiscalizar a implantação da Usina, não seremos nós leigos, a fiscalizar a operação da termoelétrica, mas sim uma equipe inter-nacional do mais alto gabarito. Aí sim teremos a garantia do empreendimento estar dentro do que eles estão propondo”. Comenta o empresário e engenheiro civil Adolfo Baldim.

Os ambientalistas estão preocupados com o ecossistema da nossa região. É muito fácil ser ambientalista de asfalto, onde a pessoa chega para protestar de carro, sapato de couro, pisando no asfalto. Mas ninguém foi reclamar, protestar contra a construção da Usina Hidroelétrica Belo Monte*. Como lá é afastado dos grandes centros, ambientalista de asfalto não vão até lá.

Acredito muito em nossa Cidade e como qualquer trabalhador eu torço muito pelo desenvolvimento do nosso município, para isso devemos conhecer e observar melhor antes de dizer NÃO para todo projeto apre-sentado para Peruíbe.*A construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no rio Xingu (PA), criou o maior êxodo migratório dos últimos anos. São milhares de pessoas que rumaram para Altamira, cidade localizada a 800 quilômetros ao Sul de Belém.

Page 6: Bate-papo com - Pág. 5 Ricardo Baldinlinkavoz.com.br/PDF/AVOZ-43.pdf · Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo? por José Renato Nalini* * José Renato Nalini,

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 43 - setembro de 2017.6 www.avozdolitoralsul.com.br

•Segurança

•Capacitação

•Serviço

•Justiça

Games Encontro reúne jogadores de games portáteis na Gibiteca, em Santos

Realizado pela Sora Produções, o ‘New 3DParty’ é um encontro de games portáteis que reúne atividades como campeonato do jogo ‘Super Smash Bros Brawl’ em telão, free play (degustação de jogos), gincanas (com premiação), ponto de troca de pokémons e

informações sobre diversos games. O evento tem entrada gratuita e ocorre no próximo dia 7, das 13h às 18h, na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes (Posto 5, na orla do Boqueirão). Outras informações pelo telefone 3288-1300.

Cotidiano

Ana Maria Preto é condenadapor Improbidade Administrativa

Em novas instalações...

Novos Cursos do Pronatec

Câmara Municipal de Itupeva adere à ‘Vigilância Solidária’

A Câmara Municipal de Itupeva já aderiu ao programa ‘Vigilância Solidária’, com a instalação de câmeras de alta definição que monitoram não apenas o prédio público, mas que ajuda também a verificar o entorno.

De acordo com o presidente da Câmara, Eri Campos, esta é a forma que a instituição tem de contribuir para a seguran-ça na cidade. “Temos que ser proativos e oferecer nossa participação para que um projeto como este tenha sucesso. Acredito que diversos empresários e associações de bairros, além de muitas pessoas vão também aderir e fazer um pouco a mais por Itupeva, pelo bem de todos”, destacou o vereador.

Já para o proprietário da empesa de segurança Edumac e franqueado do sistema ‘Vigilância Solidária’, Eduardo da Cruz, oferecer este tipo de programa com foco na segurança é trabalhar também com prevenção e com soluções mais rá-pidas. “Além de tornar mais difícil para os meliantes agirem e se esconderem, o sistema possibilita identificar criminosos, placas de carros e tantas outros detalhes. Também serve para auxiliar em casos de acidentes, possibilitando que quem acompanha as câmeras online acione serviços de resgate e ambulância”, diz, usando ainda como exemplo as câmeras instaladas na Câmara, que permitem visualizar a rodovia.

No caso de cidades nas quais as Prefeituras aderem à ‘Vigilância Solidária’, as câmeras podem ser visualizadas pela Guarda Municipal, pelo departamento de trânsito ou outros departamentos. Em Peruíbe o projeto pode ser acompanhado nas câmeras dos seguintes pontos: NPP, Pa-daria Três Coqueiros, Nipo Móbil, Centro e Hotel Casarão.

Foto: Divulgação

Vigilância Solidária diminui criminalidade nas cidadesA Vigilância Solidária representa uma nova concepção de coleta de imagens e dados de sensores, focado na extração e utilização de dados gerados pelos moradores ou comerciantes de uma rua ou condomínio. Iniciativas baseadas neste conceito estão se tornando essenciais para aumento da segurança urbana.

MP obtém em definitivo a suspensão dos direitos políticos da ex-prefeita de Peruíbe por 03 anos

Estarão abertas do dia 19 deste mês até o dia 16 de outubro as inscrições para os cursos de espanhol básico, inglês básico, agente de gestão de resíduos sólidos, promotor de vendas, assistente administrativo, assistente de faturamento, recepcionista e operador de aterro sanitário de resíduos sólidos urbano dentro do PRONATEC VOLUNTÁRIO. São cursos gratuitos e a distância, começam no dia 30 de outubro, com duração de seis meses, com carga horária de 160 a 240 horas, em média. São 30 vagas por curso, para maiores de 15 anos (1 CPF por curso), com direito a certificação.

As pré-matrículas deverão ser feitas no site https://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro, na Secretaria de Turismo, na Avenida Mario Covas Júnior, nº 204 – Centro, ou no PAT/SINE, na Rua da Estação, nº 50 – Bairro Estação. Mais informações pelos telefones 3455-9426 e 3453-4555.

Em 30 de junho de 2017, houve o trânsito em julgado da decisão proferida pela juíza de Direito da 1ª Vara Judi-cial desta Comarca, a qual acolheu a tese do MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERUÍBE e julgou a Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa PROCEDENTE, conde-nando a então Prefeita ANA MARIA PRETO às seguintes sanções: a) pagamento de multa civil de 10 (dez) vezes o valor da última remuneração (valor mensal) ou subsídio percebido pela ré dos cofres públicos; b) suspensão dos direitos políticos por 3 (três) anos, contados a partir do trânsito em julgado da sentença; c) proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de 03 (três) anos.

Houve a interposição de recurso de apelação perante o Tribunal de Justiça, o qual teve seu provimento negado, mantendo-se a condenação de 1ª instância.

Houve também a interposição de Recurso Extraor-dinário perante o Supremo Tribunal Federal, o qual não foi admitido.

Assim, houve o trânsito em julgado da decisão, o que significa dizer que a decisão não comporta mais recurso, razão pela qual as sanções já podem ser executadas.

A condenação se refere à determinação, por parte da Ex-Prefeita, da retirada de uma placa de “proibido esta-cionar” em frente ao estabelecimento comercial “Cannil Club” com a intenção de evitar uma multa de trânsito.

Fonte: Promotoria de Justiça de Peruíbe.

A ex-prefeita teria mandado retirar uma placa de “proibido estacionar” com a intenção de evitar uma multa de trânsito.

Foto: Arquivo/aVOZ

A Antiprag Litoral está em novo endereço para melhor atendê-los. “Ao prestar um serviço, seja ele de desinsetização, desratização ou descupinização entre outros, nós garantimos a qualidade e segurança do seu serviço.” Afirma o proprietário Sr. Duilio Cardoso, venha nos conhecer e agende uma visita sem compromisso. Rua Caetano Moratore, 94 - loja 02 Centro - Peruíbe.

Page 7: Bate-papo com - Pág. 5 Ricardo Baldinlinkavoz.com.br/PDF/AVOZ-43.pdf · Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo? por José Renato Nalini* * José Renato Nalini,

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 43 - setembro de 2017. 7www.avozdolitoralsul.com.br

•Edital

Marginal Fepasa: Falta pouco!

Sr. Francisco Carvalho, Dr. Elcio, Dra. Cissa Lorenzete e Cláudio Maya, contentes com o fim dos buracos e lama

A administração Municipal de Peruíbe entrega mais um trecho da obra de pavimentação da Avenida George Popescu. Agora falta pouco, cerca de 1,7 km para a conclusão final. Segundo a Prefeitura, a pavimentação será concluida até dezembro deste ano.

FORO DE PERUIBE - SP - 02ª VARA CÍVEL.PROCESSO Nº 0001775-95.2017.8.26.0441CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. AÇÃO DE DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO, C/C. CO-

BRANÇA DE ALUGUERES E SEUS ENCARGOS COM PEDIDO DE LIMINAR. VALOR DA AÇAO/R$7.457,00

REQUERENTE: MARIANGELA DOS SANTOS, BRASILEIRA, APOSENTADA, PORTADORA DA CÉDULA DE IDENTIDADE (RG), Nº 6.817.056-SSP/SP., COM INSCRIÇÃO NO CPF/MF, SOB O Nº 992.745.158-04, COM ENDEREÇO RESIDENCIAL SITO NA RUA EU-LINA BITENCOURT, N.183, CEP-11750-000, BAIRRO DA ESTAÇÃO, CIDADE DE PERUÍBE - SP.

REQUERIDO: GILBERTO PINHEIRO TORRES, BRASILEIRO, REPRESENTANTE COMERCIAL, PORTADOR DA CÉDULA DE IDEN-TIDADE (RG), Nº 7.116.763-8-SSP/SP., INSCRITO NO CPF MF- SOB O Nº 815.397.468-87, COM ENDEREÇO ANTERIOR RESIDENCIAL SITO A AVENIDA NOVE DE JULHO, N. 162, LOTE 11, CEP-11750-000, CIDADE DE PERUÍBE-SP.

JUÍZO DE DIREITO DA SEGUNDA VARA CÍVEL DA COMARCA DE PERUÍBE - SP. EDITAL DE CITAÇÃO COM O PRAZO DE 15 DIAS, NA FORMA ABAIXO. A DOUTORA JUIZA DE DIREITO DA VARA 02ª VARA CÍVEL DE PERUÍBE SP., FAZ SABER A TODOS OS QUE O PRESENTE EDITAL, COM O PRAZO DE 30 DIAS VIREM OU DELE TIVEREM CONHECIMENTO, QUE NESTE JUÍZO CORRE SEUS TRÂMITES UM PROCESSO N°0001775-95.2017.8.26.0441, EM QUE É REQUERIDO A PESSOA FÍSICA DE; GILBERTO PINHEIRO TORRES, ACIMA QUALIFICADO, PARADEIRO DESCONHECIDO, PARA A AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO E COMO ESTEJA A MESMA EM LUGAR INCERTO E NÃO SABIDO, NÃO SENDO POSSÍVEL CITÁ-LO PESSOALMENTE, CITA-O PELO PRE-SENTE A COMPARECER NESTE JUÍZO, PARA QUE NO PRAZO DE 15 DIAS, SE QUERENDO, OFEREÇA A DEFESA QUE TIVER, SENDO ADVERTIDO DOS ARTIGOS 285 “PARTE FINAL” E 319 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PARA CONHECIMENTO DE TODOS É PASSADO O PRESENTE EDITAL, CUJA 2° VIA FICA AFIXADA NO LOCAL DE COSTUME.

Fotos: Sidney Cley

Energia Governo decide manter o horário de verão a partir do dia 15 de outubro

O governo decidiu manter o horário de verão em 2017. A medida foi confirmada no dia 25 pelo ministério de Minas e Energia. Com a decisão, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em 1 hora a partir

do dia 15 de outubro. Na semana passada, o final de horário de verão chegou a ser cogitado pelo governo, após estudos mos-trando perda na efetividade da medida, em razão das mudanças nos hábitos de consumo de energia.

Cotidiano

Page 8: Bate-papo com - Pág. 5 Ricardo Baldinlinkavoz.com.br/PDF/AVOZ-43.pdf · Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo? por José Renato Nalini* * José Renato Nalini,

CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTEEdital de Reconvocação da Audiência Pública sobre o EIA/RIMA do empreendimen-to “Projeto Verde Atlântico Energias”, de responsabilidade da Gastrading Comer-cializadora de Energias S/A.

De acordo. Publique-seSão Paulo, 29 de agosto de 2017. Germano Seara FilhoSecretário-Executivo do CONSEMA

O Conselho Estadual do Meio Ambiente-CONSEMA usando de sua competência legal, comu-nica que a audiência pública sobre o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente - EIA/RIMA do empreendimento “Projeto Verde Atlântico Energias”, de respon-sabilidade da Gastrading Comercializadora de Energias S/A (Processo IMPACTO 015/2016), convocada para o dia 17/08/17, e depois adiada, será realizada no dia 28 de setembro de 2017, às 18 horas, no Peruíbe Palace, Avenida 24 de Dezembro, nº 30, Centro, Peruíbe/SP.Comunica também que cópias do EIA/RIMA continuam à disposição dos inte-ressados, para consulta, até o dia 28 de setembro de 2017, de segunda a sexta--feira (exceto feriados), nas seguintes cidades e nos seguintes locais e horários:CUBATÃO - CIESP Cubatão, Praça Getúlio Vargas, 20, Vila Couto, Centro, Cubatão/SP, das 8h00 às 17h00; PRAIA GRANDE - Associação Comercial, Rua Espírito Santo, 782, Boqueirão, Praia Grande/SP, das 8h00 às 17h00; ITANHAÉM - Associação Comercial, Avenida Presidente Vargas, 757, Cen-tro, Itanhaém/SP, das 8h00 às 17h00; MONGAGUÁ - Prefeitura Municipal de Mongaguá, Avenida Getúlio Vargas, 67, Centro, Mongaguá/SP, das 8h30 às 16h30; PERUÍBE - Faculdade de Peruíbe, Avenida Darcy Fonseca, 530, Bairro dos Prados, Peruíbe/SP, das 14h00 às 22h00; SANTOS - PRO-DESAN - Progresso e Desenvolvimento de Santos, Praça dos Expedicionários, 10, Gonzaga, Santos/SP, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00; SÃO VICENTE - Associação Comercial de São Vi-cente, Rua Jacob Emmerich, 1238, Parque Bitaru, São Vicente/SP, das 8h00 às 17h00. Para quem dispõe de equipamento e programa compatíveis, cópia eletrônica pode ser encontrada no sítio da Ce-tesb: http://licenciamentoambiental.cetesb.sp.gov.br/eia-rima. Ano 2016 – Processo IMPACTO 015.

E N E R G I A S

VERDEATL NTICO

contato@verdeatlantico.com.br0800.772.3045www.verdeatlantico.com.br

e-mail:Tel.:Site:

PARA SUGESTõES, DúVIDAS EINFORMAçõES

CONTATE O PROJETO

VERDE ATLÂNTICO

AudiênciA PúblicA do Projeto do terminAl de Gás nAturAl

e dA termelétricA A Gás nAturAl de Peruíbe.

Peruíbe PalaceAv. 24 de Dezembro, 30Centro - Peruíbe/SP

de 201728de setembro 18h

Page 9: Bate-papo com - Pág. 5 Ricardo Baldinlinkavoz.com.br/PDF/AVOZ-43.pdf · Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo? por José Renato Nalini* * José Renato Nalini,

AEAPAssociação de Engenheiros e Arquitetos de Peruíbe

informaAEAP • Informativo - agosto de 2017. 9www.aeap.com.br

AEAP realiza palestra sobre Energia Solar Fotovoltaica

Placa de obra:Dever legal evalorização profissional

Infratores poderão ser multados

Durante sua execução, toda obra, serviço ou instala-ção feitos por profissionais da área tecnológica devem ter uma placa de identificação. A placa de obra tem o objetivo de mostrar para a sociedade que os serviços realizados naquele local possuem responsáveis técni-cos/profissionais legalmente habilitados.

Além de ser um dever do profissional responsável pela atividade técnica, estabelecido no art. 16 da Lei Federal nº 5.194/66, a placa de obra é um mecanismo de valorização profissional, pois permite a divulgação do trabalho profissional de sua autoria.

A placa deve ser colocada em local visível e legível do lado da via pública. As dimensões e o material utilizado na confecção da placa ficam a critério do profissional, desde que garantam essas condições de visibilidade e legibilidade.

Estas são as informações mínimas que devem constar na placa de identificação:

• Nome do profissional;• Título profissional;• Nº de registro no Crea;• Atividade(s) pela(s) qual(is) é responsável técnico;• Nome da empresa que representa (se houver);• Número da(s) ART(s) correspondente(s);• Dados para contato.

O Crea-SP vem orientando os responsáveis técnicos para que regularizem a situação de suas obras e pro-videnciem a instalação da placa. Obra sem placa está irregular e os infratores estão sujeitos ao pagamento de multa.

Ficam convocados os senhores Associados Efetivos, para se reunir em assembleia geral extraordinária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Peruíbe, com sede à Rua General Ataliba Leonel, nº 777, Centro, Peruíbe – SP, conforme art. 36 do Estatuto Social, a realizar-se no dia 17 de outubro de 2017, as 16:00hs, em primeira convocação com a presença de 2/3 dos associados, não podendo ela deliberar, em primeira convocação, sem a maioria absoluta dos associados, e as 16:30hs, em segunda convocação com a presença de 1/3 dos associados, sempre em pleno gozo de seus direitos e sem débito com a tesouraria, na sede desta entidade, para deliberarem os seguintes assuntos:

ORDEM DO DIA:Alterações no Estatuto Social.

Peruíbe, 21 de setembro de 2017.

ALEXSANDRO ALVES BETARELLIPRESIDENTE DA AEAP

Rua General Ataliba Leonel, 777 - Centro - Peruíbe/SPCEP.: 11.750-000 - Fone: (013) 3453-4471 / CGC.: 01.712.517/0001-76

www.aeap.com.br

Convocação de Assembleia Geral Extraordinária

Objetivo da Palestra foi ampliar a cultura solar e apresentar ao público em geral o caminho para se gerar a própria energia. A palestra abordou os fundamentos da energia solar, as tecnologias em uso e os e principais pontos de regulamentação ANEEL.

Para o palestrante Eng. Fernando Ribeiro, a atual crise energética do Brasil traz grandes oportunidades para quem quer gerar energia solar.

Page 10: Bate-papo com - Pág. 5 Ricardo Baldinlinkavoz.com.br/PDF/AVOZ-43.pdf · Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo? por José Renato Nalini* * José Renato Nalini,

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 43 - setembro de 2017.10 www.avozdolitoralsul.com.br

Sesc Santos Contaçãode Histórias

A oralidade permite a interação entre o contador de histórias e os ouvintes, adultos e crianças. O corpo e a voz propiciam vivências comunitárias que perdemos no corre-corre da vida. O objetivo de contar uma história é estimular a imaginação,

aumentar o interesse pela leitura, pela escuta, o que ajuda a resolver conflitos. Agrada a todos sem fazer distinção de idade, classe social ou modo de vida. Aos sábados, 15h. R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP, 11040-900

Variedades

Ingredientes: 1 mamão Papaia médio bem maduro;1 copo americano de óleo;3 ovos;1/2 xicara chá de açúcar;1 xícara de chá de Farinha de trigo;1 colher de sopa de fermento.

Gladys Marques presidente de Honra da UMOJAQUIA

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 28

Impor-tante riodo Egito

Peça parafundearnavios

Paletó esmoking

(?)-Pererê,entidadefolclórica

Conjun-ção alter-

nativa(Gram.)

Interjei-ção queexprimesurpresa

(?) Paulo,a maior

metrópolebrasileira

Camisa 10da Seleçãodo Tetra

(fut.)

Item dadata com

quatronúmeros

(?) sangue,ato que

pode sal-var vidas

Aquele aquem sequer bem

SandraAnnem-

berg,jornalista

O animal domesti-

cado

Cobertu-ra de

casebre

Delator(gíria)

104, em algaris-mos ro-manos

A peçavendidaem anti-quários

Registrofeito apósa reunião

Medida deextensãode fazen-das (pl.)

Antesda horahabitual

Unidademonetáriado Japão

Olavo Bi-lac, autordo "Hino àBandeira"

"(?) NovaDireção",série de

2004 (TV)

(?) Eller,cantora

Material do LP

Assinatura(abrev.)

MoradasindígenasSufixo de"doçura"

Conjunto de pagode

51, emromanos

A Bíblia

O dobrode quinze

Que temambiçãodesme-

dida

Gelo, em inglêsSílaba de"entre"

Paradade ônibus

Aqui

Acalmar(por meiode medi-camento)

Tablado para atoresScooby-(?),cão da TV

Sinceros"Esconderi-jo" do aman-

te (pop.)

Aqueleque aceita a sua sorte

Bairro doPão de A-çúcar (RJ)

SOPRGANANCIOSO

TRINTAUAUPALCOSPC

DOOLEAISARAISÃ

SEDARAMADOSAMANSOCCAOCAS

TRAIRAURAIVINILP

ATAOTICEURCAIENERESIGNADO

CASSIASOB

3/ice. 4/sapê. 5/sedar. 6/traíra. 9/resignado.

Preparo:Lave bem o Mamão tire as sementes;Corte em pequenos pedaços coloque no Liqüidificador, junte todos os ingredientes e bata até ficar um creme;Despeje em uma tigela e junte o fermento;Coloque e uma forma untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo;Leve ao forno médio por aproximadamente 25 minutos! Cubra com uma calda de laranja! Sirva gelado!

Bolo de Mamão Papaia

As cartas devem ser encaminhadas à seção A VOZ do leitor, por e-mail [email protected] informando nome, RG, endereço e telefone para contato. Recomendamos apenas 350 toques e nos reservamos o direito de publicar apenas trechos.

A primavera chegou. E nada me-lhor do que aproveitar a estação para deixar um pouco os pratos quentes de lado e investir nas saladas. A nutricionista funcional e holística Isabella Vorccaro ensina uma salada de primavera com mostarda e mel, que fica ainda mais linda e saborosa com flores cosmestíveis.

1 jato completo de óleo em spray, 1 peito de frango sem pele cru ou cogumelo para vegetarianos e veganos; ¼ de colher de chá de sal; ¼ de colher de chá de pimen-

Com a chegada da primavera, aprenda uma salada deliciosa com flores cosmestíveis

ta-do-reino moída; 2 folhas de alface lisa; ½ xíc. de folhas de agrião; ½ xíc. de folhas de mini-agrião; 1 rabanete, em fatias finas; 16 tomates-cereja cortados ao meio; Flores comestíveis (como violeta ou amor-perfeito) à gosto.

Page 11: Bate-papo com - Pág. 5 Ricardo Baldinlinkavoz.com.br/PDF/AVOZ-43.pdf · Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo? por José Renato Nalini* * José Renato Nalini,

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 43 - setembro de 2017. 11www.avozdolitoralsul.com.br

•Utilidade Pública

•Mercado Imobiliário

ONG Amigas do Peito de Peruíbe está em novo endereço

Rua Recife, 376 - Jdm. Ribamar – Peruíbe/SPTelefone: 13 3455-7794 (Lado Praia – próximo ao Extra do meio)

A ONG Amigas do Peito de Peruíbeacolhe mulheres com Câncerde Mama. Faz doações depróteses removíveis,almofadas do coração,lenços, sutiãs eempréstimo de perucas.A ONG dispõe de uma equipemultidisciplinar com Psicólogo,Enfermeira, Assistente Social eFisioterapeuta. A entidade precisade doações de roupas, móveis e utensílios domésticos.Abra o seu coração e o seu guarda-roupas também!

PRONTA ENTREGA03 dormitórios sendo 01 suite, varanda goumermet, piscina e salãode festas.

CASA NOVA COM PISCINA - ACEITA FINANCIAMENTO BAIRRO NOBRE - 2 DORMI-TÓRIOS SENDO 1 SUITEAPENAS R$ 199.000,00

O P O R T U N I D A D E

Av. Padre Ancheta, 5.411 - Parque Turístico - Peruíbe/SP - Tel.: 13 3458-2811CRECI 38.149 | www.mirianimoveis.com.br

ATENÇÃO! Últimas 2 unidades do Edifício Juréia I em Peruíbe

CREC

I: 02

491J

Vendas de imóveis sobem 40%em julho, mostram Fipe e Abrainc

No acumulado do ano, as vendas líquidas somaram 37.571 unidades,aumento de 20,3% frente o mesmo período do ano passado

O mercado imobiliário mostrou expansão nas ven-das e nos lançamentos em julho, bem como recuo dos distratos, de acordo com pesquisa realizada pela Fun-dação Instituto de Pesqui-sas Econômicas (Fipe), em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), di-vulgou na segunda semana de setembro.

A pesquisa mostra que, em julho, as vendas líquidas (já descontados os distratos) totalizaram 5.130 unidades, crescimento de 40% em re-lação ao mesmo mês do ano

passado. Os distratos foram de 2.821 unidades, retração de 35%. Os lançamentos totalizaram 6.628 unidades, um salto de 182%.

Com os dados positi-vos de julho, o mercado imobiliário mantém a tra-jetória de recuperação das operações. No acumulado do ano, as vendas líquidas somaram 37.571 unidades, aumento de 20,3% frente o mesmo período do ano passado.

No acumulado do ano, os distratos at ingiram 20.643 unidades, queda de 22,3%, e os lançamentos

alcançaram 30.530 unida-des, recuo de 3,5%.

No acumulado dos últi-mos 12 meses encerrados em junho, as vendas líquidas foram de 63.749 unidades, alta de 11,6%. Os distratos totalizaram 39.790 unidades, baixa de 15,4%, e os lança-mentos alcançaram 37.158 unidades, alta de 9,4%.

Os dados da pesquisa abrangem imóveis novos, dos setores residencial, comercial e loteamentos de 20 empresas associadas à Abrainc, com atuação em diversos estados e concen-tração na região Sudeste.

A tia Roberta, vovó Cidalva, mamãe Hosana, Isabella e o vovô Roberto comemorando um ano de amor! Um ano de Isabella!!!

Isabella comemora seu primeiro aninho!•Parabéns!

Atenção Atenção! Última semana paralicenciar veículos com placa final 7

Atenção! Esta já é a última semana para o licenciamento de veículos com placas final 7, que deve ser feito até sexta-feira, dia 29 de setembro. Nesse mês, também teve início o calen-dário obrigatório para veículos de carga. Donos de caminhões

com final de placa 1 ou 2 precisam regularizar o documento. O prazo máximo para os proprietários regularizarem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) dos caminhões também é 29 de setembro.

Cotidiano

Page 12: Bate-papo com - Pág. 5 Ricardo Baldinlinkavoz.com.br/PDF/AVOZ-43.pdf · Termoelétrica em Peruíbe: Ecocentrismo ou Egocentrismo? por José Renato Nalini* * José Renato Nalini,

A VOZ • Opinião e Atitude - Ed. 43 - setembro de 2017.12 www.avozdolitoralsul.com.br

Lei Acaba a bagunça da luz diurna:vai ser obrigatória e automática em 2023

Vai acabar a confusão da “lei do farol baixo”! Desde agosto do ano passado, o projeto de autoria do deputado Rubens Bue-no (PPS-PR) criou polêmica por obrigar veículos a circularem com o chamado “farol baixo” aceso, sem estabelecer direito

onde rodar (se as vias deveria estar sinalizadas ou não) e que tipo de luz usar (tem gente usando até hoje o “farol de neblina” como se fosse luz baixa). Como resultado, foi jogada para escanteio por força de liminar. Tudo promete mudar até 2023.

Carros•Novidade

Versão traz estilo ‘all black’ e é equipada com motor 2.4 Tigershark de 186 cv de potência máxima

Fiat Toro Blackjack chega na Baixada

Com visual sem qualquer tipo de cromado, focado totalmente em duas opções de preto – Sha-dow (sólido) e Carbon (metálico) –, a Fiat anunciou nesta segun-da-feira (18) a chegada da Toro versão Blackjack 2.4, a partir de R$ 112.990.

Por fora, o grafite escuro está nos retrovisores externos, friso da grade frontal e nas rodas de liga leve de 17 polegadas. Destaque também para a faixa preta que corta capô e tampa da caçamba, e para o fato de todos os emblemas da picape – incluindo o logo da Fiat – terem ficado pretos!

Por dentro, o diferencial está no revestimento dos bancos, que mescla couro e tecido, e que traz a inscrição da versão no encosto dos assentos dianteiros.

Em termos de itens de série, a nova versão da picape mais vendi-da do Brasil traz ar-condicionado de duas zonas, faróis de neblina, luzes diurnas (DRL) em LED, bar-ras de teto longitudinais, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovi-sor interno eletrocrômico, kit Áu-dio da linha Mopar Custom Shop, central multimídia com tela de 6,2 polegadas sensível ao toque com navegador GPS, conexões USB e Bluetooth e câmera de ré.

PotênciaA Toro Blackjack é equi-

pada com mesmo conjunto mecânico da opção Freedom: motor 2.4 Tigershark MultiAir Flex de 186 cv de potência e 24,9 kgfm de torque máximo. A transmissão é automática de 9 marchas.

Use o código QR para ler a matéria completa.