avoz 08 web

16
do Litoral do Litoral www.avozdolitoralsul.com.br VOZ • painel político Presidente do PSB Gilson Bargieri revela o cenário político da Cidade. V Sul Jornal A VOZ do Litoral Sul Ano II Número 08 • Peruíbe, fevereiro de 2014. Itanhaém • Peruíbe • Itariri • Pedro de Toledo Um Jornal com Agilidade e Atitude • Distribuição Gratuita Fotos: Sidney Cley • segurança • Itariri Pág. 06 Pág. 15 Pág. 12 Confira algumas curiosidades da história de nossa Cidade e o que a população espera de Peruíbe Cadastro Único do Governo Federal vai até 28 de fevereiro Pais reclamam e pedem retorno de ônibus para levar crianças à escola de emancipação politico-administrativa Peruíbe Anos 55 Anos Operação Verão: Balanço positivo! Mais uma creche abandonada pela prefeita Itariri recebe motoniveladora Acompanhamos o regresso dos policiais que fizeram parte da Operação Verão 2014. Pais reclamam das condições de abandono da creche Municipal da Nova Itariri Pág. 14 Pág. 14 • Itanhaém • Pedro de Toledo • PAC2 A cidade foi contemplada com uma máquina motoniveladora, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e pela emenda parlamentar do Deputado Federal Nelson Marquezelli. imóveis CADERNO DE JORNAL A VOZ DO LITORAL SUL De um canto a outro da cidade, as melhores oportunidades.

Upload: jornal-a-voz-do-litoral-sul

Post on 23-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Peruíbe 55 anos. Itariri - Creche abandonada pela Prefeita. Toledo - Pais pedem retorno de ônibus para crianças. Entrevista - Gilson Bargieri

TRANSCRIPT

Page 1: Avoz 08 web

do Litoraldo Litoralwww.avozdolitoralsul.com.br

VOZ • painel políticoPresidente do PSB Gilson Bargieri revela o cenário político da Cidade.

VSul

Jor na l A VOZ do L i tora l Su l • Ano I I • Númer o 08 • Per u íbe , fever e ir o de 2014.

I tanhaém • Peruíbe • I tar ir i • Pedro de To ledoUm Jornal com Agilidade e Atitude • Distribuição Gratuita

Fotos: Sidney Cley

• segurança • Itariri

Pág. 06

Pág. 15Pág. 12

Confira algumas curiosidades da história de nossa Cidade e o que a população espera de Peruíbe

Cadastro Único do Governo Federalvai até 28 de fevereiro

Pais reclamam e pedem retorno de ônibus para levar crianças à escola

de emancipação politico-administrativaPeruíbe

Anos55Anos

Operação Verão: Balanço positivo!

Mais uma creche abandonada pela prefeita

Itariri recebe motoniveladora

Acompanhamos o regresso dos policiais que fizeramparte da Operação Verão 2014.

Pais reclamam das condições de abandono da creche Municipal da Nova Itariri Pág. 14

Pág. 14

• Itanhaém

• Pedro de Toledo

• PAC2

A cidade foi contemplada com uma máquina motoniveladora, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e pela emenda parlamentar do Deputado Federal Nelson Marquezelli.

imóveisCAD

ERN

O D

E

JORNAL A VOZ DO LITORAL SUL

De um canto a outroda cidade, as melhores

oportunidades.

Page 2: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014.2 www.avozdolitoralsul.com.br

opinião Marina disse que para as alianças políticas existe o ‘limite da coerência’, mas explicou que sua preocupação maior é com a aliança nacional, e que os problemas nos estados serão tratados caso a caso. Agora, o limite da coerência a Rede vai discutir e o próprio PSB também vai discutir, porque eles vão procurar agir de acordo com sua coerência.

Observando o frenesi digital que o burburinho político vem causando, tal preocupação dos internautas não bate com a real preocupação sentida nas ruas. Os internautas brigam, discutem, debatem entre grupos políticos, apoiam ou divergem das posições partidárias, mas, o que vejo no dia-a-dia, nas ruas é que a população encara os políticos cada vez com menor credibilidade e cada vez mais volátil.

O que menos importa para a popu-lação é que a Administração seja deste ou daquele partido, mas, que tenha reais compromissos com o Município, e que o gestor ame a cidade e faça de tudo para que o munícipe possa no mínimo ter as necessidades básicas atendidas.

O que um pai de família realmente quer é segurança aos seus filhos, e a certeza de um futuro melhor sem a preocupação de ter que sair da Cidade em busca dele.

Os eleitores não esperam muito de um partido, ou de um nome, pois, quem poderia imaginar o ex-presidente José Sarney (PMDB) apoiando Dilma Rousseff (PT) ou Dilma sendo apoiada pelo PP.

Assim como o cenário político nacional está embrulhado num grande nó cego, em nossa região os partidaristas mais conser-vadores, passam por uma saia justa, pois com a “aliança” da Rede com o PSB e este com o PTB o que se vê são seguidores no mesmo “balaio” dos seus desafetos.

• editorial

Jornal A VOZ do Litoral SulÉ uma publicação da viaMaker Comunicações

CNPJ: 17.475.064/0001-41Diretor Geral e Jornalista responsável: Sidney Cley Mtb: 45.169

Diretora Comercial: Cláudia B. CamargoContato: 13 9643-3338 / 13 9705-5059

[email protected]

Periodicidade: Mensal / Tiragem: 5.000 exemplares • Distribui-ção Gratuita nas cidades de Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo.

As opiniões expressas e assinadas são deinteira responsabilidade dos seus autores.

•expediente

Reforma Administrativa e suas Expectativas

Acordos políticos:

• artigos - Por Kleber A.B. de Abreu*

*Kleber A. B de Abreu é advogadoOAB/SP 216.062

Marina: para as alianças políticas existe “o limite da coerência”

Foto

: Div

ulga

ção

Fonte: O Globo.

Enquanto isso no Show do síndico...

Eu voltei..eiiiagora pra ficar...porque aquiiii...

A Administração Pública Municipal de Peruíbe, está prestes a sofrer a sua primeira grande reforma. Assim, deve buscar a reorganização da estrutura administrativa de forma a dinamizar a prestação de serviços e melhorar o ambiente organizacional. Deve a atual gestão oferecer serviços de melhor qualidade, focados no cidadão e, ao mesmo tempo, proporcionar transparência de forma a responder aos anseios da sociedade, que aguarda ansiosa as melhorias anun-ciadas na prestação do serviço público, prometida após vitória do Executivo Municipal na votação do aumento na arrecadação do IPTU.

Todavia, será preciso foco e determinação para que tenha a Reforma Administrativa Municipal, impacto po-sitivo nas situações comuns encontradas na presente Administração Municipal, como por exemplo: a defa-sagem remuneratória de cargos, empregos e funções; pôr fim à disfunção (servidores que exercem funções diferentes daquelas para o qual foram concursados); escassez de servidores em determinadas repartições e serviços, contrapondo-se a disponibilidade de mão de obra em outras áreas; ausência de disposição legal es-tabelecendo competências e atribuições dos diferentes

cargos, empregos e funções do quadro; entre outros.Ressalto há necessidade premente do Executivo

ampliar o controle da Administração sobre os gastos com pessoal civil, deve o corpo Político como um todo permitir que a Administração Pública Municipal se torne mais eficiente na aplicação dos recursos disponíveis, organizando seus processos de forma a coibir desperdício e racionalizar o gasto público além de implementar rotinas informatizadas para controle da evolução das despesas com pessoal por órgão da Administração, possibilitando avaliar o gasto com pessoal por repartição pública, por cargo, emprego, função e por tipo de evento remuneratório.

Por fim, para que haja satisfação dos munícipes como um todo, deverá aplicar a atual gestão as avaliações periódicas de desempenho dos órgãos e dos servidores públicos, com este controle pode ser apurado e sanado problemas no seu nascedouro, não esquecendo nunca, da política de valorização do servidor e da abertura de concurso para a renovação dos quadros da Administração Municipal.

AQUI!tome uma atitudeanuncie

Nó cego ou saia justa?

Parabéns população de Peruíbeque a cidade continuecrescendo a cada dia!

Page 3: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014. 3www.avozdolitoralsul.com.br

de emancipação politico-administrativaComo podemos observar no

decorrer da história de Peruíbe desde o descobrimento do Brasil, o desenvolvimento propriamente dito de nossa Cidade, começa em meados de 1914, com a construção da Estrada de Ferro Santos-Juquiá que trouxe novos habitantes, momento este que a bananicultura se espalhou pela região. A partir dos anos 50, com a construção de rodovias para o Litoral Sul, a atividade comercial, especialmente a imobiliária, começa a crescer, sendo realizado um plebiscito para definir a emancipação política de Peruíbe, em 24 de dezembro de 1958, proposto pelo então vereador de Itanhaém, Geraldo Russomano. Em 18 de fevereiro de 1959, o distrito passou a ser um município desmembrado do território de Itanhaém. Já em 22 de Junho de 1974, Peruíbe foi reconhecida como Estância Balneária.

Bom de lá, para cá, Peruíbe vem despertando centenas de turistas e visitantes que acabam se encantando com a Cidade e se transformam em cidadãos, morando, trabalhando e investindo no Município, desta forma contribuindo para o constante crescimento da nossa Cidade.

Perguntamos aos moradores, trabalhadores e empresários como está Peruíbe em sua visão nos dias de hoje e o que eles esperam para a cidade nos próximos anos.

A Cidade está deixando a desejar, a saúde e a segurança não estão acompanhando o crescimento da cidade. O transporte não é o suficiente, agente fica duas horas no ponto de ônibus.Espero para Peruíbe que as necessidades básicas sejam resolvidas e cresçam junto com a cidade.” Nalva Ferreira dos SantosBairro Arpoador

Eu acredito em Peruíbe, ela tem um potencial, tem problemas como qualquer outra, mas é uma Cidade que está crescendo, está evoluindo, então eu acredito e invisto na cidade. Jorge Falcone - Empresário

Eu vejo Peruíbe hojecomeçando a caminhar para o

progresso ainda a passos lentos.E no futuro vejo Peruíbe com

mais desenvolvimento e mais, independente do turismo.

Wagner Lapenta

Não vejo um crescimento em Peruíbe, vejo uma cidade inchando, aumentando de construções. Eu entendo como crescimento quando há evolução economica, cultural e atividades esportivas. Eu espero que Peruíbe tenha um administrador que realmente goste da cidade, para preparar esta cidade para veranistas pois não temos turistas, temos veranistas.Sandra Regina - Bairro Centro

Eu vejo a Cidade num crescente, estamos recebendo grandes marcas, acredito que eles estão vendo um potencial, e eles estão apostando na cidade”. Tigrão (José Carlos)EmpresárioMaterial de Construção

Para nós ambulantes está mais difícil, a fiscalização

está muito dura, eles chegam tomando nossas coisas, como

a cidade não tem emprego tenho que me virar.

Como estou esperando meu filhinho espero que a Cidade cresça mais e que ele possa

ter emprego, que ele possa ter um futuro melhor!”

Aparecida dos SantosBairro Itatins

Peruíbe teve um crescimentonos últimos anos bastante acentuado mas, neste crescimento veio também

um público que ao meu ver não é o ideal para a gente. Precisamos de

um público que gaste na cidade. Temos um défice de segurança, de falta de empregos, mas eu entendo

que temos que nos adequar a isso, o poder público tem que ouvir e fazer

a parte dele, o empresário deve oferecer o serviço e as agências de

viajens e turismo fazer também a sua parte. Ourival Martins Frigo

Empresário - Hotelaria

““

““

PeruíbeAnos55Anos

O Itatins - O prédio redondo é um ícone e cartão postal da cidade, sua contrução se iniciou em 1884

Fotos: Sidney Cley

Page 4: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014.4 www.avozdolitoralsul.com.br

Conheça a história da Cidade

PeruíbeAnos55

A Aldeia dos Índios Peroibe já existia desde muito antes da chegada de Martin Afonso de Souza. Seu principal Cacique era conhecido por Piriri Goa Ob Yg e a Aldeia situava-se no Tapiarama (Tapui-Rama), re-gião das Aldeias ou Pátria dos Tapuias. Eram as duas únicas Aldeias do Litoral.

As primeiras noticias, datam de 1532, quando Pero Correa pede a confirmação de suas ter-ras a Martin Afonso de Souza, dizendo já estar há muito tempo nas terras que antes pertenciam a um Mestre Cosme, Bacharel de Cananeia e doava estas ter-ras em 1553 à Companhia de Jesus, por descarrego de cons-ciência, devido ao escravismo atuante nas praias do Guarau. Doou, também, a Fazenda na Praia de Peruíbe, para a Con-fraria do Menino Jesus, que passou a ser o Segundo Colégio de Meninos Órfãos do Menino Jesus. O Primeiro Colégio foi em São Vicente.

Peruíbe pertencia à Capita-nia de Martin Afonso de Souza, por encontrar-se a 12 léguas ao Sul de São Vicente. Já existia neste local a Capela dedicada à Conceição de Nossa Senhora, quando em 1549, chegava Pa-dre Leonardo Nunes, juntamen-te com outros padres, para fazer a catequese dos indígenas. O Padre Leonardo Nunes passou a ser conhecido pelos indígenas

por “Abarebebe” (Padre Santo ou Padre Voador) por estar em vários locais ao mesmo tempo.

Em 1554, chega na Aldeia José de Anchieta, noviço de 19 anos, recentemente aceito na Companhia de Jesus, no auxí-lio à catequese. Após ter feito seu trabalho na Capitania de São Vicente, foi à Bahia como provincial e em 1584, escrevia:

“Ao longo da praia, na terra firma, nove ou dez léguas da Vila de São Vicente para o Sul, tem uma vila chamada Itanhaém de Portugueses e junto dela, da outra banda do Rio, como uma légua tem duas aldeias pequenas de índios cristãos. Nesta vila tem uma Igreja de Pedra e cal na qual, quando se reedificou, o administrador deitou a primeira pedra com toda a solenidade: é a de Conceição de Nossa Senhora, onde toda a Capitania vão em romaria e a ter novenas e fazem-se nela milagres”.

Tendo notícias que o Con-vento de Itanhaém só começou sua construção em 1640, e seu padroeiro foi São Francisco de Assis, conforme apontamento de Azevedo Marques e sua Igreja Matriz, data de 1761 e sua Padroeira de Santa Ana, conforme Benedito Calixto, não resta duvida sobre a veracidade dos fatos históricos de que a fundação da Vila da Conceição de Nossa Senhora, ocorreu na

atual Ruínas do Abarebebe, conforme a afirmação de Frei Gaspar da Companhia de Madre de Deus, que diz na sua obra (Capitania de São Vicente), que até 1555, não existia nada no local chamado Itanhaém e sim Aldeias, onde Martin Afonso de Souza fez sua fundação.

A Aldeia perdeu o Foro de Vila, cedendo aos Portugueses que residiam em Itanhaém, por estarem os Jesuítas protegen-do por demais os indígenas e no século XVII, em meados de 1648 foram expulsos. A Aldeia passa a ser conhecida como Aldeia de São João Batista, a partir de 1640. A Aldeia ficou abandonada, os indígenas foram obrigados a levar as Alfaias, Castiçais e Imagens para o Convento de Itanhaém, mas devido a devoção pela Imagem da Conceição de Nos-sa Senhora, esconderam e só a entregaram à Confraria de São Vicente. Outras histórias foram narradas por diversos historia-dores, sempre com o intuito de apagar da memória os fatos verdadeiramente ocorridos.

Itanhaém passou a cabeça de Capitania por quase 150 anos, devido ao progresso de Piratininga (São Paulo), despo-voando quase totalmente o li-toral inclusive a velha capitania de São Vicente e, em estado de abandono, a Aldeia mais tarde, por insistência dos moradores,

Anos

foi se tornando um povoado de pescadores. Ora como Fregue-sia, ora como Bairro, até como Vila sem nunca ter predicado para isso, o abandono foi total, mas nos mapas seiscentistas e até o Século passado, nota-se o símbolo representativo da velha igreja de Peruíbe.

Em 1852, recebeu sua pri-meira “Cadeira Educacional”, para o sexo masculino e em

1871, para o sexo feminino, sua população sempre foi maior do que a de Itanhaém porém o censo, somente in-formava o total da população entre os municípios vizinhos, que pertenciam ao município de Itanhaém. No ano de 1914, vem a Estrada de Ferro e com ela os primeiros imigrantes. Na década de 50, o Povoado vê aumentar a atividade imobiliá-ria, passando a receber novos incentivadores no comércio.• A EMANCIPAÇÃO: Num trabalho incansável do então Vereador de Itanhaém, Dr. Ge-raldo Russomano, que provoca a realização de um plebiscito para se definir sobre o proces-so de emancipação definitiva de Peruíbe, libertando seu pas-sado. E foi assim que em 18 de fevereiro de 1959, a Aldeia que se tornou Povoado foi levada à categoria de Município e no dia 1º de janeiro de 1960, teve seu assentamento.

Em 22 de Junho de 1974, através de Lei Estadual, Peruíbe passa a ser reconhecida como Estância Balneária, dadas às suas peculiaridades naturais.

fonte: peruibe.cim.br

Page 5: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014. 5www.avozdolitoralsul.com.br

PeruíbeAnos55Anos

O Torneio de Pesca de Arremesso já se tornou tradição na Cidade, reúne mais de 400 pessoas por competição

Ufologia - Evento com a Conferência Internacional sobre vida extraterrestre atrai anualmente mais de mil participantes

Tradicional Carnaval de rua de Peruíbe atrai milhares de foliões brincando ao som das marchinhas de carnaval

As Ruínas do Abarebebê está incluída no Programa Roda São Paulo daSecretaria Estadual de Turísmo

A Cidade oferece um turismo completo muito além das praias, Peruíbe tem roteiro urbano, cultural e histórico

Foto: Sidney Cley Ilustração: Divulgação

Foto

: Sid

ney

Cley

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Page 6: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014.6 www.avozdolitoralsul.com.br

revela o cenário político da Cidadepolítico

Especulações a partepresidente do PSB

painel

A VOZ - Há na cidade grande especulação quanto a uma suposta junção de governo, houve realmente um convite?Gilson Bargieri - Houve sim um convite para que o PSB ocupasse par te do governo com algumas secretarias, e estamos amadurecendo isso em nível de grupo e eu como presidente do PSB não quero tomar nenhuma decisão isola-da, estamos consultando todas as pessoas envolvidas. Agora eu quero ressaltar a humilda-de que a Prefeita precisou ter para fazer um convite a quem foi adversário dela. O governo Bargieri, o PSB e o povo tem o objetivo de ter um hospital na Cidade, a Milena conseguiu este projeto de cem leitos, conseguiu trazer o dinheiro pra conta do Hospital, e fazer a licitação, e a Cidade não pode perder isso. Eu disse para a prefeita Ana Preto, não se pode perder o fio da meada de projetos como este, porque o que vale são as obras que um prefeito faz, e o que ele deixa para o povo. O que a Prefeita tem que fazer é despertar em sua equipe o amor pela cidade, pois tem muita gente que está lá por interesse individual, e ser 100% Peruíbe é ajudar a prefeita a encontrar soluções, e ir atrás de verba. A VOZ - A população não está entendendo esta junção, al-guns estão até dizendo que a Milena estará no Paço Munici-pal, como vai acontecer isso?GB - Não existe junção, isso é folclore, o que houve na verdade como eu disse antes, é o convite da Prefeita e que

nós estamos avaliando como podemos ajudar a melhorar a cidade. Pode até haver um dia uma junção política, como dis-se o saudoso Ulisses Guima-rães, “Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. O que temos é a oportunidade de ajudar, por exemplo, pedimos ao Deputado Federal Márcio França, que nos ajude junto ao Governador para fazer a liberação não só do dinheiro que está sendo devolvido do Hospital, coisa entorno de qua-tro milhões, mas, muito mais que isso, doze milhões para que agente possa executar o hospital.A VOZ - Então o que se entende é que a atual administração não tem experiên-cia e precisa da ad-ministração Milena para buscar e manter as verbas para o Município?GB - Nós temos hoje a Secre-taria de Turismo do Estado de São Paulo, se nós podemos ajudar a Prefeita atual a execu-tar obras que melhore a nossa vida, porque fazer o contrário? Pois nestes anos se o atual governo for mal, todos nós perdemos com isso.A VOZ - Mas então vocês terão cargo no governo?GB - Não! A Milena foi clara que não aceita e eu também não aceito nenhum cargo no governo. Apenas vou ajudar no que eu puder ajudar.A VOZ - Como o PSB ou o gru-po está vendo esta “ajuda”?GB - Bom, existe todo tipo de visão dentro do grupo, tem

aqueles que entendem que te-mos de ajudar, existem aqueles que dizem, imagina somos ad-versários o que vamos fazer lá. E neste momento temos a hu-mildade de ouvir todos e o PSB está avaliando, e uma coisa é clara, que independente da po-sição política existe a posição administrativa e vamos ajudar no que for possível usando nosso relacionamento político em benefício da Cidade.A VOZ - Outra coisa que se ouve muito é que o Secretá-rio de Governo, o Sr. Paulo Henrique Siqueira, não estaria conseguindo “conduzir a má-

quina”. Este convite partiu da Prefeita mesmo ou o Paulão está pedindo ajuda? Poderia surgir um novo Secretário de Governo?GB - Risos... Está é uma per-gunta que seria para a própria Ana Preto. Eu não tenho a menor condição de responder isso. O Paulão é o Secretário de Governo que ela tem! É aquele velho ditado “quem pariu Ma-teus que o embale”. O proble-ma é que tem muita gente que torce contra, principalmente do lado da Prefeita, esses que torcem contra qualquer ajuda que a Ana possa ter, são os primeiros a abandonar o barco quando ele tem água.A VOZ - Relacionando o “bar-co” à equipe do governo,

como o Senhor vê alguns profissionais da sua equipe recebendo convite para a atual administração?GB - Sinal de reconhecimento. Entendo que não tem problema, não tem nada de errado, pois a capacidade do profissional não está vinculada a administração Bargieri, Ana Preto ou qualquer outro, a capacidade está vincu-lada ao conhecimento e dispo-sição para ajudar o Município.A VOZ - A suposta “junção” política revelou a mais radical opinião mencionada nas redes sociais em que o Dr. Alexke-ssander Veiga Mingroni, teria

dito que o lugar dos Bargieri era na cadeia, o que o Sr. diz a res-peito disso?GB - Ele foi maldoso em seu comentário e irá responder por isso, pois nós os Bar-

gieri somos lutadores, somos pessoas simples que temos defeitos e virtudes como todos os outros, não temos nenhum processo de roubo, nunca fo-mos condenado a nada então ele não tem o direito de falar o que falou. Ele atingiu até meus irmãos que são comerciantes em São Paulo, falou da família como um todo. Nós sabemos que tudo isso é porque se nós nos aproximarmos da Prefeita e ajudá-la, muitos incompe-tentes não ficarão por perto da Prefeitura.A VOZ - Com toda esta expe-riência e vasta visão política, hoje o GB é um conselheiro político?GB - Eu estou é ficando velho (risos), e vejo nos jovens essa

impetuosidade maior, essa força de vontade, a energia, a capacidade de trabalho, eu vejo essa força na Milena muito evidente essa vontade de aju-dar as pessoas. E se eu puder ajudar, vou ajudar, porque não adianta você ter o conhecimen-to e não repassar.A VOZ - Ouvia-se também no meio político que o Sr. viria candidato a Deputado, procede esta informação?GB - Quero fazer justiça ao PSB e agradecer aos convites, pois quando a Milena saiu fomos convidados a assumir car-gos importantes no Governo Estadual, mas não queremos sair de Peruíbe, também fui convidado para estar na co-ordenação da Campanha à Presidente do Governador de Pernambuco Eduardo Cam-pos, e é um desafio que quero aceitar. Imagine o quanto eu poderia ajudar Peruíbe se ele vier a ganhar.A VOZ - Para encerrar qual a mensagem que o Senhor deixa para Peruíbe nestes 55 anos?GB - É um orgulho viver aqui, eu me encontrei na Cidade que aprendi a amar, desejo e peço a Deus que tire todo o rancor e ódio politicamente dizendo, e que eu possa ter sempre a humildade e encontrar mecanismos para ajudar a minha cidade. E espero que nestes 55 anos o Majesto-so e Imponente Itatins passam sempre estar guardando em suas muralhas o que de melhor uma cidade possa conquistar e isso depende muito do povo que habita nela, e isso é uma missão de todos nós os setenta mil habitantes de Peruíbe.

As primeiras semanas de janeiro foram agitadas no cenário político de Peruíbe, os blogueiros de plantão não falavam em outra coisa a não ser uma suposta junção de governos, isto é, uma aliança entre os governos Preto e Bargieri. A notícia inflamou as conversas nas rodas políticas e aos profissionais de comunicação não só da cidade, bem como de um jornal centenário. Em badalado site de relacionamento, os “gurus” de plantão, apostavam e já citavam nomes para diversas pastas. Membros do grupo da atual administração ficaram confusos e até perplexos com tal possibilidade, já os partidários mais radicais expressaram sua indignidade em rede social, dizendo que tal “junção” seria uma traição aos votos

conquistados pela prefeita, diversas opiniões inflamaram ainda mais o discurso e as supostas negociações, uma vez que estavam em jogo importantes pastas como Turismo, Obras e Saúde. Confuso mesmo fica o povo de Peruíbe, que não está entendendo o jogo político e o que se perguntam nas rodas de bate papo, se a ex-prefeita Milena Bargieri estará nos corredores da prefeitura ou se é verdade que no dia 18 veremos o ex-prefeito Gilson Bargieri discursando no palanque ao lado de Ana Preto. Especulações a parte, o jornal A VOZ do Litoral Sul vem esclarecer para a população em entrevista exclusiva com o empresário, ex-prefeito e presidente do PSB de Peruíbe, Gilson Bargieri, o que de fato está acontecendo no cenário político da Cidade.

“Política é como nuvem.Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.”

Ulisses Guimarães

por: Sidney Cley

Page 7: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014. 7www.avozdolitoralsul.com.br

imóveisDecoração / JardinagemPerfil: personalidades da RegiãoCompra / Vende / Aluga

CAD

ERN

O D

E Inflação medida pelo IGP-Macumula alta de 5,66% em 12 mesesAluguel

SÃO PAULO – A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgou a inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mer-cado) referente ao mês de janeiro (medido entre os dias 21

do mês anterior e 20 do mês atual). O índice serve como balizador para o reajuste de aluguéis e, no acumulado dos últimos 12 meses terminados em janeiro, ficou em 5,66%.

Veja algumas maneiras bacanas de mudar a cara da sua parede

• decoração

Conheça as opções para deixá-las mais atraentesque recebam luz solar indireta e as plantas ideais são as samambaias, ripsalis, lírios da paz, heras e outras folhagens. Já os revestimentos rugosos, como pedras ou texturas, exi-gem limpeza constante.

• Paredes internas - Para as paredes internas, se esti-verem bem conservadas, po-de-se aplicar uma camada de massa corrida, duas demãos de tinta látex e depois aplicar o papel de parede. “Práticos e fáceis de instalar, os papéis estão entre as boas opções”, comenta Laurimar.

Segundo a arquiteta, há opções 3D no mercado que conferem efeitos especiais. “Mas como todo revestimen-to, é preciso utilizá-lo com bom senso. Evite exageros e

cores que possam pesar no ambiente. O tipo de iluminação também vai definir a melhor escolha”, explica.

• Espelhos e quadros - O uso de espelhos nas paredes é um recurso interessante, pois pode ampliar o espaço ou multiplicar a luz. Para ob-ter a sensação de amplitude, estude o formato do cômodo antes de escolher a parede onde vai colocá-lo. Posicione-se em frente de cada parede e imagine qual delas gostaria que não existisse. Em vez de eliminá-la, instale o espelho ali. Procure não colocá-lo em frente a mesas de jantar ou so-fás para evitar que as pessoas fiquem constantemente vendo seu reflexo, o que pode ser desagradável.

Uma das dicas é fixar plantas na parede

Se você quer deixar sua parede diferente, mais bonita ou descolada, saiba que há várias opções. Antes de tudo, é preciso definir se a parede é externa ou interna. Se for externa, avalie se ela sofre a ação da chuva e do sol.

Segundo a arquiteta Lauri-mar Coelho, para as paredes externas que não sofrem a ação do tempo há uma infinidade de revestimentos cerâmicos e de pastilhas de vidro, por exemplo. “Também é possível fazer uma parede verde ou parede viva

com plantas ornamentais fixa-das em um aramado especial”, sugere. O aramado permite que vários vasos sejam pendurados. “Neste caso, é necessário ava-liar a insolação e a ação dos ventos”, aconselha. Essa opção é mais indicada para paredes

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Estude o local, antes

de pendurar o espelho, pode usar

um arabesco em formatos

delicados para dar um up

em qualquer cantinho da

sua casa .

Fonte: Revista ZapImóveis

Page 8: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014.8 www.avozdolitoralsul.com.br

imóveisCAD

ERN

O D

E destaque para segmento de 2 dormitóriosMercado

Os imóveis de 2 dormitórios são os mais presentes na oferta de imóveis verticais (42,7% com 8.667 unidades), seguidos pelos de 3 dormitórios (36,8% - 7.474 unidades), 1 dormitório (10,4% - 2.121 unidades) e 4 dormitórios (10,0%

- 2.037 unidades). Quanto ao preço de venda, os imóveis de mais de R$ 500 mil lideraram os lançamentos, com 5.258 unidades (28%), seguidos pelos apartamentos entre R$ 200 e R$ 300 mil, com 3.169 unidades (17%).

A importância da automação comercial como ferramenta para o sucesso empresarial

• empreendedorismo

O conceito de automação comercial pode ser traduzido como uma série de ações para transformar tarefas manuais repetitivas em processos au-tomáticos, realizados por uma máquina. Isto que dizer que, tarefas que são executadas por pessoas e passiveis de erro como digitação de preço dos produtos, controle da quantidade de itens, uma simples anotação do peso de uma mercadoria ou mesmo o preenchimento de um cheque, na automação são feitas por computadores com total controle da qualidade diminuindo praticamente a zero o retrabalho.

A automação de uma micro-empresa envolve o controle efi-caz do estoque, a reposição em tempo real das mercadorias, a redução dos custos, o aumento da produtividade e o acesso am-plo a informações estratégicas para o negócio, além da me-lhora da relação com o cliente final através da ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) ou gestão de relacionamento com o cliente. A gestão do varejo, através de softwares de automação co-mercial, deixou de ser somente sinônimo de modernização ou agilidade no atendimento aos clientes. Hoje estas ferramentas são indispensáveis para o bom desenvolvimento do negócio.

A tendência é que esses e outros indicadores importantes façam parte do planejamento estratégico. Se bem monito-rados, a partir da organização de um banco de dados, podem levar a decisões corretas, pre-cisas e rápidas. O mercado se tornou amplamente competitivo e o aumento da concorrência exige das empresas a entrega de qualidade com preço com-petitivo para o consumidor final e a ferramenta de automação atrelada as novas tecnologias de gestão administrativa pro-porcionam aos empresários os resultados esperados com baixos custos de investimento.

Page 9: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014. 9www.avozdolitoralsul.com.br

imóveisCAD

ERN

O D

E Mercado ImobiliárioFinanciamentos imobiliários crescem 32%Crédito

O Mercado Imobiliário bate um novo recorde e confirma as expectativas para o setor. Segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip),

entre janeiro e dezembro de 2013, os financiamentos imobiliá-rios cresceram 32% em relação ao ano anterior e alcançaram R$ 109,2 bilhões.

2 CASAS EM CINCO LOTES - ÁREA 1.303 M2 - R$ 850.000

3 DORMS + EDICULA - ÁREA 300 M2 - R$ 290.000

APARTAMENTO REFORMADO - R$ 190.000 LINDA CASA COM PISCINA - Pé NA AREIA!R$ SOB CONSULTA

MINHA CASA MINHA VIDA - NOVA - R$ 170.000

3 DORMS COM PISCINA - Só R$ 295.000 4 DORMS E 2 LOTES - MOLEZA R$ 380.000

CINEMATOGRÁFICA - CONDOMINIO FECHADO - R$ SOB CONSULTA

Fabiana Maia/spimovel.

Confira as oportunidades de negócio da SBR Imóveis em parceria com a CMA Imóveis.

www.srbimoveis.com

(13) 3455-8997 / (13) 9.9709-0177 Sandra / (13) 9.9636-4146 - Cleuber

CRECI 45141-F

Av. São João, 367 - 1º andar - sala 02 - Centro - Peruíbe/SP (Em frente ao estacionamento do Cartório)

Page 10: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014.10 www.avozdolitoralsul.com.br

imóveisCAD

ERN

O D

E

SOBRADOS NOVOS EM FASE DE

ACABAMENTO

Vendo Apar tamentos e m b e l o s o b r a d o , apartamentos c/ 2 dorm., (uma suite), 01 vaga na garagem, churrasqueira, piscina com cascata, lavandeiria individual em amplo terraço. Contato: Dib 13 9758-5869.

Casa para locação definitiva no Centro da Cidade - Sendo dois dormitórios, sala, cozinha ampla, bamheiro e garagem. Contendo um quarto com banheiro nos fundos. Valor R$ 1.000,00. Somente com fiador! Contato: Dib 13 9758-5869.

LOCAÇÃO DEFINITIVA

GRANDEOPORTUNIDADEVendo TERRENO na Chácara Fazenda São João, escritura-do, de 1.000m2 - Pe-ruíbe.

Contato:(13) 9.9709-0177

Final do ano fez aluguel de temporada subir no litoralFérias

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado (Creci-SP) apura alta nos valores, no final de 2013 com alta de 64% no valor das diárias comparativamente com 2012. De acordo com o Creci, uma casa de três dormitórios pode ser alugada por

R$ 1.270; as de dois dormitórios chegaram a R$ 715; já as de um dormitório, tiveram diária de R$ 300. São Sebastião e Ubatuba foram as mais caras de todo o litoral, Já as de menores valores foram Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e Peruíbe.

Por Marco Barone/spimovel.

CONDOMINIO FECHADO NO CENTRO - R$ 550.000 CHALEZINHO ESTILO EUROPEU - R$ 210.000 - ÁREA 250 M2

CASA NOVA COM PISCINA - R$ 380.000

SOBRADO COM PISCINA 300 METROS DA PRAIA - IMPERDIVEL - R$ 370.000

Page 11: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014. 11www.avozdolitoralsul.com.br

Alimentação Quem não consegueconsumir muita água,os sucos podem serbons substitutos

Também é indicado ingerir de dois a três litros deágua diariamente, com atenção após a atividade física

Alguns cuidados precisam ser tomados para manter a saúde, o bronzeado e a performance esportiva. Atenção redobrada antes, durante e após a prática esportiva. Antes: 1 a 2 horas antes ingerir

250 a 500 ml de água. Durante: 400 a 800 ml de líquido por hora, fracionar a reposição. Após: é preciso continuar se hidratando ao longo do dia e observar a coloração da urina que deve estar clara.

alimentação leve, coloridae variada é recomendada

no calorO verão é o período no qual

altas temperaturas se con-centram e os dias são mais prolongados. Por causa da temperatura elevada ocorre uma diminuição do metabolismo basal, pois nessa fase o orga-nismo se esforça bastante para manter a temperatura interna do corpo. Como o organismo nesse período concentra grande parte de energia na manuten-ção da temperatura corpórea

é importante saber consumir alimentos que não irão interferir na energia para a digestão.

A sensação de mal-estar que hostiliza muitas pessoas no verão ocorre pelo desvio de energia para a digestão, fazendo com que a digestão fique lenta e a temperatura do corpo vulnerável. Nesse período também ocorre grande perda de líquidos através do suor fazendo com que o corpo se desidrate com maior facilidade.

Diante disso, é necessário mudar alguns hábitos nesse pe-ríodo para que o funcionamento do organismo ocorra de manei-ra correta, como a diminuição do consumo de sal, a substi-tuição de alimentos gordurosos e pesados por frutas, verduras e legumes, a troca do sorvete pelo picolé de fruta, a ingestão de cereais, tubérculos e carnes magras, bem como a utilização de gordura de origem vegetal.

Convém ingerir bastante líquido antes que se tenha sede, pois a sede é sinal de que o organismo já iniciou o processo de desidra-tação. Prefira bebidas geladas, pois a temperatura influencia na absorção mais rápida e evite re-frigerantes e bebidas alcoólicas. É importante fazer no mínimo três refeições ao dia, com va-riação de alimentos para que o funcionamento do organismo não fique comprometido.

Água de coco, sucos naturais, frutas ricas em água como melão, melancia, laranja, maçã, sorvetes de frutas, saladas de frutas e, é claro, muita água. Para quem tem dificuldade de beber água, pode utilizar também os “suchás”, que são sucos feitos com chás. Devemos ter cuidado só com o índice glicêmico desses sucos, porque até mesmo as frutas em excesso engordam, prin-cipalmente quando possuem um alto índice glicêmico, ou seja, quando são muito do-ces, como por exemplo suco de manga, suco de laranja, suco de mamão.

Equilibrar a alimentação com frutas, verduras, legumes, saladas, sanduíches leves e carnes magras. Evitar o consumo de frituras e alimentos gordurosos, além do alto teor calórico dificultam a digestão.

Fonte: euatleta.com / brasilescola.com

Foto: Divulgação

Saúde

Márcio FrançaDeputado federal

Peruíbe mora no meu coração Parabéns pelos 55 anos de história!

Antes do Márcio - 2003 R$ 12, 3 milhões

Antes do Márcio - 2004 R$ 14,8 milhões

Antes do Márcio - 2005 R$ 17,5 milhões

Antes do Márcio - 2006 R$ 20,6 milhões

Com Márcio França - 2007

Com Márcio França - 2009

Com Márcio França - 2011

Com Márcio França - 2008

Com Márcio França - 2010

Com Márcio França - 2012

Com Márcio França - 2013

R$ 23,2 milhões

R$ 29,6 milhões

R$ 39,9 milhões

R$ 28,3 milhões

R$ 34,3 milhões

R$ 40 milhões

R$ 44 milhões

Muito Mais por peruíbe! Após a gestão do deputado

federal Márcio França (PSB), a partir de 2007,

os recursos federais destinados a Peruíbe mais

que triplicaram.

Além disso, França conseguiu aprovar emenda

destinando R$ 8 milhões para investimentos na saúde

de Peruíbe e região.

E mais: outros R$ 5,3 milhões foram

conquistados para projetos de obras turísticas para

Peruíbe e Baixada.

Page 12: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014.12 www.avozdolitoralsul.com.br

Operação Verão: Balanço positivo!

Pede reforço para o CarnavalPede reforço para o Carnaval

cotidianoApartir do dia 13 de fevereiro, Secretaria de Trânsito e Ciretran atende em novo endereçoMudamos

Mortalidade por efeitoscolaterais é maior que por

causas determinates de AIDS

No dia 13, terá início a fase de “pré-operação” do Detran Peruíbe, na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 667, no bairro Novo Horizonte. Os prazos, com vencimentos nos dias 11 e

12/02 também serão prorrogados para o dia útil subsequen-te. A mudança no expediente consta no decreto 3.916/14, que está disponível no site oficial da Prefeitura de Peruíbe.

• utilidade pública • Conseg de Peruíbe• Conseg de Peruíbe

• Acidentes Cardiovasculares: aumento de 0,8%/ano na população em geral, 8% entres pessoas com HIV.• 33% das pessoas com HIV apresentam alto risco e não tratam suas causas. 44% nunca discutiu tabagismo com o médico.• Cânceres: 0,8%/ano na população em geral, 9% nas pessoas com HIV.• 26% das pessoas em tratamento com o coquetel têm sérios danos ósseos como osteoporose e osteonecrose, colocando a pessoa à beira de uma situação de deficiência e onerando os cofres públicos.

Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/AIDSOrganizada em 23 estados em núcleos estaduais e

municipais. Ponto Focal de Peruíbe: Laura PintoContatos: 13 3455-7240 / 13 99765-4710 / 13 99168-5946

Espaço cedido pelo jornal A VOZ

O 1º Tenente José Romeu Dutra, Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar de Peruíbe, elogia o empenho e agradece aos policiais que fizeram parte da Operação Verão 2014. Tenente Dutra. declara que o balanço da operação foi positivo. “Conseguimos atuar de maneira efetiva em locais pontuados e reduzir os índices de criminalidade. A aprovação da Lei do som alto favoreceu no controle de pequenas badernas evitando os grandes tumultos”.

A reunião aconteceu no dia 07 de fevereiro, em Itanhaém, durante um café da manhã oferecido pelo comandante do 29º Batalhão da Polícia Militar do Interior (29º BPMI),

o major Rogério Silva Pedro. Durante o encontro foram dis-cutidas várias ações voltadas para a segurança, com desta-que para o pedido de reforço para o Carnaval. Estiveram

presentes o 1º Tenente José Romeu Dutra, Comandante da 3ª Companhia PM - Peruíbe, o Presidente do Conseg An-dré de Paula e membros do Conselho.

Fotos: Sidney Cley

ANDREIABAZAR E PAPELARIA

• Presentes• Bonés• Brinquedos• Bijuterias

Xerox •Pipas •Linha •

Rua Maria Ferreira de Araújo, 806 - Vila Romar

Page 13: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014. 13www.avozdolitoralsul.com.br

cotidianoProjeto vai liberar R$ 598 mil para bônus salarial aos profissionais do magistérioEducação

A prefeita de Peruíbe enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que garante bônus salarial aos profissionais do magisté-rio. A proposta da Administração é liberar um valor total de R$

598 mil para viabilizar o repasse dos recursos já no próximo mês. A gratificação irá beneficiar professores, coordenadores e diretores que atuam na rede municipal de ensino.

• terceiro setor• esporte

Prefeitura de Peruíbe firma convênio com entidades

Skatistas do Jd. Ribamar pedem apoio

A Prefeita assinou convênio com 16 entidades assistenciais do Município, que prestam serviços nas áreas do Esporte, Educação e Assistência Social. O contrato prevê o repasse superior a R$ 3 milhões, com recursos oriundos do Tesouro Municipal, Fundo de Desenvol-vimento da Educação Básica (Fundeb), Governo Federal e Governo Estadual.

O convênio foi firmado na manhã do dia 24 de janeiro, após reunião realizada entre a prefeita e representantes das

entidades. Do total de recursos, serão

liberados R$ 217.706,87 para as entidades que atuam na Educação, R$ 760 mil para o Esporte e R$ 2.145.267 para a Assistência Social.

A iniciativa garantirá ainda a execução e manutenção de serviços voltados para idosos, portadores necessidades espe-ciais, crianças e adolescentes.

O Terceiro Setor é o conjun-to de entidades da sociedade civil com fins públicos e não-lucrativas.

Confira a relação das entidades:EDUCAÇÃO - Casa da Criança Nosso Lar / Ação Social de Peruíbe / Creche Educandário São Vicente de Paulo ASSISTÊNCIA SOCIAL - Segmento Idoso: Casa de Repouso Nossa Senhora Aparecida. Segmento Criança e Adolescente: Centro Ecumênico de Publicação e Estudos Frei Tito / Ação Social de Peruíbe / Casa da Criança Nosso Lar / Casa de Amparo e Proteção à Infância (CAPI) / Associação Padre Leonardo Nunes / Associação Projeto Relfe; Segmento Pessoa Portadora de Necessidades Especiais: APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) / Associação de Apoio à Pessoa Portadora de Deficiência.ESPORTE - Associação Shinshukan de Karatê / Associação Nacional de Desenvolvimento Esportivo / Associação Nacional de Judô Budokan de Peruíbe / Movimento Esporte Brasil.

O skate é um esporte que cresce a cada dia e vem con-quistando os jovens de Peruí-be, mas, sem pistas públicas apropriadas, eles são vistos andando nas ruas desafiando o trânsito, no Chico Latim, ou nas praças. Um grupo de jovens está usando a praça XV de Novembro no Jardim Ribamar, improvisando obstáculos e rampas construídos por eles mesmos, “essa foi à única forma que encontramos para continuar a prática do esporte”. comenta Jonathan morador do Caraguava.

William relata que “muitos vereadores e políticos em época de campanha disseram que iriam nos ajudar, mas não passou de promessas”,

e acrescenta: “estas rampas foram construídas por nós mesmo, mas como usamos todos os dias as rampas não estão aguentando a demanda de mais de 30 skatistas, entre homens e mulheres e a garota-da dos patins. A rampa quarter está precisando de reparos já a delta, precisa ser trocada, pois tem um buraco e alguém pode se machucar”.

Os jovens reivindicam há muito tempo uma pista para treinos projetada por um pro-fissional, com qualidade e que traga segurança. O espor te tende a melhorar a vida dos jovens, e tira muitos adoles-centes das ruas evitando as más companhias e o contato com as drogas.

Fotos: Sidney Cley

Page 14: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014.14 www.avozdolitoralsul.com.br

Cidades

• PAC2

• Itariri

Alunos do curso de Cidadania e Meio Ambiente visitam a PrefeituraParceria

A visita faz parte da aula prática onde os alunos aprendem sobre como funciona um órgão público. Eles estavam acompa-nhados do professor e ouviram relatos de cada departamento seu funcionamento e importância para o Município. Os alunos

estiveram também visitando a Câmara Municipal e estão agen-dando a visita ao Fórum da cidade, encerrando assim a visita aos três poderes. O curso faz parte de uma parceria entre a Prefeitura através do CRAS e o Governo Federal.

Foto: Sidney Cley

Fotos: Sidney Cley

Ana Maria (PTB), secretária do C.M.S. (Conselho Municipal de Saúde), Conselho do Meio ambiente e da Defesa Civil; Wilson Obama (PTB), o diretor de obras Hélio Ribeiro e Rogério pesidente do PMDB de Itariri.

A cidade de Itariri foi con-templada com uma máquina motoniveladora, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário e pela emenda parla-mentar do Deputado Federal Nelson Marquezelli.

A verba através do Deputado Federal Nelson Marquezelli é mais uma das conquistas de Wilson Obama (PTB), ex-vere-ador e grande líder do Deputado Marquezelli na Região. Entre ou-tras conquistas em seu manda-to de 2009 a 2012, ele destaca a Creche no Município de Ana Dias e a melhoria do transporte escolar com a aquisição de mais dois ônibus novos.

Representando Vice-presi-dente Michael Temer (PMDB), Sr. Rogério, presidente do PMDB de Itariri comenta: “Quero para-

benizar o Governo Federal pelo PAC2, o Vice-presidente Mi-chael Temer, PMDB, e o nosso agradecimento especial ao Deputado Nelson Marquezelli (PTB) que foi um dos mentores ao conseguir incluir o nome da cidade de Itariri na emenda e conseguiu contemplar a Cidade com esta máquina.”

Representando a prefei-ta Rejane Silva, o Diretor de Obras, Hélio Ribeiro comenta que com a chagada da má-quina, aproximadamente 400 famílias da Zona Rural serão beneficiadas com o nivela-mento e melhorias das estra-das, esta melhoria está sendo aguardada com ansiedade prin-cipalmente pelos agricultores, que dependem das estradas para escoarem sua produção.

• PAC2 - A prefeita Rejane Silva esteve presente nesta se-mana no evento que marcou a entrega de uma máquina moto-niveladora zero quilometro. O convênio celebrado entre o Go-verno federal e a Prefeitura faz parte do PAC 2 ( Programa de Aceleração do Crescimento).

Representantes do Ministério da Reforma Agrária falaram em nome da presidente Dilma. A máquina vem em boa hora de acordo com a prefeita e será utilizada na manutenção das estradas vicinais do mu-nicípio. Na ocasião também estavam presentes os prefeitos

da Região do Vale do Ribeira. As máquinas foram doadas à municípios com menos de 50 mil habitantes e foi anunciado no começo do ano pela presi-dente Dilma. A entrega ocorreu na cidade de Campina do Mon-te Alegre, sudoeste paulista a 250 km da capital.

Itariri recebe máquina motoniveladora

Mais uma creche abandonada pela Prefeita Rejane

Atendemos a diversos telefonemas de pais indignados com as condições de abandono da creche Nova Itariri, fomos até o local e podemos verificar que a creche está realmente esquecida pela educadora e prefeita de Itariri, Rejane Silva.

A creche da Nova Itariri onde há mais de 60 crianças entre três e cinco anos, as crianças estão sendo atendidas em salas de aulas com as janelas sem vidros, janelas sem cortinas, o sol atinge direto as crianças, a pintura velha e toda riscada, o

para-raios não tem cabeamento, por-tanto não funciona há muito tempo, o que se vê é um prédio totalmente dete-riorado, sem portão, colocando em risco a vida das crianças e funcionários.

No espaço externo onde deveria ter um jardim com brinquedos e escorregador para as crianças, o que encontramos são preservativos e cápsulas de drogas deixadas para trás depois de uma noite de bagunça e vandalismo.

Até o fechamento desta edição não tivemos resposta da Prefeitura.

A porta dos fundos tem sinais de tentativas de arrombamento. No jardim são encontrados preservativos e cápsula de drogas. O para-raios está sem cabeamento.

Page 15: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014. 15www.avozdolitoralsul.com.br

Cidades

• Pedro de Toledo

• Itanhaém

Cadastro e recadastro de passe escolar se estendem até 7 de marçoItanhaém

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes está com inscrições abertas para o cadastro e recadastro de alunos para a aquisição do passe escolar. A solicitação do passe se

estende até o dia 7 de março e deve ser realizada no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CM-TECE), na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.

Cadastro Único do Governo Federal vai até 28 de fevereiro

Pais reclamam e pedem retorno de ônibus para levar crianças à escola

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, recebe até o dia 28 de fevereiro atuali-zação obrigatória do Cadastro Único do Governo Federal. Os munícipes devem se dirigir aos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e PAAS (Posto de Atendimento da Assistência Social) onde estão cadastrados para fazer a atualização. As datas e horários dos atendimentos nes-tes locais podem ser conferidos na tabela abaixo.

Os munícipes que não atua-lizarem ficarão impossibilitados de participar de qualquer outro programa social do governo como: Programa Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social, contribuir para o INSS como Dona de Casa, Telefone Popular, Carteirinha do Idoso, Isenção em Taxa de Concurso Público, entre outros.

De acordo com a Secretaria, há usuários que estão há mais de 48 meses sem atualizarem o cadastro e, por isso, é ne-

cessário que o façam o mais rápido possível para não perde-rem os benefícios relacionados acima. Os nomes dos usuários estão disponibilizados no site da Prefeitura e também serão publicados no Boletim Oficial do Município nº 269.

Aqueles que perderem o prazo de atualização do ca-dastro encontrarão no extrato bancário as explicações do que é preciso fazer para manter o benefício, assim continuando no Bolsa Família.

• Serviço:Local Endereço Telefone Data de atendim.PAAS Gaivota Av. Flácides Ferreira, 775 – Balneário Gaivota 3429-2903 20/01 a 28/01PAAS América Rua Las Vegas, 20 – Jardim América 3427-2771 29/01 a 07/02CRAS Oásis Rua José Batista Campos, 1572 – Jardim Marilú 3427-7660 10/02 a 19/02Cras Suarão Av. Cabuçu, 100 – Vila Jaci 3427-3286 20/02 a 28/02

Educadores podem fazer inscrição em fevereiro para o curso de ‘Educação Digital’

O Programa Nacional de For-mação Continuada em Tecnolo-gia Educacional (Proinfo), criado pelo Ministério de Educação (MEC) e implantado na Prefei-tura de Itanhaém, estará com inscrições abertas de 3 a 28 de fevereiro para o curso ‘Educação Digital’, destinado a professores e gestores da Rede Municipal de Ensino. A matrícula deverá ser realizada na própria unidade escolar em que o profissional atua ou preencher o formulário online que está disponível no site da Prefeitura.

O curso é composto por aulas teóricas (com discus-sões sobre o uso da tecnologia nas escolas como ferramenta pedagógica) e práticas (com recursos que motivam e pre-param professores para a utilização de programas, apli-cativos, atividades com blogs,

entre outros).Entre os itens que serão

abordados durante as aulas estão: tecnologia na sociedade, na vida e na escola; reflexões sobre a identidade do pro-fessor e sobre a necessidade de aprendizagem contínua; instigar a observação sobre a própria escola em relação ao uso das tecnologias dis-poníveis; apresentar a internet como espaço de colaboração e de publicação; apresentar a exploração de mídias digitais e outros.

As atividades iniciam em 10 de março. As aulas aconte-cerão as segundas e quartas-feiras, das 18 às 20 horas, no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Espor-tes (CMTECE). Mais informa-ções pelo telefone (13) 3421 1700, no ramal 1799.

Os pais do bairro Vila Soro-cabana, em Pedro de Toledo, reclamam que a prefeitura deixou de fornecer transporte para que as crianças da área frequentem a escola.

A dona de casa Gisele Gomes da Silva é uma das que questiona a situação. Muitas vezes, os pais enfrentam o sol e temperaturas acima dos 30°. “Eu me preocupo não só com a minha filha, mas com as crianças que estão vindo também. Nós sempre tivemos transporte. Ele vinha parando em vários lugares e levava todo mundo”, diz.

Além disso, muitas mães têm que sair mais cedo do tra-balho para buscarem os seus filhos no colégio. “Tenho que fechar a minha loja, venho aqui e levo ele. Na hora da

saída também. Às 18h fecho e volto para ir até a escola. Tem todo esse transtorno“, relata a comerciante Sílvia Silva Alves.

Em frente a única creche municipal, que atende crianças até três anos, mais reclama-ções de pais. As mães preci-sam caminhar bastante para chegar ao local. “Com esse sol, ninguém aguenta trazer. Eu moro do lado da câmara municipal, o sol é terrível pra gente trazer, castiga muito”, comenta a a faxineira Natália Porto dos Santos.

A diretora do Departamen-to de Educação de Pedro de Toledo, Cléia Cristina da Silva, defende a medida, alegando que o município segue uma resolução estadual, que disci-

plina concessão ao transporte escolar e prioriza o atendimen-to aos moradores da zona rural. “Temos crianças que moram há três quadras da escola. Eles podem ir para a escola de ôni-bus. Mas eles têm que entender que eu tenho que atender a especifidade da lei e, depois, eu atendo aos demais casos, que se tornam uma excessão”, destaca.

Cléia também justifica a atitude como uma medida de segurança. “Eu zelo muito pela prudência, pela respon-sabilidade e como eu vou transportar esse aluno. É im-portante saber como estão as condições desse transporte. Se acontece alguma coisa nesse percurso, como é que vai ficar?”, completa. Fonte: G1

Continua a onda de ex-plosões a caixas eletrônicos, depois de Peruíbe e Itanhaém, o ato repetiu-se em Pedro de Toledo.

Uma quadrilha explodiu vá-rios caixas eletrônicos de uma agência bancária no centro de Pedro de Toledo, na madrugada do dia sete de fevereiro. Nin-guém foi preso até o momento.

A polícia foi chamada e, durante a fuga, os assaltantes deixaram para trás uma dina-mite e um revólver. O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foi chamado para de-sativar o explosivo.

Segundo a polícia, ainda não foi contabilizada a quantia roubada. Ninguém foi preso até o momento.

Quadrilha explode caixa eletrônico no centro de Toledo

Foto: Arquivo Pessoal / Geraldo Machado

Agência bancária foi danificada por explosão de caixa eletrônico

Page 16: Avoz 08 web

A VOZ • Agilidade e Atitude - fevereiro de 2014.16 www.avozdolitoralsul.com.br

láudiaC ibDsocial Encontrando amigos nos quatro

cantos da Cidade...

Av. Padre Leonardo Nunes, 975 - Centro - Peruíbe/SP - Tel.: 13 3455-9599

Muita gente bonita e animada curtindo o ótimo ambientefamiliar do Budega do Portuga ao som de MPB

Para animar a galera o cantorde MPB e Raul Seixas,o querido Pica-Pau