avoz 01 12 pag

12
www.jornalavozdolitoralsul.com.br Jornal A VOZ do Litoral Sul • Agilidade e Atitude • Ano I Número 1 • Peruíbe, 01 a 15 de março de 2013. Comissão de vereadores ainda não tem solução para perueiros • transporte público Quase um mês após protesto, o transporte alternativo continua irregular - Pág.05 imóveis Como cultivar Uso de Decks: uma solução prática Classificados: sua casa está aqui! Prefeitura Municipal lança parcelamento de débitos de IPTU Campeonatos de Strongman e MMA agitam arena da praia em Peruíbe Dr. Valdez é demitido por “incompatibilidade” Prefeitura atende moradores e instala lombadas e reguladores de tráfego Pedro de Toledo oferece capacitação profissional palmeiras casa & jardim E mais, saiba qual a diferença entre Paisagismo e Jardinagem com a Arquiteta Paisagista Kátia Sibilio. Página 03 Página 01 Página 04 Página 04 Página 04 Página 04 Página 03 Entrevista com o empreendedor Antonio Carlos Caruso • Itariri • Itanhaém • força bruta • administração • cidades VOZ V Litoral do Sul perfil imóveis página 02 Marcos Mohai continua com o título de homem mais forte do Brasil CADERNO DE Foto: Sidney Cley Uma nova oportunida- de de capacitação profis- sional surge na Cidade, com a inauguração do projeto Escola de Moda. O vice-prefeito Nelson do Posto é o responsável interino pela Pasta

Upload: jornal-a-voz-do-litoral-sul

Post on 18-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Jornal A VOZ do Litoral Sul, primeira edição.

TRANSCRIPT

Page 1: Avoz 01 12 pag

www.jornalavozdolitoralsul.com.br

Jornal A VOZ do Litoral Sul • Agilidade e Atitude • Ano I • Número 1 • Peruíbe, 01 a 15 de março de 2013.

Comissão de vereadores ainda não tem solução para perueiros

• transporte público

Quase um mês após protesto, o transporte alternativo continua irregular - Pág.05

imóveis Como cultivarUso de Decks: uma solução prática

Classificados: sua casa está aqui!

Prefeitura Municipal lança parcelamento de débitos de IPTU

Campeonatos de Strongman e MMA agitam arena da praia em Peruíbe

Dr. Valdez é demitidopor “incompatibilidade”

Prefeitura atende moradores e instala lombadas e reguladores de tráfego

Pedro de Toledo oferece

capacitação profissional

palmeirascasa & jardim

E mais, saiba qual a diferença entre Paisagismo e Jardinagem com a Arquiteta Paisagista Kátia Sibilio. Página 03

Página 01

Página 04

Página 04

Página 04

Página 04

Página 03

Entrevista como empreendedorAntonio Carlos Caruso

• Itariri • Itanhaém

• força bruta

• administração

• cidades

VOZV

Litoraldo Sul

perfil

imóveis página 02

Marcos Mohai continua com o título de homem mais forte do Brasil

CAD

ERN

O D

E

Foto

: Sid

ney

Cley

Uma nova oportunida-de de capacitação profis-sional surge na Cidade, com a inauguração do projeto Escola de Moda.

O vice-prefeito Nelson do Posto é o responsável interino pela Pasta

Page 2: Avoz 01 12 pag

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 01 a 15 de Março de 20132 www.avozdolitoralsul.com.br

opinião

Conselho Municipal de Saúdeé um órgão necessário?

“Para mim, o Brasil, e eu dizia isso na campanha, não precisa ficar fazendo a apologia do gerente. Um presidente da República não é para ser o gerente do país. O presidente da República é para ter visão estratégica. Quando ele tem isso, ele consegue os melhores gerentes. O Fernando Henrique não era um gerente. O Lula não era um gerente. Mas foram pessoas que tiveram uma determinada visão estratégica em relação à economia, em relação às políticas sociais”.

Marina Silva

Lançar um novo jornal é um grande desafio, muito mais quando a nossa in-tenção é trazer um jornal completamente democrático respeitando os direitos de cada um, deixando aberto espaço para manifestações sem distinguir lados. Com isso temos o propósito da imparcialidade, acreditamos e lutaremos pelo direito e a liberdade de expressão. Faremos críticas e esperamos ser criticados, pois desta for-ma acreditamos estar no caminho certo.

Não poderia deixar de comentar sobre o Boxeador Dr. Valdez que não se apre-sentou muito bem em sua “luta”, estava cambaleando no primeiro Round onde não emplacou a sua candidatura, após assumir a Secretaria de Saúde, segundo Round, foi surpreendido com um cruzado de direita de Ana Preto, não deu outra, o Dr. caiu! No momento da contagem, al-guns torcedores do Doutor diziam que ele teria escorregado mas logo ficaria de pé. A contagem demorou como dias, e três dias, digo, três minutos após a queda, o fato estava consumado. NOCAUTE! Afirma o árbitro, o Dr. Valdez foi nocauteado. E assim perde a população, o que poderia ser uma ótima gestão de saúde pública, confira a matéria na página 03.

Ao conversar com os moradores dos bairros mais afastados da Cidade, logo vemos que são de opinião muito firme quando o assunto é transporte público, são totalmente a favor das vans mesmo com a permanência da empresa Intersul, pois a comissão de vereadores tendem a verificar e fiscalizar a empresa quanto ao seu contrato de prestação de serviços, logo, a população está atenta à regulari-zação da Intersul, pois isso pode tirar as vans de circulação. Matéria da página 5.

Agradecemos a colaboração de todos, autores e consultores que acreditaram na proposta deste novo veículo de comuni-cação. A todos nossos agradecimentos e uma ótima leitura.

• editorial

Fui convidada na última quinta-feira (14) para par-ticipar da reunião do Conselho Municipal de Saúde, e fiquei surpresa com a importância e seriedade do Conselho, o grupo ali reunido debatia a conduta, estra-tégia e como podem melhorar o controle da execução política de saúde em nosso município, principalmente nos aspectos econômicos e financeiros. Destaco ainda que o Conselho deve participar da definição de diretrizes para elaboração da política de atenção básica à saúde do município.

Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos permanentes e deliberativos amparados na Lei Federal n. 8.142/90. E segundo o site Portal da Transparência do Governo Federal, o CMS deve:• Controlar o dinheiro da saúde.• Acompanhar as verbas que chegam pelo Sistema

Único de Saúde (SUS) e os repasses de progra-mas federais.

• Participar da elaboração das metas para a saúde.• Controlar a execução das ações na saúde.• Deve se reunir pelo menos uma vez por mês.

Ha! Agora entendo por que o Conselho está pas-sando por algumas “dificuldades” e falta de estrutura para trabalhar e lutar por uma saúde melhor em nossa Cidade. Será de interesse da Administração que o Conselho funcione?

Por Cláudia Camargo*

*Cláudia Camargoé Empresária e

Corretora de Imóveis

Jornal A VOZ do Litoral SulÉ uma publicação da viaMaker ComunicaçõesCNPJ: 17.475.064/0001-41Dir. Geral: Sidney Cley GomesDiretora Comercial: Cláudia B. Camargo

Contato: [email protected]

As opiniões expressas e assinadas são deinteira responsabilidade dos seus autores.

•expediente

Um jornal com Agilidade e Atitude!

Fiscalização inadequada favorece empresários de shows

• artigo • opinião

Para garantir o lucro a qualquer preço, mais uma vez o “jeitinho brasileiro” trouxe como resultado a tragédia, desta vez foi no Rio Grande do Sul em Santa Maria, que movimentou a todos, e trouxe uma demonstração das inconsequências e do absoluto desrespeito com à vida humana em nosso país.

A omissão das autoridades no caso de Santa Ma-ria foi, um salvo conduto para a catástrofe. O Poder Público tem que se dar conta de que fiscalização é algo sério e não meramente pro forma.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, determinou uma vistoria maciça das boates do esta-do. Das 303 casas visitadas até 31 de janeiro, 111 não tinham alvarás de incêndio e 66 tinham alvarás válidos, mas irregulares; o que ensejou um prazo de dez dias para regularização sob pena de cassação do alvará. Ficou demonstrado através das vistorias ocorridas nos Estados da Federação, que o fato em Santa Maria não é isolado e que poderia ter acontecido em qualquer lugar do País.

Assim, devemos por um basta no “jeitinho brasi-leiro”, pois, o que ocorreu com aqueles jovens pode ser um presságio para uma catástrofe ainda maior, visto que, por muitas vezes, as construções civis e públicas são fiscalizadas com a mesma “eficiência” da Boate Kiss.

Por Kleber A.B. de Abreu*

*Kleber A. B de Abreué advogado

OAB/SP 216.062

anuncieAQUI!

Page 3: Avoz 01 12 pag

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 01 a 15 de Março de 2013 3www.avozdolitoralsul.com.br

Petrobras inicia produção em campo do pré-sal da Bacia de Santoscotidiano

A Petrobras anunciou na noite de sexta-feira (15/02) ter iniciado a produção de petróleo no campo de Sapinhoá Norte, no pré-sal da Bacia de Santos (litoral de São Paulo). O óleo está

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

“incompatibilidade” com a AdministraçãoO vice-prefeito Nelson do Posto é o responsável interino pela Pasta

“Tenho acompanhado a evolução da Saúde e estou

ao lado da prefeita desde o primeiro dia de Governo.

Temos trabalhado juntos e tenho visto o empenho

pessoal e a liderança que ela tem exercido”, destacou o

vice-prefeito.

• administração

O Secretário Dr. Valdez é demitido por

A primeira semana de fe-vereiro foi agitada em Peruíbe, os blogueiros de plantão não falavam em outra coisa a não ser a exoneração do Secretário de Saúde, Dr. Valdez, mesmo não sendo oficial, a notícia inflamou as conversas nas rodas políticas e aos profis-sionais de comunicação da cidade. Em badalado site de relacionamento, os “gurus” de plantão, apostavam em alguns nomes para ocupar a referida cadeira, o mais citado foi o Dr. Rubens, profissional renomado e qualificado para tal desafio. O que não se cumpriu, pois, após três dias de muito suspense a população de Peruíbe foi informada por nota oficial, que Nelson do Posto foi nomeado Secretário Interino de Saúde.

A transição da Saúde para o novo plano de ação está previs-to para os próximos dez dias, quando deverá ser anunciado o nome do novo secretário. Enquanto isso, a gestão em an-damento segue sob o comando do vice-prefeito.

Especulações a parte, o jor-nal A Voz do Litoral Sul ouviu do Dr. Valdez, sua versão dos fatos

onde ele nos dá em primeira mão, informações e esclare-cimentos sobre o afastamento do Secretário de Saúde de Pe-ruíbe. Segundo o Dr. não houve um motivo concreto para tal afastamento, a comunicação foi feita verbalmente através do Chefe de Gabinete, o Sr. André Santana, que no momento informou que estava havendo uma incompatibilidade de ati-tudes do Secretário perante a Administração.

Dr. Valdez, qual a dimen-são de uma pasta como a de Saúde?

A Administração precisa entender que é uma Pasta muito complexa e que requer dinamismo, pois os pacientes chegam a todo instante e suas necessidades são urgentes. A Saúde tem vários setores, diversos coordenadores, a pre-feitura tem 1.800 funcionários e destes 600 são da Saúde.

A notícia publicada nas mídias digitais citava como provável motivo do afasta-mento, o não comparecimen-to à Comitiva da Prefeita em viagem para Brasília, esta informação procede?

Existe uma mescla de coi-sas, primeiro que eu fiz mesmo uma viagem de um mini cruzei-ro que já estava programada há um ano e o Chefe de Gabinete, André Santana, foi comunicado que eu estaria viajando por três dias e que a Diretora Técnica, Dra. Paula, estaria me repre-sentando e assim a secretaria não ficou sem governo. E esta versão não procede, pois isso não existiu, eu não estava con-vocado para esta Comitiva, ao contrário, eu queria mandar dois técnicos e eles acharam que não havia necessidade, pois a Prefeita já estava indo. Quando não se tem motivo para justificar algo, qualquer coisa é motivo para tentar se justificar. Eu sei que politicamente tem muito disso, faz parte do jogo usar uma pessoa e depois descar-tá-la, porque na política tudo é possível.

E como estava a coorde-nação da Saúde?

Eu tenho Sidney, a minha consciência tranquila quanto ao meu trabalho, eu estava ali por um ideal, sou um idealista, a saúde estava funcionando de fato, isso os próprios munícipes

“A Saúde está entrando em um processo de reestru-turação. As melhorias estão acontecendo e estou nome-ando o vice prefeito, que tem acompanhado comigo todo este processo de transição”, afirma a prefeita Ana Preto.

Com a transição da pasta, as metas e programas de-senvolvidos para a melhoria

da Saúde de Peruíbe estão garantidas.

“Nossa prioridade é depois de solucionadas as urgências e emergências, entrar na es-truturação do Hospital e da rede básica, incluindo o PSF”, comenta a prefeita.

Nelson do Posto assume de maneira interina, até a chegada de um novo secretário.

Secretaria em busca de melhoriaAna Preto “reestrutura”

são testemunhas. Quando eu falo da Saúde funcionar, eu não estou me referindo somente ao UPA, estou falando das ações de saúde dos Postos de Saúde, dos Programas de Saúde vigen-tes que estavam abandonados, então tudo isso faz parte de uma Administração de Saúde, então estava empenhado nisso, organizando equipes, o pessoal trabalhando com muita serieda-de. Mas a opinião da Adminis-tração é outra e eu lamento não ter tido tempo para mostrar que estávamos no caminho certo. Eu acredito na atual Administra-ção, gosto muito da Ana Preto e

espero que a Prefeita seja feliz na escolha do novo Secretário, desejo que ele tenha sucesso, pois é realmente uma pasta difícil, e que a população de Peruíbe tenha uma equipe de Saúde dedicada em atendê-los da melhor forma.

Dr. Valdez Lopes da Silva é natural de Guarabira/PB, nascido em 54, foi candidato a Vereador de Peruíbe onde obteve 366 votos pelo PMDB, formado há 32 anos, tem vas-ta experiência em urgência e emergência. O Dr. é funcionário público e continuará suas ativi-dades normalmente.

“Eu sei que em politica tem muito disso, faz parte do jogo usar uma pessoa e depois descartá-la, porque na política tudoé possível.”

sendo extraído pelo navio-plataforma (FPSO) Cidade de São Vicen-te, em operação desde a última terça-feira em poço exploratório localizado no bloco BM-S-9. A produção será de cerca de 15 mil barris de óleo por dia. O navio-plataforma está ancorada a 2.140 metros de profundidade, a 310 km da costa. A Petrobras definiu o óleo produzido como “de elevada qualidade”. Fonte: A Tribuna/Estadão

Page 4: Avoz 01 12 pag

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 01 a 15 de Março de 20134 www.avozdolitoralsul.com.br

• itanhaém • combate a Dengue

• Pedro de Toledo

• Itariri

Cadastramento e recadastramento para passe escolar se estendem até 8 de marçocidades Itanhaém

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes está com inscrições abertas para o cadastramento e recadastramen-to de alunos no passe escolar. O prazo para a solicitação do pas-

se se estendeu até o dia 8 de março e deve ser realizado no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), na Av. Condessa de Vimieiros, 1.131, Centro - Itanhaém.

Prefeitura atende pedido de moradores e instala lombadas e reguladores de tráfego

Atendendo a diversos pe-didos de moradores, a Secre-taria de Trânsito e Segurança Municipal de Itanhaém instalou lombadas e já providencia a si-nalização em três importantes vias da Cidade. Os trabalhos começaram no dia 13 e devem continuar, já que outras vias da Cidade estão sendo analisadas para receberem a regulação.

Até o momento quatro lom-badas já foram instaladas na Rua Cotinha Magalhães, no Jardim Magalhães, a rua ainda deve receber mais uma. No mesmo bairro, a Rua Manoel

Lousada também recebeu o equipamento, assim como a Rua Vereador Antonio Ataulo, no Savoy II. Em todos os casos as vias devem receber sinalização dentro de 30 dias, de acordo com o a legislação vigente.

“A prefeitura está retomando o atendimento à população, os trabalhos foram iniciados após o carnaval e devem continuar, pois temos muitos pedidos. O principal objetivo da lombada é diminuir a velocidade da via e dar mais segurança pra população. Estamos levantando os pontos de instalação desse equipamen-

to que atende à legislação do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.”, comentou o Se-cretario de Trânsito e Segurança Municipal, Silvio César de Oliveira.

Para Jorge Cordiano Alves, morador e comerciante da Rua Cotinha Magalhães, que tem mais de dois quilômetros de extensão, a iniciativa veio em boa hora. “Era o que mais estávamos precisando aqui, porque os carros passam muito rápido. A rua é bem pa-vimentada e cheia de crianças e moradores, essas lombadas vão ser ótimas”, comemorou.

Para manter a limpeza das ruas e rios da Cidade, a Pre-feitura de Itanhaém vai reforçar a estrutura da Secretaria de Serviços e Urbanização ao longo de 2013 com uma séria de medidas.

A primeira é a contratação de serviços de varrição nas re-giões comerciais, para recolher resíduos sólidos que costumei-ramente entopem galerias.Ao mesmo tempo, também está em andamento o processo seletivo para contratar 200 ajudantes gerais para serviços externos. Outro investimento será a aquisição de dois equi-pamentos de varrição, no valor

Limpeza do Rio Montevídeo, na Estrada Coronel Joaquim Branco

Reforço na limpeza das ruas e rios da Cidade

de R$ 160 mil. Neste contexto, haverá também ações de cons-cientização aos moradores que

despejam resíduos de constru-ção, jardim e poda de árvores nas vias públicas.

Fonte: Comunicação Social/PMI

Fotos: Comunicação Social/PMI

Uma nova oportunidade de capacitação profissional surge em Pedro de Toledo, com a inauguração do projeto Escola de Moda, no próximo dia 1º, a partir das 10h. A iniciativa é do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (FUSSESP), em parceria com a Prefeitura. As inscrições já estão abertas.

A Escola de Moda funcionará na avenida Dona Isabel, s/n. O convênio com o FUSSESP possibilitou a capacitação dos quatro voluntários que ensinarão o ofício, além de corte e costu-

ra, além da doação de quatro máquinas de costura e quatro rolos de tecidos diversos. As aulas acontecerão duas vezes por semana, durante duas horas. Serão ministras desde conceitos básicos até a confecção de vestuários diversos. Para se inscrever, basta ser maior de 16 anos. Não é necessário ter noções de corte e costura. Inte-ressados devem procurar entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, através dos telefones 3419-1495 ou 9729-9199 (com a Cida).

Escola de Moda oferece capacitação profissional

Trabalho de prevenção será mantido em Itanhaém

A Prefeitura Municipal de Itariri lança o REFIS 2013. Com isso o contribuinte que está com o IPTU em atraso pode procurar o Departamento de Dívida Ativa e parcelar seu dé-bito com até 100% de desconto de juros e multa.

De acordo com Claude-te Barros chefe da seção de dívida ativa, a Prefeitura deve retomar cerca de 30% dos inadimplentes. Isso será rever tido em benefícios para população. O parcelamento vai até 30 de abril.

Prefeitura Municipal lança parcelamento de débitos de IPTU

As ações educativas e os mutirões de agentes de saúde no combate a dengue serão manti-dos nos próximos meses, mes-mo com a redução da incidência de casos na Cidade registrada em 2012. A meta é procurar eliminar possíveis focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, causador da doença.

Os esforços se concentra-rão na escala de trabalho dos Agentes de Endemias e nas ações educativas nas escolas da rede. Os dados estatísticos de Itanhaém apontaram so-mente oito casos confirmados durante todo o ano de 2012. Esse número ajudou o Estado de São Paulo a obter uma queda de 75,5% de casos da doença nesse mesmo período

em relação ao ano de 2011.Em Itanhaém, foi realizado

um trabalho de prevenção nas escolas como o concurso de maquetes “Minha Casa sem Dengue”, entre outras ativi-dades educativas. Mutirões de limpeza foram feitos nos bairros em que houve registros de casos suspeitos, no qual também os moradores foram orientados sobre as formas de cuidar da residência.

Page 5: Avoz 01 12 pag

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 01 a 15 de Março de 2013 5www.avozdolitoralsul.com.br

Marina Silva registra Rede Sustentabilidade em cartório

político nacionalA ex-ministra Marina Silva registrou em cartório na manhã

de quarta-feira (27/2) o estatuto e o programa partidário da Rede Sustentabilidade. Com o registro, é oficializada a intenção de criar um partido político. A futura candidata à presidente

da República em 2014 disse que enquanto seus adversários estão batendo boca publicamente, ela se sente “feliz por estar discutindo propostas”. Para ela, “focar apenas nas eleições é o que faz a política ficar estagnada”.

painel

• Peruíbe

Quase um mês depois da manifestação de centenas de moradores no Plenário da Câmara de Peruíbe, usuários de transporte público e proprie-tários de vans ainda aquardam resposta e posicionamento do Executivo sobre a questão.

Segundo o presidente da associação dos proprietários, João Abel, foi criada uma comissão de vereadores para verificar o contrato da empre-sa de Transportes Intersul, e apurar as irregularidades para passarem ao Executivo e co-brarem uma solução definitiva para o transporte alternativo.

João Abel explica que o “pinga-pinga” (transporte al-ternativo Municipal) não tem nenhuma ligação com a Ta-xi-Van, que faz o transpor te de Peruíbe para São Paulo, o que acontece é que alguns proprietários de Vans da Taxi-Van, também possuem vans fazendo o transporte alternativo que é um grupo independente e estão aguardando o posiciona-mento da Administração para a regularização do transporte alternativo. Segundo um dos proprietários de van, Ricardo

Loureto, o “Breja”, com a regularização os proprietários podem se organizar de forma profissional e implementar novas linhas, fundarem a as-sociação e realizarem mais

investimentos para melhor conforto dos usuários.

“Só existe o transpor te alternativo pela alta demanda e ineficiência da Intersul”, co-menta João Abel.

Moradores e proprietários de

• O protesto - Motoristas de vans e centena de moradores realizaram uma manifestação na sessão ordinária do último dia seis, com o auditório lo-tado, faixas em punho e um abaixo-assinado com cerca de cinco mil assinaturas, os mani-festantes mostraram de forma pacífica, força e organização em busca de uma solução para os que necessitam de trans-porte público e para os que das vans tiram o seu sustento.

O objetivo da manifestação foi conseguir o apoio dos vereadores para regularizar a atuação das vans, uns dos argumentos dos manifestantes é a rapidez das vans e uma passagem mais barata. No intervalo da sessão da Câmara reuniram-se representantes dos perueiros e vereadores onde formaram uma comissão para em audiência com a Pre-feita, verificar a possibilidade

jurídica de regularização do transporte alternativo.

A empresa de transpor te Intersul tem o contrato com a Prefeitura de Peruíbe até 2015 e bem como disse a vereadora Dra. Laila, “aqui na frente nin-guém vai dizer que é contra, eu quero ver é lá no Executivo”, pois todos os vereadores que fizeram uso da palavra foram a favor dos manifestantes e suas reivindicações. O Presidente da casa, vereador José Ernesto, comentou que: “a empresa não corresponde com aquilo que foi contratado, não realiza incenti-vos contratuais, não construiu terminais, os ônibus tem mais de cinco anos de uso, e não colocou todos os ônibus com equipamentos para deficien-tes”. O vereador Nilsão também mostrou sua indignação quando citou que a “Intersul é uma das piores empresas prestadoras de serviços do Município”.

Centena de moradores e motoristas de vans e realizaram uma manifestação na sessão ordinária do dia seis de fevereiro, quase um mês depois, população e perueiros ainda aguardam uma solução

Vans ainda estão sem resposta

O Sr. Carlos Tibulso Brandão, mo-rador do Bairro Itatins, está a favor das vans e prefere o serviço

Lion Adão Barbosa, morador do Balneário Josedy, é a favor das vans pela agilidade

A Sra. Regina, a Sônia e Maria Helena são usuárias das vans e torcem pela regularização, Regina diz que mesmo com os ônibus, o serviço das peruas é importante, porque são mais rápidas e mais baratas. Sônia e Maria Helena esperam que as vans circulem pela Luciano de Bonna e Bairro dos Prados

Fonte: Diário do Litoral

Page 6: Avoz 01 12 pag

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 01 a 15 de Março de 20136 www.avozdolitoralsul.com.br

bairrosA VOZ dos

Moradores aguardam porpavimentação há mais de dez anos

• abandono • Parque D’aville

• utilidade pública

Moradores reclaman do descaso da Prefeitura nos bairros mais afastodos

Uso racional da água, adote esta ideia!

Prefeitura e Governo do Estado confirmam unidade da Etec em Peruíbegoverno

A Prefeitura de Peruíbe formalizou convênio com o Governo do Estado para instalar a primeira Escola Técnica – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Etec) da Cidade. Além da sede própria, a unidade que será instalada no

loteamento Bosque Três Marias contará com mais cursos pro-fissionalizantes e espaço exclusivo para atender os estudantes. Com investimentos de R$ 16 milhões, a Etec de Peruíbe tem o prazo para o início das obras é de três meses.

Veja algumas dicas de como utilizar a água sem desperdiçar. Seguindo-as, você vai ajudar a melhorar o nível de nossas represas e economizar na sua conta.No banheiro – Mantenha a torneira fechada, en-quanto escova os dentes. Você economiza até 12 litros em casa a 80 litros de água em apartamento.•Nãotomebanhosdemorados.•Descargaconsomemuitaágua,Nãouseàtoa.•Nãoutilizeabaciasanitáriacomolixeira,jogandopapel higiênico, cigarro, etc. Consome de 6 a 10 litros de água, ao acionar a válvula de descarga por seis segundos.Na cozinha – Limpe bem os restos de comida de pratos e panelas, antes de lavá-los, jogando os restos no lixo.•Enchaapiacomáguaedetergenteatéametade

e coloque a louça. Deixe de molho por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue.•Sóligueamáquinadelavarlouçaquandoestivercom capacidade total.Na lavanderia – Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma só vez.No tanque, feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total. Uma lavadora de cinco quilos consome 135 litros de água a cada uso.No jardim, no quintal e na calçada – Não lave o carro com mangueira. Use balde e um pano.Não use a mangueira para limpar a calçada e sim uma vassoura.•Usaramangueiracomo“vassoura”durante15minutos pode desperdiçar cerca de 280 litros de água.

•Regueasplantaspelamanhãouànoite, paraevitar o desperdício causado pela evaporação.Cuidado com vazamentos - Uma torneira gotejando chega a desperdiçar 46 litros de água por dia, o que representa 1.380 litros por mês;•Umfiletedemaisoumenosdoismilímetrosdes-perdiça 4.140 litros de água por mês;•Umfiletedequatromilímetrosdesperdiça13.260litros de água por mês;•Umfurodedoismilímetrosnoencanamento,parauma pressão de 15m de coluna de água, desperdiça, aproximadamente, 3.200 litros de água por dia.

Se corrigir todos esses maus hábitos no seu dia a dia, além de contribuir para a manutenção do nível das represas você economizará em sua conta, no final do mês. Coloque em prática estas dicas simples. Você e o meio ambiente sairão lucrando.

Esta rua que mais se parece com uma fazenda é a Rua Sorocaba no bairro do Caraguava, moradores pedem mais atenção e melhorias

Esgoto a céu aberto e muita lama na rua Marginal A

Este matagal deveria ser uma rua Marginal à beira da pistano bairro Leão Novaes, detalhe o IPTU é progressivo

A Sra. Mariza de Lima, é uma das moradoras da rua Es-trela do Mar no Parque D’aville, os moradores desta rua pagam taxa de pavimentação há mais de dez anos e solicitam o devi-do calçamento ou o dinheiro de volta, uma vez que ainda estão pisando na lama.

Mariza resalta que a ilu-minação também é precária, como pode se observar a luz enfrente a sua casa é de sua própria residência, e neste tre-cho a rua Domingos da Costa Grimaldi é de escuridão total. Moradores esperam atenção da atual administração.

Page 7: Avoz 01 12 pag

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 01 a 15 de Março de 2013 7www.avozdolitoralsul.com.br

especial C Peruíbearnaval em

A população compareceu para saborear o bolo de 54 metrosPara ajudar a Prefeita a cortar o bolo, Netinho de Paula e Zeca da Firenze

O show foi aberto por Netinho de Paula, que animou e agradou o público, depois agradeceu a presença da prefeita Ana Preto...

...uma hora depois do primeiro show e com o público já cansado de tanto esperar, entra no palco o cantor Leonardo

A Cidade se divertiu com o concorrido Bloco das Virgens, que este ano completou 23 anos, é o bloco, onde os homens se vestem de mulher e participam da festa pelas ruas da Cidade atrás de um trio elétrico. Bloco da Estação é tradicional, com marchinhas, que promove o carnaval à moda antiga. As músicas são tocadas e cantadas ao vivo, que seguindo a tradição fez o percurso a pé. Já o Bloco amigos do Digão é uma homenagem à Rodrigo Barbosa, o ‘Digão’, um jovem morador da Cidade que faleceu em um acidente de carro. A festa contou ainda com o Bloco “Mi leva queu vou” e uma homenagem para o ex-carnavalesco Duda Geração. O ‘Quintal do Duda’, como foi intitulado pela família.

54 Anos de Emancipação Político-AdministrativaPeruíbe

As comemorações do aniversário da Cidade começaram cedo, às 08 horas houve o Hasteamento da Bandeira na Praça da Igreja Matriz onde a Prefeita foi representada pelo Vice, Nelsinho do Posto, logo em seguida Missa solene e às 10 horas Sessão solene na Câmara Municipal com entrega do Diploma Amigo de Peruíbe, aos cidadãos que contribuíram para o desenvolvimento do Município. A tarde foi marcada por inaugurações, o esperado bolo de 54 metros, homenagem aos 54 anos da Cidade, depois, Luta Livre com a apresentação equipe Bob Léo no Espaço Chico Latim, e o encerramento das festividades com os Shows de Netinho de Paula e Leonardo na Praia do Centro.

Page 8: Avoz 01 12 pag

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 01 a 15 de Março de 20138 www.avozdolitoralsul.com.br

láudiaC amargoCforçaBRUTA

VocêconheceStrongMan?

A t l e t i s m o de fo rça , ma is c o -nhecido nas compe- t i -ções como strongman (strength athlete, em in-glês, atleta de força), é um esporte no qual os competidores buscam demonstrar sua força numa série de testes, de diferentes formas, é um dos esportes mais completos, no qual se usa a força, resistên-cia, velocidade e ha-bilidade para levantar, arrastar, transpor tar, objetos de formas irre-gulares.

A competição agi-tou a praia de Peruíbe/SP, nos dias 11 e 12. Lá, foi realizado o Campeonato Brasileiro de Strongman, para incentivar novos atletas, foi criada a categoria até 90 kl. O primeiro lugar no pódium da categoria Absoluto, acima de 90 kl, foi ocupado por Marcos Mohai, em 2º. Sérgio e 3º. Paulo Viana.

Marcos Mohai é hexacampeão Brasileiro de Strongman e atribui sua vitória à experiência e técnica.

Nossa colunista Claudia Camargo e o atletae organizador da prova, Marcos Mohai

Apresentador e reporter esportivo da Tv Litoral, Rogério com Marcos Mohai

Cinco homens da equipe de Staff posicionando a cangalha, um dos equipamentos da competição

Marcos Mohai com sua mãe e seu pai, chamado carinhosamente de Mestre

Danger Batista e as meninas doSummer Figth MMA Peruíbe

MMA

Circuito paulista da modalidade aconteceu em Peruíbe no dia 10

de fevereiro às 16 horas,na Arena Beira Mar,

montada na praia,próximo ao Aquário,

em Peruíbe.O destaque foi a

luta dos pesospesados Fernando

Santo Forte, deSão Paulo contra

Aldo Sultão deItanhaém que

venceu a luta eempougou o público .

Page 9: Avoz 01 12 pag

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 01 a 15 de Março de 2013 1www.avozdolitoralsul.com.br

imóveisDecoração / JardinagemPerfil: personalidades da RegiãoCompra / Vende / Aluga

Utilização de Decks em jardins é ótima solução para terrenos desnivelados

O Deck também pode ser constuído com material alternativo

O deck é uma opção de decoração que exprime charme e muito bom gosto. Além de ser um ambiente aconchegante, que proporciona um verdadeiro convite ao lazer e ao convívio entre a família e os amigos, trata-se de uma ótima escolha para agregar beleza às áreas externas da casa, como varandas, piscinas e jardins.

Ambiente inspirado no convés dos navios, o deck em madeira tende a ser o preferido. Nesses casos, o deck pode ser encomendado sob medida ou ainda comprado em placas que são posicionadas sob um piso ou contrapiso já existente.

Além disso, é importante não só atentar-se à madeira utilizada, deve ser certificada, resistente e tratada adequada-mente, mas também à instalação, optando por mão-de-obra qualificada.

Como cultivarpalmeiras

As palmeiras são cultivadas em todo mundo, e não apenas em jardins tropicais. Qualquer um pode cultivá-las, mas você precisa fornecer os requisitos necessários se quiser ser bem sucedido. Abaixo estão algu-mas dicas sobre como cultivar palmeiras saudáveis:

Qualidade das mudas - Quando comprarem mudas de palmeiras, suas raízes devem vir em torrões, envolvidas por estopa ou em potes grandes. Nos dois casos, verifiquem se o torrão está intacto e se a estirpe e o palmito

estão bem preservados.Preparo das covas - As

dimensões das covas devem variar com o tipo de solo e com o tamanho da muda e recipiente utilizado. Quanto pior a qualidade do solo, maior deve ser a cova. Normalmente variam de 0,50 x 0,50 x 0,50 a 1,o x 1,0 x 1,0 m. Preparar a terra com adubação mineral e adubação orgânica. Incorpore os componentes com a terra que foi retirada das covas e colocar um pouco da mistura no fundo da cova.

Plantio da Palmeira - Retire a planta do recipiente com cuidado, sem desfazer o torrão ou prejudicar a parte aérea; Posi-cione a muda verticalmente, preencha o restante da cova com a terra preparada, de modo que todo o torrão esteja envolvi-do pela mistura; Irrigue abundantemente até o seu pegamento, depois diminua a frequência. O espaçamento entre palmeiras é relativo, deve levar em consideração o porte, o volume das folhagens e seu efeito estético no espaço em que ela será plantada, adequando proporção junto de construções ou em áreas livres, extensas ou pequenas.

O caderno de Imóveis tem mensalmente o objetivo de di-vulgar e informar lançamentos e oportunidades imobiliárias, assim como apresentar as tendências e novidades na área de paisagismo, decoração e arquitetura.

CAD

ERN

O D

E

Apesar do acabamento em madeira ser o preferido, há, atu-almente, materiais alternativos à matéria-prima maciça, utili-zados na construção do deck.• Madeira plástica - A ma-deira plástica ou madeira biossintética é utilizada para áreas externas, onde serão expostos ao sol, chuva e outras intempéries. Material de alta durabilidade e de aparência quase idêntica à madeira, os perfis de madeira plástica escorregam menos, não apodrecem ou racham, não soltam farpas, não mo-fam e não estão suscetíveis a cupins; logo, não demandam manutenção constante, no

entanto, podem pesar mais no bolso.• Porcelanato - A indústria tem investido na fabricação de produtos alternativos à madeira, os quais estão cada vez mais fiéis à ela no que diz respeito à aparência.

É importante lembrar que para garantir a aparência fiel, o cuidado na instalação do material deve ser redobrado, já que as emendas devem ficar praticamente imperceptíveis.• Bambu - Uma opção que pode pesar menos tanto no bolso quanto na consciên-cia é o bambu. O bambu é altamente resistente, devido à alta quantidade de fibras

em sua composição, causa menos impacto ambiental, já que se trata de uma planta renovável, que se reproduz anualmente sem a necessida-de de replantio. Apesar de ser

um material resistente, tende a ser utilizado como substituto da madeira na construção de decks em áreas internas. O material é comercializado por empresas como a Ecori,

NeoBambu, EcoTecBamboo e Bamboo Floor.

Vale lembrar que a ma-nutenção correta do deck é fundamental para aumentar sua vida útil.

Madeira Plástica Deck de Bambú Porcelanato

Fotos: Divulgação

Page 10: Avoz 01 12 pag

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 01 a 15 de Março de 20132 www.avozdolitoralsul.com.br

• ping-pong

imóveis Carusoperfil:por: Sidney Cley

“Peruíbe tem um orçamento extremamente razoável, mas primeiro

você precisa cortar as gorduras, e tudo isso depende de planejamento, um

planejamento sério”

Como começou esta tra-jetória, há quanto tempo o Senhor tem esta ligação com a Cidade? Há mais de quinze ou dezessete anos, nós já fre-quentávamos Peruíbe, eu tinha uma casa de veraneio e uma filha formada em turismo, daí o sonho de ter uma pousada e nossa primeira pousada foi a da praia na Av. Mário Covas. Vendemos vários imóveis que tínhamos em São Paulo e em-pregamos aqui, nós acredita-mos na Cidade. E nós fizemos os prédios e nossos prédios são diferenciados, eu tenho certeza que isso só contribui com Peruíbe, pois nós mudamos o perfil e valorizamos os locais que construímos, fizemos uma mudança de valorização.

O Senhor é um empresário de atuação bem diversificada, como lida com isso? Aqui nós temos o ramo de hotelaria, para dar mais opção de laser à cidade, nós montamos um Cinema, onde a casa é atual, os filmes lançados em São Paulo na sua grande maioria nós con-seguimos trazer para cá, mas

infelizmente a população não prestigia. E temos um belíssimo auditório para festas, eventos e até mesmo peças de Teatro, é um salão completo com ar condicionado, uma estrutura de primeiro mundo, equipamentos de combate ao incêndio e portas corta chamas. Mas também a população não nos prestigia, fora uma formatura ou um ca-samento, mas nem a Prefeitura não prestigia o espaço.

O Brasil é um país difícil para o empreendedorismo, pois as tachas são altas, há todo um custo oneroso para o empresário, a falta de prestí-gio da população, e o Senhor é um em-presário de sucesso, qual é o seu dife-rencial? Como nós temos efetivamente outros ramos de ati-vidades, nós como se diz, descobrimos um santo para cobrir outro, essa é a realidade. Nós tivemos aqui uma esfiharia, que foi uma casa muito forte e depois a população deixou de prestigiar. Por Exemplo, eu diria

pra você sem medo de errar que 40% da população não sabe que existe um cinema na cidade. Ora, se o empresário anuncia na TV a cabo, ela atinge alguns pontos de uma camada da população, os jornais, são poucos os que leem os jornais da cidade, fora isso se usa os carros de som, mas o pessoal não dá muita importância para este tipo de publicidade.

Costuma-se dizer que os Estados Unidos é uma terra de oportunidades, que é a terra do empreendedorismo, o Senhor concorda com isso? Concordo plenamente, lá a

cultura é outra, e nós temos um problema cultural, a população ou o consumidor não prestigia o comercio local, é o ditado popular, santo de casa não faz milagre. E isso não é só em

Peruíbe, no Brasil nós ainda não atingimos este amadure-cimento, mudar a cultura é que se faz necessário.

Como empresário qual foi a sua maior experiência? Eu destaco sempre as dificulda-des, porque no momento que você faz algo que é bom, que é apresentável e que você seguiu todas as posturas, ao invés de você ser auxiliado pelo poder público, eu não diria perseguido, mas “eles” vêm atrás de interes-ses “outros” e procuram muitas vezes algo que não existe.

Como o Senhor vê a Ci-dade de Peruíbe daqui cinco

anos? Depende das administrações, eu confio muito nesta administração atual, eu tenho esperança que a Cidade melhore consideravelmente. Muita gente diz que

o problema de Peruíbe é o Meio ambiente, não! Nós po-demos fazer muitas coisas sem agredir o meio ambiente, e podemos tomar muitas ati-tudes em consonância com a

CAD

ERN

O D

E

Nascido em: São José do Rio Pardo/SPAlgum apelido? O meu nome de guerra sempre foi Caruso. Não fique confuso, vote Caruso!Maior qualidade? Ser guerreiro, acreditar.Maior defeito? Acreditar muito nas pessoas.Qual a sua ideia de felicidade? A felicidade não é você ter concretamente bens, está efetivamente no seu coração, na sua consciência, você ter uma família bem formada, bem estruturada e respeitar o próximo e ver a todos como irmãos.Pratica alguma atividade física? Não.

Um local de refúgio? Uma capela.Algum animal de estimação? Temos cães.Uma lembrança de infância: A primeira bicicletinha que os meus pais me deram, pois eram extremamente pobres.O que te irrita? FalsidadeO que o Senhor considera sua maior conquista? Meus filhos, meus netos, a minha família.Algum sonho de consumo não realizado? Não!Um local ou uma viagem? Itália / Um livro: Guerra e Paz.Uma frase: Deus é amor!

Homem calmo, simpático e de palavras firmes, assim é Antonio

Carlos Caruso, é com este empresário que lançamos nossa coluna Perfil, que mensalmente estará trazendo

entrevistas com personalidades empreendedoras da nossa Cidade e

Região. Caruso é conhecidíssimo em Peruíbe onde é um grande

empreendedor, figura de personalidade marcante e de muitos feitos, foi

vereador em São Paulo, Conselheiro e Vice-Presidente do TCM (Tribunal de

Contas do Município), pai do Deputado Estadual, Jorge Caruso (PMDB). Em

conversa agradável e descontraída Dr. Caruso, como é chamado, nos conta como aconteceu este caso de amor

com a Cidade de Peruíbe.

própria Secretaria Estadual do Meio Ambiente, mas é preciso ter projetos, precisa ter plane-jamento, havendo isso existem fórmulas para ir buscar os recursos, e recursos existem muitos a nível Federal.

Caruso, com a vasta expe-riência profissional e política que o Senhor teve no TCM, lidando diretamente com grandes gestores públicos como Marta Suplicy, Celso Pitta e Paulo Maluf entre outros, o Senhor conhece a fundo a área tributária e as reais dificuldades de se administrar uma grande ci-dade. Dentro deste cenário, o Senhor acredita que Peruíbe pode ter uma nova história de gestão pública?

Com certeza poderia! Peruí-be tem um orçamento extrema-mente razoável, mas primeiro você precisa cortar as gorduras, e tudo isso depende de pla-nejamento, um planejamento sério, você precisa enxugar para realmente fazer as aplicações devidas. O Governo Federal através dos seus Ministérios, o Ministério das Cidades, o Ministério de Cultura, Ministério de Esportes, por exemplo, eles oferecem muitos incentivos, só que você tem que ter projetos e para você ter projeto, você tem que ter planejamento. Eu digo sempre sem medo de errar que santo de casa não faz milagre, e se nós não temos em Peruí-be, profissionais a altura para construir um banco de projetos, nós temos que contratar de fora. Mas é preciso também ter coragem e pulso. E eu acredito muito nesta administração, porque para mim a Prefeita tem pulso, espero que ela não nos decepcione, não acredito que vá decepcionar. E ela tem demons-trado capacidade, não foi à toa que ela foi eleita Presidente do Condesb.

Page 11: Avoz 01 12 pag

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 01 a 15 de Março de 2013 3www.avozdolitoralsul.com.br

imóveis Boom imobiliário na Baixada Santistaeleva valor de imóveis em mais de 70%regional

Paisagismo Paisagismo

Para se ter uma idéia da valorização que acontece em Santos nos últimos anos, o delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) na Baixada Santista, Carlos

Ferreira, cita um empreendimento no bairro do Gonzaga. No lançamento, há dois anos, estava à venda por R$ 380 mil. Hoje custa cerca de R$ 750 mil, quase o dobro.

• segurança • casa e jardimGuaritas e portarias de Condomínios

CAD

ERN

O D

E

Trabalhar por horas em uma por taria não é algo fácil. É preciso estar atento às movimentações e seguir uma série de cuidados ao liberar a entrada de pessoas no condomínio.

O por teiro noturno tem ainda um outro problema a ser enfrentado, o sono que bate sempre na hora errada.

Além de todos esses cuidados, normalmente a guarita não é o local mais confor tável para se ficar confinado.

Confira algumas dicas de como fazer desse ambiente um local de trabalho confor-tável que não tire a qualidade de vida e profissional do porteiro.

É com grande prazer e satis-fação que venho falar um pouco sobre o Paisagismo, onde a grande maioria das pessoas confundem Paisagismo com Jardinagem, uma vez que, o Paisagismo vai muito além do que a escolha das espécies, na verdade, quando falamos de Paisagismo ou Arquitetura Paisagística, estamos falando de todo o espaço externo de uma edificação, por exemplo: pérgulas, piscina, SPA, acessos com pisos ou caminhos no jar-dim, etc..., deixando bem clara, a harmonia e funcionalidade, entre a Arquitetura e o Paisagismo de acordo com a necessidade de cada cliente, sendo que, a Jardinagem se torna um com-plemento essencial e necessário dentro do Paisagismo.

Nos dias de hoje, cada vez mais, o Paisagismo está sendo valorizado, onde as pessoas estão sentindo a necessidade de se contratar um Profissional qualificado.

A Arquitetura Paisagística, também leva em conta o estilo

• Guarita - Para preservar a segurança do condomínio e do funcionário, é preciso que a guarita esteja instalada em um local com visibilidade total das principais entradas. A iluminação deve ser boa, de forma que o porteiro consiga identificar quem está na entrada do prédio.

• O tamanho da guarita deve levar em consideração a quantidade de pessoas que lá trabalham, assim como a sua utilização (comercial, industrial ou residencial).

• No geral, elas devem possibilitar a movimentação dos profissionais com tranqüilidade, assim como acondicionar corretamente os equipamentos ali instalados. O monitor, por exemplo, deverá ter uma distância de aproximadamente 80 a 100 cm do rosto do profissional.

• Este ambiente deve possuir, no mínimo, um sistema de comunicação eficiente (para dentro e para fora do condo-mínio), um assento ergonômico, uma bancada para apoiar equipamentos e livros de controle, iluminação com dimmer e ventilação adequada (se necessário ar-condicionado ou ventilador).

• O portão da frente deve ser bem iluminado, pois ajuda no trabalho de reconhecimento.

• Os vidros devem possuir característica de não possibili-tar a visão de “fora para dentro”. Para isso, além da película, o condomínio pode optar por vidros escurecidos de fábrica, aumentar a distância entre funcionário e visitante e vidros em ângulo.

• Guaritas blindadas também aumentam a segurança, mas só são válidas se houver uma boa infra-estrutura no condomínio, como portões, muros, entradas bem vigiadas, que funcionariam como complemento. A blindagem deve ser feita na alvenaria e nos vidros.

• Uma possibilidade é conversar com um arquiteto e um consultor de segurança para planejar o layout, posição dos equipamentos, tipo de mesa/balcão, de forma que facilite o trabalho do porteiro.

O que deve conter uma guarita para que proporcione segurança ao condomínio e conforto ao porteiro

Fonte: SindicoNet

Jardinagem ou

Combate as ervas daninhas

arquitetônico, a insolação, as características do solo, a topo-grafia, mas em primeiro lugar busca atender as expectativas do cliente, seus sonhos, dese-jos e necessidades.

Quem procura um profissio-nal qualificado para solucionar a questão do paisagismo, bus-ca a beleza estética do espaço em questão, quer reencontrar

a natureza e valorizar sua obra.Propiciar a nós mesmos es-

tas experiências, não é de forma alguma algo supérfluo, talvez seja até mais essencial do que muitas outras atividades, pois assim como o corpo precisa de alimento, a alma também se nutre da beleza e da arte.

Por Katia Sibilio*

* Katia Sibilio é [email protected]

Com o perdão do trocadilho, nem tudo são flores em um jardim. As chamadas ervas daninhas crescem de forma espontânea, geralmente trazida por insetos e aves polinizado-ras que se alimentam de se-mentes, ventos ou até mesmo

presentes em terras vegetais vindas de procedência duvido-sa. São plantas incrivelmente resistentes, com alto índice de dormência (as raízes ou bulbos permanecem inativos por mui-to tempo mas sempre voltam a vicejar depois de um tempo,

graças principalmente às chu-vas e à troca de substrato e adubo), que se proliferam sem fertilização específica – basta que a terra esteja úmida, na maioria dos casos, resistentes ao frio e ao calor intensos e tem curto período de germinação.

Combater ervas daninhas não é fácil. Às vezes o terreno não foi devidamente prepa-rado e algumas sementes e bulbos sobrevivem ao revolver superficial, além dos fatores polinizadores descritos acima e o manejo inadequado da terra. Não há muita escapatória a não ser botar literalmente a mão na terra e retirar pelo menos as partes visíveis do corpo e das raízes. Só use herbicidas com acompanhamento de profissionais.

Page 12: Avoz 01 12 pag

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 01 a 15 de Março de 20134 www.avozdolitoralsul.com.br

imóveis classificadosCAD

ERN

O D

E

VENDO

VENDO LOJA

PRÉDIO COMERCIAL

Vendo Prédio comercial de 10m. x 19m. Duas lojas no térreo com 70m2 cada uma, banheiro, pia de cozinha. No 1o. andar possui 04 salas co-merciais com banheiro, água e luz individuais. Prédio com estrutura para construção no piso superior, laje em H16 com contrapiso, encanamento de água e esgoto. Contato: 13 9705-5059.

Vendo Prédio comercial com 250m2 área construída, com mesanino de 60m2 em ótima localização. Contato: 13 9705-5059.

OPORTUNIDADEVendo TERRENO de 1.000m2, rua na frente e fundos, fácil acesso pela marginal da Rod. Pd. Manoel da Nóbrega. Contato: 13 9705-5059.

GRANDE OPORTUNIDADE!

Belíssima casa com detalhes em madeira de lei, cinco suítes térreas, sala dois ambientes, suíte Master no piso superior, sala de vídeo, área de churrasqueira e forno à lenha, lavanderia, garagem coberta para 2 carros, piscina e jardim. Exclusividade, contato com Cláudia 13 9705-5059.

VENDE-SELINDA CASA

SOBRADOS NOVOS EM FASE DE ACABAMENTOVendo Apartamentos em belo sobrado, apartamentos c/ 2 dorm., (uma suite), 01 vaga na garagem, churrasqueira, piscina com cascata, lavandeiria individual em amplo terraço. Contato: 13 9705-5059.