avoz edição 12

16
do Litoral do Litoral www.avozdolitoralsul.com.br VOZ • perfil: V Sul Jornal A VOZ do Litoral Sul Ano II Número 12 • Peruíbe, agosto de 2014. Itanhaém • Peruíbe • Itariri • Pedro de Toledo Um Jornal com Agilidade e Atitude • Distribuição Gratuita Matéria de Capa - Pág. 03 Pág. 12 • Morte de Eduardo Campos Pág. 09 • Itariri Cidade recebe o Projeto Elektro nas Escolas Foto: Flávio Alves / Estadão Acidente aéreo mata Eduardo Campos Marina Silva pode ser a Candidata “Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde nós vamos criar nossos filhos, é aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa”. Eduardo Campos em entrevista ao Jornal Nacional do dia 12 de Agosto. Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. “Nosso sentimento em nome da população aos familiares. O Brasil perdeu uma liderança jovem, promissora, que tinha muito a contribuir, uma figura admirável. Foi uma tragédia que me entristeceu. Eu, por meio do Marcio França, acabei conhecendo melhor o Eduardo e o admirava. Ele teve grande contribuição para o nosso país.” Marina Silva Candidata a Vice-Presidente Na Coligação de Eduardo Fernando Henrique Cardoso Ex-Presidente do Brasil “Durante esses dez meses de convivência, aprendi a respeitá-lo, admirá-lo e a confiar nas suas atitudes e em seus ideais de vida”. “No momento em que nós precisamos de líderes jovens e competentes, perdemos um dos melhores” Yolanda Hanashiro Taminato Cargos para diversas áreas e salários até R$ 10.607,00. Pág. 13 • emprego Itanhaém abre inscrições para 478 vagas

Upload: jornal-a-voz-do-litoral-sul

Post on 02-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Acidente aéreo mata Eduardo Campos Marina Silva pode ser a Candidata

TRANSCRIPT

do Litoraldo Litoralwww.avozdolitoralsul.com.br

VOZ • perfil:V

Sul

Jor na l A VOZ do L i t ora l Su l • Ano I I • Númer o 12 • Per u íbe , agos to de 2014 .

I tanhaém • Peruíbe • I tar ir i • Pedro de To ledoUm Jornal com Agilidade e Atitude • Distribuição Gratuita

Matéria de Capa - Pág. 03

Pág. 12

• Morte de Eduardo Campos

Pág. 09

• Itariri

Cidade recebe o Projeto Elektro nas Escolas

Foto: Flávio Alves / Estadão

Acidente aéreo mata Eduardo Campos Marina Silva pode ser a Candidata

“Não vamos desistir do Brasil. É aqui onde nós vamos criar nossos filhos, é aqui onde nós temos que criar uma sociedade mais justa”.Eduardo Campos em entrevista ao Jornal Nacional do dia 12 de Agosto.

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.“

““

“Nosso sentimento em nome da população aos familiares.

O Brasil perdeu uma liderança jovem, promissora, que tinha muito a contribuir, uma figura admirável. Foi uma tragédia que me entristeceu. Eu, por

meio do Marcio França, acabei conhecendo melhor o Eduardo e o admirava. Ele teve grande

contribuição para o nosso país.”

Marina SilvaCandidata a Vice-Presidente

Na Coligação de Eduardo

Fernando Henrique CardosoEx-Presidente do Brasil

“Durante esses dez meses de convivência, aprendi a respeitá-lo, admirá-lo e a

confiar nas suas atitudes e em seus ideais de vida”.

“No momento em que nós precisamos de líderes jovens

e competentes, perdemos um dos melhores”

YolandaHanashiro Taminato

Cargos para diversas áreas e salários até R$ 10.607,00.

Pág. 13

• emprego

Itanhaém abre inscrições para 478 vagas

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014.2 www.avozdolitoralsul.com.br

opinião “Marina vai agregar valor à chapa presidencial e ao debate no Brasil”, afirmou ele, ao anunciar que até esta sexta-feira, 15, irá encaminhar uma carta ao partido explicitando sua defesa. “Se meu irmão chamou Marina para ser sua vice, com esta atitude ele externou sua vontade”, afirmou Antonio Campos, confiante de estar defendendo a posição que o ex-candidato aprovaria.

O ano de 2014 é muito especial para nós do jornal A VOZ do Litoral Sul, por dois motivos: o primeiro por ser este o nosso primeiro ano de existência como veículo de informação; o segundo mo-tivo por ser ano de eleições, e é a pri-meira eleição com cobertura jornalística do AVOZ, e nós do jornal, arregaçamos as mangas e vamos levar aos nossos leitores um jornal a serviço do voto consciente.

Estamos preparando matérias do perfil e propostas dos principais candi-datos da nossa região para que o eleitor possa conhecer melhor os candidatos e assim fazer a sua escolha. Desta forma o jornal AVOZ faz parte da Campanha Voto Consciente, que pretende estimu-lar o interesse da população sobre as eleições.

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e ideias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aque-le projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.

• editorial

Jornal A VOZ do Litoral SulÉ uma publicação da viaMaker Comunicações

CNPJ: 17.475.064/0001-41Jornalista responsável: Sidney Cley Mtb: 45.169

Diretora Comercial: Cláudia B. CamargoContato: 13 9643-3338 / 13 9705-5059

[email protected]

Periodicidade: Mensal / Tiragem: 5.000 exemplares • Distribui-ção Gratuita nas cidades de Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo. • Gráfica: Metromídia

As opiniões expressas e assinadas são deinteira responsabilidade dos seus autores.

•expediente

Porque não, a COMISSÃO ESPECIAL PROCESSANTE!

Eleições: Momento de escolhas políticas

• artigo

• artigo

- Por Kleber A.B. de Abreu*

- Por Cláudia Dib

*Kleber A. B de Abreu é advogado - OAB/SP 216.062Coordenador do Projeto OAB - Concilia.

Irmão de Campos assume defesa da candidatura de Marina Silva Fonte: O Tempo

Vote consciente!

Voto consciente

Os cidadãos de Peruíbe, estão diuturnamente ouvindo falar sobre a necessidade de ser instalada a CEP (Comissão Especial Processante), todavia as mesmas são frustradas e acarretam por parte dos que primam por transparência certa dúvida sobre o porquê de não se apurar as denúncias então trazidas.

As Comissões Processantes, são constituídas nos seguintes casos: quando há denúncia contra prefeito, vice e secretário Municipal (Infrações Politico-Admi-nistrativas) e de perda de Mandato por vereador.

No caso em tela, se buscava apenas investigar a procedência das denúncias feitas em face a Admi-

nistração junto ao setor da Saúde Pública, o qual é o mais fragilizado e que mais causa dissabores junto aos cidadãos, não só de Peruíbe, mas do Brasil como um todo.

Por fim, o interesse público deve ser garantido por todas as armas necessárias para que a transparên-cia ocorra, assim vamos aguardar os resultados da denúncia junto ao Ministério Público e saber quem estava certo.

Começa as especulações politicas é chegado o momento de afunilar as escolhas daqueles que estarão buscando o direito de nos representar politi-camente na esfera estadual e federal.

Para tanto agora é necessário uma reflexão! Você que tanto criticou e vive colocando a culpa nos políticos foi o grande culpado disso ocorrer, foi você que os colocou lá com seu voto, se pensou eu não sei, mas agora tá na hora de se eximir do erro vamos eleger pessoas comprometidas com a

causa social e com os destinos do nosso povo e do nosso estado.

Não negocie o seu voto em prol de favores pes-soais pense que esse favorecimento feito a você só resolverá provisoriamente sua situação e as vezes nem isso, mas com certeza irá colocar uma imensidão de necessitados no buraco.

O seu voto não irá mudar o mundo, mas, com certeza, irá contribuir com a qualidade de nossos representantes!

anuncieAQUI!Tomeumaatitude!

Foto

: Div

ulga

ção

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014. 3www.avozdolitoralsul.com.br

cotidiano EleiçõesA candidata à Vice-Presidência, em pronunciamento lamen-

tou a morte do político pernambucano, que foi vítima de um acidente de avião. Ela disse que Campos estava empenhado na defesa dos ideais que defendeu “até os últimos segundos

de sua vida”. Emocionada, Marina se solidarizou com a família de Campos e dos assessores e disse que “durante esses dez meses de convivência, aprendi a respeitá-lo, admirá-lo e a confiar nas suas atitudes e em seus ideais de vida”.

A morte do candidato do PSB, Eduardo Campos, deve gerar instabilidade na disputa pela Presidência da República, na visão do cientista político, Professor de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), David Fleischer, o eventual in-gresso na corrida presidencial da ex-senadora Marina Silva, candidata a vice na chapa de Campos, pode atrair parte do eleitorado que ainda não decidiu em quem votar. Na mais recente pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente, divul-gada no dia 7, Campos tinha 9% – atrás de Dilma Rousseff (PT), com 38%, e Aécio Neves (PSDB), com 23%. Os indecisos eram 11%. O PSB tem dez dias para indicar um novo candidato.Acidente Aéreo - O candidato a presidente do PSB, o ex-gover-nador de Pernambuco Eduardo Campos, morreu na manhã desta quarta-feira (13) após a queda do jato particular em que viajava em um bairro re-sidencial em Santos, no litoral paulista. Ele tinha completado 49 anos no último domingo.

Chovia no momento do aci-dente. A Aeronáutica informou em nota que o avião decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). “Quando se preparava para pou-so, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave”, infor-mou a nota. Moradores disse-ram ter visto uma bola de fogo no céu. Segundo bombeiros, 13 residências foram atingidas pelos destroços.

• tragédia

Morte de Campos deve tornar instável corrida presidencial, avaliam analistas

Coligação de Eduardo Campos tem dez dias para indicar substituto, e segundoanalista político, eventual ingresso de Marina na disputa pode mudar quadro eleitoral

Isabela Vieira/Agência BrasilO Tribunal Superior Eleito-

ral (TSE) esclareceu que, em caso de morte de candidato, os partidos têm prazo de dez dias para fazer substituição. Com a morte do candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB), em um acidente aéreo hoje (13), a coligação Unidos para o Brasil pode escolher a

candidata a vice, Marina Silva, para substituí-lo.

Em caso de morte do can-didato que for de coligação, a lei eleitoral dá preferência à substituição por outro do mesmo partido, neste caso, o PSB, e orienta para que a mudança seja definida por maioria absoluta dos partidos coligados. A legislação tam-

bém diz que é obrigação do partido dar ampla divulgação à troca de nomes e esclarecer o eleitorado sobre as mudanças da coligação.

As regras para substituição de candidatos constam da Resolução 23.405, de fevereiro deste ano, e também permitem a troca de candidato caso o registro da candidatura tenha

sido indeferido - inclusive por inelegibilidade - cancelado ou cassado. Nesses casos, a coligação tem até 20 dias antes do pleito para indicar o nome do substituto na chapa concorrente.

Integram a coligação Uni-dos para o Brasil PSB, Rede Sustentabilidade, PPS, PPL, PRP e PHS.

É com grande tristeza que recebia notícia do acidente fatal em queestava o nosso amigoEduardo Campos e todos osdemais companheiros do PSB,perdemos um grande líder políticoe as famílias seus entes queridos.Sei que neste momento difícilas palavras pouco confortam,mas gostaria de expressarmeus sentimentose desejos de forçaa todos os familiarespara continuarem acaminhada da vida.O Eduardo Camposencerra suajornada hoje, mas,nos deixa seu exemplo de um homem realizador, um político combativo, solidário e fraterno. Tenho certeza que suas ações servirão de inspiração e que o PSB lutará para realizar seus projetos e ideais, na busca de melhorias para o povo. Descanse em paz!Alex Matos - PSB-Peruíbe.

Foi com muita tristeza que acompanhamos hoje, nos noticiários de todo País, o falecimento de Eduardo Campos, presidente nacional de nosso partido, grande líder e que deixará saudade. Que ele possa ser recebido por Jesus e que sua família receba todo amparo necessário para superar essa grande perda.

Coligação de Eduardo Campos tem dez dias para indicar substituto

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Sid

ney

Cley

Marina Silva diz que Campos estava empenhado até o final na defesa dos ideais

Gilson BargieriPresidente doPSB-Peruíbe

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014.4 www.avozdolitoralsul.com.br

cotidianoSegunda Noite do Sobá acontece dia 23 de agosto em ItanhaémSolidariedade

O Fundo Social de Solidariedade irá realizar a segunda Noite do Sobá no dia 23 deste mês. Os convites para o evento já estão sendo vendidos na sede do Fundo Social, localizado na Rua Cunha Moreira, 61, Centro, das 8 às 17

horas. A partir das 19 horas, na Marina do Satélite, situada na Rua das Andorinhas, 195, no Jardim Felicidade. O valor é de R$ 20,00, equivalente ao prato de Sobá. Toda a arre-cadação será revertida para a festa do Dia das Crianças.

• saúde

• Senac Santos

Ação beneficente volta a Peruíbe

oferece curso Técnico em Administração

*Dr. Valdez L. Silva é médico Hematologista/Hemoterapeuta, especialista pela Sociedade Brasileira

de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. Funcionário público Municipal de Peruibe.

O sangue é um líquido opaco e de consis-tência ligeiramente viscosa. O corpo de um ho-mem de aproximadamente 60 quilos possui aproximadamente 5,5 litros de sangue, que mantém-se em circulação constante, basicamente, às custas do bombeamento do coração.

O sangue é um veículo de transporte por meio do qual são distribuídas diferentes substâncias essenciais para a vida: oxigênio, dióxido de carbono, nutrientes, metabólicos e hormônios, entre outros. Regula também a temperatura corporal e o equilíbrio da acidez.

O sangue é composto por duas partes: as células sanguí-neas e o plasma. Quanto às células sanguíneas, os glóbulos vermelhos transportam o oxigênio dos pulmões para os tecidos, garantido a vida dos órgãos; os glóbulos brancos atuam na defesa do organismo contra agentes infecciosos; as plaquetas participam do sistema de coagulação sanguínea. O plasma é uma solução proteica que transporta por todo o organismo os nutrientes, metabólicos, anticorpos, hormônios e outras moléculas.

Por tanto, se diminuir a concentração de hemoglobina no sangue, teremos menor transporte de oxigênio, com prejuízo para todo o organismo, apresentando-se com sintomas im-portantes, como fraqueza, sonolência, cansaço fácil, palidez. Dessa forma, temos vários tipos de anemias, com várias cau-sas, como nutricional, alterações na formação das hemácias, perda repentina de sangue (hemorragias), destruição precoce das hemácias, etc.

A anemia por déficit de ferro, é uma das deficiências nutricionais mais comum e a causa de 50% das anemias no mundo. Tende a piorar na gravidez, crescimento acelerado na infância, perdas de sangue agudas e crônicas como menstruações excessivas e a menor ingestão desse mineral.

As anemias crônicas devem ser investigadas pelo Hema-tologista para se entender se é um distúrbio que possa ser corrigido ou se está associado a doenças mais graves como as leucemias e outros tipos de canceres. Por outro lado, as anemias agudas devem ser corrigidas imediatamente com a reposição de hemácias (transfusão de sangue) para garantir a sobreviva do paciente.

Os serviços de saúde, principalmente os que tem proce-dimento cirúrgicos em suas atividades, além de maternidade, devem possuir estoque de bolsas de sangue para o socorro imediato ao paciente com sangramento.

Nesse aspecto, nosso município deixa a desejar por não ter um serviço de transfusão, o que muito nos preocupa, mesmo porque temos uma maternidade em funcionamento.

Qualquer grave intercorrência, perecem os médicos que têm diante de si um paciente que tem seu estado geral decli-nando, sem nada poderem fazer.

Esse é um tema que não pode ser ignorado, mesmo porque, quando se há vontade, já é difícil resolver, que dirá quando o setor recebe a mesma importância que o atendi-mento ambulatorial agendado.

Anemias• artigo

- Por Dr. Valdez*

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O PRESIDENTE DA COLONIA DE PESCADORES Z-5 “JULIO CONCEIÇÃO” DE PERUIBE, NO USO DAS SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONVOCA ASSENBLÉIA GERAL EXTRAORDINARIA PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA ADMINISTRATIVA, CONSELHO FISCAL E SUPLENTES PARA O TRIENIO 2014/2017 A REALIZAR-SE NO DIA 25 DE SETEMBRO DE 2014, A REALIZAR-SE NA SEDE DA COLONIA DE PESCADORES, COM INÍCIO AS 08:00 E TERMINO AS 16:00 HORAS, SENDO REALIZADO APÓS O ENCERRAMENTO A APURAÇÃO DOS VOTOS.

DISPOSIÇÕES GERAIS

1) SOMENTE ASSOCIADOS EFETIVOS QUITES COM OS COFRES DA COLONIA E TENDO SUAS DOCUMENTAÇÕES DEVIDAMENTE ATUALIZADAS, PODERAO TOMAR PARTE NAS ASSEMBLEIAS E ASSINAR O LIVRO DE PRESENÇA.

2) OS ASSOCIADOS ADMITIDOS MENOS 30 DIAS ANTES DA DATA DA CONVOCAÇÃO, NÃO PODEM VOTAR NESSA ASSEMBLEIA.

3) SOMENTE OS ASSOCIADOS EFETIVOS PODERÃO CONCORRER A CARGOS ELE-TIVOS, VOTAR E SER VOTADO.

4) AO SE INSCREVER COMO CANDIDATO A CARGO ELETIVO,SERA OBRIGADO A APRESENTAR OS SEGUINTES DOCUMENTOS :

a)ATESTADO DE BOA CONDUTA b)DECLARÃÇÃO DE BENS.5) O DIREITO DE SER VOTADO PRESSUPÕE ALEM DE OUTRAS A FIXAÇÃO DE AS-

SOCIADO A MAIS DE 90 DIAS.6) A VOTAÇÃO SERA FEITA POR CHAPAS DEVIDAMENTE REGISTRADAS NA COLONIA

COM ATÉ 40 DIAS DE ANTECEDENCIA DA DATA DA ASSEMBLEIA.7) A COLONIA EMCAMINHARÁ Á FEDERAÇÃO ATÉ 15 (QUINZE) DIAS ANTES DA

ELEIÇÃO, AS CHAPAS INSCRITAS, JUNTAMENTE COM OS DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA HOMOLOGAÇÃO OU NÃO.

8) ASSUNTOS GERAIS.

ANTONIO RIBEIRO DO PRADO

Peruíbe recebeu, pelo se-gundo ano consecutivo, um mutirão de saúde com a parti-cipação voluntária de médicos coreanos. O evento aconteceu no sábado, dia 9 de agosto, na Unidade Básica de Saúde Parque do Trevo, no bairro Vila Erminda, das 9 às 15h, com diversas ações preventivas e consultas médicas nas áreas de clínica geral, urologia, ginecologia, acupuntura, fisio-terapia e odontologia.

Os moradores receberam também alguns exames clíni-

cos, como aferição de pressão ar terial e dextro (coleta de sangue na ponta do dedo com aparelho digital). A ação soli-dária é organizada pela Asso-ciação Beneficente Cristã dos Coreanos da América do Sul, em parceria com a Prefeitura de Peruíbe.

Associação tem sede em São Paulo, no Brás, e já existe há 30 anos realizando eventos de cidadania todo mês no Brás e esporadicamente em outros municípios, na sede da Associação a população é

atendida também com aulas de inglês e coreano, infor-mática, ar tes, taekwondo, música e canto, tudo isso com apoio da Colônia Core-ana onde todos instrutores e professores são voluntários. A Associação Cristã rompe barreiras étnicas, culturais e religiosas em amor ao ser humano, uma vez que reúne cristãos católicos, protes-tantes e budistas, onde estes encontraram esta forma de agradecer e retribuir a hos-pitalidade do povo brasileiro.

A Associação Cristã Beneficente dos Coreanos da América do Sul realizou a ação de saúde na UBS Parque do Trevo

O curso, com carga horá-ria de 800 horas, capacita o aluno para efetuar análises de indicadores de desempenho e colaborar com alternativas para melhorar processos, a fim de executar e avaliar as atividades dos ciclos de gestão. Dividido em seis módulos, as aulas conferem aos alunos quatro cer tificados e um diploma, valorizando a aprendizagem e prestígio dos formados.

As inscrições devem ser feitas por meio do site www.sp.senac.br/santos ou pelo telefone (13) 2105 7734.

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014. 5www.avozdolitoralsul.com.br

Dilma terá quase o dobro do tempo de TV de Aécio e “PSB” somadospolítico Nacional

Dilma, cuja coligação tem nove partidos, terá 11 minutos e 24 segundos dos 25 minutos das propagandas que serão exibidas terças. quintas e sábados. Aécio, em coligação também com

nove partidos, terá 4 minutos e 35 segundos. “PSB” contará com 2 minutos e 3 segundos. Os demais oito candidatos terão entre 45 segundos e 1 minuto e 10 segundos cada.

painel

• eleições 2014 - Candidatos a Presidente

Saiba quem são os candidatos desta Eleição

Fonte: Agência Nacional

PSDB 45 PT 13

PSB 40

PRTB 28

PSC 20 PCO 29 PSTU 16

PSOL 50 PCB 21

PV 43 PSDC 27

AÉCIO NEVES DILMA ROUSSEFF

EDUARDO CAMPOS

LEVY FIDELIX

PASTOR EVERALDO RUI COSTAPIMENTA

ZÉ MARIA

LUCIANA GENRO MAURO IASI

EDUARDO JORGE EYMAEL

B.Horizonte/MGVice:Aloysio Nunes

B.Horizonte/MGVice:Michel Temer

Recife/PEVice:Marina Silva

Mutum/MGVice:Cel. José Alves

Rio de Janeiro/RJVice:Leonardo Gadelha

São Paulo/SPVice:Ricardo Machado

Santa Albertina/SPVice:Cláudia Durans

Santa Maria/RSVice:Jorge Paz

São Paulo/SPVice:Sofia Manzano

Salvador/BAVice:Célia Sacramento

Porto Alegre/RSVice:Roberto Lopes

Aécio vem de uma família tradicional na política principalmente em Minas Gerais, um dos Estados mais poderosos do país. Seu avô materno, Tancredo Neves foi eleito presidente do país, mas morreu antes de tomar posse. Seu pai Aécio Cunha foi deputado fe-deral. Já Aécio Neves foi governador de Minas Gerais e atualmente senador por Minas Gerais.

Eduardo Campos aos 25 anos ingressou no Partido Socialista Brasileiro (PSB) e depois eleito deputado estadual. Ao Congresso nacional chegou aos 29 anos, em 1994. Em 1998 foi reeleito deputado federal. Em 2002, reconquistou o terceiro mandato como deputa-do federal e destacou-se como articulador do governo Lula nas reformas da Previdência e Tributária.

Fidelix da Cruz iniciou sua carreira política em 1996 quando disputou o cargo de Prefeito de São Paulo, terminando derrotado. Tentou ainda por duas vezes o cargo de Governador, o de Vereador e de Deputado Federal, além de mais duas vezes o de Prefeito de São Paulo e em 2010 como de Presidente da República, alcançou 57.960 votos válidos, o equivalente a 0,06%.

Vice-presidente nacional do PSC, Everaldo Dias Pereira é formado em Ciências Atuariais pela Faculda-de de Economia e Finanças/RJ. Filiou-se ao PSC em 2003 influenciado por Anthony Garotinho e chegou a coordenar um dos seu programas de governo. É pastor da Assembleia de Deus, e um dos líderes da bancada evangélica do PSC e tem o apoio de Marco Feliciano.

Rui Costa Pimenta, jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Iníciou sua vida política no movimento estudantil, em 1979 participou da fundação do PT em São Paulo e no ABC. Em 1985 tornou-se Diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT) da Grande São Paulo. Em 1992 trabalhou pela criação do PCO, que teve seu registro definitivo em 1996.

José Maria de Almeida é metalúrgico. Chegou a ini-ciar o curso de Matemática pela Fundação Santo André, mas não finalizou. Zé Maria, como é mais conhecido, iniciou sua vida política no final da década de 1970, participou da fundação da Central Única dos Traba-lhadores (CUT) e do PT. Em 1994, fundou seu atual partido, o qual ocupa o cargo de presidente nacional.

Luciana é filha de Tarso Genro, atual governador do Rio Grande do Sul e iniciou sua vida política parti-cipando no movimento estudantil. Filiada inicialmente ao PT, partido que deixou após ter sido eleita Deputada Federal em 2002, no ano seguinte participou da funda-ção do PSOL , instituído em 2004. Dois anos depois foi reeleita Deputada Federal já pelo atual partido.

É formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Mauro Iasi é professor adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Comitê Central do PCB. Autor de diversos livros foi presidente do Sin-dicato dos Docentes da UFRJ de 2011 a 2013.

O médico Eduardo exerceu por quatro vezes o mandato de deputado federal pelo PT, de 1983 a 2003, ano em que filiou-se ao PV. Em São Paulo atuou nos movimentos populares de saúde, mobilização que teve grande influência na criação do SUS, em 1988. Dois anos depois, foi secretário da Saúde da cidade de São Paulo, na gestão Luiza Erundina. E em 2001.

José Maria Eymael é formado em Direito e História Natural. Iniciou sua carreira política como militante do PDC (Partido Democrata Cristão), extinto durante o regime militar. Foi candidato a Presidente da República em 1998, 2006 e 2010, mas não alcançou a vitória em nenhuma delas, mas na última eleição obteve 89.350 votos, abaixo apenas dos quatro principais candidatos.

Dilma está no seu quarto ano de mandato e apesar de algumas fragilidades de seu governo ela é a favorita a ocupar novamente o cargo. Dilma está com 38% das intenções de voto, segundo pesquisa ibope divulgada no último dia sete. Apesar da sua elevada aprovação para a eleição, sofreu uma queda na sua aprovação devido à onda de protestos do ano passado.

Confira o perfil dos candidatos a presidente nas eleições 2014. Lembre-se é importante conhecer sobre estes candidatos e se preparar conscientemente nas suas escolhas.Exerça a cidadania.Vote consciente!

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014.6 www.avozdolitoralsul.com.br

Alckmin defende redução navazão do Jaguari para Minas e Rio

político São PauloO governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), defen-

deu a redução na vazão de água em usina hidrelétrica instalada no Rio Jaguari. O rio, que faz parte da bacia do Paraíba do Sul, abastece cidades em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Na se-

mana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) notificou a Companhia de Energia de São Paulo (Cesp) por des-cumprir determinação de elevar a vazão. Isso, segundo a Aneel, pode colocar em risco o sistema de geração de energia da Light.

painelFonte: O Globo

CNPJ

VEÍ

CULO

: 17.4

75.06

4/000

1-41

- V

ALOR

R$ 1

50,00

• Peruíbe

Projeto de Lei pede maior publicidade aos programas habitacionais

• Eleições 2014

Sindicalistas da baixada santista entregam reivindicaçõesaos candidatos

O vereador Rafael Vitor apresentou o Projeto de Lei n°15/2014, que dispõe sobre a publicidade dos atos relativos aos Programas e Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social.

A preocupação do vereador é com a divulgação destes programas, uma vez que o cidadão tem o direito de informação, só que muitos dos pro-gramas implementados pelo Governo, que poderiam beneficiar as famílias que mais necessitam, são desconhecidos por nossa população devido deficiência da publicidade.

O vereador destaca que “a admi-nistração pública deve pautar os seus atos pela observância do princípio da publicidade, que confere ao ato não só eficácia, mas também permite o controle das condutas da administração pública e de seus atos por parte dos administrados. Esta Lei obriga a Admi-nistração Municipal a dar uma maior divulgação das ações relativas aos programas habitacionais de Peruíbe”.

Este Projeto de Lei do vereador Ra-fael, é assinado também pela vereadora Dra. Mari Laila Tanios Maaluli.

Vereador Rafael apresenta projeto de Lei que dá maior publicidadeaos Programas e Empreendimentos Habitacionais de Peruíbe

O Conselho Sindical da baixada santista elaborou uma série de reivin-dicações com as principais demandas trabalhistas. O documento foi entregue aos candidatos ao congresso na-cional, ao governo de São Paulo e à presidência da República. O dirigente regional do Sintetel e membro efetivo do Conselho, Genivaldo Barrichello, propõe uma inversão de prioridades nos órgãos reguladores para fortalecer as lutas do movimento sindical.

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014. 7www.avozdolitoralsul.com.br

• Peruíbe

Câmara diz não a CEP da SaúdeVereadores repetem: “Pelo Dr. Rubens eu voto contrário a CEP”

• Governo perdido

“Ninguém sabe o que acontece do outro lado da rua”

Após o recesso parlamentar da Câmara Municipal de Peruíbe, o vereador Liuz Maurício no uso da palavra, destaca sua preocupação quanto o atual Governo está perdido. O vereador cita o caso da Socorro Mendonça, Diretora do AME, que teria sido exonerada e o Secretário de Governo afirma que não houve exoneração e depois é publicado em rede social a cópia da Portaria de Exoneração. “Então percebe-se que ninguém sabe o que está acon-tecendo do outro lado da rua. É im-portante que a população saiba que a situação é cada vez mais caótica”. Conclui o nobre vereador.

PSC é multado no Amapá por propaganda eleitoral antecipada

político NacionalO Partido Social Cristão (PSC) foi multado em R$ 5 mil por

propaganda eleitoral antecipada. A condenação é resultado de representação do Ministério Público Eleitoral (MPE) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O PSC informou que não foi notificado

sobre a decisão. De acordo com o MP, o PSC praticou propaganda eleitoral antecipada durante “inserções de TV exibidas em maio de 2014 e cometeu o ilícito quando fez o chamamento público para a sua convenção que seria realizada em junho”.

painelFonte: O Globo

www.facebook.com/Nelson do Posto

CN

PJ

Can

dida

to: 2

0.56

0.29

9/00

01-4

6

CNPJ

Veíc

ulo: 1

7.475

.064/0

001-

41 -

Valo

r R$ 1

50,00

O pedido de CEP (Comissão Especial Precessante) da Saúde foi reprovado por 13 votos a 0

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014.8 www.avozdolitoralsul.com.br

imóveisDecoração / JardinagemPerfil: personalidades da RegiãoCompra / Vende / Aluga

CAD

ERN

O D

E Menor desaceleração no setor imobiliário paulista levanta conversa sobre “melhoras”Mercado

Depois de um primeiro trimestre ruim, com acumulado de queda de 7,2% entre janeiro e março, queda nas vendas reduziu, caindo “somente” 3,02% em abril. Segundo o le-vantamento realizado pelo Creci-SP (Conselho Regional dos

Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), a comparação direta dos resultados de vendas e locação de abril com março indica mais claramente o que pode ser um início de reversão de tendência. Leia a matéria na íntegra em nosso site.

• norma ABNT • Web

• capital

Saiba quando é recomendado contratar um profissional especializado

Nova regulamentação prevê a necessidade de projetos, laudos ou Responsabilidade Técnica emitidos

somente por engenheiros ou arquitetos em determinadas ocasiões.

Foto: Charles Guerra/PenseImóveis

Em vigor desde abril deste ano, a norma NBR 16.280, criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), tem o objetivo de aumentar a segurança de obras e estabelecer uma gestão que assegure o cumprimento de determinados procedimentos. Por isso, a norma provocou mudanças no mercado de reformas, já que institui a obrigatoriedade de projetos, laudos e RT (Responsabilidade Técnica) emitidos por profissionais especializados – arquitetos e engenheiros – em algumas situações.

Para todos os serviços é necessário realizar um Plano de Diretrizes, um documento que descreve as soluções de forma detalhada e específica. Para as reformas mais complexas se exige a RT, uma guia a ser re-colhida em banco e que atesta o responsável pelo projeto ou obra. Veja a seguir indicações da arquiteta Cristiane Sita, da empresa Praquemarido, sobre a exigência para cada situação, segundo a norma. • Instalações elétricas - Só é necessária a RT se a reforma implicar em uma nova deman-da elétrica ou novos pontos, ainda que não tenha aumento na demanda.•Revestimentos - Caso seja uma reforma simples, como troca de revestimento sem o uso de mar teletes ou ferra-

mentas pesadas para a retirada do acabamento anterior, não é necessária a RT.•Instalação de gás - Se a reforma for para instalação de aquecedor de gás e de torneira na tubulação do fogão, a RT é dispensável. Só é necessário emitir a guia caso a alteração implique em nova demanda e perigo de instalação.•Reformas de equipamentos industriais - Caso a reforma seja apenas para dar continui-dade de uso ao equipamento, como consertar uma tomada, o cliente não precisa de um profissional especializado. Se o motivo da reforma, no entanto, é a instalação de equipamentos industriais com características diferentes das apresentadas originalmente em projetos, como um novo ponto de toma-

da, a RT é obrigatória.•Reformas hidrossanitárias - Se for alterado o local de algum equipamento, como vaso sani-tário e percurso do cano, a RT será obrigatória. Já reformas de manutenção, como instalar chuveiro ou desentupir ralo, será necessário somente o Plano de Diretriz.•Ar condicionado, exaustão

e ventilação - Instalações de novas tubulações e equipa-mentos precisam da RT. Para fazer apenas a manutenção e limpeza dos aparelhos, o do-cumento não será necessário.•Impermeabilização e es-trutura - Qualquer reforma de impermeabilização ou inter-venção na estrutura do imóvel necessita do RT.

São Paulo tem um novo Plano Diretor Estratégico

Presidente do Secovi-SP,Claudio Bernardes

No último dia 31/7, o pre-feito de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou o novo Plano Diretor Estratégico da cidade, documento que traz as diretrizes do desenvolvimento da cidade para os próximos 16 anos.

Na tarde do mesmo dia, mais de 400 associados parti-ciparam de reunião na sede do Sindicato, ocasião em que o presidente da entidade, Claudio Bernardes, apresentou as prin-cipais mudanças do PDE para o setor imobiliário e fez inte-

ressante análise da legislação.Com base em estudos e

simulações realizados pelo Sindicato, 71% dos empreendi-mentos residenciais devem ter aumento de até 5% no preço; os demais terão incrementos superiores a esse porcentual.

Foto: Divulgação

Como as imobiliárias podem atrair mais clientes tendo como parceiros por-tais de classificados e as peculiaridades do ambiente dos negócios imobiliários na internet serão os motes da terceira edição do debate “Negócios na Web”, reali-zado anualmente pela Rede Secovi de Imóveis.

Neste ano, estarão pre-sentes Alexandre Ruiz, di-retor do Portal SP Imóvel; Brian Requarth, CEO do Vi-vaReal; Caio Ribeiro, diretor do MercadoLivre Classifica-dos; Gabriel Gruber, CEO do portal Properati; Igor Lima, head of Industry Real Estate do Google; Mateo Cua-dras, CEO do ImóvelWeb; e William Machado, Country Manager do Tiqueimóveis.

O evento será em 14 de agosto, com início previsto para as 18h30, na sede do Secovi-SP (Sindicato da Ha-bitação), à rua Doutor Bace-lar, 1.043, Vila Mariana, São Paulo, capital. Os interes-sados devem se credenciar pelo e-mail [email protected] ou pelo tele-fone (11) 5591-1306.

Google, ImovelWeb, MercadoLivre Classificados, Properati, SP Imóvel, Tiqueimóveis e VivaReal participam da 3ª edição do evento Negócios na Web, na sede do Secovi-SP

Executivos de portais debatem o ambiente de negócios na Internet

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014. 9www.avozdolitoralsul.com.br

imóveisCAD

ERN

O D

E

Um Pai tem a sabedoriade um Mestre e a Sinceridade

de um Amigo.

YolandaHanashiro Taminato

perfil:por: Sidney Cley

A coluna Perfil deste mês trás um pouquinho da história de Dona Yolanda da Colônia Japonesa de Itariri, esta doce senhora de 81 anos tem uma vitalidade e atividade de poucas jovens. Yolanda foi palestrante no II Fórum Feminino Internacional no Maksoud Plaza, São Paulo, sobre “Sucessão da Cultura Okinawana” evento realizado pela Associação Okinawa Kenjinkai do Brasil. Assunto ao qual aborda com propriedade, pois, aos seis anos de idade Yolanda e seus irmãos foram

levados para Okinawa com o objetivo de receberem a educação japonesa. Após seis meses seus pais viajam para o Brasil e deixa os quatro filhos com os avós e tios para o estudo, mas, a família é surpreendida com o início da II Guerra Mundial. A luta pela sobrevivência e o sofrimento de uma guerra, marcaram para sempre a vida da pequena Yolanda transformando-a em uma mulher forte moral e espiritualmente.

“Aprendemos sim, coisas que jamais poderíamos imaginar!”

Se alguém lhe pedir um peixe, ensine-o a pescar!

Dona Yolanda em 1958 foi presidente do depar tamento feminino da FUJINKAI de Itariri “Colónia Nipo Brasileira” área de educação “HAHA NO KAI”

No período de 1969 à 1972 foi primeira dama do Município de Itariri, pois seu marido foi eleito prefeito Municipal. Na década de 70 foi fundadora e presidente por várias gestões da Associação Cívica e Social de itariri “ACISOITA”, entidade esta que até hoje presta rele-vantes serviços assistenciais em parceria com a prefeitura municipal de itariri.

Em 97 foi eleita vice prefeita municipal de itariri até o ano de 2000, período em que ocupou os cargos de Diretora do Depar-tamento de Bem Estar Social e Diretora Municipal de Saúde. De 2001 a 2004, ocupou cargo de Diretora Administrativa do PFS (Programa Saúde da Família). Atualmente faz parte da FUJIN-KAI de Itariri, Diretora Social da Sociedade Nipo Brasileira de Itariri e Diretora Patrimonial da Associação Cívica e Social de Itariri (ACISOITA).

Como surgiu a ACISOITA e a tradicional Festa do Sobá? No meu papel de 1a Dama, senti

a necessidade de ajudar o meu marido, Prefeito da Cidade, na área de Assistência Social. Na época, mal falava português, com a cara e a coragem, acompanhada de meu marido, fomos ao Palácio do Governo em São Paulo para pedir uma ajuda para fundar uma entidade filantrópica com objetivo de atender problemas sociais do município, principalmente das crianças e dos adolescentes na faixa etária dos 07 a 14 anos para não os deixarem nas ruas enquanto as mães trabalhavam.

Para manter a ACISOITA criamos um evento anual que se tomou tradicional, a “FESTA DO OKINAWA SOBA”, que neste ano completa 41 anos no dia 10 de agosto de 2014. Nesta atração gastronómica comparecem mais de 600 pessoas, entre turistas e moradores.

A arte culinária Japonesa tem alguma influencia da Guerra? Acredito que tenha, foi um período muito difí-cil, alimentação consistia do KANDABA-JUSHI (risoto de folhas de batata doce), FUTI-

BA-JUSHI( risoto de folhas de Artemísia), GOYA-CHAMPURU (refogado de pepino amargo), NABERA-NUSHIRU (sopa de bucha silvestre), IMO (batata doce era o alimento predileto do dia-a-dia como lanche da escola e café da manhã).

O arroz era artigo de luxo. Do que colhíamos, cerca de 80% eram entregues ao go-verno Japonês para alimentar os soldados japoneses. A gente comia arroz UKEME (papa de arroz) apenas quando ficava doente. A obaatian tam-bém tinha o costume de fazer MABUIJANUGUI (ritual em que se oferece arroz, MISSOSHIRU

e peixe frito para o anjo da guarda) quando uma pessoa levava um susto muito grande. Este ritual tinha a intenção res-gatar a alma que, segundo os costuma época, se desligava do corpo num grande susto. Como preparativo para enfren-tamento da guerra, recebíamos instruções de como preparar refeições utilizando ingredientes

silvestres como DENDENMOSHI (caramujos de verduras) e SO-TETSU (cica), uma planta nativa de Okinawa que nos sustentaram durante a guerra.

E como foi a escola e os ensinamentos dos seus avós?

Como nós fomos criados com os avós e tios na zona rural, as atividade fora da es-cola, consistiam em trabalhar na lavoura plantando e co-lhendo o arroz e a batata doce em sistema de mutirões. Era muito cansativo mas também muito diver tido. Reuniam-se mais ou menos 30 pessoas para trabalhar e eu ajudava a

minha avó a fazer o almoço para a tur-ma. Assim, ajudando minha avó, aprendi a fazer MISSO, TOFU e MOTI com USSU

(duas grossas rodas de pedras engenhosamente lapidadas e postas uma sobre a outra, usada para moer o feijão de soja e o arroz MOTI).

Na nossa infância e na adolescência não tivemos muita diversão nem lazer. Não lamento ter vivido a II Guerra Mundial, pelo contrário, apren-di muito, principalmente a dar

o valor a vida e não desperdiçar bens materiais e os alimentos. A palavra MOTAINAI (uma pena, desperdício) faz par te da nossa educação e cultura. Agradeço a DEUS e ao nosso avô paterno SEIJIM HANASHI-RO por ter nos protegido e dado a sua vida para salvar a honra das mulheres durante a guerra e poder retornar ao Brasil com plena saúde, transformando-me numa mulher forte, moral e espiritualmente e com muito mais motivação para viver. Sou feliz por nossas tradições e costumes, mas principalmente pelas características Okinawa-na de determinação, respeito, gratidão e calor humano.

Quer deixar algumas pa-lavras ou uma mensagem? Gostaria de registrar meus agradecimentos aos ensina-mentos dos meus avós os quais venho dando seguimento aos trabalhos de meu pai Seian Hanashiro, minha mãe Yoshiko Hanashiro e meu marido Dr. Taminato Tion, que sempre se dedicaram sócio politicamente ao bem estar da comunidade Nipo-Brasileira. Aprendi com eles que “Se alguém lhe pedir um peixe, ensine-o a pescar!”

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014.10 www.avozdolitoralsul.com.br

imóveisCAD

ERN

O D

E São Paulo mantém posição como principal mercado imobiliário do PaísMercado

A Região Metropolitana reforça sua posição de maior mercado imobiliário brasileiro. Com crescimento de 17% em relação a 2012, a região somou R$ 33,3 bilhões de VGV lançado e concentra 37% do mercado. Os dados são da versão 2013

do Anuário do Mercado Imobiliário Brasileiro, idealizado e de-senvolvido pela Lopes. O padrão econômico é predominante, com 41% do total, seguido pelo médio, com 29%, o popular a 16% dos lançamentos, o alto a 10% e o altíssimo a 4%.

2 CASAS EM CINCO LOTES - ÁREA 1.303 M2 - R$ 850.000

APTO NOVO – CENTRO – C/PISCINA – R$ 200 MIL

OPORTuNIDADE!LINDO SOBRADO COM PISCINA - R$ 400 MIL

LINDA CASA COM PISCINA - PÉ NA AREIA!R$ SOB CONSuLTA

CHACRINHA LINDA - R$ 180 MIL - ÁREA 2.000 M2

OPORTuNIDADE - 3 DORMITóRIOS + EDICuLA700 M. DA PRAIA - R$ 280 MIL

3 DORMS + EDICuLA - R$ 280 MIL - FLóRIDA PERTO DO MACDONALD

COND. BOuGAINVILLE - OPORTuNIDADE – R$ 1.300.000 - 4 SuITES + 2 SALAS + MOBILIA+ AQuECIMENTO - 3 PISOS + PISCINA - C/ 412 M2

Confira as oportunidades de negócio da SBR Imóveis.www.srbimoveis.com

(13) 3455-8997 / (13) 9.9709-0177 Sandra

CREC

I 451

41-F

Av. São João, 367 - 1º andar - sala 02 - Centro - Peruíbe/SP (Em frente ao estacionamento do Cartório)

Fonte: Zap Imóveis

anuncieAQUI!Tomeumaatitude!

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014. 11www.avozdolitoralsul.com.br

imóveisCAD

ERN

O D

E

GRANDEOPORTUNIDADE

OPORTUNIDADEP/COMÉRCIO

Vendo TERRENO na Chácara Fazenda São João, escritura-do, de 1.000m2 - Pe-ruíbe.

Contato:(13) 9.9709-0177

Tendência de São Paulo são apartamentos menores e mais carosMercado

Um segmento crescente de paulistanos está escolhendo pagar mais caro para morar perto do trabalho em vez de manter residências grandes e bons carros. “O trânsito de São Paulo tem piorado muito, por isso resolvi morar perto do trabalho

para não ter que pegar o carro”, disse Valle, paulistano de 32 anos que é sócio da consultoria financeira Conquest Brasil. A oferta imobiliária já é limitada devido à densa população de São Paulo, que aumentou em 1 milhão de pessoas na última década.

Fonte: Exame

CHALEZINHO ESTILO EuROPEu - R$ 210.000 - ÁREA 250 M2

PRONTA PARA MORAR- 2 DOMRITóRIOS R$ 180 MIL

PERTO AV. PE. ANCHIETA - óTIMO LOCAL P/ATIVIDADE COMERCIAL – R$ 310 MIL - ÁREA 375 M2CHACRINHA ITARIRI - 3.106 M2 - COM CASA - R$ 95 MIL

CASA 600 METROS DA PRAIA - NOVA - R$ 250 MIL

CONDOMINIO FECHADO NO CENTRO - R$ 550.000

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014.12 www.avozdolitoralsul.com.br

Itariri recebe o Projeto Elektro nas EscolasItariri Iniciativa

O Projeto Elektro nas Escolas é uma iniciativa da Elektro Con-cessionária de Energia Elétrica, seu conteúdo e atividades estão inseridos no currículo do Ensino Fundamental, através do tema transversal Meio Ambiente, cujo foco é disseminar os conceitos

sobre a importância do uso eficiente e seguro de energia elétrica no lar, combatendo o desperdício. O objetivo é sensibilizar direto-res e capacitar professores como multiplicadores dos conceitos relativos ao uso de energia elétrica com eficiência e segurança.

• empreendedorismo

Mais uma loja no comércio da CidadeApostando no potencial de Itariri, empresáriasabrem as portas do Armazém Nipo Brasileiro

ALIMENTOS e PRODUTOS ORIENTAIS • CAFETERIA E BOMBONIERE • ARTIGOS DE FESTAS

Rua do Comércio, 133 – Centro de Itariri (13) 3418-3052

MerceariaAlimentos e Produtos Orientais Congelados, Castanhas e ConservasTemperos, Chás e EspeciariasHortifruti

BomboniereBombons, Balas e GuloseimasChocolates e PresentesBiscoitos e Bolachas

Cafeteria Bolos e DocesCafé, Cappuccino,Chás e Chocolate

Artigos de FestasTemas Infantis, Mesa de Bolo e AcessóriosFantasias e AdereçosBalões, Lembrancinhas e Descartáveis

O movimento foi intenso durante a inauguração de mais uma loja na Rua do Comércio em Itariri. Trata-se do Armazém Nipo Brasileiro, que aconteceu no último dia dois de agosto, o empreendimento é das jovens senhoras, Magali, Fátima e Luciana. De acordo com a direção da loja o local foi cui-dadosamente escolhido para que tivesse fácil acesso e livre estacionamento, localizada no Centro de Itariri a loja oferece mais de 3 mil itens distribuí-dos em quatro segmentos da loja: Mercearia, Bomboniere, Artigos para Festas e Cafeteria.

“Esperamos oferecer algo à altura da população de Itariri, queremos agradar não só a Co-lônia Japonesa, mas a todos os

moradores”, declarou Magali ao citar que várias pessoas se queixavam de ter que comprar em outras cidades, agora os consumidores podem encon-trar seus produtos aqui mesmo em Itariri.

Fotos: Divulgação

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014. 13www.avozdolitoralsul.com.br

Itanhaém abre inscrições para 478 vagas• emprego

ItanhaémBAIRRO A BAIRRO – A população participou do evento com perguntas e colocações a respeito do bairro Programa

As audiências populares realizadas no Programa Bairro a Bairro se tornaram um importante canal de comunicação dos moradores dos bairros com a Administração Municipal. Jun-tos, prefeito, secretários municipais, vereadores e munícipes

discutem as ações mais prioritárias para suas respectivas regiões. O cronograma de trabalho já passou por diversas áreas populosas da Cidade, levando serviços e informando sobre as principais ações do Governo Municipal.

• leitura rápidaPor Secretaria de Comunicação Social

Prefeitura realiza campanha contra vendade bebida alcoólica para menores de idade

A Prefeitura reforça a proibição da venda de cigarros e bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. A operação for-ça-tarefa agiu distribuindo panfletos ao comércio. O secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Silvio Oliveira, afirma que a Administração Municipal conta com o apoio da população. “Conversem com seus filhos sobre esse assunto, não permi-tindo que esse mal atinja sua família”. Os estabelecimentos comerciais, quiosques e ambulantes que forem flagrados vendendo bebidas alcoólicas para menores de idade serão multados em $26.366,66, podendo até triplicar esse valor em caso de reincidência, além do fechamento do estabelecimento.

Reunião definirá detalhes da Segunda Divisãodo Campeonato Municipal de Futebol

Na próxima quinta-feira (7), no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), haverá reunião entre representantes dos 16 times participantes da Segunda Divisão do Campeonato Municipal de Futebol e os membros do Depar-tamento de Esportes. Serão definidos os detalhes e regulamento da competição, que tem início previsto para o final de setembro. O encontro está marcado para as 18h30. Neste dia, os times já deverão contar com no mínimo 18 jogadores inscritos.

Itanhaém apresenta novos projetosem reunião da Aprecesp

Nesta sexta-feira (1) e sábado (2), Itanhaém participa da 4° Reunião Ordinária de Prefeitos da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), em Brotas, interior de São Paulo. O secretário de Turismo, Milton de Campos, e o diretor, Luciano Netto, apresentarão os novos projetos do Município para as 67 cidades associadas.

A Aprecesp é uma entidade criada em 1985 com o objetivo de representar os interesses e trabalhar pelo desenvolvimento turístico das cidades estância do estado de São Paulo.

Artesãos participam da Ação do CoraçãoNa última terça-feira (29) a Secretaria Municipal de Rela-

ções do Trabalho mobilizou voluntários e alguns artesãos de Itanhaém, onde confeccionaram mais de 100 corações. Os artesanatos feitos foram entregues à presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daily Kubagawa Gomes, para a Campanha Ação do Coração.

Operação força-tarefafiscaliza comércios de peças usadas

A Prefeitura realizou fiscalização nos estabelecimentos que comercializam peças usadas na operação força-tarefa da última segunda-feira (29). Dois locais foram notificados por irregulari-dade na documentação. O secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Silvio Oliveira, explica que estão adequando desses comércios dentro do Código de Postura.

Cargos para diversas áreas e salários até R$ 10.607,00.

A Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Itanhaém abriu inscrições de seu con-curso público, que conta com 478 vagas. As oportunidades são para vagas imediatas e mais a formação de cadastro reserva em diversos cargos. Os salários iniciais variam entre R$ 783,00 e R$ 10.607,00. As vagas são para candidatos que tenham os ensinos fundamen-tal, médio ou superior.

Para se candidatar ao cargo de Auxiliar de Enfermagem, que conta com 27 vagas, os candidatos devem ter o ensi-no fundamental completo e o curso completo de qualificação profissional específico para o cargo e registro no COREN. O salário oferecido é de R$ 1.109,00. Já para se candi-datar ao cargo de Motorista I, é necessário que o candidato tenha, além do ensino funda-mental completo, a Car teira Nacional de Habilitação na categoria “B” e experiência mínima de 2 anos no cargo. O salário é de R$ 783,00. A taxa de inscrição é de R$ 14,50.

O cargo com a maior quanti-dade de vagas é o de Educador de Creche, que conta com 100 vagas. Para concorrer, é neces-sário que o candidato tenha apenas o ensino médio com-pleto. O salário inicial é de R$ 880,00, para uma jornada de 40 horas semanais. Há ainda a oportunidade para o cargo de Técnico em Gesso, que conta com 7 vagas; para concorrer, é necessário que o candidato te-nha o ensino médio completo e curso técnico específico para o cargo. O salário inicial é de R$ 1.324,00. A taxa de inscrição é de R$ 20,00.

O concurso conta com diversas oportunidades para a área da Educação, com vagas para os cargos de Diretor de Escola (4 vagas); Interprete Alfabetizador de Libras (9 va-

gas); Professor de Educação Básica I (51 vagas); Professor de Educação Básica II (50 va-gas); Professor de Educação Básica III – PEB III – Educação Artística (8 vagas); Professor de Educação Básica III – PEB III – Educação Física (10 vagas); Professor de Educação Básica III – PEB III – Inglês (4 vagas); Professor de Educação Básica III – PEB III – Matemática (10 vagas); Professor de Educação Especial – Deficiência Auditiva (2 vagas); Professor Substituto I (14 vagas); Professor Subs-tituto II (Área de Linguagens e Código) (14 vagas) e Professor Substituto II (Área de Ciências Exatas) (15 vagas). Para con-correr, os candidatos precisam ter o curso Normal completo em nível superior e/ou Licen-ciatura Plena com habilitação específica na área de atuação. Os salários variam entre R$ 1.766,00 a R$ 3.278,00. A taxa de inscrição é de R$ 24,62.

A área da Saúde também conta com diversas oportuni-dades, sendo elas: Enfermeiro (7 vagas); para concorrer, é necessário que o candidato tenha o curso superior comple-to em Enfermagem e registro no COREN. O salário inicial oferecido é de R$ 2.760,00. Há ainda oportunidades para o cargo de Médico em diversas especialidades, sendo elas: Cardiologista (2 vagas); Clínico Geral (36 horas semanais) (31

vagas); Clínico Geral (24 horas semanais) (31 vagas); Clínico Geral (12 horas semanais) (12 vagas); Dermatologista (2 vagas); Endocrinologista (2 vagas); Generalista (18 vagas); Ginecologista (2 vagas); Infec-tologista (2 vagas); Neurope-diatra (2 vagas); Ortopedista (2 vagas); Pediatra (4 vagas); Psiquiatra Infantil (4 vagas); Urologista (2 vagas). Para concorrer, é necessário que os candidatos possuam o ensino superior completo em Medici-na, especialização completa na especialidade que estiver concorrendo e registro no CRM. O salário inicial oferecido oscila entre R$ 3.182,00 a R$ 10.607,00. Os cargos de mé-dico contam ainda com Prêmio de Desempenho Profissional de 25% do valor do vencimento.

Em todos os cargos, as jornadas de trabalho variam de 12 a 44 horas semanais, dependendo do cargo que estiver concorrendo.

As inscrições serão recebi-das do dia 01 até o dia 19 de agosto de 2014, por meio do site do organizador do certa-me, o Instituto Nosso Rumo – www.nossorumo.org.br. Para informações, o Instituto Nosso Rumo disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Candidato, pelo telefone (11) 3664-7878, pelo e-mail [email protected] e pelo link “Fale Conosco” de seu site.

Santos recebeu a• CAU/SP

AEAP • Informativo - agosto de 2014.14 www.aeap.com.br

AEAPAssociação de Engenheiros e Arquitetos de Peruíbe

informa

6ª Reunião Plenária ordináriaAconteceu em San-

tos/SP, no dia 26/06, a 6ª reunião plenária ordinária do CAU/SP. O encontro mensal dos conselheiros do Conselho paulista foi realizado no auditório da Associação de Engenhei-ros e Arquitetos (AEA) de Santos. No mesmo terreno está instalada a regional do CAU/SP, que atende toda a Baixada Santista.

“Prestigiar a regional do CAU/SP em Santos é o motivo principal de re-alizarmos a plenária fora da sede de São Paulo”, afirmou o Presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro.

Além disso, a mudan-ça pretendeu facilitar a chegada dos Conselheiros à reunião, já que o prédio do CAU/SP na capital está em pleno Vale do Anhan-gabaú, onde as torcidas se concentram para os Jogos da Copa do Mundo.

“É a primeira plená-

ria ordinária que reali-zamos fora da capital neste ano”, ressaltou o Vice-Presidente do CAU/SP, Gustavo Ramos Melo, afirmando que é também mais uma oportunidade de o Conselho estar mais per to dos profissionais da Baixada Santista, com a presença da regional.

“É com imensa sa-tisfação que recebemos essa plenária. É ótimo que todos os conselhei-ros possam conhecer o espaço”, afirmou o Ge-rente da Regional, José Roberto Rebello.• A Plenária - Entre os diversos assuntos da reunião, também hou-ve a oportunidade para um Grupo de Trabalho apresentasse suas ativi-dades. O Coordenador do GT Acessibilidade, o Conselheiro Federal José Antônio Lanchoti, relatou as discussões e trabalhos que vêm sendo realizados pelo grupo, e compartilhou

informações sobre a pu-blicação que será lançada pelo GT e que tem como objetivo ampliar a dis-cussão de Acessibilidade entre os profissionais de arquitetura e urbanismo.

A Revista Móbile é lançada na 6ª

reunião plenária ordinária do CAu/SP

Fotos: Divulgação/AEAP

Todo Pai recebe uma missão Divina que o aproxima do Criador, é como um espelho que recebe a luz de Deus e a reflete sobre seus filhos, é o farol que os guia até um porto seguro, é a esperança que dá forças para seguir adiante, é a segurança que nos envolve quando mais precisamos. Pai, como todos nós, é um filho de Deus, que é nosso Pai!

Feliz Dia dos Pais!

AEAPAssociação de Engenheiros e Arquitetos de Peruíbe

informa• CREA/SP• dicas

AEAP • Informativo - agosto de 2014. 15www.aeap.com.br

Casa da EngenhariaUm endereço à altura de tudo o que estamos fazendo e do que ainda pretendemos realizar

Assim como os pais se reconhecem em seus filhos, um país em suas personalidades de desta-que e os profissionais em suas obras, uma família se reconhece em sua casa: lá são tomadas todas as decisões, os conflitos são equacionados e cada ob-jeto reflete a personalidade de seus integrantes. As profissões da área tec-nológica passaram por momentos difíceis em que

a nossa atividade acabou sendo desvalorizada. Fe-lizmente estamos vivendo períodos melhores e o País está tomando um novo rumo: de boas oportunida-des e de resgate da nossa autoestima.

Tendo tudo isso em vista, precisávamos de um endereço à altura de tudo o que estamos fazendo e do que ainda pretendemos realizar. O projeto da Casa da Engenharia nasceu para

que tenhamos o nosso próprio espaço integrado à comunidade local, nos-sa própria identidade no município, a nossa cara.

Um projeto transpa-rente, moderno, acessível, sustentável. Sejam todos bem-vindos à Casa da Engenharia. Cada etapa da evolução desse sonho que está se tornando realidade pode ser acompanhada em: http:www.creasp.org.br/casadaengenharia

Visite nosso site: www.aeap.com.br

A VOZ • Agilidade e Atitude - agosto de 2014.16 www.avozdolitoralsul.com.br

láudiaC ibDsocialTradicional Festa em Itariri41a Okinawa Sobá

• Parabéns! • esporte

Ciclo Turismo - Os ciclistas partiram de Santos e chegaram em Peruíbe debaixo de chuva. Na foto ao lado: André de Paula, Erci Lemos, Ricardo Missões e Cláudia Dib no Primeiro encontro Ciclístico entre Baixada Santista e Litoral Sul, em Peruíde com mais de cinquenta participantes.

Quem assoprou as velinhas este mês foi Igor Pedro, completando13 anos.Parabéns eFelicidades!

Vereadora de Pedro de Toledo, Débora Cristiane, seu esposo e amigas

Presidente da OAB, Sérgio Martins Guerreiro e sua esposa Dra. Clayr Maria Fonseca Firmo Guerreiro

Ex-Prefeito de Itariri, Dr. Neto Fernandessua esposa Ireni Bezerra e caçula Otávio

Na barraca de produtos japoneses, as proprietárias da loja Armazém Nipo Brasileiro

Diretora da E.E. Portal da Juréia, Ana Lúcia, seu esposo Ricardo Vieira e ao centro o aluno Raphael Camargo

Lincon Matsuda e sua esposa Márcia

Juliano Tavano e sua mãe Márcia TavanoA Ex-Prefeita de Peruíbe, Milena Bargierie Cristian Tavano da Maxi’s Pneus

A Presidente da ACISOITA, Maria Cristinae a Prefeita de Itariri Rejane Silva

Dona Yolanda Hanashiro, fundadora e Diretora Social da ACISOITA e idealizadora da Festa Okinawa Sobá