avoz 02 8 paginas

8
www.jornalavozdolitoralsul.com.br Jornal A VOZ do Litoral Sul • Agilidade e Atitude • Ano I Número 2 • Peruíbe, 16 a 31 de março de 2013. Intersul: Descaso aos usuários e desrespeito aos idosos • transporte público A empresa Intersul parece fechar os olhos diante de tantas reclamações CIESP planeja expandir contato com empresas e capacitar para demanda Vereadores permitem a retirada de R$ 470 mil do Esporte Página 06 Página 05 • Peruíbe VOZ V Litoral do Sul Página 07 • petróleo e gás Foi discutida também a possibilidade de implantar cursos de capacitação em escolas e a inclusão de Itanhaém no Sistema de Rodadas de Negócios • Itariri Paulista de Rally a Pé reúne diversão e ecologia na Cidade • Pedro de Toledo Sergio Miyashiro é eleito presidente do CONSAUDE Página 07

Upload: jornal-a-voz-do-litoral-sul

Post on 10-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Intersul: Descaso aos usuários e desrespeito aos idosos

TRANSCRIPT

Page 1: Avoz 02 8 paginas

www.jornalavozdolitoralsul.com.br

Jornal A VOZ do Litoral Sul • Agilidade e Atitude • Ano I • Número 2 • Peruíbe, 16 a 31 de março de 2013.

Intersul: Descaso aos usuáriose desrespeito aos idosos

• transporte público

A empresa Intersul parece fechar os olhos diante de tantas reclamações

CIESP planeja expandir contato com empresas e capacitar para demanda

Vereadores permitem a retiradade R$ 470 mil do Esporte

Página 06

Página 05

• Peruíbe

VOZV

Litoraldo SulPágina 07

• petróleo e gás

Foi discutida também a possibilidade de implantar cursos de capacitação em escolas e a inclusão de Itanhaém no Sistema de Rodadas de Negócios

• ItaririPaulista de Rally a Pé reúne diversão e ecologia na Cidade

• Pedro de ToledoSergio Miyashiro

é eleito presidente do

CONSAUDE

Página 07

Page 2: Avoz 02 8 paginas

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 16 a 31 de Março de 20132 www.avozdolitoralsul.com.br

opinião

Moradores de rua por toda parte em nossa Cidade

A escolha do novo papa foi o assunto mais comentado da semana. O cardeal argentino Jorge Bergoglio, 76 anos, que adotou o nome Francisco, brincou que os cardeais reunidos no conclave no Vaticano foram buscá-lo “no fim do mundo”, em referência à sua procedência, esta é a primeira vez que o sumo pontífice vem da América Latina.

Fonte: veja

Sabemos que a Dotação Orçamentária é legal e permitida pela Lei Orgânica Mu-nicipal, é legal desde que o recurso volte e este é justamente o problema, pois em diversas Administrações o que ocorre é que o valor remanejado não é estornado.

Tudo o que a Lei permite ou não proíbe são os princípios éticos que não nos deixa em sã consciência fazê-los, ou seja, a mo-ralidade é um princípio e não praticá-la é um mau começo e tudo o que se segue é passível de questionamentos e tais atos como o remanejamento de verbas são sim de totais questionamentos.

Neste caso específico onde a verba remanejada para a compra de uniformes escolares no intuito da igualdade entre as crianças da rede municipal é louvável, é “legal”, mas é imoral, a controvérsia está justamente porque a maioria destas crianças poderão ficar sem as aulas nas escolinhas de esportes, pois o esporte é cidadania, lazer e saúde.

A educação e o esporte andam juntos, lado a lado na formação do caráter e do indivíduo em si, formação esta que chega a nível profissional, de atletas campeões nacionais e internacionais como, por exemplo, a judoca Mariana.

Acredito que seja um ato imoral a re-tirada ou remanejamento de verbas de qualquer departamento para suprir outro, pois a prática deveria ser constante e incansável a busca de verbas junto aos Governos Estadual e Federal, mas para isso é preciso projetos e projetos com planejamentos sérios para que nossas crianças possam continuar acreditando que ser uma pessoa de bem vale a pena.

• editorial

Por Cláudia Camargo*

*Cláudia Camargo é Empresária e Corretora de Imóveis

Jornal A VOZ do Litoral SulÉ uma publicação da viaMaker ComunicaçõesCNPJ: 17.475.064/0001-41Dir. Geral: Sidney Cley GomesDiretora Comercial: Cláudia B. Camargo

Contato: 13 9643-3338 / 13 9705-5059 [email protected]

www.avozdolitoralsul.com.brPeriodicidade: Quinzenal / Tiragem: 5.000 exemplares

As opiniões expressas e assinadas são deinteira responsabilidade dos seus autores.

•expediente

Um jornal com Agilidade e Atitude!

Casamento homoafetivo emSP já é uma realidade

• artigo • opinião

Por Kleber A.B. de Abreu*

*Kleber A. B de Abreu é advogadoOAB/SP 216.062

anuncieAQUI!

Em, 1º de março de 2013, entrou em vigor a Norma de Serviço da Corregedoria-Geral que obriga os cartórios do Estado de São Paulo a celebrarem o casamento homoafetivo. Agora, os casais não precisam mais recorrer à Justiça e muito menos do registro da união estável para posteriormente requisi-tar a conversão em casamento. Basta ir diretamente ao cartório de registro de pessoas naturais e solicitar a habilitação para o casamento, em nossa Cidade o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, fica localizada na Pç. Monsenhor Lino dos Passos, 150- salas, 11/16 - Centro.

Antes da norma entrar em vigor, o Juiz Correge-dor Permanente dos Cartórios de Registro Civil da Comarca de Santos/SP, Doutor Frederico dos Santos Messias, expediu a Portaria nº 02/2012, autorizando os Cartórios de Registro Civil da Comarca de Santos a fazer a conversão da União Estável Homoafetivos em Casamento e, também, iniciar o processo de habilitação para o casamento de Relacionamentos homoafetivos, independentemente da comprovação de união Estável anterior. Os procedimentos legais observavam, as mesmas exigências para a conversão e casamento de relacionamentos heteroafetivos.

Por fim, houve a época o casamento civil de três casais homoafetivos. A iniciativa foi da Comissão da Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo da OAB/Santos, naquela ocasião, coordenada pela advogada, Rosangela Novaes.

Quem costuma andar pelo centro de Peruíbe tem percebido a grande quantidade de moradores de rua. Um grande número deles fica em frente aos comércios e bancos, na praça da igreja Matriz, nos arredores dos supermercados, ao longo da Avenida Anchieta e aos arredores da estação, em fim, em toda a Cidade. Alguns deles passam o dia como guardadores de carros ou simplesmente pedem esmola a quem passa na rua ou ficam estendidos no chão por causa do uso de drogas.

O que realmente assusta é a quantidade e como os moradores de rua estão aparecendo em diversos pontos da cidade, eles ficam perambulando pelas ruas, buscam abrigo embaixo das marquises, buscam alimento de forma que chega a constranger não só os comerciantes locais como também aos turistas, tudo isso por não ter um amparo dos órgãos competentes a fim de oferecer a essas pessoas um lugar digno para que possam tomar banho e se alimentar, ou seja, um albergue, como em outras cidades que realmente tem um compromisso sé-rio com o Social, pois muitas dessas pessoas totalmente discriminadas poderiam estar passando por tratamentos de dependência química ou socialização.

Não existe um registro ou um estudo quanto ao número de pessoas nessa situação, o certo mesmo é que a Prefeitura de Peruíbe através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, juntamente com o Fundo Social de Solidariedade podiam buscar alternativas para resolver este grave problema.

Page 3: Avoz 02 8 paginas

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 16 a 31 de Março de 2013 3www.avozdolitoralsul.com.br

Municipalização: Uma soluçãopara o transporte Coletivo?cotidiano A cidade de Cubatão com base na convivência com antigos técnicos no setor que promoveram em Santos, a bem sucedida experiência reportada no livro “Transporte Coletivo em Santos”, de municipalização do sistema,

pode se arrastar até 2015A empresa Intersul parece fechar os olhos diante de tantas reclamações

• transporte público

Atendimento precário aos usuários

comprovando que a receita dos ônibus paga com lucro o arrendamento dos ônibus. A Prefeitura de Penápolis também municipalizou o serviço após meses de estudos do custo-be-nefício, o mesmo ocorreu em Aracajú. A municipalização visa garantir um melhor atendimento à população, diminuir o valor da tarifa paga pelos usuários e economia de recursos público.

Já por um bom tempo a Intersul está sendo alvo das mídias televisivas e impressas, com inúmeras reclamações e denúncias que vão desde a ônibus em péssimo estado de conservação, com os es-tofados rasgados, assoalhos soltos e até quebrados, pol-tronas sem o braço de apoio e até a falta da barra protetora. Até queixas de maus tratos e desrespeito com as gestan-tes e principalmente com os idosos, isso se dá a falta de preparo e treinamentos ade-quados aos funcionários para trabalharem com atendimento ao público. E esta prestação de serviço de transporte público em Peruíbe pode se arrastar até 2015, tempo determinado pelo contrato de concessão da empresa de transportes Inter-sul com a Prefeitura Municipal. O jornal A VOZ do Litoral Sul foi procurado por moradores do bairro Jardim Veneza para manifestarem sua insatisfação com a qualidade dos serviços prestados pela Viação e para

denunciar os descasos onde os usuários são obrigados a se submeterem a atrasos cons-tantes de ônibus, o precário estado de conservação, falta de acessibilidade e assentos especiais para portadores de deficiências, idosos e gestan-tes. Os moradores do bairro estão organizando um abaixo assinado em protesto à preca-riedade dos serviços e falta de preparo dos funcionários.

Estas ocorrências são cons-tatadas em diversos bairros, e com os ônibus das várias linhas da Intersul, ao sair nas ruas podemos tomar conhecimento de casos ocorridos no dia-a-dia como o da Sra. Vivelda, moradora do bairro dos Prados, que nos informou que o ônibus 1514 está com assoalho que-brado próximo à porta traseira. “Dá medo até de andar neste piso, que quando agente passa por ele, ele afunda, parece que vou cair, e os bancos estão com o estofamento rasgado”, comenta a usuária.

Já a Sra. Maria Cristina,

moradora do Veneza relata que sofreu um pequeno acidente no interior do ônibus na primeira semana de janeiro, ao trafegar pelas ruas do bairro o ônibus fez uma curva rápida e inespe-rada, ou seja, o motorista não estava seguindo o itinerário, a Sra. Cristina caiu do acento em que estava, pois o mesmo estava quebrado sem o apoio de braço. Com a queda, a Sra. Cristina bateu as costas no degrau do banco elevado, ficou sem ar e com fortes dores lom-bares, a mesma foi atendida no UPA, na emergência, tomou medicações e tirou Raio X. No último domingo, (10) a Sra. Cristina teve que pagar um taxi para chegar ao seu com-promisso no centro da cidade, ela aguardava o ônibus no seu bairro por mais de duas horas.

Outra ocorrência constante nos ônibus da Intersul é a falta de respeito com os idosos, segundo a Sra. Rute França da Silva, moradora do bairro Cen-tro, os motoristas não permitem que os idosos passem para a

parte traseira do ônibus e não aguardam que eles se acomo-dem, correndo assim o risco de queda quando os motoristas arrancam com o ônibus.

Vale lembrar que essa situ-ação provocou manifestação popular, conduzida por lideran-ças comunitárias, estudantes e usuários do transporte alterna-tivo a fim de solidarizar os ve-readores para que o Executivo acelere as providências no sentido de resolver o problema.• Comissão – Foi criada uma comissão formada pelos ve-readores Lourival (Loro), Zeca da Firenze e André de Paula. A comissão tem o objetivo de fazer um levantamento quanto à atuação da empresa de trans-portes e suas irregularidades, para formularem um relatório e encaminharem para o Executivo.

A redação deste jornal ten-tou entrar em contato com o Sr. Neves, encarregado na empresa Intersul de Peruíbe, mas até o momento do fe-chamento desta edição não tivemos resposta.

A Sra. Maria Cristina caiu do acento em que estava, pois o mesmo estava quebrado sem o apoio de braço. Com a queda, a Sra. Cristina bateu as costas, ficou sem ar e com fortes dores lombares, foi atendida na emergência do UPA.

A Sra. Rute França da Silva Silva, do bairro Centro,reclama que os motoristas não permitem que os idosos passem para a parte traseira do ônibus e não aguardam que eles se acomodem, correndo assim o risco de queda quando os motoristas arrancamcom o ônibus.

A Sra. Izabel Egídio reclama dos atrasos e conta que os motoristas dizem os ônibus não tem horário certo. Quanto demoram muito a passar ela prefere ir ao Centro apé.

A Sra. Ziza B. da Silva, moradora do Jdm Veneza, relata que os ônibus não cumprem os horários, o que mais incomoda é o desrespeito e a falta de treinamento dos motoristas.

Page 4: Avoz 02 8 paginas

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 16 a 31 de Março de 20134 www.avozdolitoralsul.com.br

bairrosA VOZ dos

Peruíbe recebe 35º Torneiode Pesca de Arremesso

• fiscalização

• música

• Ruínas

• utilidade pública

Ambulantes de Peruíbe devem renovar suas licenças

Bateristas da Baixada Santista e Vale do Ribeira se reúnem em Peruíbe

Instruções técnicas para ligação de esgoto

Profissionais promovemWorkshop gratuitomúsica

Programação começa às 10 horas, no Espaço Cultural Chico Latim e terá apresen-tação musical e workshop gratuito. Também confirmou presença o baterista profissional

Jhon Ricky, conhecido no meio musical pela linguagem dinâmica e interativa que ensina aspectos técnicos e detalhes do instrumento para quem quer ser baterista.

Os vendedores ambulantes de Peruíbe já podem renovar a licença que autoriza a perma-nência de suas atividades. O recadastramento começou no início desde mês e deve ser fei-to até o dia 30 de abril, no setor de Fiscalização Tributária, que fica na Prefeitura de Peruíbe (Rua Nilo Ferreira, 50, Centro), sempre das 9h às 16h.

A Prefeitura também sele-cionou três postos de atendi-mento para fazer a selagem

dos carrinhos ao longo dos próximos meses: Portal da Cidade 26 de março, 24 de abrile 27 de maioGuarda Municipal 27 de março, 25 de abrile 28 de maioRegional do Guaraú 28 de março, 26 de abrile 29 de maio

Em todas as datas agenda-das, o serviço será realizado das 9h às 12h e das 14h às 16h30.

• O ramal interno de esgoto é a canalização localizada dentro da sua casa. A instalação deste ramal é de sua responsabilidade, e deve ser feita por profissional capacitado.

• É terminantemente proibido e ilegal canalizar águas pluviais (de chuva) para a rede de esgoto a fim de evitar sobrecarga no coletor. Para que isso não aconteça, é preciso que o tanque de lavar seja instalado em local coberto. Os ralos que estão em locais descobertos não podem ser ligados ao ramal interno de esgoto. As águas provenientes de telhados também não podem ser enviadas ao coletor de esgoto.

• O tubo de ventilação deverá ter diâmetro de 3 polegadas (75 milímetros), ficando com a extremidade superior acima da superfície das telhas.

• Embaixo do tanque, utilizar sifão tipo “S”, também denominado sifão de tanque.• A pia da cozinha deverá estar ligada à caixa de gordura. O Sr.(a) optará

pela sua localização: embaixo da pia ou em área externa.• A instalação e conservação da caixa de gordura é obrigatória.• Prédios de apartamentos poderão ter caixa de gordura coletiva (uma por

A SABESP faz a primeira ligação de esgoto, com até 6 polegadas (150 milímetros), gratuitamente. Basta apenas que você providencie as instalações internas em seu imóvel.

Conforme o parágrafo 1º do artigo 9º do Decreto 12.342 de 27/09/78: “Onde houver redes públicas de água ou esgotos, em condições de atendimento, as edificações novas ou já existentes serão obrigatoriamente a elas ligadas e por elas respectivamente abastecidas ou esgotadas.”

Veja as instruções do formulário, que traz todo o esquema para que você possa contar com mais este importante serviço.

coluna de descida de águas servidas provenientes de pias de cozinhas) a ser dimensionada conforme legislação vigente.

• Hotéis, pensões, restaurantes, lanchonetes, garagens, lava rápidos, merca-dos e supermercados deverão instalar caixa de gordura a ser dimensionada conforme legislação vigente.

Obs.: O formulário com as Instruções Técnicas pode ser adquirido em uma SABESP da sua cidade, ou pelo site: www.sabesp.com.br Fonte: Sabesp

Aconteceu nos dias 2 e 3 em Peruíbe o 35º edição do Torneio de Pesca de Arre-messo o evento foi realizado pelo Clube Atlético Aramaçan em parceria com a Prefeitura de Peruíbe. O evento que já se tornou tradição na Cidade reúne mais 400 pessoas por competição.

Ao todo, 60 equipes são formadas para competir na

atividade de pesca. Participam do torneio equipes masculinas, mistas, masters/sêniors, femi-nina, juvenil e avulsas. Além da modalidade voltada aos amantes do desporto amador, também há competição gas-tronômica, conjunto alegoria.

As provas foram realizadas na praia, altura do nº 7.600 da Av. Gov. Mário Covas Jr.

Na tenda principal, o Fundo

Social de Solidariedade de Peruíbe ficou responsável por uma lanchonete e o dinheiro recebido com a venda dos alimentos será usado para tra-balhos assistenciais do Fundo.• Aramaçan - O Clube Arama-çan existe há mais de 80 anos em Santo André e há seis anos tem Peruíbe como sede de um dos maiores e melhores tor-neios de pesca do país.

Quem gosta de música não pode perder neste sábado (16), a partir das 10 horas, em Peruíbe, um encontro diferente. Mais de 20 músicos da Baixada Santista e Vale do Ribeira estarão reuni-dos na Cidade para o “Encontro de Bateristas”. O evento, orga-nizado pela Prefeitura Municipal, além de muita música, traz ainda

um workshop com o conceitu-ado baterista Fabiano Guedes.

A programação terá início às 10 horas. No período da tarde, os músicos farão um ensaio em conjunto para preparar a apre-sentação dos ‘bateras’ no início da noite. O evento é gratuito e acontece no Espaço Cultural Chico Latim.

Page 5: Avoz 02 8 paginas

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 16 a 31 de Março de 2013 5www.avozdolitoralsul.com.br

Marco Feliciano enfrentaprotesto na porta de igreja

político nacionalMais de 200 pessoas, com cartazes, faixas e gritos de

ordem, protestaram na porta da Igreja Assembleia de Deus - Catedral do Aviamento, no domingo (10/03) à noite em Franca (SP), onde o pastor Marco Feliciano (PSC) se encontrava. O

motivo foi o fato de ele ter assumido a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal. Na igreja, Feliciano falou durante cerca de 40 minutos e entre os temas abordados constaram homofobia e racismo.

painel

• vereadores 9 x 0 esporte

Vereadores permitem a retirada de R$ 470 mil do Esporte

Fonte: Diário do Litoral

Boa noite “a todos e a TODAS!”Até mesmo o renomado orador Zeca da Firenze, entrou

nesta moda. O abandono da gramática e as regras do Portu-guês não são de hoje, este modismo chama-se “linguagem inclusiva” começou com o José Sarney quando gostava de abrir seus discursos, “brasileiros e brasileiras”. E depois veio o presidente Lula, com o famoso: “todos e todas” erro citado até no jornal A Folha de São Paulo do dia 29/08/2004.

Chefe da PrefeitaO vereador Bahia falava sobre resíduos de asfalto, e pedia

atenção do Executivo junto ao DER para este caso, quando o nobre vereador se referiu ao Paulão como “chefe da Prefeita”.

Cadê o troco?Em sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 27/02, o

vereador Rubens Gomes perguntou por diversas vezes cadê o troco “da Saúde”?

Cadê o troco? IISegundo o vereador, o AME de Peruíbe gasta mais que o

AME de Praia Grande. É assim não dá né vereador, cadê o troco?

Desvio de verbasOs vereadores votaram a favor da Lei que transfere a verba

arrecadada na Zona Azul para o Fundo Social.

Desvio de verbas IIO vereador Osvaldo do posto, não só é a favor do desvio,

como para ele as verbas de todos os departamentos deveriam ir para o fundo. Que fundo vereador?

ConclaveComo demorava muito a reunião à porta fechada na

Câmara com a Administração, Vereadores e lideranças do Esporte sobre o remanejamento da verba, um munícipe que aguardava pelo resultado, comentou que debaixo da porta só saia “fumaça negra” e o mesmo iria embora, acompanhar o resultado de sua “varanda”.

E mais desvio de verbas!Na última sessão extraordinária, (14/03) foi aprovado por

9 votos a 0 o projeto de lei encaminhado pelo Executivo. Com apoio dos vereadores, Prefeitura de Peruíbe retira R$ 470 mil do orçamento do Esporte e liquída 90% das equipes de competição. Calma pessoal, esse dinheirinho é para comprar os uniformes das criancinhas do município. Ele (o din-din) foi mais volta, há volta!

• Fusões e Aquisições• Administração de bens e recursos• Contabilidade• Abertura e Encerramento de Empresas

[email protected].: (13) 8109-6056 / (11) 98391-3325

• Consultoria e Assessoria Financeira Empresarial e Comercial• Financiamento interno e internacional• Alianças Estratégicas

Av. Pe. Anchieta n. 864 - Centro - Peruíbe - Cep.: 11750-000 - Fone/Fax (13) 3454-1579 / E-mail: [email protected] - site: www.newpartner.me

A sessão extraordinária desta quinta-feira (14/03) foi muito tensa para os vereadores de Peruíbe, o plenário estava lotado com munícipes e par-ticipantes de esportes afim de se manistarem contra o rema-nejamento da verba do esporte para compra de uniformes escolares através de um pro-jeto de lei, encaminhado pela prefeita Ana Maria Preto (PTB) ao legislativo peruibense, o orçamento do Departamento de Esporte que previa o total de R$ 720 mil para a celebra-ção de convênios para seguir a dinâmica de crescimento do esporte que vinha ocorrendo nos últimos anos, conta agora com R$ 250 mil, pois R$ 470 mil foram sacados para a com-pra de uniformes escolares.

A Administração Municipal justificou a retirada informando que a administração anterior não deixou prevista a compra do

uniforme no orçamento herdado. Esportistas tentaram justificar que R$ 470 mil poderiam ter sido economizados, por exemplo, na realização de shows em janeiro, porém, o argumento não foi levado em consideração pelos representantes do governo.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento de Governo, o principal objetivo para a Administração é atender ao Social, e neste primeiro ano, não haverá competições.

Foi garantida na reunião entre vereadores, esportistas e executivo, através da fala do secretário Paulo Henrique Siqueira, o Paulão, que até o dia 4 de abril, R$ 300 mil estarão de volta aos cofres do esporte peruibense. A promessa que embalou um apático otimismo dos esportistas foi feita base-ada na seguinte explicação: “A compra dos uniformes está orçada em R$ 2.280.000,00 e

será feita por pregão eletrônico. Sabemos que tradicionalmente que cerca de 15% do valor ini-cial de um pregão acaba sendo economizado com a disputa entre os fornecedores, com isso devemos economizar mais de R$ 300 mil reais, e eu garanto aqui para vocês, na frente dos vereadores que entre 15 e 20 dias esse recurso estará de volta ao orçamento do esporte.Podem me cobrar”, garantiu Paulo Henrique Siqueira.

Votaram a favor da saída dos R$ 470 mil do esporte: Zeca da Firenze (PV), Ricardo Correa (PT), José Ivo dos Santos (PSC), Marcos Mohai (PSC), Rafael Vitor de Sou-za (PMDB), Lourival Costa (PSDC), Nivaldo Bahia (PSB), Osvaldo José Pinto (PR) e Cabrabom (PTB). O vereador Nilsão (PSB) não votou por ter se ausentado da sessão antes da hora da votação.

A Dotação Orçamentária é legal e permitida pela Lei Orgânica Municipal, desde que o recurso volte.

Crianças das escolinhas de esportes compareceram para protestar contra o remanejamento da verba

Page 6: Avoz 02 8 paginas

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 16 a 31 de Março de 20136 www.avozdolitoralsul.com.br

• petróleo e gás

• aniversário da Cidade

• cinema

• Olimpíada de Matemática

Taxistas de Itanhaém devem passar por inspeção obrigatória de taxímetrosItanahaém Verificação

Atenção taxistas de Itanhaém, o calendário para as verifica-ções metrológicas para exercício de 2013 foi definido conforme portaria 198/2012, pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado

de São Paulo (IPEM). As datas são: 8 de maio, 25 de julho, 4 de outubro ou 4 de dezembro. Agendamento para uma das quatro datas disponíveis pelo site: IPEM (www.ipem.sp.gov.br).

Fonte: Comunicação Social/PMI

Fotos: Comunicação Social/PMI

Cineasta vai produzir documentário sobre a Cultura Caiçara

Escolas têm até o dia 5 de abril para inscrever alunos

Após a pesquisa, o diretor vai captar patrocínio para o documentário,que resgatará a autêntica tradição do Litoral

Com 44 anos de idade, a maioria deles vividos em Itanhaém, o produtor cultural e cineasta Doty Luz está retor-nando novamente a sua terra natal. Ele está realizando um

trabalho de pesquisa sobre a Cultura Caiçara das áreas do Litoral Sul e do Vale do Ribeira, que servirá de base para um documentário a ser produzido ainda este ano para o cinema.

Foi discutida também a possibilidade de implantar cursos de capacitação em escolas e a inclusão de Itanhaém no Sistema de Rodadas de Negócios

Em reunião no dia 11/03, entre o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Evaldo Pinto, e o diretor titular do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Regional de Santos, Christóforo Kabbach e 1º vi-ce-diretor do CIESP Regional

de Santos, Ronaldo de Souza For te; ficou acer tada uma maior parceria do órgão com as empresas de Itanhaém, trazendo diversos benefícios ao crescimento do Município.

Os representantes do CIESP enfatizaram o interesse do CIESP em fortalecer o contato

CIESP planeja expandir contato com empresas e capacitar para demanda

Irmão Lázaro abre comemorações

com municípios que têm po-tencial para se expandir, como é o caso de Itanhaém. Foram discutidas a possibilidade de implantação de cursos de ca-pacitação de mão de obra em escolas da Cidade, inclusão de Itanhaém no Sistema de Rodadas de Negócios, onde empresas vendedoras e compra-doras estabelecem contatos para visando a geração de negócios; e o preparo do Município para a demanda de petróleo e gás vinda dos investimentos da Petrobras no aeroporto de Itanhaém.

O secretário de Desenvol-vimento Econômico ressaltou que a área empregatícia que mais tem crescido em Ita-nhaém é a da construção civil. “Atualmente, a Cidade tem recebido grandes empreendi-mentos imobiliários, por isso, precisamos dar uma atenção maior a estes trabalhadores”.

Estiveram presentes na reunião o diretor titular do CIESP Regional de Santos, Christóforo Kabbach e o 1º vice-diretor do CIESP Regional de Santos, Ronaldo de Souza Forte

O cantor gospel Irmão Láza-ro vai abrir as festividades dos 481 anos de Itanhaém, com uma apresentação especial no dia 18 de abril (quinta-feira), no mesmo local de shows do 9º Itanhaém Rodeo Festival. A entrada será trocada por um 1 kg de alimento não-perecível, em postos a serem divulgados em breve.

O cantor se apresentou na Cidade no ano passado e é um dos maiores nomes da música gospel, com mais de três mi-lhões de cópias vendidas em toda a carreira. Irmão Lázaro iniciou sua carreira aos 18 anos, tocando baixo elétrico e fazendo parte das bandas ‘Ter-ceiro Mundo’, ‘Cão de Raça’ e ‘Olodum’, onde alcançou fama.

Em 2008, o músico lan-

çou o CD e DVD ‘Eu Te Amo Tanto’, onde regra-vou canções dos á lbuns anteriores, in-clusive a mú-sica “Eu Sou de Jesus” , versão de “I Miss Her”, a canção que o consagrou no Olodum. Lázaro já lan-çou oito CDs, sendo o último intitulado ‘Quem era eu’.

A apresentação do Irmão Lázaro é uma realização da Prefeitura de Itanhaém. O show acontece na arena do

Rodeio, que será montada na margem da Rodovia Pa-dre Manoel da Nóbrega, na altura do Km 327, no Jardim Cibratel.

A olimpíada de nível nacio-nal é dividida em duas fases. Na primeira etapa, cada uni-dade escolar será responsável por aplicar a prova, prevista para o dia 4 de junho. Os alu-nos que obtiverem uma melhor colocação serão classificados para a segunda fase que acon-tecerá no mês de setembro.

O projeto, que está em sua 9ª edição, é conhecido por estimular o estudo da mate-mática e revelar talentos na área. Ao final, os alunos que se destacarem na olimpíada serão contemplados com medalha e menção honrosa. E ainda, os medalhistas receberão uma bolsa de estudos oferecida pelo Programa de Iniciação Cientifica (PIC).

“Desejo que as escolas estimulem os alunos inscritos e promovam ambientes que

favoreçam o estudo da mate-mática, visando a descoberta de novos talentos. A criação dos Clubes de Matemática fortalecerá os grupos existen-tes de estudos nas unidades escolares, preparando-os com autonomia e conhecimento para a realização da prova e a conquista de novas medalhas para o nosso Município”, sa-lienta o assessor pedagógico de Matemática, Marcos Sergio Villas Boas.

Segundo dados divulgados no próprio site da OBMEP, em 2012, cerca de 19,1 milhões de alunos se inscreveram na competição e 99,4% dos municípios brasileiros estive-ram representados. Os alunos participantes desta edição da OBMEP são divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, sendo:

• Nível 1 – alunos matriculados na 5ª ou 6ª série (6º ou 7º ano) do Ensino Fundamental.

• Nível 2 – alunos matriculados na 7ª ou 8ª série (8º ou 9º ano) do Ensino Fundamental.

• Nível 3 – alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio.

Page 7: Avoz 02 8 paginas

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 16 a 31 de Março de 2013 7www.avozdolitoralsul.com.br

• Peruíbe• Itariri

• Pedro de Toledo • O Programa

Ação da Agência de Atuação Integradamobiliza mais de 400 policiaiscidades Baixada

A apreensão de 764 quilos de maconha no Morro São Bento, em Santos, no último dia 8, foi o fator que levou a Baixada Santista a ser, nesta quinta-feira (14), o primeiro alvo

de operação da Agência de Atuação Integrada. Criada mediante convênio firmado entre o Governo Federal e o Governo do Esta-do de São Paulo, a agência visa combater o crime organizado.

Fonte: G1

Sergio Miyashiro é eleito presidente do CONSAUDE

Paulista de Rally a Pé reúne diversão e ecologia na Cidade

Representantes da Baixada Santista e Vale do Ribeira vão recebercapacitação do Ministério da Educação entre os dias 26 e 27 deste mês

Cidade sediará encontro

Peruíbe vai receber entre os dias 26 e 27 de março o en-contro regional de capacitação do Plano de Ações Articuladas (PAR), programa do Ministério da Educação, que busca traçar diretrizes e metas para o setor em cada município.

Na oportunidade, dois re-presentantes do Sistema In-tegrado de Monitoramento do Ministério da Educação (SI-MEC) irão auxiliar os técnicos municipais na elaboração dos planos das cidades da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Os profissionais interessados têm até o próximo dia 20 de março para se inscrever via e-mail ro-sangelapgabinete@peruibe2.

sp.gov.br.O Encontro - A prefeita de

Peruíbe, Ana Preto, fará a aber-tura da programação no dia 26, às 14 horas. Na sequência, os representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) farão a apresentação do PAR, seguida por orientações técnicas aos participantes. No dia seguinte, os participantes terão capacita-ção para a elaboração do PAR municipal com a orientação dos técnicos do FNDE.

Temas como gestão educa-cional, formação de professo-res e profissionais de serviço e apoio escolar, práticas peda-gógicas e avaliação, além da

infraestrutura física e recursos pedagógicos da educação serão abordados durante a capacitação técnica.

Com base nos dados apu-rados, os representantes mu-nicipais farão um diagnóstico minucioso da realidade edu-cacional local e, em conjun-to, estabelecerão ações para gestão educacional, melhoria da infraestrutura e qualifica-ção do corpo docente. Além disso, também terão mais facilidade em solicitar recursos ao Ministério da Educação. Após elaborado, o PAR será encaminhado diretamente ao ministro de Educação, Aloizio Mercadante.

regional de Educação

Elaborado pelo Ministério da Educação, o Plano de Ação Ar ticulada (PAR) atua em duas frentes: levantamento e organização de dados para a avaliação da realidade educa-cional local e execução de po-líticas públicas para melhorar a qualidade do ensino.

Desde 2007, quando o programa entrou em vigor, o MEC colocou à disposição dos municípios uma série de ferra-mentas para ajudar os gestores a analisarem o quadro local do ensino. São distribuídos dados do censo escolar, tabelas com

• serviçoCapacitação Técnica do Plano de Ações Articuladas (PAR) – 2011/2014. Local: Auditório da Colônia de Férias FEAAC - Rua Delvo Factory, 20, Baln. Casablanca, em Peruíbe. Inscrições: até 20 de março pelo e-mail: [email protected] informações: (13) 3451-100 ramal 1003.

informações demográficas e um roteiro de autoavaliação. Há também uma ferramenta online, (SIMEC), que permite o acompanhamento dos projetos educacionais. O MEC também fornece consultoria e apoio técnico ao município, por meio de uma parceria com universi-dades públicas e com o Centro

de Estudos e Pesquisas em Educação e Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Com o levantamento de dados, o MEC avalia a con-dição educacional de cada município, e se torna um mecanismo importante para a redistribuição de verba do orçamento federal.

Eleito por unanimidade dos votos para a presidência do Consórcio Intermunicipal do Vale do Ribeira, o prefeito de Pe-dro de Toledo, Sergio Miyashiro sabe que tem um grande desafio pela frente. Mas está confiante no avanço de questões tão primordiais na área. A eleição ocorreu no dia 18/02, no audi-tório órgão, em Pariquera-Açu, e contou com a presença maciça

dos 24 municípios integrantes.Além de Miyashiro na presi-

dência, foi eleito o vice-presidente Ademir Kabata (Sete Barras). Já para o Conselho Fiscal, foram escolhidos o presidente, Décio Ventura (Ilha Comprida), e vice-presidente, Gilson Fantin (Regis-tro). A União dos Vereadores do Vale do Ribeira (UVEVAR) ainda definirá dois vereadores da região para integrar o Conselho Fiscal.

Campeonato Paulista de Rally a Pé (qualquer pessoa pode par ticipar) chega em Itariri (150km de São Paulo) e o Juréia Park Hotel ( dentro da reserva florestal da Juréia) recebe os participantes, tanto os já praticantes como ini-ciantes que queiram conhecer e aprender um pouco sobre esse espor te de caminhada ecológica.

Rally não é corrida, é um jogo de estratégia onde pre-cisam estar no tempo certo, adiantar-se ou atrasar-se faz com que a equipe perca pontos.

O esporte feito a pé, o famo-so Rally a Pé não é diferente, a velocidade é de caminhada e utiliza todos os tipos de terreno. Não precisa ser atleta para par-ticipar, basta gostar de natureza e de fazer amigos.

Próximo evento será dia 24

de Março. A concentração, aula para os iniciantes, entrega de material acontece às 08h30 do dia 24 no Juréia Park Hotel em Itariri, logo depois de Peruíbe. Local com magnífica estrutura e a organização oferece para o evento mediante pagamento de R$ 48,00 (descontos para estudantes, terceira idade, hóspedes do hotel e grupos grandes acima de 10 pessoas), aula para iniciantes, muita área verde, café da manhã, frutas e água no percurso, almoço, troféus, sorteio de camisetas, em fim um dia diferente em uma das maiores reservas florestais do planeta. Diversão e confraternização com tudo acima incluso.Informações no site:www.rallyape.com.brTEL (11) 99345-3036 com Bêni Becker

Page 8: Avoz 02 8 paginas

A VOZ • Agilidade e Atitude - De 16 a 31 de Março de 20138 www.avozdolitoralsul.com.br

láudiaC amargoCsocial

• Umciclistaseguroprocuraobservarascondiçõesdesuabicicleta,verificandoosfreios,pneuseequipamentosdesegurança;

• Paravereservisto,éindispensável,ousodeequipamentosobrigatórioscomo:sinalizaçõesnoturnasdianteira,laterais,nospedaiseespelhoretrovisordoladoesquerdo;

• Transportarcargaspesadasécolocaremriscosuavidaeautilidadedabicicleta.

01 - Nossa Colunista e Diretora Comercial, Cláudia Camargo recepicionando o Ex-Prefeito Mário Omuro. 02 - Cláudia e o único representante do Legislativo a prestigiar o evento, o Vereador Cabra Bom. 03 - Lendo a Manchete, Contreiras e Cláudio do Jornal do Caraguava. 04 - Rogério da Tv Litoral e família juntamente com a Arquiteta Rosana Perasi. 05 - O amigo Guto da agência Pró Idéias e jornal Ágora. 06 - Mauro, Diretor do SINE. 07 - Amiga e empresária Elizabete Manchine, do Gelo Juréia. 08 - Em papo agradável o empresário Artur Ubiratan do jornal O Itapema de Guarujá. O empresário do ramo imobiliário, Carlão. Vereador Cabra Bom e Rosana. 09 - O Jornalista Sidney Cley, Cláudia Camargo e o amigo Vagner. 10 - Cláudia Camargo, Sidney Cley e o amigo Cláudio do Jornal do Caraguava. 11 - Os anfitriões agradecem a presença do Consultor de Marketing Maurício Araújo, Cristen Charles da Tv Vale das Artes, Keila Andrea e seu esposo Gilson, em fim a todos que nos prestigiaram, o nosso muito obrigado!

Primeiro passeio ciclístico do Caraguava• iniciativa

1 2

3

6

9 10 11

4

7 8

5

O jornal A VOZ do Litoral Sul foi gentil-mente convidado pelo amigo e colega de profissão, Cláudio do Jornal do Caraguava, para participar do Primeiro Passeio Ciclísti-co do Caraguava. Registramos aqui nosso apresso por este “guerreiro” e apoiamos iniciativas como estas que buscam a con-

fraternização e harmonia da população, assim como o bem-estar e a saúde das pessoas. O evento contou com aproxima-damente 70 participantes, o DITRAN e a Polícia Militar que conduziram o pelotão e garantiam a segurança dos ciclistas, e como sempre com o total apoio da Sabesp.

Seja um ciclista consciente

No último dia primeiro, em clima descontraído e agradável no salão da Pousada Vitória Régia, aconteceu o evento de lançamento do Jornal A VOZ do Litoral Sul, o novo periódico quinzenal da Região. O evento foi abrilhantado com a presença das mídias, empresários, autoridades e amigos.