banner municipios encontro vigilancia...

1
Barcarena (PA) Diagnóstico das famílias impactadas pelo naufrágio do navio cargueiro Haidar INTRODUÇÃO O diagnóstico socioeconômico surgiu da necessidade imediata de intervenção da Secretaria de Assistência Social do município de Barcarena na identificação das famílias impactadas pela poluição ambiental por óleos ao longo do rio Pará, resultante do naufrágio do navio cargueiro Haidar no Porto de Vila do Conde. METODOLOGIA A metodologia utilizada teve como referência métodos específicos das ciências sociais, como a pesquisa des- critiva, instrumento padronizado de coleta de dados para a sistematização e consolidação das informações. RESULTADO A pesquisa alcançou 786 famílias, 2.913 pessoas, o que equivale a aproximadamente 33% do total de pessoas afetadas pelo acidente. Algumas ações vinculadas ao Cras ainda estão em andamento, como projetos de mú- sicas para jovens e adolescentes, projeto empreende- dorismo para geração de renda para as famílias afeta- das, palestras e oficinas de confecção de detergentes, gêneros alimentícios e ou- tras áreas afins. Encontram- -se em fase de planejamen- to parcerias colaborativas e execução de outros projetos articulados com lideranças comunitárias. DESAFIOS E LIÇÕES APRENDIDAS O Cras Conde detectou a importância dos parâmetros quantitativos e qualitativos da área de abrangência, antes desconhecidos. PRÓXIMOS PASSOS Consolidar parcerias entre a gestão pública e privada para a gestão de obras e serviços de interesse públi- co. Divulgar a importância da erradicação da pobreza em todas as suas dimensões. 20,60% 79,40% Não tiveram prejuízo Tiveram prejuízo Total de famílias que afirmaram ter prejuízo durante o acidente

Upload: vuhuong

Post on 03-Jul-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Barcarena (PA)Diagnóstico das famílias impactadas pelo naufrágio

do navio cargueiro HaidarINTRODUÇÃOO diagnóstico socioeconômico surgiu da necessidade imediata de intervenção da Secretaria de Assistência Social do município de Barcarena na identificação das famílias impactadas pela poluição ambiental por óleos ao longo do rio Pará, resultante do naufrágio do navio cargueiro Haidar no Porto de Vila do Conde.

METODOLOGIAA metodologia utilizada teve como referência métodos específicos das ciências sociais, como a pesquisa des-critiva, instrumento padronizado de coleta de dados para a sistematização e consolidação das informações.

RESULTADOA pesquisa alcançou 786 famílias, 2.913 pessoas, o que equivale a aproximadamente 33% do total de pessoas afetadas pelo acidente. Algumas ações vinculadas ao Cras ainda estão em andamento, como projetos de mú-sicas para jovens e adolescentes, projeto empreende-dorismo para geração de renda para as famílias afeta-das, palestras e oficinas de confecção de detergentes, gêneros alimentícios e ou-tras áreas afins. Encontram--se em fase de planejamen-to parcerias colaborativas e execução de outros projetos articulados com lideranças comunitárias.

DESAFIOS E LIÇÕES APRENDIDASO Cras Conde detectou a importância dos parâmetros quantitativos e qualitativos da área de abrangência, antes desconhecidos.

PRÓXIMOS PASSOSConsolidar parcerias entre a gestão pública e privada para a gestão de obras e serviços de interesse públi-co. Divulgar a importância da erradicação da pobreza em todas as suas dimensões.

20,60%

79,40%

Não tiveram prejuízo

Tiveram prejuízo

Total de famílias que afirmaram ter prejuízo durante o acidente