balneário camboriú, 10 de dezembro de 2016 ano xxvi - nº ...pág. 16 pág. 4 pág. 4 pág. 5...

32
O Página 3 vai mudar Cidade vai ganhando ares de Natal, opção de decoração e presentes criativos Presidente da Câmara diz que vai tirar dezenas de projetos da gaveta Fabrício Oliveira exige relatório detalhado sobre o Centro de Eventos Prefeito eleito anuncia novo secretariado na próxima semana Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 ESPECIAL ÚLTIMOS DIAS TURISMO POLÍTICA Patrick Machado é o 7º da série de novos vereadores entrevistados Pág. 14 Ano XXVI - nº 1324. R$ 2,50 Diretor de redação Waldemar Cezar Neto Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Devido às mudanças nos hábitos dos leitores, o Jor- nal Página 3, mudará sua forma de distribuir notícias, ampliando o noticiário online e reduzindo as edições impressas que serão mensais, a partir de janeiro. A migração dos leitores para o formato digital, que vinha ocorrendo aos poucos, acelerou com o advento dos telefones celulares inteligentes; agora os smartpho- nes já respondem por 50% do índice de leitura. O Página 3 Online será reforçado com jornalistas do impresso e noticiário da Folha de São Paulo. A atuali- zação, em dias úteis, acontecerá de hora em hora. Leia mais nesta edição 47 3367.1718 www.gomesjunior.com.br Operação Veraneio Vai começar Dos 146 guarda-vidas formados essa semana, 37 atuarão em Balneário. A Policia Militar ainda não divulgou o número oficial do reforço Renata Rutes

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

O Página 3 vai mudar

Cidade vai ganhando ares de Natal, opção de decoração e presentes criativos

Presidente da Câmara diz que vai tirar dezenas de projetos da gaveta

Fabrício Oliveira exige relatório detalhado sobre o Centro de Eventos

Prefeito eleito anuncia novo secretariado na próxima semana

Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5

especial últimos dias turismo política

Patrick Machado é o 7º da série de novos vereadores entrevistados

Pág. 14

Ano XXVI - nº 1324. R$ 2,50Diretor de redação Waldemar Cezar NetoBalneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016

Devido às mudanças nos hábitos dos leitores, o Jor-nal Página 3, mudará sua forma de distribuir notícias, ampliando o noticiário online e reduzindo as edições impressas que serão mensais, a partir de janeiro.

A migração dos leitores para o formato digital, que vinha ocorrendo aos poucos, acelerou com o advento dos telefones celulares inteligentes; agora os smartpho-nes já respondem por 50% do índice de leitura.

O Página 3 Online será reforçado com jornalistas do impresso e noticiário da Folha de São Paulo. A atuali-zação, em dias úteis, acontecerá de hora em hora.

Leia mais nesta edição

47 3367.1718 www.gomesjunior.com.br

O p e r a ç ã o V e r a n e i o

Vai começarDos 146 guarda-vidas formados essa semana, 37 atuarão em Balneário. A Policia Militar ainda não divulgou o número oficial do reforço

Renata Rutes

Page 2: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 20162 Editorial | Opinião

Ano 26 no 1324 - Tiragem: 2.000 exemplaresDiretor de redação / Jornalista responsável:

Waldemar Cezar Neto CNPJ: 04.097.083/0001-30

Redação: Rua 2448, 360, Centro, Balneário Camboriú, SC. Fone/FAX: 47 3367-3333

e-mail: [email protected] site: www.pagina3.com.br

Artigos assinados e colunas não refletem necessariamente a opinião do jornal.

EDITORIAL

e x p e d i e n t e

MudançasQuando o jornal Página 3

começou a circular, 25 anos atrás, as poucas linhas de tele-fones existentes na cidade cus-tavam entre 5 e 8 mil dólares.

Balneário Camboriú não tinha transporte coletivo munici-pal; nenhuma universidade, as marginais eram de barro, não existiam a Interpraias e a Beira Rio, o fax começava a substituir os telex e internet não havia.

Mais tarde, há 18 anos, lança-mos o primeiro noticiário online da cidade e que foi também um dos primeiros no Brasil.

Iniciativa modesta e inútil, não havia leitores, os usuários de internet na cidade eram duas ou três centenas.

Não existia Google nem Face-book, como imaginar o mundo sem essas ferramentas tão úteis?

Claro, não existiam telefones celulares e a cidade tinha meia centena de bancas de jornais e revistas espalhadas pelas calça-das do centro e dos bairros.

A atividade de vender leitura impressa era tão importante que alguns dos melhores ende-reços comerciais da cidade se dedicavam a isto.

As coisas começaram a mudar poucos anos atrás, com a multi-plicação dos bons canais de TV paga e com a popularização da internet.

O surgimento dos smartpho-nes foi a pancada que faltava na desconstrução dos impres-sos; vemos quantidades de pes-soas nas ruas lendo seus celula-res em vez de jornais e revistas.

O Página 3 preparou a tran-sição, foi conquistando leitores online e consolidando seu jor-nalismo focado na cidade, no interesse público, na defesa dos cidadãos e da cidadania.

Com tudo pronto fomos bater às portas das mais de 50 empre-sas que são parceiras históricas do jornal e a reação foi recon-fortante, apoio total, parceria mantida.

A pesquisa amostral com lei-tores também foi estimulante, embora alguns tenham lamen-tado porque jornais costumam fazer parte da vida das pes-soas, dos seus hábitos.

A esses leitores pedimos desculpas e os convidamos a mudar de hábito, podem acabar descobrindo que isso é bom.

a TRaGÉdIa da EduCaçÃOChocante a nossa humilhante

classificação na Edição 2.015 do PISA (Programa Internacio-nal de Avaliação de Alunos), quando, entre 69 países fica-mos na 63° posição em Ciências e em 66° em Matemática, e, nessa matéria, só superamos a República Dominicana, Argélia, Kosovo, Tunísia e a região da antiga Iugoslávia e Macedônia.

A primeira consequência desse resultado para o país é trágico e imediato. Teremos consequências na produtivi-dade no crescimento da econo-mia, no aumento da criminali-dade, da violência, e demandas sociais, pois a população fica inibida em sua capacidade de entender e se adaptar para a vida na sociedade.

Em grande parte somos todos culpados pelo péssimo nível

das nossas escolas. Seja pela não valorização e respeito ao professor, ou pela omissão pela falta de apoio à direção das escolas, que convive com famílias desestruturadas, pais ausentes que nem participam de reuniões das APPs.

Corretamente também cul-pamos o governo pelo repasse insuficiente de recursos e ges-tão irresponsável, por tratar politicamente uma área que requer recursos humanos alta-mente especializados que preci-sam, ou deveriam ser premiados e reconhecidos.

Já existe a percepção de que faltou ao Governo Central priori-zar a Educação Básica, ao invés do Ensino Superior, que por ser público, é ineficiente e social-mente injusto ao sugar a maior parte de recursos financeiros. O

extrato superior da sociedade, defende ferrenhamente que os privilégios da Universidade Pública sejam mantidos.

A Reforma do Ensino é sim, modernizadora, bem intencio-nada e bem vinda, pois permite a escolha de ensino profissio-nalizante, para os 80% que não entrarão na universidade. Não precisamos de soluções exóticas.

A solução para melhorar a qualidade da educação, inde-pendentemente de qualquer reforma, passa necessaria-mente pela valorização e pro-fissionalização dos docentes, maior participação e envolvi-mento da sociedade, boa fis-calização, dedicação, e gestão especializada.

Max Paul Jr. é residente em BC

OPINIÃOPor André Gevaerd

Esse espaço é aberto para a manifestação dos leitores. Envie e-mail para [email protected] ou Whatsapp (47) 9188-6002

QuaL sERÁ O dEsTInO da CuLTuRa EM BaLnEÁRIO CaMBORIÚ? Certo de que não é exclusi-

vidade minha, creio que todos artistas e produtores  da cidade estão passando por um período de reflexão sobre o futuro da cultura.

Depois de mais de 50 anos de história, Balneário Camboriú já foi classificada de tudo: Capital Catarinense do Turismo, Mônaco Brasileira, Capital da Música Eletrônica, etc. Hoje se almeja um novo título: Cidade Criativa. Depois de passar por formação técnica sobre o assunto pude tirar como conclusão que não se trata de nada mais do que uma simples apropriação de antigos textos teóricos e filosóficos que remontam o pensamento grego e romano e vem até os recen-tes Adorno e de Masi, para citar algum exemplo. Outra leitura possível é que se trata de um confuso pacote de programa aplicado internacionalmente e emanado por lideranças polí-ticas de esquerda a partir da década de 1980. O fato é que a atividade econômica relacio-nada a outros campos como a cultura, criatividade, meio ambiente e arte, já é assunto batido e vem sendo aplicado nos dias de hoje em sua mais ampla abrangência e dentro

do ambiente da indústria cul-tural. Sua aplicação remonta até mesmo os tempos antigui-dade, onde o trabalho do arte-são e artista já era (e continua sendo) remunerado quando se há talento envolvido. Não é difícil encontrarmos exem-plos em qualquer recanto do planeta.

Há um pouco mais de 10 anos, a cidade conseguiu final-mente criar a sua Fundação Cultural. Foi um processo lento de implantação. Durante muito tempo, a FCBC ficou abrigada numa antiga mansão, que mal servia para receber convidados de uma exposição de arte, ima-gine se fosse para abrigar uma exibição de filmes. Depois, o Teatro Municipal passou por dois prefeitos antes de ser finalmente terminado. Demo-rou, mesmo assim, nestes anos, a Fundação Cultural iniciou um processo motivado pela cria-ção do Plano Nacional de Cul-tura que irá destinar recursos federais para os municípios que estiverem preparados. Por conta disso foi criada a LIC e alguns eventos se intensifica-ram durante os últimos dois anos e a BC Filme foi criada.

  Hoje, a FCBC entra numa

fase onde se deveria dar mais abertura ao debate. No limiar de uma mudança de governo, acredito que o debate poderia e deveria se expandir e não se tornar um circuito fechado como se mostrou. Afinal o que podemos fazer para melhorar o futuro da Fundação Cultural de Balneário Camboriú? Boa comu-nicação e liderança para que se faça diálogo aberto, inclusivo e franco sobre esse futuro. Os novos gestores terão um papel fundamental para isso. Será preciso a inclusão e partici-pação de pessoas capacitadas que se juntem a movimentação que foi iniciada. Precisamos de pessoas que possam oxigenar a FCBC com novas ideias e pen-samentos provoquem mudanças positivas e acelerem o desen-volvimento destas “novas eco-nomias” que ganharam espaço nos últimos anos. Para isso é necessário ampliar o que hoje foi adotado como politica cul-tural com a finalidade de que ela se comunique de igual para igual com as principais forças propulsoras de desenvolvimento econômico desta cidade, como o turismo.

André Felipe Gevaerd Neves é cine-asta e criador do CineramaBC

OPINIÃO 2Por Max Paul Jr

Page 3: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 3Geral

Prezado(a) assinanteA partir de 1º de janeiro reduziremos a quantidade de edições impressas e fortaleceremos o noticiário eletrônico pagina3.com.br. A mudança é necessá-ria devido à migração dos leitores para os noticiários online. É um fenômeno generalizado que se repete também aqui em nossa cidade.As edições impressas, agora mensais, serão mais elaboradas, tratando de maneira aprofundada os assuntos de interesse da comunidade. Esses exem-plares continuarão sendo entregues em domicílio para os assinantes como ocorre hoje.Em 2017 teremos uma edição por mês, combinada ou não com edições em datas especiais (veja o calendário logo abaixo). No total serão 14 edições.Os assinantes atuais do impresso con-trataram suas assinaturas por várias semanas, alguns têm mais edições de

crédito, outros menos (assinatura men-sal ou anual) e nossa proposta é con-tinuar entregando esses exemplares em domicílio pelo tempo que cada um tenha direito.Todos os assinantes também serão con-templados com assinaturas do noticiá-rio online e sempre que possível terão tratamento privilegiado nas promoções do Página 3, porque são nossos mais caros parceiros, muitos nos prestigiam há mais de 20 anos.Aqueles assinantes que não concorda-rem com as condições que estamos pro-pondo poderão entrar em contato com nosso escritório para pedir reembolso do crédito devido.No entanto, pedimos que mantenham suas assinaturas, porque estarão colaborado conosco nesse período de mudança e seu apoio é indispensável.Atenciosamente

Waldemar Cezar Neto - EditorRevista do Bondindinho terá 40 mil exemplaresO Página 3 distribuirá em janeiro, para os turistas que andarem no Bondin-dinho e nos ônibus da Expressul que fazem a Linha Interpraias, uma revista para turistas com tiragem de 40 mil exemplares.

Produzimos regularmente revistas e jor-nais especiais para distribuição gratuita à comunidade e turistas na temporada e feriadões, mas nunca com uma tiragem

desse tamanho, o máximo até hoje foram 20 mil exemplares.

A Revista do Bondindinho terá matérias sobre atrações turísticas e publicidade de empresas que querem atrair turistas, como restaurantes, lojas comerciais, tele-férico, Cristo Luz etc.

Ainda restam algumas páginas para publicidade e os interessados podem entrar com contato com o jornal.

Forma de distribuir notícias vive crise existencialEditores de jornais ao redor do mundo vivem a mesma dúvida: qual a melhor forma de recolher e distribuir notícias depois que o jornalismo tradicional entrou em queda livre.

A Folha de São Paulo que chegou a tirar 1,5 milhão de exemplares em seus melhores dias, agora está próxima dos 150 mil exemplares diários.

O Globo e O Estado de São Paulo vivem situação semelhante. O Diário Catari-nense, o maior de Santa Catarina, tira apenas 31 mil exemplares em média para cobrir 295 municípios, o que dá menos de 105 exemplares por cidade. Por outro lado, todos os jornais cita-dos têm bons números em suas edições digitais, por exemplo a Folha conta com mais de um milhão de leitores por dia.

O Página 3 é um pequeno ator neste mundo de gigantes, mas tem um pro-duto que eles não têm, a notícia local que para os leitores de Balneário Cambo-riú pode ser tão ou mais importante do que qualquer outra, desde que confiável.

Noticiário online

A edição impressa que nos últimos 25 anos foi semanal passará a ser mensal, sempre no último sábado do mês, com matérias mais aprofundadas e edições especiais quando coincidir com feriadões.

A transição para os assinantes foi exposta em corres-pondência entregue a eles nesta data. O respeito a seus direitos como consumidores é garantido e está assegu-rado. O texto pode ser lido mais abaixo.

Todos os anunciantes consultados até o fechamento desta edição, cerca de 90% dos que têm negócios com o Página 3, aderiram ao projeto e mantiveram seus con-tratos com o jornal. As agências de publicidade foram informadas.

A mudança, amadurecida nos últimos cinco anos, se tor-nou necessária devido ao crescimento dos custos para distribuir notícias em papel e ao pequeno interesse das novas gerações de potenciais leitores.

Por outro lado, a quantidade de leitores do Página 3 Online cresceu de maneira consistente e já entrou na segunda etapa dessa revolução, os leitores de smartpho-nes e tablets que já são quase a metade do total.

Além de termos agora toda a equipe do jornal impresso trabalhando para o Página 3 Online, o noticiário foi refor-çado através de contrato com a agência Folhapress.

Os leitores, anunciantes e agências de publicidade que desejarem mais detalhes podem ligar para 3367.3333.

Dentro de três semanas, a partir de 1º de janeiro, o Página 3 dedicará a maior parte dos seus recursos ao jornalismo digital.

Calendário das edições de 2017

será o foco principal do Jornal Página 3

Teor da carta enviada aos assinantes

• 28/01 - Edição mensal • 20/07 - Especial Balneário 53 anos• 28/02 - Especial de Carnaval • 26/08 - Edição mensal• 26/03 - Edição mensal • 07/09 - Especial de Independência• 14/04 - Especial Sexta-feira Santa • 30/10 - Edição mensal• 29/04 - Especial Dia do Trabalho • 02/11 - Especial Finados• 27/05 - Edição mensal • 23/11 - Edição mensal• 25/06 - Edição mensal • 23/12 - Especial Natal/Ano Novo

Page 4: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 20164

Em reunião realizada nesta semana o prefeito eleito Fabrí-cio Oliveira comunicou a repre-sentantes da prefeitura e do governo do Estado que só discu-tirá aditivos financeiros para a construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú depois que receber relatório detalhado sobre o andamento da obra.Ali parece estar acontecendo a “esperteza perfeita”, a Constru-tora Salver venceu a licitação, estimada em R$ 107 milhões, se oferecendo para fazer o serviço por R$ 90 milhões e agora quer mais R$ 17 milhões para finalizar a obra. O Centro de Eventos está cer-cado de fatos obscuros e tem fortes indícios de superfatura-mento, porque não passa de um grande galpão cujo custo final será o dobro do de prédios de apartamentos de luxo.Ficou acertado com o secretá-rio de Estado de Planejamento, Murilo Flores que um relatório detalhado será apresentado a Fabrício nos próximos dias.

Geral / Política

O prefeito eleito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira e a coordenadora da Transição e secretária de Planejamento Jade Martins começaram a semana resolvendo questões pendentes em Brasília. Na segunda-feira estiveram no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) onde o assunto foi o imóvel que há muitos anos abriga o Posto Central de Saúde, da Rua 1500, que é do INSS que no ano passado, entrou com Ação Reivindi-catória de Posse requerendo que o Município desocupe a área.  Na terça, a pauta foi a obra das pontes nas marginais da BR-101.

“Estamos pedindo para que seja concedido o Direito Real de Uso sobre esses imóveis, visando exclusivamente, a con-tinuidade dos serviços de saúde ali prestados. Aquela unidade de saúde atende praticamente

60% dos moradores”, destacou Fabrício. Em fevereiro vai acon-tecer nova audiência para tra-tar do assunto.

No dia seguinte, com repre-sentantes do Grupo Arteris, soube do andamento das obras das pontes nas marginais que estão estagnadas. Foi infor-mado que a ponte que está com recursos garantidos é a da Marginal Leste, mas falta o encaixe de orçamento junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre. A intenção é execu-tar a ponte no ano que vem. Ele também soube que já existe projeto para a Marginal Oeste. 

As audiências de Fabrício e Jade foram acompanhadas pelo pre-sidente do Legislativo Nilson Probst e mais dois vereadores, Marcos Kurtz e Elizeu Pereira que certamente aproveitaram para tratar de outros assuntos legislativos em Brasília.

Prefeito e comitiva em Brasília

Está sendo finalizado o processo licitatório para transformar três quiosques da orla de Balneário Camboriú em “banheiros de alto padrão”. Na terça-feira a Secre-taria de Compras fará a aber-tura das propostas.

Segundo o secretário Mário Tei-xeira serão reformados os quios-ques n° 03, 18 e 24,l localizados respectivamente próximo ao Marambaia, Sabores do Mar e altura da Rua 3000.

O valor definitivo só será defi-nido na próxima semana, mas conforme estimado na licitação, a prefeitura prevê pouco mais de R$ 600 mil só para a obra, isso sem contar o custo da manu-tenção, que ainda não está em discussão. Também ainda não se sabe se o município cobrará

pelo uso, como acontece em muitas praias do país, porém essa decisão deve ficar para a próxima gestão.

Mário explica que a construção será toda nova, sobre módulos. Cada um terá sanitários femi-ninos, masculinos, fraldário e sanitários para pessoas com deficiência.

O ponto negativo é que como a prefeitura demorou para iniciar o processo, o pico da temporada deve ficar mais uma vez desas-sistido de banheiros para tama-nha demanda. A previsão é que os novos equipamentos sejam entregues 60 dias após a homo-logação da licitação, ou seja, possivelmente estarão prontos só para o Carnaval 2017.

Praia Central deverá ter banheiros novos só em 2017

Probst diz que vai colocar dezenas de projetos em votação

A afirmativa é risível porque nos últimos quatro anos Probst engavetou ou permitiu que fos-sem engavetados cerca de 200 projetos de lei.

Todo projeto que entra na

Câmara é submetido a uma ou mais comissões permanentes, depende do tema, e cada uma tem 10 dias para emitir parecer.

Decorrido este prazo o presi-dente da Câmara, cumprindo o Regimento Interno, deveria nomear um novo relator para emitir o parecer em três dias, mas isso não acontece, há proje-tos sem parecer há mais de ano e vários que estão prontos para votar, ficaram engavetados por decisão de Probst.

Foi um desses, engavetado há seis anos, que provocou discus-são entre Claudir e Probst nesta semana.

Este projeto prevê que a receita da Emasa seja desvinculada do orçamento geral do município, o que encrencaria o futuro pre-feito, já no primeiro dia de man-dato, com os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e expo-ria a cidade a punições, inclu-sive no repasse de verbas.

Na mesma sessão Probst, conhe-

cido por praticar abertamente o empreguismo, desengavetou outro projeto, também de seis anos atrás, pretendendo limi-tar o poder do futuro prefeito nomear cargos de confiança.O cinismo da proposta fica claro quando se sabe que dos mais de 100 empregados da Câmara de Vereadores apenas 35 são con-cursados, todos os demais foram nomeados ou mantidos no cargo exatamente por Nilson Probst.

Plano diretor pode ir a votaçãoSe Nilson Probst decidir pautar todos os projetos engavetados, o Plano Diretor e a Ocupação e Uso do Solo deverá ir a plenário com emendas que descaracterizaram a vontade comunitária expressa em audiências públicas.Nas ruas, pessoas falam aber-tamente que houve pedidos de propinas para mudar o Plano de acordo com interesses individu-ais, mas quando a reportagem tenta obter provas não é bem sucedida.

Fabrício exige relatório detalhado sobre o Centro de Eventos

O presidente da Câmara, Nilson Probst, disse na quarta-feira, em debate no plenário com o vereador Claudir Maciel, que nesta semana colocará em votação todos os projetos que estiverem prontos para ir a plenário.

Divulgação

Divulgação

Debora Gascho

Page 5: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 5Política

c o n e x ã o•BombaSentindo que vão deixar uma bomba para estourar no seu colo, Fabrício Oliveira chamou a turma envolvida no Centro de Eventos para se explicar.

•Bomba 2Aquilo é pepino, a prefei-tura terá que colocar 30 ou 40 milhões, que não dispõe, para fazer a coisa funcionar. Uma obra que poderia ser feita com 80 custará 140 e ninguém vai para a cadeia.

•Pimba“Ele reclama que não tem projeto para votar e tem 200 na gaveta, como é isso, que tipo de presidente é este”. Claudir Maciel, a respeito de Nilson Probst.

•decanoSe confirmado no cargo Car-los Haacke será o integrante mais idoso do primeiro esca-lão da prefeitura. Escolha pessoal do futuro prefeito.

•distraído“Não sabia, estou viajando, se confirmar será uma honra” disse Miro Teixeira, desde Nova Iorque, ao saber pelo Página 3 que provavel-mente será o secretário de Turismo.

•LigadoE seu imediato, possivel-mente, será Nelson de Oliveira, hoje síndico do Camelódromo.

•CarudoNilson Probst queria que o vereador Robertinho desse parecer no projeto da eleição das diretoras de escolas sem sequer estudar o assunto.

•Carudo 2Este projeto talvez não vá adiante, porque experiên-cias semelhantes em outras cidades não foram bem sucedidas.www.wja.com.br

Fabrício e Carlos Humberto anunciarão secretariado nesta semana

Carlos Haacke deverá ser o diretor geral da EmasaO Página 3 apurou que o economista e con-tabilista Carlos Júlio Haacke Júnior, 68 anos, deverá ser o diretor geral da Empresa Muni-cipal de Água e Esgoto (Emasa). Teria sido uma escolha pessoal do futuro prefeito. Natural de Brusque, ele morou em Lages e é construtor há 35 anos. Em Balneário fundou em 1991 a Haacke Construtora Ltda, hoje Haacke Empreendimentos Imobiliários, uma sólida empresa de médio porte no setor.Carlos Haacke presidiu o sindicato da cons-trução civil em quatro mandatos diferentes, inclusive atualmente depois que o presidente Carlos Humberto se licenciou para concorrer e vencer a eleição a vice-prefeito.Ele não tem militância política e possui vasto relacionamento na cidade.Haacke não quis fazer comentários, mas a reportagem apurou que ele já está trabalhando com o grupo de transição governamental.

Nesta semana o Página 3 apurou os nomes de mais três prováveis integrantes do governo Fabricio Oliveira/Carlos Humberto, dentre eles o diretor geral da Emasa, uma das funções mais importantes do próximo governo. A expectativa é que o anúncio oficial do secretariado aconteça no dia 15, mas a assessoria do futuro prefeito não confirmou.

Miro Teixeira no turismo e desenvolvimento econômicoO consultor, contador, construtor, empre-sário do ramo náutico, palestrante, perito judicial e professor universitário Altamir Osni Teixeira, o Miro, 46 anos, deverá ser o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do governo Fabrício/Carlos/Humberto.Miro, ex-presidente da CDL, um empresá-rio experiente e bem sucedido, poderá ser importante no desenvolvimento econômico, na inserção da cidade como polo de eventos e na captação de recursos para o turismo em geral. Ele foi indicado pelo PR, o partido do futuro vice-prefeito.No passado recente Miro foi bem próximo do prefeito Edson Piriquito, inclusive esteve cotado para a mesma pasta, o turismo. Por algum motivo eles que eram amigos se afastaram.

Jean Carlo Lopes deverá assumir o ProconO advogado Jean Carlo Lopes, 41 anos, deverá ser o titular do Procon no governo Fabrício/Carlos Humberto. Ele é graduado pela Univali em 2000 e pós--graduado em direito aduaneiro, também pela Univali, em 2007. Atua no Escritório Rodnei Santos e Associados, em Balneário Camboriú, com direito civil, imobiliário e do consumidor.Jean Carlo é bem relacionado na cidade, antes de se formar advogado trabalhou como garçom durante quase 20 anos no Res-taurante Bom Sol (hoje Cantina Dilda), no centro.Ele preferiu não comentar o assunto da sua indicação para comandar o Procon de Balneário.

Ronald T. Pimentel Divulgação Divulgação

Page 6: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 20166 Geral

20 anos atrá[email protected]

Arquivo JP3

Edição 281 do Jornal Página 3 – 30 de novembro de 1996

EsTaCIOnaMEnTOs PRIVaTI-VOs sÃO ILEGaIs - O delegado Antonio Carlos Gomes, presidente do Conselho Municipal de Trânsito disse que o Código Nacional não prevê estacionamento privativo, só regulamentado (hospitais, farmá-cias, hotéis, etc) e ainda assim por tempo determinado.

PaVan nÃO QuER BaTE EsTaCas aTÉ aBRIL - A nova administração está procurando apoio da Intersindical para evitar o funcionamento na temporada.

Rua 24 HORas TaMBÉM PRE-OCuPa - A principal preocupação é relacionada às 20 sapatas construí-das dentro do canal do Marambaia.

LOTEaMEnTO nO naçÕEs É IRREGuLaR - Fiscais da fatma

dIa MundIaL dE COMBaTE a aIds TEM BaLnEÁRIO EM TERCEIRO nO BRasIL - Balneário tem hoje 156 doentes de Aids registrados.

estiveram no final da rua Paraguai, onde funciona um atero ilegal e onde está sendo feito um loteamento a ser explorado por uma imobiliária da cidade. .

COMERCIanTEs LEsadOs POR CHEQuEs sEM FundO - Cerca de 40 lojistas de Brusque e Itajaí lesados em quase .com quase R$ 100 mil em cheques sem fundo estiveram na delegacia regional fazendo o reco-nhecimento de oito pessoas de Uru-guaiana, suspeitas de estelionato.

dORMITÓRIO aTLÂnTICO - Turista dorme sobre mesa de sinuca localizado na esquina da Rua 1500 com Brasil. O local virou ponto de atendimento a turistas, com quase uma dezena deles reunindo-se toda noite para comemorar com cachaça sua visita a BC.

Viva Bicho abriga 1.200 animais

Todos os dias aparecem pessoas querendo deixar animais no abrigo. “Não só porque acha-ram na rua, mas também por-que vão se mudar ou não conse-guem mais cuidar, dentre outros motivos. Só recebemos casos emergenciais, como cães de rua atropelados que precisam de um local, por exemplo”, explica a presidente. Ela destaca que o proprietário do animal tem total responsabilidade e que se não o quiser mais é dever dele encon-trar um local seguro, lembrando que abandono é crime (Artigo 3º do Decreto Federal 24.645/34 e o Artigo 32 da Lei Federal 9.605/98. Os animais também estão amparados pela Declara-ção Universal dos Direitos dos Animais). A ONG apoia a castração, para diminuir o número de animais. Todos os cães e gatos do abrigo são castrados e para as famílias que não possuem condições há o projeto de Castração Social. “Em parceria com veterinários da região conseguimos um bom desconto. Essa verba nos ajuda a manter o abrigo e a pagar nossos 10 funcionários”, diz. A prefeitura de Balneário Cam-boriú auxilia a Viva Bicho, que só em ração gasta aproximada-mente R$ 20 mil por mês.

Adoção conscientePâmela salienta que se a pes-soa não tem como acolher um animal, não o pegue. “Não temos como atender a todos. O animal é 100% dependente do

ser humano, eles precisam de cuidado”, salienta. O intuito do abrigo é ser um lar temporário, mas infelizmente ele se tornou a casa de muitos animais que passam a vida toda lá.

Um cão que ficou conhecido na região é o BR, um pitbull de cor branca que foi atrope-lado e quase morreu na BR-101. Ele ficou cego e os olhos dele foram costurados. BR foi o ‘cão propaganda’ da ONG em várias campanhas publicitárias, mas nunca foi adotado. Ele morreu no início deste ano, vencido pela velhice.

Apesar de querer que os ani-mais sejam adotados, o intuito é a adoção consciente. Os volun-tários não permitem que algum animal seja levado para presen-tear alguém, por exemplo. Por isso, o abrigo estará fechado no final deste ano (de 20 de

dezembro a 4 de janeiro), já que é comum que pessoas pro-curem para dar de presente de Natal. “As pessoas dizem para construirmos mais canis para abrigar mais animais, mas esse não é nosso objetivo. Somos um abrigo para animais e não um depósito. Gostaríamos de doar mais cães adultos, mas boa parte das pessoas querem filhotes. É maravilhoso quando alguém pede por um cão idoso, porque quer dar amor e uma casa em seus últimos anos de vida”, ressalta.A protetora afirma que apesar de não conhecer todos os cães, consegue identificar boa parte. Ela conta que muitos não enten-dem essa vida que ela leva, mas que é muito feliz. “É o amor que me motiva. Se não fosse por isso eu não conseguiria estar aqui... é um sentimento inexplicável”, finaliza.

A bióloga Ariana Weber (foto), que está fazendo pós-gradua-ção em Comportamento Animal: Cães, gatos e cavalos, informa que quando um animal é aban-donado a expectativa de vida dele é reduzida em média três anos. “Pois em sua maioria pas-sam por várias situações como crueldades e atropelamentos, e quando estão com medo, feri-dos ou doentes, podem se tor-nar agressivos. Além de ser um ato de crueldade, esses animais podem causar sérios problemas de saúde pública, como a trans-missão de zoonoses, doenças que acometem os seres huma-nos”, explica. Ao buscar comida, os ani-mais tendem a revirar latas de lixo, além de que seus dejetos poluem as áreas públicas trans-

mitindo doenças, e há também o problema de reprodução onde animais não castrados se repro-duzem de forma descontrolada.A especialista salienta que encaminhar para abrigos ou ONGs não garante vida digna ao animal, apesar desses lugares estarem 100% preocupados com o bem estar dos mesmos, eles vivem lotados, a exemplo da Viva Bicho. “No caso de gatos é um problema, ele comporta-se como animal solitário, a maio-ria não vive bem em grupos sendo uma forma de estresse diário para eles”, acrescenta. Por isso, ela defende que as pessoas precisam ter certeza da decisão na hora de comprar ou adotar um animal, pois hoje a média de vida de boa parte deles é 15 anos.

Impactos sociais e ambientais

A ONG Viva Bicho, sediada no Bairro Nova Esperança, tem 10 anos, é o maior abrigo de animais da região e atende hoje aproximadamente 1,2 mil cães e gatos. A presidente da organização e protetora de animais há oito anos, Pâmela Israelson (foto), conta que a situação está difícil, porque a capacidade do abrigo é para 700 animais.

Fotos Renata Rutes

Page 7: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 7Colunista

DEDO NA [email protected]

Por Waldemar Cezar Neto

VaGaBundOCansado de tudo isto requeri minha aposentadoria. O direito começa a con-tar desde agora, mas a entrevista para conferirem se a papelada está certinha acontecerá no final de março.

VaGaBundO 2Caso minha aposentadoria se efetive passarei a pertencer ao grupo que o ex--presidente Fernando Henrique chamou de “vagabundos”.

VaGaBundO 3Na real ele se referia aos que se apo-sentam antes dos 50, então escapei do adjetivo. Trabalho desde os 16, então são 46 anos de suor e mesmo aposen-tado pretendo continuar na ativa até os 70 mais ou menos.

VaGaBundO 4Requeri a aposentadoria porque do jeito que a vaca caminha em direção ao brejo está perto das pessoas precisarem traba-lhar até o dia do velório sem consegui-rem se aposentar.

VaGaBundO 5Não me queixo, acho certo, previdência é um sistema atuarial, quando uma das variáveis muda o cálculo deve ser refeito. E a variável que mudou é a principal, a expectativa de vida, se viveremos mais o governo terá que nos pagar mais tempo. A injustiça é nas regiões onde a expec-tativa de vida é menor.

VaGaBundO 6O problema é que a regra só vale para nós, os comuns. O Brasil só será um país justo no dia em que deputados e senado-res forem atendidos no mesmo hospital que os seus eleitores; receberem a mesma aposentadoria e forem para a mesma cela da cadeia, se sobrar lugar.

EMEnda aMIMO vereador Leonardo Piruka e o vice-pre-feito eleito de Camboriú Ramon Jacob divulgaram nota afirmando que “cobra-ram explicações” de Esperidião Amin sobre votações na Câmara dos Deputados.

EMEnda aMIn 2Esperidião fez uma emenda safada ao projeto anticorrupção, definindo que as autoridades teriam seis meses para inves-tigar atos ilícitos praticados por políticos, prorrogáveis por mais seis. Depois disso prescreveriam. É quase salvo-conduto para ladrões.

EMEnda aMIn 3Vereador e vice-prefeito cobrando de chefe de partido tem cheiro de ser o que é, tentativa de enganar bobos. E os bobos somos nós.

EMEnda aMIn 4A tentativa de enganar bobos continua em outro trecho da nota à imprensa: “Amin relatou que é a favor de passar o Brasil a limpo, mas que para isto é neces-sário ter bastante calma e aprovar textos coesos e bem elaborados...”.

EMEnda aMIn 5Sabem o que eu acho minhas nove leito-ras? Esses políticos estão borrados, com medo do que será delatado pela turma da Odebrecht.

EMEnda aMIn 6Dia desses o vereador Piruka reclamou que eu ando pegando no seu pé. Eu paro, se ele parar de achar que eu e a torcida do Flamengo somos bobos.

Os MILIOnÁRIOsO vento deslocou uma calha aqui em casa, telefonei para várias empresas espe-cializadas e nenhuma podia me atender. Cheias de serviço e prestes a entrar em férias coletivas como me disse um dos consultados sobre algo que só vai ocorrer dentro de 15 dias.

Os MILIOnÁRIOs 2Anos atrás, também nesta época, ocorreu a mesma coisa o que me leva a imagi-nar que esse pessoal das calhas tem uma mina de ouro, estão sempre lotados de serviço.

Os MILIOnÁRIOs 3Diante da dificuldade, chamei um marido de aluguel que me disse, “sim senhor, claro que sim, pode ser no começo da noite...”. Mari-dos de aluguel, portanto, não estão milioná-rios quanto os Calheiros.

PRazOMeu amigo Laka disse que foi besteira o Marco Aurélio tentar afastar o Renan, porque isso só serviu para balançar um barco que está fazendo água. Bastava esperar mais alguns dias que o mandato do distinto teria terminado.

PRazO 2Entendo o ministro Marco Aurélio, gente como Renan não poderia mesmo ocupar tal cargo. O problema é que se formos aplicar a mesma regra para todos, ficare-mos sem presidente de Câmara e Senado. É muito ruim essa safra dos nossos representantes.

PRazO 3Nossos não minhas nove leitoras, porque para federal votei no Fabrício que ficou no banco de reservas e para senador anu-lei o voto.

Sem título-1 1 17/11/16 08:12

Page 8: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 20168 Geral

A temporada de verão de Balne-ário Camboriú começa oficial-mente neste sábado (10), com uma programação especial na Praça Almirante Tamandaré, que inicia às 16h e vai até às 22h30. O tradicional desfile de abertura não irá acontecer nesse ano.Segundo informações da Secre-taria de Turismo, a agenda con-tará com shows de dança, DJs, cantores e bandas, que foram cadastrados por edital de cre-denciamento em meados de

2016. O secretário Hélio Dagnoni explica que o novo formato, sem o desfile, tem como objetivo proporcionar um fim de tarde e noite movimentado, já que o desfile apenas passava rapida-mente pela avenida. “Será ale-gre como é a nossa temporada”, acrescenta.

A programação é inteiramente gratuita e visa conscientizar o público da importância de receber bem os turistas, que ampliam a economia da cidade.

Temporada de verão começa neste sábado com atrações na Tamandaré

Expedição Oriente dos Schurmann chega hoje

“Depois de mais de dois anos navegando, o retorno ao Brasil traz uma sensação maravilhosa por realizarmos mais um sonho; rever familiares e amigos; voltar

à nossa pátria, e poder mos-trar ao público as experiências vividas em diversos países que passamos”, declaram Vilfredo e Heloisa Schurmann.

“É um orgulho apoiar esse importante acontecimento que impulsiona Santa Catarina e o Brasil no mercado náutico mundial”, pontuou o diretor da Marina Itajaí, Manuel Carlos Maia de Oliveira.

a expediçãoA viagem teve início no dia 21 de setembro de 2014. Essa foi a terceira expedição dos Schur-mann e foi motivada pela teo-ria que uma expedição chinesa teria sido a primeira a circum--navegar o globo, e entre outras façanhas, chegar ao continente americano antes de Colombo. Na Expedição Oriente, a família de navegadores refez caminhas que teriam trazido os chineses à América em 1421.Depois de 30 mil milhas (o equi-valente a quase 50 mil quilô-metros) e quatro oceanos, eles desembarcam em Itajaí com muitas histórias para contar.

A primeira edição do projeto Visite Balneário Camboriú e Região organizada pelo Balne-ário Camboriú Convention & Visitors Bureau está se apro-ximando do fim com aprova-ção total dos participantes. Na última semana foi apresentada a prestação de contas e inicia-dos os planos para 2017, que ainda  dependerão do apoio do novo governo municipal.A vice-presidente do BC Con-vention, Margot Rosenbrock Libório, apresentou o resultado preliminar do projeto: 40 empre-sas participaram da divulgação em  seis  países  (Brasil, Peru, Argentina, Uruguai, Chile e Para-guai) e 14 cidades, realizando 22 ações de marketing promocio-nal.  “Um ponto bem importante foi estreitar laços com as Embai-xadas Brasileiras nos países do Mercosul, que certamente pode-rão ser contatos preciosos para o futuro”, disse Margot. 

Entre as ações previstas para 2017 destacam-se a partici-pação mais ativa em eventos nacionais em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Salva-dor, Recife e João Pessoa, além de reforçar o mercado de Buenos Aires (participando de eventos além da FIT). Também foi lem-

brada a necessidade de intensi-ficar contato e parcerias com a Embratur, Santur, Embaixadas e companhias aéreas, além de começar a planejar a possi-bilidade de atrair o mercado colombiano.

O diretor-presidente do Beto Carrero World e  presidente do Conselho Estadual de Turismo de Santa Catarina, Rogério Siqueira, exaltou o quanto o projeto fez a diferença e foi positivo. “O sul é referência de qualidade e serviço, mas não podemos parar, precisamos sem-pre querer melhorar. Precisamos sonhar juntos todos os dias e não só no verão. A temporada é importante, mas não podemos viver esperando apenas por ela. Por isso é necessário que divul-guemos a região o ano todo. O verão não pode ser o nosso único objetivo”, completou.

Projeto Visite BC e Região dependerá do próximo governo

Uma grande recepção está sendo preparada para a chegada da Família Schurmann neste sábado, a partir das 15h, na Marina Itajaí. Os visitantes poderão assistir à chegada da embarcação e recepcionar os tripulantes. Foram mais de 800 dias a bordo do Veleiro Kat durante a Expedição Oriente, que teve paradas inéditas para os Schurmann, como a China e a Antártida.

NOVA DIREÇÃO - Instalada domingo a nova diretoria da Comuni-dade Luterana Martin Luther, de Balneário Camboriú e da Paróquia (IECLB). Da esquerda para direita: Jaime Graebin (vice/secretário); Rosane Grosklags Mayer (secretária), José Paulo Rau (vice/presidente), Ilona Kretz Feuers-chuette (presidente), Mariana Krieser (tesoureira) e Wilando Rahn Jr (vice/tesoureiro). A nova diretoria cumprirá gestão de dois anos. A instalação foi feita pelos pastores Valdim Utech e Felipe Milani.

Margot, Rogério e a diretora da Sectur de Blumenau, Luisa Helena Siqueira Borda

Roberta Watzko

Marlise S. Cezar

Luciano Candisani

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO. Comarca - Balneário Camboriú / Vara Regional de Direito Bancário. EDITAL DE CITAÇÃO - ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA - COM PRAZO DE 30 DIAS. Busca e Apreensão Em Alienação Fiduciária n. 0500070-82.2012.8.24.0005. Autor: BV Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento / ADV. Cristiane Belinati Garcia Lopes (OAB 18728/SC). Réu: Maria Aparecida Luciano /Citando(a)(s): Maria Aparecida Luciano, Rua José Francisco Correa, 112, Nova Esperança -CEP 88336-140, Balneário Camboriú-SC, CPF 920.208.369-04, RG 2.551.307-9, nascida em 24/01/1959, Casada, brasileiro(a), natural de Itajaí-SC, Aposentada, pai Aristides Pereira, mãe Ignez Pereira. Valor do Débito: R$ 62.732,71. Data do Cálculo: 12/01/2012. Pelo presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, FICA(M) CIENTE(S) de que neste Juízo de Direito tramitam os autos do processo epigrafado e CITADA(S) para que: a) proceda(m) ao depósito do valor do débito e seus acréscimos legais, conforme cálculo elaborado na forma do art. 3º, § 2º, do Decreto-lei n. 911/1969, no prazo de 5 (cinco) dias; ou b) conteste(m) o feito, se assim o quiser(em), em 15 (quinze) dias (art. 3º, §§ 3º e 4º), contados do primeiro dia útil seguinte ao transcurso do prazo deste edital (art. 231, IV do CPC). ADVERTÊNCIAS: a) Não ocorrendo o pagamento, ou não sendo contestada a ação, o réu será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações formuladas pelo autor (art. 344 do CPC). b) Cinco dias após executada a liminar, consolidar-se-ão a propriedade e a posse plena e exclusiva do bem no patrimônio do credor fiduciário, cabendo às repartições competentes, quando for o caso, expedir novo certificado de registro de propriedade em nome do credor, ou de terceiro por ele indicado, livre do ônus da propriedade fiduciária (art. 3º, § 1º do Decreto-lei n. 911/1969). E para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias, na forma da lei. Balneário Camboriú (SC), 23 de novembro de 2016. Fabio Vinicius Machado da Silva. Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça - Art. 212. DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE. Lei n. 11.419/2006, art. 1º, § 2º, III, “a”

Page 9: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 9Segurança

Operação Veraneio começa em breve

Guarda-vidasAo todo atuarão 128 guarda--vidas nos 13 postos ativos em Balneário Camboriú, conside-rando a Praia Central e as Agres-tes. São 120 guarda-vidas civis, sendo 37 recém-formados e atu-ando pela primeira vez, mais oito militares. O helicóptero Arcanjo estará na cidade, a exemplo do último verão. O tenente-coro-nel Eduardo Haroldo de Lima, comandante do Corpo de Bom-beiros de Balneário, disse que por conta do aumento considerá-vel no número de turistas terão que ter mais responsabilidade. “Estamos preparados tanto em pessoal quanto em material. Uma novidade é que utilizare-mos bicicletas para fazer rondas e conseguir chegar mais rapi-damente até as vítimas, já que por conta do trânsito às vezes demora para a ambulância che-gar”, diz.

Polícia MilitarO comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Evaldo Hoffmann, espera mais de 103 policiais (número do último verão). “Essa foi a promessa

do comando geral e estamos contando com isso. Nossa ideia é aumentar as barreiras em entradas e saídas e reforçar a presença policial na Interpraias e nos bairros, não ficando ape-nas nas avenidas Brasil e Atlân-tica” conta. Outra ação que a PM está articulando é nas casas noturnas, nas entradas e saídas, focando na Lei Seca. “Faremos operações em conjunto com a Guarda Municipal, Bombeiros e Polícia Civil também, inclusive já estamos discutindo o Réveillon, que é o auge da nossa tempo-rada”, acrescenta.

Hoffmann comenta que as principais ocorrências atendi-das durante o verão são as de menor potencial, como furtos, posse de drogas, abordagens a pessoas suspeitas e principal-mente perturbação do sossego alheio. “Um local que é alvo de denúncias constantes nessa época do ano é o Calçadão da Avenida Central, onde iremos fortalecer nossas rondas”, diz. A PM também utilizará com mais frequência os quadriciclos na areia da praia e reforçará a bike patrulha.

Novidade: Balneário Camboriú terá Bike Socorrista já nesta temporada

A Operação Veraneio inicia no próximo dia 22 e segue até 6 de março. A expectativa é de uma temporada de 15 a 20% mais movimentada do que a do ano passado em Balneário. Oficialmente os números da Operação Veraneio ainda não foram anunciados, mas a secretaria de Segurança Pública adiantou que o investimento será superior a R$ 26 milhões, para pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o litoral, alimentação e pagamento dos guarda-vidas civis.

146 novos se formaram na praia centralA formatura dos 146 guarda--vidas que atuarão neste verão na região movimentou a praia central na quinta--feira(8). Desses, 37 atuarão em Balneário. Os outros se dividem entre Itapema, Bom-binhas, Navegantes e Itajaí. O helicóptero Arcanjo, que refor-çará o trabalho dos bombei-ros, marcou presença.

Na ocasião foi relembrado que a primeira cidade a rece-ber o serviço de guarda-vidas em Santa Catarina foi Bal-neário Camboriú. Em 1962, 12 homens atuaram pela primeira vez. O comandante

geral do Corpo de Bombeiros de SC, Onir Mocellin, lem-brou que muita coisa mudou de lá pra cá. Na época, os guarda-vidas eram chamados de salva-vidas e eram vistos como heróis, já que entravam na água e salvavam pessoas que já haviam engolido muita água. “Isso acontecia porque o público não tinha muita consciência sobre os perigos do mar, tínhamos poucos homens trabalhando e pou-quíssimo material de apoio”, disse.

Mocellin atuou como guarda--vida em Balneário em 1986

e pontuou que agora o bom guarda-vida é aquele que não precisa se molhar e fica com água pelo tornozelo. “O verda-deiro GV é aquele que orienta, que não precisa entrar na água. Se ele conseguir fazer isso, estará cumprindo seu serviço com perfeição. Pre-venir é salvar. Cada apito e conversa com o público é um salvamento. Quando o guarda-vida precisa entrar na água é porque o trabalho não foi feito da forma correta e ele não conseguiu cumprir com seu papel, que é o de conscientizar os banhistas”, destacou.

O vereador eleito Lucas Gotardo (D) esteve esta semana com o Coronel Lima (E), comandante do batalhão do Corpo de Bombei-ros de Balneário Camboriú, para conversar sobre a implantação imediata do projeto Bike Socor-rista na orla da praia central da cidade. A primeira bicicleta estará disponível a partir do mês de dezembro custeada pelos Bombeiros.

Trata-se da primeira etapa do projeto que consiste em dis-ponibilizar bicicletas para pri-meiros socorros em ocorrências nas avenidas Atlântica, Brasil e transversais. “O guarda vida vai de bicicleta equipada com uma caixa de primeiros socorros e avalia se é necessária a cha-mada de ambulância”, comenta Gotardo sobre a importância do

projeto pelo fato de que no verão o trânsito é muito lento. “Se é um caso mais grave que requer uma ambulância o acidentado estará sob os cuidados do guarda vidas”, acrescenta.

Os recursos na ordem de 20 mil reais estão bem encaminhados após duas conversas com o depu-tado Patrício Destro (PSB). No mês de janeiro os valores deve-rão ser confirmados para a aqui-sição das bicicletas e também de material de primeiros socorros. O objetivo é cobrir toda a orla da praia. “Quanto mais bicicletas mais rápido possível o atendi-mento para não comprometer a vida da pessoa acidentada e nem o trabalho de praia que é a principal função do guarda vida. Cada vez que se faz uma ocor-rência na rua é um a menos que

está na praia para atender uma ocorrência de mar.”

O vereador eleito é autoridade no assunto, afinal é guarda vida civil há seis anos. Mesmo eleito vereador Gotardo entra no seu sétimo ano de guarda vida tra-balhando em uma das praias de Balneário Camboriú. Para a ideia da bike socorrista Gotardo usou como modelo o projeto desenvol-vido com sucesso em Londres. Mesmo antes de diplomado, Gotardo, eleito pelo PSB, já está em busca de soluções para situa-ções do cotidiano da cidade que recebe mais de um milhão de pessoas durante a temporada de verão. “Vou trabalhar para ser um diferente entre os iguais”, garante o vereador com o entu-siasmo de um jovem de 27 anos. 

Divulgação

Renata Rutes

Comandante Mocellin para os formandos: “O bom guarda-vida é aquele que não precisa se molhar”.

Page 10: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 201610 Equilíbrio

Lifting não-cirúrgico é novidade na praia

O lifting é uma técnica que elimina a flacidez da pele. O método tradicional, que neces-sita do bisturi, demanda um pós--operatório desconfortável para o paciente, hematomas e dor.

“Esse novo método elimina o pós-cirúrgico, que é o que as pes-soas não querem. Trata pescoço, papada, face, bochechas e testa, além de corrigir as olheiras”,

explicou Mateus Hoffmann, um dos sócios. O ultrassom microfo-cado trabalha direto no músculo, tonificando-o.

O resultado varia de cliente para cliente, em alguns é possível ver os efeitos imediatamente, já em outros demora um pouco mais. No entanto, os sócios explicam que com apenas uma aplicação já é possível perceber melhorias.

As aplicações podem levar entre 40 minutos e uma hora. Os efei-tos duram um ano.

“O custo vai variar muito con-forme a necessidade de cada cliente, mas fazemos avaliações gratuitas”, sublinhou Mateus. O valor é cobrado por região a ser aplicada.A clínica fica na Avenida Brasil, 247. Telefone 3311-0338.

A clínica Priscila Palazzo, de Balneário Camboriú, acaba de lançar um lifting facial sem cirurgias, feito com o ultrassom microfocado Vithara. Segundo a responsável pela clínica, dra. Cristine Danielsson o método surgiu como uma alternativa para quem não quer, ou não pode, fazer cirurgias.

Se você ainda não tem o agrião na sua dieta rotineira, está na hora de olhar com aten-ção para esta planta. “O agrião entra na alimentação como campeão de vir-tudes nutrológicas e medi-cinais, devendo ser consumido principalmente por mulheres grávidas, crianças e idosos”, destaca o Dr. Flávio Rotman, em A Cura Popular Pela Comida.

O agrião age no corpo como diurético mineralizante, fortifi-cante, depurativo, adstringente e até afrodisíaco. Previne oste-oporose, anemia e cãibras. Tem boas quantidades de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro (tem mais que o espinafre e a couve), sem falar nas vitaminas A, B1, B2 e C.

aGRIÃO: uma planta poderosa

Como prepararPasse um molho de agrião na centrífuga com um copo de água. Ele é indicado para tomar para fraqueza em geral, falta de apetite, tosse, coceira cutânea, é diurético e vermífugo. Externamente pode ser usado para tratar pele inflamada como no couro cabeludo, devido ao seu enxofre.

Mastigado cru, o agrião age nas doenças inflamatórias da boca como gengivite, aftas, faringite e amigdalite. O agrião-do-pará é um famoso aliviador de dores de dente.

Apesar de ser comumente empregado em saladas, o agrião também se encaixa em receitas salgadas e quentes como refogado na manteiga e pimenta, sopas, caldos, recheios de pastel, tortas, de berinjela, no omelete, batata rösti, molhos para carnes e macarrão e muito mais.

A aplicação do agrião em remé-dios para problemas respirató-rios como asma e bronquite já bem popular, mas não é neces-sário recorrer aos fármacos, pois é possível fazer em casa. Levar ao fogo brando uma xícara de açúcar mascavo (ou mel) e um copo de água. Quando ferver, juntar um molho de agrião e cozinhar por 10 a 15 minutos com a panela semitampada e fogo baixo. O único ponto negativo é a baixa validade, apenas 48 horas.

Segundo estudo, posição social afeta sistema imunológico

Divulgação

Segundo uma edição recente da revista “Science”, um estudo com macacos indi-cou que o estresse crô-nico de viver em um status inferior pode alterar o sistema imune, mesmo sem que existam outros fatores de risco. Os animais foram estu-dados em cativeiro, ou seja, recebiam a mesma dieta e viviam em ambientes iguais.

45 fêmeas foram observa-das por um ano. Elas não eram aparentadas e foram

separadas em nove gru-pos de cinco animais, que logo desenvolve-ram uma hierarquia própria. As dominan-

tes faziam “bullying” com as subordinadas, que também recebiam

menos cuidados corporais das demais. Em experimentos em laboratório, as células das

fêmeas subordinadas apresen-taram uma grande expressão de genes pró-inflamatórios.

Se os resultados forem aplica-dos para os seres humanos, isso explicaria porque pessoas mais pobres têm taxas mais altas de problemas inflamatórios, como doenças cardíacas e diabetes.

Um estudo anterior, publicado na mesma revista, já tinha mostrado que em várias espé-cies de primatas a subordinação social produzia efeitos como o aumento da concentração de hormônios produzidos durante situações estressantes.(Com informações Folhapress)

Page 11: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 11Saúde

Segurança e qualidadeem diagnósticos

Atendimento de 2ª a 6ªdas 7h00 às 18h00

Rua Dinamarca, 141 Fone 3366.2696

Av. Alvin Bauer, 655Fone 3367.0400

BalneárioCamboriú

Centro

APAE local integra trabalho pioneiro de prevenção

O objetivo é desenvolver um sistema preventivo, que ajude a identificar as doenças e pre-venir que ocorram novos casos de deficiência dentro das famí-lias. “Não é só o médico chegar e cuidar da crise convulsiva, do distúrbio de comportamento, é ir além, saber qual é a doença”, diz o médico.Segundo dados repassados por ele, são produzidos 800 novos casos de deficiência em Santa Catarina todos os anos, dos quais 70% seriam evitáveis. Entre os cuidados possíveis estão Pré-natal correto, não tomar medicamentos durante a gravidez, nem tentar aborto com medicamentos.

as dificuldadesMuitas famílias com filhos defi-cientes sequer sabem o nome exato da síndrome, tendo em vista o amplo leque de doenças e a falta de condições para espe-cificar essas doenças. Conforme o médico, estão tão desacredi-tados, que nem todos aceitam prontamente fazer parte, mas logo que recebem o resultado ficam exultantes e querem saber como podem melhorar a vida de seus filhos.“Atendemos hoje aqui uma famí-lia que tem uns oito deficientes. Todos homens. É uma doença genética, que faz com que as mulheres passem um gene alte-rado para o seu filho e elas têm uma chance grande de passar mas não estão sabendo, elas pre-cisam saber, nós temos que dar a elas o direito de fazer o exame

genético. O meu trabalho tam-bém é vir às APAEs e facilitar os exames”, destacou o geneticista.O grande problema é a falta de acesso, já que exames podem custar milhares de reais. Durante o estudo, no entanto, eles são feitos em parceira com o laboratório da USP e custea-dos através de um convênio com o Conselho Municipal dos Direi-tos da Criança e do Adolescente.

FuturoA ideia, que começou com qua-

tro APAEs em São Paulo e a de Balneário, ganha força. Hoje ele conta com a ajuda do residente de Genética Deivid Souza e está conseguindo atender mais casos. Agora com o apoio das secretarias de saúde, o geneti-cista espera poder estender o trabalho no próximo ano para 10 cidades da região. “Nossa intenção é conseguir implantar a prevenção primária de defi-cientes dentro dos municípios”, finaliza o geneticista.

O Unipraias abriu as portas para 250 convidados de entidades da região para o 7º Dia Nacional da Pessoa com Defi-ciência em Parques e Atrações Turísti-cas, que aconteceu na quarta (7). Inte-grantes da Afadefi, AMA Litoral, APAE de Guabiruba e de Balneário e Amor pra Down desfrutaram de farto café da manhã oferecido pelo parque e, em seguida, embarcaram para passeio a bordo dos bondinhos aéreos.

A iniciativa surgiu em 2009 e tem como padrinho oficial o cartunista Mauricio de Sousa, que cedeu gratuitamente o personagem “Luca”, um menino cadei-rante, para compor a logo do evento.

Dia da pessoa com deficiência no Unipraias

O secretário de Saúde, Eroni Foresti (foto) teve que intervir esta semana em um impasse para que a rede municipal não ficasse sem neurocirurgia justa-mente agora com a chegada da alta temporada, já que o con-trato com a equipe de neuroci-rurgiões terminaria no dia 15 próximo.

Eroni destacou que não concor-dava com um fim de contrato às vésperas da temporada, mas alegou que o contrato com a neurocirurgia foi firmado antes de ele assumir a pasta.

Como o período é de transição de governo, a saída foi fazer um aditivo do contrato vigente por mais 90 dias. Assim, a equipe de quatro neurocirurgiões vai continuar realizando procedi-mentos eletivos, de média com-plexidade neste período, além do sobreaviso 24 horas para casos de trauma. A reportagem questionou o valor do aditivo, mas não teve resposta até o fechamento desta edição.

ProntasEroni destacou ainda que estão praticamente prontas a UPA 24 horas do Nações e o posto de saúde do Municípios. “Agora vai depender das licitações que a nova gestão vai provi-denciar”, disse. Apesar desses trâmites pendentes, cão está definido se a inauguração des-ses locais será feita por esta administração.

Saúde faz aditivo para não ficar sem neurocirurgia na transição

O geneticista da USP João Monteiro de Pina Neto está realizando junto a APAE de Balneário um trabalho pioneiro no país. A cada dois meses ele vem fazer avaliações completas de alunos e familiares.

O geneticista da USP Dr.João e o residente Deivid, na APAE de Balneário

Junto com a chegada do verão, a Sociedade Brasileira de Der-matologia (SBD) está iniciando a Campanha Nacional de Pre-venção ao Câncer de Pele, que faz 176 mil novos casos ao ano no país. A campanha vai disse-minar os cuidados com a pele, uso do protetor solar, os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce.

A exposição excessiva ao sol em horários inadequados e o uso de câmaras de bronzeamento são

as principais causas da doença que surge mais freqüentemente na face, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombros e costas, as áreas mais expostas ao sol.

Algumas características podem ajudar as pessoas a identificar a doença, como lesões na pele, pintas que apresentem mudança de cor ou textura e feridas que não cicatrizam.

Junto com a campanha, a SBD lançou um QUIZ que ajuda a população a entender o seu nível de conhecimento sobre a exposição ao sol, bem como uma calculadora que ajuda a identificar os pacientes de risco da doença.

Os testes estão disponíveis no site da campanha: www.controleosol.com.br.

‘Dezembro Laranja’ pede proteção ao câncer de pele

Reprodução

Daniele dos Reis

Divulgação PMBC

Divulgação

Page 12: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 201612 Culinária

CULINÁ[email protected]

Por Waldemar Cezar Neto

PaTê dE PREsunTOBata no liquidificador 250g de presunto, 120g de mortadela, 250g de maionese, cebola a gosto e sal quanto baste. Sirva com pães fatiados e torradas. Padarias de supermercado são uma beleza, oferecem pães varia-dos para montar uma entrada como essa.

OVOs RECHEadOsCozinhe ovos, descasque e corte ao meio na longitudinal. Retire as gemas, misture com uma por-ção do patê da receita acima, coloque essa pasta no local das gemas, decore cada metade com salsa, cubra e guarde na gela-deira até servir.

CanaPÉsCorte presunto em fatias e

usando um aro metálico corte as fatias em rodelas. Faça o mesmo com fatias de queijo e fatias de pão de forma. Passe maionese no pão, cubra com queijo, presunto, lascas de azeitonas, lascas de tomates e prenda com palitos.

MOussE dE PREsunTOBata no liquidificador 200g de presunto com 200g de queijo mussarela, 150g de requeijão, 150g de maionese, 200g de creme de leite, meia xícara de salsa e sal quanto baste. Hidrate um envelope de gelatina sem sabor em meia xícara de água morna, adicione ao liquidifi-cador e misture. Unte a forma de pudim com margarina, des-peje a mistura e leve à geladeira durante algumas horas para firmar.

saLadaLave e arrume num prato folhas ver-des (alface, rúcula, agrião etc.) misturadas com tiras de presunto, temperando com sal, vinagre, azeite e pimenta moída.

MaCaRRÃO aO FORnOMisture cubinhos de presunto com cubinhos de queijo, meio a meio, e com creme de leite e molho de tomates. Cozinhe macarrão escorra, coloque num refratário, cubra com o molho, misture bem, cubra com queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

EsTROGOnOFECaso o cozinheiro francês Thierry Costet, a quem se atri-bui o Stroganov moderno, lesse esta receita teria um colapso e cairia mortinho da silva -se já não tivesse morrido mais de 100 anos atrás. Doure em man-teiga uma cebola ralada e meio

As esbeltas leitoras dessa coluna sabem que fiz voto de pobreza, só publico receitas com ingredientes baratos, caviar e lagosta nunca frequentaram este espaço. Por causa desse voto franciscano imaginei um cardápio natalino com apenas um ingrediente principal, uma peça de presunto.

Escolhi esse ingrediente porque no começo da semana fui visitar uma empresa, a Rosar Alimentos, e vi que ali tem quase tudo que um cozinheiro precisa, em embalagens institucionais, inclusive pre-sunto inteiro que não é muito fácil de achar, custando por volta de R$ 60,00 a peça.

quilo de presunto cortado em cubos de um dedo. Acrescente polpa de tomates ou uma lata de tomates pelados, cogume-los em lâminas e mostarda a gosto. Cozinhe em fogo médio por 15 minutos, acerte o tem-pero, junte creme de leite e está pronto.

Page 13: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 13Colunista

PUXANDO [email protected]

Por Fabiane DIniz

nOVas dIREçÕEsSomos aqui no Página 3 uma equipe pequena, caseira e dedi-cada. Por sermos poucos nossa união é indispensável para o trabalho seguir nos moldes que estamos acostumados, com a excelência que habitualmente desejamos alcançar. Nesse pro-cesso, a organização e a distri-buição de tarefas é fundamental para que as coisas funcionem sem sobrecargas.

Durante anos em nossas reuni-ões, algumas com a presença de convidados da área e amigos, os quais gostamos de ouvir, deba-temos o futuro do jornalismo e consequentemente o do Página 3. Vínhamos decididos que o Online merecia maior dedicação. Porém existiam algumas dificul-dades nos arranjos comerciais para que o jornal se tornasse um novo produto, agora mensal.

O chefe, Waldemar Cezar Neto, fez com que acontecesse, se dedicou com afinco e junto com nossos parceiros comerciais fez com que o ‘sonho’ se tornasse

realidade. E é pra onde estamos indo, para uma nova direção.

Já estamos há muitos anos com o Online, fazendo cober-tura diária de Balneário. O que muda agora é simples, não vamos dividir conteúdo com o impresso. Quem ganha é o leitor, é a cidade, que pode contar com nossos jornalistas todos os dias, quase que exclusivamente para o noticiário virtual.

E essa foi uma semana bem agi-tada. A ansiedade de toda nossa turma estava lá no alto, foi o tempo para absorver as mudan-ças, um caminho sem volta, é decisão tomada, agora vai!

Recebi a notícia de que nossas ideias estavam se tornando um fato, era segunda-feira, 7 da manhã, quando chegou uma mensagem do Marzinho, de que havia chegado a hora, ele escreveu “TEREMOS MUITO TRA-BALHO PELA FRENTE” seguido de uma carta aos nossos leitores, e como não podia ser diferente, respondi, “Demorou, VAMOS NESSA!”.

Começamos um processo de limpeza, de ajustes, tarefa em cima de tarefa pra deixar tudo pronto. Não por sorte, mas por profissionalismo puro, sabemos o que estamos fazendo e por esse motivo único, dará certo.

Ainda existem várias reuniões para 2017, ano 1 da segunda fase do Página 3. E posso dizer que estamos animados, que temos muitas ideias, que as cabeças pensantes dessa equipe estão a mil por hora.

Vamos levar o maior número de informações da cidade para o leitor, conteúdo com a credi-bilidade que o Página conquis-tou durante todos esses 25 anos em que esteve atuante junto à comunidade. É conteúdo de quem faz jornalismo uma vida toda e de quem faz do jorna-lismo sua vida.

Vou parando por aqui, agrade-cendo ao nosso diretor Marzi-nho, e a editora chefe Marlise, que foram nossos mestres nesse percurso. E segurem os cintos, surpresas virão por aí!

Page 14: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 201614 Perfil

“ De uns 20 anos prá cá se perdeu um pouco essa preocupação com o turismo, com nosso bem maior, que é a praia”Patrick Machado, vereador eleito com 525 votos

Esta foi sua primeira eleição. O que o motivou?Já venho 19 anos militando, comecei com grêmios estudantis, acompanhei campanhas, coorde-nei algumas, mas sempre tive pra mim que o político tem que ser pensamento em grupo, coletivo...

Acompanha a vida política da cidade. Como?Sim, já participei de nove campa-nhas, para amigos, muitas vito-rias, derrotas, mas sempre colabo-rando com a política da cidade.

A política partidária como começou?Comecei no PDT em 97. Teve uma transição porque meu pai foi can-didato em 2004 pelo PMDB e na época eu havia me afastado do PDT e fui para o PMDB para dar um apoio a ele. Depois o grupo do qual faço parte decidiu montar um projeto coletivo, uma campa-nha diferenciada (...).

Então essa campanha foi a primeira pra valer? Como foi a organização, planejamento?Foi a primeira vez. Não planejei, foi uma conversa com o grupo que eu já tinha lá atrás em 97 no movimento estudantil, militando e agora vendo toda essa desgraça política, roubalheira, os mesmos sempre, a mesma forma de fazer política, então decidimos montar um projeto. O grupo na época era formado por sete pessoas e come-çamos a construir esse projeto. A principio o candidato era para ser o Rodrigo, na época até estáva-mos no Paraná, meus sogros esta-vam mal lá e minha esposa pediu para irmos para lá, eu treinava a Guarda Municipal em Balneário, largamos tudo aqui, para ir morar lá e dar uma atenção a eles. Havia terminado a eleição 2012 e eu havia coordenado uma campanha a prefeito lá para o PDT contra o PSDB. E quando botei o PDT de volta...o 12 no meu carro...aquilo mexeu...fiquei me perguntando, o que estou fazendo no PMDB...não

posso reclamar de nada, o PMDB de Balneário sempre me tratou muito bem, com respeito, mas o PDT sempre teve uma historia. E aí na época o Rodrigo me ligou e disse que o grupo estava pensando em voltar ativamente à política e fomos conversando (...). Eu falei para ele se for para ir vamos de volta para o PDT, porque construí-mos uma história lá, é um partido que tem ideologia, que seja lá o nosso caminho. Desde então vie-mos construindo. No decorrer do projeto acabamos assumindo o partido. Nunca aceitamos os par-tidos de gaveta. Nunca queríamos ser mais um partido. Sempre opta-mos pela construção. Então meio que o nosso projeto de vereança ficou de lado. Tanto que no final já estávamos aceitando que essa seria uma campanha modelo para virmos forte na próxima...meio que aceitando uma derrota (...).

Você não era conhecido no meio político e centrou sua campanha de que forma, visitas, corpo a corpo?

Não era conhecido no meio. Mape-amos primeiro os bairros onde eu tinha parentes e amigos, que era o Pioneiros, Ari-ribá onde moro há 23 anos, Nações, Nova Esperança e Barra. Porque Bal-neário apesar de pequena territo-rialmente falando é muito grande em população. A política como está hoje...tu abordar uma pessoa para falar de política, tu acaba sendo criticado, xingado (...).

Como foi a campanha nesse sentido, o que as pessoas falavam, reclamavam?Como focamos em visitar primeiro os parentes,os amigos e os amigos dos amigos então a nossa recepti-vidade foi muito boa, fomos bem aceitos. Quando fomos para rua, que foi mais no Nações, Ariribá e Nova Esperança, onde percorremos

todas as casas, as pessoas per-guntavam se era minha primeira eleição e depois em que lado eu

estava. Eu falava que era minha primeira eleição e que estava junto com o Fabrício, então eles acei-tavam conversar (...).

Quais foram as reclamações que você reco-lhia das ruas?

Saúde...filas...a demora para um atendimento...o absurdo da pes-soa ter que sair 4h da manhã para conseguir uma ficha para ser consultado...a falta de especia-listas...estamos meio precários...escutei casos de pessoas dizendo que o pai estava na fila do car-diologista, ele faleceu e um ano depois ligaram para ele chamando para consulta...só pra ilustrar como está a situação.

“Agora com 19 cadeiras parase destacar vai

ter que trabalhar e muito”

Nome – PATRICK HERNANDES MACHADO

Idade – 35

Natural – Balneário Camboriú

Estado civil – Casado com Mariza Siqueira da Silva

Filhos – Moisés, 11 e Isadora, 5

Formação – Processos Gerenciais, pela Unicesumar (à distância)

Profissão – Coordenador de segurança

Lazer – Assistir seriados

Comida preferida – Lazanha

Livro – ‘Game of Throns’

Música – ‘Prá não dizer que não falei de flores’, de Geraldo Vandré

Filme – ‘A procura da felicidade’

Perfil – Determinado, desafiador, corajoso

Planos – Exercer um bom mandato é o foco principal

Ele sempre atuou na política em grupo, desde os tempos de estu-dante. Com a altura que tem, 1,96m, poderia ter seguido carreira no esporte. Até tentou no vôlei de quadra, chegou a jogar por Itajaí e Gaspar, mas faltou suporte. Ele precisava ajudar a família, com 9 anos já vendia batatinha na praia central e desde os 13 virou ajudante do pai construtor. Quer voltar a jogar vôlei de praia como hobby, mas o foco no momento é marcar seu primeiro mandato legislativo com muito trabalho e empenho. Deixou seu emprego na Minister, de Itajaí, onde era coordenador de segurança de even-tos, mas quer voltar a atuar em segurança, prestando concurso para polícia civil. Também tem vontade de abrir um comércio, mas o primeiro passo será investir todo seu conhecimento neste início de carreira política e dar sua melhor contribuição para a cidade em que nasceu.

Mar

lise

S. C

ezar

Por Marlise Schneider Cezar

Page 15: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 15Perfil

É complicado até mudar isso, porque o salário é baixo, o especialista não vem...O papel do vereador é se aproxi-mar desses problemas para levar ao prefeito. Falei para o Fabrício e todo o nosso grupo vai estar comigo nessa missão que é poder estar em todos os postos de saúde, conversando com os fun-cionários, esse é o primeiro passo até do secretario de saúde ter essa possibilidade de escutar os funcio-nários para que informem qual é o maior problema que enfrentam e aí sim ver a forma como vai agir. Hoje nosso maior problema é a falta de médicos, até porque os salários são baixos e tem que ver isso(...). A folha do município está no limite, então é preciso ver isso também, contratar empre-sas especializadas, ver a melhor forma de solucionar isso.

Como é sua ligação com segu-rança, você se formou na área e trabalhou na prefeitura com segurança.Trabalho há 10 anos na área de segurança. Trabalhei na prefei-tura em 2009 e 2010. Coordenei a Guarda Patrimonial, ajudei na elaboração do projeto do estatuto da Guarda Municipal e logo que a Guarda foi formada, eles estavam na escola, fui convidado a coorde-nar eles.

Qual sua opinião hoje sobre a Guarda Municipal?Desvirtuou um pouco. Ela foi criada para estar nos bairros. Esse foi o principio dela, onde tem um posto de saúde, uma escola, uma creche, uma praça, ela foi feita para isso. E hoje nós vemos a Guarda mais no centro do que nos bairros. Hoje temos quatro postos fixos da Guarda: na Passa-rela temos três efetivos por turno, cada guarnição são dois. Só na passarela temos seis guardas. Temos uma guarnição, dois guar-das, na Barra Sul, temos dois na praça Tamandaré e dois no Pontal Norte, sendo que temos mais dois fazendo ostensivo no Calçadão da Central, esses mesmos da praça

poderiam fazer isso. O molhe da Barra Sul hoje de dia é tranqüilo, então acho que esse ostensivo poderia estar numa escola, num bairro mais problemático...

Você fala de uma redistribuiçãoSim. E a questão da Passarela, não sei o que o prefeito Fabrício está pensando, mas a ideia inicial era colocar restaurantes lá em cima, então que eles assumissem a segurança de lá, porque o muni-cípio não pode arcar, com seis pessoas preparadas, que deveriam estar na rua e estão lá como sín-dicos de segurança.

Não seria mais competência da Guarda Patrimonial?Quando eu estava lá tinha 80 e poucos. Alguns faleceram e outros se aposentaram. Hoje não sei quanto está o efetivo. Mas seria sim, não digo totalmente, mas isso até reduziria o custo para o município.

De 0 a 10 qual a nota que daria para segurança?7. Não somos o pior município. Hoje a questão de violência no município está muito abaixo e o comandante Evaldo vem fazendo um grande trabalho, mesmo com efetivo muito abaixo, ele está conseguindo distribuir bem a PM, a Guarda Municipal tem proble-mas, mas podem ser melhorados, temos também 72 agentes de trânsito se soubermos distribui-los em locais considerados inseguros, a presença deles já inibe.

O novo prefeito se manifes-tou dizendo que vai contratar mais Guardas Municipais.Sim, ele colocou isso em cam-panha. Nós podemos chegar, segundo a lei, a 200 guardas. Temos hoje 142.

Este jornal tem 25 anos e em 1992 recebeu aqui o Leonel Brizola para inaugurar o CIEP da Vila Real. Até hoje escola em turno integral remete ao PDT do Brizola. Você usou essa bandeira na campanha?

Sim, minha campanha foi focada em três eixos: segurança preven-tiva, educação integral e fiscali-zação. A educação integral que defendo não é esta que está sendo feita no CIEP hoje. (...). Temos denúncias de professores que lá trabalham de que as crian-ças não tem vontade, nem ânimo de ficar lá o dia todo, desculpa o termo que vou usar, mas é tipo um gado de confinamento largado lá...esperando o dia passar (...).

Qual a expectativa com o novo Legislativo?Estamos conversando com os vere-adores até para tentar entender o perfil de cada um. Acredito que os novos vêm com uma vontade muito grande (...). Agora com 19 cadeiras para se destacar vai ter que trabalhar e muito.

Como pretende manter esse contato com a comuni-dade, porque é comum o sujeito se ele-ger e depois só retorna para visitar seus eleitores quatro anos depois...Meu telefone não vai mudar. Esta-mos retornando a todas as casas agradecendo e colocando o nome à disposição. Esta foi a minha promessa e estou fazendo. Nossa campanha foi diferenciada, de sola de sapato, sem dinheiro, e o que mais fui cobrado é isso: não sumir, não aparecer a cada quatro anos.

Como você vê essa mudança de governo no dia mais movi-mentado da cidade? Por um lado tranqüilo, por saber da experiência do Fabrício, não é alguém de fora que chegou aqui...e lá dentro, o medo...Estivemos conversando com ele sexta-feira última para enten-der a forma como ele está cons-

truindo o primeiro escalão e passou uma tranqüilidade muito grande buscando pessoas com bagagem, experiência, pessoas técnicas para o secretariado e nos demais setores pessoas técnicas que já conhecem e não vão deixar empacar na época em que começa nosso período de veraneio. Preo-cupação maior com saúde, como ficará nosso hospital para receber os turistas e o PA da Barra que já está lotado...

...ainda não sabemos como será a Operação Veraneio.Conversei com o comandante Evaldo justamente por estar pre-

ocupado com essa questão e ele me tranqüilizou. Ele está trazendo um efetivo maior que o do ano pas-sado. Vamos estar aí com mais ou menos 250 poli-ciais militares e ele garantiu que com esse número vai poder fazer todas as barreiras (...). E também a questão da saúde e a água, que não pode faltar.

Toda cidade depende do turismo que tem um dos orçamentos mais baixos da administração. Além disso, nossa praia está seriamente doente e a concorrência só aumenta à nossa volta.Quando se fala em turismo em Balneário Camboriú todo mundo pensa em praia. Há muito tempo atrás era a praia e a noite. Mas as danceterias, casas noturnas, isso enfraqueceu. O nosso forte é a praia e essa situação já está afetando as nossas praias agres-tes (...). Comecei a trabalhar com 9, 10 anos vendia batatinha na praia. Nessa época o turismo era três, quatro meses. As férias eram na mesma época e todo mundo buscava Balneário Camboriú. A praia central era cheia, tanto a água como a areia. E hoje tu vês a

pessoa ir ali para tomar banho de sol (...). A cidade tem forte apelo turístico, mas temos que mudar. Temos um potencial muito grande para turismo o ano inteiro e agora com o Centro de Eventos temos que aproveitar para mudar (...). Investir no esporte, na cultura, temos que explorar mais essas áreas.

Está em andamento uma outra campanha, para presi-dência do Legislativo, você também é candidato?Não coloquei meu nome à dispo-sição. Até conversei com nosso grupo, toda decisão passa pelo grupo e não coloquei porque acre-dito que tenho muito a aprender ainda (...). Daqui a dois anos, com um pouco mais de bagagem, quem sabe!

Sua família é de Balneário?Meu pai veio de Rio do Sul e minha mãe de Ituporanga. Eles vieram para praia há mais de 40 anos. Desde que me conheço por gente já tinha prédios altos na praia. A referência é o Imperatriz, era o mais alto na época. Mas já tinha outros de 15 andares que tam-bém tampavam o sol. De uns 20 anos prá cá se perdeu um pouco essa preocupação com o turismo, nosso bem maior, que é a praia.

No lugar da praia surgiu outra referência para Balneá-rio, é onde estão em constru-ção os prédios mais altos do país, até da América do Sul não é?Se não me engano dos 10 mais altos oito estão aqui em Balneário.

A cidade cresce vertiginosa-mente para cima. E a infraes-trutura não acompanha nessa velocidade...Por um lado é bom, mas a pre-ocupação é o serviço essencial, esgoto, trânsito, água...

Muitas vezes o Legislativo é um trampolim para o Exe-cutivo. Você tem planos de subir o morro?Não, não. Gosto de dar um passo de casa vez. O Legislativo é um trabalho muito importante nas três esferas, municipal, estadual e federal. Quem sabe no futuro, longo prazo!

Gostaria de deixar uma men-sagem para a comunidade?Quero agradecer, principalmente o Página3 por dar esse espaço para nós e aos meus 525 eleitores que acreditaram em mim com a certeza de poder cobrar. Podem ter certeza que esses quatro anos serão de muito trabalho, por-que eu sou nascido aqui e quero continuar andando na rua com a cabeça erguida e para isso eu preciso fazer um trabalho muito bom.

“Sou nascido aqui e quero continuar andando na rua com a cabeça

erguida e para isso preciso fazer um trabalho muito

bom”

Fotos Arquivo Pessoal

O vereador com a família Em campanha com a equipe e familiares que o apoiou

Page 16: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 201616 Especial

Ainda há tempo para decorar a casa para o Natal. Pensando nisso, diver-sas lojas da cidade estão com pro-moções e descontos nos itens deco-rativos natalinos.

PoNto BluA loja Ponto Blu, que fica na Ave-nida Central, está abarrotada de decorativos em todo o estabele-cimento, desde os mais variados tipos de pisca-pisca, como enfeites para pinheirinho até em formato de cup cakes, presépios, guirlandas, bonecos de Papai Noel de paraque-das e até para serem pendurados em cortinas. O comércio oferece toalhas natalinas por R$ 129, pisca--pisca a partir de R$ 9,99, Papai

Noel e Bonecos de Neve de pelúcia por R$ 59,99, almofadas natalinas por R$ 34,99, e muito mais. Há pro-dutos para todos os gostos e bolsos, a partir de R$ 5,00 chegando até a mais de R$ 3 mil.

AmeriCANAsA Lojas Americanas da Avenida Bra-sil conta com pinheirinhos por R$ 59,99 (médio) e R$ 99,99 (grande), guirlandas por R$ 39,99, Papai Noel de pelúcia por R$ 79,99 e R$ 99,99, enfeites para árvore variados (guizo por R$ 12,99, pingos por R$ 7,99, laços R$ 6,99 e estrelas R$ 9,99). Há também estrelas para o topo do pinheirinho por R$ 9,99 e R$ 12,99.

milliumO Página 3 também visitou a loja Millium da Avenida Brasil. Lá há diversas promoções especiais para o Natal, como pisca-pisca por R$ 5,99 e pinheiro de um metro por R$ 12,50 e de um metro e meio por R$ 29,90. O comércio também tem pelúcias de R$ 12,50 a R$ 59,90. Bolas de cores variadas por R$ 19,90, sinos R$ 28,90, estrela para topo do pinheiri-nho de R$ 5,90 a R$ 24,90. Um dife-rencial da Millium é que ela vende bolinhas para pinheirinho a unidade, variando de R$ o,80 (pequenas) a R$ 4,20 (grandes). Há diversas opções de pisca-pisca, em formato de estrela (R$ 17,50) e coração (R$ 24,90), por exemplo.

LojaS ESTão aBaRRoTaDaS DE iTENS DECoRaTiVoS

Por Daniele Sisnandes e Renata Rutes

O Brilhos de Natal 2016 está pre-visto para ser inaugurado neste domingo (11) em Balneário Cambo-riú. Diferente dos outros anos, não acontecerá a tradicional chegada do Papai Noel. O bom velhinho estará apenas na Praça Tamandaré,

onde atenderá o público até o pró-ximo dia 23. A assessoria de comu-nicação da prefeitura divulgou que ainda não há certeza da realização do evento, já que há previsão de chuva e não se sabe se a decoração ficará pronta a tempo.

O governo municipal organiza o Bri-lhos e é responsável pela decoração dos espaços públicos. Neste ano, foram decorados, além da Taman-daré, a prefeitura, o Pontal Norte, a Praça do Pescador, no Bairro da Barra, e a espatódea da Martin

Luther. As luzes são o destaque, já que a prefeitura optou por reformar boa parte dos itens para cortar gastos.

Ainda não se sabe como será a decoração, já que a prefeitura está mantendo segredo. Não foi confir-mada nem a presença do tradicio-

nal Papai Noel Gigante. Quem está comandando tudo é o Centro de Treinamento Comunitário (CTC), que apenas divulgou que está prepa-rando grandes surpresas e que uma árvore de 15 metros será montada no Pontal Norte.

Fotos Renata Rutes

Cidade vai ganhando ares de natalA cada ano vem se expandindo no país um movimento em favor de artesãos, artistas criativos e produtores independentes. Há algumas variações, mas basicamente apoia o ‘compre de quem faz’. É um raciocínio que vai na contramão do consumismo, tão forte nesta época do ano. Então já que a tradição do presentear é tão forte, que seja com consciência, incentivando o vizinho produtor ou artista. O Página 3 buscou alguns exemplos para ajudar nessa nova opção de viver o Natal.

Page 17: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 17Especial

Nunca se falou tanto em eco-nomia solidária e criativa e Bal-neário Camboriú começa a se organizar neste ramo, com vários representantes se destacando.

Um dos exemplos que vem se for-talecendo é o grupo de artesãs do Bairro da Barra formado por 12 mulheres. Elas beneficiam a

pele de pescados como a tilápia, transformando no chamado couro de peixe. Elas mesmas usam essa matéria prima e desenvolvem artesanalmente peças de deco-ração, roupas e adornos como brincos, colares e pulseiras, tudo carregado de identidade cultural e que movimenta diretamente a

comunidade pesqueira da Barra.

A artesã Roseni Salete dos Santos Cruz conta que há opções para todos os bolsos, a partir de R$ 10. A loja fica junto à Colônia de Pes-cadores Z7, na Barra, bem perto da Passarela. Atende das 14h às 19h. Informações 99257-0160.

Daniele Sisnandes

Fotos Renata Rutes

Divulgação

Couro de Peixe

Quem procura presentes diferentes e originais, feitos por artesãos de Balneário Camboriú, há opções para todos os gostos e bolsos, no Bairro da Barra, na Vila do Artesanato atrás do Atlântico Shopping, e nas lojas do Clube das Mães na Barra Sul e no Pontal Norte.

oS PRESENTES DiFERENCiaDoS Da ECoNomia CRiaTiVa

Carmel Silveira cresceu rodeada por artesãos e desde pequena sempre gostou de artesanato e fez cursos na área. Ela atuou durante algum tempo em um shopping da cidade, onde tam-bém teve contato com esse universo e sempre que necessi-tava colocava a mão na massa. Agora, ela está atendendo ao público e lojas da cidade, como

a Enoteca Decanter.

Ela explica que foi chamada pela Decanter para fazer laços e resolveu oferecer uma guirlanda de rolhas, já que tem tudo a ver com vinho. “Eu havia visto há alguns anos no portal Pinterest. Foi tudo muito despretensioso, mas ficou lindo. Também enfeito árvores de Natal para famílias e prédios. Acabou virando uma

fonte de renda no final de ano. Sempre fui encantada pelo Natal, então faço tudo isso com muito prazer”, diz.

A fonte de inspiração da desig-ner são suas memórias, desde as de infância como também de viagens que fez para feiras espe-cializadas de Natal.

A designer ainda está aceitando

encomendas, e dá a opção para a pessoa comprar os itens, cobrando apenas a mão de obra. Para fazer a guirlanda de rolhas Carmel cobra R$ 150,00, sendo que a pessoa precisa dar para ela as rolhas a serem utilizadas, e o pinheirinho montado fica R$ 200 – com a pessoa fornecendo as decorações.

DESigNER Faz iTENS DECoRaTiVoS PRo NaTaL

CluBe dAs mãesNa unidade do Pontal Norte, que é a maior loja, há diversas opções com a temática nata-lina. A coordenadora do Clube, Bia Dal-Agnor explica que os turistas e moradores de BC estão comprando bem, o que surpreendeu a todos. “Está sendo um ano atípico. Sempre vendemos bem, mas nesse ano está sendo ainda melhor. Há opções de presentes, como bonecas de pano, itens de cozinha e peças decora-tivas, como também guirlandas (de R$ 50 a R$ 100), aventais de Papai Noel, presépios feitos de concha e bonecos. Oferecemos coisas para todos os gostos e bolsos. Como gostamos de dizer, de R$ 5,00 a R$ 5 mil (risos)”, comenta.

Na loja do Pontal Norte (que funciona todos os dias das 9h às 19h) há produtos mais elaborados, enquanto na Barra Sul (atende todos os dias das 9h às 21h) o forte é a comercialização de produtos feitos com concha e lembrancinhas da cidade. “O público do Pontal Norte é o turista com maior poder aquisitivo, já na Barra Sul é mais geral”, acrescenta.

VilA do ArtesANAtoO presidente da Vila e artesão, João

Alexandre Silva (D), explica que o foco é ofertar opções de presentes diferentes

ao público e não peças decorativas. Tanto que com a temática natalina há

poucas opções no local. Mas se a pessoa estiver procurando itens para presentear

encontrará muitas coisas. João conta que o movimento vai bem, e que sempre há pessoas passeando pelo local, porém

esperam que o ‘boom’ da temporada aconteça após o Natal. “Mas percebemos

que já estão circulando pessoas em busca de presentes natalinos. Principal-

mente os turistas, já que aproveitam que estão em Balneário e levam algo

daqui. E na Vila encontrará um produto exclusivo da cidade, feito por quem é do

município”, diz.

As opções são variadas, desde brinque-dos de madeira e fantoches para as

crianças, como utilitários de cozinha, peças decorativas, bolsas, almofadas

e até acessórios e bijuterias. “Estamos felizes, porque a cada ano que passa a Vila fica mais conhecida pelo público.

Contamos ainda com o auxílio da Feira da Praça, que acontece aos sábados, e reúne atividades culturais e venda

de produtos coloniais e orgânicos. Ela movimenta a Vila ainda mais”, salienta.

A grande novidade é que o local foi revitalizado nesse ano, recebeu nova

pintura e em breve também contará com um novo portal. Em 2017 irá inaugurar o Espaço da Arte da Praça da Cultura, que será aberto a artistas de Balneário que

queiram utilizá-lo para ministrar oficinas ou realizar exposições.

Page 18: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 201618 Especial

A Santacosta é uma das marcas de roupas que vem ganhando notoriedade. A loja está situ-ada na Praia Brava e atende todos os dias das 11h às 20h. As camisetas (todas masculinas) são o carro chefe, custam R$ 98 e homenageiam praias catarinenses, assim como os vestidos femininos, à venda por R$ 118. Agora também com guarda-sóis por R$ 180 e óculos catari-nenses feitos de embuia, por R$ 350. Fica na Rua Delfim de Pádua Peixoto, 162.

maRCaS E iDEiaS LoCaiS

• Made in Brava• Made in Brava

• Biquínis ESTiLoSoS

A também situada na Brava Flor de Sal deu outro sentido à moda

praia. Adorada até por celebridades como Sharon Stone, a marca

produz biquínis cheios de personalidade, bodies, saí-das de praia, cangas e toa-

lhas. A média de preços das peças é de R$ 238, mas há

modelos mais artesanais que são um pouco mais caros. A loja atende de

segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 18h. Fica na Rua

Conselheiro Júlio Kum, 94.

A Rituais do Bem é um ateliê de beleza consciente, nascido da paixão de duas

irmãs Dany e Lany Pimentel. Elas elaboram produtos veganos e livres de testes em animais ou derivados de petróleo, corantes, conservantes

e fragrâncias sintéticas. Há produtos como: demaquilante, esfoliantes, sais, óleo reparador de pontas, hidratante corporal, repelente, óleo para barba,

argilas minerais e linha de aromatera-pia com óleos em roll-on e aromatiza-dor de ambiente. Preços entre R$ 16 e 40. Contato pelo 99691-1153 (Whats) e www.rituaisdobem.com.br. Não há

loja física. As sócias fazem as entregas mediante taxa de R$ 5 em BC e Itajaí.

A chocolateria artesanal Armazém das Trufas oferece produtos com gosto caseiro, mais frescos que os industrializados e sem conservantes. Há bolachinhas decoradas à mão, caixas de brigadeiro gourmet, trufas, cupcakes e ainda as cestas, que podem ser montadas conforme o bolso de cada cliente. Bolos como o naked cake (bolo pelado) e sobremesas como o entremet, de origem francesa, também estão entre as opções. Encomendas podem ser feitas até dia 20. Saiba mais pelo www.armazemdastrufas.blogspot.com.br ou 99279-3291 (Whats).

Dar livros de presente de Natal é uma saída para muita gente que está perdido, então porque não incentivar os escritores da praia? Aí vão algumas dicas. “Amor de Guia”, histórias bacanas de cães-guia que emprestam seus olhos para quem não pode enxergar. Por Natália Alcântara. Disponível nas Livrarias Catarinense por R$ 40. Outra opção é “Doce Luar da Primavera”, composto por poesias, contos e pensamentos soltos de Guto Cruz. O livro custa R$ 29,90, também na Catarinense.

• Beleza ConsCiente

• natal CoM gosto Caseiro

• literatura da praia

Fotos Divulgação

Page 19: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 19Especial

Vitor Kley aos 20 e poucos anos tem uma bagagem e tanto: já cruzou o Brasil arrebatando fãs, tem como padrinho musical o músico Arman-dinho e conquistou recentemente um contrato com a gravadora Midas, do produtor Rick Bonadio, com quem acaba de lançar um EP. O trabalho traz faixas como ‘Armas a nosso favor’ e consolida Vitor não mais como uma promessa, mas como um dos grandes artistas de sua geração. Links para compra em www.vitorkley.com.br.

Formada em 2012 por três amigos de escola: Matheus Libório, Luis

Felipe Nicodemus e Vínicius Corá. O trio recentemente lançou seu primeiro EP com seis faixas que

trazem um pouco dos estilos psico-délico, hard rock, rock 70’s e stoner.

Há CDs físicos disponíveis para venda com a banda, por apenas

R$ 10. Podem ser adquiridos pelo www.facebook.com/comodorotrio.

O cantor Nego Joe é outro artista daqui que tem emplacado hits pelo Brasil e até em novelas como Malhação e Flor do Caribe. Nego tem dois álbuns lançados e disponíveis para compra online: Uno e Tons Azuis. Músicas a venda pelo site www.negojoe.com.br.

Uma representante da ala feminina da música local é Ela Manô, jovem de voz doce e potente que acaba de lançar seu CD Metades, um álbum 100% autoral que teve produção de Márcio Pimenta e patro-cínio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário. Metades fala de muita coisa, amores perdidos, relacionamentos e até homenagens como para a pequena filha de Manô, a Alice. Disponível à venda na Stela Cortinas, na Rua 901, número 300 ou pode pedir direto na página Ela Manô, que ela entrega autografado.

O músico João José Pereira Netto, o João Coiote, nasceu em Curitiba, mas se criou em

Balneário desde a infância. Foi aqui que ele encontrou suas duas grandes paixões:

a música e o mar. Na música ele liderou bandas conhecidas

na praia como Redfones, mas agora está investindo

em trabalhos autorais, como “De Frente para o Mar” e

“Marinheiro”, uma parceria com Armandinho. A música de João ainda não foi lan-çada para venda, mas para

quem quiser dividir um pouco do espírito “vida na praia” do músico, ele oferece série

de produtos no site www.eusoumarinheiro.com.

MúsiCa é seMpre uMa opção

• vitor Kley

nego joe •

• ela Manô• joãoCoioTE

CoModoro •

A forma de consumir música mudou, então se adapte e aproveite as facilidades para formatar um presente de Natal ideal e que não vá ficar pegando poeira na estante. A maioria dos artistas está investindo nas vendas pelas plataformas digitais como Spotify, iTunes, Deezer, Apple Music e Google Play. Não precisa mais comprar o álbum todo, você pode fazer uma seleção e presentear com um pen drive ou enviar os arquivos diretamente.

Fotos Divulgação

Page 20: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 201620 Colunista

[email protected]

Por Ike Gevaerd

XTextos e fotos Ike Gevaerd

CHeCK in CHeCK out

Para ilustrar os comen-tários sobre alguns bares e restaurantes de Key West, utilizo as fotos de apenas um, o Green Parrot, um dos mais antigos e tradicionais da alegre ilha. Localizado no centro histórico, apresenta diariamente música ao vivo e serve drinques caribenhos e cerveja. É uma clássica experiência em para quem visita Key West. www.greenparrot.com

•dEsdE 1890

PELOs BaREs dE KEY WEsTKey West – FloridaUma Extravagante e Kitsch Iha

TÍPICa EsQuInaDepois de visitar o Parque Nacional de Everglades, em 2005, aproveitei para rever Key West a extrava-gante e kitsch ilha situada a 250 km de Miami. Key West é uma das 1700 ilhas que formam o arqui-pélago de Key, que perfiladas dividem o Oceano Atlântico do Golfo do México. Como fica na rota dos furacões, consulte a meteorologia para ver se nenhum está a caminho.

Textos e fotos Ike Gevaerd

Apesar do escritor Ernest Hemingway, que escolheu Key West para morar entre 1931 até 1940, ser fre-quentador do histórico “SloppyJoe’s Bar, ele está homenageado nas paredes do Green Parrot. Hemingway ia diariamente ao Sloppy, tomar seu drink a base de rum e se inspirar para escrever seus livros. sloppyjoes.com/

•HEMInGWaY

O primeiro SloppyJoe´s estava loca-lizado onde hoje está estabelecido outro interes-sante bar de Key West, o Captain Tony Sallon. A edificação do Capt. Tony s foi construída em 1881 e era uma sorveteria. No seu balcão já foram servidos drinques para legendas da música, teatro, ciência e literatura. Menos para Einstein, homenage-ado na parede do Green Parrot. www.capttonyssaloon.com/

•EInsTEIn

Kew West leva a fama de ter um belíssimo pôr do sol. Um dos melhores lugares para admirá-lo é o PierHouse Resort. Cente-nas de pessoas lá se reúnem depois de bater pernas pelo centrinho da cidade. Chegue cedo se quiser um bom lugar sentado numa das mesas do bar do PierHouse. www.pierhouse.com

•KIss

Para chegar na mais ocidental ilha habitada norte americana é necessário percorrer os 200 km da Estrada Cênica Flórida Keys, que inicia na cidade de Florida City e termina em Key West, sempre pela rodovia US 1. Considerada uma das rodovias mais belas do planeta, no seu percurso você pode visitar parques naturais, áreas de recreação, pescar ou simplesmente não fazer nada em uma de suas inúmeras praias.

uMa EsTRada sOBRE O MaR

Cuba fica distante apenas 157 km de Key West. A 6 km do centro da cidade, na localidade de Boca Chica Key está locali-zada a poderosa Esta-ção Aérea e Naval Key West, uma referência quando se trata de exercícios de guerra ar - ar. Foi construída em 1940, passou por momentos importantes durante a guerra fria e hoje assiste de camarote o reatamento das relações Cuba – EUA.

CuBa É LOGO aLI

Page 21: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 21Colunista

[email protected]

Por Fabiana Langaro Loos

naTaL LITERÁRIO CIa. MaRÍTIMaMuito legal a ação que a Cia. Marítima promove para o final do ano. A loja está arrecadando livros infantis e juvenis que serão doados ao Projeto Oficinas, do contraturno escolar da Prefeitura de Balneário Camboriú, afinal, incentivar a leitura é desenvolver o conhecimento. As doações podem ser feitas na loja Cia. Marítima, que fica na Avenida Atlântica, 2130 até o dia 18 de dezembro. Participe, doe livros novos ou usados em bom estado de conservação.

O EsTREssE dE dEzEMBROComo todo o ano, dezembro é o mês de loucura generalizada. Com raríssimas exceções, as pessoas ficam em estado de estresse, com mil atividades agendadas, com programações que somente acontecem nesse mês, com a obrigação de comprar presentes e de participar de inúmeras festas de encerramento do ano. E ainda todos querem arrumar suas casas para a chegada do Natal e do Reveillon. E todo mundo precisa ter a obrigação de estar feliz pelo ensejo da data e a obrigação de comemorar o Natal, seja se você acredita no Papai Noel e em toda a lenda que envolve o dia 25 de dezembro ou não. Mas até a chegada do dia 25 de dezembro o tempo é curto, os dias são inten-sos e a cabeça borbulha. Há sobrecarga de trabalho físico e emocio-nal. Pra quê? Desde criança me pergunto isso, por que tanta loucura nessa época? Agora, eu só gostaria de sentar de frente para o mar, olhar aquele imenso azul que sempre me fascina, abrir uma garrafa de champagne, respirar e exclamar: Saúde! Mas acho que nessa época de correria, saúde é o que menos se tem. Apesar dessa piração total, cada um acha um jeitinho próprio de buscar equilíbrio, respirar e concluir suas tarefas, de preferência aproveitando os singelos momentos que a vida traz, mesmo que sejam breves e sorrateiros, mas capazes de fazer o coração palpitar profundamente. Acredito que aproveitar o perfume do instante é a melhor maneira de sossegar a alma e dar brilho ao olhar, apesar de todo o caos que insiste em reinar no mundo exte-rior e interior de cada um de nós. Nessa época, cada pessoa precisa encontrar sua fonte de energia, enfim, que a bateria permaneça ligada nesse dezembro de euforia.

*trilha sonora da semana: Perpetual Dreams / The Eternal Riddle

PERPETuaL dREaMs nO naTaL METÁLICOPerpetual Dreams é uma banda de Heavy Metal que surgiu no ano 2000 na cidade de Blumenau. Entre suas influências constam bandas como Iron Maiden, Deep Purple, Yngwie Malmsteen e Dio e a banda desenvolve composições próprias entre o metal tradicional e o Hard Rock. Já lançou um DVD e alguns CDs, inclusive atra-vés de contrato assinado com a gravadora Hellion Records, de São Paulo. Já fez participações em diversos programas nacionais e também teve a honra de dividir o palco com artistas internacionais como Jeff Scott Soto, Glenn Hughes e Richie Kotzen, além de realizar show de abertura para Blaze Bayley. Em 2017, a banda irá lançar seu 4º álbum de estúdio, intitulado “A New Rising”, um trabalho mais maduro e coeso, com bastante foco para as composições e arranjos. Perpetual Dreams é uma das bandas que subirá ao palco do Natal Metálico, juntamente com a Matricidium e a Syn TZ, dia 17 de dezembro, sábado, no Open Bar. O ingresso custa 15 reais mais 1 kg de alimento não perecível. Os pagantes irão participar do sorteio de uma belíssima e recheada Cesta de Natal Metálica. Não vá ficar de fora!

Julio Kuhlewein (bateria), Jan Findeiss (teclado), Eduardo D’Ávila (vocal), Chris Link (baixo) e Deny Bonfante (gui-tarra) formam o Perpetual Dreams.

Divulgação

Rua 1500, nº 1020Fone: (47) 3363.2369

Balneário Camboriú[email protected]

Page 22: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 201622 Publicidade

De acordo com a lei nº 4591/64, as ilustrações contidas neste material possuem caráter ilustrativo e de sugestão. Divulgação de pré-lançamento. Etapa de vendas será iniciada somente após liberação do registro de incorporação definitivo.

Central de Atendimento: Avenida Normando Tedesco, 1333, Sala 01 • Barra Sul • Balneário Camboriú • Santa Catarina

Fone: +55 47 3267-0100 • +55 47 3267-0200 • [email protected]

B a r r a S u l . B a l n e á r i o C a m b o r i ú . S a n t a C a t a r i n a

Conceito único, design surpreendente,em um dos destinos mais desejados do país.

Page 23: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 23Economia

•Agora Balneário•[email protected]

Por Augusto Cesar Diegoli

FIsCHER: 50 anOsUma pequena oficina de con-serto de bicicletas transfor-mada, em apenas 50 anos, num dos maiores grupos indus-triais de Santa Catarina. Assim é a Irmãos Fischer, com sede em Brusque. Com foco na ino-vação e na valorização dos 1,3 mil colaboradores, tem ampla presença na comunidade e em todo o Brasil.

TIGRE FECHa FÁBRICaA Tigre iniciou o processo de fechamento da fábrica de PVC em Camaçari (Bahia). Em comunicado, a empresa diz que a unidade vai encerrar as atividades em fevereiro/2017. A fábrica tem 216 funcioná-rios, que serão desligados. A empresa vai criar um núcleo para auxiliar os funcionários a retornarem ao mercado. Esta decisão foi tomada após extensa análise de alternativas para garantir a competitividade das operações da companhia no país e assegurar a produtivi-dade fabril com o melhor apro-veitamento da capacidade das demais unidades existentes no Brasil.

JaRaGuÁ MEnOs 2.200 VaGasJaraguá é a segunda cidade catarinense que mais fechou postos de trabalho em 2016, de acordo com dados divulgados pelo Caged. A cidade perdeu 2.202 postos com carteira assi-nada neste ano e só ficou atrás da Capital, que perdeu 6.981 vagas. Em outubro, o saldo de Jaraguá foi negativo com o fechamento de 186 vagas. A atividade econômica que mais contribuiu para esse resultado foi a indústria de transforma-ção: foi a responsável pelo fim de 78% do total de vagas em 2016, gerando um saldo nega-tivo de menos 1.730 postos de trabalho no ano.

MERCadO FInanCEIRO Damos abaixo os números de novembro e o acumulado em 11 meses (janeiro a novem-bro). Selic 1,04% no mês e um acumulado neste ano de 12,75%; CDI com 1,04% no mês e acumulado de 12,73%; Poupança com 0,64% e acumu-lado de 7,57%; CDB com 0,82% e 11,03%; Ibovespa (ações) com (-4,65%) e um saldo posi-tivo no ano de 42,81%; Dólar com ganhos de 6,23% no mês e perdas de 14,38% no ano; Euro com ganhos de 2,61% em novembro e perdas de 16,88% no acumulado do ano; Ouro com perdas 1,93% no mês e perdas de 6,27% em onze meses; Inflação pelo IPCA teve variação de 0,33% no mês e 6,13% neste ano; IGP-M tem uma variação acumulada de 6,60%. Os contratos de aluguel com aniversário em dezembro e pagamento em janeiro poderão ser reajustados em 7,12%.

CaIxa VaI CORTaR 10 MIL Depois do Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal estuda cortar 10 mil funcionários e reduzir ou fechar até 100 agên-cias em todo o país. O banco está definindo como reduzirá o projeto que poderá incluir um PDV (Plano de Demissão Volun-tária), voltado para qualquer trabalhador em atividade, e outro, o PAI, de aposentadoria incentivada, que já é desenvol-vido pela Caixa. A reformulação deve ocorrer a partir do ano que vem.

ExPECTaTIVa dE VIdaÉ de 78,7 anos a expectativa de vida de quem nasceu em Santa Catarina em 2015. É a maior dos estados brasileiros. A média do Brasil é de 75,5 anos. A menor foi calculada no Mara-nhão. Lá os que nasceram no ano passado viverão em média até os 70,3 anos.

CLIMa dE VERÃODe acordo com o Fórum Climá-tico Catarinense, o verão será propício para chuvas menos frequentes, mas com maior intensidade. É uma caracterís-tica da estação sob influência da La Niña, o resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equa-torial. Na média, deve chover menos aqui na nossa região que nos últimos dois anos. A temperatura ainda não sobe como de costume em dezem-bro. Em janeiro e fevereiro tere-mos, como sempre, dias muito quentes, mas com manhãs mais agradáveis.

Foi lançado na semana passada em Balneário Camboriú o SindicoPro, uma plataforma que integra as necessidades do dia-a-dia dos mo-radores de condomínios com as dos síndicos, e zeladores, gestão finan-ceira e a administradora de imóveis.

Desenvolvido por uma empresa que tem como sócio Vitor Pinto (diretor da Omegacont) a plataforma é a única no mercado que integra todas essas áreas de um condomínio.

Usar o Síndico Pro é uma comodida-de proporcionada pela modernidade porque, por exemplo, um morador através do seu telefone celular pode tanto reservar o salão de festas do prédio quanto conferir as contas do condomínio.

O sistema é vendido em módulos e não substitui a administradora de condomínios, pelo contrário, este é um dos principais mercados-alvo.

Para detalhes visite sindicopro.adm.br

Empregos de verão: SIME auxilia na confecção de currículosCom a chegada do verão, abrem diversas vagas de empregos temporários em Balneário Camboriú. O primeiro passo para quem busca emprego é produzir um currículo organizado, informativo e atualiza-do com as demandas do mercado. Pensando nisso, o Sistema Municipal de Emprego (SIME) está auxiliando moradores da cidade com a confecção de currículos.

Os interessados precisam levar carteira de trabalho que contenha os três últimos registros, além de certificados de curso de qualificação, caso possua, que são bons diferenciais na hora da disputa pela vaga. Para conseguir a ajuda, basta ir até o SIME às sextas-feiras.Além de auxiliar a população na confecção de currículos, o SIME encaminha os candidatos às vagas de empregos disponíveis, de acordo com o perfil desejado pelo empregador. Em 2015, por exem-plo, 15.812 encaminhamentos foram realizados. Semanalmente, na página www.facebook.com/simebalneario, o setor disponibiliza os cargos em abertos do momento.O SIME fica anexo a Secretaria de Inclusão Social, Rua 2.000, nº 1.380 e atende das 13h às 19h. Informações: 3363-2745.

NOVA CAMPANHA PROPAGA “Se você liga para experiência, envolvimento e resultado, você ainda não sabe, mas vai aca-bar ligando pra gente”. Esta é a proposta da nova campanha institucional que a agência Propaga de Itajaí acaba de lançar no mercado. Segundo o diretor Marco Antonio Guer-reiro Chaves (foto), ‘o foco está na busca da empresa em oferecer e desenvolver soluções para ajudar os empreende-dores a colocar seus negócios em movimento, independente-mente do tamanho ou seg-mento’. A Propaga atua há 21 anos no mercado, é pioneira na região em planejamento estratégico de comunicação.

Informações: Facebook Ads (ht-tps://www.facebook.com/Agencia-Propaga)

Novo curso de Administração em BCA partir do primeiro semestre de 2017, a UniSociesc de Balneário Camboriú abrirá o curso de Administração em parceria com a Funda-ção Getúlio Vargas (FGV). As inscrições para o Vestibular Agendado estão abertas no site da universidade. O curso será noturno, com duração de oito semestres e forma profissionais com criatividade e senso crítico social, visão ética e espírito empreendedor. Segundo o diretor da UniSociesc local, Alan Blenke, o convênio com a FGV proporciona um curso de excelência com oferta de convênios com a Universidade Coimbra para cursos de graduação.Informações: www.unisociesc.com.br/inscricoes/(47) 3366-7201

Divulgação

Mais de seis mil inscritos para empregos temporáriosA prefeitura de Balneário Camboriú recebeu 6.568 inscrições para os processos seletivos para vagas tem-porárias, na Saúde, Fazenda, Educação e este número será ultrapassado, porque as vagas para o Esporte seguem abertas até dia 28 (leia na página 31).

Neste domingo (11), a prefeitura realiza as provas para as 30 vagas de agente fiscal tributário e de-vido ao grande número de inscritos mudou o local do exame, que será aplicado em duas escolas: Ivo Silveira (das letras A até H) e Vereador Santa (das letras I até Z).

EducaçãoTambém foi surpreendente o número de inscrições

para professores ACT´s: 3.221 candidatos e a vaga mais concorrida é para professor de educação infantil, com exigência de ensino superior. Foram 620 inscritos só para esta colocação e a prova será aplicada amanhã (11).

Saúde

Domingo passado, 2.717 candidatos prestaram exame para conseguir emprego temporário na saúde e chamou atenção a procura pelas colo-cações de exigência de baixa escolaridade como telefonista, guarda patrimonial e assistente administrativo.

Uma plataforma de administração de condomínios através do celular

Mar

lise S

. Cez

ar

Divulgação

Page 24: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 201624 Colunista24

MaLa dIRETa

J. [email protected]

Por Jonas Ramos

� Morador de Itajaí e que é leitor do JP3 me disse que na sua cidade não é diferente a situação de moradores de rua e do número crescente de catadores de lixo. Diz que por onde anda vê pessoas esmolando e pedindo ajuda para ter o mínimo para sobreviver. A situação como todos sabemos tá longe de melhorar. Pegou geral.

� Adriano e Fernanda Maiochi receberam um grupo de amigos numa confraternização de final de ano no seu condomínio. A festa recebeu elogios de todos os presentes, que saíram maravilhados com a alegria e a forma contagiante que o casal recebe os amigos. Tava show.

� A nova malandragem na cidade é prender patins elétricos com placas de propaganda nos postes públicos. Colocam cadeados enor-mes como forma de evitar roubo e que a fiscalização os recolha. A cidade tá sem lei. Cadê o prefeito?

� Quem circula pela calçada na altura da 2500 com a avenida Brasil se depara com uma obra que despeja um líquido sujo 24 horas por dia. Os canos estão arrebentados e a sujeira toma conta da calçada. Os tapumes estão em péssimo estado. Pense numa obra mal cuidada. Os cadeirantes tem que passar pela rua pra seguirem em frente. Cadê a fiscalização de obras?

� Na quarta-feira a seccional da OAB, comandada pelo Dr. Juliano Mandelli Moreira, cumpriu com uma de suas promessas de campa-nha, trazer de volta o banco dos advogados SICOOB, o que deverá facilitar a vida dos causídicos locais. A filial fica instalada na pró-pria seccional da Ordem.

� Essa semana a esposa do ex-governador do Rio de Janeiro foi presa pela Polícia Federal, a exemplo de seu marido, ambos são acusados de embolsar mais de 200 milhões de reais em propina. Enquanto isso o Rio de Janeiro sangra a olhos nus. Não tem nem esparadrapo nos hospitais.

� Pra fechar a coluna replico uma frase que tenho certeza que vai nos por a refletir depois de tudo que vimos essa semana. “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os pode-res nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”. (Ruy Barbosa)

� ESSE ANO FAÇA CERTO. DIGA NÃO A CORRUPÇÃO. FAÇA A SUA PARTE.

VELHa POLÍTICaO Brasil por mais que se tente passar a limpo sempre se encontra os mais diversos obs-táculos. Chegamos a tal ponto que um dos maiores cânce-res da República, o senador Renan Calheiros, que preside o Senado Federal, é a espe-rança para que as medidas que podem alavancar a economia e estancar a sangria dos cofres públicos sejam votadas e implementadas. O STF, a maior corte do país, deu um jeitinho para que ele fique no cargo, mesmo após afrontar o judici-ário negando-se a cumprir uma decisão judicial. A maior corte do país caiu de joelhos frente a um corrupto que usou de todas as artimanhas para se manter no cargo. Me lembrei dos acor-dos dos governadores do Rio de Janeiro com os bicheiros, milicianos e os traficantes para realização da Copa e das Olim-píadas sem maiores problemas. Chegamos no fundo do poço!

ECOnOMIaNem os mais otimistas dos economistas imaginavam que a economia brasileira estava tão quebrada, a ponto de até o salvador da pátria, o minis-tro da Fazenda Henrique Mei-relles, estar sendo fritado em Brasília e já há quem diga que deve apear do governo. Os malfeitores do PT destruíram com a economia, distribuindo benesses a todo mundo e se vangloriando de aumentar os beneficios sociais, a um povo que clama por trabalho e não por migalhas estatais. A maio-ria do povo não quer isso, quer dignidade. Economistas como Marcos Lisboa do Instituto INS-PER arriscam dizer que o pior já passou, mas que pra sair do buraco ainda vai um bom tempo. Tá feia a coisa.

Hercília Ledra comemorou 95 anos no último dia 3 e comemorou com familiares e amigos na Macarronada. Os presentes foram doados para o asilo e crianças carentes. Hercília é mãe de Jairo Luis, Mirtes, Jonice e Neuzeti, tem 11 netos, 6 bisnetos e muita saúde e disposição.

Matheus Ulrich da Silva, 18 anos, de Balneário Camboriú, está morando nos EUA, onde é jogador profissional de futebol. Na foto, com os avós Erany e Anildo Ulrich, a mãe Adriane e o irmão Samuel.

Marlise S. Cezar

Arquivo Pessoal

CONSELHO GESTOR DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA

APA COSTA BRAVA - BALNEÁRIO CAMBORIU – SC

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 010/2016 - ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

O CONSELHO GESTOR DA APA COSTA BRAVA, órgão instituído pelo Decreto 4300/2006, regido pela Lei n.º 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, bem como pela Lei 1985/2000 e pelo Decreto 7876/2015, por seu Presidente e.e. do Conselho Gestor, no uso de suas atribuições, CONVOCA todos os Conselheiros e moradores da unidade de conservação, a participarem da ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA que será realizada no dia 14/12/2016, com inicio às 17h (dezessete horas) em primeira chamada e 17h15min (dezessete horas e quinze minutos) em segunda chamada, com término previsto para às 19h, tendo como local a sede da ASSOCIAÇÃO DE MORADORES PRAIA DO ESTALEIRINHO

(AMPE), na Rodovia Rodesindo Pavan, s/n (próximo à saída para a BR 101), Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú - SC,

com a seguinte ordem do dia:

1) Análise final do Plano de Manejo – Professor Marcus Polette; 2) Assuntos Gerais.

Balneário Camboriú, 07 de dezembro de 2016.

CARLOS ANTÔNIO DOS SANTOS IARA R. F. BONILLA Presidente e.e. do Conselho Gestor da APA CB Secretária Executiva CG APA CB

Page 25: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 25Colunista

SONIA TETTOPor Sonia Tetto

[email protected]

O evento fashionista, muito badalado, Líbere Fashion Show, aconteceu na Shed na última semana, onde apresentou novos talentos.Prestigiando a festa Sandra Bronzina, Junior Pillares, Ivan Jasper e Rosani Abreu

Em noite de autógrafo meu amado neto Valetin Genaro Debotoli, com a professora e orientadora Bárbara Regina, do Colegio Margirus. Parabéns!

O amado casal Adriana e Paulo Fuganti, ele ani-versariante da semana. Parabéns!

A bela Corina Avila Souza, filha de Milene e Narbal de Souza Jr (Babau), completou 18 anos, em grande estilo. Parabéns querida!

A cantora Cammie que encantou o país no The Voice (foi eliminada na última quinta), fez apresen-tação especial na final do Festival da Canção Infanto-Juvenil, dia 2 último, enquanto os jurados escolhiam os vencedores. Foi muito aplaudida no Teatro Bruno Nitz.

Frente mar - Barra norteApto lateral com vista, andar alto, 2 dormitórios. Sendo 1 suíte, ba-nheiro social, dependência de empregada, sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, 1 vaga de garagem. Prédio com salão de festas. R$ 500.000,00 REF: 225

Quadra mar - Ótima localiza-ção 2 dormitórios. Sendo 1 suíte, sala de estar e jantar, banheiro social, 1 vaga de garagem numerada, com elevador, apenas 50 metros da praia. R$ 400.000,00 REF: 221

Frente mar - centro140m² privativos, 3 dormitórios. Sendo 1 suíte, dependência de empregada, banheiro de serviço, sala de estar e jantar, sacada com

churrasqueira, finamente mobi-liado. R$ 1.299.000,00 REF: 223

coBertura duplex, moBiliado, piscina priVatiVa180m² privativos, 3 suítes, sen-do 1 com closet, sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, lavabo, piscina privativa adulto e infantil, churrasqueira a carvão, mobiliado, 2 vagas de garagem, face norte, rua reta ao mar. R$ 950.000,00 REF: 209

Vista deFinitiVa para o mar!3 dormitórios. Sendo 1 suíte, sala de estar e jantar, cozinha, área de serviço, banheiro social, ampla sacada, 1 vaga de garagem priva-tiva. Prédio com salão de festas. R$ 695.000,00 REF: 208

maraVilhoso Frente mar!178m² privativos, 1 apto por an-dar, finamente mobiliado e de-corado, 3 suítes. Sendo 1 com hidromassagem, sala de estar, sala de jantar, cozinha, área de serviço com banheiro, sacada in-tegrada com churrasqueira a car-vão, 2 vagas de garagem. Prédio com área de lazer completa. R$ 3.600.000,00 REF 106 ( Aceita imóvel de menor valor em Balne-ário Camboriú, parcela e aceita proposta)

linda Vista na Quadra do mar 3 suítes, lavabo, sala de estar e jantar, ampla sacada com chur-rasqueira, andar alto, vaga para 3 carros. Prédio com piscina, salão de festas, academia, sauna e cine-ma. R$ 1.450.000,00 REF: 150

Fotos Divulgação Vinícius Guedes e Thiago Machado / Xs Excess Comunicação

ESTADO DE SANTA CATARINA/PODER JUDICIÁRIO. Comarca Balneário Camboriú/1ª Vara Cível. Avenida das Flores, s/n, Bairro dos Estados – CEP 88339-900, Fone (47) 3261-1717, Balneário Camboriú-SC. Email: [email protected]. Juíza de Direito: Marisa Cardoso de Medeiros. Chefe de Cartório: Caroline Pedrini Kemer. EDITAL DE INTIMAÇÃO – COM PRAZO DE 20 DIAS. Cumprimento de Sentença n. 0014418-85.2000.8.24.0005/03. Exeqüente: Coneville Serviços e Construções Ltda e outro. Executado: Ildo Pereira. Intimando(a)(s): Ildo Pereira, Rua 2900, 66, apto 502, Centro – CEP 88330-355, Fone 047366-3220, Balneário Camboriú-SC, CPF 074.827.870-20, RG 102.753.960-8, nascido em 29/09/1950, casado, brasileiro(a), natural de Bento Gonçalves-RS, bancário, pai Eugênio Dutra Pereira, mãe América Elias Pereira. Outros dados: também administrador de empresas. Objetivo: “Satisfeitos os requisitos do art.524 do CPC, intime-se a parte executada para pagamento voluntário no prazo de 15 (quinze) dias, observado o disposto no art.513 e seus parágrafos do CPC, ciente de que não havendo pagamento no prazo assinalado, haverá incidência de multa equivalente a 10% sobre o total do débito e também honorários advocatícios em idêntico percentual (art.523, par.1 do CPC). [...] Cientifique-se ainda de que, transcorrido o prazo para o pagamento, terá início o prazo de 15 (quinze) dias para que a parte executada, independentemente de penhora ou nova intimação apresente sua impugnação (art.525 do CPC), a qual não impedirá a prática de atos executivos, inclusive os de expropriação, salvo efeito suspensivo mediante a devida garantia do juízo (art.525 par. 6 do CPC). [...]”. Prazo Fixado: 15 dias. Pelo presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s) atualmente em local incerto ou não sabido, FICA(M) CIENTE(S) de que neste Juízo de Direito tramitam os autos do processo epigrafado e INTIMADA(S) para atender ao objetivo supramencionado, no lapso de tempo fixado, contado do primeiro dia útil seguinte ao transcurso do prazo deste edital. E para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es) com intervalo de 0 dias, na forma da lei. Balneário Camboriú (SC), 22 de junho de 2016.

Publicações de Editais Jurídicos

Celso Peixoto

Page 26: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 201626 Literatura

ENÉAS ATHANÁ[email protected]

Por Enéas Athanázio

VIDA CONFINADAMeu amigo mineiro Felipe de Saavedra, agora em longa vile-giatura pelo exterior, é um estudioso das diversas formas de ensino em local confinado, como seminários, internatos e pensionatos por todo o Brasil. Com esse objetivo, lê e examina tudo que tem sido publicado a respeito do curioso tema. A esse acervo poderá juntar-se agora o livro “Meninos que não queriam ser padres”, de auto-ria de Antônio Saracura (foto) (Infographics Gráfica e Editora – Sergipe – 2016), no qual ele descreve a vida dos internos em um seminário de Aracaju. O livro tem muito de autobiográ-fico, entremeado de alguma fic-ção, inserindo-se, portanto, na chamada autoficção dos moder-nos críticos italianos.

A narrativa se inicia com a che-gada do menino interiorano ao seminário sediado na capi-tal. Como de praxe, é subme-tido a uma sabatina e análise do reitor para verificar se tem condições de ocupar uma das limitadas vagas. O ato é acom-panhado pelo olhar irônico dos demais alunos, sempre pron-tos a se divertirem à custa do novato solitário e indefeso. É visível a ausência de psicolo-gia do religioso, submetendo o garoto a um teste tão vexa-tório em público, mas parecia ser a regra. Entre as perguntas, quer saber a razão pela qual o menino deseja ser padre e parece aceitar a resposta firme dele, depois comentada durante a missa. Na verdade, o calouro não confessa que a mãe não é de muita missa e o pai já

se esqueceu da última visita à igreja. Com sinceridade, con-fessa para si mesmo que a vocação é mais da mãe que dele próprio. É sabido que a inter-nação em seminários foi um meio de educar meninos que não tinham condições de estu-dar e isso aconteceu em todo o país. No caso do livro, o nar-rador-personagem é reprovado no exame de admissão mas é admitido com porteiro do semi-nário, livrando-se do retorno ao povoado de origem.

Entre o trabalho na portaria e os estudos, o menino progride e logo se destaca. Submete--se à disciplina e descreve em minúcias a vida na reclusão e seus incidentes, não faltando a súbita paixão por uma noviça bonita, amor que não se rea-liza em virtude do compromisso religioso da moça. A vida dos internos é retratada no correr dos dias contados um a um até a libertação temporária das férias. Os apelidos dos padres

e dos alunos, os castigos e os sermões, a alimentação e as orações, os jogos e as dispu-tas com o rival, tudo, enfim, é retirado dos misteriosos esca-ninhos da memória e colocado ante os olhos do leitor. Mas tudo na vida tem um fim e chega o dia em que o persona-gem sai pela mesma porta larga por onde havia entrado e fica livre para se movimentar pelo mundo. Mais maduro e prepa-rado, vai em busca da realiza-ção de seus sonhos, entre eles a de se tornar escritor. Seus diários, por sinal, já revelavam a inclinação para registrar os vividos e acontecidos. O livro se fecha com copiosa iconografia, registrando cada passo impor-tante dos tempos consumidos entre os muros do seminário, incluindo fotografias de cole-gas, captados em momentos significativos de uma juventude que não voltará mais. A leitura do livro gera a convicção de que o autor é tomado de leve nos-talgia ao rememorar período tão marcante de sua vida.

______________________

Faleceu em São Paulo o escritor Anto-nio Possidonio Sampaio, autor de obra bastante vasta e um nome res-peitado nos meios literários. Advo-gado competente, homem de postura corajosa, mesmo nos tempos som-brios da ditadura, foi um autêntico líder dos escritores de Santo André e da região, com intensa penetração na capital. Conheci Possidonio nos primórdios de minha lida literária, desde a época em que ele pertenceu à diretoria da União Brasileira de Escri-tores (UBE), e sempre tive nele um amigo sincero e um correspondente fiel. Lamento muito sua ausência, mais uma dentre tantas que vão se acumulando.

O escritor e colunista Enéas Athanázio foi surpreendido com uma carta do escritor Fernando Jorge, autor do

livro ‘Vida e Obra do Plagi-ário Paulo Francis’, infor-mando que um artigo seu publicado em 11 de junho

deste ano em sua coluna no jornal Página3, onde falava

como e porque surgiu a obra sobre Francis, recebeu 30 mil cópias e foi inserida na capa do livro de Fernando Jorge,

que está em sua terceira edição. “Foi uma bela sur-

presa”, comentou Athanázio exibindo o livro que recebeu

com o folheto impresso na capa (foto).

‘Benta dos Ganchos’ lançado em Balneário

A catarinense Carmem Ger-mann, 55, residente em Bal-neário Camboriú há 26 anos, lançou o livro ‘Bento dos Gan-chos’, inspirado em um traba-

lho de pesquisa de mestrado feito sobre a região de Ganchos (Governador Celso Ramos).

A primeira Noite de autógrafos aconteceu quinta-feira (8) no Mov Café. A autora anunciou mais dois lançamentos: quarta--feira (14), 19h30, na Livraria Saber, em Brusque e na quinta (15), 17h, no Momento Cultural da Câmara do Livro, em Itajaí.

A obra conta a história de uma mulher poderosa com o dom de transformar o mundo, mos-trando que através do pensar e do sentir é possível mudar o ambiente à nossa volta.Informações: (47)9.9949.6451 / 9.8419.6118 - Facebook: carmemgermann

Divulgação

Marlise S. Cezar

Divulgação

Page 27: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 27Roteiro

O Studio de Dança Casa Paraguaia apresenta seu espetáculo de encer-ramento de ano nesta quarta-feira (14), às 20h30, no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú. As apresentações prometem contagiar o público ao ritmo do forró, salsa, zouk e tango, além de coreogra-fias da cultura paraguaia, danças urbanas e flamenco. Além disso, a montagem incentiva a inclusão social com um número de dança espanhola executado pela aluna cadeirante Samantha Carolina da Silva. A coreografia foi espe-cialmente criada pela professora Michele Chaves com a intenção de mostrar aos participantes que não há barreiras para a arte. A entrada é 1kg de ração para cães ou gatos. O show tem 1h30 de duração. Mais informações: 3366-1919.

AgendAFEsTIVaL adRIana aLCÂnTaRaNeste final de semana (10 e 11), a companhia de dança apresenta seu espetáculo de fim de ano. Todas as coreografias serão com músicas do Michael Jackson. No sábado apresen-tações às 16h e 20h e no domingo às 20h. Ingressos no local: R$ 20 (meia e para quem doar um brinquedo) e R$ 40. Informações: 3366-1761.

FEsTa FLasHBaCKNeste sábado (10) o Taj Bar apre-senta, no Espaço Santa Marta, a Festa Flashback ao som da Banda Vin-tage Cult e do DJ Teixeira. No reper-tório, sucessos que marcaram época. Ingressos no local: R$ 20 (fem) e R$ 40 (masc) – até às 23h30. Após, R$ 30 e R$ 60. Informações e reservas:

3264-0464.

dIdGE sTEaKHOusE PuBA banda GT 80 se apresenta neste sábado (10) no Didge. No reper-tório, músicas pop, rock e bala-das que marcaram a década de 80. Informações e reservas: 3361-6414.

GÁs sTaTIOn PuBA banda Hot Rats Band agita a noite deste sábado (10) no Gás Station. O grupo tocará músicas de bandas como Led Zeppelin, Creedence, The Police, Black Sab-bath, AC/DC, Deep Purple, e muito mais. Informações e reservas: 8804-0573.

OPEn ROCK BaRQuem agita a noite deste sábado (10) no Open Rock Bar é a Vellux, tocando Skid Row, Creedence, Aerosmith, Bon Jovi, Queen, e muito mais. Promoção da noite: cuba em dobro até meia noite!

BaCKYaRdA feira cultural acontece neste sábado (10) a partir das 14h30, no Soul Beach, que fica na Praia Brava de Itajaí. Haverá bazar com venda de roupas e acessórios, comidas veganas e açaí, e muita música eletrônica. Ingressos no local: R$ 10 (fem) e R$ 30 (masc).

WHIndERssOn nunEsO youtuber de maior sucesso no Bra-sil, Whindersson Nunes, que acumula mais de 14 milhões de inscritos em seu canal, estará neste sábado (10) com seu show de stand up comedy no Maria’s de Itajaí. O espetáculo ‘Marmininu’ aborda assuntos cotidia-nos com muito sotaque nordestino e promete arrancar boas risadas da platéia. Ingressos pelo site Ingresso Nacional: R$ 40 (meia) e R$ 80.

nOITE MORanGOs MOFadOsA festa acontece neste domingo (11), às 20h, na Itajaí – Residência Artís-tica, que fica no Centro de Itajaí. O

evento encerra a programação desse ano do local. O foco é mostrar ao público como é a montagem de uma peça. Quem organiza é a Téspis Cia de Teatro, que está montando um espe-táculo em cima do livro de contos ‘Amar é crime’. Haverá também muita música com a DJ Hedra Rockenbach. Ingressos no local: R$ 15 (meia) e R$ 30. Mais informações: 9990-1516, com Denise.

PLanO sOBRE QuEdaO espetáculo dirigido por Miwa Yana-gizawa e estrelado por Camila Már-dila, Liliane Rovaris e Pedro Lamin será apresentado em Balneário. A peça narra a história de Cléo, que descobre que vai morrer e pede que uma amiga a substitua na vida do marido. Haverá duas sessões na segunda (12), às 19h e 21h, no Tea-tro Bruno Nitz. Entrada gratuita. Leia mais na pg. 29.

TERça CaLIEnTEO dançarino Marlon Alves, sensação do YouTube e que está se apresen-tando por vários países, comanda a próxima Terça Caliente (13) do Gua-camole Cocina Mexicana, em Balne-ário. Com os maiores hits da música latina, ele promete transformar o bar em uma pista de dança pra lá de animada. Informações e reservas: 3366-0311.

MERY ROsaA companhia de dança Mery Rosa apresenta seu festival de encerra-mento de ano, com sessões terça e quinta-feira (13 e 15), às 19h e 21h30, no Teatro Municipal de Itajaí. Quase 300 alunos de idades varia-das darão vida ao clássico Aladdin. Ingressos no local: R$ 15 (meia) e R$ 30.

Ou IsTO Ou aQuILOA montagem do espetáculo “Ou Isto ou Aquilo” é feita pelos atores mirins da Cia Tablado das Artes e será apre-sentada na sexta-feira (16), às 19h, no Teatro Bruno Nitz. A peça é base-ada no livro de Cecília Meireles que leva o mesmo nome e fala de sonhos e fantasias. Ingressos no local: R$ 10 (meia) e R$ 20.

a VIda aCOnTECE nuM sEGundOA peça, também da Cia Tablado das Artes, será apresentada na sexta--feira (16) às 21h, no Bruno Nitz, e é encenada pelos atores adultos do grupo. O espetáculo conta a história de um homem que muda sua atitude mental e com isso altera também seu olhar para si mesmo e para o mundo. Ingressos no local: R$ 10 (meia) e R$ 20.

PaTRuLHa CanInaO espetáculo baseado no desenho que faz sucesso com a criançada será apresentado na sexta-feira (16) às 19h no Centreventos de Itajaí. A peça contará com os personagens Chase-bond, Rubbleman, Sky-walker e Mar-shmallow. Ingressos pelo site Blueti-cket: R$ 22 (meia) e R$ 44.

[email protected]

Por Renata Rutes Henning

c i n e m a s•Balneário ShoppingGNC 1 - Animais Fantásticos e Onde Habitam 3D (12, dub) 13h20, 18h50 (12, leg) 16h, 21h40.

GNC 2 - A Última Ressaca do Ano (16, dub) 14h10, 19h40 (16, leg) 16h15, 21h50.

GNC 3 (VIP) - Anjos da Noite - Guerras de Sangue 3D (14, leg) 22h // Fallen (12, leg) 17h30 // O Vendedor de Sonhos (10, nacional) 14h45 // A Última Ressaca do Ano (16, leg) 19h50.

GNC 4 - Animais Fantásticos e Onde Habitam (12, leg) 21h20 (12, dub) 16h20 // Anjos da Noite - Guerras

de Sangue (14, leg) 19h20 (14, dub) 14h20.

GNC 5 - Anjos da Noite - Guerras de Sangue 3D (14, leg) 16h40 (14, dub) 14h30, 19h // A Chegada (12, leg) 21h.

GNC 6 - O Vendedor de Sonhos (10, nacional) 13h30, 17h, 19h10, 21h10 (12, leg) 21h55 // Galinha Pintadi-nha Mini na Telona (livre, nacional) 15h30.GNC 7 - Tamo Junto (14, nacional) 14h, 16h10, 18h40, 20h50.GNC 8 - As Aventuras de Robinson Crusoé (livro, dub) 13h40, 15h40 // O Último Virgem (14, nacional) 17h40 // Fallen (12, dub) 19h30

(12, leg) 21h30.

Ingressos: R$22 (segunda, quarta e quinta-feira); 3D-R$30. Na terça R$15,3D- R$22. Sexta, sábado, domingo e feriados R$ 26, 3D - R$33. Sala VIP (todos os dias) R$55. Meia entrada para idosos, estudantes com carteirinha e deficientes todos os dias. Infomações: 3062-8001.

•Atlântico Shopping• Animais Fantásticos e Onde Habi-tam (12, D) - 14h, 16h30, 19h (12, L) 21h30.

• Anjos da Noite (12, D) - 14h, 15h50, 17h40, 19h30 (12, L) 21h20.

Ingressos: Segunda e quinta: R$20. Terça e quarta: R$12. Sexta, sábado, domingo e feriados: R$22. Sábado maluco (todo último sábado do mês): R$8. Meia entrada para idosos, estudantes com carteirinha

eXposiçõesKaMuRIA exposição do curso de Fotogra-fia da Univali está na Passarela da Barra, em Balneário. As mais de 40 fotos retratam a paisagem e a vida às margens do Rio Camboriú. Todas são em preto e branco e trazem à tona a beleza e as transformações sofridas no meio ambiente. Até dia 18.

EsTaçÕEs EM RELEITuRasCrianças e adolescentes estão expondo suas obras no Espaço Bal-neário Mais, no Balneário Shopping. As telas retratam as estações do ano, e foram feitas no com a professora e artista plástica Fabrícia Gonçalves. Até dia 3 de janeiro.

COR da ÁGuaA artista plástica Eneida Guasque está com sua mostra na Câmara de Vereadores. São telas que mostram praias limpas e também o oposto: areias cobertas de todo tipo de sujeira.A mostra tem todo tipo de águas. Entrada gratuita. Até 10 de janeiro.

CaMInHOs da ROçaA exposição está na Casa Linhares, que fica na Barra. A mostra tem o objetivo de retratar uma outra Bal-neário, com agricultura ativa e vida rural. Por muito tempo, a agricul-tura foi uma das principais matrizes econômicas da região, junto com a pesca.

TRansFORMaçÃOA artista plástica Arlene Dellatorre

está com sua exposição no Casa Hall Shopping, que fica na Avenida do Estado, em BC. A mostra une réplicas originais do projeto Salve os Oceanos, que visa conscientizar sobre a polui-ção do mar. Até 21 de dezembro.

diVeRsosLançaMEnTO dE LIVRO A historiadora Mariana Schlickmann lança seu livro ‘Do Arraial do Bonsu-cesso a Balneário Camboriú - Mais de 50 anos de história’ nesta quarta--feira (14), às 18h, na Biblioteca Municipal de Balneário, que fica na Terceira Av., esquina com a Rua 2.500. Entrada gratuita e aberta ao público. Mais informações: 3366-5325.

espetáculo de dAnçA AgitA bAlneáRioDivulgação

Page 28: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 201628 Cultura

VAPT-VUPTPor Renata Rutes

Bianca, Bia ou Boca Rosa

Como você avalia o mercado da beleza no Brasil?

Acredito que as blogueiras dei-xaram ele mais democrático. Acho que desde que surgiram as youtubers e blogueiras a beleza brasileira também ficou mais diversificada. Por exemplo, hoje as ‘cacheadas’ estão mais confiantes, e acho que isso é culpa total das influenciadoras digitais. A youtuber é a brasi-leira que se destacou, temos moda plus size, negras, loiras, ruivas... tem vários estilos que inspiram.

Você começou a gravar por que sentia falta de uma representação?

Também. Comecei a gravar vídeos porque vi alguns, da Andreza Goulart, e me apaixo-nei. Virou um hobby. Comecei a maquiar minhas amigas, fiz um curso de maquiadora profissio-nal. E, sem querer, acabou se tornando meu trabalho.

Imaginava que ia fazer tanto sucesso?

Nunca! Eu morava em uma comunidade do Rio! Estava feliz do jeito que eu vivia, com minhas amigas e vizinhos. Isso tudo tomou uma proporção tão grande que até hoje me surpreendo.

Quando você se deu conta da sua fama?

Foi muito natural. Minhas ami-gas e vizinhas me conheciam

desde o começo. Eu já era a blo-gueira da galera, e eu já achava isso incrível. Meus vídeos já tinham cerca de mil visualiza-ções. Fui crescendo aos pou-cos, meninas de outros Estados foram me conhecendo. Até que a Ana Maria Braga me chamou para tomar café da manhã com ela, e aí fiquei de fato conhecida nacionalmente. Eu não acredi-tei quando isso aconteceu. Foi surreal.

Tem muitas meninas que sonham em ser blogueiras famosas como você. Você acha que há espaço para tantas?

Claro! O incrível da internet é que não há limite. A pessoa pode assistir muitos vídeos e acompanhar quais blogs ela quiser, e quanto mais varie-dade melhor. O YouTube abre essa porta para a menina que tem uma estrela dentro de si e que talvez não conseguiria fazer sucesso na TV, que é um local mais fechado.

Mas você conseguiu. Agora faz um quadro no É de Casa e tem a peça...

Sim! É a realização de um sonho. É incrível o quanto os nossos sonhos vão se desdobrando. Eu sempre quis ser atriz, mas já estava feliz sendo blogueira e youtuber, tanto que fazia ceni-nhas diferentes nos vídeos. Até que um dia fui ao teatro e me apaixonei, senti que queria fazer parte daquilo. E deu tudo

certo. Tenho muita vontade de seguir esse caminho. Não sei se farei novelas, por exemplo, mas eu entro nas mãos de Deus. Se Ele sentir que eu estou prepa-rada, eu vou (risos).

Há muitos famosos que não são o que aparentam na mídia, como você vê isso?

É, acontece, mas não comigo. Na vida real eu sou um pouco pior do que nos vídeos (risos). Faço até mais piada. Tanto que quando eu comecei a gravar eu não tinha ideia que ia ficar famosa, então eu fui eu mesma desde o início. Babo o cotonete, derrubo minhas maquiagens... (risos). A Bianca dos vídeos é a Bianca de verdade, não há separação.

Você sempre cita muito as suas fãs. Como você define a importância delas na sua vida?

É uma relação muito de ami-zade, respeito, companheirismo. Por isso que faço tantos ‘encon-trinhos’. Faço questão de encon-trar, abraçar, tirar fotos. Sinto que elas são minhas amigas, e o bacana é que elas também sentem isso. Somos muito próxi-mas. Tem teatro que não aceita que eu fale com o público, mas eu faço questão, peço para sor-tear algumas... foi quando eu as conheci que entendi o motivo de estar aqui até hoje. É algo único, eu tenho muito respeito.

Bianca Andrade, 22, mais conhecida como Bia ou Boca Rosa (nome do blog e canal do YouTube dela) faz sucesso entre o público jovem. Ela começou a gravar vídeos e a escrever sobre moda e beleza quando tinha 16 anos e residia no Complexo da Maré, uma comunidade do Rio. De lá pra cá, Bia só cresceu. Hoje acumula mais de oito milhões de seguidores em suas redes sociais, tem um quadro no programa É de Casa, da Rede Globo, e uma peça teatral na qual conta a sua vida. Ela esteve em Itajaí com o espetáculo e conversou com o Página 3. Confira.

Renata Rutes

Espetáculo ‘Plano sobre Queda’ em sessão dupla

O espetáculo nacional ‘Plano sobre Queda’, do AREAS Coletivo de Arte, será apresen-tado na segunda-feira (12), no Teatro Bruno Nitz. Haverá duas sessões: às 19h e às 21h. A entrada é gratuita e os ingres-sos devem ser retirados 1h antes, na bilheteria do teatro.

A peça dirigida por Miwa Yana-gizawa é estrelada pelos atores Camila Márdila (premiada no Festival de Cinema de Sundance 2015 por sua atuação no filme ‘Que horas ela volta?’), Liliane Rovaris e Pedro Lamin, que dão vida ao texto de Emanuel Ara-

gão. ‘Plano sobre Queda’ narra a história de Cléo e Antônio.

Cléo acaba de descobrir que vai morrer e, a caminho de casa, se aproxima de Isabela, garçonete que serve seu café todas as manhãs, e que passa a fazer parte da rotina dela e do marido. Na tentativa de contar a alguém de sua morte iminente, Cléo resolve propor ao marido e à amiga que esta a substitua em sua ausência.

Classificação indicativa: 14 anos. A peça tem duração de 80 minutos. Informações: (47) 99902-3235.

Alexandre Nunis

A pianista gaúcha Mauren Frey (E) será a principal atra-ção do último recital do ano, organizado pela Simili Música, no centro de Balneário Cam-boriú. Mauren possui os títu-los de Bacharel e mestre em piano pela Udesc e está cur-sando Doutorado em Práticas Interpretativas, com foco na interpretação da música brasi-leira, na UFRGS. Ela participa

freqüentemente de festivais de música e masterclasses. Neste recital ela tocará obras de Beethoven, Debussy, Hän-del, e outros, com uma convi-dada muito especial: sua irmã, a violinista Louise Frey (D). “É um excelente programa musical”, convidou Marcos Pablo Dalmacio, violinista e um dos organizadores do recital.O recital inicia às 20h. A entrada é gratuita. A Simili fica na avenida Brasil, 146.

Recital em família na Simili músicaDivulgação Divulgação

Page 29: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 29Cultura

O mais novo bar de Balneá-rio, o Hamaari, que fica na Rua 1.822, nº 573, quase na Quarta Avenida, realiza neste sábado (10), a partir das 16h, o seu primeiro Festival Cultu-ral. Haverá exposição e venda de artes, acessórios, plantas, comida e muito mais. Entrada gratuita. Em caso de mau tempo, o evento será adiado para o dia 17.

Eduardo Machado Secco é um dos proprietários do Hamaari Bar (que significa ‘Nosso Bar’). Ele explica que a ideia surgiu em conversa com amigos que são artistas e gostariam de

um espaço para expor e vender seus trabalhos. “A ideia é fazer um evento multicultural cheio de energia, caminhando junto da proposta da economia cria-tiva, que vem sendo bastante difundida em Balneário”, diz.

Haverá também oficinas cultu-rais e apresentações musicais, além de venda de bebidas como cerveja e drinks especiais. Os expositores são Daniel Nardes – Arte & Design, Moço do Doce, Brisa Acessórios, AtivaMente Camisetas (foto), Taisule Art, Occio Criativo, Loka de Pedra, Projeto Fotográfico Hike of Twins, Beco e Apé Art.

Festival Cultural no Hamaari Bar

Os campeões do Festival Infanto-Juvenil

“Foi surpresa total, nunca ima-ginamos”, disse Roberto Leonam Rosário, 17, sobre a vitória no festival, realizado pela Funda-ção Cultural em novembro. Ele dividiu o prêmio com seu colega Felipe Garipuna Fagundes, 17, ambos são alunos do colégio estadual Maria da Glória. A dupla venceu na categoria Auto-ral com a música ‘180’, um pop que Felipe transformou em rap, com uma letra que fala sobre a violência contra a mulher. Roberto contou que tudo acon-teceu por causa de um projeto na escola sobre diversidade cul-tural. “Foi ali que surgiu a com-posição. A professora de Portu-guês, Liane Nunes sempre bota fé na gente, nos incentivou para inscrever a composição no festi-val e deu certo”, disse Roberto. Eles ofereceram o troféu para a professora. Um colega, Edinan, acompanhou a dupla no violão.O prêmio de R$ 3,5 mil já está em uso: a dupla está estudando violão e já compondo novas can-ções. O futuro de uma carreira pode estar nessa iniciativa.

CoverAté os 8 anos, Joana fazia balé. Desistiu para dedicar-se à música. Três anos depois, a estudante do 6º ano do Áster, sagrou-se vencedora do primeiro festival que participou, com a música ‘Me Espera’. Com 10 anos, decidiu estudar técnica vocal e violão na escola Musiclin. Este ano, foi incentivada pelas pro-fessoras de música Carol (Áster) e Bruna (Musiclin) para inscre-ver-se no festival. Passou todas as etapas, muitos ensaios e che-gou à final. “Quando chamaram

meu nome, comecei a chorar, foi uma emoção incrível, única”, contou Joana que sentiu-se à vontade no palco. Ela cantou acompanhada por Pedro Silva, no violão.Joana disse que desde pequena gosta de cantar. “Minha mãe cantava para mim, ela canta muito em casa e acho que temos uma voz parecida”, disse a jovem cantora que já começa a planejar sua carreira na música. Os vencedores nas duas catego-rias dividiram mais de R$ 11 mil em prêmios.

autoral•1º: Roberto Leonam e Felipe

Fagundes, Música: 180;•2º: Ruhan da Costa Azevedo e

banda, Música: O Tempo; •3º: Kletos Kratz de Oliveira,

Música: Sórdido.

Cover•1º: Joana Catharina de Souza,

Música: Me Espera;•2º: Jhonatan Medeiros e Edu-

arda Crizel;•3º: Lucas Marcondes, Música:

Suspicious Minds.

oficina natalina para crianças no shopping

Os alunos do Studio de Dança Adriana Alcântara vão reveren-ciar o rei do pop neste final de semana em três sessões neste sábado (10) e domingo (11), no Teatro Bruno Nitz. O espetáculo Michael terá coreografias nas mais diversas modalidades ins-piradas pelas músicas do astro.Os alunos e bailarinos do Stu-dio sobem ao palco no sábado em duas sessões, às 16h e 20h,

e no dia 11 em uma sessão às 20h. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Municipal por R$ 20 com doação de um brinquedo. O espetáculo marca o fim de mais um semestre de aulas no Studio, que completa 23 anos na cidade e é um dos princi-pais veículos de arte, levando o nome de Balneário para gran-des festivais pelo país.

adriana homenageia michael, no municipal neste sábado e domingo

Os vencedores do Festival da Canção Infanto-Juvenil foram a dupla Roberto Leonam Rosário/Felipe Garipuna Fagundes na categoria Canção Autoral e Joana Catharina de Souza na categoria Cover.

A artista plástica Fabrícia Gonçal-ves ministrará uma oficina nata-lina para o público infantil do Balneário Shopping, neste sábado (10), das 14h às 20h. A oficina é gratuita, para crianças de 5 a 12 anos, com o objetivo de despertar o interesse e um novo olhar sobre as artes. A oficina faz parte da agenda da exposição “Estações em relei-turas e emoções”, coletânea realizada por alunos da Oficina Pequeno Pintor & Grandes Artis-tas” comandada por Fabrícia. As obras são de autoria de crianças

e adolescentes a partir de 4 anos. “Trabalhamos as estações do ano porque acredito que, através das variações climáticas, temos um rico repertório e fonte inspira-dora”, explica a artista.A oficina natalina será no Espaço Balneário Mais, onde está a mos-tra de artes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local (mediante disponibili-dade de horários e vagas). Para-lelamente, a exposição abre nesta sexta, 9 de dezembro, e segue aberta até o dia 3 de janeiro, sem-pre das 11h às 23h.

Fotos Divulgação

Celso Peixoto

Celso Peixoto

Page 30: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 201630 Esportes

Termina neste domingo (11) a 16ª Brasil Cup de Futsal 2016, que iniciou na última quarta--feira nos ginásios Hamilton Linhares Cruz (G3), no Bairro da

Barra, e Sérgio Lorenzatto (G2), no Bairro das Nações.

Até amanhã serão disputados 147 jogos nas categorias Sub 7, Sub 8, Sub 9, Sub 10, Sub 11, Sub 12 e Sub 13. 

A competição organizada pela Super Esporte Eventos tem por objetivo estimular o intercâmbio em várias áreas, promover inte-gração e oportunizar as equipes a revelar bons atletas. A Copa tem apoio da FMEBC.Mais informações: superesporte10.com.br ou pelo (47) 9 8453-8003

[email protected]

Por Roberto Ferreira

aTITudE Dentre todas as homenagens e gestos de solidariedade às víti-mas da tragédia que abalou o mundo do futebol, destaco a atitude do competente e con-sagrado técnico Levir Culpi que se colocou à disposição da Cha-pecoense para trabalhar até o final do Catarinense sem custo. Levir está muito rico, não depende do futebol pra sobre-viver e quem o conhece sabe o tamanho do seu coração. A diretoria da Chape sabe que jamais conseguiria contratar um técnico deste nível salarial e deve abraçar a oportunidade.

GRana Algumas pessoas estão confun-dindo a comoção pela tragédia e pela forma que foram inter-rompidos sonhos dos atletas e dos torcedores de um clube que até 2009 não estava em nenhuma série brasileira e que agora estava prestes a con-quistar um título internacional achando que se não ajudarem a Chapecoense ela morrerá. É claro que vai ter que remontar todo o seu elenco e isso não sai barato, entretanto creio que deva entrar em 2017 entre patrocínios, sócios, premia-ções e etc. mais de R$ 100 milhões, grana suficiente para a empreitada.

CaLEndÁRIO Realmente a Chapecoense terá que remontar um elenco forte, pois é impressionante o seu calendário para o próximo ano. Entre o nosso Catari-nense, Libertadores, Brasilei-rão, Copa do Brasil, Primeira Liga, Recopa Sul Americana e Copa Suruga serão nada menos

do que 72 jogos, isso se der tudo errado e a Chape não seguir adiante nas competi-ções eliminatórias. Sem con-tar o amistoso, já confirmado, contra o Barcelona no mês de agosto, na disputa do troféu Joan Gamper e outros que com certeza será convidada.

COPEIRO Demorou, mas o torcedor do Grêmio soltou o grito de campeão. Mesmo com time e elenco inferior ao adversário o Grêmio provou ser um time copeiro, aproveitou o momento psicológico do jogo na primeira partida e decidiu a parada. Dá gosto ver uma torcida apai-xonada voltar a comemorar um título e dá nojo assistir o técnico boleirão levar sua filha pra dentro do gramado e atrair todos os holofotes, como se tivesse tido alguma interferên-cia no sucesso do time mon-tado e muito bem treinado pelo Roger.

ManOBRa Enquanto isso o rival colorado tentou de um jeito com o vice de futebol, depois usando os jogadores e por fim o presi-dente, mas não adiantou. Terá que enfrentar e vencer o Flu-minense no Rio e torcer para o Sport não vencer o Figueirense no Recife, se não quiser dispu-tar a Série B. Os próprios torce-dores do Inter se manifestaram contra a tentativa oportunista e desesperada da diretoria em melar o campeonato e evitar o rebaixamento, mas a CBF per-cebeu a manobra e confirmou a última rodada.

Um forte abraço!!

Salazar é bicampeão brasileiro de SUP em BC

O local Adriano Trinca Ferro bri-gou pelo título, teve uma posi-ção melhor nas baterias, con-quistou nota 10 na semifinal,

mas dependia do resultado de Salazar. O atleta Luiz Diniz ficou em primeiro lugar na etapa da modalidade. No Longboard o

pódio foi para Vânio Corrêa, de Balneário Camboriú, premiado com uma passagem para Costa Rica. A competição iniciou no sábado com muita chuva e encerrou domingo, com altas ondas e ventos muito fortes.

Salazar foi campeão brasileiro em 2009 e este ano conquistou o bicampeonato, agradecendo família, patrocinadores e tor-cida. “Fico muito feliz de estar aqui em Balneário Camboriú. Venho competir desde criança na cidade por influência do meu pai, um grande ídolo do esporte, nos campeonatos de Longboard” disse o bicampeão.O circuito é realizado pela Associa-ção de Surf, Stand Up Padle e Long-board com apoio da FMEBC e patrocí-nio da EMBRAED Empreendimentos.

O paulista de Santos Alex Salazar conquistou o título de bicampeão brasileiro de SUP, domingo na praia central, durante a 3ª etapa do Circuito Embraed Longboard e SUP, que encerrou o circuito nacional.

Os campeões da 3ª etapa do Circuito EMBRAED na categoria profissio-nal de Stand Up Padle Luiz Diniz em primeiro, Adriano Trinca Ferro em segundo e Alex Salazar, 3º lugar.

Divulgação

JUDÔ É VICE - Os 30 judocas da Associação Borba que representaram Balneário

Camboriú na 2ª Copa Brus-quense, sábado naquela cidade,

conquistaram 19 medalhas (7 ouros/5 pratas/7 bronzes) somando 171 pontos, o que

garantiu o título de vice-cam-peões na classificação geral de

Clubes e Associações. Neste sábado, parte da equipe estará em São Francisco do Sul dispu-tando o Estadual Dan-Gai. Na

foto, a vice presidente da asso-ciação Bruna Borba recebendo o

troféu de vice campeã.

Com a participação de 64 atle-tas vai acontecer neste final de semana o 1º Reserva Open de Golfe, primeiro torneio oficial no campo do Reserva Camboriú Golfe Club, em parceria com a

Federação Paranaense e Catari-nense de Golfe.

O campo com seis buracos de par 3 e 4 alternados, é cha-mado de  ‘executive course’.

O torneio será disputado nas modalidades ‘stroke play’(quem fizer o menor  score net  é o vencedor) e  stableford  (vence quem fizer mais pontos na comparação com o resultado fixado para cada buraco). Haverá premiação aos cam-peões e aos três primeiros colocados de cada categoria. O 1º Torneio vem com o obje-tivo de difundir o novo espaço para os golfistas do sul do país. “Com o campo federado teremos um calendário de tor-neios que destacarão a cidade de Camboriú como um polo da modalidade”, disse o gestor comercial do Reserva Cambo-riú, Nelson Queiroz.Informações: www.fprgolfe.com.br

Primeiro torneio de golfe no Reserva open

16ª Brasil Cup Copa de Futsal em BCDivulgação

Reprodução

Divulgação

Page 31: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 31Esportes

A partida beneficente será reali-zada dia 27 no Estádio Dr.Hercílio Luz e esse ano vai incentivar a adoção de animais abandona-dos, graças a uma parceria com a empresa DalPet Rações.

Antes do jogo, os jogadores

entrarão no gramado com cães para adoção. Cada cão repre-sentará  uma  Ong de Santa Catarina. Até o momento, 10 ongs estão cadastradas e as demais que quiserem partici-par, podem entrar em contato com a DalPets. A participação é gratuita.

Entre os jogadores confirmados estão o goleiro da seleção bra-sileira, Weverton Pereira (foto), que defendeu o último pênalti na final dos jogos olímpicos, no Rio; os músicos do grupo Turma do Pagode e Sorriso Maroto; Robinho, do Atlético Mineiro, o lutador de boxe Popó, os joga-dores Walter e Amaral,  o you-tuber mais famoso do futebol Fred, etc. 

O jogo inicia às 19h30min e terá transmissão ao vivo pela Sportv. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente e os alimentos arrecadados junto com o ingresso, como nas demais edições, são doados para entidades beneficentes da região.  As Ongs interessadas, entrar em caontato no telefone 47 - 33418200, com Gabriel

Jogador de Balneário na seleção brasileira de handebol

O jogador vem chamando aten-ção desde sua atuação em cam-peonatos nacionais e interna-cionais, já integrou a seleção brasileira juvenil, ano passado e esta semana foi surpreendido com a convocação para o time de elite do handebol brasileiro.

“No início achei que era uma convocação para seleção Junior que é a minha categoria, quando soube que foi para o adulto foi uma grande surpresa, não esperava, porém é minha primeira convocação nesta cate-goria, então a responsabilidade só aumenta, quero poder mos-

trar que mereço” conclui.

Nascido em Russas, interior do Ceará, Márcio chegou a Santa Catarina através do treina-dor Drean Dutra, da equipe da FMEBC/Univali.

Depois de treinar dois anos no Ceará, Márcio foi para seleção cearense e com 15 anos foi apresentado ao técnico Drean Dutra. “Ele gostou do que viu e em 2011 me trouxe para Santa Catarina, para jogar em Ita-pema e desde 2013 estou na equipe da FMEBC”, disse.             

Com a equipe da FMEBC/Uni-

vali, comandada pelos técni-cos Drean Dutra e Luiz Carlos Décimo Fonseca, o atleta já conquistou diversos títulos. Pela seleção brasileira juvenil, disputou ano passado o Pan Americano na Venezuela e o Mundial da categoria na Rússia. “Através do handebol conheci muitos lugares, fiz viagens para várias cidades no Brasil e fora do país. Grande parte das coisas que tenho foi conquistada com o esporte, inclusive o meu pri-meiro salário, hoje quase tudo que tenho vem do handebol” enfatizou, dizendo que .    

A Fundação Municipal de Espor-tes receberá inscrição para o concurso de contratos tempo-rários até o próximo dia 28. São dezenas de vagas e a prova será realizada em uma etapa para os cargos de nível fun-damental, apenas com prova objetiva e em duas etapas para os cargos dos níveis médio e superior, com prova objetiva e prova de títulos de caráter clas-sificatório (não eliminatório). A prova objetiva será aplicada no dia 15 de janeiro em horário e local a ser definido.

as vagasHá vagas para: Agente de Ser-viços Gerais; Auxiliar Operacio-nal; Analista de Comunicação; Fisioterapeuta; Profissional de Educação Física para minis-trar aulas nas modalidades de: Atletismo, Basquetebol, Beach tennis, Bicicross, Bocha, Boxe, Ciclismo, Dança (Atividades Rítmicas), Esporte Adaptado, Futebol, Futsal, Futevolei; Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Jiu-Jítsu,

MMA, Kung Fu, Judô, Karatê, Muay Thai, Preparação Física, Rugby, Surf, Taekwondo, Tênis, Tênis adaptado, Tênis de Mesa, Terceira Idade (Modalidades Adaptadas), Triathlon, Vôlei de Praia, Voleibol e Xadrez, Aca-demias de Musculação Munici-pal. Instrutor de Oficinas para ministrar aulas na modalidade de: Beach Soccer, Beach Tennis, Bicicross, Bocha, Boxe, Ginás-tica Artística, Ginástica Rít-mica, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Muay Thai, Rugby, Surf, Tênis de Mesa, Xadrez, Futevôlei, Kung Fu e MMA.

Os candidatos que já fizeram inscrição de instrutor para as modalidades extintas do edi-tal (handebol/futsal/futebol/voleibol/vôlei de praia) devem entrar em contato com a Uni-Sociesc (www.unisociesc.org.br/pt/concursos-publicos/).

Inscrições até às 17h do dia 28 de dezembro. A ficha de inscrição está disponível online. O valor da taxa é de R$ 70 para ensino supe-rior, de R$ 50 para ensino médio e R$ 30 para ensino fundamental.

Dezenas de vagas temporárias na Fundação municipal de Esportes

O pivô da equipe multicampeã de handebol da Fundação Municipal de Esportes, Márcio Alan da Silva Maildo, 20, foi convocado para integrar a seleção brasileira de adultos, que está treinando em São Caetano do Sul(SP).

jogo das Estrelas incentiva a adoção de animais abandonados

Santiago Russo

O atleta Takeshi Oyama, de Balneário Camboriú, conquis-tou o título de campeão catari-nense de surf (categoria Petiz/Sub-10), sábado, na Praia da Joaquina. Ele somou ao longo das etapas 5.120 pontos, uma atuação surpreendente e que vem atraindo as atenções dos ‘olheiros’. O vice-campeão

catarinense desta temporada é Antonio Vitorino, também de Balneário Camboriú, que somou 4.910 pontos.

Ainda no sábado também foram conhecidos os campe-ões catarinenses nas catego-rias Junior, Mirim, Iniciantes, Infantil, Petiz, Feminino Open, Feminino Jr e Adaptados. 

Mas os fortes ventos e o mar agitado cancelaram a competi-ção de domingo nas categorias Pro/Am, Open, Master, Gran Master, Kahuna e Gran Kahuna.

A Fecausurf deverá realizar estas decisões na próxima semana, mas até o fechamento desta edição não havia divul-gado a data e o local.

o petiz Takeshi é campeão catarinense de surf Pérola de Souza/ABPP

Reprodução/Facebook

Page 32: Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 2016 Ano XXVI - nº ...Pág. 16 Pág. 4 Pág. 4 Pág. 5 especial últimos dias turismo política Patrick Machado o 7 da srie de novos vereadores

Balneário Camboriú, 10 de dezembro de 201632 Informe

IMPRÓPRIOsConforme o último relatório da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) apenas três pontos estão impróprios para o banho em Balne-ário, na Lagoa de Taquaras, Pontal Norte e em frente a Rua 3000. Em Itajaí todas estão próprias e em Itapema estão impróprios apenas os pontos em frente à Rua 205 e Rua 261.

naTaL ILuMInadOA CDL esticou até o próximo dia 20 as inscrições para o concurso Natal Iluminado. Comerciantes e mora-dores devem enviar três fotos e/ou vídeo com duração de 10 segundos no máximo, pelo aplicativo What-sApp da decoração de sua loja, prédio ou casa. Haverá prêmios em dinheiro. Informações: [email protected]  ou WhatsApp (47) 9-9694-0906.

MEsa BRasILO programa Mesa Brasil Sesc em parceria com a Perdigão distribuirá mais de 200 mil aves doadas pela empresa para famílias assistidas por instituições cadastradas em 12 estados. Serão mais de 920 mil beneficiados. Santa Catarina recebe 27.052 aves.

LÍnGuasEstão abertas as inscrições para os cursos intensivos de verão na Escola de Idiomas da Univali. No Campus Balneário serão ofertadas aulas de inglês e francês. Em Itajaí, os cur-sos serão de espanhol, inglês, ita-liano e francês. As matrículas estão abertas até o dia 27 de janeiro. As aulas ocorrerão entre os dias 1º e 21 de fevereiro. Informações www.univali.br/cursosextensao.

FaTaLIdadEUma mulher de 45 anos foi vítima de um acidente fatal na noite de terça (6), na Interpraias, proxi-midades da Praia de Laranjeiras. Genair Luiza Sandri dirigia uma motoneta Honda/Biz e por volta das 23h perdeu o controle do veí-culo e colidiu contra uma mureta da via. Ela caiu na lateral da pista, em uma grota.

FÁCIL PRa nInGuÉMO vice-prefeito eleito Carlos Hum-berto Silva foi furtado na manhã de quinta-feira, enquanto concedia entrevista a uma rádio local. Seu automóvel, estacionado na Rua 1950, esquina com Quarta Avenida foi arrombado. O ladrão levou um talão de cheques do Banco HSBC e cartões de crédito e débito.

COnsuMIdORO Procon de Balneário realiza neste

Mirela Huellsman

O Parque Unipraias colocou em funcionamento esta semana as novas instalações da Estação Laranjeiras. Um saguão de 600m2, possui uma área maior que o antigo espaço e deve abrigar todos os visitantes que aguardam para embarcar nos bondinhos. A mudança foi necessária por-que, especialmente na tem-porada de verão, a Estação não possuia infraestrutura adequada para alojar toda a fila de turistas que aguarda o embarque de retorno, fazendo com que os visitantes ocupas-sem a área externa, mesmo em dias de chuva ou muito vento.

Elias ‘Figue’ Diel, de Balneário é o único catarinense na seleção brasileira que está disputando o Mundial de Surfe Adaptado, em San Diego, desde ontem. A competição para pessoas com deficiência, termina amanhã.

sábado (10), das 9h às 12h a ação Procon nos Bairros, na Praça Higino Pio. Quem quiser fazer reclamações deve levar documentos referentes à compra do produto ou do serviço.

aTaQuEUma mulher foi atacada pelo ex--marido enquanto saía do traba-lho, no Balneário Shopping esta semana. A vítima estava no ele-vador quando foi abordada pelo ex-marido, João Vitor Tomaz da Silva, 22 anos. Os dois discutiram e João Vitor tentou atingir a ex com uma faca de cozinha. Um colega da vítima tentou ajudar, mas mesmo assim João conseguiu atingir a

mulher no queixo, causando um corte superficial. Ele foi preso.

REPERCuTIu O caminhoneiro Everton Ricardo da Rosa, 23, foi preso acusado de matar a travesti Jenifer. O crime aconteceu no dia 31 outubro, em um apartamento na Rua 1.600. Everton confessou tudo e admitiu

ter assassinado a travesti porque ela teria tentado estuprá-lo. Ele foi encaminhado à Canhanduba.

REsGaTE sOCIaL O Resgate Social iniciou no sábado (3) o reforço de rondas, que seguem ininterruptas até o final da temporada de verão, por causa do aumento considerável de mora-dores de rua em Balneário nesta época do ano. Até o dia 13, o setor atuará na madrugada, da 1h até às 7h. Na sequência, até o dia 23, no período vespertino. Já de 5 de janeiro em diante das 19h até à 1h.

ManOBRa COMPLExa Um acidente curioso aconteceu na manhã de quinta-feira (8) na Quinta Avenida, esquina com a Rua Dom Miguel, no Bairro Vila Real. Um motorista perdeu o controle do carro e subiu na mureta de conten-ção da via. Ele disse que pensava que no local tinha um cruzamento e foi reto.

GasTROnOMIaA UniSociesc de Balneário lança a partir de 2017 o curso de gradua-ção em Gastronomia, em parceria com a escola de culinária francesa Le Cordon Bleu. As inscrições para o Vestibular Agendado estão aber-tas. Informações:  www.unisociesc.com.br/inscricoes/(47) 3366-7201

aVanTIs TaMBÉMA Faculdade Avantis também vai oferecer novos cursos em 2017: Gastronomia, Nutrição, Enge-nharia Mecânica e Enfermagem. Todos serão oferecidos no período noturno e estão com inscrições abertas para o primeiro semestre. Mais informações em www.avantis.edu.br.

REInauGuRaçÃOA rede Koch Supermercados refor-mou e ampliou a unidade de Cam-boriú/Centro, que será reinaugu-rada na próxima quarta-feira (15). A partir das 9h, haverá atrações musicais e gastronômicas, tudo aberto ao público.

FG PREMIadaA FG Empreendimentos fecha o ano sendo uma das empresas de maior afinidade com o público de Santa Catarina. O reconhecimento é resultado do Prêmio de Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional (Impar), realizado pelo Grupo RIC.

adIanTadOsNa segunda (12), será feita a diplo-mação do prefeito, vice e vereado-res eleitos de Itajaí. O evento será no Plenário da Câmara daquela cidade, às 19h30.

Divulgação