balanço registra ampliação em 2010 · ano 8 - nº 45 - abril / maio de 2011 balanço registra...

8
Ano 8 - nº 45 - Abril / Maio de 2011 Balanço registra ampliação em 2010 Hospital Mário Covas e OAB em parceria para brinquedoteca Comitiva vai à Praia Grande Crianças internadas ou em passagem para consultas e exames no Hospital Esta- dual Mário Covas ganharão este ano espaço exclusivo para descontração. A iniciativa é da Ordem dos Ad- vogados do Brasil de Santo André (OAB), que ficará responsável pela captação de recur- sos e montagem do espaço, além da Comitiva do HEMC visitou em março o Hospital Municipal Irmã Dulce em Praia Grande para conhecer a Central de Material e Esterilização (CME), que no ano passado obteve o Selo Ouro da multinacional 3M, ates- tando a qualidade do processo. Pág. 4 Projeto de arborização traz orquídeas ao HEMC O Hospital Mário Covas dá sequência ao programa de arborização iniciado em 2010 e plantará em abril cerca de 30 mudas de orquí- deas. A iniciativa é fruto de parceria com a As- sociação dos Orquidófilos de Santo André, que em 11 de março último já esteve no HEMC para plantio de outras 30 mudas e palestra para funcionários sobre o cultivo das espécies. As orquídeas foram fixadas a troncos de árvores pelos jardins do hospital, pois as mudas cedi- das – assim como cerca de 90% de todas as espécies – não enraízam no solo. Pág. 5 coordenação das futuras ativi- dades por meio de monitores voluntários. Pág. 6 O Hospital Mário Covas acaba de divulgar o balanço de atividades referente a 2010 – ano em que o equipamento de saúde passou por significa- tivas reformas e ampliações, além de conquistar premiações por ações em sustentabilidade e humanização. A unidade de alta complexidade realizou no último ano mais de 164 mil consultas ambulatoriais, 14.167 internações, 8.440 cirurgias (hospital geral e hospital dia) e quase 200 mil exames especiali- zados / terapêuticas. Pág. 3 Divulgação H. Irmã Dulce / Nádia Almeida

Upload: lycong

Post on 13-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Ano

8 -

nº 4

5 -

Abr

il / M

aio

de 2

011

Balanço registra ampliação em 2010

Hospital Mário Covas e OAB emparceria para brinquedoteca

Comitiva vai à Praia Grande

Crianças internadas ou em passagem para consultas e exames no Hospital Esta-dual Mário Covas ganharão este ano espaço exclusivo para descontração. A iniciativa é da Ordem dos Ad-vogados do Brasil de Santo André (OAB), que ficará responsável pela captação de recur-sos e montagem do espaço, além da

Comitiva do HEMC visitou em março o Hospital Municipal Irmã Dulce em Praia Grande para conhecer a Central de Material e Esterilização (CME), que no ano passado obteve o Selo Ouro da multinacional 3M, ates-tando a qualidade do processo. Pág. 4

Projeto de arborização traz orquídeas ao HEMCO Hospital Mário Covas dá sequência ao

programa de arborização iniciado em 2010 e plantará em abril cerca de 30 mudas de orquí-deas. A iniciativa é fruto de parceria com a As-sociação dos Orquidófilos de Santo André, que em 11 de março último já esteve no HEMC para plantio de outras 30 mudas e palestra para funcionários sobre o cultivo das espécies. As orquídeas foram fixadas a troncos de árvores pelos jardins do hospital, pois as mudas cedi-das – assim como cerca de 90% de todas as espécies – não enraízam no solo. Pág. 5

coordenação das futuras ativi-dades por meio de monitores voluntários. Pág. 6

O Hospital Mário Covas acaba de divulgar o balanço de atividades referente a 2010 – ano em que o equipamento de saúde passou por significa-tivas reformas e ampliações, além de conquistar premiações por ações em sustentabilidade e humanização. A unidade de alta complexidade realizou no último ano mais de 164 mil consultas ambulatoriais, 14.167 internações, 8.440 cirurgias (hospital geral e hospital dia) e quase 200 mil exames especiali-zados / terapêuticas. Pág. 3

Divulgação H

. Irmã D

ulce / Nádia A

lmeida

2

Estadual em Notícia é um informativo bimestral e de distribuição gratuita do Hospital Estadual Mário Covas.

Endereço:Rua Dr. Henrique Calderazzo, 321

B. Paraíso - Santo André - SP. CEP: 09190-610.Fone: (11) 2829-5000.

Site: www.hospitalmariocovas.org.br.

SuperintendenteDr. Geraldo Reple Sobrinho

Diretor AdministrativoDr. Vicente Simões Bernardo

Diretor TécnicoDr. Desiré Carlos Callegari

Diretor ClínicoDr. Vanderley da Silva Paula

Diretor Econômico-FinanceiroDr. João Metanios HallackDiretora de Enfermagem

Enfa. Carmen Lúcia A. Pimenta SimõesCoordenadores Médicos

Dra. Eliane Terezinha Rocha MendesDra. Jurema da Costa Prado

Dr. Pedro GregoriResponsável pelo Escritório da Qualidade

Yukie Komatsu HottaAssist. Téc. da Diretoria de Enfermagem

Enfa. Maria Elisabeth F. NogueiraEnfa. Roseli Hiromi Hyodo

Produção:Departamento de Comunicação FUABC-FMABC

(11) 2666-5431 / [email protected]

Textos: Malu Marcoccia (Mtb. 12.535)Eduardo Nascimento (Mtb. 42.442)

Editoração Eletrônica: Eduardo Nascimento

Fotos: Fábio Rodrigo Carvalho e Eduardo Nascimento

Contato Comercial: MP & Rossi Comunicações (4436-8408)

Impressão: Belince Gráfica e Editora(11) 4401-1227

A Clínica Pediátrica do HEMC com-pletou 5 anos em março e promo-veu dezenas de atividades para marcar a data. O local conta com 25 leitos entre cirúrgi-cos e oncológicos e atende a crianças de zero a 17 anos. Foram realizadas atividades lúdicas, recreativas e de integração durante todas as semanas, co-

Programação especial marcaaniversário da Clínica Pediátrica

meçando com baile da vassoura, dança da cadeira, campe-onato de video-game, escultura de bexigas, en-tre outras ações na semana inau-gural.

Entre os dias 7 e 13 hou-ve visita à cozi-nha do hospital, pic-nic e exibi-ções de cinema

dos desenhos Toy Story 1, 2 e 3. A terceira

Em razão dos avanços tecnológicos e do crescimento no número e valor dos equipamentos médicos nas instituições de saúde, fez-se necessária a criação da Enge-nharia Hospitalar para gerenciamento dos recursos tecnológicos e da utilização mais adequada dos aparelhos.

Para que um hospital seja realmente considerado em nível de excelência, precisa dispor de uma boa Engenharia Hospitalar, objetivando a garantia de que nada ocorra de errado, de acordo com os princípios da insti-tuição, nas adequações do espaço físico às ne-cessidades e manutenção dos equipamentos.

Os maiores benefícios da Engenharia Hospitalar são a redução do tempo de para-da do equipamento, gestão da manutenção, adequação e acompanhamento de projetos, controle de consumo e desperdício de ener-gia, gases medicinais, água e telefonia, além de assessoramento nas compras e acompa-nhamento dos contratos terceirizados dos equipamentos, considerando as prioridades de serviço.

Nas solicitações de consertos ou compra de novos equipamentos, a Engenharia tem que ser consultada para análise do custo-benefício, levando em consideração o tempo da aquisição, desgaste, depreciação etc, para concluir se conserta ou compra um novo.

Portanto, a Engenharia Hospitalar tem função absolutamente relevante e estratégi-ca no desempenho global de uma unidade hospitalar, permitindo acompanhamento de todo o ciclo de vida da tecnologia, in-cluindo processo de aquisição, recebimen-to, testes de aceitação, calibração e também dos custos de manutenção.

Entretanto, a função primordial da Engenharia Hospitalar, como em toda e qualquer empresa, é a manutenção preven-tiva com foco nas periodicidades, a fim de aproveitar ao máximo a vida útil de cada equipamento e deixá-lo sempre em perfeito estado produtivo.

A importância da manutenção preven-tiva é manter sempre funcionando os equi-pamentos para o pleno atendimento aos pacientes, tanto nas realizações dos exames como nas cirurgias. Nesse sentido, contri-bui para a assistência mais segura e com qualidade.

A Engenharia Hospitalar tem como missão o aproveitamento total dos equipa-mentos médicos hospitalares, ou seja, “que-bra zero” para garantir o atendimento e os procedimentos em um hospital.

Dr. Vicente Simões BernardoDiretor Administrativo

Engenharia Hospitalar:sua importância

semana foi dedicada à beleza e contou com ações em parceria com a empresa Embeleze, dia da fotografia, oficina de caricaturas e sessão de violão, além do dia do salão de beleza.

Na quarta semana, a Semana do Li-vro, os contadores de história da Asso-ciação Viva e Deixe Viver animaram as crianças com apresentações durante 6 dias. Já a Semana da Arte, iniciada em 28 de março, trouxe aulas de desenho e cus-tomização de camisetas. Em 2 de abril foi realizado encerramento (foto) com des-file de moda das crianças, apresentação musical, dança, brincadeiras e guloseimas.

3

Balanço destaca crescimento e ampliação do HEMC em 2010

O Hospital Estadual Mário Covas acaba de divulgar o balanço de atividades referente a 2010 – ano em que o

equipamento de saúde passou por significa-tivas reformas e ampliações, além de con-quistar premiações por ações em sustentabi-lidade e humanização. Fundada em 2001 já sob gestão da Fundação do ABC, a unidade de alta complexidade realizou no último ano mais de 164 mil consultas ambulatoriais, 14.167 internações, 8.440 cirurgias (hospital geral e hospital dia) e quase 200 mil exames especializados / terapêuticas.

Entre as áreas de maior destaque, o setor de Anatomia Patológica e Citologia registrou 73.229 exames – 29% a mais que em 2009. Com aumento de 19%, outra área que cres-ceu foi a Emergência, com mais de 19 mil atendimentos. Nos exames especializados/terapêuticas o acréscimo foi de 6,6%, im-pulsionado pelos exames de ecocardiogra-ma - que passaram de 2.767 em 2009 para 3.691 em 2010 (33,39% de aumento) – e pe-los atendimentos de Reabilitação, que eram 142.488 e cresceram a 158.525 (11,25%).

Ao todo foram 7.075 cirurgias no hos-pital geral – 13,25% a mais que em 2009 –, sem contar outros 1.365 procedimentos no Hospital Dia. O Centro de Vacinação CRIE-ABC aplicou quase 22 mil imuno-biológicos especiais, enquanto o setor Ima-

passaram por internações e exames.Outra conquista que ratifica a qualidade

preconizada é a certificação ONA (Organi-zação Nacional de Acreditação), conquis-tada em maio passado pelo HEMC. A dis-tinção tem adesão voluntária e significa que uma instituição de saúde obedece a padrões de qualidade e adota espírito de melhoria contínua na prestação de serviços. Tam-bém nessa linha, o “Mário Covas” recebeu pelo segundo ano consecutivo o prêmio “Amigo do Meio Ambiente”. A escolha ba-seou-se em projeto de arborização respon-sável pelo plantio de dezenas de árvores no hospital, além da realização de palestras de orientação para colaboradores.

Em 5 de julho começou a funcionar a nova unidade de Hemodiálise, que perma-neceu fechada para reformas por cerca de 3 meses e voltou a operar totalmente reno-vada e com nova equipe de atendimento. Na mesma data, foram inaugurados 8 no-vos leitos de UTI adulto e a Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Também conhecida como Unidade Semi Intensiva, a ala pioneira no ABC conta com 14 leitos dedicados à cirurgias eletivas. O hospital também foi eleito centro de referência para exames de triagem neonatal, mais conheci-da como teste do pezinho.

gem registrou mais de 89 mil exames, entre os quais ressonância magnética, tomografia e mamografia.

O Banco de Sangue do “Mário Covas” recebeu ano passado 23.722 doadores, en-quanto o Banco de Leite Humano atingiu a marca de quase 420 litros de leite coletados. A Unidade de Nutrição e Dietética conta-bilizou 558.336 refeições servidas, enquan-to o Serviço de Atendimento ao Usuário somou 22.661 casos atendidos – 10% de acréscimo em relação a 2009.

Trabalho e reconhecimento: Gra-ças à qualidade do trabalho e ao respeito ao paciente, logo no início de 2010 o HEMC foi eleito entre os melhores do Estado de São Paulo no “provão SUS 2009”, como é conhecida a Pesquisa de Satis-fação dos Usuários do Sistema Único de Saúde realizada pelo governo paulista. De acordo com o estudo, o “Mário Co-vas” ficou em 29º lugar entre os melhores hospitais gerais. Foram avaliados 630 estabe-lecimentos da rede pública e ouvidos 158 mil pacientes que

Acima, setor de Hemodiálise após reforma; abaixo, nova Unidade de Cuidados Intermediários

4

Comitiva do HEMC visita Praia Grande

Trainee de Farmácia

inicia seleçãoComitiva do Hospital Estadual

Mário Covas visitou em 25 de mar-ço o Hospital Municipal Irmã Dul-ce em Praia Grande para conhecer a Central de Material e Esterilização (CME), que no ano passado obte-ve Selo Ouro da multinacional 3M, atestando a qualidade do processo. “Como nosso maquinário está em licitação, viemos ver a performan-ce dos equipamentos”, explicou o Diretor Administrativo do HMEC, Dr. Vicente Simões Bernardo. In-tegraram a visita a chefe do Centro Cirúrgico, enfermeira Iracema Ca-bral, a coordenadora da CME, Cleri de Pau-la Ribeiro, e o advogado Eduardo Oliveira. Assim como o HEMC, o “Irmã Dulce” é gerenciado pela Fundação do ABC.

Dr. Vicente Simões já conhecia o hos-pital de Praia Grande e elogiou o Centro Cirúrgico, que fica no terceiro andar e

O Hospital Estadual Mário Co-vas realiza entre março e abril pro-cesso seletivo para o “5º Programa Trainee Farmácia Hospitalar 2011”. A iniciativa tem por finalidade pre-parar profissionais recém-formados como futuros farmacêuticos hos-pitalares. O programa de desen-volvimento visa a contribuir com a formação de nova geração com-prometida com valores éticos, de humanização e trabalho em equipe.

O Programa Trainee do Hos-pital Mário Covas tem duração de 12 meses e carga horária semanal de 36 horas. Estão disponíveis três vagas e participam da seleção can-didatos formados em Farmácia nos anos de 2009 e 2010. O processo será dividido em quatro etapas, todas com caráter eliminatório. A primeira será composta por prova de múltipla escolha e a segunda por avaliação dissertativa. Os apro-vados serão submetidos à avaliação psicológica, entrevista e dinâmica de grupo. A última fase será entre-vista com a Coordenação do Servi-ço de Farmácia.

A lista dos aprovados esta-rá disponível em 25 de abril pelo www.hospitalmariocovas.org.br. As atividades começam efetivamente em 16 de maio.

Responsabilidade civil na saúde é tema de debate

Erro médico, direitos dos pacien-tes, omissão de socorro, indenizações e outras questões que dizem respeito à responsabilidade civil dos profissionais da saúde foram discutidos em palestra que o Hospital Estadual Mário Covas e a Mapfre Seguros promoveram gratui-tamente dia 28 de março. Quatro ex-positores se revezaram nas explicações sobre competências nas diversas esferas – hospital/clínica, médicos e demais agentes de saúde, pacientes, familiares, honorários – e quais instrumentos jurí-dicos podem ser acionados, bem como tipos de cobertura de seguradoras.

“O segmento de responsabilida-de civil vem crescendo porque outros profissionais de saúde, não só médicos, querem ter retaguarda. Isso porque o

consumidor está cada vez mais infor-mado sobre seus direitos”, afirma Wa-shington Farias, da Ritual Corretora de Seguros e que foi um dos palestrantes. O café da manhã seguido das exposi-ções foi aberto a interessados da área em geral e ocorreu no próprio HEMC, no Anfiteatro Grande ABC.

produz a maior demanda de serviços da CME: “O Centro Cirúrgico tem ótimo layout, foi muito bem feito”. O grupo foi recebido pela gerente administrativo do HMID, Maria Ângela de Souza, e pela co-ordenadora de Serviço de Apoio ao Usuá-rio, Marisa Paiva.

Divulgação H

. Irmã D

ulce / Nádia A

lmeida

5

São Caetano deu posse em 28 de feverei-ro aos representantes eleitos para os Conse-lhos Distritais, mais conhecidos por Conse-lhos de Saúde dos Bairros, e aos integrantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para a gestão 2011-2013. A FUABC integra o CMS por meio do Dr. Vanderley da Silva Paula, Diretor Clínico do Hospital Mário Co-vas. Os conselhos asseguram a participação da comunidade na formulação de diretrizes para a saúde na cidade. São representantes de entidades empresariais, moradores, usuários da rede, clubes de serviços, profissionais de saúde, funcionalismo público, entre outros.

Conselheiros de saúde em SCS

O Hospital Mário Covas dá sequência ao pro-grama de arborização iniciado em 2010 e plantará em abril cer-

ca de 30 mudas de orquídeas. A iniciativa é fruto de parceria com a Associação dos Orquidófilos de Santo André, que em 11 de março último já esteve no HEMC para plantio de outras 30 mudas e palestra para funcionários sobre o cultivo das espécies. As orquídeas foram fixadas a troncos de ár-vores pelos jardins do hospital, pois as mu-das cedidas – assim como cerca de 90% de

‘Mário Covas’ retoma arborização com plantio de orquídeas

Ao todo serão 60 orquídeas a dar cor e vida aos jardins do hospitaltodas as espécies – não enraízam no solo. O programa de arborização rendeu ao HEMC em 2010 o prêmio “Amigo do Meio Am-biente” do Governo do Estado.

Predominantes de áreas tropicais e pre-sentes em todos os continentes – exceto na Antártida – as orquídeas apresentam grande variedade de cores, forma e tamanho. Não são plantas parasitas. Crescem usando as ár-vores como apoio em busca de luz e nutrem-se de materiais em decomposição que caem e se acumulam em suas raízes. De forma ge-ral, gostam de luz e rega moderada.

“Teremos cerca de 60 orquídeas distri-buídas pelos jardins do hospital, que darão cores e nova vida nes-ta segunda fase do programa de arborização do HEMC”, relata José Alexandre Filho, técnico em meio ambiente do Hospital Má-rio Covas, que acrescenta: “Te-mos buscado diversas parcerias para ações de sustentabilidade e meio ambiente. São projetos sem custo para o hospital e ao mes-mo tempo ratificam a preocupa-ção da instituição com questões ambientais. Ainda em abril, por

exemplo, plantaremos 10 mudas de araucá-ria conseguidas por doação”, exemplifica.

Hospital verde: Encerrando o mês dedicado ao meio ambiente, o Hospital Mário Covas plantou em junho do ano passado 35 mudas nos jardins internos e externos. Na ocasião, cada setor do HEMC foi convidado a “apadrinhar” uma peque-na árvore para cuidar do seu crescimen-to e um representante por departamento incumbiu-se do plantio. Batizada “Projeto Verde - Arborização como Sustentabilida-de”, a ação recebeu em novembro de 2010 o prêmio “Amigo do Meio Ambiente” da Secretaria de Estado da Saúde.

Essa primeira fase do programa de ar-borização teve apoio do Departamento de Parques e Áreas Verdes (DPAV) da Prefeitu-ra de Santo André, que enviou técnicos para orientação e doou 30 mudas. Outras cinco vieram dos próprios colaboradores do “Má-rio Covas”. Foi o segundo ano consecutivo que o hospital conquistou a distinção, cria-da pelo Governo do Estado para estimular ações inovadoras e ecologicamente viáveis junto a hospitais, institutos, fundações e au-tarquias vinculadas à SES de São Paulo.

Divulgação PM

SCS / D

u Merlino

Antes de passar em consulta no Hospital Mário Covas de Santo An-dré, o paciente deve primeiro procu-rar o posto de saúde mais próximo.

O HEMC não disponibiliza ser-viço de pronto-atendimento e recebe apenas casos de encaminhamentos.

Todos os agendamentos estão sob responsabilidade da DRS (Dire-ção Regional de Saúde) e são feitos de acordo com a necessidade de cada paciente, em serviço que abrange as sete cidades do ABC e, em alguns casos, demais municípios do Estado.

6

OAB prepara brinquedoteca

Crianças internadas ou em passagem para consultas e exames no Hospital Estadual Má-

rio Covas ganharão este ano espaço exclusivo para descontração. A inicia-tiva é da Ordem dos Advogados do Brasil de Santo André (OAB), que está responsável pela captação de recursos e montagem do espaço, além da co-ordenação das futuras atividades por meio de monitores voluntários.

A assinatura do convênio HEMC-OAB ocorreu em 2 de fevereiro du-rante reunião entre o Superintendente do hospital, Dr. Geraldo Reple Sobri-nho, e o Presidente da Ordem dos Ad-vogados andreense, Fábio Picarelli.

A previsão é de que a brinquedo-teca do “Mário Covas” seja entregue ainda no primeiro semestre, juntamen-te com espaço semelhante a ser insta-lado no departamento da Assistência

Judiciária na própria OAB-Santo André.

Para viabilizar a construção, Fábio Pi-carelli iniciou recente-mente palestras sobre a história de oito décadas de fundação da entidade, conquistas no período e projetos futuros. Ao fi-nal das reuniões, convida os participantes a inte-grar a iniciativa e já rece-beu apoio em forma de doações de brinquedos, pisos, materiais elétrico e de pintura, adesivos decorativos, entre outros. As obras serão assinadas pelo ar-quiteto Rui Dalla.

A fim de profissionalizar os espaços e seguir os padrões técnicos preconizados para a montagem de brinquedotecas, os trabalhos têm como base orientações do

livro “Brinquedoteca Hospitalar - Isto é Humanização”, lançado pela Asso-ciação Brasileira de Brinquedotecas em 2008, cujo autor é o ex-professor Titular de Pediatria e Puericultura da FMABC e atual consultor em humani-zação da FUABC, Dr. Drauzio Viegas.

Espaço lúdico para crianças beneficiará também o “Mário Covas”

Em cerimônia que reuniu mais de 300 convidados, a AVCC (Associação de Vo-luntários para o Combate ao Câncer) do ABC homenageou em 30 de março últi-mo 15 personalidades que apóiam a ins-tituição desde o início dos trabalhos, há mais de 15 anos. A festa recebeu o nome de “Amigos para Sempre” e buscou distinguir pessoas e institui-ções que se disponibilizam a ajudar a AVCC nas ações beneméritas e de humanização em saúde.

Dois profissionais da rede Fun-dação do ABC foram lembrados. O Superintendente do Hospital Esta-dual Mário Covas, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, contribui desde a primeira campanha de prevenção ao câncer de colo de útero realizada pela entidade no Grande ABC. Já o professor Titu-

AVCC homenageia ‘Mário Covas’lar de Oncologia e Hematologia da Facul-dade de Medicina do ABC, Dr. Auro del Giglio, foi quem trouxe a AVCC para o ABC, ao convidar as voluntárias a atuar nos serviços oncológicos da FUABC. Até en-

tão, a associação só desenvolvia atividades na Capital, junto aos pacientes do Hospital A. C. Camargo. “Procuramos homenagear os primeiros incentivadores. Aqueles que desde 1997, quando viemos para o ABC, já estavam de alguma forma nos apoiando e ajudando na realização dos trabalhos”, ex-plica a Presidente da AVCC, Clotilde Dib.

No HEMC a entidade atua na Quimio-terapia, Pediatria e em diversas outras alas, levando conforto e diversão aos internos, além de doar roupas, mantimentos, remé-dios e próteses para pacientes carentes.

A AVCC reúne hoje cerca de 250 voluntários treinados para trabalhar a humanização em saúde. Os planos da entidade incluem homenagear todo ano, a partir de agora, 15 pessoas da comuni-dade que reforçam sua missão e auxiliam nos eventos beneficentes.

Divulgação PM

SCS / D

u Merlino

Dr. Geraldo Reple Sobrinho e Clotilde Dib

7