avaliaÇÃo da aprendizagem em processo comentÁrios e...

12
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS Subsídios para o Professor de Produção Textual 9º ano do Ensino Fundamental Prova de Produção Textual São Paulo 1° Semestre de 2013

Upload: truongthuy

Post on 10-Nov-2018

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO

COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES

PEDAGÓGICAS

Subsídios para o Professor de Produção Textual

9º ano do Ensino Fundamental

Prova de Produção Textual

São Paulo1° Semestre de 2013

2 Comentários e Recomendações Pedagógicas / Avaliação de Língua Portuguesa / Produção Textual – 9º ano do Ensino Fundamental

Caro aluno,

você está recebendo o  Caderno de Produção Textual. Leia, com atenção, as orientações, realize as atividades de cada etapa, com o(a) professor(a) e, por fim, escreva seu texto.

1ª EtapaLeia o poema a seguir.

RECEITA de pãoé coisa muito antiga o ofício do pão primeiro misture o fermento com água morna e açúcar e deixe crescer ao sol

depois numa vasilha derrame a farinha e o sal óleo de girassol manjericão

adicionado o fermento vá dando o ponto com calma água morna e farinha

mas o pão tem seus mistérios na sua feitura há que entrar um pouco da alma do que é etéreo

então estique a massa enrole numa trança e deixe que descanse que o tempo faça sua dança

asse em forno forte até que o perfume do pão se espalhe pela casa e pela vida

(MURRAY, Roseana. Receita de olhar. São Paulo, FTD. 1997. p.28)

Comentários e Recomendações Pedagógicas / Avaliação de Língua Portuguesa / Produção Textual – 9º ano do Ensino Fundamental 3

2ª EtapaResponda às questões abaixo.

1. Um texto prescritivo indica o  que uma pessoa deve fazer para chegar a  um resultado, como por exemplo, confeccionar algo. Assinale as alternativas cujos versos retirados do texto RECEITA de pão indi-cam o que se deve fazer para a confecção do pão:

(A) “é coisa muito antiga / o ofício do pão”.

(B) “primeiro misture o fermento / com água morna e açúcar”.

(C) “enrole numa trança”

(D) “asse em forno forte”

2. Assinale a  alternativa que completa corretamente a  frase: Nos versos em que há indicações do que se deve fazer para confeccionar o pão, os verbos estão no

(A) tempo presente.

(B) infinitivo.

(C) tempo passado.

(D) imperativo.

3. No poema RECEITA de pão, percebemos um uso poético das palavras, que se diferencia de uma receita culinária comum.

Assinale as alternativas que comprovem o uso poético das palavras:

(A) “derrame a farinha e o sal”;

(B) “que o tempo faça sua dança”;

(C) “até que o perfume do pão”;

(D) “um pouco da alma do que é etéreo”.

4 Comentários e Recomendações Pedagógicas / Avaliação de Língua Portuguesa / Produção Textual – 9º ano do Ensino Fundamental

3ª EtapaVocê deve ter percebido que o texto de Roseana Murray é uma receita diferente, pois, além de ensinar a fazer o pão, também é um poema. É comum lermos recei-tas culinárias que trazem duas partes bem definidas: ingredientes e modo de fazer, como no texto a seguir:

PUDIM GELADO COM CALDA

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 vidro (200ml) de leite de coco 1 caixa de Maria Mole 1 xícara de água

MODO DE PREPARO

Aqueça a água, dissolva o pó da Maria Mole e juntamente com os demais ingre-dientes, bata tudo no liquidificador.

À parte, derreta 3 colheres de açúcar numa frigideira. Coloque, se necessário, um pouco de água, deixe ferver e derrame numa forma própria de pudim (aquela com o furo no meio). Jogue na forma a mistura do liquidificador, leve à geladeira, espere gelar, desenforme e sirva.

DICA: Enquanto o  açúcar está derretendo você pode colocar umas folhas de laranja na frigideira para dar um realce ao sabor do açúcar caramelizado.

Comentários e Recomendações Pedagógicas / Avaliação de Língua Portuguesa / Produção Textual – 9º ano do Ensino Fundamental 5

4ª Etapaa) Escolha um dos temas:

•   “Beijinho de primeira vez”, para entregar à pessoa por quem você está apaixonado(a).

•   “Para ser um bom amigo”, para entregar a um(a) amigo(a).

•   “Como ser um atleta invejável”, para entregar a alguém que esteja se ini-ciando em uma modalidade esportiva.

•   “Como se sair bem num teste para bolsa de estudo”, para alguém que esteja concorrendo a uma bolsa de estudo em informática.

b) Agora, invente sua receita. Você pode seguir a estrutura do texto “RECEITA de pão” ou a do “Pudim Gelado com Calda”. Pense nos ingredientes e no modo de preparo, de acordo com a  escolha que você fez entre os temas acima. Dê um título sugestivo a seu texto.

Recomendações:

1 Faça um rascunho.

2 Verifique se o leitor de seu texto compreenderá o que você escreveu.

3 Passe o rascunho a limpo, utilizando caneta azul ou preta.

4 Capriche na letra!

5 Não se esqueça do título.

6 Comentários e Recomendações Pedagógicas / Avaliação de Língua Portuguesa / Produção Textual – 9º ano do Ensino Fundamental

Comentários e Recomendações Pedagógicas

Texto instrucional é aquele que se propõe a orientar a realização de alguma tarefa. Para conhecer mais esse gênero trabalhado, há que se ter em mente suas principais características, como a que sugere uma composição em duas ou mais partes específicas (o que é necessário para executar a tarefa, a forma de execução); a sequência de tarefas a serem realizadas em absoluta ordem; a organização em itens ou em lista com orientação passo a passo; a objeti-vidade e clareza em cada item; a construção de frases curtas em linguagem precisa; a possível utilização de desenhos para auxiliar a realização das tarefas; e o emprego de verbos em tempos específicos (imperativo, infinitivo pessoal).

São exemplos desse gênero: bulas de remédio, receitas médicas e culinárias, manuais que acompanham eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, instru-ções de montagem de móveis ou aeromodelos, regulamentos, regras de jogos etc.

Essa proposta de produção textual pode revelar, principalmente, entre outras, a dificuldade dos alunos em organizar frases concisas, objetivas, livres de ambiguidades.

Após a realização dessa produção de texto, vem à tona a seguinte questão: quais intervenções deve o professor realizar para que o aluno seja um produ-tor competente de textos instrucionais e utilize os elementos básicos de sua composição?

Sugere-se, a princípio, o trabalho com sequências didáticas, em sala de aula. Nesse sentido, além das receitas, bulas de remédio são textos ricos para a per-cepção e apreensão dos alunos, no que diz respeito aos requisitos básicos de leitura do gênero em questão. É importante verificar o que eles conhecem da configuração desse texto. A partir disso, a sugestão é a de que a classe traga bulas de remédio e, durante a aula, o professor analise com os alunos os textos. Como estratégia de leitura, questionamentos, como os a seguir, são pertinen-tes para instigar e estimular o reconhecimento das particularidades do gênero em estudo:

Quais as partes de uma bula de remédio?

Qual o objetivo do texto?

A quem se dirige?

Que palavras são desconhecidas?

Quais são as expressões que indicam as sequências das ações?

Que tipo de verbo é empregado nesse texto?

Qual o significado da(s) abreviatura(s) que aparecem nos textos?

Comentários e Recomendações Pedagógicas / Avaliação de Língua Portuguesa / Produção Textual – 9º ano do Ensino Fundamental 7

Para que serve a bula de um remédio?

Por que é importante ler a bula do remédio?

Quais as informações contidas na bula que não se pode deixar de ler? Quem é o provável leitor de uma bula de remédio?

Onde são encontradas as bulas de remédio?

Após o levantamento das respostas às questões, apresentar o texto “Balas para o Crescimento”, fazer a leitura e discutir com a turma em que ele se assemelha (ou não) às bulas de remédio, se possível, fazendo anotações na lousa para que todos visualizem as observações surgidas:

Balas para Crescimento

INFORMAÇÕES AO PACIENTE: Este medicamento deve ser mantido ao alcance de crianças, adultos e idosos para ser usado sempre que necessário.

APRESENTAÇÃO: Pacote com 50 balas coloridas.

COMPOSIÇÃO: Cada bala contém ingredientes em grandes dosagens.Amizade mg de verdadeAmor mg incondicionalBeleza mg do coraçãoEsperança mg de determinaçãoFraternidade mg de compaixãoHumildade mg de simplicidadeCompanheirismo mg de boas atitudesOutras virtudes mg sem limites

INDICAÇÕES:Bala rosa – traz para você a simpatia das pessoas à sua volta.Bala branca – acalma a agitação e garante a paz.Bala vermelha – combate o desânimo.Bala verde – é vacina para quem estiver aborrecido e magoado.Bala amarela – ajuda a pensar na solução de problemas.Bala azul – acalma, reforça o bem-estar e o sossego.

CONTRA INDICAÇÕES: Pessoas egoístas e mesquinhas que não se dão a opor-tunidade de mudar.

REAÇÕES ADVERSAS: Pode causar dependência. Durante o tratamento, o paciente poderá apresentar sintomas de bem-estar e verificar que está se tor-nando uma pessoa melhor.

8 Comentários e Recomendações Pedagógicas / Avaliação de Língua Portuguesa / Produção Textual – 9º ano do Ensino Fundamental

POSOLOGIA: Crianças, ingerir uma bala diferente uma vez por dia. Adultos, ingerir todas as balas duas vezes por dia.

VALIDADE: Agora e sempre.

Após o trabalho de leitura, localização de informações e reconhecimento da forma composicional do gênero bula, o professor pode solicitar a criação de um medicamento fictício, como uma bula que, fundamentalmente, apresente a estrutura do gênero pelas características das informações estudadas.

Para isso, a turma pode ser organizada em grupos e a cada um são dadas as orientações abaixo:

- 1º grupo: criar um colírio para quem utiliza a INTERNET, sem os devidos cui-dados, e tratar pessoas de possíveis “vírus”.

- 2º grupo: criar um xarope para dar ideias e tratar pessoas sem imaginação.

- 3º grupo: criar pastilhas para ter muitos amigos e tratar pessoas muito solitárias.

- 4º grupo: criar comprimidos para ser bom aluno e tratar pessoas com dificul-dade ou desinteresse em estudar.

- 5º grupo: criar pílulas para viver bem e tratar pessoas tristes, desmotivadas ou sem objetivos na vida.

Não se esqueça de solicitar à turma:

1. a criação de um nome fictício ao remédio inventado;

2. a escrita da bula.

A fim de socializar os trabalhos, sugere-se que o professor promova a leitura dos textos, organize cartazes e os exponha em murais da escola, ou em outros meios que a escola dispuser.

Para a orientação e correção das produções textuais, além da sequência didática apresentada, sugere-se, ainda, o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em que se pode encontrar o GUIA DE REDAÇÃO DE BULA.

Comentários e Recomendações Pedagógicas / Avaliação de Língua Portuguesa / Produção Textual – 9º ano do Ensino Fundamental 9

Orientações para correção das redações

Para a correção da receita, solicitada na Prova de Produção Textual, sugere-se o quadro a seguir:

Critérios Descritores (Receita) Pontuação

1. Adequação ao tema

- Atende ao tema proposto.

- O título é adequado ao conteúdo do texto.

- Quanto ao conteúdo, o texto: ∙ apresenta explicação detalhada de como

fazer determinada tarefa; ∙ é criativo, inovador .

2,0

2. Adequação às caracte-rísticas do gênero

- Obedece à estrutura do gênero receita: título, ingredientes e modo de fazer ou de preparo.

- Apresenta verbos no imperativo (no modo de fazer e/ou de preparo).

- Utiliza variante linguística adequada ao tipo de texto e à situação de interlocução.

3,0

3. Construção da coesão / coerência

- Utiliza períodos curtos e articulados.

- Utiliza partículas temporais para ordenar a sequência de ações.

- Utiliza adequadamente a pontuação e a para-grafação.

- Utiliza sinônimos para evitar repetição de deter-minadas palavras.

3,0

4. Uso das normas e con-venções da variedade padrão

- Respeita às normas gramaticais de ∙ sintaxe de concordância e regência; ∙ pontuação; ∙ flexão verbal.

- Utiliza as convenções da escrita: ∙ ortografia e acentuação; ∙ maiúsculas e minúsculas.

2,0

10 Comentários e Recomendações Pedagógicas / Avaliação de Língua Portuguesa / Produção Textual – 9º ano do Ensino Fundamental

Referências bibliográficasPrograma Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 3 – TP3: gêne-ros e tipos textuais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008, p. 167 e 168. (adaptado)

Site Pesquisadohttp://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/e7ad858047458ed497f1d73fbc4c6735/guia_redacao.pdf?MOD=AJPERES

Comentários e Recomendações Pedagógicas / Avaliação de Língua Portuguesa / Produção Textual – 9º ano do Ensino Fundamental 11

Avaliação da Aprendizagem em Processo Comentários e Recomendações Pedagógicas – Língua Portuguesa

Coordenadoria de Gestão da Educação BásicaCoordenadora: Maria Elizabete da Costa

Coordenadoria de Informação, Monitoramento e AvaliaçãoCoordenadora: Maria Lucia Barros de Azambuja Guardia

CIMA – Departamento de Avaliação EducacionalDiana Yatiyo MizoguchiMaria Julia Figueira FerreiraWilliam Massei

CGEB – Língua Portuguesa Clarícia Akemi EgutiIdê Moraes dos SantosJoão Mário SantanaKátia Regina PessoaMara Lúcia DavidRoseli Cordeiro CardosoRozeli Frasca Bueno Alves

Elaboração – Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de EnsinoGraciana B.Inácio Cunha, Edilene Bachega R. Viveiros, Letícia M. de Barros L. Viviani, Maisa Kame-gawa Borazio, Sônia Maria Rodrigues, Márcia Regina Xavier Gardenal, Andrea Righeto, Eliane Cristina Gonçalves Ramos, Angela Maria Baltieri Souza, Elizabete Cristina de Brito, Patrícia Fer-nanda Morande Roveri, Virgínia Nunes de Oliveira Mendes, Maria Márcia Zamprônio Pedroso, Maria José de Miranda Nascimento, Luciana de Paula Diniz, Moacir Martins Gonçalez, Luiz Edu-ardo Divino, Maria Cristina Cunha R. Costa, Magda Regina Pereira Bizio, Ademilde Ferreira de Souza, Ronaldo Cesar Alexandre Formici.

Elaboração, Revisão e Leitura CríticaClarícia Akemi Eguti, Idê Moraes dos Santos, Katia Regina Pessoa, João Mário Santana, Mara Lúcia David, Roseli Cordeiro Cardoso, Rozeli Frasca Bueno Alves, Andrea Righeto, Jane Rúbia Adami, Marcos Rodrigues Ferreira.