autora: ivana ap. ribeiro...

24
Contabilidade Gerencial Autora: Ivana Ap. Ribeiro Canata Tema 04 Fluxo de Caixa

Upload: lamtuong

Post on 12-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Contabilidade GerencialAutora: Ivana Ap. Ribeiro Canata

Tema 04Fluxo de Caixa

seções

Tema 04Fluxo de Caixa

Como citar este material:CANATA, Ivana Ap. Ribeiro. Contabilidade Gerencial: Fluxo de Caixa. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.

SeçõesSeções

Tema 04Fluxo de Caixa

5

Conteúdo

Nessa aula você estudará:

• A projeção das entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa.

• Avaliar e monitorar o desempenho do fluxo de caixa.

• A projeção do fluxo de caixa operacional.

• A importância do fluxo de caixa diário.

CONTEÚDOSEHABILIDADES

Introdução ao Estudo da Disciplina

Caro(a) aluno(a).

Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil, do autor Clóvis Luis Padoveze, editora Atas, 2010, Livro-Texto n.

Roteiro de Estudo:

Ivana Ap. Ribeiro CanataContabilidade Gerencial

6

Habilidades

Ao final, você deverá ser capaz de responder as seguintes questões:

• Como a elaboração do relatório de fluxo de caixa será importante na informação contábil?

• Como elaborar o fluxo de caixa diário e fluxo de caixa mensal?

• Quais os pontos básicos para elaboração do relatório de fluxo de caixa?

CONTEÚDOSEHABILIDADES

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa tem como característica a operação técnica em entrada e saída de dinheiro no caixa, em termos de produção, controle e utilização dos recursos, transferências e venda de produtos e serviços produzidos pela atividade da organização.

A demonstração de fluxo de caixa (DFC) elaborada após as duas demonstrações financeiras básicas, geralmente é a menos utilizada e compreendida?. O DFC detalhará os motivos que a quantidade de caixa e equivalente de caixa muda durante o período contábil. Especificamente, refletirá as mudanças em caixa que serão afetadas por atividades operacionais, investimentos e atividades financeiras.

Segundo o autor Padoveze (2010), “É importante lembrar que o fluxo de caixa pode ser elaborado por consulta de reacumulação de dados das contas representativas das disponibilidades, bancos e aplicações financeiras”.

O fluxo de caixa servirá como um relatório gerencial básico, para evidenciar as estimativas, como por exemplo, “quando”? (data) e “quanto”? (em R$) para aplicação e captação do dinheiro disponível para evitar a inatividade desses recursos.

LEITURAOBRIGATÓRIA

7

LEITURAOBRIGATÓRIAQuando da projeção do fluxo de caixa, deverá ser avaliado os valores previstos para serem pagos ou recebidos naquela data, involuntariamente do período de ocorrência que os geraram, ou seja, regime de caixa. Lembrando, que a contabilidade acompanha o regime de competência, com a particularidade de registrar os valores dos fatos no dia em que incidiu o fato gerador.

Fluxo de Caixa Diário

A gestão do fluxo de caixa diário poderá ser elemento primordial para o setor gerencial e financeiro, com a responsabilidade pelos seus dados.

Muitas vezes, o Sistema de Informação Contábil não será desenvolvido para que os gestores possam analisar os saldos diários, devido ao custo/beneficio, sendo o setor da tesouraria a responsável pelos registros de dados diários.

O lançamento das disponibilidades bancárias e financeiras poderá ser realizado diretamente no sistema de informação contábil.

Fluxo de Caixa Mensal

O fluxo de caixa mensal interage com os movimentos mensais das diversas contas da empresa, caracterizando como um acontecimento fundamental para monitoramento e controle dos recursos da empresa juntamente com o balanço patrimonial e a demonstração de resultados.

Apresentação do relatório de fluxo de caixa

Nesse tópico primeiramente precisamos entender que será mais importante do que elaborar uma planilha com as estimativas dos saldos diários de caixa, a apresentação do relatório de fluxo de caixa como ferramenta de análise e adquirir informações sobre a conjuntura financeira futura da organização.

Fundamentalmente o relatório de fluxo de caixa deverá ser segmentado em três grandes áreas (PADOVEZE, 2010):

8

I. Atividades Operacionais

II. Atividades de Investimentos

III. Atividades de Financiamentos

Atividades Operacionais - composta dos registros dos dados de recebimento e pagamento caracterizados da demonstração de resultados e vinculadas as informações do ativo e passivo circulante que simularão as necessidades de capital de giro da empresa.

Atividades de Investimentos – composta dos dados do ativo permanente ou do realizável em longo prazo, focalizando o conceito de ativo como aplicações de recursos.

Atividades de Financiamentos – composta dos dados do exigível em longo prazo e do patrimônio líquido, focalizando o conceito de passivo como fontes de recursos.

Para projeção os resultados futuros do saldo de caixa da empresa, o responsável poderá utilizar diversos modelos de planilhas de fluxo de caixa citados em várias bibliografias.

A planilha gerencial apresentada abaixo será baseada no modelo tradicional de projeção do fluxo de caixa operacional:

LEITURAOBRIGATÓRIA

9

LEITURAOBRIGATÓRIAFLUXO DE CAIXA PROJETADO – MODELO TRADICIONAL

EMPRESA:

PERIODO DE ABRANGENCIA:FATORES/DIAS/MESES DIA/MÊS 1 DIA/MÊS 2 DIA/MÊS 3

SALDO INICIAL DE CAIXA 1.000 2.000 3.000

2) INGRESSOS OU ENTRADAS DE CAIXA (TOTAL)2.1 Recebimentos vendas a vista2.2 Recebimentos vendas a prazo2.3 Resgate de aplicações financeiras2.4 Liberação de empréstimos2.5 Aporte de capital pelos sócios2.6 Juros recebidos de clientes por atraso 2.7 Outros recebimentos

6.525

1.2003.000

500 --1.800

25 --

6.063

8004.200

1.033 -- --

30 --

6.770

4.2002.000

570 -- --

-- --

3) DESEMBOLSOS OU SAIDAS DE CAIXA (TOTAL)3.1 Pagamentos compras a vista3.2 Pagamentos compras a prazo3.3 Salários e encargos sociais3.4 Juros pagos a fornecedores3.5 Tributos sobre receitas3.6 Tributos sobre o lucro3.7 Tributos sobre propriedade3.8 Tributos3.9 Energia elétrica, água3.10 Outros pagamentos

2.662

2001.300 500 300 200 -- 12 -- 140 10

1.700

450 200 500 300 220 -- -- -- 120 --

1.854

40 400 540 320 340 30 -- -- 150 9

4) Saldo Previsto (1+2-3) 4.863 6.273 7.910

5) Saldo Final Desejado 2.000 3.000 4.000

6) Empréstimos a Captar (se 4<5) -- -- --

7) Aplicação do Excedente (se 4>5) 2.863 3.273 3.916

8) Saldo Final de Caixa do Período 2.000 3.000 4.000

Tabela 1 Fluxo de Caixa Projetado (Modelo Tradicional)

10

Aspectos Operacionais e Demonstração dos Cálculos integrados

- Vendas e compras, brutas ou líquidas dos impostos.

Um fluxo de caixa representará a ativa entrada ou saída de recursos, importâncias pagas ou recebidas, não implicando se estão com ou sem impostos. Sendo assim, no grupo de contas de despesas, deverá demonstrar o total das compras brutas e os impostos pagos juntamente com os valores das mercadorias.

O mesmo raciocínio se dará para a venda dos produtos, onde deverão ser registrados pelos valores das mercadorias vendidas mais os impostos.

Exemplo – Recebimento de Clientes (PADOVEZE, 2010)

Fórmula Integrada

RUBRICA VALOR FONTE DE INFORMAÇÃO

Receita Operacional Bruta 14.627.372 Demonstração de Resultado

(+) Clientes – Saldo Inicial 3.128.900 Balanço Patrimonial

(-) Clientes – Saldo Final 3.566.843 Balanço Patrimonial

= Recebimentos Clientes 13.829.429

A fórmula deve ser estendida com outros eventos contábeis, tais como:

(+) Juros de duplicatas recebidas em atraso

(-) Descontos concedidos em duplicatas a receber

(+) Saldo Final de Adiantamentos de Clientes

(-) Saldo Inicial de Adiantamentos de Clientes

LEITURAOBRIGATÓRIA

11

Exemplo: Pagamentos a Fornecedores (PADOVEZE, 2010)

Fórmula Integrada:

RUBRICA VALOR FONTE DE INFORMAÇÃO

Consumo de Materiais 2.684.720 Demonstração Resultados

(+) Estoques – Saldo Final 1.524.948 Balanço Patrimonial

(-) Estoques – Saldo Inicial 948.000 Balanço Patrimonial

(+) Fornecedores – Saldo Inicial 713.600 Balanço Patrimonial

(-) Fornecedores – Saldo Final 715.936 Balanço Patrimonial

(+) Impostos sobre compras 1.033.949 Conta Adicional

(=) Pagamento a Fornecedores 4.293.281

A maior preocupação do gestor no fluxo de caixa projetado deverá ser focalizada na área gerencial, no sentido de saber o que ocorrerá com as disponibilidades da empresa em um determinado período de tempo, conhecendo a vital importância de analisar a movimentação sucedida em um período concluído para que possa antecipar o acontecimento de prováveis problemas.

LINKSIMPORTANTES

Quer saber mais sobre o assunto? Então:

Vídeos:

Acessar o vídeo de José Carlos Marion sobre Demonstração de Resultados. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xkl171yFyOU>. Acesso em: 02 jan. 2014.

Demonstração do Resultado do Exercício – Prof. Dr. José Carlos Marion. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ipUuFCrmUXk>. Acesso em: 02 jan. 2014.

LEITURAOBRIGATÓRIA

12

Instruções:

Chegou a hora de você exercitar seu aprendizado por meio das resoluções das questões deste Caderno de Atividades. Essas atividades auxiliarão você no preparo para a avaliação desta disciplina. Leia cuidadosamente os enunciados e atente-se para o que está sendo pedido e para o modo de resolução de cada questão. Lembre-se: você pode consultar o Livro-Texto e fazer outras pesquisas relacionadas ao tema.

AGORAÉASUAVEZ

Questão 1:

Os Demonstrativos Contábeis e sua Inserção no Cenário Econômico

Alexandre Assaf Neto

É entendido que o problema do fenômeno inflacionário não recai sobre a taxa percentual periodicamente calculada. Ao contrario, se estabelece a partir do entendimento do processo de perda do poder aquisitivo que a inflação determina nos agentes econômicos. De forma mais significativa, o empobrecimento da capacidade de compra não é linear, evidenciando-se com diferentes intensidades. Como resultados, são estabelecidos profundos e danoso desequilíbrio na economia, afunilando mais pronunciamento o topo da pirâmide

de rendimentos. A informação contábil pura, produzida consoante o princípio do custo histórico, torna-se perigosamente enganosa em ambientes inflacionários, disseminando em muitos um permanente estado de ilusão monetária. Ao confiarem honestamente nos “puristas” dos valores históricos, as pessoas passam a admitir que estão obtendo ganhos em seus negócios, sem se darem conta (ou observarem tardiamente) da realidade do conhecimento. Os resultados operacionais que a Contabilidade com correção monetária e Demonstração de Resultados (e não alternativamente de Fluxo de Caixa) procura revelar são aqueles originados estritamente da atividade empresarial, independentemente da forma pela qual a empresa encontra-se financiada.

13

AGORAÉASUAVEZApós a leitura do artigo e de acordo com o aprendizado diante da leitura obrigatória, como deverá ser segmentado o relatório do fluxo de caixa estruturado nos relatórios principais, balanço patrimonial e a demonstração de resultado.

Questão 2:

Caso seja um gerente de uma grande empresa, perceberá que manter-se informado a respeito das projeções do fluxo de caixa será de grande importância para a tomada de decisão.

Assinale a alternativa correta:

O fluxo de caixa representa a movimentação de dinheiro e o fluxo de fundos representa

a) A movimentação das disponibilidades.

b) A movimentação do capital de giro.

c) A situação do capital de giro.

d) A movimentação de itens do ativo realizável em longo prazo.

e) N.d.a.

Questão 3:

Assinalar a alternativa correta: Com rela-ção aos regimes de competência e de cai-xa, poderemos afirmar que:

a) Ambos medem o lucro operacional.

b) O regime de competência mede o resultado econômico e o regime de caixa o resultado financeiro.

c) Ambos medem a liquidez no curto prazo.

d) N.d.a.

Questão 4:

Em termos de avaliação de estoques, devemos lembrar que:

a) Os princípios de TCQ, muito mais importante do que os aspectos financeiros da manutenção de estoques.

b) O baixo nível de estoques e consequentemente alta rotação conduzirão a que os valores dos estoques no balanço patrimonial terminem.

c) O tratamento adequado nos valores dos insumos e dos estoques, principalmente da demonstração de resultados para obter a correto mensuração do lucro.

d) Os valores da demonstração dos resultados são obtidos pelo somatório de todas as transações ocorridas.

14

AGORAÉASUAVEZQuestão 5:

Dentro da eficácia nas decisões financeiras, a contabilidade gerencial gira em torno do planejamento, controle, gestão de ativos e gestão de passivos. Assim não é correto afirmar:

a) No planejamento financeiro, são evidenciadas as necessidades de expansão da empresa e a identificação de eventuais desajustes futuros.

b) No controle financeiro é avaliado todo o desempenho da empresa e feitas também análises de desvios que venham a ocorrer entre os resultados previstos e realizados.

c) A administração de ativos como objetivo obter a melhor estrutura, em termos de risco e retorno, dos investimentos empresariais, e proceder a um gerenciamento eficiente de seus valores.

d) A administração de passivo está associada à gestão da liquidez e capital de giro, em que são avaliadas eventuais defasagens entre entrada e saída de dinheiro de caixa.

Questão 6:

A empresa ABC exibiu as demonstrações financeiras dos exercícios sociais encerrados em 31-12-X1, 31-12-X2 e 31-12-X3. Para avaliar a atividade operacional

da empresa, serão necessárias algumas informações.

a) Classificar ativo circulante, sendo:

a. (O) operacional

b. (N) Não operacional.

ATIVO

ATIVO CIRCULANTE

Caixa e Bancos ( )

Aplicações de liquidez imediata ( )

Contas a receber de clientes ( )

Impostos a recuperar - IPI e ICMS ( )

Estoques ( )

Prêmios de seguros apropriar ( )

ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

Empréstimo compulsório

ATIVO PERMANENTE

Investimentos

Imobilizado

Diferido

TOTAL DO ATIVO

Questão 7:Classificar o passivo circulante, sendo:

15

a. (O) operacional

b. (N) Não operacional.

PASSIVO CIRCULANTE

Empréstimos e financiamentos ( )

Fornecedores ( )

Salários e encargos sociais ( )

Obrigações fiscais - IPI, ICMS e outros ( )

Provisão para imposto de renda ( )

Adiantamentos de clientes ( )

Dividendos propostos ( )

Provisão p/ férias e 13º salário ( )

PASSIVO EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

Financiamentos bancários

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Capital social

Reservas de capital

Reservas de lucros

Lucros (prejuízos) acumulados

TOTAL DO PASSIVO

Questão 8:

A Cia Diversificada estará realizando o seu balanço patrimonial em 31.12.X2, confor-me abaixo:

BALANÇO PATRIMONIAL CIA DIVERSI-FICADA – 31/12/X2

ATIVO

Caixa 2.000

PASSIVO + PL

Fornecedores 7.000

Moveis 3.500 Empréstimos 2.000

Estoques 1.000 Contas a Pagar 500

Duplicatas 9.000

PL

Capital 9.000

Lucros Acumulados 2.000

11.000TOTAL 20.500 TOTAL 20.500

Com base no Balanço Patrimonial, classificar por ordem (1, 2, 3) e informar o valor correspondente, preencher abaixo:

- Valor das obrigações; Valor da riqueza da empresa; Valor dos bens e direitos; valor do capital próprio; valor do capital a disposição da empresa, valor das origens e das aplicações, valor dos recursos aplicados e valor do capital de terceiros.

Classificação Nomenclatura Valor R$

AGORAÉASUAVEZ

16

Questão 9:

A empresa XX apresentará os seguintes balanços no dia 31/12/X1 e 31/12/x2

a) Elaborar a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) com a va-riação das duas datas (X1 E X2)

ATIVO 31/12/x1 31/12/x2Disponibilidades 675 720Duplicatas a receber 6.300 3.500Estoques 2.625 2.580Ativo Circulante 9.600 6.800Imobilizado 4.560 2.400(-) Depreciação Acumulada (945) (480)

Ativo Permanente 3.615 1.920ATIVO TOTAL 13.215 8.720Fornecedores 1.800 1.200Provisão IR 600 200Empréstimos 3.000 1.800Passivo Circulante 5.400 3.200Financiamento a Longo Prazo 1.965 1.320

Capital 3.150 2.400Reservas e Lucros Acumulados

2.700 1.800

Patrimônio Líquido 5.850 4.200Passivo + PL 13.215 8.720

Questão 10:

Com base no Balanço Patrimonial da em-presa XX na questão 09, elaborar a De-monstração de Resultados com a variação das contas (X1 e x2).

AGORAÉASUAVEZ

17

Na parte IV relacionado ao tema Fluxo de Caixa, você aprendeu sobre a importância do fluxo de caixa para a tomada de decisão de uma empresa e como o fluxo de caixa poderá auxiliar o profissional de contabilidade no sentido de zelar pela continuidade da empresa, onde o objetivo principal será em como captar e aplicar os recursos da empresa com a melhor taxa de juros do mercado.

Caro aluno, agora que o conteúdo dessa aula foi concluído, não se esqueça de acessar sua ATPS e verificar a etapa que deverá ser realizada. Bons estudos!

ASSAF, Alexandre Neto & LIMA, Fabiano Guasti. Curso de Administração Financeira – 2ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2011.

GROPELLI, A. A. & NIKBAKHT. Administração Financeira: Programa Livro Texto, PLT – Edição Customizada – São Paulo: Saraiva – 2012.

PADOVEZE, Clóvis Luis - Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil - Atlas – São Paulo - 7ª ed. 2010.

FINALIZANDO

REFERÊNCIAS

18

GLOSSÁRIO

Capital de Giro: é a soma de recursos, em dinheiro ou em estoque de giro, que dispõe uma empresa para satisfazer suas obrigações.

Fluxo de Caixa: O pagamento ou recebimento efetivo o dinheiro por uma empresa ou instituição governamental.

Patrimônio Líquido: é o total do Ativo menos suas obrigações com terceiros (dívidas de curto e longo prazo).

Regime de Caixa: são transações registradas quando há desembolso ou recebimento de disponibilidades na empresa.

Regime de Competência: são transações registradas à medida que são realizadas, tenha disponibilidade ou não.

GABARITO

Questão 1

Resposta: Resposta pessoal.

Questão 2

Resposta: Alternativa A.

19

GABARITOQuestão 3

Resposta: Alternativa B.

Questão 4

Resposta: Alternativa B.

Questão 5

Resposta: Alternativa D.

Questão 6

Resposta:

ATIVO

ATIVO CIRCULANTE

Caixa e Bancos (N)

Aplicações de liquidez imediata (N)

Contas a receber de clientes (O)

Impostos a recuperar - IPI e ICMS (O)

Estoques (O)

Prêmios de seguros apropriar (O)

ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

Empréstimo compulsório

ATIVO PERMANENTE

Investimentos

Imobilizado

Diferido

TOTAL DO ATIVO

20

Questão 7

Resposta:

PASSIVO CIRCULANTE

Empréstimos e financiamentos ( N )

Fornecedores ( O )

Salários e encargos sociais ( O )

Obrigações fiscais - IPI, ICMS e outros ( O )

Provisão para imposto de renda ( N )

Adiantamentos de clientes ( O )

Dividendos propostos ( N )

Provisão p/ férias e 13º salário ( O )

PASSIVO EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

Financiamentos bancários

PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Capital social

Reservas de capital

Reservas de lucros

Lucros (prejuízos) acumulados

TOTAL DO PASSIVO

GABARITO

21

Questão 8

Resposta:

Valor dos bens e direitos 1 20.500

Valor as obrigações 2 9.500

Valor da riqueza empresa 3 11.000

Valor do capital próprio 4 9.000

Valor do capital de terceiros 5 9.500

Valor do capital a disposição da empresa 6 20.500

Valor dos recursos aplicados 7 20.500

Valor das origens e das aplicações 8 20.500

Questão 9

Resposta:

DOAR

A – Origens de Recursos

Proveniente de:

Fornecedores 600

Empréstimos 1.200

Provisão IR 400

Financiamento Longo Prazo 645

Patrimônio Líquido 1.650

Total 4.495

B – Aplicações de Recursos

Valores a Receber 2.800

Estoques 45.000

Imobilizado 1.695

Total 4.540

Variação nas Disponibilidades (A – B) (45)

GABARITO

22

Questão 10

Resposta:

Receitas de Vendas 20.200

CPV (Custo Prod. Vendidos) (12.000)

Lucro Bruto 8.200

Despesas com Vendas (2.500)

Despesas Administrativas (2.950)

Despesa Depreciação (465)

Lucro Operacional 2.285

Despesas Financeiras (785)

Lucro Antes do IR 1.500

Provisão do IR (600)

Lucro Líquido 900

GABARITO