aula_12 legis tributaria afrb 2014

Upload: mauro-valim

Post on 19-Oct-2015

55 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 1

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO Ol, concursando! Conforme prometido, vamos testar nossos conhecimentos por meio de dois simulados, com quinze questes inditas cada um. Sero, ao todo, duas questes sobre os conceitos fundamentais do imposto de renda, oito sobre o IRPF, dez sobre o IRPJ e dez sobre o IPI. Fique atento, pois em breve eu irei disponibilizar uma sntese das alteraes promovidas pela Medida Provisria n 627, de 2013.

    1. SIMULADO I ..................................................................................... 2

    2. SIMULADO II.................................................................................. 12

    3. QUESTES COMENTADAS DO SIMULADO I ..................................... 23

    4. QUESTES COMENTADAS DO SIMULADO II .................................... 43

    5. GABARITO ...................................................................................... 63

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 2

    1. SIMULADO I

    1. Assinale as proposies abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opo que contm a sequncia correta.

    ( ) Em atendimento s normas constitucionais, para fins de incidncia do imposto de renda, os maiores rendimentos devem ser tributados com maior intensidade, atendendo-se, assim, ao princpio da seletividade.

    ( ) Os critrios da generalidade e da universalidade, especficos do imposto de renda, constituem desdobramentos do princpio da isonomia tributria.

    ( ) O princpio constitucional da anterioridade nonagesimal constitui limitao a ser observada pela lei que majora o imposto de renda, no sendo de impedir sua produo de efeitos no perodo de noventa dias contados da data de sua publicao.

    ( ) Imposto de competncia da Unio tem como fato gerador a aquisio jurdica de disponibilidade econmica de renda ou proventos de qualquer natureza.

    a) V, F, V, V

    b) F, V, F, F

    c) F, V, F, V

    d) V, F, F, F

    e) F, F, F, F

    2. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Fsicas, assinale a alternativa correta:

    a) As pessoas fsicas ausentes no exterior a servio do Pas, que recebam rendimentos do trabalho assalariado, em moeda estrangeira, de autarquias ou reparties do Governo brasileiro situadas no exterior, esto sujeitas tributao como residentes no exterior.

    b) A pessoa fsica proveniente do exterior que ingressar no Brasil, com visto temporrio para trabalhar e vnculo empregatcio, somente tributada pelo imposto de renda brasileiro se permanecer no Pas por perodo superior a cento e oitenta e trs dias.

    c) No esto isentos do imposto de renda brasileiro os rendimentos do trabalho percebidos por servidor no brasileiro de embaixada, consulado e reparties oficiais de outros pases no Brasil, mesmo quando no pas de sua nacionalidade for dado igual tratamento a brasileiros que ali exeram idnticas funes.

    d) So tributveis os rendimentos recebidos por residentes ou domiciliados no Brasil que prestem servios a embaixadas, reparties consulares, misses

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 3

    diplomticas ou tcnicas ou a organismos internacionais de que o Brasil faa parte.

    e) Esto isentos do imposto de renda brasileiro os rendimentos do trabalho e os ganhos de capital produzidos no Pas percebidos por servidores diplomticos de governos estrangeiros, independentemente de haver no pas de sua nacionalidade igual tratamento a brasileiros que ali exeram idnticas funes.

    3. Assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. Os valores recebidos a ttulo de frias gozadas pelo trabalhador a cada ano, e do respectivo abono, por representarem a expresso de direitos constitucionalmente assegurados, no so includas no cmputo do rendimento bruto sujeito incidncia do imposto de renda.

    II. No so tributveis os rendimentos percebidos por garimpeiros na venda de metais preciosos, pedras preciosas e semipreciosas por eles extrados, desde que a empresa adquirente seja legalmente habilitada para a atividade.

    III. Os valores recebidos a ttulo de lucros cessantes, devido a seu carter claramente indenizatrio, e os rendimentos recebidos na forma de bens, por no representarem efetivo ingresso de dinheiro no patrimnio da pessoa fsica, no so tributveis pelo imposto de renda.

    IV. Do imposto de renda apurado pela pessoa fsica na declarao anual de rendimentos poder ser deduzida a contribuio patronal efetivamente paga Previdncia Social pelo empregador domstico, independentemente do nmero de empregados a servio do contribuinte.

    a) V, V, V, V

    b) V, V, F, V

    c) F, F, F, F

    d) F, F, V, F

    e) F, V, V, F

    4. Assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. A deduo anual da base de clculo do Imposto de Renda das Pessoas Fsicas relativa s contribuies para a Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios limitada a 12% do total dos rendimentos computados na determinao da base de clculo do imposto devido na declarao de rendimentos.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 4

    II. O contribuinte que perceber rendimentos do trabalho no assalariado poder deduzir, da receita decorrente do exerccio da respectiva atividade, as despesas de custeio pagas, necessrias percepo da receita e manuteno da fonte produtora.

    III. Na determinao da base de clculo sujeita incidncia mensal do imposto, pode ser deduzida do rendimento tributvel a quantia fixada em lei, por dependente. Nessa condio se enquadram os pais, os avs ou os bisavs, desde que no aufiram rendimentos, tributveis ou no, superiores ao limite de iseno mensal.

    IV. As pessoas fsicas que declararem rendimentos provenientes de fontes situadas no exterior podero deduzir, do imposto apurado na declarao anual, o valor cobrado pela nao de origem daqueles rendimentos, bastando para isso que comprovem a reciprocidade de tratamento em relao aos rendimentos produzidos no Brasil.

    a) V, V, V, V

    b) V, V, F, F

    c) F, F, F, F

    d) F, F, V, V

    e) F, V, V, V

    5. Assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. No so dedutveis da base de clculo mensal as importncias pagas a ttulo de despesas mdicas e de educao dos alimentandos, quando realizadas pelo alimentante em virtude de cumprimento de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente. No entanto, tais despesas podem ser deduzidas pelo alimentante na determinao da base de clculo do imposto de renda na declarao anual, a ttulo de despesa mdica ou despesa com educao, conforme o caso.

    II. A ttulo de despesas com educao, na declarao anual de rendimentos no podem ser deduzidos os pagamentos efetuados a creches, mas podem ser deduzidos os pagamentos efetuados a cursos de especializao ou profissionalizantes, do contribuinte e de seus dependentes, limitados a um valor individual fixado em lei.

    III. Em substituio a todas as dedues legais admitidas, independentemente do montante de rendimentos tributveis na declarao, o contribuinte pode optar pelo desconto simplificado, que consiste em deduo de vinte por cento dos referidos rendimentos, limitada a um valor mximo definido em lei, dispensada a comprovao da despesa e a indicao de sua espcie.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 5

    IV. Os rendimentos pagos a ttulo de dcimo terceiro salrio esto sujeitos tributao exclusiva na fonte, separadamente dos demais rendimentos do beneficirio, integralmente no ms de sua quitao, haja vista que no deve haver reteno na fonte, pelo pagamento de antecipaes.

    a) V, F, V, V

    b) V, V, V, F

    c) V, F, F, F

    d) F, F, F, V

    e) F, F, V, V

    6. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas, assinale a alternativa correta:

    a) Consideram-se pessoas jurdicas, contribuintes do imposto de renda, os mandatrios ou comissrios no Pas, quanto aos resultados das operaes ordenadas por seus comitentes domiciliados no exterior.

    b) As sociedades civis de prestao de servios profissionais relativos ao exerccio de profisso legalmente regulamentada no so tributadas pelo imposto de renda de conformidade com as normas aplicveis s demais pessoas jurdicas.

    c) So contribuintes do imposto de renda apenas as pessoas jurdicas de direito privado domiciliadas no Pas com maioria do capital detido por pessoas fsicas ou jurdicas brasileiras.

    d) As sociedades em conta de participao no tm personalidade jurdica, razo pela qual no so contribuintes do imposto de renda.

    e) Para os efeitos da incidncia do imposto de renda, as pessoas fsicas que promoverem a incorporao de prdios em condomnio ou loteamento de terrenos so equiparadas a pessoas jurdicas.

    7. Assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. No esto sujeitos ao imposto os partidos polticos, inclusive suas fundaes, e as entidades sindicais dos trabalhadores, sem fins lucrativos, desde que no distribuam qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a ttulo de lucro ou de participao no resultado e, alm disso, apliquem seus recursos integralmente no Pas, na manuteno de seus objetivos institucionais e mantenham escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatido.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 6

    II. A base de clculo do imposto, determinada segundo a lei vigente na data de ocorrncia do fato gerador, o lucro real, presumido ou arbitrado, correspondente ao perodo de apurao, trimestral como regra. No entanto, a pessoa jurdica submetida s regras do lucro real pode optar pelo pagamento do imposto em perodo anual.

    III. Integram a base de clculo todos os ganhos e rendimentos de capital, qualquer que seja a denominao que lhes seja dada, independentemente da natureza, da espcie ou da existncia de ttulo ou contrato escrito, desde que decorram de ato ou negcio previsto em norma especfica de incidncia do imposto.

    IV. No so dedutveis os pagamentos, de qualquer natureza, a titular, scio ou dirigente da pessoa jurdica, ou a parente dos mesmos, ainda que no caso de compensao por trabalho assalariado, autnomo ou profissional.

    a) V, V, V, V

    b) V, V, F, F

    c) F, F, F, F

    d) F, F, V, F

    e) F, V, V, V

    8. Considerando as disposies da legislao tributria acerca do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas, assinale a alternativa incorreta:

    a) Os lucros auferidos no exterior, por intermdio de filiais, sucursais, controladas ou coligadas sero adicionados aos lucro lquido, para determinao do lucro real, quando disponibilizados para a pessoa jurdica domiciliada no Brasil.

    b) No caso de filial ou sucursal domiciliada no exterior, os lucros sero considerados disponibilizados para a matriz no Brasil na data do balano no qual tiverem sido apurados.

    c) A pessoa jurdica poder compensar o imposto de renda incidente, no exterior, sobre os lucros, rendimentos, ganhos de capital e receitas decorrentes da prestao de servios efetuada diretamente, computados no lucro real, at o limite do imposto de renda incidente, no Brasil, sobre os referidos lucros, rendimentos, ganhos de capital e receitas de prestao de servios.

    d) As coligadas domiciliadas no exterior de empresa domiciliada no Brasil devero demonstrar a apurao dos lucros que auferirem em cada um de seus exerccios fiscais, segundo as normas da legislao brasileira.

    e) O imposto de renda retido na fonte sobre rendimentos pagos ou creditados a filial, sucursal, controlada ou coligada de pessoa jurdica domiciliada no

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 7

    Brasil, no compensado em virtude de a beneficiria ser domiciliada em pas com tributao favorecida, poder ser compensado com o imposto devido sobre o lucro real da matriz, controladora ou coligada no Brasil quando os resultados da filial, sucursal, controlada ou coligada, que contenham os referidos rendimentos, forem computados na determinao do lucro real da pessoa jurdica no Brasil.

    9. Assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. Para efeito de aplicao das disposies relativas a preos de transferncia, so consideradas pessoas vinculadas pessoa jurdica domiciliada no Brasil, sua matriz ou filial, bem assim sua controlada ou coligada, quando domiciliadas no exterior.

    II. As disposies relativas a preos de transferncia, no se aplica s operaes efetuadas por pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no Brasil, com pessoa fsica ou jurdica no vinculada, ainda que residente ou domiciliada em pas que no tribute a renda ou que a tribute a alquota mxima inferior a vinte por cento.

    III. Os juros pagos ou creditados a pessoa vinculada somente sero dedutveis para fins de determinao do lucro real at o montante que no exceda ao valor calculado com base em taxa determinada na legislao, acrescida de margem percentual a ttulo de spread, a ser definida por ato do Ministro de Estado da Fazenda com base na mdia de mercado, proporcionalizados em funo do perodo a que se referirem os juros.

    IV. Aplicam-se s operaes realizadas em regime fiscal privilegiado as disposies relativas a preos de transferncia, nas transaes entre pessoas fsicas ou jurdicas residentes e domiciliadas no Pas com qualquer pessoa fsica ou jurdica, ainda que no vinculada, residente ou domiciliada no exterior. Para esse fim, considera-se regime fiscal privilegiado aquele que conceda vantagem de natureza fiscal a pessoa fsica ou jurdica no residente sem exigncia de realizao de atividade econmica substantiva no pas ou dependncia.

    a) F, F, F, F

    b) V, V, F, F

    c) V, F, V, V

    d) F, F, V, V

    e) V, V, V, V

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 8

    10. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. De acordo com as regras de apurao do lucro real anual, a base de clculo da estimativa mensal determinada, em regra, a partir da receita bruta auferida no ms. No entanto, o recolhimento por estimativa pode ser suspenso ou reduzido, desde que o contribuinte comprove, com base em balano ou balancete, que o valor acumulado j pago excede o valor do imposto, inclusive adicional, calculado com base no Lucro Real do perodo em curso.

    II. Segundo as regras do lucro presumido, a base de clculo do IRPJ corresponde soma do lucro decorrente da receita bruta, acrescido dos ganhos de capital e das demais receitas e rendimentos tributveis. No caso de pessoa jurdica que em perodo anterior se encontrava submetida s regras do lucro real, os valores eventualmente diferidos que constarem no Livro de Apurao do Lucro Real no sero tributados segundo as regras do lucro presumido. Nesse sentido, tais valores devero ser mantidos na escriturao fiscal para futura adio ao lucro lquido, no momento em que a pessoa jurdica se submeter novamente s regras do lucro real.

    III. O lucro arbitrado considerado uma medida extrema, utilizada para efeito de apurao da base de clculo do IRPJ em circunstncias bem determinadas pela legislao tributria, razo pela qual medida privativa da autoridade fiscal.

    IV. No caso de investimentos avaliados pelo mtodo do patrimnio lquido, os lucros ou dividendos distribudos pela coligada ou controlada devero ser registrados pelo contribuinte como diminuio do valor de patrimnio lquido do investimento, e no influenciaro as contas de resultado.

    a) V, F, F, V

    b) V, V, V, V

    c) F, F, F, V

    d) V, F, V, F

    e) F, V, V, F

    11. O Imposto sobre Produtos Industrializados, de competncia da Unio, incide sobre produtos nacionais e sobre produtos de procedncia estrangeira. Considerando as normas relativas incidncia do referido imposto, assinale a alternativa correta:

    a) Haver incidncia do IPI sempre que um estabelecimento industrial der sada de um produto industrializado, assim entendido o resultante de qualquer

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 9

    operao definida como industrializao, mesmo incompleta, parcial ou intermediria.

    b) Caracteriza industrializao a operao que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentao ou a finalidade do produto, ou o aperfeioe para consumo, tal como a que importe em alterar a apresentao do produto, pela colocao da embalagem, ainda que em substituio da original, mesmo que se destine apenas ao transporte da mercadoria.

    c) Na importao, o fato gerador do IPI o desembarao aduaneiro de produto de procedncia estrangeira, que se considera ocorrido relativamente mercadoria que constar como tendo sido importada e cujo extravio ou avaria venham a ser apurados pela autoridade fiscal, inclusive na hiptese de mercadoria sob regime suspensivo de tributao.

    d) Considera-se ocorrido o fato gerador do IPI na sada da repartio que promoveu o desembarao aduaneiro, quanto aos produtos que forem remetidos diretamente ao estabelecimento importador.

    e) Para fins de caracterizao da operao como industrializao, imprescindvel que o processo utilizado para obteno do produto seja compatvel com as normas tcnicas especficas do setor ao qual estiver vinculada a firma, e as condies de instalaes e equipamentos empregados atendam regulamentao trabalhista.

    12. Considerando as disposies da legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. Considera-se ocorrido o fato gerador do IPI na sada de armazm-geral ou outro depositrio do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial depositante, quanto aos produtos entregues diretamente a outro estabelecimento.

    II. O IPI devido sejam quais forem as finalidades a que se destine o produto ou o ttulo jurdico a que se faa a importao ou de que decorra a sada do estabelecimento produtor. Nesse sentido, o imposto incide normalmente na primeira sada de produto industrializado integrante do ativo no circulante do estabelecimento importador, destinados execuo de servios pela prpria firma remetente.

    III. Na hiptese de utilizao do papel por empresa jornalstica, em finalidade diferente da que lhe prevista na imunidade, o IPI se torna devido e responsvel pelo pagamento do imposto o estabelecimento industrial que deu sada ao produto na operao de venda empresa jornalstica.

    IV. No se considera industrializao o preparo de produtos alimentares na residncia do preparador, ainda que acondicionados em embalagem de apresentao e destinados venda a estabelecimento comercial.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 10

    a) V, V, V, V

    b) V, V, F, F

    c) V, F, F, F

    d) F, F, V, F

    e) F, V, V, V

    13. Considerando as normas da legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados relativas equiparao de estabelecimentos a industrial e sujeio passiva, assinale a alternativa incorreta:

    a) obrigado ao pagamento do imposto como responsvel o transportador, em relao aos produtos tributados que transportar, desacompanhados da documentao comprobatria de sua procedncia.

    b) O adquirente de mercadoria de procedncia estrangeira, no caso de importao realizada por sua conta e ordem, por intermdio de pessoa jurdica importadora, responsvel solidrio pelo pagamento do imposto e acrscimos legais.

    c) So equiparados a industrial os estabelecimentos que, para fins de comercializao, receberem produtos importados por outro estabelecimento da mesma firma, diretamente da repartio que os liberou.

    d) As cooperativas que se dedicarem venda em comum de bens de produo, recebidos de seus associados para comercializao, podem ser equiparadas a estabelecimento industrial, por opo.

    e) O importador obrigado ao pagamento do imposto como contribuinte em relao ao fato gerador decorrente do desembarao aduaneiro de produto de procedncia estrangeira, e obrigado ao pagamento do imposto como responsvel quando der a sada do mesmo produto de seu estabelecimento.

    14. Considerando as disposies da legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. Se a contagem fsica revelar falta de selos de controle em relao quantidade que estiver escriturada no Livro Registro de Entrada e Sada do Selo de Controle, pode-se concluir que produtos selados saram do estabelecimento sem emisso da respectiva de nota fiscal.

    II. Em certos casos, a expresso "Indstria Brasileira" pode ser dispensada da rotulagem ou marcao de produtos industrializados.

    III. Os estabelecimentos industriais e os que lhes so equiparados podero se creditar do imposto relativo a matria-prima, produto intermedirio e material de embalagem, recebidos de terceiros para

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 11

    industrializao de produtos por encomenda, quando estiver destacado ou indicado na nota fiscal.

    IV. A iseno de carter subjetivo s exclui o crdito tributrio quando o seu titular estiver na situao de contribuinte ou de adquirente.

    a) V, V, V, F

    b) V, V, F, V

    c) F, F, F, V

    d) F, F, V, F

    e) F, V, V, V

    15. Sobre o tema rotulagem e marcao, responda sim ou no conforme as disposies da legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados, e em seguida aponte a alternativa que corresponde sequncia correta.

    I. Em qualquer caso, proibido importar produto estrangeiro com rtulo escrito, no todo ou em parte, na lngua portuguesa?

    II. necessrio rotular ou marcar peas e acessrios empregados, no prprio estabelecimento industrial, na industrializao de outros produtos?

    III. Os importadores devem puncionar os artefatos de metais preciosos recebidos do exterior, mesmo que j tenham sido marcados no pas de origem?

    IV. No caso de acondicionamento ou reacondicionamento de produto importado, o acondicionador ou reacondicionador no Brasil deve mencionar o nome do pas de origem?

    a) sim, no, no, no

    b) sim, sim, no, no

    c) no, no, no, sim

    d) no, no, sim, sim

    e) no, sim, sim, sim

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 12

    2. SIMULADO II

    1. Em relao ao imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, nos termos do Cdigo Tributrio Nacional, correto afirmar que:

    a) Responsvel o titular de disponibilidade econmica ou jurdica de renda ou de proventos de qualquer natureza, sem prejuzo de a lei atribuir fonte pagadora da renda ou dos proventos tributveis a condio de contribuinte pelo imposto cuja reteno e recolhimento lhe caibam.

    b) Na hiptese de receitas ou rendimentos tributveis, oriundos do exterior, lei complementar estabelecer as condies e o momento em que se dar sua disponibilidade, para fins de incidncia do imposto.

    c) A aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica de proventos de qualquer natureza constitui fato gerador do imposto de renda, de competncia da Unio.

    d) O imposto, de competncia da Unio, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisio da disponibilidade econmica ou jurdica de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os demais ingressos financeiros no compreendidos no conceito de renda.

    e) Para fins de incidncia do imposto de renda relevante a denominao, a origem e a forma de percepo da receita ou do rendimento, bem assim a localizao, condio jurdica ou nacionalidade da fonte.

    2. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Fsicas, assinale a alternativa correta:

    a) Os rendimentos e ganhos de capital de que sejam titulares menores e outros incapazes sero tributados em nome de qualquer um dos pais, do tutor, do curador ou do responsvel por sua guarda.

    b) So tributados pelo imposto de renda brasileiro os rendimentos de aplicaes financeiras na Inglaterra, recebidos por pessoa fsica de nacionalidade norte-americana, residente no Brasil.

    c) No caso de dissoluo da sociedade conjugal por morte de um dos cnjuges, em nome do sobrevivente sero tributadas as importncias que este perceber de seu trabalho prprio, alm dos rendimentos prprios do falecido e de quaisquer bens que no se incluam no monte a partilhar.

    d) No caso de menores ou de filhos incapazes, ainda que estejam sob a responsabilidade de um dos pais, em virtude de sentena judicial, a opo de declarao em conjunto poder ser exercida por qualquer um dos pais.

    e) So tributados pelo imposto de renda brasileiro os rendimentos de aluguel produzidos por imvel situado na Sua de propriedade de brasileiro residente na Itlia.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 13

    3. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Fsicas, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. A declarao de rendimentos, a partir do exerccio correspondente ao ano-calendrio do falecimento e at a data em que for homologada a partilha ou feita a adjudicao dos bens, ser apresentada em nome do inventariante.

    II. Considera-se como domiclio fiscal da pessoa fsica a sua residncia habitual, assim entendido o lugar em que ela tiver uma habitao em condies que permitam presumir inteno de mant-la.

    III. Constituem rendimento bruto todo o produto do capital, do trabalho ou da combinao de ambos, os alimentos e penses percebidos em dinheiro, os proventos de qualquer natureza, assim tambm entendidos os acrscimos patrimoniais no correspondentes aos rendimentos declarados.

    IV. No caso de rendimentos percebidos em dinheiro a ttulo de alimentos ou penses em cumprimento de acordo homologado judicialmente ou deciso judicial, inclusive alimentos provisionais ou provisrios, verificando-se a incapacidade civil do alimentado, a tributao far-se- em seu nome pelo tutor, curador ou responsvel por sua guarda.

    a) V, V, V, F

    b) V, V, F, F

    c) F, F, F, V

    d) F, F, V, V

    e) F, V, V, V

    4. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Fsicas, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. O valor do prmio de seguro individual de vida pago pelo empregador em benefcio do empregado no se sujeita incidncia do imposto de renda.

    II. No caso de rendimentos do trabalho assalariado recebidos, em moeda estrangeira, por ausentes no exterior a servio do Pas, de autarquias ou reparties do Governo brasileiro, situadas no exterior, considera-se tributvel a totalidade do valor recebido, convertido em Reais mediante utilizao do valor do dlar dos Estados Unidos da Amrica fixado para compra pelo Banco Central do Brasil para o ltimo

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 14

    dia til da primeira quinzena do ms anterior ao do pagamento do rendimento.

    III. Encontra-se sujeita incidncia do imposto a remunerao dos agentes, representantes e outras pessoas sem vnculo empregatcio que, tomando parte em atos de comrcio, no os pratiquem por conta prpria.

    IV. Os rendimentos do trabalho e os provenientes de aposentadoria, penso, transferncia para a reserva remunerada ou reforma, pagos pela Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, quando correspondentes a anos-calendrios anteriores ao do recebimento, sero tributados exclusivamente na fonte, no ms do recebimento ou crdito, em separado dos demais rendimentos recebidos no ms.

    a) V, V, V, F

    b) V, V, F, F

    c) F, F, F, V

    d) F, F, V, V

    e) F, V, V, V

    5. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Fsicas, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. Na determinao da base de clculo sujeita incidncia mensal do imposto, podero ser deduzidas as contribuies para as entidades de previdncia privada domiciliadas no Pas, cujo nus tenha sido do contribuinte, destinadas a custear benefcios complementares assemelhados aos da Previdncia Social.

    II. Para fins da deduo da base de clculo do imposto mensal indiferente o fato de as contribuies para entidades de previdncia privada serem relativas a rendimentos do trabalho com vnculo empregatcio ou no.

    III. As dedues relativas a despesas escrituradas no Livro Caixa no podero exceder receita mensal da respectiva atividade no assalariada, sendo permitido o cmputo do excesso de dedues nos meses seguintes at dezembro.

    IV. O absolutamente incapaz pode ser relacionado como dependente do contribuinte que seja seu tutor ou curador.

    a) V, F, V, V

    b) V, V, V, F

    c) F, F, F, F

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 15

    d) F, F, F, V

    e) F, F, V, V

    6. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas, assinale a alternativa correta:

    a) As entidades submetidas aos regimes de liquidao extrajudicial e de falncia no se sujeitam s normas de incidncia do imposto aplicveis s demais pessoas jurdicas, em relao s operaes praticadas durante o perodo em que perdurarem os procedimentos para a realizao de seu ativo e o pagamento do passivo.

    b) So contribuintes do imposto as pessoas jurdicas com sede no exterior, quanto aos resultados das operaes realizadas por suas filiais, sucursais, agncias ou representaes no Pas.

    c) As imunidades, isenes e no incidncias tambm eximem as pessoas jurdicas das de obrigaes relativas reteno e recolhimento de impostos sobre rendimentos pagos ou creditados e prestao de informaes.

    d) Considera-se infrao a dispositivo da legislao tributria o pagamento, pela instituio imune, em favor de seus associados ou dirigentes, ou, ainda, em favor de scios, acionistas ou dirigentes de pessoa jurdica a ela associada por qualquer forma, de despesas consideradas indedutveis na determinao da base de clculo do imposto.

    e) A iseno do imposto concedida a instituies de carter filantrpico, recreativo, cultural e cientfico e as associaes civis que prestem os servios para os quais houverem sido institudas alcana, inclusive, os rendimentos e ganhos de capital auferidos em aplicaes financeiras de renda fixa ou de renda varivel.

    7. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. Em relao s obrigaes em que incorra como fonte pagadora, o domiclio fiscal da pessoa jurdica o lugar do estabelecimento que pagar, creditar, entregar, remeter ou empregar rendimento sujeito ao imposto no regime de tributao na fonte.

    II. Nos casos de incorporao, fuso ou ciso, a apurao da base de clculo e do imposto devido ser efetuada na data do evento, assim entendida a data da deliberao que aprovar a incorporao, fuso ou ciso.

    III. Os comprovantes da escriturao da pessoa jurdica, ainda que relativos a fatos que repercutam em lanamentos contbeis de

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 16

    exerccios futuros, sero conservados pelo prazo de cinco anos contados da data do fato a que se refiram.

    IV. A escriturao das operaes de sociedade em conta de participao (SCP) poder, opo do scio ostensivo, ser efetuada nos livros deste ou em livros prprios. Nessa hiptese, os registros contbeis devero ser feitos de forma a evidenciar os lanamentos referentes SCP, e os resultados e o lucro real a ela correspondentes devero ser apurados e demonstrados destacadamente dos resultados e do lucro real do scio ostensivo. Alm disso, nos documentos relacionados com a atividade da SCP, o scio ostensivo dever fazer constar indicao de modo a permitir identificar sua vinculao com a referida sociedade.

    a) V, V, V, V

    b) V, V, F, V

    c) V, F, F, V

    d) F, F, V, F

    e) F, V, V, F

    8. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas, assinale a alternativa incorreta:

    a) Na determinao do lucro real, sero adicionados ao lucro lquido do perodo de apurao os resultados, rendimentos, receitas e quaisquer outros valores includos na apurao do lucro lquido que, de acordo com a legislao do imposto, no sejam computados no lucro real.

    b) A omisso de receita determinada a partir de levantamento por espcie de quantidade de matrias-primas e produtos intermedirios utilizados no processo produtivo da pessoa jurdica ao valor resultante da multiplicao das diferenas de quantidade de produtos ou de matrias-primas e produtos intermedirios pelos respectivos preos mdios de venda ou de compra, conforme o caso, em cada perodo de apurao abrangido pelo levantamento.

    c) A pessoa jurdica habilitada opo pelo regime de tributao com base no lucro presumido dever manter escriturao contbil nos termos da legislao comercial. No entanto, fica dispensada dessa obrigao no decorrer do ano-calendrio em que mantiver Livro Caixa, no qual dever estar escriturada toda a movimentao financeira, inclusive bancria.

    d) O imposto, devido trimestralmente, no decorrer do ano-calendrio, ser determinado com base nos critrios do lucro arbitrado, quando o comissrio ou representante da pessoa jurdica estrangeira deixar de escriturar e apurar o lucro da sua atividade separadamente do lucro do comitente residente ou domiciliado no exterior.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 17

    e) Os valores que, por competirem a outro perodo de apurao, forem, para efeito de determinao do lucro real, adicionados ao lucro lquido do perodo de apurao, ou dele excludos, sero, na determinao do lucro real do perodo de apurao competente, excludos do lucro lquido ou a ele adicionados, respectivamente.

    9. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda Retido na fonte, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. O adiantamento de rendimentos correspondentes a determinado ms no estar sujeito reteno, desde que os rendimentos sejam integralmente pagos no prprio ms a que se referirem, momento em que sero efetuados o clculo e a reteno do imposto sobre o total dos rendimentos pagos no ms.

    II. O clculo do imposto na fonte relativo a frias de empregados ser efetuado juntamente com os demais rendimentos pagos ao beneficirio, no ms, com base na tabela progressiva.

    III. Esto sujeitos incidncia do imposto na fonte, calculado com base na tabela progressiva, os rendimentos do trabalho no assalariado, pagos por pessoas fsicas ou jurdicas, inclusive por cooperativas e pessoas jurdicas de direito pblico, a pessoas fsicas.

    IV. No caso de servios de propaganda e publicidade, excluem-se da base de clculo do imposto de renda retido na fonte as importncias pagas diretamente ou repassadas a empresas de rdio e televiso, jornais e revistas, atribuda apenas pessoa jurdica beneficiria do pagamento a responsabilidade pela comprovao da efetiva realizao dos servios.

    a) F, F, F, F

    b) V, V, F, F

    c) V, F, F, F

    d) F, F, V, V

    e) V, V, V, V

    10. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. O contribuinte que avaliar investimento em sociedade coligada ou controlada pelo valor de patrimnio lquido dever, por ocasio da alienao da participao, desdobrar o custo de aquisio em valor de patrimnio lquido, e gio ou desgio na aquisio, que ser a

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 18

    diferena entre o valor de mercado do investimento e o valor de patrimnio lquido.

    II. O valor de patrimnio lquido ser determinado com base em balano patrimonial ou balancete de verificao da coligada ou controlada levantado na mesma data do balano do contribuinte ou at dois meses, no mximo, antes dessa data, com observncia da lei comercial, inclusive quanto deduo das participaes nos resultados e da proviso para o imposto de renda.

    III. A contrapartida do ajuste decorrente da aplicao do mtodo de equivalncia patrimonial, por aumento ou reduo no valor de patrimnio lquido do investimento, no ser computada na determinao do lucro real. Alm disso, como regra, as contrapartidas da amortizao do gio ou desgio tambm no sero computadas na determinao do lucro real.

    IV. A pessoa jurdica que absorver patrimnio de outra, em virtude de incorporao, fuso ou ciso, na qual detenha participao societria adquirida com gio ou desgio, poder amortizar o valor do gio cujo fundamento seja a expectativa de rentabilidade futura, nos balanos correspondentes apurao de lucro real, levantados posteriormente incorporao, fuso ou ciso, razo de um sessenta avos, no mximo, para cada ms do perodo de apurao. No entanto, expressamente vedada a apropriao da despesa com amortizao de gio nos casos em que a empresa incorporada, fusionada ou cindida for aquela que detinha a propriedade da participao societria.

    a) V, F, F, V

    b) V, V, V, V

    c) F, F, F, F

    d) V, F, V, F

    e) F, V, V, F

    11. O Imposto sobre Produtos Industrializados, de competncia da Unio, incide sobre produtos nacionais e sobre produtos de procedncia estrangeira. Considerando as normas relativas incidncia do referido imposto, assinale a alternativa correta:

    a) So isentos do imposto os produtos remetidos pelo estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial, diretamente a exposio em feiras de amostras e promoes semelhantes.

    b) Podero sair com suspenso do imposto os produtos para distribuio gratuita, de diminuto ou nenhum valor comercial, destinados exclusivamente a mdicos, veterinrios e dentistas, bem como a estabelecimentos hospitalares, quando se tratar de produtos da indstria farmacutica.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 19

    c) Sero desembaraados com suspenso do imposto os materiais de construo, as mquinas, os equipamentos, os veculos, os aparelhos e os instrumentos, sem similar nacional, bem como suas partes, peas, acessrios e outros componentes, de procedncia estrangeira, importados por empresas nacionais de engenharia, e destinados execuo de obras no exterior, quando autorizada a suspenso pelo Secretrio da Receita Federal do Brasil.

    d) Se a suspenso estiver condicionada destinao do produto e a este for dado destino diverso do previsto, estar o responsvel pelo fato sujeito ao pagamento do imposto e da penalidade cabvel, como se a suspenso no existisse.

    e) Salvo expressa disposio em lei, as isenes do imposto referem-se ao contribuinte e no ao adquirente.

    12. Considerando as disposies da legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. Caracteriza industrializao qualquer operao que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentao ou a finalidade do produto, ou o aperfeioe para consumo, tal como a que, exercida sobre produto usado ou parte remanescente de produto deteriorado ou inutilizado, renove ou restaure o produto para utilizao.

    II. O campo de incidncia do imposto abrange todos os produtos com alquota, ainda que zero, relacionados na TIPI, observadas as disposies contidas nas respectivas notas complementares, excludos aqueles a que corresponde a notao NT (no tributado).

    III. Produto industrializado o resultante de qualquer operao definida pela legislao como industrializao, sendo inadmitida a incidncia do imposto nas hipteses em que a operao for apenas incompleta ou parcial.

    IV. No se considera industrializao o conserto, a restaurao e o recondicionamento de produtos usados, ainda que essas operaes sejam executadas por encomenda de terceiros estabelecidos com o comrcio de tais produtos.

    a) V, V, F, F

    b) V, V, V, V

    c) V, F, F, V

    d) F, F, V F

    e) F, V, V F

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 20

    13. Entre outras hipteses, contribuinte do Imposto sobre Produtos Industrializados o estabelecimento industrial ou equiparado a industrial. Considerando as normas relativas equiparao de estabelecimentos a industrial e sujeio passiva do Imposto sobre Produtos Industrializados, assinale a alternativa incorreta:

    a) Equiparam-se a estabelecimento industrial os estabelecimentos atacadistas e cooperativas de produtores que derem sada a bebidas alcolicas e demais produtos, de produo nacional, classificados nas Posies 22.04, 22.05, 22.06 e 22.08 da TIPI e acondicionados em recipientes de capacidade superior ao limite mximo permitido para venda a varejo, com destino a industriais que utilizarem os produtos mencionados como matria-prima ou produto intermedirio na fabricao de bebidas, a atacadistas e cooperativas de produtores ou a engarrafadores dos mesmos produtos.

    b) Equiparam-se a estabelecimento industrial os estabelecimentos comerciais varejistas de produtos cuja industrializao tenha sido encomendada por outro estabelecimento da mesma firma, mediante a remessa, por eles efetuada, de matrias-primas, produtos intermedirios, embalagens, recipientes, moldes, matrizes ou modelos.

    c) Equiparam-se a estabelecimento industrial os estabelecimentos, ainda que varejistas, que receberem, para comercializao, diretamente da repartio que os liberou, produtos importados por outro estabelecimento da mesma firma.

    d) Equiparam-se a estabelecimento industrial os estabelecimentos, atacadistas ou varejistas, que adquirirem produtos de procedncia estrangeira, importados por encomenda ou por sua conta e ordem, por intermdio de pessoa jurdica importadora.

    e) Os estabelecimentos industriais quando derem sada a matria-prima, produto intermedirio e material de embalagem, adquiridos de terceiros, com destino a outros estabelecimentos, para industrializao ou revenda, sero considerados estabelecimentos comerciais de bens de produo e obrigatoriamente equiparados a estabelecimento industrial em relao a essas operaes.

    14. Considerando as disposies da legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. So obrigados ao pagamento do imposto como contribuinte o possuidor ou detentor, em relao aos produtos tributados que possuir ou mantiver para fins de venda ou industrializao desacompanhados da documentao comprobatria de sua procedncia.

    II. Considera-se ocorrido o fato gerador do imposto no incio do consumo ou da utilizao do papel destinado impresso de livros, jornais e peridicos, em finalidade diferente da que lhe prevista na

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 21

    imunidade, ou na sada do fabricante, do importador ou de seus estabelecimentos distribuidores, para pessoas que no sejam empresas jornalsticas ou editoras.

    III. Na hiptese de venda, exposio venda, ou consumo no territrio nacional, de produtos destinados ao exterior, ou na hiptese de descumprimento das condies estabelecidas para a iseno ou a suspenso do imposto, considerar-se- ocorrido o fato gerador na data da venda, exposio venda, ou consumo no territrio nacional.

    IV. No constituem fato gerador do imposto as sadas de produtos subsequentes primeira, nos casos de locao ou arrendamento, salvo se o produto tiver sido submetido a nova industrializao.

    a) V, V, V, F

    b) V, V, F, V

    c) F, F, F, V

    d) F, F, V, F

    e) F, V, F, V

    15. Sobre os crditos da no cumulatividade, responda sim ou no conforme as disposies da legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados, e em seguida aponte a alternativa que corresponde sequncia correta.

    I. Os estabelecimentos industriais e os que lhes so equiparados podero se creditar do imposto relativo a bens do ativo permanente?

    II. Nas remessas de produtos para armazm-geral ou depsito fechado, o direito ao crdito do imposto, quando admitido, do prprio estabelecimento depositrio?

    III. O saldo credor, acumulado em cada ms, decorrente de aquisio de matria-prima, produto intermedirio e material de embalagem, aplicados na industrializao, que o contribuinte no puder deduzir do imposto devido na sada de outros produtos, poder ser utilizado para fins de compensao, de conformidade com as normas expedidas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil?

    IV. Dever ser anulado, mediante estorno na escrita fiscal, o crdito do imposto relativo a matria-prima, produto intermedirio e material de embalagem, que tenham sido vendidos a pessoas que no sejam industriais ou revendedores?

    a) sim, no, no, sim

    b) sim, sim, no, no

    c) no, no, no, sim

    d) no, no, sim, no

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 22

    e) no, sim, sim, sim

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 23

    3. QUESTES COMENTADAS DO SIMULADO I

    1. Assinale as proposies abaixo com F para falsa ou V para verdadeira e, a seguir, indique a opo que contm a sequncia correta.

    ( ) Em atendimento s normas constitucionais, para fins de incidncia do imposto de renda, os maiores rendimentos devem ser tributados com maior intensidade, atendendo-se, assim, ao princpio da seletividade.

    ( ) Os critrios da generalidade e da universalidade, especficos do imposto de renda, constituem desdobramentos do princpio da isonomia tributria.

    ( ) O princpio constitucional da anterioridade nonagesimal constitui limitao a ser observada pela lei que majora o imposto de renda, no sendo de impedir sua produo de efeitos no perodo de noventa dias contados da data de sua publicao.

    ( ) Imposto de competncia da Unio tem como fato gerador a aquisio jurdica de disponibilidade econmica de renda ou proventos de qualquer natureza.

    a) V, F, V, V

    b) F, V, F, F

    c) F, V, F, V

    d) V, F, F, F

    e) F, F, F, F

    Comentrios:

    Primeira assertiva: falsa

    A referncia ao princpio da seletividade est errada. O certo seria dizer: Em atendimento s normas constitucionais, para fins de incidncia do imposto de renda, os maiores rendimentos devem ser tributados com maior intensidade, atendendo-se, assim, ao princpio (ou critrio) da progressividade.

    Segunda assertiva: verdadeira

    De fato, os critrios da generalidade e da universalidade decorrem da isonomia. Desse modo, se no houver um motivo legtimo capaz de justificar tratamento diferenciado, todas as pessoas devem se sujeitar ao IR. Da mesma forma, inexistindo razo para a diferenciao, todas as vrias espcies de renda ou provento de qualquer natureza devem ser alcanadas pelo imposto.

    Terceira assertiva: falsa

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 24

    De acordo com o 1 do art. 150 da CF, o imposto de renda constitui exceo ao princpio da anterioridade nonagesimal (e isso, qualquer concursando que realmente pretenda uma vaga na RFB jamais pode esquecer!).

    Quarta assertiva: falsa

    De acordo com o art. 43 do CTN, o IR incide sobre a aquisio de disponibilidade econmica ou jurdica de renda ou proventos de qualquer natureza. Desse modo, diferentemente do que sugere a assertiva, para a vlida incidncia do imposto, no necessrio que seja jurdica a aquisio da disponibilidade de renda ou de proventos. Nesse sentido, a aquisio no jurdica (contrria ao direito) de disponibilidade econmica de renda tambm constitui fato gerador do imposto.

    Considerando a sequncia obtida, a alternativa B a resposta da questo.

    2. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Fsicas, assinale a alternativa correta:

    a) As pessoas fsicas ausentes no exterior a servio do Pas, que recebam rendimentos do trabalho assalariado, em moeda estrangeira, de autarquias ou reparties do Governo brasileiro situadas no exterior, esto sujeitas tributao como residentes no exterior.

    b) A pessoa fsica proveniente do exterior que ingressar no Brasil, com visto temporrio para trabalhar e vnculo empregatcio, somente tributada pelo imposto de renda brasileiro se permanecer no Pas por perodo superior a cento e oitenta e trs dias.

    c) No esto isentos do imposto de renda brasileiro os rendimentos do trabalho percebidos por servidor no brasileiro de embaixada, consulado e reparties oficiais de outros pases no Brasil, mesmo quando no pas de sua nacionalidade for dado igual tratamento a brasileiros que ali exeram idnticas funes.

    d) So tributveis os rendimentos recebidos por residentes ou domiciliados no Brasil que prestem servios a embaixadas, reparties consulares, misses diplomticas ou tcnicas ou a organismos internacionais de que o Brasil faa parte.

    e) Esto isentos do imposto de renda brasileiro os rendimentos do trabalho e os ganhos de capital produzidos no Pas percebidos por servidores diplomticos de governos estrangeiros, independentemente de haver no pas de sua nacionalidade igual tratamento a brasileiros que ali exeram idnticas funes.

    Comentrios:

    Alternativa A: incorreta

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 25

    As pessoas fsicas ali mencionadas esto sujeitas tributao como residentes no Brasil. Lembre-se de que os chamados "ausentes no exterior a servio do Pas" so pessoas que mantm a condio de residentes no Brasil, mesmo trabalhando (e vivendo) no exterior. Isso decorre do art. 17 combinado com o art. 627 do RIR.

    J a Instruo Normativa SRF n 208, de 27 de setembro de 2002, mais direta nesse sentido. Segundo dispe seu art. 2, considera-se residente no Brasil, a pessoa fsica que se ausente para prestar servios como assalariada a autarquias ou reparties do Governo brasileiro situadas no exterior.

    Alternativa B: incorreta

    A pessoa fsica proveniente do exterior que ingressar no Brasil, com visto temporrio para trabalhar e vnculo empregatcio, tributada pelo imposto de renda brasileiro em relao aos fatos geradores ocorridos a partir da data de sua chegada (RIR, art. 19, inciso I).

    Alternativa C: incorreta

    Nessa circunstncia h uma hiptese de iseno, nos termos do inciso III do art. 22 do RIR.

    Alternativa D: correta. Resposta da questo.

    Est incidncia est prevista expressamente no inciso III do art. 106 do RIR. Note que, embora a fonte pagadora seja embaixada, repartio consular, misso diplomtica ou tcnica ou OI, o beneficirio do rendimento pessoa fsica residente no Brasil.

    Alternativa E: incorreta

    Os ganhos de capital produzidos no Pas e percebidos por servidores diplomticos de governos estrangeiros no so isentos (RIR, art. 22, 1).

    3. Assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. Os valores recebidos a ttulo de frias gozadas pelo trabalhador a cada ano, e do respectivo abono, por representarem a expresso de direitos constitucionalmente assegurados, no so includas no cmputo do rendimento bruto sujeito incidncia do imposto de renda.

    II. No so tributveis os rendimentos percebidos por garimpeiros na venda de metais preciosos, pedras preciosas e semipreciosas por eles extrados, desde que a empresa adquirente seja legalmente habilitada para a atividade.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 26

    III. Os valores recebidos a ttulo de lucros cessantes, devido a seu carter claramente indenizatrio, e os rendimentos recebidos na forma de bens, por no representarem efetivo ingresso de dinheiro no patrimnio da pessoa fsica, no so tributveis pelo imposto de renda.

    IV. Do imposto de renda apurado pela pessoa fsica na declarao anual de rendimentos poder ser deduzida a contribuio patronal efetivamente paga Previdncia Social pelo empregador domstico, independentemente do nmero de empregados a servio do contribuinte.

    a) V, V, V, V

    b) V, V, F, V

    c) F, F, F, F

    d) F, F, V, F

    e) F, V, V, F

    Comentrios:

    Primeira assertiva: falsa

    Os valores recebidos a ttulo de frias e de abono so includas no cmputo do rendimento bruto sujeito incidncia do imposto de renda, de acordo com o inciso II do art. 43 do RIR.

    Segunda assertiva: falsa

    Embora s uma parte do rendimento bruto dos garimpeiros seja alcanada pela incidncia do imposto, no se pode dizer que essa espcie de rendimento no tributvel.

    De acordo com o art. 48 do RIR, so tributveis 10% do rendimento bruto percebido por garimpeiros na venda a empresas legalmente habilitadas, sendo que esse percentual constitui o mnimo a ser considerado rendimento tributvel.

    Terceira assertiva: falsa

    De fato, os valores recebidos a ttulo de lucros cessantes tm natureza indenizatria. Ainda assim, so tributveis pelo imposto de renda, conforme expressamente determina o inciso VI do art. 55 do RIR.

    Quarta assertiva: falsa

    A deduo do imposto apurado na declarao de ajuste, relativa contribuio patronal paga Previdncia Social pelo empregador domstico limitada a um empregado domstico por declarao, inclusive no caso da declarao em conjunto. Alm disso, no em qualquer caso que a deduo se refere

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 27

    contribuio efetivamente paga Previdncia Social. Isso porque a deduo no pode exceder ao valor da contribuio calculada sobre um salrio mnimo mensal, sobre o 13 salrio e sobre a remunerao adicional de frias, referidos tambm a um salrio mnimo (Lei n 9.250, de 1995, art. 12, 3).

    Considerando a sequncia obtida, a alternativa C a resposta da questo.

    4. Assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. A deduo anual da base de clculo do Imposto de Renda das Pessoas Fsicas relativa s contribuies para a Previdncia Social da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios limitada a 12% do total dos rendimentos computados na determinao da base de clculo do imposto devido na declarao de rendimentos.

    II. O contribuinte que perceber rendimentos do trabalho no assalariado poder deduzir, da receita decorrente do exerccio da respectiva atividade, as despesas de custeio pagas, necessrias percepo da receita e manuteno da fonte produtora.

    III. Na determinao da base de clculo sujeita incidncia mensal do imposto, pode ser deduzida do rendimento tributvel a quantia fixada em lei, por dependente. Nessa condio se enquadram os pais, os avs ou os bisavs, desde que no aufiram rendimentos, tributveis ou no, superiores ao limite de iseno mensal.

    IV. As pessoas fsicas que declararem rendimentos provenientes de fontes situadas no exterior podero deduzir, do imposto apurado na declarao anual, o valor cobrado pela nao de origem daqueles rendimentos, bastando para isso que comprovem a reciprocidade de tratamento em relao aos rendimentos produzidos no Brasil.

    a) V, V, V, V

    b) V, V, F, F

    c) F, F, F, F

    d) F, F, V, V

    e) F, V, V, V

    Comentrios:

    Primeira assertiva: falsa

    A deduo anual da base de clculo do IRPF relativa a contribuies para a Previdncia Social oficial no se submete ao limite de 12% aplicvel s contribuies para a previdncia privada. o que se depreende do 2 do art. 74 e do 1 do art. 82 do RIR.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 28

    Segunda assertiva: verdadeira

    Trata-se da deduo relativa s despesas escrituradas em Livro Caixa, prevista no inciso III do art. 75 do RIR, aplicvel no caso de a base de clculo ser constituda de rendimentos do trabalho no assalariado.

    Terceira assertiva: verdadeira

    Assertiva em conformidade com o que dispe o inciso VI do art. 77 do RIR.

    Quarta assertiva: verdadeira

    De acordo com o disposto no art. 103 do RIR, a deduo do imposto pago no exterior condicionada existncia de (i) acordo ou conveno internacional firmado com o pas de origem dos rendimentos, quando no houver sido restitudo ou compensado naquele pas; ou (ii) a reciprocidade de tratamento em relao aos rendimentos produzidos no Brasil.

    Considerando a sequncia obtida, a alternativa E a resposta da questo.

    5. Assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. No so dedutveis da base de clculo mensal as importncias pagas a ttulo de despesas mdicas e de educao dos alimentandos, quando realizadas pelo alimentante em virtude de cumprimento de deciso judicial ou acordo homologado judicialmente. No entanto, tais despesas podem ser deduzidas pelo alimentante na determinao da base de clculo do imposto de renda na declarao anual, a ttulo de despesa mdica ou despesa com educao, conforme o caso.

    II. A ttulo de despesas com educao, na declarao anual de rendimentos no podem ser deduzidos os pagamentos efetuados a creches, mas podem ser deduzidos os pagamentos efetuados a cursos de especializao ou profissionalizantes, do contribuinte e de seus dependentes, limitados a um valor individual fixado em lei.

    III. Em substituio a todas as dedues legais admitidas, independentemente do montante de rendimentos tributveis na declarao, o contribuinte pode optar pelo desconto simplificado, que consiste em deduo de vinte por cento dos referidos rendimentos, limitada a um valor mximo definido em lei, dispensada a comprovao da despesa e a indicao de sua espcie.

    IV. Os rendimentos pagos a ttulo de dcimo terceiro salrio esto sujeitos tributao exclusiva na fonte, separadamente dos demais rendimentos do beneficirio, integralmente no ms de sua quitao, haja vista que no deve haver reteno na fonte, pelo pagamento de antecipaes.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 29

    a) V, F, V, V

    b) V, V, V, F

    c) V, F, F, F

    d) F, F, F, V

    e) F, F, V, V

    Comentrios:

    Primeira assertiva: verdadeira

    De fato, a deduo relativa a despesas mdicas e de educao dos alimentandos no pode ser utilizada na apurao da base de clculo mensal do imposto. Essas importncias, quando pagas pelo alimentante em virtude de cumprimento de deciso judicial, de acordo homologado judicialmente ou de escritura pblica, somente ser deduzidas pelo alimentante na determinao da base de clculo do imposto de renda na declarao anual, a ttulo de despesa mdica ou despesa com educao, conforme o caso (RIR, art. 78, 5).

    Segunda assertiva: falsa

    A ttulo de despesas com educao, na declarao anual de rendimentos, podem ser deduzidos os pagamentos efetuados a creches (RIR, art. 81, 4).

    Terceira assertiva: verdadeira

    A assertiva reproduz corretamente o comando contido no art. 84 do RIR.

    Quarta assertiva: verdadeira

    A assertiva reproduz corretamente o comando contido no art. 683 do RIR.

    Considerando a sequncia obtida, a alternativa A a resposta da questo.

    6. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas, assinale a alternativa correta:

    a) Consideram-se pessoas jurdicas, contribuintes do imposto de renda, os mandatrios ou comissrios no Pas, quanto aos resultados das operaes ordenadas por seus comitentes domiciliados no exterior.

    b) As sociedades civis de prestao de servios profissionais relativos ao exerccio de profisso legalmente regulamentada no so tributadas pelo imposto de renda de conformidade com as normas aplicveis s demais pessoas jurdicas.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 30

    c) So contribuintes do imposto de renda apenas as pessoas jurdicas de direito privado domiciliadas no Pas com maioria do capital detido por pessoas fsicas ou jurdicas brasileiras.

    d) As sociedades em conta de participao no tm personalidade jurdica, razo pela qual no so contribuintes do imposto de renda.

    e) Para os efeitos da incidncia do imposto de renda, as pessoas fsicas que promoverem a incorporao de prdios em condomnio ou loteamento de terrenos so equiparadas a pessoas jurdicas.

    Comentrios:

    Alternativa A: incorreta

    Na verdade a alternativa inverteu os sujeitos. De acordo com o inciso III do art. 147 do RIR, consideram-se pessoas jurdicas, contribuintes do imposto de renda, os comitentes domiciliados no exterior, quanto aos resultados das operaes ordenadas por seus mandatrios ou comissrios no Pas.

    Alternativa B: incorreta

    De acordo com o 3 do art. 146 do RIR, as sociedades civis de prestao de servios profissionais relativos ao exerccio de profisso legalmente regulamentada so tributadas pelo imposto de renda de conformidade com as normas aplicveis s demais pessoas jurdicas.

    Alternativa C: incorreta

    So contribuintes do imposto de renda apenas as pessoas jurdicas de direito privado domiciliadas no Pas, sejam quais forem seus fins, nacionalidade ou participantes no capital (RIR, art. 147, inciso I).

    Alternativa D: incorreta

    Ainda no tenham personalidade jurdica, para fins da tributao pelo imposto de renda, as sociedades em conta de participao so equiparadas s pessoas jurdicas e, portanto, enquadram-se na condio de contribuintes (RIR, art. 148).

    Alternativa E: correta. Resposta da questo.

    A alternativa reproduz corretamente o comando contido no inciso III do 1 do art. 150 do RIR.

    7. Assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 31

    I. No esto sujeitos ao imposto os partidos polticos, inclusive suas fundaes, e as entidades sindicais dos trabalhadores, sem fins lucrativos, desde que no distribuam qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a ttulo de lucro ou de participao no resultado e, alm disso, apliquem seus recursos integralmente no Pas, na manuteno de seus objetivos institucionais e mantenham escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatido.

    II. A base de clculo do imposto, determinada segundo a lei vigente na data de ocorrncia do fato gerador, o lucro real, presumido ou arbitrado, correspondente ao perodo de apurao, trimestral como regra. No entanto, a pessoa jurdica submetida s regras do lucro real pode optar pelo pagamento do imposto em perodo anual.

    III. Integram a base de clculo todos os ganhos e rendimentos de capital, qualquer que seja a denominao que lhes seja dada, independentemente da natureza, da espcie ou da existncia de ttulo ou contrato escrito, desde que decorram de ato ou negcio previsto em norma especfica de incidncia do imposto.

    IV. No so dedutveis os pagamentos, de qualquer natureza, a titular, scio ou dirigente da pessoa jurdica, ou a parente dos mesmos, ainda que no caso de compensao por trabalho assalariado, autnomo ou profissional.

    a) V, V, V, V

    b) V, V, F, F

    c) F, F, F, F

    d) F, F, V, F

    e) F, V, V, V

    Comentrios:

    Primeira assertiva: verdadeira

    A assertiva reproduz corretamente o comando contido no art. 169 do RIR.

    Segunda assertiva: verdadeira

    A assertiva corretamente combina a disciplina dos arts. 219, 220 e 221 do RIR.

    Terceira assertiva: falsa

    De acordo com o pargrafo nico do art. 219 do RIR, para integrar a base de clculo do imposto, no necessrio que o rendimento ou o ganho decorra de ato ou negcio que esteja previsto em norma especfica de incidncia do imposto. Pelo contrrio, para esse efeito, basta que o rendimento ou o ganho

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 32

    decorra de ato ou negcio que, pela sua finalidade, tenha os mesmos efeitos do previsto na norma especfica de incidncia do imposto. Em outras palavras, para haver a incidncia do imposto, deve prevalecer a essncia do resultado do ato ou negcio. O fato de o resultado constituir rendimento ou ganho o bastante para a vlida incidncia do imposto.

    Quarta assertiva: falsa

    Nos termos do art. 302 do RIR, como regra, so dedutveis os pagamentos, de qualquer natureza, a titular, scio ou dirigente da pessoa jurdica, ou a parente dos mesmos, no caso de compensao por trabalho assalariado, autnomo ou profissional. Na verdade, esses pagamentos no so dedutveis somente no caso em que no restar comprovada a prestao efetiva dos servios.

    Considerando a sequncia obtida, a alternativa B a resposta da questo.

    8. Considerando as disposies da legislao tributria acerca do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas, assinale a alternativa incorreta:

    a) Os lucros auferidos no exterior, por intermdio de filiais, sucursais, controladas ou coligadas sero adicionados aos lucro lquido, para determinao do lucro real, quando disponibilizados para a pessoa jurdica domiciliada no Brasil.

    b) No caso de filial ou sucursal domiciliada no exterior, os lucros sero considerados disponibilizados para a matriz no Brasil na data do balano no qual tiverem sido apurados.

    c) A pessoa jurdica poder compensar o imposto de renda incidente, no exterior, sobre os lucros, rendimentos, ganhos de capital e receitas decorrentes da prestao de servios efetuada diretamente, computados no lucro real, at o limite do imposto de renda incidente, no Brasil, sobre os referidos lucros, rendimentos, ganhos de capital e receitas de prestao de servios.

    d) As coligadas domiciliadas no exterior de empresa domiciliada no Brasil devero demonstrar a apurao dos lucros que auferirem em cada um de seus exerccios fiscais, segundo as normas da legislao brasileira.

    e) O imposto de renda retido na fonte sobre rendimentos pagos ou creditados a filial, sucursal, controlada ou coligada de pessoa jurdica domiciliada no Brasil, no compensado em virtude de a beneficiria ser domiciliada em pas com tributao favorecida, poder ser compensado com o imposto devido sobre o lucro real da matriz, controladora ou coligada no Brasil quando os resultados da filial, sucursal, controlada ou coligada, que contenham os referidos rendimentos, forem computados na determinao do lucro real da pessoa jurdica no Brasil.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 33

    Comentrios:

    Alternativa A: correta

    A alternativa reproduz corretamente o comando contido no 2 do art. 394 do RIR.

    Alternativa B: correta

    A alternativa reproduz corretamente o comando contido no inciso I do 3 do art. 394 do RIR.

    Alternativa C: correta

    A alternativa reproduz corretamente o comando contido no art. 395 do RIR.

    Alternativa D: incorreta. Resposta da questo.

    Essa exigncia, contida no inciso I do 5 do art. 394 do RIR, aplica-se s filiais, sucursais e controladas, e no s coligadas.

    Alternativa E: correta

    A alternativa reproduz corretamente o comando contido no 8 do art. 395 do RIR.

    9. Assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. Para efeito de aplicao das disposies relativas a preos de transferncia, so consideradas pessoas vinculadas pessoa jurdica domiciliada no Brasil, sua matriz ou filial, bem assim sua controlada ou coligada, quando domiciliadas no exterior.

    II. As disposies relativas a preos de transferncia, no se aplica s operaes efetuadas por pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no Brasil, com pessoa fsica ou jurdica no vinculada, ainda que residente ou domiciliada em pas que no tribute a renda ou que a tribute a alquota mxima inferior a vinte por cento.

    III. Os juros pagos ou creditados a pessoa vinculada somente sero dedutveis para fins de determinao do lucro real at o montante que no exceda ao valor calculado com base em taxa determinada na legislao, acrescida de margem percentual a ttulo de spread, a ser definida por ato do Ministro de Estado da Fazenda com base na mdia de mercado, proporcionalizados em funo do perodo a que se referirem os juros.

    IV. Aplicam-se s operaes realizadas em regime fiscal privilegiado as disposies relativas a preos de transferncia, nas transaes

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 34

    entre pessoas fsicas ou jurdicas residentes e domiciliadas no Pas com qualquer pessoa fsica ou jurdica, ainda que no vinculada, residente ou domiciliada no exterior. Para esse fim, considera-se regime fiscal privilegiado aquele que conceda vantagem de natureza fiscal a pessoa fsica ou jurdica no residente sem exigncia de realizao de atividade econmica substantiva no pas ou dependncia.

    a) F, F, F, F

    b) V, V, F, F

    c) V, F, V, V

    d) F, F, V, V

    e) V, V, V, V

    Comentrios:

    Primeira assertiva: verdadeira

    A assertiva reproduz corretamente as hipteses previstas nos incisos I, II e III do art. 23 da Lei n 9.430, de 1996.

    Segunda assertiva: falsa

    Nos termos do art. 24 da Lei n 9.430, de 1996, as disposies relativas a preos de transferncia se aplicam s operaes efetuadas por pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no Brasil, com qualquer pessoa fsica ou jurdica, ainda que no vinculada, residente ou domiciliada em pas que no tribute a renda ou que a tribute a alquota mxima inferior a vinte por cento.

    Terceira assertiva: verdadeira

    A assertiva reproduz a hiptese prevista no art. 22 da Lei n 9.430, de 1996, na Redao dada pela Lei n 12.766, de 2012.

    Quarta assertiva: verdadeira

    A assertiva reproduz o contedo do art. 24-A da Lei n 9.430, de 1996, e do inciso II de seu pargrafo nico.

    Considerando a sequncia obtida, a alternativa C a resposta da questo.

    10. Considerando as disposies da legislao do Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. De acordo com as regras de apurao do lucro real anual, a base de clculo da estimativa mensal determinada, em regra, a partir da

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 35

    receita bruta auferida no ms. No entanto, o recolhimento por estimativa pode ser suspenso ou reduzido, desde que o contribuinte comprove, com base em balano ou balancete, que o valor acumulado j pago excede o valor do imposto, inclusive adicional, calculado com base no Lucro Real do perodo em curso.

    II. Segundo as regras do lucro presumido, a base de clculo do IRPJ corresponde soma do lucro decorrente da receita bruta, acrescido dos ganhos de capital e das demais receitas e rendimentos tributveis. No caso de pessoa jurdica que em perodo anterior se encontrava submetida s regras do lucro real, os valores eventualmente diferidos que constarem no Livro de Apurao do Lucro Real no sero tributados segundo as regras do lucro presumido. Nesse sentido, tais valores devero ser mantidos na escriturao fiscal para futura adio ao lucro lquido, no momento em que a pessoa jurdica se submeter novamente s regras do lucro real.

    III. O lucro arbitrado considerado uma medida extrema, utilizada para efeito de apurao da base de clculo do IRPJ em circunstncias bem determinadas pela legislao tributria, razo pela qual medida privativa da autoridade fiscal.

    IV. No caso de investimentos avaliados pelo mtodo do patrimnio lquido, os lucros ou dividendos distribudos pela coligada ou controlada devero ser registrados pelo contribuinte como diminuio do valor de patrimnio lquido do investimento, e no influenciaro as contas de resultado.

    a) V, F, F, V

    b) V, V, V, V

    c) F, F, F, V

    d) V, F, V, F

    e) F, V, V, F

    Comentrios:

    Primeira assertiva: verdadeira

    A assertiva combina corretamente o disposto nos arts. 223 e 230 do RIR.

    Segunda assertiva: falsa

    No caso de mudana de regime, do lucro real para o presumido, a pessoa jurdica deve adicionar base de clculo do imposto, correspondente ao primeiro perodo de apurao no qual houver optado pela tributao com base no lucro presumido, os saldos dos valores cuja tributao havia diferido, controlados na parte "B" do LALUR (RIR, art. 520). Portanto, incorreto afirmar que tais valores devero ser mantidos na escriturao fiscal para

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 36

    futura adio ao lucro lquido, no momento em que a pessoa jurdica se submeter novamente s regras do lucro real.

    Terceira assertiva: falsa

    Embora seja, de fato, uma medida extrema, o arbitramento do lucro no privativo da autoridade fiscal. De acordo com o art. 531 do RIR, quando conhecida a receita bruta, e desde que ocorridas as hipteses do art. 530, o contribuinte pode efetuar o pagamento do imposto correspondente com base no lucro arbitrado.

    Quarta assertiva: verdadeira

    A alternativa reproduz corretamente o comando contido no 1 do art. 388 do RIR.

    Considerando a sequncia obtida, a alternativa A a resposta da questo.

    11. O Imposto sobre Produtos Industrializados, de competncia da Unio, incide sobre produtos nacionais e sobre produtos de procedncia estrangeira. Considerando as normas relativas incidncia do referido imposto, assinale a alternativa correta:

    a) Haver incidncia do IPI sempre que um estabelecimento industrial der sada de um produto industrializado, assim entendido o resultante de qualquer operao definida como industrializao, mesmo incompleta, parcial ou intermediria.

    b) Caracteriza industrializao a operao que modifique a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentao ou a finalidade do produto, ou o aperfeioe para consumo, tal como a que importe em alterar a apresentao do produto, pela colocao da embalagem, ainda que em substituio da original, mesmo que se destine apenas ao transporte da mercadoria.

    c) Na importao, o fato gerador do IPI o desembarao aduaneiro de produto de procedncia estrangeira, que se considera ocorrido relativamente mercadoria que constar como tendo sido importada e cujo extravio ou avaria venham a ser apurados pela autoridade fiscal, inclusive na hiptese de mercadoria sob regime suspensivo de tributao.

    d) Considera-se ocorrido o fato gerador do IPI na sada da repartio que promoveu o desembarao aduaneiro, quanto aos produtos que forem remetidos diretamente ao estabelecimento importador.

    e) Para fins de caracterizao da operao como industrializao, imprescindvel que o processo utilizado para obteno do produto seja compatvel com as normas tcnicas especficas do setor ao qual estiver vinculada a firma, e as condies de instalaes e equipamentos empregados atendam regulamentao trabalhista.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 37

    Comentrios:

    Alternativa A: incorreta

    Nem sempre haver incidncia do IPI quando um estabelecimento industrial der sada de um produto industrializado. Basta pensar nos caso de imunidade para verificar que isso nem sempre verdade.

    Alternativa B: incorreta

    Quando a embalagem se destinar apenas ao transporte no estaremos diante de uma operao de industrializao (RIPI, art. 5, inciso IV).

    Alternativa C: correta. Resposta da questo.

    A alternativa reproduz corretamente o comando contido no pargrafo nico do art. 35 do RIR.

    Alternativa D: incorreta

    Na verdade, considera-se ocorrido o fato gerador do IPI na sada da repartio que promoveu o desembarao aduaneiro, quanto aos produtos que, por ordem do importador, forem remetidos diretamente a terceiros (RIPI, art. 36, inciso III).

    Quando os produtos forem remetidos diretamente ao estabelecimento importador, haver novo fato gerador quando este ltimo der sada a esses produtos (RIPI, art. 35, inciso II, combinado com o art. 9, inciso I).

    Alternativa E: incorreta

    Para fins de caracterizao da operao como industrializao, so irrelevantes o processo utilizado para obteno do produto e a localizao e condies das instalaes ou equipamentos empregados (RIPI, art. 4, pargrafo nico).

    12. Considerando as disposies da legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. Considera-se ocorrido o fato gerador do IPI na sada de armazm-geral ou outro depositrio do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial depositante, quanto aos produtos entregues diretamente a outro estabelecimento.

    II. O IPI devido sejam quais forem as finalidades a que se destine o produto ou o ttulo jurdico a que se faa a importao ou de que decorra a sada do estabelecimento produtor. Nesse sentido, o imposto incide normalmente na primeira sada de produto industrializado

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 38

    integrante do ativo no circulante do estabelecimento importador, destinados execuo de servios pela prpria firma remetente.

    III. Na hiptese de utilizao do papel por empresa jornalstica, em finalidade diferente da que lhe prevista na imunidade, o IPI se torna devido e responsvel pelo pagamento do imposto o estabelecimento industrial que deu sada ao produto na operao de venda empresa jornalstica.

    IV. No se considera industrializao o preparo de produtos alimentares na residncia do preparador, ainda que acondicionados em embalagem de apresentao e destinados venda a estabelecimento comercial.

    a) V, V, V, V

    b) V, V, F, F

    c) V, F, F, F

    d) F, F, V, F

    e) F, V, V, V

    Comentrios:

    Primeira assertiva: verdadeira

    A assertiva reproduz corretamente o comando contido no inciso II do art. 36 do RIPI.

    Segunda assertiva: verdadeira

    A assertiva retrata corretamente a combinao do art. 39 com o art. 38, inciso II, alnea b do RIPI.

    Terceira assertiva: falsa

    Na verdade, na hiptese de utilizao do papel por empresa jornalstica, em finalidade diferente da que lhe prevista na imunidade, o responsvel pelo pagamento do imposto a empresa jornalstica (RIPI, art. 24, inciso IV; art. 36, inciso VIII), e no o estabelecimento industrial que para ela vendeu o papel com imunidade.

    Quarta assertiva: falsa

    Nos termos do inciso I do art . 5 do RIPI, no se considera industrializao o preparo de produtos alimentares na residncia do preparador, quando no acondicionados em embalagem de apresentao, e desde que os produtos se destinem a venda direta a consumidor.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 39

    Considerando a sequncia obtida, a alternativa B a resposta da questo.

    13. Considerando as normas da legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados relativas equiparao de estabelecimentos a industrial e sujeio passiva, assinale a alternativa incorreta:

    a) obrigado ao pagamento do imposto como responsvel o transportador, em relao aos produtos tributados que transportar, desacompanhados da documentao comprobatria de sua procedncia.

    b) O adquirente de mercadoria de procedncia estrangeira, no caso de importao realizada por sua conta e ordem, por intermdio de pessoa jurdica importadora, responsvel solidrio pelo pagamento do imposto e acrscimos legais.

    c) So equiparados a industrial os estabelecimentos que, para fins de comercializao, receberem produtos importados por outro estabelecimento da mesma firma, diretamente da repartio que os liberou.

    d) As cooperativas que se dedicarem venda em comum de bens de produo, recebidos de seus associados para comercializao, podem ser equiparadas a estabelecimento industrial, por opo.

    e) O importador obrigado ao pagamento do imposto como contribuinte em relao ao fato gerador decorrente do desembarao aduaneiro de produto de procedncia estrangeira, e obrigado ao pagamento do imposto como responsvel quando der a sada do mesmo produto de seu estabelecimento.

    Comentrios:

    Alternativa A: correta

    A alternativa reproduz corretamente o comando contido no inciso I do art. 25 do RIPI.

    Alternativa B: correta

    A alternativa reproduz corretamente o comando contido no inciso III do art. 27 do RIPI.

    Alternativa C: correta

    A alternativa reproduz corretamente o comando contido no inciso II do art. 9 RIPI.

    Alternativa D: correta

    A alternativa reproduz corretamente o comando contido no inciso II do art. 11 do RIPI.

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 40

    Alternativa E: incorreta. Resposta da questo.

    Sabemos que o importador ao pagamento do imposto como contribuinte (e no como responsvel) quando der a sada do mesmo produto (por ele importado) de seu estabelecimento (RIPI, art. 35, inciso II, combinado com o art. 9, inciso I).

    14. Considerando as disposies da legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados, assinale V ou F e, em seguida, assinale a alternativa que contenha a sequncia correta:

    I. Se a contagem fsica revelar falta de selos de controle em relao quantidade que estiver escriturada no Livro Registro de Entrada e Sada do Selo de Controle, pode-se concluir que produtos selados saram do estabelecimento sem emisso da respectiva de nota fiscal.

    II. Em certos casos, a expresso "Indstria Brasileira" pode ser dispensada da rotulagem ou marcao de produtos industrializados.

    III. Os estabelecimentos industriais e os que lhes so equiparados podero se creditar do imposto relativo a matria-prima, produto intermedirio e material de embalagem, recebidos de terceiros para industrializao de produtos por encomenda, quando estiver destacado ou indicado na nota fiscal.

    IV. A iseno de carter subjetivo s exclui o crdito tributrio quando o seu titular estiver na situao de contribuinte ou de adquirente.

    a) V, V, V, F

    b) V, V, F, V

    c) F, F, F, V

    d) F, F, V, F

    e) F, V, V, V

    Comentrios:

    Primeira assertiva: verdadeira

    A assertiva reproduz corretamente a hiptese de presuno contida no inciso I art. 300 do RIPI.

    Segunda assertiva: verdadeira

    Verdade. Como regra, a expresso Indstria Brasileira deve ser inscrita com destaque e em caracteres bem visveis (RIPI, art. 274). No entanto, a exigncia pode ser dispensada da rotulagem ou marcao das bebidas alcolicas do Captulo 22 da TIPI, importadas em recipientes de capacidade superior a um litro e que sejam reacondicionadas no Brasil, no mesmo estado

  • LEGISLAO TRIBUTRIA AFRFB 2013.2 Pacote Teoria e Exerccios Professor: MURILLO LO VISCO

    AULA 12 SIMULADO COMENTADO

    Prof. Murillo Lo Visco www.pontodosconcursos.com.br 41

    ou aps reduo do seu teor alcolico, bem como de outros produtos importados a granel e reacondicionados no Pas, atendidas s condies estabelecidas pelo Ministro de Estado da Fazenda (RIPI, art. 274, pargrafo nico).

    Terceira assertiva: verdadeira

    A assertiva reproduz corretamente o comando contido no inciso III do art. 226 do RIPI.

    Quarta assertiva: falsa

    De acordo com o art. 51 do RIPI, a iseno de carter subjetivo s exclui o crdito tributrio quando o seu titular estiver na situao de contribuinte ou de responsvel, e no de adquirente.

    Considerando a sequncia obtida, a alternativa A a resposta da questo.

    15. Sobre o tema rotulagem e marcao, responda sim ou no conforme as disposies da legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados, e em seguida aponte a alternativa que corresponde sequncia correta.

    I. Em qualquer caso, proibido importar produto estrangeiro com rtulo escrito, no todo ou em parte, na lngua portuguesa?

    II. necessrio rotular ou marcar peas e acessrios empregados, no prprio estabelecimento industrial, na industrializao de outros produtos?

    III. Os importadores devem puncionar os artefatos de metais preciosos recebidos do exterior, mesmo que j tenham sido marcados no pas de origem?

    IV. No caso de