aula medicina

24
PROCESSOS PROCESSOS COGNITIVOS E SAÚDE COGNITIVOS E SAÚDE Profa. Dra. Josiane Profa. Dra. Josiane Maria de Freitas Maria de Freitas Tonelotto Tonelotto Março/2008 Março/2008

Upload: josiane-m-f-tonelotto

Post on 15-Jun-2015

4.920 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

aula dada ao alunos do curso de medicina da universidade anhembi morumbi

TRANSCRIPT

Page 1: Aula  Medicina

PROCESSOS PROCESSOS COGNITIVOS E SAÚDECOGNITIVOS E SAÚDE

Profa. Dra. Josiane Maria Profa. Dra. Josiane Maria de Freitas Tonelottode Freitas Tonelotto

Março/2008Março/2008

Page 2: Aula  Medicina

Funcionamento CerebralFuncionamento Cerebral

Três visões importantesTrês visões importantes– LURIALURIA– MacLEANMacLEAN– DAMASIODAMASIO

Page 3: Aula  Medicina

Funcionamento Cerebral: A visão Funcionamento Cerebral: A visão de Luria de Luria

Alexander Romanovich LuriaAlexander Romanovich Luria viveu entre 1902 viveu entre 1902 e 1977 e foi um famoso médico dedicado aos e 1977 e foi um famoso médico dedicado aos estudos da Neurologia e Psicologia.estudos da Neurologia e Psicologia.

Russo, nasceu na pequena cidade de Kazan, a leste Russo, nasceu na pequena cidade de Kazan, a leste de Moscou.de Moscou.

Suas idéias foram influenciadas por Vygotski, que Suas idéias foram influenciadas por Vygotski, que foi seu professor no período da universidade.foi seu professor no período da universidade.

Juntamente com Leontiev e Vygotski desenvolveu Juntamente com Leontiev e Vygotski desenvolveu um novo tipo de Psicologia, que relacionava os um novo tipo de Psicologia, que relacionava os processos psicológicos com aspectos culturais, processos psicológicos com aspectos culturais, históricos e instrumentais, com ênfase no papel históricos e instrumentais, com ênfase no papel fundamental da linguagem.fundamental da linguagem.

Interessou-se também pelo estudo da influência da Interessou-se também pelo estudo da influência da cultura nos processos mentais, que os cultura nos processos mentais, que os pesquisadores soviéticos chamaram de mediação pesquisadores soviéticos chamaram de mediação cultural.cultural.

Page 4: Aula  Medicina

Funcionamento Cerebral: A visão Funcionamento Cerebral: A visão de Luriade Luria

As diversas estruturas que compõe o cérebro podem ser As diversas estruturas que compõe o cérebro podem ser consideradas como partes constitutivas de três unidades consideradas como partes constitutivas de três unidades funcionais principais: funcionais principais:

1. Uma unidade responsável pela 1. Uma unidade responsável pela regulação do estado da regulação do estado da atividade cortical e do nível de vigilânciaatividade cortical e do nível de vigilância, formada pela , formada pela substância reticular e outras estruturas existentes no tronco substância reticular e outras estruturas existentes no tronco cerebral e pelas regiões mediais do córtex; cerebral e pelas regiões mediais do córtex;

2. Uma unidade para a 2. Uma unidade para a recepção, análise e armazenamento recepção, análise e armazenamento de informaçõesde informações – constituídas por regiões laterais do – constituídas por regiões laterais do neocortex situadas na superfície convexa dos hemisférios neocortex situadas na superfície convexa dos hemisférios cerebrais, compreendendo as regiões occipital (visão), cerebrais, compreendendo as regiões occipital (visão), temporal (audição) e parietal (sensibilidade geral); temporal (audição) e parietal (sensibilidade geral);

3. Uma unidade para 3. Uma unidade para programação, regulação e verificação programação, regulação e verificação da atividadeda atividade – formada por estruturas localizadas na região – formada por estruturas localizadas na região anterior dos hemisférios cerebrais, à frente da anterior dos hemisférios cerebrais, à frente da circunvolução para-central. circunvolução para-central.

Page 5: Aula  Medicina

PrimeiraUnidade

SegundaUnidade

TerceiraUnidade

Page 6: Aula  Medicina

FUNÇÕESCEREBRAIS

Page 7: Aula  Medicina

Funcionamento Cerebral: A visão Funcionamento Cerebral: A visão de MacLeande MacLean

Paul MacLean propôs a Paul MacLean propôs a Teoria dos Três CérebrosTeoria dos Três Cérebros

Neurologista, descreveu em 1952 a natureza tripartida do cérebro humano,resultado de nossa evolução filogenética.

Page 8: Aula  Medicina

Corresponde ao cerebelo e ao tronco encefálico. Corresponde ao cerebelo e ao tronco encefálico. É responsável pelos processos de auto-sustentação do corpo, É responsável pelos processos de auto-sustentação do corpo,

como a respiração, o batimento cardíaco e o sono, assim como como a respiração, o batimento cardíaco e o sono, assim como pelos rituais imutáveis de aproximação, ataque, vôo e pelos rituais imutáveis de aproximação, ataque, vôo e acasalamento, processos que não requerem controle consciente, acasalamento, processos que não requerem controle consciente, mas que são essenciais à vida do animal, tanto que o cérebro mas que são essenciais à vida do animal, tanto que o cérebro jamais para de funcionar, nem durante o sono profundo. jamais para de funcionar, nem durante o sono profundo.

Não muda, não aprende com a experiência corresponde ao Não muda, não aprende com a experiência corresponde ao comportamento mecânico, puramente instintivo. comportamento mecânico, puramente instintivo.

A ele se limita quase a totalidade do cérebro dos répteis atuais, A ele se limita quase a totalidade do cérebro dos répteis atuais, tendo estado presente nos répteis que precederam aos tendo estado presente nos répteis que precederam aos mamíferos, há cerca de 240 milhões de anos. mamíferos, há cerca de 240 milhões de anos.

O mais antigo dos três cérebros é o reptiliano, O mais antigo dos três cérebros é o reptiliano, primitivo ou arquipálio, também chamado de primitivo ou arquipálio, também chamado de “Complexo-R”.“Complexo-R”.

Page 9: Aula  Medicina

Os mamíferos primitivos tinham um cérebro constituído basicamente Os mamíferos primitivos tinham um cérebro constituído basicamente do cérebro reptiliano somado ao sistema límbico. do cérebro reptiliano somado ao sistema límbico.

Contém o hipotálamo, o tálamo, o hipocampo e a amígdala, que são Contém o hipotálamo, o tálamo, o hipocampo e a amígdala, que são considerados responsáveis pelas emoções e instintos emocionais considerados responsáveis pelas emoções e instintos emocionais como comportamentos relacionados à alimentação, competição e como comportamentos relacionados à alimentação, competição e sexo. sexo.

Essas emoções são importantes tanto para o indivíduo quanto para a Essas emoções são importantes tanto para o indivíduo quanto para a espécie; é capaz de aprender, pois retém memórias de emoções que espécie; é capaz de aprender, pois retém memórias de emoções que resultam das experiências onde o animal sentiu prazer ou dor em resultam das experiências onde o animal sentiu prazer ou dor em maior ou menor grau. maior ou menor grau.

Responde pelo comportamento emocional. Responde pelo comportamento emocional.

A maioria dos mamíferos compartilha A maioria dos mamíferos compartilha conosco esse cérebro que conosco esse cérebro que corresponde ao sistema límbico. corresponde ao sistema límbico.

Surgiu após o cérebro reptiliano, há Surgiu após o cérebro reptiliano, há cerca de 60 milhões de anos, tendo cerca de 60 milhões de anos, tendo sido acrescentado a este último. sido acrescentado a este último.

Page 10: Aula  Medicina

O neocórtex, córtex ou neopálio é o cérebro O neocórtex, córtex ou neopálio é o cérebro principal dos primatas, que foram dos últimos principal dos primatas, que foram dos últimos mamíferos a aparecerem. mamíferos a aparecerem.

Ele constitui cerca de cinco sextos da massa total Ele constitui cerca de cinco sextos da massa total do cérebro humano, tendo evoluído no último do cérebro humano, tendo evoluído no último milhão de anos. milhão de anos.

MacLean o chama de cérebro neomamífero, o que MacLean o chama de cérebro neomamífero, o que significa mamífero recente. significa mamífero recente.

Esse cérebro é responsável pelas Esse cérebro é responsável pelas funções cognitivas mais nobres, funções cognitivas mais nobres, como a linguagem e o raciocínio. como a linguagem e o raciocínio.

O neocórtex é responsável pelo O neocórtex é responsável pelo comportamento racional. comportamento racional.

Page 11: Aula  Medicina

António Rosa DamásioAntónio Rosa Damásio é um neurologista português, nascido em é um neurologista português, nascido em 1944.1944.

Atualmente é professor na Universidade Central de Medicina de Atualmente é professor na Universidade Central de Medicina de IOWA, coordena um laboratório para a investigação da emoção IOWA, coordena um laboratório para a investigação da emoção usando o método da lesão e a imagem funcional. usando o método da lesão e a imagem funcional.

Ficou mundialmente famoso com a publicação do seu primeiro livro: Ficou mundialmente famoso com a publicação do seu primeiro livro: O Erro de Descartes - Emoção, Razão e Cérebro HumanoO Erro de Descartes - Emoção, Razão e Cérebro Humano e e O O Sentimento de SiSentimento de Si (2001). (2001).

Estudioso de neurobiologia do comportamento humano e Estudioso de neurobiologia do comportamento humano e investigador das áreas cerebrais responsáveis pela tomada de investigador das áreas cerebrais responsáveis pela tomada de decisões e conduta.decisões e conduta.

Observou o comportamento em centenas de doentes com lesões no Observou o comportamento em centenas de doentes com lesões no córtex pré-frontal, permitindo concluir que, embora a capacidade córtex pré-frontal, permitindo concluir que, embora a capacidade intelectual se mantivesse intacta, esses doentes apresentavam intelectual se mantivesse intacta, esses doentes apresentavam mudanças constantes do comportamento social e incapacidade de mudanças constantes do comportamento social e incapacidade de estabelecer e respeitar regras sociais.estabelecer e respeitar regras sociais.

Os seus estudos são parte da Ciência Cognitiva, e têm sido decisivos Os seus estudos são parte da Ciência Cognitiva, e têm sido decisivos para o conhecimento das bases cerebrais da linguagem e memória.para o conhecimento das bases cerebrais da linguagem e memória.

Funcionamento Cerebral: A visão Funcionamento Cerebral: A visão de Damásiode Damásio

Page 12: Aula  Medicina

Phineas GagePhineas Gage ( (18191819--18611861) ) foi um foi um australianoaustraliano que, num que, num acidente com acidente com explosivosexplosivos, teve , teve seu seu cérebrocérebro perfurado por perfurado por uma barra de metal , uma barra de metal , sobrevivendo apesar da sobrevivendo apesar da gravidade do acidente.gravidade do acidente.

Após o ocorrido, Phineas, que Após o ocorrido, Phineas, que aparentemente não tinha aparentemente não tinha seqüelas, apresentou uma seqüelas, apresentou uma mudança acentuada de mudança acentuada de comportamento, sendo objeto comportamento, sendo objeto para estudo de caso muito para estudo de caso muito conhecido entre os conhecido entre os neurocientistas.neurocientistas.

Damásio

Page 13: Aula  Medicina

Processos CognitivosProcessos Cognitivos

EmoçõesControle

Page 14: Aula  Medicina

Funcionamento Cerebral e Funcionamento Cerebral e desenvolvimento humanodesenvolvimento humano

O funcionamento cerebral depende de algumas condições básicas que são:– estrutura: integridade das áreas e partes.– maturação: ao nascermos, nosso cérebro pesa cerca

de ½ Kg, e ao final de sua maturação, por volta dos sete anos, vai a 2,5 Kg , que é o peso que se manterá por toda a vida, salvo alterações demenciais ou perdas por traumatismos.

– alimentação: como todo e qualquer organismo, o cérebro necessita de alimentação adequada, tanto para desenvolver-se como para simplesmente funcionar

Influências genéticas e ambientais

Page 15: Aula  Medicina

Filogênese e Ontogênese do SNCFilogênese e Ontogênese do SNC

Page 16: Aula  Medicina

1- Prosencéfalo2- Mesencéfalo3- Rombencéfalo4- Futura medula espinhal5- Diencéfalo6- Telencéfalo7- Bulbo8- Medula espinhal9- Hemisfério cerebral10- Lóbulo olfatório11- Nervo óptico12- Cerebelo13- Metencéfalo

Desenvolvimento cerebralDesenvolvimento cerebral

Antes do nascimento nossos cérebro está praticamente formado, produzindo espantosos 250.000 novos neurônios por minuto.

Page 17: Aula  Medicina

Imagem da maturação cerebral entre as idades de 5 e 20 anos

Resultado de um longo trabalho de pesquisa realizado pelo Instituto Americano de Saúde Mental (NIMH) e pela Universidade de Los Angeles na Califórnia (UCLA). Utilizou imagens de ressonância magnética (MRI) e estudou o desenvolvimento cerebral normal dos 4 aos 21 anos. Os resultados mostram que a cortex pré frontal, o centro cerebral das “ordens superiores” não alcança a maturação completa até início da vida adulta.

Page 18: Aula  Medicina

Envelhecimento do cérebroEnvelhecimento do cérebro Desde que nascemos perdemos neurônios, apesar Desde que nascemos perdemos neurônios, apesar

de experimentarmos um aumento de sinapses de experimentarmos um aumento de sinapses (velocidade/informação).(velocidade/informação).

Com o envelhecimento, essas perdas tornam-se Com o envelhecimento, essas perdas tornam-se mais significativas, pois o tecido cerebral diminui.mais significativas, pois o tecido cerebral diminui.

Capacidade cognitiva persiste e é possível pela Capacidade cognitiva persiste e é possível pela compensação gerada na proliferação sináptica.compensação gerada na proliferação sináptica.

Problemas com a irrigação de áreas cerebrais pode Problemas com a irrigação de áreas cerebrais pode acentuar as perdas cognitivas.acentuar as perdas cognitivas.

Funções cognitivas mais afetadas com o Funções cognitivas mais afetadas com o envelhecimento: raciocínio, rapidez cognitiva, envelhecimento: raciocínio, rapidez cognitiva, processamento de informações visuais e auditivas, processamento de informações visuais e auditivas, memória de curto e de longo prazo.memória de curto e de longo prazo.

Page 19: Aula  Medicina

Envelhecimento do cérebroEnvelhecimento do cérebro

Page 20: Aula  Medicina

NEUROGÊNESE

Acreditava-se que ao nascermos nosso cérebro aprenderia coisas novas, mas não ganharia novos neurônios.

Isso mudou em 1998, quando os cientistas provaram que o cérebro produz, sim, novas células ao longo da vida – num processo batizado de neurogênese.

Deste então, descobrir como surgem novos neurônios e para que eles servem se tornou um dos temas mais quentes da neurociência. É possível que dessas pesquisas saiam formas de curar doenças como depressão e Alzheimer, retardar o envelhecimento e até garantir um melhor funcionamento do cérebro para pessoas saudáveis.

Page 21: Aula  Medicina

NEUROGÊNESE

Algumas considerações Algumas considerações   1.      1.      Novos neurônios são adicionados a estruturas cruciais Novos neurônios são adicionados a estruturas cruciais para a aprendizagem e memória. para a aprendizagem e memória. Isso inclui, na maioria dos Isso inclui, na maioria dos vertebrados, o hipocampo (envolvido na aprendizagem espacial e vertebrados, o hipocampo (envolvido na aprendizagem espacial e consolidação da memória de longa duração), o córtex inferior consolidação da memória de longa duração), o córtex inferior temporal (envolvido na aprendizagem visual) e o córtex superior temporal (envolvido na aprendizagem visual) e o córtex superior parietal (envolvido na aprendizagem espacial);parietal (envolvido na aprendizagem espacial);  

Page 22: Aula  Medicina

2.      2.      Várias condições que diminuem a proliferação de Várias condições que diminuem a proliferação de células granulares no giro dentado (hipocampo)células granulares no giro dentado (hipocampo), como o , como o estresse, aumento dos níveis de corticoesteróides circulantes, estresse, aumento dos níveis de corticoesteróides circulantes, envelhecimento e administração de drogas;envelhecimento e administração de drogas;

3.  3.  Os neurônios gerados em adultos podem ser similares aos Os neurônios gerados em adultos podem ser similares aos gerados nas fases embrionárias e pos-natais no fato de gerados nas fases embrionárias e pos-natais no fato de possuírem algumas propriedades que podem fazê-los possuírem algumas propriedades que podem fazê-los particularmente adequados para funções de aprendizado e particularmente adequados para funções de aprendizado e memória. memória. Por exemplo, durante o desenvolvimento, os novos Por exemplo, durante o desenvolvimento, os novos neurônios estendem seus axônios e rapidamente fazem novas neurônios estendem seus axônios e rapidamente fazem novas sinapses. Similarmente, neurônios gerados no giro dentado de sinapses. Similarmente, neurônios gerados no giro dentado de adultos estendem seus axônios por 4 a 10 dias após sua geração, adultos estendem seus axônios por 4 a 10 dias após sua geração, indicando que podem fazer sinapses longas antes de se tornarem indicando que podem fazer sinapses longas antes de se tornarem completamente maduros. completamente maduros. Talvez eles sejam particularmente Talvez eles sejam particularmente plásticos e façam conexões mais prontamente durante plásticos e façam conexões mais prontamente durante estágios precoces.estágios precoces. Finalmente células granulares que foram Finalmente células granulares que foram presumivelmente geradas na fase adulta têm um menor limiar de presumivelmente geradas na fase adulta têm um menor limiar de indução de LTP, produzindo maiores facilitações de curta duração, indução de LTP, produzindo maiores facilitações de curta duração, sendo mais plásticos e menos passíveis de inibição mediada por sendo mais plásticos e menos passíveis de inibição mediada por GABA do que células mais velhas, características que são coerentes GABA do que células mais velhas, características que são coerentes com seu papel na memória de curta duração.com seu papel na memória de curta duração.

NEUROGÊNESE

Page 23: Aula  Medicina

Stress e saúde Stress e saúde

Page 24: Aula  Medicina

Saúde e Bem-EstarSaúde e Bem-Estar A saúde de um simples estado de ausência de doença, passou a ser

entendida como sendo um estado de bem estar físico, mental e social.– A saúde é uma questão de cidadania. – Todos cidadãos têm direitos, mas são igualmente responsáveis pela

manutenção. – É conseqüência de ações realizadas em toda a sociedade e o médico e

outros profissionais de saúde possuem papel fundamental na garantia da mesma.

– Este modo de entender a saúde abrange aspectos individuais e coletivos, envolvendo questões ambientais e sociais.

O Bem-Estar é um conceito de prática que engloba todos os aspectos do indivíduo, assim, envolve a manutenção de uma boa nutrição, exercício, boas relações pessoais, familiares e sociais, e o controle do stress. – Decorre de um conjunto de variáveis associadas ao estilo de vida de

cada um, podendo assim contemplar programas ou benefícios que são introduzidos para encorajar a aptidão física, a prevenção e a detecção precoce de doenças para ajudar a reduzir a utilização e os custos de futuros cuidados de saúde.