aula 00

6
 CURSO EM EXERCÍCIOS DE DIREITO ADMINISTRATIVO – TRT 20ª ANALISTA JUDICIÁRIO Prof. Edson Marques www.pontodosconcursos.com.br 1 Olá caros alunos, Bem vindos ao nosso curso de Direito Administrativo, em exercícios para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, para os cargos de analista judiciário – área judiciária e execução de mandados. Para aqueles que ainda não me conhecem, sou o Professor Edson Marques, sou professor de Direito Administrativo aqui do Ponto já há uns três anos. Além do Ponto, ainda leciono Direito Administrativo e Constitucional na graduação, pós-graduação e em alguns cursos presenciais de Brasília. Mas, a minha principal atividade, é a Defensoria Pública, Sou Defensor Público Federal, com atuação nos Tribunais Superiores, em especial no STJ. É minha outra paixão, porque posso empreender meus esforços no sentido de ajudar o próximo, o mais necessitado. Minha intenção neste curso e tentar repassar a experiência e vivência de mais de 15 anos em concursos públicos, já que inicie essa jornada em 1994, quando resolvi largar uma graduação de matemática e estudar para concurso. Bem, de lá para cá ocupei diversos cargos públicos (Técnico de Finanças e Controle, Técnico Judiciário no STJ, Analista Judiciário no STF e no STJ, Advogado da União etc), tendo sido aprovado em outros tantos certames (Oficial de Justiça, Analista Judiciário TST, Advogado Júnior CEF, Procurador da Fazenda Nacional, Delegado de Polícia Federal e Civil do DF, por exemplo). Bem, nosso curso, terá exclusivamente questões da banca organizadora, contemplando principalmente questões mais modernas (2009 a 2011). No entanto, é possível que ali e acolá precisemos buscar e nos auxiliar de questões mais antigas. Assim, vamos dividir nosso curso da seguinte forma: AULA 01 - Direito Administrativo: Organização administrativa: administração direta e indireta; centralizada e descentralizada; autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. Órgãos públicos: conceito, natureza e classificação.

Upload: czanghelini

Post on 18-Jul-2015

286 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

5/15/2018 Aula 00 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/aula-00-55ab4e9730e46 1/6

CURSO EM EXERCÍ CI OSDE DI REI TO ADMI NI STRATI VO – TRT 20ª

ANALI STA JUDI CI ÁRI O

Prof. Edson Marques  www.pon todosconcu rsos .com.b r1

Olá caros alunos,

Bem vindos ao nosso cu rso de D i re i to Admin is t ra t i vo , em

exercíc ios para o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 20ªRegião, para os cargos de ana l i s ta j ud i c iá r i o – á rea jud i c iá r i a eexecução de man dados .

Para aqueles que ainda não me conhecem, sou o Professor EdsonMarques, sou professor de Direito Administrativo aqui do Ponto já háuns três anos. Além do Ponto, ainda leciono Direito Administrativo eConstitucional na graduação, pós-graduação e em alguns cursos

presenciais de Brasília.

Mas, a minha principal atividade, é a Defensoria Pública, Sou DefensorPúblico Federal, com atuação nos Tribunais Superiores, em especial noSTJ. É minha outra paixão, porque posso empreender meus esforços nosentido de ajudar o próximo, o mais necessitado.

Minha intenção neste curso e tentar repassar a experiência e vivênciade mais de 15 anos em concursos públicos, já que inicie essa jornada

em 1994, quando resolvi largar uma graduação de matemática eestudar para concurso. Bem, de lá para cá ocupei diversos cargospúblicos (Técnico de Finanças e Controle, Técnico Judiciário no STJ,Analista Judiciário no STF e no STJ, Advogado da União etc), tendo sidoaprovado em outros tantos certames (Oficial de Justiça, AnalistaJudiciário TST, Advogado Júnior CEF, Procurador da Fazenda Nacional,Delegado de Polícia Federal e Civil do DF, por exemplo).

Bem, nosso curso, terá exclusivamente questões da banca

organizadora, contemplando principalmente questões mais modernas(2009 a 2011). No entanto, é possível que ali e acolá precisemos buscare nos auxiliar de questões mais antigas. Assim, vamos dividir nossocurso da seguinte forma:

AULA 01 - Direito Administrativo: Organização

administrativa: administração direta e indireta;

centralizada e descentralizada; autarquias, fundações,

empresas públicas e sociedades de economia mista.

Órgãos públicos: conceito, natureza e classificação.

5/15/2018 Aula 00 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/aula-00-55ab4e9730e46 2/6

CURSO EM EXERCÍ CI OSDE DI REI TO ADMI NI STRATI VO – TRT 20ª

ANALI STA JUDI CI ÁRI O

Prof. Edson Marques  www.pon todosconcu rsos .com.b r2

AULA 02 - Administração pública: princípios básicos.

Poderes administrativos: poder hierárquico; poder

disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso eabuso do poder.

AULA 03: Serviços Públicos: conceito e princípios;

delegação: concessão, permissão e autorização.

AULA 04: Ato administrativo: conceito, requisitos e

atributos; anulação, revogação e convalidação;

discricionariedade e vinculação.

AULA 05: Contratos administrativos: conceito e

características. Licitação: princípios, modalidades,

dispensa e inexigibilidade.

AULA 06: Servidores públicos: cargo, emprego e função

públicos. Lei n.º 8.112/90 e alterações posteriores

(Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos

civis da União, das autarquias e das fundações públicasfederais): Das disposições preliminares; Do provimento,

vacância, remoção, redistribuição e substituição; Dos

direitos e vantagens: do vencimento e da remuneração;

das vantagens; das férias; das licenças; dos

afastamentos; do direito de petição; Do regime

disciplinar: dos deveres e proibições; da acumulação; das

responsabilidades; das penalidades.

AULA 07: Lei nº 9.784/99 e alterações posteriores(Regula o processo administrativo no âmbito da

Administração Pública Federal): das disposições gerais;

dos direitos e deveres dos administrados. Lei nº 8.429/92

e alterações posteriores (Dispõe sobre as sanções

aplicáveis aos agentes públicos nos casos de

enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo,

emprego ou função na administração pública direta,

indireta ou fundacional e dá outras providências): das

disposições gerais; dos atos de improbidade

5/15/2018 Aula 00 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/aula-00-55ab4e9730e46 3/6

CURSO EM EXERCÍ CI OSDE DI REI TO ADMI NI STRATI VO – TRT 20ª

ANALI STA JUDI CI ÁRI O

Prof. Edson Marques  www.pon todosconcu rsos .com.b r3

administrativa.

AULA 08: Controle e responsabilização da administração:

controle administrativo; controle judicial; controlelegislativo; responsabilidade civil do Estado.

Nossa tarefa será árdua, mas isso faz parte do jogo, a fim de quepossamos alcançar nossa meta maior que é a aprovação neste certame.Então, firmo o compromisso de alçá-los à condição de acertar a maiorparte das questões de nossa matéria. Este é o desafio e vamos vencê-lo. Que Deus nos ilumine e nos dê força.

Então, vamos ao que interessa.

QUESTÕES COMENTA DA S

1.  ( ANAL I STA JUDI CI ÁRI O – ADMI NI STRATI VO - TRE/ MA –CESPE/ 200 9) Assina le a opção cor re t a a respe i to da a tu a lo rg an ização da adm in is t r ação pú b l ica b ras i le i ra , segun do a CF.a) Entidade, órgão e organismo têm o mesmo significado.

b) Entidade e órgão são termos sinônimos, porém organismo é apenasuma das projeções pelas quais se exterioriza a atuação deles.c) Embora tenham conceitos diferentes, entidade e órgão possuempersonalidade jurídica.d) O Instituto Nacional do Seguro Social é uma das mais importantesentidades da área federal.e) A União, os estados-membros, os municípios e o Distrito Federal sãoentidades estatais soberanas, pois possuem autonomia política,administrativa e financeira.

Comen tá r ios :

A alternativa “a” está errada. Observe, e vamos tratar do tema maisprofundamente na primeira aula, que entidade diz respeito às pessoas jurídicas que integram a Administração Pública Indireta, e órgão é umadistribuição interna de atribuições, dentre de um mesmo ente ouentidade, e não possui personalidade jurídica.

Organismo por outro lado pode ser visto sob duas vertentes. A primeira

5/15/2018 Aula 00 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/aula-00-55ab4e9730e46 4/6

CURSO EM EXERCÍ CI OSDE DI REI TO ADMI NI STRATI VO – TRT 20ª

ANALI STA JUDI CI ÁRI O

Prof. Edson Marques  www.pon todosconcu rsos .com.b r4

como um conjunto de órgãos que constituem um corpo, ou sob oaspecto de uma pessoa jurídica que atua no plano internacional, talcomo a organização das nações unidas, por exemplo.

As alternativas “b” e “c” também estão erradas. Entidade possuipersonalidade jurídica, órgão não.

Alternativa “E” está errada. É que os entes ou entidades políticas(distintos dos entes ou entidades administrativas), compreendendo aUnião, os estados-membros, os municípios e o Distrito Federal,possuem autonomia política, administrativa e financeira, porém não são

entidades soberanas, eis que a única entidade soberana na estruturapolítica brasileira é o próprio Estado Central, ou seja, a RepúblicaFederativa do Brasil.

Assim, a alternativa “d” está correta. O Instituto Nacional do SeguroSocial (INSS) é uma das mais importantes entidades da área federal,sendo uma autarquia que cuida em especial dosbenefícios/contribuições previdenciárias.

Gabar i to : “ D ”

2.  ( ANAL I STA JUDI CI ÁRI O – ADMI NI STRATI VA – TRE/ AM –FCC/ 20 10) A respe i to dos p r in c íp ios básicos da Adm in is t r ação , éc or re to a f i rm a r :a) Em razão do princípio da moralidade o administrador público deveexercer as suas atividades administrativas com presteza, perfeição erendimento funcional.

b) Os princípios da segurança jurídica e da supremacia do interessepúblico não estão expressamente previstos na Constituição Federal.c) A publicidade é elemento formativo do ato e serve para convalidarato praticado com irregularidade quanto à origem.d) Por força do princípio da publicidade todo e qualquer atoadministrativo, sem exceção, deve ser publicado em jornal oficial.e) O princípio da segurança jurídica permite a aplicação retroativa denova interpretação de norma administrativa.

Comen tá r io :

5/15/2018 Aula 00 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/aula-00-55ab4e9730e46 5/6

CURSO EM EXERCÍ CI OSDE DI REI TO ADMI NI STRATI VO – TRT 20ª

ANALI STA JUDI CI ÁRI O

Prof. Edson Marques  www.pon todosconcu rsos .com.b r5

A alternativa “a” está errada na medida em que atuar com presteza,perfeição e rendimento funcional diz respeito ao princípio da eficiência.

A alternativa “b” está correta. De fato, os princípios da segurança jurídica, decorrente do primado que protege o ato jurídico perfeito, acoisa julgado e o direito adquirido, e a supremacia do interesse públiconão estão expressamente previstos na CF/88, são princípios implícitos.

A alternativa “c” está errada. É que a publicidade não é elementoformativo do ato, tampouco serve para convalidar ato praticado com

irregularidade. É princípio que estabelece a transparência dos atos,tornando-os conhecido, bem como o início dos efeitos externos do ato.

A alternativa “d” está errada. Nem todo ato administrativo deve serpublicado, por que alguns estão resguardados pelo sigilo. Ademais, háatos que mesmo devendo ser publicados, não precisam ser em jornal degrande circulação, ou seja, devem ter publicidade menor, tal comoférias de um servidor, que basta ser publicada em boletim interno.

A alternativa “e” está errada. O princípio da segurança jurídica veda aaplicação retroativa de interpretação, conforme estabelece a Lei nº9.784/99, ao estabelecer que “ X I I I - i n t e r p r e t a ç ã o d a n o r m a

a d m i n i s t r a t i v a d a f o r m a q u e m e l h o r g a r a n t a o a t en d i m e n t o d o f i m p ú b l i co a

que se d i r i ge , vedada ap l icação re t r oa t i va de nova i n t e rp re t ação” .

Ga b ar i t o : “ B ” .

En t ão , esta é só uma am os t ra , um a demons t r ação do que vamosen f ren ta r , a f im de vence rmos , e vence remos , essa g randeba ta lha que nos agua rda rumo ao nosso ing resso no TRT 20ª .Espero vocês em br eve . A té a p róx im a au la .

Grand e abr aço ,

Pro f . Edson Mar ques

QUESTÕES SELECI ONA DA S

5/15/2018 Aula 00 - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/aula-00-55ab4e9730e46 6/6

CURSO EM EXERCÍ CI OSDE DI REI TO ADMI NI STRATI VO – TRT 20ª

ANALI STA JUDI CI ÁRI O

Prof. Edson Marques  www.pon todosconcu rsos .com.b r6

1.  ( ANAL I STA JUDI CI ÁRI O – ADMI NI STRATI VO - TRE/ MA –CESPE/ 200 9) Assina le a opção cor re t a a respe i to da a tu a l

o rg an ização da adm in is t r ação pú b l ica b ras i le i ra , segun do a CF.a) Entidade, órgão e organismo têm o mesmo significado.b) Entidade e órgão são termos sinônimos, porém organismo é apenasuma das projeções pelas quais se exterioriza a atuação deles.c) Embora tenham conceitos diferentes, entidade e órgão possuempersonalidade jurídica.d) O Instituto Nacional do Seguro Social é uma das mais importantesentidades da área federal.

e) A União, os estados-membros, os municípios e o Distrito Federal sãoentidades estatais soberanas, pois possuem autonomia política,administrativa e financeira.

2.  ( ANAL I STA JUDI CI ÁRI O – ADMI NI STRATI VA – TRE/ AM –FCC/ 20 10) A respe i to dos p r in c íp ios básicos da Adm in is t r ação , éc or re to a f i rm a r :a) Em razão do princípio da moralidade o administrador público deveexercer as suas atividades administrativas com presteza, perfeição e

rendimento funcional.b) Os princípios da segurança jurídica e da supremacia do interessepúblico não estão expressamente previstos na Constituição Federal.c) A publicidade é elemento formativo do ato e serve para convalidarato praticado com irregularidade quanto à origem.d) Por força do princípio da publicidade todo e qualquer atoadministrativo, sem exceção, deve ser publicado em jornal oficial.e) O princípio da segurança jurídica permite a aplicação retroativa denova interpretação de norma administrativa.

GABARITO:1.  D2.  B