atividades de versificaÇÃo

2
ATIVIDADES DE VERSIFICAÇÃO 1 – Classifique as rimas: Pode, em redor de ti, tudo se aniquilar: -Tudo renascerá cantando ao teu olhar, Tudo, mares e céus, árvores e montanhas, Porque a vida perpétua arde em tuas entranhas. Que rumor é esse na mata. Por que se alarma a natureza? Ai... É a motosserra que mata, Cortante, oxigênio e beleza. Já toda a terra adormece. Sai um soluço da flor, Rompe de tudo um rumor, Leve como o de uma prece. 2 – Leia este poema: Buscando a Cristo (Gregório de Matos) A vós correndo vou, braços sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos, Que, para receber-me, estais abertos, E, por não castigar-me, estais cravados. A vós, divinos olhos, eclipsados De tanto sangue e lágrimas abertos, Pois para perdoar-me, estais despertos, E, por não condenar-me, estais fechados. A vós, pregados pés, por não deixar-me, A vós, sangue vertido, para ungir-me, A vós, cabeça baixa, pra chamar-me. A vós, lado patente, quero unir-me, A vós, cravos preciosos, quero atar-me, Para ficar unido, atado e firme. a) Faça a escansão das duas primeiras estrofes e classifique os versos: b) Que nome recebe esse poema? Por quê? c) Que nome recebe cada estrofe? d) Faça o esquema de rimas e classifique-as:

Upload: polilinhares

Post on 26-Jul-2015

3.407 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: ATIVIDADES DE VERSIFICAÇÃO

ATIVIDADES DE VERSIFICAÇÃO1 – Classifique as rimas:

Pode, em redor de ti, tudo se aniquilar:-Tudo renascerá cantando ao teu olhar,Tudo, mares e céus, árvores e montanhas,Porque a vida perpétua arde em tuas entranhas.

Que rumor é esse na mata.Por que se alarma a natureza?Ai... É a motosserra que mata,Cortante, oxigênio e beleza.

Já toda a terra adormece.Sai um soluço da flor,Rompe de tudo um rumor,Leve como o de uma prece.

2 – Leia este poema:Buscando a Cristo (Gregório de Matos)A vós correndo vou, braços sagrados,Nessa cruz sacrossanta descobertos,Que, para receber-me, estais abertos,E, por não castigar-me, estais cravados.

A vós, divinos olhos, eclipsadosDe tanto sangue e lágrimas abertos,Pois para perdoar-me, estais despertos,E, por não condenar-me, estais fechados.

A vós, pregados pés, por não deixar-me,A vós, sangue vertido, para ungir-me,A vós, cabeça baixa, pra chamar-me.

A vós, lado patente, quero unir-me,A vós, cravos preciosos, quero atar-me,Para ficar unido, atado e firme.

a) Faça a escansão das duas primeiras estrofes e classifique os versos:b) Que nome recebe esse poema? Por quê?c) Que nome recebe cada estrofe?d) Faça o esquema de rimas e classifique-as:

3 – Observe os poemas abaixo, escreva que nome eles recebem e faça a escansão:pétala caiu se quis colorir o chão fez bem, conseguiu.

pétalas de rosa a contar-lhe uma história -- sonho de mulher