atividade 2.doc1

3
3) Procure observar a implementação de uma política com a qual você tem contato freqüente. Verifique se todas as condições de êxito da implementação estão presentes. Falta alguma? Qual? Isso tem algum tipo de conseqüência sobre o resultado da política? Descreva. Atualmente exerço a função de Gestor de Educação de uma Prefeitura e isso tem possibilitado que acompanhe de forma mais próxima algumas questões relativas ao Bolsa Família. Pois, uma das exigências pára a manutenção do benefício por parte do Governo Federal é que os pais mantenham os filhos na escola e façam o acompanhamento de seu rendimento, ou seja, participe ativamente de sua vida escolar. Contudo, apesar do programa ser fundamental para a atual realidade de nosso País, falta mais articulação entre os entes envolvidos (Municípios e Governo Federal), tanto no que se refere ao cadastramento das famílias, quanto na questão do controle e fiscalização, já que infelizmente em muitos casos o programa é usado como moeda de troca para fins eleitorais. Outra coisa que observamos é que na sua grande maioria os pais não estão interessados na melhora de educação dos filhos e sim simplesmente na sua presença em sala para que o benefício não seja cortado ou suspenso, dessa forma, acho que outros mecanismos poderiam ser implantados com a finalidade de medir a evolução dos alunos beneficiados, o que poderia de certa forma obrigar os pais a ser mais presente da educação dos filhos.

Upload: fabio-araujo

Post on 08-Aug-2015

1.492 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Atividade 2.doc1

3) Procure observar a implementação de uma política com a qual você tem contato freqüente. Verifique se todas as condições de êxito da implementação estão presentes. Falta alguma? Qual? Isso tem algum tipo de conseqüência sobre o resultado da política?Descreva.

Atualmente exerço a função de Gestor de Educação de uma Prefeitura e isso tem possibilitado que acompanhe de forma mais próxima algumas questões relativas ao Bolsa Família. Pois, uma das exigências pára a manutenção do benefício por parte do Governo Federal é que os pais mantenham os filhos na escola e façam o acompanhamento de seu rendimento, ou seja, participe ativamente de sua vida escolar.

Contudo, apesar do programa ser fundamental para a atual realidade de nosso País, falta mais articulação entre os entes envolvidos (Municípios e Governo Federal), tanto no que se refere ao cadastramento das famílias, quanto na questão do controle e fiscalização, já que infelizmente em muitos casos o programa é usado como moeda de troca para fins eleitorais.

Outra coisa que observamos é que na sua grande maioria os pais não estão interessados na melhora de educação dos filhos e sim simplesmente na sua presença em sala para que o benefício não seja cortado ou suspenso, dessa forma, acho que outros mecanismos poderiam ser implantados com a finalidade de medir a evolução dos alunos beneficiados, o que poderia de certa forma obrigar os pais a ser mais presente da educação dos filhos.

Porém, todo esse processo só será bem sucedido ser for discutido e implantado de forma que todos os entes envolvidos possam participar ativamente de todas as etapas necessárias, ou seja, desde a sua concepção até a implantação de formas mais rígidas de controle, de fiscalização e sem a interferência direta dos políticos de cada localidade.

6) Por que é importante realizar o monitoramento de políticas, programas e projetos? Faça uma lista de cinco motivos pelos quais devemos efetuar o monitoramento.

Em primeiro lugar faz-se necessário que o Poder Estatal ao implantar uma Política Pública, possua mecanismos e meios que possam dar-lhes respostas sobre as ações realizadas e os impactos dessas ações. Dentre esses mecanismos, podemos utilizar o monitoramento que consiste no exame

Page 2: Atividade 2.doc1

contínuo de processos, produtos, resultados e impactos das ações realizadas. Sendo assim, podemos citar alguns motivos pelos quais devemos efetuar o monitoramento:

a) Fornecer subsídios para a tomada de decisões;b) Orientar e fornecer dados técnicos de determinados programas e

projetos;c) Servir como fonte de informação sobre determinados projetos e

programas, possibilitando a partir da análise dos dados nortear o rumo a ser tomado;

d) Acelerar os processos de tomada de decisões dos programas e projetos;e) Fornecer dados e informações sobre os impactos das ações realizadas;f) Servir como instrumento de orientação e de gestão dos programas e

projetos.