atividade 1 - ho.docx

3
Atividades Com base no conteúdo desta unidade e nas leituras indicadas, responda às seguintes questões: 1. Em qual local do sistema respiratório ocorrem as trocas de gás carbônico e oxigênio? Qual é a origem do gás carbônico presente no ar expirado? 2. Quais são as principais regras e princípios que devem ser observados no uso dos limites de exposição? 3. Qual é o papel principal do muco que reveste parte da região condutora do trato respiratório? 4. Para se analisar se as condições de trabalho com uma substância estão de acordo com o limite de tolerância, devemos seguir o seguinte fluxo: Existe LT na legislação brasileira? Se existir, tem-se LTma ou tem-se LTvt? Se existir LTvt - nunca pode ser ultrapassado, em momento algum; Se existir LTma, procurar o FD e calcular Vmáx - analisar então tanto para valor máximo como para média ponderada; Se não existir LT na legislação brasileira, recomenda-se como boa prática analisar os valores da ACGIH, adaptando estes valores à jornada de trabalho nacional. a) Do acima exposto, qual é a conclusão que se chega para um trabalhador exposto a 4,0 ppm de formaldeído por um período de 30 minutos 2 vezes por jornada? Se fosse utilizado os padrões da ACGIH a sua conclusão seria a mesma? Justifique? b) E para um soldador, trabalhando com aço galvanizado, exposto a uma concentração atmosférica de 6,4 mg/m3 de fumos de óxido de zinco. Quando não está soldando, fica exposto a um nível de fundo de 0,8 mg/m3 de fumos do mesmo tipo. O tempo efetivo de soldagem é 3 horas num turno de 8 horas. 5. Qual é o limite de exposição para poeira respirável contendo 8% de sílica cristalizada, de acordo com a legislação brasileira?

Upload: tiago-reboucas

Post on 27-Oct-2015

456 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Higiene Ocupacional - Agentes Químicos

TRANSCRIPT

Page 1: Atividade 1 - HO.docx

Atividades

Com base no conteúdo desta unidade e nas leituras indicadas, responda às seguintes questões:

1. Em qual local do sistema respiratório ocorrem as trocas de gás carbônico e oxigênio? Qual é a origem do gás carbônico presente no ar expirado?

2. Quais são as principais regras e princípios que devem ser observados no uso dos limites de exposição?

3. Qual é o papel principal do muco que reveste parte da região condutora do trato respiratório?

4. Para se analisar se as condições de trabalho com uma substância estão de acordo com o limite de tolerância, devemos seguir o seguinte fluxo:

Existe LT na legislação brasileira? Se existir, tem-se LTma ou tem-se LTvt? Se existir LTvt - nunca pode ser ultrapassado, em momento algum; Se existir LTma, procurar o FD e calcular Vmáx - analisar então tanto para valor

máximo como para média ponderada; Se não existir LT na legislação brasileira, recomenda-se como boa prática

analisar os valores da ACGIH, adaptando estes valores à jornada de trabalho nacional.

a)     Do acima exposto, qual é a conclusão que se chega para um trabalhador exposto a 4,0 ppm de formaldeído por um período de 30 minutos 2 vezes por jornada? Se fosse utilizado os padrões da ACGIH a sua conclusão seria a mesma? Justifique?

b)     E para um soldador, trabalhando com aço galvanizado, exposto a uma concentração atmosférica de 6,4 mg/m3 de fumos de óxido de zinco. Quando não está soldando, fica exposto a um nível de fundo de 0,8 mg/m3 de fumos do mesmo tipo. O tempo efetivo de soldagem é 3 horas num turno de 8 horas. 

5. Qual é o limite de exposição para poeira respirável contendo  8% de sílica cristalizada, de acordo com a legislação brasileira?

6. Observe as seguintes situações:

Pressão parcial de oxigênio superior a 95 mmHg. 21 % de oxigênio na altitude de 3000 m de altitude (P=523 mmHg) 12,5 % de oxigênio ao nível do mar (P= 760 mmHg) Todas as alternativas

Qual delas caracteriza uma condição deficiente de oxigênio em nível IPVS? Justifique.Quais são as causas da deficiência de oxigênio em um ambiente? 

Page 2: Atividade 1 - HO.docx

7. Quais são os fatores de risco respiratório gerado na pintura tipo spray com tinta à base de solvente orgânico?

8. Quais são os pré-requisitos para que um determinado particulado seja caracterizado como PNOS?

9. Porque certos gases e vapores irritantes são considerados atípicos? Qual é a diferença básica entre gases e vapores asfixiantes simples e químicos?

10. Quando existe o TLV-STEL (LTce), ele complementa o TLV-TWA (LTmp), permitindo que o valor do TLV-TWA seja superado. Quais são as regras que limitam esta superação do TLV-TWA? A partir destas regras, como você interpreta a exposição mostrada na figura abaixo?

Envie sua atividade para a ferramenta Tarefa até o dia 29/09/2013: 

Esta atividade será avaliada em 10,0 pontos.