aproveite o seu tempo, invista nos “quartos ociosos” · atividade 1 atividade 1: cursos tempo:...

2
Aproveite o seu tempo, invista nos “Quartos ociosos” ! Como você gasta seu tempo durante a semana? Lembre-se de que ela tem 168 horas. • Se você trabalha 50 horas por semana (contando a hora de almoço), já gastou 30% dela. • Dormindo, são 56 horas, ou seja, quase 35%. • Assim, sobram 62 horas ociosas por semana, que as quais você pode dedicar a diversos objetivos. Visualize essa divisão no gráfico a seguir Para nos organizarmos melhor, podemos dividir esse tempo por quatro. Fazendo isso, teremos quatro períodos – quartos – de 15 horas, para cuidar de nossas carreiras e vidas pessoais. Agora, veja como você pode programar as suas horas, objetivando tanto o aperfeiçoamento pessoal quanto o profissional. Analise com atenção a sugestão a seguir. Quartos Ociosos Trabalho Sono Objetivo: Aperfeiçoamento pessoal e profissional Atividade 1 Atividade 1: Cursos Tempo: 4 horas por semana. Atividade 2 Atividade 3 Atividade 4 Atividade 5 Atividade 6 Curso de pós-graduação Leituras Aperfeiçoamento Saúde Lazer Ócio criativo Como cuidar Utilize esse tempo para fazer aquela pós-graduação, que constituirá em um diferencial em sua formação. Mas, tenha cuidado. Os cursos que você fizer devem ter o que se chama de “aderência” à sua área. Aqui, considere também os cursos de idiomas. 1

Upload: phungliem

Post on 02-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Aproveite o seu tempo, invista nos “Quartos ociosos” !

Como você gasta seu tempo durante a semana? Lembre-se de que ela tem 168 horas.• Se você trabalha 50 horas por semana (contando a hora de almoço), já gastou 30% dela.• Dormindo, são 56 horas, ou seja, quase 35%.• Assim, sobram 62 horas ociosas por semana, que as quais você pode dedicar a diversos objetivos.

Visualize essa divisão no gráfico a seguir

Para nos organizarmos melhor, podemos dividir esse tempo por quatro. Fazendo isso, teremos quatro períodos – quartos – de 15 horas, para cuidar de nossas carreiras e vidas pessoais.

Agora, veja como você pode programar as suas horas, objetivando tanto o aperfeiçoamento pessoal quanto o profissional. Analise com atenção a sugestão a seguir.

QuartosOciosos

Trabalho

Sono

Objetivo: Aperfeiçoamento pessoal e profissional

Atividade 1

Atividade 1: Cursos

Tempo: 4 horas por semana.

Atividade 2 Atividade 3 Atividade 4 Atividade 5 Atividade 6

Curso de pós-graduação

Leituras Aperfeiçoamento Saúde Lazer Ócio criativo

Como cuidarUtilize esse tempo para fazer aquela pós-graduação, que constituirá em um diferencial em sua formação. Mas, tenha cuidado. Os cursos que você fizer devem ter o que se chama de “aderência” à sua área. Aqui, considere também os cursos de idiomas.

1

Atividade 2: Leituras

Tempo: 6 horas por semana.

Como cuidarLeia, reflita e se informe sobre os assuntos diferentes do seu dia a dia, de sua área de atuação.

Atividade 3: Aperfeiçoamento

Tempo: 6 horas por semana.

Como cuidarFaça a sua própria pesquisa. Programe visitas às boas livrarias e verifique as novidades. Se encontrar algo que realmente interesse, compre e programe a sua leitura ou estudo. Encontros, palestras, workshops e outras atividades do tipo também trazem muito conhecimento, além de ampliar a sua rede de contatos.

Atividade 4: Saúde 4

3

2

Tempo: 12 horas por semana.

Como cuidarFaça exercícios físicos. O exercício físico diário torna-se um hábito extremamente benéfico. Beba água. Como tudo na vida, beber água é uma questão de hábito. Se você pratica esportes, a quanti-dade de água necessária pode chegar a 3 litros ou mais por dia.

Atividade 5: Lazer 5Tempo: 18 horas por semana.

Como cuidarVocê pode concentrar essas horas no domingo. Divirta-se. Faça aquilo que lhe dá prazer e relaxe. Isso é fundamental para repor as energias.

Atividade 6: Ócio criativo 6Tempo: 2 horas por semana.

Como cuidarNão faça nada. Exercite o ócio criativo!

Aproveite os seus quartos ociosos ! Organize a sua própria tabela e distribua o tempo da forma que melhor lhe atender.

Consulte e atualize essa tabela periodicamente, e você conseguirá estabelecer uma estrutura capaz de satisfazer todas as suas necessidades.

Lembre-se de que imprevistos acontecem. Então, não deixe que a tabela se transforme numa regra. Tenha disciplina e viva feliz na metrópole, no interior ou onde quer que você esteja!