associação brasileira de ginástica holística 2011 · nunca vivemos um momento tão importante...

15
Associação Brasileira de Ginástica Holística 2011 www.abgh.com.br

Upload: lynguyet

Post on 03-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Associação Brasileira de Ginástica Holística

2011

www.abgh.com.br

Associação Brasileira de Ginástica Holística

Dezembro 2011

Brasil

Editorial – O que vem para 2012

Mini Curso ABGH

Reciclagem

Mandala

Assembléia

Congresso Internacional de Ginásti ca Holísti ca

Arti gos e Eventos

Financeiro

Calendário

Pág. 02

Pág. 03

Pág. 05

Pág. 06

Pág. 07

Pág. 08

Pág. 09

Pág. 12

Pág. 13

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

02

06

03

08 09

05

2012O que vem para

(?)

Desde que foi criada, por Lily Ehren-fried, a Ginástica Holística tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o mundo. No Brasil, a formação no método já totaliza 80 profissionais deste que o curso de formação foi trazido para o país. Este número represen-ta o aumento da oferta de atendimento a par-tir do método e sinaliza a busca por novas for-mas de atuação pelos profissionais da saúde.As oportunidades de trabalho são muitas e nunca vivemos um momento tão importante para se investir na atualização profissional. Pesquisas revelam que o brasileiro tem vivi-do mais e que a qualidade de vida tem sido o maior anseio de quem deseja ou já vive a longevidade. Este cenário nos mostra que é chegada a hora de dividir experiências, multiplicar conhecimentos e divulgar resultados atin-gidos através da Ginástica Holística em um evento de abrangência internacional, obje-tivo que ambicionamos atingir com suces-so através do II Congresso Internacional de Ginástica Holística.Com acesso gratuito para a exposição dos pai-néis e com custo atrativo para participação das aulas práticas, esse será um momento

único marcado por atividades com as três formadoras do método no mundo: Cathe-rine Casini (França), Lucie Tétreault (Canadá) e eu, Patrícia Lacombe, como formadora no Brasil.A necessidade de que muitas pessoas tenham acesso aos beneficio da Ginástica Holística me faz crer que este evento se faz necessário e oportuno.Participe, colabore e vivencie os benefícios da Ginástica Holística. Inscreva-se no II Con-gresso Internacional de Ginástica Holística.

Um grande abraço a todos!Patricia Lacombe - Presidente ABGH

Editorial1.

Dezembro 2011

Mini CursoABGH apresenta:

Mini Curso2.

A Relação Terapêutica no enquadre da Ginástica Holística

Com vivência em ginástica holística no início e no final o mini curso de Maria Emília Mendonça pro-movido pela ABGH, realizado no SABADO, 02 DE ABRIL 2011, das 09:00 às 17:00 horas teve como tema o relacionamento professor-aluno. Alguns itens abordados:

• Ehrenfried enfatiza a necessidade de conhecimentos de psicossomática para abordar o relaxa-mento ativo e a respiração se quisermos alcançar nossos objetivos.

• O relaxamento e certos estados alterados de consciência dos alunos requer do profissional uma atitude de cuidado. O relacionamento professor-aluno deixa de ser apenas de cunho pedagógico. Trata-se antes de um encontro, no qual a mutualidade ou comunicação silenciosa é mais importante do que a verbalização. A qualidade desta relação terapêutica remete ao modelo de comunicação precoce estabelecida entre a mãe e o bebê.

• Associar o cuidado corporal ao cuidado maternal é assunto delicado. Atitudes associadas ao “ma-ternal” incomodam tanto que numerosos fisioterapeutas prendem-se à técnica e à teoria, recusan-do admitir a influência da relação, enfatizando somente os conhecimentos científicos de sua prática.

• DIFÍCIL EQUILÍBRIO entre a competência técnica-científica e um bom relacionamento interpes-soal . QUAL, AFINAL NOSSO DESAFIO? Complementar nossa formação com subsídios teórico-clínicos que possibilitem uma escuta e um olhar mais amplos sobre o que acontece. Deste modo não pre-cisaremos nos assustar, nem sair de nosso lugar, pois nosso papel não é “interpretar”. Não precisa-mos nem devemos nos transformar em “psicólogos”, mas podemos ter com nossos pacientes/alunos uma bem sucedida relação terapêutica. Trata-se do clássico SAVOIR-FAIRE E SAVOIR-ÊTRE.

Realizado com objetivo teórico para estudo mais aprofundado em um tema ligado à Ginástica Holística. Em 2011, o Mini-Curso foi ministrado por Maria Emilia Mendonça, na cidade de São Paulo e teve com tema: a relação terapêutica no enquadre da GH. Saiba um pouco mais sobre o assunto:

• EM TERMOS PRÁTICOS: O profissional de GH precisa cuidar dos efeitos do relaxamento; dos efei-tos do trabalho de força; dos efeitos da liberação das articulações ; da eventual relutância do aluno em adotar novos padrões motores; e acima de tudo, procurar oferecer um ambiente facilitador que sobreviva quer à agressividade quer à desesperança do paciente/aluno.

A partir de pesquisas empreendidas tanto para o mestrado em Educação (PUC/SP 1999) como para o doutorado em Psicologia Clínica (PUC/SP 2007), a colega Maria Emília trouxe conhecimentos atualizados sobre a parceria psique-soma. A linguagem acessível contribuiu para que a bagagem de anos de estudos em filosofia e psicanálise fosse compreendida pelas profissionais formadas em GH que realizaram o mini curso. Os presentes reconheceram como essenciais estes conhecimentos para uma relação terapêutica bem sucedida e para se alcançar os objetivos globais da Ginástica Holística, método Ehrenfried, que vão além do aparelho locomotor.

“Cara Maria Emília,foi um grande prazer te conhecer pessoalmente. Um velho sonho que se torna realidade! Precisamos ser gratos por estes pequenos-grandes milagres, não é mesmo? Eu queria muito te encontrar, e final-mente aconteceu! Também foi um grande prazer ouvir suas idéias, compartilhar suas conclusões. Muita coisa é nova, para mim, então preciso de um tempo para “digerir”... Mas tudo vai fazendo sen-tido, e se juntando ao que já sei, àquilo em que eu acredito. E cada vez a colcha de retalhos vai ficando maior e mais bonita! Obrigada pela sua grande contribuição!

Beatrice Reichen

“O mini-curso foi muito bom! Sua experiência é fantástica! Marcela Guerreiro

“Bom dia Maria Emila, além do material que tão cuidadosamente você preparou, foi muito bom estar com você!

Débora Beckner

Depoimentos

Reciclagem3.

Embora há muito tempo se saiba que desordens comuns do sistema musculoesquelético, como as lombalgias e cervicalgias, tenham origem na disfunção neural, somente nos últimos vinte anos os profissionais começaram a se interessar por tratamentos mais eficazes para os distúrbios descritos comumente como “formigamento”, “choque”, “dormência”, diminuição de sensibilidade, “queimação” presentes sempre no trajeto do nervo periférico envolvido.Nesse cenário, ganha cada vez mais destaque a mobilização do tecido nervoso.O sistema nervoso periférico é abordado por todo o seu trajeto para liberar as aderências que impe-dem o movimento e o deslizamento adequados dos nervos espinais. O maior objetivo é o restabeleci-mento do fluxo sanguineo intra neural e da boa condução nervosa.As principais indicações para o tratamento são:• Distúrbios compressivos dos membros superior ou inferior (túnel do carpo, síndrome da desfila-deiro torácico, ciatalgia, etc)• LER/DORT• Distrofia Simpático Reflexa• Neuropraxias pós-cirúrgica• Dores crônicas em geralOs princípios da técnica podem ser aplicados com grande eficiência com os movimentos da Ginástica Holística com o objetivo aumentar e alongar o neuro eixo, retirando todos os pontos de pressão/ten-são sobre ele.Com o nosso maior objetivo de aperfeiçoamento e melhor entendimento de tudo que o Método per-mite, elaboramos essa reciclagem para crescer cada vez mais!

Oi, Gostei bastante, adorei o conteúdo ser entregue em cd, pois já joguei no comp. E posso usar durante o meu dia a dia sem perder tempo digitando. Também gostei da organização teve pontualidade, nada bagunçado.

Beijos, LidianeA Reciclagem foi muito boa. Gostei bastante. O tema abordado foi pertinente e bem adequado (devido a grande incidência de de-sajustes neurais na população atual). Fica a sugestão de uma nova reciclagem abordando o mesmo tema mas focalizando os MMII.Material de apoio e organização impecáveis! Parabéns! Fico no aguardo das próximas.

Bjs, Adriana

Reciclagem doismileonze

A Atuação da Ginástica Holística na Mobilização do Sistema Nervoso Periférico

Aconteceu 10 de Setembro

Tema

(2011)

“”

MandalaItatiba SP

Em Novembro de 2011 ti vemos a 8ª Vivência em Ginásti ca Holísti ca - Centro Mandala – Itati ba, SP .Foi mais um encontro promovido pela ABGH e coordenado por Helena Mangini. Tivemos este ano a parti cipação de profi ssionais de peso que enriqueceram nossas aulas : Angela Tourinho - Rio de Janeiro/RJClaudia Seabra - São Paulo/SPLuciana Zatesko - Curiti ba/PRLucia Malerba - São Caetano do Sul/SPRosangela Saad - São Paulo/SPSandra de Farias - Campinas/SP

Temas: MMSS, Sistema Cruzado, Tonicidade, Fortalecimento, Equilíbrio, Eixo Corporal. Aproveitamos este espaço para parabenizá-los pelas aulas maravilhosas que ti vemos e agradecer o profi ssionalismo e competência que margearam as aulas.

Tive o prazer de participar pela primeira vez da vivência em GH na Mandala. Há muito, ouvia falar nesse encontro e minhas expectativas eram grandes!Achei o lugar maravilhoso e perfeito para o objetivo! Helena, apesar de um forte resfriado (fi quei com pena dela!), coordenou tudo com muito entusiasmo e bom humor, o que parece ser uma característica permanente de sua pessoa!Pensei que “não daria conta” de tantas práticas, confesso que “cabulei” uma aula, mas de maneira geral, me senti muito bem, e portanto preparada para as atividades intensas do fi nal de semana. Obrigada, Marcela!

Beatrice Reichen Vasconcelos Costa

Mandala4.

Assembléia5.

Nossa assembléia , este ano , foi realiza-da em 19 de novembro de 2011 durante o evento do Mandala . Agradecemos a todos a disponibilidade na parti cipação e toda ajuda e empenho em manter viva nossa tradição!Conversamos sobre as novidades do con-gresso 2012 , sobre os trabalhos que serão apresentados e sobre o comitê cientí fi co for-mado . Lembramos a todos que o prazo fi nal de envio será 16/12.Vide site: www.congressogh.com.brAs inscrições já estão abertas!Noti fi camos que a Diretoria da ABGH está com quatro pessoas: Patricia Lacombe - Presidente, Helena Mangini - Vice presi-dente, Fabíola Andrade - 2ª vice presidente e Patricia Rezende- Secretária. Para parti ci-par da Diretoria a pessoa precisa ter disponi-bilidade e responsabilidade com as ações da ABGH, precisa se comprometer. Marcela Guerreiro demonstrou vontade de voltar, sua volta foi aprovada. Patricia Rezende co-municou que em julho não estará mais na Diretoria, pois irá para outro país. Os associados presentes de dispuseram a

ajudar! Criação de equipes de apoio para eventos ou ações específi cas. Esti pulamos um pequeno aumento da anui-dade com prazos e valores bem defi nidos. O aumento será para cobrir as despesas do PAg seguro que nos facilitou bastante em relação as cobranças e verifi cação delas.

- ABGH está se planejando para, assim que for viável, pagar as despesas e a aula dos pro-fessores dos Mini Cursos e que possa ajudar mais os ministrantes das vivências em even-tos como os realizados no Centro Mandala. Os profi ssionais colocaram que dar vivências é importante para a troca de experiências e para o crescimento profi ssional. - A agenda da associação está no site, con-ti nuaremos enviando a agenda no início do ano e enviaremos mais e-mail para que as pessoas parti cipem das ações: Os profi ssionais já podem se organizar para enviar textos, fotos, para o site e para o Echo! Divulgar e parti cipar do Congresso e Parti cipar das vivências promovidas pela As-sociação.

- Uso indevido do Método Ehrenfried- Ginásti ca Holísti ca®: Quando os associados souberem de pessoas que usam o Método com este nome sem serem formados devem comunicar a ABGH para que esta tome as providências. Quanto mais fortalecida esti ver a Associação mais as pessoas vão valorizar os profi ssionais associados.- Valor das sessões de GH: A Associação não tem como função regular os valores cobrados, porém todos concordam que não podemos desvalorizar nosso trabalho e nem o Método!- O Método: algumas profi ssionais colocaram suas experiências com a GH e outros métodos. Os associados, de forma geral, devem manter os estudos, as reciclagens, o trabalho corporal para que o Método Ehrenfried- Ginásti ca Holísti ca se mantenha em alto nível e não seja apenas um modismo.Presentes:- Helena Mangini, Patricia Rezende,Fabíola Andrade, Luciana Zatesko, Angela Tourinho,Maria Emilia Mendonça,Rosangela Saad Pereira,Lucia Malerba,Claudia Seabra Carvalho Miranda.

Assembléia 2011

Assembléia

Um sucesso!

Congresso6.

CONGRESSSO INTERNACIONAL DE

Método Ehrenfried®GINÁSTICA HOLÍSTICA2º

O 2º Congresso Internacional de Ginásti ca Holísti ca acontece nos dias 31 de março e 01 de abril na cidade do Rio de Janeiro e em Campinas, interior de São Paulo, entre os dias de 03 a 05 de abril. O evento, coordenado pela Associação Brasileira de Ginásti ca Holísti ca, trará em sua programação vivências com as três sucessoras e formadoras ofi ciais da Ginásti ca Holís-ti ca (Método Ehrenfried): Catherine Casini (França), Lucie Tétreault (Canadá) e Patrícia Lacombe (Brasil). O encontro das três únicas formadoras mundiais do método promete ser enriquecedor e uma oportunidade ímpar de aprendizado e troca de experiências.

Em Campinas serão apresentados trabalhos cientí fi cos, aulas teóricas, além das vivências em Ginásti ca Holísti ca que serão realizadas no Rio de Janeiro. Toda programação é desti nada aos profi ssionais do método, prati cantes da GH, profi ssionais da saúde e demais interessados.Durante o Congresso, as aulas teóricas e apresentação dos trabalhos cientí fi cos serão gratuitas e o valor arrecadado através das inscrições para as vivências práti cas será totalmente reverti do em prol da Associação Brasileira de Ginásti ca Holísti ca, com sede em Campinas.

CampinasRio de JaneiroCampinasRio de JaneiroCampinas

Rio de Janeiro 31/03 e 01/04Campinas 03 a 05/04

PATROCÍNIO APOIO:

UM ENCONTRO INÉDITO DAS TRÊS FORMADORAS MUNDIAIS

EM GINÁSTICA HOLÍSTICA NO BRASIL

Inscrições, programação completae maiores informações acesse:

www.congressogh.com.br

CAMPINAS

A Artigos7.

e Eventos

GINÁSTICA HOLÍSTICA APLICADA À HÉRNIA DISCAL

ESTUDO DE CASO (trabalho publicado Echo França Dez.2011)

Artigos

Introdução:A hérnia de disco é um processo em que ocorre a ruptura do anel fi broso, com subsequente deslocamento da massa central do disco nos espaços intervertebrais. É considerada uma pato-logia extremamente comum, que causa séria inabilidade em seus portadores. Esti ma-se que 2 a 3 % da população sejam acometi dos desse processo, cuja prevalência é de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres, acima de 35 anos. São fatores de risco, causas ambientais, posturais, de-sequilíbrios musculares e possivelmente, a infl uência genéti ca (Negrelli, 2001). A terapia con-servadora tem sido a preferida como a primeira escolha de tratamento, cujos objeti vos são o alívio da dor, o aumento da capacidade funcional e o retardamento da progressão da doença. A Ginásti ca Holísti ca (GH) – Método Ehrenfried visa o tratamento das causas das patologias posturais e atua em três níveis: terapêuti co, preventi vo e pedagógico. Este método desenvolve a conscienti zação corporal pelo movimento e melhora todas as funções (Ehrenfried, 1991) .

Objeti voVerifi car os benefí cios da Ginásti ca Holísti ca (GH) – Método Ehrenfried no tratamento conser-vador de hérnia de disco lombar.

MetodologiaO presente estudo envolveu um paciente do sexo masculino, 36 anos, apresentando diagnós-ti co de hérnia discal póstero-lateral L4-L5 com compressão do manguito radicular em trânsito de L5 ipsilateral, abaulamento discal difuso em L5-S1 com pequena protusão discal focal medi-ana e ligeiramente lateralizada à esquerda, além de desvio do eixo lombar de convexidade à es-querda. Após a assinatura do Termo de Consenti mento Informado, foi realizada uma avaliação inicial composta por: 1) anamnese, para coletar informações perti nentes à dor da paciente, incluindo a Escala Visual Analógica de dor (Classifi cati on of chronic pain, 1986), 2) exame fí sico postural, para obter o diagnósti co fi sioterapêuti co (Kendall, McCreary e Provance, 1995). Uma reavaliação foi reaplicada após 5 meses de tratamento. A análise foi comparati va em forma de coletas de dados e fotos. Em anexo, o depoimento do paciente.

Jéssica da Silva Ribas Chicoski, Larisse Elizabeth de Souza Dias, Lisandra da Cunha Lopez, Michele Harumi Doi

UCP – Unidade de Correção Postural

Amil – Assistência Médica Internacional Ltda

Curiti ba – Paraná – Brasil

Resultados e DiscussãoPaciente foi encaminhado para a UCP (Unidade de Correção Postural) com indicação de cirurgia de artrodese lombar com o período de espera de melhora no tratamento conservador de 30 dias ou a realização da cirurgia. Foi encaminhado para atendimento individual. Nos primei-ros 15 dias, o paciente apresentou piora do quadro álgico e iniciou os exames pré-operatório. Completando os 30 dias de tratamento com a Ginástica Holística (GH) – Método Ehrenfried, o paciente não fez mais uso de relaxantes musculares, antiinflamatórios ou analgésicos. Apre-sentou ausência de quadro álgico, melhora da postura e da qualidade de vida. Retornou ao ortopedista após 45 dias para avaliação e o mesmo cancelou a cirurgia.Continuou o tratamento no grupo de coluna sem a intervenção cirúrgica e em outubro de 2009 recebeu Alta do tratamento, associando a sua melhora com o início das abordagens fisiotera-pêuticas.Houve melhora nos parâmetros de postura, de acordo com a tabela 1 abaixo, nos valores da Escala Analógica de Dor:

ConclusãoConclui-se que o trabalho da Ginástica Holística (GH) – Método Ehrenfried através de movi-mentos que envolvem respiração, alongamento, fortalecimento, equilíbrio e consciência cor-poral, de maneira global, complementa o tratamento medicamentoso em casos de Hérnia de Disco Lombar.

Ante

sDe

pois

Depo

imen

to

Nota da Dor

Antes

6 0Depois

EVENTOS

A Universidade Jorge Amado, Salvador- BA, promoveu nos dias 8 e 9 de setembro o 2º Simposio de Fisioterapia Dermato Funcional da Unijorge, organizado por Mylana AlmeidaFabíola Andrade ministrou a palestra “Método Ehrenfried- Ginásti ca Holisti ca e a Saúde da Mulher” .

Após a palestra os inscritos para o workshop parti ciparam de uma vivencia práti ca no Método com foco na Saúde da Mulher“ O Método GH é bastante abrangente, permite atuação em vários aspectos da Saude da Mulher e em todas as etapas de sua vida, desde a adolescencia até a Pos menopausa. Os movi-mentos trabalham o corpo como um todo proporcionando o equilibrio entre corpo e mente. Educando a mulher sobre o cuidado com a saúde e bem estar e não somente com a estéti ca, o que acaba sendo uma consequencia desde cuidado - Mulher bonita, saudável e feliz. Parabéns! A palestra e a vivência foram enriquecedoras” - Carolina Tostes Melo - Palestrante do Simpósio

BalanceteABGH

Financeiro8.

PRESTAÇÃO DE CONTAS ABGH - 2011

Data

07/08/2008 R$ 14.021,30

R$ 10.000,00

R$ 2.648,40

R$ 26.669,70

R$ 2.648,70

aplicação Santander Classic DI

aplicação SantandeR

Saldo Conta Corrente

Sub Total

SALDO C/C EM 16/12/2011

16/12/2011

16/12/2011

Contas - Santander Devedor

Saldo

Credor

Calendário9.

Calendário

janeirofevereiromarçoabrilmaiojunhojulhoagostosesegundaterçaquartaquintasextasábado-janeirofevereiromarçoabrilmaiojunhojulhoagostosesegundaterçaquartaquintasextasábado-janeirofevereiromarçoabrilmaiojunhojulhoagostose

01020304050607080912012

Congresso marçoabril

Congresso Internacional de GH30/03 e 01/04 Rio de Janeiro/RJ 03/04 à 05/04 em Campinas/SP

junhoPagamento da AnuidadeAté dia 30/06: R$ 160,00 reais Após essa data: R$ 180,00 reaisAnuidade

agostoMini curso 11/08Tema ainda à defi nirMini Curso

novembro9ª Vivência da ABGHMandala - Assembléia24 e 25/11Mandala

programe-se

FELIZ NATALE UM 2012CHEIO DEREALIZAÇÕES

DESEJAMOS UM

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA HOLÍSTICA