associação brasileira de ginástica holística 2012 · sobre o tema respiração e mais um evento...

23
Associação Brasileira de Ginástica Holística 2012

Upload: lamkiet

Post on 15-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Associação Brasileira de Ginástica Holística

2012

Associação Brasileira de Ginástica Holística

Dezembro 2012

Bra

sil

Editorial – O que vem para 2013

Mini Curso ABGH

Mandala

Assembléia

Congresso Internacional de Ginástica Holística

Artigos e Eventos

Experiência em GH

Associados

Balancete

Calendário 2013

Pág. 03

Pág. 04

Pág. 06

Pág. 07

Pág. 08

Pág. 10

Pág. 17

Pág. 19

Pág. 21

Pág. 22

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

04 08 10

14

Mini Curso Congresso GH Artigos

Experiência GH

NICKVUJICIC

2013O que vem para

Caros amigos da ABGH,

Este ano foi muito marcante na história da ABGH. Realizamos mais um congresso internacional em nosso Brasil. O II Congresso Internacional de Ginástica Holística aconteceu nos dias 30 e 31 de março na cidade do Rio de Janeiro e em Campinas (São Paulo), nos dias 06 e 07 de abril de 2012. O evento, coordenado pela Associação Brasileira de Ginástica Holística (ABGH), teve em sua programação o encontro das três formadoras oficiais do Método Ehrenfried - Ginástica Holís-tica: Catherine Casini (França), Lucie Tetreault (Canadá) e Patrícia Lacombe (Brasil). Um mo-mento enriquecedor e uma oportunidade ímpar de aprendizado e troca de experiências. Em quatro dias de evento foram apresentados resultados conseguidos utilizando o método, além de vivências em Ginástica Holística (GH).Os participantes experimentaram os benefícios e conheceram um pouco mais da história e das possibilidades que esse trabalho oferece. Trata-se de uma experiência de mais de 70 anos que promove o desaparecimento de inúmeras per-turbações funcionais e grande contribuição com a manutenção e o reencontro da boa saúde orgânica e psicológica.Muitos foram os colaboradores diretos e indire-tos na realização deste evento e aproveito este espaço para agradecer!Além de todo enriquecimento de trocas científi-cas e de experiência, o congresso foi responsável por fortalecer as relações internacionais, onde foram traçados novos objetivos e criado um comitê representado pelos integrantes das as-sociações pelo mundo. Já estamos colhendo os frutos deste comitê recebendo com frequência as notícias de outros continentes...

O mesmo será feito com o nosso ECHO Br.Por isso, reforço a importância de publicarem e compartilharem suas experiências...A partir deste ano, contamos também com uma voluntária, que criou e alimenta nossa página no Facebok – obrigada Marcia Martins! Bela ini-ciativa! Esta ferramenta vem ganhando muitos adeptos e tem sido um excelente meio de divul-garmos nossas conquistas pelo mundo, reforçar a marca e ganhar novos simpatizantes.Nosso site tem sido atualizado duas vez-es ao ano por nossa vice presidente – Obrigada Fabiola! Como vocês tem acom panhado também, desenvolvemos mais um mini curso com nossa querida associada Licia, sobre o tema respiração e mais um evento Mandala que contou com a colaboração de Helena, Fabiola, Daniela e eu mesma.Vocês poderão acompanhar nas próximas pá-ginas alguns dos mágicos momentos que com-partilhamos. Para o Ano de 2013, estamos preparando muitas surpresas e encontros que prometem ser deliciosos. PARTICIPEM!“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.”

Albert Einstein

Patricia Lacombe

Editorial1.

Mini CursoABGH apresenta:

Mini Curso2.

Realizado com objetivo teórico para estudo mais aprofundado em um tema ligado à Ginástica Holística. Em 2012, o Mini-Curso foi ministrado por Lícia M. Y Akinaga Patrício, na cidade de São Paulo e teve com tema: Sistema Respiratório e a GH.

GINÁSTICA HOLÍSTICA E A DEFESA PULMONARFt. Ms. Lícia M.Y.Akinaga Patrício

São Paulo, São Paulo, Brasil.

Já dizia a doutora Ehrenfried: a Ginástica Holística é um trabalho que não pode ser meramente mecânico, pois se tornará inútil. Esta prática corporal constitui uma higiene do corpo, ela “acorda” o corpo e por essa razão é muito boa praticá-la pela manhã.O método Ehrenfried possui muitas práticas de autos-cuidados dos mecanismos de defesa pulmo-nar.

A via aérea superior (VAS) apresenta três funções primordiais para a defesa pulmonar, que são: aquecimento; umidificação e filtração do ar.

A via aérea inferior (VAI) caracteriza-se por constituir-se de tubos semi-rígidos de fibrocartilagem e musculatura lisa recobertos por epitélio pseudo-estratificado ciliado e com células produtoras de muco, que continuam o processo de limpeza do ar e conduzem o mesmo até as áreas de troca gasosa.

“Lícia demonstrou muito conhecimento sobre o tema. A respiração, sendo um dos pilares no nosso Método, representa um aspecto muito importante para nosso trabalho e também para nossa vida!Ela conseguiu manter o tempo todo a relação com a GH, apresentando uma excelente didática.A vivência foi excelente! O mini curso também foi um momento para troca de experiencias e de rever os colegas. Foi um dia muito gostoso e que aproveitei bastante. Parabéns!”

Fabíola Andrade

Depoimento

A apresentação enfoca os trabalhos da Ginástica Holística como práticas de autos-cuidados que estimulam o conhecimento da fisiologia do aparelho respiratório assim como o melhor uso e a ma-nutenção da permeabilidade das VAS e VAI.

Através de imagens que mostram a fisiologia do aparelho respiratório e os trabalhos da GH como:

• Teste do espelho – asa de borboleta (umidificação, permeabilidade, capacidade pulmonar);• Teste e exercício do canudinho (capacidade pulmonar, expiração com resistência)• Avaliação individualizada das narinas (caminho que o ar faz em cada narina)• Filme do funcionamento tridimensional do diafragma.• Filme ilustrativo do funcionamento do aparelho respiratório, mostrando o funcionamento da epiglote, diferenciando o caminho do ar e do bolo alimentar.

MandalaItatiba SP

Mais uma vez a Vivência de GH promovida pela Associação foi um sucesso. Nos dias 23, 24 e 25 de Novembro, em Itatiba, profissionais e clientes se encontraram para praticar a GH com diferentes professoras em um ambiente muito agradável.

Ministraram aula:Patricia Lacombe com tema:”Como aliviar a lombar no dia a dia”Helena Mangini como os temas “Membros superiores” e “Membros inferiores”Fabíola Andrade com o tema “Olhos”Daniela Ravásio com o tema “Condicionamento Físico”

Todos relacionados ao Método.Este evento tem como objetivo divulgar e fortalecer a Ginástica Holística,As conversas durante as refeições, passeios pelo hotel, conversa com a D. Lili, proprietária do espaço, momentos de descontração e interação, tornam o evento ainda mais envolvente.

Realizamos a Assembléia Geral da ABGH Tivemos também a exposição de quadros da Julie, que pratica GH com a Helena e é ótima artista!Para 2013 preparem-se: o evento acontecerá em ABRIL.

Mandala3.

Assembléia4.

No dia 24 de novembro de 2012, em Itati-ba, realizou-se a Assembléia Geral da Asso-ciação Brasileira de Ginástica HolísticaA presidente, Patricia Lacombe, deu início à Assembléia apresentando o balanço finan-ceiro do ano de 2012.Depois apresentou o balanço financeiro do 2º Congresso Internacinal de Ginástica Holística- Método Ehrenfried- 2012Comunicou que a ABGH está organizando um livro com os trabalhos científicos apre-sentados no Congresso, apenas com os tex-tos das pessoas que se interessaram em for-matar os trabalhos de forma adequada.Comentou sobre o Congresso em geral, pon-tos positivos, pontos negativos, a opinião dos estrangeiros, união das Associações, etc... O próximo Congresso será em Paris em 2016, comemorando 20 anos de ABGH e 30 anos da AEDE.Falou sobre a redução do número de asso-ciados em 2012. Todas as pessoas que usam o nome Ginástica Holística devem ser forma-das e associadas!

Utilização das redes sociais: a Ginástica Holística tem uma página do Facebook. Pre-cisamos manter o site, a página, e outros veículos de comunicação sempre atualiza-dos e interessantes. Postar fotos, comen-tários, depoimentos e curtir as publicações.Marise sugere que cada uma das presentes se responsabilize em ligar para 10 formados - não associados e tente trazê-los de volta para a Associação.Na discussão sobre a divulgação do Método ficou decidido que continuaremos manten-do a credibilidade e a qualidade!Ações de divulgação:- A ABGH fará um termo de orientação para os associados com instruções para melhorar a marca- Dia nacional das Portas Abertas: neste dia faremos uma divulgação em massa para trazer pessoas para os espaços com GH com aulas gratuitas.- Carta para os profissionais da saúde,dança e educação: estimular os praticantes a man-terem uma comunição com esses profission-ais afim de que conheçam o trabalho da GH e indiquem clientes para os associados.

- Mini Cursos da ABGH: manter o formato atual com parte teórica e prática. Estimular que os profissionais ministrem os mini cursos com temas que estudam e trabalham no dia a dia.- Sempre conceituar o Método para os clientes. Todos os alunos devem saber que fazem Ginás-tica Holística.- Manter o contato com a Associação: enviar estudos de caso para serem publicados, enviar artigos, depoimentos, etc...Sugestão para que o evento no Mandala seja realizado em maio e não mais em novembro. Manter a assembléia junto com o evento. Participantes:- Patricia Lacombe- Helena Mangini Zaidan- Fabíola Andrade- Daniela Ravásio- Lucia Malerba- Marise Motidome- Maria Cristina Rodrigues- Maria Amélia Reis

Assembléia 2012

Assembléia

Um sucesso!

Congresso5.

CONGRESSSO INTERNACIONAL DE

Método Ehrenfried®GINÁSTICA HOLÍSTICA2º

O 2º Congresso Internacional de Ginástica Holística aconteceu nos dias 31 de março e 01 de abril na cidade do Rio de Janeiro e em Campinas, interior de São Paulo, entre os dias de 03 a 05 de abril. O evento, coordenado pela Associação Brasileira de Ginástica Holística, trouxe em sua programação vivências com as três sucessoras e formadoras oficiais da Ginástica Holística (Método Ehrenfried): Catherine Casini (França), Lucie Tétreault (Canadá) e Patrícia La-combe (Brasil). O aprendizado e troca de experiências proporcionado pelas três únicas forma-doras mundiais do método foi inesquecível.Confira alguns momentos especiais desse evento que foi um sucesso!

CampinasRio de Janeiro

CONGRESSO

EM NÚMEROSOVIVÊNCIAS RIO DE JANEIRO - 31/03 E 01/04/2012

FORMADORA

Catherine Casini

Lucie Tètreault

Patrícia Lacombe

PALESTRA TEATRO AMIL

Celine Laviolette

Catherine Casini

Ghislaine Baudoin

Lucie Tètreault

Mary Yvonne

Patrícia Lacombe

Michel Paré

Louise Lapointe

Mourad Chabani

CONTAS

Cortesia Mandala Rio (02) e Campinas (05)

Depósito ABGH – Rio de Janeiro / Campinas

Pagseguro – Campinas / Rio de Janeiro

Estrangeiros – Rio de Janeiro / Campinas

Estrangeiros – Campinas

Depósito ABGH – Estrangeiros

Material ABGH (Chaveiro, livro, camiseta)

DESPESAS CONGRESSO

RECEITA CONGRESSO

SALDO CONGRESSO 2012

DEVEDOR

0

0

0

0

0

0

0

R$ 22.093,46

0

0

CREDOR

0

R$ 9.704,00

R$ 16.309,94

R$ 2.140,00

R$ 1.020,00

R$ 1.296,00

R$ 814,00

0

R$ 30.263,94

R$ 8.170,48

FORMADORA

TOTAL PARTICIPANTES

60

58

47

157

Campinas

36

Campinas / Rio de Janeiro

36

Rio de Janeiro

57

Campinas / Rio de Janeiro

Campinas / Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

TOTAL PARTICIPANTES

VIVÊNCIAS CAMPINAS - 03/04, 04/04 E 05/04/2012

PARTICIPAÇÃO DE ESTRANGEIROS

BALANCETE - PRESTAÇÃO DE CONTAS - CONGRESSO 2012

A Artigos6.

e EventosArtigos

Benefícios com relação à saúde em geralLisandra da Cunha Lopez

Curitiba – Paraná - Brasil

Quando nos deparamos com tantos efeitos e resultados que a Ginástica Holística (GH) nos mostra, torna-se imprescindível o relato dos benefícios que o método nos traz, num aspecto bastante generalizado. Nos surpreendemos até mesmo em condições patológicas ditas in-curáveis e crônicas. Além do trabalho sobre a RESPIRAÇÃO, o EQUILÍBRIO, a TONICIDADE e os ÓRGÃOS IN-TERNOS, como descreve a Dra Lily Ehrenfried (1991, p. 9), será que a GH pode ser coadjuvante no tratamento de doenças sistêmicas, reumáticas, metabólicas, etc?

Ao longo dos anos em que usamos como metodologia o trabalho da Ginástica Holística dentro da Fisioterapia, em todos os seus âmbitos de reabilitação, percebemos o quanto esta prática faz a diferença na vida cotidiana do ser humano. A seguir, teremos alguns casos de pacientes portadores de doenças, ditas incuráveis ou progressivas, os quais obtivemos resultados muito positivos através do método da Dra Lily Ehrenfried.

1. Psoríase

Nos deparamos com um relato interessante de uma paciente portadora de PSORÍASE palmar e plantar.

“Um dia desses na Ginástica Holística, conversando com a Juliana, falei a ela que era portadora de psoríase palmar e plantar, foi então que me dei conta do tempo que não tinha mais as cri-ses. E olhe que problema eu tenho de sobra, como todo mundo, e é quando fico mais nervosa e ansiosa que a psoríase e a fibromialgia atacam com tudo. É neste programa que consigo

RESPIRAÇÃO

ARTIGO

A GH PODE SER COADJUVANTENO TRATAMENTO DE

DOENÇAS SISTÊMICAS,REUMÁTICAS,

METABÓLICAS, ETC?

EQUILÍBRIO

TONICIDADE

ÓRGÃOS INTERNOS

encontrar a educação postural que preciso para conviver melhor com os problemas e aliviar as dores que sinto. Hoje minha vida é bem mais fácil. Quero que fique registrado este depoimento para continuarem ajudando pessoas que, como eu, já não necessitam de tantos remédios para viver dignamente.”

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, de causa ainda desconhecida, que afeta de 1 a 3% da população mundial. A doença caracteriza-se pelo apare-cimento de lesões avermelhadas, escamosas e esbranquiçadas, principalmente nos joelhos, co-tovelos, couro cabeludo, palmas das mãos e solas dos pés (CBEP, 2012).

De acordo com Torres et al. (2011, p. 46), a psoríase gera modificações estéticas e psicos-sociais, as quais alteram até mesmo a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares. Arruda et al. (2011, p.171), em seu artigo de revisão bibliográfica, destaca alguns méto-dos de tratamentos para esta doença, dentre elas medicamentos corticóides, anti-inflamatórios não esteróides, morfina, vitamina D, agentes tópicos, banhos de imersão, fototerapia e terapia molecular. Porém, não são citados a prática de atividade física e/ou exercícios orientados pela Fisioterapia.

Portanto, através do relato de caso acima, observamos o quanto um trabalho de correção postural e exercícios físicos globais são importantes para a melhor evolução do tratamento da psoríase, principalmente pelo Método Ehrenfried abordar tantos aspectos físicos, psicológicos e orgânicos do indivíduo.

2. Diabetes

No decorrer do ano 2011, tivemos 2 casos de pacientes que tiveram redução do índice de glice-mia em exame laboratorial, sendo que foi interrompido qualquer uso de medicamento, por in-dicação médica e essa redução aconteceu após o início do tratamento com a Ginástica Holística. Segue os dados na tabela abaixo:

Tabela 1. Índices glicêmicos antes e após o tratamento na UCP, através do Método Ehrenfried – sem uso de medi-camento.

O diabetes mellitus é uma doença crônica, caracterizada pela elevação da glicose no sangue acima da taxa normal (hiperglicemia). A taxa normal é de aproximadamente 60 a 110 mg/dL. Ele é causado por fatores genéticos e ambientais. (ZAGURY, L; ZAGURY, T; GUIDACCI, 2000, p. 16).O tratamento varia entre: reeducação alimentar, atividade física regular e medicamentos hipoglicemiantes. (CZEPIELEWSKI, 2011).

Desta forma, o sujeito que pratica a Ginástica Holística contribui para a saúde de todo seu sis-tema, até mesmo no funcionamento dos órgãos internos, como diz a Dra Lily Ehrenfried (1991, p. 58).

AMOSTRA

SUJEITO 1

60 a 99 mg/dL

111mg/dL03/12/10

81mg/dL12/08/11

102mg/dL05/01/11

89mg/dL27/09/11

SUJEITO 2

ANTES DEPOIS VALOR DE REFRÊNCIA

3. Doença de Still

Em 2010, nos deparamos com o caso de uma paciente com a DOENÇA DE STILL, uma patologia reumática rara, que acomete principalmente adultos e é caracterizada por febre, artralgia e rash cutâneo (APPENZELLER et al., 2003, p. 353).

Esta paciente, por imagens de vídeo, nos fez um depoimento:

“Meu diagnóstico é a Doença de Still. Já tive 3 crises fortes e, depois de cada crise, eu não me sentia a mesma pessoa, sempre com dor, um cansaço muscular muito grande, que eu não con-seguia abrir uma torneira, eu tinha que pedir para alguém me ajudar. E depois do tratamento, eu comecei a voltar ser eu mesma. Comparando com o primeiro dia de tratamento, hoje eu estou 100%. Estou me sentindo muito bem, não tive mais crises, não estou tomando nenhum medicamento. Para mim parece ‘mágica’. A Ginástica Holística me trouxe qualidade de vida. Eu tenho 53 anos e me sinto com 20 e poucos. Tenho muita energia e muita disposição. Se eu ficar um dia sem a ginástica, me faz falta, eu preciso dela, ela é muito boa. E os benefícios são gerais, até meus exames clínicos mostram todas normais, minha glicemia abaixou e eu já tinha tentado diminuir minha glicemia de outras formas. Eu atribuo a isso à Ginástica Holística. A minha vida hoje é outra. Tenho muito a agradecer à minha fisioterapeuta.”

4. Mielite transversa

Outro caso bastante interessante foi relatado em depoimento pelo paciente F.T., o qual tem MIELITE TRANSVERSA de C3 a C6.

“Em 2012 farei 50 anos e, devido a uma série de problemas de saúde nos últimos 5 anos fiquei, fisicamente, extremamente limitado, tendo inclusive passado por uma cirurgia na coluna. Feliz-mente, tive a oportunidade de conhecer o programa da Ginástica Holística, e venho seguindo as sessões, e realizando os exercícios recomendados há alguns meses. Como resultado, obtive uma grande e significativa melhora geral, diminuindo a dificuldade de executar alguns movimentos e recuperando outros, conseguindo assim, uma melhor qualidade de vida. Já não preciso mais da companhia constante de algum familiar, para caminhar em locais abertos, e sinto que o ânimo para continuar encarando novos desafios está renovado. Com certeza recomendo o programa para todos.”

Essa é uma doença neurológica rara, que faz parte de um conjunto de doenças neuroimunológi-cas do sistema nervoso central. Há uma grande variedade na apresentação de sintomas, que são baseados na parte da medula espinhal que foi afetada e na gravidade dos danos na mielina e nos neurônios na medula espinhal. Os sintomas da MT incluem: fraqueza muscular, paralisia, parestesia ou sensações desconfortáveis nos nervos, dor neuropática, espasticidade, fadiga, de-pressão, e disfunção sexual, intestinal, e vesical (SIEGEL, 2012).O tratamento envolve corticosteróides, a plasmaférese (usada para suprimir o sistema imu-nológico) e a fisioterapia, uma parte essencial. De acordo com Siegel (2012), uma recuperação significante é improvável se nenhuma melhora ocorrer por três meses.Porém, de acordo com Kamonseki et al. (2010, p. 285), a fisioterapia traz força muscular e equilí-brio, beneficiando na marcha, nas atividades funcionais e de vida diária.Como observado e relatado pelo paciente, a Ginástica Holística trouxe maior independência em suas atividades de vida diária, através do ganho da movimentação e da força muscular.

5. Conclusão

Gostaria de finalizar este trabalho com uma frase da Dra Lily Ehrenfried (1991, p. 11).O corpo inteiro é construído para funcionar com o máximo de rendimento. Isso é verdade não apenas para os ossos, músculos e articulações, mas também para todos os órgãos internos (tra-to intestinal, pulmões, rins, fígado, glândulas de secreção interna, etc.). Contudo, observamos que a Ginástica Holística pode ser uma grande aliada no tratamento e na reabilitação de diversas doenças e desordens do corpo, principalmente por melhorar a quali-dade de vida e possibilitar e redução do uso de medicamentos. Vale lembrar que os indivíduos participantes deste trabalho não praticavam nenhuma atividade física em paralelo.

6. Referências

APPENZELLER, S; et al. Doença de Still do adulto: diagnóstico e evolução. Rev. bras. reumatol. v. 43, n. 6, p. 352-357, 2003.ARRUDA, CS; et al. Avanços e desafios da enfermagem na produção científica sobre Psoríase. Rev Bras Enferm. v. 64, n. 1, p. 168-175, 2011.CPED. Centro Brasileiro de Estudos em Psoríase. Disponível em: <http://www.psoriase.org.br> Acesso em: 22/05/2012.CZEPIELEWSKI, Marco Antonio. Diabetes Mellitus. ABC da Saúde. 2011. Disponível em: < http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?127> Acesso em: 22/05/2012.EHRENFRIED, L. Da educação do corpo ao equilíbrio do espírito. 3ª ed. São Paulo: Summus, 1991, 98p.KAMONSEKI, DH; FONSECA, CL; ZAMUNÉR, AR; SOUZA, GNM; PEIXOTO, BO. A atuação da fisioterapia na mielite transversa aguda: estudo de caso. J Health Sci Inst. v. 28, n. 3, p. 283-285, 2010.SIEGEL, SJ. The Transversis Myelitis Association. Disponível em: <http://www.myelitis.org> Acesso em: 23/05/12.TORRES, RAT; MAGALHÃES, RF; MORCILLO, AM; SILVA, AS; VELHO, PENF.

ABGH está no

facebookFique por dentro dos eventos, dicas e assuntos da Ginástica Holística. Um espaço onde todos podem compartilhar conheci-mentos e experiências. Acessem:

www.facebook.com/ginastica.holistica

REPORTAGEM

REVISTA MAIS LONDRINA - SAÚDE & ESTÉTICAANO 01 - NÚMERO 05

CURSO DE FORMAÇÃO

PROGRAMAÇÃO 2013

FOTOS DO CURSO

CAMPINAS 2013

Módulo I - 06, 07 e 08 de setembro de 2013

Módulo II - 08, 09 e 10 de novembro de 2013

Módulo III - 06, 07 e 08 de dezembro de 2013

Módulo IV - 14, 15 e 16 de março de 2014

Módulo V - 09, 10 e 11 de maio de 2014

Módulo IV - 06, 07, 08 e 09 de junho de 2014

Módulo VII - 01, 02 e 03 de agosto de 2014

Módulo VIII - 03, 04 e 05 de outubro de 2014

RIO DE JANEIRO 2013

Módulo I - 19, 20 e 21 de abril de 2013

Módulo II - 17, 18 e 19 de maio de 2013

Módulo III - 21, 22 e 23 de junho de 2013

Módulo IV - 16, 17 e 18 de agosto de 2013

Módulo V - 18, 19 e 20 de outubro de 2013

Módulo VI - 13, 14, 15 e 16 de dezembro de 2013

Módulo VII - 14, 15 e 16 de fevereiro de 2014

Módulo VIII - 25,26 e 27 de abril de 2014

(por Patricia Lacombe)NICK VUJICIC

Experiênciaem GH

Quanto mais eu penso que já tive oportunidade de viver tudo o que a Ginástica Holística pode oferecer, mais me certifico de que este método não tem fronteiras.Permitam-me o desabafo: O relato abaixo é sobre a emoção mais forte que vivi com a GH em todo tempo de atuação!

Tive a chance de conhecer Nick Vujicic, popular por seus vídeos e apresentações que já emocion-aram e inspiraram milhões de pessoas por todo o mundo. Devido a uma rara síndrome, Nick nasceu sem braços e sem pernas. Tetra-amelia é uma síndrome humana de rara ocorrência carac-terizada por uma falha na formação embrionária, que acarreta a ausência dos quatro membros.

Devido a esses compromissos, veio ao Brasil e aqui eu tive a oportunidade de atendê-lo.

Quando recebi este desafio, fiquei pensando: Por onde começo? O que poderia ter a oferecer para este rapaz? Emocionada (e para ser sincera, um pouco insegura) com o desafio que teria pela frente, resolvi enfrentar!

Comecei a pensar em nossa metodologia e em to-das as formas de alívio que ela consegue trazer para as pessoas...

Como impor limites para o método e para a vida antes de tentar vencer obstáculos? Como não encontrar algo que pudesse confortar aquele homem já tão desafiado!?!

Artigos7.

A primeira ideia que veio a minha cabeça foi trabalhar o equilíbrio. Como ele usa o tronco para sustentação e desenvolveu uma escoliose de 45 graus, tem muita dor mesmo na posição deitada. Por ter somente o pé esquerdo, ele o utiliza para tudo e assim, negligenciou totalmente o outro lado do corpo! Comecei a testar a diferença nas narinas. A direita não respirava. O lado direito do pulmão não apresentava nenhuma expansibilidade...Aí, veio a inspiração que precisava! Comecei a ver oportunidades do conforto no equilíbrio. Iniciei um trabalho de todas as linhas horizontais do corpo alternando com o trabalho dos paraverte-brais.

Testamos olhos, mandíbula, narinas, ombros, quadril e, novamente, pude perceber que ele não fazia o uso do lado direito. Ao final de 1 hora de atendimento, perguntei se ele estava cansado. Na verdade, ele estava mais eufórico que eu! Havia descoberto que não respirava da maneira adequada e que não usava o lado direito para impulsionar a marcha, o que acabava o cansando muito mais. Percebeu que, incrivelmente, ele só usava metade de suas possibilidades! Durante nosso curto período juntos, fizemos muitas descobertas!Eu nunca poderia imaginar! E nem ele mesmo!

Nick acredita ter ganho um presente.Ele teve humildade para me agradecer dizendo: “Obrigada Patrícia, por me proporcionar este mo-mento mágico, por me apresentar um método tão simples e tão rico que me deu a oportunidade úni-ca até hoje de entrar em contato com meu próp-rio corpo, de senti-lo relaxado, de permitir obser-var que, apesar de não ter pernas e braços, eu tenho tronco e cabeça e posso senti-los. Melhor que isso: senti-los verdadeiramente e sem dor”.

NA VERDADE, A GRANDE PREMIADA FUI EU!

Nick em uma de suas conferências

A Ginástica Holística me possibilitou mais um sucesso na qualidade de vida de alguém tão espe-cial! Poderíamos imaginar que sob essas condições, tudo seria impossível. Nick é a prova de que podemos ir muito além.

“O dia que você acreditar ter atingido todo o seu potencial é o dia que não aconteceu, porque você ainda tem o HOJE”.

Nick Vujicic

AssociadosABGH

Associados8.

A ABGH divulga o nome dos profissionais oficialmente autorizados a trabalhar com a metodo-logia e que estão em constante reciclagem e aperfeiçoamento.

BARUERI - SP Jackeline Caneschi Verassani Uchôa (11) 6391-7151 / 4191-8468 BRASÍLIA - DF Aline Gomes Lopes (61) 8166-0349 / 3879-6817Juliana O. Lima (61) 9964-0759Karine Demartini (61) 9696-5476Michelle de Campos Soares (61) 9639-5034 CAMPINAS - SP Ana Maria de Abreu Rodrigues Albiero (19) 3233-7332 / 3243-7550Beatriz Moretzsohn (19) 3252-5786 / 9798-1261Fabíola Maria Erbetta de Andrade (19) 3253-3415 / 7819-5075Ivana Rangel (19) 3294-1484 / 9602-8673 / 3255-4403Karina Cristina Alonso (19) 8142-7475Katia Scarpa (19) 8122-7289Maria Roseane Xavier (19) 3213-0606 / 9795-5828Ondina Nunes Cavalhera Ramos (19) 3213-0606Patricia Lacombe (19) 3255-5332 / 3254-0939Sandra Regina de Farias Guskuma (19) 3255-5332 / 3251-4382Tatiane de Abreu e Silva (19) 3255-5332 / 3251-8578 / 9710-0925 CURITIBA - PR Cristiane Brandes (41) 3256-5141 / 8853-9031Larisse Dias (41) 3045-7275 / 9612-3175Lisandra da Cunha Lopez (41) 9196-7393 / 3252-6043Luciana Zatesko (41) 9145-1632 FLORIANÓPOLIS - SC Daniela Cristina Ravasio (48) 9946-4698

LONDRINA - PR Josette Louise Sedenese Guerzoni (43) 3334-1000 / 3324-5354 / 9923-3103 MARINGÁ - PR Eliz Juliana Revaldaves (44) 3029-0797 / 8836-0242 PAULINIA - SPClaudia Pinheiro Mirone (19) 3884-1967 / 9204-0003 RIO DE JANEIRO - RJ Adriana LacombeAna Claudia Seixas (21) 8111-7941Beatriz Simões Coelho (21) 9775-5928Camille Castro (21) 7827-3081 / 2453-3068Carmen Tribuzy Cintia Dantas (21) 9984-0490 / 7801-0469Heloisa Maria Barbosa Silva Lima (21) 3328-7684 / 8888-5561Raphaela Ballesteros Ribeiro (21) 9348-2949 SÃO PAULO - SP Adriana Cavalari (11) 2892-0986 / 9966-6697Claudia Seabra Carvalho Miranda (11) 8212-4444Esperanza Castro Blanco (11) 3081-5624 / 9878-4400Helena Mangini Zaidan (11) 9685-3178Kátia da Rocha Sonsin (11) 9971-9043Lícia Mioko Yoshizaki Akinaga Patrício (11) 5535-5057 / 2337-7276 / 9142-7035Lidiane Carraro da Silva (11) 2579-3334 / 7699-7066 / 2292-0668Maria Carmela Manzella Romano (11) 3675-3322Patricia Cordeiro (11) 4262-1452 / 98181-0985Rosangela Saad Pereira (11) 3082-5027Silvio Ricardo Rocha (11) 9271-0909Susanne Bifano SáViviane Nazar (11) 5542-1282Marise Motidome

Maria Christina Mottola

SÃO LUÍS - MAAmelia Reis

BalanceteABGH

PRESTAÇÃO DE CONTAS ABGH - 2012

Data

07/08/2008 R$ 14.021,30

R$ 19.695,31

R$ 132,08

R$ 33.848,69

R$ 132,08

Aplicação Santander Classic DI

Aplicação Santander

Saldo Conta Corrente

Sub Total

SALDO C/C EM 05/11/2012

05/11/2012

05/11/2012

Contas - Santander Devedor

Saldo

Credor

Financeiro9.

Calendário10.

Calendário

janeirofevereiromarçoabrilmaiojunhojulhoagostosesegundaterçaquartaquintasextasábado-0102030405060708091

2013

Mandala abril 10ª Vivência da ABGHMandala - Assembléia

junho Mini cursoTema ainda à definirMini Curso

julho Pagamento da AnuidadeAté dia 30/07: R$ 160,00 reais Após essa data: R$ 180,00 reais

Anuidade

setembroReciclagem

outubroPortas Abertas

programe-se

ReciclagemTema ainda à definir

Aguardem!