as 9 ações do líder

38
AS 9 AÇÕES DO LÍDER

Upload: renato-aguiar

Post on 18-Dec-2014

2.766 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Coloque me prática as 9 Ações do Líder e se profissionalize com Líder de Marketing de Rede.Contatos para suporte.www.inspiracao.net/195266

TRANSCRIPT

Page 1: As 9 ações do líder

AS 9 AÇÕES DO LÍDER

Page 2: As 9 ações do líder

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................................03

1ª AÇÃO – DEFINIR SEUS SONHOS.......................................................................................06

2ª AÇÃO – ASSUMIR COMPROMISSOS.................................................................................09

3ª AÇÃO – CONSTRUIR GERAÇÃO DE CONTATOS............................................................12

4ªAÇÃO – CONTACTAR E CONVIDAR.................................................................................20

5ª AÇÃO – MOPP.........................................................................................................................25

6ª AÇÃO – FAZER O ACOMPANHAMENTO...........................................................................28

7ª AÇÃO – SER 100% SISTEMA.................................................................................................33

8ª AÇÃO – ACONSELHE-SE COM SUA LINHA ASCENDENTE...........................................34

9ª AÇÃO – DUPLICAR AS AÇÕES DO LÍDER.........................................................................37

2

Page 3: As 9 ações do líder

AS 9 AÇÕES DO LÍDER Nós temos uma profissão: Líder de Marketing de Rede.

Qualquer pessoa pode se tornar um líder. Não existe o líder nato. Pode existir uma pessoa mais extrovertida, mais posicionada ou com uma credibilidade construída. Mas isso não a torna um líder. O líder no nosso sistema é aquela pessoa que faz o que precisa ser feito, que lidera pelo exemplo, que tem compromisso, disciplina e profissionalismo. Temos líderes das mais diferentes origens, classes, idades e profissões, com diversos perfis diferentes.

O líder não é o Diamante, o Diamante é a conseqüência de ser um líder.Para ser líder neste nosso projeto basta seguir à risca nossa metodologia:

AS 9 AÇÕES DO LÍDER

Introdução

Conhecendo nosso mercado!

Network Marketing ou marketing de rede, como é conhecido no Brasil, é a evolução da venda direta. É um meio escolhido por uma determinada empresa para colocar seus produtos no mercado. Aqui no Brasil conhecemos muito a venda direta no formato mononível, onde temos a figura de um revendedor, representante, consultor ou distribuidor que se cadastra na empresa para vender os produtos diretamente da empresa para o cliente final, ganhando com o lucro e muitas vezes apenas alguns brindes por indicações e pequenos prêmios por incentivo às vendas. No marketing de rede, além do distribuidor vender os produtos, ele pode ser responsável pela propaganda, isto é, propagar a marca no mercado indicando novos distribuidores e desta forma constituindo uma parceria com a empresa, que abre uma perspectiva sem precedentes. Começa-se a se formar uma rede de distribuidores a partir dele que, além de ganhar com a sua venda, ganha bonificações de acordo com o faturamento gerado pelo seu grupo de distribuidores, indicados por ele, indicados pelos seus indicados e assim subsequentemente, dentro de um certo limite matemático que torna esta remuneração justa, pagando mais a quem trabalha melhor. E é na formação de rede de distribuição que está a grande diferença: com a formação de rede você pode vir a alcançar ganhos ilimitados e ver que é possível realizar seus sonhos.

O Network Marketing possui várias denominações. Além de marketing de rede, também é chamado de marketing interativo, marketing de distribuição, marketing direto, sistema inteligente, marketing multinível ( multilevel marketing ) , MMN, MLM, entre outros. No entanto o nome mais tradicional é Network Marketing que, de fato, significa Marketing de Relacionamento. Portanto, devemos focar nos relacionamentos, uma vez que, compreendido este mercado, percebemos que, independente da empresa e dos produtos, este é um negócio de pessoas. Para que você tenha sucesso neste negócio é indispensável que você se desenvolva como ser humano, aprendendo sobre relacionamentos e, sobretudo, liderança. Além desse desenvolvimento pessoal, há toda uma técnica a ser aprendida que, com a prática, o levará ao sucesso.

3

Page 4: As 9 ações do líder

Por que a Inspiração?

Uma boa empresa de Marketing de Relacionamento precisa de 4 pilares:

1 – Produtos: Precisam ser produtos, pelo menos em sua maioria, de fabricação própria para que haja a garantia de eternização da empresa, logo, do seu negócio. Uma empresa de MMN não pode ficar a mercê de fornecedores.

Também não são aconselháveis empresas de tecnologia pela volatilidade dos produtos que, rapidamente, ficam obsoletos, ou de serviços, que precisarão ser sobretaxados para pagar bônus e, logo, perderão a competitividade.

A qualidade dos produtos é fundamental, uma vez que nosso negócio é essencialmente feito através do boca a boca. Por isso, só funciona calcado em produtos de qualidade.

Os produtos também devem ter preços competitivos. Na verdade, uma boa relação custo- benefício. Existem muitas empresas com produtos caros e que funcionam, afinal vale a pena consumir. Contudo a pergunta não é: O produto tem mercado? Uma Ferrari tem mercado. Tem até fila pra comprar. Mas a pergunta a ser feita é: O produto tem mercado pra você? Alguém que você conheça tem uma Ferrari? Isto é, você pode oferecer o produto que você irá representar para seus parentes e amigos?

A Inspiração é perfeita em termos de produto. Tem produtos que nunca sairão de moda em um mercado de bilhões e em franco crescimento, com uma qualidade excelente e preço altamente competitivo e abrangente, isto é, penetra em todas as classes sociais.

2 – Empresa: É preciso que seja uma empresa totalmente legalizada, com seus produtos totalmente legalizados, além de possuir boa saúde financeira, capaz de investir quando preciso e suportar um eventual boom de crescimento. Deve possuir boa gestão, com filosofia voltada para o distribuidor, flexibilidade e um controle sobre a ética profissional.

A Inspiração é notável em todos esses aspectos: Totalmente legalizada; todos os produtos com selo da ANVISA; Jonny Almeida e Walter Fonseca, gestores renomados em suas respectivas áreas; vários investimentos, como o da sede própria que sfoi concluída no início de 2010 com aproximadamente 4.000 metros de área construída; e uma filosofia exemplar com rígido controle ético.

3 – Sistema: Engloba a margem de lucro sobre o preço sugerido, um sistema de pagamento de bônus justo e atrativo, o suporte ao distribuidor com clareza de informações, facilidade de acesso à empresa, tecnologia e, por fim, um bom sistema de treinamento.

A Inspiração nos dá uma margem média de lucro sobre os produtos de mais de 60%; sob a forma de bônus, distribuído de forma clara e justa, quase 25% do valor nominal do preço do produto, que é altamente competitivo; apesar de ser uma empresa de cosméticos, oferece um suporte tecnológico de impressionante; apresentações e treinamentos gratuitos em todos os 35 Centros de Distribuição e eventos de alto nível e baixo custo.

4 – Liderança: Uma liderança experiente, competente, ética e, sobretudo, comprometida com o crescimento global da empresa, através do desenvolvimento de todos os distribuidores. Provavelmente não existe em outra

4

Page 5: As 9 ações do líder

empresa o que há na Inspiração: uma integração tão grande entre grupos cruzados, com uma liderança tão competente e comprometida.

Para desenvolver o seu negócio próprio você precisa conhecer os princípios básicos:

- Consumo: Entendemos se tratar de um negócio próprio, logo, você deve ser o primeiro a usar os seus produtos. Você não verá o dono da Volkswagen dirigindo um Ford Fusion, o dono da Coca-cola servindo Pepsi em sua casa ou o dono da Garoto comprando um chocolate da Nestlé. Se você não usa os seus produtos, como vai querer que os outros o façam? Usar seus produtos lhe fornecerá conhecimento para falar sobre eles com propriedade. Você é a vitrine da sua Empresa. O consumo e a venda são a base de faturamento da Empresa. Um distribuidor que só cadastra pessoas sem consumir e/ou vender, não gera faturamento para a Empresa. Logo, não dá o exemplo, não duplica e não gera bônus para si.

- Geração de Volume: Feita a partir de consumo, venda de produtos e gerenciamento de revendedores. Faça parte do Clube VP300, isto é, consuma e/ou venda R$300,00 de produtos por mês, seja por você mesmo, por de revendedores e/ou pela internet. O clube VP 300 da Inspiração trará para você uma série de incentivos e benefícios que veremos a seguir, sendo o maior benefício que, tornando-se um VP300, você duplica para o seu grupo esta prática produtiva e assim terá um grupo produtivo.

- Captação: Para que você monte sua rede de distribuição, você deverá captar pessoas. Para isso, você terá técnicas a serem aprendidas nos treinamentos, fazendo com que você obtenha cada vez mais resultado no seu trabalho de captação. Você poderá captar essas pessoas de várias formas: lista quente (de pessoas conhecidas), lista fria, lista de indicações, internet, panfletagem… Nos treinamentos você conhecerá cada uma das técnicas de abordagem.

- Duplicação: Aprenda a duplicar o que você aprendeu. Duplicar os outros 3 princípios garantirá a você um crescimento contínuo. Todo processo deste trabalho consiste em: Aprender, praticar, ensinar tudo que aprendeu e, quando você chegar ao ponto de ensinar a ensinar, você estará se tornando um grande Líder de Network Marketing. Esta é a nossa profissão e o “pulo do gato” é a duplicação de líderes. Conhecendo um pouco do nosso mercado e dos princípios básicos a ele relacionados, partiremos para o conhecimento da metodologia de trabalho, isto é, para a técnica que garantirá o nosso sucesso: AS 8 AÇÕES DO LÍDER.

5

Page 6: As 9 ações do líder

1ª AÇÃO DO LÍDER – DEFINIR SEUS SONHOS

Pode parecer óbvio, quando falamos em definir os seus sonhos, mas existe uma razão.

Por que você entrou para este negócio? Por que você vai consumir e comercializar os produtos? Patrocinar pessoas e duplicar? É necessário que você tenha uma resposta e é esta resposta que vai determinar o seu comprometimento e também o seu resultado.

Os sonhos nada mais são do que o somatório das necessidades e dos desejos de uma pessoa. No mercado tradicional, não estamos acostumados a sonhar e sim a sobreviver para satisfazer às nossas necessidades. Como assalariados, realizamos os sonhos do dono da empresa e dificilmente realizamos os nossos, pois nunca nos será disponibilizada oportunidade para tal.

As pessoas entram neste negócio por dois motivos. Fuga da dor ou busca dos sonhos. Não faça pelo motivo errado, ou seja, pela dor, pois quando parar de doer o que vai acontecer? A tendência é você se acomodar e isto pode custar um preço muito alto, a paralisação e até a perda do negócio, do negócio da sua vida. Seus sonhos devem ser seus motivos, sua auto-motivação.

Certamente você terá muitas adversidades pelo caminho. Seus sonhos manterão seu foco, a sua chama acesa para superar todas as suas dificuldades.

O Marketing de Relacionamento sugere que você volte a sonhar grande. Para realizar sonhos, antes você precisa sonhar. Além do mais, com esse sistema, você poderá realizar seus sonhos, só dependerá de você. Por isso sonhe grande e você não realizará pequeno.

Temos vários exemplos de pessoas que estão realizando seus sonhos, você pode ser mais um exemplo. Quando sonhamos alto, a energia empregada para realização é muito maior, assim como o resultado. Muitas vezes o sonho não se trata exatamente de uma conquista financeira, pois a necessidade pode ser outra: ter liberdade financeira, ter mais tempo para você, sua família, seu lazer, ter mais segurança , não ter tanta cobrança, trabalhar com pessoas, ter reconhecimento, satisfazer ao ego, viajar muito e ajudar pessoas. O interessante é que nosso sistema tem o poder de realizar todos os seus sonhos e da sua família.

Outro mito implantado em nosso subconsciente é que ser ambicioso e querer ganhar muito dinheiro é sujo, imoral ou contra as leis de Deus. Lógico que é péssimo querer ganhar dinheiro fácil, a qualquer custo, ganhando quando outros perdem. Mas o que pode ser melhor que ganhar dinheiro ajudando outras pessoas a ganharem dinheiro e a realizarem seus sonhos?

É encantador o fato de só ter uma maneira de ter sucesso neste negócio: Ajudando o maior número possível de pessoas!

Dinheiro não é tudo, mas é 100% de nossas necessidades materiais. É bem verdade que dinheiro não traz felicidade, mas a falta dele traz tristeza. É a segunda maior causa de separações depois da infidelidade. O dinheiro compra uma casa maravilhosa, mas não um lar; compra uma cama macia, mas não garante uma boa noite de sono; compra companhias, mas não amizades verdadeiras, compra momentos de prazer, mas não a verdadeira felicidade. Mas diga se não é muito melhor, ter um lar numa casa maravilhosa, uma tranqüila noite

6

Page 7: As 9 ações do líder

de sono numa cama macia; ter tempo de viver na companhia dos amigos verdadeiros e ser feliz com momentos prazerosos.Todo mundo um dia quis realizar seus sonhos, a grande maioria, infelizmente desiste. O querer tem 3 níveis: Eu quero, eu escolho, eu me comprometo. Comprometa-se com você mesmo, comprometa-se com o sistema e comprometa-se com os seus sonhos!

Você é um ser humano diferente quando acorda para sobreviver ou quando acorda para ir em busca dos seus sonhos. Buscando seus sonhos você brilha e contagia os outros com seu brilho.

Agora é praticar. Os sonhos vêm seguidos do planejamento para realizá-los. E deixarão de ser sonhos, tornando-se metas e objetivos a serem atingidos.

1-Tire um dia para refletir sobre os seus sonhos. Se puder faça o teste drive no carro que gostaria de ter, vá a loja onde estão as coisas que quer comprar, visite o bairro onde quer morar para ver as casas. Acredite, funciona!

2-Agora crie um documento: Livro de sonhos. O seu livro de sonhos deverá conter tudo aquilo que você deseja realizar em sua vida, logo recorte, cole e escreva tudo que você deseja.

Em seguida você deve classificá-los de forma crescente, sonhos de curto, médio e longo prazo. Exemplos:

Curto prazo: Pagar dívidas, comprar um eletrodoméstico, ter um plano de assistência médica, investir na educação dos seus filhos;

Médio prazo: Comprar o carro zero que puder, fazer uma viagem em família, reformar a casa;

Longo prazo: Comprar o carro zero que você quiser, morar na casa dos seus sonhos.

Perceberá que quando chegar ao ponto de comprar o que puder, verá que também pode chegar a comprar o que você quiser. Valorizará cada conquista, que na verdade irá acompanhar seu crescimento no negócio.

Peça ajuda a sua linha ascendente para traçar as suas metas do negócio, do tipo: Para liquidar o seu débito junto ao banco será preciso vender tantos produtos e cadastrar tantas pessoas chegando ao nível de DQ; para pagar o plano de assistência médica, preciso de uma estratégia para atingir bronze; com a meta de ouro atingida poderei pagar a prestação do carro zero, entre outros.

Sonho + Sistema + Ação = Resultado = Realização

Sugestões para sua lista:

Pagar contas atrasadasLiquidar o seu débito junto ao bancoLiquidar o seu débito do cartão de créditoReformar a casaReformar o carroPresentear quem você gostaJantar em um restaurante caroViajar para sua terra natalTV de LCDGeladeira novaGrill

7

Page 8: As 9 ações do líder

FreezerEmpregadaBabáRoupas novasCursosMóveis novosAssistência médicaAssistência odontológicaIr a um SPAGuardar algum dinheiroBoa educação para os filhosCarro zeroDoação para caridadeFazer uma festaJóiasTer tempo para famíliaReceber bem os amigos em sua casaFazer um investimentoViajar para o exteriorAnimais de estimaçãoAjudar financeiramente os familiaresCasa novaCarro zero dos seus sonhosCasa dos seus sonhosBarcoEsquiarMergulharPular de pára-quedasAjudar muitas pessoasPagar a vista qualquer coisaCasa de campoCasa de praiaHelicópteroJatinho, entre outros

8

Page 9: As 9 ações do líder

2ª AÇÃO DO LÍDER – ASSUMIR COMPROMISSOS

Com quem?

O sistema cresce sem você; A empresa cresce sem você; Sua linha ascendente cresce sem você; Seu indicante cresce sem você. Logo, se você não se comprometer, não fará diferença para ninguém. Mas se você se comprometer vai fazer uma mínima diferença para o sistema, uma pequena diferença para a empresa e alguma diferença para a sua linha ascendente e para seu indicante. A verdade é que se você se comprometer, fará toda a diferença do mundo para você. Comprometa-se com você mesmo, você é a pessoa mais importante, dona do seu negócio. Comprometa-se em realizar seus sonhos!

Existe uma frase muito utilizada pelos grandes líderes, que diz: “É necessário comprometer-se 100%”. Agora Vamos interpretar esta frase. Não significa que você tenha que se dedicar muito ao negócio e nem só ao negócio, basta você fazer um pouco todos os dias, se estiver disposto a trabalhar em suas horas livres, no mínimo duas horas por dia, seis dias por semana, você obterá os resultados . Isso quer dizer que você tem que acreditar que você pode mudar sua vida ou ao menos fazer uma grande diferença na vida de outras pessoas. E, para isso, tem que ser interessado e, sobretudo, levar a sério, isto é, ser profissional. Se fizer como amador terá resultados de amador, se fizer como profissional terá resultados de profissional. Seja um Líder de Marketing de Relacionamentos e não terá limites.

O compromisso é uma das mais amplas ações do líder em termos de conteúdo. Na verdade comprometemo-nos com o profissionalismo e para sermos profissionais temos que nos preocupar com vários detalhes, um monte de pequenas coisas.

O compromisso é a base da duplicação da liderança.

Existem 3 características do trabalho: Consistência, intensidade e qualidade.

Consistência: É a freqüência, o ritmo. Devemos nos fazer sempre uma pergunta: O que eu fiz ou ainda vou fazer pelo meu negócio HOJE? Devemos fazer o negócio um pouco todos os dias, nem que seja um pouco apenas, mas deve ser todos os dias. A consistência mantém você conectado com o seu negócio, garantindo um bom exemplo de duplicação e crescimento constantes. É melhor ir crescendo aos poucos sempre, do que ter um crescimento rápido e inconsistente, onde seu negócio pode diminuir depois. A consistência no negócio é mais importante que a intensidade.

Intensidade: É o quanto por dia você vai se dedicar. Quantas horas? Duas horas, três horas ou oito horas. Não adianta trabalhar 12 horas em um dia e ficar os próximos três dias sem fazer nada. É certo que a intensidade varia de acordo com a disponibilidade, mas de nada adianta ser intenso se não for consistente.

Qualidade: É a característica mais importante do trabalho. Observamos isso com pessoas que trabalham três horas por dia tendo mais resultado que outras que trabalham oito horas por dia. A diferença está na qualidade do trabalho realizado por elas. A qualidade vem através da informação e do conhecimento (“Só o conhecimento pode transformar resultados” – Roberto Shinyashiki). Este conhecimento vem com a busca de informações e com a prática do trabalho. Inicie o hábito de escutar um CD de áudio dos líderes de sucesso deste negócio, ingresse no sistema do CD da semana, um pouco todos os dias, internet, treinamentos, leitura: leia 30 minutos por dia. Sugestões:

A mágica de Pensar Grande – David J. Schwartz; Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker Como ficar rico com network marketing – Jonh Brehmer

9

Page 10: As 9 ações do líder

O melhor profissional de network marketing do mundo – Jonh Milton Fogg As lições que aprendi com meu carteiro sobre trabalho e vida – O livro de ouro da liderança – Jonh Maxwell Você nasceu para liderar – Jonh Maxwell O monge e o executivo – James Hunter Como fazer amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie; As 21 irrefutáveis leis da liderança– John Maxwell; O Maior vendedor do mundo – Og mandino; Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kyosaki; O poder Sem Limites – Anthony Robbins; Rinoceronte Bem Sucedido – Scoth Alexander e outros Independência Financeira, O guia de Investimentos – Kyosaki / Lachther Tudo Sobre Network Marketing, Muito Mais Sobre Network Marketing – Richard Poe

Sempre se comprometa com sua linha ascendente e com a prática do aprendizado. Qualidade denota profissionalismo. Portanto tenha preocupação com todos os detalhes, inclusive com a necessidade da consistência, para tornar-se profissional. A sorte existe, quando a oportunidade encontra a preparação.

Comprometa-se com a qualidade e consistência do seu trabalho. A intensidade é uma questão de disponibilidade e prioridade. De nada adianta intensidade sem consistência e qualidade. Contudo, em um trabalho consistente e de qualidade, a intensidade influenciará na sua velocidade de crescimento e tenderá a aumentar de acordo com o resultado.

Produtos: Buscar aprender ao máximo sobre nossos produtos. Usar e se apaixonar pelos produtos é premissa básica (vide introdução).

Gerar ação de volume: A Empresa foi muito inteligente em usar como estratégia para crescimento de volume o Clube VP 300, onde ela oferece incentivos , premiações e reconhecimentos para os comprometidos com este Clube, isto é, realizar uma movimentação pessoal, entre consumo e comercialização, de no mínimo 300 reais em produtos todos os meses. O VP300 foi um número pensado, bem razoável de se atingir por qualquer pessoa. Quando consumimos, já estamos pontuando. Podemos pontuar também através de revendedores e comercializando pela internet, mas é importante comercializar pessoalmente também. Começar no negócio vendendo, demonstra a facilidade de comercialização dos produtos e proporciona o gosto do lucro da venda. Fazer e duplicar o VP 300 se tornou uma referência de uma estratégia bastante eficaz para aumento de geração de volume.

Empresa: Perceba que você é pago para divulgar a marca da sua Empresa. O mercado (faturamento) gerado por você é o seu negócio, o que faz com que, de certa forma, você seja um “sócio” da empresa na fatia de mercado que você construiu. Por isso comprometa-se com a imagem da Empresa e trabalhe com ética.

Pessoas: Comprometa-se com você mesmo em primeiro lugar. Com seu grupo, identificando suas necessidades e ajudando-os. Com sua linha ascendente, edificando e promovendo os que são 100% sistema e também os líderes de outros grupos. Devemos deixar o ego e a identificação de lado para fazer a edificação, pois se a pessoa tem resultado é porque conhece o trabalho e poderá ensinar para seu grupo. Muitas vezes uma pessoa do seu grupo não lhe dá ouvidos e quando escuta uma pessoa que você edificou, ela ouve. Logo a edificação trabalha para você e faz com que você também possa ser edificado.

Sistema: Comprometa-se com o SISTEMA: Chamamos de sistema toda a máquina que os Líderes, a Empresa e sua linha ascendente disponibilizam para o seu sucesso. Trabalhe com o sistema e o sistema trabalhará para você. É inclusive o meio mais fácil na busca de qualidade. Copie o máximo que puder dos líderes de sucesso, seja o maior copiador, mas do sucesso!

10

Page 11: As 9 ações do líder

Precisamos conhecer todas as ferramentas disponíveis de trabalho, mesmo que uma ou outra você não venha a utilizar, é papel do líder conhecer, pois em alguns momentos terá que ensinar para pessoas do seu grupo que irão precisar.

Guia de negócios: Vem no kit. É o primeiro contato que o distribuidor tem com preciosas informações. Formatado pela Empresa, ensina muitas coisas: Produtos, matemática de pagamento de bônus, informações operacionais como compra de produtos, normas e procedimentos, dicas para iniciar seu trabalho, entre outras. O guia não deve ser lido, e sim estudado, marque as suas dúvidas e esclareça com sua linha ascendente.

DVD Institucional: Vem no kit. Assista algumas vezes, só irá reforçar seu conhecimento e sua segurança.

Site: Conheça-o, principalmente o escritório virtual, área restrita ao distribuidor que lhe fornece um mundo de ferramentas, como treinamentos, mapa da rede, loja virtual, materiais de divulgação, informações sobre a Empresa e seus líderes, consultoria, entre outros.

Centros de Distribuição: São seus escritórios, conheça-os e tenha uma atitude de parceria com eles. Procure contribuir para sua operação e agir com assertividade e cooperação. Se verificar alguma coisa errada, como uma eventual falta de produto, um atendimento não muito adequado, o que fazer? Procure se reportar ao responsável do CD com discrição, ajudando-o a manter a excelência do seu escritório. Quando estiver preparado, se ofereça para fazer apresentações e treinamentos no CD. Além de ser a sua parcela de contribuição para o sistema, beneficiará você, pois sua exposição ajudará a consolidar a sua imagem de líder.

Apresentações e treinamentos: Promovidos nos Centros de Distribuição e pela sua linha ascendente, são pontos altos do sistema. Chamamos de sistema presencial, de suma importância para seu desenvolvimento. Não podemos pensar que teremos sucesso neste negócio sem frequentar apresentações e treinamentos. No Brasil ainda encontramos muitas pessoas ignorantes perante nosso sistema, que irão bombardeá-lo com negativas, pessoas que não sabem nada sobre a Inspiração ou Marketing de Relacionamento. Se você não estiver integrado ao sistema presencial, acabará dando ouvido a estas pessoas que insistem em dizer que você não irá conseguir. Quando freqüentamos os encontros de negócio e treinamentos por compromisso, fazemos um movimento maior para levar convidados e pessoas do grupo. O sistema presencial serve para treinar e ainda mais importante que isto, o mantém motivado. É o braseiro. O que acontece com uma brasa que cai para fora do braseiro? Ela apaga. Você terá sempre com o que se identificar em pessoas que estão conseguindo e poderá trocar informações com elas. E, ainda mais importante que a motivação, é que só interagindo com o sistema presencial que você começa a criar sua imagem de comprometimento e liderança, assim garantindo a duplicação e o conseqüente crescimento do seu negócio.

Eventos: Os Super Encontros de Negócios Inspiração (mensais), os Seminários (trimestrais), os eventos de final de ano, e as convenções (aniversários). Estes são os ícones do sistema. São grandes eventos juntando pessoas e líderes de várias regiões, com reconhecimentos, premiações, novidades. Em suma, todos os eventos são imperdíveis, como aprendizado e crescimento, no processo de conquista dos seus resultados.

Metas: Estabeleça metas com sua linha ascendente. Metas de venda, patrocínio e principalmente qualificação, no intuito de crescer no plano de carreira. Então, comprometa-se com elas.

Outros: Comprometa-se em ter um material organizado e bem apresentado, procure ir melhorando seu material. A Empresa disponibiliza materiais de apoio a preços bem acessíveis como pastas, panfletos, fitas olfativas, amostras de todos os produtos, camisas, entre outros. Ande sempre com um bom material e não perderá nenhuma oportunidade. Esteja bem apresentado para divulgar o seu negócio.

11

Page 12: As 9 ações do líder

3ª AÇÃO DO LÍDER- CONSTRUIR GERAÇÃO DE CONTATOS

Quando assistimos o plano pela primeira vez, logo pensamos em várias pessoas que, naquele momento, temos certeza que vão se interessar pelo negócio, e pensamos: Pronto, com essas pessoas eu vou ganhar muito dinheiro. O que acontecerá se essas pessoas disserem não? Você estará falido em um negócio impossível de falir, terá desistido sem nem ter começado. Muito temos que aprender sobre geração de contatos para construção deste negócio.

O que fazemos é uma espécie de garimpo, onde jogamos muito cascalho na peneira, no intuito de encontrar uma pedra preciosa. Precisamos de um número grande de contatos para encontrar as pedras preciosas e garantir o sucesso no negócio.

É muito comum selecionarmos as pessoas que vamos colocar na lista e quando essa lista acaba ficamos sem direção. Isto porque não fomos treinados nesta ação de geração de contatos.

Hoje a geração de contatos se profissionalizou bastante. Não falamos apenas de lista quente. Falamos de uma geração profissional, continua e infinita de contatos.

Mais de 80% dos grandes líderes de Marketing de relacionamento, não construíram suas organizações baseados apenas em lista quente, e sim numa geração de contatos profissional. Contudo não significa que a lista quente deixe de ser importante. Ela é fundamental para qualquer distribuidor novo, servirá como base para o início de trabalho e como aprendizado, para deixar a pessoa pronta para trabalhar qualquer contato gerado a partir de qualquer fonte.

Como gerar contatos:

Lista quente: Crie um documento: Lista de nomes. Deverá constar o nome de todas as pessoas que você conhece, sem exceção. É muito comum selecionar as pessoas da lista, decidir as pessoa que servem e as que não servem, as que vão ou não vão querer fazer o negócio. Não devemos prejulgar ninguém na geração da lista quente. As surpresas irão acontecer dos dois lados. Tem aquela pessoa que você tem certeza que vai cadastrar, e quando mostra o plano para ela, ela não cadastra, joga areia e diz que não vai funcionar que você está maluco ou pior, cadastra e não faz nada. Só que quando você a cadastrou gerou uma grande expectativa e, por não fazer nada, gera uma grande frustração. Temos que estar preparados e não podemos gerar expectativas com ninguém. Precisamos aprender que existem três “Nens” neste negócio:

Nem todo mundo que você mostra o plano, vai se cadastrar.

Nem todo mundo que se cadastrar, vai se cadastrar com você.

Nem todo mundo que se cadastrar com você, vai desenvolver o negócio.

Você não depende de um ou de outro para ter sucesso. Aprendemos que só dependemos de nós mesmos, da nossa força de vontade de ajudar o maior número possível de pessoas no desenvolvimento e crescimento delas. “Ajude o maior número de pessoas a terem o que elas querem e você terá tudo o que você quiser.” – Zig Ziglar

Além do mais, ao fazermos a lista quente, não significa que estamos contatando e mostrando o plano. Estamos apenas colocando nomes em um papel. É possível que nunca contatemos alguns desses nomes, mas não custa nada incluí-los na lista.

12

Page 13: As 9 ações do líder

Não serve usar apenas a agenda convencional ou do celular como sua lista quente de nomes. Elas servem sim, como fonte para o documento que está sendo gerado.

Após colocar o maior número de nomes na lista, vamos qualificá-los. Dê nota de um a dez para as pessoas de acordo com o potencial para este negócio. Não existem empecilhos para fazer este negócio, é realmente para qualquer um que queira, isto é, um negócio democrático e abrangente. Mas existem facilitadores que denotam um perfil que tende a ter mais facilidade para um crescimento rápido. Conhecer muita gente, ser extrovertido, se comunicar bem, ter credibilidade, cargo ou função de liderança, entre outros. Os empreendedores de um modo geral, caracterizam o melhor perfil para o nosso negócio, pois já possuem o tipo de visão que procuramos nas pessoas.

Lista de indicações: Sabemos que um meio muito eficaz de ampliar seus negócios é trabalhar com indicações. Peça indicações para seus contatos e clientes que compraram produtos. Nosso negócio é trabalhar indicações. Porém o que fazemos quando mostramos o plano para alguém que não se identifica? Não acaba ai, pedimos indicações. A pessoa pode não ter se identificado, mas conhece pessoas que poderão se identificar. Pessoas que gostem de consumir bons produtos com a melhor relação custo beneficio e melhor valor agregado que é a realização de sonhos. Peça indicações e amplie sua lista, utilize frases de efeito, do tipo: – Ok então o negócio não é pra você, mas você concorda que o negócio é bom? Com certeza você tem parente e amigos que você gostaria de ajudar, me passe estes contatos para que eu possa apresentar este plano.

Lista de terceiros: Muitas vezes indicamos pessoas que acabam por não desenvolver o negócio, por um motivo ou outro. A lista de terceiros é a lista de uma pessoa do seu grupo que não está trabalhando. Então, você monta a lista com ele e trabalha você a lista dele, mostrando o interesse de ajudá-lo a patrocinar as pessoas. Lembre-se, se você encontrar uma pessoa boa em sua profundidade, essa pessoa motivará as pessoas acima ou, se isso não acontecer, ela atuará como se fosse seu direto, isto é, como se fosse indicada por você.

Lista fria: É onde você torna sua geração de contatos infinita. Só existem dois tipos de pessoas: As que você conhece e as que você vai conhecer.

Oportunismo: Conheça pessoas. A base é o relacionamento. Seja simpático, puxe assunto, dê ouvidos as pessoas que você tenha a oportunidade de conhecer. A partir de agora, quando olhamos para uma pessoa que não conhecemos, estamos olhando para um contato. Ande sempre com CDs, brochuras de acompanhamentos, panfletos, cartões de visita, saches, enfim, algum material para deixar com uma pessoa que você acabou de conhecer. Busque conhecer pessoas.

Panfletagem: Esta ação de geração de contatos, para funcionar bem, tem que ser feita em grande escala. Porém, se fizermos um monte de pequenas coisas, os resultados aparecem de todos os lados. Não perca a oportunidade de colocar cartazes e panfletos no prédio onde você mora, nos quadros de avisos e caixa de correios ou em prédios de parentes e amigos. De vez em quando monte uma ação de panfletagem, de preferência acompanhado (quanto mais gente melhor), se possível todos trajados com camisa da Empresa. Desta forma, provavelmente haverá algum resultado de venda ou recrutamento proveniente desta ação.

Anúncios: Jornais, revistas, rádios, outdoor, e muito mais. Deve ser observada a relação custo-benefício deste tipo de geração de contatos. Normalmente são caros para o retorno que dá. Mas devemos estudar caso a caso. Peça orientação à sua linha ascendente.

Internet: Orkut, facebook, salas de bate papo, anúncios grátis, entre tantos outros. Vide normas e procedimentos da Empresa para ver o que pode e o que não pode. É terminantemente proibida a prática de spam.

Lembre-se, relacionamento é a base do nosso negócio. A internet ajuda, mas não substitui o contato pessoal.

13

Page 14: As 9 ações do líder

Uma ajuda para sua lista quente. Faça este exercício, o resultado irá lhe surpreender:

Quem você conhece (homem ou mulher)?

Todos os parentes

Todos os amigos

Que foi seu vizinho

Que é seu vizinho

Que trabalhou com você

Que trabalha com você

Que estudou com você

Que estuda com você

Do futebol

Do jogo de baralho

Do lazer

Advogado

Acompanhante

Aeromoça

Agente funerário

Analista de sistemas

Anestesista

Arquiteto

Artista plástico

Assistente social

Atleta

Ator

Balconista

14

Page 15: As 9 ações do líder

Bancário

Bombeiro

Barman

Biólogo

Cabeleireiro

Cantor

Cardiologista

Carpinteiro

Carteiro

Cientista

Clínico geral

Comissário

Construtor

Contador

Controlador de trafego aéreo

Corretor de imóveis

Corretor de seguros

Corretor de valores

Costureiro

Do exército

Da marinha

Delegado

Da aeronáutica

Decorador

Dentista

15

Page 16: As 9 ações do líder

Digitador

Design

Deputado

Dançarino

Dono de salão

Dono de academia

Dono de agência de autos

Dono de Buffet

Dono de clínica

Dono de escola

Dono de gráfica

Dono de loja de móveis

Dono de oficina

Dono de ótica

Dono de padaria

Dono de restaurante

Dono de mercado

Dono de hotel

Dono de indústria

Dono de loja

Dono de imobiliária

Dono de farmácia

Dono de locadora

Dono de empresa

Editor

16

Page 17: As 9 ações do líder

Escritor

Enfermeiro

Engenheiro

Estilista

Esteticista

Estudante

Empregado

Entregador

Farmacêutico

Fisioterapeuta

Fotógrafo

Funcionário

Garçom

Gerente

Geriatra

Ginecologista

Jardineiro

Joalheiro

Jogador de futebol

Jornaleiro

Jornalista

Leiloeiro

Líder comunitário

Líder religioso

Líder sindical

17

Page 18: As 9 ações do líder

Manicure

Massagista

Maçom

Mestre de obras

Membro do Lions

Membro do Rotary

Modelo

Morador em outras cidades

Morador em outros estados

Motorista

Motorista de táxi

Motorista de caminhão

Motociclista

Moto boy

Nutricionista

Neurologista

Obstetra

Oftalmologista

Oncologista

Ortopedista

Otorrino

Pedreiro

Paisagista

Pediatra

Psicólogo

18

Page 19: As 9 ações do líder

Psiquiatra

Piloto

Polícia civil

Polícia militar

Polícia federal

Personal

Professor

Programador

Promotor de eventos

Promotor de vendas

Promotor de justiça

Político

Recepcionista

Sapateiro

Salva vidas

Segurança

Técnico de futebol

Técnico de informática

Telefonista

Tintureiro

Urologista

Vendedor

Veterinário

19

Page 20: As 9 ações do líder

4ª AÇÃO DO LÍDER – CONTACTAR E CONVIDAR

No início, esta talvez seja a parte menos agradável que terá que fazer no negócio, mas após alguns contatos, isto se tornará corriqueiro e até agradável.

Com raras exceções, a melhor maneira de começar a montar a sua organização é através de apresentações em sua casa ou na casa de seu contato. Nesta ocasião, o seu patrocinador ou alguém da linha ascendente irá mostrar o plano (duas ou três vezes). Mais tarde, mostre o plano um a um para aqueles que não tiveram a possibilidade de ir aos Encontros de Negócios. Para começar a construir o seu negócio rapidamente você deve convidar inicialmente as pessoas mais maduras, ambiciosas e de maior sucesso que você conhece da sua lista de geração de contatos. Provavelmente elas tomarão a iniciativa e estabelecerão o ritmo para os outros.

O objetivo desta ação é colocar as pessoas da sua geração de contatos diante de uma apresentação do projeto feita de forma profissional. Concentre-se neste objetivo. Muitas pessoas perdem possíveis indicados nesta hora. Por ingenuidade, ansiedade, falta de informação e conhecimento ou pelo simples fato de ser mais cômodo, tendem a mostrar o plano pelo telefone ou ferramentas tipo MSN, o que é um erro.

Regra Geral 1: PALAVRAS QUE DEVEM SER EXCLUÍDAS – Rico, reunião, vendas, indica e ganha, perfumes e cosméticos . Essas palavras geram dúvidas, pré-julgamento e perguntas.

Quando falamos dos nossos produtos pelo telefone, perdemos a oportunidade para trazer resultado. Como as pessoas vão verificar a qualidade dos produtos pelo telefone ou pela internet?

Quando falamos de venda, a pessoa que não gosta de vendas fecha a mente e não ouve mais nada, escuta ,mas não ouve, entra por um ouvido e sai pelo outro.

Quando falamos de ganhar através das indicações, as pessoas associam nosso negócio à pirâmide. Sabemos que o nosso negócio é um processo de distribuição legítimo de produtos, e não tem nada a ver com tal atividade, que é ilegal. É muito comum, por falta de conhecimento, as pessoas criarem uma imagem distorcida com algumas informações desordenadas.

Regra Geral 2: CURIOSIDADE – Temos observado que a curiosidade é o fator que coloca mais pessoas na apresentação do plano, portanto utilize esta estratégia em seu convite.

Os seres humanos são curiosos. Usamos isto a nosso favor, para colocá-los em um Encontro de Negócios. Lembre-se, nesta ação queremos marcar um encontro de negócios, nada mais.

Marcaremos um encontro de negócios (evite a palavra reunião que remete a algo chato), de preferência pessoalmente. Se for inviável pela distância ou disponibilidade, agendaremos uma apresentação on-line. O importante é dar um caráter profissional. A primeira impressão é a que fica não temos chance de causar uma segunda primeira boa impressão, temos que inspirar credibilidade e confiança.

Se você está convidando uma pessoa para conhecer um negócio no qual você está envolvido e está gostando, é importantíssimo demonstrar ENTUSIASMO no contato. Outro fator fundamental para o sucesso desta ação é a POSTURA. Você é que está oferecendo uma grande oportunidade e não pedindo favor para que seu contato compareça ao encontro. Você não precisa dele, e sim, você tem algo que ele precisa. Não espere crescer para acreditar nisso, acredite nisso para crescer.

É importante que tenhamos executado bem a terceira ação (gerar contatos) para não ficarmos presos e dependentes de apenas alguns nomes. Isto facilitará a postura de modo que, se não conseguirmos fazer um agendamento, partimos para o próximo nome.

20

Page 21: As 9 ações do líder

Técnica:

1 – Pressa: Para manter a curiosidade de seu contato, seu convite deve ser breve – 1 minuto é tempo suficiente. É a justificativa para você não responder às perguntas que virão. Tais perguntas, não devem ser respondidas quando do contato e só após a apresentação do plano.

2 – Disponibilidade: Se fizer o convite para uma determinada data e horário antes de verificar se o contato está disponível, poderá queimar o convite se seu contato tiver um compromisso. Verifique a disponibilidade do contato antes de fazer o convite. Dê no máximo duas alternativas.

3 – Convite/Dinheiro: Uma vez precavidos e certos de que o contato estará disponível faremos o convite direcionado para um negócio que poderá gerar uma boa renda. Afinal, quem não gosta e não precisa de dinheiro?

4 – Profissionalismo: Transmitimos no convite o caráter profissional para garantir a presença e a atenção do contato. É onde amarramos bem o compromisso.

Exemplo: Valorize seu contato, elogiando-o se possível. Aja com entusiasmo e postura. Se passar de 2 minutos é porque já está falhando na técnica. Utilize a técnica para contatos telefônicos e a mesma para os pessoais, caso não tenha a oportunidade de mostrar o plano de forma profissional na ocasião.

VOCÊ CONTATOOlá meu amigo, tudo bem? Estou com um pouco de pressa, por isso vou direto ao assunto. Sei que você é uma pessoa (empreendedora /dinâmica/ bem relacionada /inteligente/capaz/comunicativa/

– (escolha uns dois adjetivos).

O que você estará fazendo terça às 20:00h? Infelizmente tenho compromisso, por quê?E na quinta às 14:00h Também nãoNeste caso, vou dar à oportunidade para outra pessoa, te explico em outra ocasião, se aparecer outra oportunidade volto a ligar, Até logo!

Na próxima ligação, procure sondar o horário que seu contato tem disponibilidade e então marque um encontro neste horário.

VOCÊ CONTATOEstará disponível nesta terça às 20:00h? Estarei sim, por quê?Que ótimo, falei sobre seu perfil para alguns empresários e eles ficaram muito interessados em te conhecer e pediram para marcar um encontro de negócios contigo. Pelo que conheço do seu perfil, você é a pessoa mais indicada e poderá lhe render um dinheiro extra trabalhando nas suas horas livres sem deixar o que você faz hoje, mas veja bem se você não

De jeito nenhum pode contar comigo.

21

Page 22: As 9 ações do líder

puder, eu vou entender, posso passar a oportunidade para outra pessoa, mas gostaria da sua confirmação, pois não posso ficar com uma má impressão com estes empresários. Você quer ir sem compromisso ou quer que eu dê a oportunidade para outra pessoa?Então conto com você no endereço… às … horas. Ok meu amigo, considero certa a sua presença e informarei aos envolvidos. É indicado que chegue com uma certa antecedência.

Ok até lá!

Outro dado de suma importância é verificar se o contato em questão possui um cônjuge e estender o convite ao mesmo.

Seria ótimo se todos os contatos funcionassem sem nenhuma objeção. Mas a verdade é que a maioria não é assim, e temos que estar preparados para as objeções e para as perguntas. Estamos conduzindo um contato que tem por objetivo agendar um encontro. Temos que estar no controle. Nunca podemos mentir. A base de todo o nosso negócio é o relacionamento e se mentirmos, ferimos o que há de mais precioso no relacionamento, que é a confiança. No entanto não significa que precisamos responder às perguntas. Conduza a conversa e mantenha-se no controle. É você quem faz as perguntas. Podemos dar respostas rápidas e imediatamente entrar com uma afirmação. Mas se realmente você ficar muito acuado com uma pergunta, responda direto com outra pergunta.

Respondendo objeções:

CONTATO VOCÊMas do que se trata? O negócio é 95% visual. Sei que você é

inteligente e sabe que negócio trata-se pessoalmente. Até porque você precisa saber como é o trabalho, quanto vai ganhar e o que você vai fazer. Estou com pressa e se tentar falar pelo telefone você pode criar uma imagem errada.

Mas não pode adiantar? Como eu disse antes, é uma grande tendência. Possui 9 diferentes formas de remuneração e é bem provável que você se identifique com alguma. Você pode ir ou quer que dê a oportunidade à outra pessoa?

AÇÃO DO LÍDER Não devemos ceder passando informações específicas em hipótese alguma.

CONTATO VOCÊÉ aquela empresa de marketing de perda de peso…?

Não. Você precisa conhecer este negócio.

É aquela empresa que trabalha com babosa (Aloe vera)?

Não. Você precisa conhecer este negócio.

22

Page 23: As 9 ações do líder

Se o contato perguntar se é qualquer empresa de Marketing de rede específica que não a nossa, a resposta é não. Você precisa conhecer.

CONTATO VOCÊÉ Marketing de Rede? Por quê? Você gosta de Marketing de Rede?Sim Então você precisa conhecer este negócio.Não Então você precisa conhecer este negócio.

O candidato não gostar de Marketing de Rede pode ter sido causado por algum trauma com uma empresa de alto investimento, com produtos caros. Alguém que insistiu muito. No entanto, quando colocamos o contato de frente para o negócio na nossa Empresa, com características bem mais amenas, são muitas as chances de passar a gostar do nosso sistema inteligente de distribuição de renda.

CONTATO VOCÊÉ vendas? Por quê? Você gosta de vendas?Sim Então você precisa conhecer este negócio.Não São 10 formas de remuneração diferentes. Você

precisa conhecer este negócio.

CONTATO VOCÊMas veja, eu não tenho tempo E está satisfeito com isso? Talvez seja o motivo

para você conhecer este negócio. Nosso tempo é igual, 24h. Como utilizá-lo é uma questão de prioridade. Conheça este negócio e depois julgue se não vale a pena investir apenas um pouco do seu tempo, que será suficiente.

CONTATO VOCÊConheço esse tipo de negócio Na verdade, como pode conhecer se ainda não

lhe foi apresentado? O que espero de você é que julgue depois de conhecer.

CONTATO VOCÊPreciso de mais detalhes do que se trata. Bom, este é o objetivo do encontro de negócios.

Acho que terá uma grande perspectiva conosco, mas posso oferecer a oportunidade a outro, se não estiver interessado.

23

Page 24: As 9 ações do líder

Não fique com medo de usar frases de efeito e provocar um sentimento de perda.

Não fique preso aos scripts, o importante é entender o conceito e o objetivo. A partir daí desenvolva-se na arte de contatar e convidar do seu jeito. Aja o mais natural possível. “Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo” – Alfredo Rocha.

Outros exemplos de convite:

- Amigo, sei que você é ocupado e bem-sucedido e é exatamente por isso que sua opinião é muito importante para mim, a respeito de um projeto de negócios que estou desenvolvendo. Portanto, você estaria disponível para me ajudar a analisar comigo?

-Amigo, sei que você é muito bem relacionado, portanto gostaria de pedir indicações de pessoas dinâmicas e com iniciativa para desenvolver comigo um novo negócio com uma grande perspectiva, sem deixar de fazer o que ela faz hoje. Você conhece pessoas com este perfil que possa me indicar?

-Amigo, está em casa? (se positivo) Estou indo ai para conversarmos sobre negócio.

Se preferir, principalmente no caso de não ver a pessoa a algum tempo, antes de usar a técnica do contato, pode utilizar a técnica FORM: Família, recreação, ocupação e mensagem.

Pergunte sobre a família, o que tem feito para se divertir e em que está trabalhando. Isto ajudará a estreitar o relacionamento e lhe dará subsídios para entrar com a mensagem, isto é, fazer o convite, de uma forma mais objetiva e eficaz.

24

Page 25: As 9 ações do líder

5ª AÇÃO DO LÍDER – MOPP

Mostrar o Produto e o Projeto.

Entenda que a maioria das pessoas para quem você vai mostrar o plano vai te dizer uma palavra que não gostamos de ouvir e não queremos ouvir. No entanto, é uma palavra que escutamos no mínimo 150.000 vezes até os 8 anos de idade e é a palavra que mais ouvimos na vida: A palavra NÃO. Muitas vezes por não querer ficar relembrando este sentimento, muitas pessoas desistem do projeto logo nos primeiros NÃOs.

Para obter SIMs é necessário obter NÃOs . Quanto maior o número de NÃOs, maior o número de SIMs.

Existe uma regra que diz que a grande diferença que um Diamante tem para quem está começando é que o Diamante já escutou muito mais vezes a palavra NÃO.

É uma questão matemática, como em qualquer questão comercial. Se mostrarmos 10 planos teremos uma chance X. Se mostrarmos 100 planos, teremos uma chance 10X e assim por diante.

Nesta Ação procuraremos desenvolver nossa habilidade de aperfeiçoar as chances de obter SIMs proporcionalmente ao número de planos mostrados, isto é, aproveitando ao máximo o número de planos mostrados. Uma pessoa bem treinada nesta ação obtém um resultado muito melhor com relação ao número de planos mostrados do que outra sem orientação.

Para desenvolver uma organização de sucesso neste negócio, precisaremos nos preocupar com vários detalhes, definindo qual ação é prioritária em um determinado momento do negócio. Contudo, mostrar o plano é sempre prioridade, sobretudo para o distribuidor novo.

IMPORTANTE: O que patrocina a pessoa é descobrir qual o motivo que a levará a desenvolver este negócio: Seus sonhos e necessidades.

DVD de Apresentação: Bom para quando se está bem no início do negócio e ainda não foi possível aprender muita coisa. Não perca tempo, assista o DVD junto ao seu candidato. (não passe o DVD sem criar um relacionamento e que você esteja perto para tirar as principais objeções).

Conferências on-line: Promovidas pela sua linha ascendente. São utilizadas quando você encontra-se distante do seu candidato ou não conseguiu marcar um encontro por indisponibilidade de ambos, ou ainda quando estiver sendo utilizado o método específico de captação pela internet.

Encontro de negócios: Como vimos na segunda ação, são os ícones do sistema, o que remete ao fato que é o lugar ideal para seu candidato estar. Ele verá uma grande movimentação de pessoas motivadas, bem como vários líderes, referências no negócio, para que ele possa se identificar e ver que é possível para ele também.

Apresentações nos CDs (Centros de Distribuição) ou nos PAs (Ponto de Apoio):. As apresentações no CD têm um considerável apelo, que deve ser valorizado, que é estar em um ambiente da Empresa. O impacto no candidato é maior, inclusive por que é provável que ele veja uma movimentação de vendas de produtos e ganhe uma confiança maior no projeto.

Confirme com no mínimo 3 vezes a quantidade de pessoas que você quer que esteja na Apresentação. É muito comum o candidato não aparecer. Isto acontece por que você está chamando o candidato para trabalhar e as pessoas querem dinheiro, mas poucas querem trabalhar. Não leve para o pessoal, não fique bravo ou frustrado, saiba que isso é normal, é assim que funciona. Conhecendo como funciona, use a informação a seu favor, seja profissional, não fique ligando em cima da hora para o candidato que não chegou.

25

Page 26: As 9 ações do líder

É bem provável que ele não venha mais e isso só vai te frustrar mais. Concentre-se naquele que já chegou. Se não tem nenhum candidato, concentre-se em assistir a apresentação para aprender mais e tenha mais confirmações para a próxima apresentação.

Apresentações promovidas por sua linha ascendente ou por você em auditórios ou em casa: É uma das formas mais antigas e tradicionais que ainda funcionam nos dias de hoje. Importante lembrar que é sempre recomendado que a apresentação seja feita de forma profissional, porém simples, pois é importante que seja duplicável.

- Ainda que esteja em casa, se vista de forma adequada para um encontro de negócios.

- Não sirva lanche, muito menos bebidas alcoólicas. Pode servir café e água antes e após a apresentação, nunca durante.

- Dê as boas vindas para aqueles que forem chegando, demonstre o perfume de sua preferência borrifando um pouco em sua pele e acomode-os confortavelmente. Se possível apresente-os ao palestrante e a outros líderes do negócio que estejam presentes, lembrando que não devemos responder a perguntas específicas antes da apresentação.

- Disponibilize uma quantidade bem inferior de cadeiras, do que o numero esperado de pessoas. Não devemos nunca dar a impressão de que o encontro está vazio. Muitas pessoas faltam. Quando ocupar todos os assentos então poderá colocar mais, se for o caso.

- Se a apresentação é em um auditório, monte uma mesa bem apresentada, com uma bonita toalha, produtos e kit de negócios. Se for em casa deixe produtos e materiais de apoio dispostos informalmente e ao alcance das pessoas. Não se esqueça que se trata de apresentar o PRODUTO e o PLANO DE MARKETING. Tenha sempre Kits de acompanhamento e para patrocinar pessoas que quiserem na mesma hora.

- A tolerância para se começar deve ser de, no máximo, 10 minutos, independente de quantos já tenham chegado ou se tem gente chegando. Devemos respeitar quem chegou no horário e ser profissional começando na hora marcada.

- Não recomece, mesmo que chegue uma pessoa ou até um grupo atrasados. Não fique ligando em cima da hora para os atrasados ou que faltaram e nem fique falando sobre eles. Dê atenção as pessoas mais importantes, as que estão presentes.

- Se estiver em casa e convidou seu patrocinador ou alguém da sua linha ascendente, é muito importante que tenha falado muito bem sobre ele durante o convite (edificação). Ao apresentá-lo, edifique-o novamente. Se você é pessoa convidada a fazer a apresentação, haja com humildade e retorne a edificação para o anfitrião.

- Não fique se movimentando durante a apresentação. Se estiver em casa certifique-se de que criou um ambiente profissional. Evite crianças ou animais de estimação, desligue a TV, tire o telefone do gancho e seja o primeiro a desligar o celular.

- A apresentação deve ser objetiva, durando no máximo 30 minutos. Pode-se reservar alguns minutos no final para responder questões e dar depoimentos. Se alguém começar a fazer muitas perguntas sobre a matemática, elogie-o e diga que irá esclarecer todas as suas dúvidas no final. Dúvidas matemáticas costumam render muito e deixar confuso quem não enxergou o negócio por este ângulo.

26

Page 27: As 9 ações do líder

- Ao final procure dar um fechamento, chame os convidados para se cadastrar. Pergunte o que eles têm a perder e mostre o que eles tem a ganhar. Priorize sua atenção para os que fecharem na hora sem deixar de lado os outros. Deixe material de acompanhamento com os que analisarão.

Individualmente: É a forma mais importante e eficiente de apresentação. Se você leva seu candidato a um super encontro, ou seminário a chance dele sair de lá com o contrato assinado é de quase 100%. Se você apresenta individualmente, a chance de seu candidato entrar é de 50%. Você pode pensar que a melhor forma de cadastrar é levando a um evento de impacto. Mas vejam, os eventos acontecem uma vez por mês e os encontros de negócios uma vez por semana, além do fato de você marcar e muitos não comparecerem. Quando você começa a mostrar o plano individualmente você cria a sua independência. Pode mostrar vários planos em um dia, pode ir à casa da pessoa, certificando-se assim que ela vai assistir. Mostrar o plano individualmente cria relacionamento. Lembre-se, este negocio é Marketing de Relacionamento, além de definitivamente criar sua identidade de líder, com seu compromisso e com a importantíssima duplicação. Quanto antes você começa a mostrar o plano individualmente melhor, por que você estará mostrando como é fácil e simples para seu grupo, e assim duplicando velocidade.

Ao contrário do que muitos pensam, não temos que entender todo o plano para poder apresentar, apesar de que quanto mais conhecermos melhor. O conhecimento vem principalmente com a prática. Mais importante do que o que você vai falar é o como você vai falar. Você está realmente acreditando? Se tiver dúvidas ainda, seu candidato irá ver isso em seus olhos. Passe o plano com Entusiasmo, pois é o negócio de sua vida e da vida dele. Ainda mais importante que tudo é saber ouvir, este é o grande segredo da apresentação individual. Não olhamos para um cifrão e sim para um ser humano com seus desejos e necessidades, isto é, seus sonhos. O candidato antes de gostar do projeto tem que gostar de você, se não, nada feito. A melhor forma de fazermos alguém gostar da gente é dando algo de muito valor para o ser humano: ATENÇÃO. Quando for mostrar o projeto individualmente, procure dar bastante atenção ao seu candidato, interesse-se pelo que ele está dizendo, ainda que não tenha nada a ver com o assunto. Siga uma regrinha: Nunca interrompa, se for interrompido se cale e dê prioridade a ouvir. É claro que tem um limite, utilize seu bom senso. Verá que assim poderá filtrar informações, descobrindo qual motivo a levará a fazer o negócio (sonhos e necessidades) e apresentar o projeto de forma bem objetiva atendendo às expectativas dele.

JAMAIS INSISTA NÃO PRESSIONE: a oportunidade está em suas mãos; não capture as pessoas e sim construa amizades, pois quem é capturado tem o desejo de fugir.

Não se preocupe em conhecer todo o plano para começar. Não precisa conhecer toda a matemática. Não é recomendado apresentar a matemática em detalhes para não tornar a visão do plano complicada, a não ser que seja solicitado. Neste caso, provavelmente você encontrou um empreendedor, o que é raro de acontecer. Simplifique dizendo que a pessoa terá uma participação no faturamento que seu grupo irá gerar e mostre que o grupo serão os indicados de qualquer linha abaixo dele. Mais uma vez, lembre-se: Mostre o PRODUTO e o PROJETO.

No primeiro plano que você irá mostrar, não irá muito bem. Mas lembre-se que você só se desenvolve praticando. Mesmo que queira estudar, assistir várias vezes o plano para estar seguro, o que te desenvolve é a prática. Comece logo a mostrar o plano. Quanto mais rápido melhor. Desta forma quando estiver assistindo um plano, estará vendo o que pode melhorar no seu.

Do seu jeito, de qualquer jeito, é melhor do que de jeito nenhum. Comece a mostrar o plano já e duplique velocidade para seu grupo.

27

Page 28: As 9 ações do líder

6ª AÇÃO DO LÍDER – FAZER O ACOMPANHAMENTO

Muitas vezes os treinamentos de marketing de Relacionamento não dão a devida ênfase a esta ação. Tratam o acompanhamento com se fosse apenas para o candidato, o acompanhamento para fechamento. Veja o acompanhamento para o fechamento como apenas uma pequena parte desta tão importante ação, que visa consolidar seu negócio. O acompanhamento como um todo, visa cadastrar, reter a pessoa no negócio, fazê-la ganhar dinheiro e, por fim, duplicar o líder.

De nada adiantará uma quarta e quinta ações bem feitas se não executarmos bem o acompanhamento.

Veremos primeiro, como fazer o acompanhamento para fechamento.

Quando mostramos o projeto o candidato irá dizer que sim, irá dizer que vai pensar, ou irá dizer que não.

Vamos trabalhar primeiro com o candidato que irá dizer que não. Neste caso ele irá lhe trazer objeções.

Em 100% dos casos iremos ouvir umas dessas três objeções:

Não tenho tempo

Não tenho jeito para isso

Não tenho dinheiro

Trabalharemos estas objeções com a técnica: Sente/ Senti / Descobri

Temos que pensar sempre no desenvolvimento do relacionamento. Nesta hora não podemos confrontar nosso candidato. Mesmo que para você, uma objeção soe como desculpa, é bem provável que seu candidato realmente esteja sentindo o que está falando. Neste caso quando ouvir a objeção use a técnica:

- Eu sei como você se sente. – Desta forma aproximamos o candidato da gente criando um clima de cumplicidade e compreensão.

- Eu também me senti assim. – Criamos uma identificação com o sentimento do candidato nos dando propriedade para argumentar depois. Se você não possui realmente a identificação com o sentimento, busque o exemplo de alguém com resultado no negócio, que a possua, isto é, alguém que construiu seu negócio sem tempo ou sem perfil.

- Mas sabe o que descobri? Que este negócio é para você. - E usamos os argumentos.

Argumentos:

No encontro marcado antes de tudo, reaqueça o candidato com perguntas que o remeta aos seus sonhos, tais como: Ontem você me disse que com os resultados faria tais e tais mudanças em sua vida. Por que exatamente essas mudanças e não outras? Faça-o falar e focar no seu sonho, depois pergunte qual parte ele gostou mais, se tem alguma dúvida e se está pronto para começar.

Tempo: Sabe o que eu descobri? Que este negócio é para você. Use a falta de tempo como motivo para fazer o negócio. Afinal você está satisfeito em não ter tempo? Tempo para família, para o lazer, para descansar,…

28

Page 29: As 9 ações do líder

O tempo é relativo. Na verdade é o mesmo para todos. Todos nós temos 24 horas por dia. O que fazemos nestas 24 horas é que determina o nosso presente e o nosso futuro. Nosso negócio feito com consistência e qualidade, não demanda muito tempo, e gera renda residual, que proporciona segurança e tempo para quem o constrói. Tempo é uma questão de prioridade. Afirmo que vale a pena encaixar este negócio dentro das suas 24 horas de modo a lhe proporcionar a realização de seus sonhos.

Jeito: – Sabe… Afinal, nós dispomos de todo um sistema de suporte e treinamento. Na verdade muito pouca gente sabe fazer bem este negócio, e algumas dessas pessoas são as que nos ensinam, além do que o sistema de treinamento funciona como uma máquina que trabalha para você, dando suporte a sua rede também. Logo você não precisa ter jeito, precisa sim ter sonhos e estar disposto a aprender. Você tem sonhos? Então está pronto para fazer este negócio.

Dinheiro: – Entendo que você acha que terá que fazer investimento de R$150,00. Mas na verdade estes produtos já fazem parte de seu orçamento só que agora ao usá-los e indicá-los a outras pessoas, além de você consumir um produto de altíssima qualidade com melhor custo beneficio e o maior valor agregado que é a realização de seus sonhos. Portanto se está sem dinheiro, isto é mais um motivo para fazer este negócio. Se não tens como arrumar o dinheiro do kit eu posso ajudar. Vamos visitar alguns conhecidos seus onde possamos realizar algumas vendas e então utilizaremos o lucro dessas vendas para comprar o seu kit.

Com o candidato que diz que irá pensar, agiremos da seguinte forma:

Deixe o material de acompanhamento com ele, vai fornecer informação e motivação. Marque para pegar o material ou o guia no dia seguinte ou no máximo em 48 horas. É muito provável que seu candidato comente sobre o que viu com outras pessoas e, é provável, que a maioria destas pessoas não conheça o negócio, tendendo a reagir de forma negativa, tentando desmotivá-lo. Portanto temos que dar o fechamento enquanto seu candidato ainda está quente, isto é, sem ter tomado as prováveis duchas de água fria.

Se tiver uma negativa, argumente com a técnica sente/senti/ descobri.

Não significa que o argumento vai funcionar e o candidato vai assinar. Talvez não funcione na hora, mas sabemos que um acompanhamento para fechamento bem feito, pode fazer com que a pessoa te procure em outro momento de vida, meses ou até anos depois.

Se a pessoa não for objetiva em dizer que não quer, continuamos dando o acompanhamento, fornecendo materiais de apoio principalmente os CDs de Líderes contando suas historias de sucesso e informações, chamando para algum evento do sistema. Quando desistimos de um candidato? NUNCA.

Se argumentarmos e o candidato for taxativo em não querer, neste caso, tentamos comercializar alguns produtos e pedir indicações. Acredito que o amigo não se identificou, mas, com certeza você conhece pessoas que podemos ajudar com esta oportunidade. Você poderia me passar o nome e telefone de umas cinco ou mais pessoas onde eu possa falar no seu nome?

Acompanhamento para o grupo. Agora é que começa o trabalho duro.

Queremos que um distribuidor de nosso grupo produza, trazendo resultados para si e conseqüentemente para você. A retenção máxima se dá quando duplicamos um líder. É óbvio que será bem mais fácil se você for um. Lembre-se, o líder é aquele que tem disciplina e compromisso, faz o suficiente das coisas corretas, não faz apenas as coisas corretas, pois precisa ser suficiente, e nem tão pouco faz só o suficiente, porque poderá não ser das coisas corretas que precisam ser feitas. Lidere pelo exemplo.

29

Page 30: As 9 ações do líder

Trabalhamos a retenção através da seguinte evolução: relacionamento – reconhecimento – resultado (dinheiro). Este último é quando estamos conseguindo duplicar o líder com resultado no negócio. Quando ajudamos um distribuidor nosso a alcançar uma renda significativa, o fazemos chegar a um momento sem volta. Ele atingiu a visão completa, viveu o suficiente para andar com as próprias pernas, fazer o negócio progredir e se consolidar como líder, mas sempre com seu acompanhamento de amigo e mentor. Um líder nunca deixa de vez o liderado.

Mas quando o distribuidor acaba de ingressar no projeto, ele não está ganhando nada de bônus, podendo ganhar com comercialização. Mas o vendedor é volátil. Pode vender muito hoje e nada amanhã. O dinheiro de bônus é que retém. Portanto, ajude-o a crescer no plano de carreira.

Relacionamento: Assim como o candidato, também não podemos olhar para um distribuidor de nossa rede como um cifrão. Temos que olhar para a pessoa, com suas necessidades e desejos, assim desenvolvendo relacionamento e amizade. Quando fazemos de um distribuidor um amigo, garantimos que ele irá nos seguir em busca de um propósito comum: Ajudar outras pessoas e obter sucesso no Negócio.

Reconhecimento: Característica rara no mercado tradicional e que deve ser altamente valorizada e praticada em nosso negócio. Quando um distribuidor nosso comercializa dois perfumes, por exemplo, podemos dizer: – Mas só comercializou dois? Você pode comercializar mais. Ou: – Parabéns! Já comercializou dois, agora poderá comercializar mais, ganhando ainda mais dinheiro.

Claro que devemos reconhecer quando algum distribuidor de nossa rede (e não só os diretos) atinge um determinado pin: VP300, 2%, 4%, DQ, Bronze… Na verdade nestes casos devemos fazer uma festa para cada nível atingido. Eles serão reconhecidos nos eventos, mas também temos que reconhecer o dia a dia de nossos distribuidores, qualquer ação, atitude ou característica, digna de reconhecimento. Ex.: Se a pessoa se esforçou para uma determinada meta, se vestiu bem, se apresentou bem o projeto, se é comunicativa, entre outros. O reconhecimento reforça o relacionamento e melhora a auto-estima e a motivação de seus distribuidores.

Dinheiro: Imagine um distribuidor com grupo consolidado, fazendo mais de três mil reais de bônus. Ele poderá até abandonar o negócio, mas é muito pouco provável. Já viveu e enfrentou as dificuldades do negócio, ao ponto de fazer o mais difícil, que é construir a base. Sabe o que fazer e como fazer para alcançar novas metas e ganhar mais. Agora ele está preparado para alçar vôos maiores e realmente realizar seus sonhos.

É no acompanhamento que procuramos trabalhar forte a duplicação. Lembrando que a duplicação é um processo de aprender – praticar – ensinar – ensinar a ensinar. Só vamos conseguir ensinar aquilo que aprendemos e praticamos. Quando chegamos ao estágio de ensinar a ensinar, já estamos duplicando o líder.

Temos vários perfis que caracterizam um distribuidor:

- Novo

- Consumidor

- Vendedor

- Empreendedor

- Inativo

30

Page 31: As 9 ações do líder

Novo: Motivado com a nova empreitada, devemos acolhê-lo no acompanhamento, desenvolvendo o relacionamento. É muito importante que seja feito logo nas primeiras horas do negócio, evitando as prováveis negativas de pessoas próximas que ele irá receber. Tecnicamente, vamos ensiná-lo a desenvolver o negócio dando a informação na hora certa. Não adianta despejar um caminhão de informações para um distribuidor novo se ele ainda não estiver preparado ou se não quiser. Na verdade temos que respeitar a natureza desse distribuidor. Se uma pessoa se cadastrou só para comprar mais barato, não temos que forçá-la a comercializar. Se uma pessoa se cadastrou só para comercializar, não temos que forçá-la a cadastrar outras pessoas. Não que isso nunca irá acontecer, mas este não é o momento. Trabalharemos a busca do empreendedor através de argumentos e da atração.

Agora, no caso da pessoa estar receptiva, o que e como devemos ensinar? Começamos falando da perspectiva do projeto, se possível falando números do mercado para despertar a visão. Ensinamos a demonstrar o produto da forma correta, bem como a parte operacional da Empresa, a parte básica da matemática e, é claro, o nosso método: As 09 ações do líder.

A melhor forma de ensinar é fazendo junto com ele o que precisa ser feito. Desta forma ele irá assimilar melhor e irá ver como é feito, aprendendo bem melhor do que sozinho. Perguntamos quais são suas aspirações no projeto (estamos trabalhando sonho); Falamos da importância de tornar-se 100% sistema, e demonstrando como fazer; Chamamos para participar conosco de treinamentos, enaltecendo sua grande importância; É muito importante tentarmos puxar para dentro do sistema logo no início (estamos trabalhando compromisso); fazemos junto com ele a sua lista de nomes (terceira ação); Fazemos junto com ele os primeiros contatos e convites (quarta ação); Mostramos os primeiros planos junto com ele (quinta ação); Começamos a acompanhar seus primeiros cadastrados junto com ele, executando o mesmo caminho (sexta ação); ensinamos a importância de se mostrar 22 planos por mês, de se escutar os CDs da semana todos os dias, de se ler o livro do mês pelo menos 30 minutos por dia, de se participar dos encontros de negócios, super encontros, seminários e convenções, isto é, ser 100% sistema (sétima Ação).

Mostramos estar sempre disponíveis e que é para ele sempre contar com a ajuda do seu líder, ajudando-o a desenvolver um plano de ação (oitava ação); Ensinamos a ele como caminhar com as próprias pernas, dentro do sistema (nona ação) DUPLICAÇÂO. Vamos executando as ações junto com ele naturalmente, ao mesmo tempo em que mostramos que este é o nosso método, disponível para ser estudado neste guia.

- Consumidor: Estamos atentos aos consumidores da nossa rede e devemos mantê-los sempre atualizados quanto a novos produtos e promoções relacionadas às compras. Estimulamos a dar presentes e de uma forma sutil, mostrando o benefício, estimulamos a indicar outros consumidores para comprar direto da fábrica como eles e ligados a eles. Mostramos que essa geração de volume poderá acabar subsidiando seu consumo. Lembre-se da lista de terceiros, peça indicações que serão trabalhadas por você indicando no código dele. Se encontrar um empreendedor, pode estimulá-lo a empreender e, de qualquer forma, será um empreendedor em sua rede que poderá estar em sua primeira geração de qualificados. Sobretudo, desenvolva o relacionamento.

-Vendedor: A grande maioria, quando tem o primeiro contato com o projeto, acha que é venda. Portanto, o grupo de alguns é composto por vendedores. Muitas vezes estes vendedores não querem fazer rede. Em alguns casos, a informação da perspectiva da rede não chegou até ele, pois a pessoa que o colocou no negócio não conhecia muito ou não estava comprometida e o colocou apenas para vender. Se um determinado distribuidor de nossa rede só quer vender, ótimo. Então, vamos estimular sua venda, mostrando os benefícios. Podemos tentar abrir a mente dele mostrando o VG e o bônus que ele teria, tendo outros iguais a ele na rede.

- Empreendedor: Estes são os comprometidos, os que irão multiplicar seu negócio, portanto tem total prioridade no acompanhamento. Devemos falar com os comprometidos de nossa rede com uma frequência diária, ensinando tudo o que aprendemos e praticamos. Devemos mantê-los motivados, e os ajudamos no plano de ação e nas metas. Temos que incentivar a liderança nos comprometidos. O que eles já podem fazer,

31

Page 32: As 9 ações do líder

não fazemos por eles. O acompanhamento deve ser dado explorando o limite de conhecimento e atividade do seu comprometido. Orientamos no que fazer. Quando ultrapassa o limite, fazemos junto com ele para ensinar. Começamos juntos uma apresentação semanal para que depois ele possa seguir sozinho mas sempre supervisionado por você. Vamos juntos em um candidato com grande potencial, participamos e promovemos o sistema. Enfim, duplicamos o Líder.

CHECK LIST: Nós líderes, até quando conseguirmos, digo isso por que depende do tamanho da rede, devemos procurar entrar em contato com todos os distribuidores da nossa rede, fazemos um check list na rede.

O grande objetivo do check-list é o de levar a informação da perspectiva do projeto, motivar e desenvolver o relacionamento. A informação muitas vezes não chega à profundidade. Indicamos uma pessoa que indica outra e outra… Na profundidade as informações não chegam, ou pelo menos, não com a qualidade que irá chegar através de você que tem mais tempo, está mais preparado e já tem resultado.

Ao fazer o check list, devemos adotar a seguinte rotina:

- Trabalhamos uma sub-rede (rede derivada de um indicado direto) por vez.

- Ligamos de baixo para cima, isto é, se temos uma sub-rede com 3 níveis por exemplo, ligamos para todas as pessoas do terceiro e último nível, depois para as pessoa que os indicaram e o que restou do segundo nível e por último para seu direto. Isto, por que é provável que tenhamos retornos positivos que vamos usar para motivar a pessoa que está acima. Todas as boas notícias divulgamos. Do contrário, não falamos nada.

OBS: Em geral, toda boa notícia deve ser divulgada e promovida para o grupo descendente. Agora, reclamações, questionamentos, desmotivações, mande sempre para cima, para o indicante ou upline. Nunca devem ser comentados para baixo. Você estaria prejudicando seu próprio negócio.

- Usamos ganchos como lançamento de produtos, campanhas, eventos fale do sistema e o que ele pode fazer.

- Abra o histórico de classificação para saber como foi à movimentação do distribuidor desde o início. Se ele já tiver movimentado bem em algum momento, lembre-o do benefício de ter ganhado aquele lucro, pergunte o que fez com ele, o que faria se tivesse aquele lucro hoje. E se ele entendeu que se apenas consumir e indicar consumidores fiéis terá retorno financeiro garantido.

- Seja objetivo, se vir que não vai conseguir nenhum retorno positivo, passe logo para o próximo.

- Lembre-se sempre: Mais importante do que você vai falar, é como vai falar. E ainda mais importante é ouvir.

ACOMPANHAMENTO É A BASE DA DUPLICAÇÃO.

32

Page 33: As 9 ações do líder

7ª AÇÃO DO LÍDER – SER 100% SISTEMA

Seja 100% Sistema

Mostrar o plano é o coração do negócio. É como o negócio cresce. Assuma a responsabilidade de aprender a expandir sua rede imediatamente. Após você ter visto duas vezes o plano, pegue seu guia de apresentação e vá à luta para construir seus sonhos.

A prática conduz a perfeição, portanto, aperte o passo. Algumas pessoas vão entrar outras não, mas isso não importa, pois o que importa é o quanto você está disposto à mostrar o plano e realizar seus sonhos. Se você se acha bom ou ruim mostrando o plano não importa. Você apresenta o Plano de Marketing e você aumentará seu nível de patrocínio com o tempo.

Obs. Não será a qualidade do plano que irá cadastrar as pessoas e sim o sonho, o resultado e o momento em que o seu candidato se encontra.

Como ser 100% Sistema

1º- Mostre no mínimo o plano 22 vezes no mês

2º- Participe de um encontro de negócio por semana 04 por mês

3º-Participe de um super encontro de negócio por mês

4º- Participe de um Seminário a cada 03 meses

5º-Participe de uma convenção anual (Aniversário)

6º- Leia 30 minutos de um livro motivacional por dia

7º- Escute CDs de líderes de sucesso “CD da Semana”

8º- Consumo e geração de volume – Seja VP300 todos os meses

Seja exemplo de sucesso. Seja 100% Sistema

33

Page 34: As 9 ações do líder

8ª AÇÃO DO LÍDER – ACONSELHE-SE COM SUA LINHA ASCENDENTE

Pergunte a um líder o que é mais importante em sua rede e ele te dirá: Um distribuidor comprometido onde eu possa duplicar um líder. Depois de você as pessoas mais interessadas no seu sucesso são os líderes da sua linha ascendente. Eles sabem que você existe? Talvez seu patrocinador seja um líder comprometido, mas se não for, não faz a menor diferença, pois tem um líder na sua linha ascendente disposto a te ajudar e que conhece o caminho.

Saiba quem são e comunique-se com os líderes da sua linha ascendente. No escritório virtual, clique em secretária virtual – consulta up-line. Lá você encontrará todos os distribuidores de sua linha ascendente. Descubra quem são os comprometidos e quais aqueles que tem resultado. Comunique-se com eles para que eles saibam que você está comprometido. Verá que eles estarão prontos para te ajudar lhe ensinando que caminho seguir.

O mais importante é saber se realmente ele é um exemplo. Você o identificará pelo Pin 100% sistema.

Nem todos seus ascendentes serão exatamente seus líderes e nem exemplos, desta forma esteja sempre em contato com quem está fazendo, pois nestes Líderes você pode confiar e aprender.

Quando estamos novos no projeto e super motivados, muitas vezes estamos cheios de idéias. Quando consultamos alguém experiente de nossa linha ascendente, normalmente notamos que nossa idéia não é nova. Seu up-line poderá lhe orientar sobre esta idéia: Se funciona ou não, que tipo de resultado esperar e lhe dar dicas de como funcionar melhor.

Com o tempo, mostrando que está realmente comprometido, provavelmente serás adotado por um líder de sua linha ascendente que irá lhe doutrinar no caminho do sucesso. E lembre-se: estar comprometido não é se dedicar apenas à Inspiração e nem mesmo muito tempo. É ser consistente, intenso e interessado, no período que se predispôs a fazer o negócio. (um pouco todos os dias)

Atenção: A ajuda que o líder deve prestar a um down-line não é indicar pessoas para ele, ou fazer pontos no seu código, e sim ensinar a fazer o trabalho. No início, fazendo junto com ele, como vimos no acompanhamento.

Autoconfiança e postura são características muito bem vindas neste negócio, mas deixa-me contar uma história:

História da vaquinha

Era uma vez um sábio e seu aprendiz.

O sábio era um homem de um conhecimento incrível, uma pessoa totalmente evoluída e bem sucedida em todos os sentidos. Portanto o aprendiz o acompanhava e buscava aprender tudo que podia, pois queria se tornar uma pessoa parecida com aquele sábio.

Durante uma longa viagem pelos campos, fizeram uma visita a um sítio extremamente simples e rudimentar. Ao chegar à sede do sítio foram atendidos por um senhor magro, de semblante cansado, porém simpático. O senhor disse:

- Tenho imenso prazer em recebê-los aqui, mas infelizmente não tenho muito a oferecer. Somos muito pobres, mas não tenho do que reclamar, pois temos nossa vaquinha. Todo nosso sustento vem de nossa vaquinha. Ela nos dá seu leite e o que sobra trocamos por grãos e assim nos alimentamos. Neste momento

34

Page 35: As 9 ações do líder

não posso oferecer nada para comer, mas se quiserem pousar, arrumamos algumas palhas na sala para que possam dormir.

O sábio agradeceu a recepção e elogiou bastante aquele chefe de família por ter tido tanta boa vontade apesar das adversidades. Trocaram um bocado de prosa e partiram.

Caminharam um pouco e então o sábio falou:

- Vamos acampar aqui.

O aprendiz não entendeu muito bem. Por que então não pousaram naquele sítio?

Mas o que viria depois, iria deixar aquele aprendiz ainda mais intrigado. Lá pelas três da manhã, o sábio o acordou e disse:

-Meu caro aprendiz tenho uma tarefa para você que irá lhe ensinar muita coisa. Preciso que volte àquele sítio e mate aquela vaquinha.

Era a primeira vez que o sábio lhe pedira uma coisa dessas. Desta vez o aprendiz não conseguia ver o menor sentido. Pela primeira vez ele hesitou e disse:

- Mas sábio, acabar com o sustento daquela família, poderei estar matando a todos de fome.

O sábio nada disse, apenas olhou-o bem no fundo dos seus olhos. E então vendo aquele olhar tranquilo porém posicionado do sábio, entendeu que precisava fazê-lo, não poderia questioná-lo, poderia estar perdendo a oportunidade de continuar acompanhando o sábio e junto estar perdendo a maior lição de sua vida. Mas ainda assim, por mais que se esforçasse, não conseguia entender. Foi muito a contra gosto, mas foi. Empurrou a vaquinha no abismo e a matou.

Ao chegar ao acampamento esperando ouvir alguma explicação, ouviu apenas o sábio dizer:

- Agora vamos partir.

Anos se passaram, por mais que o aprendiz tentasse arrancar alguma coisa do sábio sobre este assunto, nunca conseguiu.

Este aprendiz se tornou um grande homem, mas este assunto o perseguia, sentia culpa pela ruína daquela família, tanto que não resistiu e voltou ao local.

Quando foi chegando perto do sítio, viu que tudo estava muito diferente. Eram terras prósperas, com plantações, gados, máquinas, tratores. A casa era outra, pomposa e luxuosa.

Entrou em desespero, pensou: Meu Deus, o que eu fiz? Aquele homem vendeu as terras. O que aconteceu com aquela família?

Resolveu perguntar aos novos donos. Ao se aproximar da casa, eis que para sua grande surpresa quem o vem atender é o mesmo chefe de família. Desta vez, bem nutrido, bem vestido e com um semblante de grande felicidade.

35

Page 36: As 9 ações do líder

- Que grande surpresa, seja bem vindo! Desta vez tome o café da manhã conosco. Disse o chefe de família apontando a cadeira em uma imensa mesa repleta de tudo do bom e do melhor para um maravilhoso café da manhã.

O aprendiz ficou completamente estarrecido, e antes de ter a chance de dizer alguma coisa, o chefe de família emendou:

-Meu rapaz, o dia daquela visita mudou as nossas vidas. Acordamos no dia seguinte e vimos que nossa vaquinha havia escorregado no abismo e tinha morrido. Num primeiro momento achei que seria o fim. Não podia deixar minha família morrer de fome. Chamei todo mundo e nos mobilizamos. Todos buscamos trabalho e soluções com a nossa terra. E então vimos, quando as coisas começaram a melhorar, que estávamos acomodados com a situação anterior. Estávamos vivendo numa zona de conforto. Estávamos sobrevivendo. Não podíamos deixar acontecer de novo. Podíamos mais e iríamos fazer mais. Hoje, demos a volta por cima e ainda ensinamos outras famílias como a nossa a superar suas dificuldades e aprender a viver bem com o que tem. Buscando sempre mais e buscando ajudar aos outros. Só é triste ver que algumas não querem. Preferem, assim como nós fazíamos, continuar sobrevivendo, procurando culpados e culpando a própria sorte.

E então tudo fez sentido para aquele aprendiz. Havia aprendido muitas lições. Mas a maior lição que aprendera é: Se você tem alguém que é uma referência pra você e que se preocupa com você, e essa pessoa lhe dá uma orientação, por mais que não entenda na hora, apenas faça. Com certeza irá entender mais na frente, ela sabe de coisas que você ainda não sabe, ela vê coisas que você ainda não vê.

Aconselhando-se com sua linha ascendente você terá a ajuda do seu upline para desenvolver seu plano de ação e metas, bem como ajuda para executar e atingir. Com um aconselhamento bem feito, é impossível você fracassar.

Esteja sempre buscando ajuda do líder, não espere ele te procurar, ele está muito ocupado com os comprometidos. Procure-o, pois você também é um comprometido. Garanto que ele não se incomodará. Para o líder o que incomoda são os distribuidores que não o procuram, pois estes não querem trabalhar direito.

Aconselhe-se sempre com o seu líder!

36

Page 37: As 9 ações do líder

9ª AÇÃO DO LÍDER – DUPLICAR AS AÇÕES DO LÍDER

Considerada a mais importante das ações, pois para estar executando bem esta ação, significa que estará executando bem todas as outras oito ações.

Ensine as 09 Ações do Líder

Em Marketing de Relacionamento tudo é duplicação

O que você faz fala tão alto que o que você diz ninguém escuta.

a) Seja o que for que você aprenda, aprenda suficientemente bem para ensinar ao seu grupo

b) Revise as 09 Ações do Líder com cada empreendedor que você patrocinar diretamente.

c) Aproveite cada oportunidade que tiver para ensinar estas Ações aos empreendedores de seu grupo de negócios.

d) Primeiro você precisa aprender e praticar, para depois ensinar, e depois, ensinar a ensinar.

e) Ensine através do seu exemplo. Porque o exemplo não é a melhor forma de influenciar as pessoas, é a única.

f) A duplicação destas 09 Ações irá levá-lo ao SUCESSO. Torne-se Duplicável.

g) Seja apaixonado (o que te empolga?)

h) Ensine dando o exemplo

i) Mantenha o foco (escala de prioridades / comprometa-se com os comprometidos)

j) Mantenha o ritmo (ação contínua e consistência)

k) Promova tudo e todos o tempo todo.

l) Edifique sempre

m) Busque sempre aconselhamentos com seu líder

n) Identifique e construa lideranças estratégicas

o) Tenha metas bem definidas e estabeleça um plano de ação para executá-las 100% sistema

p) Tenha sentido de urgência. (Quando você quer realizar seus sonhos?)

O SUCESSO TE AGUARDA!!!

37

Page 38: As 9 ações do líder

Estude esta apostila e coloque em prática todos os ensinamentos para que possa construir um grande negócio e ter a sua independência financeira

Se quer resultados diferentes, faça algo diferente.

Acredite nos seus sonhos e você vencerá!

Para orientações e suporte,

Renato Aguiar & Luana AguiarInspiração, faz parte da vida!Sistema Inteligente de Conquistar Pessoas.Cód. Indicante: 195266

(31) 8513-2648 - OI.(31) 9269-3284 - TIM. (31) 9866-5937 - VIVO(31) 8353-5457 – CLARO

E-Mail / MSN: [email protected]: gmcrenato

Site Oficial: www.inspiracao.net/195266Página no Facebook: www.facebook.com/pagina.renatoaguiarCanal do Youtube: www.youtube.com/gmcrenatoSala de Conferências Inspiração - Segunda a Sexta às 20:00h (horário de Brasília) AO VIVO! www.conferencia.inspiracao.com.br

INSPIRAÇÃO PERFUMESUMA EMPRESA QUE TEM ÉTICA , SUCESSO E PESSOAS BOAS !A Melhor Parte da Sua Vida Começa Agora!VP 300 - Faça Parte Deste Clube!Promova para todos da sua rede!

38