as 003 view

12
Pinga-fogo com vereador Antônio Malikoski Field Club agita cenário eletrônico de SC Espaço Mulher: O relógio do organismo feminino >pág. 5 Ano I Edição 3 Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013 Um júri popular de que durou 9 horas condenou o ex-vereador de Major Vieira, Adilson Krauss (PMDB), de 37 anos, pelo assassinato de sua ex-espo- sa Simone Ramos Ribeiro. A vítima tinha 35 anos à época do fato, e foi assassi- nada com 12 facadas no dia 29 de novembro de 2011. Simone havia residido em Papanduva durante grande parte de sua vida. Ex-vereador é condenado à prisão pelo assassinato de Simone Ramos Ribeiro >pág. 3 >pág. 12 ÚLTIMA HORA >pág. 6 Notícia de fuga de médico em Canoinhas deixa papanduvenses intrigados

Upload: josue-cardoso

Post on 25-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Jornal A Semana [as], 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: As 003 view

1Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

Pinga-fogo com vereador Antônio Malikoski

Field Club agita cenário eletrônico de SC

Espaço Mulher: O relógio do organismo feminino

► ►► >pág. 5

Ano I Edição 3 Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

Um júri popular de que durou 9 horas condenou o ex-vereador de Major Vieira, Adilson Krauss

(PMDB), de 37 anos, pelo assassinato de sua ex-espo-sa Simone Ramos Ribeiro. A vítima tinha 35 anos à

época do fato, e foi assassi-nada com 12 facadas no dia 29 de novembro de 2011. Simone havia residido em

Papanduva durante grande parte de sua vida.

Ex-vereador é condenado à prisão pelo assassinato de Simone Ramos Ribeiro

>pág. 3 >pág. 12

ÚLTIMA HORA

>pág. 6

Notícia de fuga de médico em Canoinhas deixa papanduvenses intrigados

Page 2: As 003 view

2 Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013Opinião

O desarmamento do cidadão honesto e a bandidagem das ONGs iluminadas

Neste dia 28 de novembro, quinta feira, a Polícia Federal realizou uma megaoperação contra corruptos. Mas dessa vez não são os corruptos de sempre. Organizações “Não” Governamentais teriam desviado milhões em fraudes na campanha do desarmamento. Não bastasse ser uma proposta ditatorial, pois o desarmamento foi derro-tado fragorosamente nas urnas em um referendo onde a população se expressou maciçamente contrária à proposta da “vanguarda inte-lectual iluminada”- inclusive o apoio maciço da todo-poderosa Rede Globo de Televisão- a comprovação de que as ONGs desarmamentistas são também “antros” de corrupção - além de serem organizações que desprezam o cidadão de bem e amam bandidos, estupradores e marginais - ganha ares de verdade incontornável.

Ora, como pode algo que se diz “não governamental” poder somente sobreviver com generosas transferências de dinheiro público? Não é uma contradição, eles que se dizem tão apoiados pelo povo, não poderem contar com o povo espontaneamente patro-cinando suas belas causas? A resposta é simples: o povo despreza esta gente. Os organizadores das ONGs MovPaz Brasil e Casa da Paz presos não estão presos lá a toa. São anos de parasitismo ao contribuinte, que se iniciou com a ascensão do primeiro político de esquerda a governar o Brasil após a abertura democrática, Sr. Fernando Henrique Cardoso, e que continua e se propaga quanto mais à esquerda o governante se torna. A campanha do desarma-mento, e as ONGs parasíticas que dela se beneficiam contrariando a vontade popular, são apenas formas de pagar “favores políticos” a integrantes de grupos ideológicos que ajudaram partido A ou B a chegar ao poder. E os desarmamentistas não são os únicos nesta orgia orçamentária, com o imposto que eu e você pagamos.

Esperamos que esta onde de prisões efetuadas pela PF seja somente o início de uma faxina. Hoje centenas de movimentos pseudo-populares estão nessa boquinha. O MST tem a sua mesa-dinha estatal para cometer seus atos, ONGs indígenas também, entre tantas outras, recebem o dinheiro de nossos impostos, para fazer o “belo serviço” que sempre vemos os mesmos fazerem. Está na hora do contribuinte colocar essa gente em seu devido lugar. Quer ter opinião política? Ótimo! Mas que use do dinheiro pró-prio, e não do nosso. Um país que dá dinheiro pra “ONGuezinha” politicamente correta enquanto a saúde , a segurança e a educação estão neste estado, só pode ser uma piada.

Diretor geral: Luiz Henrique Saliba Filho

Diretora comercial: Angela Kohler

Diagramação: JC Publicidades | 47 96561211

Expe

dien

te

SLB Comunicação EIRELI-ME

Rua John Kennedy n°2983, sala 05

Papanduva - SC

E-mail: [email protected]

Fone: (47) 3653-2725

Obs.: Informes publicitários só serão publicados mediante aprovação da direção e pagamento antecipado.

Circulação:

Papanduva

Um em cada quatro franceses com forma-ção universitária quer sair do país em busca de uma vida melhor. Mais de 70% dos franceses creem que os impostos estão "excessivos" e 80% acreditam que a política econômica do governo é "equivocada" e "ineficiente".

Esta é a nova França de François Hollande, hoje o país com a mais alta carga tributária do mundo. Neste ano, estima-se que as receitas tributárias irão chegar a 46,3% do PIB. O primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault, do Par-tido Socialista, criou nada menos que 84 novos impostos apenas nos últimos dois anos. E essa cifra ainda não contém aquela que seria a mais egrégia de suas façanhas: um imposto de 75% sobre rendas superiores a um milhão de euros. Tal proposta foi considerada inconstitucional. Mas os social-democratas não devem se preo-cupar, pois alguns políticos franceses não irão deixar essa mera decisão judicial atrapalhar seus planos: a proposta ainda continua sendo discutida na assembléia nacional francesa, com algumas pequenas alterações.

E a possibilidade de essa proposta ser aprovada vem gerando algumas consequên-cias inesperadas. Uma das diversões favoritas dos franceses — junto com os queijos brie e as baguettes — poderá ser duramente atingida: o futebol. Os times franceses correm o risco de serem relegados às pequenas ligas caso esta nova proposta seja aprovada. Afinal, seus me-lhores jogadores ganham altos salários. Uma alíquota de 75% sobre seus salários fará com que eles exijam salários ainda maiores, apenas para manter o mesmo valor real de antes. E dado que os custos dos jogadores já são hoje uma grande preocupação, acrescentar um pesado tributo sobre salários já historica-mente altos será um fardo insuportável para a maioria dos times franceses, que terão muitas dificuldades em se manterem competitivos.

Como consequência, já se fala em isenções para times de futebol. O jornal francês Le Fi-garo estima que uma isenção tributária criada especificamente para os jogadores de futebol poderia poupar à liga francesa 82 milhões de euros por ano. O time com a mais alta folha de pagamento, o Paris Saint-Germain, pouparia 32 milhões de euros. O Olympique de Mar-seille, 14,2 milhões. E o Lyon, 12,5 milhões.

Salvar o futebol é uma atitude que pode manter as massas pacificadas, mas é curioso notar como tal medida ensina uma lição bem mais ampla: ora, se times e jogadores de futebol necessitam de isenções tributárias para se manter competitivos, por que não todo o resto da economia? É verdade que os salários dos jogadores são maiores e as alí-quotas tributárias são mais altas, mas a lógica básica também se aplica ao proletariado e às demais classes trabalhadoras. Estes também

são escorchados por impostos, e poucos saem em sua defesa pedindo isenções ou impostos menores.

Mas prossigamos.

Algumas pessoas poderiam pensar que os 84 novos impostos criados ao menos teriam o efeito benéfico de reduzir um pouco o fardo da dívida pública do governo. Afinal, há outros países que aparentemente também seguem este receituário. A Noruega, por exemplo, é famosa por ter altos impostos. Mas a diferença crucial é que o governo norueguês apresenta incríveis superávits orçamentários de dois dígitos.

Mas não é isso o que ocorre na França. Tendo a maior carga tributária do mundo, é natural que o gasto público também já tenha se tornado o maior do mundo, de 57% do PIB. Apenas para se ter uma ideia de como as coisas funcionam por lá, a França tem pelo menos 30.000 funcionários públicos cuja única fun-ção é supervisionar empresas de consultoria privada que são pagas pelo governo para elaborar planos de governo. Apenas uma amostra de como o capitalismo de estado e o socialismo são grandes parceiros de cama.

Essa diferença entre receitas e gastos faz com que o governo tenha de contrair empréstimos para fechar suas contas. Natu-ralmente, esses empréstimos não advêm dos cidadãos franceses, que praticamente ficam sem nenhum dinheiro para investir após a Receita Federal abocanhar sua fatia. Logo, os empréstimos vêm de fora. A consequência é que a França possui hoje uma dívida externa de mais de $5 trilhões. Isso é o equivalente a quase $75.000 por pessoa (para se ter uma ideia, esse valor é 50% maior do que a dívida per capita dos EUA, que são um país notoria-mente endividado).

Como os próprios francês gostam de dizer, plus ça change, plus c'est la même chose. Mais de 200 anos atrás, Jean-Baptiste Colbert alertou o rei Luis XIV que "A arte da tributa-ção consiste em depenar o ganso de modo a obter a maior quantidade de penas com o menor volume possível de grasnido." O som que hoje se ouve na França é o de franceses grasnando indignados. Os gansos com mais penugem — Gérard Depardieu, membros da família Peugeot e da Chanel — já deixaram o país em busca de um futuro melhor.

DAVID HOWDEN é professor assistente de economia na Universidade de St. Louis, no campus

de Madri, e vencedor do prêmio do Mises Institute de melhor aluno da Mises University.

A França e o ápice da social-democracia: impostos para todos, emprego para poucos

por David Howden

Page 3: As 003 view

3Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

Radar Por Luiz Henrique Saliba [email protected]

Jacinta Mikalovicz eleita presidente do PMDB

A presidente da

Câmara Legislativa de Papanduva, Sra. Jacinta Mikalovicz, foi aclamada presidente também do seu partido, o PMDB. Após a convenção, ocor-reu a confraternização. O PMDB é o partido com o maior número de secretarias e cargos co-missionados no governo Tuca-Humberto. Além de vereadora, Jacinta terá grande influência no executivo papandu-vense. Nossos votos de sucesso em ambos os cargos.

Pinga-Fogo: Vereador Antônio Malikoski

Qual será o tempo de exercício legislativo? E quais projetos pretende apresentar?

São trinta dias. No total são 20 indicações, 01 reque-rimento e 2 projetos de lei de autoria conjunta minha e da vereadora Jacinta Mikalovicz.

Como fará para acompanhar a tramitação dos seus projetos, quando não mais estiver na Câmara?

Vou acompanhar as sessões e vou pedir que a vereadora Djana Matioski, do meu partido PDT, para acompanhar todos os trabalhos que eu iniciei.

O que está aprendendo durante este mês sendo vereador?

Estou me aperfeiçoando a cada dia que estou na casa de leis municipal. Lendo o Regimento Interno da Câmara de Vereadores e a Lei Orgânica Municipal

O que pretende levar deste tempo como vereador para a sua vida pessoal e política?

Quero levar ao conhecimento da população os traba-lhos do legislativo de Papanduva

Deixe uma última palavra para nossos leitores:Deixo aqui meu abraço, e convido a todos que mar-

quem presença sempre que puderem nas sessões. Estou a disposição de todos! Celular: 9172-8633

Para cientista político Ricardo Guedes, eleição presidencial está indefinida.

Pesquisas recentes de intenção de voto revelam que nada está definido para 2014. Segundo o cientista político, Ricardo Guedes, como a saúde, a educação e a segurança pública estão precárias e sem grandes chances de mudanças a curto prazo os resultados de 2014 dependerão apenas das propostas dos candidatos à presidência. “As eleições vão depender das propostas dos candidatos, e de sua avaliação por parte do eleitorado”, disse em artigo publicado no Blog do Noblat. De acordo com Guedes, a junção de Marina Silva e Eduardo Cam-pos pouco favoreceu os possíveis candidatos. “Em verdade, na maioria das vezes os candidatos somam mais as suas rejeições do que os seus votos. Ou seja, parte dos eleitores que votam em Eduardo não votam na Marina, e parte dos eleitores que votam em Marina não votam no Eduardo”, analisou. Guedes analisou os cenários políticos em diversos quadros e, princi-palmente entre os eleitores que afirmaram conhecer os quatro candidatos, a situação da eleição ainda é incerta. Segundo o cientista político, a indefinição se dá também pela altíssima taxa de rejeição de todas as prováveis chapas na corrida pre-sidencial, todas com índices girando entre 40%.

CPI da Telefonia MóvelNa tarde da última terça-

-feira (26), a CPI da Telefonia Móvel de Santa Catarina en-cerrou suas atividades com a entrega do Relatório Final e a assinatura do Termo de Compromisso com repre-sentantes das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo que irá garantir melhora no serviço de telefonia móvel no estado.As operadoras tem um prazo de 10 dias úteis, contados do dia 26, para apresentarem à Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Plano de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, com informações específicas de expansão de cobertura e melhorias da qualidade que serão realizadas ainda nes-te ano. Para 2014, as informações sobre as previsões de expansão deverão ser apresentadas até o final do 1º trimestre. O Termo de Compromisso ainda estabelece ampliação da área de cobertura rural, melhorias nos call centers e no atendimento presencial. “A operadora TIM se comprometeu em ampliar o sinal para um raio de 30 km da sede de todos os municípios de Santa Catarina até 2015. A lei vigente hoje exige que o sinal cubra apenas 80 % da sede dos municípios. A ampliação da cobertura trará benefícios para todos os catarinenses, principalmente para quem mora no interior ou trafega pelas rodovias e sofre com a precariedade do serviço.”, afirma o presidente da CPI, deputado Silvio Dreveck (PP). Sílvio teve a iniciativa de fazer a CPI.

Necessidade de nova legislação Até o momento, 17 estados já instalaram CPIs da Tele-

fonia em seus parlamentos. Um dos pontos em comum é a necessidade de atualização na legislação vigente do setor. “A atual Lei Geral das Telecomunicações é de 1997, quando o mercado ainda era dominado pela telefonia fixa. Hoje, a atualização da legislação é indispensável para garantir a qualidade no serviço das mais de 260 milhões de linhas de telefonia móvel habilitadas no país.”, defende Dreveck.

Na manhã da última quinta-feira uma notícia intrigou os Papanduvenses. Em Canoinhas, ao saber da fiscalização do CRM, um médico “deu pinote” do Pronto Atendimento. O Conselho Regional de Medicina, que fiscaliza a profissão, está checando os documentos do sumido. Até aí, infelizmente, não é novidade que possa ser algum falso médico. Mas tem gente jurando de pés juntos que foi aten-dido pelo ligeirinho aqui em Papanduva. Segundo fontes extraoficiais, somente o fato de o médico abandonar o posto de trabalho em um plantão já configura crime. Procurado, o CRM disse que vai se pronunciar assim que a checagem da documentação do médico for concluída. Será que isso procede? Quem poderia investigar a veracidade do boato?

Notícia de fuga de médico em Canoinhas deixa papanduvenses intrigados.

Page 4: As 003 view

4 Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

GeralAssociação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas tem 46 doadores em Papanduva

Por Angela Kohler

Em 25-11-1991, Dia Interna-cional do Doador de Sangue, foi fundada a ADOSAREC, Associação dos Doadores de Sangue da Região de Canoinhas. A entidade tem hoje 4.583 doadores cadastrados e fidelizados que se disponibilizam a qualquer momento doar seu sangue e ajudar a salvar vidas. Quando o paciente necessita de cirurgias mais complexas é trans-ferido para hospitais de grandes centros. Havendo a necessidade de sangue, aquilo que antes era quase impossível, hoje resolve-se com apenas um telefonema, os familia-res entram em contato com a ADO-SAREC, informam o hospital onde o paciente está internado , qual o tipo de sangue que está precisando e qual a quantidade solicitada. Ime-diatamente a ADOSAREC entra em contato com o hospital e depois de recolhidas as informações técnicas, é feito o transporte dos doadores.

Em nossa região a doação de sangue não é mais motivo de preocupação, mas sim de orgulho. Enquanto o OMS prevê como 2% da população o índice de doadores regulares como satisfatório, nosso índice já ultrapassa a casa dos 6% enquanto que a média nacional é de menos de 1%.

Desde a sua fundação até 19/06/2013, 25.680 doadores foram transportados a diversos municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo e desde a inauguração .no dia 22 de

dezembro de 2008 da Unidade de Coleta do HEMOSC em Canoinhas diariamente é feita a busca de do-adores dos municípios da região com o micro ônibus da ADOSAREC que vai até as localidades e interior de Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Papan-duva, Mafra, Irineópolis, Itaiópolis para que as pessoas façam a doação de sangue, após serem feitas as doações levamos novamente cada um para sua cidade ou localidade do interior.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde têm se reali-zado o “Dia da Tipagem” objeti-vando detectar novos doadores e especialmente doadores de sangue de fator Rh negativo que são mais raros. A integração com municípios vizinhos tem recebido especial atenção. Em Papanduva a Adosarec esta a aproximadamente 7 anos e segundo a coordenadora Lucia Ko-makome o municipio de Papanduva conta hoje com aproximadamente 46 doadores de sangue.

A missão da ADOSAREC sem-pre foi e continuará sendo ajudar a salvar vidas. E para isso não tem fronteiras. Onde quer que estejam precisando lá estará a ADOSAREC pronta a ajudar.”

Em quase 20 anos foram aten-didos mais de 3.000 pacientes sem custo nenhum para familiares que estavam internados em hospitais da região.

Para ser um herói, você não precisa ter superpoderes. Só pre-cisa ter iniciativa. Cada doador de sangue é um herói. Doe sangue!

- Quem pode ser doador de sangue?Pessoas entre 16 e 67 anos que pesem mais de 50

quilos, não tenham sido submetidas a cirurgias recentes e com boa saúde.

- Quanto tempo depois de uma cirurgia a pessoa poderá doar?

Depende da extensão da cirurgia. O tempo pode variar de três meses a um ano

- Quanto tempo dura a doação?O tempo médio é de 55 minutos, porém a doação é

feita em aproximadamente 12 minutos. - Como o doador deve se preparar para o pro-

cedimento?Estar descansado, não ter ingerido bebida alcoólica

nas últimas quatro horas, não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses, não estar com febre, gripe ou resfriado, se mulher, não estar grávida, ama-mentando ou ter tido parto normal ou aborto há menos de três meses. Em caso de cesárea, seis meses.

-Pessoas com tatuagem ou piercing podem doar?Com piercing, aguardar três dias após a colocação,

Com tatuagem, aguardar 12 meses.-Se eu tiver alguma doença posso doar?Não pode ter tido hepatite, doença de chagas, sífilis,

Aids. Hipertensos podem doar dependendo da situação avaliada em entrevista clínica e diabéticos que não façam uso de insulina.

-Eu preciso estar em jejum para doar?Não é aconselhado doar sangue em jejum prolon-

gado. Pela manhã, tomar café leve e sem alimentos.

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.

Maiores informações na ADOSAREC pelos números 47-3622-0156/3622-4935.

Dúvidas Comuns

Page 5: As 003 view

5Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

PolíciaEx-vereador é condenado à prisão pelo assassinato de Simone Ramos Ribeiro

Um júri popular de que durou 9 horas condenou o ex-vereador de Major Vieira, Adilson Krauss (PMDB), de 37 anos, pelo assas-sinato de sua ex-esposa Simone Ramos Ribeiro. A vítima tinha 35 anos à época do fato, e foi assassi-nada com 12 facadas no dia 29 de novembro de 2011. Simone havia residido em Papanduva durante grande parte de sua vida.

Adilson Krauss foi condenado pelo crime de homicídio qualifica-do e tentativa de homicídio contra o suposto amante da vítima, Luis César Werka, com uma pena so-mada de 18 anos e oito meses de prisão. O Júri ocorreu na último dia 21 de novembro. O condenado poderá recorrer da sentença, mas já encarcerado.

O CRIMEO crime ocorreu em uma mar-cenaria na localidade de Salto Canoinhas, no dia 29 de novembro

de 2011, no interior de Major Vieira. Krauss teria levado a mulher, Simone Ramos Ribeiro, 35 anos, para conversar com o proprietário da marcenaria, pois estaria desconfiado que Simone o estaria traindo.

A conversa teria se transfor-mado em discussão e Krauss teria sacado de um revólver. Ao ver o ex-vereador armado, o marce-neiro conseguiu fugir, antes de ser alvejado, já que Krauss teria disparado vários tiros, em sua direção.

Em seguida, Krauss teria pegado uma faca e assassinado Simone dentro da marcenaria e fugiu tomando rumo ignorado.

Entretanto mesmo tendo empreendido fuga do flagrante no dia dos fatos, no dia 02/12/2011, Adilson se apresentou na Dele-gacia de Polícia da Comarca de Canoinhas, acompanhado por sua advogada, onde se reservou

ao direito de permanecer calado.Ocorre que diante das circuns-

tâncias do crime, o delegado de Polícia, Pedro Henrique de Paula e Silva Mendes, responsável pelo Inquérito Policial, representou junto ao judiciário da Comarca, pela sua prisão preventiva.

A i n d a n a s e x t a f e i r a 02/12/2011, agentes da DIC de posse do respectivo Mandado de Prisão, se deslocaram até a localidade de Rio Claro, interior do município de Major, quando Adilson ao avistar os Policiais empreendeu fuga, embrenhando--se na mata.

Os Policiais passaram então a monitorar seus passos, determi-nado êxito em prendê-lo no dia 06/12/11. Adilson foi conduzido à Delegacia de Canoinhas, de onde foi encaminhado a Unidade Prisional Avançada de Canoinhas.

Com informações do site www.portalcanoinhas.com.br

Apesar da tranquilidade do mu-nicípio, Papanduva teve uma semana agitada no trânsito. Três acidentes ocorreram, felizmente nenhum com vítimas fatais. No fim da tarde de terça-feira, cerca das 19:00 horas do dia 26 de novembro, o corpo de bombeiros de Papanduva , atendeu a um acidente de trânsito ocorrido na avenida Papa João XXIII, no bairro São Cristovão. O condutor de um veículo Fiat Siena com placas de Papanduva passou mal e perdeu o controle do veículo, colidindo contra um outro veiculo que estava esta-cionado e também com a estrutura do Bar do Pimenta, causando danos materiais. No veiculo estavam duas

pessoas as quais felizmente nada sofreram.

Na estrada geral, na localidade de Passo Ruim, ocorreu mais um acidente de transito, desta vez com lesão corporal. O Corpo de Bombei-ros de Papanduva, atendeu a um capotamento de um veiculo gol, com placas de Papanduva. O acidente ocorreu às 13 horas e 50 minutos do dia 25/11/13 , segunda feira.

O motorista um senhor , com suspeita de traumatismo craniano e referindo fortes dores no peito e nas pernas , após ser atendido pelos bombeiros , foi conduzido ao hospital de São Sebastião Papanduva , para atendimento medico.

Papanduva tem semana turbulenta no trânsito

EM CASO DE EMERGÊNCIA - LIGUE 193 ou 3653 2539

O Corpo de Bombeiros de Papanduva , avisa a comunidade do municí-pio de Monte Castelo, que o telefone 193 para chamadas de emergência foi centralizado. Este número está sendo atendido e despachado pelo Corpo de Bombeiros de Canoinhas, os quais na mesma hora estarão passando o local da ocorrência , via rádio, para a guarnição de Papan-duva. O atendimento será normal e com a mesma presteza e agilidade que estamos atendendo. Caso seja da preferência do cidadão, também atenderemos ocorrências que sejam informadas pelo número 3653-2539.

Aviso

Acidente na estrada geral, na localidade de Passo Ruim

Acidente de trânsito ocorrido na avenida Papa João XXIII, no bairro São Cristovão

Page 6: As 003 view

6 Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

Espaço Mulher

Olá meninas! No Espaço Mulher já comentamos um pouquinho sobre moda, maquiagem, cabelos e cuidados com a pele. Nesta edição vamos dar espaço para outro assunto: A Saúde.

Vocês sabiam m e n i n a s q u e existe o melhor horário para dor-mir, acordar, fazer sexo, estudar, ir ao dentista e praticar exercícios físicos?

A natureza é tão perfeita que programou o nos-so corpo para que ele funcionasse com a precisão de um relógio suíço.

Infelizmente, o ser humano, desinformado em relação ao próprio corpo e sob pressões externas, como estudo e trabalho, força a desprogramação desse perfeito relógio, e o resultado são as doenças e o precoce desgaste físico.

Mostramos a seguir como funciona o relógio do orga-nismo e convidamos vocês a tentarem respeitar os ciclos dele, o que lhes proporcionará ganhos na qualidade de vida e principalmente na saúde.

Das 7h às 9hA partir das 6h, o corpo produz um hormônio, o cor-

tisol. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Faixa horária ideal para acordar com facilidade. Voltar a dormir é um erro.

7h22Programe o despertador para este horário. Especialis-

tas acreditam que o organismo fica pronto para acordar após sete ou oito horas de sono. No entanto, pesquisas

da Universidade de Westminster relataram que pessoas que despertam entre 5h 22min e 7h 21min têm uma concentração maior do hormônio de estresse no sangue, independente do horário que foram dormir, e isso aumenta o risco de paradas cardíacas. Por isso meninas, despertem seus relógios a partir das 7h e 22min, para evitar acordar de mau humor (se isso for possível).

7h30Fazer sexo às 7h30 produz substâncias no organismo

que garantem um bom início de dia. Faça amor. O corpo produz uma onda de hormônios sexuais e adrenalina para a pessoa começar bem o dia. Um estudo na Itália descobriu que neste horário os casais têm mais chances de chegar ao orgasmo.

8h10min

Tome café da manhã. A melhor coisa é tomar o café da manhã cerca de uma hora depois de acordar. Segundo cientistas da Austrália. "O apetite está em alta neste ho-rário", explicou o pesquisador Brett Harper. Antes disso, o estômago não está pronto para a digestão e absorção. Está explicado o porquê de algumas pessoas, como eu, não sentir fome logo quando acordam!

9hA endorfina, um analgésico natural, tem sua produção

intensificada a partir das 9 horas, sendo este horário excelente para estimular o corpo através da ginástica ou quaisquer outros exercícios físicos.

Entre 9h e 10hA taxa de serotonina está em seu apogeu. Boa hora

para ir ao dentista: as endorfinas, em alta nesse horário, são anestésicos naturais.

Execute tarefas difíceis. As pessoas estão no estado mais alerta entre a primeira e segunda hora após acordar, segundo pesquisas. Este momento é quando os níveis de estresse e de açúcar no sangue estão mais altos. Por isso, a pessoa tem energia para lidar com situações de dificuldade, de acordo com o professor Simon Folkard, da Universidade de Wales.

Entre 10h e 12hO estado de vigilância atinge o seu pico e a memória

de curto prazo está mais ativa. Momento para refletir, discutir ideias e encontrar inspiração.

10h 30minComa algo. O ideal é estabilizar a queda de energia com

um lanche rápido. Comer várias vezes ao dia ajuda o corpo a funcionar de forma mais eficiente do que se concentrar a alimentação em apenas três refeições diárias.

Cérebro em velocidade máximaEntre as 10h e 12h cessa o efeito da endorfina.

Mais ativo e rápido, o cérebro raciocina melhor, memoriza, reflete, cria e se inspira em velocidade máxima, ficando mais atento a tudo. Ótimo horário para estudar, discutir e resolver assuntos ligados ao trabalho ou situações importantes, pois sua lucidez e calma estão em alta.

O RELÓGIO DO CORPOFabiane Vatraz

Page 7: As 003 view

7Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

Espaço Mulher

Entre 12h e 14hAlmoce. Os processos de digestão funcionam a todo

vapor neste horário. Tome chá ou muito pouco café, pois, neste horário, o corpo perde energia. Apenas a esta hora do dia, a cafeína é indicada em doses adequadas

É entre as 13 e as 14 horas que há diminuição da libe-ração do hormônio da atenção - a adrenalina. A moleza de depois do almoço, portanto, não se deve só à digestão, mas também a uma queda dos níveis de adrenalina, o que desacelera o ritmo cardíaco. É por isso que, depois do almoço, alguns indivíduos ficam sonolentos. A sugestão nesse caso é um cochilo leve de 20 minutos, que fará retornar a boa disposição para a tarde que se aproxima.

15hA forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde,

ao mesmo tempo que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.

16hPara estabilizar os níveis de açúcar no sangue e evitar

comidas em exagero no início da noite, tome um iogurte às 16h. O ideal são iogurtes com baixo índice de açúcar e gordura.

17hExercite-se. Pesquisas na Califórnia descobriram que

a hora melhor para a coordenação dos movimentos é às 17h. Neste horário, o hormônio do estresse - que pode danificar o sistema imunológico - está mais baixo. E assim você pode se beneficiar ainda mais da elevação da adre-nalina proporcionada pela atividade física.

18hNesse horário, a atividade intelectual e o estado de

vigilância atingem novo pico. Às 18 horas, você está no seu mais forte em termos físicos. O melhor tempo para o treinamento de força é no horário das 6 da noite, de acordo com estudos de cronobiologia, pois seus músculos estão com mais resistência no início da noite. A temperatura do corpo é maior às 4 horas da tarde. Isso significa que o metabolismo do corpo está sendo elevado. Um pouco mais tarde, os músculos estão mais fortes. Os pesquisadores acreditam que o aumento do metabolismo faz as células musculares obterem seu melhor desempenho.

Há mais argumentos a favor de o início da noite ser o melhor momento para o treinamento de força. Este é o momento em que a sua relação entre o hormônio anabó-lico testosterona e o catabólico hormônio cortisol é mais favorável. Isso significa que seus músculos se recuperam mais rapidamente depois da sessão de treinamento e, portanto, crescem melhor.

19hTome uma taça de vinho. Se você quer tomar uma taça de

vinho, este é o momento. Mas não exagere, apenas deguste. Várias funções do organismo funcionam em ritmo mais lento ao final do dia e o álcool ajuda a relaxar ainda mais.

19h30Faça uma refeição leve. Comer carboidratos e comidas

gordurosas à noite provoca elevação dos níveis de açúcar no sangue e sobrecarrega o sistema digestivo, o que afeta a qualidade do sono. Prefira vegetais e saladas para o jantar.

Entre 20h e 21h as enzimas do fígado não estão atuando e, portanto, não poderão metabolizar o álcool. É por isso que no jantar o indivíduo fica mais predisposto a se embriagar.

21hPesquisas dizem que é excelente horário para o sexo,

pois aciona a endorfina no cérebro, promovendo assim sono reparador. A melatonina, o hormônio responsável pela pontualidade do corpo humano, provoca o aumento dos glóbulos brancos e de outras células envolvidas no sistema de defesa do corpo. A resistência aos vírus e às bactérias está no ponto máximo.

22hTome banho. A temperatura do corpo precisa estar

em ordem para uma boa noite de sono. Um banho quente relaxa o corpo e ajuda a pessoa a adormecer. Não leia, assista televisão ou coma sobre a cama para ter uma noite tranqüila.

Das 22 horas à 1 hora da madrugada, o sono é muito importante, pois ele coincide com a produção de hormô-nios do fígado e do DHEA, hormônio do crescimento, que promovem a recuperação física e mental. O DHEA também é o hormônio da memória.

Espero que tenham gostado desta matéria, achei de muito interessante e decidi compartilhar com vocês minhas queridas leitoras. Porque não adianta a gente estar bem vestida e na moda, se a nossa saúde não vai bem. A saúde é o segredo da beleza. Estar bem consigo mesma, ter uma vida saudável e nunca deixar de ter aquele sorriso no rosto, faz de qualquer mulher uma diva!

Saiba qual o melhor horário para cada atividadeFabiane Vatraz

Page 8: As 003 view

8 Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

'Deu no Face'

Anuncie: 47 3653.2725

NATAL EM PAPANDUVA. Uma época de amor, paz, harmonia de fazer novos amigos e de.......no facebook recla-mar dos arranjos natalinos que o poder público municipal coloca nas praças. Parece que virou tradição natalina, ou poderia ser uma simples retaliação da oposição uma vez que no governo passado as mesmas eram freqüentes nes-sa época, porém os comentários mais incisivos partiram justamente de pessoas que empunharam a bandeira do “3 X 15”, na última eleição. Entre cobranças a respeito dos velhos enfeites, ciúmes dos outros municípios também surgiram questionamentos sobre o não aproveitamento da qualidade da mão de obra dos artesões do município. Como gosto é igual umbigo, onde cada um tem o seu, vale a pena passar a noite pelas praças municipais e tirar as próprias conclusões. Por prevenção vou passar numa R$ 1,99 e comprar umas bolinhas e uns pisca-piscas, afinal é das boas coisas que devemos lembrar nesse período.

NOVAS CADEIRAS. Se a presença dos munícipes para prestigiar as sessões da Câmara não anda lá essas coisas, ao menos n face o movimento foi grande nos últimos dias, motivado pela mudança de alguns nomes

no cenário do nosso legislativo. A primeira a passar a cadeira foi a Vereadora Djana Matioski - PDT, cedendo seu lugar para o colega de partido, o conhecidíssimo Antonio Malikoski. No segundo caso a mudança foi ainda maior, pois não apenas houve mudança de Ve-reador quando o popular “Nego Minhuka” – PT cedeu sua vaga para o companheiro de chapa pelo PSC o Alexander Vicente de Lima. Neste caso a mudança não foi apenas de vereador, mas da própria cadeira, afinal de contas “Alex” é cadeirante,( talvez o primeiro Vereador cadeirante em Papanduva) e assim sendo enfrentou e enfrenta diariamente diversas dificuldades para exercer o simples direito de ir e vir, porém nada disso o fez desistir de seus ideais e neste momento de sucesso seus amigos não deixaram de parabenizá-lo além de desejar-lhe sucesso em sua nova empreitada. O que é importante ressaltar é que o rodízio que está sendo executado pela chapa “Unidos por Papandu-va” foi um compromisso assumido no fio do bigode ou do cabelo no caso das mulheres, mostrando um exemplo de humildade e compromisso com a palavra, que poderia ser seguido pelos partidos considerados grandes e que detém o poder local. Vale lembrar que a mudança de cadeira não traz nenhum custo adicional aos munícipes, uma vez quem se licencia não recebe seus vencimentos durante o período. Desta forma, parabéns à Djana e Nego Minhuka.

NOVAS CADEIRAS II. Conforme no legislativo, também circulam boatos na rede de que há certo um rodízio de cadeiras no executivo municipal, mas como as informações ainda são escassas esse assunto fica para as próximas semanas.

DISPUTA ACIRRADA. Se existisse um troféu para premiar o maior pão duro da semana a final certamen-te seria disputada nos pênaltis entre os meus amigos Geison Vieira e Luiz Henrique Saliba Filho. Os dois completaram mais um aninho de vida esta semana e assim anunciaram o acontecimento para o maior número de pessoas, foram parabenizados, pediram seus presentes, mas na hora H para pagar uma gasosa e assar uma linguicinha, sumiram sem deixar rastros. Mesmo assim, parabéns e muitas felicidades aos dois, mas no próximo ano vocês não escapam.

MULHERES NO PODER II. E não é que a moda pegou, pois depois que o PT elegeu sua primeira mulher como presidente do partido no município, o PMDB também resolveu colocar uma representante do sexo feminino para comandar o partido. Neste último sábado a vereadora Jacinta Mikalovicz foi eleita para presidir o diretório da sigla do partido governista. Assim sendo resta agora parabenizar os partidos pela maior inclusão das meninas, moças e senhoras na política local.

ERRATA. Na primei-ra edição do jornal es-crevi sobre o pisca luz de Papanduva e não demorou muito para que amigos de outras cidades viessem me corrigir, alertando-me que o pisca luz também acontece em Itaiópolis, Santa Terezinha, Monte Castelo etc. Logicamente todos sabem que a nossa luz é de responsabilidade do governo do estado através da CELESC, e que as piscadas (que chegam a durar horas inclusive) às vezes atingem toda nossa região em virtude de galhos de eucaliptos, sapé de pinheiro ou mesmo por algum pássaro que pousa sobre os fios de alta tensão, porém aqui neste semanário a prioridade é dissertar sobre assuntos referentes à Pa-panduva. Mesmo assim fica aqui o registro: O pisca luz é regional. Seria ele também advindo da “descentralização”?

MAS BAH TCHÊ. E não é que os comentários sobre o último rodeio, realizado em Papanduva continuam galopando na internet como potros mal domados. Porém as curtidas e comentários não são apenas sobre as belas prendas presentes no evento muito menos sobre as pil-chas dos peões. O que despertou interesse da gauderiada foi o narrador do rodeio, mas não por sua desenvoltura nas provas de tiro de laço, mas pelo momento em que o vivente em questão resolveu abrir o verbo sobre a falta de incentivo dos mandatários da cidade ao evento que trás grandes divisas econômicas e culturais ao município. Então, estes devem ficar mais atentos, pois já dizia um poeta que um microfone na mão é uma arma.

AS. Não, o objetivo agora não é falar do ácido acetil-salicílico ou de qualquer outro medicamento que volta e meia algum internauta reclama que falta na farmácia básica municipal. Resolvi usar o espaço agora para mo-destamente falar de nós mesmos, pois depois de duas semanas de circulação do jornal “A SEMANA”, ou seja, nosso querido AS Papanduvense, a página do semanario no Facebook registrou até o momento que eu estava da-tilografando esta página mais de 350 curtidas, além de diversos comentários de nossos amigos internautas. Mas o que mais reconpensa ainda é ouvir os comentários do boca-a-boca que nos dias atuais com toda a modernidade das telecomunicações continua sendo a melhor forma de propaganda , demonstrando que a missão assumida está sendo exercida com êxito, cometendo erros e acertos, mas sobretudo assumindo um compromisso com a ética e a verdade e com o povo Papanduvense. Mas se você ainda acha que não estamos abordando assuntos de seu interesse, procure nossa pagina no facebook ou mesmo o meu perfil, é só digitar meu nome e adicionar que terei o maior prazer de escrever sobre o seu assunto em pauta.

Um abraço e até a próxima A SEMANA.

Por Altanir Dominiak

Page 9: As 003 view

9Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

Espaço Jurídico EmpreendedorismoNOVO NEGÓCIO, BEM PLANEJADO!

Amigos leitores, na semana passada começamos nosso bate-papo sobre negócios com o tema empreendedorismo. Quero agradecer pelos comentários via email, mensagens enviadas para o meu facebook e pelo feedback positivo que recebo nas ruas. Vamos continuar, agora com um tema inspirador. Novos Negócios!

Você tem uma ideia para iniciar um novo negócio? Ou mudar seu ne-gócio atual? Existem alguns passos que você não pode abrir mão. Vamos partir do princípio de que todo empreendimento, ou ideia, é passível de sucesso. Concordo que sim! Mas para isto acontecer, é necessário um bom planejamento. Mas como fazê-lo?

Antes disso, é necessário uma boa pesquisa. Sua ideia é boa para você ou para os clientes? O mercado que você vai atuar está preparado? Suas expectativas são as mesmas dos seus clientes? Existem concorrentes? O que você fará melhor do que seus concorrentes? E assim por diante... Não basta ter a ideia perfeita, o dinheiro para investir, a vontade para trabalhar se você não tiver a resposta para estas e muitas outras perguntas.

Eu sou a favor do planejamento para qualquer decisão. Até mesmo para a vida pessoal. Através dele, podemos avaliar os caminhos e construir um referencial. O planejamento é o lado racional do seu negócio. É um processo multidisciplinar (envolve pesquisa, marketing, finanças, economia, vendas, informações técnicas, ...) que depende da relação direta entre a empresa e todas as partes interessadas.

Engane-se quem pensa que isto é complexo demais, ou difícil demais. É muito trabalhoso, mas é simples e os benefícios que esta prática proporciona vão além do que podemos imaginar.

Há pouco tempo, eu estava assistindo uma palestra sobre empreende-dorismo e novos negócios. Em um determinado momento escutei algo que me chamou a atenção. O palestrante comparava o planejamento a algumas situações, uma delas é a comparação com um GPS. Quantas vezes precisa-mos utilizar este aparelho quando não sabemos ou não conhecemos o local onde estamos? Sem o GPS você provavelmente vai chegar ao seu destino, mas poderá gastar mais tempo, poderá entrar em ruas proibidas, consumir mais combustível, se estressar e tantas outras coisas. Vamos evitar isso? Vamos planejar nossos passos!

Dentro do seu planejamento você precisa definir alguns itens funda-mentais para a abertura do seu negócio, são eles: confecção do contrato social (peça auxilio ao seu contador ou a um advogado); escolha do regime de tributação (MEI, SIMPLES, ...); escolha do imóvel; compra de mobiliário; contratação de funcionários; cálculo de custos para a abertura da empresa e a simulação de faturamento médio para os primeiro meses; estudo dos custos fixos e variáveis. E assim por diante. Uma dica imprescindível é: es-colha/contrate um contator bem capacitato para lhe auxiliar nestes passos.

Começar um negócio de sucesso não é só encontrar um ramo de atuação, um grupo de clientes e um ponto comercial. No processo de abertura da empresa é preciso estar atento em detalhes mais técnicos.

Caso desejar maiores informações e auxílio, assim como modelos de planejamento e o passo a passo para abrir uma empresa, envie um email para guigruber@gmail, que eu terei o maior prazer em compartilhar alguns documentos para lhe ajudar.

Nosso próximo artigo será sobre plano de negócios, uma continuação deste tema. Espero que tenha gostado e que continue acompanhando nosso bate-papo sobre negócios. Aguardo suas sugestões e comentários. Até a próxima!

SUCE$$O E MUITO TRABALHO!

GUILHERME GRUBER MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, especia-lista em Marketing Empre-sarial pela UFPR, graduado em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Capacitado em Life and Executive Co-aching pela Comece a Vi-ver®. Empresário, Consul-tor de Negócios e Diretor de Assessoria de Imprensa do CDL de Papanduva.

A pensão alimentícia, além de ser uma das ques-tões mais discutidas na Justiça, ainda é um assunto que suscita muitas dúvidas. Embora todos saibam que a pensão alimentícia é um direito dos filhos, algumas das dúvidas que permeiam a questão são as seguintes: qual é o valor a ser pago, durante quanto tempo deverá ser paga, deve ser paga somente após uma determinação judicial, se o filho maior de idade tem direito ao recebimento da pensão

A Constituição Federal estabelece que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança eao adolescente o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, impondo-se aos pais o dever de assistir, criar e educar seus filhos.

Sabemos que toda criança possui necessidades e a pensão alimentícia se trata de importância em di-nheiro destinada a suprir tais necessidades, que não compreende apenas a saúde, vestuário, alimentação, moradia, educação, mas também a manutenção da vida no contexto social de cada indivíduo.

A obrigação de pagar alimentos aos filhos é, em primeiro lugar, sempre dos pais (pai e mãe), sendo que aquele que não tem a guarda do menor é quem deve efetuar o pagamento da pensão no caso de divórcio ou pais solteiros.

A pensão alimentícia também pode ser exigida dos avós, quando esgotadas todas as possibilidades de localização do pai ou da mãe, contudo para se exigir pensão alimentícia dos avós um novo processo deve ser ajuizado pois a obrigação ao pagamento da pensão não se transfere automaticamente no caso de não pagamento.

Para propor a Ação de Alimentos o responsável pela criança deve procurar um advogado de sua confiança, levando consigo os seus documentos pessoais, a certidão de nascimento do menor e o endereço de quem deverá arcar com os alimentos. Em alguns casos outros documentos podem ser necessários. No caso do responsável não ser o pai ou a mãe, é necessário apresentar o termo de guarda da criança.

O valor da pensão alimentícia não está previsto na Lei como muitos acreditam, mas os parâmetros para sua fixação sim. O cálculo do valor da pensão alimentícia é feito de acordo com a possibilidade daquele que vai pagar e a necessidade daquele que vai receber, como determina o art. 1.694 do Código Civil, em seu parágrafo 1º: "os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada".

Os Tribunais de Justiça já firmaram entendi-mento de que o valor correspondente a um terço (33%) dos rendimentos de quem paga a pensão é um critério razoável a ser adotado, contudo vale lembrar que cada caso tem suas peculiaridades e a fixação do valor depende das condições de cada pessoa, nada impede que o valor fixado seja maior ou menor que 33% dos rendimentos de quem paga a pensão.

Assim, o valor é fixado pelo Juiz de Direito atra-vés de uma sentença, depois de ouvir o Promotor de Justiça. Mas também é possível que o valor seja fixado através de acordo entre os pais, desde que o valor atenda de forma digna as necessidades da criança. O acordo deverá ser analisado pelo Promo-tor de Justiça e depois homologado pelo Juiz. Sem a homologação judicial, o representante da criança não pode exigir o pagamento no dia certo e terá dificuldade para cobrar atrasados.

Existem casos em que não há como comprovar

um rendimento fixo, nesta hipótese a pensão alimen-tícia será fixada com base no salário mínimo federal vigente, observando o padrão de vida de quem deve efetuar o pagamento da pensão alimentícia e a necessidade da criança.

A Ação de Alimentos, é a ação pela qual se busca a fixação do valor da verba alimentar e pode ser ajuizada em qualquer tempo, não existe um prazo para ajuizar esta ação.

Da mesma forma, o valor fixado poderá ser revisto a qualquer tempo, tanto para mais, quanto para menos, através de uma ação judicial chamada Ação Revisional de Alimentos, é possível ajuizar tal ação sempre que ocorrer uma mudança na condi-ção financeira de quem tem o dever de pagar ou o direito de receber.

A obrigação de pagar alimentos encerra nas seguintes hipóteses: a) morte; b)exoneração.

A exoneração da pensão não ocorre automatica-mente quando o filho completa 18 anos. Para que a pensão deixe de ser exigida é necessário uma decisão judicial obtida através da Ação de Exoneração de Alimentos, pois de acordo com entendimento do Superior Tribunal de Justiça é necessário garantir o direito do filho de se manifestar sobre a possibi-lidade de se sustentar e a necessidade de continuar recebendo a pensão.

Os motivos mais comuns que ensejam a Ação de Exoneração de Alimentos são: a maioridade, o casamento, o término do estudo ou a obtenção de recursos que geram próprio sustento pelos filhos.

A maioridade não é causa de extinção da obriga-ção alimentar, o que ocorre é que com a maioridade civil (18 anos) encerra-se o poder familiar, não sig-nificando que o filho não dependa dos pais. Muitas vezes a necessidade de sustento e auxílio permanece para que se dê continuidade aos estudos ou ainda em razão de doença, por tal motivo para desobrigar--se do pagamento da pensão é necessário ajuizar a Ação de Exoneração onde serão produzidas provas sobre a real necessidade do filho em continuar recebendo a pensão.

Por fim, ressalto que no direito de família cada caso é único e deve ser analisado com base em suas peculiaridades, por isso, na dúvida, consulte sempre um advogado, é a melhor alternativa para obter a orientação correta e conhecer o melhor caminho a ser trilhado.

PENSÃO ALIMENTÍCIA DEVIDA AOS FILHOS

Soraya Mendes PrustAdvogada

AOAB/SC 19.087

Page 10: As 003 view

10 Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

Dicas CulturaisPor Angela Kohler

Filmes

Wolverine: ImortalNão recomendado para menores de 14 anos

Após matar Jean Grey (Famke Janssen) para salvar a humanidade por ela não conseguir controlar os poderes da Fênix, Logan (Hugh Jackman) decidiu abandonar de vez a vida de herói e passou a viver na selva, como um ermitão. Deprimido, ele é encontrado em um bar pela jovem Yukio (Rila Fukushima). Ela foi enviada a mando de seu pai ado-tivo, Yashida (Hal Yamanouchi), que foi salvo por Logan em Nagasaki, no Japão, na época em que a bomba atômica foi detonada. Yashima deseja reencontrar Logan para fazer--lhe uma proposta: transferir seu fator de cura para ele, de forma que Logan possa, enfim, se tornar mortal e levar uma vida como uma pessoa qualquer. Ele recusa o convite, mas acaba infectado por Víbora (Svetlana Khodchenkova), uma mutante especializada em biologia que é também imune a venenos de todo tipo. Fragilizado, Logan precisa encontrar meios para proteger Mariko (Tao Okamoto), a neta de Yashida, que é alvo tanto de seu pai, Shingen (Hiroyuki Sanada) quanto da Yakuza, a máfia japonesa.

RED 2Aposentados e Ainda Mais Perigosos Não recomendado para menores de 14 anos

Tudo o que Frank Moses (Bruce Willis) queria era levar uma vida normal ao lado da namorada Sarah (Mary-Louise Parker), mas seu sonho vira um pesadelo quando seu parceiro Marvin Boggs (John Malkovich) aparece com uma novidade: suas vidas estão em perigo. Frank não dá muito crédito para as palavas do amigo, mas logo se vê forçado a acreditar que algo está acontecendo quando acaba sendo levado para um interrogatório e quase é morto. Agora, ele tem certeza de que sua cabeça e a de seu melhor amigo estão a prêmio. A questão é descobrir porque e como evitar que isso aconteça, nem que para isso eles tenham que correr o mundo, reeconcontrar velhos parceiros, na figura de Victoria (Helen Mirren) e enfrentar antigos inimigos, como o poderoso Han (Byung-Hun Lee). A caçada está só começando.

Universidade Monstros

Mike Wazowski (Billy Crystal) e James P. Sullivan (John Goodman) são uma dupla inseparável em Monstros S.A., mas nem sempre foi assim. Quando se conheceram na universidade, os dois jovens monstros se detestavam, com Mike sendo um sujeito estudioso, mas não muito assus-tador, e Sulley surgindo como o cara popular e arrogante, graças ao talento inerente para o susto. Após um incidente durante um teste, os dois são obrigados a participarem da mesma equipe na olimpíada dos sustos. A equipe, por sinal, é formada por uma série de monstros desajustados, para o desespero de Sulley, acostumado a conviver com os caras mais populares da escola.

Grupo de Papanduva que teve inicio em Agosto de 2008 com a seguinte formação IVAN, RICAR-DO, ZILO, MARCELO, MÁRCIO DANIEL começando então o um grande trabalho e trilhando seu caminho para o sucesso .A segunda formação veio com força total ala-vancando a banda com a seguinte formação RICARDINHO na direção , formação de repertório , gaiteiro ,vocalista solo, baixista bek vocal e compositor. MARCELINHO DO TCHÊ, como é chamado na Banda , um dos melhores músicos de nossa região, baixista, vocalista e bek vo-cal. IVAN MELO vocalista solo, bek vocal compositor, diretor comer-cial. E ainda três novos integrantes CLEMIR que foi gaiteiro do Grupo Redomão que toca acordeon e con-tra baixo. CRISTIANO baterista. AIRTON guitarrista e bek vocal .O

Grupo Fandanguerio MARCA DO TCHÊ hoje é conhecido em toda nossa região por se apresentar com um repertorio bem campeiro ,estando hoje entre os melhores Grupos Baileiros do Sul do Brasil. Já com material pronto para lançar um CD. Orgulho para nossa terra , artistas de nosso município que convivem com a nossa gente que trabalham a semana toda e nos finais de semana trazem a alegria em nosso bailões ,na cidade, inte-rior e toda região. Parabéns pelo excelente trabalho. As empresas e promotores de eventos deixamos aqui o telefone para CONTATO Comercial com IVAN MELO deixe seu evento ainda mais especial com Marca do Tchê (47)9159 6392. E acompanhe também pelo facebook na página oficial MARCA DO THÊ

Talentos de Nossa Terra

Essa semana começamos um novo espaço em nossa Coluna Cultural, trazendo com muita alegria talentos de nossa terra.

Papanduva é um berço es-plendido cheio de possibilida-des artísticas ,são músicos ,com-positores, artesãos ....enfim uma mistura de estilos e culturas que dá a nossa querida Papanduva um brilho e orgulho de nossa gente. E como nosso objetivo

é trazer noticias voltadas para nossa cidade, vamos então a partir desta edição dar desta-que total aos nosso talentosos conterrâneos .

E nesta primeira edição do Talentos de nossa terra come-çamos com um grupo que esta se destacando muito em nossa região, com seu trabalho sério e profissional ,dando alegria enchendo nossos salões .

MARCA DO TCHÊ

Page 11: As 003 view

11Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

No momento, você deve considerar as possíveis ad-versidades antes de se com-prometer com metas mais ousadas. É tempo de analisar as limitações que as circuns-tâncias impõem para evitar arrependimentos.

Este pode ser um daque-les dias em que você olha para a cama, e ela para você, e a vontade é de ficar de pernas para o ar o dia inteiro. É tempo de espantar a preguiça e não se deixar levar pela pouca disposição.

Talvez você esteja um pouco angustiado por achar que as últimas coisas que pesquisou não são úteis. É tempo de definir o seu próprio conceito de utilidade e perce-ber que ter prazer pode ser uma delas.

Lembrar-se do passado é sempre bom, trazendo aquela sensação de saudade e nostal-gia. O problema é quando, ao fazer isso, você se esquece de viver o presente. É tempo de valorizar mais o aqui e agora.

O desejo de reconheci-mento é grande neste mo-mento. No entanto, quando o grau de exigência é muito alto, o medo de falhar pode levá-lo à paralisação. É tempo de ser mais flexível consigo mesmo.

Você sabe que a perfeição é composta por muitos deta-lhes e que só pode ser alcança-da através do aperfeiçoamento. É tempo de perceber que quem nunca errou nunca fez uma descoberta.

Uma história que já acon-teceu se repete porque ainda há algo a aprender. Mesmo analisando, não é fácil chegar a uma conclusão. É tempo de pensar nas lições que deve tirar do que está acontecendo.

Este pode ser um mo-mento em que você perceba que grandes coisas também podem ser reveladas através de pequenos sinais. É tempo de atentar aos detalhes e descobrir o que eles têm a dizer.

Você sente uma maior organização dos seus pen-samentos e sentimentos. Este equilíbrio gera grandes insi-ghts. É tempo de perceber que a liberdade está na capacidade de se levar a vida que se quer.

Podem ocorrer surpre-sas desagradáveis que, por menores que sejam, podem afetá-lo de uma forma que normalmente não o afetariam. É tempo de respirar fundo e resolver cada pepino.

Mesmo que você se sinta bem no seu estilo alternativo, pode ser que esteja se impor-tando um pouco mais com as críticas das pessoas à sua volta. É tempo de não se deixar afetar pelas alfinetadas.

Como bom sonhador, você pode pensar grande e ir além, mantendo sempre a esperança no seu coração. É tempo de prestar atenção aos sinais e acreditar no impossível, mas não no improvável.

Sexta, 29 de novembroAline convence César a beber o uísque alterado.

Amarilys manipula Eron, e Niko fica magoado. Paloma comemora a promoção de Bruno. Gina começa a namorar Elias, e Ordália aprova. Vivian se embriaga no bar. Daniel sente ciúmes de Perséfone. Patrícia e Michel inventam desculpas e evitam Guto e Silvia. Aline faz um bolo para César e coloca a medicação na massa. Félix decide ir à agência de empregos e se surpreende ao saber que não será contratado

Sexta, 29 de novembroAntônio e Pedro se enfrentam silenciosamente,

e todos disfarçam suas verdadeiras intenções. Caetano explica a Abelardo que irá usar Hernandez para falsificação de documentos. Abelardo avisa a Bernardete que não poderá mais ajudá-la com suas aulas para madames. Hernandez conta para todos que Caetano o promoveu no trabalho, e Ronaldo nota a preocupação de Vera. Micaela provoca Martin, que fica confuso com seus sentimentos pela menina. A palestra de Bernardete é um fracasso, e Soraia e Abelardo apoiam a moça.

Além do Horizonte

Amor à Vida

Jóia Rara

Malhação

Sexta, 29 de novembroFranz diz a Ernest que já sabe de tudo e

conta que impediu os capangas de pegarem Rebelo na rua. Pérola lê a reportagem no jornal e Amélia não tem outra alternativa a não ser contar para a filha algumas armações de Ernest. Para o desespero de Silvia, Franz resolve deixar a mansão. Sonan fica perturbado ao pensar em Matilde. Pérola diz a Ernest que, se ele não mudar, cortará relações com ele.

Sexta, 29 de novembroHeloísa afasta Thomaz no momento

em que Marcelo aparece para observá-los. O Luminoso Mestre detecta a invasão pelo computador de Líder Jorge, e William fica apreensivo. Marcelo consegue entrar no quarto de Lili. André sente vergonha de Cláudia. Lili leva Priscila até a sede do seu Grupo. Heloísa pensa em Thomaz. Thomaz se incomoda com a sedução de Inês.

Variedades

Anuncieaqui:

47 3653.2725

A CACHORRADATrês cachorros se encontram na sala de espera do veterinário.

Um dobermann um pastor alemão e um São Bernardo. Conversa vai, conversa vem, o pastor pergunta para o dobermann:- Por que você está aqui? - Sabe como é, muito tempo tomando conta da casa, tava na secura e, ontem, a cunhada do meu dono levou a cachorrinha dela lá em casa. Não deu outra; tracei a coitada. Resultado: Meu dono (filho da...) mandou me castrar...

E você? - Mais ou menos a mesma coisa... a falta de uma cadeli-nha me fez perder a cabeça. Foi uma amiga da minha dona lá em casa e não teve jeito. Agarrei a perna dela e me ralei todo nela... um tesão... mas como nem pé de mesa eu tenho perdoado, aí minha dona mandou me castrar também...

Os dois, percebendo que o São Bernardo escutava a conversa atento, perguntaram, quase que ao mesmo tempo:- E você, o que tá fazendo aqui?- É, foi a secura também... Ontem meu dono chegou do jogo do São Paulo todo suado, tomou uma ducha bem quente, um banho de loção nívea baby, talquinho ali, pó de arroz aqui e caiu de bruços na cama, quase desfalecido...aí eu não agüentei: pulei em cima dele e meti ferro...

- E aí ele te mandou castrar também?- Não, mandou aparar as minhas unhas...

25/11 - LUIZ HENRIQUE SALIBA FILHO26/11 - BRUNA CARDOSO MATSSUMURA26/11 - DAIANE SIMÕES D` OLIVEIRA27/11 - GEISOM VIEIRA27/11 - RICARDO CIUPKA27/11 - MARCIA LESSAK27/11 - MARIA LUIZA PECHEBELA28/11 - SILVIA KASPECHAK29/11 - LUCIANE BASTOS29/11 - JANETE GRANZA LAVINA30/11 - JOÃO OLESKOVICZ30/11 - RAFAEL ELICKER

Aniversariantes do ASemana

Page 12: As 003 view

12 Papanduva (SC), 29 de novembro a 5 de dezembro de 2013

Field Club agita cenário eletrônico de SC com a festa Kaballah Circus Showcase

Se você não foi para a Field do último final de semana, lamento in-formar, mas perdeu a melhor Field do ano. Os artistas da Entourage Lucas Magalhães, Glen, Eli Iwasa e Man-draks deram uma aula de Techno. Já o residente Sommer aceitou o desafio de fazer um Warm up mais lento e mostrou que seja techno ou deep sempre sairá um bom set. Sommer, ficamos nós também no aguardo de um set de dubstep, do qual o editor deste jornal também é fã! Abraços a todos que fizeram esta excelente festa, e até a próxima Field Club no dia 14 de dezembro com o duo inglês Audiojack!