artigos

9
Muitos fogos e uma carreata na manhã do dia 14 (sexta-feira) pela avenida Minas Gerais, Mare- chal Floriano, JK e Vila Isa marcaram a chegada em Valadares do equipamento de radioterapia do Hospital Bom Samaritano. No hospital, a emoção tomou conta dos diretores pelo fato de a chegada do equipamento representar o fim de várias bata- lhas e anos de trabalho árduo. Agora os pacientes de Valadares e dos 65 municípios da macrovaladares não precisam mais viajar para Ipatinga, Muriaé, Belo Horizonte ou qualquer cida- de, pois, todo o tratamento pode ser feito aqui. O coordenador do serviço de oncologia, Pedro Vieira, era um dos mais entusiasmados. “Eu até chorei”, dizia ele, emocionado, destacando que agora é aguardar a instalação do equipamento, iniciada no mesmo dia, mas que durará em torno de 45 dias, incluindo-se ai o tempo de fiscalização e vistorias que serão realizadas pelos órgãos de saúde e Co- missão Nacional de Energia Nuclear. O equipamento recebido pelo Bom Samaritano tem capacidade para atender 120 pa- cientes por dia. Vai ser instalado num bunker, já fiscalizado e aprovado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, que consumiu concreto suficiente para erguer um edifício de 10 andares. Pesando 12.3 toneladas, o equipamento veio da Alemanha, sen- do comprado junto a Siemens, com recursos pró- RADIOTERAPIA Chega ao Samaritano equipamento comprado na Alemanha prios e financiamentos junto a Caixa Econômica Federal, num total de R$ 1 milhão 500 mil. Não se inclui nesse valor somente o gasto com a estrutura física Trata-se de um acelerador linear de partículas para radioterapia, com energia de fótons de 6 MV e energias de elétrons de 5, 7, 8, 10, 14 MeV, Modelo Primus. Esse é 210º equipamento de radioterapia que se instala no Brasil, ficando o país ainda com um déficit de 165 e 100 mil pacientes na fila de espera pelo tratamento. O déficit, de acordo com o presidente da So- ciedade Brasileira de Radioterapia, Carlos Manuel Mendonça de Araújo, se arrasta desde 2001 e o problema é crescente ano a ano. Embarcado na Alemanha no dia 17 de março o equipamento chegou no Porto de Santos no dia 10 de abril, tendo chegado em Valadares no dia 14 por causa do tempo necessário para a liberação alfandegária. O transporte foi rodoviário, feito pela empresa Vatlog, especializada para atender a área de saúde. Com a instalação dos equipamentos o trata- mento de câncer passa a ser feito em Valadares, não havendo mais a necessidade de desloca- mentos para Ipatinga, Belo Horizonte ou Muriaé. Diretores do Samaritano festejam a chegada do equipamento para radioterapia

Upload: renato-fraga-valentim-deputado-estadual

Post on 18-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

comentarios sobre diversos assuntos

TRANSCRIPT

Page 1: artigos

Muitos fogos e uma carreata na manhã do dia14 (sexta-feira) pela avenida Minas Gerais, Mare-chal Floriano, JK e Vila Isa marcaram a chegadaem Valadares do equipamento de radioterapia doHospital Bom Samaritano. No hospital, a emoçãotomou conta dos diretores pelo fato de a chegadado equipamento representar o fim de várias bata-lhas e anos de trabalho árduo. Agora os pacientesde Valadares e dos 65 municípios damacrovaladares não precisam mais viajar paraIpatinga, Muriaé, Belo Horizonte ou qualquer cida-de, pois, todo o tratamento pode ser feito aqui. Ocoordenador do serviço de oncologia, Pedro Vieira,era um dos mais entusiasmados. “Eu até chorei”,dizia ele, emocionado, destacando que agora éaguardar a instalação do equipamento, iniciada nomesmo dia, mas que durará em torno de 45 dias,incluindo-se ai o tempo de fiscalização e vistoriasque serão realizadas pelos órgãos de saúde e Co-missão Nacional de Energia Nuclear.

O equipamento recebido pelo BomSamaritano tem capacidade para atender 120 pa-cientes por dia. Vai ser instalado num bunker, jáfiscalizado e aprovado pela Comissão Nacional deEnergia Nuclear, que consumiu concreto suficientepara erguer um edifício de 10 andares. Pesando 12.3toneladas, o equipamento veio da Alemanha, sen-do comprado junto a Siemens, com recursos pró-

RADIOTERAPIA

Chega ao Samaritano equipamento comprado na Alemanha

prios e financiamentos junto a Caixa EconômicaFederal, num total de R$ 1 milhão 500 mil. Não seinclui nesse valor somente o gasto com a estruturafísica Trata-se de um acelerador linear de partículaspara radioterapia, com energia de fótons de 6 MVe energias de elétrons de 5, 7, 8, 10, 14 MeV,Modelo Primus.

Esse é 210º equipamento de radioterapia quese instala no Brasil, ficando o país ainda com umdéficit de 165 e 100 mil pacientes na fila de esperapelo tratamento.

O déficit, de acordo com o presidente da So-ciedade Brasileira de Radioterapia, Carlos ManuelMendonça de Araújo, se arrasta desde 2001 e oproblema é crescente ano a ano.

Embarcado na Alemanha no dia 17 de marçoo equipamento chegou no Porto de Santos no dia10 de abril, tendo chegado em Valadares no dia 14por causa do tempo necessário para a liberaçãoalfandegária. O transporte foi rodoviário, feito pelaempresa Vatlog, especializada para atender a áreade saúde.

Com a instalação dos equipamentos o trata-mento de câncer passa a ser feito em Valadares,não havendo mais a necessidade de desloca-mentos para Ipatinga, Belo Horizonte ouMuriaé.

Diretores do Samaritano festejam a chegadado equipamento para radioterapia

Page 2: artigos

Criada em 1991 a Associação Brasileira de Alzheimer está presentehoje em 21 estados brasileiros com 12.500 famílias associadas. Foifundada com o objetivo de apoiar as famílias que cuidam de pessoasportadoras do mal de Alzheimer, uma doença que estará cada vez maispresente em nosso meio, principalmente se levarmos em conta asprojeções dos estudiosos.

A ABRAz veio em boa hora. Tudo começou quando a paulistanaVera Pedrosa Caovilla, administradora hospitalar, especializada e pós-graduada em serviços de saúde, teve de cuidar de seu pai. Valeressaltar que afetada pelo problema, Vera provocou alívio paramilhares de outras pessoas, benefício que pode alcançar ainda outrosmilhares de seres humanos.

No Brasil não temos números oficiais sobre o Alzheimer, mas,utilizando-se dados de outros países, com base nas estatísticaspopulacionais brasileiras, estima-se a prevalência da doença em nossomeio em 1 milhão e 200 mil pessoas, com incidência de 100 mil novoscasos por ano.

Os números são assustadores, mas o que assusta mesmo são asprojeções dos especialistas. Calcula-se que o número de portadoresde algum distúrbio mental ao redor do mundo, incluindo Alzheimer,dobrará a cada vinte anos, ou seja, em 2015 teremos 65 milhões e 115milhões em 2050, sendo que a maior parte estará nos países pobres.

Por outro lado, cresce a cada dia a expectativa de vida no Brasil,

Mais vida em nossos anos,mesmo enfrentando o Alzheimer

aumentando, gradativamente, a população com mais de 65 anos. Estima-se que nos próximos 20 anos passaremosde 6,7 para 13,3 milhões de pessoas com mais de 65 anos.

Mas será que todos os males que afetam os idosos fazem parte do envelhecimento normal? E se o povo estáganhando mais anos em nossa vida, pode também ganhar mais vida nesses anos?

Em primeiro lugar, temos de buscar melhor qualidade de vida para nossas crianças, para nossos jovens, paranossos adultos e idosos, e, fechando o cerco, exatamente para chegarmos aonde chegamos começarmos, paranossas gestantes. Claro, a criança que gozar de uma de vida de qualidade chegará saudável à fase adulta, geraránovos filhos saudáveis e saudável será na terceira idade. Por isso tudo tem de começar pelas mamães na gestação.Só assim poderemos garantir mais vida nesses anos que estão sendo conquistados nas vidas de nossos idosos.Por ora, temos mesmo é que remediar: acudir estas pessoas nos seus sofrimentos seja qual for o seu mal. Mas dapara remediar bem, melhorando um pouco a qualidade de vida, apesar das doenças. Em muitos municípios asprefeituras trabalham programas sociais que visam tirar os idosos da ociosidade, levando-os para passeios, jogosetc. Até concurso de miss já se realiza com nossas idosas que voltam a ser adolescentes, se vestindo e se pintandocom todo o entusiasmo, da melhor forma possível, em busca da beleza que lhe dará o primeiro lugar. Mas estaqualidade de vida precisa chegar aos lares dos idosos ou onde existir pelo menos um idoso.

No entanto, tudo o que vemos são iniciativas isoladas. Precisamos, de forma urgente, estabelecer uma políticapública para a terceira idade que alcance o ser humano de forma integral, apoiando o idoso em todas as suasnecessidades.

Page 3: artigos

O Senador Hélio Costa, ex-ministro dasComunicações do Governo Lula esteve emValadares para anunciar sua pré-candidatura aoGoverno do Estado pelo PMDB, com apoio doPT. Reunião de lideranças em Brasília asseguroupalanque único em Minas Gerais para DilmaRussef (PT), pré-candidata à Presidência e HélioCosta (PMDB), pré-candidato ao Governo deMinas. Fernando Pimentel e Patrus Ananias,ambos do PT, são hoje pré-candidatos a vice-governador de Minas e Senado, posições ainda aserem definidas.

Hélio Costa pisou o solo valadarense sob aégide de duas lideranças incontestáveis na cidade,os deputados federais Leonardo Quintão(PMDB) e Leonardo Monteiro (PT). Os doisparlamentares festejaram a união PMDB-PT eacompanharam Costa em todos os seus contatos.Estava prevista uma caminhada pelo Centro dacidade, mas o mau tempo limitou as ações doSenador a contatos com a imprensa.

Costa portou-se como um experiente político,dos mais capacitados para governar o Estado deMinas Gerais. Usou de muita franqueza ao falarde projetos frustrados como o da Aracruz ouaudaciosos para Valadares como o gasoduto:“Isso um Governador resolve por telefone”, disse,ressaltando que caso o atual Governo não tenhafeito até 1º de janeiro, ele o fará, como sócio

Lideranças

majoritário que o Governo do Estado é daGasmig, em telefonema para o Presidente daPetrobrás, o sócio gestor da estatal mineira,dizendo que quer o gasoduto até Valadares. EHélio Costa está acobertado de razão quandofala em usar o poder de decisão e influência deum Governante. Na maioria das vezes ficamospresos demais aos pareceres técnicos. Semdúvida alguma, são de fundamental importânciapara que não cometamos erros, ou seja, umparecer técnico deve nos indicar quais estruturasou condições faltam e que comprometem aviabilidade um negócio, mas, nunca inviabilizar onegócio. Outros técnicos podem perfeitamentenos indicar onde estão as condições necessáriasinexistentes apontadas no parecer anterior.

Hélio Costa também é conhecedor profundodos problemas de Valadares e região Leste. Temamigos verdadeiros em nossa cidade como fezquestão de citar por diversas o nosso nome(Renato Fraga – Vice-Presidente do PMDB), ode Ronaldo Perim, Presidente do PMDB eEdison Gualberto, Presidente do Sistema Lestede Comunicação, e, claro, dos deputadosLeonardo Quintão e Leonardo Monteiro. Emsendo eleito, com certeza Valadares e todo oLeste de Minas vai ganhar muito.

recebem pré-candidato

HÉLIO COSTA

Page 4: artigos

Estima-se que em todo o mundo existem 2.2milhões de crianças vivendo em abrigos. Naqualidade de presidente licenciado daSOMIREHU – Sociedade Missionária deRecuperação Humana – reconheço que por maisqualificada que seja a instituição, nada podesubstituir uma família de verdade. NaSOMIREHU, diretores e funcionários fazempelas crianças institucionalizadas o que fazemospor nossos filhos. Por exemplo, são levadas parapasseios em shopping, na praia, em restaurantesfreqüentados pela alta sociedade etc. Mesmoassim, como responsáveis por estas crianças, emque pese o esforço individual de cada umsabemos de nossas limitações como família.

No entanto, sabemos também que milhões decrianças fogem de casa por causa da violência eabuso. E que a cada ano 6 milhões sofrem deviolência extrema e 80 mil morrem em suaspróprias casas.

Isso nos leva à conclusão de que as políticasde proteção e defesa da criança e do adolescentee os programas sociais já estabelecidos pelospoderes constituídos ainda não são suficientespara resolver o problema. Ou seja, urge anecessidade de uma política voltada para ofortalecimento da instituição chamada família. Issopassa por um processo completamente inovadorna disciplina de filhos. A violência, como ocorreno Brasil, só complica mais a situação; a proteçãoextrema, como ocorre nos Estados Unidos, ondea polícia chega em minutos se receber denúnciade algum pai que esteja simplesmente exagerandona voz com seu filho também não vale. Senão

Uma política paraa instituição

FAMÍLIAteríamos só bons exemplos de onde saem ospiores.

Em primeiro lugar precisamos começar pelaeducação. Das 700 milhões de crianças domundo que deveriam freqüentar as escolasprimárias hoje, aproximadamente 121 milhõesnão têm esse direito respeitado, faltando-lhes odinheiro para o transporte, o uniforme, o materialescolar, ou, simplesmente tiveram o tempodesviado para outros fins como o trabalho infantil,a ociosidade e até mesmo a criminalidade porfalta de disciplina familiar. Em que pese osprogramas sociais, 27 mil crianças morremdiariamente por causa da fome ou de doençasevitáveis, e 100 milhões de crianças vivem outrabalham nas ruas. Outro fato estarrecedor é que2,1 milhões de pessoas menores de 15 anos deidade estavam com HIV em 2008. E cerca de 2milhões de crianças foram afetadas pelosterremotos no Haiti, em janeiro de 2010.

Curiosamente, principalmente no Brasil, amaioria dos fatores supracitados já é combatidapor algum tipo de programa governamental, àexceção da estruturação da instituição família quepassa pela questão financeira, mas, acima de tudoestá na estabilidade entre marido e mulher, nacultura de relacionamento entre criança,adolescente, jovem e adulto, e homens emulheres. O caso Izabella, por exemplo, não foimotivado por questão financeira. Em primeirolugar, ela convivia com uma situação muitocomum, os conflitos de ex-marido, ex-mulher emadrasta.

Além de fortalecer as políticas sociais,corrigindo suas falhas, necessitamos de umapolítica familiar. A Escola de Pais, projetoliderado pela Igreja Católica, com adesão devárias igrejas evangélicas pode ser a luz no fim dotúnel.

Page 5: artigos

O trânsito em Valadares está merecendo umaação especial por parte de nossas

autoridades. No decorrer da semana toma-mos conhecimento de que um prudente (?) cami-nhoneiro, ao ser ultrapassado por um motoqueirodesses tipo SAI DA FRENTE, abriu passagem.Evitou o acidente com o motoqueiro, ou que estese acidentasse com outro veículo que vinha no sen-tido oposto, mas, ao pegar o acostamento atrope-lou e matou uma jovem de 16 que ia no mesmosentido de bicicleta. A mãe, que estava na garupada bicicleta, ao ver a filha morta debaixo do cami-nhão não suportou e desmaiou.

Temos conhecimento de várias outras barba-ridades de nosso trânsito. Uma senhora, bem cau-telosa no volante, tentava sair do anel rodoviáriopara uma pista da BR-116 e decidiu esperar a pas-sagem de uma moto, apesar de que tal veículo vi-nha praticamente na outra pista, ou seja, a manobraera perfeitamente viável. No entanto, quando a“moto” passou, a mulher quase morreu de susto.Era um gigantesco caminhão com apenas o farolesquerdo funcionando!

E não é só este caminhão que já foi visto anoite só com um farol, que na velocidade do trânsi-to engana qualquer um. No trecho Alpercata-Valadares já foram vistos, recentemente, dois car-ros, um caminhão e outro de passeio, somente comum farol. Se no caso relatado acima a motoristativesse confiado na impressão que teve, e entra paraa pista pensando que o espaço era suficiente paraseu carro e a “moto”, com certeza, não teria tidooportunidade de nos explicar o risco que é um ca-minhão sem farol.

Mas os problemas de trânsito não se limitam a isso. São muitos os valadarenses que já tiveram suasvidas ceifadas em acidentes envolvendo animais na pista. E na BR-116, perímetro urbano – Vila Isa –todos os dias após 21h uma vaquinha pode ser vista pastando tranquilamente, próximo à Polícia Rodovi-ária Federal. O mais grave de nossos problemas de trânsito é que eles envolvem toda a sociedade e já sãotratados com pessimismo. Ninguém acredita mais que possa ocorrer uma conscientização dos motoristas,motoqueiros e ciclistas. Mas alguma coisa precisa ser feita. Que o nosso Fórum Permanente de Trânsitoinicie discussões a respeito. Com certeza, surgirão muitas idéias para o trânsito que necessita de muitasações.

O trânsito em Valadares

Page 6: artigos

Valadares está cheia de orgulho de nossa querida PanteraCor de Raça. Também pudera! Estas vitórias espetaculares,independentemente do que vier a partir de agora, ficarão parasempre em nossas memórias. Parabéns Edvaldo Soares etoda sua equipe. Parabéns aos jogadores que com muita raçaestão honrando a cidade e nosso tradicional Democrata

Confesso nunca ter imaginado o Esporte ClubeDemocrata vencendo o Cruzeiro como foi naquele brilhantejogo, e de forma tão marcante, uma virada inesquecível parao nosso time. A propósito, este time está com pinta decampeão, pois se acostumou a vencer seus jogos de virada.Isso nos inspira a uma confiança absoluta e nos dá a certezade que qualquer que seja a situação em uma partida enquantoo juiz não der o apito final o time não se entregará. Tambémnão podemos deixar de dar os parabéns a esta torcidamaravilhosa que deixa nossos jogadores envenenados.

Agora, mais do que nunca temos de caminhar de mãosdadas com nossos heróis para vencer o Galo. O time jáprovou que tem capacidade para isso e, com certeza, até o

Vamos ao título09/04/2010

mais fanático atleticano estará nos dando as mãos para esta batalha. E assimiremos até o título. Confio tanta nesta torcida como no time. Estamos, sim, emperfeitas condições de ser o campeão.

O Democrata pode não ter a melhor campanha do campeonato, afinal ficouatrás do Cruzeiro, mas é dono absoluto da campanha de mais brilho. Nossasvitórias foram mais emocionantes, inclusive, sobre o próprio Cruzeiro.

Ao ver, no Fantástico de domingo passado, a virada sobre o Vila Nova,em Nova Lima, me lembrei das palavras do deputado federal, LeonardoQuintão (PMDB), esse parceiro firme do esporte valadarense, quando dasfestividades do aniversário do Democrata, que nos convidou a apoiar o time,pois, dizia ele, o retorno é garantido. Fiquei a imaginar o quanto GovernadorValadares estava ganhando naquele momento de projeção nacional com areportagem e fiquei convencido. Tem razão o deputado em arregaçar asmangas e buscar em todas as fontes possíveis recursos para a grandiosa obrado estádio universitário de Valadares. Seu apelo aos demais políticos eempresários presentes àquela solenidade deve ter sido lembrado por todosnaqueles momentos de glória de nossa cidade durante os gols do Fantástico.Valeu a pena Edvaldo Soares os muitos sacrifícios, dos quais somostestemunhas, que sua pessoa fez em busca de apoios ao Esporte ClubeDemocrata. E, com certeza, valerá ainda muito mais. Vamos firmes embuscade mais vitórias.

Page 7: artigos

Licenciado da Presidência do Hospital Bom Samaritano, noúltimo dia 1º, com o objetivo de colocar meu nome àdisposição do partido para a possível candidatura nas

eleições de outubro próximo, fui substituído pelo competentemédico, Dr. Rui Moreira de Carvalho. No dia 5 o HospitalSamaritano realizou o lançamento da Pedra Fundamental paraconstrução do Pronto Atendimento da região do Vila Isa.

Não tenho dúvidas do benefício que esta obra desencadeará paraessa importante região de Valadares. Já dotada de várias agênciasbancárias, de um número expressivo de empresas de grande porte,de boa infra-estrutura educacional, de um comércio ativo, de umexcelente serviço de segurança pública, inclusive é sede do 43ºBatalhão da Polícia Militar, o Vila Isa já sonhou muito, e sonha devez em quando, em ser cidade. E o sonho de ampliação do

Um sonho que viabilizará outros sonhos

Na foto algumas das autoridades presentes à solenidade de lançamento da Pedra Fundamentalpara construção do Pronto Atendimento: Dr. Pedro Vieira, diretor do serviço de oncologia; Dr. RuiMoreira, presidente interino da Beneficência Social Bom Samaritano; deputado federal, LeonardoQuntão; Coronel Siqueira, Comandante do 6o Batalhão de Polícia Militar; Renato Fraga, presidentelicenciado da BSBS; e vereador Cabo Gladston

Page 8: artigos

Hospital Bom Samaritano, fortalece ainda mais a região. Talvezseja a última coisa que faltava ao bairro para que possa perseguirseu objetivo.

Mas outros sonhos também serão realizados com mais facilidadecom a ampliação do Samaritano. Nossa faculdade de medicinavirá, com certeza. A Univale já qualificou o Samaritano comoHospital Escola. Não há dúvidas que o Pronto Atendimento tornao projeto ainda mais viável.

Nosso Hospital ficará apto a atender os casos emergenciais devárias outras prósperas regiões de Valadares como Jardim Pérola,Santa Rita, Santa Paula etc, isso sem falar nos casos que virão decidades como Alpercata, Itanhomi e regiões. Alivia-se o estressedo Hospital Municipal e promove um atendimento mais rápido, oque é de extrema necessidade para se salvar uma vida nos casosde muita gravidade.

Contamos com ilustres presenças na solenidade, de pessoas queacreditam no projeto. Somos gratos a todos pelo apoio. Mesmoestando licenciado, não medirei esforços para ajudar os atuaisdiretores a darem continuidade aos trabalhos, buscando o apoiopolítico necessário. O deputado federal, Leonardo Quintão(PMDB) já está empenhado em apoiar a iniciativa. Ele sempreesteve ao lado da saúde de Governador Valadares, viabilizou noano passado o credenciamento do hospital perante o SUS para oserviço de oncologia.

E assim, um hospital que conforme os projetos e condições daépoca em que assumi a presidência pela primeira vez, em 1987,que demoraria mais de 800 anos para ser implantado baseado norecurso existente à época, que era da ordem de R$ 3 mil por mês,já está funcionando, sempre na vanguarda em busca do que demais sofisticado existe na medicina, será em breve o maiorhospital da região tanto na complexidade de atendimentos comono aspecto físico.

Page 9: artigos

A sociedade tem sido afetada por vários problemas econômicos e sociais quedestroem a instituição família, ou seja, o ser humano perde o norte de seus ideais. Eenquanto muitos políticos trabalham diuturnamente com ações diversificadas, que visamtão somente o bem estar social, outros aderem a movimentos contrários e hipotecamapoio, com iniciativa própria ou votando a favor de projetos que liberam o uso dedrogas nocivas ao ser humano.

O uso e o tráfico de drogas, por exemplo, é responsável por atrocidadesinimagináveis. Somente quem sofre o problema, tendo um viciado na família é que sabea ameaça que o traficante representa e o mal que nos faz. “Ah! Mas é só usuário! Temde ser tratado de forma diferenciada!”, argumentam os defensores do mal, mas só existeo traficante por que tem consumidor. No mundo da economia muitos profissionais deuma hora para outra precisam mudar de ramo por perder a sua clientela para os meiostecnológicos. E por que o traficante ainda existe e cada vez mais forte?

Sou defensor de que haja, sim, uma alteração na legislação, mas para endurecerainda mais o combate ao traficante, e, também, ao usuário (que é uma vítima do proces-so). Quem nunca assistiu uma reportagem mostrando os sofrimentos de pais com seusfilhos, vencidos, pois já não encontram mais uma saída? Não enxergam mais a pista deretorno...

São dramas dos mais tristes, só quem tem o mínimo de sensibilidade pode ainda seposicionar favorável ao crime.

Portanto, é necessário unir toda a sociedade no combate às drogas, seja ela oálcool, o fumo, a maconha, o chá do Santo Daime, a cocaína, LSD e outras, pois sãoelas responsáveis pela destruição de muitas famílias. Além disso geram despesas para oSistema de Saúde muito acima do que se gasta na promoção da saúde. Basta dizer queacidentes de trânsito são resultados, por muitas vezes, de motoristas embriagados.Portanto, as drogas fazem vítimas permanentes, lotam os hospitais públicos e congestio-nam a Justiça, estendendo assim assim seus prejuízos a outras pessoas que nem seenvolvem com esse mundo criminal.

D R O G A SPrecisamos alterar a lei, mas paraendurecer ainda mais o combate

22/04/2010