arteterapeuta - s3.amazonaws.com · parte i - arteterapeuta 01 - podemos definir arteterapia como:...

6
ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DO CHAPÉU * ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE * Neste Caderno de Questões, você encontra: - 28 questões ESPECÍFICAS - 12 questões de Português * Só inicie a prova após a autorização do Fiscal de Sala. * Duração da prova: 3 horas. O Candidato só poderá retirar-se do recinto das provas após 02 horas, contadas a partir do seu efetivo início. * O candidato só terá o direito de levar o caderno de prova após 02:30 horas do início dos trabalhos, e deixará apenas o Cartão de Respostas. * Caso o candidato opte em sair antes de 02:30 horas do início dos trabalhos; NÃO será permitido a anotação do gabarito seja qual for a forma. * Os Fiscais de Sala não estão autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resolução das questões; esta tarefa é obrigação do candidato. * Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de quaisquer equipamentos eletrônicos. * O candidato receberá do Fiscal de Sala, 01 (hum) Cartão de Respostas correspondente às questões objetivas. * Assinale apenas uma opção em cada questão. Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas. * O seu Cartão de Respostas é pessoal e insubstituível. Portanto, CUIDADO, não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em hipótese alguma ele será substituído, salvo por erro do fiscal ou por falha de impressão. Confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assinale no local indicado. * A assinatura no Cartão de Respostas é obrigatória. Assine o seu Cartão de Respostas (Gabarito). Cartão de Respostas sem assinatura acarretará na desclassificação do candidato. * O Gabarito desta prova estará disponível no dia 05/03/2018, no site www.conpass.com.br. * Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questão, o candidato deve seguir as orientações constantes da Cláusula XI do Edital do Processo Seletivo Público nº 001/2017 da PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DO CHAPÉU, de 26/12/2017. * Após o término da prova, o candidato deverá deixar a sala e em hipótese alguma poderá permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma. BOA PROVA!! PROCESSO SELETIVO PROVA PARA CARGO DE: ARTETERAPEUTA

Upload: nguyenthuy

Post on 30-Jul-2018

223 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ARTETERAPEUTA - s3.amazonaws.com · PARTE I - ARTETERAPEUTA 01 - Podemos definir arteterapia como: A) A arteterapia é uma abordagem terapêutica da psicologia humanista. B) Arteterapia

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DO CHAPÉU

* ATENÇÃO - CONFIRA SE ESTA PROVA CORRESPONDE AO CARGO QUE VOCÊ CONCORRE

* Neste Caderno de Questões, você encontra: - 28 questões ESPECÍFICAS - 12 questões de Português * Só inicie a prova após a autorização do Fiscal de Sala. * Duração da prova: 3 horas. O Candidato só poderá retirar-se do recinto das provas após 02 horas, contadas a partir do seu efetivo início. * O candidato só terá o direito de levar o caderno de prova após 02:30 horas do início dos trabalhos, e deixará apenas o Cartão de Respostas. * Caso o candidato opte em sair antes de 02:30 horas do início dos trabalhos; NÃO será permitido a anotação do gabarito seja qual for a forma. * Os Fiscais de Sala não estão autorizados a prestar quaisquer esclarecimentos sobre a resolução das questões; esta tarefa é obrigação do candidato. * Não é permitido que os candidatos se comuniquem entre si. É proibida também a utilização de quaisquer equipamentos eletrônicos. * O candidato receberá do Fiscal de Sala, 01 (hum) Cartão de Respostas correspondente às questões objetivas. * Assinale apenas uma opção em cada questão. Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas. * O seu Cartão de Respostas é pessoal e insubstituível. Portanto, CUIDADO, não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em hipótese alguma ele será substituído, salvo por erro do fiscal ou por falha de impressão. Confira seus dados, leia as instruções para seu preenchimento e assinale no local indicado. * A assinatura no Cartão de Respostas é obrigatória. Assine o seu Cartão de Respostas (Gabarito). Cartão de Respostas sem assinatura acarretará na desclassificação do candidato. * O Gabarito desta prova estará disponível no dia 05/03/2018, no site www.conpass.com.br. * Para exercer o direito de recorrer contra qualquer questão, o candidato deve seguir as orientações constantes da Cláusula XI do Edital do Processo Seletivo Público nº 001/2017 da PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DO CHAPÉU, de 26/12/2017. * Após o término da prova, o candidato deverá deixar a sala e em hipótese alguma poderá permanecer no estabelecimento onde realizou a mesma.

BOA PROVA!!

PROCESSO SELETIVO PROVA PARA CARGO DE:

ARTETERAPEUTA

Page 2: ARTETERAPEUTA - s3.amazonaws.com · PARTE I - ARTETERAPEUTA 01 - Podemos definir arteterapia como: A) A arteterapia é uma abordagem terapêutica da psicologia humanista. B) Arteterapia

PARTE I - ARTETERAPEUTA 01 - Podemos definir arteterapia como:

A) A arteterapia é uma abordagem terapêutica da psicologia humanista.

B) Arteterapia é uma psicoterapia de base exclusivamente junguiana.

C) A arteterapia é a prática de artesanato na qual a pessoa se sente bem.

D) A arteterapia é um processo terapêutico que constitui-se como uma área de convergência de saberes e que, a partir das linguagens expressivas da arte, facilita a expressão do potencial criativo.

E) A arteterapia é a aprendizagem de diversas técnicas de artes plásticas como desenho, pintura, colagem, escultura com o objetivo de cura emocional.

02 - Durante sessões de arteterapia, individuais ou em grupo, o foco deve ser:

A) O significado interpretado pelo terapeuta dos desenhos e das cores utilizados pelos pacientes.

B) A obra de arte como produto final. C) O processo vivido pela pessoa durante o fazer

artístico. D) O conhecimento artístico desenvolvido pelo

paciente. E) Produzir obras com a finalidade de participar de

exposições. 03 - Sobre o relato clínico abaixo, marque a alternativa correta quanto a atitude do terapeuta. Ariadne é uma adolescente de quatorze anos. Há seis meses foi diagnosticada com depressão e iniciou um processo de psicoterapia e arteterapia. Na última sessão do ano o arteterapeuta sugeriu que ela colocasse em um desenho como ela poderia alar desses últimos seis meses e como ela se sente agora. Ariadne desenhou, com lápis preto, vários monstros e vampiros. No centro do desenho desenhou uma moça deitada no chão e uma mancha vermelha.

A) O arteterapeuta conclui que a menina continua muito deprimida

B) O arteterapeuta pede que Ariadne fale sobre o trabalho.

C) O arteteterapeuta interpreta o desenho supondo que ela esteja com medo e que estes monstros são uma metáfora para os seus monstros internos.

D) O arteterapeuta pergunta se a moça morta com sangue no desenho é ela.

E) O arteterapeuta sugere que ela utilize cores mais alegres em seu desenho.

04 - A arteterapia pode trabalhar a partir de diversas técnicas das artes visuais. Sobre colagem podemos dizer:

A) É uma técnica importante porém complexa, por isto não deve ser utilizada com crianças menores de dez anos.

B) Por trabalhar com imagens que já existem não favorece, significativamente, o desenvolvimento do processo criativo

C) É uma técnica expressiva adequada para trabalhos em grupo sendo ineficaz em sessões individuais.

D) Em arteterapia é uma técnica que deve ser pura e não deve ser integrada com outros materiais como giz de cera, tinta, canetas hidrocor.

E) É uma possibilidade expressiva que facilita integrar partes de imagens já existentes, construindo uma nova imagem. Podendo, a partir daí acreditar que é possível construir este novo também na vida cotidiana.

05 - Sobre a fotografia no trabalho arteterapêutico podemos dizer:

A) A fotografia exige um conhecimento técnico específico e complexo, por isto não é recomendada para arteterapia.

B) Fotos resgatam memórias, recuperam percursos cronológicos e existenciais, sendo um rico recurso em arteterapia.

C) Somente o trabalho com a câmera pinhole, pela sua construção artesanal, tem valor terapêutico.

D) Não faz parte das técnicas utilizadas por arteterapeutas com idosos.

E) É um recurso muito caro, não sendo recomendado para o trabalho social.

06 - Sobre criatividade é equivocado dizer:

A) É um potencial inerente ao ser humano e a sua expressão é uma necessidade.

B) Criatividade é uma característica de personalidade. Algumas pessoas são criativas, outras não.

C) Criar tem relação com improvisar. Não importa o que estejamos criando. Pode ser arte, pode ser um prato culinário. Quando criamos nem tudo pode ser planejado, quando criamos improvisamos seguindo o fluir do tempo.

D) A mente criativa brinca com os objetos que ama. O pintor brinca com a cor, por exemplo. As pessoas que brincam estão mais aptas a se adaptarem a mudanças de contexto e condições.

E) Através da terapia pela arte podemos facilitar a expressão do processo criativo.

07 - Sobre Nise da Silveira, pioneira no trabalho com arte com fins terapêuticos podemos dizer:

A) Montou o primeiro CAPS do Rio de Janeiro. B) Passou a utilizar com os pacientes esquizofrênicos a

pintura a partir de um referencial da Gestalt-terapia. C) Desenvolveu, no hospital-dia no Rio de Janeiro, o

primeiro trabalho de dançaterapia a ser conhecido no Brasil.

D) Trabalhou no Centro Psiquiátrico Engenho de Dentro no Rio de Janeiro não aceitando a terapêutica psiquiátrica vigente na época.

E) Evitou que seus pacientes participassem de exposições de arte.

08 - Sobre os objetivos da arteterapia é equivocado dizer:

A) Facilitar o desenvolvimento da autoestima dos indivíduos.

B) Desenvolver Novas formas de expressão. C) Ensinar técnicas artísticas a fim de desenvolver talento

e formar artistas. D) Expandir a imaginação. E) Facilitar a auto-expressão do indivíduo.

Page 3: ARTETERAPEUTA - s3.amazonaws.com · PARTE I - ARTETERAPEUTA 01 - Podemos definir arteterapia como: A) A arteterapia é uma abordagem terapêutica da psicologia humanista. B) Arteterapia

09 - Sobre símbolos marque a resposta errada: A) Os símbolos são exclusivamente de ordem da

consciência e individuais. Cada pessoa simboliza, apenas, a partir da sua história de vida.

B) A psique produz de forma espontânea mitos e imagens mitológicas nas mais diversas situações.

C) O mito tem como matéria prima os arquétipo e as imagens arquetípicas, os símbolos neles contidos podem ser elementos facilitadores da integração de conteúdos inconscientes.

D) O mesmo elemento ou temática pode apresentar-se em mitos diferentes em culturas diversas. Por exemplo podemos encontrar histórias de morte e renascimento no mito da Fênix, no mito de Prometeu e no mito do orixá Oxóssi.

E) Segundo Jung a importância dos mitos encontra-se em seu poder de tornar disponível ao indivíduo um encontro simbólico consigo mesmo

10 - Com relação a materiais expressivos de tecelagem como tricô, crochê e bordado podemos dizer.

A) Pode facilitar a expressão sendo possível fazer uma analogia entre os fios que tecem o trabalho e os fios que tecemos na vida.

B) É inadequado para trabalhos com grupos que tenham participantes do sexo masculino.

C) É evitado no trabalho com crianças, segundo a escola antroposófica, uma vez que a criança pode se machucar durante o manuseio de agulhas.

D) Oferece pouca possibilidade de expressão. E) É um trabalho de interessante potencial expressivo

exclusivamente com grupos de mulheres da terceira idade.

11 - Observamos que é crescente o trabalho com arteterapia no sistema público tanto na saúde quanto na assistência. Comumente verificamos que os trabalhos são realizados em grupo. Sobre o que nos leva a trabalhar em grupo é equivocado dizer:

A) Muito do aprendizado social é realizado em grupos, desta forma o trabalho grupal fornece um contexto pertinente para a prática deste aprendizado.

B) Pessoas com necessidades semelhantes podem apoiar-se mutuamente ajudando umas às outras.

C) Os integrantes de um grupo podem aprender com o feedback dos outros.

D) Os integrantes de um grupo podem experimentar novos papéis ao ver a reação dos outros e podem ser apoiados ou reforçados nisto.

E) Trabalhamos em grupo devido a alta demanda. Desta forma, embora o atendimento individual muitas vezes seja mais adequado, montamos grupos, prioritariamente, a fim de atender mais pessoas.

12 - O trabalho com arte na saúde mental não visa a participação em exposições ou entrada dos pacientes no mundo da crítica de arte. No entanto, alguns críticos de arte reconhecem o valor artístico trabalho de pacientes, reconhecidos, então, como artistas. Foi paciente de hospital mental por anos e é um artista reconhecido já tendo suas obras expostas, inclusive, na Bienal de São Paulo.

A) Arthur Bispo do Rosário B) Marina de Botas C) Rosângela Renó D) Cildo Meireles E) Cândido Portinari

13 - Quem desenvolveu os primeiros estudos envolvendo arte e terapia?

A) Nise da Silveira B) Natalie Rogers C) Ângela Philippini D) Margareth Naumburg E) Janie Rhyne

14 - “Círculo mágico, símbolo do centro, da meta e do si mesmo, enquanto totalidade psíquica, de centralização da personalidade e da produção de um centro novo.” Irene Gaeta Arcuri A definição apresentada corresponde ao conceito de:

A) Ego B) Mandala C) Arquetipo D) Desenho terapêutico E) Individuação

15 - De acordo com Violet Oaklander, o terapeuta precisa fornecer à criança métodos para ajudá-la a conhecer seu corpo, sentir-se à vontade nele e aprender a usá-lo. Nesse contexto, um elemento essencial a ser trabalhado pelo Arteterapeuta é:

A) A consciência corporal da criança B) A escrita criativa C) A música de roda no trabalho grupal D) A árvore genealógica da criança E) O processo inconsciente da criança.

16 - “(...) o sujeito é compreendido como um sistema aberto, em constante desenvolvimento e crescimento em função de trocas criativas com o ambiente; ou seja, ele é um ser relacional que interage com o mundo. As funções de contato, mecanismos que o indivíduo dispõe para se relacionar com o campo, são sempre criativas na medida em que lidam com o novo. Ao longo desses processos de contato o indivíduo vai respondendo às informações, sensações e percepções decorrentes das trocas com o sistema, e isso é chamado de auto-regulação organísmica. Os ajustamentos que o sujeito precisa fazer para experimentar o mundo são sempre criativos porque se referem a uma assimilação constante entre o novo e o já conhecido” Selma Ciornai O texto acima refere-se a qual vertente terapêutica?

A) Abordagem Centrada na Pessoa B) Psicanálise C) Psicologia Analítica D) Gestalt-terapia E) Psicologia Transpessoal

17 - Desenvolveu a arteterapia a partir do referencial da Abordagem Centrada na Pessoa:

A) Selma Ciornai B) Alejandro Reisin C) Lígia Diniz D) Nise da Silveira E) Natalie Rogers

Page 4: ARTETERAPEUTA - s3.amazonaws.com · PARTE I - ARTETERAPEUTA 01 - Podemos definir arteterapia como: A) A arteterapia é uma abordagem terapêutica da psicologia humanista. B) Arteterapia

18 - “[...] O conhecimento íntimo da forma como o indivíduo se remodela a si mesmo na relação terapêutica, com originalidade e com uma destreza efetiva, provoca em nós uma confiança nas potencialidades criativas de todos os indivíduos.” Esta visão que criatividade corresponde a qual das teorias abaixo:

A) Pedagogia Antroposófica B) Psicanálise Existencial C) Psicologia Transpessoal D) Análise do Comportamento E) Abordagem centrada na Pessoa

19 - Considerando os direitos da pessoa com Transtorno Mental segundo a Lei Federal nº 10.216/2001 marque a alternativa incorreta:

A) Ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, de acordo com suas necessidades.

B) Ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de bene ciar sua saúde, para alcançar sua recuperação pela inclusão na família, no trabalho e na comunidade.

C) Ter direito à presença médica, mensal, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização sem sua concordância.

D) Ter garantia de sigilo nas informações prestadas E) Ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis.

20 - [É neste processo] que o indivíduo aguça e percebe tanto os sentidos como as relações de significado que estabelece entre eles, que tanto experiência como percebe a forma com que organiza suas experiências, e é por isso que processo contínuos (...) são sempre acompanhados de novas informações, isto é da formação de figuras que criam um novo saber” Selma Ciornai No texto acima a autora se refere ao conceito de:

A) suporte B) campo vital C) awareness D) tendência atualizante E) congruência

21 - O trabalho corporal integra a arteterapia como forma de expressão. Neste sentido é equivocado dizer.

A) Somente a dança, por ser uma linguagem expressiva da arte, é um trabalho corporal válido na arteterapia.

B) Exercícios de respiração são um caminho para o relaxamento e podem ser utilizados em sessões de arteterapia.

C) Os processos criativos associados ao trabalho corporal podem favorecer o caminho de autoconhecimento.

D) Brincadeiras e jogos podem ser associados à trabalhos de artes visuais em sessões de arteterapia.

E) O trabalho corporal e artístico juntos ajudam a resgatar sentimentos profundos, por vezes, escondidos.

22 - As sessões de arte terapia em grupo buscam

A) Ser um ateliê de aprendizagem de arte. B) Facilitar a expressão e a relação consigo mesmo e com

o outro. C) Ser uma psicoterapia verbal em grupo. D) Aprimorar os conhecimentos artísticos que os

participantes devem ter previamente. E) Confeccionar obras para venda.

23 - Sobre rituais na visão da psicologia analítica podemos dizer:

A) Constituem represas para conter os perigos do inconsciente.

B) São experiências exclusivas do homem arcaico, sendo desnecessárias hoje.

C) Nas expressões artísticas não encontramos formas de rituais presentes ou expressas.

D) Apenas cerimônias complexamente elaboradas são consideradas rituais.

E) Os rituais tem apenas características da cultura específica a qual pertence, não manifestando o inconsciente coletivo.

24 - Sobre o perfil do arteterapeuta é essencial:

A) Ser artista profissional. B) Ser diretivo e despótico no processo. C) Ter empatia, ser receptivo e comunicativo; D) Tentar interpretar a produção dos trabalhos dos

clientes E) Desnecessário ter um marco teórico delimitado a

partir de onde trabalha. 25 - Ainda sobre o perfil do arteterapeuta, assinale a opção com características negativas do mesmo:

A) Ter paciência, ser bom ouvinte. B) Ser aberto e sensível C) Ser observador e ter uma visão integral do sujeito

como corpo-mente-alma. D) Ter facilidade de estabelecer vínculos. E) Focar no produto final em detrimento do processo.

26 - A arteterapeuta pode orientar-se por marcos teóricos diferentes. O trecho a seguir é refere-se a conceitos de qual vertente? “(...) o instrumental do qual o indivíduo dispõe para ir ao encontro com a realidade, sentir, avaliar, selecionar e responder ao que está a sua volta são as funções de contato, sendo que todo contato é criativo, pois lida com o novo (Ciornai, 1994). Todo contato implica em mudança, e ao lidar com a realidade como tal, o indivíduo se depara invariavelmente com situações e contextos novos que invariavelmente implicam em uma nova concepção.” Mariane Coimbra Silva

A) Gestalt-terapia B) Psicologia Transpessoal C) Psicologia Analítica D) Psicanálise E) Antroposofia

27 - São elementos dos Fundamentos da Linguagem Visual: linha, plano, cor, volume e luz. Cada elemento expressa predominantemente determinadas características. A emoção é predominantemente expressa pelo elemento:

A) luz B) linha C) plano D) cor E) volume

Page 5: ARTETERAPEUTA - s3.amazonaws.com · PARTE I - ARTETERAPEUTA 01 - Podemos definir arteterapia como: A) A arteterapia é uma abordagem terapêutica da psicologia humanista. B) Arteterapia

28 - É essencial ao arteterapeuta experimentar consigo mesmo as proposições artísticas que irá propor e buscar seu próprio caminho de autoconhecimento. A qual vertente psicológica se refere a citação abaixo? “ninguém pode levar ninguém além do lugar onde conseguiu chegar(...)”

A) Psicanálise Existencial B) Logoterapia C) Análise do Comportamento D) Psicologia Analítica E) Psicologia Experimental

PARTE II - PORTUGUÊS

As questões 29 e 30 referem-se ao texto seguinte:

Leia os seguintes versos de uma canção de Luís Gonzaga e Zé Dantas criada em 1953:

Vozes da seca

Seu doutô os nordestino têm muita gratidão Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão Mas doutô uma esmola a um homem qui é são Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão É por isso que pidimo proteção a vosmicê Home pur nóis escuído para as rédias do pudê Pois doutô dos vinte estado temos oito sem chovê Veja bem, quase a metade do Brasil tá sem cumê Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage Se o doutô fizer assim salva o povo do sertão Quando um dia a chuva vim, que riqueza pra nação! Nunca mais nóis pensa em seca, vai dá tudo nesse chão Como vê nosso distino mercê tem nas vossa mãos

(Disponível em: http://www.luizluagonzaga.mus.br/index.php?option=

com_content&task=view&id=180&Itemid=103. Acesso em: 20/5/2015.

© Universal Music Publishing MGB Brasil Ltda.)

29 - Das afirmações seguintes: I. O fato de muitas palavras da canção terem uma grafia não mais utilizada hoje em dia, isto é, correspondente ao português antigo, indica que ela foi escrita há muito tempo. II. Ainda que tenha sido escrita há mais de sessenta anos, ou seja, em 1953, a letra da canção trata de um tema extremamente atual. III. A letra da canção está escrita em uma variedade não padrão do português e ainda hoje muito presente na fala de um grande número de brasileiros.

A) Estão corretos apenas os itens I e II. B) Estão corretos apenas os itens I e III. C) Todos estão corretos. D) Apenas o item II está correto. E) Estão corretos apenas os itens II e III.

30 - De acordo com o texto, podemos afirmar quanto as características da população vitimada pela seca. I. Trata-se de pessoas que, embora miseráveis, mantêm seu orgulho pessoal e querem retribuir por meio do trabalho os benefícios que lhes sejam concedidos pelos governantes.

II. Trata-se de pessoas que não trabalham e esperam que as autoridades públicas resolvam seus problemas por meio de subsídio financeiro. III. Trata-se de pessoas trabalhadoras, que, em razão das condições adversas em que se encontram, não conseguem prosperar apenas por meio da disposição que têm para o trabalho.

A) Estão corretos os itens I e II. B) Estão corretos os itens II e III. C) Todos estão corretos. D) Estão corretos os itens I e III. E) Apenas o item III está correto.

A questão 31 refere-se ao poema seguinte:

Cais matutino

Mercado do peixe, mercado da aurora: Cantigas, apelos, pregões e risadas À proa dos barcos que chegam de fora.

Cordames e redes dormindo no fundo; À popa estendidas, as velas molhadas; Foi noite de chuva nos mares do mundo.

Pureza do largo, pureza da aurora. Há viscos de sangue no solo da feira. Se eu tivesse um barco, partiria agora.

O longe que aspiro no vento salgado Tem gosto de um corpo que cintila e cheira Para mim sozinho, num mar ignorado.

(In: Ítalo Moriconi, org. Os cem melhores poemas brasileiros do século.

Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 47.)

31 - Que palavras são responsáveis respectivamente, pelas sugestões visuais, sonoras, táteis e gustativas sobre o local?

A) sangue, risadas, gosto, molhadas B) aurora, cantigas, molhadas, salgado C) cintila, pregões, salgado, molhadas D) salgado, apelos, sangue, gosto E) sangue, gosto, molhadas, salgado

As questões 32 e 33 refere-se a tira seguinte:

32 - Identifique a figura de linguagem presente nos quadrinhos 1 e 2 da tira:

A) hipérbole B) metonímia C) eufemismo D) onomatopeia E) prosopopeia

Page 6: ARTETERAPEUTA - s3.amazonaws.com · PARTE I - ARTETERAPEUTA 01 - Podemos definir arteterapia como: A) A arteterapia é uma abordagem terapêutica da psicologia humanista. B) Arteterapia

33 - Analise as seguintes afirmações sobre a comunicação entre as personagens. I. A tira produz uma realidade machista da nossa sociedade, em que a mulher cumpre as tarefas domésticas, enquanto o homem cuida de seus interesses particulares. II. A mulher provavelmente não entende o que o homem disse, porque é muito idosa e já não consegue mais se comunicar com eficiência. III. A mulher certamente ouve a campainha e entende a ordem do homem, mas age de maneira a deixar clara sua discordância em relação à atitude dele.

A) Estão corretos os itens I e III. B) Estão corretos os itens I e II. C) Estão corretos os itens II e III. D) Todos estão corretos. E) Apenas o item I está correto.

34 - Identifique a alternativa cujo verbo destacado teve uso incorreto no particípio.

A) Justin Bieber é expulso de sítio arqueológico após tentar escalar ruína maia.

B) Guerra às drogas poderia ter prendido presidentes dos EUA, diz pesquisador.

C) Morre Nicholas Winton, conhecido por ter salvo dos nazistas 669 crianças.

D) Jovens transportando rifle e escopeta são presos em torneio de Pokémon nos EUA.

E) Nenhuma das respostas anteriores. As questões 35 e 36 referem-se ao anúncio seguinte:

35 - Das afirmações seguintes: I. A finalidade do texto é denunciar a situação da área de saúde daquele Estado, mostrando que o governo não destina mais verbas à saúde porque não prioriza essa área. II. Considerando a frase “Não é falta de recurso. É falta de prioridade”, podemos compreender através do enunciado principal que o governo prefere fazer uma festa popular com queima de fogos, a cuidar da área de saúde do Estado.

III. A conjunção “OU” no enunciado principal apresenta sentido de adição.

A) Estão corretos os itens I e II. B) Estão corretos os itens I e III. C) Estão corretos os itens II e III. D) Todos estão corretos. E) Apenas o item I está correto.

36 - No enunciado “Não é falta de recurso. É falta de prioridade”, há duas orações, que poderiam ser ligadas por uma conjunção, transformando-a numa única frase. Qual das conjunções a seguir poderia fazer a conexão das orações, mantendo o sentido original?

A) pois B) e C) não só... mas também D) mas E) Nenhuma das respostas anteriores.

37 - No período “Contanto que ele participe, pode entrar no nosso grupo”, a oração destacada classifica-se como:

A) subordinada adverbial concessiva B) subordinada adverbial condicional C) subordinada substantiva subjetiva D) subordinada substantiva predicativa E) subordinada adjetiva explicativa

38 - A concordância nominal está correta em todas as alternativas, exceto em:

A) Tristeza é proibido. B) As receitas seguiram anexas ao envelope. C) Até que custou barata a troca dos pneus! D) As crianças estavam meio assustadas com o barulho

da tempestade. E) Naquela casa, a alegria era necessária.

39 - A “ênclise” foi empregada corretamente apenas em:

A) Sempre mandam-me notícias. B) O professor que assessorou-me é doutor em

linguística. C) Bons ventos tragam-o! D) Enquanto penteava-se, assobiava alegremente. E) Não, respondeu-me Eunice, agora não posso ajudá-

la. 40 - Observe o emprego da crase nas frases seguintes: I. Gota à gota, retirou o líquido da garrafa. II. Dificilmente, compro à prazo. III. Comunique nossas decisões à gerência da empresa. O emprego está correto:

A) Apenas em III. B) Em I e III. C) Em II e III. D) Apenas em I. E) Em I, II e III.